Como Recuperar O Que Foi Apagado Do Celular?

Para a maioria dos usuários, o smartphone é a principal câmera que eles têm em casa. Assim, é natural que o celular seja também o local mais importante para armazenamento desses arquivos. Mas e se eles se perderem?

Fique tranquilo: há como recuperar vídeos apagados no Android, assim como fotos e outros arquivos. Esse recurso não está disponível nativamente no sistema operacional, mas recorrendo a apps de terceiros é possível ter mais uma chance antes de dar como perdidos vídeos que você considera importantes.

Como Recuperar O Que Foi Apagado Do Celular?®GIPHY

Como recuperar vídeos apagados no celular Android

Para tentar salvar vídeos que já tenham sido apagados do seu aparelho a solução é recorrer ao app Disk Digger. Ele está disponível na Play Store em duas versões: a gratuita recupera fotos e vídeos apagados; a Pro promete recuperar qualquer tipo de arquivo.

Passo 01: Baixe e instale o app Disk Digger na Play Store.

Como Recuperar O Que Foi Apagado Do Celular?

Passo 02: Abra o app. Há duas opções disponíveis: “Basic Scan”, que é a que você deve utilizar no seu aparelho; e “Full Scan”, que você utilizará caso o seu celular tenha passado por processo de “root”.

Como Recuperar O Que Foi Apagado Do Celular?

Passo 03: Em seguida, escolha a partição de memória que você deseja verificar. Se o arquivo estava memória interna do celular, use a opção “/data”; se o arquivo estava em um cartão micro SD, então use a opção “/mnt/sdcard”.

Passo 04: No próximo passo é hora de definir o tipo de arquivo que você quer buscar. A opção gratuita do app permite a busca de fotos, nos formatos “.JPG” e “.PNG” e vídeos, no formato “.MP4”.

Passo 05: Selecione “Ok” para iniciar a varredura. Serão listados todos os arquivos do formato correspondente que podem ser recuperados.

Passo 06: Escolha quais arquivos deseja recuperar marcando-os na caixa de seleção. Por fim, toque em “Recover Files”.

Como Recuperar O Que Foi Apagado Do Celular?

Passo 07: Se você preferir, é possível aplicar alguns filtros à varredura. Toque no ícone de engrenagem, no canto superior direito da tela, e escolha o tamanho do arquivo, indicando um valor em “minimum file size”. Isso fará com que sejam listados apenas os vídeos com tamanho maior ao valor correspondente.

Como Recuperar O Que Foi Apagado Do Celular?

Como funciona a recuperação de arquivos?

Você pode estar se perguntando: como é possível que o aplicativo consiga localizar arquivos já apagados? A resposta é simples. Quando um arquivo é apagado do sistema ele não é excluído por completo. O que o sistema faz é marcar o espaço que aquele item ocupa como “livre”, mas nos registros ele permanece ali por mais um tempo.

O que o app faz é ignorar os espaços marcados como livres, fazendo uma varredura também neles. Isso permite que ele encontre arquivos de registros ainda salvos na memória do aparelho, junte as peças e “devolva” o arquivo para o acesso do usuário.

Por esse motivo, recomenda-se ainda que você tente recuperar fotos e vídeos o quanto antes. Um prazo maior do que 30 dias já coloca os seus arquivos em perigo: eles podem ter sido apagados completamente, inclusive dos registros, e você não conseguirá recuperá-los nunca mais.

recuperar dados apagados dos celulares Samsung

Imaginem só: você capturou muitos momentos fantásticos com o seu celular Samsung. De repente, eles são todos apagados por engano. Como você se sentiria? Preocupado? O fato é que você não tem que estar.

Quando as imagens são apagadas ou formatadas do seu telefone celular Samsung, elas não estão perdidas para sempre.

Apenas o espaço que elas ocupavam é marcado como reutilizável para novos arquivos, e você ainda pode recuperá-las com um programa de recuperação de celular Samsung antes de serem substituídas por novos arquivos. E assim, também com contatos e mensagens de celulares Samsung.

Como recuperar contatos, SMS, fotos, vídeos de celulares Samsung

Para aumentar a possibilidade de recuperar mensagens, contatos, fotos e vídeos de telefones celulares Samsung, é melhor você parar de tirar fotos ou vídeos com o seu telefone, ou mesmo enviar mensagens ou fazer chamadas, quando você encontrar arquivos faltando. Depois, obtenha uma ferramenta de recuperação de celular Samsung para recuperá-los o mais rápido possível.

Baixe grátis um programa de recuperação de celular Samsung: Wondershare Dr.Fone para Android. Ele permite que você escaneie diretamente seus telefones Samsung para recuperar as mensagens apagadas, contatos, vídeos e fotos.

Baixe a versão de teste gratuita do software de recuperação de celular Samsung agora:

Download Grátis Windows Download Grátis Mac

Nota: Você pode visualizar dispositivos compatíveis aqui antes de executar a recuperação.

Vamos tentar recuperar passo a passo os arquivos de celulares Samsung com o Wondershare Dr. Fone para Android juntos.

Passo 1. Ligue o seu celular Samsung e ative a depuração USB

Em primeiro lugar, conecte o telefone que você perdeu fotos, vídeos ou música ao computador. Em seguida, execute o programa. Quando o programa detectar o telefone, ele vai pedir que você ative a depuração USB. Existem três opções. Escolha a correta para o seu telefone Android OS.

  • 1) Para Android 2.3 ou anterior: Entre em “Settings” < Clique em "Applications" < Clique em "Development" < Marque a opção "USB debugging"2) Para Android 3,0 a 4,1: Entre em "Settings" < Clique em "Developer options" < Confira "USB debugging"
  • 3) Para Android 4.2 ou mais recente: Entre em “Settings” < Clique em "About Phone" < depois em "Build number" por diversas vezes até conseguir um aviso "You are under developer mode" < Volte para "Settings" < Clique em "Developer options" < Marque a opção "USB debugging"

Como Recuperar O Que Foi Apagado Do Celular?

Se a depuração USB do seu telefone já foi habilitada antes, apenas ignore este passo e vá para o próximo.

Passo 2. Analisar e escaneie o seu celular Samsung para a perda de dados

Antes de escanear o seu telefone celular Samsung, deixe o programa analisar o seu telefone primeiro. Basta clicar em “Start” na tela. Certifique-se de que a bateria esteja com mais de 20% antes de começar.

Como Recuperar O Que Foi Apagado Do Celular?

Então, você precisa mudar a tela inicial do seu telefone. Clique em “Allow” para que o programa escaneie seu telefone para mensagens perdidas, contatos, fotos e vídeos nele. Quando o telefone pedir para você clicar em “Allow” mais de uma vez, apenas faça-o. É muito comum e não importa. Em seguida, clique em “Start” para escanear seu telefone.

Como Recuperar O Que Foi Apagado Do Celular?

Passo 3. Pré-visualização e recuperação de SMS, contatos, fotos e vídeos do celular Samsung

Após a verificação, você pode visualizar todos os dados encontrados no seu celular Samsung, como mensagens, contatos e fotos. Para os vídeos, você pode assisti-los em seu computador após a recuperação. Escolha aqueles que você quer no resultado da verificação e clique em “Recover”. Você pode obter seletivamente tudo o que quiser.

Leia também:  Como Ver Todas As Pessoas Que Ja Segui No Instagram?

Como Recuperar O Que Foi Apagado Do Celular?

Nota: Não salve os dados recuperados no seu celular Samsung novamente. Encontre outro lugar para eles como seu computador ou outro disco externo, por razões de segurança.

Se você quer importar seus contatos, fotos e vídeo de volta para o seu dispositivo, você pode usar o Wondershare TunesGo para Android, que permite gerenciar conteúdos em seu dispositivo Android sem esforço, incluindo mensagens, contatos, fotos, vídeos, aplicativos, etc.

Agora, faça o download da versão de teste gratuita do software de recuperação de dados do celular Samsung, e recupere dados a partir de seu telefone celular Samsung:

Download Grátis Windows Download Grátis Mac

Como recuperar fotos apagadas do Android [e arquivos]

Você decide limpar o Android e apagar arquivos inúteis do seu smartphone, mas percebe que, por engano, deletou uma foto ou um vídeo importante. Para piorar, você não tinha cópia. E agora? Não precisa se desesperar: com ferramentas como Recuva e DiskDigger você pode tentar recuperar fotos apagadas do Android (ou vídeos).

Explicamos o passo a passo a seguir. Se for uma foto apagada do WhatsApp, veja a dica.

Como Recuperar O Que Foi Apagado Do Celular?

Como recuperar fotos apagadas do Android

Como recuperar arquivos apagados do microSD: Recuva

  1. Baixe o Recuva e instale em um computador com Windows;
  2. Conecte o microSD à máquina. Se você não tiver um leitor de cartões, pode usar um adaptador para ligar o microSD a uma porta USB, fazendo o dispositivo se passar por um pendrive;
  3. Abra a ferramenta. O Assistente do Recuva aparecerá.

    Escolha a opção All Files (Todos os arquivos) e clique em Avançar.

  4. Na sequência, habilite a opção Em um local específico e localize a unidade que corresponde ao seu microSD, clique novamente em Avançar e em Iniciar.Como Recuperar O Que Foi Apagado Do Celular?
  5.  A recuperação vai começar. Se o seu cartão tiver muito espaço, é normal o procedimento durar vários minutos. Espere. Ao final, a lista de arquivos recuperados aparecerá. Aqueles que estiverem perfeitos estarão marcados com um ícone verde. Selecione-os e clique em Recuperar;
  6. Escolha um local para armazenar o arquivo e aguardar.

Como Recuperar O Que Foi Apagado Do Celular?

Como recuperar arquivos deletados do celular: DiskDigger

Se o arquivo apagado acidentalmente estava armazenado na memória do smartphone ou se o Recuva não reconheceu o microSD, a saída é usar um app específico de recuperação no próprio Android.

A nossa escolha fica para o DiskDigger por conta de sua facilidade de uso (note, porém, que a versão gratuita recupera apenas fotos). Mas há outras opções, como o MobiSaver e o GT Recovery.

Depois de instalar o aplicativo, é importante evitar ao máximo usar o smartphone para impedir que arquivos já existentes sejam alterados ou que novos dados sejam gravados. Essas ações podem dificultar a recuperação. Para isso, vale até colocar o dispositivo em “modo avião”. Assim você impede apps de serem atualizados ou sincronizados automaticamente.

O procedimento é simples. Siga o passo a passo abaixo.

  1. Abra o DiskDigger e clique em Iniciar varredura básica de fotos. Se você quiser recuperar outros tipos de arquivos, como vídeos e áudio, precisará adquirir a versão Pro do DiskDigger, que custa cerca de R$ 10;Como Recuperar O Que Foi Apagado Do Celular?
  2. A varredura terá início. O procedimento poderá durar vários minutos de acordo com o tamanho do espaço para dados disponível, por isso, tenha paciência. Ao final, basta selecionar os arquivos que você deseja recuperar da lista que o app exibir e clicar em Recuperar (ou equivalente);

Recuperar arquivos apagados do PC e celular ficou muito mais fácil

O Recoverit é um aplicativo que permite recuperar mais de 550 tipos de arquivos, entre fotos, vídeos, músicas, documentos do Office e outras suítes, que foram apagados conscientemente ou por acidente, seja por terem sido selecionados de forma equivocada, ou por falha de software, hardware, queda de energia ou ataques de vírus.

Quem nunca teve problemas com perdas de arquivos num computador, disco externo ou pendrive, provavelmente não é usuário assíduo destes equipamentos. Uma das piores coisas que pode acontecer a um usuário de dispositivos digitais é perder uma memória, um momento de sua vida, contida num arquivo que não tem uma cópia de segurança.

Felizmente, o Recoverit, além de poderoso e versátil, é extremamente fácil de usar. Sua interface é intuitiva, com botões que mostram as principais maneiras pelas quais você pode restaurar seus arquivos.

Ao passar o mouse sobre elas, o programa exibe as situações nas quais cada opção deve ser utilizada. Isso facilita muito o uso do software por usuários que nunca fizeram recuperação de arquivos antes.

Fonte: Wondershare 

Quais as causas mais comuns da perda de dados?

Falha de software

Por mais que saibamos que o backup dos dados é importante, às vezes podem ocorrer acidentes que nos pegam desprevenidos. A falha de software é um deles.

Um caso famoso de falha de software envolve o Windows 10. Durante a grande atualização de outubro de 2018, o sistema da Microsoft apagava os arquivos pessoais de alguns usuários.

Você já imaginou acordar e perceber que perdeu o vídeo do nascimento ou formatura do seu filho ou as fotos das primeiras férias que você passou fora do Brasil, cujas fotografias originais, em papel, já se perderam? Ou, ainda, uma pesquisa de mercado que vem realizando há meses?

  • Isso é só um exemplo de que, por mais que você tome cuidado, ainda assim, imprevistos podem acontecer.
  • Fonte: Pixabay

Falha de hardware

Além da falha de software, a perda de arquivos pode ser causada por falha de hardware. Placas-mãe ou fontes de má qualidade podem ocasionar defeito em HDs e SSDs. Portas USB em curto-circuito podem corromper dados em pendrives. Nestes casos, mesmo que você tenha backup dos dados em um disco externo, uma falha de hardware pode torná-los inacessíveis.

Quedas de energia e vírus

Outras duas formas comuns que podem fazer você perder seus arquivos é a queda de energia e ataques por vírus e malwares. Tão inesperada quanto falhas de software e hardware, a queda de energia pode gerar erros em partições, de tal forma que você não consegue iniciar o sistema operacional ou acessar o disco, mesmo instalando-o em um outro computador.

Muitos usuários não têm ideia, mas, geralmente, mesmo que o disco permaneça inacessível ao sistema operacional a partir de outro PC, seus arquivos continuam lá dentro, muitas vezes, intactos, e facilmente recuperáveis com a ajuda do Recoverit.

Invasões hacker ou infecção por vírus e malwares também podem apagar seus arquivos se baseando no caminho padrão da pasta do usuário. Em alguns casos, esses ataques podem excluir todas as partições dos seus HDs ou SSDs, o que significa que não apenas os dados serão perdidos, como também o seu sistema operacional. Esta é mais uma situação em que o Recoverit pode ser útil. 

Como o Recoverit funciona?

  1. Fonte: Geek Chic
  2. O Recoverit possui um algoritmo avançado, capaz de analisar profundamente as estruturas de dados para recuperar arquivos, mesmo em discos que tenham sido formatados ou sofreram alteração de partições, bem como os inacessíveis ou sem formatação definida, com taxa de êxito na recuperação de dados de até 96%.

O programa escaneia rapidamente o local de onde você deseja recuperar os seus dados, seja um disco interno, externo ou uma pasta específica. Depois da varredura, ele mostra o que foi encontrado e te dá a opção de escolher o que recuperar, com a possibilidade de pré-visualização (muito útil em recuperação de fotos e vídeos), além do local para onde os dados serão recuperados. 

Quais tipos de arquivos ele pode recuperar?

O aplicativo reconhece mais de 550 tipos de arquivos, incluindo documentos, imagens, vídeos, áudio, emails e arquivos compactados. Vejamos alguns exemplos:

  • Documentos – DOC/DOCX, XLS/XLSX, PPT/PPTX, PDF, CWK, HTML/HTM, INDD, EPS, etc.;
  • Imagens – JPG, TIFF/TIF, PNG, BMP, GIF, PSD, CRW, CR2, NEF, ORF, RAF, SR2, MRW, DCR , WMF, DNG, ERF, RAW, etc.;
  • Vídeos – AVI, MOV, MP4, M4V, 3GP, 3G2, WMV, ASF, FLV, SWF, MPG, RM/RMVB, etc.;
  • Áudio – AIF/AIFF, M4A, MP3, WAV, WMA, MID/MIDI, OGG, AAC, etc.;
  • Email – PST, DBX, EMLX, etc.;
  • Arquivos compactados – ZIP, RAR, SIT, etc.

É compatível com quais dispositivos de armazenamento?

O Recoverit funciona nos sistemas Windows (10, 8/8.1, 7, Vista e XP) e macOS (da versão 10.8 à 10.14), sendo compatível com os sistemas de arquivos NTFS, FAT16, FAT32, HFS+, APFS, APFS criptografado e exFAT. Sobre os dispositivos dos quais ele pode recuperar dados, veja o que ele pode fazer por você:

  • Leitores de música (MP3 players);
  • Cartões de memória (microSD);
  • Drives USB (discos externos);
  • Drives internos (HDs e SSDs);
  • Disco Floppy e ZIP (para quem ainda tem!);
  • Cartões CF/XD/MMC;
  • Câmeras digitais;
  • Filmadoras;
  • Pen drives;
  • iPod (Nano, Classic e Shuffle);
  • Outras mídias (dispositivos não listados ainda podem ser compatíveis, dependendo do sistema de arquivos).

Em quais casos o Recoverit pode me ajudar?

  • Fonte: Geek Chic
  • O Recoverit pode ser útil em praticamente qualquer situação que envolva a perda de dados, bastando, para isso, que o dispositivo de armazenamento não tenha sido permanentemente danificado.
  • Conheça as situações em que o Recoverit pode te ajudar a recuperar seus arquivos:
  • Arquivos apagados há muito tempo ou com SHIFT + Del;
  • Arquivos deletados da lixeira;
  • Discos formatados;
  • Discos com partições corrompidas ou sem partições;
  • Micros que não iniciam o sistema operacional (o software possui ferramenta para criação de mídia bootável);
  • Recuperação de um tipo de arquivo específico (um vídeo WMV, um documento do Word, uma apresentação do Power Point, etc.);
  • Recuperação de arquivos corrompidos (é possível escolher a data de modificação, permitindo recuperar o arquivo antes de ele ter sido corrompido);
  • Recuperação de arquivos em celulares Android e dispositivos de armazenamento da Apple;
  • Recuperação de vídeos excluídos pelo iMovie (macOS).

O Recoverit é seguro?

A Wondershare, empresa que desenvolve o Recoverit, está no mercado desde 2003 e atua em mais de 160 países, possuindo mais de cinco milhões de clientes. Todo o processo de reconhecimento dos dados a serem recuperados é feito localmente. Portanto, a companhia não tem acesso aos seus arquivos. 

Temos cupom de desconto para o Recoverit

É praticamente impossível encontrar programas com desempenho profissional que são gratuitos e funcionam no Windows e no macOS. Todo bom software para estes sistemas costuma ser pago. No entanto, um programa de alta qualidade não precisa ser inacessível.

  1. A Wondershare ainda fornece assistência técnica gratuita, 24 horas por dia e sete dias por semana, além de garantir a devolução do seu dinheiro em até sete dias após sua compra.
  2. O Recoverit possui licença para um ano de contratação ou a licença vitalícia, tanto para um único PC como para mais de 100 máquinas. Você ainda pode aproveitar para comprá-lo com desconto, através do cupom:
  3. Se o widget acima não carregar, confira os preços e adquira sua licença do Recoverit no site oficial.

existe como?

Hoje o celular é uma ferramenta imprescindível no dia a dia de qualquer pessoa, tanto para fins pessoais quanto para fins profissionais.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) do IBGE, realizada em 2018, o celular foi o dispositivo mais utilizado para acessar a internet em domicílio, tendo a preferência de 98,7% dos entrevistados.

Além disso, comparando com o ano de 2016, houve um aumento de 50% no tempo médio de uso diário do aparelho, colocando o Brasil em 5º lugar no ranking de uso diário de celular no mundo.

Como aponta a pesquisa, há um tendência cada vez maior na presença do celular no dia a dia do brasileiro, sendo para pagamento de contas ou transações bancárias, agendamento de compromissos, compras online, armazenamento de fotos e vídeos, etc.. Com isso, podemos imaginar a grande quantidade de informações que possuímos em nosso smartphone e como perder essas informações poderia afetar diretamente em nossas tarefas diárias.

Perda de dados em celulares: principais causas

Diversas situações podem fazer com que haja perda de dados em celulares e dispositivos de armazenamento como pen drives, cartões de memória, HDs, etc. e aqui iremos apresentar algumas delas:

Diariamente surgem ameaçar para colocar em risco a segurança da informações e os vírus são um dos principais responsáveis pela perda de dados em celulares e até mesmo na perda de dados de grandes corporações.

Para proteger o seu aparelho, a recomendação é evitar a utilização de sites e aplicativos que não são confiáveis, além de buscar proteção antivírus para o celular. No mercado existem várias opções gratuitas de antivírus como o 360 Security, Avast, Bitdefender, etc.. Antes de fazer o download, vale pesquisar sobre cada um para ver qual a melhor opção de cobertura para o que precisa.

  • Perda de dados: falhas no software

Outro fator que pode resultar em perda de dados são as falhas no software. Uma forma de evitar essas possíveis falhas é manter o sistema operacional sempre atualizado. Ou seja, não deixe para depois quando o seu aparelho solicitar uma atualização. Muitas vezes essas atualizações são exatamente para resolver alguma falha anterior e até para aumentar a segurança das suas informações.

  • Perda de dados: falha humana

A falha humana é um dos principais fatores para perda de dados, muitas vezes a má utilização do aparelho pelo usuário resulta na perda de fotos, vídeos e arquivos. Até quedas contínuas do celular podem causar tais perdas. Entretanto, o fato de não ser feito backups regulares também é um fator determinante.

Recuperar dados de celular

Sendo a perda de dados em celulares algo muito frequente, a principal pergunta é: existe como recuperar dados de celular? E sim, é possível recuperá-los e vamos mostrar aqui duas opções: uma gratuita e outra paga.

Para recuperar dados de celular com o Recuva é necessário o auxílio de um computador. Conecte o seu celular no computador com a ajuda de um cabo e então siga as instruções que demos neste post sobre recuperar arquivos apagados. Aqui nós ensinamos desde a instalação do software, bem como o passo a passo até a recuperação dos dados.

Entretanto, esse software possui suas limitações e talvez seja necessário recorrer a opção seguinte.

  • Empresas especializadas em recuperação de dados

Esta é uma opção mais segura e aconselhada para dados que possuem maior importância. Para começar a recuperação de dados em celulares é necessária uma análise no dispositivo em que os técnicos especializados irão avaliar a condição do mesmo e a viabilidade do serviço. O valor varia de empresa para empresa, mas o valor médio do serviço costuma ficar entre R$200 e R$800.

Contudo, uma vantagem importante é a segurança dos dados no processo.

Sendo assim, antes de contratar uma empresa para fazer a recuperação dos dados do celular vale confirmar se a mesma possui uma política de privacidade de dados ou alguma política que assegura a proteção dos mesmos.

Entretanto, vale lembrar, que caso o seu celular ou dispositivo de armazenamento esteja com defeito, as empresas de recuperação de dados não fazem o conserto de HD, celular ou qualquer outro dispositivo, apenas a recuperação dos dados contidos nele.

Apagou e se arrependeu? Recoverit recupera arquivos deletados de PCs e notebooks

Na busca incessante para ter mais memória, espaço em disco e mais velocidade para a execução de tarefas, usuários acabam recorrendo a uma ferramenta bastante conhecida: apagar o máximo de arquivos possível. Porém, nesse processo, é comum errar e deletar coisas importantes. É o fim da linha? Não com o RecoverIt, capaz de recuperar arquivos deletados com facilidade. .

O aplicativo, disponível para Windows e Mac, chegou à versão 8.0 com melhorias e taxa de recuperação elevada de dados perdidos (cerca de 96%), num processo mais fácil, rápido e confiável. O Recoverit suporta mais de 550 formatos de dados, entre eles quase todos os tipos de imagens, documentos, multimídia, e-mails e arquivos, em dispositivos com NTFS, FAT16, FAT32, HFS+, APFS, etc.

  • A digitalização, de acordo com a desenvolvedora do app, é de alta velocidade e conduzida por um mecanismo de built-in Data-Analyzer, turbinado por um algoritmo avançado de exploração para garantir o alto percentual de recuperação de dados.
  • O Recoverit suporta ainda dados perdidos de discos rígidos formatados e em RAW, além de partições perdidas ou redimensionadas, o que permite recuperar dados de um computador com cache ou ataque de vírus.
  • O aplicativo possui mais de 5 milhões de downloads e está presente em mais de 160 milhões de países e oferece, além da expertise em recuperação de arquivos de quem está no mercado desde 2003, garantia de reembolso em sete dias e suporte técnico gratuito 24 horas em qualquer dia da semana.

Além de dados do disco rígido, o app recupera também arquivos no cartão de memória, pen drive, câmera digital e filmadoras, e ainda restaura ficheiros deletados ou excluídos subitamente, formatação, corrupção de disco rígido, ataque de vírus e falha de sistema em várias situações diferentes. Sua pré-visualização permite fazer o processo de forma seletiva, encontrando exatamente aquilo que deseja.

O Recoverit suporta os seguintes sistemas: Windows 10/8/7/XP/Vista, Mac OS X (Mac OS X 10.6, 10.7 e 10.8, 10.9, 10.10 Yosemite, 10.10, 10.11 El Capitan, 10.12 Sierra) no iMac, MacBook, Mac Pro.

Como recuperar arquivos deletados?

Existem três formas “convencionais” de recuperar arquivos deletados, e vamos detalhar cada uma delas aqui.

O primeiro dos casos é, se a ação for recente, basta clicar na área em branco da pasta onde o arquivo estava localizado e selecionar “Desfazer Excluir”, e o dado deletado será restaurado automaticamente sem danos.

Se não der tempo, a solução mais rápida é ir até a Lixeira e, se ela não foi esvaziada, procurar o arquivo e, com um clique no botão direito, a opção Restaurar devolve o documento para o local onde estava anteriormente. Uma dica para lixeiras repletas de arquivo é clicar na área branca com o botão direito e selecionar as opções “Classificar por” / “Data de exclusão”, o que torna o processo mais fácil.

E se a lixeira estiver vazia?

Aí complica um pouco mais, mas, mesmo assim, ainda é possível restaurar, já que, após sua exclusão da lixeira, o arquivo é apagado permanentemente. Contudo, os seguintes passos podem ajudar a resolver o problema pelo Editor do Registro:

  • Clique em “Iniciar” para selecionar o comando “Executar”.
  • Digite “regedit” no diálogo “Executar” para abrir o “Editor do Registro”.
  • Expandir no Editor do Registro seguindo abaixo: HEKEY_LOCAL_MACHIME/SOFTWARE/Microsoft/WINDOWS/CURRENTVERSION/EXPLORER/DESKTOP/NAMESPACE.
  • Clique em “Novo” na margem esquerda e selecione “Chave” e nomeie-o como “645FF040- -5081- -101B- -9F08- -00AA002F954E”.
  • Clique com o botão direito do mouse no botão direito “Padrão”, selecione “Modificar”, digite “Lixeira” e clique em OK.
  • Depois de sair do “Editor do Registro” e reiniciar o computador, os arquivos necessários podem ser recuperados.

Recuperar arquivos com aplicativo

Nem sempre as três opções acima podem resolver o problema, e o transtorno nesse caso pode ser grande. Nesse caso, o Recoverit resolve o problema com facilidade, seja em desktops e notebooks com Windows ou Mac.

Depois de baixado o aplicativo, basta seguir o passo a passo:

  • Inicie o Recoverit e selecione o modo “Recuperação de Arquivos Eliminados”.
  • Depois disso, será apresentada uma lista com as partições/unidades do seu sistema. Selecione a unidade correta e clique no botão “Iniciar”.
  • Após a verificação serão apresentados os arquivos que podem ser recuperados. É possível pré-visualizar os arquivos e depois selecionar aqueles que devem ser restaurados e clicar no botão “Recuperar”.

É possível baixar o Recoverit para recuperar arquivos deletados aqui:

  • Recoverit para Windows
  • Recoverit para Mac

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*