Como Recuperar Pen Drive Que Não Quer Formatar?

Resumo – Neste post em particular você vai aprender alguns métodos e passos eficazes que ajudarão você a consertar um drive USB corrompido ou danificado e recuperar arquivos sem formatá-lo, mesmo quando ele diz / pede para ser formatado.

Às vezes, surge a situação em que a unidade USB (pen drive, cartão de memória, disco rígido externo e outra unidade flash USB) solicita a formatação. E quando tal situação ocorre, você não consegue abrir a unidade USB e perde o acesso aos dados armazenados na unidade.

Felizmente, existe um software de recuperação de dados de drive USB perfeito que irá ajudá-lo a recuperar arquivos da unidade USB sem formatá-lo. Com o uso deste software, você pode:

  • Recupere arquivos inacessíveis, como fotos, vídeos e arquivos de áudio do drive USB, pedindo / precisando ser formatados. Isso significa que você pode restaurar dados sem formatar a unidade USB.
  • Recupere arquivos de mídia digital de unidades USB corrompidas / danificadas / infectadas por vírus ou de erro.
  • Visualize imagens recuperáveis, vídeos e arquivos de áudio no software antes da recuperação final.
  • Programa 100% somente leitura. Seguro, seguro e fácil de usar.

Restaurar eficientemente arquivos da unidade USB sem formatá-lo

Como Recuperar Pen Drive Que Não Quer Formatar?Como Recuperar Pen Drive Que Não Quer Formatar?

Vamos começar com usuários reais Exemplo:

Como posso recuperar arquivos do meu pen drive USB que insiste que deve ser formatado?

Meu pendrive em conectar ao meu computador pede “o disco na unidade não está formatado, você quer formatá-lo agora?”.

Eu tenho alguns arquivos importantes no meu pen drive, então eu não quero formatá-lo. Como eu poderia abrir meu pen drive sem formatá-lo.

Eu usei softwares de recuperação para recuperar arquivos e recuperar todos os meus arquivos em minha formatação normal anterior.

Mas ouvi dizer que não é possível recuperar arquivos por este tipo de formatação. É verdade? Se sim, o que é um alterantivo?

Outro exemplo:

Como faço para restaurar os arquivos no meu USB sem formatá-lo? Meu USB continua aparecendo uma mensagem, dizendo que é ilegível e corrompido. O F: / não está acessível. Como faço para corrigir isso?

Acima tanto do exemplo, as situações de ambos os usuários estão relacionadas que eles não são capazes de acessar os arquivos armazenados dentro de sua unidade USB, porque sua mensagem de erro de lançamento da unidade USB.

Abaixo, descubra as razões do drive USB – por que elas querem ser formatadas?

Por que a unidade USB pede / deseja / precisa ser formatada?

Unidade USB quer, precisa ou pedir para formatar porque contém sistema de arquivos corrompidos ou danificados que exibem vários erros diferentes.

Abaixo, listei alguns dos cenários comuns em que as unidades USB precisam ser formatadas:

  • drive USB pára totalmente de funcionar, seja qual for o dispositivo que você insere.
  • Unidades USB tem setor ruim e exibe “disco precisa ser formatado”.
  • A unidade USB está em branco ou possui um sistema de arquivos não suportado.
  • “Por favor, insira o disco no disco removível”
  • Drive USB mostra 0 bytes ou “pasta está vazia”
  • vírus infectou a unidade flash e corrompeu os arquivos armazenados nela.
  • “Dispositivo USB não reconhecido ou com defeito”
  • “Você precisa formatar o disco antes de usá-lo”

Se você está enfrentando tais problemas e erros no seu drive USB, siga as soluções abaixo mencionadas para corrigir o erro da unidade USB e recuperar os dados sem formatá-los.

Soluções para consertar a unidade USB danificada/corrompida e recuperar arquivos sem formatá-la

Antes de fornecer soluções sobre como consertar a unidade USB, esteja ela corrompida ou danificada devido a erros físicos ou erros lógicos. É importante que você restaure arquivos sem formatá-lo.

Solução 1: Recuperar Dados da Unidade USB Corrompida/Danificada sem Formatação

Como Recuperar Pen Drive Que Não Quer Formatar?Como eu mencionei acima, você pode fazer uso do software de recuperação de dados de unidade USB e uma dessas ferramentas adequadas é a recuperação de fotos. Ele é especificamente projetado para extrair arquivos de mídia digital (fotos, vídeo e áudio) de todos os tipos de drives USB – não importa se está corrompido ou danificado ou emitindo mensagens de erro e não permitindo que você acesse arquivos.

Foto Recuperação O software está disponível para Windows e Mac separadamente. Isso significa que você pode digitalizar e recuperar arquivos da unidade USB no Windows, bem como no Mac, sem formatar o USB.

Como Recuperar Pen Drive Que Não Quer Formatar?Como Recuperar Pen Drive Que Não Quer Formatar?

Você não precisa formatar as unidades USB externas para recuperar arquivos – isso significa que você pode restaurar os dados sem formatar o USB. Este software é capaz ou recupera arquivos do pen drive, cartão de memória, cartões de memória e outros dispositivos de unidade flash sem formatação.

Etapas para recuperar dados da unidade USB sem formatá-lo

Passo 1 – Instalar “Foto Recuperação” ferramenta e lançá-lo. Clique em “Recuperar Foto, Áudio e Vídeo” guia para recuperar imagens, músicas e arquivos de vídeos a partir de qualquer cartão SD, drive USB externo ou disco rígido do computador. Conecte a mídia para seu computador e, em seguida, executar o processo.

Como Recuperar Pen Drive Que Não Quer Formatar?

Passo 2 – Selecione a unidade da qual você deseja recuperar arquivos. A mídia externa será mostrado na lista, se não, em seguida, clique no botão “Atualizar Drive”.

Agora, selecione a unidade desejada para digitalizar e, em seguida, clique em “Scan Now”.

Se você quiser personalizar a recuperação com base em tipos de arquivo, em seguida, clique em “Avançar Digitalização”.

Como Recuperar Pen Drive Que Não Quer Formatar?

Passo 3 – Na digitalização avançada, você terá a opção para digitalizar como por a lista de arquivos, tais como foto, vídeo e áudio ou você também pode selecionar o intervalo de dados a partir do dispositivo de armazenamento. Esta opção reduz o tempo de processo de digitalização.

Como Recuperar Pen Drive Que Não Quer Formatar?

Passo 4 – Depois de clicar no botão “Analisar Agora”, o software irá mostrar que a digitalização está em processo. Os arquivos recuperados listados em uma estrutura de árvore no lado esquerdo do painel de janela.

Como Recuperar Pen Drive Que Não Quer Formatar?

Passo 5 – Após a digitalização, você pode selecionar os arquivos para visualizá-las e, em seguida, você pode clicar no botão “Recuperar” para finalmente salvá-los no seu computador.

Como Recuperar Pen Drive Que Não Quer Formatar?

Solução 2: Corrigir a unidade flash USB corrompida usando CMD sem formatação

O CMD é outra opção para corrigir a recuperação de unidades USB danificadas ou corrompidas. Ele não requer formatação e permite que você corrija o drive USB corrompido sem perda de dados. Ele também permite que você corrija o cartão SD danificado.

Abaixo descubra os passos (estou usando o Windows 7 PC):

  • Conecte seu drive USB à porta USB do seu computador.
  • Clique em Iniciar, digite “cmd” em uma barra de pesquisa e pressione ENTER
  • Isso abrirá o comando Janela, conforme mostrado abaixo.
  • Agora digite o seguinte comando – “chkdsk / X / f letra da unidade USB:” ou “chkdsk letra da unidade USB: / f“. Por exemplo – Se a letra da unidade USB tiver o nome H, digite – “chkdsk / X / f H:” ou “chkdsk H: / f” nas janelas de comando a seguir para iniciar o processo de reparo para corrigir danos ou drive USB corrompido.
  • Agora isso iniciará o processo de reparo e o Windows verificará e corrigirá os erros e corrupções. Se o processo de reparo for concluído com êxito, ele exibirá “O Windows fez correções no sistema de arquivos” na janela de comando.

Agora você pode abrir sua unidade USB e acessar facilmente os arquivos armazenados nela.

Solução 3: corrija a unidade USB danificada ou corrompida e recupere os arquivos sem formatação no Windows PC

Se houver algum tipo de problema ou erro lógico ou de software com a unidade USB, você poderá corrigi-lo por conta própria. Você só precisa reparar a estrutura do arquivo para que a unidade flash USB possa ser usada novamente:

Abaixo, descubra os passos:

  • Conecte o drive USB ao PC
  • Abra Meu Computador e clique com o botão direito do mouse no Disco Removível e abra suas Propriedades
  • Clique na guia Ferramentas e clique no botão “Verificar agora”
  • Você verá duas opções de disco de seleção “Corrigir automaticamente erros do sistema de arquivos” e “Procurar e tentar recuperar setores defeituosos”.
  • Marque a opção e clique em “Iniciar”
  • Isso iniciará o processo de verificação.
  • Uma vez, o processo de verificação é concluído – clique em Fechar.

Se você estiver usando o Windows 10, siga as etapas abaixo:

  • Conecte o drive USB ao PC
  • Abra Meu Computador e clique com o botão direito do mouse no Disco Removível e abra suas Propriedades
  • Clique na guia Ferramentas e clique no botão “Reconstruir”.
  • Isso iniciará o processo de verificação.
  • Uma vez, o processo de verificação é concluído – clique em Fechar.
  • Depois disso, clique com o botão direito do mouse no ícone da unidade USB e selecione “Ejetar” e, em seguida, remova a unidade da porta USB.

Depois de seguir o processo acima, você pode verificar o seu drive USB e espero que isso resolva o seu problema e você possa acessar os arquivos armazenados nele.

Problemas mais relacionados com a unidade USB e soluções

Como posso abrir meu pen drive sem formatação?

Quando a unidade USB é corrompida ou danificada, ela se recusa a abrir. Em tal situação as pessoas perguntam – Como posso abrir uma unidade flash USB sem formatação?

Como a formatação da unidade flash apaga todos os dados armazenados na unidade, é recomendável usar o comando CMD para abrir a unidade flash sem formatação mencionada na Solução 2.

Como você pode recuperar arquivos de uma unidade flash sem formatação?

Uma vez, o seu drive USB fica corrompido ou danificado, você fica preocupado com os dados armazenados nele. E, portanto, encontramos muitos usuários em vários sites de fóruns e comunidades perguntando – como posso recuperar arquivos de um pendrive sem formatá-los?

Bem, a resposta para isso já é mencionado acima na Solução 1 – que é tentar o software de recuperação de fotos para recuperar arquivos como fotos, vídeos e arquivos de áudio da unidade flash sem formatação.

Como você conserta um USB não reconhecido?

  • Também foram observados muitos cenários na Internet em que a unidade USB do usuário, o pen drive, o cartão de memória e o disco rígido externo não são reconhecidos ou não são detectados no computador com Windows.
  • Então, a questão é: como você conserta USB não reconhecido ou drive USB não detectado?
  • As soluções estão aqui – As soluções completas para corrigir problema de USB Pen Drive não detectado ou não reconhecido.

Conclusão

Tenho certeza de que você definitivamente aprendeu algumas soluções úteis e etapas que o ajudariam a consertar e recuperar arquivos sem formatar a unidade USB. Mas, conforme instruído, você deve primeiro aplicar o software Photo Recovery e recuperar os arquivos da unidade USB antes de seguir qualquer outra solução mencionada no post.

Alex is an expert technical writer with 7+ years of experience. His in-depth knowledge about data recovery and fascination to explore new DIY tools & technologies have helped many. Alex has a great interest in photography and loves to share photography tips and tricks with others.

Leia também:  Como Perguntar Porque Ele Esta Estranho?

Erro “windows não conseguiu completar a formatação” | Soluções

“Tenho um pen drive há cerca de 1 ano, mas ultimamente começou a ficar muito lento. Tinha muitos arquivos desnecessários, então resolvi formatar. No entanto, qual não é o meu espanto ao constatar que o pen drive não formata! Já várias vezes apareceu este erro ao formatar pen drive no meu Windows, mas não consigo resolver. Algum técnico pode me ajudar?”

Como Recuperar Pen Drive Que Não Quer Formatar?

Podemos encontrar um disco rígido em praticamente todos os computadores da atualidade. Existem em várias formas e com várias tecnologias diferentes, mas todos têm um objetivo: armazenar o sistema operativo e os dados do usuário permanentemente.

Existem também dispositivos de armazenamento mais portáteis e convenientes, como o cartão SD e o pen drive. No entanto, um ponto em comum é que, com o passar do tempo, todos as unidades de armazenamento acumulam arquivos desnecessários, ficam fragmentadas e acabam por ficar mais lentas.

Quando isso acontece, a solução é fazer uma formatação.

Em circunstancias normais, a formatação é um processo bastante simples e rápido. Mas, infelizmente, isso nem sempre é assim tão fácil.

Em alguns casos, como apresentado acima, o pen drive não formata de jeito nenhum, através do Windows.

Muitos usuários acabam concluindo que o pen drive deve ter algum problema de hardware e compram um novo. Mas será isso realmente necessário?

As razões pelas quais o Windows não consegue formatar pen drive podem ser muito variadas.

O primeiro passo é verificar se o dispositivo possui chave física de bloqueio. Alguns pendrive possuem uma pequena ranhura lateral, onde você pode bloquear contra escrita. Essa proteção física não pode ser evitada através de software, assim, tenha em atenção este detalhe.

Na maioria dos casos, porém, o pen drive não quer formatar no Windows porque tem o sistema de arquivos danificado, talvez por ter sido removido sem segurança. Outra situação comum é quando o pen drive tem um sistema de arquivos diferente, não compatível com o Windows, por exemplo, pen drive não formata em ntfs.

Vírus alojados no pen drive também podem ser responsáveis por este problema, então é recomendável fazer uma verificação ao dispositivo quando o windows não formata pen drive.

Um outro motivo que pode impedir a formatação é a proteção contra escrita, via software no pen drive.

Pode ser também um ou mais arquivos, e não o pendrive propriamente dito, com restrições de acesso que impedem o Windows de formatar.

Mantenha-se atento e tente solucionar o problema tendo em atenção estes pontos. No entanto, caso o problema persista, sem precisa de usar um programa especializado em formatações, saiba que o Windows tem mais um “truque na manga”: o diskpart.

Parte 2. Como formatar um pen drive quando o Windows não conseguir formatar?

Quando seu pen drive não quer formatar no windows 7, o diskpart é uma ferramenta muito útil, que funciona através do Prompt de Comando. Na verdade, este simples utilitário consegue resolver a maioria dos problemas quando o pendrive não quer formatar. Não se assuste com a interface DOS, os comandos são bem simples e vamos explicar em detalhes.

Passo 1: Clique no botão “Iniciar” e digite “cmd”. Na lista de resultados, selecione “Prompt de Comando” com o botão direito e escolha a opção “Habilitar como Administrador”. Isto vai iniciar a janela o aplicativo com permissões especiais.

Passo 2: Agora, na interface de texto, digite Diskpart (pressione Enter após todos os comandos apresentados).

Passo 3: Será apresentada uma lista com as unidades de armazenamento conectadas ao sistema através do comando list disk .

Como Recuperar Pen Drive Que Não Quer Formatar?

Passo 4: Neste caso, o pen drive que queremos formatar é o disco 1. Note que o número pode ser diferente no seu caso. Primeiro, confirme qual é a unidade de disco correta, e depois digite o seguinte comando: select disk 1.

Passo 5: Agora vamos usar o comando clean para limpar todas as definições

Passo 6: Agora é hora de voltar a criar o particionamento. Digite create partition primary.

Passo 7: Após o diskpart criar a partição com sucesso, é hora de definir o sistema de arquivos a usar. Neste caso vamos escolher o FAT32. Digite format fs=fat32 quick

Passo 8: Por último, vamos executar o comando assign que vai atribuir uma letra à unidade.

No final, a janela do CMD terá uma aparência semelhante a esta:

Como Recuperar Pen Drive Que Não Quer Formatar?

Este conjunto de comandos é umas das suas mais valias para tentar resolver o problema. Se todos os passos foram concluídos com sucesso e não foram apresentados quaisquer erros, isso significa que o pen drive foi formatado com sucesso.

Caso o erro persista, pode tentar um programa para formatar pen drive com erro, como o Rufus. Este é um software leve e muito simples, indicado para fazer uma formatação geral no pen drive.

Ele é o preferido de muitos técnicos de informática porque suporta todos os sistemas de arquivos e apresenta várias opções de formatação e configurações adicionais.

Possui também outras funções relacionadas, como fazer um pen drive inicializável com um arquivo ISO.

Parte 3. Como recuperar arquivos apagados do pen drive formatado sem querer?

No entanto, o que fazer se formatar sem querer o pen drive, ou caso se esqueça de fazer uma cópia dos arquivos antes de formatar? Felizmente, também existe uma solução. Neste artigo vamos apresentar um software especializado em recuperar dados formatados: o Recoverit.

Como Recuperar Pen Drive Que Não Quer Formatar?

Recoverit pode ajudá-lo a recuperar arquivos de pen drive formatado de forma fácil e eficaz. O aplicativo consegue efetuar isso desde que a unidade seja detectada no computador, mesmo que esteja danificada ou corrompida.

Baixar | Win Versão Windows Baixar | Mac Versão Mac

Primeiro, acesse o site oficial do Recoverit e baixe a versão correspondente para o seu sistema (disponível para Windows e Mac). Depois instale e inicie normalmente o aplicativo.

Passo 1 – Selecionar o pen drive

Como pretendemos recuperar dados do pen drive, selecione a unidade correta no separador “Dispositivo Externo” e clique no botão “Iniciar”.

Como Recuperar Pen Drive Que Não Quer Formatar?

Passo 2 – Verificar o pen drive

Automaticamente será iniciada uma verificação no pen drive, isto é, o Recoverit vai verificar cuidadosamente todas as partes da unidade de armazenamento para achar os dados que ainda podem ser recuperados. Este processo é relativamente rápido, no entanto, caso se demore, pode confirmar o estado na barra de progressão, conforme ilustrado na imagem abaixo.

Como Recuperar Pen Drive Que Não Quer Formatar?

Passo 3 – Recuperar os dados

Quando a verificação for terminada, será apresentada a lista completa com os arquivos encontrados. Para simplificar a procura, é possível ordenar a lista por nome, tamanho, formato e data de modificação.

Se preferir, pode pesquisar pelo nome do arquivo. Quando encontrar o ficheiro pretendido, marque a caixa de seleção à esquerda e clique no botão “Recuperar”.

Depois, escolha a localização onde pretende salvar definitivamente os dados recuperados.

Como Recuperar Pen Drive Que Não Quer Formatar?

Com apenas 3 passos você recuperar seus arquivos de pen drive formatado de forma eficaz.

Parte 4. Vídeo Tutorial sobre Como Recuperar Arquivos Formatados da USB

Assim como qualquer outro dispositivo de armazenamento, o pen drive também precisa de manutenção. Quando são acumulados muitos arquivos, vírus ou o pen drive fica lento, você sabe que está na hora de formatar. Este deveria ser um processo relativamente simples, mas podem surgir alguns erros pelo caminho.

Se o Windows não conseguiu concluir com sucesso a formatação, nós recomendamos que siga as dicas apresentadas neste artigo. Caso formate o pen drive acidentalmente, ou se tenha esquecido de algum arquivo importante, lembre-se que pode usar o Recoverit para reaver esses dados. A versão gratuita permite recuperar até 100MB.

Com o Recoverit, a perda de dados será coisa do passado.

  • Algumas dicas para você não arrancar os cabelos na hora em que seu pendrive apresentar problemas
  • Os dispositivos de memória flash viraram acessórios comuns para muitas pessoas que precisam levar arquivos de um lado para o outro e não querem perder tempo gravando CDs.
  • Apesar de serem úteis e fáceis de usar, os pendrives podem apresentar alguns problemas por conta do tipo de armazenamento que não é protegido contra gravações e está sempre suscetível a uma série de riscos.

Quem nunca teve dificuldades com vírus, arquivos deletados sem querer, dados corrompidos ou outros contratempos tem muita sorte.

Os erros são comuns e muitas pessoas acabam sempre optando pela formatação para ter seu pendrive funcionando novamente.

A verdade é que nem todo problema indica algum defeito que exija a eliminação de todos os dados. Hoje, vamos apresentar algumas dicas e métodos para você resolver alguns erros e restaurar arquivos do seu pendrive corrompido.

Meu pendrive não é reconhecido

Antes de partirmos para a recuperação de arquivos, queremos dar uma dica útil para quem não consegue visualizar sua unidade de memória flash no computador. Normalmente, o problema está na falta de atribuição de um parâmetro que possibilita ao Windows exibir o pendrive junto aos demais discos dentro do item Meu Computador. Veja como proceder:

  1. Acesse o Painel de Controle;
  2. Certifique-se de que o Windows está mostrando todos os itens do Painel de Controle no modo clássico;
  3. Clique em “Ferramentas Administrativas”;
  4. Abra o item “Gerenciamento do computador”;
  5. Ao lado esquerdo da janela, clique em “Gerenciamento de disco” (este item fica dentro da opção Repositório);
  6. Na parte central da janela, o sistema mostrará todas as unidades de armazenamento. Clique com o botão direito sobre o pendrive e entre em “Alterar letra de unidade e caminho”;
  7. Uma nova janela é aberta. Pressione o botão “Adicionar”;
  8. Escolha a letra que deseja atribuir ao disco removível;
  9. Pronto. Seu pendrive deve ser exibido dentro do “Meu Computador”.

Recuperando arquivos deletados

Agora que você já consegue visualizar a unidade removível, vamos conferir como proceder para ter acesso a arquivos corrompidos ou apagados. Este procedimento pode ser realizado com diversos programas gratuitos que você encontra na seção de Recuperação de Arquivos no Baixaki, mas em nosso exemplo vamos usar o Recuva (que é uma excelente opção).

  1. Baixe, instale e abra o Recuva;
  2. Logo na primeira janela, você poderá usar um assistente de recuperação. O aplicativo necessita que você indique o tipo de arquivo que está tentando recuperar. Selecione qual você deseja encontrar;
  3. Na próxima etapa, marque o local em que pretende efetuar a busca. Em nosso caso, vamos marcar a opção “No meu cartão de mídia”;
  4. Por fim, basta clicar em “Iniciar” e aguardar até que o programa finalize a varredura;
  5. Normalmente, o processo é bem rápido. Quando o Recuva exibir a lista de itens disponíveis, basta você marcar os arquivos que quer salvar e clicar em “Recuperar”.

    Vale notar que, geralmente, apenas os arquivos indicados com o sinal verde são restaurados com sucesso, mas você pode tentar recuperar quaisquer itens;

  6. Indique uma pasta de destino para salvar seus documentos.

Moleza, não? Esse procedimento realizado com o Recuva também serve para recuperar arquivos de discos rígidos e itens apagados permanentemente da lixeira

Windows pede para formatar a unidade

Há casos em que algum erro aconteceu e somente uma formatação pode resolver, mas você não deve se precipitar e seguir as instruções do Windows. Antes de qualquer coisa, siga as dicas abaixo:

  1. Baixe, instale e abra o Authorsoft USB Disk Storage Format Tool;
    Como Recuperar Pen Drive Que Não Quer Formatar?
  2. Confira se o programa detectou seu pendrive corretamente;
  3. Marque as caixas “Correct errors”, “Scan drive” e “Check if dirty”;
    Como Recuperar Pen Drive Que Não Quer Formatar?
  4. Clique em “Check Disk” e aguarde enquanto o programa verifica a unidade;
  5. Caso o programa não detecte nenhum problema, então você deve formatar o pendrive. Use este software ou o formatador do Windows.

Conforme comentamos, esses são apenas alguns programas que podem resolver erros comuns em pendrives. Tente outras soluções ou verifique se a unidade não pode ser acessada em outro sistema operacional (como o Ubuntu, por exemplo). Esperamos que as dicas sejam úteis. Até a próxima!

Fonte: TecMundo

Pendrive não formata? Saiba o que fazer

1 de 11
Pendrive não formata? Conheça soluções no Windows 10 — Foto: Barbara Mannara/TechTudo

Pendrive não formata? Conheça soluções no Windows 10 — Foto: Barbara Mannara/TechTudo

App do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Há vários motivos que levam o Windows a recusar a formatação de um pendrive. O dispositivo pode ter sido corrompido por ejeção incorreta ou ele pode usar um sistema de arquivos não suportado pelo computador ─ como é o caso do NTFS da Microsoft em um MacBook. Aprenda como solucionar esse tipo de erro no Windows 10.

Passo 1. Digite “disco” na busca do Windows 10 e abra o Gerenciador de Disco selecionando a opção “Criar e formatar partições do disco rígido”;

2 de 11
Abra o gerenciador de disco — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Abra o gerenciador de disco — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Verifique na parte inferior da janela todos os discos do computador e os que estão conectados a ele. O seu pendrive será um deles. Em unidades com erro de formatação, é comum que haja espaços não alocados (não utilizados), como na imagem abaixo;

3 de 11
Encontre o seu pendrive entre os discos — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Encontre o seu pendrive entre os discos — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 3. De volta na busca do Windows, digite “diskpart” e abra a ferramenta correspondente;

4 de 11
Acesse a ferramenta diskpart — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Acesse a ferramenta diskpart — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 4. Digite o comando “list disk” e veja todos os discos do computador. Identifique o seu pendrive verificando o tamanho total da unidade. Com a certeza de qual dos discos é o seu pendrive, digite o comando “select disk” seguido do número do disco. Em seguida, use o comando “list partition” para ver as partições do seu pendrive;

5 de 11
Liste as partições do pendrive — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Liste as partições do pendrive — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 5. Selecione a partição 1 do seu pendrive digitando “select partition 1”. Em seguida, digite “delete partition override” para apagar. Depois repita o processo selecionando outras partições, se houver;

6 de 11
Apague partições uma a uma — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Apague partições uma a uma — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 6. De volta ao Gerenciador de Disco, veja que o espaço inteiro do pendrive agora diz “Não alocado”. Clique com o botão direito sobre ele, selecione “Novo volume simples” e siga os passos na tela para formatar o pendrive e utilizá-lo normalmente do zero.

7 de 11
Crie um novo volume completo no pendrive — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Crie um novo volume completo no pendrive — Foto: Reprodução/Paulo Alves

O que fazer quando o pendrive está protegido?

Quando o motivo da dificuldade em formatar é a proteção contra gravação, é preciso tomar outras medidas. As soluções abaixo visam contornar erros que deixam o pendrive protegido por engano e estão exclusivamente relacionados a software. Se o dispositivo tiver uma chave física de bloqueio ativada, é impossível liberar a memória flash e formatar.

8 de 11
Cheque a disponibilidade de espaço — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Cheque a disponibilidade de espaço — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Antes de tudo, verifique se o pendrive está cheio clicando com o botão direito sobre ele e selecionando “Propriedades”. Em alguns casos, a memória cheia pode impedir a formatação por segurança. Tente usar o passo a passo acima com o diskpart para liberar espaço e formatar o pendrive.

Cheque a existência de vírus

9 de 11
Faça uma varredura no pendrive — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Faça uma varredura no pendrive — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Vírus podem impedir a formatação do pendrive para mantê-lo sempre um vetor de infecção. Clique com o botão direito sobre o dispositivo no Windows e faça uma varredura com um antivírus.

Busque por arquivos somente leitura

10 de 11
Desative somente leitura de arquivos — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Desative somente leitura de arquivos — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Em alguns casos, um único arquivo marcado como “Somente leitura” pode impedir a formatação do dispositivo. Navegue pelos itens guardados na memória externa e procure por arquivos com essa opção marcada nas propriedades. Se encontrar algum assim, desmarque a caixa de seleção e tente formatar o pendrive.

11 de 11
Limpe o pendrive para tentar liberá-lo — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Limpe o pendrive para tentar liberá-lo — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Por último, há uma providência final que o diskpart pode tomar para liberar o pendrive para uso se o erro for somente um caso de software. Abra a ferramenta, digite “list disk” e “select disk” com o número do disco associado ao seu pendrive. Com o dispositivo selecionado, use o comando “attributes disk clear readonly” e dê Enter. Em seguida, tente formatar o pendrive normalmente.

Como Corrigir o Erro Que Pen Drive Não Pode Ser Formatado

Caso 1: “Meu drive USB está dizendo que ele não é reconhecido e precisa ser formatado. Se eu formatar, ele apagará todos os meus arquivos. O que posso fazer para recuperar meus arquivos.”

Caso 2: “Eu tenho um pen drive que parou de funcionar e tenho um erro que a unidade flash não está formatada. Eu tentei em vários computadores, mas todos eles lembram que a unidade precisa ser formatada.

Eu não tenho formatado o drive nem excluído nada dele. Ele contém vários arquivos, incluindo arquivos .xls, .pdf, .jpg e doc.

É possível corrigir o erro de flash drive USB não formatada e abrir o drive sem formatação? Por favor, ajude!”

Normalmente, se você desconectar a unidade de armazenamento removível diretamente quando você estiver usando, você pode obter o erro de pen drive não formatado.

E com exceção de uma remoção abrupta, esse erro também pode aparecer quando o sistema de arquivos é atacado pelo vírus, danificado por operação defeituosa ou outros.

Ele pode vir com a mensagem de erro diferente, como 'Formate o disco na unidade para poder usá-lo', 'O disco não está formatado. Deseja formatá-lo agora?'

Parte 1. Recuperar Arquivos do Pen Drive Não Formatado (RAW)

Quando você receber essas mensagens, não formate o pen drive e encontre uma maneira de corrigir o problema se tiver dados importantes sobre ele. Então, como você pode gerenciá-lo, pois é impossível abrir o USB sem formatação neste caso?

Primeiro, você pode executar o CHKDSK para corrigir o dispositivo. Se você receber a mensagem de erro 'Este tipo de sistema de arquivos é RAW.

O CHKDSK não está disponível para unidades RAW' e tente EaseUS Data Recovery Wizard para gerenciar esse trabalho.

Trabalhando bem na recuperação de RAW, permite recuperar dados da unidade flash USB/pen drive inacessível com facilidade e rapidez. Baixe este software de recuperação de dados de hd e traga de volta os dados primeiro.

Baixar Para Windows

Baixar Grátis

Baixar Para Mac

100% Seguro

Nota:
Pare de usar sua unidade flash USB/pen drive quando perder arquivos nele, caso os dados recém-produzidos substituam as entradas pelos arquivos perdidos.

Passo 1. Escolha o pen drive para digitalizar.

Conecte seu pen drive ao computador e, em seguida, você pode executar o software de recuperação de pen drive – EaseUS Data Recovery Wizard no seu PC. Na interface principal, escolha o seu pen drive, que marca como um disco removível, e clique em “Verificar” para iniciar a recuperação do pen drive.

Passo 2. Verifique o pen drive.

Deixe o programa correr para verificar e encontrar todos os seus arquivos perdidos. Após a conclusão da verificação, você pode encontrar rapidamente o tipo de arquivo desejado usando os recursos de “Filtro” e “Pesquisa”.

  • Filtro: Filtre um tipo de arquivo específico, como Imagens, Documentos, Vídeos, etc.
  • Pesquisa: e.g. nome de arquivo ou extensão de arquivo.

Passo 3. Recupere arquivos do pen drive.

Depois de localizar os arquivos de destino, você pode clicar duas vezes para visualizá-los um por um. Por fim, clique em “Recuperar” para salvá-los em um local seguro no seu PC ou outro dispositivo de armazenamento externo.

Parte 2. Formatar Pen Drive para Corrigir o Erro Não Formatado

Depois de ter recuperado os dados, você pode formatar o pen drive para corrigir o erro não formatado. A maneira mais fácil de formatar o seu pen drive é usar o gerenciador de disco gratuito da EaseUS.

Esta ferramenta gratuita pode formatar uma unidade flash USB como a Sandisk, Kingston, Panasonic, Lexar, Samsung, Sony, etc facilmente em todos os casos complexos.

Você pode tentar o seguinte guia para formatar o seu drive USB em passos simples.

Etapa 1: Selecione o pen drive para formatar.

Conecte a unidade USB ou pen drive ao seu computador. Faça o download e inicie o software de partição de EaseUS. Clique com o botão direito na unidade USB que você pretende formatar e escolha “Formatar”.

Etapa 2: Defina a letra da unidade e o sistema de arquivos.

Atribua um novo rótulo de partição, sistema de arquivos (NTFS/FAT32/EXT2/EXT3) e tamanho de cluster à partição selecionada e clique em “OK”.

Etapa 3: Verifique a caixa de aviso.

Clique em “OK” se você vir a janela de aviso. Se você tiver dados importantes, faça backup dos dados com antecedência.

Etapa 4: Aplique as alterações.

Clique no botão “Executar operação” primeiro e, em seguida, clique em “Aplicar” para formatar a unidade USB.

Parte 3. Fazer Backup dos Arquivos para Proteger Dados

  • Criando um backup completo por imagem usando EaseUS Todo Backup e é bastante comum para usuários de computador mais avançados, mas é recomendado para todos os usuários manter backups em caso de falhas de hardware.
  • Para fazer backup de arquivos com este software gratuito de backup e restauração do Windows, basta fazer o download e seguir os detalhes abaixo:
  • Etapa 1: Abra o EaseUS Todo Backup e selecione “Backup de Arquivo”.

Você pode ter uma grande quantidade de dados vitais a serem protegidos com o passar do tempo, como documentos, fotos, músicas e vídeos, etc. É sempre bom ter um backup regularmente. O Backup de Arquivos é uma das melhores opções para você superar a perda inesperada de dados.

  1. Etapa 2: Selecione os arquivos dos quais você deseja fazer backup.
  2. Se você quiser apenas fazer o backup de um ou alguns tipos de arquivos específicos de uma pasta, a opção no canto superior direito pode ajudá-lo a excluir os outros arquivos.
  3. Etapa 3: Selecione um destino para salvar seu arquivo de backup.

É melhor você criar o arquivo de backup em alguma outra mídia de armazenamento ou em alguma outra unidade. Caso contrário, pode haver o risco de o arquivo de backup ser corrompido ou destruído.

Etapa 4: Clique em “Avançar” para executar sua operação.

Como Formatar um Pendrive Se o Windows Não Conseguir

  1. 1

    Conecte o USB e abra o utilitário Gerenciamento de Disco, que permitirá que o usuário possa realizar alterações em todos os discos conectadas. O pendrive deverá aparecer nele, mesmo se formatado incorretamente.

    • Use o atalho da tecla Windows + R e digite diskmgmt.msc para abrir o utilitário.
    • Procure pelo pendrive na lista de dispositivos conectados. Se ele estiver listado, é possível que sua formatação esteja incorreta; clique aqui para saber como realizar esse processo. Caso não encontre o dispositivo na lista, continue lendo para solucionar o problema.
  2. 2

    Conecte o pendrive em outra entrada USB. Antes de continuar, a melhor forma de solucionar problemas é inserindo o dispositivo em outra entrada USB, se houver. O ideal é que a entrada seja direta, e não de um extensor ou hub USB.

    • Se ele funcionar normalmente, a outra entrada USB deve estar com defeito. A única solução é substituir a placa-mãe, mas se você possuir outras entradas USB, basta não utilizar a que está com problemas.
  3. 3

    Conecte o pendrive em outro computador e verifique o que ocorre. Se ele não exibir seu conteúdo, provavelmente o aparelho está quebrado; compre outro.

    • O problema pode ser dos drivers de seu computador se o pendrive aparecer ao ligá-lo em outro PC. Leia a próxima seção para saber como solucionar esse transtorno.
  1. 1

    Pressione . a tecla Windows + R e digite devmgmt.msc para abrir o Gerenciador de Dispositivos.

  2. 2

    Expanda a categoria “Drivers de Disco” para consultar todos os drivers instalados, inclusive do disco rígido e dispositivos USB.

  3. 3

    Clique com o botão direito no USB e escolha “desinstalar”, removendo os drivers do pendrive do sistema.

  4. 4

    Desconecte e reconecte o aparelho USB; o Windows tentará instalar os drivers automaticamente.

  5. 5

    Atualize os drivers USB. Se houver uma exclamação amarela ao lado de qualquer dispositivo, é sinal de que há algum problema com os drivers; quando o ícone estiver ao lado dos controladores USB, o erro é dos drivers deles.

    • Clique com o botão direito no dispositivo defeituoso e escolha “Atualizar drivers do software”. Siga as instruções para fazer a reinstalação.[1]
  1. 1

    Pressione . a tecla Windows + R e digite diskmgmt.msc para abrir o utilitário Gerenciador de Discos.

  2. 2

    Clique com o botão direito na partição do pendrive. Todas as partições , de cada disco, aparecerão no quadro inferior do utilitário.

  3. 3

    Selecione “Formatar” para abrir a ferramenta de formatação.

  4. 4

    Escolha “FAT32” como arquivo de sistema para que o pendrive possa ser lido no Windows, OS X, Linux e consoles.

  5. 5

    Desmarque “Realizar formatação rápida”. O processo demorará mais, porém o Windows conseguirá corrigir erros no drive.

  6. 6

    Clique em .OK para iniciar a formatação do pendrive. Ela demorará um pouco, mas se for bem sucedida, o pendrive deverá aparecer no Windows; do contrário, continue lendo para experimentar um novo método.

    • Formatar o pendrive apagará todos os dados do USB.
  1. 1

    Abra o Prompt de Comando no menu “Iniciar” ou com o atalho tecla Windows + R. Depois, digite cmd.

  2. 2

    Insira .diskpart e pressione Enter. Talvez seja necessário fornecer acesso de administrador. O Prompt mudará para DISKPART>.

  3. 3

    Digite .list disk e pressione Enter. Todos os discos conectados serão exibidos.

  4. 4

    Escolha .select disk # e aperte Enter. Substitua o “#” pelo número associado com o drive USB.

  5. 5

    Insira a palavra .clean e pressione Enter. Serão verificados os erros do disco.

  6. 6

    Digite .create partition primary e tecle Enter para criar uma nova partição no disco.

  7. 7

    Agora insira .active e aperte Enter para fazer com que a nova partição seja a ativa no pendrive.

  8. 8

    Digite .format fs=fat32 e tecle Enter. A nova partição será formatada ao sistema de arquivos FAT32, compatível com Windows, Linux, OS X e outros.

    • Provavelmente, a formatação demorará um pouco para ser finalizada.
  9. 9

    Finalmente, insira .exit e pressione Enter. O utilitário DiskPart será fechado.[2]

    • Caso o USB continue não aparecendo no Windows após utilizar o DiskPart, ou se ainda houver erros ao tentar formatá-lo, é mais provável que o pendrive esteja com algum dano físico e não possa mais ser utilizado.

Como reparar um pendrive corrompido?

Um pendrive USB pode armazenar muitos dados em sua memória (dependendo da sua capacidade), semelhante a um disco rígido de um computador. O sistema operacional pode posteriormente buscar esses dados, quando necessário, para ser acessado.

Pode haver vários problemas que deixam os dados do seu pendrive inacessíveis, levando à corrupção dos mesmos. Um dos motivos para a corrupção de dados armazenados pode ser dados inválidos no registro mestre de inicialização (MBR) ou no Registro de inicialização de partição (PBR), ou ainda na estrutura de diretório na unidade USB.

Mas, independente do seu problema, o tutorial abaixo de como reparar um pendrive corrompido pode ajudar.

O pendrive pode ter sofrido também uma corrupção lógica, ou corrupção física. Alguns problemas comuns de corrupção física são hastes e conectores quebrados, unidades inativas (sem fonte de alimentação), circuito quebrado ou porta NAND não reconhecida, RAW, e unidades inativas. Além disso, se houver duas unidades no computador com a mesma letra de unidade, irão ocorrer problemas.

Normalmente, um computador atribuirá a letra de unidade E, F ou G ao seu pendrive, a fim de conectá-lo. Normalmente, se uma dessas letras de unidade já estiver em uso, uma outra diferente será atribuída.

Então, digamos que você tenha uma unidade de backup configurada na letra de unidade E.

O seu pendrive deverá ser nomeado de F: ou G: Mas, às vezes, isso simplesmente não acontece, e faz com que o pendrive não funcione.

Tente usá-lo em outro PC

Talvez o problema esteja especificamente no seu PC, e é por isso que você está tendo problemas para executar o seu pendrive USB. Tente conectar seu pendrive em outro computador. Isso pode funcionar, e você talvez consiga fazer backup dos seus dados a partir deste outro PC.

Tente outra porta USB

Embora possa parecer que você está desperdiçando seu tempo, a verdade é que pode ser que você esteja tentando repetidamente conectar seu pendrive a uma única porta USB no seu computador. Pode ser possível que a própria porta esteja danificada, ou que algum problema de software seja o responsável. Então, tente outras portas USB se o seu pendrive não estiver sendo reconhecido.

Altere a letra da unidade

Às vezes, o computador não consegue atribuir letras de unidade (como C, D, E) à mídia de armazenamento. Por esse motivo, os arquivos não podem ser acessados. Para resolver esse problema, você pode atribuir a letra da unidade ao seu dispositivo.

Aqui estão os passos simples para corrigir o pendrive corrompido, atribuindo uma letra de unidade correta:

  1. Conecte sua mídia de armazenamento ao seu computador.
  2. Clique com o botão direito do mouse no Menu Iniciar e depois clique em Gerenciamento de disco. Aguarde alguns segundos para que o Windows possa carregar o serviço de disco virtual.
  3. Clique com o botão direito na mídia de armazenamento e clique em Alterar letra da unidade de caminho.
  4. Clique na letra da unidade (ela ficará azul) e clique em Alterar .
  5. Selecione a letra da unidade na lista suspensa. Clique em Ok.

Reinstale os drivers

Há momentos em que os drivers que executam o seu pendrive ficam corrompidos, e o seu PC não consegue detectar a mídia de armazenamento. Você pode reinstalar os drivers seguindo estas etapas simples:

  1. Clique com o botão direito no Menu Iniciar. Clique em Gerenciador de Dispositivos.
  2. Clique duas vezes em unidades de disco na lista. Clique com o botão direito do mouse no nome do seu pendrive.
  3. Clique em desinstalar. Clique Ok.
  4. Desconecte sua mídia de armazenamento e reinicie seu PC.
  5. Conecte seu pendrive novamente. Seu PC irá detectá-lo.

Windows Explorer

Este é o procedimento mais comumente usado para reparar uma mídia de armazenamento conectada ao seu computador.

  1. Abra o meu computador ou este PC.
  2. Selecione a unidade corrompida e clique com o botão direito do mouse.
  3. Clique em Formatar no menu suspenso.
  4. Clique em Restaurar padrões do dispositivo, na janela pop-up.
  5. Clique em Iniciar para começar o processo de formatação. Você pode desmarcar a opção Formatação rápida se quiser que o computador escaneie a unidade / placa em busca de erros, mas isso levará tempo. Então, desmarque-o somente se você falhar na primeira tentativa.
  6. Clique em Ok na próxima caixa de diálogo, que irá avisá-lo que os dados serão perdidos. O processo de formatação será concluído em alguns instantes, e você terá seu pendrive sem erros.

CMD

Esse processo envolve o prompt de comando do Windows, que é comumente conhecido como CMD. Lá, você tem que digitar alguns comandos, e o Windows irá forçar a formatação do seu pendrive corrompido.

  1. Conecte o pendrive corrompido ao seu computador.
  2. Passe o mouse sobre o botão Iniciar e clique com o botão direito do mouse.
  3. Clique em Prompt de Comando (Admin) . Uma janela do CMD será aberta.
  4. Digite diskpart e pressione Enter.
  5. Digite list disk e pressione Enter. Uma lista de todos os dispositivos de armazenamento conectados ao seu computador será exibida.
  6. Digite select disk o número do seu disco e pressione Enter. (Exemplo: selecione o disco 1). Importante: Certifique-se de inserir o número corretamente. Caso contrário, você pode formatar seu disco rígido interno. Você pode digitar o disco de lista novamente para verificar se está executando o processo corretamente. Haverá uma estrela (símbolo de asterisco) antes do nome do disco selecionado.
  7. Digite clean e pressione Enter.
  8. Digite create partition primary e pressione Enter.
  9. Digite ativo.
  10. Digite select partition 1.
  11. Digite format fs = fat32 e pressione Enter. O processo de formatação terminará em alguns minutos. Você pode escrever NTFS em vez de fat32 se quiser carregar arquivos maiores que 4 gigabytes. Não feche o CMD até que o trabalho esteja concluído.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*