Como Saber A Profissão Que Devo Seguir?

Durante todo o ensino médio você se preparou para as provas, exames e vestibulares com intuito de entrar na universidade dos seus sonhos. Está tudo encaminhado. Revisou o conteúdo em seus canais preferidos do YouTube e anotou as datas das inscrições na agenda do seu celular. 

Mas ,a pergunta que não quer calar: e aí, já sabe qual profissão você vai seguir? Se você ainda não sabe, fique tranquilo, você não está sozinho nessa. Muitas pessoas têm dúvidas ao decidir qual carreira seguir. 

Alguns se dividem entre escolher a mesma profissão que os pais ou arriscar uma carreira inusitada baseada em suas próprias habilidades. O que pouco se comenta é que as dificuldades e incertezas que sentimos ao decidir o curso de graduação podem ser amenizadas por meio de autoconhecimento e algumas técnicas que orientam a sua tomada de decisão. 

Continue lendo este artigo e descubra de um jeito prático e divertido como decidir qual a melhor profissão para você seguir.

Como Saber A Profissão Que Devo Seguir?

1. Analise suas habilidades

Entender quais são suas habilidades, gostos e personalidade pode ajudar muito a descobrir qual grande área você se daria melhor na hora de estudar e trabalhar.

As grandes áreas estão subdivididas em: saúde, administração e negócios, meio ambiente e ciências agrárias, ciências sociais e humanas, comunicação e informação, ciências exatas e informática.

 Dentro delas, são ofertadas dezenas de cursos superiores para formar um estudante universitário.

 Depois, também é possível se especializar em algumas áreas por meio de cursos de MBA, pós-graduação, mestrado e doutorado.

Para identificar em qual a grande área você se adapta melhor, o primeiro passo é se autoconhecer. A seguir reunimos algumas questões reflexivas que podem trazer alguma luz às suas maiores dúvidas. Escreva suas respostas no papel e tenha em mente que elas podem trazer mais clareza para os próximos passos.

  • Durante o ensino médio, qual disciplina você mais gostava de estudar? 
  • Quais os seus hobbies, lazer preferido e prioridades na carreira? 
  • Quais profissões você poderia aplicar as habilidades que já possui?

2. Faça testes vocacionais

Como Saber A Profissão Que Devo Seguir?

Os testes vocacionais são uma espécie de questionário em que suas respostas podem refletir os interesses e aptidões de uma pessoa e indicar quais profissões combinam com o perfil daquela pessoa. De modo geral, os testes ajudam os alunos que estão em dúvida em qual curso ou carreira seguir e são aplicados por meio do auxílio de profissionais da psicologia ou, ainda, realizados online com base na associação de um padrão de respostas. 

O portal Quero Bolsa, por exemplo, disponibiliza em seu site um teste vocacional online e gratuito, desenvolvido com base na Teoria das Inteligências Múltiplas, do psicólogo Howard Gardner. O teste vocacional do Quero Bolsa é gratuito e é uma boa alternativa para nortear a sua tomada de decisão. Ele está disponível no link querobolsa.com.br/teste-vocacional-gratis. 

Contudo, sempre que possível procure consultar um profissional da área de Psicologia para que ele possa fazer uma análise mais detalhada do seu perfil profissional. 

3. Pesquise grades curriculares

A partir do momento que você já possui algumas opções, pode pesquisar algumas das principais características de tais profissões.  Os sites das universidades geralmente disponibilizam as grades curriculares de cada curso de graduação. 

As grades curriculares informam quais são as disciplinas específicas, teóricas e práticas de cada um dos cursos.

 Esse exercício de pesquisar o conteúdo que vai ser estudado nos cursos é importante para o vestibulando priorizar ou eliminar algumas das possíveis carreiras profissionais.

 Nesse momento, também é possível analisar se suas habilidades estarão alinhadas com o que as grades curriculares oferecem.

Como Saber A Profissão Que Devo Seguir?

4. Visite universidades e feira de profissões

Conhecer a dinâmica de uma universidade e participar de atividades que acontecem durante a graduação podem ajudar a decidir qual carreira seguir. Neste ambiente é possível entender como funcionam as aulas práticas e metodologias de cada curso, por exemplo.  

Além disso, algumas instituições de ensino superior promovem feiras de profissões em que estudantes e visitantes podem conhecer melhor o mercado de trabalho. Isso porque esse momento é ideal para conversar com profissionais e universitários dos cursos disponíveis e também assistir palestras ou congressos da área. 

A dica é visitar mais de uma universidade e feira de profissões, uma vez que cada uma das instituições de ensino têm um perfil diferente da outra.

5. Converse com profissionais formados na área

Alguns conteúdos encontrados na internet não trazem depoimentos reais de pessoas que vivenciam determinada profissão.

 Procure profissionais que são formados e já trabalham na área para tirar dúvidas sobre a prática na carreira pretendida.

 Se você não conhece pessoalmente ninguém que atue na área, pode buscar profissionais de referência na internet, em redes sociais ou site de empresas e indústrias do ramo.

Você pode enviar uma mensagem ou e-mail para esses profissionais explicando sua situação e perguntar se pode fazer algumas perguntas referentes ao assunto. Se houver uma resposta positiva do profissional, tire com ele suas principais dúvidas referentes a profissão, plano de carreira, área de atuação, salário, entre outras.

Como Saber A Profissão Que Devo Seguir?

6. Use a internet a seu favor

O YouTube e o Instagram podem ser grandes aliados para os estudantes que estão na dúvida de qual curso superior escolher e qual profissão seguir. Procure canais, vídeos e perfis de profissionais que já trabalham na área pretendida e também de estudantes universitários dos cursos de graduação do seu interesse.

Essa é uma maneira de acompanhar a rotina profissional ou rotina de estudos dos universitários que optaram pela mesma carreira que a que você pretende seguir.

Estou matriculado, mas ainda tenho dúvidas

Se por algum motivo você já está matriculado no ensino superior e mesmo assim ainda tem dúvidas sobre a carreira, fique tranquilo. Utilize as técnicas sugeridas e encontre o seu propósito de vida.

Saiba que sua decisão não precisa ser definitiva e, se depois de iniciar uma graduação descobrir que esta não é a carreira dos seus sonhos, você pode optar por mudar de curso ou iniciar uma segunda graduação e, enfim, encontrar a profissão ideal. 

Como Saber A Profissão Que Devo Seguir?

Gostou das dicas? Agora é hora de colocá-las em prática e ajudar os amigos que também estão em dúvida compartilhando este artigo nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp.

  • QUERO SER PRÓ!
  • Leia mais:
  • ENEM: Como estar preparado para qualquer tema de redação 
  • ENEM: 11 dicas de interpretação de texto 
  • Como lidar com a pressão dos pais nos estudos?

Está difícil passar em Medicina? Veja como o cursinho do Pró pode te ajudar!

Como utilizar a nota do ENEM para estudar em Portugal 

19 filmes e séries para estudar para o vestibular

Como decidir qual profissão seguir?

Quem nunca ficou horas e horas pensando em qual profissão seguir, que atire a primeira pedra. Todo mundo sabe do drama que é escolher uma bendita faculdade pra fazer, mas ninguém falou que ia ser fácil também.

Na hora de escolher um curso, além das dúvidas, muitas “verdades absolutas” aparecem.

  • “Faça o que você gosta!”;
  • “Faça um curso que tenha relação com a matéria em que você é bom”;
  • “Vai tocar o negócio da família, né?!”;

Todas elas são alternativas possíveis e que te ajudam a escolher um curso, estabelecendo um objetivo para seguir. Porém, a alternativa “fazer o que gosta” carrega com ela uma dúvida:

Como saber do que eu gosto?

  • Antes de você refletir sobre como escolher o curso, deve entender que fazer o que gosta é diferente de gostar do que faz pra saber qual profissão seguir.
  • Como Saber A Profissão Que Devo Seguir?
  • Não entendeu nada?
  • Eu te dou um exemplo:

João, quando criança, queria ser jogador de futebol (quem nunca?), mas por vários motivos não conseguiu fazer o que gosta.

Hoje, João é formado em Educação Física, trabalha em uma escolinha de futebol com o objetivo de fazer com que as crianças se apaixonem pelo esporte da forma com que ele se encantou. João gosta do que faz.

  1. Entendeu a diferença?
  2. Como Saber A Profissão Que Devo Seguir?
  3. O conselho aqui é “gostar do que faz”.
  4. Voltando à analogia do futebol, fazer o que gosta seria simplesmente se sustentar jogando bola.

Como Saber A Profissão Que Devo Seguir?

Agora, gostar do que faz, seria escolher ser um jogador profissional mesmo com todos os “deveres”:

  • Treinar com dedicação;
  • Manter-se saudável;
  • Lidar com a pressão da torcida, jornalistas, dirigentes;
  • Sempre estar evoluindo, ou pelo menos manter o nível de jogo.

Mas eu não sei do que gosto! Qual profissão seguir?

  • Pesquise sobre as profissões em que você se imagina trabalhando, coloque na balança os prós e “contras” e veja se ainda se sente animado pra seguir uma carreira naquela área.
  • É muito importante que você tenha uma certa afinidade com a profissão que está escolhendo.
  • VOCÊ AINDA NÃO SABE O QUE COMBINA MAIS COM VOCÊ?
  • FAÇA NOSSO TESTE VOCACIONAL!

Qual profissão seguir? Veja dicas valiosas para a sua escolha!

Descobrir que profissão seguir é uma das decisões mais importantes da vida de uma pessoa. Escolher a carreira certa para o que você gosta de fazer e deseja para o futuro é a porta de entrada para o sucesso e realização pessoal.

Se você está com dúvidas e busca dicas valiosas sobre qual profissão seguir, veio ao lugar certo. Neste artigo reunimos um conteúdo que vai ajudar você nessa missão. Continue a leitura e fique por dentro das nossas dicas!

Como escolher a profissão?

Para muita gente, escolher que profissão seguir é uma tarefa complicada. Pensar no curso ideal para um futuro confortável é realmente uma decisão importante e a possibilidade de fazer a escolha errada pode dificultar esse processo.

Certamente, alguns dos seus colegas de classe já têm certeza do que cursar, mas não se desespere se você não souber que caminho seguir. Antes de tomar qualquer decisão importante, reserve um tempo para você

Reflita sobre o tipo de ambiente de trabalho em que você deseja estar e o que realmente gostaria de fazer profissionalmente. Crie uma lista com tudo o que você gosta ou já pensou em estudar para ajudar no processo de escolha ????. Você pode elencar tópicos como:

  • decoração;
  • desenho;
  • design;
  • esportes;
  • leitura;
  • medicina;
  • moda;
  • negócios;
  • pesquisa;
  • redação;
  • tecnologia.
Leia também:  Como Posso Saber De Que Origem Sou?

Os seus principais interesses vão ser o pontapé inicial para que você comece a pesquisar sobre as possíveis carreiras que pode seguir????. Se ainda assim você não conseguir pensar em nada, pode ser hora de fazer um teste vocacional.

Dicas para descobrir qual profissão seguir

Realizar um teste vocacional ???? pode ser muito útil na hora de conhecer as possíveis carreiras. Geralmente esses testes têm como base informações sobre pessoas que já têm carreiras consolidadas e focam em temas relacionados à personalidade do estudante.

O resultado da personalidade é combinado com as possíveis carreiras, e no geral, as chances de dar acerto são altas ????. O teste vocacional é um ótimo recurso para aqueles que ainda não têm a mínima ideia de que profissão seguir.

Depois de descobrir quais são as carreiras que têm mais relação com o seu perfil, é hora de saber um pouco mais sobre elas. Você pode começar pelos sites das instituições em que deseja estudar, olhando as disciplinas que serão cursadas e os tipos de trabalho que o pessoal do curso anda produzindo.

Uma boa ideia é conversar com os profissionais que já atuam na área, buscar vídeos informativos e outros materiais que exponham as atividades relacionadas a cada carreira. Também é importante pesquisar como anda o mercado de trabalho.

Como Saber A Profissão Que Devo Seguir?

Como está o mercado de trabalho?

Uma coisa é certa: o mercado de trabalho muda com o passar dos anos. Ficar de olho nas projeções para o futuro é fundamental para escolher uma carreira promissora.????

Isso acontece porque, do mesmo jeito que profissões são criadas, outras desaparecem. Na hora de fazer a escolha certa para o futuro, é importante estar por dentro da situação do mercado de trabalho.

Já podemos adiantar que tudo o que está ligado à tecnologia tende a ser promissor. O mundo digital evolui a passos largos, e há espaço para analistas de sistemas, engenheiros de tecnologia da informação e cientistas da computação em várias áreas.

A área da saúde é tradicionalmente uma das mais bem-sucedidas e continua merecendo destaque, especialmente para cuidar de pessoas que passam dos 60 anos. Como as pessoas estão cada vez mais preocupadas com sua longevidade, a tendência é que quem trabalha com a promoção da saúde e qualidade de vida tenha uma carreira promissora.

Além da tecnologia e da saúde, veja quais são as promessas para um futuro profissional de sucesso:

  • Especialista em conteúdo digital;
  • Consultor financeiro;
  • Veterinária e mercado pet;
  • Professor.

Como se capacitar?

Não tem segredo: investir nos estudos é a melhor forma para se capacitar. Dependendo da profissão escolhida, é preciso fazer uma graduação ou um curso técnico.

A qualificação não para por aí. Algumas carreiras exigem mestrado e doutorado, enquanto para outras é necessário investir em especialização, MBA ou pós-graduação. O importante é se manter informado, atualizado e qualificado.

O que é importante para decidir a profissão?

É importante considerar alguns fatores na hora de decidir que profissão seguir. Reflita sobre suas habilidades, tanto as que nasceram com você, como as que foram desenvolvidas durante os anos.

Se você teve facilidade para aprender inglês no colégio e percebe que sabe muito do vocabulário quando assiste a uma série, esse é um sinal de que você tem aptidão para assimilar novos idiomas.

Pense no estilo de vida que deseja ter e naquilo que você acredita. Você se incomoda com a quantidade de lixo produzido e faz questão de separar os recicláveis ? Esse é um exemplo de preferência que deve ser considerada.

Também é importante refletir sobre suas ambições. Deseja iniciar uma família? Quer se estabelecer em um único emprego pelo resto da vida ou não se incomoda em mudar de carreira futuramente? A possibilidade de montar seu próprio negócio faz seus olhos brilharem?

Quando você responder a essas perguntas, vai estar mais perto de saber que profissão seguir. Esperamos que as nossas dicas tenham ajudado. Mesmo assim, lembre-se que não há nenhum problema em mudar alguns planos no futuro. O importante é estar sempre em busca da realização profissional!

Faça o teste vocacional da Orientu!

Como Saber A Profissão Que Devo Seguir?

Neste momento tão importante, é claro que você não podemos deixar de ajudar ainda mais você a tomar a sua decisão sobre qual profissão seguir.????

Com o teste vocacional da Orientu você pode ter uma primeira ideia dos cursos que mais combinam com o seu perfil com uma experiência única e agradável! Para isso você vai precisar responder somente quatro perguntas para estar mais perto da sua decisão.

Baixe agora o teste vocacional gratuito e descubra quais são os cursos que mais combinam com você! ????

Disponível para Android e IOS:

Veja 7 dicas rápidas para escolher a profissão certa

Como Saber A Profissão Que Devo Seguir?

  • Se você está prestes a fazer o vestibular e está se sentindo mal por não conseguir se decidir entre as profissões não fique chateado: isso é mais comum do que você imagina !
  • Pesquisas apontam que a maioria dos jovens tem dificuldade para escolher uma profissão.
  • Conflitos, indecisão, falta de orientação adequada, falta de autoconhecimento… muitos podem ser os motivos.
  • Para ajudar os indecisos a fazer a melhor escolha, preparamos um guia rápido com algumas dicas que podem ajudar na escolha da melhor profissão. Siga os nossos passos, pense bem e boa sorte:

1. Informe-se sobre as profissões e carreiras

Antes de escolher uma profissão, procure conhecê-la muito bem.

É interessante eliminar os mitos e conhecer a verdadeira realidade das profissões. Procure saber o que aquele profissional faz no seu dia a dia, qual a sua área de atuação, como está o mercado para a profissão, como é o curso, etc.

Se você está em dúvida entre duas ou mais profissões, conhecendo-as bem fica mais fácil realizar escolher aquela que mais tem a ver com o seu perfil.

2. Converse com profissionais formados

Agora que você já se informou sobre a parte teórica da profissão, procure também conversar com profissionais formados para conhecer a parte prática. Se você quer fazer o curso de Medicina, por exemplo, visite hospitais e clínicas, observe a rotina dos médicos e, se possível, faça perguntas para os profissionais.

Quando estiver escolhendo a sua profissão, lembre-se que todas têm o seu lado positivo e o seu lado negativo: Medicina pode ser uma carreira linda, que salva vidas e cura doenças, mas vai exigir um grande esforço e sacrifício do médico, que tem que estudar durante vários anos e muitas vezes precisa deixar a sua casa e família para atender emergências. A escolha da profissão certa depende muito do estilo de vida que você quer levar.

3. Escolha com calma a sua profissão

A escolha da profissão certa deve ser muito bem pensada, é uma decisão que precisa ser tomada com calma. Não é interessante deixar para a última hora, no momento de preencher a ficha do vestibular. Pense muito bem sobre o assunto.

Claro, nada é pra sempre e a escolha profissional também não precisa ser. Há muitos casos de pessoas que trabalham anos em uma profissão e posteriormente abandonam tudo para começar uma carreira nova.

De qualquer modo, mesmo que você possa mudar de carreira no futuro, não vale a pena perder tempo fazendo um curso do qual você não gosta. Por isso, pense muito bem quando for escolher sua profissão.

4. Conheça bem suas áreas de interesse (profissionais e pessoais)

Autoconhecimento é uma das chaves para o sucesso na vida em geral e com a escolha da profissão certa não é diferente. Procure conhecer bem a si mesmo, procure listar os seus principais interesses, talentos e defeitos (ou melhor, pontos que precisa melhorar).

Liste quais são as atividades que você prefere fazer em seu tempo livre, os tipos de filmes de que você mas gosta, os assuntos sobre os quais gosta de conversar e as suas principais qualidades. Liste também o que você não gosta de fazer, quais situações te deixam constrangido e também quais são os seus principais pontos de melhoria.

Ter um bom conhecimento sobre si mesmo com certeza ajuda na escolha da profissão certa.

5. Teste a sua afinidade com a profissão

Para poder ter certeza que está fazendo a escolha da profissão certa, procure toda a orientação que puder. Faça um teste vocacional, procure orientação de psicólogos e profissionais vocacionais e leia, leia muito sobre a área que quer estudar.

Procure conhecer o que está acontecendo no universo da sua profissão. Se você quer fazer Ciência da Computação por exemplo, faça uma pesquisa sobre as novas técnicas de programação, sobre os novos computadores que estão surgindo, sobre as novas empresas que estão despontando, etc.

Quanto melhor você conhecer do universo da sua futura profissão, mais você saberá se tem afinidade com a área.

6. Vestibular não é o fim do mundo

Momentos importantes da vida, como o Vestibular, sempre causam medo e ansiedade mesmo, é preciso ter controle.

Se você quer começar uma carreira de sucesso, deve encará-lo. Por isso aceite, o fato e faça o que tem que ser feito: estude.

Claro, estudar é importante, mas tudo também tem o seu peso: não deixe também de fazer atividades extras tais como se divertir fazendo o que você mais gosta e cultivar os seus hobbies. Deixe também sempre um tempo para o descanso.

7. Não se deixe levar: escolher uma profissão só depende de você

Nem sempre as melhores intenções levam às melhores escolhas. Não são raros os casos em que pais, amigos ou parentes acabam influenciando na escolha de uma profissão. Essas pessoas, em geral, querem apenas ajudar, mas não cabe a elas escolher: a última palavra deve ser sempre sua!

Leia também:  Como Saber Quanto Gastei No Placard?

É muito comum encontrar alunos que abandonam a faculdade porque não se identificam com a profissão escolhida. Muitos desses casos ocorrem justamente porque a escolha do curso foi feita com base na influência de outras pessoas.

Na hora de escolher uma profissão, nunca se deixe levar por comentários ou qualquer tipo de influência.

A carreira é sua, o sonho é seu, a escolha da profissão certa só cabe a você.

Dica bônus: escolha uma faculdade reconhecida pelo MEC

Assim que decidir sua profissão, é hora de escolher uma faculdade. Para que seu diploma tenha reconhecimento no mercado, a universidade deve ter o aval do Ministério da Educação (MEC).

  1. Essa é a garantia de que o seu diploma será reconhecido e bem aceito no mercado de trabalho.
  2. Separamos para você algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que, ainda por cima, oferecem uma série de vantagens aos seus alunos, como ProUni, FIES, bolsas de estudos, parcelamento das mensalidades, descontos e convênios. Dê uma olhada:
  3. Confira também nosso vídeo

As dicas ajudaram? Você tem mais alguma sugestão de escolha da profissão para compartilhar? Deixe um comentário!

Como fazer para descobrir qual a profissão que eu devo seguir, pois já tive um monte e não

Como fazer para descobrir qual a profissão que eu devo seguir, pois já tive um monte e não me identifiquei com nenhuma delas?
Orientação vocacional tem resultados bastante positivos. Procure um profissional especialista para lhe orientar ele fará uma avaliação e se necessário encaminhará para outros profissionais.

Entender que existe apenas uma possibilidade de profissão a se seguir é algo muito limitador e por vezes irreal e prejudicial. Já que permite a expectativa que uma vez identificada a carreira, o seu desenvolvimento se dará sem dificuldades ou frustração. Isso não acontece.

O desenvolvimento profissional envolve estudo, prática e aprimoramento, sendo que erros e ajustes são partes do processo. Ainda assim você pode conseguir ajuda com uma orientação profissional no processo de escolha de quais caminhos tomar.

Hoje em dia sabemos que a Orientação Profissional precisa envolver tanto aspectos de auto-conhecimento, quanto de informações profissionais. A parte de autoconhecimento, por assim dizer psicológica, vai trabalhar aspectos tais como identificação, expectativas, valores e etc.

A parte de informação profissional trabalhará as informações relativas a opções de cursos, formação, mercado de trabalho e etc. Procure um orientador profissional, tenho certeza que poderemos lhe ajudar. É importante neste momento, começar realizando um trabalho de autoconhecimento.

Para isso é importante buscar auxilio de um Psicólogo, para estar trabalhando aptidões, gostos, habilidades, bem como refletir sobre suas escolhas e o mercado de trabalho atual. Olhe para dentro e para o futuro. Perceba quem você é e quem você quer Ser.

Através do Processo de Coaching Integrado para Orientação Profissional ou Reorientação de Carreira você com certeza chega a resolução desses conflitos. É um processo bem direcionado, com sessões estruturadas e focado. Sucesso! Procure entrar em contato consigo mesmo através de uma terapia para ajudá-lo a conduzir de forma satisfatória para a escolha profissional e trabalhar o nível de ansiedade. Com certeza obterá respostas terapêuticas, pois ampliará sua percepção e seu nível de consciência.
Át.

Monica Araújo

Realmente escolher uma profissão é uma decisão complexa e difícil, pois requer um bom nível de autoconhecimento. Penso que o melhor a fazer é participar de um processo de Re-orientação profissional, neste, o psicólogo irá ajudá-lo a conhecer e reconhecer suas aptidões, habilidades e preferências além de instrumentaliza-lo a pesquisar sobre o mercado de trabalho e as melhores opções para o seu momento de vida. Boa sorte!

Psic. Ana Amélia

Olá, recomendo que você busque um processo de psicoterapia com foco em orientação profissional. Na orientação profissional o psicólogo irá conduzir etapas que envolvem autoconhecimento, conhecimento da realidade profissional e apoio à tomada de decisão. Nesses casos o mais indicado é procurar um psicoterapeuta para iniciar um processo de orientação profissional e projeto de vida. Nesses processos é muito comum o aparecimento de questoes outras e a necessidade da psicoterapia propriamente dita, pois, despontarão indicadores e com eles a possibilidade de respostas para as escolhas inclusive as profissionais. Olá, consultar um psicoterapeuta e conversar pode lhe ajudar com essas questões. Descobrir uma profissão para seguir, encontrar uma profissão com a qual se identifique, ter tido um monte e não ter se identificado com nenhuma delas. Aí já são 3 perguntas diferentes, embora se atravessem e se misturem. É importante perceber que está insatisfeito e confuso com sua situação atual. Pode ser importante dar um passo para trás, pensar em suas escolhas e nos seus gostos, bem como as opções e realidade de mercado. Aconselharia a você que procurasse ajuda neste momento, através de um processo de Reorientação de Carreira ou mesmo uma Psicoterapia, que lhe auxilie a refletir! Procure um Psicólogo que trabalhe com orientação profissional. A primeira etapa da orientação é trabalhar o autoconhecimento, identificação de seu perfil de personalidade, depois por meio de testes psicológicos e sessões vc vai descobrindo sua vocação, alinhada a sua personalidade, sendo assim Terá real consciência do que gosta, lincando seu perfil as características da profissão , assim se sentirá satisfeito com escolha. Este processo requer um trabalho seu Com intervenções do psicólogo. Indico que inicie com um psicólogo um processo de Orientação Profissional. Neste trabalho você poderá responder testes sobre aptidões e valores pessoais, aumentar seu autoconhecimento e aprofundar sua visão sobre carreira. Bem algumas sugestões já lhe foram dadas. Eu aconselharia buscar um Psicoterapeuta e fazer além de algumas consultas o teste vocacional que é muito eficaz e traz bastante resultado. A disposição

Dra. Sayonara Machado

Se você já teve experiências profissionais e não se identificou com nenhuma, é importante (re)avaliar essas experiências e colocar em primeiro plano suas reais necessidades – necessidades essas de auto realização, de status, de resposta familiar, enfim…
Um psicólogo pode ajudar nesta busca através da orientação vocacional/profissional, bem como auxiliar em outras questões relacionadas com esta busca.

Atenciosamente,

Procure um psicólogo cuja especialidade seja orientação profissional e/ou vocacional. Existem testes psicométricos específicos que unidos a entrevistas psicológicas e a visitas a feiras profissionais poderão lhe dar um insight (compreensão interna) sobre qual caminho seguir. Estes testes são sérios e quando bem aplicados, corrigidos e interpretados pelo profissional são bastante confiáveis. Espero tê-la (lo) ajudada (o). Um abraço! Sandro O processo de escolha profissional deve iniciar pelo autoconhecimento, ou seja, identificar aptidões, potenciais e competências, bem como seus pontos fortes e fracos. Este autoconhecimento se alcança com ajuda profissional, com testes e técnicas que vão facilitar esta busca. Em seguida, é importante conhecer as profissões, diferenças entre as carreiras, as tendências do mercado de trabalho e suas exigências atuais.Após este processo, você terá melhores condições de identificar suas áreas de interesse e traçar um projeto de carreira, baseado no seu perfil profissional . É complexo pois o que está sendo definido é muito importante, pois trata-se da sua identidade, de quem você quer ser…e para isso, cada um tem o seu próprio tempo. procure ajuda de um psicólogo! Olá, esta realmente é uma das decisões mais importantes que devemos tomar em nossa vida, justamente porque algumas vezes existe aquela dúvida, “devo fazer o que gosto ou ganhar dinheiro?”
A escolha da profissão, a identificação com um trabalho tudo isso faz parte de um processo de auto-conhecimento, conhecendo melhor a si mesmo será mais fácil tomar essa decisão.
Estou a disposição

Att,

“Qual profissão devo seguir”…
A forma como você coloca vem de encontro as pressões que frequentemente recebemos da sociedade e tanto nos angustiam. Desde muito novos somos convocados a escolher “o que devemos fazer até o fim de nossas vidas”, sem mesmo termos maturidade suficiente pra fazer esse tipo de escolha.

O teste vocacional é de grande valia como um norteador, considerando que tenhamos muito claras algumas possibilidades e precisamos escolher entre elas.

Contudo, ao percebermos uma falta de opção, o acompanhamento psicoterapêutico talvez lhe proporcione o auxílio que necessita, uma vez que lhe dará suporte para que você mesmo possa conhecer seus pontos fracos e suas potencialidades, podendo enxergar a partir dai as possibilidades de caminhos a serem percorridos em busca do futuro profissional.

Olá! Acredito que o acompanhamento com um Psicólogo que trabalhe com orientação profissional te renderá bons frutos. Um profissional especializado na área irá esclarecer suas dúvidas relacionadas a carreira. Esse direcionamento será feito com base no seu perfil e preferências. Para isso, serão feitos alguns testes e entrevistas. Dessa forma, as suas chances de fazer uma escolha consciente e ter, consequentemente sucesso profissional, aumentam. Você pode se desenvolver profissionalmente através da busca pelo autoconhecimento. Espero ter ajudado. Cuide-se bem! Olá! Você pode buscar um psicólogo que faça a Orientação Profissional. Na Orientação Profissional, existem vários passos que vocês vão fazer juntos, incluindo alguns testes e técnicas que vão facilitar a sua escolha.

Espero ter colaborado!

Nossos especialistas responderam a 4 perguntas sobre Teste Vocacional Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Descubra como escolher sua profissão

Se você está em dúvida sobre qual profissão seguir, saiba que esta é a realidade da maioria das pessoas. É bastante comum enfrentarmos angústias e incertezas quando o assunto é escolher uma carreira.

Isso não é exclusividade de quem está concluindo o ensino médio! Mesmo quem já está no mercado pode ter vontade de mudar de carreira.

Antes de mais nada, é fundamental saber que não existem escolhas para a vida toda. Por isso, vamos desmistificar aquela ideia de escolhas “certas” ou “erradas”. Não tente “acertar” na escolha. Em vez disso, considere tomar decisões maduras, embasadas em autoconhecimento e pesquisa.

Leia também:  Como Fazer Com Que As Unhas Crescam Rapido?

Veja os oito passos que podem ajudar você a escolher melhor sua profissão!

Passo a passo para escolher sua profissão

Não existe uma fórmula mágica para saber qual carreira se encaixa melhor em cada perfil, mas seguir este passo a passo certamente o ajudará neste processo de escolha.

1. Saiba quem é você

O primeiro passo é saber quem você é. Pode parecer banal e simples, mas não paramos com frequência para refletir sobre quem somos, quais os nossos objetivos e o que esperamos para nossas vidas.

Reflita sobre seus valores, sua personalidade e liste seus interesses. Coloque tudo no papel.

2. Entenda seus gostos e interesses

Faça a você mesmo a seguinte pergunta: O que me deixa feliz?  Não tente pensar em uma profissão que o faça feliz, apenas pense em coisas do dia a dia, como estar com os amigos, sair para dançar, ter algum dinheiro guardado, ajudar os colegas a estudarem para provas, etc.

3. Conheça as suas habilidades

É importante saber o que você faz de melhor. Algumas situações do cotidiano ajudam a identificar nossas habilidades. Preste atenção em como você se comporta, por exemplo, em um trabalho em equipe: Você gosta de liderar o grupo e dividir as tarefas? Prefere saber o que deve ser feito para então começar a trabalhar? Gosta de ajudar um colega a executar suas atividades?

Conhecer nossas características não é uma tarefa muito fácil. Portanto, conte com a ajuda de amigos e familiares, peça que falem sobre o que acham que você faz bem e depois reflita sobre isso.

4. Procure fazer um teste vocacional

Algumas faculdades oferecem orientação vocacional gratuitamente. Você também pode procurar por clínicas de psicologia especializadas neste tipo de orientação.

Testes vocacionais podem dar boas pistas sobre seus interesses, áreas mais indicadas e possíveis carreiras.

Mas lembre-se: o teste, em si, não é uma fórmula mágica que decide a profissão por você, e sim um elemento a mais, uma ferramenta para ajudá-lo a tomar uma decisão.

5. Faça uma lista com algumas opções de carreira

Depois de fazer o teste vocacional e refletir  sobre seus interesses e qualidades, está na hora de fazer uma lista com as profissões ou áreas que você se interessa ou acha que têm a ver com você.

6. Pesquise sobre as profissões selecionadas

Você já deve ter uma ideia inicial sobre as profissões que listou, mas pode se surpreender com algumas características como, por exemplo, as possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Pesquise muito sobre cada uma das profissões e áreas listadas.

Visite sites de universidades e tente conversar com profissionais das áreas de sua preferência. As redes sociais podem facilitar bastante sua pesquisa, basta procurar por grupos e fóruns de discussão relacionados às carreiras pretendidas.

7. Conheça o mercado de trabalho

Saber quais profissões estão em alta no mercado e aquelas já saturadas pode ser muito útil. Você deve ter em mente que o mercado está em constante mudança e o cenário apresentado hoje pode ser diferente após você se formar e começar a atuar na área escolhida.

Sua decisão não deve ser baseada apenas no mercado de trabalho, mas este pode ser um fator decisivo na escolha.

8. Liste os prós e contras

Depois de pesquisar bastante sobre as profissões, tente fazer uma lista com os aspectos positivos e negativos de cada uma delas. Compare esta lista com aquelas reflexões sobre quem você é e quais seus gostos e interesses. Com todas essas informações no papel fica mais fácil decidir pela carreira que melhor se encaixa no seu estilo de vida.

Não há uma fórmula fácil para descobrir qual profissão escolher. Seguir estas dicas pode parecer um pouco trabalhoso, mas é um investimento pequeno perto dos benefícios que pode trazer. Lembre-se que o que está em jogo é sua felicidade, satisfação e sucesso profissional mais adiante.

Onde estudar

Já decidiu qual profissão seguir? Agora é a hora de se preparar para ingressar na carreira com o pé direito! E a melhor forma de fazer isso é estudar em uma faculdade reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC).

  • Confira algumas instituições bem avaliadas pelo MEC que oferecem cursos por todo o Brasil:
  • Veja também:
  • Teste Vocacional

Estas dicas foram úteis? Você tem outras dicas para compartilhar conosco? Deixe seu comentário aqui.

Não sabe que profissão seguir? Estes 5 passos podem te ajudar

A pressão para prestar vestibular é muito grande não só porque é uma prova que requer muito estudo mas também porque marca um momento importante de escolha dos estudantes. Qual profissão escolher?

A psicóloga e orientadora profissional Katia Ura é criadora do programa de orientação profissional vivencial Ritus e conta que é importante enxergar esse momento além da escolha da profissão.

“Muitas vezes, o vestibular se coloca na vida do adolescente como uma aprovação social e ele encara como um processo para passar de ano, como fazemos em toda nossa vida escolar”, diz.

“Mas se ele encarar a prova como um rito de passagem para o universo adulto, tudo vai ser diferente”.

Mas não precisa ficar ainda mais nervoso.

A ideia do rito de passagem é apenas um acontecimento que marca a entrada em um outro momento da vida, assim como quando você entrou na escola! A ideia da escolha consciente é respeitar o seu tempo e quem você é. E com a ajuda da psicóloga, traçamos cinco itens indispensáveis que te ajudarão a escolher sua profissão e, também, sobre quem você quer ser no futuro.

Todo mundo quer ter um propósito

Propósito e impacto são palavras comumente usadas pelos jovens ao procurar um emprego, segundo pesquisas de empresas de contratação. Elas definem um perfil mais destemido e preocupado em adequar sua carreira a seu estilo de vida por quem está começando a procurar um emprego.

Mas definir seu propósito pode não ser tão fácil. De acordo com Kátia, muita gente associa que a ideia de impacto social é salvar o mundo, o que não é necessariamente verdade.

“Se formos pensar, tudo o que fazemos gera um impacto, seja comprar um sabonete na farmácia, movimentando a economia daquele comércio, até comprando um produto orgânico de produção familiar”, afirma.

Dessa forma, todas as escolhas que fazemos podem gerar uma diferença.

A psicóloga conta que determinar um propósito pode ser definir um objetivo e o sentido que você quer dar para o seu caminho. É importante também ressaltar que você pode estabelecer novos propósitos ao longo de sua vida. Isso porque seus objetivos são influenciados pelo autoconhecimento, peça fundamental para definir o que você quer.

Continua após a publicidade

Caça ao tesouro

O autoconhecimento vai te ajudar a identificar seus potenciais e habilidades para descobrir seu caminho e o que chamamos de propósito. Além de contar que esse processo é parte de uma escolha pessoal, Kátia também afirma que ele acontece a partir do amadurecimento.

Ela explica que a vida se parece muito com um jogo de caça ao tesouro. “Você precisa desvendar a primeira pista para encontrar a próxima e assim vai indo, mas você não sabe aonde cada pista vai te levar”, explica.

É importante viver cada escolha para descobrir, ao longo do processo, mais sobre você mesmo e sobre o que você quer.

“O sentido até aquele momento é a primeira pista”, continua, “e, durante o amadurecimento, vamos juntando todas elas”.

Não tenha tanto medo dos seus medos

Outro ponto importante abordado são os medos. Eles também são grandes norteadores das nossas escolhas e é importante não focar somente na parte boa. Existem muitos medos que são levados em consideração ao escolhermos nossos caminhos – desde o medo de frustrar as pessoas que amamos até o medo de ser pobre – e isso é particular de cada pessoa.

Levar em consideração seus medos não quer dizer evitar de seguir um caminho por medo, mas enfrentá-los ou aceitar algumas limitações. O importante é saber o porquê de suas escolhas e que elas não estão partindo apenas de um medo inconsciente.

Pesquise tudo o que puder

A pesquisa do mercado de trabalho continua sendo importante. É muito difícil escolher uma profissão sem saber como ela é de verdade.

Kátia conta que nossas escolhas partem de projeções de como imaginamos determinadas coisas, inclusive a profissão, e só conseguimos ter mais segurança a partir do momento em que vivemos nossas escolhas.

Contudo, a pesquisa pode diminuir o impacto das nossas idealizações.

Não se prenda só a entender o que é a profissão e como ela atua.

Pesquise sobre as demandas do mercado de trabalho, como é o curso em cada faculdade e até quais as diferenças nos currículos acadêmicos de cada instituição educacional.

Unir as informações sobre o que você quer e seu propósito (que partem, como explicamos, do autoconhecimento) com as informações do mundo externo vão te ajudar a entender seu caminho e o que te espera lá na frente.

Aceite a impermanência do mundo

Porém, saiba que é impossível ter controle sobre tudo. Como todas as nossas escolhas, a expectativa é uma característica humana inevitável, mas é importante entender que nem sempre elas se concretizam.

Kátia dá o exemplo do momento atual: “ninguém imaginava que uma pandemia iria acontecer, quem cursou Turismo e Relações Públicas, por exemplo, não estava esperando encontrar um mundo assim”. Essas são apenas algumas das profissões que deverão encontrar um cenário novo após a covid-19.

Ao aceitar a impermanência das coisas, podemos entender que, no mundo, nada é estático e faz parte da jornada traçar novos caminhos e mudar de opinião.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.

Continua após a publicidade

  • escolha de profissão
  • Futuro
  • Orientação Profissional

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*