Como Responder Porque Voce Quer Trabalhar Nesta Empresa?

Uma pergunta muito comum feita por um recrutador aos candidatos a uma vaga de emprego é: por que trabalhar nesta empresa? A resposta é determinante e aumenta ou diminui as chances do candidato em relação ao cargo. Veja dicas de como respondê-la e saia-se bem na entrevista de emprego.

Como Responder Porque Voce Quer Trabalhar Nesta Empresa?Ao ser questionado, o candidato deve ser sincero em sua resposta. (Foto: Divulgação).

“Por que trabalhar nesta empresa?” – Revele seus motivos

A vida profissional é repleta de desafios, um desses desafios é conquistar reconhecimento na carreira. Desse modo, todo profissional opta por trabalhar em uma empresa que proporcione condições para que seus objetivos profissionais sejam alcançados

Sendo assim, é importante revelar seus motivos ao recrutador. Seja sincero, comente sobre seus objetivos profissionais e explique como a vaga ofertada pode tornar possível alcançá-los.

Convença o recrutador

Qualificações e experiências profissionais são critérios de desempate durante uma seleção. Por essa razão, quando o recrutador pergunta “Por que trabalhar nesta empresa?”, é necessário convencê-lo que a sua bagagem profissional é mais interessante que a dos demais candidatos.

Veja
abaixo algumas dicas de como responder essa pergunta:

  • “Em minha carreira, atuei em várias empresas desempenhando essa mesma função. Com a minha experiência pude prever algumas situações e projetar resultados reais, de modo que poderia contribuir efetivamente com a equipe que atua nesta empresa.”;
  • “Esta empresa está inserida em um segmento ao qual eu tenho uma vasta experiência. Em outros trabalhos, realizei essa função e, junto aos demais colegas de trabalho, conquistamos ótimos resultados (exemplifique). Sei que posso contribuir com a realização das tarefas do setor, assim como tenho certeza que as experiências que terei aqui também irão agregar muito na minha bagagem profissional”.

É importante demonstrar confiança em sua resposta, porém, sem arrogância, pois a presunção pode ser prejudicial no momento da contratação.

Demonstre comprometimento com o trabalho

Os gestores têm preferência por profissionais comprometidos com o trabalho. Sendo assim, é importante você demonstrar o quão envolvido é com a sua função.

Algumas
respostas interessantes para a pergunta “por que trabalhar nesta empresa?” são:

  • “Através da experiência que a empresa irá me proporcionar, tenho certeza que irei evoluir como profissional. Um dos meus objetivos de carreira é fazer parte de uma empresa como esta, que me possibilitará experiência em ‘tais’ áreas.”;
  • “Sou um profissional comprometido com a função e dou o meu máximo para atingir e superar as metas. Por isso, me sinto capacitado para a vaga que vocês oferecem”.

Aproveite o momento para destacar suas qualidades

Os recrutadores optam por profissionais com determinadas qualidades, saber trabalhar em equipe é uma delas. Dessa forma, se você possui essa virtude, não deixe de destacá-la na entrevista de emprego. Responda:

  • “Sou um profissional muito comprometido com as metas. Entretanto, creio que o trabalho em equipe é essencial para que os objetivos sejam alcançados. Trabalho de modo harmonioso, respeitoso e profissional no relacionamento para com meus colegas de serviço, e atuo de modo a ajudá-los a crescer, como também permito-me crescer com o auxílio deles e com os desafios impostos pela empresa”;
  • “As grandes empresas são reconhecidas por causa das grandes equipes. Sou comprometido com os objetivos estabelecidos pela equipe e busco crescer e contribuir para que ela apresente os melhores resultados”.

Elogie a empresa

Reconhecer que a empresa valoriza os seus colaboradores é algo muito importante em uma entrevista. Por isso, enfatizar esse fator é essencial. Uma boa resposta é:

  • “Esta empresa valoriza a capacidade e o empenho dos colaboradores. Por isso, vejo aqui um ótimo local para desenvolver todo o meu potencial”.

Desejo de evoluir profissionalmente

A evolução profissional passa por várias etapas. Uma delas é o aprendizado obtido com colaboradores mais experientes e que atuam em áreas distintas. Essa é uma boa resposta para aqueles que não possuem nenhuma experiência profissional na área em que a vaga é ofertada. Dessa maneira, ao ser questionado por que trabalhar nesta empresa, pode enfatizar esse fator ao recrutador.

  • “Desde a minha formação, anseio por uma experiência profissional nesta área. Acredito que esse seja o momento mais oportuno, visto que a empresa é reconhecida no ramo e a equipe é altamente capacitada, o que irá contribuir muito com o meu aprendizado e a minha evolução como profissional.”
  • “Esta empresa me fornece todo o suporte para crescer profissional. Aqui tem profissionais que podem me ensinar coisas novas e indicar caminhos para que eu evidencie o meu máximo potencial.”
  • “Meu objetivo é sempre evoluir profissionalmente. Desse modo, trabalhando nesta empresa terei chances de crescer muito mais. O plano de carreira proposto é muito atrativo.”

Muito além da pergunta “por que trabalhar nesta empresa?”

Em um processo seletivo, além da resposta para essa pergunta, outros fatores são levados em conta pelo recrutador: comportamento, vestimenta, disposição, cordialidade, postura, entre outras coisas. Por isso, é importante se preparar também em relação a esses aspectos antes de ir a entrevista de emprego.

Como Responder Porque Voce Quer Trabalhar Nesta Empresa? EMPREGO

As inscrições seguem até dia 30 de abril

Como Responder Porque Voce Quer Trabalhar Nesta Empresa? CONCURSO

Inscrições irão até o dia 3 de maio de 2021

Como Responder Porque Voce Quer Trabalhar Nesta Empresa? Tech e Agro

Profissional busca soluções para problemas que afetam o desempenho do agronegócio

Como Responder Porque Voce Quer Trabalhar Nesta Empresa? VESTIBULAR

As inscrições seguem até o dia 9 de maio

Como Responder Porque Voce Quer Trabalhar Nesta Empresa? EAD Gratuito

O projeto oferece 44 cursos

Como Responder Porque Voce Quer Trabalhar Nesta Empresa? Vestibular

Inscrições vão até o dia 4 de junho

Como Responder Porque Voce Quer Trabalhar Nesta Empresa? Home Office

No dia 11, a empresa realizará uma feira virtual com os candidatos

Como Responder Porque Voce Quer Trabalhar Nesta Empresa? Preparação

Saiba priorizar as vagas de trainee realmente compatíveis com seus objetivos de carreira

Como Responder Porque Voce Quer Trabalhar Nesta Empresa? CONCURSO

As vagas seguem disponíveis até o final de 2021

TRAINEE

As oportunidades são para a cidade de São Paulo

Curso online

Inscrições vão até o dia 10 de maio

ESTÁGIO

O programa oferece 35 vagas, distribuídas em diversas cidades do país

Compreensão dos termos técnicos

A apresentação segue o formato de um dicionário

VESTIBULAR

É exigido que os candidatos tenham ensino médio completo e domínio da Língua Brasileira de Sinais

ESTÁGIO

Há vagas para estágio em Administração, Financeiro, Produção, Qualidade, Compras e Manutenção

Ver mais

Perguntas de entrevista: por que você quer trabalhar aqui? Como responder?

O que dizer quando o recrutador diz: “por que você quer trabalhar aqui” é o tema do 3º episódio da nossa websérie sobre perguntas de entrevista de emprego

Como Responder Porque Voce Quer Trabalhar Nesta Empresa?

São Paulo – “Por que você quer trabalhar aqui?”.  Esta pergunta de entrevista de emprego é o tema do terceiro episódio da websérie Entrevista na Prática, produzida pelo Na Prática para a VOCÊ S/A.

No primeiro episódio, falamos quais são as perguntas mais comuns de entrevista de emprego e no episódio dois tratamos da pergunta: Quais são seus hobbies. Se você perdeu pode conferir aqui 1º episódio e aqui o 2º episódio.

Vamos então às dicas da gerente de gente e gestão da Fundação Estudar, Patrícia Aguiar, sobre como responder à questão tema deste terceiro episódio:

Quando o recrutador pergunta: por que você quer trabalhar aqui ele quer saber várias coisas sobre o profissional. Esta pergunta tem ganho mais importância nas entrevistas de emprego, segundo Patrícia.

“Primeiro: o quanto você está preparado e conhece sobre a cultura da empresa e também o quanto você pode agregar como colaborador e se você está indo pelos motivos certos para aquela companhia”, diz Patrícia.

Um termo que os departamentos de recrutamento passaram a adotar vem emprestado do Tinder, o aplicativo de relacionamentos.

“É match, que o fit cultural, ou seja, o quanto que você realmente combina com a cultura daquela empresa.

Na sua resposta o recrutador vai tentar identificar pontos que combinem ou não combinem com os comportamentos para uma pessoa daquela empresa”, diz Patrícia.

Uma dica é encontrar pontos em comum com você nos valores e na missão da empresa. Se você, ao longo do processo descobrir que o jeitão de trabalhar daquela empresa tem tudo a ver com quem você é realmente vai ficar mais fácil responder a esta pergunta.

  • “Agora, se você perceber, com a sua pesquisa, que não tem nada a ver talvez seja um ponto importante para você se questionar se você realmente precisa fazer essa entrevista ou não”, diz Patrícia.
  • O entrevistador quer saber se você combina com a empresa porque esse é um fator fundamental na felicidade no trabalho e, consequentemente, no desempenho do profissional, o que afeta os resultados da empresa.
  • Na hora de responder é interessante fazer uma conexão entre a necessidade da empresa e como você pode ajudar a resolver essa demanda da vaga de emprego. No vídeo abaixo, Patrícia dá um exemplo de como um candidato a uma vaga de emprego numa startup poderia responder a esta pergunta de entrevista de emprego:

Por que o autoconhecimento é importante? “Ampliar a visão de si mesmo dentro e fora do ambiente de trabalho permite fazer escolhas mais alinhadas com o que você quer para a vida”, disse à reportagem, Wilma Dal Col, diretora do ManpowerGroup.

  1. Autoconhecimento é o ponto de partida para o desenvolvimento de aptidões como criatividade, colaboração, flexibilidade, pensamento crítico, capacidade de trabalhar sob pressão e resolução de problemas complexos, todas as habilidades obrigatórias para quem deseja evoluir na carreira, de acordo com relatório do Fórum Econômico Mundial.
  2. Uma das principais dúvidas dos candidatos é : o que falar numa entrevista de emprego. Candidatos com autoconhecimento serão capazes de responder a questões como, por exemplo:
  3. Qual o seu sonho?
  4. Onde você se vê daqui 5 e 10 anos?
Leia também:  Como Saber A Quem Pertence Matricula Automovel?

Com essas questões, os entrevistadores conseguem analisar o nível de autoconhecimento e a coerência do candidato com base nas informações sobre o que ele já fez na carreira, o que está fazendo e o que diz buscar para seu futuro profissional. “ Ele vai notar se há um alinha de raciocínio estruturada nas respostas”, diz Patrícia.

  • Uma questão que aparece com bastante frequência diz respeito aos resultados alcançados
  • Quais as suas principais conquistas?
  • . O que está sendo avaliada é a autopercepção do candidato, ou seja, como

“Outro ponto que nós adoramos explorar é a curiosidade intelectual”, diz Patrícia. O objetivo é saber como o profissional busca conhecimento e quais são os temas de interesse.

Perguntas relacionadas a situações difíceis dentro da empresa são utilizadas para avaliação do nível de maturidade e de inteligência emocional. A dica é pensar em como situações de conflito podem evoluir para um resultado positivo. A oportunidade é de expor o que pode ter sido aprendido com a situação e como essa lição pode servir para outras situações, segundo a especialista.

Na hora de falar sobre seus passatempos e hobbies, a primeira dica da Patrícia Aguiar, gerente de gente e gestão da Fundação Estudar, é ir direto ao ponto e ajudar o recrutador a montar o seu perfil.

Ela recomenda escolher uma atividade que você pratique com certa frequência e que traga algum conhecimento ou exercite alguma habilidade em você. Por exemplo, se eu seu passatempo favorito é fazer caminhadas, você pode destacar virtudes como disciplina para exercícios físicos e esforço, se você tiver o hábito de ir aumentando gradualmente a distância percorrida.

Os benefícios que um hobbie pode trazer para a vida profissional foram comprovados cientificamente.

Uma pesquisa realizada por professores da Austrália, da China e de Hong Kong, publicada na revista científica Journal of Applied Psychology, mostrou que o que você faz à noite, fora do trabalho, pode ter uma influência positiva em sua carreira e o tema foi tratado na Você S/A, na reportagem publicada no ano passado: Diga-me seu hobby que direi o quanto produz no trabalho

“Já tenha na cabeça, antes de ir para a entrevista de emprego, qual o seu hobbie hoje e como ele ajuda você a crescer de alguma forma”, diz Patrícia.

E se o seu hobbie for assistir filmes e séries na Netflix? Também é possível explicar esse passatempo de forma mais interessante. “Tenha em mente se você gosta mais de mistério pelo lado investigativo ou se você gosta de coisas mais leves porque isso te ajuda a recarregar as energias durante um fim de semana”, explica a gerente da Fundação Estudar.

Outras atividades que podem ser citadas no contexto dessa pergunta de entrevista de emprego são escrever, viajar, fazer trabalho voluntário, praticar exercícios físicos, aprender um novo idioma.

Mas, só vale se for verdade. Mentir no currículo ou na entrevista é o pior erro que um candidato pode cometer. “Todo recrutador está treinado para captar mentira durante a entrevista”, diz Patrícia.

Como um recrutador faz para saber se o candidato está mentindo?

  1. O livro “Manual do Entrevistador Investigativo Moderno”, publicado pelo Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental, traz algumas técnicas usadas por entrevistadores.
  2. Estas táticas para detectar mentiras já foram usadas em 4 mil entrevistas
  3. Fonte e Créditos:
  1. Por Camila Pati

  2. access_time14 fev 2020, 16h25 – Publicado em 13 fev 2020, 10h58

  3. vocesa.abril.com.br/carreira/como-responder-a-pergunta-por-que-voce-quer-trabalhar-aqui/?fbclid=IwAR09_1hUbjBqif0qruMKIOwn5ZZRiJgyUIj6Ph4iztXljtXbZ-aqHFYvPRg

Por que Você Quer Trabalhar Nesta Empresa? Como Responder Agora!

Para responder corretamente “por que você quer trabalhar nesta empresa?”, você precisa simplesmente saber montar um quebra-cabeças. Se souber, essa pode ser a resposta mais fácil da entrevista de emprego.

É como juntar peça por peça e montar o enigma. Simples assim!

Porém, muitos candidatos por falta de informação ou preguiça, não fazem a lição de casa. Não tem paciência para fazer o levantamento dessas informações e por isso, chegam na entrevista e não conseguem ser contratados.

Fique tranquilo, vou revelar para você o passo-a-passo de forma simples e objetiva para que você elabore sua resposta rapidamente e torne a pergunta, por que você quer trabalhar nesta empresa, a pergunta mais fácil da entrevista de emprego.

Você só precisa de um caderno de estudo para anotar todas as informações importantes deste artigo mais aquelas ideias que surgirem na sua mente ao terminar a leitura. Dessa forma, tenho certeza que vai aprender como responder facilmente essa questão.

Continue Lendo Para Ver Mais Sobre:

    • Erros Simples Cometidos Por 90% Dos Candidatos
    • Por que Você Quer Trabalhar Nesta Empresa? Resposta
    • Exercício Para Memorização

Lição De Casa

Essa é uma daquelas respostas que você só precisa fazer a lição de casa para responder corretamente. Quando falo em lição de casa estou falando em “estudar a empresa”.

Quanto mais você estudar a empresa, sobre a empresa, mais fácil será para juntar as peças do quebra-cabeça.

Seja um detetive paciente, não vá para entrevista de emprego antes de fazer a sua lição de casa.

Seu trabalho é simples: (não é Fácil é Simples)

    • Pesquise tudo sobre essa empresa
  • Fazendo este levantamento de informações e colocando essas informações no seu caderno de estudo você já tem 90% da sua resposta.
  • Independente do setor que você atue, essas informações são de contexto geral, serve para qualquer área.
  • Você pode até estar pensando, mas e se eu não sei qual é a empresa?
  • No meu ponto de vista, candidatos que se atiram no escuro sem ter informações sobre a empresa, tem 99% de chances de serem reprovados na entrevista de emprego.

Porém, a única saída ao meu ver é estudar muito o segmento, a função, principalmente para quem está iniciando.

Para quem já tem boa experiência é um pouco mais fácil, mas precisa manter-se atualizado.

Erros Simples Cometidos Por 90% Dos Candidatos

Caso você tenha respondido algumas das resposta abaixo, não fique preocupado, não está 100% errado, porém diante a concorrência essas podem ser respostas sem uma base verdadeira.

Respostas muito genéricas, tipico de quem não se preparou adequadamente para entrevista de emprego.

Veja o casos abaixo:

Por que você quer trabalhar nesta empresa?

    • Por que essa é uma empresa maravilhosa
    • Por que o plano de carreira é incrível
    • Por que sempre desejei trabalhar em uma empresa de grande porte
    • Por que quero crescer na vida
    • Por que meus amigos falam bem da empresa
  1. Não cometa você também o erro de dar respostas simplistas, pois essa é uma pergunta que envolve seu futuro profissional, sua carreira, sua vida.
  2. O recrutador vai perceber que você está inventando uma resposta qualquer somente para não ficar calado, ou que você copiou uma resposta da internet que na verdade serve para outro ramo de atividade e não para a atual empresa.
  3. Por este motivo não esqueça de fazer a sua lição de casa!

Por que Você Quer Trabalhar Nesta Empresa? Resposta

Primeiramente caro candidato, é importante deixar claro que não existe uma resposta padrão para essa questão. Cada entrevista de emprego é única, você não pode cometer o erro de achar que sua resposta serve para várias empresas.

  • Já prestei consultoria para vários candidatos e este é um problema comum para quem está com pressa em conseguir emprego.
  • Costumo falar que os candidatos precisam estar apaixonados pela empresa, a qual desejam trabalhar, só assim conseguirão ser verdadeiros na entrevista de emprego e destacar-se dos seus concorrentes.
  • O recrutado está em busca de profissionais que demonstrei isso, que tenham esse diferencial, por isso você precisa prestar atenção nesse detalhe.
  • Outro ponto importante é você se auto-conhecer, precisa saber quais são seus pontos fortes e quais são seus pontos fracos, precisa realmente saber qual é o seu diferencial e como você pode ajudar a empresa.
  • Feito isso, agora é só juntar as informações que você levantou da empresa e construir sua justificativa de forma embasada na empresa.

Vamos ver um exemplo:

Empresa do ramo de moveleiro, que atua no Brasil, com mais de 50 anos, reconhecida pela qualidade da prestação de serviço e dos seus móveis. Preza muito a qualidade de vida de seus funcionários e é muito generosa para equipe. Prioriza bem estar e trabalho em equipe e o desenvolvimento do empreendedorismo dentro da empresa.

Por que você quer trabalhar nesta empresa?

    • Sempre gostei muito de viajar, acredito que isso veio das experiências que tive na infância e na faculdade, onde tive a oportunidade de organizar o passeio de formatura da turma. Gosto muito de estar entre pessoas, de dar risada com o pessoal e descontrair o ambiente, tenha muita facilidade em trabalhar em grupo. Eu já me vejo fazendo parte desta equipe pois todos os princípios desta empresa vem de encontro aos meus, tenho certeza que vou me adaptar rapidamente e com certeza mostrar todo meu potencial em prol do crescimento desta empresa.
  1. Você pode pegar como base este exemplo que deixei para você, mas não copie, pois é uma exemplo fictício que criei sobre uma empresa que não existe.
  2. Porém você pode perceber que usei das informações levantadas sobre a empresa para criar minha resposta, não precisei inventar nada, apenas contei um pouco sobre minha experiência profissional e minha vida, mostrei como tudo está ligado diretamente a empresa.
  3. Esta é visão que você precisa ter para criar a sua resposta.
  4. Caso tenha alguma dúvida, pode deixar seu comentário abaixo deste artigo que vou responder o mais breve possível.
  5. Se preferir falar comigo por e-mail, basta clicar aqui e enviar sua dúvida.
Leia também:  Como Se Chamava A Atividade Que Permitia A Conservação Dos Alimentos Em Sal?

Exercício Para Memorização

  • Se você leu os outros artigos aqui do site, deve ter percebido que na maioria deles sempre destino a parte final do artigo para os exercícios.
  • Acredito que sem eles, é praticamente impossível se ter resultados concretos.
  • Por isso, principalmente para entrevista de emprego se você deseja responder corretamente o recrutador você precisa exercitar suas respostas.

Compre um caderno, faça anotações de cada questão, releia, escreva suas respostas, reescreva, treine.

Só assim vai gravar e não decorar suas respostas!

Alias, caso você não saiba quais são as principais perguntas e como responder, acesse este artigo: Perguntas e Respostas Da Entrevista De Emprego.

“Por que você quer trabalhar nesta empresa?” – A resposta certa para esta pergunta

Em outro post deste blog eu convidei o leitor a imaginar (ou relembrar) aquela cena clássica da entrevista de emprego, na qual o contratante nos faz diversas perguntas sobre a nossa vida pessoal e nossas aspirações. Geralmente, ele nos pergunta sobre nossos pontos fortes e pontos de melhoria, sobre nossa vida pessoal e, muitas vezes, também nos pergunta por que queremos trabalhar naquela empresa.

Essa também é uma pergunta “batida”, mas para a qual a gente dificilmente tem uma resposta pronta, estudada e pensada antes da entrevista.

É claro que no cenário econômico atual do nosso país, com quase 14 milhões de desempregados, o motivo que leva boa parte das pessoas a querer trabalhar na empresa em que está sendo entrevistado é óbvio: sair da fila do desemprego.

E esse motivo não diminui a competência da pessoa que está procurando trabalho, assim como não diminui a importância da pergunta.

Só que há casos em que as pessoas estão procurando por crescimento profissional e, por isso, planejam uma mudança de emprego a fim de que essa transição profissional signifique uma promoção. Então, ela sai à procura de melhores oportunidades e é justamente aí que mora o perigo.

Muitas pessoas associam o termo “crescimento profissional” a um cargo melhor do que estão ocupando e/ou um salário maior do que recebem atualmente. Até aí, tudo certo. O problema é que quando focamos somente no cargo melhor ou no salário maior, corremos o risco de deixar de lado outros pontos fundamentais que vão determinar o sucesso da pessoa que está prospectando esta vaga melhor.

É nesse ponto que entra a importância da pergunta que dá título a este texto, pois é preciso que a gente saiba que outros motivos (além do cargo e do salário) nos fazem querer trabalhar na empresa onde estamos sendo entrevistados.

Considero de suma importância que a gente avalie bem a empresa para a qual estamos nos candidatando a trabalhar. Aprendi isso há alguns anos, quando eu estava auxiliando no processo seletivo para o cargo de Gerente Industrial em uma empresa para a qual prestava consultoria.

A pedido do proprietário da empresa, eu estava acompanhando as entrevistas que estavam sendo conduzidas por ele, a fim de podermos debater posteriormente a respeito das nossas impressões sobre os entrevistados e definir quem seria o candidato ideal.

O que chamou a minha atenção durante aquelas entrevistas, foi o fato de ele querer saber porque os candidatos estavam interessados em trabalhar em sua empresa. Veja bem: tratava-se de um cargo de Gerente Industrial, ou seja, de grande importância estratégica para a organização.

Acontece que somente um candidato conseguir responder bem aquela pergunta. E eu lembro até hoje, que ele disse que havia estudado a empresa, os produtos que ela fazia e que conhecia algumas pessoas que lá trabalhavam.

Havia perguntado a essas pessoas o que tinham achado de trabalhar naquela indústria. Como a avaliação do candidato foi positiva, ele falou para nós durante a entrevista que tinha motivos de sobra para querer trabalhar lá.

Adivinhe quem foi o escolhido para a vaga?

Lembro desta história sempre que alguém vem falar comigo sobre entrevistas de emprego.

E por causa disso, sempre dou a mesma dica: estude a empresa, procure avaliar como é o clima organizacional do lugar onde você vai trabalhar, quem serão seus colegas e seu líder.

Procure saber como está a situação financeira da empresa e, acima de tudo, esteja pronto para responder porque você quer trabalhar lá!

O que responder em “Porque quero trabalhar nesta empresa”

José Roberto Marques*

Em entrevistas de emprego, saber justificar “porque quero trabalhar nesta empresa”, é uma resposta que você precisará ter praticamente na ponta da língua. Digo isso porque de modo geral este é um questionamento que todos os selecionadores sempre fazem nos processos seletivos na intenção de escolher o perfil certo e mais condizente com as necessidades organizacionais.

Esta pergunta serve para avaliar quais são os objetivos profissionais do candidato, sua clareza em relação à empresa e, especialmente, o que ele tem a oferecer a organização caso seja escolhido. Como tal, é um momento que pode ser decisivo para a contratação ou não do futuro colaborador.

Por isso mesmo é importante se preparar para responder este questionamento, e realmente passar a imagem que a empresa espera. A grande questão que assola os candidatos é que não existe uma resposta padrão, uma vez que cada contratante busca características e habilidades diferentes, que exigem respostas diferentes também.

  • O ideal em sua entrevista de emprego é ser autêntico e verdadeiro sobre si mesmo, não inventar personagens ou mentir, e apresentar uma resposta condizente com o seu eu profissional.
  • “Porque Quero Trabalhar Nesta Empresa” – 3 Inspirações Para Respostas
  • 1 – Porque eu sou um profissional determinado, proativo e comprometido e já me vejo aqui, trabalhando e colaborando com meus conhecimentos e experiências na área X para que a empresa cresça ainda mais e conquiste grandes resultados.
  • 2 – Porque eu quero fazer parte de uma empresa que tem tradição de mais de 100 anos no mercado, que é conhecida por sua excelência e inovação, que cresceu 20% em meio à crise, que investe no desenvolvimento dos seus profissionais e que acredita em talentos como eu.

3 – Porque eu acredito que esta empresa é um lugar onde os profissionais são valorizados e têm oportunidades de mostrar seu potencial e talentos.

Eu quero ter esta chance e colaborar com minhas experiências, habilidades, conhecimentos e dedicação para que a organização continue crescendo e obtendo sempre grandes resultados.

Minha intenção é crescer junto e também ter sucesso em minha carreira fazendo parte desta equipe.

Estes são inspirações e exemplos de respostas que você pode usar para dizer “porque quero trabalhar nesta empresa” e sair-se bem na entrevista do seu emprego.

Logicamente são sugestões, ou seja, fique à vontade para construir sua própria resposta levando sempre em conta seus diferenciais e argumentos que englobem seus conhecimentos sobre as qualidades da empresa e que mostrem como esta junção de forças, sua e dela, vai impulsionar os resultados.

*José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.

Entrevistas: Por que você quer trabalhar nesta empresa?

  • Já escrevi aqui no blog sobre a fase de entrevistas dos programas de trainee, mas não cheguei a comentar em detalhes quais são as perguntas mais comuns desta etapa.
  • Todos que acompanham o VT já estão cansados de saber que não existe uma resposta certa ou ideal, mas acredito que algumas dicas podem ajudar a “dar um norte” a vocês, desde que, em vez de falas prontas e impessoais, suas respostas transmitam sinceridade e autenticidade.
  • Leia também:
  • Entrevistas: Quais são os seus pontos fortes?

Por que você quer trabalhar nesta empresa?

Parece óbvio, mas só responde bem essa pergunta quem realmente quer trabalhar em uma determinada instituição.

É preciso ter em mente que jamais a sua resposta a essa pergunta poderá ser a mesma para empresas diferentes. Assim, é necessário refletir sobre o que faz com que você prefira a organização em questão e não outra.

Esse aspecto é ainda mais importante para o cargo de trainee, pois sempre acontece de algum candidato aprovado desistir “de repente” da vaga, em pleno processo de admissão, por ter sido convocado pela empresa em que realmente desejava trabalhar.

Desse modo, essa pergunta nunca deve ser respondida de forma vaga e genérica, com frases do tipo:

  • Porque eu quero trabalhar em uma empresa de grande porte e multinacional;
  • Porque aqui há boas oportunidades de crescimento;
  • Por conta do plano de carreira da empresa;
Leia também:  Como Ver Onde Esta O Aviao?

Entendam, não é que vocês não possam falar sobre isso também, mas não só. Imaginem uma conversa entre dois amigos sobre uma viagem de intercâmbio:

João: Por que você escolheu a Inglaterra?Maria: Porque eu queria viajar para um lugar que falasse inglês.João: Ora, mas existem vários países que falam esse idioma…Maria: É que eu também queria ver a neve… Eu nunca vi a neve.

João: Tudo bem, então a Jamaica está fora da lista, mas você ainda poderia ir para muitos lugares, como o Canadá ou os Estados Unidos.

Maria: Ah, mas eu queria estar perto de outros países da Europa, pois sempre quis conhecer o Velho Mundo, com seus castelos medievais, museus, catedrais e sítios históricos.

Viram como no final desse diálogo o motivo ficou muito mais pessoal e específico?

O mesmo raciocínio deve ser aplicado à sua escolha profissional. Existem diversas companhias que são “grandes” ou ainda “multinacionais” e com um excelente plano de carreira, especialmente quando nos referimos àquelas que possuem programas de trainee. No entanto, existem pouquíssimas que fornecem aquele algo a mais que você está buscando.

Portanto, é necessário trazer à tona os diferenciais que tornam aquela empresa única para você. Mais do que isso, é essencial estar preparado para explicar essa percepação em mais detalhes:

Recrutador: Por que você quer trabalhar conosco?Candidato: Tenho grande admiração por vocês… Consumo os seus produtos desde criança.

Recrutador: É mesmo? Quais produtos? (parece ridículo, mas muitos candidatos citam exemplos de concorrentes)Candidato: Além disso, eu me identifico muito com os seus valores.

Entrevistador: E com qual valor você mais se identifica e por quê?Candidato: (cri cri cri = silêncio constrangedor)

Não adianta procurar “respostas prontas” na Internet.

É preciso pesquisar de fato sobre a organização, seu segmento de atuação, concorrentes, missão, valores e metas para os próximos anos, pois é assim que você poderá falar sobre como se identifica com a sua cultura e como poderá contribuir para que a companhia alcance os seus objetivos, além de compartilhar suas expectativas em relação ao trabalho que irá desempenhar.

É claro que, para conseguir listar todos esses pontos, é necessário primeiro conhecer a si mesmo. Nunca é demais lembrar que o autoconhecimento é essencial para tudo que se refere à sua carreira.

Por isso, não deixe para fazer toda essa “imersão existencial” na hora da entrevista. Prepare-se para esse momento.

  1. Pode ser que no final das contas nem lhe perguntem isso, mas esse exercício de reflexão é fantástico para que você se lembre porque aquela é mesmo a sua empresa dos sonhos, o que certamente irá lhe deixar ainda mais entusiasmado para o encontro com o recrutador ou gestor.
  2. Porque, na verdade, a resposta em si nem importa tanto assim: o que o entrevistador quer mesmo é ver o brilho dos seus olhos ao responder a essa indagação.
  3. Você sabe o que é uma Entrevista por Competências? Saiba como se preparar ouvindo o episódio abaixo do nosso podcast:
  • VTcast#61: Entrevista por Competências

Dicas para entrevista de emprego

Não é fácil conseguir uma entrevista, muito menos um emprego. Da entrevista que o candidato poderá conseguir o tão sonhado emprego. Mas antes disso, é preciso ser aprovado nesta entrevista. Então, em meio a tantos candidatos aparentemente preparados, como ser aprovado na temível entrevista de emprego?

 Num processo de seleção, o escolhido sempre será aquele que responde ao entrevistador aquilo que ele quer ouvir, que o surpreende que mostra uma enorme segurança e competência para exercer a função.

 Aqui estão algumas dicas para se dar bem em uma entrevista:

1) Desligue o celular

Caso tenha esquecido e o celular toque, desligue-o imediatamente e nem olhe quem ligou. Mostre que o celular é a coisa menos importante do mundo naquele momento. Você passará a impressão que estar na entrevista de corpo e alma é sua prioridade.

2) Não fale mal do emprego anterior nem de colegas ou superiores

Se você falar mal, passará a impressão que fala mal de todas as empresas e um dia falará mal daquela empresa também. Se você não estava se dando bem com os colegas ou se você percebeu algumas coisas na empresa que não lhe agradava, diga que os seus objetivos e os objetivos organizacionais não estavam de acordo, por isso preferiu sair.

3) Não seja tagarela

Se o entrevistador te perguntar algo, responda, sem rodeio. Dê respostas de no máximo um minuto e meio. Muitas pessoas acabam se perdendo quando o entrevistador diz: Fale um pouco sobre você.

Alguns candidatos começar a contar a história do namorado, cachorro, tataravó, vizinho, sua infância, etc. Fale o essêncial.

Fale como era seu relacionamento com os colegas na escola, faculdade, suas expectativas para o futuro e o mais importante: Sua expectativas quanto seu futuro profissional da empresa.

4) Olhe nos olhos do entrevistador

Se você não fixar os olhos nele, você passará insegurança, timidez, falta de “garra”. Olhar nos olhos transmite confiança, liderança, responsabilidade. Todo entrevistador tem a mania de achar que o candidato que desvia o olhar com muita freqüência é muito inseguro e está com medo de algo. Olhar nos olhos dele é um bom caminho andado.

5) Se pareça com a empresa

Pesquise a empresa, veja como os funcionários se vestem, grave a missão, visão e valores da empresa. Se você vai à entrevista parecido com a empresa, é meio caminho andado. Passará a impressão que você tem muito coisa haver com a empresa.

6) Dê a resposta certa

Quando o entrevistador pergunta: Porque você quer trabalhar nesta empresa? Muitos respondem: Por que me sinto capaz de contribuir para o desenvolvimento desta empresa.

Poucos ou nenhum responde: Porque quero fazer parte de uma empresa que é socialmente responsável e tem como um dos seus valores a responsabilidade sócio-ambiental, que nos últimos anos vem contribuindo com 2% do faturamento anual com obras sócio-ambientais.

Respostas como esta fazem o entrevistador ficar encantado. Pesquise e empresa e mencione informações importantes para ela na hora da entrevista.

7) Não atrase

Chegue à empresa de 20 a 30 minutos antes do horário marcado. Um dia antes, visite a empresa, para saber quanto tempo você precisará para chegar lá. Se você atrasar no dia da entrevista, passará a impressão que você é indisciplinado. Se chegar atrasado, terá 80% de chance de não passar.

8) Cuidado com os gestos. O corpo fala

Quando entrar na sala de entrevista, vá com o corpo reto, cabeça erguida. Aperte a mão do entrevistador com firmeza. Sente-se com a coluna reta. Quando o entrevistador fala: Fique a vontade. Muitos candidatos se reprovam.

Vários colocam o cotovelo na mesa, ficam “esparramados” na cadeira, até pede a balinha que está na mesa do entrevistador. Geralmente o profissional que está conduzindo a entrevista fala isso de propósito mesmo.

Se você se comportar de forma adequada, tendo bastante cautela com os gestos, posturas e palavras, terá uma enorme chance de ser aprovado.

9) Quando o entrevistador diz: Me diga um defeito

Diga a verdade e exemplifique reforçando quais ações que você está tomando para melhorar. Por exemplo: não domino inglês, mas estou fazendo um curso de inglês aos finais de semana. Sempre diga o defeito e o que está fazendo para melhorar.

10) Cuidado com as pegadinhas

O entrevistador pode fazer uma mesma pergunta de várias formas diferentes. Ele pode lhe perguntar no inicio da entrevista: Porque você quer trabalhar nesta empresa? E você responde: Porque acredito no meu potencial e os objetivos organizacionais tem muita semelhança com meus objetivos pessoais.

E depois de algum tempo, ele pode lhe perguntar: O que motivou você a vir para esta entrevista: Ai você responde: Porque estou a dois meses desempregado e preciso muito do emprego. Neste momento você acabou de falar que você na verdade não tem nada haver com e empresa. Só quer mesmo é trabalhar. E não se iluda: Trabalhar várias pessoas querem.

Fazer realmente parte da empresa poucos desejam.

A entrevista é a etapa decisiva para quem está procurando emprego. A etapa mais temida dos candidatos. Por isso, muito cuidado com o que vai falar.

Seus atos e suas respostas poderão te dar um bom emprego como também fechar uma porta para uma ótima oportunidade.

A entrevista trata-se de uma entrevista de emprego, portanto, as respostas devem ser profissionais, não pessoais. Cuidado com o que vai falar.

Boa sorte!

Joaquim Oliveira

(23)Loading…

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*