Como Reparar Pc Que Não Inicia Windows?

Quando o computador não quer iniciar o Windows, geralmente bate o desespero e alguns até pensam logo em formatá-lo para ver se tudo volta ao normal. Nesta monento, é necessário manter a calma e tentar identificar por que a máquina não inicia.

O Olhar Digital preparou abaixo uma lista de dicas que podem ajudar a fazer o Windows voltar a iniciar sem precisar formatar o computador. Confira!

publicidade

Modo de segurança

Muitas vezes o Windows deixa de iniciar corretamente devido a algum programa que tenha sido instalado. Isso ocorre porque o sistema da Microsoft, na inicialização padrão, carregará tudo o que estiver instalado.

Para resolver problemas deste tipo é recomendo iniciar o computador em modo de segurança. Através dele, o Windows só carregará o seu sistema e os drivers principais, o que evita que o programa problemático seja executado. Veja a seguir os métodos possíveis para entrar no modo de segurança:

  • Tecla F8 – Durante a inicialização da máquina pressione repetidamente esta tecla ou a mantenha pressionada até surgir uma tela perguntando como o Windows deve ser iniciado. Nela, escolha a opção “Habilitar Modo de segurança”;
    Como Reparar Pc Que Não Inicia Windows?
  • Com um pendrive USB – Através de uma máquina que esteja funcionando com o Windows, crie um disco de inicialização com a ferramenta oficial da Microsoft por este link.
  • Após estar no modo de segurança, você pode fazer a desinstalação convencional de um programa ou fazer a reversão de algum driver instalado recentemente usando o gerenciador de dispositivos.
  • Restauração do sistema e reparo de inicialização
  • Se você criou um pendrive USB de inicialização no passo acima, através dele existe outra opção além do modo de segurança que ajuda a reparar erros. Confira:
  1. Na tela de “Instalação do Windows”, clique na opção “Reparar computador” no canto inferior esquerdo;
  2. Selecione então a função “Solução de problemas”;
  3. Clique em “Restauração do sistema” e selecione o ponto que deseja restaurar.
    Como Reparar Pc Que Não Inicia Windows?

Removendo malwares

Muitas vezes, o computador ao ficar infectado com um vírus pode nem iniciar o Windows. As ferramentas padrões do sistema não atendem a problemas deste tipo e é necessário recorrer a algumas opções específicas para a remoção de vírus que não dependam do sistema da Microsoft.

A solução para isso acaba nos Rescue CDs, que possuem como base o Linux para rodar um antivírus sem carregar o Windows. A seguir, veja as três melhores opções desta categoria:

  • Avira AntiVir Rescue System;
    Como Reparar Pc Que Não Inicia Windows?
  • Dr.Web LiveDisk;
  • Kaspersky Rescue Disk 2018.

Depois de fazer o download de um deles, é necessário gravar a ISO em um CD ou pendrive e selecionar esta opção como o boot primário da máquina.

Remover dispositivos USB e checar a ordem de boot

Ao conectar um HD ou pendrive no computador, todos eles ficam adicionados na lista de dispositivos para ser o possível o boot na BIOS dele. Isso não chega a ser um problema, entretanto, algumas marcas não deixam que o Windows inicie sem removê-los.

Assim, sempre que a máquina não iniciar e estiver com um desses dispositivos conectados, vale tentar removê-los e reiniciar o computador.

Se mesmo após o passo acima a máquina continuar a não iniciar, pode ser que a ordem de boot na máquina ficou errada. Para conferir, aperte a tecla F2 ou Del na hora em que ligá-la, mas fique atento que a tecla utilizada para o acesso a BIOS pode variar de acordo com o fabricante.

Já na BIOS, procure pela opção “Boot sequence” e deixe o seu HD principal como a primeira opção na ordem para a inicialização. Caso tenha feito uma alteração nesta tela, não se esqueça de salvá-la.

Voltar a configuração de fábrica na BIOS

Ainda na parte da BIOS do computador, todas alterações que são feitas por lá podem afetar o funcionamento do hardware e do sistema, fazendo com que o Windows não inicie devido a uma divergência das configurações que ele armazenou.

A solução para este problema, felizmente, é bem fácil e fica na própria BIOS. Basta iniciar o computador apertando a tecla Del ou F2 para acessar este menu e encontrar a opção “Reset to Factory Default”. Depois de utilizá-la, salve as configurações novas quando sair da BIOS e reinicie o computador.

Reparando a configuração do boot do Windows

As configurações de boot que fazem o Windows iniciar não ficam restritas as opções da BIOS. Muitas vezes o arquivo que o Windows lê para fazer o boot pode ter sido alterado de forma errônea e ele precisa ser restaurado.

As soluções mais simples para restaurar tais arquivos podem ser feitas pelo pendrive de inicialização do Windows 10 ao usar a opção “Raparo de inicialização” ou com uma distribuição Linux especializada para esta tarefa, como o Boot-Repair-Disk, que pode ser gravado em um disco ou em um pendrive.

Como Reparar Pc Que Não Inicia Windows?

Checar a bateria do notebook

Pode parecer um erro simples, mas não é incomum de acontecer. Às vezes, ao utilizar um notebook, pode ser que ele não ligue devido a um problema na bateria, como uma descarga completa que ocorreu sem você notar.

Apesar de poder liga-lo na fonte diretamente nestes casos, é recomendado que você deixe a bateria dele carregando por ao menos 15 minutos antes de voltar a utilizá-lo.

Outro problema é quando o notebook mostra que está ligado, mas fica apenas com uma tela preta. Nestes casos, ele pode estar preso ao sistema, numa espécie de hibernação.

Assim, é recomendado que você tire a sua bateria, além de removê-lo da tomada.

Depois de alguns minutos, ao ligá-lo de novo, você terá o Windows inicializado apenas com uma mensagem de que o sistema foi desligado incorretamente.

Problemas de hardware

Com estas soluções mostradas acima, a sua máquina já deve voltar a funcionar. Se isto não ocorrer, infelizmente o problema pode estar em alguma peça como o próprio HD ou a memória.

Antes de prosseguir para uma troca deles, abra o computador, desconecte as principais peças dele e volte a conectá-las. Se necessário, também limpe os componentes da máquina com cuidado e então volte a ligar a máquina.

O que fazer quando o Windows não inicializa mais

Última modificação: 20 de agosto de 2020 às 16:19 por Pedro Muxfeldt
.

Se o Windows não estiver iniciando quando você liga seu computador, não se desespere. Essa dica é para você. Ela inclui vários métodos e links para tentar recuperar seus dados e fazer o seu PC voltar a funcionar novamente sem problemas. Como Reparar Pc Que Não Inicia Windows?
Quando você iniciar o computador, pressione a tecla F8 (F5 em alguns modelos) e execute-o em Modo de Segurança. Agora, você poderá utilizar os chamados pontos de restauração para devolver o computador para o seu estado de funcionamento na data em que o ponto de restauração foi salvo. Em geral, quando uma atualização do sistema ou um software foi instalado. Veja aqui como restaurar o Windows 10 para uma data anterior e outros métodos de recuperação.
Se, apesar da restauração, o PC só conseguir inicializar em modo de segurança é porque, provavelmente, há um conflito de hardware ou software ou uma infecção por vírus ou outro malware. Se você instalou um programa recentemente, desinstale-o para ver se o computador volta a iniciar normalmente. Em seguida, tente fazer uma varredura no computador com um antivírus.
O Windows 10 não possui CD de instalação como versões mais antigas do sistema operacional, porém é possível criar um pendrive de inicialização do sistema (veja como fazer isso aqui). Se você tentar essa solução, lembre-se que será preciso configurar o BIOS para alterar a ordem dos dispositivos de inicialização e determinar que o CD ou pendrive será o responsável pelo arranque do sistema. Acesse esse artigo para ver o passo a passo desse procedimento. Outra solução para reparar o sistema Windows é o uso de um Live CD. Abaixo, listamos dois dos melhores Live CDs disponíveis gratuitamente na internet. Nesse link acesse uma lista com mais de 300 Live CD.

Ultimate Boot CD: ferramenta para diagnosticar e consertar o seu PC em diversas situações (reparar Windows, buscar um problema de hardware, desinfetar o computador etc.). Baixe o programa aqui:

Como Reparar Pc Que Não Inicia Windows?

  • Hiren's BootCD: utilitário de sistema na forma de um CD bootável, que inclui tudo que você precisa em caso de falha do seu PC, seja uma infecção viral, backup ou recuperação de dados, gestão de arquivos, disco rígido etc. Acesse o site oficial do software aqui:

Como Reparar Pc Que Não Inicia Windows?
Abra o prompt de comando com privilégios de administrador (veja como aqui) e digite o seguinte comando: chkdsk c: /f /r. Esse comando executará uma verificação completa do disco – no caso do exemplo acima, da partição C. Para reparar outras partições, basta trocar o C pela letra da partição. É preciso reiniciar o computador para que todo o processo seja executado.
Você pode conectar o seu disco rígido em outro computador ou disco rígido externo com um adaptador USB e assim procurar seus dados e tentar reparar o HD (desinfetar, remover softwares e drivers etc.). Se não for possível realizar essa ação, você pode adicionar um novo disco rígido ao seu computador no qual você instalará o Windows. Você inicializará o PC por ele e tentará recuperar os dados do outro disco. Leia esta dica para saber mais sobre maneiras de reparar um disco rígido.
Um dos problemas mais comuns que impedem o Windows de ser inicializado é a famosa tela azul. Veja essa dica para saber o que provoca a tela azul e descobrir diferentes formas de resolver esse problema.
Se você possui uma imagem ISO do seu sistema, esse é um bom momento de utilizá-la para recuperar seu computador. Com ela, será possível restaurar o PC e todos os dados e softwares salvos nela serão recuperados. Veja aqui como criar uma imagem ISO do Windows. Também é possível utilizar softwares como ISO Recorder e UltraISO.
Ao reinstalar o Windows você deletará todos os seus dados pessoais da partição formatada. Se você tiver várias partições e formatar apenas uma para repor no Windows, só ela será deletada e as outras ficarão intactas, mas ainda poderão conter infecções. Clique aqui para saber como restaurar seu PC.

Leia também:  Como Recuperar Um Powerpoint Que Não Foi Salvo?

Observação: se você formatou o seu computador sem ter feito anteriormente um backup dos arquivos e documentos, existem softwares para tentar resgatar seus dados. Um dos melhores é o Recuva.

Com o que foi indicado acima, você só poderá verificar se há um problema a nível de software. Porém, muitas vezes o Windows não inicializa devido a um problema de hardware. Um bug do Windows pode muito bem ser oriundo da placa gráfica, da memória RAM, do processador, da fonte de alimentação, entre outros.

Às vezes, o simples fato de inicializar o BIOS retirando a bateria da placa-mãe pode resolver este tipo de problema. Veja como trocar a bateria da placa-mãe. Já os bugs na memória RAM podem ser verificados rapidamente através da utilização de um software, como o Memtest86.

Para ajudá-lo a encontrar um bug causado por um problema de hardware, consulte também estes links: Bloqueio do PC e sistema congelado, Meu PC não está inicializando mais e Tela preta ou tela de espera no arranque.

Observação: abrir um computador na garantia anula esta garantia. Então, antes de fazer isso, peça ajuda no fórum, caso essas alternativas não tenham funcionado.

Foto: © Antonio Guillem – 123RF.

Como restaurar o Windows 10 [e o Windows 7]

O seu computador não inicia ou precisa ser restaurado? Sem problemas. Saiba como restaurar o Windows 10 ou o Windows 7 para resolver o que não está se comportando corretamente. Isso evitar tomar medidas mais drásticas como formatar o computador e perder os seus dados.

No entanto, essas ações dependem do tipo do problema encontrado e se um ponto de restauração foi configurado previamente. Certifique-se de ter um backup dos seus arquivos importantes e procure obter o máximo de informações possíveis sobre o problema antes de tentar resolvê-lo por conta própria.

Como Reparar Pc Que Não Inicia Windows?

O Windows 7 ou 10 não está iniciando

Se o Windows não está carregando, pode ser um problema na inicialização do sistema. Uma das formas de corrigí-lo é executar um reparo de inicialização.

Para isso, você irá precisar de um disco de instalação do Windows, que pode ser tanto em DVD quanto em um pen-drive.

No Windows 10:

  1. Insira o DVD ou o pen drive no computador.
  2. Execute o boot do Windows pelo disco de instalação. Se não souber como iniciar o boot pelo pen drive, siga este guia.
  3. Na tela de instalação, clique em Avançar e, depois, em Reparar o computador.
  4. Clique em Solução de Problemas -> Opções Avançadas -> Reparo de Inicialização.
  5. Clique em Windows 10 e aguarde o reparo.

No Windows 7:

  1. Aperte F8 enquanto o Windows estiver sendo iniciado (antes do logo do Windows aparecer).
  2. Acesse a opção Reparar o seu computador;
  3. Insira a senha de administrador do sistema;
  4. Escolha a opção Restauração do Sistema;
  5. Selecione Reparo de Inicialização e reinicie o computador;

Dependendo do problema e dos arquivos danificados, o reparo de inicialização pode não ser suficiente. Caso o Windows continue sem carregar, pode ser preciso reinstalar o sistema.

Se após o reparo de inicialização o Windows carregar, mas continuar apresentando problemas, é possível executar mais alguns passos para restaurar o sistema sem perder os arquivos.

Como restaurar o Windows

Se o Windows estiver apresentando problemas após a instalação recente de um programa ou driver, é possível “voltar no tempo” para um ponto de restauração anterior à instalação deste programa.

Os pontos de restauração são gerados quando um novo aplicativo ou driver é instalado, e também podem ser criados manualmente.  A restauração não afeta seus arquivos pessoais, mas remove os aplicativos, os drivers e as atualizações instaladas após a criação do ponto de restauração.

Como Reparar Pc Que Não Inicia Windows?

Primeiro, verifique se a proteção do sistema está ativada.

Para isso, acesse o Painel de Controle, procure por Recuperação e clique em Configurar Restauração do Sistema.

Selecione a unidade na qual o Windows está instalado e clique em Configurar. Verifique se a opção Ativar a proteção do sistema está ativada.

Para restaurar o Windows 10 utilizando um ponto de restauração:

  1. Acesse o Painel de Controle;
  2. Procure por Restauração;
  3. Selecione Recuperação , depois Abrir Restauração de Sistema e, por último, Avançar;
  4. Escolha o ponto de restauração relacionado ao aplicativo ou driver com problema e selecione Avançar e depois Concluir.

No Windows 7:

  1. Acesse o Painel de Controle;
  2. Acesse Sistemas e Segurança, depois Sistema;
  3. No painel direito, clique em Configurações Avançadas do Sistema;
  4. Na nova janela, clique em Proteção do Sistema;
  5. Clique em Restauração do Sistema;
  6. Caso o Ponto de Restauração recomendado seja suficiente, clique em Avançar. Senão, clique em Escolher um ponto de Restauração e depois em Avançar;
  7. Escolha o ponto de restauração e clique novamente em Avançar;
  8. Certifique-se se você selecionou o ponto correto e clique em Concluir.

O processo de restauração leva alguns minutos; portanto, não desligue o computador até que ele seja concluído.

Caso não tenha resolvido ou o ponto de restauração escolhido não seja o correto, é possível reverter as alterações. Execute novamente os passos e, na tela de seleção do ponto de restauração, escolha o ponto do tipo “Desfazer”.

Como restaurar o Windows 10 e apagar arquivos

Caso a proteção do sistema não esteja ativada, será preciso restaurar o computador. Esta ação reverte todos os programas e drivers instalados para a versão original do Windows, mas pode manter ou não seus arquivos pessoais dependendo das configurações selecionadas.

Como Reparar Pc Que Não Inicia Windows?

No Windows 10:

  1. Procure por Configurações;
  2. Clique em Atualização e Segurança;
  3. Clique em Recuperação;
  4. Clique em Começar e escolha se deseja restaurar o sistema mantendo os arquivos ou removendo tudo.

No Windows 7:

  1. Acesse o Painel de Controle;
  2. Clique em Recuperação;
  3. Selecione Métodos de recuperação avançados;
  4. Na próxima tela, você poderá escolher se deseja recuperar o sistema utilizando uma imagem de backup previamente criada ou se deseja reinstalar o Windows. Seus arquivos antigos poderão ser salvos na pasta Windows.old, acessível após a reinstalação do sistema.

Também é possível acessar o programa de restauração do sistema pelo prompt de comando.

No Windows, aperte a tecla Windows + R, digite cmd e aperte Enter. Depois, execute o comando rstrui.

Caso necessite executar o programa antes de carregar o Windows, siga este tutorial para saber como acessar o prompt de comando antes de dar boot no sistema e depois execute o comando rstrui.

Se mesmo assim os problemas persistirem, você pode procurar por ajuda especializada ou formatar o computador e executar uma instalação limpa do Windows usando um pen drive.

O que fazer quando o Windows não inicia?

Um belo dia você liga o computador e não consegue mais iniciar o Windows. Telas azuis, não reconhecimento do sistema operacional e outros tipos de erro frequentemente acontecem com muitos usuários, o que pode causar  dor de cabeça para quem não faz backups dos seus arquivos.

Mas o que fazer nesses casos e qual é a melhor forma de proceder para tentar recuperar seus dados? Este tutorial apresenta as melhores maneiras de resolver o problema sem sequer abrir o seu gabinete para isso.

Prevenir é melhor que remediar

O velho ditado também vale para o uso do computador, e a melhor forma de fazer isso é particionar o seu disco rígido, ou seja, dividi-lo em mais pedaços. Assim, você pode ter um espaço para o Windows e os programas instalados, bem como outro para seus arquivos importantes.

Caso o sistema operacional resolva não funcionar e você saiba como formatar o computador, basta instalar o Windows normalmente na partição destinada a ele, sem perder nenhum dado importante de sua máquina. Confira nos links abaixo de alguns tutoriais do Baixaki ensinando a particionar ou mover os seus arquivos para outra fatia do HD.

  • Como criar partições no HD
  • Criando e modificando partições por meio do próprio Windows
  • Saiba como colocar seus arquivos em uma partição diferente à do XP
  • Como formatar o Windows
  • Formatei o PC, e agora?

Resolvendo o problema

Modo de Segurança

Em muitos casos, algum item novo de hardware ou atualização errada em drivers do seu computador podem estar impedindo o Windows de inicializar corretamente. Dessa forma, a melhor maneira de testar se esse é o problema é iniciando o sistema no Modo de Segurança.

Leia também:  Como Saber De Quem É Um Dominio Na Internet?

Geralmente, quando o Windows apresenta problemas ao iniciar, a opção do Modo de Segurança aparece automaticamente na próxima tentativa de inicialização. Caso ele não apareça, clique em alguma das teclas “F” do seu teclado, em geral a F8 ativa essa opção.

No Modo de Segurança, é possível diagnosticar melhor o problema e até reverter as alterações que possam ser a causa dele, além de realizar uma Restauração do Sistema para tentar retornar o Windows a uma data em que tudo funcionava corretamente.

Ubuntu

Outra opção muito interessante para você conseguir recuperar seus arquivos rapidamente é fazer uso do Ubuntu, um sistema funcional e que pode ser utilizado no seu computador sem qualquer instalação, rodando diretamente do CD.

Com o CD em mãos, acesse primeiramente a BIOS do seu computador e coloque a inicialização primária a partir do seu leitor de CD ou DVD. Para fazer isso, basta encontrar a função correta. Veja abaixo um exemplo.

Agora, espere o Ubuntu carregar e escolha a opção “Experimentar Ubuntu sem fazer nenhuma alteração no seu computador”.

Aguarde alguns segundos e pronto, o sistema operacional estará pronto para uso, permitindo então que você acesse suas pastas importantes e salve-as em um CD, DVD ou pen drive rapidamente.

Vale lembrar que o Ubuntu usa constantemente o seu leitor de DVD, ou seja, será necessário ter mais um para poder gravar os arquivos em CDs ou DVDs.

Últimas opções

Instale uma nova cópia

Basicamente, esse método consiste em instalar novamente o sistema operacional sem formatar o HD. Você deve fazer o boot pelo CD ou DVD, seguindo os passos de instalação normalmente, sem apagar ou formatar as unidades.

Dessa forma, o sistema se encarrega de colocar os arquivos do Windows antigo em uma pasta separada, que pode ser acessada por você a partir do novo. Assim, será possível encontrar documentos importantes, eliminando diversas dores de cabeça.

Tente recuperar o Windows

Antes de formatar ou realizar medidas mais drásticas para recuperar seus arquivos ou o sistema por completo, vale a pena tentar utilizar as funções de reparo nativas dos sistemas operacionais. Tanto no XP como no Vista, há uma função para restaurar as possíveis falhas na estrutura do sistema.

Com o CD ou DVD do seu SO em mãos, repita os passos descritos anteriormente para carregar os arquivos a partir do leitor. Agora, insira a mídia nele e reinicie o computador. Pressione qualquer comando no teclado quando a informação aparecer na tela e aguarde o carregamento dos arquivos.

Vista

No Windows Vista, o processo é bem mais automatizado e em poucos cliques você pode tentar recuperar os arquivos do seu sistema operacional. Basta realizar o processo já descrito, clicando na opção indicada na foto abaixo para começar o processo.

XP

Com o Windows XP, é necessário que você tenha conhecimentos em linhas de comando para tentar algum tipo de reparo mais eficaz no seu computador. Clique na opção indicada na tela inicial do boot para tentar recuperar seu sistema.

Ainda com problemas?

Caso você tenha encontrado dificuldades em realizar os processos citados ou nada esteja resolvendo o problema, vale a pena pedir ajuda a alguém que domine esse tipo de tarefa. Além disso, é possível instalar o seu HD em uma outra máquina que já tenha um disco rígido principal, o que pode ser feito por qualquer um que tenha algum domínio de configurações de hardware.

Vale ressaltar que as dicas apresentadas aqui não tem esse enfoque, dando ênfase a maneiras mais simples e que não requerem a abertura do seu gabinete para a resolução dos problemas de inicialização do sistema.

***

E aí, curtiu o conteúdo? Sabia que você pode comprar o Windows 10 ou qualquer produto da Microsoft e baixar na hora direto da Microsoft Store? Clique aqui e conheça já! 

O que fazer quando o PC com Windows 10 não inicia?

Quando o seu PC com Windows 10 não inicia, mesmo o computador estando com energia, mas não ligando, não se desespere. Embora possa ser assustador, pode ser que haja como resolver simplesmente este problema.

Não descartamos uma solução mais brusca, mas antes de tudo, veja aqui algumas possíveis soluções que você pode tentar. Existem principalmente dois cenários. Primeiro, seu computador não recebe energia nenhuma. Ou que ele tenha energia, mas não liga.

Primeiramente você precisa confirmar qual é o seu problema, em seguida, passar por toda a nossa lista de sugestões e ver quais podem se aplicar no seu caso.

Dica: 7 Dicas para evitar transtornos com bugs da versão 1809 do Windows 10

Windows 10 não inicia: Como resolver

Se o seu PC com Windows 10, e até mesmo versões anteriores do sistema, como Windows 8 ou Windows 7, não inicializar, veja a seguir algumas dicas de ações para solucionar seu problema.

1. O PC está carregando?

A primeira dúvida a ser tirada é se o PC carrega normalmente ou não. Para isso, caso você tenha um notebook, confira se a fonte de alimentação está funcionando. Veja se o notebook mostra a luz de carregamento acesa. Em caso de dúvidas, teste outra fonte de alimentação, ou teste a sua em outro notebook compatível.

Quando você liga o PC, ele chega a ligar ou parece estar completamente sem energia? Se o seu cabo de alimentação não estiver funcionando bem, o seu sistema não inicializará porque o computador não liga, então, a primeira coisa a resolver é trocar a fonte de alimentação.

Se esse for o seu problema, leia nosso artigo: 

Como consertar um notebook que não carrega conectado à fonte de alimentação?

2. Desconecte todos os dispositivos externos

Às vezes, um hardware conectado ao seu PC também pode criar esses problemas. Tente desconectar todos os dispositivos externos e verifique se o seu sistema está inicializando ou não.

 Você precisará desconectar a impressora, o disco rígido externo, o leitor de cartão, outros dispositivos USB (exceto teclado e mouse).

3. Verifique e limpe a memória RAM e o Disco Rígido

Se você não tem problemas em abrir a parte traseira do seu notebook ou o gabitene do seu computador (ou conhecer alguém que pode fazer isso pra você), é muito recomendável conferir se as memórias RAM estão conectadas e funcionando.

Desconecte a RAM, limpe-a com cuidado com um pincel ou jato de ar e, em seguida pegue uma borracha branca e passe na posição horizontal, do primeiro pino até o ultimo. Repita no outro lado, remova todos os farelos da borracha novamente com o pincel ou jato de ar. Coloque-a de volta. Faça o mesmo com o disco rígido. 

4. Inicialize em modo de segurança

Você pode inicializar no modo de segurança? Se você puder, então isso vai tornar as coisas mais fáceis. Se você instalou recentemente algum driver ou software, poderá inicializar o Windows 10 no modo de segurança e solucionar problemas. 

  • Se precisar de ajuda, leia nosso artigo: Aprenda a iniciar o Windows no modo segurança;
  • Se você não puder entrar no modo de segurança, poderá inicializar o Windows 10 com o CD de instalação do Windows 10 ou uma unidade USB inicializável.
  • Depois de ter entrado no modo de segurança, você pode usar várias opções oferecidas para solucionar problemas adicionais.

5. Restauração do Sistema

Se você inseriu o Modo de segurança, poderá usar a Restauração do sistema. Em Opções avançadas, você encontrará essa opção no menu Configurações > Atualização e Sistema > Recuperação > Restaurar o PC. Lembrando que a restauração do sistema poderá fazer você perder os programas instalados, mas há uma opção que você mantém os seus arquivos intactos.

6. Desinstalar as atualizações do Windows

Além dos drivers de terceiros, uma atualização oficial do Windows também pode quebrar seu sistema. Se você instalou recentemente o Windows Update e depois disso, o seu PC com Windows 10 não inicia, você pode iniciar o PC em Modo de Segurança e desinstalar essa atualização.

7. Reparo de Inicialização Automática

O Reparo de Inicialização Automática é uma função útil para usuários do Windows 10, que permite corrigir vários problemas que estão impedindo o seu sistema de inicializar. Ele pode verificar problemas relacionados à partição, problemas no arquivo do sistema, problemas no driver e muito mais. 

Reparo de Inicialização

  • Insira o CD ou Pen drive com a instalação do Windows 10.
  • Faça o equipamento iniciar o boot através dele.
  • Assim que carregar a tela de instalação do Windows, clique em Avançar e depois clique no botão Reparar.
  • Em seguida escolha Solução de Problemas > Opções avançadas > Reparo de Inicialização.
  • Clique em Windows 10 e aguarde o reparo.

8. Volte para a versão anterior

É muito fácil reverter e desinstalar o Windows 10 para a versão anterior do Windows ou voltar para uma versão anterior, onde você pode acessar a interface normal do Windows.

1. Clique em Menu Iniciar e clique em Configurações Atualização & Segurança > Recuperação;

2. Clique em Começar Agora para Voltar para uma compilação anterior.

Ele não excluirá nenhum arquivo pessoal, mas você não encontrará as mesmas configurações de antes.

Leia também:  Como Fazer Com Que O Meu Namorado Me Valorize?

9. Redefinir o BIOS para o padrão

Se você fez recentemente qualquer alteração no BIOS e, em seguida, começou a enfrentar esse problema, você pode reverter a alteração ou redefinir as configurações do BIOS para os valores padrão. 

  1. Para abrir as configurações do BIOS, você precisa reiniciar o computador e continuar pressionando F2 ou F9 (com base no fabricante da placa-mãe). 
  2. Uma vez lá, pressione a tecla F9 para restaurar as configurações padrão, ou procure pela palavra Default;
  3. Pressione Yes ou OK;
  4. Salve e reinicie o PC clicando na tecla F10 e Enter.

10. Master Boot Record (MBR)

  1. Existem muitas razões pelas quais o MBR pode ser corrompido, e o malware é uma das causas mais comuns.

     Entre no Modo de Segurança e execute o Prompt de Comando para reparar o MBR, digitando os seguintes comandos (seguidos de Enter) como mostra a imagem abaixo:

  2. bootrec / fixmbr
  3. bootrec / fixboot
  4. bootrec / RebuildBcd

Em último caso, se nada deu certo, reinstale o Windows no seu PC, ou leve-o até um técnico.

Como Consertar um PC que Não Inicia

  1. 1

    Compreenda que muitos dos erros de hardwares não podem ser reparados imediatamente. Quando o computador não inicia, o melhor a se fazer é levá-lo a um técnico ou loja de informática do que tentar consertá-lo sozinho.[1]

    • Por sorte, a maioria dos transtornos de hardware é proveniente de conexões desgastadas ou mau funcionamento de componentes. Quando não há problemas com o disco rígido, seus dados estarão seguros.
  2. 2

    Faça o backup do disco rígido do computador. Antes de realizar reparos e consertos, crie uma cópia de segurança de seus arquivos. Retire o HD do PC e conecte em outro computador através de um adaptador IDE para USB (ou SATA para USB em HDs mais antigos); com essa outra máquina, faça um backup do disco rígido.

  3. 3

    Verifique o cabo de força. Sim, é algo simples, mas analisar se o cabo está conectado corretamente e a tomada está funcionando poderá resolver os transtornos.

    • Ligue o computador diretamente na tomada da parede para ver se o filtro de linha está interferindo.
    • Usuários de notebooks devem verificar se o carregador está bem conectado na tomada.
  4. 4

    Experimente usar outro monitor. Se o computador iniciar, mas nada aparecer na tela, pode ser um problema no monitor; verifique se todos os cabos estão bem conectados e tente usar outro monitor, se possível.

  5. 5

    Retire a bateria do notebook e conecte o carregador. O notebook pode ser usado sem bateria, desde que esteja conectado à tomada; caso ele inicialize normalmente sem a bateria, há algo de errado com ela. Entre em contato com o fabricante para saber como obter outra.

  6. 6

    Abra o gabinete do computador (desktop), para verificar como estão as conexões e testar o fornecimento de energia.

    • Não se esqueça de isolar-se com uma pulseira antiestática ou tocando a parte de metal do gabinete antes de mexer em qualquer componente interno.
    • Também é possível analisar problemas de hardware em notebooks, mas recomenda-se que um técnico profissional investigue-os; a chance de acabar piorando a situação é ainda maior.
  7. 7

    Analise os cabos de energia. Eles devem estar bem firmes na conexão à fonte (a “caixa” em que o cabo de força está ligado) para que consigam fornecer energia à placa-mãe.

  8. 8

    Faça um teste com a fonte de alimentação. Às vezes, as fontes mais antigas podem falhar, e realizar tais testes é um processo relativamente simples. É comum que esse seja o problema que está interferindo na inicialização da máquina.

  9. 9

    Troque a fonte de alimentação do computador, se necessário. Ao fazer os testes e constatar que ela não está funcionando, é preciso comprar cabos novos para que a fonte volte a fornecer energia corretamente e o PC inicialize normalmente.

  10. 10

    Verifique se há algum parafuso solto, já que isso pode fazer com que a placa-mãe entre em curto-circuito. Com cuidado, balance o gabinete e veja se há algum som de metal solto; com os dedos ou pinças, retire o parafuso folgado do gabinete.

  11. 11

    Veja se há algum fio desencapado. Ficar com a parte interna exposta também pode causar um curto-circuito; ao encontrar cabos danificados e desgastados, troque-os.

  12. 12

    Reinsira todos os componentes. Remova e recoloque componentes do computador, como a placa de vídeo, os módulos da memória RAM e os cabos. Se algo estiver solto, há a possibilidade de que esse seja o problema interferindo na inicialização.[2]

    • Você pode tentar fazer o mesmo com o processador, mas a tarefa será bem mais complicada; além disso, é pouco provável que esse seja o problema. Há risco de danificar o processador, inutilizando totalmente o computador.
  13. 13

    Retire a placa de vídeo. Em máquinas com placas de vídeo dedicadas, tente retirá-la e conectar o monitor diretamente na placa-mãe; o mau funcionamento da placa de vídeo pode evitar a inicialização correta do computador.

  14. 14

    Desconecte todos os hardwares desnecessários. Ligue o computador apenas com os hardwares mais básicos conectados; retire a placa de vídeo, drives que foram instalados, placas PCI e memória RAM que você adicionou. Depois, ligue-o.

    • Caso tenha sucesso, vá recolocando cada peça desconectada de volta e teste para saber qual delas está defeituosa.
  15. 15

    Procure ajuda. Se mesmo assim o computador não ligar, é melhor levá-lo a um técnico ou até comprar outro.

Resolver erros de parada (tela azul) no Windows 7

Se você tiver usado o Windows Complete PC para criar um backup de imagem do sistema como parte do seu plano de backup, poderá usar a imagem do sistema para restaurar seu computador.

Uma imagem do sistema é uma cópia da partição em seu disco rígido que contém o Windows. Ela também contém tudo o que havia nessa partição na data em que você criou a imagem, incluindo o Windows, seus programas e dados de usuário, como documentos, imagens e músicas. Para usar essa opção, é necessário ter criado uma imagem do sistema previamente.

Quando você restaura o computador de uma imagem do sistema, o conteúdo do disco rígido é substituído pelo conteúdo da imagem do sistema. Isso significa que quaisquer alterações feitas, programas que você instalou ou arquivos que você salvou após a criação da imagem do sistema provavelmente serão perdidas, a menos que você tenha um backup recente de seus dados.

Restaure a partir de uma imagem do sistema usando as opções de recuperação pré-instaladas

  1. Remova todos os CDs, DVDs e outras mídias do computador e o reinicie usando o botão de energia do computador.

  2. Siga um destes procedimentos:

    • Se o computador tem um único sistema operacional instalado, pressione e segure a tecla F8 enquanto ele é reiniciado. Você precisa pressionar F8 antes do logotipo do Windows aparecer. Se o logotipo do Windows for exibido, tente novamente esperando até que o prompt de logon do Windows apareça; em seguida, desligue e reinicie o computador.
    • Se o computador tem mais de um sistema operacional, use as teclas de seta para realçar o sistema operacional que você quer reparar e pressione e segure F8.
  3. Na tela Opções de Inicialização Avançadas, use as teclas de seta para realçar Reparar o computador e pressione Enter. (Se a opção Reparar o computador não aparece na lista, o computador não inclui opções de recuperação pré-instaladas ou o administrador da rede as desativou.)

  4. Escolha um layout de teclado e clique em Avançar.

  5. No menu Opções de Recuperação do Sistema, clique em Recuperação da Imagem do Sistema e siga as instruções.

  • Restaure a partir de uma imagem do sistema usando o disco de instalação do Windows 7 ou um pen drive, ou um disco de reparação do sistema
  • Se você não puder acessar o menu Opções de Recuperação do Sistema em seu computador, poderá acessá-lo usando o disco de instalação Windows 7 ou uma unidade flash USB ou usando um disco de reparo do sistema se tiver criado anteriormente.
  • Para usar esse método, você precisa reiniciar o computador usando o disco.
  1. Insira o Windows 7 de instalação ou unidade flash USB ou um disco de reparo do sistema e desligue o computador.

  2. Reinicie o computador usando o botão de energia.

  3. Se solicitado, pressione qualquer tecla e siga as instruções que aparecem.

  4. Na página Instalar o Windows ou na página Opções de Recuperação do Sistema, escolha seu idioma e outras preferências e clique em Próximo.

    Se as páginas Instalar o Windows ou opções de recuperação do sistema não aparecem e não é solicitado que você pressione uma tecla, talvez seja necessário mudar algumas configurações do sistema.

    Para saber como fazer isso, veja Iniciar o computador usando um disco de instalação do Windows 7 ou um pen drive.

  5. Se estiver usando o disco de instalação do Windows, clique em Reparar o computador.

  6. Escolha a instalação do Windows que você quer reparar e clique em Avançar.

  7. No menu Opções de Recuperação do Sistema, clique em Recuperação da Imagem do Sistema e siga as instruções.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*