Como Recuperar Pen Drive Que Não Abre?

Resumo – Neste post em particular você vai aprender alguns métodos e passos eficazes que ajudarão você a consertar um drive USB corrompido ou danificado e recuperar arquivos sem formatá-lo, mesmo quando ele diz / pede para ser formatado.

Às vezes, surge a situação em que a unidade USB (pen drive, cartão de memória, disco rígido externo e outra unidade flash USB) solicita a formatação. E quando tal situação ocorre, você não consegue abrir a unidade USB e perde o acesso aos dados armazenados na unidade.

Felizmente, existe um software de recuperação de dados de drive USB perfeito que irá ajudá-lo a recuperar arquivos da unidade USB sem formatá-lo. Com o uso deste software, você pode:

  • Recupere arquivos inacessíveis, como fotos, vídeos e arquivos de áudio do drive USB, pedindo / precisando ser formatados. Isso significa que você pode restaurar dados sem formatar a unidade USB.
  • Recupere arquivos de mídia digital de unidades USB corrompidas / danificadas / infectadas por vírus ou de erro.
  • Visualize imagens recuperáveis, vídeos e arquivos de áudio no software antes da recuperação final.
  • Programa 100% somente leitura. Seguro, seguro e fácil de usar.

Restaurar eficientemente arquivos da unidade USB sem formatá-lo

Como Recuperar Pen Drive Que Não Abre?Como Recuperar Pen Drive Que Não Abre?

Vamos começar com usuários reais Exemplo:

Como posso recuperar arquivos do meu pen drive USB que insiste que deve ser formatado?

Meu pendrive em conectar ao meu computador pede “o disco na unidade não está formatado, você quer formatá-lo agora?”.

Eu tenho alguns arquivos importantes no meu pen drive, então eu não quero formatá-lo. Como eu poderia abrir meu pen drive sem formatá-lo.

Eu usei softwares de recuperação para recuperar arquivos e recuperar todos os meus arquivos em minha formatação normal anterior.

Mas ouvi dizer que não é possível recuperar arquivos por este tipo de formatação. É verdade? Se sim, o que é um alterantivo?

Outro exemplo:

Como faço para restaurar os arquivos no meu USB sem formatá-lo? Meu USB continua aparecendo uma mensagem, dizendo que é ilegível e corrompido. O F: / não está acessível. Como faço para corrigir isso?

Acima tanto do exemplo, as situações de ambos os usuários estão relacionadas que eles não são capazes de acessar os arquivos armazenados dentro de sua unidade USB, porque sua mensagem de erro de lançamento da unidade USB.

Abaixo, descubra as razões do drive USB – por que elas querem ser formatadas?

Por que a unidade USB pede / deseja / precisa ser formatada?

Unidade USB quer, precisa ou pedir para formatar porque contém sistema de arquivos corrompidos ou danificados que exibem vários erros diferentes.

Abaixo, listei alguns dos cenários comuns em que as unidades USB precisam ser formatadas:

  • drive USB pára totalmente de funcionar, seja qual for o dispositivo que você insere.
  • Unidades USB tem setor ruim e exibe “disco precisa ser formatado”.
  • A unidade USB está em branco ou possui um sistema de arquivos não suportado.
  • “Por favor, insira o disco no disco removível”
  • Drive USB mostra 0 bytes ou “pasta está vazia”
  • vírus infectou a unidade flash e corrompeu os arquivos armazenados nela.
  • “Dispositivo USB não reconhecido ou com defeito”
  • “Você precisa formatar o disco antes de usá-lo”

Se você está enfrentando tais problemas e erros no seu drive USB, siga as soluções abaixo mencionadas para corrigir o erro da unidade USB e recuperar os dados sem formatá-los.

Soluções para consertar a unidade USB danificada/corrompida e recuperar arquivos sem formatá-la

Antes de fornecer soluções sobre como consertar a unidade USB, esteja ela corrompida ou danificada devido a erros físicos ou erros lógicos. É importante que você restaure arquivos sem formatá-lo.

Solução 1: Recuperar Dados da Unidade USB Corrompida/Danificada sem Formatação

Como Recuperar Pen Drive Que Não Abre?Como eu mencionei acima, você pode fazer uso do software de recuperação de dados de unidade USB e uma dessas ferramentas adequadas é a recuperação de fotos. Ele é especificamente projetado para extrair arquivos de mídia digital (fotos, vídeo e áudio) de todos os tipos de drives USB – não importa se está corrompido ou danificado ou emitindo mensagens de erro e não permitindo que você acesse arquivos.

Foto Recuperação O software está disponível para Windows e Mac separadamente. Isso significa que você pode digitalizar e recuperar arquivos da unidade USB no Windows, bem como no Mac, sem formatar o USB.

Como Recuperar Pen Drive Que Não Abre?Como Recuperar Pen Drive Que Não Abre?

Você não precisa formatar as unidades USB externas para recuperar arquivos – isso significa que você pode restaurar os dados sem formatar o USB. Este software é capaz ou recupera arquivos do pen drive, cartão de memória, cartões de memória e outros dispositivos de unidade flash sem formatação.

Etapas para recuperar dados da unidade USB sem formatá-lo

Passo 1 – Instalar “Foto Recuperação” ferramenta e lançá-lo. Clique em “Recuperar Foto, Áudio e Vídeo” guia para recuperar imagens, músicas e arquivos de vídeos a partir de qualquer cartão SD, drive USB externo ou disco rígido do computador. Conecte a mídia para seu computador e, em seguida, executar o processo.

Como Recuperar Pen Drive Que Não Abre?

Passo 2 – Selecione a unidade da qual você deseja recuperar arquivos. A mídia externa será mostrado na lista, se não, em seguida, clique no botão “Atualizar Drive”.

Agora, selecione a unidade desejada para digitalizar e, em seguida, clique em “Scan Now”.

Se você quiser personalizar a recuperação com base em tipos de arquivo, em seguida, clique em “Avançar Digitalização”.

Como Recuperar Pen Drive Que Não Abre?

Passo 3 – Na digitalização avançada, você terá a opção para digitalizar como por a lista de arquivos, tais como foto, vídeo e áudio ou você também pode selecionar o intervalo de dados a partir do dispositivo de armazenamento. Esta opção reduz o tempo de processo de digitalização.

Como Recuperar Pen Drive Que Não Abre?

Passo 4 – Depois de clicar no botão “Analisar Agora”, o software irá mostrar que a digitalização está em processo. Os arquivos recuperados listados em uma estrutura de árvore no lado esquerdo do painel de janela.

Como Recuperar Pen Drive Que Não Abre?

Passo 5 – Após a digitalização, você pode selecionar os arquivos para visualizá-las e, em seguida, você pode clicar no botão “Recuperar” para finalmente salvá-los no seu computador.

Como Recuperar Pen Drive Que Não Abre?

Solução 2: Corrigir a unidade flash USB corrompida usando CMD sem formatação

O CMD é outra opção para corrigir a recuperação de unidades USB danificadas ou corrompidas. Ele não requer formatação e permite que você corrija o drive USB corrompido sem perda de dados. Ele também permite que você corrija o cartão SD danificado.

Abaixo descubra os passos (estou usando o Windows 7 PC):

  • Conecte seu drive USB à porta USB do seu computador.
  • Clique em Iniciar, digite “cmd” em uma barra de pesquisa e pressione ENTER
  • Isso abrirá o comando Janela, conforme mostrado abaixo.
  • Agora digite o seguinte comando – “chkdsk / X / f letra da unidade USB:” ou “chkdsk letra da unidade USB: / f“. Por exemplo – Se a letra da unidade USB tiver o nome H, digite – “chkdsk / X / f H:” ou “chkdsk H: / f” nas janelas de comando a seguir para iniciar o processo de reparo para corrigir danos ou drive USB corrompido.
  • Agora isso iniciará o processo de reparo e o Windows verificará e corrigirá os erros e corrupções. Se o processo de reparo for concluído com êxito, ele exibirá “O Windows fez correções no sistema de arquivos” na janela de comando.

Agora você pode abrir sua unidade USB e acessar facilmente os arquivos armazenados nela.

Leia também:  Boa Merda Espero Que Tudo Corra Como Estas A Espera?

Solução 3: corrija a unidade USB danificada ou corrompida e recupere os arquivos sem formatação no Windows PC

Se houver algum tipo de problema ou erro lógico ou de software com a unidade USB, você poderá corrigi-lo por conta própria. Você só precisa reparar a estrutura do arquivo para que a unidade flash USB possa ser usada novamente:

Abaixo, descubra os passos:

  • Conecte o drive USB ao PC
  • Abra Meu Computador e clique com o botão direito do mouse no Disco Removível e abra suas Propriedades
  • Clique na guia Ferramentas e clique no botão “Verificar agora”
  • Você verá duas opções de disco de seleção “Corrigir automaticamente erros do sistema de arquivos” e “Procurar e tentar recuperar setores defeituosos”.
  • Marque a opção e clique em “Iniciar”
  • Isso iniciará o processo de verificação.
  • Uma vez, o processo de verificação é concluído – clique em Fechar.

Se você estiver usando o Windows 10, siga as etapas abaixo:

  • Conecte o drive USB ao PC
  • Abra Meu Computador e clique com o botão direito do mouse no Disco Removível e abra suas Propriedades
  • Clique na guia Ferramentas e clique no botão “Reconstruir”.
  • Isso iniciará o processo de verificação.
  • Uma vez, o processo de verificação é concluído – clique em Fechar.
  • Depois disso, clique com o botão direito do mouse no ícone da unidade USB e selecione “Ejetar” e, em seguida, remova a unidade da porta USB.

Depois de seguir o processo acima, você pode verificar o seu drive USB e espero que isso resolva o seu problema e você possa acessar os arquivos armazenados nele.

Problemas mais relacionados com a unidade USB e soluções

Como posso abrir meu pen drive sem formatação?

Quando a unidade USB é corrompida ou danificada, ela se recusa a abrir. Em tal situação as pessoas perguntam – Como posso abrir uma unidade flash USB sem formatação?

Como a formatação da unidade flash apaga todos os dados armazenados na unidade, é recomendável usar o comando CMD para abrir a unidade flash sem formatação mencionada na Solução 2.

Como você pode recuperar arquivos de uma unidade flash sem formatação?

Uma vez, o seu drive USB fica corrompido ou danificado, você fica preocupado com os dados armazenados nele. E, portanto, encontramos muitos usuários em vários sites de fóruns e comunidades perguntando – como posso recuperar arquivos de um pendrive sem formatá-los?

Bem, a resposta para isso já é mencionado acima na Solução 1 – que é tentar o software de recuperação de fotos para recuperar arquivos como fotos, vídeos e arquivos de áudio da unidade flash sem formatação.

Como você conserta um USB não reconhecido?

  • Também foram observados muitos cenários na Internet em que a unidade USB do usuário, o pen drive, o cartão de memória e o disco rígido externo não são reconhecidos ou não são detectados no computador com Windows.
  • Então, a questão é: como você conserta USB não reconhecido ou drive USB não detectado?
  • As soluções estão aqui – As soluções completas para corrigir problema de USB Pen Drive não detectado ou não reconhecido.

Conclusão

Tenho certeza de que você definitivamente aprendeu algumas soluções úteis e etapas que o ajudariam a consertar e recuperar arquivos sem formatar a unidade USB. Mas, conforme instruído, você deve primeiro aplicar o software Photo Recovery e recuperar os arquivos da unidade USB antes de seguir qualquer outra solução mencionada no post.

Alex is an expert technical writer with 7+ years of experience. His in-depth knowledge about data recovery and fascination to explore new DIY tools & technologies have helped many. Alex has a great interest in photography and loves to share photography tips and tricks with others.

Multilaser | Pendrive e mídia | Erro do dispositivo E/S. Como solucionar? | Suporte Multilaser

Olá! Veja alguns procedimentos para solucionar o problema. ????

O erro do dispositivo E/S (erro do dispositivo de entrada/saída) pode ocorrer em vários tipos diferentes de mídia e pendrive – enquanto você tenta ler, executar dados ou realizar uma formatação. 

É provável que apareça a mensagem: “A solicitação não pôde ser executada devido a um erro do dispositivo de E/S“.

* Você precisará ser o usuário administrador da máquina para realizar os procedimentos.

Se seu dispositivo foi reconhecido, antes de realizar qualquer outro procedimento, tente corrigir o erro pelos drivers. A falha pode estar ocorrendo devido aos drivers desatualizados do sistema.

Atualizando os drivers no Windows

1. Abra o “Gerenciador de dispositivos

Como Recuperar Pen Drive Que Não Abre? Nesta tela, você poderá ver os drivers que contém no sistema

2. Clique na opção de drivers que deseja atualizar. Ao expandir, pressione o botão direito do mouse e clique em “Atualizar driver“.

Como Recuperar Pen Drive Que Não Abre?

Cada driver fica em uma opção correspondente ao que se destina. 

Exemplo: os drivers das unidades de disco, ficam em “Controladores de armazenamento”.

Se o problema não for solucionado após a atualização, siga com o próximo procedimento.

Se certifique de que está colocando os comandos de forma correta – sem as aspas e sem nenhum caractere indevido, pois só desta forma o sistema entenderá o comando.

1. Na barra de tarefas do seu computador, faça a busca por “Prompt de comando“. Para abrir, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção: “Executar como administrador“. Depois, coloque seus dados e prossiga.

Irá aparecer esta tela de comando do Windows:

Como Recuperar Pen Drive Que Não Abre?

2. Digite o comando “chkdsk /f /r /x” (sem as aspas) e inclua no final a letra referente ao dispositivo de armazenamento conectado, finalizando com dois pontos ( : ) e pressione a tecla “Enter“.

* Você pode visualizar a informação sobre a letra abrindo a pasta do sistema “Este computador“, em “Dispositivos e Unidades“.

Como Recuperar Pen Drive Que Não Abre? No nosso caso, a letra correspondente é a “D”

3. Aguarde que a verificação seja finalizada. 

Se houver erro em algum setor do dispositivo, o assistente automático tentará conduzir soluções.

Como Recuperar Pen Drive Que Não Abre?

Pen Drive reconhece mas não abre – O que fazer? | Dataplus

Estamos passando por uma época onde o CD (DVDs, etc…) está ficando praticamente extinto, sendo utilizado somente por para aparelhos específicos (vídeo games, aparelhos de DVDs e Blu Rays, etc…).

Agora é a vez dos dispositivos USB comandarem a troca de arquivos entre computadores ao invés dos leitores ópticos.

Cartões digitais, Pen Drives entre outros dispositivos menores, mais rápidos, com mais capacidade e muito mais práticos ganham mercado e aceitação do público.

E, apesar de não sofrerem os perigos de ficarem riscados ou trincados como no caso do CDs e DVDs, ainda sim podem ocasionar em dores de cabeça para os usuários que o utilizam. Um perfeito exemplo é quando o usuário conecta o Pen Drive na porta USB e o mesmo não reconhece, ou então fica inacessível. Ou seja, quando ocorre o famoso “Pen Drive reconhece mas não abre”.

Por isso a Dataplus realizou este artigo para lhe ajudar a resolver o problema de quando o Pen Drive reconhece mas não abre no seu computador

Meu Pen Drive reconhece mas não abre, o que fazer?

Bloqueio por Anti-vírus

Apesar de ajudarem muito, principalmente usuários leigos, os anti-vírus também podem proporcionar uma boa dose de dor de cabeça.

Um clássico exemplo é quando o usuário possui um arquivo não malicioso, mas suspeito (pelo anti-vírus), e o programa (Avast, Avira, etc…) bloqueia o Pen Drive.

Leia também:  Como Alterar Os Programas Que Iniciam Com O Windows?

Isso faz com que o dispositivo não deixe o usuário abrir o Pen Drive e acessar os arquivos que estão dentro.

Como Recuperar Pen Drive Que Não Abre?

A solução, porém, é mais simples do que você pode imaginar.

O usuário pode desabilitar o anti-vírus por um curto período de tempo (geralmente os anti-vírus possuem uma opção de desabilita-los durante 10 minutos), para que o usuário possa acessar o dispositivo e copiar para seu computador o arquivo em questão.

Alguns anti-vírus também proporcionam a opção de excluir determinados caminhos da sua área de inspeção. Após configurado a letra da unidade como diretório excluído pelo anti-vírus, é só engatar o Pen Drive e acessar os seus arquivos!

Problema com a letra da unidade

Algumas vezes (no caso do Windows, com uma certa frequência) podem ocorrer bugs de reconhecimento em relação a letra da unidade. Neste caso, o usuário ao tentar acessar o Pen Drive, recebe a seguinte mensagem:

Como Recuperar Pen Drive Que Não Abre?

A solução, no entanto, também é muito simples. Pelo painel de controle ou barra de tarefas, basta o usuário acessar o “gerenciador de dispositivos” – > “gerenciador de discos” então selecionar a unidade do Pen Drive, clicar com o botão direito, “Alterar letra da unidade”, escolher alguma nova letra para a unidade e avançar.

  • Como Recuperar Pen Drive Que Não Abre?
  • Como Recuperar Pen Drive Que Não Abre?
  • Agora é só tentar acessar o Pen Drive novamente e copiar os arquivos.

Entrada física com problema

Um caso muito raro de acontecer, mas que também pode ocorrer, é a unidade física USB, local onde o usuário conecta o dispositivo do Pen Drive, estar com algum defeito.

Neste caso, é sempre bom o usuário testar outras portas USB ou até mesmo conectar o Pen Drive em outro computador e ver ser vai ocorrer o mesmo erro. A solução neste caso é conectar em outro dispositivo USB mesmo.

No entanto, devemos tomar nota que é muito difícil uma entrada USB que estava funcional parar de funcionar. Caso ocorra, podem ser os seguintes problemas:

  • Conector (fio) USB que fixa na placa mãe está com mal contato, desencaixado ou danificado,
  • Ocorrer uma queda de luz e, ao retornar a luz, queimar o dispositivo (é mais comum ocorrer com as entradas RJ45, de internet).

Como Recuperar Pen Drive Que Não Abre?

Ainda está ocorrendo problemas com seu Pen Drive? Talvez esteja na hora de troca-lo! Confira em nossa loja as melhores marcas de Pen Drive a venda!

Como Recuperar pen drive com defeito que não abre e não formata, HP USB Disk Storage Format Tool

Como recuperar pen drive com defeito que não abre e não formata? Tem um HD externo ou um pendrive que parou de funcionar e não consegue abrir de jeito nenhum? Foi tentar formatá-lo mas o Windows não consegue e dá erro? Ele escaneia por erros e não encontra defeito? O programinha HP USB Disk Storage Format Tool da HP pode ser útil nessas horas. É um dos melhores programas para formatação e até hoje ajuda muita gente.

Recuperar pen drive com defeito que não abre e não formata

Lembrando que esse programa formata o drive USB (FAT, FAT32 e NTFS), ou seja, ele irá apagar tudo que tem gravado no dispositivo, mas você conseguirá utilizá-lo novamente depois. Ele não serve para recuperar os arquivos salvos no dispositivo, mas sim para você não ter que jogar o drive fora.

Apesar de ser um programinha antigo, o HP USB Disk Storage Format Tool funciona normalmente no Windows 10.

Para fazer download acesse esta página da empresa Bleeding Computer. É só clicar no botão download e aguardar, a janela de download abrirá automaticamente para salvar no seu computador.

Ele não precisa de instalação, depois que baixar é só clicar com botão direito do mouse e selecionar “Executar como administrador”. Deixe o pen drive conectado na porta USB. O programa irá detectar automaticamente o pen drive ou HD externo que estiver conectado ao computador. Se não quiser formatação rápida desmarque “Quick Format” e clique em “Start” para começar.

Como Recuperar Pen Drive Que Não Abre?Recuperar pen drive com defeito que não abre e não formata

Depois é só aguardar terminar. Se escolher formatação normal pode demorar um tempo, dependendo do tamanho do pen drive ou hd externo.

Neste programa você também pode mudar o nome do drive USB dentro do campo “Volume label”. A opção “Create DOS startup disk” (Criar disco de inicialização) não é mais útil para o Windows 10.

Como reparar um pendrive corrompido?

Um pendrive USB pode armazenar muitos dados em sua memória (dependendo da sua capacidade), semelhante a um disco rígido de um computador. O sistema operacional pode posteriormente buscar esses dados, quando necessário, para ser acessado.

Pode haver vários problemas que deixam os dados do seu pendrive inacessíveis, levando à corrupção dos mesmos. Um dos motivos para a corrupção de dados armazenados pode ser dados inválidos no registro mestre de inicialização (MBR) ou no Registro de inicialização de partição (PBR), ou ainda na estrutura de diretório na unidade USB.

Mas, independente do seu problema, o tutorial abaixo de como reparar um pendrive corrompido pode ajudar.

O pendrive pode ter sofrido também uma corrupção lógica, ou corrupção física. Alguns problemas comuns de corrupção física são hastes e conectores quebrados, unidades inativas (sem fonte de alimentação), circuito quebrado ou porta NAND não reconhecida, RAW, e unidades inativas. Além disso, se houver duas unidades no computador com a mesma letra de unidade, irão ocorrer problemas.

Normalmente, um computador atribuirá a letra de unidade E, F ou G ao seu pendrive, a fim de conectá-lo. Normalmente, se uma dessas letras de unidade já estiver em uso, uma outra diferente será atribuída.

Então, digamos que você tenha uma unidade de backup configurada na letra de unidade E.

O seu pendrive deverá ser nomeado de F: ou G: Mas, às vezes, isso simplesmente não acontece, e faz com que o pendrive não funcione.

Tente usá-lo em outro PC

Talvez o problema esteja especificamente no seu PC, e é por isso que você está tendo problemas para executar o seu pendrive USB. Tente conectar seu pendrive em outro computador. Isso pode funcionar, e você talvez consiga fazer backup dos seus dados a partir deste outro PC.

Tente outra porta USB

Embora possa parecer que você está desperdiçando seu tempo, a verdade é que pode ser que você esteja tentando repetidamente conectar seu pendrive a uma única porta USB no seu computador. Pode ser possível que a própria porta esteja danificada, ou que algum problema de software seja o responsável. Então, tente outras portas USB se o seu pendrive não estiver sendo reconhecido.

Altere a letra da unidade

Às vezes, o computador não consegue atribuir letras de unidade (como C, D, E) à mídia de armazenamento. Por esse motivo, os arquivos não podem ser acessados. Para resolver esse problema, você pode atribuir a letra da unidade ao seu dispositivo.

Aqui estão os passos simples para corrigir o pendrive corrompido, atribuindo uma letra de unidade correta:

  1. Conecte sua mídia de armazenamento ao seu computador.
  2. Clique com o botão direito do mouse no Menu Iniciar e depois clique em Gerenciamento de disco. Aguarde alguns segundos para que o Windows possa carregar o serviço de disco virtual.
  3. Clique com o botão direito na mídia de armazenamento e clique em Alterar letra da unidade de caminho.
  4. Clique na letra da unidade (ela ficará azul) e clique em Alterar .
  5. Selecione a letra da unidade na lista suspensa. Clique em Ok.
Leia também:  Como Se Escreve Porque Em Espanhol?

Reinstale os drivers

Há momentos em que os drivers que executam o seu pendrive ficam corrompidos, e o seu PC não consegue detectar a mídia de armazenamento. Você pode reinstalar os drivers seguindo estas etapas simples:

  1. Clique com o botão direito no Menu Iniciar. Clique em Gerenciador de Dispositivos.
  2. Clique duas vezes em unidades de disco na lista. Clique com o botão direito do mouse no nome do seu pendrive.
  3. Clique em desinstalar. Clique Ok.
  4. Desconecte sua mídia de armazenamento e reinicie seu PC.
  5. Conecte seu pendrive novamente. Seu PC irá detectá-lo.

Windows Explorer

Este é o procedimento mais comumente usado para reparar uma mídia de armazenamento conectada ao seu computador.

  1. Abra o meu computador ou este PC.
  2. Selecione a unidade corrompida e clique com o botão direito do mouse.
  3. Clique em Formatar no menu suspenso.
  4. Clique em Restaurar padrões do dispositivo, na janela pop-up.
  5. Clique em Iniciar para começar o processo de formatação. Você pode desmarcar a opção Formatação rápida se quiser que o computador escaneie a unidade / placa em busca de erros, mas isso levará tempo. Então, desmarque-o somente se você falhar na primeira tentativa.
  6. Clique em Ok na próxima caixa de diálogo, que irá avisá-lo que os dados serão perdidos. O processo de formatação será concluído em alguns instantes, e você terá seu pendrive sem erros.

CMD

Esse processo envolve o prompt de comando do Windows, que é comumente conhecido como CMD. Lá, você tem que digitar alguns comandos, e o Windows irá forçar a formatação do seu pendrive corrompido.

  1. Conecte o pendrive corrompido ao seu computador.
  2. Passe o mouse sobre o botão Iniciar e clique com o botão direito do mouse.
  3. Clique em Prompt de Comando (Admin) . Uma janela do CMD será aberta.
  4. Digite diskpart e pressione Enter.
  5. Digite list disk e pressione Enter. Uma lista de todos os dispositivos de armazenamento conectados ao seu computador será exibida.
  6. Digite select disk o número do seu disco e pressione Enter. (Exemplo: selecione o disco 1). Importante: Certifique-se de inserir o número corretamente. Caso contrário, você pode formatar seu disco rígido interno. Você pode digitar o disco de lista novamente para verificar se está executando o processo corretamente. Haverá uma estrela (símbolo de asterisco) antes do nome do disco selecionado.
  7. Digite clean e pressione Enter.
  8. Digite create partition primary e pressione Enter.
  9. Digite ativo.
  10. Digite select partition 1.
  11. Digite format fs = fat32 e pressione Enter. O processo de formatação terminará em alguns minutos. Você pode escrever NTFS em vez de fat32 se quiser carregar arquivos maiores que 4 gigabytes. Não feche o CMD até que o trabalho esteja concluído.

Como recuperar um pendrive corrompido com o Windows 10

Apesar de úteis e fáceis de usar, os pendrives podem apresentar alguns problemas por estarem vulneráveis a uma série de riscos.

Vírus, documentos deletados sem querer, dados corrompidos ou outros contratempos são os principais motivos para que os portáteis parem de funcionar. Os erros são comuns e muitas pessoas acabam sempre optando pela formatação para recuperar seu pendrive.

Para evitar que você tenha que apagar todo seu dispositivo e recomeçar, perdendo seus arquivos, vamos apresentar algumas dicas para você resolver os principais erros e restaurar seu pendrive corrompido. Este tutorial é original de 2011 e foi republicado em 24 de março de 2017 com adaptações para o Windows 10.

O pendrive não é reconhecido

Antes de partirmos para a recuperação de arquivos, queremos dar uma dica útil para quem não consegue visualizar sua unidade de memória flash no computador. Normalmente, o problema está na falta de atribuição de um parâmetro que possibilita ao Windows exibir o pendrive junto aos demais discos dentro do item Meu Computador. Veja como proceder:

  • No Menu Iniciar, abra as configurações do computador, representadas por uma engrenagem.

Na janela que se abriu, use a barra de busca para procurar por “Ferramentas Administrativas”. Clique na opção correspondente à consulta.

  1. Ao abrir, clique em “Gerenciamento do computador”.
  2. Ao lado esquerdo da janela, clique em “Gerenciamento de disco” (o item fica dentro da opção “Repositório”).

Na parte central da janela, o sistema mostrará todas as unidades de armazenamento. Clique com o botão direito sobre o pendrive e entre em “Alterar letra de unidade e caminho”.

Uma nova janela é aberta. Pressione o botão “Adicionar”.

Selecione a opção “Atribuir a seguinte letra de unidade”, escolha a que você deseja atribuir ao disco removível na lista suspensa e selecione “OK”.

Pronto. Seu pendrive deve ser exibido dentro do “Meu Computador”.

Recuperando arquivos deletados

Agora que você já consegue visualizar a unidade removível, vamos conferir como proceder para ter acesso a arquivos corrompidos ou apagados. Neste caso, vamos usar o programa Recuva, mas o procedimento pode ser realizado com diversos softwares gratuitos que você encontra na seção de Recuperação de Arquivos no Baixaki. 

Baixe, instale e abra o Recuva;

Logo na primeira janela, você poderá usar um assistente de recuperação. O aplicativo necessita que você indique o tipo de arquivo que está tentando recuperar. Selecione qual você deseja encontrar. Em nosso exemplo, marcamos “All Files” para procurar tudo que está presente no pendrive.

Na próxima etapa, aponte o local em que pretende efetuar a busca. Em nosso caso, vamos marcar a opção “No meu cartão de mídia”. Note que o idioma pode mudar; em nosso caso, a opção correspondente, em inglês, será “On my media card or iPod”.

Por fim, após seguir para o próximo passo, basta clicar em “Iniciar” e aguardar até que o programa finalize a varredura.

Normalmente, o processo é bem rápido. Quando o Recuva exibir a lista de itens disponíveis, basta você marcar os arquivos que quer salvar e clicar em “Recuperar”, ou “Recover”.

  • Vale notar que, geralmente, apenas os arquivos indicados com o sinal verde são restaurados com sucesso, mas você pode tentar recuperar quaisquer itens.
  • Indique uma pasta de destino para salvar seus documentos.

Feito! Esse procedimento realizado com o Recuva também serve para recuperar arquivos de discos rígidos e itens apagados permanentemente da Lixeira.

Quando o Windows pede para formatar a unidade

Há casos em que algum erro aconteceu e somente uma formatação pode resolver, mas você não deve se precipitar e aplicar as instruções do Windows. Antes de qualquer coisa, siga as dicas abaixo:

Baixe, instale e abra o Authorsoft USB Disk Storage Format Tool;

    1. Confira se o programa detectou seu pendrive corretamente.
    2. Marque as caixas “Correct errors”, “Scan drive” e “Check if dirty”.
    3. Clique em “Check Disk” e aguarde enquanto o programa verifica a unidade.

    Caso o programa não detecte nenhum problema, você deve formatar o pendrive. Para isso, use este software ou o próprio formatador do Windows.

    Esses são apenas alguns programas que podem resolver erros comuns nesses pequenos dispositivos. Tente outras soluções ou verifique se a unidade não pode ser acessada em outro sistema operacional (como o Ubuntu, por exemplo). Esperamos que as dicas tenham sido úteis.

    Colaborou para esta matéria: Vinicius Severiano

    Seja o primeiro a comentar

    Faça um comentário

    Seu e-mail não será publicado.


    *