Como Recuperar Um Telemovel Que Caiu Na Agua?

Com o advento da tecnologia, quase 100% das pessoas que moram numa casa com piscina possuem telefones celulares. E a combinação de telefone celular com piscina geralmente não dá certo

Como Recuperar Um Telemovel Que Caiu Na Agua?Se observamos a quantidade de vezes que vemos pessoas reclamando do telefone que caiu na piscina, percebe-se que existe um certo magnetismo que atrai estes dispositivos para a piscina…

Na realidade, com uma análise ligeiramente mais minuciosa, fica claro que as pessoas gostam na verdade é de utilizar o telefone para tirar fotos na piscina. E este é o problema!

Qualquer descuido ali e o telefone pode cair dentro da piscina

Vamos falar aqui hoje para você que quer saber o que fazer se o telefone cair na piscina.

O que fazer com o telefone que caiu na piscina

Como Recuperar Um Telemovel Que Caiu Na Agua?

Na esmagadora parte das vezes, a solução para ter o telefone que caiu na piscina novamente funcionando é acionar a assistência técnica autorizada do aparelho.

Contudo, é possível fazer algumas tentativas antes de mandar o telefone pro concerto, especialmente se você for rápido em tirá-lo da piscina. Vamos listar algumas dicas para TALVEZ não termos que procurar a assistência técnica do telefone.

Dicas para quando o telefone cair na piscina

  1. Quanto menos tempo ele ficar submerso, maiores são as chances de conseguirmos recuperá-lo sem que ele tenha que ficar na assistência técnica. Portanto pense rápido quando perceber que o telefone está para cair, ou caindo, na piscina.

  2. Depois que o telefone caiu da piscina e foi recuperado, não tente ligá-lo! Isso certamente acabará de danificar o aparelho! Ao invés disso, deixe a água escorrer sem sacudi-lo!
  3. Assim que o excesso de água escorrer, retire a bateria, o cartão de memória e o CHIP do telefone.

  4. Coloque o telefone em um local seco e ventilado.
  5. A maior parte dos telefones sobrevivem a uma queda na piscina caso estejam desligados. O que queima o telefone quando ele mergulha na piscina é sua ligação com a bateria, que é fonte de energia para o aparelho.

    Sendo assim, remova siga esta ordem retirando a bateria antes de qualquer outro acessório (a não ser que seu telefone não tenha a bateria removível…)

  6. Vários telefones modernos tem um desenho branco perto da bateria.

    Geralmente é um círculo que, caso ele mude de coloração, ficando rosa ou com listras rosas, por exemplo, provavelmente seu telefone realmente estragou…

  7. Ao menos neste primeiro momento, não utilize secadores ou ventiladores!

Ressuscitando o telefone que caiu na piscina

Como Recuperar Um Telemovel Que Caiu Na Agua?Salvar o telefone que caiu na piscina é uma tarefa para poucos. E pode-se incluir aqui os que foram lavados no bolso da calça, os que tomaram chuva ou os telefones que por ventura caíram no vaso sanitário.

Geralmente quando eles ficam submersos, ainda que por poucos segundos, eles não retornam à vida ou, caso o façam, estão com alguma funcionalidade defeituosa.

Uma das formas utilizadas para recuperar estes aparelhos é colocá-los dentro de algum local que possa extrair a umidade deles, afinal de contas, é ela que causa os problemas nos telefones: a umidade nos contatos elétricos.

Retirando a umidade do telefone

Uma das formas de remover a umidade do telefone é colocá-lo em uma recipiente vedado ou algum saco de arroz cru durante a noite.

Como Recuperar Um Telemovel Que Caiu Na Agua?

Arroz cru salva o telefone dos danos da piscina?

O que acontece é que o arroz é excelente para absorver a umidade! Quando se trata de um telefone celular que caiu na piscina, essa é uma das melhores alternativas!

A ideia é mantê-lo lá pelo menos umas duas ou três noites para que a umidade que se alojou dentro do telefone seja retirada completamente.

Só então poderemos voltar com os acessórios para dentro do telefone e ver se ele está funcionando perfeitamente.

Uma outra opção é a utilização de um dessecante como sílica gel. Ela pode ser comprada pela internet ou em lojas de artesanato.

  • Se estas dicas não conseguirem trazer seu telefone de volta à vida, o jeito é entrar em contato com uma assistência técnica e relatar o ocorrido.
  • Espero que você esteja lendo isto antes de acontecer contigo, afinal de contas, o senso comum manda a gente tentar religar o telefone assim que o retiramos da piscina, não é mesmo?
  • Vou ficando por aqui, grande abraço e até a próxima!

O conteúdo desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 – Lei de direitos autorais.

Seu celular caiu na água? Conheça dicas de experts para salvar o telefone

Para te ajudar com esse problema, o TechTudo foi atrás de especialistas e separou algumas dicas sobre o que se deve ou não fazer quando o celular cair na água. As dicas também são válidas para quem tem um smartphone resistente à água.

Como Recuperar Um Telemovel Que Caiu Na Agua?

Vídeo traz dicas do que fazer quando o celular cai na água

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que pode acontecer com um celular que cai na água?

O contato com a água pode causar oxidação nos componentes do smartphone, levando o aparelho, até mesmo, a deixar de funcionar, se não for corrigido a tempo. Apesar disso, a retirada da oxidação é um processo que pode ser feito de forma relativamente fácil em alguma assistência técnica.

O componente, no entanto, que costuma apresentar mais defeitos em contato com a água é a placa interna.

O professor de eletrônica Aridio Schiappacassa, do CEFET-RJ, destaca que, ao contrário do que a maioria acha, a tela não é o item que corre mais riscos.

“As pessoas costumam pensar que a tela é o que vai danificar primeiro, mas, geralmente, são os circuitos internos e o usuário, normalmente, não tem acesso a eles para consertar”, explica.

1 de 6
Componentes internos costumam ser mais afetados em contato com água — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Componentes internos costumam ser mais afetados em contato com água — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Apesar disso, o contato com a água pode também provocar algumas manchas no display do smartphone. Esse problema, entretanto, pode ser reparado na assistência técnica.

A maior preocupação que o usuário deve ter ao deixar o celular cair na água é com os componentes internos, que são as partes mais importantes do aparelho.

O defeito de alguma dessas peças também se reflete no preço de um possível conserto.

De acordo com Felipe Marchese, presidente da rede de assistências técnicas Conserta Smart, o trabalho de reparação de um celular por oxidação pode custar entre R$ 150 e R$ 250.

Entretanto, vale lembrar que a troca de uma placa principal, por exemplo, é mais cara e, nesse caso, o conserto pode não valer a pena.

Além disso, é importante destacar também que, quanto mais tempo o usuário demorar para levar o aparelho à assistência técnica, menores são as possibilidades de conserto.

O que fazer com um celular que caiu na água?

Os especialistas são unânimes em relação ao que não fazer logo após o celular cair na água: tentar ligar o aparelho.

Às vezes, o usuário fica ansioso para saber se perdeu alguma coisa e acaba ligando o celular logo em seguida. No entanto, a melhor coisa a se fazer é desmontar o smartphone o máximo possível.

Isso inclui retirar os chips, cartão microSD e, principalmente, a bateria, se seu aparelho permitir.

Aridio Schiappacassa destaca que a bateria pode causar danos se permanecer no telefone. “Sua própria emissão elétrica pode provocar corrosões nos circuitos elétricos do aparelho e, uma vez corroído, não tem mais o que ser feito.”

2 de 6
Após tirar o celular da água, desmonte e seque o aparelho com um pano — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Após tirar o celular da água, desmonte e seque o aparelho com um pano — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Após remover todos os componentes, você deve secar um por um com uma toalha ou pano e dar leves batidinhas para que a água possa escorrer. Marchese afirma que a melhor atitude é levar o smartphone para fazer os reparos necessários: “A água oxida o aparelho e a pessoa não consegue consertar em casa. A assistência técnica vai abrir o celular e fazer a desoxidação”.

Colocar o celular no arroz funciona?

Uma das indicações mais comuns do que fazer quando o celular cair na água é colocar o smartphone dentro de um pote de arroz cru. E essa dica pode ser mesmo eficiente: segundo especialistas, o arroz absorve a água que fica acumulada no celular e ajuda a remover a umidade. O ideal é pegar um pote cheio de arroz e deixar o telefone encoberto por completo por, pelo menos, um dia.

3 de 6
Deixe o celular em um pote de arroz para que o produto tire a umidade — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Deixe o celular em um pote de arroz para que o produto tire a umidade — Foto: Luciana Maline/TechTudo

A sílica gel também é uma opção para absorver o excesso de água. No entanto, é preciso ter uma grande quantidade de sílica para encobrir o celular. Como o arroz é algo de acesso mais fácil, já que todo mundo costuma ter em casa, pode ser a melhor opção na hora do sufoco.

Apesar de esses produtos ajudarem, eles podem não ser tão eficientes, já que corre o risco de ficar algum resíduo de água no aparelho, podendo gerar uma oxidação no futuro.

Posso secar com secador ou aspirador de pó?

Na Internet, também é comum encontrar sugestão de uso de secador ou aspirador de pó quando o celular cai na água. O primeiro é indicado para evaporar a água, enquanto o segundo pode sugar os resíduos que ficaram no smartphone. No entanto, essas ações são pouco recomendadas e exigem cuidado redobrado.

Felipe Marchese destaca que, se o secador for usado muito quente, pode acabar provocando uma dessolda e “descolando componentes internos do smartphone”. Por outro lado, o aspirador de pó pode danificar botões e conectores se “sugar” com muita força. “Dependendo da potência, o aspirador de pó pode acabar sugando algum botão ou conector do celular.”

4 de 6
Evite utilizar secador ou aspirador de pó para retirar a água acumulada no celular — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Evite utilizar secador ou aspirador de pó para retirar a água acumulada no celular — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Posso colocar para secar no sol?

Há ainda quem opte por colocar o celular para secar ao sol. Essa dica é a menos recomendada, já que não há indícios de que o sol vai realmente secar toda a água. Na verdade, ele pode piorar a situação. Segundo o professor de eletrônica, “o calor do sol pode acabar danificando várias partes do celular, que não podem se recuperar depois.”

Se o usuário não puder fazer nenhuma das ações recomendadas acima, principalmente, colocar o celular no arroz, pode até deixar o smartphone em um local arejado e com pouca incidência de sol. Isso, entretanto, não garante que o aparelho funcionará normalmente depois.

Kit para recuperação de eletrônicos

Outra alternativa nesses casos é recorrer a kits para recuperação de eletrônicos, como o AF Tech-Rescue.

O produto, que chegou ao Brasil em 2014, promete recuperar não somente smartphones, como qualquer eletrônico que entrou em contato acidental com água. O kit é composto de uma embalagem plástica selada e um agente capaz de remover a umidade do celular.

Para apresentar efeitos, é preciso que o dispositivo fique por 48 horas no saco. O AF Tech-Rescue tem preço médio de R$ 20 em lojas online.

5 de 6
Tech-Rescue Kit pode salvar smartphones que entraram em contato com água — Foto: Isadora Díaz/TechTudo

Tech-Rescue Kit pode salvar smartphones que entraram em contato com água — Foto: Isadora Díaz/TechTudo

Celular resistente à água pode ser completamente submergido?

Mesmo quem possui um celular resistente à água não está isento desses tipos de transtorno.

Segundo Felipe, muitos donos de telefones “à prova d'água” chegam com seus smartphones na assistência técnica por conta de problemas com água.

Isso acontece porque as pessoas acabam expondo seus aparelhos propositalmente a certas situações para as quais os dispositivos não estão preparados, como mergulho na praia ou piscina.

Mesmo os celulares com resistência à água, que geralmente possuem certificação IP67 ou 68, não devem ser submergidos. Essa característica garante proteção apenas contra contatos acidentais com o líquido.

Cuidado com o vapor d’água

Outro cuidado que deve ser tomado é com a exposição do smartphone ao vapor d'água. Muitas pessoas têm o costume de levar o celular para o banheiro na hora do banho, mas não sabem que isso também pode ser prejudicial.

Felipe comenta que, em alguns casos, o telefone chega na assistência técnica com problemas de oxidação, mesmo sem que ele tenha caído na água. Isso acontece porque “o vapor d’água também causa a oxidação do aparelho com o tempo”.

Sendo assim, o melhor a fazer é evitar levar o telefone para o banheiro.

6 de 6
Vapor d'água no banheiro também pode ser prejudicial para o smartphone — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Vapor d'água no banheiro também pode ser prejudicial para o smartphone — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Celular com tela rachada fica mais vulnerável em contato com a água?

A resposta para essa pergunta é sim. Se o seu smartphone possui rachaduras ou algum outro defeito na tela, o cuidado deve ser redobrado, já que o aparelho fica mais vulnerável ao contato com a água.

Segundo o professor Aridio, a água entra pela fresta do vidro rachado e pode contaminar mais rapidamente o display.

Além disso, apenas o fato de estar com o painel danificado já deixa o aparelho mais exposto e suscetível a problemas.

Conclusão: como recuperar um aparelho que caiu na água?

Sendo assim, a prevenção é a melhor maneira de evitar danos no celular por conta de contato com água.

No entanto, se isso já tiver acontecido, o melhor a fazer é retirar o chip, o microSD e a bateria, se possível, e secar o aparelho com uma toalha. Em seguida, o ideal é levá-lo em uma assistência técnica.

Caso não haja essa possibilidade, mantenha o celular dentro de um pote com arroz por, pelo menos, um dia para que ele absorva a água.

Se você é muito desastrado ou se passa muito tempo perto da água, deixando seu celular em risco, vale considerar um smartphone resistente à água em sua próxima compra. Apesar de o telefone possuir essa característica, o cuidado com ele deve ser o mesmo.

Outra dica é adquirir uma capinha à prova d'água para manter seu celular seguro, principalmente, em situações nas quais ele fica mais exposto, como na praia ou perto da piscina. Veja algumas opções nesta lista.

Celular caiu na água: saiba o que fazer para resgatar seu aparelho

Ficar sem o celular não é fácil, ainda mais porque ele caiu na água e danificou! Para resolver esse problema, algumas soluções rápidas podem ser tomadas. Antes que você fique sem saber o que fazer, selecionamos alguns passos a tomar caso seu celular esteja nessa situação. Confira abaixo e salve seu aparelho!

Leia mais: Saiba como recuperar fotos no Android

O que fazer se o seu celular caiu na água?

Retire o aparelho da água

A primeira ação é retirá-lo da água. Quanto mais tempo ele ficar ali, mais ele pode ficar danificado e, talvez, nem mais funcionar. A gente sabe que ele caiu na água não foi porque realmente queríamos. Muitas vezes um pequeno descuido no banheiro, na cozinha ou em dias chuvosos (em poças de lama) são motivos para que essa situação ocorra.

Para evitar problemas, retire-o completamente da água e tente secá-lo, para que toda umidade seja retirada. Naqueles casos nos quais ele caiu na privada, infelizmente é hora de perder o nojinho e socorrê-lo. Retire-o usando uma luva de limpeza ou com um saco plástico. A ideia principal dessa empreitada é não deixar seu celular morrer de vez.

Desligue imediatamente o celular

Pronto! Agora que você já retirou o celular da água e secou um pouco a umidade dele, desligue o aparelho. Mas, por qual motivo? Com o aparelho ligado é mais fácil que seja queimada alguma peça vital do aparelho. 

Caso seja possível, retire a bateria

Caso seja possível, retire a bateria do aparelho para que ele se mantenha desligado evitando, choques desnecessários aos usuários ou curto-circuitos.

Retire todos os componentes: SIM card e cartão de memória

Além de retirar a bateria, retire o SIM card do celular e, em seguida, o cartão de memória. Assim, você não corre o risco de danificar mais componentes. 

Seque o aparelho com aspirador de pó (com cuidado)

Após ter feito os passos anteriores, seque de forma total seu celular. Isso pode ser feito usando um aspirador de pó, de forma cuidadosa, bem como um secador de cabelo no modo frio. 

Caso você escolha a opção do aspirador de pó, você vai ter que remover toda a umidade do interior do seu celular. Para isso, posicione o aparelho sobre a área afetada, mantendo-o não muito próximo ao celular. Caso contrário, a proximidade pode danificar ainda mais o aparelho. Esse procedimento deve ser feito na área afetada por cerca de 20 minutos. 

Esse método costuma ser o mais eficiente para secar completamente o seu celular, mas você pode utilizar um secador de cabelo no modo frio também. É importante, do mesmo modo, manter uma distância considerável do celular para evitar mais acidentes.

Leia mais: Saiba como recuperar os contatos perdidos do celular

Deixe o celular descansar no arroz

Feito isso, agora deixe o celular descansar no arroz. No arroz? Isso mesmo, o arroz é ótimo para absorver toda umidade que está em outro objeto.

Coloque o celular em um pote ou em um recipiente seco. Esse pode ser tanto de vidro quanto de plástico. Após fazer isso, cubra o aparelho celular com arroz. Mantenha o pote fechado e em um lugar seco, no qual frequentemente esteja iluminado com sol. 

Agora, você terá que aguardar por 24 horas, pelo menos, para que o procedimento faça algum efeito. Caso não esteja muito ansioso para recuperar seu celular, o mais recomendado é que você o mantenha no arroz por no máximo dois dias, ou seja, 48 horas. 

Tente ligar o aparelho

Passado o tempo estipulado, agora tente ligar o aparelho. Se ligou, perfeito! Caso contrário o recomendado é que você o leve a uma assistência técnica autorizada para tentar reativá-lo.

É importante lembrar que, em alguns aparelhos mais modernos, há uma informação de umidade quando do carregador de bateria conectado. Então, se o smartphone ligou, é interessante plugá-lo para atestar que a informação não apareça imediatamente.

Abaixo, explicamos o procedimento a ser feito na assistência técnica.

Se nada resolver, leve o aparelho para a assistência técnica

Realizados os primeiros procedimentos para salvar o celular que caiu na água, infelizmente você terá que desembolsar algum valor em uma assistência técnica. Porém, fique tranquilo, pois os preços costumam sair mais em conta do que comprar um aparelho novo, e, de quebra, você garante a manutenção de seus dados pessoais. 

Na assistência técnica, o seu celular irá passar por um banho químico. Mas, o que significa isso? Nada mais é do que a limpeza das placas do dispositivo por meio de uma banheira ultrassônica. Nela, são emitidos diferentes tipos de frequências utilizando álcool isopropílico. Com isso, é possível que se solte toda a ferrugem causada pela oxidação do seu aparelho em contato com a umidade. 

Após certo tempo na banheira, o celular irá para mais uma etapa de limpeza, com a retirada manual dos resíduos pelo técnico da empresa. Por fim, as placas do celular irão passar por secagem com ar quente e haverá a remontagem do aparelho. 

Se tudo der certo, seu celular vai ligar novamente e você vai ter acesso às suas informações e aplicativos como se nada tivesse acontecido!

Caso não funcione

Se infelizmente seu celular não tiver sobrevivido aos procedimentos, você pode investir em um aparelho novo. Confira as nossas dicas para encontrar um de até 1 mil reais com uma boa configuração. 

Todos os anos são lançados novos aparelhos de celulares no mercado. Além de aumentar a variedade de opções para escolha, com os novos modelos o preço de vários equipamentos de boa qualidade acaba caindo. Dessa forma, é possível adquirir um celular com uma câmera eficiente, bastante memória e outras configurações avançadas, gastando pouco. 

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Celular caiu na água? Veja como salvá-lo a tempo!

Antes de mais nada, se o seu celular caiu na água e você precisa tomar uma medida urgente, corra para o tópico 1 e siga exatamente o passo a passo! É bom que você também dê uma olhada no que você não deve fazer.

Esteja ciente, de que o método apresentado neste artigo, é a melhor chance de salvar o seu celular, e muitas pessoas já tiveram sucesso nessa missão. Porém, não é 100% de certeza de que seu celular vai escapar dessa.

1. Retire o celular da água

Provavelmente esse passo você já fez, mas vale destacar que quanto menos tempo na água, mais chances de salvação.

Se ele estiver ligado na tomada, não encoste nem no carregador e muito menos no celular. Desligue a energia da casa antes, para não correr risco de levar um choque fatal.

2. Remova a bateria para evitar “curtos”

A bateria é uma importante fonte de energia do seu celular e, por esse motivo, pode entrar em curto quando tiver contato com a água. Se ela não for removível, vá direto para o passo 3.

3. Desligue o celular imediatamente

Seu celular continuou ligado? Então, desligue-o imediatamente. Se ele já estiver desligado, deixe assim, mesmo que sua vontade de ligá-lo para verificar se não estragou (e nós sabemos que é) seja muito grande! 

4. Desmonte o celular por completo

Retire a capinha, chips, cartões de memória e tudo que conseguir. Só não tente desparafusar peças, pois isso só pode ser feito por alguém com conhecimentos técnicos para tal.

5. Coloque todos os componentes sobre um papel-toalha

O papel-toalha vai ajudar a absorver rapidamente a água que está em cada um dos componentes. Não se esqueça de dar um leve espaço entre cada um dos itens.

6. Seque cada um dos componentes com um lenço (que não solte fiapos)

Se necessário, envolva um pedaço do lenço em um cotonete para alcançar algumas partes mais finas e delicadas. Os movimentos delicados evitam danificar um componente sensível.

Ao tentar limpá-los, não espalhe mais a água e nem obstrua cavidades com pedaços de papel molhado.

7. Cubra-o com materiais que absorvam umidade

Coloque o aparelho em uma vasilha tampada (assim a umidade do ar não atrapalha) com arroz cru e deixe-o em repouso por no mínimo 48h. No lugar do arroz, você também pode utilizar o gel de sílica ou o AF Tech-Rescue e mude a posição a cada 12 horas.

8. Faça o teste final

Se não há mais indícios de umidade no seu aparelho, monte todas as peças e ligue-o. Se ele não funcionar, não se desespere: pode ser que ele simplesmente esteja descarregado.

Se for o caso, coloque-o pra carregar, mas só ligue o carregador na tomada quando o aparelho não estiver mais em suas mãos (para você não correr risco de levar um choque).

E se o celular caiu na água salgada?

Se o seu celular caiu na água salgada, saiba que o sal é mais prejudicial do que a própria água. Se mesmo seguindo os passos anteriores ele não funcionar, sua última chance é levá-lo à assistência técnica que provavelmente dará um “banho químico” no seu aparelho.

Meu celular caiu na água: o que não fazer?

Tão importante quanto os procedimentos permitidos é ter a ciência do que não se deve fazer se o celular cair na água. Veja em 5 passos.

1. Não force a barra

Não recomendamos o uso de secadores, nem de aspiradores de pó e muito menos de fornos. Isso pode até funcionar, mas as chances de você estragar seu aparelho são muito maiores.

A alta temperatura tanto de um secador como de um forno pode facilmente derreter componentes do circuito elétrico do seu aparelho. A pressão do aspirador pode quebrá-los e o vento do secador (mesmo frio) pode empurrar a água para lugares mais difíceis de secagem.

2. Tenha cuidado

Reforçando, em hipótese alguma tente retirar o celular da água com suas próprias mãos se o aparelho estiver ligado ao carregador e à tomada. Não toque em nenhuma parte conectado à energia elétrica.

Desligue a energia da casa na caixa correspondente, confira que de fato a energia está desligada e só então retire o carregador da tomada e o celular da água. Sem esses cuidados, você corre mesmo o risco de um choque fatal.

3. Não mate seu aparelho

Jamais coloque para carregar antes de ter certeza de que o aparelho está seco. A água (tanto doce quanto salgada) conduz eletricidade com facilidade, podendo causar curto-circuito em vários pontos da placa do celular.

4. Não faça nada que você não tenha certeza

Nunca tente desmontar completamente o aparelho se não tiver conhecimento técnico o suficiente pra isso. Você pode estragar o celular, ser exposto a materiais tóxicos ou tomar um choque.

A retirada das peças removíveis — chips, cartão de memória, bateria — já é um passo positivo e ajuda a preservar as funcionalidades.

Celular caiu na água: quais são os danos?

Seu celular caiu na água e você não sabe quais são os danos que ele pode sofrer? Ou você quer tomar todos os cuidados para que isso não aconteça? Bom, caso você esteja na 1ª opção, esperamos que as dicas lhe ajudem a resolver esse problema. Já você que está na 2ª opção, é sempre bom ir atrás de informações e estar atento sobre os riscos que a água pode trazer para o seu aparelho. Então, vamos lá!

O contato com a água no seu aparelho celular pode causar uma oxidação nas peças do smartphone. Isso pode ocasionar diferentes danos nas funcionalidades do aparelho ou, até mesmo, ele pode deixar de funcionar, caso o problema não seja resolvido a tempo.

Porém, a placa interna é a peça que mais sofre com a oxidação originada pela água. Geralmente, são os circuitos internos que são mais danificados através do contato com a água, por isso o usuário não tem acesso para consertar.

Além disso, o contato com a água também pode resultar em algumas manchas no display do seu celular. Porém, esse problema é facilmente solucionado levando o aparelho até uma assistência técnica confiável.

Quanto custa para arrumar um celular que caiu na água?

Se o seu celular caiu na água, você realizou corretamente todos os passos deste post e ainda assim não funciona, a última opção é levar em uma assistência técnica para verificar as chances de recuperação.

No geral, se o aparelho não tiver conserto o orçamento não é cobrado. Já a manutenção varia conforme os procedimentos que precisam ser realizados no aparelho, de acordo com o que foi danificado — troca de componentes, banho químico.

O preço do banho químico varia entre R$ 100,00 e R$ 250,00 dependendo do tipo de aparelho e do estado de oxidação. Se for preciso trocar placa, bateria ou tela, o valor vai depender do modelo do celular.

Informações importantes

Garantia

A garantia não vale mais quando seu celular é molhado e os smartphones atuais têm sensores internos que indicam quando isso acontece. No iPhone, o fundo do conector do fone de ouvido é branco, mas fica vermelho ou rosado se o celular for molhado (o mesmo acontece em outras partes do aparelho).

Sílica vs Arroz

A sílica é uma opção mais eficiente, mas o acesso ao arroz é mais rápido. O arroz solta um “pozinho”, que não costuma prejudicar o celular. Quanto mais rápido você iniciar os procedimentos, maiores as chances de recuperação.

Oxidação

Mesmo que o seu celular ligue e funcione corretamente, monitore o seu desempenho por alguns dias. Pode ser que ele funcione bem no início, mas comece a falhar eventualmente.

Isso acontece por conta da oxidação e corrosão que a umidade pode ter causado, gerando mau contato. A alternativa que resta é levar o aparelho para assistência técnica para que a oxidação seja retirada com banho químico.

Bateria

A bateria é a parte mais sensível no que diz respeito ao contato com a água e mesmo que você recupere o aparelho, o desempenho e a vida útil da bateria podem estar comprometidos.

Cartão SIM e cartão SD

Para algumas pessoas, salvar o cartão de memória, contendo fotos, vídeos e músicas, e o chip (cartão SIM), onde provavelmente estão muitos contatos, é mais importante que salvar o aparelho.

A boa notícia é que esses componentes, dificilmente, são danificados por um contato rápido com água. No geral, só ocorrem problemas quando o tempo de contato é muito grande, causando oxidação e corrosão.

Sabemos que ter o celular molhado é uma situação bastante desagradável e até mesmo desesperadora. É fundamental não entrar em pânico e nem sofrer antes da hora, pois existe solução para esse tipo de problema.

Se o celular caiu na água, mantenha a calma e pense nos procedimentos para não agir de forma precipitada, pois cada situação pedirá uma ação diferente. Realize o passo a passo que ensinamos por aqui, espero o tempo certo para ligar novamente e esperamos que você tenha sucesso.

Você já passou por uma experiência como essa? Que tal deixar um comentário contando se recuperou seu celular e quais foram os procedimentos adotados? Seu relato pode complementar os passos deste post!

Como recuperar celular molhado usando sílica gel?

Muitas pessoas garantem que o segredo para reviver o celular depois de deixá-lo cair na água é colocar o aparelho no pote de arroz. Entretanto, saiba que existe um método muito mais eficaz para trazer o seu celular de volta à vida. Esse método também pode ser usando com outros aparelhos eletrônicos também.

Portanto, na matéria de hoje, vamos abordar como recuperar o celular molhado usando sílica gel. Vale lembrar que a sílica gel é um produto desenvolvido especificamente para reter a umidade de produtos, podendo ser usada em inúmeras situações… continue com a gente e saiba tudo sobre esse assunto a seguir!

Passo a passo de como recuperar celular molhado usando sílica gel

A pergunta que não quer calar: o que fazer quando o celular cai na água? Sendo assim, ara ajudá-lo, vamos mostrar o passo a passo de como recuperar celular molhado usando sílica gel. Siga as instruções e aumente as chances de ter seu aparelho de volta!

Quase todo mundo já passou ou conhece alguém que passou pela situação de deixar o celular cair dentro d’água. Então, caso passe por isso ou conheça alguém nessa situação, apresente esses passos básicos para recuperar o seu celular molhado. Confira:

1º passo

O primeiro passo é óbvio. Consiste em tirar o celular da água imediatamente! Mas acredito que todo mundo faz isso logo que esse tipo de acidente acontece. Até mesmo porque o nosso primeiro impulso nessas situações, é pegar o aparelho imediatamente do líquido em que ele caiu ou está em contato.

2º passo

O segundo passo é referente ao segundo impulso que temos quando o celular cai na água, que é ligar o aparelho. Então, não ligue o aparelho molhado, pois isso pode causar mais danos ainda!

Se o celular desligou no momento da queda e do contato com a água, a pior coisa a fazer é ligá-lo novamente. Isso porque os componentes molhados podem entrar em curto-circuito e a recuperação ficará mais difícil.

3º passo

O terceiro passo é retirar a bateria e o cartão SIM. A retirada da bateria irá evitar que os circuitos elétricos do aparelho entrem em funcionamento. O correto é secar o interior do celular com guardanapo.

Alguns celulares não permitem a retirada da bateria, nesses casos basta desligá-los. É preciso também retirar o cartão SIM e secar ele com cuidado antes de colocá-lo na sílica gel.

4º passo

O quarto passo é tirar o máximo de água que ficou no aparelho. Para isso, pode-se bater suavemente o celular contra alguma superfície envolto em um pano. Para retirar as gotas de água é valido também assoprar e puxar o líquido que se encontra no interior com um aspirador.

5° passo

O quinto passo é muito simples, mas é um dos mais importantes na questão de como recuperar celular molhado usando sílica gel. Coloque o aparelho dentro de um recipiente seco junto com dois sachês de sílica gel bodout. Em seguida, feche o pote ou qualquer outro recipiente e coloque-o em lugar seco.

6º passo

Retire o celular do pote depois de 24 horas e tente ligar o aparelho. A sílica gel provavelmente terá secado o celular e ele ligará normalmente. É claro que dependendo a situação, será necessário que o aparelho fique por mais tempo em contato com a sílica gel.

Caso queira acelerar esse processo, utilize-se dos sachês de sílica gel bodout, que podem encurtar esse tempo de espera, chegando a secar o seu aparelho no período de sies a oito horas, dependendo da situação. Em quantidade maior, esse efeito de secagem ocorre muito mais rápido!

Mesmo que o aparelho volte a funcionar, é sempre bom ter sílica em gel por perto. Quando for deixar o celular ou qualquer aparelho eletrônico guardado, é importante manter eles longe da umidade. Para isso, não há nada melhor do que a sílica gel.

Como recuperar celular molhado usando sílica gel e um saco plástico?

Agora que sabemos que a sílica gel pode salvar o celular molhado, podemos ser prevenidos quando a esse tipo de acidente. Para isso basta ter a sílica gel e um saco plástico sempre a disposição.

Se você molhou seu celular seja porque pegou uma chuva ou porque caiu em alguma superfície com líquidos, não se desespere. Apenas seque o aparelho, retire o chip e os cartões que estiverem dentro, seque tudo de forma cuidadosa e coloque em um saco plástico com sílica gel por alguns minutos ou uma hora.

É importe deixar o celular separado da bateria, cada um em seu próprio saco com sílica gel e ambos bem fechados. Se o dano não for muito grave, o seu celular poderá ser recuperado em minutos apenas com esse procedimento.

Quais são as outras utilidades da sílica gel?

São inúmeras as situações em que a sílica gel pode ser usada, não apenas quando o celular cai na água. Esse mesmo procedimento acima, pode ser feito com outros aparelhos eletrônicos, caso eles acabem molhados.

Os aparelhos eletrônicos, como todos sabem, não podem ter contato com a água. Mas, o que muitas pessoas não param para pensar, é que a umidade do ambiente em que os aparelhos eletrônicos ficam armazenados também pode deteriorar naturalmente diversos equipamentos.

Sendo assim, a sílica gel pode ser utilizada para preservar aparelhos eletrônicos, evitando que eles se deteriorem, seja través da oxidação ou do mofo. Vamos dar alguns exemplos:

  • As luzes de natal, por exemplo, podem ser melhor preservadas se guardadas com sílica gel. Principalmente aquelas que ficam nas áreas externas da casa e pegam chuva. A sílica gel é ideal para secá-las e retirar a umidade desse tipo de equipamentos.
  • Outro aparelho que também é muito afetado pela umidade é a câmera fotográfica. Quando a lente estiver molhada, o sachê de sílica gel irá absorver a umidade e evitar que a lente fique embaçada ou mofada.
  • A sílica gel pode ser colocada dentro de guarda roupas e cômodas, por exemplo, para evitar odores e mofos.
  • A sílica gel também pode ser usada para prevenir quanto aos odores de tênis e sapatos, amenizado o chulé. Basta guardar os calçados dentro de uma caixa contendo alguns sachês do produto. Além de evitar o mau cheiro, evita também o mofo nesses objetos, mais uma vez.
  • Equipamentos esportivos, tais, como, chuteiras, luvas de boxe, capacetes, joelheiras e muitos outros, podem ficar fedidos e com chulé devido ao suor. Sendo assim, a sílica gel também serve para esses casos.

Enfim, os usos são muitos! Contudo, na área de aparelhos eletrônicos, o uso da sílica gel se destaca e vem ganhando um grande número de adeptos atualmente. Portanto, não fique de fora dessa novidade e adquira agora mesmo os seus sachês de sílica gel bodout para usar no que você quiser!!!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*