Como Reparar Portatil Que Nao Arranca?

Os laptops, embora mais práticos do que os computadores de mesa, costumam contar com várias fontes de alimentação e, por isso, estão propensos a mais problemas de energia. Se o seu notebook não liga, existem diversos problemas que podem estar causando esse inconveniente.

No entanto, antes de irmos diretamente às causas, vale ressaltar que um notebook, diferentemente dos computadores comuns, precisa de uma fonte de energia para recarregar sua bateria e funcionar.

A opção mais comum é a conexão do notebook a uma tomada através do carregador, que consiste em uma caixa ligada ao fio que tem como função transformar a eletricidade advinda da tomada em tensões mais baixas, além de tornar a corrente alternada de 60 Hz em contínua.

Como Reparar Portatil Que Nao Arranca? Carregador para notebook (Foto: Divulgação)

Já a segunda opção consiste em manter o aparelho ligado a partir da energia de sua própria bateria, desde que ela tenha sido devidamente carregada. Não são raros, no entanto, os casos de bateria viciada em notebooks, fazendo com que ele se torne dependente de uma fonte de alimentação ligada diretamente na tomada quase 100% do tempo.

Por isso, antes de verificar qualquer outro problema, é necessário que você se pergunte: por qual motivo meu notebook não liga? O carregador ou a bateria? Confira mais detalhes logo abaixo:

Para saber se o seu notebook não liga por conta do seu carregador, basta ligá-lo na tomada e verificar se a luz de LED localizada na caixa acende. Caso a resposta seja negativa, teste em outra tomada. Embora esse procedimento pareça excessivamente simples, ele pode poupar muito trabalho levando o notebook na manutenção sem necessidade.

Se o carregador não ligar de jeito nenhum, será necessário adquirir um novo.

Como Reparar Portatil Que Nao Arranca? Se o seu notebook não liga, verifique a luz LED de seu carregador (Imagem: Divulgação)

Notebook não liga: cheque a fonte

Outro problema pode consistir em um mau contato ou desgaste dos cabos da fonte de alimentação de seu notebook. Para testá-la, desconecte o cabo do aparelho, ligue-o na tomada e balance os fios. Se a luz piscar, você terá sua resposta.

Também é possível testar a tensão de saída da fonte utilizando um multímetro.

Uma boa resolução para esse problema consiste em trocar o cabo entre a fonte e a tomada. No entanto, só será possível fazer isso se o cabo for destacável. Caso contrário, será necessário adquirir outro carregador. Você ainda pode testar o cabo conectando-o a outra fonte igual à sua para ter certeza de que esse realmente é o problema.

Como Reparar Portatil Que Nao Arranca? Teste a fonte e o cabo de força do carregador de seu notebook (Imagem: Divulgação)

Notebook não liga: problema na bateria

Se a bateria do seu notebook não estiver funcionando de maneira adequada, com certeza ele não ligará. Para verificar se esse realmente é o problema, remova a peça do laptop e conecte-o diretamente ao carregador. Se ele funcionar, você saberá que o mau funcionamento foi ocasionado pela bateria e terá duas opções: usar o notebook sempre conectado a tomada ou adquirir uma nova bateria.

Como Reparar Portatil Que Nao Arranca? Verifique se há algum problema na bateria de seu notebook caso ele não ligue (Imagem: Divulgação)

Se seu notebook não liga, mas também não apresenta nenhum dos problemas citados anteriormente, será necessário verificar o aparelho em si.

Caso o notebook apresente um funcionamento correto de seus coolers e a luz pisque, mas a tela não chega a acender, isso significa que existe algum problema no monitor.

Para testar se realmente é isso, tente conectar a máquina a um monitor externo (que também pode ser uma televisão) utilizando um cabo HDMI ou VGA. Se for constatado que esse realmente é o problema, será necessário levar seu laptop a uma assistência técnica autorizada.

Como Reparar Portatil Que Nao Arranca? Notebook não liga? Teste o monitor. (Imagem: Pixabay)

Notebook não liga: placa-mãe e demais componentes

Além disso, pode ter havido algum curto-circuito que impediu o funcionamento correto da placa-mãe de seu notebook, fazendo com que ela não ligue.

Para testar se o problema está em algum outro componente interno, tente remover peças como o leitor de CD (se o seu modelo for mais antigo) e o disco rígido.

Se o notebook ligar normalmente depois disso, significa que existe algo de errado com alguma das peças. Já, caso ele continue sem funcionar mesmo depois de todas as tentativas, o defeito pode estar na placa-mãe.

Nesse caso, vá até a assistência técnica autorizada e solicite a manutenção do equipamento.

Outra solução possível consiste em remover um dos pentes de memória de seu notebook. Se, depois disso, ele funcionar normalmente, significa que está na hora de trocá-lo.

Como Reparar Portatil Que Nao Arranca? Tente trocar a placa-mãe de seu notebook caso ele não ligue (Imagem: Divulgação)

Notebook liga, mas desliga logo depois

Se o problema está no desligamento repentino de seu notebook, vale checar se não existe nenhum defeito ou mau contato nos cabos. Além disso, o superaquecimento do aparelho também pode prejudicar suas funções e desligá-lo.

Nesse caso, limpe o cooler um adquira um extra, que pode ser usado via USB. Uma boa maneira de prevenir que isso aconteça é evitar usá-lo no colo ou em cima da cama. Dê preferência a superfícies que não obstruam sua ventilação.

Como Reparar Portatil Que Nao Arranca? Notebook não liga devido ao superaquecimento? Tente usar um cooler USB! (Imagem: Divulgação)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Confere o que tens de fazer quando o PC não arranca

Quando o PC não arranca o melhor é não entrar em pânico. Existem algumas medidas a tomar para restaurar o funcionamento da máquina, mas se porventura isso não resultar, a probabilidade de se conseguir, pelo menos, recuperar os dados é muito elevada.

Vamos explicar quais as ações a tomar para tentar restaurar o funcionamento do sistema no caso de um acontecimento desta natureza. Por vezes as soluções são mais simples do que pensamos, e há pequenos gestos que permitem poupar dinheiro e dores de cabeça.

PC não arranca; checklist para ter por perto

Devemos procurar começar o diagnóstico, eliminando primeiro as partes físicas que podem constituir um potencial problema e só depois evoluir para questões mais específicas e relacionadas com os componentes do computador ou até o software:

  1. Verificar alimentação elétrica
  2. Desligar periféricos, em especial USB
  3. Desligar todos os componentes não essenciais
  4. Arrancar em modo de segurança
  5. Restaurar o Sistema Operativo

Se nada disto resultar, então o ideal é mesmo recorrer a estabelecimentos especializados que possam tratar do assunto da melhor forma possível.

Quando a eletricidade é a fonte do problema

No caso de um simples pico de corrente, o computador pode não arrancar por serem acionados os sistemas de proteção elétrica. Devemos assim desligar o mesmo da tomada e pressionar o botão de energia, de forma a garantir que a corrente que resta nos circuitos é eliminada.

Se estivermos a falar de um desktop, normalmente há um ou mais LED que indicam se há ou não eletricidade na motherboard, sendo assim bastante fácil de perceber quando não há mais energia a circular pelos componentes.

Aqui pode também ser importante confirmar as ligações no interior do sistema. Cabos ATX ou CPU (entre outros) mal conectados, podem ser os responsáveis por não conseguirmos trabalhar. É importante certificar que tudo está solidamente encaixado no devido lugar, sem esquecer os conectores do painel frontal.

Menos habitual, mas também importante, é o problema originar nos botões de ligar/desligar ou reset do computador. Se tiverem uma sensação tátil fora do normal (demasiado solto; sem que se sinta um clique; não retornam à posição inicial quando pressionados) convém verificar com atenção e agir em conformidade.

No caso de um portátil, normalmente os carregadores fazem sempre alguma acumulação de energia, sendo frequente desligar o transformador e o LED (quando existe) que indica que o mesmo está em funcionamento permanecer aceso.

Também frequente é termos os cabos que alimentam a máquina danificados. Nem sempre há tempo (e cuidado) na altura de arrumar e com o passar do tempo estes acabam por vincar aqui e ali.

É, por isso, normal o surgimento de pequenas quebras nos condutores, que acabam por não permitir a passagem de corrente nas melhores condições. Se for este o caso, e dependendo da disponibilidade, há que testar o alimentador noutra máquina, mas atenção à voltagem e potência.

Apêndices problemáticos

Por vezes deixamos uma simples pen ou disco rígido ligados no computador, e pelas definições da BIOS (ou UEFI), a máquina tenta arrancar por esse dispositivo.

Ora se apenas lá temos as fotos da última festa de Natal, vamos ser brindados com um ecrã preto e uma mensagem de erro, em vez do nosso querido ambiente de trabalho.

Leia também:  Como Evitar Que O Bebe Morda A Mama?

Podemos ter igualmente um componente interno que avariou e que está a comprometer o resto do sistema. Remover tudo o que não é essencial, incluindo a memória RAM, pode ajudar a perceber a origem do problema.

No caso dos desktop, é habitual ouvirmos uma série de bips, ou em alternativa termos um painel com LED de diagnóstico, possibilitando a identificação de erros no arranque.

Quanto à RAM, quando possuímos mais do que uma DIMM, devemos testar alternadamente e até trocar de slot. Quando a memória tem uma anomalia, o sintoma mais usual são os ecrãs azuis e muita instabilidade no sistema, no entanto podemos ter um problema no slot que estamos a usar ou até no controlador de memória.

  • Remover a RAM e alterar a sua posição pode ajudar a identificar estas questões, mas a resolução implicará alguém com conhecimentos avançados.
  • Se quiseres saber como escolher uma memória compatível com a que avariou, temos algumas dicas para partilhar contigo.
  • Para componentes como placas de som ou outras de expansão, é mais usual a máquina não arrancar, por isso quando voltamos a ligar o PC inserindo esse componente problemático, conseguimos identificar o causador com muita segurança.

PC não arranca por causa do software

Agora que já eliminamos a parte física da equação, resta a problemática do software. O computador não arrancar pode ser algo relacionado com uma atualização falhada, um ficheiro de sistema corrompido ou até um controlador demasiado verde no sistema.

O primeiro passo é procurar o arranque em Modo de Segurança. Sendo uma opção de diagnóstico, tanto em Windows como noutros sistemas como macOS, o conceito assenta em isolar o núcleo do sistema de áreas complementares mas não essenciais.

Como Reparar Portatil Que Nao Arranca?

Para o fazermos, no Windows, basta pressionar a tecla F8 no arranque e depois escolher a opção 4. Já no macOS, no arranque, mantemos pressionada a tecla Shift, após ouvirmos o som de inicialização, largando depois a tecla quando surge o logo da Apple.

Assim, o sistema operativo é carregado apenas com os serviços e controladores essenciais, permitindo perceber se a máquina funciona normalmente quando nada mais há em execução. Sendo esse o caso, podemos depois, avançar para um restauro, selecionando uma data anterior à daquela em que nos deparamos com o problema.

No caso da Apple a opção a considerar é a Time Machine, pelo que é sempre boa ideia configurar os backups nesta plataforma.

Notebook não inicia? Veja possíveis causas e como resolver o problema

Pensando nisso, o TechTudo reuniu os erros mais comuns que fazem com que o laptop não inicialize. Confira a seguir algumas dicas de como resolver cada um deles. Os procedimentos são específicos para Windows, mas podem funcionar com outros sistemas.

Como Reparar Portatil Que Nao Arranca?

Confira dicas para deixar o computador mais rápido sem instalar nada

A ausência ou falha de arquivos do sistema pode fazer com que o Windows não consiga ser inicializado. A origem precisa do problema é difícil de identificar, já que pode ocorrer por diversas causas, como em quedas de luz ou até alterações indevidas nas configurações.

Para contornar isso, a Microsoft introduziu a ferramenta de Reparo de Inicialização (ou Correção de Inicialização), presente no Windows 7, 8 e 8.1 e Windows 10. Ele pode ser acessado pressionando a tecla Shift durante a inicialização. Se não funcionar, é necessário criar um disco de reparação do sistema com a ferramenta Media Creation Tool, da Microsoft.

Caso não tenha o disco pronto, você pode criá-lo a partir de outro computador. Após instalar e executar a plataforma, basta selecionar o sistema operacional do notebook com problemas de inicialização, assim como o tipo de mídia em que ele será guardado, e esperar o download terminar.

1 de 6
Disco de reparação do Windows sendo criado no Media Creation Tool — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Disco de reparação do Windows sendo criado no Media Creation Tool — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Insira o CD ou pen drive no laptop que apresenta o erro e realize o boot através dele. Quando chegar à tela de instalação do Windows, clique em “Reparar o computador”. Depois, entre em “Solução de Problemas” e selecione “Opções avançadas”. Por fim, clique em “Reparo de Inicialização” e aguarde o fim do procedimento.

2 de 6
Reparo de Inicialização na tela de opções avançadas do Windows — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Reparo de Inicialização na tela de opções avançadas do Windows — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Se o notebook não inicia e não repara, uma alternativa é restaurar o sistema. O acesso é realizado também por meio do disco de inicialização. Neste caso, porém, você deverá entrar em “Restauração do Sistema” em vez de “Reparo de Inicialização”.

Feito isso, clique em “Restaurar o PC” para reinstalar o Windows. A solução é mais demorada do que a anterior, mas o aspecto positivo é que ferramenta permite manter os arquivos armazenados no PC. Portanto, o procedimento não equivale a uma formatação.

3 de 6
Restauração do sistema reinstala do Windows, podendo apagar ou manter arquivos do usuário — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Restauração do sistema reinstala do Windows, podendo apagar ou manter arquivos do usuário — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Uma alternativa mais simples é entrar em “Opções avançadas” e escolher “Recuperar o sistema”. Isso fará com que o Windows volte a um ponto anterior em que não apresentava erros. Esse método é mais rápido, mas costuma ser menos eficiente nos casos em que o reparo na inicialização não resolveu o problema.

A BIOS é o programa que reconhece o hardware e realiza verificações essenciais para que o computador funcione. Se alguma de suas informações estiver corrompida, o sistema dificilmente vai conseguir inicializar. Essas falhas têm origens diversas, tais como compatibilidade com componentes recém instalados, quedas de energia ou mudanças nas configurações.

A solução mais prática é restaurar os padrões de fábrica da BIOS. O procedimento é realizado dentro do próprio sistema, normalmente acessível apertando a tecla F2 durante a inicialização.

Vale ressaltar que cada marca e modelo pode apresentar uma tecla de atalho diferente.

O TechTudo tem tutoriais específicos explicando como resetar o BIOS de um notebook da Dell, da HP, da Acer, entre outras fabricantes.

4 de 6
Restauração dos padrões de fábrica do BIOS em notebook Acer — Foto: Helito Bijora/TechTudo

Restauração dos padrões de fábrica do BIOS em notebook Acer — Foto: Helito Bijora/TechTudo

Algumas vezes o laptop exibe uma tela preta com a mensagem “no DCHP or proxy DCHP received” logo ao iniciar. Ela indica que o sistema está tentando realizar o boot por meio de uma rede, mas não há cabo conectado. Geralmente, após desligar e retornar o computador algumas vezes, o sistema acaba inicializando, mas em alguns dias o erro volta a aparecer.

Isso normalmente acontece quando há alguma falha grave no disco rígido. Como o sistema não consegue fazer o boot de primeira pelo HD, pula para a opção de rede, que em geral está desabilitada. A solução está na reparação da unidade de disco. Quando o Windows for inicializado, entre no Prompt de Comando como administrador, digite “chkdsk c: /r” (sem as aspas) e pressione Enter.

Essa opção do Check Disk vai localizar setores defeituosos e tentar repará-los. Vale lembrar que a letra “C” deve ser substituída pela correspondente da sua unidade de disco.

5 de 6
Execução de comando de recuperação de áreas defeituosas do disco rígido com o Check Disk — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Execução de comando de recuperação de áreas defeituosas do disco rígido com o Check Disk — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Todos os problemas e soluções apresentados acima envolvem software, mas é possível que a falha seja originada em algum elemento de hardware. Se o notebook tiver incompatibilidade ou insuficiência de memória, apresentar defeito na bateria CMOS ou processador, bem como qualquer erro desse tipo, será necessário trocar a peça.

Para resolver, você precisa abrir o computador. A operação não é simples: tocar em certos circuitos pode queimá-los e agravar ainda mais a situação. Portanto, se você não tiver domínio em manutenção e seu PC não inicia após seguir as dicas acima, recomendamos levar o laptop a um profissional especializado.

6 de 6
Falhas no hardware do notebook podem fazer com que ele não inicialize — Foto: Filipe Garrett/TechTudo

Falhas no hardware do notebook podem fazer com que ele não inicialize — Foto: Filipe Garrett/TechTudo

Medidas a tomar quando o Windows não arranca

Última modificação: 31 de agosto de 2020 às 12:20 por Pedro Muxfeldt
.

Você não está conseguindo inicializar seu Windows? Saiba que existem muitos problemas que podem causar essa falha de funcionamento. Nessa dica, você verá uma série de procedimentos que podem ser realizados para que seu sistema operacional volte a rodar normalmente. Como Reparar Portatil Que Nao Arranca?
Ligue o PC e comece a pressionar a tecla F8 (F5 em alguns modelos). Na tela que aparece, selecione a opção para iniciar o PC em modo de segurança. Agora, acesse o painel de controle do sistema e utilize um ponto de recuperação para restaurar a máquina para o seu estado em uma data anterior. Isso eliminará quaisquer softwares e dados instalados no computador desde o dia da restauração e que podem ser os responsáveis pela falha de funcionamento.

Leia também:  Quem Faz Perfume Como Se Chama?

Clique aqui para ver o passo a passo completo da restauração do sistema Windows 10.

Se, apesar da restauração, o PC continuar sendo inicializado somente em modo de segurança, provavelmente há um conflito de hardware ou infecção. Se você instalou recentemente algum software, desinstale-o para verificar se o computador passa a se iniciar normalmente sem ele. Outra opção importante é fazer uma varredura com um antivírus. Veja aqui uma lista de antivírus gratuitos para você utilizar.
O Windows 10 é a primeira versão do sistema operacional que não possui um CD de instalação. No entanto, existem algumas formas de reparar o sistema. A primeira delas é utilizando um pendrive como unidade de recuperação. Para isso, é preciso que você já tivesse criado esse pendrive bootável antes de o problema ocorrer (veja aqui como fazer isso). Caso você possua essa imagem do sistema salva em um pendrive, basta inicializar o computador através do pendrive. Para isso, você deverá alterar a sequência de inicialização do BIOS (veja como aqui). Se você suspeitar da presença de um vírus, os Live CD Antivírus iniciam diretamente no leitor de CD sem usar o Windows, o que permite analisar seu computador e eliminar infecções. É preciso, como no procedimento acima, modificar a ordem de inicialização do BIOS.

Entre os Live CD Antivírus, destaca-se o Kaspersky Rescue Disk. Esse software utiliza os motores do antivírus Kaspersky, um dos mais potentes da categoria, para eliminar qualquer tipo de contaminação presente no seu disco rígido.

Outra opção na mesma linha são os Live CDs de reparação, como o Ultimate Boot CD. Ele é um kit de ferramentas para fazer um diagnóstico completo do seu HD e reparar o PC em diversas situações (reparar o Windows, desinfetar o computador, pesquisar um problema de hardware etc.).
Se nenhuma das medidas elencadas acima funcionar e o Windows continuar apresentando problemas de inicialização, a única solução é realizar a reinstalação do sistema. Nesse caso, saiba que todos os softwares e arquivos no PC serão excluídos. Por isso é tão importante ter sempre um backup dos seus dados para não perder tudo de uma hora para outra em caso de problema grave.

Para reinstalar, acesse as configurações do sistema e vá em Atualização e segurança > Recuperação e inicie os procedimentos de formatação do Windows. Confira o passo a passo da formatação do Windows 10 aqui.

O que foi indicado acima permite verificar um problema de origem de software, principalmente. Mas o Windows pode não reinicializar por causa do hardware. Um bloqueio do Windows pode ter sido provocado pela placa de vídeo, pela memória RAM, pelo processador ou pela fonte de alimentação. Às vezes, o fato de inicializar o BIOS retirando a pilha da placa-mãe permite resolver esse problema. Frequentemente provocadora de bloqueio, o estado da memória RAM é facilmente verificável se utilizarmos um software como o MemTest 86.

Foto: © snig – Shutterstock.com

O PC não arranca? Saiba o que fazer

O que fazer quando o PC não arranca? Há vários problemas que podem estar a impedir que o PC inicie corretamente, mas também soluções para cada um deles.

O PC não arranca? Isso não significa que esteja estragado, pode ser um simples problema, fácil de resolver. Antes de o levar a uma casa especializada onde terá de investir algum dinheiro para ver o problema resolvido, é possível testar várias soluções. Conheça algumas neste artigo.

O que fazer quando o PC não arranca?

Como Reparar Portatil Que Nao Arranca?

Verificar a alimentação

A alimentação do computador depende de vários componentes: o cabo que liga à tomada, da própria tomada, do recetor da energia… Por vezes, o PC não arranca porque um destes componentes está estragado. E, se um teste à tomada é algo fácil de realizar, um teste ao cabo pode ser algo mais complicado. Mas, não deve ser uma hipótese a descartar.

Botão de ligar/desligar está estragado

Parece um problema completamente descabido, mas a verdade é que é uma situação bastante comum. Por vezes, o próprio botão de ligar e desligar estraga-se e o utilizador não consegue ligar o dispositivo. Solução? Procurar um técnico ou uma casa especializada.

O PC liga, mas não passa de um ecrã preto ou azul

Ao ligar o PC, o utilizador pode deparar-se com um ecrã preto ou com um ecrã azul. O que é que isto quer dizer? Que o processo de arranque do Windows está corrompido.

A melhor forma de corrigir esta situação passa por tentar aceder ao menu de arranque do Windows, premindo a tecla F8 quando este está a tentar arrancar. Nesse menu, basta escolher a opção “Opções de arranque avançadas” e depois “Reparar o computador”.

Nenhuma das opções acima

É possível que o computador esteja mesmo estragado, uma situação que não tem nada de anormal visto que se trata de um dispositivo eletrónico.

Não é necessário ficar já alarmado… Mesmo que este não tenha reparação, é (quase) sempre possível recuperar tudo o que está no disco de armazenamento que guarda ficheiros, programas e muito mais. Neste caso, a solução passa por procurar um técnico ou uma casa especializada para procurar um melhor aconselhamento.

O que fazer quando o PC com Windows 10 não inicia?

Quando o seu PC com Windows 10 não inicia, mesmo o computador estando com energia, mas não ligando, não se desespere. Embora possa ser assustador, pode ser que haja como resolver simplesmente este problema.

Não descartamos uma solução mais brusca, mas antes de tudo, veja aqui algumas possíveis soluções que você pode tentar. Existem principalmente dois cenários. Primeiro, seu computador não recebe energia nenhuma. Ou que ele tenha energia, mas não liga.

Primeiramente você precisa confirmar qual é o seu problema, em seguida, passar por toda a nossa lista de sugestões e ver quais podem se aplicar no seu caso.

Dica: 7 Dicas para evitar transtornos com bugs da versão 1809 do Windows 10

Windows 10 não inicia: Como resolver

Se o seu PC com Windows 10, e até mesmo versões anteriores do sistema, como Windows 8 ou Windows 7, não inicializar, veja a seguir algumas dicas de ações para solucionar seu problema.

1. O PC está carregando?

A primeira dúvida a ser tirada é se o PC carrega normalmente ou não. Para isso, caso você tenha um notebook, confira se a fonte de alimentação está funcionando. Veja se o notebook mostra a luz de carregamento acesa. Em caso de dúvidas, teste outra fonte de alimentação, ou teste a sua em outro notebook compatível.

Quando você liga o PC, ele chega a ligar ou parece estar completamente sem energia? Se o seu cabo de alimentação não estiver funcionando bem, o seu sistema não inicializará porque o computador não liga, então, a primeira coisa a resolver é trocar a fonte de alimentação.

Se esse for o seu problema, leia nosso artigo: 

Como consertar um notebook que não carrega conectado à fonte de alimentação?

2. Desconecte todos os dispositivos externos

Às vezes, um hardware conectado ao seu PC também pode criar esses problemas. Tente desconectar todos os dispositivos externos e verifique se o seu sistema está inicializando ou não.

 Você precisará desconectar a impressora, o disco rígido externo, o leitor de cartão, outros dispositivos USB (exceto teclado e mouse).

3. Verifique e limpe a memória RAM e o Disco Rígido

Se você não tem problemas em abrir a parte traseira do seu notebook ou o gabitene do seu computador (ou conhecer alguém que pode fazer isso pra você), é muito recomendável conferir se as memórias RAM estão conectadas e funcionando.

Desconecte a RAM, limpe-a com cuidado com um pincel ou jato de ar e, em seguida pegue uma borracha branca e passe na posição horizontal, do primeiro pino até o ultimo. Repita no outro lado, remova todos os farelos da borracha novamente com o pincel ou jato de ar. Coloque-a de volta. Faça o mesmo com o disco rígido. 

4. Inicialize em modo de segurança

Você pode inicializar no modo de segurança? Se você puder, então isso vai tornar as coisas mais fáceis. Se você instalou recentemente algum driver ou software, poderá inicializar o Windows 10 no modo de segurança e solucionar problemas. 

  • Se precisar de ajuda, leia nosso artigo: Aprenda a iniciar o Windows no modo segurança;
  • Se você não puder entrar no modo de segurança, poderá inicializar o Windows 10 com o CD de instalação do Windows 10 ou uma unidade USB inicializável.
  • Depois de ter entrado no modo de segurança, você pode usar várias opções oferecidas para solucionar problemas adicionais.
Leia também:  Como Recuperar O Que Foi Apagado Do Celular?

5. Restauração do Sistema

Se você inseriu o Modo de segurança, poderá usar a Restauração do sistema. Em Opções avançadas, você encontrará essa opção no menu Configurações > Atualização e Sistema > Recuperação > Restaurar o PC. Lembrando que a restauração do sistema poderá fazer você perder os programas instalados, mas há uma opção que você mantém os seus arquivos intactos.

6. Desinstalar as atualizações do Windows

Além dos drivers de terceiros, uma atualização oficial do Windows também pode quebrar seu sistema. Se você instalou recentemente o Windows Update e depois disso, o seu PC com Windows 10 não inicia, você pode iniciar o PC em Modo de Segurança e desinstalar essa atualização.

7. Reparo de Inicialização Automática

O Reparo de Inicialização Automática é uma função útil para usuários do Windows 10, que permite corrigir vários problemas que estão impedindo o seu sistema de inicializar. Ele pode verificar problemas relacionados à partição, problemas no arquivo do sistema, problemas no driver e muito mais. 

Reparo de Inicialização

  • Insira o CD ou Pen drive com a instalação do Windows 10.
  • Faça o equipamento iniciar o boot através dele.
  • Assim que carregar a tela de instalação do Windows, clique em Avançar e depois clique no botão Reparar.
  • Em seguida escolha Solução de Problemas > Opções avançadas > Reparo de Inicialização.
  • Clique em Windows 10 e aguarde o reparo.

8. Volte para a versão anterior

É muito fácil reverter e desinstalar o Windows 10 para a versão anterior do Windows ou voltar para uma versão anterior, onde você pode acessar a interface normal do Windows.

1. Clique em Menu Iniciar e clique em Configurações Atualização & Segurança > Recuperação;

2. Clique em Começar Agora para Voltar para uma compilação anterior.

Ele não excluirá nenhum arquivo pessoal, mas você não encontrará as mesmas configurações de antes.

9. Redefinir o BIOS para o padrão

Se você fez recentemente qualquer alteração no BIOS e, em seguida, começou a enfrentar esse problema, você pode reverter a alteração ou redefinir as configurações do BIOS para os valores padrão. 

  1. Para abrir as configurações do BIOS, você precisa reiniciar o computador e continuar pressionando F2 ou F9 (com base no fabricante da placa-mãe). 
  2. Uma vez lá, pressione a tecla F9 para restaurar as configurações padrão, ou procure pela palavra Default;
  3. Pressione Yes ou OK;
  4. Salve e reinicie o PC clicando na tecla F10 e Enter.

10. Master Boot Record (MBR)

  1. Existem muitas razões pelas quais o MBR pode ser corrompido, e o malware é uma das causas mais comuns.

     Entre no Modo de Segurança e execute o Prompt de Comando para reparar o MBR, digitando os seguintes comandos (seguidos de Enter) como mostra a imagem abaixo:

  2. bootrec / fixmbr
  3. bootrec / fixboot
  4. bootrec / RebuildBcd

Em último caso, se nada deu certo, reinstale o Windows no seu PC, ou leve-o até um técnico.

Компьютер Dell не включается, или на нем не загружается ОС Windows

Каждый компьютер проходит ряд проверок с момента включения до загрузки операционной системы. Если компьютер не включается или не загружается в операционную систему, это может быть сбой питания, процедуры POST, видео или загрузки операционной системы. Действия по устранению каждой проблемы зависят от типа симптомов, наблюдаемых на компьютере.

Если на компьютере Dell не включается питание или не загружается операционная система, сначала рекомендуется выполнить аппаратный сброс. Выполнение аппаратного сброса обычно позволяет устранить многие проблемы, а также удалить остаточное напряжение, которое может быть причиной проблемы.

Выполните аппаратный сброс

  1. Отключите компьютер.
  2. Отсоедините адаптер переменного тока или кабель питания от компьютера и извлеките аккумулятор (для ноутбуков Dell).  
  3. Отключите все внешние устройства, например USB-накопители, принтеры, веб-камеры и карты памяти (SD/xD).
  4. Нажмите и удерживайте кнопку питания в течение 15–20 секунд для удаления остаточного напряжения.

  5. Подсоедините адаптер переменного тока или кабель питания и аккумулятор (для ноутбуков Dell).
  6. Если компьютер Dell включается, но не может загрузиться в Windows, определите признаки и следуйте соответствующему руководству по устранению неполадок.

  7. Если компьютер Dell не включается, следуйте инструкциям по устранению неполадок для этого признака, приведенным в таблице ниже.

Запустите диагностический тест оборудования

Запуск диагностического теста оборудования помогает определить и устранить проблему с оборудованием. Ноутбуки, настольные компьютеры, моноблоки и планшеты Dell на базе Windows имеют встроенное диагностическое тестирование, которое называется Dell SupportAssist Pre Boot System Assessment или Dell Enhanced Pre-Boot System Assessment (ePSA).

ПРИМЕЧАНИЕ. Если диагностическое тестирование не выполнено, запишите код ошибки и код проверки. Это поможет службе технической поддержки Dell определить, какой компонент оборудования вызывает проблему, и предложить варианты ремонта.

Признак Действие
При нажатии кнопки питания ПК Dell не включается, отсутствует индикация питания компьютера (ни один индикатор не горит).

  • Отсутствуют признаки подачи питания на компьютере Dell.
  • Индикатор питания не горит и не реагирует при попытке включения компьютера.
  • Дисплей пустой или черный, компьютер не запускается и отсутствует индикация питания компьютера.
  • Не слышен шум работающего вентилятора.
При нажатии кнопки питания индикатор питания и индикаторы CAPS lock, Scroll lock и Num lock мигают в определенной последовательности. Компьютер также может издавать кодовые звуковые сигналы, которые помогут определить ошибку определенного компонента оборудования.

  • Мигают индикаторы (обычно в определенной последовательности и/или желтым цветом).
  • ПК издает кодовые звуковые сигналы (непрерывно или в определенной последовательности).
  • Нет изображения на экране (черный экран) и мигают индикаторы или ПК издает кодовые звуковые сигналы.
  • Слышен шум работающего вентилятора, но индикаторы мигают или издаются кодовые звуковые сигналы.
  • Компьютер зависает, замедляется или застревает на экране с логотипом Dell.
  • Индикаторы не реагируют на нажатие клавиш Caps lock, Scroll lock или Num lock.
При нажатии кнопки питания компьютер включается, выполняет процедуру POST, но отображает сообщение об ошибке или не загружает операционную систему.

  • Индикаторы (питание, активность жесткого диска и т. д.) работают нормально.
  • Слышен шум работающего вентилятора.
  • Пустой или черный экран, в верхнем левом углу экрана мигает курсор.
  • Сообщения об ошибках, связанных с жестким диском.
  • Сообщения об ошибках на синем экране Windows или экране STOP (экран сбоя).
  • Компьютер зависает, замедляется или загрузка операционной системы останавливается на экране с логотипом Windows.
При нажатии кнопки питания индикаторы питания и другие индикаторы работают нормально. Однако компьютер по-прежнему отображает пустой или черный экран. Это означает, что на компьютере возникла проблема с видео или дисплеем.

  • Индикаторы (питание, активность жесткого диска и т. д.) работают нормально.
  • Слышен шум работающего вентилятора, но на экране нет изображения (черный экран).
  • Экран пустой или черный.
  • Размытые, искаженные, нечеткие изображения.
  • Горизонтальные или вертикальные полосы
  • Проблемы с потускнением цвета, избыточной подсветкой, яркостью, контрастностью и т. д.

  Истек срок гарантии? Нет проблем. Нажмите здесь, введите сервисный код Dell и просмотрите наши предложения.

ПРИМЕЧАНИЕ. В настоящее время предложения доступны только для заказчиков в США, Канаде, Великобритании, Германии и Франции. Предложение не распространяется на серверы и системы хранения.

Duration: 03:49Closed captions: English only

Duration: 03:54Closed captions: English only

Duration: 02:28Closed captions: English only

Alienware 25 Gaming Monitor AW2518H, Alienware 25 Gaming Monitor AW2518HF, Alienware 34 Monitor AW3418DW, Inspiron, Vostro, Retired Models, Dell D2719HGF, Dell E2216H, Dell Premier Wireless Keyboard and Mouse KM717, Dell Professional Projector S518WLAlienware 25 Gaming Monitor AW2518H, Alienware 25 Gaming Monitor AW2518HF, Alienware 34 Monitor AW3418DW, Inspiron, Vostro, Retired Models, Dell D2719HGF, Dell E2216H, Dell Premier Wireless Keyboard and Mouse KM717, Dell Professional Projector S518WL, Dell SE2719H, Dell U2412M, Dell USB3.0 dock D3100, Dell Wireless Keyboard & Mouse KM714, Dell Wireless Mouse WM126, Dell Wireless Mouse WM326, Dell G3 3579, Dell G5 15 5587, Dell G3 3779, Inspiron 3452, Inspiron 5488, Inspiron 15 3567, Inspiron 15 7572, Inspiron 7580, Inspiron 3052, Inspiron 20 3064, Inspiron 3264 AIO, Inspiron 3265, Inspiron 3452 AIO, Inspiron 3455, Inspiron 24 3464, Inspiron 24 5488, Inspiron 27 7775, Inspiron 3252, Inspiron 3268, Inspiron 3655, Inspiron 3656, Inspiron 3668, Latitude 5290 2-in-1, Latitude 5290, Latitude 7290, Latitude 3390 2-in-1, Latitude 7390 2-in-1, Latitude 7390, Latitude 3490, Latitude 5490, Latitude 5491, Latitude 7490, Latitude 3590, Latitude 5590, Latitude 5591, OptiPlex 3050 All-In-One, OptiPlex 3050, OptiPlex 3060, OptiPlex 5050, OptiPlex 5060, OptiPlex 5250 All-In-One, OptiPlex 7050, OptiPlex 7060, OptiPlex 7450 All-In-One, OptiPlex 7460 All-In-One, OptiPlex 7760 All-In-One, Vostro 5370, Vostro 14 3468, Vostro 5471, Vostro 15 3568, Vostro 3578, Vostro 15 5568, Vostro 3470, Vostro 3670, XPS 27 7760, XPS 8920Развернуть

Дата последней публикации

12 апр. 2021

Версия

10

Тип статьи

Solution

К сожалению, наша система обратной связи в настоящее время не работает. Повторите попытку позже.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*