Como Parar De Pensar Em Alguem Que Nao Te Quer?

Como Parar De Pensar Em Alguem Que Nao Te Quer?

O ser humano não funciona de forma automática no que diz respeito aos afetos. Pensar em alguém é um reflexo de que essa pessoa tem um significado para você. Sem embargo, é possível que deixar de pensar nela constantemente seja o melhor para você como, por exemplo, quando amamos alguém que não corresponde esse amor.

Portanto, não se trata tanto de deixar de pensar em alguém, mas sim em mudar o foco dessa experiência emocional. Como deixar de pensar em alguém? Em Psicologia-Online, te oferecemos ideias para tirar alguém da cabeça e do coração.

O processo de esquecimento é gradual. Como conseguir parar de pensar em alguém?

1. Mantenha a mente ocupada com outros assuntos

Por exemplo, você pode aprender um novo idioma, ter aulas de um curso que você gosta, ir na academia, focar-se nas ocupações imediatas do trabalho, elaborar um plano de melhora de emprego, surpreender amigos com detalhes especiais… Isso significa que você vai esquecer essa pessoa? Não, mas quando você se ocupa dessa forma, acaba controlando o seu pensamento através da programação de uma agenda que requer a sua implicação pessoa.

2. Não faça coisas que te prejudicam

Por exemplo, quando você consulta as redes sociais dessa pessoa, alimenta a memória ao invés de esquecê-la. Para manter distância dessa pessoa, recomendamos que você evite situações que te levam a reforçar a imagem dessa pessoa na sua mente. Evite ver fotografias, por exemplo.

O que acontece se, em algum momento, você não consegue evitá-lo? Seja bondoso consigo mesmo(a) e continue o seu caminho.

3. Procure não esquecer os defeitos

Ao invés de alimentar a idealização, tente se enfocar nos aspetos que você não gosta nessa pessoa e recorde comportamentos menos dignos de admiração. Você pode potenciar o processo de esquecimento se fixando conscientemente nessa perspetiva. Confira o que é a idealização e como evitá-la nesse artigo.

4. Compartilhe o seu objetivo de esquecer

Informe as outras pessoas da sua máxima confiança do seu compromisso em esquecer essa pessoa. Quando você verbaliza o seu desejo entre amigos importantes, aumenta a sua motivação nessa meta. Além disso, eles também serão um apoio para você por poderem comentar detalhes dessa evolução. Para esquecer alguém é preciso tempo, mas o tempo não faz tudo sozinho.

5. Saia com outras pessoas

Quando você sente que não consegue parar de pensar em alguém, corre o risco de ficar fechado(a) nesse pensamento. No entanto, quando, ao invés de se isolar, você tenta ativar as suas relações para nutrir o seu bem-estar emocional com conversas e encontros, estará ampliando o seu mapa nesse momento da sua vida.

Contudo, para além desses conselhos, a chave definitiva da mudança reside na convicção clara que de que parar de pensar em uma pessoa é o melhor para você.

Como Parar De Pensar Em Alguem Que Nao Te Quer?

Em que situações é urgente deixar de pensar em alguém? Em Psicologia-Online, enumeramos um catálogo de situações possíveis:

1. Parar de pensar no ex

Um término de namoro não se materializa completamente até que a pessoa tenha interiorizado essa informação na sua mente e no seu coração. É aí que o adeus ganha um significado profundo. Para esquecer o ex-namorado, você precisa fazer o processo de luto necessário.

2. Esquecer alguém que te faz sofrer

Quando a memória de uma pessoa é sinônimo de dor, você necessita avançar para além desse fato para curar as emoções que sente em relação a esse acontecimento. O ser humano é tão complexo que pode sofrer por uma memória muito longe no passado.

Por exemplo, é possível que, em relação a esse ponto, algo que podia ter sido e não foi seja o que te faz sofrer. A eterna questão de não saber o que podia ter sido caso você tivesse feito algo diferente na vida. Ninguém pode adivinhar o ontem, a realidade é a que foi.

Concentre-se no presente!

3. Dar muito e receber pouco

A conta bancária emocional das relações pessoais está em um bom momento quando existe um equilíbrio entre dar e receber. No entanto, quando a dor de dar muito a uma pessoa que não te responde com indiferença é repetitiva, é normal que isso te afete em forma de sofrimento. Nesse caso, é essencial que você deixe de pensar em alguém como uma prioridade para você.

4. A memória te rouba mais do que oferece

O pensamento faz parte da vida, assim como a memória. Quando pensar em alguém se torna um peso que te afasta do bem-estar e alegria desejados, é positivo fazer algo em relação a isso. Por exemplo, quando esse pensamento se converte em uma forma de ruminação mental.

Como Parar De Pensar Em Alguem Que Nao Te Quer?

  1. Essa pessoa teve o seu momento na sua vida mas, por determinadas circunstâncias, precisa ficar no passado. É importante esquecer o passado e viver o presente.
  2. Para esquecer alguém, não é apenas necessário removê-la da sua vida, mas também do seu pensamento.
  3. Quando você dedica muito tempo a pensar em alguém que pertence ao seu passado, não deixa espaço para o novo.
  4. É possível que pensar nessa pessoa seja a úncia forma de manter o vínculo anímico através das emoções que você sente no seu interior. Sem embargo, é preciso deixar essa recordação ir para aceitar a realidade.

Finalmente, para conseguir deixar de pensar em alguém, e necessário seguir alguns conselhos que a psicologia oferece:

  • Conclua qual é o motivo pelo qual você tomou essa decisão e aja de forma coerente com esta motivação inicial.
  • Elabore um plano. O que você vai fazer para deixar de pensar tanto nessa pessoa? Crie uma lista de ações que você pode realizar para atingir esse objetivo.
  • Defina objetivos que você possa cumprir para reforçar o sue nível de autoconfiança. Não faça promessas impossíveis. Não acelere o processo de esquecimento através da pressa. Tome o tempo que você necessita mas avance no seu caminho.
  • Leia uma frase de inspiração de um autor famoso cada dia.Conecte com a mensagem do dia como um mantra de plenitude. Se uma frase não for particularmente útil, troque-a por outra.
  • Escreva uma carta de despedida na qual você expressa uma mensagem de esquecimento. Escrevê-la e verbalizá-la ajudará a dar o primeiro passo.

Como deixar de pensar em alguém? Começando a pensar em você.

Este artigo é meramente informativo, em Psicologia-Online não temos a capacidade de fazer um diagnóstico ou indicar um tratamento. Recomendamos que você consulte um psicólogo para que ele te aconselhe sobre o seu caso em particular.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como parar de pensar em alguém, recomendamos que entre na nossa categoria de Sentimentos.

AMOR PRÓPRIO: Aprendendo a Desapegar de quem não te quer

Vamos jogar um jogo bem aberto aqui entre nós no tema que envolve os relacionamentos amorosos. Vejo dezenas de pessoas chegando para mim e dizendo: “Eu quero ele ou ela.” ou “Não consigo pensar em mais nada, porque a minha mente só fica pensando 24 horas nele”. “Não sei o que fazer porque não consigo viver sem essa pessoa”.

Se eu fosse listar as mensagens semelhantes como esta que recebo, daria pra escrever um livro. O que essas pessoas e é bem possível que você também não sabem, é que tudo isso tem apenas um ponto a ser trabalhado que é o Amor Próprio: aprendendo a desapegar de quem não te quer.

Pra começar este processo de movimento vamos falar 100% de mentalidade de um jeito simples e descomplicado.

Como Parar De Pensar Em Alguem Que Nao Te Quer?

SUA MENTALIDADE É QUE FERRA TUDO

Permita-me ser bem direta com você aqui e agora. Pode ser inclusive que você não goste, porém o ponto central aqui é contribuir com você e às vezes isso pode gerar dor ou até incomodo.

Porém uma coisa digo que se você de fato entender o que vou ensinar aqui: GAME OVER.

Leia também:  Como Ignorar Uma Pessoa Que Fala Mal De Mim?

Você literalmente zera o jogo e dá xeque mate nessas crises emocionais que te impedem de viver a plenitude ao lado de alguém que verdadeiramente te mereça.

Vamos direto ao ponto aqui: nós como seres humanos somos formados de hábitos. Estes hábitos governam a nossa vida e aprendemos isso quando ainda éramos bem pequeninos. Para entender mais sobre isso clique aqui para ver um artigo completo onde te ensino sobre as nossas crenças.

Sendo assim, você viu, ouviu e sentiu o mundo a sua volta e foi absorvendo sem questionar os comportamentos das pessoas ao seu redor. O detalhe que “ferra” a sua vida amorosa hoje em dia é que você aprendeu certos padrões que são distorcidos e que não tem nada de felicidade ou se quer amor.

Logo, pelo fato de nunca ter questionado ou até olhado pra dentro de si, você vive a vida entre altos e baixos emocionais e se apega ao outro como se este fosse a última bolacha do pacote.

Como Parar De Pensar Em Alguem Que Nao Te Quer?

Podcast: Play in new window | Download

Subscribe: Android | RSS

AMOR PRÓPRIO – VOCÊ GOSTA DE SE ILUDIR

O que você precisa ter em mente é que precisa entender sobre o Amor Próprio e aprender a desapegar de quem não te quer. Pode ser que agora você tenha até “estatalado os olhos” porque fui direta demais, mas é a mais pura verdade.

Foi pensando inclusive em ajudar pessoas como você que vivem esse eterno dilema que gravei uma série exclusiva. Bem no formato de mini-treinamento onde ensino você a desapegar de quem não te quer.

De modo que você vai começar a treinar a sua mente pra entender.

Pensa comigo, você vive sua vida basicamente repetindo padrões. Isso acontece porque somos seres de hábitos.

Sendo assim, de nada adianta você romper seu relacionamento com esta pessoa que a próxima será bem semelhante, ou seja, você vai atrair alguém muito parecido e nada vai de fato mudar.

Foi pensando nisso e nesses comportamentos repetitivos que no episódio de número 01, eu abri o verbo e peguei pesado. Tudo para lhe ensinar como TREINAR A SUA MENTE para sair desse círculo vicioso.

AMOR PRÓPRIO – A DECISÃO SEMPRE SERÁ SUA

Uma coisa você precisa estar bem ciente: se você não se desenvolver e entender o que acontece internamente em si não terá mudança significativa. Você tem o poder de transformar a sua realidade por estar tendo acesso a um material precioso. No entanto, a decisão se vai ouvir esta aula, se vai seguir os exercícios é sua. A vida é sua, logo, você é o único responsável por mudá-la.

UMA AMIGA E MENTORA DE MENTALIDADE

Quero que você tenha em sua mente que: do lado de cá você tem uma amiga, porém mais do que isto, você tem uma mentora de mentalidade.

Estudo este tema todos os dias e além de aplicar em minha própria vida, também ensino mentorandos ao redor do mundo a também terem mais resultados. Além disso, compartilho estes conhecimentos nos meus treinamentos.

Pois assim, mais pessoas conseguem treinar em si a arte de dominarem suas emoções e desenvolverem o amor próprio.

Para saber mais dos treinamentos, basta clicar aqui.

Como Parar De Pensar Em Alguem Que Nao Te Quer?

DUAS DICAS DE OURO

Para fecharmos com chave de ouro vou compartilhar duas coisas com você:

Primeira é uma frase do Joe Vitale

Ele(a) não te quer? 3 formas eficazes de esquecer aquela pessoa que não sai da sua mente

Como Parar De Pensar Em Alguem Que Nao Te Quer?

Você amou alguém por algum tempo, apenas para ser rejeitada (o). Caso essa pessoa tenha dito ou não o motivo, a rejeição ainda machuca. Você se cansou disso, mas a ama tanto que não enxerga como pode esquecê-la. Porém, a verdade é que você merece coisa muito melhor. Você é forte e capaz de encontrar alguém que o(a) respeite do jeito que é, e que ame você por todas suas esquisitices. Se quiser esquecer alguém que não o(a) ama mais, continue com a gente.

1- Chore, mas chore bastante. Chorar irá liberar todas suas emoções ao invés de mantê-las presas em você. Isso é chamado de “catarse”. Pesquisas mostram que chorar alivia o estresse e melhora sua saúde. 

2- Pense em todas as coisas ruins relacionadas com a pessoa que você amava. Você pode pensar que ela não tem defeito algum, mas talvez isso não seja verdade.

O velho ditado é verdadeiro: ninguém é perfeito. Experimente fazer uma lista de tudo que você não gostava nela, incluindo os defeitos. Quanto mais coisas desagradáveis você encontrar, mais fácil será convencer seu coração de que ela era a pessoa errada para você.

2- Saia de férias. Pode ser apenas alguns dias de folga em casa ou férias de verdade, para algum lugar exótico. Seja o que for, você merece. Muito esforço foi investido nesse relacionamento, o que significa que você merece dar um tempo.

3- Tire-a da cabeça. Sair com os amigos, associar-se a um clube (de teatro, escrita criativa, leitura, clubes online etc.) são atitudes que ajudam bastante. Faça qualquer coisa para tirá-la da cabeça.

Escreva canções ou contos, faça tarefas domésticas, vá ao shopping com os amigos, vá ao cinema; todas essas coisas podem funcionar. Certifique-se de não pensar nessa pessoa e que não haja motivos para encontrá-la.

1- Se estiver preparado(a), tente encontrar um novo amor. Você pode encontrar essa pessoa numa livraria, numa cafeteria, na internet ou no meio da rua.

Nunca perca a esperança a respeito desse encontro. Obviamente, não deu certo entre você e a pessoa que você amava, do contrário você não estaria lendo isso agora.

E se não deu certo entre vocês dois é porque não era pra ser.

2- Aprenda com os erros de relacionamentos passados ao procurar alguém especial.

A partir desse momento, é provável que você comece a procurar uma nova pessoa, o que significa se expor a pessoas e situações diferentes.

Em todo esse processo, aprenda com os erros que cometeu no passado ao invés de cometê-los outra vez. Espera-se, assim, que você só tenha que seguir em frente uma vez, deixando esse problema para trás. Cruze os dedos!

3- Tenha em mente que o que houve entre vocês foi bom e que tudo tem um fim. Fique feliz com as memórias que compartilhou com essa pessoa. Você pode ter aprendido boas lições. Não deseje que nunca tivesse acontecido — deseje apenas esquecê-la. Também é possível ser feliz seguindo em frente. Só é preciso ver as coisas boas que essa experiência lhe trouxe.

4- Desista agora de falsas esperanças. No fundo, você vai pensar: “Posso fazer tal pessoa me amar. Talvez ela não quisesse dizer aquilo e só estava envergonhada. Talvez um dia tudo dê certo entre nós”. Não. Deixe tudo isso para lá.

Para seguir em frente, você precisa entender que “agora” não há esperança para vocês dois. Se ele ou ela rejeitou você, provavelmente estava falando sério e agarrar-se a falsas esperanças não vai ajudar de forma alguma.

Saiba que ele/ela voltaria atrás se quisesse você.

Via WikiHow

Como Parar De Pensar Em Alguem Que Nao Te Quer?

Quero parar de pensar em você

Quero parar de pensar em você, mas não sei como. Minha mente parece me dominar e, apesar de querer tirar você dela, não posso.

Me causa um grande mal-estar passar por esta situação. Porque são recordações que parecem abrigar-se em minha cabeça, e que também vêm acompanhadas de emoções e sentimentos nada positivos.

Preocupações, suposições, perguntas sobre “e se tivesse sido de outra maneira” ou “o que teria acontecido se tudo fosse diferente”. Não sei o que fazer, mas quero parar de pensar em você de uma vez.

Leia também:  Como Ser Aquela Pessoa Que Todo Mundo Gosta?

Pensamentos, venham a mim

Para tirar alguém da cabeça, o primeiro passo é não ignorar ou dar as costas a todas essas reflexões e ideias misturadas com emoções que vêm à nossa mente.

  • Analise seus pensamentos: pense sobre eles e perceba como te fazem sentir e por quê. Questione a lógica dos mesmos e o motivo para que venham com frequência a você.
  • Você se preocupa demais? Às vezes duvidamos de nossas decisões e escolhas. É o que se denomina “arrependimento“. Porém, trata-se de um hábito que podemos abandonar porque, se pensarmos, todas essas preocupações não têm fundamento.
  • Considere o medo. É possível que não pare de pensar naquela pessoa por medo da solidão.
  • Não compare a sua vida com a da outra pessoa. As comparações nos levam a um círculo de negatividade no qual nunca nos sentiremos confortáveis.

É importante que você tenha estes passos em mente para que possa aceitar de forma saudável essas ideias que vêm à sua mente, e para que você possa aproveitar tudo de bom que venha a acontecer.

Concentrarei minha atenção em outras coisas

Uma vez que tenha enfrentado todos aqueles pensamentos sobre a outra pessoa, eles poderão seguir o seu caminho; ou seja, os pensamentos virão à sua mente para depois sumirem.

No entanto, muitos outros pensamentos continuarão a lhe fazer sentir e experimentar ansiedade, melancolia e dúvidas. Para esses, existe outra alternativa: concentrar a atenção em outras coisas.

Não há melhor técnica para esquecer alguém do que fazer algo novo ou centrar-se no que você gosta. Agora você tem tempo para si, então dedique-se inteiramente a isso. Saia mais com seus amigos, conheça gente nova, centre-se em seu trabalho, planeje aquela viagem que sempre quis fazer.

Tudo isso fará com que esteja ocupado e que, ainda que de vez em quando essa pessoa apareça na sua mente, você seja capaz de parar de pensar nela rapidamente.

Talvez você esteja se perguntando, não seria isso uma técnica para fugir do problema? Na verdade não, desde que sempre realizemos o passo comentado anteriormente. Esta é uma segunda opção, que erradicará aquelas ideias mais resistentes.

Isso não tem fim! Você continua se sentindo mal e não consegue se esquecer completamente daquela pessoa. Isso ocorre porque você continua fantasiando com ela e com o relacionamento.

  • Quando idealizamos algo, sonhamos acordados e não temos uma ideia clara do que ocorre.
  • A idealização se fixa fortemente em nossa mente e, mesmo querendo parar de pensar naquela pessoa, não conseguimos.
  • Em nossa cabeça, ainda imaginaremos aqueles encontros, beijos, situações que vivemos e que recordamos com um sorriso para depois terminar chorando.

Essa é uma maneira de nos torturarmos, pois sabemos que não chegamos a nada com isso. São meras ilusões e recordações dolorosas de algo que já não existe.

É importante mencionar que, ainda que sigamos estes conselhos e outros mais que podem funcionar para você, é o tempo que colocará cada coisa em seu lugar.

Não podemos parar de pensar em alguém que foi importante para nós de um dia para outro. Isso requer seu próprio tempo mas, sobretudo, aceitar o que está acontecendo.

Se negamos a realidade, se nos queixamos, e se nos regozijamos de nossa dor, esta situação se prolongará ainda mais.

Por isso, é preciso saber aceitar o que acontece, não se desesperar e aguardar. Mais cedo ou mais tarde, tudo deixará de lhe causar mal-estar.

Hoje vou parar de pensar em você porque tenho força e vontade para fazê-lo.

Pode interessar a você…

Se você parar para pensar

Cerca de 417 frases e pensamentos: Se você parar para pensar

Quando você encontra a pessoa certa, você sabe. Não consegue parar de pensar nela. É sua melhor amiga e sua alma gêmea. Mal pode esperar para passar o resto da vida vida com ela. Ninguém nem nada se compara.

How I Met Your Mother

  • Não jogue fora todo amor que esta em meu peito Pois um dia você irá parar para pensar E vai ver que desperdiçou o mais puro e verdadeiro amor Pois só quem ama de verdade É capaz de amar calado É capaz de sofrer calado Mesmo sabendo que sou a única pessoa capaz de te fazer feliz Eu fico quieto ao seu lado, sem reação a cada não E por que? Por medo de te perder Mas eu vou lutar por você Vou lutar pra te ter E quando tudo acabar Ao olhar para trás Poderei dizer Eu tentei, eu lutei, eu venci
  • E a única pessoa responsável por isso terá sido você

Guilherme Willy Cassimiro

Na madrugada, não consigo parar de pensar em ti, olhando uma foto nossa, de um momento feliz, lembranças que não saem da cabeça, e essa solidão que não vai embora, só chega pra trazer mais amor, saudade e dor.

Samuel Kniss

Saudade Não consigo parar de pensar em você.
Se fosse só lembrança, tudo bem…
Mas, isso é algo que já não é normal.
Às vezes minha vida sem você parece ser irreal.
Já não penso mais em nada, não sei se isso me faz errada.
Vivo em função de lutar pela nossa amizade.
De te ver e recuperar a alegria de viver.

Mas, com paciência vou fazer isso acontecer.

Anne Caroline Barbosa

Se você parar para pensar a maioria das pessoas que escrevem falam sobre o amor perdido, sobre a ilusão vivida, da tristeza exercida e seus afins.

Mas “cá” entre nós a sua carência peculiar deve esta falando mais alto do que sua razão, pois este amor talvez nunca tenha existido e tenha sido apenas uma afeição pela beleza que se expôs diante dos seus olhos e da sua alma carente de tudo.

Para fala a verdade eu me enchi de pessoas que vivem pedindo conselhos sobre o que fazer diante do fim de um relacionamento daquilo que a própria afirmava ser “o amor da vida dela” a principio não existe amor para vida toda; nem você se ama tanto assim.

Nunca me vi em um relacionamento e detesto quando algum individuo diz “mas um dia você vai ver” isso é ridiculamente contra os meus princípios e atitudes. Costumo dizer o que penso e quando não digo eu escrevo. As pessoas dizem que minha sinceridade magoa por isso eu digo “se não quer ouvir a verdade não me pergunte” eu não tenho o costume de rir da sua piada só para não te deixar sem graça, não faço “jus” a minha fama de arrogante e eu ate respeito sua opinião, mas jamais concordo com ela.

Afinal opinião é algo que só deve ser apresentado quando pedido.

Raphael Torres

A gente passa por poucas e boas nessa vida, que nos faz parar pra pensar, e rever nossos valores e conceitos. Em pouquíssimo tempo pude aprender coisas que valerão para o resto de minha vida, e guardarei no baú da experiência que pretendo juntar durante minha vivência.

Antes eu pensava que, o fato de não abrir minha vida pra ninguém era uma idiotice, afinal de contas todo mundo precisa desabafar com alguém, pois dividir os problemas, multiplicar as alegrias faz parte da vida. E eu aprendi a fazer isso… e descobri que realmente é bom!! O difícil é quando a pessoa que você confia incondicionalmente trai esse sentimento.

Eu sempre digo que não gosto da palavra decepção. A gente sempre deve esperar pelo pior das pessoas… o que ela fizer de bom é lucro!!! Mas a gente passa tanto tempo a receber coisas boas de algumas pessoas, que quando acontece algo ruim, você se decepciona.

E esse sentimento não devia acontecer, afinal de contas você deveria ter imaginado que esse “algo ruim” aconteceria a qualquer momento… Todo mundo, quando se vê uma situação de risco, tem duas opções: passar em cima de todo mundo que está na sua frente e se salvar, ou ajudar os que estão a sua volta, e correr o risco de sair machucado… Isso vai da índole de cada um…

Leia também:  Como Se Chama A Pessoa Que Faz Grafite?

e eu sei qual é a minha… Dizem que a inveja só dói em quem sente, mas acho que é mentira… em algumas situações dói em quem é invejado também… Não quero ser prepotente e dizer que sou invejada, mas acho que a felicidade alheia incomoda, e eu sou tão feliz que estou começando a achar que sou um estorvo para alguns.

Mas graças a Deus tenho de onde tirar forças e superar todos os empecilhos que a vida me traz!!!
Minha família, que não é formada somente dos meus pais e minha irmã, mas sim a grande família que criei durante minha vida!!!
Todos os meus grandes amigos, que me apóiam, me ajudam, me fazer rir, me vêem chorar, e estão dispostos a tudo pra me ajudar!!!

Podem tirar qualquer coisa de mim, mas meus amigos, ninguém tira!!!

Cecilia Novato

No chuveiro, não conseguia parar de pensar nele. Não de uma maneira piegas ou amarga. Apenas lembrando como fora ótimo. Realmente, embora ele me magoasse de uma maneira como nunca imaginei, não podia esquecer simplesmente como fora maravilhoso viver com ele.

Marian Keyes
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Próxima >

Não paro de pensar em você

Dia Mundial da Saúde

Aproveite a data para fazer os exames de rotina

Iluminadas

Encontre o caminho certo para uma vida positiva.

Tiradentes

Quem foi Joaquim José da Silva Xavier para o Brasil?

Aprenda a usar a #nature

Use e abuse dessa hashtag tão popular e abrangente

Jai Courtney

Fique por dentro da vida do futuro Capitão Bumerangue

Sofrimento

Seu coração está doendo? Leia frases que vão te acalmar.

Definição do amor

Diga: como o amor age em seu coração?

6 passos para ser menos Ansioso e parar de pensar demais sobre tudo

por Maria Confort

Um termo bastante conhecido lá fora se chama “overthinking” e é usado para definir uma atitude comum pra muita gente: pensar demais, e inutilmente, sobre tudo.

Provavelmente você já ficou horas e horas pensando sobre a mesma coisa e refletindo sobre os milhares motivos para algo dar errado – ou certo. Antes de dormir, por exemplo, já deve ter perdido o sono viajando em possibilidades e ficando extremamente paranoico sobre algo sem nenhum motivo aparente.

Bem, existem maneiras de impedir esse looping infinito de pensamentos prejudiciais quando, é claro, o “overthinking” não está relacionado ao transtorno de ansiedade ou outra doença psicológica que exige um tratamento específico.

Ruminação, em psiquiatria, é aquela forma obsessiva de pensamento onde as mesmas ideias ou temas se repetem, excluindo outros tipos de atividade mental e, por isso, prejudicando sua produtividade e estado emocional.

O “overthinking” pode acabar com o seu dia e com o seu humor

Em casos extremos, o “overthinking” pode te fazer realmente enxergar algo dando errado e sentir que aquilo é real. Por exemplo: você brigou com a sua namorada mas, no fim do dia, ficou tudo bem.

Porém, quando você foi dormir, não parou de pensar na possibilidade dela terminar com você mesmo assim e até imaginou cada detalhe de uma nova briga que vocês sequer tiveram.

No dia seguinte, além de esgotado psicologicamente, você também não vai conseguir aproveitar nada com sua namorada pois sua mente já está amargurada e premeditando o fim.

O perigo que você imagina pode não ser real, mas os efeitos negativos de pensar demais sobre algo, sim

  • Uma pesquisa descobriu que pensar demais sobre algo de forma compulsiva pode aumentar o risco de desenvolver problemas mentais.
  • Esse processo todo vira um ciclo vicioso porque, com a saúde mental em declínio, a tendência é entrar em uma paranoia ainda maior sobre tudo.
  • Além disso, você ainda pode experimentar transtornos de sono e prejudicar toda a sua rotina saudável por causa do “overthinking”, então, é hora de controlar esse hábito.
  • Veja as dicas da psiquiatra Amy Morin, autora do livro 13 Coisas Que Pessoas Mentalmente Forte não Fazem:
  • Compre o livro aqui: Guia Definitivo Para Não Quebrar a Cara

Perceba quando você estiver pensando excessivamente sobre algo

Ter consciência sobre as suas ações pode te ajudar a bloqueá-las. Comece a prestar atenção na forma que você pensa, quando você reparar que está remoendo eventos passados e pensando demais sobre algo que deveria ter feito ou algo que não fez ainda, pare.

  1. Tenha consciência que pensamentos em excesso não são saudáveis e sequer aumentam a sua produtividade.
  2. Desafie seus pensamentos.
  3. É fácil entrar na bola de neve dos pensamentos compulsivos e se perder ali no meio, então, quando você perceber que está vivenciando uma crise de “overthinking”, tenha consciência de que seus pensamentos podem ser extremamente negativos.
  4. Aprenda a reconhecer e substituir pensamentos prejudiciais antes que eles te empurrem para baixo por completo.

Mantenha o foco na solução dos problemas

Remoer seus problemas não é saudável, mas encontrar soluções, sim. Então, pergunte para você mesmo o que pode fazer para resolver determinada situação e como aprender com seus erros.

Em vez de se perguntar as razões pelas quais algo aconteceu, tente entender o que você pode fazer para mudar o cenário.

Reserve um tempo para refletir

Uma reflexão rápida pode ser saudável, então, treine seu cérebro e marque um tempo para refletir sobre algum problema ou preocupação. Porém, respeite o tempo e não passe dos limites. Vinte minutos são suficientes e, depois, você pode partir para a ação e fazer algo produtivo.

Se você começar a rolar na bola de neve da paranoia, pense que você tem um horário específico para refletir e se controle.

Pratique a arte da atenção

É praticamente impossível remoer o passado e se preocupar excessivamente com o futuro se você está concentrado no presente, certo? Então, faça isso. Preste atenção em tudo o que acontece e viva um dia de cada vez.

Para conseguir isso, é preciso praticar bastante e ter paciência mas, com o tempo, você vai ver que não é tão difícil. Só vê se não fica pensando demais nisso também, ok?

Mente vazia é oficina do diabo

Dizer para você mesmo parar de pensar demais sobre alguma coisa pode ser um tiro pela culatra. Então, ocupe-se com outra atividade toda vez que a onda do “overthinking” ameaçar aparecer.

Faça algum exercício ou converse com alguém! Assistir um filme nessa hora pode ser pior, já que no meio da história você provavelmente vai se pegar pensando em todos os erros que cometeu ao longo da vida em vez de focar nos erros do personagem, então, mantenha a mente funcionando e trabalhando.

Lembrando: essas dicas não são tão úteis se você realmente sofrer de algum transtorno psicológico que exija tratamento, então, é sempre bom consultar um psicólogo.

Conheça o Guia Definitivo para Não Quebrar a Cara

  • Uma boa maneira de adquirir inteligência emocional e aprender com os seus próprios erros é ler sobre o assunto e se conhecer através das palavras de terceiros.
  • Ao ler e expandir a sua mente, você consegue elaborar auto-crítica e até analisar os próprios comportamentos.

O Edson Castro e o Leonardo Filomeno, criadores do Manual do Homem Moderno, acabaram de publicar um livro para te ajudar neste processo. O Guia Definitivo Para Não Quebrar a Cara: (ou Pelo Menos Tentar) reúne os melhores conselhos, toques verdadeiros que dispensam palavras gentis e tapinhas de boa sorte nas costas.

Às vezes, o que a gente realmente precisa é de um bom tapa na cara para acordar para a vida.

  • Compre o livro aqui: Guia Definitivo Para Não Quebrar a Cara

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*