Como Que Se Reza O Terço?

Sidney Prado – maio 14, 2020

Como Que Se Reza O Terço?

  • Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos
  • Estamos no mês de Maio, no qual o povo de Deus manifesta de forma particularmente intensa o seu amor e devoção à Virgem Maria.
  • Nosso Bispo Diocesano, Dom Paulo Cezar Costa convida os fiéis da nossa Diocese de São Carlos a rezarem o terço diariamente em casa e com a família:
  • Veja o convite do nosso Bispo Diocesano:

O passo a passo de como rezar o terço

Como Que Se Reza O Terço?

  1. Certamente, você já sabe que Maria Santíssima apareceu 6 vezes em Fátima, Portugal, onde ela nos transmitiu uma mensagem profética, importantíssima para nossos dias. Mas, além dEla transmitir essa mensagem, Ela também nos fez sempre o mesmo pedido…
  2. Ela em todas as aparições deixou para o mundo um mesmo conselho importantíssimo: Se quereis alcançar a paz, então, rezem o terço todos os dias!
  3. Uma das principais riquezas da oração do terço, é que você une os pedidos constantes do Pai-Nosso e das Ave-Marias e além disso você medita os mistérios sobre a vida de Jesus Cristo.

Além disso, também lhe dizemos aqui qual mistério se reza em cada dia da semana. Desta forma, você pode aprender como rezar o terço da maneira correta.

  • Agora pegue seu terço, vá para um local tranquilo, aprenda a rezar o terço, eleve sua alma a Deus!
  • MISTÉRIOS DO TERÇO
  • – Mistérios Gozosos – Segunda-feira e Sábado
  • 1º Mistério Contemplamos – A Anunciação do Anjo e a Encarnação do Verbo no seio Puríssimo de Maria
  • 2º Mistério Contemplamos – A visitação de Maria a sua prima Santa Isabel
  • 3º Mistério Contemplamos –Nascimento do Menino Jesus, na gruta fria em Belém
  • 4º Mistério Contemplamos – A apresentação do Menino Jesus no templo, e a purificação de Maria
  • 5º Mistério Contemplamos – A perda e o encontro do Menino Jesus no templo discutindo com os doutores da Lei

– Mistérios Luminosos – Quinta-feira

  • 1º Mistério Contemplamos – Batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo no rio Jordão
  • 2º Mistério Contemplamos – Primeiro milagre de Nosso Senhor Jesus Cristo transformando a água em vinho nas bodas de Caaná.
  • 3º Mistério Contemplamos –Anunciação do Reino de Deus e o convite de à conversão.
  • 4º Mistério Contemplamos – A transfiguração de Nosso Senhor no Monte Thabor
  • 5º Mistério Contemplamos – A Instituição da Eucaristia na Última Ceia

– Mistérios Dolorosos – Terça e Sexta-feira 

  • 1º Mistério Contemplamos – A oração e agonia no Horto das Oliveira
  • 2º Mistério Contemplamos – Flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo
  • 3º Mistério Contemplamos –A coroação de espinhos de Nosso Senhor Jesus Cristo
  • 4º Mistério Contemplamos – Nosso Senhor carregando a Cruz nas costas à caminho do Calvário
  • 5º Mistério Contemplamos – A Crucifixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo

– Mistérios Gloriosos – Quarta-feira e Domingo

  • 1º Mistério Contemplamos – A Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo
  • 2º Mistério Contemplamos – A Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo
  • 3º Mistério Contemplamos –A descida do Espírito Santo a Nossa Senhora e os Apóstolos reunidos no Santo Cenáculo
  • 4º Mistério Contemplamos – A Assunção de Nossa Senhora aos Céus de corpo e alma
  • 5º Mistério Contemplamos – A Coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu  e da Terra dos Anjos e dos Homens

O Papa Francisco também propõe duas orações a Nossa Senhora, a serem rezadas no fim do Terço: “eu mesmo as rezarei no mês de maio, unido espiritualmente convosco”

Eis as orações propostas pelo Santo Padre:

ORAÇÃO A MARIA (I)

Ó Maria,
Vós sempre resplandeceis sobre o nosso caminho
como um sinal de salvação e de esperança.
Confiamo-nos a Vós, Saúde dos Enfermos,
que permanecestes, junto da cruz, associada ao sofrimento de Jesus,
mantendo firme a vossa fé.

Vós, Salvação do Povo Romano,
sabeis do que precisamos
e temos a certeza de que no-lo providenciareis
para que, como em Caná da Galileia,
possa voltar a alegria e a festa
depois desta provação.

Ajudai-nos, Mãe do Divino Amor,
a conformar-nos com a vontade do Pai
e a fazer aquilo que nos disser Jesus,
que assumiu sobre Si as nossas enfermidades
e carregou as nossas dores
para nos levar, através da cruz,
à alegria da ressurreição. Amen.
À vossa proteção, recorremos, Santa Mãe de Deus;
não desprezeis as nossas súplicas na hora da prova

mas livrai-nos de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.

ORAÇÃO A MARIA (II)

«À vossa proteção, recorremos, Santa Mãe de Deus».
Na dramática situação atual, carregada de sofrimentos e angústias que oprimem o mundo inteiro, recorremos a Vós, Mãe de Deus e nossa Mãe, refugiando-nos sob a vossa proteção.

Ó Virgem Maria, volvei para nós os vossos olhos misericordiosos nesta pandemia do coronavírus e confortai a quantos se sentem perdidos e choram pelos seus familiares mortos e, por vezes, sepultados duma maneira que fere a alma.

Sustentai aqueles que estão angustiados por pessoas enfermas de quem não se podem aproximar, para impedir o contágio. Infundi confiança em quem vive ansioso com o futuro incerto e as consequências sobre a economia e o trabalho.

Mãe de Deus e nossa Mãe, alcançai-nos de Deus, Pai de misericórdia, que esta dura prova termine e volte um horizonte de esperança e paz.

Como em Caná, intervinde junto do vosso Divino Filho, pedindo-Lhe que conforte as famílias dos doentes e das vítimas e abra o seu coração à confiança.

Protegei os médicos, os enfermeiros, os agentes de saúde, os voluntários que, neste período de emergência, estão na vanguarda arriscando a própria vida para salvar outras vidas. Acompanhai a sua fadiga heroica e dai-lhes força, bondade e saúde.

Permanecei junto daqueles que assistem noite e dia os doentes, e dos sacerdotes que procuram ajudar e apoiar a todos, com solicitude pastoral e dedicação evangélica.
Virgem Santa, iluminai as mentes dos homens e mulheres de ciência, a fim de encontrarem as soluções justas para vencer este vírus.

Assisti os Responsáveis das nações, para que atuem com sabedoria, solicitude e generosidade, socorrendo aqueles que não têm o necessário para viver, programando soluções sociais e econômicas com clarividência e espírito de solidariedade.

Maria Santíssima tocai as consciências para que as somas enormes usadas para aumentar e aperfeiçoar os armamentos sejam, antes, destinadas a promover estudos adequados para prevenir catástrofes do género no futuro.

Mãe amadíssima, fazei crescer no mundo o sentido de pertença a uma única grande família, na certeza do vínculo que une a todos, para acudirmos, com espírito fraterno e solidário, a tanta pobreza e inúmeras situações de miséria. Encorajai a firmeza na fé, a perseverança no serviço, a constância na oração.

Ó Maria, Consoladora dos aflitos, abraçai todos os vossos filhos atribulados e alcançai-nos a graça que Deus intervenha com a sua mão omnipotente para nos libertar desta terrível epidemia, de modo que a vida possa retomar com serenidade o seu curso normal.

Confiamo-nos a Vós, que resplandeceis sobre o nosso caminho como sinal de salvação e de esperança, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria. Amém.

Em conclusão, aqui tem as orações necessárias

Oferecimento do Terço

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.

Sinal da Cruz 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amem.

Credo

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do Céu e da Terra; e em Jesus Cristo, Seu único Filho, Nosso Senhor; O Qual foi concebido pelo poder do Espírito Santo. Nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto, sepultado; desceu aos infernos.

E ao terceiro dia ressuscitou dos mortos; e subiu ao Céu, onde está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, de onde há-de vir a julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na Comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amem.

Pai Nosso 

Pai nosso, que estais no Céu, santificado seja o Vosso Nome; venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amem

Ave Maria

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é conVosco; bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amem.

Glória

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amem

  1. Ó meu Jesus
  2. Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno; levai as alminhas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
  3. Salve, Rainha

Salve, Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, Salve. A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas.

Eia, pois, Advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois deste desterro nos mostrai Jesus, bendito Fruto do Vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
R.

Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amem

Como rezar o terço? – Guia Ilustrado e Vídeo Educativo

Você quer saber como rezar o terço? Neste artigo você tem um rápido vídeo de passo a passo de como rezar o terço e também uma imagem ilustrativa.

Se quereis alcançar a paz, então, rezem o terço todos os dias! Esse foi o conselho maternal que Nossa Senhora de Fátima nos deu quando apareceu em Portugal aos três Pastorinhos.

São Francisco de Sales nos ensina que “O Santo Rosário é a melhor devoção do povo cristão” e Santa Teresinha afirmava que “Enquanto o Rosário for rezado, Deus não poderá abandonar o mundo, pois essa oração é poderosa em seu coração”.

Por isso, felicito você por estar querendo saber como rezar o terço.

A oração do terço inicia-se segurando a cruz e rezando a oração do Creio (ao final deste artigo estão todas as orações por escrito).

Depois da cruz temos uma conta afastada, 3 contas juntas e novamente outra conta afastada. Aí reza-se 1 Pai-Nosso, seguido de 3 Ave-Maria e por fim 1 Glória ao Pai.

  • Estas são as orações iniciais do terço e só agora começa a meditação dos mistérios.
  • Como Que Se Reza O Terço?
  • Existem 4 mistérios diferentes: gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos, e a cada dia da semana meditamos em um deles (verifique mais abaixo, qual mistério se reza a cada dia da semana).
Leia também:  Como Descobrir A Quem Pertence Um Numero?

Agora, segurando na medalha central que une a cruz ao “colar”, você diz o título do primeiro mistério, reza um Pai-Nosso, 10 Ave-Maria e por fim um Glória ao Pai. Para não se perder na contagem, vá avançando o dedo pelas contas à medida que vai rezando.

Finalizada a oração do 1º mistério, você diz o título do 2º mistério, reza o Pai-Nosso na conta isolada, seguido das 10 Ave-Marias e do Glória ao Pai, sempre avançando o dedo para facilitar a contagem.

Desta mesma forma você rezará o 3º, 4º e 5º mistérios e ao final reza-se a Salve Rainha.

Terço Meditado

  1. Primeiramente, é muito importante que você saiba que a oração do terço e principalmente uma oração de meditação, por isso, enquanto reza as orações, medite e imagine cada um dos temas dos mistérios.
  2. Assim, você estará fazendo uma oração meditada muito agradável a Jesus e a Maria.

  3. Aqui abaixo, uma imagem que também ajudará a entender melhor como rezar o terço.
  4. Depois, deixamos abaixo da imagem as orações e os mistérios por escrito para que possa acompanhar lendo.
  5. Por fim, deixei uma rápida explicação da importância desta oração e como em Fátima Nossa Senhora nos ensinou que a oração do terço nos trará a paz.

  6. Se você preferir,  clique no botão e baixe o nosso Aplicativo Salve Maria!
  • 1º Mistério Contemplamos – A Anunciação do Anjo e a Encarnação do Verbo no seio Puríssimo de Maria
  • 2º Mistério Contemplamos – A visitação de Maria a sua prima Santa Isabel
  • 3º Mistério Contemplamos – Nascimento do Menino Jesus, na gruta fria em Belém
  • 4º Mistério Contemplamos – A apresentação do Menino Jesus no templo, e a purificação de Maria
  • 5º Mistério Contemplamos – A perda e o encontro do Menino Jesus no templo discutindo com os doutores da Lei
  • 1º Mistério Contemplamos – Batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo no rio Jordão
  • 2º Mistério Contemplamos – Primeiro milagre de Nosso Senhor Jesus Cristo transformando a água em vinho nas bodas de Caaná.
  • 3º Mistério Contemplamos – Anunciação do Reino de Deus e o convite de à conversão.
  • 4º Mistério Contemplamos – A transfiguração de Nosso Senhor no Monte Thabor
  • 5º Mistério Contemplamos – A Instituição da Eucaristia na Última Ceia
  • 1º Mistério Contemplamos –  A oração e agonia no Horto das Oliveira
  • 2º Mistério Contemplamos – Flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo
  • 3º Mistério Contemplamos –  A coroação de espinhos de Nosso Senhor Jesus Cristo
  • 4º Mistério Contemplamos – Nosso Senhor carregando a Cruz nas costas à caminho do Calvário
  • 5º Mistério Contemplamos – A Crucifixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo
  • 1º Mistério Contemplamos – A Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo
  • 2º Mistério Contemplamos – A Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo
  • 3º Mistério Contemplamos – A descida do Espírito Santo a Nossa Senhora e os Apóstolos reunidos no Santo Cenáculo
  • 4º Mistério Contemplamos – A Assunção de Nossa Senhora aos Céus de corpo e alma
  • 5º Mistério Contemplamos – A Coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu  e da Terra dos Anjos e dos Homens.

Ajude-nos a manter nossas Campanhas de Evangelização e Caridade. Clique no botão abaixo e faça uma doação!

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.

Sinal da Cruz 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amem.

Credo

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do Céu e da Terra; e em Jesus Cristo, Seu único Filho, Nosso Senhor; Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo. Nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto, sepultado; desceu a mansão dos mortos.

Ressuscitou no terceiro dia. Subiu ao Céu, onde está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, de onde há-de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na Comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna.

Amem.

Pai Nosso 

Pai nosso, que estais nos Céus, santificado seja o Vosso Nome; venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amem

Ave Maria

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amem.

Glória

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amem

Ó meu Jesus

Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno; levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

Salve, Rainha

Salve, Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, Salve. A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas.

Eia, pois, Advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois deste desterro nos mostrai Jesus, bendito Fruto do Vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
R.

Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amem

Você gostaria d receber em sua casa um pôster do Imaculado Coração de Maria com seu nome escrito no Imaculado Coração? Clique no botão abaixo e solicite agora mesmo o seu!

Receba o Poster do Coração de Maria! Pedir Agora!

  • Primeiramente, você talvez concorde comigo que há situações em nossa vida, em que sentimos falta de elevar nosso coração a Deus e lhe oferecermos uma profunda oração!
  • É claro, que não nos podemos lembrar de Deus e de Nossa Senhora só nos momentos difíceis, pois, devemos ter um convívio diário com nosso Pai do Céu.
  • Entretanto, é bem verdade que nos momentos de dificuldade, momentos em que parece que sentimos nos faltarem as forças, quando não vemos mais solução natural para o nosso caso, nessa hora, parece que Deus e Nossa Senhora escutam com maior atenção nossa prece envolta em lágrimas.
  • Para esses momentos, é importante que você saiba orações que Deus e Maria nos pediram que rezássemos, para que saibamos como nos dirigir a Eles.
  • O terço é uma dessas magnificas orações que você pode aprender para rezar todos os dias, e acima de tudo nesses
  • dias mais difíceis.

Certamente, você já sabe que Maria Santíssima apareceu 6 vezes em Fátima, Portugal, onde ela nos transmitiu uma mensagem profética, importantíssima para nossos dias. Mas, além dEla transmitir essa mensagem, Ela também nos fez sempre o mesmo pedido…

Ou seja, apesar da mensagem transmitida por Nossa Senhora ser muito impressionante, Ela em todas as aparições deixou para o mundo um mesmo conselho importantíssimo: Se quereis alcançar a paz, então, rezem o terço todos os dias!

Portanto, você agora ao ler este artigo, em primeiro lugar se está preparando para atender os pedido de Maria e depois poderá rezar essa oração nos referidos dias difíceis, ou nos dias em que deseja receber uma graça muito especial! Ou seja, você está dando uma alegria a Jesus e a Maria aprendendo a rezar o terço e consequentemente estará aprendendo uma oração muito forte.

Uma das principais riquezas da oração do terço, é que você une os pedidos constantes do Pai-Nosso e das Ave-Marias e além disso você medita os mistérios sobre a vida de Jesus Cristo.

Como Que Se Reza O Terço?

  1.  Segurando o Crucifixo, fazer o Sinal da Cruz e em seguida rezar o Credo.
  2.  Na primeira conta grande, recitar um Pai Nosso.
  3.  Em cada uma das três contas pequenas, recitar um Ave Maria.
  4.  Recitar um Glória antes da seguinte conta grande.
  5.  Anunciar o primeiro Mistério do Rosário do dia e recitar um Pai Nosso na seguinte conta grande.
  6.  Em cada uma das dez seguintes contas pequenas (uma dezena) recitar um Ave Maria enquanto se faz uma reflexão sobre o mistério.
  7.  Recitar um Glória depois das dez Ave Marias. Também se pode rezar a oração de Fátima.
  8.  Cada uma das seguintes dezenas é recitada da mesma forma: anunciando o correspondente mistério, recitando um Pai Nosso, dez Ave Marias e um Glória enquanto se medita o mistério.
  9.  Ao se terminar o quinto mistério o Rosário costuma ser concluído com a oração da Salve Rainha.

Como rezar o terço? Um guia ilustrado

A oração do Terço (ou Rosário) é uma oração milenar da igreja. Somente um coração puro, humilde e de fé compreende o valor desta oração. Ela é destinada aos que buscam ter um coração puro como de uma criança. Mas como rezar o terço corretamente?

Muitos têm dúvidas sobre algumas orações das orações recitadas no terço ou mesmo não descobriram ainda a riqueza que é esta oração. Por isso, preparamos este artigo explicando de forma bem didática como rezar o terço e o texto das orações.

Como Que Se Reza O Terço?

A partir da cruz, siga as orações na sequência indicada:

  • Inicia-se segurando pela cruz, com a oração do Creio
  • Reza-se um Pai-Nosso, seguido de três Ave-Maria (Cada Ave-Maria é precedida de uma oração. Vide orações abaixo)
  • Recita-se: Glória ao Pai, ao Filho…
  • O terço possui 5 dezenas. A cada dezena contempla-se o mistério, seguido de 1 Pai-Nosso e 10 Ave-Maria
  • Ao final de cada dezena reza-se Glória ao Pai seguido da jaculatória Oh! meu bom Jesus… (vide orações abaixo)
  • Ao concluir as 5 dezenas, reza-se os agradecimentos
Leia também:  Como Saber Quem Me Ligou Restrito?

Orações do Santo Terço

Orações do Santo Terço na sequência da oração.

Oferecimento do Terço

Divino Jesus, eu vos ofereço este terço (Rosário) que vou rezar, contemplando os mistérios de nossa Redenção. Concedei-me, pela intercessão de Maria, vossa Mãe Santíssima, a quem me dirijo, as graças necessárias para bem rezá-lo para ganhar as indulgências desta santa devoção.

Creio em Deus Pai

Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo poderoso, donde há de vir julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.

Pai Nosso

Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossa ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave Maria

Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

  • A primeira Ave-Maria em honra a Deus Pai que nos criou [Ave-Maria…]
  • A segunda Ave Maria a Deus Filho que nos remiu: [Ave-Maria…]
  • A terceira Ave Maria ao Espírito Santo que nos santifica: [Ave-Maria…]
  • Amém.

Glória ao Pai

  • Glória ao Pai, ao Filho e o Espírito Santo. Como era no princípio, agora é sempre. Amém.

Oh! Meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem. Amém.

Leia também:7 respostas a 7 objeções sobre o terço

Na oração do Rosário contemplam-se todos os mistérios. No caso da oração do Terço, contempla-se um dos mistérios, conforme dias e mistérios a seguir:

Mistérios Gozosos(segundas e sábados, e nos domingos do Advento)

1- Anunciação do Arcanjo São Gabriel à nossa Senhora.
No primeiro mistério contemplemos a Anunciação do Arcanjo São Gabriel à Nossa Senhora.

2- A visita de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel.
No segundo mistério contemplemos a Visitação de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel.

3- O nascimento de Jesus em Belém.
No terceiro mistério contemplemos o Nascimento do Menino Jesus em Belém.

4- A apresentação do Menino Jesus no Tempo.
No quarto mistério contemplemos a Apresentação do Menino Jesus no templo e a Purificação de Nossa Senhora.

5- Encontro de Jesus no Templo entre os Doutores da Lei.
No quinto mistério contemplemos a Perda e o Encontro do Menino Jesus no templo.

Leia também:Os 15 benefícios prometidos por Nossa Senhora a quem rezar o terço

Mistérios Dolorosos(terças e sextas-feiras, e domingos da Quaresma até a Páscoa)

1- A agonia de Jesus no Horto das Oliveiras.
No primeiro mistério contemplemos a Agonia de Cristo Nosso Senhor, quando suou sangue no Horto.

2- A flagelação de Jesus atado à coluna.
No segundo mistério contemplemos a Flagelação de Jesus Cristo atado à coluna.

3- A coroação de espinhos de Jesus.
No terceiro mistério contemplemos a Coroação de espinho de Nosso Senhor.

4- A subida dolorosa do Calvário.
No quarto mistério contemplemos Jesus Cristo carregando a Cruz para o Calvário.

5- A morte de Jesus.
No quinto mistério contemplemos a Crucificação e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Leia também:“Truque” para rezar (e viver) o terço mais intensamente

Mistérios Gloriosos(quartas-feiras e domingos da Páscoa até o Advento)

1- A ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
No primeiro mistério contemplemos a Ressurreição de Cristo Nosso Senhor.

2- A ascensão admirável de Jesus Cristo ao céu.
No segundo mistério contemplemos a Ascensão de Nosso Senhor ao Céu.

3- A vinda do Espírito Santo.
No terceiro mistério contemplemos a Vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos reunidos com Maria Santíssima no Cenáculo em Jerusalém.

4- A assunção de Nossa Senhora no Céu.
No quarto mistério contemplemos a Assunção de Nossa Senhora ao Céu.

5- A coroação de Nossa Senhora no Céu .
No quinto mistério contemplemos a Coroação de Nossa Senhora no Céu como Rainha de todos os anjos e santos.

Leia também:16 razões incríveis para rezar o terço

Mistérios Luminosos(quinta-feira)

1- Batismo de Jesus no rio Jordão.
No primeiro mistério contemplemos o Batismo de Jesus no rio Jordão.

2- Autorrevelação de Jesus nas Bodas de Caná.
No segundo mistério contemplemos a Auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná.

3- Anúncio do Reino de Deus.
No terceiro mistério contemplemos o Anúncio do Reino de Deus.

4- Transfiguração de Jesus.
No quarto mistério contemplemos a Transfiguração de Jesus.

5- Instituição da Eucaristia.
No quinto mistério contemplemos a Instituição da Eucaristia.

Agradecimentos

Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossa mão liberais. Dignai-vos, agora e para sempre, tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo e para mais vos obrigar vos saudamos com uma Salve Rainha:

Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva; a vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas.

 Eia, pois, advogada nossa esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro nos mostrai a Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó Clemente, ó Piedosa, ó Doce, sempre virgem Maria.

V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

(via No colo de Maria)

Como (e por que) rezar o terço? – A12.com

Um amigo meu (que hoje é sacerdote) me contou que, quando era criança, sentiu como um chamado a começar a rezar o terço. Quando achou o folhetinho que explica como fazê-lo, começou.

Todos sabemos que o terço inclui as orações do Credo, Pai Nosso, Ave Marias e Glória; observando que os três últimos vão se repetindo.

Aconteceu que, quando começou rezar o Glória, percebeu que o terço seria uma oração longa, pois rezou: “Glória a Deus nas alturas e na terra paz aos homens…”. Sim, ele pensou que era para rezar o Glória que cantamos no início da Missa.

Para além da confusão, lembremos: para aprendermos a rezar, é importante que sejamos guiados por alguém. No caso, este amigo foi poupado de terços muito extensos quando foi convidado a uma oração comunitária do terço e lá percebeu que existia outra oração que também começava com “Glória”.

Além dos aspectos mais práticos – que hoje encontramos em folhetos, sites e aplicativos – alguém que pode nos aconselhar a respeito do que é o terço e como rezá-lo, é um irmão nosso, caracterizado pela sua profunda devoção a Maria: São João Paulo II.

No início do terceiro milênio, presenteou-nos uma Carta belíssima sobre o Rosário. Peguemos apenas quatro ideias citadas na Rosarium Virginis Maria:

ShutterstockComo Que Se Reza O Terço?

“O Rosário, de fato, ainda que caracterizado pela sua fisionomia mariana, no seu âmago é oração cristológica”.

Por mais evidente que seja dizê-lo, no coração da oração de todo cristão está Cristo. É Ele quem nos insere na vida de comunhão de Deus. O Rosário não é exceção. Note-se como, em Maria, tudo remete o nosso olhar a Jesus. Assim, o terço, justamente na sua fisionomia mariana, permite nos aproximarmos com os olhos da Mãe ao seu Filho amadíssimo.

“Na sobriedade dos seus elementos, concentra a profundidade de toda a mensagem evangélica, da qual é quase um compêndio”.

Aprofundando a ideia anterior. Reflitamos em como o terço nos leva a uma contemplação da Boa Nova de Jesus Cristo. Os diversos mistérios que somos convidados a rezar, segundo o dia da semana, nos convidam a olhar os mistérios centrais da vida e obra de Cristo.

“Com ele, o povo cristão frequenta a escola de Maria, para deixar-se introduzir na contemplação da beleza do rosto de Cristo e na experiência da profundidade do seu amor”.

Isto é uma ideia fundamental que João Paulo II aprofundará na carta: o Rosário é uma oração verdadeiramente contemplativa. Unidos ao olhar da Mãe, podemos contemplar o mistério do Filho.

“Mediante o Rosário, o crente alcança a graça em abundância, como se a recebesse das mesmas mãos da Mãe do Redentor”.

O terço é também um conhecidíssimo meio de intercessão. Maria, que é também chamada mediadora de todas as graças, atende os pedidos dos seus filhinhos que, com confiança, elevam aos céus esta oração tão especial.

Estes conselhos podem nos inserir renovadamente nesta prática tão cara aos católicos do Brasil. Talvez o tempo do Advento seja ocasião para que Maria eduque nosso olhar contemplativo, para acolher a Boa Nova do nascimento do nosso Salvador, tal como a Quaresma é um convite a carregar a cruz ao lado de Cristo, na feliz esperança da Ressurreição.

Terço da Misericórdia: uma oração pela humanidade

Aprendendo a rezar com as inspirações de Santa Maria Faustina

O Terço da Divina Misericórdia é uma tradicional devoção Católica, concebida a partir das iluminações de Santa Maria Faustina na década de 1930. O principal propósito dessa oração é fortalecer nossa confiança na misericórdia de Deus e reforçar em nós esse mesmo sentimento para com nossos irmãos e irmãs.

Para Santa Faustina, que viveu em uma Europa marcada pela instabilidade do entreguerras, a oração do Terço da Misericórdia trata-se de um verdadeiro clamor pelo mundo, uma súplica para que as pessoas experimentem o amor de Deus especialmente nos momentos mais difíceis de suas vidas.

Leia também:  Como Saber Qual O Melhor Tarifario?

Ora, neste tempo de turbulências em que vivemos por ocasião da pandemia do coronavírus, somos também convidados a fazer da oração de Santa Faustina uma prece por toda a humanidade, por aqueles que amamos e pelos mais fragilizados nessa crise.

Rezando o Terço da Misericórdia passo-a-passo Primeiramente, vamos procurar um lugar tranquilo e silencioso, desligando-nos dos aparelhos eletrônicos e de tudo aquilo que possa nos distrair. Para a oração do Terço da Misericórdia, podemos usar um rosário comum, de cinco dezenas.

1. Iniciamos com o Sinal da Cruz:— Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

2. Rezamos o Pai-Nosso, a Ave-Maria e o Creio.— Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém!

— Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco! Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém!

— Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra.

E em Jesus Cristo, seu único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

3. Nas contas do Pai-Nosso, rezamos:— Eterno Pai, eu vos ofereço o Corpo e Sangue, a Alma e Divindade de vosso diletíssimo Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e do mundo inteiro.

4. Nas contas das Ave-Marias, rezamos (dez vezes):— Pela sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.

5. Ao fim do terço, rezamos (três vezes):— Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro.

Dica: conforme a tradição, recomenda-se rezar o Terço da Misericórdia preferencialmente às 15 horas, a chamada Hora da Misericórdia, recordando e meditando a Paixão de Jesus Cristo.

Como Que Se Reza O Terço?Quem foi Santa Faustina?Santa Maria Faustina Kowalska nasceu na Polônia em 1905 e, aos vinte anos, ingressou na Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia. No ano de 1934, enquanto esteve na Lituânia, iniciou os escritos de A Misericórdia Divina em Minh’Alma, uma série de diários nos quais relatou as iluminações que recebia por meio de suas orações.

“O amor é um mistério que transforma tudo o que toca em coisas belas e agradáveis a Deus.”O Diário de Santa Faustina, § 890

Vítima de tuberculose, Santa Faustina faleceu em 1938, mas sua herança espiritual jamais foi esquecida.

A devoção à imagem de Jesus Misericordioso e o Terço da Misericórdia ganharam grande apreço popular, fazendo com que sua obra ficasse conhecida por católicos em diversas partes do mundo.

Canonizada pelo Papa João Paulo II no ano 2000, Santa Faustina é hoje um dos mais conhecidos santos da mística cristã.

Compaixão e o Terço da Divina MisericórdiaComo dito, a oração do Terço da Misericórdia trata-se de um verdadeiro clamor pelo mundo, uma súplica para que as pessoas experimentem o amor de Deus. É a prova da compaixão que Deus teve com toda a humanidade. Confira aqui o último episódio da série de vídeos sobre a Quaresma, que fala sobre a compaixão.

Leia Mais Veja todas

Você sabe como rezar o santo terço?

Papa São João Paulo II dedicou uma encíclica ao Santo Terço. Nela, o Santo Padre afirma:

“O Rosário coloca-se ao serviço do ideal de que, pela fé, Jesus habita os corações, oferecendo o ‘segredo’ para abrir-se mais facilmente a um conhecimento profundo e empenhado de Cristo. Digamos que é o caminho de Maria, o caminho do exemplo da Virgem de Nazaré, mulher de fé, silêncio e escuta.

É, ao mesmo tempo, o caminho de uma devoção mariana animada pela certeza da relação indivisível que liga Cristo a Sua Mãe Santíssima: os mistérios de Cristo são também, de certo modo, os mistérios da Mãe, mesmo quando não está diretamente envolvida, pelo fato de ela viver d’Ele e para Ele.

Na Ave-Maria, apropriando-nos das palavras do Arcanjo Gabriel e de Santa Isabel, sentimo-nos levados a procurar sempre de novo, em Maria, nos seus braços e no seu coração, o fruto bendito do seu ventre (cf.

Lc 1,42)” – Trecho da Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, do Sumo Pontífice São João Paulo II.

Como Que Se Reza O Terço?

Foto Ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

Entenda como rezar o santo terço

Inicie: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Em seguida, reza-se a oração do Creio e do Pai-Nosso, três Ave-Marias e o Glória ao Pai.

Creio

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, Seu único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.

Pai-Nosso

Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, e perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Não nos deixeis cair em tentação, mas nos livrai do mal. Amém.

Ave-Maria

Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, e bendita sois vós entre as mulheres. Bendito é o Fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós, os pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Glória ao Pai

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos. Amém.

Depois de realizadas essas orações, contempla-se, antes de cada dezena, o mistério do Terço rezado naquele dia.

Segundo a prática corrente na Igreja

  • As segundas-feiras e os sábados são dedicados aos mistérios da alegria – “gozosos”:

1º mistério: Anunciação do anjo a Maria;
2º mistério: Visitação de Maria a Santa Isabel;
3º mistério: Nascimento do Menino Deus;
4º mistério: Apresentação de Jesus no Templo;

5º mistério: Perda e encontro de Jesus.

Saiba como rezar o Rosário

Com um terço em mãos, inicie a oração do rosário fazendo o Sinal da Cruz:
Pelo Sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Em seguida, com as mãos sobre o crucifixo, reze a oração do Credo:
Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra.

E em Jesus Cristo, seu único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu a mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

Em seguida, há uma conta grande.

As contas grandes representam a oração do Pai-Nosso:
Pai nosso, que estais nos Céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra, como no Céu.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Nas contas pequenas, reza-se a Ave-Maria:
Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Após rezar a terceira Ave-Maria, reze o Glória ao Pai:
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos. Amém.

  • Antes de cada dezena, nas contas grandes, anunciar o mistério:
    No primeiro mistério contemplamos… (dizer o mistério correspondente e recitar um Pai-Nosso em seguida. Você pode conferir a ordem dos mistérios, clicando AQUI)
  • Rezar uma Ave-Maria a cada conta pequena, até completar 10.
  • Após cada dezena de Ave-Marias, rezar novamente o Glória ao Pai.
  • Este ciclo irá se repetir a cada dezena, sempre nesta ordem: anúncio do mistério, 1 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e um Glória ao Pai.

Ao final, reza-se a Oração da Salve Rainha:
Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degradados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas.

Eia pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre.

Ó clemente ! Ó piedosa ! Ó doce sempre Virgem Maria! Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Ao rezar o terço quatro vezes, contemplando os mistérios gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos, completa-se o Rosário.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*