Como Perceber Que O Cabelo Esta Crescendo?

Geralmente, o cabelo, os pelos e a barba crescem 1 centímetro por mês, mas existem alguns truques e dicas que podem fazê-los crescer mais rápido, como garantir todos os nutrientes que o corpo precisa para formar os fios e melhorar a circulação sanguínea local.

Ao seguir estas dicas, o cabelo e a barba devem crescer mais rápido, no entanto, existem casos em que o cabelo não cresce devido a doenças ou ao acúmulo de toxinas no organismo e, por isso, se não notar nenhuma mudança em 3 meses, é aconselhada uma consulta com um dermatologista.

1. Comer mais alimentos ricos em proteínas

Como Perceber Que O Cabelo Esta Crescendo?

Os alimentos ricos em proteínas, como carne, peixe, leite, ovos e iogurte, são necessários para formar a matriz capilar que dá origem ao cabelo e a barba, por isso, ao ingerir uma maior quantidade deste nutriente os fios tendem a crescer mais rápido e mais bonitos. Veja remédios caseiros para promover o crescimento do cabelo.

Confira uma receita simples para facilitar o crescimento do cabelo e da barba em: Suco de cenoura para o cabelo crescer mais rápido.

2. Massagear o couro cabeludo ou pentear o cabelo

Como Perceber Que O Cabelo Esta Crescendo?

Durante a lavagem dos fios, deve-se fazer uma boa massagem em todo o couro cabeludo com as pontas dos dedos porque isto aumenta a circulação sanguínea local favorecendo o crescimento dos cabelos. Quem não lava os cabelos todos os dias pode pentear os cabelos durante alguns bons minutos, diariamente, porque este hábito também melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo.

Quando se deseja que a barba cresça o que se pode fazer é 'pentear' a região com um pente fino, por exemplo.

3. Usar corretamente o condicionador

Como Perceber Que O Cabelo Esta Crescendo?

Não se deve colocar condicionador na raiz porque isso dificulta a circulação sanguínea no couro cabeludo e o crescimento dos fios. Por isso deve-se aplicar o condicionador e o creme sem enxágue, no mínimo, 4 dedos após a raiz do cabelo.

4. Deixar de fumar e evitar usar bonés

Como Perceber Que O Cabelo Esta Crescendo?

Deixar de fumar e de ficar perto de quem fuma também é importante porque o cigarro prejudica à saúde e danifica os cabelos, deixando-os mais fragilizados e quebradiços. O hábito de usar chapéus e bonés pode abafar a raiz dos cabelos, dificultando o seu crescimento, e aumentam o risco de desenvolvimento de fungos e, por isso, devem ser evitados.

5. Prender o cabelo

Como Perceber Que O Cabelo Esta Crescendo?

Prender o cabelo fazendo um rabo de cavalo ou uma trança, por exemplo, exerce uma pressão moderada nos fios que pode facilitar o crescimento, mas é preciso ter cuidado porque, se houver muita pressão, o cabelo pode quebrar ou cair.

No entanto, não é recomendado prender o cabelo quando ele estiver molhado porque isso também pode facilitar o desenvolvimento de fungos, fragilizando o cabelo e deixando um cheiro menos agradável.

6. Hidratar o cabelo 1 vez por semana

Como Perceber Que O Cabelo Esta Crescendo?

Hidratar os fios semanalmente com uma máscara adequada para o seu tipo de cabelo é importante para que o cabelo cresça bonito e não fique danificado. Após lavar os fios com shampoo e condicionador, deve-se enxaguar muito bem, até que não fique nenhum vestígio de creme nos cabelos porque os resíduos podem dificultar o crescimento dos cabelos. Para fazer uma hidratação adequada veja como saber seu tipo de cabelo.

Pessoas com cabelos muito crespos ou afro podem achar que seus cabelos demoram muito tempo para crescer, porque eles vão se enrolando naturalmente desde a raiz, mas isso não quer dizer que não cresçam normalmente. Todas estas dicas também podem ser utilizadas para facilitar o crescimento da barba e de outros pelos do corpo.

Além disso, se tem cabelo claro mas gostaria de clarear naturalmente ainda mais os seus fios mas não sabe como, aprenda como usar a camomila para clarear o cabelo.

7. Tomar vitaminas para o cabelo crescer

Como Perceber Que O Cabelo Esta Crescendo?

As vitaminas, como Pantogar e Innéov nutricare, são excelentes para fazer o cabelo crescer porque nutrem a raiz dos cabelos e melhoram a circulação sanguínea da região, o que leva o cabelo a crescer mais rápido. Veja como usar Pantogar contra a queda de cabelo. Saiba também como usar a biotina para o cabelo crescer mais rápido.

Veja também a receita desta deliciosa vitamina para fortalecer o cabelo:

Como Perceber Que O Cabelo Esta Crescendo?

15 dicas para o cabelo crescer bonito e saudável

Os cabelos compridos fazem parte do imaginário feminino. Na busca de formas mais rápidas de fazer nossas madeixas crescerem, é comum cairmos em armadilhas. Por isso, queremos apresentar aqui dicas para o cabelo crescer que farão com que seus fios cresçam mais rapidamente e de forma saudável.

Vem conferir!

Como fazer o cabelo crescer?

É importante entender que as dicas para o cabelo crescer que iremos apresentar são apenas uma ajudinha extra para fazer com que o processo de crescimento capilar ocorra mais rapidamente.

Como Perceber Que O Cabelo Esta Crescendo?Imagina um cabelão desse_ – @awhimsicalrose @arcticfoxhaircolor

Nosso cabelo cresce mais rápido quando está saudável. Na verdade, muitas pessoas que reclamam que os cabelos não estão crescendo podem não perceber que o que dá a impressão de que o comprimento é sempre o mesmo é a quebra acentuada.

Dicas para o cabelo crescer

O ciclo de vida capilar acontece em um local chamado folículo piloso. A raiz do fio de cabelo se encontra dentro dele, e suas células se multiplicam constantemente, fazendo com que o fio seja empurrado para fora.

Como Perceber Que O Cabelo Esta Crescendo?Folículo piloso – @bella_silva80 @clinicabrunovargas

1 – Alimente-se direito

A alimentação adequada para o crescimento capilar envolve nutrientes como a proteína, ferro, zinco, vitamina A e vitamina C.

Dessa forma, é possível fornecer aos fios o que eles necessitam para se fortalecer. Alimentos como carnes magras, amêndoas, abacate e espinafre são uma ótima pedida.

2 – Beba bastante água

Das dicas para o cabelo crescer, essa é talvez uma das mais universais. Não é segredo que a ingestão de água é fundamental para regular as funções do nosso corpo. Então, tenha sempre uma garrafinha de água com você e capriche na hidratação corporal.

Hidrate-se!!

3 – Use produtos adequados para seu tipo de cabelo

Se você está com frio e pede um casaco, não vai adiantar nada se alguém te trouxer uma bolsa, certo? É a mesma coisa com nossos fios. Eles exigem certas proteínas e nutrientes para estarem saudáveis.

Esses podem ser encontrados nos produtos desenvolvidos especificamente para o nosso tipo de cabelo.

4 – Faça o cronograma capilar

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados que alterna a hidratação, a nutrição e a reconstrução capilar. Dessa forma, é possível repor a água, a oleosidade e a massa capilar que perdemos diariamente.

Há um tipo de cronograma capilar específico para cada tipo de cabelo e cada necessidade capilar em específico. Então, escolha aquele que você considerar mais adequado para você e bons cuidados.

Como Perceber Que O Cabelo Esta Crescendo?Cronograma capilar

5 – Proteja seus fios do calor

É importante protegermos nossos fios tanto da agressão do sol quanto de instrumentos de calor como a chapinha e o secador. Para tal, use produtos com fator de proteção solar e aplique sempre o protetor térmico antes de utilizar esses aparelhos.

6 – Use óleos vegetais

Grande parte das listas de dicas para o cabelo crescer citam os óleos vegetais, que criam uma camada protetora em volta dos fios, impedindo seu ressecamento.

Eles podem ser usados sozinhos ou em conjunto com outros produtos focados no crescimento capilar.

Como Perceber Que O Cabelo Esta Crescendo?O óleo de rícino é famoso no uso para crescimento capilar

7 – Não tenha medo de cortar

Quando cortamos as pontinhas dos cabelos, eliminados as partes mais fragilizadas, que podem prejudicar o crescimento. Estamos falando das pontas duplas.

É possível retirar essas indesejadas pontas sem mexer no comprimento. Dessa forma, seu cabelo crescerá mais forte e mais saudável.

8 – Massageie seu couro cabeludo

O couro cabeludo é essencial para o crescimento capilar. Por isso, é importante massagear essa região seja quando estiver lavando as madeixas ou durante o processo de hidratação.

Essa é uma forma simples de aumentar a circulação sanguínea na área, o que estimula o recebimento de oxigênio e faz com que o cabelo cresça mais. Apenas tome cuidado para não usar as unhas, o que pode machucar o couro cabeludo.

9 – Use produtos que aceleram o crescimento

Atenção para não cair em ciladas. Quando dizemos que uma das dicas para o cabelo crescer é usar produtos focados no crescimento, estamos falando de ativos e máscaras que fornecem os nutrientes necessários para que o crescimento capilar ocorra de forma mais saudável.

Leia também:  Como Dizer Que O Pai Natal Não Existe?

10 – Faça um detox

Pode ser que seu cabelo esteja tão intoxicado devido aos diferentes tratamentos que ele encontre dificuldade de absorver novos produtos. É o famoso efeito build up. É importante fazer um detox capilar, utilizando um shampoo de limpeza profunda, para eliminar possíveis resíduos que estejam entupindo a fibra capilar.

11 – Penteie os cabelos com cuidado

Nada de agressividade na hora de pentear os fios. Comece desembaraçando pelas pontas e vá subindo para o comprimento até a raiz. Forçar o pente na hora de desembaraçar irá criar atrito e tornar suas madeixas mais propensas à quebra.

12 – Hora de maneirar nas químicas

Os procedimentos químicos têm o objetivo de deixar nossas madeixas mais bonitas. Mas quando os fazemos em excesso, corremos o risco de fragilizar a fibra capilar, fazendo com que o fio se quebre com mais facilidade.

13 – Lave os cabelos do jeito certo

Na hora de lavar os cabelos, lembre-se sempre que o shampoo vai na raiz e o condicionador no comprimento e pontas. Além disso, a água deve ser sempre morna ou fria, nunca quente.

Como Perceber Que O Cabelo Esta Crescendo?

14 – Atenção para a saúde

A saúde do nosso corpo tem influência direta na saúde capilar. Por isso, é importante, além de se alimentar direito e beber bastante água, evitar o estresse, que pode exercer impacto negativo no crescimento capilar.

15 – Não durma de cabelo preso

Dormir de cabelo preso é sempre uma má ideia, porque pode tornar o fio mais propenso à quebra. Se seus cabelos embaraçam muito, faça uma trança frouxa e prenda com um elástico macio.

A Cinderela dava mole pra madrasta, mas na hora de dormir não era boba e prendia os fios numa trança!

Por que meu cabelo não cresce?

É importante investigar as causas da demora do crescimento capilar. Ela pode ser causada por fatores genéticos. Nesse caso, verifique o tempo de crescimento dos cabelos dos seus pais para poder determinar os seus.

Alguns tipos de cabelos mascaram o crescimento, como os crespos e cacheados. Para medir esse crescimento, estique seu fio.

Como Perceber Que O Cabelo Esta Crescendo?Fator encolhimento @cindybrittoo

Seguindo as dicas para o cabelo crescer acima, é possível acelerar o ritmo de crescimento capilar de forma saudável, garantindo madeixas longas, bonitas e digna do projeto Rapunzel.

8 sinais de que o seu cabelo está saudável

Como Perceber Que O Cabelo Esta Crescendo?

Conheça os 8 sinais de um cabelo saudável e sedoso

Como Perceber Que O Cabelo Esta Crescendo?

O cabelo com brilho e toque macio indica que está saudável e hidratado

Como Perceber Que O Cabelo Esta Crescendo?

A elasticidade e a porosidade do cabelo são sinais importantes de sua saúde

Como Perceber Que O Cabelo Esta Crescendo?

Cabelos saudáveis são fáceis de desembaraçar porque formam menos nós

Como Perceber Que O Cabelo Esta Crescendo?

As pontas de um cabelo saudável não são duplas, e costumam ter um aspecto hidratado

Muitas pessoas acham que o cabelo cair é sinal de problema, mas na verdade é perfeitamente normal perder alguns fios na hora de lavar ou desembaraçar. A queda é quando o fio se solta do couro cabeludo ainda com o bulbo branco na ponta, enquanto fios que simplesmente se partiram são considerados como quebra.

Em geral, os médicos consideram uma queda média de 70 a 100 fios por dia em cabelos saudáveis, mas quem tem muito cabelo pode ter uma queda um pouco maior por causa da proporção. Se você imagina que está nessa faixa, não tem com o que se preocupar.

No entanto, se tem percebido uma mudança significativa nessa quantidade, é importante visitar um tricologista ou um dermatologista porque as causas podem ser os hormônios ou a carência de vitaminas.

4) O couro cabeludo não descama

O couro cabeludo é uma área crucial para a saúde do cabelo pois é a partir dele que os fios crescem e a oleosidade é distribuída pelo comprimento. Por isso, ele sempre dá sinais quando não está bem. Em um cabelo saudável, o couro cabeludo não sofre com ressecamento, descamação ou excesso de resíduos.

Quando a saúde da região não está equilibrada, é mais comum perceber a formação de caspa no cabelo, que pode ser oleosa ou seca de acordo com as carências que sofre naquele momento.

Para tratar o quadro, é importante usar um shampoo anticaspa que respeite o pH do cabelo, como Bain Antipelliculaire, de Kérastase, que limpa, purifica e refresca o couro cabeludo para evitar a caspa por até 8 semanas.

A ponta é a parte mais antiga do cabelo, então já passou por mais descolorações, escovas, exposições ao sol e desgastes naturais. Por isso, quanto mais comprido for o cabelo, mais danos ele tende a acumular.

Quem corta as pontas regularmente, tem uma rotina de tratamento em casa e mantém a saúde dos fios em dia não vai perceber uma diferença tão grande entre o estado da raiz e o das pontas, o que indica um cabelo saudável.

No caso dos cabelos danificados, é possível observar pontas duplas, com afinamento e quebradiças.

6) O cabelo tem elasticidade e não quebra facilmente

Todo cabelo tem uma certa elasticidade, que é mais perceptível quando os cabelos estão molhados. Em um cabelo saudável, você pode esticar o fio molhado em até 50%, e quando solto ele retorna ao formato original.

Isso permite que você faça escova, use babyliss e prenda os fios com menos risco para a saúde da fibra. Nos cabelos danificados, o fio não resiste a esse teste, e pode tanto arrebentar quanto ficar esticado e não voltar à textura inicial.

Nesses casos, é fundamental fortalecer a estrutura do fio, e a dica do hairstylist Rafael Wanick é apostar na linha Resistance Thérapiste, de Kérastase.

“A máscara da linha é minha favorita porque consegue dar uma segunda vida aos cabelos, especialmente depois de fazer luzes”, afirma o Expert K. A fórmula vai tornar o fio mais resistente sem torná-lo rígido, preservando a maciez e o brilho das madeixas.

A porosidade do cabelo pode dizer muito sobre sua saúde. De uma forma geral, o ideal é que ela seja mediana; alta o bastante para absorver os nutrientes e tratamentos mas baixa o bastante para não sensibilizar o fio.

Isso significa que o cabelo vai resistir bem a ambientes úmidos, por exemplo, sem formar frizz.

Já o cabelo com porosidade alta é mais sensível às condições climáticas e ao ressecamento, então costuma indicar que os fios estão danificados.

8) Não é difícil desembaraçar o cabelo

Como o cabelo saudável é forte e hidratado da raiz às pontas, ele não costuma apresentar nenhuma resistência na hora de ser desembaraçado.

Ao passar o pente ou a escova pelos fios, é normal perceber alguns nós, mas eles são facilmente desfeitos.

Já nos cabelos danificados, as pontas ressecadas tendem a embolar com mais facilidade, o que faz com que o pente agarre. Se fizer força, pode acabar partindo os fios na hora de desfazer os nós.

Descubra um novo salão de beleza perto de você!

Cadastro realizado com sucesso

}

Como Acelerar o Crescimento do Cabelo? Truques Infalíveis e Úteis

Como Perceber Que O Cabelo Esta Crescendo?

Muitas pessoas acreditam que o cabelo cacheado não cresce ou que o crescimento dele é mais devagar do que o cabelo liso, por exemplo. Porém, isso não é verdade.

A confusão acontece devido ao formato em espiral dessa curvatura de fio que dificulta a visualização do crescimento do cabelo, em especial, devido ao fator encolhimento, que faz o cabelo cacheado parecer menor do que realmente é.

Portanto, se você quer deixar o seu cabelo cacheado bem grandão, basta desapegar dessa história de que ele não cresce e seguir as nossas 8 diquinhas especiais para te ensinar como acelerar o crescimento do cabelo!

8 dicas de como acelerar o crescimento do cabelo

1-Mantenha a saúde em dia

Muitas vezes o crescimento dos fios está ligado diretamente à questões da nossa saúde.

Portanto, se você acredita que o seu cabelo não está crescendo o tanto que deveria, procure um médico para que ele avalie se está tudo certo.

Além disso, manter bons hábitos como uma alimentação balanceada, beber bastante água e praticar esportes também ajuda o corpo a trabalhar direitinho o que, automaticamente, estimula o crescimento saudável dos fios.

Leia também:  Qual A Utilidade De Programas Como O Winzip Winrar Entre Outros?

2-Consuma os alimentos certos para o cabelo crescer mais rápido

Quando falamos sobre manter a saúde em dia e seguir uma alimentação balanceada, é legal saber que existem alimentos em especial que estimulam ainda mais o crescimento das madeixas.

Portanto, se você quer aquele cabelo comprido dos sonhos, não esqueça de investir em alimentos ricos em proteína como peixe, carne vermelha, ovos, feijão e laticínios.

Invista também naqueles enriquecidos com vitamina A, C, ferro ou zinco como cenoura, abóbora, tomate, beterraba, espinafre e amêndoas

3-Massageie o couro cabeludo

Essa é uma velha dica que nunca falha! Massagear o couro cabeludo, em especial com óleos vegetais. Pois estimula a circulação sanguínea da região e impulsiona o crescimento capilar.

Outro fator favorável é que alguns óleos vegetais, quando aplicados no couro cabeludo por meio de massagens circulares, também são capazes de desobstruir os poros. O que facilita a troca de células mortas e a entrada de nutrientes. Isso melhora a qualidade de vida do fio e consequentemente leva ao crescimento saudável.

E para quem é cacheada é perfeito! Pois ainda promove a nutrição dos fios. Gostou da ideia? Então experimente os óleos de umectação #todecacho.

4-Lave com a frequência adequada

Lavar o cabelo menos vezes do que o recomendado promove a proliferação da oleosidade no couro cabeludo. E, isso dificulta o crescimento dos fios. Portanto, tente deixar as lavagens sempre em dia.

Também é importante destacar que lavar o cabelo demais também acaba retirando do fio a oleosidade natural necessária para sua saúde, além de outros nutrientes. Sendo assim, a média ideal é lavar o cabelo um dia sim e outro não.

Se o seu cabelo for muito oleoso e essa frequência não adiantar, tente recorrer a shampoos detox. A fim de não ter que lavar o cabelo todos os dias sempre.

Porém, sabemos que o cabelo cacheado geralmente é mais ressecado do que oleoso, né? Se esse for o seu caso, tente avaliar qual o melhor tempo de pausa de lavagem para o seu cabelo. Mas sem esquecer da regrinha: não lavar nem menos, nem mais do que o necessário. O fio precisa estar sempre limpo e saudável.

5-Não fuja dos cortes de rotina

Antes de tudo é bom esclarecer que cortar o cabelo não faz os fios crescerem. Porém, ao aparar as pontas periodicamente você evita o ressecamento e, consequentemente, a quebra do fio.

Além disso, essa também é uma boa tática para quem está sentindo o fio muito ralo e sem volume.

Mas, cortar as pontas deixa a aparência mais pesada e uniforme, conferindo um efeito mais volumoso e preenchido.

6-Evite os maus hábitos

  • Tão importante quanto estimular bons hábitos é evitar aqueles que são ruins. Veja alguns exemplos do que não fazer para que seus fios cresçam mais rapidamente:
  • -Não lavar o cabelo com água muito quente; -Não prender os fios por muito tempo; -Não dormir de cabelo molhado; -Evitar o uso de aparelhos que são fontes de calor (secador e modelador);
  • -Não esquecer do protetor térmico.

Por que seu cabelo não está crescendo? Descubra possíveis causas

Quando você pensa em cabelo grande e saudável qual é o primeiro nome que vem à mente: Gisele Bündchen? Marina Ruy Barbosa? Bruna Marquezine? Ao se comparar com as celebridades, podemos ter a tendência de exagerar, mas se você notar que o cabelo não está crescendo, de alguma forma, pode estar certo.

“O cabelo geralmente cresce 0,4 milímetros por dia.

É tão pouco que é impossível perceber sua evolução, mas depois de alguns meses, quando a figura passa a ser centímetros, podemos ver o quanto o comprimento mudou”, afirma a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff.

O problema surge naquele momento em que quase não houve progresso. Como se o tempo não tivesse passado: tudo continua como antes. O cabelo não cresce e você se pergunta: afinal, o que está acontecendo?

Segundo a dermatologista, existem três estágios de desenvolvimento do cabelo. “A primeira, chamada de anágena, é a fase de crescimento mais ativa e costuma durar entre 2 e 6 anos. Isso é seguido por um período de descanso. A catágena dura de 2 a 3 meses.

Por fim, chega a terceira e última etapa, a telógena, em que o cabelo morre e se perde. Este ciclo de vida pode ser alterado por diversos fatores. Um deles é a comida.

Parece lógico, mas se não ingerirmos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do nosso corpo, o crescimento capilar vai ser afetado”, completa a médica.

Lembre-se de que as proteínas ajudam a produzir aminoácidos, a partir dos quais a queratina é criada, o principal componente do cabelo.

“Em dietas radicais, uma alimentação com déficit calórico muito expressivo (ou seja, quando as calorias ingeridas são extremamente menores que a taxa metabólica) trará resultados para o emagrecimento, mas poderá causar sérios problemas ao corpo.

As carências de vitaminas, minerais, proteínas, gorduras e carboidratos de boa qualidade também impactam na saúde dos fios e do couro cabeludo”, afirma a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, professora e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Se você perceber que seu cabelo está demorando a crescer, pode tentar (re)introduzir à dieta alimentos que são boas fontes de proteínas, como peixe, frango, carne magra, ovos, feijão, quinoa, tofu e leguminosas, segundo a dermatologista.

“O ovo é rico em proteínas, ácidos graxos, aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais como zinco, selênio e ferro. Esses micronutrientes são envolvidos nos processos de formação da fibra capilar e de multiplicação das células da raiz do cabelo, facilitando o processo de crescimento”, diz a Dra. Paola. Aproximadamente 85% do cabelo é formado de queratina, que é uma proteína.

“Se não houver sobra de aminoácidos, não há boa síntese de queratina. Além disso, minerais metálicos como ferro e cobre além de vitaminas do complexo B como a biotina participam da manutenção da saúde capilar”, diz a nutróloga.

O mesmo da dieta também vale para o descanso. Às vezes é difícil reservar 7 ou 8 horas do dia para dormir, mas é isso que seu corpo e seu cabelo precisam para evitar sofrer mais do que o necessário. Leve isso a sério.

“Se você fuma, saiba que o cigarro pode ser uma das razões pelas quais seu cabelo não cresce.

Cada cigarro que você acende contém um coquetel de substâncias químicas que afetam a oxigenação do seu corpo, incluindo transporte de nutrientes, o que atinge seu couro cabeludo e retarda o crescimento dos fios.

Além disso, alguns medicamentos ou anticoncepcionais também podem afetar o ciclo de vida e até mesmo os componentes de seu shampoo normal. Escolha sempre aquele que não contenha sulfatos, pois são mais agressivos para os cabelos”, diz a dermatologista.

Além disso, segundo o geneticista Dr.

Marcelo Sady, Pós-Doutor em Genética e diretor geral Multigene, é importante notar que a dieta e os hábitos de vida modulam a expressão de nossos genes – e alguns deles estão relacionados com o fenômeno da queda capilar ou da oleosidade e caspa, que também afetam o crescimento dos fios. Estima-se que 70% dos homens e 40% das mulheres possam ser afetados pela Alopécia Androgenetica (calvície).

“Uma das principais causas é a ação da enzima 5 alfa-redutase, que transforma testosterona em di-hidrotestosterona (DHT). O DHT pode promover a miniaturização folicular”, afirma a dermatologista.

“Quando há baixa expressão do gene CYP19A1, há acúmulo de DHT (di-hidrotestosterona) que leva à queda de cabelo e aumento de oleosidade. A alta expressão diminui os níveis de DHT e melhora a resposta ao tratamento.

Já o gene SRD5A2 codifica a enzima 5 alfa-redutase 2, que está envolvida com o aumento da oleosidade e queda capilar. A expressão de genes tem relação inclusive com a efetividade do tratamento contra queda capilar”, afirma o geneticista.

Mas não se esqueça de um detalhe importante: o comprimento do cabelo é determinado geneticamente e, além disso, diminui com o passar dos anos.

“O fato é que o fio do cabelo cresce e, com o passar dos anos, existe uma diminuição natural do crescimento do fio do cabelo, porque nosso metabolismo basal não é mais o mesmo. Existem algumas vitaminas que podemos tomar, soluções que podemos aplicar no couro cabeludo, desde vitaminas à medicação tópica.

Mas existe sim um crescimento mais acelerado quando somos mais jovens, pelo fato de termos o metabolismo mais rápido, e conforme vamos envelhecendo existe um quadro de senescência ou envelhecimento que também faz parte o fio do cabelo.

É inevitável, embora isso não signifique que não encontraremos a solução mais adequada e recomendada por um especialista, se percebermos que o cabelo cresce cada vez menos”, finaliza a dermatologista.

Leia também:  Como Saber Que O Hímen Rompeu?

7 hábitos que fazem o cabelo crescer mais

1. Mantenha o couro cabeludo limpo

Antes de entrar no banho, massageie por alguns minutos a cabeça. Esse processo ajuda a soltar a camada de sujeira e oleosidade que se forma na couro cabeludo e pode reduzir a velocidade de desenvolvimento dos fios. A massagem tem, ainda, outro benefício: estimula a circulação sanguínea e, consequentemente, o crescimento do cabelo.

Continua após a publicidade

2. Use produtos específicos

Para deixar o couro cabeludo bem limpo, prefira usar um xampu sem sal e um condicionador antirresíduos. E, importante: lave a cabeça com frequência. “Higienizar o cabelo uma única vez na semana intensifica o acúmulo de sujeira, dificultando a oxigenação do couro e a troca celular”, alerta Lucienne de Souza, esteticista e cosmetóloga do Spa da Pele.

 

3. Diminua as agressões aos fios

Você sabia que qualquer tipo de agressão – como a química da progressiva, da definitiva ou mesmo o calor do secador – pode dificultar o crescimento dos fios? “O ar quente do secador sempre prejudica a qualidade do fio, deixando-o bem debilitado”, alerta Keiko Ito, cabeleireira do Salão Gilberto Cabeleireiros.

Outro problema é a rotina de fazer escova! “Esse processo de puxar e esticar os fios deixa o couro cabeludo sensível”, diz Lucienne. Por isso, dê um tempo nesses procedimentos sempre que puder! Melhor ainda: experimente escolher um dia da semana para ficar livre de qualquer tipo de agressão.

Você notará uma diferença significativa já no início do segundo mês.

Continua após a publicidade

Fique atenta se, às vezes, você tem a sensação de que seu cabelo não está crescendo mais. Nem sempre se trata de uma mera impressão. “Situações de estresse severo podem favorecer o crescimento lento dos fios ou fazê-los parar de crescer e, em seguida, começarem a cair”, explica Ademir Jr., dermatologista especialista em tricologia (medicina do cabelo).

 

5. Deixe o cabelo mais forte

Fios só crescem se você evitar sua quebra e queda. “Usar produtos com proteínas vegetais ou aminoácidos na composição ajuda a fortalecer. O óleo de abacate, por exemplo, é um desses componentes”, diz o dermatologista Ademir Jr.. E vale reforçar: limpe bem o couro cabeludo, pois a oleosidade em excesso leva à queda.

Continua após a publicidade

6. Invista nos tônicos

Sim, um tônico capilar realmente funciona! Mas é um produto manipulado, ou seja, requer receita médica. “Além disso, é importante que esse tipo de tratamento seja acompanhado por um dermatologista”, ressalta a cabeleireira Keiko.

Continua após a publicidade

7. Aposte na receita caseira

Para melhorar o crescimento dos fios, aposte nesta receita fácil e baratinha! Misture 2 colheres (sopa) de argila branca ou verde com 3 colheres (sopa) de água até formar uma pasta bem líquida. Se precisar adicionar água, não tem problema.

Aplique no couro cabeludo e espere secar bem, até sentir a pele repuxar. Depois, lave bem com seu xampu de rotina. Repita o processo uma vez a cada 15 dias.

“Essa receita ajuda a eliminar caspa, oxigenar o couro cabeludo e melhorar a qualidade dos fios”, ensina a esteticista.

Continua após a publicidade

  • Cabelos
  • Cabelos – produtos
  • Cabelos compridos
  • Cabelos curtos
  • Cuidados diários

Como fazer o cabelo crescer mais rápido: confira dicas de experts!

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link

Mudar o visual, abandonar um corte que não deu certo, apostar em um penteado diferente… Motivo para deixar o cabelo crescer é o que não falta, mas nem sempre esse desejo é correspondido na mesma velocidade com que a gente gostaria.

Yasmin Brunet: cabelo dos sonhos (Foto: Reprodução/Instagram)

O tempo médio de crescimento dos fios é de 0,5 a 1 cm por mês, porém, intensificando os cuidados, seu cabelo pode chegar a crescer até 2 cm! Para deixar essa missão mais rápida e prática, a Glamour conversou com alguns especialistas e garante: essa tarefa é mais fácil do que você imagina.

Leia mais

Couro CabeludoVocê pode até não dar muita atenção para ele no dia a dia, mas reverter essa situação fará toda a diferença.

“Quando falamos do couro cabeludo, estamos conversando sobre células vivas que demandam cuidados” explica Marcela Buchaim, farmacêutica bioquímica especialista em tricologia e terapia capilar.

Por isso, é necessário policiar hábitos que possam prejudicar a região.

Em primeiro lugar, evite a exposição da área à alta temperatura, que pode causar aumento na secreção da glândula sebácea (ou seja, oleosidade) e diminuir a oxigenação do folículo capilar.

O resultado? Obstrução do poro — que impedirá um fio novo de nascer. Por isso, nada de banho quente, uso frequente de secador no couro cabeludo ou exposição prolongada ao sol.

Invista no chapéu! “Na hora de secar os fios,use o ar quente apenas no comprimento e o ar morno no couro cabeludo”, aconselha Marcela.

Também aproveite o momento do banho e inclua uma massagem no couro cabeludo. Faça movimentos leves com as pontas dos dedos por, aproximadamente, três minutos para estimular a circulação na região. Além de deixar a área mais saudável, você pode usar esse período também para relaxar.

É necessário policiar hábitos que possam prejudicar o couro cabeludo (Foto: Istock)

Cuidados necessáriosPara auxiliar no crescimento do cabelo, não basta apenas incentivar o nascimento de novos fios, é preciso também cuidar do comprimento.

Por isso, é indicado cortar as pontas a cada dois ou três meses, eliminando assim as duplas e ressecadas.

“Conforme o cabelo vai crescendo, a parte mais longa do fio se afasta da raiz — e de sua oleosidade natural que ajuda a nutrir as mechas — ficando mais fraca e quebradiça”, explica Marcelo Brito, hair stylist do salão Studio Tez.

Fique de olho nos penteados! O rabo de cavalo ou coque muito alto podem prejudicar o crescimento dos fios se presos com muita força. Além de facilitarem a quebra, por conta do peso e da tensão colocada ao puxar as mechas, eles podem causar a queda de cabelo da região frontal — além de lesões nos folículos capilares.

saiba mais

Prender os fios ou deixá-los molhados antes de dormir aumenta a chance de rompimento deles. “Quando esse tipo de atitude se torna comum, cria-se a impressão de que o cabelo não cresce. Isso acontece porque ele passa a quebrar com maior frequência”, afirma Marcelo Brito.

Para cuidar das mechas e repor os nutrientes, aposte na hidratação a cada 15 dias.

“Procure produtos à base de queratina, aminoácidos e lipídios, pois eles são compostos vitamínicos que ajudam a fortalecer a fibra capilar”, recomenda Marcelo.

Mas, atenção: use máscara, condicionador e ampolas de hidratação apenas no comprimento dos fios para não aumentar a oleosidade do couro e causar um acúmulo de substâncias que podem causar as obstruções de que falamos.

O ideal é lavar o cabelo pelo menos duas vezes na semana (Foto: Thinkstock)

Alimentação saudávelVitaminas e nutrientes também não podem faltar nas refeições para garantir um crescimento capilar acelerado. Por isso, lembre-se: elementos variados como proteínas, frutas, verduras e óleos naturais devem estar presentes no seu cardápio.

saiba mais

Vilão indiretoNão são apenas hábitos ruins que prejudicam o crescimento dos fios: o estresse também atrapalha e pode ser responsável pela queda de cabelo. “Ele aumenta a liberação do cortisol, hormônio que também estimula a produção da glândula sebácea”, explica Marcela Buchaim.

Mito de belezaDiferente do que muitas pessoas acreditam, lavar os fios com frequência não é prejudicial. Na verdade, a higienização do couro cabeludo é necessária para retirar os resíduos e oxigenar a região.

“Lavar poucas vezes o cabelo pode até deixar o aspecto das mechas mais bonito, pois retira menos da oleosidade natural que as nutri. Porém, essa camada protetora de óleo pode ser reposta durante o banho com máscaras e condicionadores.

O ideal é lavar o cabelo pelo menos duas vezes na semana”, finaliza Marcela.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*