Como Recuperar O Que Foi Apagado Da Lixeira?

Como Recuperar O Que Foi Apagado Da Lixeira?

Deletou um arquivo ou programa importante e não possui um backup da versão anterior? Finalizou a formatação do disco e só depois se deu conta de um arquivo essencial que se esqueceu de salvar no pendrive? Infelizmente isso é um problema sério, que acontece com milhares de usuários diariamente.

Certamente isto pode acarretar em algo pior, mas fique tranquilo, pois esta exclusão pode ser revertida. Com a evolução de programas, há métodos disponíveis para resolver este problema. Confira agora as 5 dicas que separamos para que você possa recuperar seus arquivos apagados.

Busque na lixeira

É uma opção ligeiramente óbvia, mas deve ser o primeiro lugar que você deve procurar, pois geralmente os arquivos deletados vão automaticamente para a lixeira.

Caso não tenha o costume de esvaziar a lixeira, filtre seus arquivos no modo de exibição “detalhes”, porque desta forma, aparecerão em lista e você poderá organizá-los por data. Assim será mais simples de encontrar. Verifique também se há o recurso de busca por nome do arquivo, esta dica talvez possa ser efetiva.

Como Recuperar O Que Foi Apagado Da Lixeira?

Sua capacidade de armazenamento é delimitada pelo sistema operacional que corresponde a uma fração do tamanho do disco rígido.

A lixeira do computador funciona como uma pasta de armazenamento para arquivos apagados, quando seu espaço está cheio de dados, ela automaticamente irá deletar permanentemente os arquivos mais antigos dentro de seu repositório.

Caso seu arquivo esteja na lixeira, apenas clique sobre o mesmo e selecione a opção “restaurar”. Também é possível resgatar todos os arquivos desta pasta, caso esteja tentando recuperar eles, na opção “restaurar todos os elementos”. Os arquivos voltarão às pastas de origem automaticamente.

Como Recuperar O Que Foi Apagado Da Lixeira?

Restaure a versão anterior do arquivo

Atualmente as novas versões do pacote Office possuem o recurso “salvar automaticamente”, desta forma em caso de queda de energia ou se você não salvar antes de fechar a última versão do arquivo, de qualquer modo a versão imediatamente anterior estará disponível assim que você acessar o programa novamente. Mas para ter este recurso, é necessário habilitá-lo, então faça-o.

Como Recuperar O Que Foi Apagado Da Lixeira?

Também há uma outra alternativa caso salve o arquivo, mas esqueça o nome da pasta ou onde o salvou. No menu arquivo, acesse a opção “recente” e ali serão listados os últimos arquivos criados.

Agora, se este arquivo foi apagado, ao acessar este recurso, sua solicitação retornará a mensagem “arquivo não disponível…”. Neste caso, outras soluções para recuperação de arquivos podem resolver.

Se no seu caso você deletou um programa, verifique:

  • Se apenas não excluiu um atalho, muitas vezes também é possível restaurar o programa acessando ele a partir do painel de controle na categoria “Programas e Recursos”;
  • Se realmente excluiu o programa, verifique se o arquivo executável de instalação se encontra na pasta “Downloads”;
  • Caso as opções anteriores não tenham sido suficientes, busque restaurar a versão anterior do sistema, acessando: Painel de Controle/ Sistema/ Configurações avançadas do sistema / Propriedades do Sistema / Proteção do Sistema e clique em Restauração do Sistema.

Adquira um software especializado na recuperação de arquivos

Adquirir um software para recuperar seus arquivos pode ser uma alternativa caso não os encontre na lixeira.

A boa notícia é que os computadores nunca eliminam de fato o que foi apagado. Isso significa que, caso tenha esvaziado a Lixeira por engano, os dados – os “uns” e “zeros” que compõem os documentos perdidos – continuam gravados em disco, ou em clusters.

Portanto, tudo o que você precisa para resolver o desastre é utilizar softwares que recuperam arquivos. Existem várias opções no mercado de softwares pagos e gratuitos. Aqui apresentamos alguns dos mais populares e efetivos:

  • Recuva;
  • TuneUp Utilities;
  • Recoverit;
  • Data Recovery;
  • DiskDigger.

Faça o backup de seus arquivos

Como Recuperar O Que Foi Apagado Da Lixeira?

O backup é uma cópia de segurança dos seus dados e um procedimento indispensável para o funcionamento de um sistema de computadores. O importante é que esta cópia de um dispositivo de armazenamento esteja em outro local também armazenada de forma segura.

Qualquer hardware pode se tornar obsoleto ou se desgastar com o tempo. O técnico de manutenção de computadores talvez possa conseguir recuperar os dados, mas não há nenhuma garantia disso. E a internet está cercada de ameaças que a todo instante comprometem a segurança, a integridade, a privacidade e a segurança dos dados, por isso o backup é necessário.

Como Recuperar O Que Foi Apagado Da Lixeira?

Atualmente são diversas as opções de armazenamento de dados entre as soluções físicas e virtuais, mas de toda forma é importante estar atento a alguns itens:

  • Se estiver em dúvida entre um backup físico armazenado localmente e um backup armazenado na nuvem, faça o backup em ambos, pois esta é a opção mais segura;
  • Não ignore a importância de manter cópias físicas de documentos, como extratos bancários e registros fiscais. É melhor manter um arquivo dos documentos mais importantes aqui, no mundo físico, além dos backups que você já mantém;
  • Identifique o que você precisa incluir no backup. Por exemplo, alguns aplicativos podem estar armazenados na nuvem, mesmo que você não tenha notado;
  • Seus documentos serão a parte mais importante do backup. Caso eles ainda não estejam organizados, organize-os para ficar mais fácil garantir o backup de tudo o que você precisa.
  • Realizar o armazenamento em um hd externo, pen drives ou cartões de memória não asseguram um backup sólido. O ideal é sempre possuir um sistema de armazenamento de dados seguro, como um storage NAS.

Consulte um especialista em armazenamento de dados

Muitas vezes o processo de recuperação de arquivos de mídia, principalmente quando for uma plataforma incomum ou uma gama muito grande de dados, poderá ser melhor executado por um serviço técnico especialista no assunto. Atualmente, existem empresas especializadas na venda de serviços de armazenamento seguros, como nós da Qnap Brasil.

Caso queira saber mais sobre como proteger seus dados utilizando recursos de primeira linha como um Storage NAS, preencha nosso formulário que um de nossos especialistas irá entrar em contato com você.

Como Recuperar O Que Foi Apagado Da Lixeira?

Como Recuperar O Que Foi Apagado Da Lixeira?

A nuvem e seus serviços A nuvem tem atraído novos adeptos todos os dias. Usuários ávidos por serviços de armazenamento rapidamente aderem ao novo modelo e transferem seus dados pessoais para datacenters de terceiros. Soluçõ…

Ler Mais Como Recuperar O Que Foi Apagado Da Lixeira?

Se você já perdeu dinheiro, documento ou esqueceu algo importante dentro de algum transporte público, você sabe muito bem o tipo de dor de cabeça que a perda pode nos causar. O mesmo se aplica ao mundo digitalizado em que vivemos. Os d…

Ler Mais Como Recuperar O Que Foi Apagado Da Lixeira?

Manter nosso patrimônio seguro começa por instalar um sistema de vídeo monitoramento moderno, fácil de gerenciar, expandir e manter. As soluções de vídeo vigilância não se resumem apenas nos antigos sistemas analógicos do tipo CFTV. Os …

Ler Mais

Recuperar Arquivos Excluídos Permanentemente da Lixeira

É possível restaurar arquivos excluídos da Lixeira após o esvaziamento? Se você não esvaziou a Lixeira, você pode ir para a Lixeira e restaurar seus arquivos excluídos.

E se você esvaziou a Lixeira, excluiu manualmente os arquivos da Lixeira, não será capaz de ir para a Lixeira e restaurar os arquivos excluídos.

Quando os arquivos são esvaziados da Lixeira, na verdade eles ainda estão armazenados no disco rígido do computador.

Com a poderosa ferramenta de recuperação da Lixeira – o software Recoverit Data Recovery pode ajudá-lo a recuperar arquivos excluídos permanentemente da Lixeira depois de esvaziados . Siga as próximas soluções para restaurar a Lixeira e recuperar seu arquivo perdido.

Como recuperar arquivos excluídos da lixeira do Windows 10

Se você não esvaziou a lixeira depois de excluir ou perder arquivos, pode facilmente recuperar seus dados da lixeira. Esta é a maneira mais fácil e comum de restaurar arquivos excluídos da Lixeira no Windows 10.

Etapa 1. Abra a pasta “Lixeira” na área de trabalho do Windows

Como Recuperar O Que Foi Apagado Da Lixeira?

Etapa 2. Em seguida, selecione e localize o arquivo ou pasta que você precisa restaurar.

Você pode selecionar um arquivo específico e clicar com o botão direito do mouse e clicar na opção “Restaurar” para recuperar o seu arquivo

Leia também:  Como Posso Fazer Um Teste De Dna Para Saber De Que Origem Sou?

Como Recuperar O Que Foi Apagado Da Lixeira?

Ou você pode clicar em “Restaurar todos os itens” e obter todos os arquivos de volta ao local original, ou pode clicar em “Restaurar itens selecionados” selecionando alguns itens.

Como Recuperar O Que Foi Apagado Da Lixeira?

Etapa 3. As ferramentas da lixeira restaurarão os arquivos excluídos aos seus locais originais

Após esvaziar a lixeira, você não deve excluir nenhum dado ou arquivo da pasta Lixeira, pois isso evita que os arquivos excluídos sejam substituídos por novos dados. Siga a próxima solução para ajudá-lo a recuperar os arquivos excluídos com o software Recoverit Recuperação de Dados.

Mais artigos relacionados:

Por que a recuperação da Lixeira é possível? Quando seus arquivos são perdidos de um computador ou outro dispositivo de armazenamento, os arquivos ainda existem fisicamente no disco, com a poderosa ferramenta Recoverit Recuperação de Dados você pode acessar facilmente o disco e recuperar todos os seus arquivos perdidos. Esse software de recuperação permite que você recupere todos os arquivos excluídos ou perdidos, ou aaté recupere os arquivos de uma lixeira esvaziada.

Download para Win Download para Mac

Baixe e instale o software Recoverit Recuperação da Lixeira do Windows 10 e siga as 3 etapas para recuperar seus arquivos excluídos.

Etapa 1. Selecione a pasta Lixeira

Inicie o programa Recoverit Recuperação de Dados em seu PC, selecione o local “ Lixeira” para começar.

Como Recuperar O Que Foi Apagado Da Lixeira?

Etapa 2. Verificando os arquivos excluídos permanentemente

O software de recuperação da lixeira iniciará a varredura do disco para pesquisar os arquivos perdidos e levará um minuto para terminar.

Como Recuperar O Que Foi Apagado Da Lixeira?

Etapa 3. Visualize arquivos recuperados e salve-os

Finalmente, você pode visualizar alguns arquivos recuperados, como fotos, vídeos, música e alguns arquivos de documentos do Office. Selecione seus arquivos clicando no botão “Recuperar” para salvar todos os arquivos.

Como Recuperar O Que Foi Apagado Da Lixeira?

Tutorial em vídeo de recuperação de arquivos da lixeira

Vídeos Recentes do Recoverit

Veja Mais >

Os arquivos excluídos da lixeira após o esvaziamento podem ser recuperados com o software Recoverit Recuperação de Dados se você tiver excluído ou perdido arquivos da lixeira do Mac, você pode seguir a solução para recuperar arquivos excluídos da Lixeira. É uma solução mais fácil para ajudar a recuperar arquivos excluídos permanentemente da pasta da lixeira, e também recupera arquivos excluídos de outros dispositivos, como cartão de memória SD, unidade flash USB, disco rígido externo, etc.

Download for Win Download for Mac

Como recuperar arquivos deletados na Lixeira do Windows?

Dicas

Apagar arquivos por acidente é um dos dramas que mesmo as tecnologias mais modernas não conseguiram evitar. No caso dos PCs, felizmente, existe como recuperar arquivos deletados na Lixeira do Windows mesmo depois que eles tenham sido apagados de lá. Para isso, no entanto, você vai precisar de um software adicional.

Quando os arquivos são apagados em sua máquina, por padrão eles vão parar na Lixeira. Somente depois que eles forem excluídos da lá é que você pode considerar que os arquivos foram apagados em definitivo. É como se fosse uma segunda chance. Porém, mesmo depois que eles foram apagados em definitivo, existe uma maneira de recuperar a maioria deles com segurança.

Recuperando arquivos deletados da Lixeira no Windows

Passo 1: Para que você possa recuperar arquivos que tenham sido excluídos até mesmo da Lixeira do Windows você vai precisar de um programa auxiliar. Existem vários aplicativos gratuitos capazes de fazer bem essa função, mas nós recomendamos o Recuva. Você pode baixar o software gratuitamente neste link. O arquivo executável tem pouco menos de 6 MB de tamanho.

Passo 2: Depois de baixar o aplicativo, dê um duplo clique sobre ele para iniciar o processo de instalação. Siga o passo a passo do assistente e o Recuva será instalado em poucos segundos. Agora é hora de recuperar os seus arquivos.

Passo 3: Abra o software e acesse a ferramenta Recuva Wizard. É ela o motor que fará a busca pelos arquivos que você deseja recuperar. Uma lista é exibida e você pode escolher quais formatos de arquivo deseja trazer de volta.

Passo 4: Você pode escolher entre as opções: Pictures (Fotos), Music (Músicas), Documents (Documentos), Video (Vídeos), Compressed (Compactados), Emails (E-mails) ou Other (Mostra arquivos de todos os tipos). Marque as alternativas que desejar e passe para a tela seguinte.

Como Recuperar O Que Foi Apagado Da Lixeira?

Passo 5: Agora, é hora de dar algumas diretrizes para o programa para que ele saiba onde procurar esses arquivos. Nesse caso, lembrar onde eles estavam pode ajudar. No caso, estamos procurando por arquivos que estavam na Lixeira do Windows, então selecione a alternativa “In the Recycle Bin”.

Como Recuperar O Que Foi Apagado Da Lixeira?

Passo 6: Clique em “Next” e pronto. Agora é só agudar o Recuva fazer o seu trabalho. O tempo de duração desse procedimento varia de acordo com uma série de fatores como, por exemplo, a quantidade de arquivos a serem recuperados, o tamanho dos arquivos e quantidade de locais nos quais eles estavam salvos. Porém, ao final de alguns minutos, o resultado é exibido na tela.

Como Recuperar O Que Foi Apagado Da Lixeira?

Passo 7: Todos os arquivos encontrados na busca são exibidos e você pode escolher quais deles deseja recuperar. Feita a escolha basta clicar em Recover (Recuperar).

Como Recuperar O Que Foi Apagado Da Lixeira?

asso 8: Antes de iniciar a restauração dos arquivos há mais um passo a ser cumprido. Você deve indicar ainda em qual pasta deseja que os arquivos recuperados sejam armazenados.

Importante: esse local deve ser diferente de onde os conteúdos recuperados estavam. Por isso, para que não haja dúvidas, nós recomendamos que você crie uma pasta, em qualquer diretório, para armazenar os arquivos recuperados.

Passo 9: Pronto! Vale lembrar que o processo nem sempre vai conseguir recuperar 100% dos seus arquivos. Alguns deles podem ter sido apagados há tempo demais e outros podem ter se corrompido ao longo do tempo. No entanto, na maioria dos casos, mais de 90% dos arquivos podem ser recuperados se você seguir esse passo a passo.

Importante: o uso do Recuva é indicado para o caso de arquivos apagados por engano. Se por um acaso o HD do seu computador foi danificado, formatado ou teve os dados corrompidos, utilizar um software como esse não vai trazer bons resultados. Nesses casos, o mais indicado é recorrer ao auxílio de empresas especializadas na recuperação de dados.

Como restaurar arquivos excluídos da lixeira no Windows

No Windows, quando você exclui um arquivo do computador ele é automaticamente enviado para a pasta “Lixeira”. Ao contrário do que parece, ele não é removido totalmente do PC.

Assim, é possível recuperar, por exemplo, fotos, documentos e downloads de software que foram apagados acidentalmente ou não.

Confira neste tutorial do TechTudo como restaurar o conteúdo deletado da lixeira no Windows.

Passo 1. Ligue o seu computador;

Passo 2. Na área de trabalho, clique duas vezes com o mouse na opção ”Recycle Bin” (Lixeira, em português) ou digite o nome da pasta no “File Explorer” (Explorador de Arquivos) para abri-la;

Como Recuperar O Que Foi Apagado Da Lixeira?Procurando a pasta “Lixeira” no Explorador de arquivos do Windows. (Foto: Reprodução/Carolina Ribeiro)

Passo 3. Uma nova página aparecerá com os itens que você excluiu no Windows. Para restaurar os arquivos apagados, marque o documento e aperte “Recycle Bin Tools” (Ferramentas de Lixeira), na parte superior da tela. Também é possível fazer manualmente o procedimento. Basta clicar com o botão direito do mouse no conteúdo que deseja recuperar e selecionar a opção “Restore” (Restaurar);

Note que você pode selecionar mais de um documento pressionando o botão “Ctrl” do teclado.

Como Recuperar O Que Foi Apagado Da Lixeira?Selecionando arquivos para serem restaurados no Windows.  (Foto: Reprodução/Carolina Ribeiro)

Passo 4. Na etapa seguinte, aperte “Restore the selected items” (Restaurar os itens selecionados);

Passo 5. Se você quiser recuperar todos os itens da “Lixeira” de uma vez só, clique em “Ferramentas de Lixeira” e depois aperte “Restore all items” (Restaurar todos os itens).

Leia também:  Sardinha. Pequena É Tão Boa Como A Grande Qual A Que Tem Maisvitamina?

Como Recuperar O Que Foi Apagado Da Lixeira?Recuperando todos os arquivos excluídos  da lixeira no Windows. (Foto: Reprodução/Carolina Ribeiro)

Repare que os arquivos da pasta “Lixeira” aparecerão nos locais que o usuário excluiu os itens no computador.

Pronto! Com este passo a passo, você aprenderá como recuperar arquivos excluídos da lixeira no Windows.

Tem alguma dúvida sobre Windows? Comente no Fórum do TechTudo!

Recuperar Videos Excluidos da Lixeira

Se você acidentalmente excluiu vídeos usando a tecla Delete no Windows, eles podem ser facilmente restaurados da Lixeira. Mas, se você excluiu vídeos da Lixeira ou esvaziou a Lixeira, ou excluiu vídeos usando as teclas Shift + Delete no Windows, isso é desanimador.

Quando os arquivos de vídeo são excluídos da Lixeira por engano ou intencionalmente, eles não são excluídos permanentemente do Windows. Em vez disso, eles existem na memória do disco rígido interno, mas não estão acessíveis a você.

Portanto, é recomendável não salvar nenhum arquivo ou vídeo no mesmo local do Windows onde os vídeos excluídos da Lixeira já existiam. Os vídeos excluídos desaparecerão para sempre do disco rígido do Windows somente quando os dados excluídos forem substituídos por novos arquivos.

Portanto, você pode facilmente recuperar arquivos excluídos da lixeira usando Remo Photo Recovery.

Remo Recover é uma ferramenta fácil de usar para recuperar videos deletados da lixeira. Suporta a recuperação de todos os tipos de vídeos como MP4, 3GP, MOV, AVI, etc. do Windows / Lixeira, disco rígido externo, cartão de memória, pen drive, SSD, etc.

Além disso, possui uma interface amigável que torna simples para todos os tipos de usuários realizarem a recuperação de arquivos de vídeo excluídos da Lixeira em qualquer versão do sistema operacional Windows, incluindo Windows 10, 8.1, 8, 7, Vista, XP, etc.

Como Recuperar O Que Foi Apagado Da Lixeira?

Lista de cenários comuns em que os arquivos de vídeo são excluídos da Lixeira:

  • Excluindo acidentalmente arquivos de vídeo usando as teclas Shift + delete enquanto remove arquivos e pastas indesejados do sistema.
  • Formatar o disco rígido sem ter um backup de dados adequado.
  • Esvaziar a pasta Lixeira ou manualmente excluindo fotos da lixeira sem olhar para o conteúdo da pasta Lixeira. Isso resultará na exclusão permanente dos arquivos de vídeo da Lixeira, se você não tiver feito nenhum backup.
  • A exclusão de uma pasta grande contendo seus arquivos de vídeo resulta em uma exclusão permanente, pois a pasta grande ignora a pasta Lixeira e é removida permanentemente do sistema Windows.

Como recuperar videos apagados da lixeira usando o software Remo Recover?

1. Para recuperar vídeos excluídos da Lixeira, baixe e instale o software Remo Recover em seu Windows.

2. Inicie o software e escolha o Recover Partitions opção de recuperar video apagado da lixeira.

Como Recuperar O Que Foi Apagado Da Lixeira?

3. Selecione os drive em que os arquivos de vídeo excluídos da Lixeira existiam anteriormente e clique no botão Scan botão.

Nota: Após a conclusão do processo de digitalização, todos os seus vídeos excluídos da Lixeira são mostrados para você em Data View e File Type View. Agora você pode Preview os vídeos recuperados gratuitamente clicando duas vezes sobre eles.

Como Recuperar O Que Foi Apagado Da Lixeira?

4. Finalmente, select os arquivos de vídeo excluídos da Lixeira que você deseja recuperar e clique no botão Save botão para restaurá-los em qualquer local de sua escolha.

Por que escolher o software Remo Recover para recuperar videos deletados da Lixeira?

  • Remo Recover tem uma interface amigável para recuperar vídeos excluídos da Lixeira com facilidade.
  • Os vídeos recuperados da Lixeira podem ser classificados com base na data, tamanho, formato do arquivo de vídeo, etc.
  • Além de recuperar vídeos excluídos ou perdidos, ele também recupera todos os tipos de dados, como áudio, imagens, documentos, arquivos do Microsoft Office, PDFs, etc.
  • Possui uma opção Deep Scan que ajuda os usuários a restaurar dados de vários dispositivos de armazenamento internos e externos que estão corrompidos, inacessíveis, formatados, etc.
  • A ferramenta também recupera dados de lixeira corrompida.
  • Fornece suporte técnico gratuito 24 * 7.

Como recuperar arquivos excluidos na Lixeira [Windows e Mac] | Aplicativos e Software

Exclui um arquivo ou uma foto do computador não costuma ser uma ação irreversível. Se você não esvaziou a sua Lixeira é bem possível que ele ainda esteja lá. Isso serve tanto para o Windows quanto para o macOS.

Se você não acionou a opção “esvaziar lixeira”, fica tudo mais fácil. A “Lixeira”, porém, possui uma capacidade limitada e definida pelo sistema operacional, que corresponde a uma parte do disco rígido.

Quando ela fica cheia, começa a eliminar arquivos, começando pelos mais antigos.

  • Como recuperar arquivos deletados do PC

Como Recuperar O Que Foi Apagado Da Lixeira?

Como recuperar arquivos deletados da lixeira do Windows

Para recuperar um arquivo excluido na Lixeira do Windows, basta clicar sobre o arquivo com o botão direito do mouse e selecionar a opção “restaurar” em cada um deles ou resgatar todos os arquivos na opção “restaurar todos os elementos” e os arquivos voltarão às pastas que estavam antes de serem excluídos. Lembre quais são as pastas.

E se o arquivo não estiver mais na Lixeira?

Quando você apaga um arquivo no Windows e esvazia a lixeira, é possível que o arquivo permaneça no seu disco rígido.

O sistema remove apenas a referência e libera a área do disco para seja feita uma nova gravação de dados. Enquanto não for sobrescrito, existe a chance de recuperá-los.

Para isso, você vai precisar usar programas para recuperar arquivos deletados. Você pode também aumentar a capacidade da Lixeira no seu PC.

Aumente a capacidade da sua Lixeira no Windows:

  1. Abra o aplicativo da Lixeira;
  2. Clique com o botão direito do mouse;
  3. Escolha a opção Propriedades;
  4. Observe o espaço disponível e tente aumentar em “tamanho personalizado”.

Como recuperar arquivos deletados da lixeira do Mac

Se um aplicativo encerrar inesperadamente, quando você reiniciar o Mac, o macOS moverá estes arquivos temporários para o “Lixo”. Você pode recuperar os arquivos (temporários ou excluídos por você) arrastando-os para fora do “Lixo”. Ou, abra o “Lixo”, clique no arquivo com o botão direito do mouse e escolha “Colocar de volta” (na pasta).

Como evitar a remoção mensal do lixo?

De acordo com a Apple, você pode remover arquivos, pastas ou outros itens que não são mais necessários arrastando para o “Lixo”. Os itens não serão apagados até que você esvazie o “Lixo”. É importante checar se o recurso “Remover os itens do Lixo depois de 30 dias” não está ativado. Caso contrário, os arquivos podem ser deletados.

Desative a remoção automática do Lixo após 30 dias:

  1. Selecione Finder;
  2. Clique em Preferências;
  3. Clique em Avançado;
  4. Selecione “Remover os itens do Lixo depois de 30 dias”;
  5. Marque para ativar ou desativar o recurso conforme for necessário.

Se a dica da Lixeira não funcionar, há formas de recuperar arquivos via backup ou com programas compatíveis com Mac, Windows e Linux para recuperar arquivos deletados.

Como Recuperar Arquivos Deletados Permanentemente no Windows 10/8/7?

Quando excluímos um arquivo no Windows 10/8/7, ele costuma ir para a Lixeira. Independentemente de você usar uma chave “delete” ou “shift + delete”, essa exclusão é uma exclusão temporária. Você pode recuperar arquivos facilmente:

  • Indo para a lixeira
  • Selecionando os arquivos e clique em “Restaurar”

No entanto, quando você esvazia a lixeira, seus arquivos são “excluídos permanentemente”.

Isso também acontece quando você executa um software de limpeza – os arquivos e pastas são permanentemente removidos (excluídos) do sistema.

A boa notícia é que os arquivos excluídos permanentemente podem ser recuperados. Aqui estão três métodos para recuperar arquivos excluídos permanentemente no Windows 10.

Por que é possível recuperar arquivos excluídos permanentemente?

Devido à natureza do armazenamento de dados digitais, esses “arquivos excluídos permanentemente” não são realmente removidos do seu computador imediatamente.

Leia também:  Como Fazer Ele Perceber Que Esta Me Perdendo?

O arquivo excluído é marcado como espaço disponível para o sistema e espera ser substituído por novos dados na unidade. Esse fato significa que esses arquivos costumam ser recuperados, desde que não tenham sido sobrescritos.

Você excluiu permanentemente seus arquivos ou pastas importantes em um PC com Windows 10 e achou que não tinha como recuperá-los? Não se preocupe! As soluções estão aqui.

  • Se você não tiver um backup, vá para o método 1. É a maneira mais fácil.
  • Se você criou um backup que contém os arquivos permanentemente perdidos no seu PC, você pode ir para o método 2 ou método 3.
  • Se você acidentalmente apagou arquivos no Mac, não se preocupe. Siga este guia para recuperar arquivos apagados da lixeira esvaziada no Mac imediatamente.

Método 1. Recuperar arquivos deletados permanentemente com software (O Mais Fácil)

A maneira mais fácil de restaurar arquivos excluídos permanentemente é usar um software de recuperação de dados de hd, efetivo e fácil de usar. Você pode recuperar arquivos do Windows 10 com a ajuda deste software em três etapas. E este software tem muitos destaques:

  1. Recuperar arquivos após exclusão, erro de formatação, perda de partição, falha do sistema operacional, ataque de vírus e muito mais.

  2. Restaurar mais de 1000 tipos de arquivos, incluindo fotos, documentos, vídeos, áudios, e-mails, arquivos compactados, etc.

  3. Suportar recuperação inicializável. Inicializar com um WinPE para download quando o sistema não iniciar ou ficar travado.

  4. Suportar um amplo sistema de arquivos, incluindo FAT, NTFS, ext2/3/4, HFS+, ReFS e muito mais.

Siga as instruções abaixo para restaurar arquivos excluídos permanentemente no Windows 10:

Passo 1. Execute o EaseUS Data Recovery Wizard. Escolha o dispositivo específico e dirija onde excluiu os arquivos permanentemente. Em seguida, clique em “Verificar” para encontrar arquivos perdidos.

Passo 2. O software começará a digitalizar automaticamente em toda a unidade selecionada. Em breve, um resultado de verificação rápida será exibido em “Arquivos Excluídos”, sob a unidade.

Passo 3. Visualize e selecione os arquivos desejados. Em seguida, clique em “Recuperar” para salvá-los em outro local ou dispositivo seguro.

Método 2. Usar backup e restauração (Recuperar arquivos de um backup)

Se você tiver um backup, você pode verificar seu backup recente e restaurar arquivos permanentemente desaparecidos do seu backup do Windows. Veja como. Passo 1: Abra o “Painel de Controle”, vá para “Sistema e Segurança” > “Backup e Restauração (Windows 7)”. Clique em “Restaurar Arquivos”.

Passo 2: Clique em “Procurar arquivos” ou “Procurar pastas” para selecionar o backup criado anteriormente. Passo 3: Selecione um local para salvar seus arquivos. Se houver um conflito, escolha “Copiar e substituir”, “Não copiar” ou “Copiar, mas mantenha os dois arquivos” de acordo com suas necessidades.

Em seguida, aguarde a conclusão do processo de restauração.

Método 3. Restaurar arquivos das versões anteriores no Windows 10

Além disso, você pode recuperar arquivos do Windows 10 usando as versões anteriores. Antes de tentar esse método, você deve ter certeza de que configurou o Histórico de arquivos para fazer o backup automático dos arquivos. Se você não ativou esse recurso, desista desse método.

Passo 1: Clique com o botão direito do mouse na pasta que continha o (s) arquivo (s) permanentemente excluído (s). Passo 2: Clique em “Restaurar versões anteriores”. Passo 3: Selecione os arquivos desejados e clique em “Restaurar”.

Se o computador avisar que ele já contém um arquivo ou pasta com o mesmo nome, selecione Substituir o arquivo no destino para recuperar seus arquivos excluídos permanentemente agora mesmo.

Dicas de bônus – Faça backup dos arquivos com frequência

Para evitar a perda permanente de dados, sempre mantenha um backup dos seus arquivos. É melhor você criar um cronograma para fazer backup de seus arquivos.

Se você tiver dificuldade em criar um plano de backup, poderá usar o software de backup gratuito para ajudá-lo. Aqui, gostaria de mencionar o EaseUS Todo Backup – o software de backup fácil de usar.

Leva apenas alguns passos para fazer backup de arquivos automaticamente.

Como Recuperar Arquivos Deletados Permanentemente no Windows 10/8/7? was last modified: julho 6th, 2020 by Equipe da Redação

Como recuperar arquivos apagados acidentalmente?

Quem nunca apagou algum arquivo por engano, não é? Por sorte, quando isso acontece, temos ainda o auxílio da lixeira do nosso computador para recorrer. Mas e quando apagamos da lixeira? Conseguimos ainda recuperar arquivos?

Existe sim e aqui vamos te mostrar como fazer em apenas 5 passos.

Para isso, você irá utilizar um software auxiliar, aqui nós iremos indicar o Recuva, que é gratuito e fácil de usar. Para ser direcionado para a página de download basta clicar aqui.

ATENÇÃO: Esse recurso é recomendado quando, por acidente, você deletou algum arquivo que não seja tão importante, tendo em vista que os resultados não são garantidos.

Caso tenha perdido os arquivos devido a danos no seu HD ou até formatação o melhor a fazer é entrar em contato com uma empresa especializada em recuperação de dados.

Uma primeira tentativa de recuperação mal sucedida pode inviabilizar uma eventual recuperação feita por profissionais.

Passo a passo da recuperação:

Passo 1: Primeiramente, faça o download da versão do programa compatível com seu dispositivo.

Passo 2: Em seguida, clique no arquivo para iniciar o processo de instalação.

Passo 3: Uma lista de formatos de arquivos será exibida e você poderá escolher qual tipo de arquivo deseja procurar. Em seguida, marque a alternativa condizente com o arquivo que deseja recuperar. Aqui iremos selecionar ‘documentos’. Após selecionar clique em “avançar” e será encaminhado para a próxima página.

Passo 4: A página seguinte irá pedir que selecione o local onde esse arquivo estava. Aqui iremos selecionar a opção ‘lixeira’, mas abaixo você pode ver que também há a possibilidade de adicionar um local específico. Após selecionar a opção, clique no botão “avançar”.

Passo 5: Finalmente, clique no botão “iniciar” e assim é só aguardar que o Recuva irá fazer todo o trabalho. Em poucos minutos o programa irá mostrar os arquivos recuperados.

Embora funcione, o programa nem sempre consegue recuperar todos os arquivos excluídos daquele local. Isso porque diversos fatores influenciam nesse processo, como o tempo que o arquivo se encontra excluído ou se, por algum motivo, o mesmo foi corrompido.

Uma dica importante: O Recuva não permite que o arquivo recuperado volte para a pasta que estava. Portanto, é sempre bom criar uma pasta específica para esse fim. Aqui iremos criar a pasta “Dados recuperados” para facilitar a localização.

Reforçando, a MELHOR alternativa é procurar por uma empresa especializada em recuperação de dados. Isso porque eles possuem equipamentos e tecnologia adequada para cada caso, assim há mais segurança e chances de recuperação.

A HD Doctor, por exemplo, é especialista em recuperar dados de HD, SSD, cartão de memória, pen drive, servidores RAID e dispositivos criptografados.

Para recuperar dados apagados acidentalmente, entre em contato conosco pelo 0800 607 8700 ou por um dos telefones abaixo:

Unidades HD Doctor:

  • Recuperação de dados Barueri – (11) 3090-7972
  • Recuperação de dados Belém – (91) 4042-1032
  • Recuperação de dados Belo Horizonte – (31) 2533-8700
  • Recuperação de dados Brasília – (61) 4042-7432
  • Recuperação de dados Campinas – (19) 3500-8166
  • Recuperação de dados Fortaleza – (85) 4042-0878
  • Recuperação de dados Manaus – (92) 3042-0848
  • Recuperação de dados Porto Alegre – (51) 3181-0771
  • Recuperação de dados Rio de Janeiro – (21) 3090-0240
  • Recuperação de dados Salvador – (71) 3507-3605
  • Recuperação de dados São Bernardo do Campo – (11) 3090-7972
  • Recuperação de dados São Paulo – (11) 3090-7972
  • Recuperação de dados Vitória – (27) 3134-5754
  • Posts Relacionados:
  • Encriptação de dados: O que é e por que é tão importante?
  • Criptografia para Pen Drive: O que é e como fazer
  • Armazenar dados na nuvem é seguro?
  • Recuperar conversas do WhatsApp: como fazer em Android?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*