Como Remover Propagandas Que Aparecem Na Area De Trabalho?

Como Remover Propagandas Que Aparecem Na Area De Trabalho?

O Windows 10 tem muita publicidade interna. Não se trata apenas da oferta de upgrade gratuito: mesmo que você compre um novo PC que tenha uma licença do Windows 10 ou gaste US $ 200 para uma cópia do Windows 10 Professional, verá anúncios em seu sistema operacional. No entanto, você pode desativar muito disso.

Desativar anúncios de tela de bloqueio

RELACIONADOS: Como desativar anúncios na tela de bloqueio do Windows 10

O Windows 10 agora exibe anúncios na tela de bloqueio pelo Windows Holofote. Às vezes, o Windows Spotlight exibe apenas papéis de parede legais, mas também vai aparecer em anúncios de jogos como Rise of the Tomb Raider e Quantum Break na Windows Store.

Para se livrar desses anúncios de tela de bloqueio, vá para Configurações> Personalização> Bloqueio de tela e definir o plano de fundo para “Imagem” ou “Slideshow” em vez de Windows Spotlight.

Você provavelmente também vai querer desativar o “Obter curiosidades , dicas e muito mais do Windows e da Cortana na sua tela de bloqueio ”opção aqui também.

Como Remover Propagandas Que Aparecem Na Area De Trabalho?

Parar Aplicativos Sugeridos de Aparecer no Menu Iniciar

RELACIONADOS: Como se livrar de“ Aplicativos Sugeridos ”(como Candy Crush) no Windows 10

O Windows 10 exibirá ocasionalmente “aplicativos sugeridos” no menu Iniciar. Aplicativos sugeridos não são necessariamente gratuitos, e vimos a Microsoft usar esse recurso para anunciar jogos de PC de US $ 60 na Windows Store (que, a propósito, você não deveria comprar). Mas, principalmente, eles ocupam um espaço valioso no menu Iniciar.

Para impedir que os aplicativos sugeridos apareçam no menu Iniciar, vá para Configurações> Personalização> Iniciar e defina a opção “Ocasionalmente, mostrar sugestões em Iniciar” como “Desativado”.

Como Remover Propagandas Que Aparecem Na Area De Trabalho?

Livrar-se das pop-ups de barra de tarefas irritantes

RELATED: Como desabilitar notificações pop-up da barra de tarefas do Windows 10

O Windows 10 exibe anúncios pop-up da barra de tarefas, que a Microsoft chama de “dicas, truques, e sugestões ”. Essas dicas incluíram recomendações para usar o Microsoft Edge para melhor duração da bateria e um incentivo para usar o Microsoft Edge para ganhar pontos no Microsoft Rewards.

Se quiser usar apenas seus próprios aplicativos preferidos sem a Microsoft incomodar, você Precisa desativar essas dicas. Para fazer isso, vá para Configurações> Sistema> Notificações e Ações e desative a opção “Obter dicas, truques e sugestões ao usar o Windows”

Como Remover Propagandas Que Aparecem Na Area De Trabalho?

Evitar que os anúncios de notificação apareçam

RELACIONADOS: O que há de novo Atualização dos Criadores do Windows 10

Na Atualização dos Criadores, a Microsoft adicionou novas “sugestões” que aparecem como notificações.

Esses anúncios informam sobre vários recursos do Windows e aparecem como notificações normais da área de trabalho. Por exemplo, você pode ver uma notificação informando para configurar a Cortana.

Como outras notificações, elas também são armazenadas no Centro de Ação para que você possa vê-las posteriormente.

Para desativar essas “sugestões” que aparecem como notificações, vá para Configurações> Sistema> Notificações e defina “Mostre-me a experiência de boas-vindas do Windows” após atualizações e ocasionalmente quando eu entre para destacar o que é novo e sugerido ”para“ Desligado ”

Como Remover Propagandas Que Aparecem Na Area De Trabalho?

Pare de Cortana De Saltar na Barra de Tarefas

RELACIONADO: Como Desativar a Cortana no Windows 10

Cortana não simplesmente sente-se na sua barra de tarefas e espere que você comece a falar com ela. A Cortana irá regularmente retornar, encorajando você a tentar usá-la.

Se você não quer que a Cortana te chame, clique na barra de pesquisa da Cortana, clique no ícone Configurações, desça e desabilite a opção “Barra de Tarefas”. “Deixe a Cortana entrar de vez em quando com pensamentos, saudações e notificações na caixa de pesquisa”. A partir daí, a Cortana ficará quieta até que você queira usá-la.

Se você não quiser que a Cortana seja executada, pode optar por desabilitar a Cortana com uma configuração de diretiva de registro ou de grupo. A Microsoft removeu a alternância antiga e fácil que permite desabilitar a Cortana com a Atualização de aniversário, mas os truques da diretiva de registro e de grupo ainda funcionam.

Como Remover Propagandas Que Aparecem Na Area De Trabalho?

Remover anúncios do Gerenciador de Arquivos

RELACIONADO: Como desativar anúncios e notificações no Gerenciador de Arquivos do Windows 10

A partir da Atualização de criadores, a Microsoft agora exibe anúncios que impulsionam o OneDrive e o Office 365 com um banner na parte superior da janela do Gerenciador de Arquivos. Esses banners podem ser desativados na janela de opções do File Explorer.

Para desativar essas opções, abra a janela de opções do File Explorer clicando na guia “Visualizar” na parte superior da janela do FIle Explorer e clicando no botão “Opções” na faixa de opções. Clique na aba “Visualizar” no topo da janela Opções de Pasta que aparece, role para baixo na lista de configurações avançadas e desmarque a opção “Mostrar notificações do provedor de sincronização”.

Como Remover Propagandas Que Aparecem Na Area De Trabalho?

Proibir “Get Office” Notificações

RELACIONADAS : Como desabilitar as notificações “Obter o Office” no Windows 10

O Windows 10 inclui um aplicativo “Obter o Office”, fornecendo notificações sugerindo que você baixe o Office 365 e aproveite uma avaliação gratuita de um mês.

> Para interromper essas notificações do Get Office, vá para Configurações> Sistema> Notificações e Ações, role para baixo e defina as notificações para o aplicativo “Get Office” como “Desativado”.

Você também pode simplesmente encontrar o aplicativo Get Office no menu Iniciar, clicar com o botão direito e selecionar “Desinstalar”. No entanto, ele pode voltar quando você atualizar o Windows 10 no futuro.

Desinstalar o Candy Crush Saga e outros aplicativos instalados automaticamente

Como Remover Propagandas Que Aparecem Na Area De Trabalho?

O Windows 10 “baixa automaticamente” aplicativos como

Como desativar anúncios do Windows 10

O Windows 10 já acumulou diversas polêmicas em seus dois anos de existência – atualizações forçadas, dúvidas sobre privacidade, dificuldade em alterar aplicativos padrão – e há mais outra para a lista. Usuários descobriram que o sistema passou a exibir anúncios no Explorador de Arquivos, e a Microsoft diz fazer isso para “ajudar os clientes”.

O anúncio no Explorador de Arquivos é um convite para assinar o OneDrive, serviço de armazenamento na nuvem, e aparece na parte superior da tela Acesso Rápido.

Como Remover Propagandas Que Aparecem Na Area De Trabalho?

Notificações semelhantes a essa já apareciam na atualização de aniversário do Windows 10, mas o Creators Update realmente trará anúncios como o visto acima.

Em declaração ao The Verge, a Microsoft diz:

As novas notificações com dicas no Explorador de Arquivos no Windows 10 foram projetadas para ajudar os clientes fornecendo informações rápidas e fáceis para melhorar a experiência relativa ao armazenamento e ao gerenciamento de arquivos na nuvem. Dito isto, os clientes do Windows 10 podem facilmente optar por não receber essas notificações se assim desejarem.

Aprenda a desativar os anúncios do Windows 10

De fato, como explica o site Thurrott.com, é possível desativar esses anúncios – só não é muito intuitivo. Abra o Explorador de Arquivos, vá em Exibir > Opções, clique em “Modo de Exibição” e desative a opção “Mostrar notificações do provedor de sincronização”.

Como Remover Propagandas Que Aparecem Na Area De Trabalho?

Esta não é a primeira vez que a Microsoft coloca anúncios no Windows 10: você pode encontrá-los na tela de bloqueio, no menu Iniciar e também na barra de tarefas. Para desativá-los, é preciso ir em diferentes locais nas configurações.

Vá em Configurações > Personalização > Tela de bloqueio e desative a opção “Receba dados interessantes, dicas e muito mais do Windows e da Cortana na tela de bloqueio”. (Essa opção não estará disponível caso sua tela de fundo seja “Destaque do Windows”.)

Como Remover Propagandas Que Aparecem Na Area De Trabalho?

Vá em Configurações > Personalização > Iniciar e desative a opção “Ocasionalmente mostrar sugestões em Iniciar”.

Como Remover Propagandas Que Aparecem Na Area De Trabalho?

Por fim, vá em Configurações > Sistema > Notificações e ações e desative a opção “Obter dicas, truques e sugestões de como usar o Windows”. Isso impedirá que pop-ups de anúncio surjam na barra de tarefas.

Como Remover Propagandas Que Aparecem Na Area De Trabalho?

Tudo isso é uma inconveniência para quem decidiu usar o Windows 10, e é uma forma de empurrar produtos da Microsoft – como o OneDrive e o navegador Edge – em detrimento da concorrência. Será que, se ouvir reclamações o suficiente, a empresa vai parar com essa prática?

Como tirar adwares do PC e ficar livre de propagandas no seu navegador

por Marcela Vaz Para o TechTudo

É comum que depois da instalação de um programa no computador ou extensão no navegador, os usuários percebam que o browser ficou infestado de anúncios publicitários, como sugestões de compra de roupas, aparelhos eletrônicos e downloads de programas.

Leia também:  Como Evitar Que Programas Iniciam Com O Windows?

Novo vírus ameaça dados bancários no Brasil; malware redireciona sites de bancos

Como Remover Propagandas Que Aparecem Na Area De Trabalho?Anúncios exibidos pelo adware Dealply (Foto: Reprodução/Marcela Vaz)

Os adwares, nome em inglês para os softwares que exibem publicidade, podem acompanhar outros programas baixados e serem instalados mesmo sem o seu consentimento.

Em geral, aparecem como pop-ups em páginas da web e costumam atrapalhar a visibilidade do conteúdo. Um bom exemplo de adware é o Dealply.

Apesar de ser um serviço que pretende beneficiar o usuário, pode se tornar um pouco incômodo quando se torna muito frequente.

A retirada dos adwares é simples e deve ser feita no computador e no navegador para garantir que você fique definitivamente livre do incômodo. Siga os passos abaixo.

Passo 1. Abra o painel de controle do Windows pelo menu “Iniciar” e selecione a opção “Programas e Recursos” para desinstalar os programas indesejados.

Você também pode optar por softwares que realizam este tipo de tarefa, como o IObit Uninstaller, que possui, inclusive, recurso de desinstalação forçada;

Como Remover Propagandas Que Aparecem Na Area De Trabalho?Painel de controle no menu Iniciar (Foto: Reprodução/Marcela Vaz)
Como Remover Propagandas Que Aparecem Na Area De Trabalho?Desinstalação de programas no Windows (Foto: Reprodução/Marcela Vaz)

Passo 2. Selecione os programas indesejados para excluir. Nem sempre o adware é identificável pelo nome. Você pode pesquisar pelo dia provável que os anúncios começaram a aparecer ou selecionar os programas desconhecidos que estão instalados no computador;

Faça uma rápida busca na Internet para descobrir para que eles servem e constatar se são mesmo adwares;

Como Remover Propagandas Que Aparecem Na Area De Trabalho?Procure na lista de programas instalados no Windows os que podem ser deletados (Foto: Reprodução/Marcela Vaz)

Passo 3. É importante verificar se o adware também está ligado ao navegador, em forma de extensão. Para isso, abra o botão de configuração do browser, selecione a opção correspondente a extensões, ferramentas ou complementos (o nome varia conforme o navegador) ou se o navegador estiver em inglês. Por fim, desative e exclua a aplicação.

Adware – O que é e como removê-lo

É assim que tudo acontece.

Você está online com o seu bom e bem comportado navegador, apenas para vê-lo se atirar em um birra virtual, a medida que um ataque devastador de propaganda surge, desliza para a tela pela lateral, ou se sobrepõe e até mesmo redireciona a sua atividade planejada. E não importa o quanto você clique para fechar essas janelas, eles continuam te importunando como moscas em um piquenique.

Esse incômodo fenômeno é o resultado de adwares, abreviação de software suportado por publicidade.

E assim como a comida do seu piquenique atrai as pragas que vem em busca dela, o dinheiro — ou a receita gerada por anúncios não solicitados — é o que leva o adware para seu PC ou dispositivo móvel.

Abaixo, oferecemos um breve guia sobre o adware, o que é, como você é infectado, o que ele tenta fazer com você, como lidar com ele e o que fazer no futuro para evitar essa irritação.

O que é adware?

Adware é um software indesejado projetado para jogar anúncios em sua tela, na maioria das vezes dentro de um navegador da Web.

Alguns profissionais de segurança o enxergam como o precursor moderno do PUP (programa potencialmente indesejado).

Normalmente, ele usa um método furtivo para disfarçar-se como legítimo ou se sobrepõe em outro programa para ludibriá-lo a instalá-lo em seu PC, tablet ou dispositivo móvel.

Como Remover Propagandas Que Aparecem Na Area De Trabalho?

“Adware é um software não desejado projetado para jogar anúncios na sua tela.”

O Adware gera receita para o desenvolvedor exibindo automaticamente anúncios online na interface do usuário do software ou em uma tela que surge na frente do usuário durante o processo de instalação.

E é ai que você começa a ver programas duvidosos de perda milagrosa de peso, ofertas para segredos de enriquecimento rápido e alertas falsos de vírus que te atraem para clicar neles.

Além disso, você pode ver a abertura de novas abas, uma mudança em sua página inicial, resultados de um mecanismo de pesquisa que você nunca ouviu falar ou mesmo uma redirecionamento para um site NSFW (Do inglês “Not Safe For Work”, gíria que, em geral, descreve conteúdo impróprio para menores de 18 anos e para locais públicos/de trabalho).

É importante lembrar que existem softwares legítimos que usam publicidade on-line, com anúncios que geralmente são incluídos no programa e que são exibidos de acordo com o especificado pelo desenvolvedor do programa. O Adware é algo completamente diferente.

Você pode baixá-lo sem compreender seu verdadeiro intuito. Ou ele pode adentrar o seu PC por meio de um software legítimo no qual ele está secretamente escondido.

Seja qual for o caminho, tudo se resume a algum programa no seu computador mostrando anúncios que não vêm dos sites que você está visitando.

Uma vez que o adware sequestra seu dispositivo, ele pode realizar todos os tipos de tarefas indesejadas. As funções do software podem ser projetadas para analisar sua localização e quais sites você visita e, em seguida, apresentar publicidade relativas aos tipos de produtos ou serviços apresentados neles.

Enquanto o adware é mais um aborrecimento incômodo do que uma ameaça de malware prejudicial para sua segurança cibernética, se os criadores do adware venderem seu comportamento e informações de navegação para terceiros, eles podem até usá-lo para direcionar a você mais anúncios personalizados para seus hábitos de visualização.

E não importa se você está utilizando Chrome, Firefox ou outros navegadores: Ele irá afetar todos.

Aqui estão alguns sinais indicadores típicos de que você tem adware em seu sistema:

  • As propagandas aparecem em locais que não deveriam.
  • A página inicial do seu navegador mudou misteriosamente sem a sua permissão.
  • As páginas da internet que você normalmente visita não estão sendo exibidas corretamente.
  • Os links do site redirecionam para sites diferentes do que você esperava.
  • Seu navegador está lento demais.
  • Novas barras de ferramentas, extensões ou plugins aparecem de repente em seu navegador.
  • Seu Mac inicia a instalação automática de software indesejados.
  • Seu navegador falha.

Como fui infectado com adware?

Há duas maneiras principais pelas quais o adware adentra seu sistema. Na primeira, você baixa um programa — geralmente freeware ou shareware — e ele instala furtivamente o adware sem o seu conhecimento, ou permissão.

Isso porque o criador do programa fez um acordo com o fabricante do adware. Por que? Porque a receita gerada pelos anúncios permite que o programa seja oferecido gratuitamente (embora mesmo o software pago de uma fonte não confiável possa fornecer um payload de adware).

Então, o adware faz o seu estrago, e o usuário aprende que se paga um preço pelo “grátis”.

Como Remover Propagandas Que Aparecem Na Area De Trabalho?

“Há duas maneiras principais pelas quais o adware adentra seu sistema.”

O segundo método é tão perverso quanto o primeiro. Você está acessando um site. Talvez ele seja um site confiável; talvez ele seja um site desonesto.

De qualquer forma, ele pode estar infectado com adware, que tira proveito de uma vulnerabilidade no navegador do usuário para entregar um download do tipo drive-by.

Depois de penetrar e se esconder, o adware começa a coletar suas informações, redirecionando você para sites maliciosos e lançando mais propagandas em seu navegador.

Tipos de adware

Dentre todas as formas que o adware tenta escavar dados do seu PC ou outro dispositivo, a maioria das estratégias de adware se qualificam como sequestradores de navegador. Esses intrusos se especializam na modificação das configurações do navegador de internet sem o conhecimento ou o consentimento do usuário.

Normalmente, os sequestradores alteram a página inicial e as configurações de pesquisa padrão. Você está tranquilo, navegando, quando de repente os anúncios começam a te abalar. Você naturalmente pode presumir que os anúncios tem origem no site que você está visitando, mas não tem.

Mas, como eles aparecem na forma de pop-ups ou pop-unders, eles parecem que estão incorporados no próprio site.

Mais uma vez, existem programas de adware que mudam sua página inicial, seu mecanismo de pesquisa ou até mesmo alteram os atalhos no seu computador que abrem seus navegadores. Há, além disso, adwares diferentes para diferentes dispositivos e sistemas operacionais. Então você pode ter que lidar com adware de dispositivos móveis/Android, adware de Mac ou adware de Windows.

Leia também:  Como Restaurar Iphone 4 Que Nao Liga?

Notícias recentes de adwares

A série Adware, parte 1Adware vs. fraude de publicidadeO desprezível Adware

História do adware

No começo, que seria por volta de 1995 em diante, os especialistas da indústria consideraram o primeiro software suportado por anúncios como parte da categoria maior de spyware.

Pouco depois os profissionais de segurança começaram a diferenciar o adware do spyware como um tipo menos prejudicial de programa potencialmente indesejado.

Eles foram até vistos como “legítimos”, pelo menos em teoria, porque empresas legais com escritórios e folhas de pagamento reais estavam criando software de adware.

Mas os associados desses negócios legítimos muitas vezes espalharam seu adware sem que sua legitimidade fosse verificada pelo fabricante de adware. Sem verificação, o adware proliferou por todos os meios à sua disposição: sites peer-to-peer, botnets, infecções de mensageiros instantâneos e os sequestradores de navegador mencionados anteriormente.

Com o tempo, os fabricantes de adware começaram a desativar suas afiliadas mal comportadas e emitiram isenções de responsabilidade pelas ações das afiliadas. Este foi um padrão de atividade comum durante os anos de pico de adware, que ocorreu aproximadamente entre 2005 e 2008.

Depois disso, as autoridades governamentais começaram a emitir multas altas para esses delitos, o que levou os maiores participantes do mercado de adware a retirar seu código e saírem do mercado. Mais recentemente, os navegadores têm sido mais resistentes ao usar bloqueadores de publicidade, e os plugins adblock estão onipresentes.

Embora essas medidas protejam os usuários contra adwares, elas também fazem com que os sites percam receita de anúncios legítimos.

Hoje, embora o adware persista, geralmente ele é novamente visto como uma forma de programa potencialmente indesejado (PUP), que apresenta um nível de ameaça abaixo da categoria de malware. No entanto, o adware está passando por um pequeno renascimento.

No momento ele é a maior detecção dentre os consumidores do Malwarebyte, responsável por cerca de 40% das nossas detecções.

Uma das razões é que o volume de adware está em ascensão, talvez graças à proliferação de dispositivos móveis e à programação de adware ter encontrando seu caminho para os aplicativos de dispositivos móveis. No entanto, hoje os criadores de adware estão consolidando seu poder.

Para manterem-se ativos, eles estão usando técnicas mais agressivas do que o simples sequestro, incluindo se esconderem dentro de Trojans, embutindo-se em componentes de adfraud ou demonstrando capacidade de rootkit, tornando-os difíceis de remover.

Como Remover Propagandas Que Aparecem Na Area De Trabalho?

“Adware é no momento a maior detecção dentre os consumidores do Malwarebyte.”

Adware de Mac

Já foi o tempo em que usuários de Mac não tinham medo de adware. Por um lado, os Macs possuem um sistema anti-malware embutido chamado XProtect, que faz um bom trabalho na captura de malwares conhecidos.

Depois, há o fato de que os criminosos cibernéticos se concentram principalmente em PCs Windows, pois são um alvo mais abundante em comparação com a base instalada de Mac. Mas isso mudou rapidamente nos últimos tempos.

De acordo com a contagem do número de novas famílias de malware do Mac que apareceram em 2017, elas aumentaram em mais de 270% em comparação com as de 2016.

Adwares específicos para Macs começaram a surgir em 2012; desde então as variantes de adware do Mac proliferaram, desenvolvidas em segredo por hackers e bandidos do crime organizado, bem como por empresas aparentemente legítimas que afirmam vender software de boa-fé com utilidade real.

Em última instância, o adware se esconde ficando à vista em letras pequenas em um termo de instalação longo e com letras diminutas. Você sabe, do tipo que ninguém lê. Assim, quando você clica no acordo, você aceita seus termos e voilà, o spam ocorre. Aqueles por trás do adware não estão fazendo nada de ilegal. Pelo menos tecnicamente.

Em geral, o adware para Mac é disseminado dentro de um Trojan, malware que leva o nome do cavalo de Troia da mitologia grega. O Trojan se disfarça como algo que você quer.

Talvez um player, ou algum tipo de plug-in. Ele poderia até mesmo esconder-se dentro do download de um software legítimo de um site suspeito.

De qualquer forma, ele promete uma coisa, mas fornece um adware em um isca que engana.

No que diz respeito aos sinais que uma infecção do Mac por um adware fornece, elas refletem os sintomas que você vê nos sistemas Windows. Os anúncios aparecem onde eles não deveriam estar—literalmente em todos os lugares.

Algo muda sua página inicial sem sequer perguntar se você gostaria. Os sites familiares simplesmente não parecem mais os mesmos, e quando você clica em um link, você é encaminhado para um site completamente diferente.

Ele pode até mesmo substituir seu mecanismo de busca tradicional por um novo.

Assim, no fim das contas, os Macs, embora menos vulneráveis do que os computadores Windows, ainda podem ter um problema de segurança com o adware. Abaixo temos mais sobre o que fazer a esse respeito.

Adware de celulares

Não há muito espaço útil na tela de um celular. Então, quando um ícone misterioso aparece na sua tela inicial, ou numerosos anúncios começam a entupir sua barra de notificação, provavelmente você está hospedando um inconveniente adware. Não é uma grande surpresa, já que milhares de aplicativos para Android agora tem a dádiva de te entulhar de ícones e anúncios sem aviso prévio.

Existem dois métodos através dos quais os celulares são contaminados com adware: pelo navegador e por aplicativos baixados.

  • A infecção pelo navegador refere-se a uma exploit conhecido, causado pela maneira como a maioria dos navegadores lida com redirecionamentos executados pelo código JavaScript. É uma fraqueza que pode causar anúncios pop-ups; e empresas de publicidade sabem sobre isso e como explorá-la. Se o navegador do seu dispositivo móvel estiver comprometido, a melhor maneira de bloquear os pop-ups é usar um navegador diferente, desativar o JavaScript ou instalar um navegador com bloqueio de anúncios. Outra solução para os pop-ups é sair deles usando a tecla Voltar do Android. Ou você pode limpar seu histórico e cache, o que também impedirá que os anúncios voltem.

Propagandas no Windows 10? Aprenda a se livrar delas e ter um sistema mais limpo

Sabe aquela história de que não existe almoço grátis? Pois bem, se nem um simples prato de comida pode ser grátis, quem dirá um software da magnitude do Windows 10. Embora a Microsoft anuncie o novo sistema operacional como gratuito, a verdade é que ele vem entupido de anúncios pensados para levar os usuários a comprarem os produtos e serviços da empresa.

É bem verdade que vários desses anúncios publicitários são discretos e muitas vezes você sequer percebe que está olhando para um.

Em compensação, ainda há uma quantidade considerável de anúncios invasivos que saltam à vista, tomando qualquer um de assalto e comprometendo a experiência geral de uso – algo ainda mais frustrante para aqueles que desembolsaram uma nota para adquirir uma licença do Windows 10.

O que pouca gente sabe é que é possível acabar com todo esse inconveniente ajustando opções que ficam um tanto quanto escondidas nas configurações do Windows 10. Portanto, se você não aguenta mais as propagandas do sistema lhe abordando durante a utilização no dia-a-dia, chegou a hora de dar um “basta”.

Anúncios na tela de bloqueio

Desde fevereiro a Microsoft deu início a sua política de exibição de anúncios na tela de bloqueio do Windows 10. A coisa toda é bem discreta e passa quase despercebida aos olhos menos atentos. O que acontece é o seguinte: ao invés de exibir a tela de autenticação do sistema, agora o Windows 10 mostra uma camada com propaganda.

Leia também:  Paises Que Tem O Euro Como Moeda Oficial?

A exibição de anúncios na tela de bloqueio do Windows 10 teve início em fevereiro, mas é possível desativá-la a partir das configurações do sistema (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Para desabilitá-la, basta seguir até Configuração > Personalização > Tela de bloqueio no Windows 10. Procure pela opção “Receba fatos divertidos, dicas, truques e muito mais na tela de bloqueio” e desative a chave caso ela esteja ativada. Pode ser que a opção não apareça para você – nesse caso, isso ocorre porque a opção “Tela de fundo” está com a opção “Destaque do Windows” selecionada.

Anúncios no Menu Iniciar

Pode soar estranho, mas até o Menu Iniciar está infestado por anúncios. Aqui, essas propagandas aparecem ocasionalmente como “sugestões” na pastilha da Windows Store, o que não deixa de ser inconveniente. Se você se sente incomodado com isso, saiba que é fácil desativá-lo.

As pastilhas dos apps no Menu Iniciar também se tornaram lugar para exibição de anúncios. Por sorte, tais “sugestões” também podem ser desativadas nas configurações do Windows 10 (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Siga até Configurações > Personalização > Iniciar. Lá, procure pela opção “Ocasionalmente mostrar sugestões em Iniciar” e desative sua chave. Pronto, depois disso você pode ficar sossegado que as tais sugestões não irão mais aparecer.

Compre o Office e baixe o Skype

A nova central de ações do Windows 10 aproximou o sistema dos dispositivos móveis e criou um lugar comum para organizar os alertas disparados pelos vários softwares instalados no computador. O problema é que ela também é usada pela Microsoft para tentar convencer o usuário a comprar o Office e baixar o Skype mesmo que ele já os tenha instalado no PC.

Alertas pedindo para adquirir o Office ou baixar o Skype podem ser desativados nesta seção das configurações do Windows 10 (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Há duas formas de eliminar com esse tipo de propaganda no Windows 10. A primeira delas envolve silenciar os alertas indo até Configurações > Sistema > Notificações e ações e desativando a opção de cada app na seção “Mostrar notificações destes aplicativos”.

A segunda maneira parte do pressuposto que você nunca vai aceitar as tais ofertas da Microsoft. Dessa forma, faz mais sentido desinstalar os programas que emitem esses alertas do que simplesmente silenciá-los.

Para fazer isso, basta acessar o Menu Iniciar, clicar em “Todos os aplicativos” e buscar os apps “Baixe o Skype” e “Compre o Office”.

Depois, clique com o botão direito sobre cada um deles e finalmente escolha a alternativa “Desinstalar”.

Para eliminar de vez os pedidos constantes para comprar e baixar o Office e o Skype, desinstale os programas a partir do Menu Iniciar (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Anúncios direcionados

Remover pop-ups, malwares e anúncios indesejados

É possível que algum software indesejado ou malware esteja instalado no seu computador caso você veja alguns dos seguintes erros:

  • Os anúncios pop-up e novas guias não desaparecem.
  • A página inicial ou o mecanismo de pesquisa do Chrome está sempre mudando sem sua permissão.
  • Extensões ou barras de ferramentas indesejadas do Chrome não desaparecem
  • A navegação é invadida e redirecionada para páginas ou anúncios desconhecidos.
  • Alertas sobre um vírus ou um dispositivo infectado são exibidos.

No futuro, evite softwares indesejados limitando-se a fazer o download de arquivos ou acessar sites que sejam reconhecidamente seguros.

Aprenda a bloquear ou permitir pop-ups no Chrome.

Remover programas indesejados (Windows e Mac)

Antes de redefinir as configurações do seu navegador em um computador Windows ou Mac, verifique se há programas indesejados.

Remover malware do computador (Windows)

O Chrome pode ajudar você a encontrar programas suspeitos ou indesejados no seu computador. Se um programa indesejado for encontrado pelo Chrome, clique em Remover. O Chrome removerá o software, redefinirá algumas configurações para o padrão e desativará extensões.

Você também pode verificar se há malwares manualmente.

  1. Abra o Chrome.
  2. No canto superior direito, clique em Mais Configurações.
  3. Na parte inferior, clique em Avançado.
  4. Em “Redefina e limpe”, clique em Limpe o computador.
  5. Clique em Buscar.
  6. Se for solicitado que você remova o software indesejado, clique em Remover. Talvez seja necessário reiniciar o computador.

Remover programas maliciosos manualmente (Mac)

Remova do seu computador malwares e outros programas que você não se lembra de ter instalado.

  1. Abra o Finder.
  2. À esquerda, clique em Aplicativos.
  3. Procure programas desconhecidos.
  4. Clique com o botão direito do mouse no nome de todos os programas indesejados.
  5. Clique em Mover para lixeira.
  6. Ao terminar, na parte inferior, clique com o botão direito do mouse em Lixeira.
  7. Clique em Esvaziar lixeira.

Restaurar arquivos em quarentena (Windows)

O Chrome pode ajudar você a encontrar programas suspeitos ou indesejados no seu computador. Se um programa indesejado for encontrado, o Chrome removerá o software, redefinirá algumas configurações para o padrão e desativará extensões.

Se você acredita que um arquivo seguro ou pessoal foi removido pelo Chrome por engano, restaure o arquivo.

Um guia básico para remover anúncios do Windows 10

Clique para copiar https://computerworld.com.br/sem-categoria/um-guia-basico-para-remover-anuncios-do-windows-10/

Uma das muitas novas mudanças trazidas pelo Windows 10 é o aumento da publicidade nos menus, desde a tela inicial. Felizmente, é possível diminuir esse incômodo de algumas maneiras. Explicamos como fazer isso abaixo.

Remover anúncios nas notificações 

O Creators Update trouxe muitos novos recursos, mas também conseguiu dar mais algumas “sugestões”. Essas sugestões específicas alertam sobre novos recursos do Windows e solicitam novas configurações. 

Para interromper essas sugestões específicas, basta voltar para Configurações> Sistema> Notificações e ativar “Mostrar a experiência de boas-vindas do Windows após as atualizações e, ocasionalmente, quando eu fizer login para destacar o que é novo e sugerido” para “Desativar”. 

Remover anúncios no menu Iniciar 

Em uma tentativa de disfarçar anúncios, o Windows 10 mostrará “Aplicativos sugeridos” no menu Iniciar. Geralmente, esses aplicativos são pagos e ocupam um espaço valioso no menu Iniciar. 

Para desativá-los, o usuário deve ir até Configurações> Personalização> Iniciar e alterar “Ocasionalmente mostrando sugestões em Iniciar” para “Desativado”. 

Remover anúncios de bloqueio de tela 

O Windows Spotlight é uma ferramenta que exibe várias imagens na sua tela de bloqueio. Na maioria das vezes, são papéis de parede, mas, ocasionalmente, são mostradas outras coisas, como anúncios de filmes e jogos. 

Para desativar o Windows Spotlight e remover esses anúncios, basta ir para Configurações> Personalização> Bloquear tela e definir o plano de fundo como “Imagem” ou “Apresentação de slides”. 

Remover anúncios da barra de tarefas 

Esses anúncios em particular foram chamados de “dicas, truques e sugestões” pela Microsoft. Muitos deles apontam para o uso de alternativas da Microsoft para aplicativos instalados, sendo o mais comum o Microsoft Edge, se o usuário estiver usando o Chrome ou o Firefox. 

Para impedi-los de aparecer, a pessoa precisa acessar Configurações> Sistema> Notificações e Ações e desativar a opção chamada “Obter dicas, truques e sugestões ao usar o Windows”. 

Remover anúncios do File Explorer 

A atualização também trouxe anúncios para o explorador de arquivos. O usuário verá, ocasionalmente, um banner no explorador de arquivos que tentará convencê-lo a usar o OneDrive e o Office 365. 

Para desativar esses anúncios, basta clicar na guia “Visualizar” no topo da janela do Gerenciador de arquivos e, em seguida, em “Opções”. Ao clicar na guia “Visualizar” na parte superior da janela, é preciso desativar as configurações avançadas até ver “Mostrar notificações do provedor de sincronização”. Ao desabilitar, os anúncios desaparecerão. 

Remover anúncios em Cortana 

Quem não usa a Cortana regularmente, poderá ver anúncios para chamar a atenção. Para acabar com isso, basta acessar Configurações e procurar por “Barra de Tarefas”, que está em “Deixe Cortana aparecer de tempos em tempos com pensamentos, saudações e notificações na Caixa de Busca”. 

Materiais para Download

Remover anúncios no Microsoft Edge 

Para bloquear anúncios no navegador interno do Windows, basta acessar as configurações e selecionar essa opção. Basta tocar nos três pontos no canto superior direito da janela e escolher Configurações, em seguida, selecionar Configurações avançadas e deslizar o botão de alternância ao lado de Bloquear pop-ups. 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*