Como Recuperar Um Documento Que Foi Apagado Da Lixeira?

Como Recuperar Um Documento Que Foi Apagado Da Lixeira?

Deletou um arquivo ou programa importante e não possui um backup da versão anterior? Finalizou a formatação do disco e só depois se deu conta de um arquivo essencial que se esqueceu de salvar no pendrive? Infelizmente isso é um problema sério, que acontece com milhares de usuários diariamente.

Certamente isto pode acarretar em algo pior, mas fique tranquilo, pois esta exclusão pode ser revertida. Com a evolução de programas, há métodos disponíveis para resolver este problema. Confira agora as 5 dicas que separamos para que você possa recuperar seus arquivos apagados.

Busque na lixeira

É uma opção ligeiramente óbvia, mas deve ser o primeiro lugar que você deve procurar, pois geralmente os arquivos deletados vão automaticamente para a lixeira.

Caso não tenha o costume de esvaziar a lixeira, filtre seus arquivos no modo de exibição “detalhes”, porque desta forma, aparecerão em lista e você poderá organizá-los por data. Assim será mais simples de encontrar. Verifique também se há o recurso de busca por nome do arquivo, esta dica talvez possa ser efetiva.

Como Recuperar Um Documento Que Foi Apagado Da Lixeira?

Sua capacidade de armazenamento é delimitada pelo sistema operacional que corresponde a uma fração do tamanho do disco rígido.

A lixeira do computador funciona como uma pasta de armazenamento para arquivos apagados, quando seu espaço está cheio de dados, ela automaticamente irá deletar permanentemente os arquivos mais antigos dentro de seu repositório.

Caso seu arquivo esteja na lixeira, apenas clique sobre o mesmo e selecione a opção “restaurar”. Também é possível resgatar todos os arquivos desta pasta, caso esteja tentando recuperar eles, na opção “restaurar todos os elementos”. Os arquivos voltarão às pastas de origem automaticamente.

Como Recuperar Um Documento Que Foi Apagado Da Lixeira?

Restaure a versão anterior do arquivo

Atualmente as novas versões do pacote Office possuem o recurso “salvar automaticamente”, desta forma em caso de queda de energia ou se você não salvar antes de fechar a última versão do arquivo, de qualquer modo a versão imediatamente anterior estará disponível assim que você acessar o programa novamente. Mas para ter este recurso, é necessário habilitá-lo, então faça-o.

Como Recuperar Um Documento Que Foi Apagado Da Lixeira?

Também há uma outra alternativa caso salve o arquivo, mas esqueça o nome da pasta ou onde o salvou. No menu arquivo, acesse a opção “recente” e ali serão listados os últimos arquivos criados.

Agora, se este arquivo foi apagado, ao acessar este recurso, sua solicitação retornará a mensagem “arquivo não disponível…”. Neste caso, outras soluções para recuperação de arquivos podem resolver.

Se no seu caso você deletou um programa, verifique:

  • Se apenas não excluiu um atalho, muitas vezes também é possível restaurar o programa acessando ele a partir do painel de controle na categoria “Programas e Recursos”;
  • Se realmente excluiu o programa, verifique se o arquivo executável de instalação se encontra na pasta “Downloads”;
  • Caso as opções anteriores não tenham sido suficientes, busque restaurar a versão anterior do sistema, acessando: Painel de Controle/ Sistema/ Configurações avançadas do sistema / Propriedades do Sistema / Proteção do Sistema e clique em Restauração do Sistema.

Adquira um software especializado na recuperação de arquivos

Adquirir um software para recuperar seus arquivos pode ser uma alternativa caso não os encontre na lixeira.

A boa notícia é que os computadores nunca eliminam de fato o que foi apagado. Isso significa que, caso tenha esvaziado a Lixeira por engano, os dados – os “uns” e “zeros” que compõem os documentos perdidos – continuam gravados em disco, ou em clusters.

Portanto, tudo o que você precisa para resolver o desastre é utilizar softwares que recuperam arquivos. Existem várias opções no mercado de softwares pagos e gratuitos. Aqui apresentamos alguns dos mais populares e efetivos:

  • Recuva;
  • TuneUp Utilities;
  • Recoverit;
  • Data Recovery;
  • DiskDigger.

Faça o backup de seus arquivos

Como Recuperar Um Documento Que Foi Apagado Da Lixeira?

O backup é uma cópia de segurança dos seus dados e um procedimento indispensável para o funcionamento de um sistema de computadores. O importante é que esta cópia de um dispositivo de armazenamento esteja em outro local também armazenada de forma segura.

Qualquer hardware pode se tornar obsoleto ou se desgastar com o tempo. O técnico de manutenção de computadores talvez possa conseguir recuperar os dados, mas não há nenhuma garantia disso. E a internet está cercada de ameaças que a todo instante comprometem a segurança, a integridade, a privacidade e a segurança dos dados, por isso o backup é necessário.

Como Recuperar Um Documento Que Foi Apagado Da Lixeira?

Atualmente são diversas as opções de armazenamento de dados entre as soluções físicas e virtuais, mas de toda forma é importante estar atento a alguns itens:

  • Se estiver em dúvida entre um backup físico armazenado localmente e um backup armazenado na nuvem, faça o backup em ambos, pois esta é a opção mais segura;
  • Não ignore a importância de manter cópias físicas de documentos, como extratos bancários e registros fiscais. É melhor manter um arquivo dos documentos mais importantes aqui, no mundo físico, além dos backups que você já mantém;
  • Identifique o que você precisa incluir no backup. Por exemplo, alguns aplicativos podem estar armazenados na nuvem, mesmo que você não tenha notado;
  • Seus documentos serão a parte mais importante do backup. Caso eles ainda não estejam organizados, organize-os para ficar mais fácil garantir o backup de tudo o que você precisa.
  • Realizar o armazenamento em um hd externo, pen drives ou cartões de memória não asseguram um backup sólido. O ideal é sempre possuir um sistema de armazenamento de dados seguro, como um storage NAS.

Consulte um especialista em armazenamento de dados

Muitas vezes o processo de recuperação de arquivos de mídia, principalmente quando for uma plataforma incomum ou uma gama muito grande de dados, poderá ser melhor executado por um serviço técnico especialista no assunto. Atualmente, existem empresas especializadas na venda de serviços de armazenamento seguros, como nós da Qnap Brasil.

Caso queira saber mais sobre como proteger seus dados utilizando recursos de primeira linha como um Storage NAS, preencha nosso formulário que um de nossos especialistas irá entrar em contato com você.

Como Recuperar Um Documento Que Foi Apagado Da Lixeira?

Como Recuperar Um Documento Que Foi Apagado Da Lixeira?

À medida que as tecnologias evoluem, praticamente todos os dispositivos eletrônicos modernos apresentam conectividade com a Internet para maior conveniência. Mas também há riscos de segurança da informação que vêm com eles. Sempre há …

Ler Mais Como Recuperar Um Documento Que Foi Apagado Da Lixeira?

Se você já perdeu dinheiro, documento ou esqueceu algo importante dentro de algum transporte público, você sabe muito bem o tipo de dor de cabeça que a perda pode nos causar. O mesmo se aplica ao mundo digitalizado em que vivemos. Os d…

Ler Mais Como Recuperar Um Documento Que Foi Apagado Da Lixeira?

A maioria dos servidores e sistemas de armazenamento (storages) para uso corporativo são equipados com vários hard disks, que podem ser agrupados para trabalho conjunto. Esses arranjos de disco tem como objetivo entregar maior performanc…

Ler Mais

como recuperar um arquivo do word que foi apagado

Você encontrou uma situação em que você tenha perdido um documento word que estava trabalhando nos últimos dias? Pois bem, não entre em pânico. Primeiro que tudo, possivelmente o documento era movido acidentalmente para outra pasta sem se aperceber.

Então, em primeiro, clique em Iniciar no Windows, e seguido de Procurar e selecione Todos os Arquivos e Pastas. Digite o nome do documento (ou pelo menos uma parte) ou simplesmente coloque *.doc(x) para obter todos os seus arquivos de Word.

Se não conseguir encontrar o seu documento do Word em lado nenhum, será possível que você tenha deletado o documento. Mas ainda terá uma possiblidade de buscar na Reciclagem, certo? A pior situação é que você ou alguma pessoa ter excluído o documento da Reciclagem.

Então, como podemos fazer quando a lixeira seja limpa completamente? Calma, aqui temos uma boa solução para você, não precisa de escrever todo o documento novamente mesmo que tenha sido apagado da lixeira. Como? Vamos passar a explicar.

Assim que arquivo word é excluído de um computador, ele não se desaparece na totalidade e continuam a existir vestígios do arquivo no disco. O arquivo simplesmente fica assinalado para ser substituído por dados novos.

Se o seu arquivo desapareceu recentemente e você não adicionou novos arquivos, ainda existem boas possibilidades de recuperar o seu arquivo com sucesso usando os nossos métodos simples.

Se o seu documento do Word já desapareceu há algum tempo, não se preocupe pois ainda é possível recuperá-lo.

Mas por vezes não é possível recuperar todos os dados perdidos, mas pode recuperar a maioria de dados apagados, veja o lado positivo! Pelo menos você ainda consegue recuperar alguma coisa, o que é melhor do que nada. Se você precisa urgentemente desse documento que perdeu, confira os passos em baixo que pode seguir para tentar recuperá-lo.

Dica: A primeira coisa a fazer é simplesmente Procurar pelo seu documento. Se ainda não o fez, é uma boa escolha para isso. Clique em Iniciar > Procurar Como Recuperar Um Documento Que Foi Apagado Da Lixeira?e digite o nome do seu documento (ou pelo menos uma parte) ou coloque *.doc(x) para obter todos os seus documentos do Word.

Leia também:  Como Se Joga O Jogo Quem É Quem?

Como Recuperar Um Documento Que Foi Apagado Da Lixeira?

1. Buscar na sua Reciclagem para Recuperar Arquivo Word Deletado

Uma solução muito simples é verificar a sua Reciclagem. Se você tiver sorte, o seu documento do Word ainda estará seguro e guardado na Reciclagem.

Como Recuperar Um Documento Que Foi Apagado Da Lixeira?

Não teve sorte? Lixeira vázia? Não se preocupe, ainda começámos a explorar todas as possibilidades de recuperação.

2. Como Recuperar Arquivo Deletado Através de um Arquivo de Backup do Word

A próxima coisa a fazer é procurar por um arquivo de backup do seu documento Word (.wbk). Para tal, você deve ter os backups ativados no Word e deve lembrar-se onde estava guardado o seu documento.

Abra o Microsoft Word e selecione a aba Arquivo no canto superior esquerdo.

Como Recuperar Um Documento Que Foi Apagado Da Lixeira?

Clique na aba Arquivo e selecione Abrir.

Como Recuperar Um Documento Que Foi Apagado Da Lixeira?

Selecione a pasta onde o seu documento estava guardado anteriormente. Selecione o arquivo de backup e clique em Abrir.

Como Recuperar Um Documento Que Foi Apagado Da Lixeira?

Se você não se consegue lembrar da localização do documento, deve procurar pelos arquivos de backup do Word em todo o seu computador. Para tal basta inserir *.wbk na Explorador do Windows.

3. Como Recuperar Arquivo do Word com a Ferramenta de Recuperação Automática do Word

Ainda nada feito? O próximo passo é tentar usar a Ferramenta de Recuperação Automática do Word. Se por exemplo o seu computador bloqueou e você não salvou o seu arquivo, da próxima vez que abrir o Word o seu arquivo estará disponível no lado esquerdo da janela do Word.

Como Recuperar Um Documento Que Foi Apagado Da Lixeira?

Se isto não acontecer, então você pode procurar manualmente pelos arquivos da recuperação automática. Abra o Open Microsoft Word (2010), clique na aba Arquivo e selecion Recentes. No fundo do menu, selecione Recuperar Documentos Não Salvos. Aqui você pode localizar o seu arquivo.

Como Recuperar Um Documento Que Foi Apagado Da Lixeira?

Se não tiver esta opção na sua versão do Word, basta procurar os arquivos *.asd no seu computador, usando o Explorador do Windows como foi explicado no início.

Se você ainda está lendo o nosso artigo, significa que ainda não conseguiu recuperar o seu arquivo. Deve sentir-se na pessoa mais infeliz do mundo neste momento, certo? Mas confie em nós, a sua sorte está prestes a mudar. Aqui fica o que deve fazer a seguir.

4. Como Recuperar Arquivo Word Procurando nos Arquivos Temporário

Os seus documentos do Word perdidos podem ser encontrados na pasta de arquivos temporários do seu computador. Abra novamente o Explorador do Windows e desta vez procure por arquivos *.tmp. Em alternativa, acesse esta pasta: C:Documents and Settings*USERNAME*Definições Locais*Temp.

Antes de procurar esta pasta, abra o Explorador do Windows ou o Meu Computador, pressione em F10 e certifique-se que a opção para visualizar arquivos e pastas ocultos está devidamente assinalada.

De seguida, os arquivos que você irá encontrar não terão os mesmos nomes que os documentos originais, pelo que você deve consultar todos os arquivos até verificar as informações de cada arquivo.

Como Recuperar Um Documento Que Foi Apagado Da Lixeira?

Uma dica que poderá poupar imenso do seu tempo é que os documentos do Word normalmente começam com ~. Procure este caracter ao consultar os arquivos.

Se você conseguir encontrar o seu arquivo de Word temporário, a melhor opção é abrir o documento com o Bloco de Notas.

5. Como Recuperar um Arquivo Excluído do Word Usando o Programa de Recuperação do Word

Se ainda assim você não conseguir encontrar o documento que está procurando, aqui está a nossa melhor recomendação para o fim. Se nenhum dos outros métodos anteriores funcionar, você deve usar um aplicativo de recuperação de dados.

Existem imensas ferramentas de recuperação gratuitas disponíveis, mas as vezes não conseguirão encontrar o arquivo word (estas ferramentas não são muito confiáveis), ou não podem conseguir restaurar o arquivo na sua totalidade (por não serem muito avançadas).

Uma das melhores ferramentas de recuperação disponíveis é o Wondershare Recoverit.

Esta ferramenta de recuperação pode ser testada gratuitamente (disponível no sítio oficial do produto), e se você gostar da ferramenta, pode comprar a versão completa por apenas R$150,99 e também tem versão que dura para toda a vida.

O Recoverit suporta todos os tipos de dispositivo, por isso você pode recuperar arquivos excluídos de drives USB, ou quaisquer outros dispositivos removíveis. Este software suporta quase todos os tipos de arquivos que existem.

Por isso se você não encontrar o documento original, pode também tentar procurar pelos arquivos temporários excluídos.

O Wondershare Recoverit consegue recuperar arquivos excluídos devido a operações indevidas, por engano, bloqueios do disco rígido ou até ataques de vírus no computador.

No im das contas, se você excluiu um documento Word recentemente, é muito provável recuperar arquivo word deletado.

Você pode experimentar todos os métodos mencionados em cima, e se nenhum conseguir satisfazer as suas necessidades, pode experimentar usar uma ferramenta de recuperação de documentos Word.

Ou, se quiser poupar o seu tempo precioso, basta usar logo o Wondershare Recoverit. Se o Wondershare Recoverit não conseguir recuperar o seu documento, nada mais consegue.

Baixe Grátis Versão Windows Baixe Grátis Versão Mac

Vídeo tutorial em Como Recuperar Documentos Excluídos do Word

Como recuperar arquivos deletados na Lixeira do Windows?

Dicas

Apagar arquivos por acidente é um dos dramas que mesmo as tecnologias mais modernas não conseguiram evitar. No caso dos PCs, felizmente, existe como recuperar arquivos deletados na Lixeira do Windows mesmo depois que eles tenham sido apagados de lá. Para isso, no entanto, você vai precisar de um software adicional.

Quando os arquivos são apagados em sua máquina, por padrão eles vão parar na Lixeira. Somente depois que eles forem excluídos da lá é que você pode considerar que os arquivos foram apagados em definitivo. É como se fosse uma segunda chance. Porém, mesmo depois que eles foram apagados em definitivo, existe uma maneira de recuperar a maioria deles com segurança.

Recuperando arquivos deletados da Lixeira no Windows

Passo 1: Para que você possa recuperar arquivos que tenham sido excluídos até mesmo da Lixeira do Windows você vai precisar de um programa auxiliar. Existem vários aplicativos gratuitos capazes de fazer bem essa função, mas nós recomendamos o Recuva. Você pode baixar o software gratuitamente neste link. O arquivo executável tem pouco menos de 6 MB de tamanho.

Passo 2: Depois de baixar o aplicativo, dê um duplo clique sobre ele para iniciar o processo de instalação. Siga o passo a passo do assistente e o Recuva será instalado em poucos segundos. Agora é hora de recuperar os seus arquivos.

Passo 3: Abra o software e acesse a ferramenta Recuva Wizard. É ela o motor que fará a busca pelos arquivos que você deseja recuperar. Uma lista é exibida e você pode escolher quais formatos de arquivo deseja trazer de volta.

Passo 4: Você pode escolher entre as opções: Pictures (Fotos), Music (Músicas), Documents (Documentos), Video (Vídeos), Compressed (Compactados), Emails (E-mails) ou Other (Mostra arquivos de todos os tipos). Marque as alternativas que desejar e passe para a tela seguinte.

Como Recuperar Um Documento Que Foi Apagado Da Lixeira?

Passo 5: Agora, é hora de dar algumas diretrizes para o programa para que ele saiba onde procurar esses arquivos. Nesse caso, lembrar onde eles estavam pode ajudar. No caso, estamos procurando por arquivos que estavam na Lixeira do Windows, então selecione a alternativa “In the Recycle Bin”.

Como Recuperar Um Documento Que Foi Apagado Da Lixeira?

Passo 6: Clique em “Next” e pronto. Agora é só agudar o Recuva fazer o seu trabalho. O tempo de duração desse procedimento varia de acordo com uma série de fatores como, por exemplo, a quantidade de arquivos a serem recuperados, o tamanho dos arquivos e quantidade de locais nos quais eles estavam salvos. Porém, ao final de alguns minutos, o resultado é exibido na tela.

Como Recuperar Um Documento Que Foi Apagado Da Lixeira?

Passo 7: Todos os arquivos encontrados na busca são exibidos e você pode escolher quais deles deseja recuperar. Feita a escolha basta clicar em Recover (Recuperar).

Como Recuperar Um Documento Que Foi Apagado Da Lixeira?

asso 8: Antes de iniciar a restauração dos arquivos há mais um passo a ser cumprido. Você deve indicar ainda em qual pasta deseja que os arquivos recuperados sejam armazenados.

Importante: esse local deve ser diferente de onde os conteúdos recuperados estavam. Por isso, para que não haja dúvidas, nós recomendamos que você crie uma pasta, em qualquer diretório, para armazenar os arquivos recuperados.

Passo 9: Pronto! Vale lembrar que o processo nem sempre vai conseguir recuperar 100% dos seus arquivos. Alguns deles podem ter sido apagados há tempo demais e outros podem ter se corrompido ao longo do tempo. No entanto, na maioria dos casos, mais de 90% dos arquivos podem ser recuperados se você seguir esse passo a passo.

Importante: o uso do Recuva é indicado para o caso de arquivos apagados por engano. Se por um acaso o HD do seu computador foi danificado, formatado ou teve os dados corrompidos, utilizar um software como esse não vai trazer bons resultados. Nesses casos, o mais indicado é recorrer ao auxílio de empresas especializadas na recuperação de dados.

Leia também:  Como Ver Pedidos Que Fiz No Instagram?

Como recuperar arquivos excluidos na Lixeira [Windows e Mac] | Aplicativos e Software

Exclui um arquivo ou uma foto do computador não costuma ser uma ação irreversível. Se você não esvaziou a sua Lixeira é bem possível que ele ainda esteja lá. Isso serve tanto para o Windows quanto para o macOS.

Se você não acionou a opção “esvaziar lixeira”, fica tudo mais fácil. A “Lixeira”, porém, possui uma capacidade limitada e definida pelo sistema operacional, que corresponde a uma parte do disco rígido.

Quando ela fica cheia, começa a eliminar arquivos, começando pelos mais antigos.

  • Como recuperar arquivos deletados do PC

Como Recuperar Um Documento Que Foi Apagado Da Lixeira?

Como recuperar arquivos deletados da lixeira do Windows

Para recuperar um arquivo excluido na Lixeira do Windows, basta clicar sobre o arquivo com o botão direito do mouse e selecionar a opção “restaurar” em cada um deles ou resgatar todos os arquivos na opção “restaurar todos os elementos” e os arquivos voltarão às pastas que estavam antes de serem excluídos. Lembre quais são as pastas.

E se o arquivo não estiver mais na Lixeira?

Quando você apaga um arquivo no Windows e esvazia a lixeira, é possível que o arquivo permaneça no seu disco rígido.

O sistema remove apenas a referência e libera a área do disco para seja feita uma nova gravação de dados. Enquanto não for sobrescrito, existe a chance de recuperá-los.

Para isso, você vai precisar usar programas para recuperar arquivos deletados. Você pode também aumentar a capacidade da Lixeira no seu PC.

Aumente a capacidade da sua Lixeira no Windows:

  1. Abra o aplicativo da Lixeira;
  2. Clique com o botão direito do mouse;
  3. Escolha a opção Propriedades;
  4. Observe o espaço disponível e tente aumentar em “tamanho personalizado”.

Como recuperar arquivos deletados da lixeira do Mac

Se um aplicativo encerrar inesperadamente, quando você reiniciar o Mac, o macOS moverá estes arquivos temporários para o “Lixo”. Você pode recuperar os arquivos (temporários ou excluídos por você) arrastando-os para fora do “Lixo”. Ou, abra o “Lixo”, clique no arquivo com o botão direito do mouse e escolha “Colocar de volta” (na pasta).

Como evitar a remoção mensal do lixo?

De acordo com a Apple, você pode remover arquivos, pastas ou outros itens que não são mais necessários arrastando para o “Lixo”. Os itens não serão apagados até que você esvazie o “Lixo”. É importante checar se o recurso “Remover os itens do Lixo depois de 30 dias” não está ativado. Caso contrário, os arquivos podem ser deletados.

Desative a remoção automática do Lixo após 30 dias:

  1. Selecione Finder;
  2. Clique em Preferências;
  3. Clique em Avançado;
  4. Selecione “Remover os itens do Lixo depois de 30 dias”;
  5. Marque para ativar ou desativar o recurso conforme for necessário.

Se a dica da Lixeira não funcionar, há formas de recuperar arquivos via backup ou com programas compatíveis com Mac, Windows e Linux para recuperar arquivos deletados.

Como recuperar os arquivos que você apagou sem querer do computador

Como Recuperar Um Documento Que Foi Apagado Da Lixeira?Como recuperar os arquivos que você apagou sem querer do computador (Foto: Thinkstock)

Não se desespere. Existe solução.

Você selecionou o arquivo, clicou com o botão direito do mouse e lançou a ordem: deletar. Mas não era esse o arquivo que queria apagar.

Logo entra em desespero, pensando ter perdido para sempre aquela lista enorme de contatos, a tese que apresentará em uma semana ou as fotos dos primeiros passos do seu filho.

Não se deixe levar pelo pânico. Isso tem solução.

Há duas opções para recuperar esses arquivos como se nada tivesse acontecido.

Mas é preciso escolher uma delas o quanto antes, e também que seu disco rígido esteja em bom estado.

1. Buscar na Lixeira Se você teve reflexo para não apertar novamente o botão direito do mouse e escolher a opção “esvaziar lixeira”, o arquivo deve estar lá.

A Lixeira é uma espécie de pasta que armazena conteúdos, embora com algumas características especiais.

A principal é que ela possui uma capacidade (em megabytes) definida pelo Windows ou iOS que corresponde a uma porcentagem do tamanho do disco rígido. Quando fica cheia, a Lixeira começa a eliminar arquivos de forma automática, começando pelos mais antigos.

Deste modo, se você teve sorte e ainda tinha espaço na Lixeira, provavelmente encontrará seu precioso arquivo lá.

Para recuperá-lo, apenas clique sobre o arquivo e selecione a opção “restaurar”.

Também é possível resgatar todos os arquivos desta pasta, na opção “restaurar todos os elementos”. Os arquivos voltarão às pastas que estavam quando apagados.

2. Baixar um recuperador Esse é o caminho a adotar caso os arquivos não estejam mais na Lixeira.

A boa notícia é que os computadores nunca eliminam de fato o que foi apagado.

Isso significa que, caso tenha esvaziado a Lixeira por engano, os dados – os “uns” e “zeros” que compõem os documentos perdidos – continuam gravados em disco.

Portanto, tudo o que você precisa para resolver o desastre é um software de recuperação de dados. Existem várias opções no mercado, muitas delas gratuitas. Aqui apresentamos as mais populares:

  • Recuva É o software gratuito mais conhecido para esse tipo de trabalho.
  • Quem o desenvolveu foi a Piriform, o time responsável pelo CCleaner, um aplicativo que elimina arquivos desnecessários do Windows e melhora a performance do computador.
  • Recuva é compatível com os sistemas Microsoft e Apple, e pode ser baixado na página do programa na internet.

O programa permite escolher o tipo de arquivo a ser recuperado: documentos, música, vídeos e imagens. E também a unidade de armazenamento para ser escaneada.

Trata-se de uma opção mais eficiente para arquivos recém-eliminados. Para dados apagados há mais de seis meses, o mais provável é que não possa recuperá-los.

  1. Data Recovery Como o Recuva, esse software é compatível com Microsoft e Apple e tem uma interface intuitiva que ajuda a executar as tarefas passo a passo.
  2. Para utilizar esse programa do desenvolvedor EaseUS, você primeiro deverá definir o tipo de arquivo que quer restaurar (documentos, música, vídeos, elementos gráficos, e-mails), mas também há opção de selecionar todos os arquivos.
  3. A boa notícia é que os computadores nunca eliminam realmente o que você apaga
  4. Depois é preciso indicar onde os arquivos foram perdidos – Lixeira, Área de Trabalho, Meus Documentos, pastas ou algum dispositivo externo -, já que o programa fará buscas em todos os aparelhos conectados ao computador.
  5. Caso não se lembre onde o arquivo foi apagado, existe a opção “não me lembro”.

Se você escolheu a opção “Todos os arquivos” no passo anterior, após a busca o programa exibirá uma prévia dos elementos localizados. Caso o arquivo buscado não apareça, é possível pedir uma busca mais profunda ao programa.

  • DiskDigger Os softwares de recuperação buscam arquivos no computador e em dispositivos conectados
  • Esse aplicativo gratuito da Defiant Technologies serve para desenterrar aquele arquivo que você apagou ou perdeu na bagunça de seu computador.
  • O software não é compatível com iOS, mas roda em Windows 8, Windows 7, Windows Vista, Windows XP e Linux.
  • Além das unidades de disco rígido, o DiskDigger também é eficaz na recuperação de documentos ou arquivos em unidades USB, cartões de memória (SD, CompactFlash ou Memory Stick) ou smartphones com sistema Android.

Todo o programa é um único arquivo executável e pode ser rodado sem necessidade de instalação. Assim, não ocupa espaço nem deixa rastros ao ser usado.

Como Recuperar Arquivos Deletados Permanentemente no Windows 10/8/7?

Quando excluímos um arquivo no Windows 10/8/7, ele costuma ir para a Lixeira. Independentemente de você usar uma chave “delete” ou “shift + delete”, essa exclusão é uma exclusão temporária. Você pode recuperar arquivos facilmente:

  • Indo para a lixeira
  • Selecionando os arquivos e clique em “Restaurar”

No entanto, quando você esvazia a lixeira, seus arquivos são “excluídos permanentemente”.

Isso também acontece quando você executa um software de limpeza – os arquivos e pastas são permanentemente removidos (excluídos) do sistema.

A boa notícia é que os arquivos excluídos permanentemente podem ser recuperados. Aqui estão três métodos para recuperar arquivos excluídos permanentemente no Windows 10.

Por que é possível recuperar arquivos excluídos permanentemente?

Devido à natureza do armazenamento de dados digitais, esses “arquivos excluídos permanentemente” não são realmente removidos do seu computador imediatamente.

O arquivo excluído é marcado como espaço disponível para o sistema e espera ser substituído por novos dados na unidade. Esse fato significa que esses arquivos costumam ser recuperados, desde que não tenham sido sobrescritos.

Você excluiu permanentemente seus arquivos ou pastas importantes em um PC com Windows 10 e achou que não tinha como recuperá-los? Não se preocupe! As soluções estão aqui.

  • Se você não tiver um backup, vá para o método 1. É a maneira mais fácil.
  • Se você criou um backup que contém os arquivos permanentemente perdidos no seu PC, você pode ir para o método 2 ou método 3.
  • Se você acidentalmente apagou arquivos no Mac, não se preocupe. Siga este guia para recuperar arquivos apagados da lixeira esvaziada no Mac imediatamente.
Leia também:  Como Descobrir Qual A Minha Motherboard?

Método 1. Recuperar arquivos deletados permanentemente com software (O Mais Fácil)

A maneira mais fácil de restaurar arquivos excluídos permanentemente é usar um software de recuperação de dados de hd, efetivo e fácil de usar. Você pode recuperar arquivos do Windows 10 com a ajuda deste software em três etapas. E este software tem muitos destaques:

  1. Recuperar arquivos após exclusão, erro de formatação, perda de partição, falha do sistema operacional, ataque de vírus e muito mais.

  2. Restaurar mais de 1000 tipos de arquivos, incluindo fotos, documentos, vídeos, áudios, e-mails, arquivos compactados, etc.

  3. Suportar recuperação inicializável. Inicializar com um WinPE para download quando o sistema não iniciar ou ficar travado.

  4. Suportar um amplo sistema de arquivos, incluindo FAT, NTFS, ext2/3/4, HFS+, ReFS e muito mais.

Siga as instruções abaixo para restaurar arquivos excluídos permanentemente no Windows 10:

Passo 1. Execute o EaseUS Data Recovery Wizard. Escolha o dispositivo específico e dirija onde excluiu os arquivos permanentemente. Em seguida, clique em “Verificar” para encontrar arquivos perdidos.

Passo 2. O software começará a digitalizar automaticamente em toda a unidade selecionada. Em breve, um resultado de verificação rápida será exibido em “Arquivos Excluídos”, sob a unidade.

Passo 3. Visualize e selecione os arquivos desejados. Em seguida, clique em “Recuperar” para salvá-los em outro local ou dispositivo seguro.

Método 2. Usar backup e restauração (Recuperar arquivos de um backup)

Se você tiver um backup, você pode verificar seu backup recente e restaurar arquivos permanentemente desaparecidos do seu backup do Windows. Veja como. Passo 1: Abra o “Painel de Controle”, vá para “Sistema e Segurança” > “Backup e Restauração (Windows 7)”. Clique em “Restaurar Arquivos”.

Passo 2: Clique em “Procurar arquivos” ou “Procurar pastas” para selecionar o backup criado anteriormente. Passo 3: Selecione um local para salvar seus arquivos. Se houver um conflito, escolha “Copiar e substituir”, “Não copiar” ou “Copiar, mas mantenha os dois arquivos” de acordo com suas necessidades.

Em seguida, aguarde a conclusão do processo de restauração.

Método 3. Restaurar arquivos das versões anteriores no Windows 10

Além disso, você pode recuperar arquivos do Windows 10 usando as versões anteriores. Antes de tentar esse método, você deve ter certeza de que configurou o Histórico de arquivos para fazer o backup automático dos arquivos. Se você não ativou esse recurso, desista desse método.

Passo 1: Clique com o botão direito do mouse na pasta que continha o (s) arquivo (s) permanentemente excluído (s). Passo 2: Clique em “Restaurar versões anteriores”. Passo 3: Selecione os arquivos desejados e clique em “Restaurar”.

Se o computador avisar que ele já contém um arquivo ou pasta com o mesmo nome, selecione Substituir o arquivo no destino para recuperar seus arquivos excluídos permanentemente agora mesmo.

Dicas de bônus – Faça backup dos arquivos com frequência

Para evitar a perda permanente de dados, sempre mantenha um backup dos seus arquivos. É melhor você criar um cronograma para fazer backup de seus arquivos.

Se você tiver dificuldade em criar um plano de backup, poderá usar o software de backup gratuito para ajudá-lo. Aqui, gostaria de mencionar o EaseUS Todo Backup – o software de backup fácil de usar.

Leva apenas alguns passos para fazer backup de arquivos automaticamente.

Como Recuperar Arquivos Deletados Permanentemente no Windows 10/8/7? was last modified: julho 6th, 2020 by Equipe da Redação

Como recuperar arquivos deletados permanentemente – sim, é possível

Se eu te perguntasse como você armazena as suas fotos, vídeos, arquivos (enfim, todos os seus dados), qual seria a sua resposta? Provavelmente, você me diria que no seu próprio computador, no seu smartphone ou na nuvem, certo? Talvez, algumas pessoas mais cuidadosas por aqui até poderiam ainda argumentar que fazem uma cópia de segurança de um documento ou de outro.

No entanto, mesmo os mais precavidos estão sujeitos a deletar um arquivo importante por engano ou simplesmente perdê-los por um bug no dispositivo, por exemplo. Já passou por essa situação? Sim, eu sei, é muito comum.

Mas, e aí, o que fazer? É possível recuperar vídeos apagados? Dá para recuperar arquivos deletados? Bom, a resposta para maioria dos casos é: sim.

E isso graças aos softwares existentes de recuperação de dados.

O que são esses softwares?

Eu acredito que, muito provavelmente, você já esteja familiarizado com o conceito.

Mas, basicamente, um recuperador de dados é um aplicativo que você instala no seu computador e, como o nome já diz, promete realizar a recuperação de quase todos os tipos e formatos de dados existentes.

Com isso, você não precisa realizar constantemente cópias de segurança ou se preocupar (muito) quando não conseguir achar aquele documento imprescindível e perceber que o excluiu sem querer.

Existem vários softwares no mercado que apresentam funcionalidades semelhantes, sendo que alguns se destacam pela simplicidade, interface gráfica ou oferta de funcionalidades mais poderosas e exclusivas. Diante disso, qual escolher, então?

O aplicativo Recoverit da Wondershare é uma dessas boas opções, pois ele apresenta vários métodos de recuperação de dados.

Entre eles destacam-se a recuperação de arquivos deletados da lixeira e a recuperação de arquivos corrompidos mesmo quando o computador está avariado e inacessível.

Além disso, ele também permite o resgate de qualquer arquivo de dispositivos externos, como, por exemplo, cartão de memória, câmeras digital e de drone, unidade flash USB, player de música e gravador de som.

Mergulhando no Recoverit da Wondershare

O Recoverit da Wondershare é um software especializado em recuperação de dados em Windows e Mac disponível no mercado desde 2003.

Ao todo, ele conta com mais de cinco milhões de usuários, em 160 países, que fazem uso do aplicativo para reaver os mais diferentes tipos de documentos que foram perdidos por formatação inesperada do aparelho, erros de uso, falha de energia, ataque de vírus, travamentos e avarias ou, simplesmente, deletados erroneamente.

O programa recupera fotos, vídeos, áudios, arquivos do Office, documentos, arquivos do Outlook e muitos outros, sejam eles em dispositivos externos ou não. E o melhor: O Recoverit permite que você visualize os dados antes de os recuperar. Dessa forma, você consegue ter certeza se é exatamente aquele arquivo que você precisa novamente.

E se você pensa que o processo é complexo e exaustivo, você está errado. Pelo contrário, ele é bem simples, completamente intuitivo e rápido.

São apenas poucos passos (entre três e quatro etapas) e em minutos (isso mesmo: minutos!) você resolve o problema.

Não acredita? O Gizmodo, em parceria com o Recoverit, simulou o passo a passo para recuperar vídeos apagados e para recuperar arquivos deletados. Confira!

Como recuperar arquivos deletados com o Recoverit   

Passo 1: Inicie o Recoverit e selecione o disco rígido em que os arquivos foram deletados.

Passo 2: Inicie a varredura. Normalmente, este processo levará alguns minutos para a verificação ser concluída. No entanto, se muitos arquivos grandes estiverem armazenados no disco rígido selecionado, pode levar algumas horas.

Passo 3: Após a verificação serão apresentados os arquivos recuperáveis. Faça a pré-visualização, selecione os que pretende manter e clique no botão “Recuperar”.

Assista ao tutorial:

O Recoverit da Wondershare oferece suporte técnico gratuito todos os dias da semana e, caso você não esteja satisfeito com o software em um prazo de sete dias, você recebe o seu dinheiro de volta. Ah, isso se não estiver utilizando a versão free do programa, né?

Mas, então, vale a pena?

Em suma, os softwares de recuperação de dados conseguem, de fato, resgatar arquivos deletados.

Claro, eles não são aplicativos perfeitos e não vão salvar você de toda e qualquer catástrofe existente, mas, em sua maioria, ajudam (e muito) em grande parte dos problemas, por exemplo, recuperar vídeos apagados e/ou recuperar arquivos deletados. Além disso, a ferramenta ajuda a prevenir problemas também, não só solucioná-los.

Outro ponto importante é a evolução desses aplicativos nos últimos anos. Os desenvolvedores de softwares de recuperação de dados têm estado cada vez mais atentos às novas necessidades do mercado – tanto o ramo corporativo como de usuários domésticos convencionais. E isso reflete diretamente na qualidade dos produtos oferecidos.

Por exemplo, estes aplicativos hoje em dia apresentam diversas funcionalidades novas e recursos disponíveis, inclusive em versão gratuita, que até pouco tempo atrás ninguém nem podia imaginar.

Tudo isso pensando na experiência do usuário.

Por isso, as interfaces gráficas são cada vez mais simples, modernas e intuitivas, tornado a utilização acessível para qualquer tipo de pessoa e podendo ser adaptada às necessidades e aos ambientes de cada um.

Então, sim, vale a pena. Afinal, não tem porque você não esgotar as tentativas para tentar recuperar os seus dados perdidos por aí ou deletados por engano. Saiba mais sobre o Recoverit da Wondershare e conheça todas as funcionalidades disponíveis!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*