Como Responder A Pergunta Porque Devo Te Contratar?

Em um processo de recrutamento de funcionários para uma empresa, no momento da entrevista para o cargo, é comum o empregador fazer a pergunta: Por que devo te contratar?

A resposta para essa pergunta é sempre decisiva, pode garantir a vaga ou excluir o candidato do processo seletivo. O entrevistado deve tomar muito cuidado com as palavras que utiliza para justificar o porque dele ser o profissional ideal. É preciso ser convincente, mas sem ser arrogante.

Como Responder A Pergunta Porque Devo Te Contratar?Se prepare para responder todas as perguntas de uma entrevista de emprego. (Foto: Divulgação).

Se você tem dúvidas a respeito dessa etapa, veja o texto abaixo e saiba como arrasar na entrevista de emprego.

O empregador quer contratar o melhor profissional

A pergunta que traz o título do texto, é comum na etapa de entrevistas de um processo seletivo. Para compreender melhor como acontece o seleção de novos funcionários, conheça a ordem de como funciona o recrutamento:

  • Divulgação da vaga;
  • Recebimento de currículos;
  • Entrevista com profissionais do setor de Recrutamento & Seleção (psicólogos);
  • Dinâmicas e testes cognitivos;
  • Entrevista com o gestor do setor em que a vaga é ofertada;
  • Exames médicos;
  • Admissão.

A partir do recebimento e análise de currículos, todas as etapas são eliminatórias. Apenas currículos de profissionais que possuem os pré-requisitos básicos para a vaga são selecionados para a primeira entrevista. Somente candidatos com bom desempenho na primeira entrevista são convidados para a próxima etapa e assim por diante.

Ao final do processo seletivo, restam apenas dois ou três candidatos. Então, o gestor e o psicólogo analisam todo o histórico dos candidatos finalistas no processo seletivo e avaliam qual está mais apto para a vaga ofertada.

O processo seletivo pode funcionar de outra forma, mas, no geral, acontece sempre em muitas etapas, pois o objetivo do empregador é conhecer muito bem cada candidato e encontrar o melhor profissional disponível no mercado.

Por que devo te contratar: o que responder?

A entrevista é momento em recrutador utiliza para conhecer melhor o profissional. Além de confirmar o que há no currículo, ele quer entender a vida do candidato, suas preferências, seu comportamento e sua personalidade. Portanto, é importante se preparar, controlar o nervosismo e ser muito sincero em todas as respostas para não passar uma imagem inverídica de você mesmo.

Em dado momento do processo seletivo, o recrutador já conhece o candidato, mas quer confirmar algumas habilidades do mesmo. Quando ele pergunta “por que devo te contratar”, não quer dizer que ele não saiba das suas qualidades, mas sim que deseja ver como você as descreve, se você tem facilidade em construir um argumento e até mesmo de ser persuasivo.

Por este motivo, é muito mais comum que essa pergunta seja feita em processos seletivos para vagas da área de vendas e comércio.

Não há uma resposta certa para a pergunta “por que devo te contratar?”. Isso porque cada candidato possui experiências diferentes e cada um tem suas próprias qualidades e habilidades no exercício da função. O segredo para uma boa resposta, neste caso, está em focar em você e na sua trajetória profissional.

  • Confira dicas de como se preparar para responder o recrutador da melhor forma possível!
  • 1 – Estude seu currículo
  • Analise a sua trajetória acadêmica e escolha um fato de destaque, como uma pesquisa que foi desenvolvida, uma premiação, entre outros, para destacar no momento da entrevista. É importante que esse destaque tenha alguma ligação com a vaga ofertada;
  • 2 – Enfatize suas experiências

Se você tem experiência na área em que a vaga é ofertada, não deixe de detalhar isso ao recrutador quando for solicitado. Conte sobre a sua rotina no antigo emprego, quais programas utilizava para realizar suas atividades e quais técnicas desenvolveu para otimizar o seu trabalho.

3 – Habilidades

Não só de títulos vive um profissional. Dessa forma, se você não tem experiência profissional, por mais que tenha apresentado sucesso como estudante e tenha diplomas, é essencial relatar o que você sabe fazer bem. Vale destacar que essas habilidades devem condizer com a vaga almejada;

4 – Destaque suas qualidades

Não tenha receio de destacar suas qualidades. Com cuidado para não passar a impressão de prepotência, exponha quais são suas facilidades no ambiente de trabalho, como, por exemplo, boa comunicação, bom relacionamento interpessoal, proatividade e flexibilidade.

No entanto, esteja preparado para exemplificar essas qualidades, caso seja necessário. Alguns recrutadores pedem que o candidato conte sobre um momento de sua vida profissional em que as qualidades citadas fizeram a diferença no trabalho individual e em equipe.

5 – Demonstre interesse pela vaga

O objetivo do recrutador é encontrar um profissional qualificado e disposto a cumprir com todas as exigências da empresa. Deixe claro que você está de acordo com o salário ofertado e, principalmente, com os horários de trabalho.

6 – Esteja confiante

No dia da entrevista deixe a timidez de lado e demonstre que está confiante. Candidatos que demonstram vergonha ao falar sobre si e sobre a própria trajetória profissional, não se destacam nos processos seletivos.

Como Responder A Pergunta Porque Devo Te Contratar?Demonstre confiança durante a entrevista de emprego. (Foto: Divulgação).

O que não responder ao recrutador

  1. Agora que você já sabe como se preparar para responder à pergunta “por que devo te contratar”, é importante que também entenda o que não deve, em hipótese alguma, ser mencionado na resposta.

    Veja:

  2. 1 – Problemas pessoais
  3. Um erro muito comum entre candidatos para vagas de emprego é justificar problemas pessoais como um motivo para ser contratado.

    Portanto, não use argumentos como necessidade de dinheiro, quitação de dívidas, entre outros;  

  4. 2 – Crítica a outros empregadores
  5. Você pode ter se decepcionado com o seu antigo trabalho ou não ter tido o seu esforço e desempenho reconhecido pelo seu ex-chefe, porém, isso não deve ser mencionado na entrevista de emprego.

Se prepare para a entrevista

O fato de conhecer a empresa e saber os requisitos para a vaga pode te ajudar no momento da entrevista, já que as perguntas, normalmente, giram em torno das exigências para a função e sobre como você pode contribuir para que ela seja desempenhada da melhor maneira possível.

Portanto, conheça outras perguntas que costumam fazer parte de uma entrevista de emprego. E lembre-se que em cada resposta, você será avaliado e confrontado, portanto, seja sincero durante todo o processo seletivo.

É interessante também fazer um estudo sobre a empresa recrutadora, saiba qual é a sua missão e valores, se ela participa de projetos sociais, qual o perfil dos colaboradores admitidos e quais são seus parceiros de mercado. Munido de informações sobre a empresa, você será reconhecido como o candidato que realmente tem interesse em fazer parte do time de colaboradores.

Invista na sua imagem pessoal, saiba como se vestir para uma entrevista de emprego. Além de estar atento a sua postura corporal.

Como Responder A Pergunta Porque Devo Te Contratar? Curso gratuito

Inscrições seguem até amanhã

Como Responder A Pergunta Porque Devo Te Contratar? EMPREGO

As inscrições seguem até dia 30 de abril

Como Responder A Pergunta Porque Devo Te Contratar? CONCURSO

Inscrições irão até o dia 3 de maio de 2021

Como Responder A Pergunta Porque Devo Te Contratar? Tech e Agro

Profissional busca soluções para problemas que afetam o desempenho do agronegócio

Como Responder A Pergunta Porque Devo Te Contratar? VESTIBULAR

As inscrições seguem até o dia 9 de maio

Como Responder A Pergunta Porque Devo Te Contratar? EAD Gratuito

O projeto oferece 44 cursos

Como Responder A Pergunta Porque Devo Te Contratar? Vestibular

Inscrições vão até o dia 4 de junho

Como Responder A Pergunta Porque Devo Te Contratar? Home Office

No dia 11, a empresa realizará uma feira virtual com os candidatos

Preparação

Saiba priorizar as vagas de trainee realmente compatíveis com seus objetivos de carreira

CONCURSO

As vagas seguem disponíveis até o final de 2021

TRAINEE

As oportunidades são para a cidade de São Paulo

Curso online

Inscrições vão até o dia 10 de maio

ESTÁGIO

O programa oferece 35 vagas, distribuídas em diversas cidades do país

Compreensão dos termos técnicos

A apresentação segue o formato de um dicionário

VESTIBULAR

É exigido que os candidatos tenham ensino médio completo e domínio da Língua Brasileira de Sinais

Ver mais

Saiba responder à pergunta “por que devemos te contratar?”

Como Responder A Pergunta Porque Devo Te Contratar?

Você enviou seu currículo e foi chamado para um processo seletivo. Chegada a hora da entrevista provavelmente o recrutador irá te perguntar o motivo pelo qual a empresa deve te contratar. E agora?

Se você fica na dúvida sobre como se sair bem ao encarar a questão “por que devemos te contratar?”, saiba que você não é o único, afinal essa é uma das perguntas mais temidas e perigosas do recrutamento.

Por mais que você esteja seguro de suas competências, nem sempre é fácil argumentar as principais razões para ser o escolhido. Por outro lado, o recrutador está ali para contratar o profissional que fale não somente sobre suas características positivas, mas também que comprove com fatos seu perfil e suas experiências.

Ou seja, não existe uma resposta padrão, o profissional de RH quer saber se o candidato consegue se apresentar profissionalmente tão bem quanto o fez em seu currículo, evidenciando de forma clara e objetiva suas qualidades e como pretende agregar valor à empresa.

Mas, se não existe certo ou errado ao responder essa questão, qual a melhor forma de se sair bem nesse momento? Os especialistas da Avance Authent comentam.

– Analise a vaga e seus requisitos

Antes de ir até a entrevista, é fundamental reler com detalhes o cargo e os requisitos da vaga para qual está “concorrendo”. Se você não sabe quais são as atividades que vai realizar se a empresa te contratar, dificilmente vai conseguir argumentar como poderia se sair bem após a sua seleção.

Quais são as habilidades, competências e valores que a vaga requer? A partir dessa informação você pode começar a construir sua resposta.

– Agregue suas experiências

Depois de descobrir quais as principais demandas da oportunidade que está buscando, é hora de avaliar quais das suas experiências e características podem te levar a ter um bom desempenho em suas tarefas, quando a empresa te contratar.

Essas informações vão te ajudar a complementar sua resposta de maneira coerente.

– Fale sobre sua vontade de aprender

Se a vaga pela qual você tem interesse  é em uma área na qual você não possui experiência anterior, seja por ser o seu primeiro emprego ou porque você está mudando de área, é fundamental que sua resposta para o motivo pelo qual ela deve te contratar seja baseada na sua vontade de aprender.

No entanto, nesse caso, também é preciso estudar a empresa, conhecendo a fundo seus valores, produtos ou serviços. Assim, será possível falar sobre quais aspectos especificamente você teria interesse em se desenvolver, deixando claro que você sabe o que fala e o que almeja.

Agora que você tem algumas dicas de como estruturar sua resposta, vale estar atento a duas linhas de argumentação que devem passar longe de como responder à pergunta “por que devemos te contratar?”.

– Não seja arrogante

Desqualificar seus “concorrentes” não é uma boa estratégia. Ganhe pontos falando sobre você, ao invés de fazer os demais candidatos perderem pontos. Você passará uma imagem muito mais positiva e honesta.

– Evite falar de questões pessoais

Estar passando por dificuldades pessoais pode fazer com que você queira abrir seu coração e falar das suas necessidades. Seja por excesso de sinceridade ou para comover o profissional de RH, essa não é a melhor estratégia para convencer o recrutador a te contratar.

Você com certeza é um profissional de talento, por isso, é sempre mais indicado falar de suas competências e de como poderia agregar dentro da empresa.

Avance Authent

Com mais de 25 anos no mercado, a Avance Authent realiza processos de recrutamento e seleção para empresas de diferentes portes, nacionais e multinacionais.

Deixe seu currículo conosco e, caso seu perfil se adeque a uma de nossas vagas, em breve você será acionado para um processo seletivo.

Como responder a pergunta “Por que devo te contratar?” | VAGAS Profissões

Você pode estruturar a melhor resposta com antecedência para convencer o entrevistador de que você é a pessoa certa para a vaga

Como Responder A Pergunta Porque Devo Te Contratar?

Por que devo te contratar?” Se você está procurando emprego é possível que tenha de responder essa pergunta na reta final do processo seletivo.

Nessa etapa, os concorrentes devem ter qualidades e experiência bem semelhantes às suas e uma boa resposta pode ser o fator de desempate entre vocês.

Quer saber como responder da melhor forma? Vamos lá. 

Por que devo te contratar: entenda o que o recrutador quer saber

Quando o entrevistador pergunta “por que devo te contratar”, ele está querendo saber o que faz de você o melhor candidato para a vaga.

Para estruturar bem a sua resposta, lembre-se de que as empresas contratam pessoas para resolver problemas. Pode ser para aumentar vendas, para fortalecer uma marca, para aumentar a produtividade de uma fábrica ou para melhorar o relacionamento com consumidores.

Portanto, ao fazer essa pergunta, o entrevistador quer saber se você se qualifica para a função, se realmente pode resolver o “problema” e também se tem perfil alinhado à empresa. 

Como estruturar suas respostas? 

Esta é uma das perguntas mais importantes da entrevista de emprego e existem algumas formas de estruturar sua resposta com antecedência. Isso porque você pode convencer o recrutador de que você é a pessoa certa para o cargo que ele precisa preencher.

Tudo começa por uma análise detalhada do anúncio da vaga, das suas competências e também de uma ampla pesquisa sobre a empresa. Vamos lá: 

1. Observe os requisitos da vaga

Para começar, volte ao anúncio da vaga e tente entender o perfil profissional que a empresa está buscando. Faça uma lista dos requisitos, incluindo habilidades, conhecimento, experiência e competências.

2. Compare a lista com as suas qualidades

Em seguida, liste as qualidades que você possui e atendem a esses requisitos. Faça pequenas anotações para não perder os insights que podem surgir nesse momento. 

3. Selecione algumas dessas qualidades para compor sua resposta

A ideia é focar a sua resposta nos itens em que você é mais forte e que de fato demonstram o quanto você é perfeito para aquele emprego.

Foque nos seus pontos fortes: Você já trabalhou naquele segmento? Concluiu o curso mais recente sobre a tecnologia que a empresa diz ser indispensável conhecer? Essas informações são preciosas. 

4. Estude a empresa

Não saber nada sobre a empresa é um dos principais erros da entrevista de emprego. E para estruturar a melhor resposta para essa pergunta especificamente você precisa entender o momento da empresa, o segmento em que ela atua, onde podem estar seus “problemas” e quais seriam as possíveis “soluções” para eles.

Entre no site da empresa, entenda sua linguagem, busque notícias relacionadas a ela e ao seu mercado. 

5. Demonstre entusiasmo

De acordo com Jessica Vann, fundadora e diretora do Maven Recruiting Group, empresa de São Francisco (EUA) especializada em Recursos Humanos, as pessoas são atraídas por profissionais empolgados que realmente amam o que fazem.

É o seu caso? Este é o momento perfeito para demonstrar isso. Explique por que você tem a experiência que a empresa busca contando o que já fez e como você gosta de fazer isso.

Durante a entrevista, fique atento a sua comunicação não-verbal, na forma como olha para o entrevistador e como gesticula. O brilho nos olhos conta muitos pontos. A regra é a mesma para entrevista por videoconferência, ok?

6. Mostre que você tem fit cultural com a empresa

Uma preocupação grande no momento de contratar pessoas é a de encontrar aquelas que têm fit cultural com a empresa, ou seja, que combinam com a cultura e a forma de trabalho da empresa.

Se fizer a lição de casa como indicamos nos itens 1 e 4, você terá bons indícios para avaliar se a empresa combina ou não com seu estilo. Se combinar, mais um ponto importante para defender a sua contratação.

Mostre que você buscou informação, o que constatou nessa busca e de que forma acredita que possa se encaixar à cultura corporativa. 

7. Pense com antecedência

  • Quando você for convocado para uma entrevista, pode começar a pensar como responder essa pergunta da melhor forma possível.
  • Estruturar a resposta com antecedência é uma ótima forma de ir melhorando o discurso até chegar o momento da entrevista.
  • Aproveite as nossas dicas e prepare-se para ser a pessoa escolhida. ????

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui. 

Como responder a pergunta: por que eu devo te contratar?

O convite tão esperado para a entrevista de emprego chegou e, nesse momento, é fundamental passar uma ótima impressão para garantir a vaga. Porém, ao chegar lá, o entrevistador questiona “por que eu devo te contratar?” e tudo desmorona. O que responder? Será que existe uma resposta ideal?

Se você se identificou com essa situação: calma! Você não é o único e nós estamos aqui para ajudar. A seguir, vamos expor o porquê dessa pergunta ser feita, o que o entrevistador deseja ouvir e como se preparar de maneira inovadora para surpreender na resposta.

Ficou interessado? Então siga a leitura e aproveite!

Por que essa pergunta é feita?

“Por que eu devo te contratar?” é uma pergunta feita para avaliar se o candidato realmente conhece, domina e está interessado na vaga. O recrutador deseja que o avaliado seja honesto em sua resposta, sem arrogância ou falsa modéstia.

Esse questionamento também ajuda a avaliar se o candidato se conhece e sabe se posicionar em relação a suas habilidades e competências.

Analise a descrição do trabalho

Ao elaborar uma resposta para o questionamento “por que eu devo te contratar?” é primordial que seja feita uma análise prévia da descrição do trabalho. Afinal, sincronizar os motivos pelo qual você é o candidato ideal com os principais objetivos da descrição do cargo, mostra que você está atento e interessado no posto.

Muitos candidatos acabam indo às entrevistas sem saber as demandas do serviço almejado e isso é muito prejudicial, pois passa a impressão de que é só mais uma entrevista e não de que o candidato de fato está se dedicando para conquistar a vaga. Logo, conhecer a descrição do cargo e usar isso a favor de sua resposta é um grande diferencial.

Selecione suas habilidades e competências

Use das informações de seu currículo para enriquecer sua resposta. Ao explicar o porquê de você ser o candidato ideal, exemplifique suas habilidades e competências com as experiências que você viveu, seja em antigos trabalhos ou até mesmo em sua vida pessoal.

Por exemplo: se seu cargo requer muita calma, cite momentos tensos em que você manteve o controle em seu emprego anterior, ou informe que você faz a prática de meditação (caso faça realmente) ou de outro exercício voltado a trabalhar o foco e a ansiedade.

Com isso, você mostra que age ativamente para sua melhoria contínua e que pode contribuir muito para a companhia.

Elabore uma resposta compatível com a vaga

Ao pensar em um motivo, provavelmente, muitos exemplos passarão em sua imaginação, todavia, é imprescindível focar em elaborar uma resposta compatível com a vaga. Ou seja, se o cargo requer muito trabalho em equipe, não será muito interessante que você cite seu perfeccionismo e competitividade.

Seja verdadeiro

Por fim, ser verdadeiro é uma das melhores decisões que você pode tomar para dar uma resposta de qualidade. Não invente qualidades que ainda não desenvolveu nem crie histórias sobre experiências que não viveu. Busque ser honesto e congruente com sua resposta e conquiste a confiança do entrevistador.

Como vimos, responder a pergunta ”por que eu devo te contratar?” não é uma tarefa tão complexa, mas depende da atenção e dedicação do candidato em conhecer bem a empresa e a vaga para a qual está concorrendo. Seguindo as dicas expostas, será bem mais fácil ter confiança e autenticidade no momento da conquista de um novo emprego.

E aí, gostou do nosso post? Que tal receber mais artigos como este? Assine nossa newsletter e aproveite!

Сomo responder à pergunta “Por que devemos te contratar?”

Se um empregador te chamar para uma entrevista, isso significa que há algo de destaque no seu currículo. Aquilo que você enviou de forma escrita interessou-lhe, e foi por isso que ele entrou em contato.

Os entrevistadores querem ver se você consegue demonstrar aquilo que está no seu currículo e convencê-los de que você é a pessoa certa para aquela vaga. Mas você não é a única pessoa que foi chamada para uma entrevista.

Há também outras pessoas que enviaram seus currículos e despertaram o interesse dos recrutadores.

Muitas vezes, é comum que recrutadores perguntem aos candidatos a questão “Por que devemos te contratar?”.

Essa pergunta costuma ser encarada com receio por muitos profissionais, pois eles têm medo de respondê-la sem parecerem presunçosos. Ao mesmo tempo, saber vender sua imagem é algo muito importante.

Neste artigo, abordaremos essa tão temida pergunta e te daremos algumas dicas e exemplos para se sair bem na entrevista.

Uma pergunta muito comum nas entrevistas é: “Por que devemos te contratar?”.

Você precisa antes de mais nada criar sua “proposta única de venda” (USP, na sigla em inglês), um termo que as empresas usam para mostrar o destaque que elas têm em relação aos concorrentes.

Em suma, é um diferencial de uma empresa em relação às outras do mesmo ramo. E você fará a mesma coisa ao vender sua imagem para o recrutador: mostrará que é um diferencial diante dos outros concorrentes.

A pergunta “por que devemos te contratar?” pode ser feita de várias maneiras diferentes:

  • Por que você é uma boa escolha para essa vaga?
  • Por que você é o melhor para essa função?
  • O que te faz único(a)?

Antes da entrevista, certifique-se de que você tem uma resposta pronta para a pergunta. Isso é algo decisivo. Não é raro que, ao participar da entrevista, a maioria dos candidatos não tenha uma resposta preparada.

Às vezes, isso pode ser uma questão de excesso de confiança ou simplesmente falta de experiência.

Se você se preparar e montar uma estratégia antes da entrevista, já terá uma resposta relacionada àquela vaga e que representará um destaque em relação a seus concorrentes.

A pergunta “Por que devemos te contratar?” não é algo negativo. Com ela, você tem a oportunidade de mostrar seu valor para a empresa.

Ou seja, é esse o momento de expor suas habilidades e se destacar em relação aos outros candidatos.

Antes de mais nada, entretanto, é necessário realizar uma pesquisa extensa sobre a empresa, seus valores, o departamento e a vaga. Anote algo que procuram e que, na sua opinião, a maioria dos candidatos não tem.

Você também pode juntar a isso outras habilidades que possui e que podem contribuir para a empresa, mesmo que não estejam intimamente ligadas com a vaga em si.

É sabido que muito raramente há algum candidato que cumpre todos os requisitos. Por isso, é preciso olhar também os pontos que a empresa considera desejáveis e compará-los com os que você possui.

Isso pode representar uma vantagem em relação aos outros candidatos.

A seguir, apresentamos algumas dicas importantes para preparar sua resposta à pergunta “Por que devemos te contratar?”.

Faça uma pesquisa extensa sobre a empresa. Descubra quais são as metas, missões e desafios atuais que ela está enfrentando. Leia com atenção a oferta de emprego e reflita: quais são as principais qualificações e contribuições que a empresa está procurando? Em qual dessas áreas o seu perfil se destaca?

Mais importante do que decorar um discurso é entendê-lo. Você deve se sentir confortável para destacar os pontos fortes que demonstram o motivo de você ser uma escolha excelente para a vaga.

É importante trazer exemplos que justifiquem isso. Mantenha os destaques e exemplos curtos e concisos. Evite fugir do tópico central e seja claro ao se expressar.

Se você conseguir se articular bem, o entrevistador terá uma boa impressão.

Não é necessário destacar todas as suas habilidades e experiências em seu currículo. Foque naquilo que representa um destaque em relação aos outros, algo que responda pontualmente e de forma clara à empresa por que você deveria ser contratado. Esse breve resumo deve durar em torno de um minuto, dependendo das experiências e habilidades que você possui.

Assim que estiver contente com os tópicos e exemplos, pratique o máximo possível. Como dito anteriormente, não é necessário decorar sua fala.

Isso pode acabar gerando mais ansiedade e contribuir com ainda mais pressão durante a entrevista. Uma ótima forma de treinar é falando em voz alta e até mesmo gravando aquilo que for falar.

Assim, você ou alguma pessoa de sua confiança pode dar um parecer sobre o impacto e a transparência que você transmite ao se expressar.

Repita o processo até se sentir confortável ao falar sobre sua experiência para outra pessoa. A resposta ideal deve exibir de forma efetiva as suas qualificações individuais.

É essencial passar uma mensagem de confiança e entusiasmo ao responder. Experiência e qualificações são muito importantes, mas é a atitude certa que colocará você acima dos candidatos com qualificações parecidas com a sua.

Os empregadores procuram pessoas confiantes e francas, pois é esse o tipo de pessoa que pode trazer mudanças. É importante expor aquilo que te faz único, mas sem soar arrogante. Às vezes, pode pensar que está apenas sendo confiante, mas na verdade está passando uma impressão diferente. É indispensável saber se comunicar.

Digamos que você não tenha habilidades ou qualificações específicas que te destaquem dos outros candidatos. Isso não significa necessariamente que a vaga não será sua. É aqui que se faz necessário concentrar-se em um fator decisivo para muitas empresas: sua paixão.

Para além das qualificações técnicas, as empresas procuram pessoas que amam o que fazem e estão prontas para aprender coisas novas. Diga aos entrevistadores as habilidades e qualificações que você tem para aquela vaga. Mencione também a sua paixão pelo trabalho e especialmente pela vaga.

A maioria dos candidatos fala apenas que é apaixonado pelo trabalho. Isso não basta. É preciso dar detalhes concretos dessa paixão e até mesmo contar como ela se desenvolveu. Aqui, exemplos são uma ferramenta essencial, e eles podem vir acompanhados de números.

Por exemplo: digamos que, ao trabalhar em uma empresa, você tenha aumentado a o número de seguidores das páginas da empresa nas redes sociais. Na entrevista, ao falar dessa experiência, diga o valor em números. Informe não apenas aumentou a audiência da empresa, mas que aumentou em 100 mil o número de seguidores das páginas., por exemplo. Isso garante credibilidade ao que está falando.

Agora, olharemos para alguns exemplos de como responder à pergunta “Por que devemos te contratar?”.

“O motivo de eu ter me candidatado a esta vaga é que as qualificações necessárias são exatamente meus pontos fortes. Sou bom em gerir diferentes tarefas e muito atento a detalhes, além de organizar meu tempo de maneira muito eficiente.

Sim, é verdade que várias pessoas têm essas qualidades, mas, na sua posição, eu me contrataria por conta da minha paixão por este ramo e por minha personalidade otimista. Minha educação, formação e pontos fortes demonstram que eu sou capaz de realizar esse trabalho.

Gostaria de promover um impacto maior do que apenas fazer meu trabalho. Gostaria muito de contribuir para esta empresa.”

“Quando li a oferta de emprego, notei que estavam procurando explicitamente por alguém com experiência na administração de projetos.

Como consta no meu currículo, tenho mais de 10 anos de experiência como gerente de projetos.

O meu diferencial em relação aos outros candidatos e que me torna uma contribuição valiosa à sua equipe é minha habilidade de combinar o gerenciamento de projetos com as relações pessoais.

Eu valorizo muito relacionamentos duradouros, e procuro sempre construir laços com todos: desenvolvedores, equipe de vendas e administradores sênior. Gosto de interagir com os clientes e sei que um cliente feliz é um cliente que voltará a utilizar nossos serviços. A minha paixão por este ramo e pelo trabalho me motivam a dar 100% de mim todos os dias.”

“O meu perfil e minha experiência estão ligados à tecnologia. Sei que minha habilidade de gerenciar conteúdos, atualizar sites e mídias sociais tornam-me capacitado para a vaga.

Na minha última função, eu era responsável pela manutenção do site do nosso departamento.

Isso demandava atualizações dos nossos produtos, serviços e dos nossos perfis nas redes sociais, além de postar informações sobre novos eventos.

Para mim, é um prazer trabalhar com isso. Também uso meu tempo livre para aprender novas linguagens de programação. Utilizo esses conhecimentos para atualizar nossa página, que é algo que considero muito valioso. Adoraria trazer minhas habilidades e minha paixão pelo aprendizado de novas tecnologias para contribuir a partir dessa vaga.”

Porque devemos te contratar: como responder

Existem perguntas comuns que os entrevistadores fazem, “porque devo te contratar” é uma delas. Por isso, você pode se antecipar e ir preparado para sua entrevista de emprego.

Saiba como formular a sua resposta para essa pergunta e se sair melhor frente aos outros candidatos.

Recorrer ao anúncio de emprego

Antes de se apresentar para a entrevista de emprego é extremamente importante que você estude profundamente os requisitos exigidos pela vaga. Somente desta forma você pode se preparar de forma adequada para as perguntas que podem surgir.

Procure sempre valorizar os pontos onde você possui mais experiência. Construa o seu discurso em função daquilo que for mais importante para a vaga. O objetivo é mostrar que você é o candidato ideal para aquela oportunidade.

Recorrer ao currículo

Lembre-se de que o entrevistador estará usando o seu currículo como roteiro para entrevista. Portanto é esperado que você saiba falar a respeito de tudo que estiver neste documento.

Tome o cuidado de enviar uma versão atualizada do seu currículo. Lembre-se de colocar informações que você saiba falar a respeito. Estude bem o seu currículo antes de se apresentar para a entrevista.

Exemplos de respostas usando a comparação com a peça de um “quebra-cabeças”

Como se fossem peças de um quebra-cabeças, você deve estudar os requisitos da vaga que constam no anúncio. Isto a fim de avaliar onde as habilidades e competências do seu currículo se encaixam no perfil. Desta forma, você pode dar respostas, como os exemplos abaixo:

Eu acredito que a minha experiência se encaixa perfeitamente com o que a sua empresa está procurando. Digo isso porque eu possuo ótimas habilidades de comunicação com diferentes tipos de pessoas.

Por exemplo, quando eu trabalhei numa fundação como auxiliar administrativo, nosso departamento organizou um levantamento estatístico nacional e durante seis meses.

Até o fechamento da pesquisa eu trabalhei como ponto focal do projeto.

Estou seguro de que a minha experiência como Vendedor se encaixa adequadamente com o que vocês procuram. Afirmo isso em função dos últimos anos em que estive trabalhando na empresa ABC. Apesar do período de crise que o país atravessou, fui capaz de manter o nível das vendas, sempre com uma pequena margem de crescimento em relação ao ano anterior.

Tenho certeza de que a minha experiência com atendimento Home Care a pacientes críticos se encaixa de forma adequada com as necessidades da vaga. Durante os quatro anos em que trabalhei como Fisioterapeuta para a Clínica ABC, fiquei conhecido por ser capaz de firmar uma boa conexão com pacientes com incapacidade de comunicação.

Exemplos de respostas usando a comparação com uma “pedra preciosa”

Do mesmo jeito que uma pedra preciosa possui valor pela raridade, mostre que possui alguma habilidade ou competência única. Isto pode fazer toda a diferença para a empresa.

Veja abaixo exemplos de resposta onde a pessoa coloca o seu foco no que a torna única e singular.

Eu penso que a minha paixão por pessoas junto com a minha habilidade de prestar suporte técnico, são essenciais para esta posição.

No meu último trabalho eu era responsável pelo suporte técnico do nosso departamento, por causa disso eu acabei por estudar mais sobre o assunto meu tempo livre.

Fiz uma formação online para que eu me tornasse capaz de atender a demanda crescente de forma satisfatória. No final, acabei por receber um feedback muito positivo dos gestores do meu departamento.

Entendo que meu interesse por aprofundar meus conhecimentos em Excel podem fazer uma grande diferença. Durante o último ano fiz dois cursos de Excel Avançado por conta própria. A aplicação direta do conhecimento adquirido trouxe grande impacto no setor de Contas a Pagar e Receber da empresa, diminuindo erros e agilizando os processos.

Lembre-se que é muito importante estudar previamente os requisitos da vaga. Isso fará toda a diferença na hora de formular uma resposta. Quando esta pergunta surgir, lembre-se das nossas duas comparações: quebra-cabeças e pedra preciosa.

Muito sucesso na sua carreira!

Veja também:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*