Como Responder Na Entrevista Porque Devo Te Contratar?

Em um processo de recrutamento de funcionários para uma empresa, no momento da entrevista para o cargo, é comum o empregador fazer a pergunta: Por que devo te contratar?

A resposta para essa pergunta é sempre decisiva, pode garantir a vaga ou excluir o candidato do processo seletivo. O entrevistado deve tomar muito cuidado com as palavras que utiliza para justificar o porque dele ser o profissional ideal. É preciso ser convincente, mas sem ser arrogante.

Como Responder Na Entrevista Porque Devo Te Contratar?Se prepare para responder todas as perguntas de uma entrevista de emprego. (Foto: Divulgação).

Se você tem dúvidas a respeito dessa etapa, veja o texto abaixo e saiba como arrasar na entrevista de emprego.

O empregador quer contratar o melhor profissional

A pergunta que traz o título do texto, é comum na etapa de entrevistas de um processo seletivo. Para compreender melhor como acontece o seleção de novos funcionários, conheça a ordem de como funciona o recrutamento:

  • Divulgação da vaga;
  • Recebimento de currículos;
  • Entrevista com profissionais do setor de Recrutamento & Seleção (psicólogos);
  • Dinâmicas e testes cognitivos;
  • Entrevista com o gestor do setor em que a vaga é ofertada;
  • Exames médicos;
  • Admissão.

A partir do recebimento e análise de currículos, todas as etapas são eliminatórias. Apenas currículos de profissionais que possuem os pré-requisitos básicos para a vaga são selecionados para a primeira entrevista. Somente candidatos com bom desempenho na primeira entrevista são convidados para a próxima etapa e assim por diante.

Ao final do processo seletivo, restam apenas dois ou três candidatos. Então, o gestor e o psicólogo analisam todo o histórico dos candidatos finalistas no processo seletivo e avaliam qual está mais apto para a vaga ofertada.

O processo seletivo pode funcionar de outra forma, mas, no geral, acontece sempre em muitas etapas, pois o objetivo do empregador é conhecer muito bem cada candidato e encontrar o melhor profissional disponível no mercado.

Por que devo te contratar: o que responder?

A entrevista é momento em recrutador utiliza para conhecer melhor o profissional. Além de confirmar o que há no currículo, ele quer entender a vida do candidato, suas preferências, seu comportamento e sua personalidade. Portanto, é importante se preparar, controlar o nervosismo e ser muito sincero em todas as respostas para não passar uma imagem inverídica de você mesmo.

Em dado momento do processo seletivo, o recrutador já conhece o candidato, mas quer confirmar algumas habilidades do mesmo. Quando ele pergunta “por que devo te contratar”, não quer dizer que ele não saiba das suas qualidades, mas sim que deseja ver como você as descreve, se você tem facilidade em construir um argumento e até mesmo de ser persuasivo.

Por este motivo, é muito mais comum que essa pergunta seja feita em processos seletivos para vagas da área de vendas e comércio.

Não há uma resposta certa para a pergunta “por que devo te contratar?”. Isso porque cada candidato possui experiências diferentes e cada um tem suas próprias qualidades e habilidades no exercício da função. O segredo para uma boa resposta, neste caso, está em focar em você e na sua trajetória profissional.

  • Confira dicas de como se preparar para responder o recrutador da melhor forma possível!
  • 1 – Estude seu currículo
  • Analise a sua trajetória acadêmica e escolha um fato de destaque, como uma pesquisa que foi desenvolvida, uma premiação, entre outros, para destacar no momento da entrevista. É importante que esse destaque tenha alguma ligação com a vaga ofertada;
  • 2 – Enfatize suas experiências

Se você tem experiência na área em que a vaga é ofertada, não deixe de detalhar isso ao recrutador quando for solicitado. Conte sobre a sua rotina no antigo emprego, quais programas utilizava para realizar suas atividades e quais técnicas desenvolveu para otimizar o seu trabalho.

3 – Habilidades

Não só de títulos vive um profissional. Dessa forma, se você não tem experiência profissional, por mais que tenha apresentado sucesso como estudante e tenha diplomas, é essencial relatar o que você sabe fazer bem. Vale destacar que essas habilidades devem condizer com a vaga almejada;

4 – Destaque suas qualidades

Não tenha receio de destacar suas qualidades. Com cuidado para não passar a impressão de prepotência, exponha quais são suas facilidades no ambiente de trabalho, como, por exemplo, boa comunicação, bom relacionamento interpessoal, proatividade e flexibilidade.

No entanto, esteja preparado para exemplificar essas qualidades, caso seja necessário. Alguns recrutadores pedem que o candidato conte sobre um momento de sua vida profissional em que as qualidades citadas fizeram a diferença no trabalho individual e em equipe.

5 – Demonstre interesse pela vaga

O objetivo do recrutador é encontrar um profissional qualificado e disposto a cumprir com todas as exigências da empresa. Deixe claro que você está de acordo com o salário ofertado e, principalmente, com os horários de trabalho.

Leia também:  Como Se Vingar De Um Homem Que Te Usou?

6 – Esteja confiante

No dia da entrevista deixe a timidez de lado e demonstre que está confiante. Candidatos que demonstram vergonha ao falar sobre si e sobre a própria trajetória profissional, não se destacam nos processos seletivos.

Como Responder Na Entrevista Porque Devo Te Contratar?Demonstre confiança durante a entrevista de emprego. (Foto: Divulgação).

O que não responder ao recrutador

  1. Agora que você já sabe como se preparar para responder à pergunta “por que devo te contratar”, é importante que também entenda o que não deve, em hipótese alguma, ser mencionado na resposta.

    Veja:

  2. 1 – Problemas pessoais
  3. Um erro muito comum entre candidatos para vagas de emprego é justificar problemas pessoais como um motivo para ser contratado.

    Portanto, não use argumentos como necessidade de dinheiro, quitação de dívidas, entre outros;  

  4. 2 – Crítica a outros empregadores
  5. Você pode ter se decepcionado com o seu antigo trabalho ou não ter tido o seu esforço e desempenho reconhecido pelo seu ex-chefe, porém, isso não deve ser mencionado na entrevista de emprego.

Se prepare para a entrevista

O fato de conhecer a empresa e saber os requisitos para a vaga pode te ajudar no momento da entrevista, já que as perguntas, normalmente, giram em torno das exigências para a função e sobre como você pode contribuir para que ela seja desempenhada da melhor maneira possível.

Portanto, conheça outras perguntas que costumam fazer parte de uma entrevista de emprego. E lembre-se que em cada resposta, você será avaliado e confrontado, portanto, seja sincero durante todo o processo seletivo.

É interessante também fazer um estudo sobre a empresa recrutadora, saiba qual é a sua missão e valores, se ela participa de projetos sociais, qual o perfil dos colaboradores admitidos e quais são seus parceiros de mercado. Munido de informações sobre a empresa, você será reconhecido como o candidato que realmente tem interesse em fazer parte do time de colaboradores.

Invista na sua imagem pessoal, saiba como se vestir para uma entrevista de emprego. Além de estar atento a sua postura corporal.

Como Responder Na Entrevista Porque Devo Te Contratar? ESTÁGIO

Há vagas para estágio em Administração, Financeiro, Produção, Qualidade, Compras e Manutenção

Como Responder Na Entrevista Porque Devo Te Contratar? ESTÁGIO

As inscrições podem ser feitas a partir do dia 24 de abril

Como Responder Na Entrevista Porque Devo Te Contratar? emprego

As oportunidades são para candidatos de nível médio e superior

Como Responder Na Entrevista Porque Devo Te Contratar? ESTÁGIO

As vagas são para a cidade de São Paulo

Como Responder Na Entrevista Porque Devo Te Contratar? Acordo

Uma empresa não precisa necessariamente fechar as portas quando passa por adversidades. A recuperação judicial surge como uma forma de salvar negócios!

Como Responder Na Entrevista Porque Devo Te Contratar? ESTÁGIO

Inscrições seguem até o dia 3 de maio

Como Responder Na Entrevista Porque Devo Te Contratar? ESTÁGIO

Os estagiários terão bolsa-auxílio de R$ 787,98

Como Responder Na Entrevista Porque Devo Te Contratar? ESTÁGIO

Multinacional abre vagas para diversas áreas

Prontas para imprimir

Criamos várias lições para imprimir sobre uma das disciplinas mais adoradas pelas crianças.

16ª OBMEP

As escolas que se inscreveram em 2020 estão mantidas no evento

ESTÁGIO

Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de abril

PÓS-GRADUAÇÃO

Seleções estão abertas para diversas áreas de conhecimento

PÓS-GRADUAÇÃO

Neste ano, o programa oferece seis bolsas de estudo

COMO AVALIAR O CANDIDATO ATRAVÉS DA TELA?

A videoconferência se tornou uma importante ferramenta do trabalho remoto, inclusive no momento do recrutamento e seleção

Ver mais

“Internacionalista, Por que devemos te contratar?”

Como Responder Na Entrevista Porque Devo Te Contratar?

Postado em 08/2018;

Imagine a seguinte situação: você está em uma entrevista de emprego e está indo muito bem, suas respostas estão alinhadas com a expectativa dos recrutadores mas eles resolvem te testar. Os entrevistadores decidem então saber se você está realmente preparado(a) para trabalhar para a empresa e te perguntam “por que devemos te contratar?”. Qual a sua reação?

Responder a essa pergunta pode definir sua entrevista, bem como se a vaga será sua ou não. E a intenção do recrutador é saber se você tem as competências necessárias, isto é, se você é o melhor candidato para a posição.

Esse é o momento de fazer seu marketing pessoal, mas tenha cuidado para não repetir o que já está em seu currícul o, esse não é o objetivo da pergunta.

Por isso, preparar-se antes da entrevista é um boa maneira de espantar o nervosismo e dar uma resposta de qualidade.

A preparação para a entrevista envolve autoconhecimento e, principalmente, conhecimento sobre a empresa e a vaga que você está se candidatando.  Faça uma análise do seu perfil de trabalho e, logo após, faça uma lista das competências que você tem de acordo com a descrição da vaga.

A dica aqui é conhecer-se bem – saber seus pontos fortes e fracos – e conhecer a empresa de modo que você consiga relacionar o que a empresa precisa com o que você tem a oferecer.

Além de compreender qual o desafio e o problema que a vaga impõe ao candidato e mostrar que você é a melhor pessoa para resolver esse problema.

Se você está participando de um processo seletivo com candidatos de outras áreas que não a de Relações Internacionais, demonstre como sua formação nesta área faz de você um excelente candidato para a vaga em questão, se destaque da concorrência utilizando as peculiaridades da sua formação.

Se concentre em mostrar as qualidades que você possui e que são difíceis de encontrar ou que os outros candidatos não podem oferecer. Por exemplo, se você tem experiência com uma certa habilidade que o trabalho requer, fale sobre isso.

Utilize sua singularidade como diferencial e mostre que as competências que você adquiriu trabalhando na sua área farão a diferença para a empresa.

Enfim, para de fato responder à pergunta é importante ter em mente que vários caminhos são possíveis. Para ajudar você, selecionamos um: use histórias para ilustrar as qualidades que você pontuou durante a conversa.

Qualquer um pode dizer: “Tenho grande habilidade de comunicação”. O interessante é quando o candidato consegue mostrar através de sua experiência que a habilidade que ele possui o levou a um bom resultado.

Diante disso, exemplifique suas experiências de trabalho e conclua com algum resultado positivo gerado por suas ações.

Esse artigo foi produzido com a ajuda da estudante de Relações Internacionais da UFF e Colaborada Voluntária Julie Guedes.

Curtiu o post? Clique aqui agora para ter acesso a mais matérias sobre o mercado de trabalho em Relações Internacionais!

Como responder a pergunta: por que eu devo te contratar?

O convite tão esperado para a entrevista de emprego chegou e, nesse momento, é fundamental passar uma ótima impressão para garantir a vaga. Porém, ao chegar lá, o entrevistador questiona “por que eu devo te contratar?” e tudo desmorona. O que responder? Será que existe uma resposta ideal?

Se você se identificou com essa situação: calma! Você não é o único e nós estamos aqui para ajudar. A seguir, vamos expor o porquê dessa pergunta ser feita, o que o entrevistador deseja ouvir e como se preparar de maneira inovadora para surpreender na resposta.

Ficou interessado? Então siga a leitura e aproveite!

Por que essa pergunta é feita?

“Por que eu devo te contratar?” é uma pergunta feita para avaliar se o candidato realmente conhece, domina e está interessado na vaga. O recrutador deseja que o avaliado seja honesto em sua resposta, sem arrogância ou falsa modéstia.

Esse questionamento também ajuda a avaliar se o candidato se conhece e sabe se posicionar em relação a suas habilidades e competências.

Analise a descrição do trabalho

Ao elaborar uma resposta para o questionamento “por que eu devo te contratar?” é primordial que seja feita uma análise prévia da descrição do trabalho. Afinal, sincronizar os motivos pelo qual você é o candidato ideal com os principais objetivos da descrição do cargo, mostra que você está atento e interessado no posto.

Muitos candidatos acabam indo às entrevistas sem saber as demandas do serviço almejado e isso é muito prejudicial, pois passa a impressão de que é só mais uma entrevista e não de que o candidato de fato está se dedicando para conquistar a vaga. Logo, conhecer a descrição do cargo e usar isso a favor de sua resposta é um grande diferencial.

Selecione suas habilidades e competências

Use das informações de seu currículo para enriquecer sua resposta. Ao explicar o porquê de você ser o candidato ideal, exemplifique suas habilidades e competências com as experiências que você viveu, seja em antigos trabalhos ou até mesmo em sua vida pessoal.

Por exemplo: se seu cargo requer muita calma, cite momentos tensos em que você manteve o controle em seu emprego anterior, ou informe que você faz a prática de meditação (caso faça realmente) ou de outro exercício voltado a trabalhar o foco e a ansiedade.

Com isso, você mostra que age ativamente para sua melhoria contínua e que pode contribuir muito para a companhia.

Elabore uma resposta compatível com a vaga

Ao pensar em um motivo, provavelmente, muitos exemplos passarão em sua imaginação, todavia, é imprescindível focar em elaborar uma resposta compatível com a vaga. Ou seja, se o cargo requer muito trabalho em equipe, não será muito interessante que você cite seu perfeccionismo e competitividade.

Seja verdadeiro

Por fim, ser verdadeiro é uma das melhores decisões que você pode tomar para dar uma resposta de qualidade. Não invente qualidades que ainda não desenvolveu nem crie histórias sobre experiências que não viveu. Busque ser honesto e congruente com sua resposta e conquiste a confiança do entrevistador.

Como vimos, responder a pergunta ”por que eu devo te contratar?” não é uma tarefa tão complexa, mas depende da atenção e dedicação do candidato em conhecer bem a empresa e a vaga para a qual está concorrendo. Seguindo as dicas expostas, será bem mais fácil ter confiança e autenticidade no momento da conquista de um novo emprego.

E aí, gostou do nosso post? Que tal receber mais artigos como este? Assine nossa newsletter e aproveite!

Como responder: Por que devemos te contratar

A entrevista de emprego é o momento em que os recrutadores avaliam se a sua candidatura corresponde às expectativas para um cargo.

Mais do que esclarecer e aprofundar alguns pontos apresentados em seu currículo, a ideia é saber quem você é e como se posiciona diante da possibilidade de entrar para o quadro de funcionários da empresa.

É aí que entra em cena a temida pergunta: Por que devemos te contratar?

Este é o cenário, agora vamos ajudar você a pensar na atuação ideal para garantir o seu sucesso.

Descubra o que interessa aos recrutadores

Quando os recrutadores questionam “Por que devemos te contratar”, ouvir uma resposta pronta não é bem o que eles têm em mente.

Como essa é uma pergunta frequente, é comum que as respostas sejam comparadas — o que torna a competição pela vaga ainda mais acirrada.

E não tenha dúvidas de que esses profissionais sabem identificar quando um candidato recorre a certas “fórmulas” para se sair bem em uma entrevista de emprego.

Portanto, o melhor mesmo é fazer uma análise das expectativas e levar em consideração alguns pontos específicos da oportunidade. Afinal, o que os avaliadores precisam saber é:

  • Se você tem uma mentalidade e postura profissional em sintonia com a cultura da empresa
  • Se você tem habilidades para colocar no curriculo e experiências que possam ser determinantes para o sucesso na função
  • Quais os seus diferenciais e que competências pode desenvolver com a contratação
  • Como você pode contribuir com a missão da empresa a curto e longo prazo
  • Se você compreende os detalhes envolvidos naquela oportunidade de emprego e sabe comunicar suas ideias com clareza

Importante: além do que mencionamos acima, lembre-se de que o recrutador quer confirmar se a sua contratação vai facilitar o trabalho dele ou colocá-lo em destaque pela escolha assertiva.

Por isso, ouça-o com atenção e sinta a química no desenrolar da entrevista.

É claro que você já vai ter formulado sua resposta com base nas expectativas listadas (e vale até ensaiar), mas deixe espaço para alinhar seu texto ao tom da conversa.

Exemplos de resposta de “Por que devemos te contratar”

Se você quer uma resposta perfeita para essa parte da entrevista, tenha em mente quais são os pontos em comum entre os requisitos do cargo oferecido e as suas experiências e qualificações. Organize essas ideias em tópicos, que você vai mencionar conforme o andamento da conversa.

Você pode usar os exemplos abaixo como referência, elegendo de 3 a 5 bons argumentos para apresentar aos recrutadores. Com essa resposta pronta, ensaie para memorizá-la de forma natural — não recitada — e ser capaz de decidir na hora se vale dizer tudo ou reduzir algo.

Apesar de essencial, lembre-se de que essa é apenas uma das questões que serão feitas a você. Então, evite apresentar uma “lista de supermercado” com muitos itens ou uma “tese” com justificativas complexas.

Resposta relevante e completa para profissional com experiência

Eu entendo que vocês estão em busca de um gerente altamente organizado, atento aos detalhes e capaz de se adaptar aos sistemas da empresa — e as minhas habilidades se enquadram nesse perfil. Além de ter 3 anos de experiência na área, me interesso muito em aplicar novas tecnologias.

Inclusive, venho fazendo cursos de gestão com foco em aumento de produtividade. Em meu trabalho anterior, utilizei algumas das estratégias aprendidas e consegui reduzir em 15% os desperdícios do setor.

Fico muito animado com a possibilidade de fazer parte desse time pois me identifico com os valores da empresa!

Exemplo de resposta para candidato a estágio ou primeiro emprego

Estou entusiasmada com essa oportunidade de colocar em prática o que venho estudando/meus conhecimentos na área. Quero aprender cada vez mais e acredito ter atitude para me sobressair nesse estágio.

Tenho facilidade me comunicar com as pessoas, fazer contatos e apresentações, além de preparar propostas por escrito, planilhas e relatórios. Em minhas férias, trabalhei como voluntária no projeto X e tive a chance de assessorar um dos produtores.

Depois, fui chamada por um dos membros daquela equipe para auxiliar em uma outra produção. Agora, espero ser útil nesta empresa e desenvolver uma experiência profissional muito positiva.

Encante os recrutadores!

Formular uma boa resposta para o tema “Por que devemos te contratar?” pode encurtar o seu caminho na busca por um bom emprego. Reserve um tempinho para pensar nas expectativas dos recrutadores e consulte o nosso blog para mais dicas sobre entrevistas de emprego.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*