Como Sabemos Que Estamos Apaixonados Teste?

Como Sabemos Que Estamos Apaixonados Teste?

O amor de verdade é uma relação de cumplicidade e companheirismo.
Descubra outros sinais. 

Segundo os psicólogos, é comum querer descobrir se o relacionamento que vivemos é ou não um amor de verdade. Não importa se esse namoro acabou de começar ou se vocês já estão juntos há muitos e muitos anos.

Os mais
românticos dizem que os casais apaixonados vivem uma relação de cumplicidade,
uma sensação de constante bem-estar, de estar vivendo no paraíso. Mas será que
isso de fato é verdade?

Para te ajudar – afinal, esse é o papel do psicólogo – nesse texto vamos mostrar alguns sinais de que você encontrou mesmo o seu amor de verdade. Acompanhe!

9
sinais que indicam que você encontrou o amor de verdade

1.
Você já não pensa mais nos seus relacionamentos passados

Segundo os psicólogos, o verdadeiro amor é uma relação sem medos, na qual se tem certeza que quem está ao seu lado vê você como uma prioridade..

Quando se está com o seu amor de verdade as dúvidas deixam de existir e os antigos relacionamentos são meras lembranças, histórias que serviram de aprendizado para a relação que você vive agora.

2.
Você se sente confortável com o seu parceiro mesmo quando vocês estão em
silêncio

Sabe aquele silêncio constrangedor? Não existe quando o amor é
verdade. Esse amor transmite segurança e confiança.

  • ANSIEDADE
  • ESTRESSE
  • DEPRESSÃO

FAZER O TESTE

Quando você se
sente amado não há necessidade de falar continuamente para preencher os espaços
vazios. É possível se comunicar com o seu parceiro por meio de um simples olhar
e o silêncio se torna um amigo.

3.
Faz com que você se sinta bem

O amor de
verdade fará com que você se sinta melhor nos dias em que não estiver bem. É
uma relação baseada no respeito e na construção da felicidade.

4.
Você se sente livre para ser quem realmente é

Uma relação que tem o amor de verdade como guia é livre de julgamentos e é por isso que você se sente livre para ser quem realmente é.

Pensamentos como “o que ele(a) vai dizer?” e “o que ele(a) vai achar?” dão lugar ao “ele(a) me ama pelo que sou”.

5.
Não há espaço para o ciúme

Muitos psicólogos relatam que onde o amor de verdade está presente, não há lugar para o ciúme. Isso ocorre porque existe confiança entre o casal e ambos já demonstraram, em diversas ocasiões, o quanto se importam um com o outro.

6.
Ele(a) te vê sempre como prioridade

Quando o amor
é de verdade, ele(a) te leva a fazer coisas que nunca pensou que faria por
ninguém. Você irá a lugares que não gosta tanto de ir como um show ou um jogo
em um estádio de futebol.

Toda atividade
será prazerosa desde que vocês dois tenham a companhia um do outro.

7.
Ele(a) entende a sua vontade de passar um tempo com a sua família

Sempre que você precisar visitar a sua família, o seu amor irá com você sem reclamar e sem fazer rodeios. O que é importante para você e para a sua felicidade também é para ele(a).

Isso acontece porque a sua família faz parte da sua vida e o seu amor deseja compartilhar essa vida com você.

8.
O seu parceiro/sua parceira te admira

Você acha o
seu parceiro(a) uma pessoa impressionante, que te inspira a ser cada vez
melhor. De fato, o amor nos torna melhores e capazes de realizar tudo aquilo
que desejamos.

Além disso,
você sabe que o seu amor te admira e acredita nas coisas que faz e diz.

9.
É a primeira vez que você se sente assim

Quando você
encontra um amor de verdade se sente de uma maneira que nunca se sentiu antes.
Sente que o que vive agora é especial e é aí que reside a magia do amor.

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Como Sabemos Que Estamos Apaixonados Teste?Construir um relacionamento saudável demanda tempo e comprometimento dos envolvidos, de acordo com psicólogos. Localização do consultório em São Paulo
  • Como Sabemos Que Estamos Apaixonados Teste?Viver relacionamentos felizes e enfrentar o medo de se relacionar não é tarefa facil para algumas pessoas. Consultório da psicóloga em São Paulo
  • Como Sabemos Que Estamos Apaixonados Teste?Um relacionamento feliz precisa ser construído ao longo do tempo e depende do esforço do casal. Confira algumas dicas do psicólogos localizado em São Paulo

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Como Saber Se Um Homem Está Apaixonado (4 Sinais e Quiz Online)

Como Sabemos Que Estamos Apaixonados Teste?

Uma duvida pertinente que atinge mais da metade das mulheres de todo o planeta. [sc:calculadora]Não é segredo de que o homem consegue transparecer facilmente através de atitudes a paixão por uma mulher. Talvez você esteja se perguntando será que ele está realmente apaixonado por mim?

Minha amiga, nós homens, podemos ser até complicados, mas se tem uma coisa que nós, não conseguimos fazer bem é controlar nossos impulsos e desejos. E esconder um sentimento por uma mulher é sem duvidas o mais difícil deles.

Como saber se ele está apaixonado por mim?

Poderia aqui, listar milhares de atitudes masculinas que determinam ou caracterizam se ele está apaixonado por você. Logo, resumir de maneira mais simples e objetiva, quais são os sinais de um homem quando ele esta apaixonado por uma mulher.

Como Sabemos Que Estamos Apaixonados Teste?

Atenção. O cara quando está apaixonado, ele faz uso de todos os elementos a sua volta no intuito de chamar a sua atenção. Seja uma ligação, no horário do trabalho, no meio da aula, no transito, um SMS discreto, aquele que é enviando quando os dois estão próximo um do outro em um mesmo ambiente.

Confiança. Elemento muito importante para identificar o quanto ele está apaixonado por você. Quando o homem confia na mulher, todos os seus segredos, detalhes, coisas simples e corriqueiras passam a ser do seu conhecimento.

Se ele se abre contigo, faz questão de te contar como vai ser o dia dele amanhã e ao quando chega o final da noite ele te liga, conversa como foi o dia é um indicio forte de que ele está amando você verdadeiramente.

Prioridade. Apaixonado, o homem comporta-se de um jeito diferenciado na relação. Mas doutor como assim? Calma. Veja bem, a mudança de comportamento dar-se por conta da necessidade dele em querer ver você feliz, sorrindo, de bem com a vida.

Normalmente ele sacrifica os desejos próprios para dar atenção e por em pratica os seus desejos. Não que ele deve ou tem que deixar tudo de lado para ficar ou estar com você. Não é isso, ele entende muito bem que deixar de lado um futebol com os amigos para estar com você é mais interessante.

Futuro. De fato esse é o mais importante de todos. Se ele estiver realmente apaixonado por você o futuro da relação é construído hoje, agora. Com projetos de vida sendo executados, focados em vocês no futuro. Um apoiando o outro em suas decisões.

É isso, estes são os principais elementos que definem que um homem está apaixonado por você.  Não que isso é padrão com todos os homens. Estes elementos variam de mulher para mulher.

Cada uma está envolvida de um jeito em sua relação. Não deixe de ler o outro artigo que escrevi onde ensino passo a passo como arrumar um namorado e manter ele sempre apaixonado por você.

São dicas simples de como ter uma relação saudável e equilibrada.

Será muito interessante também, antes de pensar em arranjar um namorado, você aprender uma maneira fácil de entender a cabeça dele são dicas simples porém diferenciadas do que você está acostumada a ver. Seria muito bom salientar sobre a linguagem corporal da sedução.

Como Sabemos Que Estamos Apaixonados Teste?

Veja em outro artigo que escrevi aqui no blog, quais são as atitudes masculinas que definem que um homem está apaixonado de verdade. Certamente depois dessa leitura será muito mais fácil para você identificar as atitudes de um homem apaixonado e  também aprender e descobrir a resposta para a pergunta mais comum das mulheres “como saber se estou apaixonada?”.

Sandro Arquejada

Que momento bom quando começamos a nos apaixonar! O amor nos faz bem, várias sensações nos invadem e o mundo fica mais colorido.

Isso pode acontecer a qualquer tempo e em várias situações: com alguém na escola, no trabalho, do grupo de oração e até mesmo com um desconhecido, alguém que cruza nosso caminho nos ambientes que frequentamos.

 Só tem um probleminha em tudo isso, que é o de saber se a outra pessoa, também, está tendo o mesmo sentimento de estar apaixonado. Daí que percebermos como nossos ânimos querem resolver logo, e a dúvida se torna angustiante.

Contudo, digo a você que tenha um pouco de calma. Quando estiver namorando, você se lembrará desses momentos de paquera com muita saudade. O casal alimenta o amor quando faz memória dos esforços e desdobramentos em que, ambos fizeram para se conquistarem. A paquera deve obedecer a um processo em que , aos poucos, vai aumentando o amor.

Leia também:  Paises Da Europa Que Tem O Ingles Como Lingua Oficial?

Como Sabemos Que Estamos Apaixonados Teste?

Foto Ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

Se você desconfia, mas não tem certeza, darei algumas dicas que poderão lhe dar uma direção em como saber se ele(a) está a fim de você. Mas falarei de namoro, compromisso sério, e não sinais de paquera de uma noite só.

Troca de olhares

Vocês trocam olhares quando passam um pelo outro ou quando estão no mesmo ambiente? Se “rolar” um sorriso ou cumprimento, ainda que, um discreto “oi”, será um bom começo.

Chamar sua atenção

Ele vai querer impressioná-la ou, ela criará uma oportunidade para que ele faça algo por ela. Geralmente, o rapaz tentará chamar à atenção, fazendo algo incomum quando estiver no mesmo ambiente do que a moça.

Já as mulheres, tendem a se colocar em situação que precise da força ou da segurança masculina. Pode acontecer dele mostrar qualidades ou ela uma necessidade, mesmo fora do contexto do momento e ocasião.

Ainda há o fato de, atrapalharem-se quando chegam perto da paquera, mesmo depois, quando vocês já tiverem uma amizade.

Tomar partido a seu favor

Em uma conversa em grupo de amigos, mesmo quando você entra num assunto controverso, ele fica do seu lado? Outro indício é quando ele (a) faz muita coisa ao seu gosto, como o rapaz topar fazer compras no shopping com ela ou, a moça que nunca foi ao futebol, aceitar ir ao estádio com ele. Ele (a) também verá alguns de seus defeitos como um charme.

Elogios e presentes

É mais comum os rapazes elogiarem a aparência das moças, e as mulheres algo de bom que eles fazem. Constantemente, ele(a) exalta suas qualidades nesse sentido? E, de vez em quando, ele(a) chega com uma surpresinha, do nada?

Cuidado com você

Essa pessoa cerca você de cuidados? Prepara ou providência coisas que, talvez, você precise, como algo para incrementar seu trabalho na faculdade ou na apresentação que você fará na empresa? Ele sai da sua rota normal para lhe dar carona? Enfim, ele(a) está sendo mais disponível que o comum?

Faz questão de estar perto

Quando vocês estão num grupo de amigos, ele (a) sempre dá um jeito de sentar perto de você?

Leia mais:
::Amor e paixão são sentimentos diferentes ou a mesma coisa?
::O que fazer para o namoro dar certo?
::É possível viver um namoro à distância?
::Como saber se vivo um namoro abusivo?

Interesse em saber sobre você e os lugares que estará

Ele (a) entra em contato durante o dia, ou, à noite, manda um WhatsApp só para saber como você está ou onde está? Gradualmente, ele vai querer saber detalhes de sua vida, vai se interessar em saber as coisas que se passam dentro do seu coração.

Se ficar alguma dúvida ainda, olhe-o fixamente nos olhos. Depois de todo esse processo, em que esses sinais vão se manifestando, quando olhamos para a pessoa, demoradamente em seus olhos, provavelmente ele se entregará pelo olhar.

O bonito é que, quando temos calma e paciência, quando cultivamos antes a amizade, os sentimentos vão ficando expostos e, naturalmente, ele não conseguirá mais esconder, daí acontecerá o início do namoro.

Quando mais perto, mais o amor aumenta.

Como Sabemos Que Estamos Apaixonados Teste?

Missionário da Comunidade Canção Nova, Sandro Arquejada é formado em Administração de Empresas pela Faculdade Salesiana de Lins (SP). Atualmente, trabalha na Editora Canção Nova. Autor de livros pela Editora Canção Nova, ele já publicou três obras: “Maria, humana como nós”; “As cinco fases do namoro”; e “Terço dos Homens e a grande missão masculina”.

Relacionados

Teste: descubra se você está apaixonado por alguém. –

  • Você está todo(a) bobo(a) por alguma pessoa e não sabe dizer se está apaixonado?
  • Ou sente dúvida constante sobre o que sente?
  • Faça esse teste e descubra já se você está apaixonado(a) por aquela pessoa especial.

Você tem alguma pessoa especial na sua vida?

Sim, eu tenho

Não, eu não tenho

Antes de você dormir, seus últimos pensamentos são:

Coisas aleatórias do meu dia

São momentos que envolvem alguém

Quando você acorda, o primeiro pensamento é de:

De ser produtivo, fazer minhas tarefas

É de saber como uma pessoa especial está, se dormiu bem

Você se visualiza como no futuro?

Construindo minha vida sozinho

Construindo minha vida e compartilhando com alguém

Você mantém contato com alguém especial?

Sim. Conversamos sobre tudo e somos bem próximos

Não consigo me aproximar de ninguém de forma íntima

Pra você, a paixão acontece quando:

Encontramos alguém com quem temos química e apreciamos

A paixão é um sentimento que construímos, quando somos próximos de alguém

Como você se sentiria se a pessoa especial, ficasse com outro(a):

Ficaria absurdamente triste

Ficaria triste, entretanto, o que importa é a felicidade da pessoa

Você acha que essa pessoa te faria feliz?

Sim, somente essa pessoa me completaria e me faria feliz

Não, a minha felicidade é independente desta pessoa. Entretanto, ela transborda o que há de melhor em mim

Você está apaixonado(a)?/ Teste

Você está caidinho(a) de amor!

Como Sabemos Que Estamos Apaixonados Teste?

Você literalmente está apaixonado(a)! Essa pessoa especial da sua vida, te proporciona uma alegria imensa, que já nem cabe mais dentro de você, e por este motivo, transborda. A sua paixão é tão notável, mesmo que você tente esconder.

Não está apaixonado(a)!

Como Sabemos Que Estamos Apaixonados Teste?

Talvez as inseguranças ou os resquícios de um relacionamento antigo, afetem um pouco seus critérios de julgamento. Você pode até ter alguém especial na sua vida, entretanto, o clima de se entregar a uma paixão ainda não pintou.

Clique para acessar testes

Teste: Será que estou apaixonada?

Encontrou a pessoa certa e acredita que o amor está no ar? Saiba que por vezes o que parece um sentimento forte pode ser apenas uma paixão fugaz, uma amizade colorida ou até o amor da sua vida. Com o artigo de hoje vamos efetuar um breve teste com seis perguntas de forma a descobrir se está realmente apaixonada. Preparada?

Como Sabemos Que Estamos Apaixonados Teste?

Estou realmente apaixonada por ele/a?

1 – O que pensa quando se encontra com “a tal pessoa”?A – Fico muito feliz e com vontade de passar mais tempo a seu lado.B – Passa-me de tudo na cabeça: desde uma boa noite de amor até sair e beber até cair.

C – Sinto que o tempo pára e que a seu lado tudo é mais fácil.

2 – Imagina o seu futuro ao lado dele/a, numa relação sólida? A – Porque não? Desde que seja feliz e ele seja bom para mim.B – Futuro? Eu quero é viver o presente!

C – Sem dúvida, já imaginei várias vezes inclusive.

3 – Como se comporta quando está junto dele/a?A – Fico nervosa e meio sem jeito, sem saber o que fazer, mas como estamos sempre com mais amigos é fácil.B – Fico de boa, converso e gosto de estar perto dele.

  • C – Fico muito feliz e sinto-me bem, tento aproveitar o máximo do tempo com ele para o conhecer e nunca paro de me surpreender.
  • Veja também:Sinais de que está apaixonada10 atitudes que mostram que ele te ama de verdadeO que fazer quando nos apaixonamos por um amigo

4 – Dá por si a pensar nessa pessoa?A – Sim, por vezes, chego a ficar nervosa e arrepiada.B – Não sou de pensar muito sou mais de agir!

C – Muito. E é uma sensação muito boa.

5 – Se ele/a o chama para sair… qual a sua reação? A – Nem sei como reagir, mas claro que aceito!B – Fantástico, vamos para a festa com os meus amigos já!

C – Fico louca e começo logo a por em prática os preparativos para o encontro!

6 – Que pensa sobre uma relação amorosa e o que ela implica? A – Penso que é muito importante e sério… talvez demais.B – Penso que é algo demasiado sério que não é prioridade na minha vida.

  1. C – Penso que é o melhor que pode surgir de um amor entre duas pessoas!
  2. Resultados:
  3. Maioria de respostas A – Está a apaixonar-se!
  4. Maioria de respostas B – Pode ser tudo, menos paixão:
  5. Maioria de respostas C – Está definitivamente apaixonada:
Leia também:  Como Ver O Que Tenho No Icloud?

Pode ainda nao estar perdida de amores mas acredite que o amor já faz parte do seu coração e caminha a largos passos para viver uma intensa paixão. É hora de descobrir se a outra pessoa sente o mesmo por si, descobrir se quer uma relação com essa pessoa e avançar para conhecer melhor o outro.A paixão é diferente do que sente. Pode ter realmente vontade de estar junto dessa pessoa e sentir uma forte conexação mas não pode dizer que está apaixonada se a sua atitude não o revela. Explore o mundo, conheça-se melhor e aí estará preparada para uma paixão e para receber o amor.Não há volta a dar, está apaixonada e por isso nada melhor do que partilhar este sentimento. Aproveite o melhor desta fase e seja feliz junto da pessoa que mais gosta!

Como saber se ele esta apaixonado: 14 perguntas

Como saber se ele está apaixonado?” — essa é uma dúvida muito comum das mulheres. Afinal de contas, alguns homens não se importam em expressar seus sentimentos para as pessoas que amam.

Nesse artigo, separamos um teste sobre estar apaixonado. Assim, você conseguirá descobrir de uma vez por todas se o seu parceiro se encontra apaixonado ou não por você.

Como saber se ele está apaixonado?

Ele mantém contato visual forte com você

O contato visual é essencial para os homens. Assim, saiba que se ele te olha no fundo dos olhos, é sinal de que ele gosta de você.

Ele gosta de te abraçar

Pode parecer estranho, mas os homens também gostam de toques físicos. Quando as pessoas se abraçam, o hormônio oxitocina é liberado. Na verdade, isso ocorre não só por meio do abraço, mas também quando nós tocamos outra pessoa. Assim, quanto mais você abraçar, mais forte será o vínculo entre você e seu parceiro.

Ele apresenta você aos amigos dele

Às vezes, os homens não querem ser vistos com a mulher com quem namoram. Eles são tímidos ou não têm certeza se a mulher é “legal o suficiente” para ser apresentada aos amigos dele.

Como Sabemos Que Estamos Apaixonados Teste?

No entanto, se ele te apresentou ao seu círculo de amizades, significa que o seu parceiro está orgulhoso de ter você como a sua mulher. Ele acredita que vocês foram feitos um para o outro e provavelmente está apaixonado por você.

3 sinais de que é amor

O amor é uma montanha-russa emocional

Você não consegue mais dormir porque a sua paixão sorriu para você ou fez um aceno? Você imagina como seria o contato corporal com a pessoa e fica muito nervosa? Parabéns, então pode gritar “estou apaixonado!”, porque de fato você está!

Em primeiro lugar, você percebe que isso acontece quando seus sentimentos fervem e você pensa nessa pessoa o tempo todo. Não é por acaso que os cientistas comparam o estado de amor com o frenesi das drogas! Os hormônios são liberados e todo o mundo emocional fica de cabeça para baixo.

Se você está feliz no amor, o sentimento geral é como uma euforia duradoura de felicidade que te acompanha todos os dias de sua vida e torna tudo mais bonito. Coisas negativas não pesam tanto em você e se tornam mais fáceis de suportar.

Estar apaixonado provoca reações físicas

Além disso, você reconhece uma paixão real pelo fato de que as funções do seu corpo mudam. A sensação é tão forte que afeta sua condição física. Você pode não conseguir dormir direito porque está constantemente pensando na sua paixão e mal pode esperar que seus amigos se encontrem novamente.

Você fica com calor e frio ao vê-lo e morre de nervosismo minutos depois. Isso faz você perceber que essa pessoa realmente significa algo para você! Antes de uma reunião, você sente uma agradável contração na área do estômago, que é uma mistura de nervosismo e ansiedade.

Mesmo que essas sensações possam ser muito extenuantes, aproveite essas novas sensações corporais, porque elas o acompanharão constantemente na fase inicial.

Estar apaixonado muda o comportamento

Você costuma praticar esportes às terças-feiras à tarde? O fim de semana foi reservado para atividades com amigos? Você não é realmente um fã de futebol?

De repente, você é visto no campo de esportes aos sábados porque não quer perder o jogo da sua paixão. Além disso, você economiza a noite de terça-feira pensando que ele pode te convidar para sair.

Leia também:  20 frases sobre divórcio e separação

Quando você está realmente apaixonada, você descobre que o seu comportamento muda e você joga fora até os hábitos teimosos. Você deve apenas se certificar de não negligenciar seus amigos, apesar de tudo.

Teste sobre estar apaixonado

Estar apaixonado pode ser incrível, mas é necessário se atentar para o possível hábito de ver um relacionamento problemático através de um óculos rosa.

Na realidade, pode ser difícil decifrar se o relacionamento em que você está foi feito para durar. Então, Gary W. Lewandowski, um cientista do relacionamento, apresentou uma lista de 14 perguntas para descobrir se o seu relacionamento romântico é bom para você.

De acordo com Lewandowski, responder “sim” honestamente a essas perguntas significa que vale a pena permanecer no relacionamento. Além disso, o resultado positivo indica que o seu parceiro está apaixonado por você. Vale dizer que esse teste depende tanto de dados científicos quanto da intuição.

  1. O seu parceiro torna você uma pessoa melhor e você faz o mesmo por ele?
  2. Você e seu parceiro sentem-se à vontade para compartilhar sentimentos, confiar um no outro, estar próximos e evitar se preocupar com a partida da outra pessoa?
  3. Ele trata você de maneira diferente das outras pessoas?
  4. Você e seu parceiro se aceitam pelo que são, sem tentar mudar um ao outro?
  5. Quando surgem divergências, você e seu parceiro se comunicam com respeito e sem desprezo ou negatividade?
  6. O seu parceiro percebe quando você está triste?
  7. Ele fala sobre o futuro, conta os seus planos?
  8. Ele lhe dá pequenos presentes ou faz coisas como levá-la para jantar, abrir as portas etc.?
  9. Você se sente amada, protegida, e confia nele?
  10. Ele conta coisas sobre seu passado e compartilha detalhes pessoais sobre sua vida?
  11. O seu parceiro conversa com você sobre os seus problemas?
  12. A vida sexual de vocês está ativa?
  13. Ele sempre diz que te ama?
  14. Vocês planejam fazer viagens juntos?

Resultado do teste

Se você responder “não” para a maioria das perguntas acima significa que seu relacionamento não anda muito bem. Porém, se a resposta foi “sim” para a maioria das perguntas, isso indica que vocês dois estão apaixonados mais do que nunca.

3 frases de apaixonados

  • “Aquilo que provamos quando estamos apaixonados talvez seja o nosso estado normal. O amor mostra ao homem como é que ele deveria ser sempre.” — Anton Tchekhov
  • “Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?.” — Fernando Pessoa
  • “Me sinto bem em não participar de nada. Me alegra não estar apaixonado e não estar de bem com o mundo. Gosto de me sentir estranho a tudo…” — Charles Bukowski

Considerações finais

O amor é um caminho complexo que passa por diferentes estágios, nem todos positivos. Existem altos e baixos, podendo existir conflitos por causa dos momentos que cada um atravessa individualmente e juntos. Além disso, numa relação existem sacrifícios e obstáculos a superar.

Mas há também uma base de respeito e confiança, de admiração e alegria, que nos faz saber pesar se o que vivemos realmente vale a pena.

Esperamos que você tenha gostado de buscar a resposta à pergunta “como saber se ele está apaixonado?”.

Se você quer saber mais informações relacionadas a comportamentos das pessoas a sua volta, se inscreva em nosso curso online de constelação familiar.

Como Saber se Está Apaixonada na Adolescência

Baixe em PDF
Baixe em PDF

O amor na adolescência é uma coisa linda! Estar apaixonada, principalmente sendo a primeira vez, é assustador e incrível ao mesmo tempo. E não se preocupe com essa confusão de sentimentos, pois ela é absolutamente normal.

O sentimento é tão novo que fica difícil explicar se é real ou não.

No fim das contas, você é a única pessoa capaz de dizer se está realmente apaixonada, mas existem alguns pontos que podem ajudá-la a considerar a força dessas emoções: refletir sobre esses sentimentos, analisar a relação com a pessoa e, por fim, lidar da maneira mais madura possível com a situação.

Leia também:  Como Evitar Que A Agua Da Piscina Fique Verde?

  1. 1

    Aceite o nervosismo como um sentimento normal. Não há nada de estranho em se sentir apavorada por estar apaixonada. Na verdade, a questão não é nem o medo em si, mas aquela sensação de vulnerabilidade. Amar é como dar de bandeja a uma pessoa o poder de machucar você, e isso pode ser assustador, mas ainda assim normal.[1]

  2. 2

    Observe a quantidade de vezes em que pensa no cara. Pensar em alguém com frequência é sinal de que você está enfeitiçada.

    Reflita sobre as circunstâncias que fazem você pensar nele: é quando vê algo que o moço provavelmente curtiria? Você gostaria de tê-lo ao seu lado em situações simples, como na hora de fazer a tarefa? Pensar e querer estar com a pessoa são sinais claros de que você está mesmo a fim.[2]

    • Pensar na pessoa nem sempre é sinônimo de amor, pode ser apenas uma admiração.

    DICA DE ESPECIALISTA

    Jessica Engle, MFT, MA

    Coach de Relacionamento Jessica Engle é uma coach de relacionamento e psicoterapeuta na Área da Baía de São Francisco. Fundou a Bay Area Dating Coach em 2009 depois de receber seu título de Mestra em Psicologia Terapeuta. Jessica também é uma terapeuta de Casamento e Família com mais de 10 anos de experiência.

    Jessica Engle, MFT, MA Coach de Relacionamento

    O amor verdadeiro permanece. Jessica Engle, diretora da Bay Area Dating Coach, avisa: “Os sinais da paixão incluem coisas óbvias, como não conseguir parar de pensar na pessoa, querer estar perto o tempo todo e enxergar um futuro juntos. Mas o sentimento real vai muito além. Quando o amor é verdadeiro, esses sentimentos permanecem por muito tempo.”

  3. 3

    Faça uma lista das coisas que ama nele. Escreva todos os pontos positivos a respeito do rapaz e, ao lado, uma lista das características que você já não gosta tanto (que certamente existem). Amar é saber que a pessoa não é perfeita, mas gostar mesmo assim.[3]

    • Às vezes, só o tempo é capaz de dizer se a pessoa que você gosta é real, e não uma idealização de perfeição sua.
  4. 4

    Analise o que seria capaz de fazer por ele. Uma relação abusiva ou que traz dor não pode ser chamada de amor, mas todos os relacionamentos têm seus altos e baixos.

    Você acha que continuaria amando o cara após uma briga? Ficaria ao lado dele se ele estivesse passando por um momento difícil? Quando se está disposta a passar por todas as adversidades para estar com alguém, é porque existe amor.[4]

    • Ninguém merece passar por traições, abuso psicológico ou violência física para estar com uma pessoa.
    • Se seus pais ou amigos não gostam do moço que você está a fim, converse com eles a respeito. Analise se o sentimento dessas pessoas tem justificativa antes de tomar qualquer tipo de atitude no relacionamento.
  1. 1

    Observe se o sentimento é mútuo. Não sabe se o rapaz sente o mesmo por você? Então pergunte.

    Tudo bem se o relacionamento estiver no início e ele ainda não se mostrar tão apaixonado, tem gente que precisa de um tempo para se envolver por completo. Dê espaço e tente não se mostrar tão apegada.

    Deixe esse amor intenso para o futuro, quando a outra pessoa estiver disposta a retribuir.[5]

    • Você pode estar caindo de amor por alguém que não sente o mesmo, e essa falta de reciprocidade eventualmente vai começar a abrir uma ferida em você. Se você não estiver em um relacionamento, analise se é próxima o suficiente da pessoa para estar tão apaixonada.
  2. 2

    Repense sobre seus sentimentos após um tempo. Se não estiver com a pessoa ou se o relacionamento for muito recente, talvez o sentimento que está vivenciando não seja exatamente amor. Com o passar do tempo, reflita sobre o que sente e converse com o cara sobre a relação de vocês. Caso seja um namoro de muito tempo, é provável que o que sente seja de fato amor.[6]

    • O tempo que alguém leva para se apaixonar varia de pessoa para pessoa. Na adolescência, as emoções são tão intensas que a sensação é a de que você se apaixonou imediatamente. Espere alguns meses antes de declarar seu amor pelo cara.
  3. 3

    Ser tratada com respeito é essencial. Nem sempre é possível escolher por quem se apaixonar, mas uma coisa você pode fazer: não dedicar seu amor para quem não a trata bem.

    Para merecer seu amor, a pessoa precisa ser gentil com você, estar ao seu lado nos momentos em que você mais precisa e jamais assumir qualquer tipo de comportamento abusivo.

    Reflita sobre a maneira que vocês tratam um ao outro.[7]

    • Você merece ser tratada bem a ponto de se sentir uma pessoa melhor e mais confiante.
  4. 4

    Teste o nível de confiança nessa relação. A confiança é uma das coisas mais importantes em um relacionamento e está diretamente ligada ao amor: se você ama, confia. O ciúme é um sentimento natural, mas não em excesso a ponto de abalar a confiança que um tem pelo outro. Faça um teste e observe o rapaz quando vocês estiverem em outro ambiente e veja como ele se comporta.[8]

    • Testar a confiança não significa colocar a pessoa em uma situação delicada. Não peça a uma amiga para flertar com ele para ver como ele reage, por exemplo.
  1. 1

    Converse com seus pais. Por mais madura que você seja ou se sinta, seus pais têm muitos conselhos a dar. Falar com eles sobre seus sentimentos pode ser constrangedor, mas a verdade é que esse tipo de conversa pode ser benéfico para todos. Eles têm experiência e o conhecimento para orientá-la, e essa abertura pode deixá-los mais receptivos à ideia de você estar namorando.[9]

    • Chame seus pais para uma conversa. Diga algo como “Estou passando por uma enxurrada de sentimentos que não são familiares para mim, gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre isso”.
    • Ou “Acho que estou apaixonada. Vocês podem conversar comigo sobre essas novas emoções?”.
  2. 2

    Pegue leve. Você pode estar caindo de amor pelo cara, mas ainda assim é importante ir devagar na relação. Não se apresse para explorar a sexualidade ou para levar o compromisso a um nível mais sério. Aproveite enquanto você é adolescente e não precisa lidar com a pressão da vida adulta.[10]

  3. 3

    Estabeleça limites. Pense no que a deixa desconfortável ou totalmente à vontade na relação. Você pode não ter problema em beijar o gato, por exemplo, mas pode não se sentir à vontade para ir além disso. Quando o casal está apaixonado, a conversa flui com mais facilidade. Fale com seu namorado sobre limites para deixá-lo ciente do que pode e do que não pode.[11]

  4. 4

    Não espere demais do rapaz. Amar alguém também significa respeitar o espaço da outra pessoa.

    Não espere que ele fique à sua disposição 24 horas por dia ou se comprometa com mais coisas do que ele é capaz de administrar.

    Fique feliz ao ver que ele está se dedicando aos estudos e se esforçando para conquistar o que almeja. Se você estiver realmente apaixonada, vai torcer para o que for melhor para ele.[12]

  • Outro sinal de paixonite é quando você vê alguém por quem normalmente se sentiria atraída, mas só consegue pensar na outra pessoa.[13]
  • Antes de se declarar para alguém, tenha certeza de que o sentimento é real.
  • Não fique triste se o interesse não for recíproco. Tente construir um relacionamento de amizade primeiro.
  • Estar apaixonada é maravilhoso, mas não deixe que a relação tome conte da sua vida. Manter a própria individualidade é uma parte importante do relacionamento.
  • Pressão e manipulação não são sinônimos de amor. Se você perceber esse tipo de conduta por parte do cara, saia do relacionamento.

Este artigo foi coescrito por Jessica Engle, MFT, MA. Jessica Engle é uma coach de relacionamento e psicoterapeuta na Área da Baía de São Francisco. Fundou a Bay Area Dating Coach em 2009 depois de receber seu título de Mestra em Psicologia Terapeuta. Jessica também é uma terapeuta de Casamento e Família com mais de 10 anos de experiência. Este artigo foi visualizado 11 793 vezes.

Categorias: Paixão

Esta página foi acessada 11 793 vezes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*