Como Responder À Pergunta “porque Quer Este Emprego?

Se estiver na corrida por um novo emprego, o mais certo é que seja confrontado com esta questão durante uma entrevista de trabalho. Pode parecer algo fácil de responder, afinal se se está a candidatar a dado emprego é porque certamente já pensou em todas as razões para o fazer.

No entanto, não se deixe enganar. Esta é uma pergunta importante cuja resposta o recrutador valoriza muito. Assim, decidimos partilhar algumas dicas para que possa explicar as suas motivações da melhor forma possível.

1. Mostre o seu entusiasmo

Além das competências profissionais, os recrutadores valorizam a motivação de cada candidato. É importante mostrar que não quer qualquer trabalho, mas sim este trabalho.

Para tal, recomendamos pesquisar sobre a empresa, perceber os seus valores e objetivos, e mostrar que se relaciona com os mesmos.

É muito mais fácil mostrar-se interessado por algo que o motive e vá de encontro aos seus gostos/valores/preferências.

Especialmente no caso das pequenas empresas, é sempre impressionante quando o candidato conhece alguns factos sobre as mesmas. Hoje em dia, não há desculpa para não se informar, basta visitar o site da empresa, redes sociais, ou falar com um funcionário para perceber o ambiente do local de trabalho, algo que não consegue saber apenas através da internet.

2. Alinhe as suas competências com o cargo

Após mostrar o seu entusiasmo, está na altura de apresentar razões que façam de si um bom candidato. É aqui que deve falar sobre as suas competências e experiência profissional, mas mais importante ainda, deve alinhar estas com as exigências do cargo. Para tal, é preciso analisar os requerimentos da empresa.

Por exemplo, se estiverem à procura de uma pessoa criativa e que tenha facilidade em falar com o público, mencione experiências passadas em que teve de aplicar essas mesmas características. Talvez já trabalhou no atendimento ao público ou tenha desenvolvido projetos de publicidade para dadas empresa, onde a criatividade é um aspeto valorizado.

3. Conecte este emprego à sua carreira

É importante relacionar o cargo em questão com a sua carreira até ao momento. Por exemplo, talvez já tenha passado por muitos cargos de gestão, mas pretende agora subir um pouco na hierarquia e ficar responsável por um departamento inteiro.

Se for esse o cargo disponível, e se tiver em conta a sua trajetória profissional até ao momento, esse desejo não vai parecer desajustado ou caído do céu, pois faz sentido considerando o seu histórico.

Por outras palavras, irá demonstrar que considerou vários aspetos para se candidatar ao trabalho, e que simplesmente não se limitou a pensar aleatoriamente num novo cargo.

Contudo, se este for um trabalho fora da sua esfera profissional, não se preocupe. Basta apresentar razões e argumentos ponderados e válidos para querer este cargo. Muitas vezes, as pessoas decidem mudar de profissão e procuram novos desafios. Se for este o seu caso, não tenha medo em referi-lo. Basta pesquisar sobre a empresa e a treinar a sua resposta.

4. Enfatize os seus contributos

O que é que a empresa ganha com a sua contratação? De que forma pretende contribuir para os objetivos da empresa? Quais são os resultados que pretende originar? De que forma vai chegar até eles? São estas as questões em que se deve focar. Mencione as suas competências e experiência, bem como qualidades pessoais que fazem de si a pessoa apropriada para a posição.

Por exemplo, se no seu antigo trabalho conseguiu aumentar o reconhecimento da empresa através de inteligentes campanhas de publicidade, esta é uma boa oportunidade para mencionar esse feito. As entrevistas de emprego não são o melhor momento para se ser modesto (mas também não se gabe demasiado!)

5. Prepare a sua resposta

Por muito confiante que esteja na sua capacidade de fornecer uma resposta instantânea, não ignore o processo de treino. Estruture a sua resposta, certifique-se de que menciona todos os aspetos relevantes e pratique com um amigo ou familiar. Se achar necessário, pode mesmo gravar-se de forma a observar a sua postura e o tipo de discurso que está a utilizar.

Se combinar estas cinco dicas, certamente terá uma ótima resposta pronta a impressionar o recrutador. Podemos apenas acrescentar que é importante mostrar-se confiante e calmo ao longo de toda a entrevista, e não só perante esta pergunta. Esperamos que este artigo tenha ajudado.

entrevista de emprego perguntas

Entrevista de emprego: saiba o que responder para ser contratado

Saiba como responder às perguntas mais comuns de entrevista de emprego para conquistar a oportunidade ideal com a ajuda da Revelo. Confira!

Por que devo ser contratado: você está preparado(a) para dar uma boa resposta na sua próxima entrevista de emprego? Então, é melhor pensar no script, pois essa pergunta é fatal nos processos seletivos e pode decidir a vaga dos seus sonhos.

Apesar deintimidadora, é realmente uma questão essencial, pois a empresa precisa ter certeza de que você é o candidato certo para a vaga. Logo, o que o recrutador realmente quer é conhecer seu potencial para agregar valor à empresa.

Então, qual será sua estratégia para apresentar seu melhor? Não vale apelar para os clichês de trabalhador, proativo e interessado em crescer com a empresa.

Para ajudar você, separamos dicas de especialistas e tendências do RH:

Quer dar a melhor resposta e conquistar o cargo? Então leia com atenção.

1. Por que devo ser contratado: como planejar a resposta

  • Para responder ao famoso “por que devo ser contratado” e impressionar o recrutador, você precisa de um planejamento prévio.
  • Quando surpreendidos pela questão, a maioria dos candidatos se sente desconfortável e improvisa algo do tipo “porque sou competente, esforçado(a) e quero o cargo”.
  • Essa não é a melhor resposta, pois não demonstra nenhum diferencial e coloca você em um patamar mediano.
  • Na verdade, os recrutadores sabem que a pergunta é constrangedora, mas usam a técnica para testar sua capacidade de se vender.
  • Ao invés de encarar a questão como um problema, você precisa aproveitar a oportunidade de mostrar seus pontos fortes.

Para isso, comece mudando a pergunta: quando ouvir “por que devemos contratar você?”, traduza para “como você pode agregar valor à empresa?”.

  1. No fim das contas, é sua capacidade de criar valor que está sendo avaliada primeiro.
  2. Nesse caso, é melhor deixar claro que, independentemente do perfil dos outros candidatos, você tem as competências necessárias para suprir a demanda de talentos da empresa.
  3. Portanto, antes da entrevista de emprego, você precisa saber de cor qual será sua contribuição para o crescimento do negócio.

2. Saiba por que a resposta pode mudar conforme empresa

  • Não há uma única resposta para “por que devo ser contratado”, pois as razões variam conforme a empresa, requisitos da vaga e cultura organizacional.
  • Na hora de elaborar sua resposta, o mais importante é focar nas necessidades da empresa, ao invés de se autopromover indiscriminadamente.
  • Para isso, você precisa saber o máximo de informações sobre a empresa, pesquisando no site oficial, redes sociais, plataformas de avaliação e qualquer canal disponível.

Confira alguns exemplos de estratégias para uma resposta certeira:

Valorize sua expertise

  1. Uma das principais formas de agregar valor à empresa é trazer seu conhecimento de cargos anteriores.

  2. Nesse caso, você deve ser contratado porque possui sólida experiência na área e já realizou projetos semelhantes em outras organizações.

  3. Inclua números e resultados na sua resposta, provando ser capaz de fazer a diferença na equipe.

Mostre seu conhecimento

  • Além da experiência, você também deve ressaltar seu conhecimento sobre o produto ou serviço principal da empresa.
  • É importante dar exemplos de como você pretende agregar valor às soluções da organização, inclusive com ideias inovadoras.
  • Nesse momento, acrescente também suas habilidades técnicas mais valiosas.

Aposte no fit cultural

  1. De acordo com o CHRO da Mastercard, Michael Fraccaro, o novo RH está em busca de candidatos que possuam valores e atitudes em sintonia com a cultura da empresa.

  2. Em entrevista à Forbes, ele reforça a importância do fit cultural como diferencial e recomenda que os candidatos estudem o perfil da empresa antes da entrevista de emprego.

  3. Assim, você também pode justificar sua contratação com a adequação à missão, visão e valores, além de mostrar que se sente motivado com o clima da organização.

Ressalte as soft skills

  • As soft skills ou competências comportamentais estão ganhando destaque no recrutamento e seleção, e podem ser suaarma secretana hora da entrevista de emprego.

Entrevistas de emprego – “Porque é que quer este emprego?”

Independentemente da entrevista de emprego que possas vir a ter, vai haver sempre um conjunto de perguntas genéricas que serão feitas. Uma das mais comuns é “Porque é que estás interessado neste emprego?” ou “O que te cativa mais neste emprego?”, e muitas vezes pode ser o suficiente para nos abalar a entrevista.

Neste artigo vamos dar-te as ferramentas necessárias para conseguires responder da melhor forma a este tipo de pergunta e conseguires sair vitorioso.

O que é que querem saber com esta pergunta

  • Perceber se estás por dentro da posição à qual te estás a candidatar;
  • Perceber porque é que achas que o emprego é o melhor para ti;
  • Perceber melhor as tuas ambições profissionais;
  • Para te conhecer melhor, e perceber se és a melhor pessoa para a empresa;
  • Para ver como reages a uma pergunta complicada.

Basicamente querem perceber que se te sentes motivado com a oferta de emprego, se as tuas aspirações profissionais vão ao encontro a esse emprego e se no geral és a melhor pessoa para aquela posição.

Como responder à pergunta “Porque é que quer este emprego?”

Em muitos casos, como provavelmente já te aconteceu a ti, as pessoas acabam por dar uma resposta meia errante enquanto assumem por alto o que sabem sobre a posição e sobre a empresa.

Não faças isso!

Antes da entrevista de emprego prepara-te, faz uma lista das tuas competências que se alinham com o emprego ao qual te estás a candidatar. Pensa também em exemplos onde foste bem-sucedido a aplicar estas competências, os bons resultados que obtiveste e como se aplicam na posição à qual estás a concorrer.

O mais importante a reter:

  • Não usar respostas genéricas – não basta ir à Internet e ver respostas já feitas, vai soar a falso;
  • Podes ver exemplos mas dá sempre uma resposta que seja tua, que reflecte a tua pessoa e a tua experiência;
  • Faz destaque das tuas melhores competências, que se aplicam ao emprego em questão;
  • Considera o que te entusiasmou, quando viste a oferta de emprego.

Exemplos do que dizer:

“O que me interessou mais quando vi esta oferta de emprego, foi o requisito de gestão de conflitos. Isto é um dos meus grandes interesses.

Há muitos empregos que exigem apenas conhecimentos técnicos, sem reconhecerem que para trabalhar em equipa é necessário ter algum interesse e conhecimento em gestão de conflitos.

Permita-me dar um exemplo recente onde apliquei as minhas capacidades de resolução de conflitos…”

“Há uma longa lista de razões pelas quais eu estou interessado por este emprego. Mas vamos começar por aquilo que entusiasma mais.

Sou um verdadeiro apaixonado por esta Indústria, se não tivesse já o privilégio de estar inserido nesta indústria, iria passar o meu tempo livre a aprender mais isto.

Esta oportunidade, num todo, encaixa perfeitamente com os meus objectivos profissionais, e vai-me permitir evoluir como profissional e quem saber chegar a uma posição mais alta.”

“Estou muito interessado na posição de professor na vossa escola, porque me revejo na missão da instituição.

Nos últimos 6 anos como professor, tenho vindo a desenvolver metodologias de ensino que vão ao encontro de cada criança, para o que consigo alcançar o melhor sucesso possível.

Por exemplo, desenvolvi um sistema para me manter em contacto com todos os pais dos meus alunos para que pudéssemos resolver os problemas em conjunto. Gostava de trazer este método de comunicação para esta escola”

O que nunca dizer

  • “Este emprego paga bem” – já se sabe que quem está à procura de trabalho está a fazer porque precisa de dinheiro, portanto não é preciso estar a referir isso.
  • “Gosto mesmo do bar que têm” – não te foques nas regalias.
  • “As pessoas aqui parecem mesmo simpáticas” – as pessoas podem “parecer mesmo simpáticas” em qualquer empresa.
  • “Ficava mesmo bem no meu CV” – ninguém te vai contratar só porque queres melhorar o teu CV.

O que Responder em "Porque Quero Trabalhar Nesta Empresa"

Se tem uma pergunta que deixa qualquer pessoa sem jeito em entrevistas de emprego é “Porque você quer trabalhar nessa empresa?”. Até o mais confiante dos profissionais fica abalado diante desta pergunta, querida pessoa.

Por mais desconfortável que esta pergunta possa ser, fugir dela é impossível. E é como dizem: “se não tem como vencer, junte-se a eles”.

Então, ao invés de torcer para que não façam esta pergunta nas entrevistas de emprego, que tal se preparar para respondê-la? Para te ajudar, preparei este artigo especialmente para você, querida pessoa!

Porque é importante se preparar para “Porque você quer trabalhar nesta empresa”

Nas entrevistas de emprego é importante saber justificar “porque você quer trabalhar nesta empresa”.

Por ser algo que muitos entrevistadores desejam saber dos candidatos, é importante que você tenha uma resposta inteligente e perspicaz  praticamente na ponta da língua. Mas, não pense você que esta pergunta é feita com o intuito de prejudicar os candidatos.

Os selecionadores sempre a fazem nos processos seletivos na intenção de escolher o perfil certo e mais condizente com as necessidades organizacionais.

Vale ainda mencionar que esta pergunta tem como objetivo avaliar quais são os objetivos profissionais do candidato, saber qual é sua clareza em relação à empresa e, especialmente, o que o candidato tem a oferecer a organização caso seja escolhido no processo seletivo. Como tal, é um momento que pode ser decisivo para a contratação ou não do futuro colaborador.

Por toda a importância que esta pergunta possui é que se faz necessário ter o devido preparo para responder esta questão.

Afinal, o intuito é transmitir aos selecionadores de que você é o que a empresa espera, não é mesmo? A grande questão que assola os candidatos – e que poderá te deixar com um certo desânimo – é que não existe uma resposta padrão para esta pergunta.

Cada contratante busca em cada processo seletivo, candidatos com  características e habilidades diferentes e isso faz com que as respostas buscadas por cada empresa sejam diferentes também.

Então, como agir diante desta pergunta? O ideal é que em sua entrevista de emprego você seja o mais autêntico e verdadeiro possível.

Não só diante desta pergunta mas ao longo de todo o processo seletivo, é importante não inventar personagens ou mentir sobre si mesmo.

Se o intuito é que a empresa te conheça melhor, nada melhor que apresentar uma resposta condizente com o seu eu profissional, certo?

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante desenvolvimento!Clique aqui e descubra como isso é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

Se prepare para esta pergunta

Para que você responda esta pergunta de maneira convincente e honesta é preciso um pequeno preparo antes da entrevista. São pequenas coisas incrivelmente poderosas que te ajudarão a conquistar esta tão sonhada vaga de emprego!

1 – Faça um levantamento de informações sobre a empresa

Dicas para entrevista de emprego – RH Portal

Não é fácil conseguir uma entrevista, muito menos um emprego. Da entrevista que o candidato poderá conseguir o tão sonhado emprego. Mas antes disso, é preciso ser aprovado nesta entrevista. Então, em meio a tantos candidatos aparentemente preparados, como ser aprovado na temível entrevista de emprego?

 Num processo de seleção, o escolhido sempre será aquele que responde ao entrevistador aquilo que ele quer ouvir, que o surpreende que mostra uma enorme segurança e competência para exercer a função.

 Aqui estão algumas dicas para se dar bem em uma entrevista:

1) Desligue o celular

Caso tenha esquecido e o celular toque, desligue-o imediatamente e nem olhe quem ligou. Mostre que o celular é a coisa menos importante do mundo naquele momento. Você passará a impressão que estar na entrevista de corpo e alma é sua prioridade.

2) Não fale mal do emprego anterior nem de colegas ou superiores

Se você falar mal, passará a impressão que fala mal de todas as empresas e um dia falará mal daquela empresa também. Se você não estava se dando bem com os colegas ou se você percebeu algumas coisas na empresa que não lhe agradava, diga que os seus objetivos e os objetivos organizacionais não estavam de acordo, por isso preferiu sair.

3) Não seja tagarela

Se o entrevistador te perguntar algo, responda, sem rodeio. Dê respostas de no máximo um minuto e meio. Muitas pessoas acabam se perdendo quando o entrevistador diz: Fale um pouco sobre você.

Alguns candidatos começar a contar a história do namorado, cachorro, tataravó, vizinho, sua infância, etc. Fale o essêncial.

Fale como era seu relacionamento com os colegas na escola, faculdade, suas expectativas para o futuro e o mais importante: Sua expectativas quanto seu futuro profissional da empresa.

4) Olhe nos olhos do entrevistador

Se você não fixar os olhos nele, você passará insegurança, timidez, falta de “garra”. Olhar nos olhos transmite confiança, liderança, responsabilidade. Todo entrevistador tem a mania de achar que o candidato que desvia o olhar com muita freqüência é muito inseguro e está com medo de algo. Olhar nos olhos dele é um bom caminho andado.

5) Se pareça com a empresa

Pesquise a empresa, veja como os funcionários se vestem, grave a missão, visão e valores da empresa. Se você vai à entrevista parecido com a empresa, é meio caminho andado. Passará a impressão que você tem muito coisa haver com a empresa.

6) Dê a resposta certa

Quando o entrevistador pergunta: Porque você quer trabalhar nesta empresa? Muitos respondem: Por que me sinto capaz de contribuir para o desenvolvimento desta empresa.

Poucos ou nenhum responde: Porque quero fazer parte de uma empresa que é socialmente responsável e tem como um dos seus valores a responsabilidade sócio-ambiental, que nos últimos anos vem contribuindo com 2% do faturamento anual com obras sócio-ambientais.

Respostas como esta fazem o entrevistador ficar encantado. Pesquise e empresa e mencione informações importantes para ela na hora da entrevista.

7) Não atrase

Chegue à empresa de 20 a 30 minutos antes do horário marcado. Um dia antes, visite a empresa, para saber quanto tempo você precisará para chegar lá. Se você atrasar no dia da entrevista, passará a impressão que você é indisciplinado. Se chegar atrasado, terá 80% de chance de não passar.

8) Cuidado com os gestos. O corpo fala

Quando entrar na sala de entrevista, vá com o corpo reto, cabeça erguida. Aperte a mão do entrevistador com firmeza. Sente-se com a coluna reta. Quando o entrevistador fala: Fique a vontade. Muitos candidatos se reprovam.

Vários colocam o cotovelo na mesa, ficam “esparramados” na cadeira, até pede a balinha que está na mesa do entrevistador. Geralmente o profissional que está conduzindo a entrevista fala isso de propósito mesmo.

Se você se comportar de forma adequada, tendo bastante cautela com os gestos, posturas e palavras, terá uma enorme chance de ser aprovado.

9) Quando o entrevistador diz: Me diga um defeito

Diga a verdade e exemplifique reforçando quais ações que você está tomando para melhorar. Por exemplo: não domino inglês, mas estou fazendo um curso de inglês aos finais de semana. Sempre diga o defeito e o que está fazendo para melhorar.

10) Cuidado com as pegadinhas

O entrevistador pode fazer uma mesma pergunta de várias formas diferentes. Ele pode lhe perguntar no inicio da entrevista: Porque você quer trabalhar nesta empresa? E você responde: Porque acredito no meu potencial e os objetivos organizacionais tem muita semelhança com meus objetivos pessoais.

E depois de algum tempo, ele pode lhe perguntar: O que motivou você a vir para esta entrevista: Ai você responde: Porque estou a dois meses desempregado e preciso muito do emprego. Neste momento você acabou de falar que você na verdade não tem nada haver com e empresa. Só quer mesmo é trabalhar. E não se iluda: Trabalhar várias pessoas querem.

Fazer realmente parte da empresa poucos desejam.

A entrevista é a etapa decisiva para quem está procurando emprego. A etapa mais temida dos candidatos. Por isso, muito cuidado com o que vai falar.

Seus atos e suas respostas poderão te dar um bom emprego como também fechar uma porta para uma ótima oportunidade.

A entrevista trata-se de uma entrevista de emprego, portanto, as respostas devem ser profissionais, não pessoais. Cuidado com o que vai falar.

Boa sorte!

Joaquim Oliveira

(23)Loading…

Por que trabalhar na empresa? saiba como responder a essa pergunta

Se você está se preparando para uma entrevista e ainda não sabe como responder a uma das principais perguntas “Por que trabalhar nesta empresa?, não se preocupe porque preparamos algumas sugestões de respostas para você!

Contudo, o mais indicado é estudar bastante a empresa e a vaga antes de respondê-la. Dessa forma, você consegue elaborar uma resposta mais coerente para convencer o entrevistador a te contratar. Mas se mesmo assim você tiver dificuldades, confira os exemplos de respostas que preparamos e se inspira para criar a sua. Faça isso, tenha uma boa entrevista e trabalhe para a vaga ser sua.

Como responder a pergunta “Por que você quer trabalhar nesta empresa?

Porque eu desejo fazer parte de um time campeão de venda, de uma empresa que tem muito tempo no mercado e que os clientes respeitam muito. Sei que a empresa investe no desenvolvimento de cada profissional e quero ser um desses colaboradores.

Porque eu sou um profissional capacitado, determinado, responsável, proativo e comprometido. Por isso, já me vejo aqui nesta empresa, trabalhando, colaborando com meus conhecimentos e experiências na área X e ajudando a empresa a conquistar bons resultados. O meu objetivo é fazer com que a empresa cresça ainda mais e conquiste grandes resultados.

Porque eu pretendo fazer parte de uma empresa com mais de 100 anos de tradição no mercado, que é conhecida por sua excelência e inovação, além de ter crescido 20% em meio à crise, não deixando de investir no desenvolvimento dos seus profissionais e de acreditar em talentos como eu.

Porque eu acredito que esta empresa é um lugar que valoriza os profissionais, dando oportunidades para todos mostrarem seu potencial e talentos.

Por isso, eu quero ter a chance de colaborar com minhas experiências, habilidades, conhecimentos e dedicação para que a organização continue crescendo e obtendo sempre grandes resultados.

Mas a minha intenção é ter a oportunidade de crescer junto e também ter sucesso em minha carreira fazendo parte desta equipe.

Sempre gostei muito de viajar, acredito que isso veio das experiências que tive na infância e na faculdade, onde tive a oportunidade de organizar o passeio de formatura da turma. Gosto muito de estar entre pessoas, de dar risada com o pessoal e descontrair o ambiente, por isso tenho muita facilidade em trabalhar em grupo.

Eu já me vejo fazendo parte desta equipe porque acredito que todos os princípios desta empresa vem de encontro aos meus. Por isso, tenho certeza que vou me adaptar rapidamente e mostrar todo meu potencial em prol do crescimento desta empresa.

Acredito que a empresa valoriza seus profissionais, investe em seus talentos e faz um bom trabalho de gestão de pessoas. Como pretendo fazer carreira nesta área, toda a experiência que eu ganhar aqui vai contribuir para o meu crescimento dentro da empresa e, claro, quero ajudar a empresa a alcançar bons resultados.

Eu gosto de trabalhar com pessoas, de manter um bom relacionamento com todos e contribuir para que a empresa alcance bons resultados. Além disso, este emprego vai ajudar a melhorar minha capacidade de comunicação, aumentando a minha produtividade.

Eu já decidi que quero me especializar em marketing e acredito que vou desenvolver essas habilidades com o meu trabalho em atendimento ao cliente. No entanto, sou uma profissional muito dedicada, responsável e proativa e desejo contribuir com bons resultados para a empresa.

Percebi o quanto esta empresa desenvolve seus talentos e, principalmente, valoriza o trabalho de cada um. Como eu gosto de trabalhar com as mãos, esta vaga vai permitir que eu aumente minha habilidade com elas para desenvolver os melhores produtos para a empresa.

Esta será a minha primeira oportunidade de emprego e preciso colaborar com as despesas de casa. Apesar de não ter experiência, acredito que tenho habilidades e muita disposição para assumir os desafios da profissão. Dessa forma, pretendo fazer um bom trabalho, crescer na empresa e ainda ajudar a companhia a bater suas metas.

Porque eu quero ajudar a empresa a crescer cada vez mais, desenvolvendo um bom trabalho na área X. A experiência será importante para minha carreira, já que almejo me especializar na profissão X.

Sempre tive prazer em criar produtos porque acredito que tenho muita criatividade para isso. Eu realmente amo o que faço e independente da empresa, sempre me dedico para fazer o melhor.

Fazer parte de uma empresa séria, bem conceituada no mercado, que é reconhecida por valorizar seus funcionários é o sonho de muitos profissionais e comigo não seria diferente. Pretendo contribuir ainda mais com o sucesso desta companhia, desenvolvendo meu trabalho sempre com muita responsabilidade, disposição e profissionalismo.

Porque quero mostrar o meu talento e a minha capacidade para desenvolver um bom trabalho dentro desta empresa. Almejo crescer e construir carreira na área X e tenho certeza que vou contribuir com o sucesso da empresa.

Eu tenho muita experiência na área X, já recebi alguns prêmios por desenvolver grandes projetos. Sei que a empresa estimula seus colaboradores a criar e inovar, pensar fora da caixa e valoriza muito seus profissionais. Por isso, quero muito fazer parte do time de excelência desta empresa.

Eu gosto da forma como a empresa desenvolve seu negócio, trabalhando junto com a comunidade local e permitindo a interação de todos. Por isso, quero muito colaborar com os projetos desenvolvidos pela empresa, me dedicar todos os dias em prol disso.

Porque sou uma profissional competente, experiente na área X e acredito que o meu trabalho pode contribuir para a empresa alcançar bons resultados. Além disso, fico muito feliz que a empresa valoriza seus profissionais, pois pretendo ficar muito tempo nesta empresa.

Quando voltei de um intercâmbio fora do Brasil, sabia que queria trabalhar na área X porque me identifiquei com a área. Como sei que a empresa é líder no mercado, quero muito fazer carreira com vocês e me dedicar para alcançar bons resultados para todos.

Com estes exemplos de respostas para a temida pergunta Por que trabalhar nesta empresa? ficará mais fácil responder na hora da entrevista. Então, prepare suas respostas, treine muito e boa sorte!

veja também:

O que você faz nas horas vagas? como responder na entrevista

Como responder: “Por que você quer trabalhar nesta empresa?”

Entrevistas de emprego podem ter uma variedade de perguntas que não se resumem a apenas sim ou não.

Bastante comum, a questão “Por que você quer trabalhar nessa empresa?” feita por recrutadores em entrevistas de emprego ainda costuma pega muitos candidatos de surpresa.

Normalmente, a intenção do recrutador ao lhe perguntar isso é saber quais são suas motivações para participar daquela organização.

Essa pergunta também pode aparecer nas variações “Por que você quer esta vaga?”, “Por que está interessado em trabalhar conosco?”, ou “Por que quer fazer parte de nossa equipe?”. Apesar disso, a resposta a ela é muito abrangente e é crucial para avaliar diferentes aspectos no candidato à vaga de emprego.

Neste artigo listaremos alguns motivos pelo qual os recrutadores costumam perguntar isso. Além disso, também daremos algumas dicas para que você possa se preparar para responder essa pergunta com sucesso.

Através dessa simples pergunta, o recrutador não visa apenas extrair informações importantes de sua resposta. Ele também buscará analisar seu comportamento enquanto você a responde. Veja a seguir quais itens o recrutador procura verificar.

  • Descobrir o quanto você conhece sobre a empresa. Ao chegar em uma entrevista, é esperado que você saiba ou pelo menos tenha tentado procurar informações sobre a empresa e a vaga para a qual você está se candidatando. Lembre-se que demonstrar falta de conhecimento sobre a empresa é visto como desinteresse. Ao fazer essa pergunta, o recrutador espera que você demonstre algum nível de conhecimento sobre a empresa a fim de avaliar seu grau de interesse no processo seletivo.
  • Verificar se seu perfil é compatível com o esperado. Ao fazer essa pergunta, o recrutador procura conferir quais são seus objetivos e valores. Além disso, ele também quer verificar se eles estão em alinhamento com os valores e objetivos da empresa.
  • Avaliar o quanto você pode somar. Esse é um motivo mais explícito para essa pergunta. Afinal, com sua resposta, o recrutador realmente quer entender e saber o quanto você pode agregar à vaga em questão e à empresa. São levadas em consideração as habilidades e experiências que você considera relevantes para fazer a diferença caso seja contratado.

Saber os principais motivos pelos quais os recrutadores perguntam por que você quer trabalhar na empresa em questão é importante. Com isso, vamos ao próximo passo, que é o de como se preparar e como responder a esse tipo de questionamento.

O primeiro e mais importante passo para responder a essa pergunta é, sem dúvidas, estudar informações da empresa para a qual você está se candidatando. Visite o site da companhia e procure a missão, visão e valores que ela possui. A maioria das empresas possui esses três itens divulgados em sua página da internet. É neles que os esforços e objetivos de uma organização se baseiam.

Também é importante avaliar se essas informações estão em conformidade com o que você acredita. Caso não estejam, talvez não seja uma boa ideia prosseguir no processo seletivo. Trabalhar em uma empresa cujos ideais você não compartilha dificilmente trará satisfação e é provável que tenderá a dificultar seu desempenho caso ainda assim seja contratado.

Prossiga sua pesquisa procurando por outras informações relevantes da empresa, como o setor em que ela atua, o que ela faz, as pessoas que fazem parte dela, entre outros. Também é válido perguntar para pessoas que você conhece e que tenham algum tipo de relação com esta empresa. Busque também por notícias sobre a empresa na mídia e nas publicações que ela faz nas redes sociais.

Se após essa pesquisa você passar a se identificar ainda mais com a empresa, suas chances de ser contratado aumentarão. Isso se dá pelo fato de que demonstrar grande interesse pela vaga e empresa em questão será observado como algo muito positivo.

Além disso, ao se identificar com a empresa e seus valores, você naturalmente manifestará entusiasmo perante o recrutador e ele certamente notará isso. As empresas querem pessoas alinhadas com seus objetivos e que se sintam felizes por fazer parte dela.

Após estudar a empresa na qual você fará uma entrevista, revise também a descrição do anúncio da vaga. Repasse todas as competências e características exigidas, desde habilidades técnicas até os aspectos comportamentais.

Analise também as funções, atribuições e a área de atuação do cargo. É muito importante ter em mente as necessidades da empresa, pois o recrutador precisa selecionar uma pessoa que possa atender aos requisitos traçados.

Elenque suas competências e coloque-as em perspectiva em relação ao que está descrito no anúncio da vaga.

Não há problema algum se você não atender a um ou mais requisitos, afinal, o recrutador analisou seu currículo e considerou você apto e interessante para o que é provavelmente a última etapa do processo seletivo da empresa. Além disso, tenha em mente que é difícil que um profissional seja 100% compatível com todos os requisitos.

Por isso, não tenha medo de dizer que você não tem alguma experiência ou característica importante que seja esperada, mas coloque-se à disposição para aprender e desenvolvê-la caso seja essencial.

Enfim chegamos ao ponto mais esperado. Se você tiver seguido os 3 tópicos anteriores, criar sua resposta não será difícil, pois mais do que você imagina já foi feito.

Você pode iniciar sua resposta demonstrando sua compatibilidade com a empresa, demonstrando valores e objetivos em comum, justificando o quanto fazer parte desta empresa impactaria em sua carreira e que tipo de contribuição você poderia dar em contrapartida.

Com as suas habilidades, experiência e descrição da vaga em mente, trace um paralelo entre esses itens, reforçando as habilidades e experiências que melhor podem contribuir caso você venha a fazer parte da empresa. Tendo conhecimento sobre a empresa e suas necessidades, você pode ir mais além e dar exemplos sobre como você pode contribuir positivamente para ela e como poderia resolver problemas.

Uma forma muito boa de finalizar sua resposta é emendar uma pergunta logo no final de sua resposta. Isso fará o recrutador notar ainda mais seu interesse e empolgação com a vaga em questão, além de dar abertura para maiores questionamentos e esclarecimentos.

É importante que você seja coerente e sincero em sua resposta. Caso não esteja certo do que está dizendo, o recrutador perceberá e suas chances na entrevista poderão diminuir. Portanto, seja espontâneo e adote uma postura confiante perante o entrevistador.

Abaixo, damos alguns exemplos de respostas para profissionais de diferentes níveis hierárquicos.

“Ao identificar a abertura desta vaga em questão, não pensei duas vezes sobre me candidatar. Os projetos de sua empresa são mundialmente reconhecidos, assim como a qualidade dos profissionais que aqui trabalham. Venho de uma empresa menor, na qual, mesmo afetada pela crise, obtive desempenho notável com equipe e recursos reduzidos na campanha de mídias sociais que encerramos há pouco.

Creio que seja a hora de gerenciar projetos maiores e que minha capacidade de conduzir e obter resultados expressivos, mesmo com recursos escassos, me credenciam a conseguir melhorar o custo x benefício em projetos da minha área.

Se me permite perguntar, gostaria muito de saber quais tipos de desafios a equipe está enfrentando neste momento e que ações estão tomando para tal. Acredito que eu possa contribuir muito para os resultados se escolhido para a vaga.”

“Quero trabalhar nesta empresa por diversos motivos. Prezo muito pela qualidade do ambiente de trabalho, e seria incrível poder trabalhar em uma empresa que está sempre figurando em rankings de melhores lugares para se trabalhar.

Minha experiência em mapeamento de processos pode contribuir bastante para o desenvolvimento do novo departamento que vocês estão desenvolvendo. Aliás, poderia me dar mais detalhes sobre as maiores dificuldades nesta implementação? Gostaria muito de entender melhor e poder contribuir caso venha a trabalhar com vocês.”

“Acho incríveis as obras que esta empresa faz em nossa cidade. Também conheço alguns profissionais que trabalham aqui e estudaram comigo na faculdade. Todos com quem conversei relatam que esta é uma empresa que oferece muita oportunidade de aprendizado e crescimento, que é exatamente o que estou buscando neste momento de minha carreira.

Como sou recém-formado, não possuo muita experiência além da faculdade e do estágio que fiz na área, mas sou um profissional extremamente dedicado e aplicado, que não poupará esforços para estar à altura dos projetos da empresa. Poderia me dar maiores informações sobre as demais habilidades requeridas para o estagiário ideal?”

“Quero esta vaga porque o programa de jovens aprendizes de sua empresa é muito reconhecido. Identifiquei na página de vocês que houve uma quantidade considerável de aprendizes que foram efetivados e hoje trabalham em diferentes setores aqui. Como estou iniciando minha carreira, ter uma oportunidade nesta empresa seria incrível por causa da atenção que os aprendizes recebem.

Apesar de não ter experiência anterior, sou uma pessoa bastante esforçada e que não vai medir esforços para atender às necessidades do setor que precisar de mim. Estou muito disposto a aprender e poder ajudar no que for preciso.”

Perguntas de entrevista: por que você quer trabalhar aqui? Como responder?

São Paulo – “Por que você quer trabalhar aqui?”.  Esta pergunta de entrevista de emprego é o tema do terceiro episódio da websérie Entrevista na Prática, produzida pelo Na Prática para a VOCÊ S/A.

No primeiro episódio, falamos quais são as perguntas mais comuns de entrevista de emprego e no episódio dois tratamos da pergunta: Quais são seus hobbies. Se você perdeu pode conferir aqui 1º episódio e aqui o 2º episódio.

Vamos então às dicas da gerente de gente e gestão da Fundação Estudar, Patrícia Aguiar, sobre como responder à questão tema deste terceiro episódio:

Quando o recrutador pergunta: por que você quer trabalhar aqui ele quer saber várias coisas sobre o profissional. Esta pergunta tem ganho mais importância nas entrevistas de emprego, segundo Patrícia.

“Primeiro: o quanto você está preparado e conhece sobre a cultura da empresa e também o quanto você pode agregar como colaborador e se você está indo pelos motivos certos para aquela companhia”, diz Patrícia.

Um termo que os departamentos de recrutamento passaram a adotar vem emprestado do Tinder, o aplicativo de relacionamentos.

“É match, que o fit cultural, ou seja, o quanto que você realmente combina com a cultura daquela empresa.

Na sua resposta o recrutador vai tentar identificar pontos que combinem ou não combinem com os comportamentos para uma pessoa daquela empresa”, diz Patrícia.

Uma dica é encontrar pontos em comum com você nos valores e na missão da empresa. Se você, ao longo do processo descobrir que o jeitão de trabalhar daquela empresa tem tudo a ver com quem você é realmente vai ficar mais fácil responder a esta pergunta.

Continua após a publicidade

  • “Agora, se você perceber, com a sua pesquisa, que não tem nada a ver talvez seja um ponto importante para você se questionar se você realmente precisa fazer essa entrevista ou não”, diz Patrícia.
  • O entrevistador quer saber se você combina com a empresa porque esse é um fator fundamental na felicidade no trabalho e, consequentemente, no desempenho do profissional, o que afeta os resultados da empresa.
  • Na hora de responder é interessante fazer uma conexão entre a necessidade da empresa e como você pode ajudar a resolver essa demanda da vaga de emprego. No vídeo abaixo, Patrícia dá um exemplo de como um candidato a uma vaga de emprego numa startup poderia responder a esta pergunta de entrevista de emprego:

Como um recrutador faz para saber se o candidato está mentindo?

O livro “Manual do Entrevistador Investigativo Moderno”, publicado pelo Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental, traz algumas técnicas usadas por entrevistadores. 

Estas táticas para detectar mentiras já foram usadas em 4 mil entrevistas

Continua após a publicidade

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*