Como Limpar Armario Branco Que Esta Amarelado?

Você sabe como limpar armário de cozinha corretamente? Manter a limpeza das cozinhas é fundamental para a boa higiene e saúde dos moradores.

  Os armários estão entre os móveis mais propícios ao acúmulo de sujeira e danos por manchas causadas por restos de alimentos, manuseio e manutenção indevida.

Independente do material em que são fabricados, eles precisam ser higienizados com frequência regular. Saiba como limpar armários de cozinha com procedimentos super práticos.

Como Limpar Armario Branco Que Esta Amarelado?

Há maneiras simples de limpar os principais tipos de armários de cozinha sem causar danos aos acabamentos e com o mínimo esforço. O Westwing reúne o que há de melhor em informação para facilitar o seu dia a dia.

Saiba como limpar armário de cozinha de MDF e madeira maciça. Conheça sugestões sobre como limpar armário de cozinha removendo manchas, mofo e gordura.

Mantenha seu armário branco sempre limpo e com aspecto novo com nossas sugestões!

Como Limpar Armário de Cozinha em MDF?

Evite utilizar água em excesso para manter seus armários em MDF. Esses móveis da casa ficam sujeitos a danos quando expostos à umidade excessiva. 

  • Como Limpar Armario Branco Que Esta Amarelado?
  • Uma limpeza pesada também pode ser simples: primeiro, é importante tirar o pó, depois faça a limpeza com pano embebido em solução de água e um pouco de detergente neutro. Mas, atenção: certifique-se de torcer sempre o pano antes do processo de  limpar o armário de cozinha em MDF.

    Como Limpar Armario Branco Que Esta Amarelado?

    Como Limpar Armário de Cozinha de Madeira?

    Para limpar seu armário de cozinha de madeira ou de demolição, água morna e esponja ou pano bem macio é uma opção segura e eficaz.

    Remova o pó com pano seco e passe um pano úmido para remover a sujeira mais resistente. Para finalizar dando brilho, o óleo de peroba de qualidade ou um lustra móveis são ótimas opções.

    Evite usar abrasivos para realizar a limpeza de seus armários de madeira.

    Como Limpar Armario Branco Que Esta Amarelado?

    Como Limpar Armário de Cozinha com Mofo e Gordura?

    Quer saber como limpar armário de cozinha muito sujo? Manter o ambiente livre de mofo e gordura não precisa ser um desafio de limpeza em casa. A umidade excessiva é a principal causa da formação de mofo em móveis e acessórios. Para limpar o armário com mofo, o ideal é deixar a peça secar completamente em área ventilada e ensolarada. 

    Outra opção de como limpar armário de cozinha com mofo é utilizar um secador de cabelos para secar a mancha de mofo transformando-a em um pó de fácil remoção. Proteja a mancha com um pano e direcione o secador por cima do tecido. Tenha cuidado para não danificar a superfície.

    Como Limpar Armario Branco Que Esta Amarelado?

    Não sabe como limpar armário de cozinha com gordura? A maioria dos produtos de limpeza para cozinha contém desengordurantes. Use produtos específicos para todos os tipos de superfícies e maneiras de como limpar armário. O detergente é um excelente solvente de gorduras e ótimo aliado na lavagem de armários de cozinha.

    Como Limpar Armário de Cozinha Branco

    Em dúvida sobre como limpar armário de cozinha branco? Os armários brancos são mais suscetíveis ao aparecimento de manchas e acúmulo de sujeira. No entanto, eles também podem se transformar em armários limpos de maneira prática.

    É fundamental aprender como limpar mdf branco encardido e realizar a limpeza frequentemente, para não deixar a sujeira se acumular nesse tipo de armário. No caso dos armários brancos com acabamento em aço inoxidável e madeira revestida, é possível lavar o móvel com esponja com água e sabão.

    Outra dica é utilizar uma escova de dentes velha para limpar as quinas do móvel. Depois é só enxaguar e secar.

    Muitas manchas formadas em armários brancos podem ser removidas com água morna. Basta esfregar com esponja macia. No caso de manchas impregnadas no aço ou madeira, pode ser necessária a ajuda de um profissional para fazer uma pintura de retoque no seu armário branco.

    Como Limpar Armario Branco Que Esta Amarelado?

    Gostou das dicas sobre como limpar armário de cozinha? Conheça muito mais sugestões e inspiração para o seu dia a dia com o Westwing!

    Veja também: Como limpar tapetes e dicas de decoração da casa.

    Westwing: sua loja de decoração e móveis para casa

    O Westwing é o maior clube de compras de decoração gratuito do Brasil. Todos os nossos produtos são selecionados por uma curadoria altamente sofisticada e expert em décor. Buscamos a maior variedade de móveis e artigos exclusivos para casa. 

    Trabalhamos todos os dias com dedicação para que tudo seja entregue na sua casa com muito cuidado e segurança, garantindo uma experiência incrível, pois acreditamos que o seu lar precisa transmitir a sua essência e estilo que nasce de dentro para fora.

    Nosso objetivo é inspirar os apaixonados por decoração de interiores, transformando as casas de 15 países por todo o mundo em ambientes mais chiques. No Westwing você encontra campanhas promocionais diariamente, com produtos diversificados e descontos de até 70% para sócios cadastrados. 

    Oferecemos itens para decoração, artigos para cama, mesa e banho, e até mesmo móveis originais e eletrodomésticos sofisticados! Conheça e inspire-se conosco todos os dias para montar uma casa mais organizada, elegante e funcional!

    Dicas inteligentes para limpar móveis brancos

    Os móveis brancos têm sido uma forte tendência na decoração da casa. Ele consegue trazer maior modernidade ao local, combinar perfeitamente com qualquer acessório, cor das paredes ou item decorativo e ainda deixa o local mais iluminado

    Sim, os móveis brancos conseguem oferecer uma série de vantagens para o ambiente do lar, mas a limpeza é um ponto que precisa ser analisado com cuidado. 

    Limpar móveis brancos não é das tarefas mais fáceis e é muito importante saber como fazer isso da maneira correta. Muita gente deixa de comprar móveis brancos por eles ficarem com aquele aspecto de envelhecido ou sujo facilmente, o que chamamos de aspecto encardido.

    Mas existem algumas maneiras de evitar esse problema. Listamos abaixo algumas boas dicas de como limpar móveis brancos da maneira correta e deixá-los com aspecto de novo por muito mais tempo!

    01- Use uma solução de água e sabão neutro

    Como Limpar Armario Branco Que Esta Amarelado?
    O sabão neutro é um item de limpeza que você sempre precisa ter na sua casa, pois ele pode ser utilizado em diversos momentos. Um deles é na hora de limpar móveis brancos.

    Misture 1 litro de água com 2 colheres de sopa de sabão líquido neutro. Umedeça o pano nesta mistura e torça bem para não levar excesso de água para o móvel. Por fim, use um outro pano umedecido apenas em água e passe por cima para tirar o excesso de sabão que possa ter ficado. Por fim,passe um pano seco para finalizar. 

    Quer tirar manchas? A melhor opção é usar essa mesma mistura, porém, use água morna e uma esponja macia no lugar do pano. Faça movimentos suaves para remover a sujeira.

    Existem, no mercado, alguns limpadores e removedores de manchas, mas que são abrasivos e podem danificar a sua mobília. Portanto, fuja deles.

    02 – Use o aspirador de pó constantemente

    Como Limpar Armario Branco Que Esta Amarelado?

    Especialmente para quem mora em locais bem próximos à rua ou locais com muito verde ao redor, os móveis brancos devem ser limpos com a maior frequência possível. O depósito de poeira sobre os móveis, com o passar dos dias, pode deixá-lo com um aspecto amarelado.

    Por isso, use o aspirador de pó todos os dias, mesmo que a sujeira não esteja visível. Além disso, essa ferramenta ajuda a eliminar as sujeiras que ficam em cantos difíceis de alcançar com um pano.

    Como Limpar Armario Branco Que Esta Amarelado?

    03 – Siga as instruções de limpeza

    Como Limpar Armario Branco Que Esta Amarelado?

    Cada material tem sua própria maneira de limpar, especialmente se estamos falando de móveis como poltronas e sofás. O estofado, normalmente, vem com uma etiqueta com instruções, por exemplo, estofados em couro não podem ser limpos com água. O ideal é utilizar produtos específicos para couro.

    Observe as letras que aparecem nas etiquetas. Cada uma delas representa uma forma específica de limpar:

    • A: a limpeza deve ser a seco com qualquer tipo de solvente ou também à úmido;
    • F ou P: limpeza a seco com solventes específicos;
    • W: pode limpar com um pano úmido;
    • X: esse produto não deve ser lavado a seco.Nesses casos, deve-se usar apenas uma escova ou um aspirador de pó.

    4 – Fuja do mofo

    Como Limpar Armario Branco Que Esta Amarelado?Além de incômodo, quando não tratado de forma adequada, o mofo pode acabar manchando seu lindo móvel branco. 

    Mas vale lembrar, o mofo só aparece quando encontra as condições perfeitas no ambiente: umidade, falta de ventilação e pouca iluminação. Por isso, existem algumas maneiras de ajudar a prevenir que ele surja.

    Veja o vídeo que preparamos com alguns desses métodos: 

    Com as dicas certas fica muito mais fácil limpar móveis brancos e mantê-los impecáveis por muito mais tempo. Se você não tem tempo de limpá-los da maneira correta, contrate um profissional.

    Leia também:  Como Tirar Um Brinco Que Nao Quer Sair?

    Veja também as nossas dicas de como limpar móveis em MDF e MDP da forma correta!

    Saiba como limpar armário de cozinha por dentro e por fora

    Com o tempo, os móveis acumulam poeira, gordura e outros tipos de sujeira. Para resolver esse problema é fundamental aprender truques de como limpar armário de cozinha sem manchar ou riscar o material.

    A rotina das pessoas está cada vez mais corrida, por isso nem todo mundo tem tempo disponível para fazer a limpeza do armário de cozinha. A boa notícia é que alguns cuidados diários ajudam a manter o móvel sempre limpo e impecável.

    Como Limpar Armario Branco Que Esta Amarelado?

    Dicas de como limpar armário de cozinha

    Você tem dificuldades para manter o armário limpo? Então confira a seguir algumas dicas:

    1 – Reconheça as limitações de cada material

    Antes de iniciar a limpeza dos armários, é muito importante reconhecer as necessidades do material. Veja só:

    Armário em MDF

    esse tipo de móvel não é tão resistente à umidade, por isso não pode ser limpo com um pano encharcado de água ou de produto de limpeza. O ideal para esse tipo de revestimento é usar uma flanela limpa e macia, levemente umedecido com água e sabão neutro. Em caso de manchas, recomenda-se o preparo de uma solução com álcool e água.

    Armário de madeira

    A limpeza desse móvel depende muito das condições do revestimento (pintado, encerado ou envernizado). Para remover a sujeira e a poeira desse tipo de material, vale a pena usar um pano úmido, seguido por uma flanela seca. Evite aplicar na superfície do armário qualquer produto químico disponível à venda no mercado.

    Como Limpar Armario Branco Que Esta Amarelado?

    Armário de fórmica

    Para limpar a fórmica, você só precisa umedecer o pano com detergente neutro, álcool ou algum produto com amoníaco. Jamais use produtos abrasivos, como é o caso da esponja de aço. Itens gordurosos, como é o caso da cera, também devem ser evitados nesse tipo de revestimento.

    Armário com detalhes em vidro

    Caso o armário de cozinha tenha detalhes em vidro, você pode usar um produto apropriado para esse tipo de superfície. Dessa forma, será possível remover toda a sujeira acumulada, sem risco de manchar.

    Jamais borrife o limpador direto no vidro, pois ele pode se infiltrar na madeira (ou outro material) e descolorir a superfície. Prefira fazer a aplicação com pano sem fiapos ou com papel toalha.

    2 – Adote uma frequência

    Para conservar o armário sempre limpo, é muito importante adotar uma frequência de limpeza. O ideal é passar um pano seco e macio no móvel diariamente, pois assim a poeira não se acumula.

    3 – Atenção ao movimento

    Jamais empregue movimentos circulares para limpar o móvel. Opte sempre pelo “vai e vem” com o pano para evitar marcas. Essa recomendação é ainda mais importante no caso de armários planejados revestidos com lâmina de madeira.

    4 – Limpeza da parte interna

    A limpeza interna do armário pode acontecer uma vez por mês ou a cada 15 dias. Para realizá-la, é necessário deixar o móvel vazio. Se houver muitas migalhas e restos de alimentos, pode ser interessante passar um aspirador de pó antes de aplicar qualquer produto de limpeza.

    Passe o pano, umedecido com água e sabão de coco, por todas as prateleiras internas. Na sequência, use um pano seco para remover a umidade.

    Como Limpar Armario Branco Que Esta Amarelado?

    Procure deixar o armário aberto por alguns minutos, até secar bem a parte interna. Depois, forre as prateleiras com cartolina. Essa dica contribui muito com a conservação do móvel e também facilita a limpeza.

    5 – Limpe as latas e recipientes

    Não basta apenas limpar as prateleiras – é necessário remover a poeira que se acumula nas latas e recipientes de alimentos. Lembre-se de aproveitar esse momento da faxina para jogar no lixo os produtos que estão vencidos.

    6 – Limpe os gaveteiros

    Não se esqueça de fazer uma limpeza cuidadosa dos gaveteiros. Para isso, remova os objetos armazenados e lave-os com detergente neutro e água. Depois, passe um pano úmido na parte interna do gaveteiro, a fim de remover toda a sujeira. Aguarde o tempo de secagem antes de voltar a guardar os utensílios.

    7 – Solução simples e versátil

    Existe uma solução simples e versátil que você pode usar para limpar os armários sem causar dados. Ela consiste na combinação de água morna com detergente neutro. Quanto aplicado corretamente, esse limpador de uso geral é suficiente para remover manchas de alimentos e poeira.

    Pulverize a solução sobre um pano e faça a limpeza da superfície, se preocupando principalmente com as bordas e laterais. Comece sempre do topo e vá limpando até chegar na parte inferior do armário.

    Não deixe a solução secar naturalmente, pois isso pode danificar o armário. O ideal é enxaguar o excesso com um pano limpo e seco.

    8 – Atenção aos puxadores

    No dia a dia de limpeza, não se esqueça de remover a sujeira que fica acumulada nos puxadores dos armários. No caso das peças de metal, a dica é preparar uma solução com vinagre e água morna e aplicar com uma escova de dente.

    9 – Cuidado com as manchas

    Para manter os armários limpos por mais tempo, a dica é não deixar a sujeira acumular. Ao derrubar café, ketchup, vinho ou qualquer outra substância na superfície, faça a limpeza corretamente para não ter que enfrentar uma mancha difícil de remover no futuro.

    10 – Afaste os aparelhos que produzem calor

    O excesso de calor pode causar danos irreversíveis ao armário. Portanto, mantenha os aparelhos que produzem calor em outros lugares, como é o caso da cafeteira e torradeira.

    11 – Use bicarbonato de sódio

    Em caso de armário de madeira manchado, a solução pode ser a combinação bicarbonato de sódio com água. Aplique a mistura com uma escova de dente macia sobre a mancha, pois assim você remove a sujeira e não arranha o material. Deixe agir por alguns minutos e depois remova com um pano.

    Como Limpar Armario Branco Que Esta Amarelado?

    Impressões digitais ficam nas portas, puxadores e gavetas do armário. Para removê-las, a dica é aplicar um pouco de vinagre diluído com pano macio.

    Mantenha um pulverizador com vinagre branco sempre por perto na cozinha. Use-o diariamente para remover respingos de alimentos e gordura. Um produto tão simples é eficaz na limpeza pesada, já que pode ser usado para limpar xícaras, recipientes de plástico, geladeira, micro-ondas, tábua de cortar e bancada.

    O uso de vinagre é contraindicado apenas em superfícies de granito, mármore e outras pedras porosas.

    13 – Limpeza de armários coloridos

    O clássico armário de cozinha branco está cedendo espaço aos armários coloridos. Essas peças, no entanto, exigem mais cuidado, pois a pintura pode ser danificada com qualquer escolha errada no momento da faxina.

    Para fazer um limpador de manchas fácil, econômico e eficaz, a dica é cominar uma parte da água com duas partes de bicarbonato de sódio. Limpe cuidadosamente, utilizando um pano de microfibra, inclusive nas áreas engorduradas. Tomando esse cuidado, a necessidade de repintar o móvel não será tão imediata. Evite produtos abrasivos e esponja de aço.

    Gostou? Veja algumas dicas de como organizar uma cozinha.

    Como deixar seu armário de cozinha branco de novo seguindo passos simples

    Sabe quando o armário da cozinha fica com manchas escuras ou amareladas? Isso acontece por conta do acúmulo de gorduras, vapores e poeiras recorrentes no cômodo.

    Para evitar esse problema, é muito importante que você crie uma rotina de organização e limpeza, usando sempre os produtos certos.

    Quer aprender a limpar o armário da forma certa? Nós separamos um passo a passo simples com dicas de produtos para deixar o móvel sempre branquinho e com aspecto de novo. Confira!

    Preste atenção no material do armário

    A primeira coisa que você precisa fazer é verificar o tipo de material do armário. Existem modelos de MDF, fórmica, madeira maciça, aço e alguns com detalhes envidraçados. Ao identificar o material, você pode fazer a limpeza correta e não corre o risco de usar um produto inadequado.

    Com que frequência devo limpar o armário?

    Se você tem o hábito de cozinhar todo dia, é provável que as louças e os armários fiquem sujos mais rapidamente. Neste caso, a nossa dica é montar uma rotina bem regrada de limpeza.

    Você pode passar um paninho superficialmente todos os dias e fazer uma faxina mais pesada uma vez por semana.

    Quando você mantém uma limpeza frequente, o armário fica com aspecto de novo e continua com a cor original, sem adquirir nenhuma mancha.

    Faça uma limpeza diária com pano úmido

    Para fazer uma limpeza mais superficial, você pode usar uma flanela macia, levemente umedecida, e passar por toda a parte externa do armário. Assim, você remove todas as sujeiras superficiais e evita que surjam manchas definitivas de gordura. Isso é bem fácil de fazer e não custa muito tempo!

    Leia também:  Como Calcular Quando Nasce O Bebe?

    Limpeza semanal deve ser feita com esponja, detergente neutro e produtos específicos

    Na hora de fazer a limpeza semanal (que deve ser mais profunda e caprichada), é muito importante usar produtos de limpeza específicos.

    Para limpar armários de MDF, madeira ou fórmica, por exemplo, você pode usar um pano + uma solução de detergente com água.

    Comece limpando a parte interna (prateleiras e gavetas) e, por fim, passe na parte externa do armário. Para finalizar, passe um pano seco e prontinho!

    No caso de armários com portas de vidros, o ideal é usar o lado macio da esponja com um pouco de detergente para esfregar e remover as marcas de dedos e gorduras que ficam na superfície. Você também pode usar um limpa vidros para finalizar e deixar o vidro brilhando.

    Armários de aço, por sua vez, devem ser limpos com um pano umedecido com álcool para desinfetar bem. Você também pode usar sabão neutro diluído em água, mas tomando cuidado para não encharcar a mobília. No final, passe um pano sequinho que não tem erro!

    O segredo para deixar o móvel sempre branquinho é justamente manter essa rotina de limpeza bem à risca. Às vezes, nos esquecemos de fazer uma faxina mais caprichada e, por conta disso, pequenas manchas acabam surgindo a longo prazo. Então tente se manter fiel à agenda de faxina, ok?

    Como Remover Manchas Amarelas dos Armários de Cozinha

    Baixe em PDF
    Baixe em PDF

    Aprenda a remover manchas amarelas dos armários de cozinha e outras superfícies. Este método funciona para remover também manchas de ferrugens leves em superfícies de cozinha.

    1. 1

      Limpe a superfície normalmente para remover a sujeira, gordura, etc.

    2. 2

      Esfregue o pano úmido sobre a superfície e, em seguida, esfregue um pano seco para secá-la.

    3. 3

      Coloque um pouco de bicarbonato de sódio na tigela e adicione um pouco de suco de limão. Ele vai começar a efervescer.

    4. 4

      Aplique a mistura sobre a superfície e comece a esfregar. Você precisa de um pouco de esforço para este serviço.

    5. 5

      Continue esfregando até que a mancha diminua ou desapareça.

    6. 6

      Limpe a mistura e a superficie abaixo.

    7. 7

      Caso a mancha persista, esfregue um creme dental branqueador e deixe-o descansar por cinco minutos antes de esfregá-lo bem. Limpe com um pano úmido.

    8. 8

      Caso a macha seja muito difícil, será necessário diluir água sanitária e esfregá-la na área afetada. Assegure-se de lavar bem esta área.

    • Primeiro, teste em uma pequena área a fim de evitar danificar ainda mais a superfície.
    • Limpe regularmente as superfícies para evitar manchas.
    • Borrife um pouco de lustrador de móveis em superfícies limpas para ajudar a mantê-las limpas no futuro. Isso pode estragar algumas superfícies, portanto, verifique primeiro em uma área escondida.
    • Pare de imediato o uso caso alguma coisa esteja prejudicando suas superfícies.
    • Use luvas de borracha para proteger sua pele.
    • Água sanitária é um produto químico forte, portanto, use-a com cuidado.
    • Spray de limpeza
    • Bicarbonato de sódio
    • Suco de limão
    • Luvas de borracha
    • Esponja de limpeza
    • Pano úmido
    • Pano seco
    • Água sanitária
    • Creme dental branqueador
    • Tigela
    1. http://www.answers.com/topic/trisodium-phosphate-1?method=8

    O wikiHow é uma “wiki”; ou seja, muitos de nossos artigos são escritos em parceria com várias pessoas. Para criar este artigo, 11 pessoas, algumas anônimas, editaram e melhoraram o texto desde sua criação. Este artigo foi visualizado 40 853 vezes.

    Categorias: Cuidados Domésticos

    Esta página foi acessada 40 853 vezes.

    Dicas para evitar ou remover o amarelado dos eletrodomésticos

    O tempo passa para todos, inclusive para nossos queridos eletrodomésticos. Muitas pessoas curtem o design dos novos eletrodomésticos no mercado, mas ainda possuem aquela batedeira dos anos 70, ou aquele microondas que ganhou de casamento, e eu sei, não é fácil se desfazer dessas coisas.

    Existe um grande apego emocional a esses eletrodomésticos, mas saiba que aquele efeito amarelado velho surge tanto em produtos antigos como em novos. Tudo depende do cuidado que você terá na limpeza, armazenamento, e alguns outros pontos que trarei neste texto.

    É um fato que com o tempo esses eletrodomésticos passam a ficar com um tom amarelado, e aqui digo especialmente para eletros brancos, que é muito comum de se ter em casa, possuem um valor mais baixo, e é fácil de combinar com qualquer cozinha.

    Refrigerador, batedeira, liquidificador, qualquer utensílio que esteja em sua cozinha, antigo ou novíssimo, há alguns truques que você pode fazer para evitar que o amarelado apareça, e também o que fazer se já estiver nesta situação.

    Por que isso acontece?

    As causas são poucas, e simples de serem evitadas. A primeira deve-se ao Sol.

    A grande quantidade de raios solares em cima dos eletrodomésticos ocasionam o amarelado. O plástico querendo ou não é um material sensível a esse tipo de exposição. Esse efeito pode ser agravado se o produto ficar úmido depois da limpeza. Portanto, sempre passe um pano seco depois do pano molhado.

    Outro caso muito presente em nossas vidas são os produtos multiuso. É fácil, limpa qualquer coisa? Pois é, não é bem assim. Sua fórmula contém abrasivos que podem causar manchas bem visíveis depois de um tempo, especialmente no plástico branco.

    1 – Evitando as manchas

    Aqui é jogo rápido. Se você acabou de comprar um eletrodoméstico branco, certifique-se de fazer pelo menos uma limpeza semanal em sua parte exterior de plástico. Calma, não vai tacando água e sabão por tudo. Esse pode ser um dos motivos do amarelado começar a aparecer.

    E lembre-se de SEMPRE que possível tirar o produto da tomada antes de começar a limpeza, evitando qualquer acidente. Ninguém aqui quer levar choque.

    Se for um produto pesado, o que dificulta ficar toda hora tirando da tomada, lembre de pelo menos usar um sapato ou luva de borracha 😉

    O que se deve fazer semanalmente é apenas passar um pano úmido com detergente neutro. O detergente tirará a gordura impregnada do plástico, que é uma das grandes culpadas pelo efeito envelhecido. Dê uma atenção maior a esse cuidado se tiver exagerado na quantidade de fritura em algum almoço ou jantar. Quando a fritada é grande, até o chão fica escorregadio, então cuidado para não cair.

    Outro conselho que vale a pena pensar na hora que estiver mobiliando sua cozinha é: tente não deixar esses eletrodomésticos muito perto do fogão. Quanto mais perto, mais gordura eles vão acumular.

    O ideal é que produtos menores como batedeira e liquidificador sejam sempre guardados dentro de algum armário, assim coletando menos gordura pelo ar, o que nos leva ao segundo ponto desta dica: proteção contra o sol.

    Como dito antes, os raios solares são um dos maiores culpados pelo amarelado consistente nos eletrodomésticos. Agora imagine depois de preparar aquela batata frita com bife acebolado, quais os impactos disso em uma batedeira branca? E ainda tomando um belo banho de sol? Vai amarelar, sem dúvidas.

    2 – Já está amarelo e manchado, o que fazer?

    Falar sobre isso lembra até um pouco sobre resultados de academia. Devo te alertar que você precisa ser persistente. Os resultados não vão aparecer depois de uma aplicação das dicas que estou dando aqui.

    Assim como o eletrodoméstico levou um tempo para ir ficando amarelado, ele levará mais um tempo para voltar a seu estado branco inicial. E só vai funcionar se você focar nesse objetivo e aplicar as dicas com vigor.

    Muito parecido com academia, não é?

    • O bom e conhecido bicarbonato de sódio
    • Se o bicarbonato é usado para dicas de beleza, clareamento de axilas, dentes, pele… por que não eletrodomésticos, não é?
    • Eis o que você precisa fazer, é muito simples:

    Misture 4 colheres de bicarbonato de sódio para 1 colher de água morna, até formar uma pasta. O tamanho da colher você decide, mas sempre mantenha essa proporção de 4 / 1. Então se você for limpar uma superfície muito grande como um refrigerador, você pode aumentar essa proporção para 8 de bicarbonato / 2 de água, ou 12 de bicarbonato / 3 de água.

    Espalhe pelo produto e seja generoso com a pasta em cima das maiores manchas.

    Dê uma esfregadinha com o lado macio de uma esponja (de leve para não danificar e tirar o brilho), deixe agir por cerca de 20 a 30 minutos, e retire a mistura com um pano úmido, e depois outro seco.

    Nunca deixe o produto molhado secar naturalmente, pois pode agravar em novas manchas, ainda mais se for secar exposto ao sol, como já comentei acima.

    Não notou resultados efetivos? Calma. Esse é um processo que vai sendo tratado ao longo do tempo.

    Pratique realizar essa limpeza uma vez por semana para garantir que daqui algumas semanas ou meses, você veja seu eletro branquinho como novo.

    Leia também:  O Que É E Como Se Formou O Petróleo Bruto?

    O que eu indico é tirar uma foto antes e depois, assim podendo comparar os resultados! Legal, né? Daqui um tempo você pode compartilhar comigo esses resultados, vou ficar muito contente em saber que ajudei você 🙂

    Nesse caso, diga não ao multiuso!

    Quem não ama um multiuso, não é mesmo? Sujou a mesa, joga multiuso. Sujou o chão, joga multiuso. Limpeza de janela, multiuso. Fogão, multiuso. Pois agora chega! Nesse caso o multiuso deve ser a última coisa que você deve passar em seus eletrodomésticos.

    Eles podem limpar, tirar a gordura, mas não são recomendados para a limpeza do plástico externo dos eletrodomésticos, podendo ressecar o material por conta dos abrasivos em sua fórmula e ocasionar em mais manchas se usado em excesso.

    3- Cozinha = gordura

    Sim gente, não tem outra. Cozinha sempre vai ter aquele resquício de gordura. Mas cuidado com as técnicas que você vai usar para fazer a limpeza de rotina. O que eu indico para substituir o multiuso é o bom e velho vinagre.

    Espalhe o vinagre com um pano macio por tudo. Chão, armários, azulejos, toda a região que mais se aproxima da fonte de gordura: o fogão. Inclusive, pode passar nele também!

    O vinagre já vem sendo utilizado por grande parte da população para limpeza de janelas, móveis de madeira, cozinhas em geral, e sim, é um ótimo substituto para o multiuso, por ser um ácido que quebrará a gordura de maneira mais eficiente, colaborando na prevenção das manchas amareladas. Ele pode ser usado 1x por semana ou a cada 15 dias, e sempre depois daquele grande evento que exigiu muita fritura em sua cozinha.

    Uma última observação importante a se fazer: todas essas dicas que passei, é importante utilizar luvas. Assim evitamos o ressecamento das mãos, e como estamos mexendo com uma leve química, são os procedimentos básicos de segurança contra queimaduras, alergias, irritações e quaisquer outros efeitos colaterais que os produtos citados neste texto podem trazer.

    Por enquanto fico por aqui, espero que você compartilhe seus resultados com a gente futuramente. Acompanhe nossas redes sociais, e fique de olho na Harpyja para mais conteúdos como este.

    Como limpar armário de cozinha:18 dicas para você testar agora!

    É comum que os armários acumulem poeira e resquícios de alimentos com o tempo e, por isso, precisam ser limpos regularmente. Para uma cozinha higienizada, descubra a seguir como limpar armário de cozinha, tirar o cheiro de mofo e também como limpar armário de cozinha mdf engordurado e encardido.

    Seque os armários por completo após a limpeza, já que a umidade propicia o surgimento de mofo e bolor.

    É recomendado fazer uma limpeza mais profunda a cada 15 dias para manter o armário da cozinha higienizado. A manutenção diária deve ser feita para remover o excesso de pó e resquícios de comida. Veja a seguir o passo a passo de como limpar armário de cozinha de forma simples:

    1. Para saber qual é a melhor forma de limpar o armário da sua cozinha, é preciso identificar o material que o móvel é feito. Os materiais mais comuns são: MDF, MDP, compensado e fórmica.


      MDF:
      a sigla significa Medium Density Fiberboard, e o material a apresenta composição homogênea, compacta e sem camadas aparentes.

      MDP: a sigla significa Medium Density Particleboard e sua aparência conta com camadas visíveis de madeira. É mais leve que o MDF, porém suporta mais peso.

      • Compensado: é feito com lâminas de madeira, e mais resistente à umidade.
      • Fórmica: é um material laminado, versátil e resistente à úmidade e ricos.
      • Vale lembrar que nenhum desses materiais suporta produtos muito abrasivos.
    2. Sujeiras simples, como a poeira do dia a dia, são mais fáceis de remover. Para limpar armário de cozinha, comece removendo o pó com um pano seco.

    3. Misture duas colheres de detergente em 2 litros de água. Umedeça um pano ou esponja macia e comece a limpar a superfície em movimentos circulares. Se o móvel for de MDF ou MDP, é preciso torcer muito bem o pano para não deixar o material muito úmido.

    4. Depois, passe um pano limpo e seco para remover toda a umidade do móvel. Se for o caso, deixe as portas do armário abertas para arejar. Vale lembrar: espere até que o armário esteja completamente seco para organizar os itens nas prateleiras.

    Se o armário da cozinha for branco, veja a seguir como limpá-lo para remover as manchas sem danificar o móvel.

    É essencial aprender como limpar armário de cozinha branco para mantê-lo higienizado e livre de manchas, para isso:

    1. Embeba uma esponja macia ou um pano na solução de detergente neutro.

    2. Use uma escova de dentes macia para remover as manchas que acumulam nas quinas e nos cantos do armário, geralmente nas dobras de aço inoxidável.

    3. Para as manchas mais difíceis, aplique água morna diretamente nas marcas e esfregue levemente com uma escova macia.

    Com o tempo, o móvel branco pode ficar com aparência amarelada, mas é possível remover o encardido utilizando uma solução caseira. Veja a seguir!

    As manchas amarelas podem causar àquela aparência encardida nos armários da cozinha. Para devolver o aspecto natural do móvel, siga os passos a seguir:

    1. Utilize água e detergente neutro para limpar toda a superfície do armário, removendo o excesso de sujeira. Depois, seque o armário com ajuda de um pano seco (que não solte fiapos), ou papel toalha absorvente.

    2. Em uma tigela, misture um pouco de suco de limão com bicarbonato de sódio. Depois de efervecer, embeba um pano com a solução preparada.

    3. Esfreque as manchas amarelas com o pano úmido ou esponja macia. Faça movimentos circulare, e seja gentil na hora de esfregar para evitar marcas no móvel.

    4. Com uma esponja úmida, limpe a solução da superfície. Seque o móvel para remover toda a umidade. Vale deixar as portas do armário abertas para que o ar circule, o que ajuda no processo de secagem.

    Além das manchas amareladas, outro inimigo clássico dos armários da cozinha é a gordura. A notícia boa é que é possível combater o problema com um produto que você provavelmente já tem em casa. A seguir, descubra como remover as manchas de gordura dos armários utilizando vinagre.

    Aprender como tirar gordura do armario de madeira da cozinha é essencial, já que esse é um problema recorrente na cozinha!

    É possível remover a gordura de forma simples e você vai precisar de: vinagre destilado, água morna, um borrifador e uma esponja macia.

    1. Coloque duas partes iguais de vinagre destilado e água morna em um borrifador, e misture bem.

    2. Borrife apenas o necessário, uma camada fina é o suficiente. Lembre-se que o material é delicado e o excesso de produtos pode acabar danificando o móvel. Por fim, deixe a solução agir por até 10 minutos.

    3. Depois de 10 minutos, borrife um pouco mais da solução na superfície e limpe imediatamente com um pano macio. Isso vai tirar o excesso do produto e, junto com ele, toda a sujeira.

    4. É possível que você encontre algumas áreas ainda engorduradas após a limpeza. Para resolver o problema, aplique um pouco mais da solução nas áreas mais grudentas e esfreque com uma esponja macia. Não aplique muita força na hora da limpeza para evitar danos ao acabamento do móvel.

    Se você optar por um produto comercial, CIF cremoso pode ser a solução. CIF cremoso não mancha e ainda consegue remover a gordura com facilidade, sem precisar esfregar.

    Sua rotina de limpeza mudou durante a pandemia?

    Durante a limpeza, você pode ter removido o bolor do armário, porém o mau cheiro ainda pode persistir. Nesse caso, é possível fazer uma limpeza especial com bicarbonato de sódio para tirar o cheiro de mofo do armário da cozinha:

    1. Aplique bicarbonato de soda na superfície.

    2. Passe uma esponja úmida. Com uma esponja úmida, comece a limpar a superfície em movimentos circulares.

    3. Passe um pano úmido na superífice para remover o produto. Seque com um pano limpo, ou papel toalha absorvente. Espere até que o armário esteja completamente seco para organizar os mantimentos nas prateleiras.

    Manter a cozinha higienizada e organizada é essencial para a sua saúde e de toda a família. Nem sempre há tempo para a limpeza pesada, mas para facilitar a limpeza, confira o nosso guia prático de como economizar tempo na hora de limpar a cozinha!

    Publicado originalmente 1 de outubro de 2020

    © 2021 Apresentado para você pela Unilever

    Seja o primeiro a comentar

    Faça um comentário

    Seu e-mail não será publicado.


    *