Como Saber A Quem Pertence Uma Matrícula?

  • Certamente já passou por um carro que desconhecia e ficou curioso para saber a marca e modelo do veículo.
  • Com a app Qual o veículo, já pode pesquisar pela matrícula para saber mais informações sobre a viatura.
  • Como Saber A Quem Pertence Uma Matrícula?

São vários os carros que circulam pelas nossas estradas. Se alguns são bastante comuns, a verdade é que por vezes nos cruzamos com verdadeiras relíquias ou modelos e versões menos usuais sobre as quais queremos saber mais.

  1. É precisamente para estas situações que surgiu a “Qual veículo é”, uma aplicação que permite pesquisar pela matrícula do carro para conhecer mais pormenores sobre o modelo em causa.
  2. Embora não esteja disponível para todos os países, Portugal é um dos que se encontra na lista de disponíveis, juntamente com França, Itália, Espanha, Reino Unido, Holanda, Dinamarca, Estados Unidos da América e Russia (em beta).

Como Saber A Quem Pertence Uma Matrícula? Como Saber A Quem Pertence Uma Matrícula?

Para utilizar esta aplicação, o procedimento é muito simples. Registe a matrícula que pretende pesquisar, abra a aplicação e insira no espaço indicado. Caso pretenda pode também tirar fotografia à matrícula.

De seguida lhe dada uma informação simples, podendo consultar mais informações sobre o veículo pesquisado.

Como Saber A Quem Pertence Uma Matrícula? Como Saber A Quem Pertence Uma Matrícula?

De forma a proteger os proprietários, apenas é possível ver a marca, modelo e versão do veículo, não sendo partilhada nenhuma informação pessoal e sensível.

O “Qual veículo é” é então uma aplicação ideal para os amantes do mundo automóvel, que têm agora uma ferramenta para consultar os dados sobre qualquer veículo. No entanto é importante lembrar que as informações poderão estar erradas ou incompletas, tendo em conta que os dados fazem parte de uma base de dados.

Preço: Gratuito

As 3 melhores apps para identificar carros pela matrícula

A partir do smartphone é possível identificar um veículo pela matrícula com recurso a aplicações para dispositivos móveis Android e iOS, existindo ainda outras formas de identificar carros pela matrícula que aqui damos a conhecer.

Seja para satisfazer a curiosidade ao passar por um carro desconhecido e querer saber qual é a marca do automóvel, ou para saber as características pela matrícula da viatura e até se tem seguro, estas são as melhores formas de o fazer.

1. Qual veículo é – para Android

A app “Qual veículo é” está disponível gratuitamente para Android e é da autoria do estúdio romeno GliApps. Esta mesma empresa também desenvolveu a “Matrículas Canceladas Portugal”, uma app simples que cumpre bem o propósito.

Infelizmente a aplicação em causa não está disponível para dispositivos iOS à data de redação deste artigo. De igual modo, não está disponível para todos os países, apesar de Portugal ser um dos contemplados, tal como a Espanha e França, entre outros.

  1. Instalar a aplicação Qual veículo é
  2. Selecionar o país pretendido, por exemplo, Portugal
  3. Utilizar a aplicação para rastrear matrículas

Como Saber A Quem Pertence Uma Matrícula?

Em seguida, para utilizar a aplicação, basta inserir o número da matrícula a verificar e pressionar o botão “Que carro é esse?”, com os resultados a serem apresentados quase de imediato. Note-se que a app, para funcionar, requer ligação à Internet.

A pesquisa de matrículas permite descobrir os modelos de carros

A informação é apresentada de forma simples através de um cartão de texto, tal como ilustramos abaixo. No entanto, a aplicação oferece a possibilidade de consultar mais informações sobre a viatura em questão.

  • Para identificar carros pela matrícula com esta app para dispositivos móveis Android, podemos inserir manualmente os dados, registando a matrícula no campo indicado, utilizando uma imagem da galeria, ou captando uma fotografia da mesma.
  • Como Saber A Quem Pertence Uma Matrícula?
  • Os resultados apresentados dizem ao utilizador qual é o modelo do carro em questão, além de este ter acesso a mais informações sobre a motorização, transmissão, dimensões, performance e outras características a partir da matrícula.

Importa, contudo, referir que esta app não revela nenhuma informação pessoal ou sensível, não sendo possível descobrir o proprietário de um veículo pela matrícula. Permite, tão-somente, saber mais sobre o modelo de carro.

2. Tem Seguro? – para Android e iOS

Como Saber A Quem Pertence Uma Matrícula?

A aplicação “Tem Seguro?” da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) deixa o utilizador saber se um automóvel está segurado através dos dados da matrícula. Para tal, basta ter a app instalada no dispositivo móvel.

A pesquisa de matrículas pode ser feita manualmente, ao registar os dados na app, através de uma imagem na galeria do smartphone, ou apontando a câmara à viatura. Em seguida, os resultados são apresentados de forma clara e simples.

  1. Instalar a aplicação Tem Seguro?
  2. Escolher o método para registar a matrícula
  3. Utilizar a aplicação para saber se o veículo tem seguro

Como Saber A Quem Pertence Uma Matrícula?

A verificação de matrícula pode ser feita através de três métodos. (1) Inserindo manualmente os dados da matrícula, (2) através da câmara do smartphone, captando uma fotografia. (3) submetendo uma imagem a partir da galeria do dispositivo móvel.

Ficamos a saber se um carro tem seguro através da matrícula

A aplicação informa o utilizador sobre a existência e validade do seguro automóvel, bem como o número da apólice, a entidade seguradora (empresa) e, por fim, as datas de início e fim do seguro. Os dados têm um grande índice de fiabilidade.

Alternativamente pode aceder ao site da ASF, inserir a data e dados da matrícula do veículo a consultar, sabendo em seguida se o automóvel tem seguro e qual é a empresa seguradora associada.

3. Carros raros – para Android

Como Saber A Quem Pertence Uma Matrícula?

A aplicação “Carros Raros“, da autoria do programador português David Magalhães, é uma ferramenta indispensável para os entusiastas do mundo automóvel. É uma plataforma colaborativa com várias informações de diferentes modelos.

Introduzindo a matrícula, o utilizador tem acesso a vários dados do veículo em questão, tal como o modelo, ano, versão do mesmo e outras fotografias após a aprovação do dono. A app apresenta ainda o número de unidades em Portugal.

A plataforma é utilizada sobretudo pelos donos de carros clássicos, ou viaturas raras, bem como pelo público em geral. Os primeiros podem disponibilizar informações, imagens e detalhes dos seus automóveis para os restantes utilizadores.

É possível descobrir o proprietário do veículo pela matrícula

Em Portugal, através do Portal do Cidadão, é possível obter informações através do Registo Automóvel. Algo útil sobretudo nos casos de acidente e fuga, em que também deverá reportar o caso às autoridades competentes, fornecendo todos os dados.

Seja a GNR ou a PSP, além de conseguirem identificar o veículo pela matrícula, também poderão descobrir o proprietário e agir consoante a situação.

Outra das instâncias em que tal pode ser útil é no processo de compra de carro usado. Neste caso, indicamos a plataforma online do Instituto dos Registos e Notariado em que também é possível descobrir o proprietário do veículo pela matrícula.

3 dicas ao rastrear matrículas com o smartphone

1. Enquadrar bem a matrícula do carro. Com especial cuidado para alinhar bem horizontalmente a matrícula dentro da imagem, enquadrando-a na área indicada no ecrã do smartphone para cada aplicação.

2. Não captar a foto de lado, ou de cima. Evitando captar as imagens de um lado, ou outro, nem mesmo de cima, ou de baixo. Ângulos acentuados, ou rotações, dificultarão o reconhecimento das matrículas, distorcendo as suas proporções.

3. Capta uma Imagem focada. Evitando a captação de imagens desfocadas, tocando no ecrã do smartphone para garantir que o ponto de foco reside na matrícula do carro, aumentaremos as chances de sucesso ao verificar a matrícula.

Recomendamos a qualquer utilizador a boa-fé na utilização desta aplicação de pesquisa por matrícula, além do respeito pela propriedade alheia. Alertamos ainda para a possibilidade de as informações estarem incompletas, ou erradas.

Agora que sabes como identificar um veículo pela matrícula, descobre as melhores apps para seguir encomendas internacionais, com sugestões para Android, iOS e computador. Por fim, vê ainda os melhores aquecedores, com opções de vários tipos.

Como descobrir pela matrícula o dono de um carro? – Automóveis Online – A Sua Revista de Automóveis

São diversas as razões que nos podem levar a obter informações acerca do dono de um dado veículo. Por exemplo, a compra de um automóvel usado, um acidente de viação procedido de fuga ou carro roubado. Nestes casos, obter a identificação do dono de um carro pode ser feita através da matrícula do carro.

Leia também:  Não Amamos Quem Queremos Como Queremos E Porque Queremos?

Assim à primeira vista pode parecer uma tarefa difícil de executar, mas não é, e é de muita utilidade em determinadas circunstâncias.

Por exemplo, imagine que vai comprar um automóvel usado, saber através da matrícula quem foram os antigos donos do veículo é importante para perceber se o veículo teve ou não uma boa utilização. Ao descobrir os seus anteriores donos conseguimos, se os contactarmos, saber se o veículo teve sinistros, se fez as revisões na marca e se os quilómetros atuais são os reais.

Sinistros

Os sinistros num automóvel nem sempre são descobertos, bastando para isso que o dono do veículo não tenha comunicado à Companhia de Seguros o respectivo sinistro de viação. Sim, por existirem sinistros que não resultam de acidentes de viação e não existem mais intervenientes no sinistro. Neste exemplo, sabermos quem era o anterior dono e conseguirmos falar com ele, pode ajudar.

Acidente de viação com fuga

Se for vítima de uma situação de acidente de viação precedido de fuga, saber a matrícula do veículo infrator é extremamente importante.

O Automoveis-Online escreveu o artigo, “Destruíram-lhe o carro e fugiram? Como acionar o FGA – Fundo de Garantia Automóvel?“, onde explicamos o que é que o lesado deve fazer para conseguir minimizar as suas perdas. Porém, a matrícula neste processo é muito importante.

Carro Roubado

Seguramente que já se deu conta que um determinado veículo está estacionado num dado local há imenso tempo e até apresenta estado de degradação anormal. Isto pode indiciar que se trata de uma viatura roubada e neste caso, através da matrícula pode identificar o seu dono e contacta-lo para o informar. A outra alternativa é notificar por email as autoridades para esta situação.

Saber o quem foi o último proprietário do veículo é muito importante para saber se está ou não a correr o risco de estar a comprar um carro roubado.

Comprar um carro usado

Comprar um veículo em segunda mão requer muita atenção por parte de quem compra, seja ele o cliente final ou mesmo o profissional.

Ambos poderão obter, junto de uma Conservatória do Registo Automóvel, diversas informações acerca de uma viatura e para isso é fundamental saber-se a matrícula do veículo em questão.

Existem outras formas de o conseguir, nomeadamente através do Portal do Cidadão, que poderá ser utilizado e consultado por qualquer cidadão Português ou Empresa dentro do horário de funcionamento das Lojas do Cidadão que tenham este serviço. Outra forma é consultar no balcão de atendimento do IRN  – Instituto dos Registos e Notariado.

Este serviço é gratuito?

Não. O serviço tem um custo. Independentemente de ser um direito do cidadão, nos dois exemplo acima descritos, o requerente terá de pagar 5€ pela informação obtida,

No entanto, se a sua intenção for obter informação mais detalhada, ou seja, obter a totalidade de todos os anteriores donos, eventuais penhoras ou reservas de propriedade sobre o automóvel, o valor a pagar passa para os 7€.

Pode ainda obter uma informação mais completa sobre essa matrícula, solicitando uma certidão permanente de registo automóvel no Portal Automóvel Online.

Este serviço é muito completo e tem um custo de 10€. Depois de fazer o pedido vai poder, através de um código, obter informações sobre as alterações ao registo automóvel, dados atualizados sobre a propriedade do veículo, identificação do automóvel, bem como o titular e existência de ónus ou encargos sobre o veículo. Atenção que o código só tem validade de seis meses.

Locais onde pode obter outras informações importantes

No processo de compra e venda de automóveis usados é muito importante saber se a matrícula de um dado veículo está ou não cancelada no IMTT. Para o saber, baste consultar o site do IMT – Instituto da Mobilidade e Transportes, na área destinada a matrículas canceladas, coloque a matricula e obterá a informação se a matrícula foi ou não cancelada.

Como descobrir o proprietário de um veículo pela matrícula

Não é algo descabido e usado apenas por “hackers” para descobrir dados pessoais. A realidade é que muitos muitos condutores já sentiram a necessidade de descobrir o proprietário de um veículo pela matrícula.

Apesar de não ser indispensável (em certas ocasiões), há várias situações em que é extremamente útil saber quem utiliza e utilizou o veículo.

A título de exemplo, lembramos que só o facto de descobrir quantos donos teve um automóvel ajuda a perceber se este teve ou não o conta-quilómetros alterado. Para além disso, não nos podemos esquecer de situações de acidente e fuga.

Ainda assim, independentemente do motivo, é um direito do cidadão descobrir o proprietário de um veículo pela matrícula. Em Portugal existem formas de saber se um automóvel tem proprietário, quem é, quantos donos já teve ou se tem seguro. Para isso, basta ter a matrícula da viatura.

Começando pela situação mais óbvia e que origina a necessidade de descobrir o proprietário de um veículo pela matrícula, se for um caso de acidente e fuga, deverá sempre reportar a situação às autoridades competentes.

Caso consiga lembrar-se da matrícula, qualquer posto da PSP ou GNR terá acesso à informação acerca do veículo e do proprietário. Porém, como vimos anteriormente, não é só nessas situações que a informação pode ser útil. Ao comprar um carro usado, também pode sentir essa necessidade.

Através do Registo Automóvel é possível obter várias informações acerca de uma viatura, bastando para isso possuir a matrícula em questão (daí ser bastante comum verificar fotografias em vários sites, onde a matrícula está tapada).

Pode pedir informações sobre uma matrícula por via online, através do Portal do Cidadão, está ou em qualquer balcão das Lojas de Cidadão que possuam esse serviço. Além desta forma, também é possível saber quem é o proprietário de um veículo pela matrícula no balcão de atendimento do IRN (Instituto dos Registos e Notariado).

  • Apesar de ser um direito do cidadão, nestes dois casos terá de pagar 5€ pela informação, caso queira descobrir o proprietário atual (pode ser útil para evitar estar a negociar um carro roubado, por exemplo).
  • Por outro lado, caso queira descobrir informação referente aos anteriores donos, eventuais penhoras ou reservas de propriedade sobre o automóvel o valor sobe para os 7€.
  • Outra opção, mas com informações mais vastas, é obter uma certidão permanente de registo automóvel no portal Automóvel Online.
  • Tem um custo de 10€, mas permite, depois de efetuado o pedido, consultar através de um código, com validade de seis meses, alterações ao registo automóvel, dados atualizados sobre a propriedade do veículo, identificação do automóvel e titular e existência de ónus ou encargos sobre o veículo.

Outros sites com informações úteis

Relembramos que a necessidade de utilizar estes três sites ocorre com maior frequência quando se está no processo de negociação. Ou seja, durante um processo compra de um veículo usado.

Nesse sentido, poderá ser útil também consultar o site da ASF (Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões). Neste, basta inserir a matrícula da viatura e a data específica para a qual pretende saber se o veículo estaria ou está segurado.

Após validar todas as informações, descobrirá qual é a seguradora, o número da apólice atribuída ao automóvel e datas de início e fim do seguro.

Mesmo em situações de matrículas são canceladas, também existe forma de confirmar esta informação. Isto torna-se essencialmente útil para aqueles que venderam um automóvel e delegaram a tarefa de cancelamento de matrícula à responsabilidade de outros.

Nesses casos, pode consultar o site do IMT (Instituto da Mobilidade e Transportes), o qual tem uma área destinada a matrículas canceladas. Aí, basta inserir a matrícula a pesquisar e rapidamente terá confirmação se foi ou não cancelada.

Leia também:  Como Ver Quem Nao Segue No Instagram?

Não serve para descobrir o proprietário de um veículo pela matrícula, mas poderá informá-lo acerca da existência de um automóvel que já não deveria circular.

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro.

O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões.

A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].

Como saber a quem pertence uma matrícula automóvel

Descobrir a quem pertence um veículo através da respetiva matrícula pode ser mais fácil do que pensa. Se pretende, por exemplo, encontrar a pessoa que bateu no seu carro e fugiu, basta apontar a matrícula do veículo e seguir estas dicas.

Certidão do registo automóvel em papel

Para saber a quem pertence uma matrícula automóvel, deve obter a respetiva certidão de registo automóvel.

Para o efeito, dirija-se aos balcões de atendimento do Instituto dos Registos e do Notariado, lojas do cidadão ou conservatórias do registo automóvel. Use o Mapa do Cidadão para localizar o serviço mais próximo.

A certidão custa € 5, caso pretenda apenas obter informação sobre o proprietário atual, ou € 7, se quiser informação sobre o histórico do veículo.

O documento é-lhe entregue na hora e contém os dados de identificação da viatura, do titular, bem como informação sobre penhoras e reservas (se existentes).

Certidão permanente do registo automóvel online

Se quer descobrir a quem pertence uma matrícula automóvel, pode, ainda, obter uma certidão permanente de registo automóvel no portal Automóvel Online.

Depois de feito o pedido, é disponibilizado um código que lhe permite aceder ao documento online. Durante 6 meses, a certidão pode ser consultada sempre que necessário.

Se existirem alterações ao registo automóvel durante os 6 meses de validade, a certidão apresentará dados atualizados sobre a propriedade do veículo, identificação do automóvel e titular e existência de ónus ou encargos sobre o veículo.

Preço

A certidão permanente de registo automóvel tem um custo de € 10, que podem ser pagos por multibanco ou homebanking.

Portal do Consumidor da ASF

  • Em alternativa, entre no site da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), descubra o seguro associado à matrícula e contacte a seguradora para obter mais informações sobre o veículo e o seu proprietário.
  • Para descobrir o seguro de um determinado automóvel, em pouco segundos e gratuitamente, aceda ao Portal do Consumidor da ASF, insira a matrícula do veículo e a data relativa à qual pretende obter a informação e clique em “Pesquisar”.
  • Se a matrícula estiver registada e o registo se encontrar atualizado na base de dados nacional, é apresentada a seguinte informação:
  • Entidade seguradora
  • Data de início do seguro
  • Data de fim do seguro
  • Número da apólice

Saiba mais sobre como descobrir o seguro pela matrícula no artigo:

Licenciada em Direito e mestre em Direito Fiscal pela Universidade Católica Portuguesa. É advogada, professora e formadora.

6 Formas de Como Descobrir Proprietário de Veículo Pela Matrícula

Quer descobrir o proprietário de um veículo pela matrícula em Portugal? Independentemente do motivo, é muito simples saber a quem pertence um determinado veículo apenas com a matrícula. Como? É precisamente isso que vamos mostrar neste artigo. 

Embora possa parecer estranho, existem situações que exigem que saibamos quem é o proprietário de um determinado veículo, como situações de acidente ou atropelamento e fuga, por exemplo. 

Quando vamos comprar um veículo usado, também pode ser muito útil saber de quem é o carro, e a quem já pertenceu ou até saber se é nacional ou importado. 

Por exemplo, um carro que teve muitos donos, muito provavelmente, trará vários problemas. É comum que carros com muitos donos tenham sido vendidos exatamente por causa disso. 

Mas não é só essa a indicação que nos dá. Se um carro teve um dono, é possível que não tenha muitos kms. 

No entanto, se teve vários donos, é quase impossível ter um registo baixo no conta-quilómetros. 

Este pequeno detalhe já nos pode dizer muito da pessoa que nos está a vender o veículo, assim como do próprio veículo em si. 

Como podemos ver, existem situações em que saber a quem pertence e/ou pertenceu um veículo, pode ser bastante vantajoso. Além disso, e independentemente do motivo, é um direito que todos os cidadãos têm de poderem descobrir o proprietário do veículo pela matrícula em Portugal. 

Basta ter somente a matrícula e tem acesso a várias informações, como quem é o proprietário atual, quem foram os antigos proprietários, se tem seguro, ou não, entre outras informações importantes. 

É muito simples ter essas informações. Continue a ler este artigo e anote todos os passos!

Passo a Passo para Descobrir Proprietário de Veículo pela Matrícula em Portugal

  • Antes de passarmos a informação de como pode descobrir o proprietário do veículo pela matrícula em Portugal, é importante referir que, em caso de acidente, ou em caso de atropelamento e fuga, a primeira coisa a fazer é comunicar a PSP ou a GNR. 
  • Verifique, sempre que possível, a matrícula do carro que cometeu a infração e comunique aos agentes de autoridade. 
  • Os agentes, nesses casos, vão proceder a toda a investigação. 
  • No entanto, existem outras situações que não estão na alçada da polícia e que precisamos descobrir o proprietário de um veículo através da matrícula, como quando compramos um carro usado. 
  • Portanto, anote as diferentes possibilidades que tem! 

1# Registo Automóvel

  1. Uma das formas de saber quem é o dono de um veículo com recurso apenas da matrícula é através do Registo Automóvel. 
  2. Terá acesso a várias informações sobre aquele veículo, não só ao nome do atual proprietário. 
  3. Este é um serviço gratuito. 

2# Portal do Cidadão 

  • Todos os cidadãos e empresas podem consultar o Portal do Cidadão para descobrir quem é o dono de um carro pela matrícula em Portugal.
  • No entanto, o portal só permite consultas durante o horário de funcionamento dos balcões das Lojas de Cidadão que tenham este serviço disponibilizado. 
  • Este serviço tem um custo de 5 euros. 

Site: https://eportugal.gov.pt/servicos/pedir-informacao-sobre-matricula-automovel

3# Instituto dos Registos e Notariado

Outra possibilidade é ir até um balcão de atendimento do IRN (Instituto dos Registos e Notariado) para descobrir quem é o proprietário do veículo com aquela matrícula. 

Para saber quem é o atual proprietário, precisa pagar 5 euros. Se quiser outro tipo de informações, como penhoras, registo de donos, entre outras, o custo é de 7 euros. 

Site: https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/inicio

4# Portal Automóvel Online

  1. Se quiser descobrir o proprietário do veículo pela matrícula em Portugal, mas também pretende obter mais informações sobre o veículo, a melhor opção é pedir uma certidão permanente de registo automóvel no Portal Automóvel Online.

     

  2. Este serviço tem um custo de 10 euros, mas dá-lhe acesso a consultas durante 6 mês e, para verificar quaisquer alterações ao registo automóvel.

     

  3. Como saber outras informações úteis sobre veículos 

Especialmente quando estamos a comprar um carro usado, algumas informações extras podem ser muito úteis. Veja onde conseguir essas informações. 

Site: https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/inicio

5# ASF

Para obter as informações, basta colocar no site a matrícula do veículo, mas também precisa da data que quer investigar. O resultado da pesquisa diz-lhe se, naquela data, o carro tinha, ou não, seguro. 

Terá, igualmente acesso a informações como, por exemplo:

  • Seguradora 
  • Número de Apólice 
  • Data de começo 
  • Data de fim

Site: https://www.asf.com.pt/

6# Instituto de Mobilidade e Transportes

Se quiser saber se uma determinada matrícula foi, ou não, cancelada, o local ideal para obter essa informação é no IMT. 

Coloque a matrícula que quer conferir e o resultado é facultado rapidamente. 

Site: http://www.imt-ip.pt/

Considerações Finais: Descobrir Proprietário de veículo pela matrícula em Portugal

Descobrir o proprietário de um veículo pela matrícula em Portugal não é uma tarefa que seja difícil, embora seja desconhecida da maioria da população. 

Sem dúvida, obter este tipo de informação é um direito adquirido de todos os cidadãos, e não há razão que o possa fazer sentir vergonha. Afinal, está a precaver-se em casos de compras de carros usados, ou procurar pelo responsável civil em casos de acidente e fuga. 

Anote todas as possibilidades que lhe demos ao longo deste artigo para poder descobrir o proprietário de um veículo pela matrícula em Portugal! Esperamos ter ajudado! 

Saiba como descobrir o proprietário de um veículo pela matrícula | BLOG TIPS 4Y

Saber Mais

O processo de compra de um veículo usado, a ocorrência de um acidente ou a suspeita de um carro roubado pode levar à necessidade de descobrir o proprietário de um veículo pela matrícula. Independentemente do motivo, este é um direito acessível a qualquer cidadão, mas também a empresas, para as quais os dados de um veículo podem ser críticos na diferenciação do negócio. Para isso, basta ter a matrícula da viatura, através da qual se pode obter informações detalhadas não só sobre o proprietário atual de um veículo, como também o número de anteriores proprietários, dados técnicos e o seguro automóvel.

Como saber o proprietário de uma viatura pela matrícula

Para descobrir o proprietário de um veículo pela matrícula, é necessário ter acesso à certidão permanente do registo automóvel.

O pedido deste documento pode ser feito na plataforma Automóvel Online e tem um custo de 10 euros, ficando disponível por um período de seis meses.

Porém, caso prefira uma certidão de registo automóvel em papel, esta terá um custo de 17 euros e pode ser pedida nos balcões do Instituto dos Registos e Notariado ou nas lojas do cidadão.

Este documento que é atualizado em tempo real, contém dados sobre a propriedade de um veículo, como a identificação do automóvel e dos seus proprietários e os encargos ou penhoras que existam sobre o veículo.

Torna-se, por isso, muito relevante quando se trata de tomar uma decisão sobre a compra de um automóvel usado e pode ditar o avançar ou recuar do negócio.

Nestas situações, além da identificação do proprietário de um veículo, o Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT) e a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) também podem dar informações relevantes.

Pela ASF obtém todos os dados sobre a seguradora, número de apólice e data de início e fim do seguro. No entanto, não consegue acesso a eventuais sinistros, pois apenas as seguradoras têm acesso a esta informação. No IMT pode conferir se o veículo não tem a matrícula cancelada.

Contudo, não é só em situações de compra de carros usados que pode ser útil descobrir o proprietário de um veículo pela matrícula.

Quando acontecem acidentes rodoviários seguidos de fuga ou há suspeitas de estar perante um carro roubado, pode existir a necessidade de saber os dados de uma viatura. Nestas situações, a primeira reação deve ser sempre recorrer de imediato às autoridades competentes.

Com acesso à matrícula de um veículo, qualquer posto da PSP ou GNR conseguirá rapidamente identificar a propriedade e ter informações sobre um veículo.

Dê-nos a sua opinião

O benefício da pesquisa por matrícula para as empresas

Os dados de uma viatura possíveis de obter através do registo de uma matrícula são bastante importantes para as empresas melhorarem os seus serviços. Estes dados, recebidos através das fontes oficiais, não são normalizados e contêm várias inconsistências, criando várias dificuldades à sua utilização.

Consciente da importância do rigor nos dados, a TIPS 4Y criou um sistema de normalização e correcção continua dos dados, de forma a criar a melhor precisão possível no serviço de pesquisa por matrícula, seja para utilização em catálogos de peças, informação técnica ou outras.

Um único clique permite, rapidez, precisão, elimina devoluções, melhorando bastante a eficiência.

Assente numa base de dados com mais de 8 milhões de registos, na qual constam matrículas ativas com 30 dias ou mais de 100 anos, com um elevado nível de exatidão na identificação de um veículo, o serviço de pesquisa por matrícula permite rapidez e eficiência na identificação das viaturas e é indicado para vários cenários, entre os quais:

  • Catálogo de Peças (TecDoc e outros);
  • Lojas de peças auto para profissionais;
  • Portais de venda online de peças auto;
  • Soluções de orçamentação;
  • Soluções de faturação oficinal;
  • Negócios de compra e venda de viaturas;
  • Subscrição de apólices de seguro auto;
  • Subscrição de financiamento.

Com vantagens inegáveis para as empresas do pós-venda automóvel, os dados da pesquisa por matrícula, como os fornecidos pela TIPS 4Y, ajudam a diferenciar os negócios e a fidelizar os clientes. Já no caso dos particulares, a grande vantagem de descobrir o proprietário de um veículo pela matrícula está na possibilidade de tomar melhores decisões ou salvaguardar os seus interesses.

Como encontrar o proprietário de um automóvel só tendo a matrícula?

Há algumas opções para encontrar o proprietário de um automóvel só tendo a matrícula. Vejamos neste artigo duas dessas opções. Conhecer o proprietário pela matrícula é algo que apenas poderá saber se pedir essa informação na conservatória de registo automóvel, pedindo a emissão da respectiva certidão – pode efetuar o pedido através do Automóvel Online (associado ao Portal do Cidadão).

Uma vez aqui chegado deverá inserir a matrícula do veículo do qual quer a certidão e identificar-se como requerente do pedido de certidão. Segundo informação consultada no Portal do Cidadão em novembro de 2017 este serviço é gratuito.

Contudo, não estamos inteiramente certos de que esta informação esteja correta pois encontrámos informação contraditória.

De facto, num documento em pdf de perguntas e respostas que encontrámos no sítio do Automóvel Online, é indicado que as certidões online têm um custo de €10.

Se tiver custos, deverá efetuar o pagamento após lhe enviarem os códigos de pagamento (tal como sucede em tantas outras certidões), momento após a qual lhe será enviado para o email o código de acesso para consultar a certidão e então ficar a conhecer o proprietário.

Sem ser por este meio,  apenas as autoridades poderão apurar o proprietário pela matrícula.

Algo que as polícias hoje podem fazer rapidamente numa consulta a uma base de dados muitas vezes acessível das suas unidades móveis.

  Se não quiser pedir a certidão há ainda uma alternativa que permitirá chegar perto da identificação do proprietário e responsável pelo veículo. É disso que falamos de seguida.

Como encontrar o proprietário de um automóvel só tendo a matrícula:

Se sabe a matrícula do carro que quer rastrear (por exemplo para exigir responsabilidades num acidente) pode inserir a matrícula na base de dados pública do Ex-Instituto de Seguros de Portugal, agora Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (clique aqui) e ser-lhe-á indicado se o veículo em causa tem seguro e, caso o tenha, qual a seguradora e respectivos contactos. A partir desse momento, o veículo deixou de ser desconhecido quanto ao facto de poder haver responsabilização face ao acidente.

Não saberá de imediato o nome do proprietário do automóvel que lhe interessa mas ficará bastante perto podendo, por exemplo, através da seguradora, responsabilizar o veículo e o respetivo tomador do seguro, ou seja o cliente da seguradora.

Naturalmente, no caso do veículo não ter seguro válido este recurso será pouco útil pois não surgirá na referida base de dados. Em todo o caso, deverá apresentar queixa e fazer a denúncia junto das autoridades competentes.

  • Em novembro de 2017 preparámos ainda um vídeo que lhe explica os passos e lhe mostra os sítios que visitámos para responder à pergunta que justifica este artigo.
  • Para ver este e outros vídeos do Economia e Finanças, subscreva o nosso canal no You Tube.
  • Atualizado em 2019.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*