Como Limpar Aliança De Prata Que Ficou Preta?

Folha de alumínio

Faça a sua jóia de prata manchada  e maçante, brilhar como novo após uma limpeza com esses itens domésticos comuns confiáveis.

A prata manchada não é páreo para esta “receita” de alumínio. Leve um litro de água, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e um pedaço de papel alumínio para ferver.

Largue os talheres no pote por 10 segundos (por mais tempo, se ficar muito manchado), depois remova com a pinça da cozinha.

Magia! Veja como polir a prata se a mancha persistir: faça uma pasta grossa com 1/4 xícara de bicarbonato de sódio e duas colheres de sopa de água. Aplique com uma esponja úmida, enxágue e enxugue.

Sabão em pó

Para fazer brilhar suas jóias ou prataria, forre uma tigela de tamanho médio com papel alumínio e encha-a com água quente. Misture em uma colher de detergente em pó, em seguida, mergulhe sua prata por um minuto. Enxágüe com água limpa e seque com ar. Descubra se você está usando muito detergente quando está lavando roupa.

Ketchup

Se a sua prata estiver manchada, o ketchup pode ajudar. Veja como polir a prata com esse condimento comum: aplique uma pequena quantidade em uma toalha de papel e esfregue suavemente sobre as áreas embaçadas.

Se a sua prata não estiver ficando mais brilhante, deixe a ketchup descansar por 15 minutos, depois esfregue com um pano macio e lave.

Para itens com detalhes texturizados, como alguns castiçais ou prataria sofisticada, use uma escova de dentes para limpar entre as fendas.

Amido de milho

Uma pasta de amido de milho e água fará a prata parecer nova novamente. Aplique com um pano úmido, deixe secar, depois esfregue com algo levemente abrasivo, como gaze ou uma toalha áspera. Sugestão: pode substituir o creme de tártaro se estiver sem amido de milho

Desinfetante para as mãos

O desinfetante para as mãos não apenas combate os germes, mas também fornece um ótimo método para polir a prata. Esguicha algumas gotas em um pano macio e esfregue o manchar.

Soda limão-lima

Recapture o brilho molhando seus itens de prata em uma tigela de refrigerante de limão por uma hora. Lave e seque bem.

Pasta de dentes

Esprema uma pequena quantidade de pasta de dente em um pano e polir sua prata. Depois enxágüe e veja como brilha!

Limpador de janelas

Veja como polir prata enquanto você limpa suas janelas – mate duas tarefas com uma só pedra. Limpe o limpador de janelas em um pano ou escova de dentes e use-o para esfregar suavemente a prata esterlina. Você deve ser capaz de restaurar sua prata ao seu estado brilhante original.

  • Condicionador de cabelo
  • Se você quiser evitar manchar, tente esfregar condicionador em prata limpa.
  • Giz

Prataria vai ficar brilhante se você manter alguns pedaços de giz na gaveta ou no baú onde você armazená-lo. O giz absorve a umidade, impedindo que seus utensílios agradáveis ​​sejam manchados.

Amônia

Ilumine os objetos de prata embebendo-os por 10 minutos em uma solução de uma xícara de água morna e 1/2 xícara de amônia. Delicadamente, limpe e seque.

Vinagre

Veja como polir prata com vinagre, que você talvez não saiba é uma ferramenta de limpeza incrivelmente versátil. Devolva o brilho e o brilho dos seus talheres e jóias, mergulhando-o em 1/2 xícara de vinagre branco misturado com 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio por duas a três horas. Enxaguar em água fria e secar bem.

  1. Suco de limão e sal
  2. Sua prata vai brilhar após a imersão durante a noite em uma mistura de 1 colher de sopa de suco de limão, 1 1/2 xícaras de água e 1/2 xícara de leite seco instantâneo.
  3. Originalmente publicado no Readers Digest

Como Limpar Aliança De Prata Que Ficou Preta? Cadeia de valor da joia brasileira: seu potencial de geração de riqueza e o entrave tributário ao seu desenvolvimento

Descubra Hoje (25/11), às 14h, durante a participação do Escolhas no painel “Cadeia de valor da joia brasileira: seu potencial de geração de riqueza e entrave tributário ao seu desenvolvimento”. Um Posicionamento frente aos Projetos de Reforma Tributária em Tramitação no Congresso Nacional. Infelizmente, a cadeia de valor da indústria joalheira ainda é uma ilustre […]

Como Limpar Aliança De Prata Que Ficou Preta? A 1ª TECNOGOLD Virtual

A 1ª TECNOGOLD Virtual já está no ar. De hoje, às 10h, até sexta, às 20h, os profissionais do setor podem conferir as novidades de produtos e serviços que são essenciais para a produção joalheira máquinas, equipamentos, gemas naturais e sintéticas, insumos e softwares. E na agenda de palestras desta terça-feira estão 04 temas voltados […]

Como Limpar Aliança De Prata Que Ficou Preta? Rússia tem maior mina de ouro do mundo, mas só deve explorá-la em 2023

A Polyus, maior ouro da Rússia, disse que seu depósito inexplorado Sukhoi Log, na Sibéria, contém as maiores reservas do mundo. Uma auditoria mostrou que o Sukhoi Log tem 40 milhões de onças de reservas comprovadas, segundo os padrões internacionais JORC, com teor médio de ouro de 2,3 gramas por tonelada, disse o diretor-presidente da empresa, Pavel […]

Como Limpar Aliança De Prata Que Ficou Preta? Oz Minerals eleva faixa de meta de produção de ouro para o ano

Oz Minerals eleva faixa de meta de produção de ouro para o ano A Oz Minerals elevou sua faixa de meta de produção de ouro para 2020. A companhia quer aproveitar o alto preço do metal precioso para garantir uma boa posição no fim do ano, beneficiando-se também da alta nas cotações do cobre. A […]

Como Limpar Aliança De Prata Que Ficou Preta? Projeto de lei aumenta exigências para pesquisa mineral

Projeto de lei aumenta exigências para pesquisa mineral Tramita no Senado Federal o projeto de lei do senador Carlos Viana (PSDB-MG) que altera o Código de Mineração, passando a exigir do requerente de autorização de pesquisa de minérios a comprovação da capacidade financeira para a execução dos trabalhos de prospecção. A proposta aumenta ainda o […]

Como Limpar Aliança De Prata Que Ficou Preta? Como é feita a extração de ouro no mundo

Como é feita a extração de ouro no mundo Alta demanda A demanda de ouro está em alta como investimento, símbolo de status e componente-chave em muitos produtos eletrônicos. Mas também é um recurso finito e, eventualmente, chegará um estágio em que não haverá mais nada para explorar. Pico da Produção  Especialistas acreditam que já […]

Como Limpar Aliança De Prata Que Ficou Preta? Ativos e metais devem se valorizar com emissões de BCs, diz XP

Os ativos da indústria de mineração e os preços dos metais deverão ser beneficiados pelo movimento dos bancos centrais do mundo de emitir dinheiro para auxiliar a recuperação das economias durante a pandemia, disse na terça-feira (29) o estrategista-chefe da XP Investimentos, Fernando Ferreira. O “efeito mais claro” dessas grandes emissões de dinheiro na economia […]

Como Limpar Aliança De Prata Que Ficou Preta? Governo lança programa com metas para mineração até 2023

Governo lança programa com metas para mineração até 2023 O governo federal anunciou na segunda-feira (28) o Programa Mineração e Desenvolvimento (PMD). O objetivo da iniciativa, conforme o poder Executivo, é atrair novos investimentos e promover “o crescimento e o desenvolvimento sustentável” da mineração no país. O governo afirma que o programa, que vinha sendo […]

Como Limpar Aliança De Prata Que Ficou Preta? ANM e Metamat podem reativar três reservas garimpeiras no Mato Grosso

Três reservas de garimpo localizadas na região de Alta Floresta (MT), a 792 km de Cuiabá, poderão ser reativadas após nove anos de interrupção e ter sua atividade legalizada. A Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) e a Agência Nacional de Mineração (ANM) realizaram expedições nas localidades com o objetivo de mapeá-las e formalizar a extração […]

Como limpar prata com 8 ingredientes inusitados que você tem em casa

Presente em uma infinidade de objetos, a prata (também chamada de argento) é um material sofisticado que tem seu nome originado da palavra indo-europeia arhhg, que, não a toa, significa brilhante.

Quem é fã de acessórios e itens decorativos produzidos a partir do metal sabe que nem sempre é fácil remover sujeiras e partes escurecidas do material, sendo um verdadeiro sonho descobrir como limpar prata com métodos rápidos e baratos.

Como Limpar Aliança De Prata Que Ficou Preta?

Crédito: IStock | TisantiJóias de prata escurecida

Causas

  • Brincos, pulseiras, colares, anéis, talheres, taças, bandejas, travessas, vasos, espelhos, instrumentos musicais ou qualquer outro objeto feito com a prata está vulnerável a passar pelo processo de escurecimento, que é resultado do contato do material com o próprio meio ambiente.
  • As camadas mais escuras tratam-se de sulfeto de prata, produzido a partir de uma reação entre o metal e compostos de enxofre presentes no ar, como os gases sulfídrico e dióxido de enxofre.
  • O suor produzido pelo corpo é outro vilão para a manutenção do material, pois a água e os sais minerais dissolvidos nele, como o cloreto de sódio, ao se misturarem com algum dos dois gases, aceleram o escurecimento do metal.
Leia também:  Como Excluir Arquivos Que Precisam De Permissão?

Como Limpar Aliança De Prata Que Ficou Preta?

Crédito: IStock | goirTalheres de prata escurecida

Soluções

Para não quebrar a cabeça pensando como limpar prata com tanta frequência, é importante fazer a manutenção de seus objetos para que a conservação do material seja mais duradoura.

No caso das jóias, o ideal é guardá-las em locais bem secos e sem luz, de preferência lacradas em sacos plásticos ou de tecido. Já os utensílios domésticos devem, ao máximo, ficarem bem distantes de produtos químicos, como os de limpeza que contenham enxofre ou cloro.

Água sanitária ou oxigenada, assim como perfumes, são substâncias que tiram o brilho da prata. Por isso, fique atento aos locais de manuseamento do material.

Na hora de lavar pratos ou talheres, tente sempre deixá-los de molho caso não consiga limpá-los na hora, para que a sujeira não grude. Outra dica é mantê-los longe de esponjas de aço ou muito ásperas, pois a prata pode ficar ainda mais arranhada.

Antes de guardar suas pratarias no armário, embale-as com papel filme, sem deixar nenhum pedaço de fora, para reduzir o contato do metal com o ar. Dessa maneira, o polimento das peças será mais rápido e efetivo.

Receitas

Depois de entender mais um pouco sobre as causas do escurecimento do metal, chegou a hora de escolher qual o método mais prático para você para limpar prata e colocar a mão na massa.

Confira receitas com 8 ingredientes da sua casa que a Catraca Livre selecionou para te ajudar a se livrar das manchas escuras dos acessórios feitos de prata. Olha só!

O bicarbonato de sódio é o ingrediente mais usado na hora de limpar prata. Contudo, sua ação pode ser muito abrasiva para peças mais delicadas, pois o composto químico tende a desgastar as camadas superficiais do metal. Essa técnica é recomendada para itens de valor não muito alto.

Em uma panela no fogo, coloque 400ml de água, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e seus objetos de prata. Quando a mistura começar a ferver, tire do fogão e deixe de molho até que o líquido esteja morno. Em seguida, lave os objetos com água e sabão e deixe secar bem.

Para itens de prata maiores, você pode umedecer um pano com a mesma mistura de água quente e bicarbonato e esfregá-la nos objetos de sua escolha. Após a limpeza, faça a lavagem normalmente.

Para quem não sabe, a pasta de dente é comumente usada na limpeza de diversos objetos, como tênis e óculos. No caso da prata, o creme dental é capaz de reduzir a aparência dos arranhões e renovar o brilho.

Com uma esponja ou escovinha bem macias, passe a pasta de dente sobre todo o objeto, tomando muito cuidado com a força aplicada para não arranhar ainda mais a peça. Depois, lave-a com água e sabão, e, quando secar, use uma flanela para polir.

Como Limpar Aliança De Prata Que Ficou Preta?

Crédito: IStock | Marc BruxellePasta de dente é milagrosa na hora de limpar prata

Em um recipiente, misture 500ml de água quente, uma colher de sopa de detergente e mais três de vinagre branco. Umedeça um pano de algodão na solução e use-o para limpar seus itens de prata. Feito isso, enxágue as peças e deixe secar.

Talvez a mais simples das receitas é esta, por ter como ingrediente principal o tão utilizado sal, associado às desconhecidas funções do papel alumínio, que, ao reagir com a água, devolve o brilho as peças de prata.

Em uma vasilha, coloque 1 litro de água fervendo, 3 colheres de sopa de sal e mais duas de bicarbonato de sódio. Acrescentes seus objetos de prata e vários pedaços pequenos de papel alumínio rasgado. Deixe de molho por 30 minutos, enxágue, lave e guarde as peças como foi orientado anteriormente.

Como Limpar Aliança De Prata Que Ficou Preta?

Crédito: IStock | Stanislav SablinFaça o teste e descubra como sal com papel alumínio podem deixar suas peças de prata muito mais brilhantes

Além de combater acne, manchas e rugas da pele, a casca de banana também é usada no polimento de pratarias.

Ao invés de usar uma flanela ou qualquer outro tecido, faça o processo de polir as peças como sempre, mas utilizando a parte interna da casca da banana. Os resultados são surpreendentes!

  • Cerveja ou refrigerante de cola (aquele famoso, sabe?)

A última mas não menos importante das dicas é a mais prática, considerando que você não precisará de mais nada além de cerveja ou refrigerante de cola.

Coloque seus objetos de prata em um recipiente estreito e alto, completando seu espaço um dos líquidos indicados. Mesmo que pareça um desperdício de qualquer umas das bebidas, a simples imersão das peças de prata na cerveja ou no refrigerante de cola ajuda (e muito) a desgastar as camadas escurecidas da prata.

Caso essa técnica não funcione tão bem, complete o procedimento com uma das sugestões acima para resultados mais satisfatórios.

Veja também: 3 dicas para limpar o seu micro-ondas de um jeito impecável

Como Limpar Prata: Aprenda a Recuperar o Brilho das Suas Peças

Precisa saber como limpar prata dos seus objetos e acessórios? Preparamos um artigo especial com várias dicas relevantes para você deixar as suas peças brilhando!

Um dos problemas mais comuns para quem possui esse material nobre que dá forma em diversos itens como anel, talheres e os mais variados elementos decorativos é que com o passar do tempo essas peças podem apresentar uma coloração escura e com manchas.

Para você conseguir manter o brilho original e a durabilidade de qualquer peça em prata é preciso realizar uma limpeza adequada. Por isso, vamos te ensinar nesse post como limpar prata de maneira rápida e prática com produtos de limpeza baratos.  Veja algumas soluções!

Como Limpar Aliança De Prata Que Ficou Preta?

1- Há vários métodos de como limpar prata com produtos baratos. Fonte: Dicas de Mulher

Confira também:

Como limpar aliança de prata com pasta de dente

As joias em prata são conhecidas pelo brilho e durabilidade, porém quando são usadas com muita frequência, as peças acabam desbotando e perdendo as suas características. Isso acontece porque há o contato direto com os elementos presentes na atmosfera, o enxofre.

Você sabe como limpar aliança de prata? Saiba que é possível fazer a manutenção da sua joia com produtos baratos! Veja como limpar aliança de prata é mais fácil do que você imagina!

Veja como limpar aliança de prata com pasta de dente

  • 1-      Coloque um pouco de creme dental na escovinha de dente;
  • 2-      Passe a escovinha de dente em toda a aliança;
  • 3-      Repita o processo quantas vezes achar necessário;
  • 4-      Com um pano macio, esfregue o metal até que fique claro novamente;
  • 5-      Enxague e espere a aliança secar;

2- A escova de dente e o creme dental são excelentes opções de como limpar aliança de prata. Fonte: Blog Alianças de Ouro Allianze

Dica: Esse processo de como limpar aliança de prata além de retirar detalhes difíceis da peça também serve para quem tem aliança de ouro. Que tal testar essa dica em casa?

Como limpar corrente de prata: Aprenda um método fácil e simples

A sua correntinha de prata adquiriu um aspecto escuro ou amarelado? Geralmente isso acontece porque o metal oxida com o tempo devido aos gases presentes na atmosfera ou até mesmo pelos produtos de beleza que utilizamos diariamente.

Quando o enxofre entra em contato com a prata forma uma camada de sulfeto de prata que tem uma coloração escura e de aspecto sujo. O suor também é responsável pela falta de brilho e escurecimento da prata, pois a água e os sais minerais se misturam com o gás de enxofre.

Veja abaixo um método simples e eficaz de como limpar corrente de prata com papel alumínio e bicarbonato de sódio. Siga o nosso passo a passo e recupere a sua peça!

  • Coloque a corrente em um recipiente;
  • Depois, junte 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • Junte pedaços de papel alumínio;
  • Deposite lentamente no recipiente água fervente e deixe agir por alguns instantes;

Como Limpar Aliança De Prata Que Ficou Preta?

3- O papel de alumínio e o bicarbonato de sódio é um método prático e rápido de como limpar corrente de prata. Fonte: Trabalhos Manuais – umCOMO

Essa técnica de como limpar corrente de prata com papel alumínio e bicarbonato de sódio resolve o problema e retira completamente a oxidação das peças de prata

Leia também:  Como Eliminar Paginas Que Abrem Sozinhas No Firefox?

Como limpar prata com bicarbonato: Utilize as técnicas de baixo custo

Os produtos industrializados para limpeza de prata no mercado são muito caros, por isso separamos especialmente para você duas técnicas de como limpar prata com bicarbonato de sódio de maneira simples, rápida e barata.

Como limpar prata com bicarbonato de sódio

1º  Técnica

Faça uma pasta utilizando bicarbonato e água quente, em seguida coloque em um pano macio, de preferência de algodão, e passe cuidadosamente por toda a peça.Você deve polir o objeto com delicadeza para não riscar, pois a pasta é abrasiva.

4- O bicarbonato de sódio é uma das melhores ferramentas para limpeza de objetos de prata. Fonte: Dicas de Mulher

2º Técnica

Coloque a peça de prata dentro de uma panela com 1 colher de sopa de bicarbonato e 200ml de água. Leve ao fogo até ferver. Depois, desligue e deixe esfriar. Por último, enxague e seque muito bem a peça  para tirar toda a umidade.

5- Nunca deixe a peça em contato com o bicarbonato por muito tempo porque pode corroer a prata. Fonte: Dicas Online

Para você que precisa aprender uma forma de como limpar anel de prata e outros objetos pequenos como brincos, cordões, broches e pulseiras, vamos mostrar uma forma de eliminar as manchas sem muito esforço e rapidamente.

A técnica de banho de bicarbonato é ótima para polir objetos pequenos, pois as peças ficam mergulhadas inteiramente na mistura.

Passo a passo de como limpar anel de prata

  • Coloque em uma panela 1 colher de café de bicarbonato
  • Junte ½ litro de água
  • Mergulhe o anel e as outra peças
  • Leve ao fogo ate ferver
  • Deixe as peças de molho na solução por 1 minuto

As manchas das peças sairão sem nenhum esforço e você poderá deixá-las ainda mais brilhantes polindo-as com uma flanela. Obs: É importante ressaltar que a prata não deve ficar por muito tempo em contato com a solução para evitar corrosão.

6- Como limpar anel com bicarbonato pode danificar as peças, consulte sempre a ajuda de um profissional. Fonte: Waufen

Agora que você aprendeu como limpar anel de prata com banho de bicarbonato, utilize esta solução para deixar todas as suas peças polidas e bonitas.

Como limpar cordão de prata: Veja dicas práticas

Para você que deseja saber como limpar cordão de prata, preparamos dicas versáteis e muito simples para resolver os problemas das manchas nas peças.

A prata é um metal que fica opaco quando em contato  com o ar ou umidade, por isso você deve limpar os seus objetos pelo menos uma vez ao mês. Veja abaixo algumas dicas de como limpar cordão de prata e recupere o aspecto brilhante de suas peças novamente.

1º Dica

Para recuperar o brilho da prata faça uma solução com 10 gramas de sal (1 colher de sopa) e 1 xícara de água (250 ml) fervente. Coloque o cordão de prata de molho por 8 horas. Depois, retire a peça e dê polimento com pano seco.

7- O sal é uma das soluções mais baratas de como limpar cordão de prata. Fonte: Mercado Livre

2º Dica

Veja como limpar cordão de prata com Bicarbonato e vinagre é uma tarefa fácil, basta você mergulhar a peça em uma solução feita com 1 colher de sopa bicarbonato e ¼ de xícara de vinagre branco. Depois, é só esfregar o cordão com um pano seco.

8- Para você que precisa de dicas de como limpar prata, o bicarbonato é um ótimo aliado para você recuperar as suas peças. Fonte: eCycle

Você agora já sabe como limpar prata, portanto conserve as suas peças por mais tempo e não esqueça de  guardá-las dentro de sacos de plásticos.

Veja dicas baratinhas de como limpar a sua prata:

Infográfico – Como limpar prata

Copie o código abaixo e compartilhe este infográfico no seu site

Infográfico feito por Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/.

5 dicas úteis para saber como limpar aliança de prata

Hoje em dia, as alianças de prata são cada dia mais comuns.

Usar uma aliança de prata significa estar em um relacionamento sério e comprometido. Essa aliança geralmente é usada no mesmo lado da aliança de noivado e do lado oposto da aliança de casamento, ou seja, no dedo anular do lado direito.

Enfim, que a aliança de prata é símbolo de amor, comprometimento e lealdade todos nós sabemos. Mas depois de um tempo podemos perceber que a cor da jóia muda, escurecendo e perdendo boa parte do seu brilho.

Não se preocupe, pois isso é totalmente normal.  Acontece por causa de algumas reações químicas do objeto chamada ‘oxidação’.

Esse escurecimento é apenas uma camada, que com certos cuidados, podemos prevenir e até remediar.

Conheça abaixo diversas dicas fáceis para limpar aliança de prata e mantê-la brilhante e sem riscos.

Para limpar:

Detergente: As oxidações acontecem por causa do contato da joia com cremes, óleos e até mesmo o próprio óleo natural da pele. Por tanto, lembre-se sempre de lavar as alianças com detergente neutro e água morna. Se preciso, deixe o objeto de molho por alguns minutos e depois enxague e seque com uma flanela limpa e macia.

Para dar brilho:

Pasta de dente: Um método caseiro para dar brilho à prata é utilizando a pasta de dente. Com um algodão ou uma flanela macia e limpa esfregue a pasta de dente sobre a aliança até que a mesma mude de fosca para brilhante. Depois enxague com água morna e retire todos os resíduos da pasta. Finalize secando e esfregando uma flanela macia e seca no anel.

Para conservar:

Cuidados: Retire o anel sempre que for realizar trabalhos domésticos, tomar banho, carregar objetos pesados, manusear objetos pontiagudos, entrar em contato com substâncias abrasivas, manusear ferramentas, entrar em contato com cloro de piscinas, etc.

Para guardar:

Lave e guarde: Antes de guardar a sua aliança de prata, lave com detergente e água morna para retirar todos os resíduos de óleo e evitar manchas. Depois encape a aliança com um guardanapo de papel para que a peça não entre em contato com outras joias. Faça isso com todas as joias. Por fim, guarde-a em um local seguro.

Limpeza profissional:

Procure um especialista: Caso possua duvidas procure um especialista em joias antes de realizar qualquer procedimento. Não faça nada que possa danificar a sua joia. Se a aliança de prata estiver muito danificada, o melhor mesmo é procurar um especialista que com toda certeza indicará a melhor solução.

Como limpar aliança e fazê-la durar por mais tempo

Aliança é uma das maiores representações do amor de um casal, e por isso é essencial que esse bem tão precioso seja cuidado com carinho. Afinal, é comum que com o tempo o anel comece a dar uma leve escurecida – em outras palavras, sofra com a oxidação. Quer aprender como limpar aliança de prata ou de ouro e deixá-la sempre novinha em folha? Então se liga nas nossas dicas!

Água morna e detergente

A primeira dica é supersimples, já que conta apenas com morna e detergente para limpar a aliança. Para isso, aqueça a água até ela quase ferver e coloque o líquido em um recipiente pequeno. Misture um pouco de detergente até fazer espuma e, em seguida, deixe o anel de molho até a água começar a esfriar.

Depois desse período, pegue uma escova de cerdas macias e esfregue a sua aliança com cuidado. Caso a sujeira não saia por completo repita o processo algumas vezes até ficar satisfeito com o resultado. Aliás, essa dica também vale para outros tipos de joias de prata ou ouro que ficaram escurecidas.

Legal, né?

Pasta de dente e bicarbonato de sódio

Para fazer a limpeza com bicarbonato de sódio a dica é apostar em outra solução caseira. Aqui, misture 1 colher pequena de bicarbonato de sódio com 2 colheres do mesmo tamanho de pasta de dente.

A combinação do flúor com o bicarbonato será perfeita para limpar a aliança, especialmente a de prata! Passe essa mistura na aliança e esfregue cuidadosamente (para evitar riscos) com uma escova de dentes velha até a sujeira sair.

Depois, é só lavar em água corrente e prontinho!

Dica: O bicarbonato de sódio também pode ser usado para dar polimento à aliança. Para isso, dissolva 1 colher de bicarbonato em um copo de 250 ml e deixe a aliança submersa por aproximadamente 20 minutos. Ao retirar, é só secá-la com a ajuda de uma flanela limpa.

Leia também:  Como Acalmar Um Bebe Quando Chora Muito?

Faça uma limpeza diária para evitar a oxidação

O suor da nossa pele é o grande responsável por fazer a aliança escurecer, seja ela de ouro ou de prata. Por isso, para evitar que o anel precise de uma limpeza mais pesada, vale a pena fazer uma diária.

Neste caso, não tem mistério: basta retirar a joia uma vez ao dia e limpá-la com uma flanela seca, retirando o óleo natural do nosso corpo que fica preso nela.

Evite usar produtos de limpeza com muita frequência para que a aliança não sofra com possíveis riscados.

Cuidado com produtos abrasivos

Além disso, para garantir a durabilidade da sua aliança não se esqueça de fugir de produtos abrasivos, como água sanitária e acetona. Na dúvida, sempre que for entrar em contato com algum produto que não seja sabão ou detergente retire o anel e, quando o serviço estiver terminado, coloque-a de volta. Seguindo essas dicas você vai perceber como a sua aliança pode durar uma vida toda!

Entenda porque sua aliança de prata escurece e veja como limpa-las

Se você usa ou já usou alguma joia de prata, sendo ela aliança, colar ou pulseira, muito provável que ela tenha escurecido em questões de dias ou mesmo meses de uso. Há relatos de prata escurecendo minutos depois após usá-las.

Esse é um processo químico comum que acontece com a prata, que fique claro, que independe do organismo do usuário.

Se a sua joia de prata não escureceu, talvez seja ideal visitar a loja que comprou para questionar a qualidade do produto, há 99% de chance de o produto não ser de prata.

Vamos entender por que a prata escurece

Por que a prata escurece?

  • A prata só escurece devido a um único motivo, enxofre.
  • O enxofre está presente no nosso dia a dia, desde os gases vindos da queima do combustível dos carros, aos produtos de beleza que tem o elemento em sua composição.
  • Este elemento em contato com a prata forma uma camada de sulfeto de prata, que tem cor escura.
  • O suor também auxilia no escurecimento da prata, composto basicamente de água e sais minerais dissolvidos, o suor ajuda a joia a se misturar com o gás de enxofre, formando a camada escura sobre a peça.

E o ácido úrico?

Se você já reclamou na joalheria onde comprou sua joia de prata dizendo que ela escureceu, a resposta que você recebeu provavelmente foi a de que o ácido úrico do seu organismo fez isso com o produto.

Isso não deixa de ser uma verdade, o alto nível de ácido úrico no organismo interfere diretamente na prata.

O ácido úrico é uma substância produzida naturalmente pelo organismo. Segundo o Dr. Drauzio Varella ela surge como resultado da quebra das moléculas de purina; proteína contida em muitos alimentos, por ação de uma enzima chamada xantina oxidase.

Depois de utilizadas, as purinas são degradadas e transformadas em ácido úrico. Parte dele permanece no sangue e o restante é eliminado pelos rins.

Dentro de todo esse conceito científico o que precisamos entender é que a alta concentração dessa substância no organismo causa o escurecimento da prata, além é claro de alguns problemas de saúde, como: dores nas articulações, especialmente nos membros inferiores (joelhos, tornozelos, calcanhares e dedos dos pés), aumento da probabilidade de problemas renais e segundo estudos recentes do Instituto do Coração de São Paulo mostram que níveis elevados de ácido úrico no sangue aumentam o risco de desenvolver acidentes cardiovasculares.

Como evitar o escurecimento da prata?

Agora que já conhecemos o agente causador, vamos aprender as 8 melhores práticas para evitar o escurecimento da sua joia e manter sua beleza por muito mais tempo. Continue lendo o texto até o fim!

  1. 1. Evite utilizar joias de prata ao mexer com produtos químicos
  2. Quando for se dedicar as tarefas domésticas — lavar louças, roupas ou dar faxina na casa — tome o cuidado de retirar suas joias de prata e guardá-las em local seguro.
  3. O contato das joias com os produtos químicos pode causar danos e para garantir o uso correto não manuseie sabão, detergente ou qualquer outro produto químico utilizando uma aliança de prata, por exemplo, pois eles são altamente prejudiciais a sua joia.

2. Ao dormir, tire-a e enrole num papel higiênico

Apesar de não suarmos tanto enquanto dormimos, a produção de ácido úrico é contínua, retire aliança, brincos e correntes antes de se deitar e enrole-as em um pedaço de papel higiênico para evitar que a prata escureça e garanta que a sua joia continue impecável por mais tempo.

3. Armazene sua joia em prata em um local seco e arejado

Manter o simples cuidado de guardar suas joias de maneira correta vai proporcionar beleza duradoura e ainda as deixarão com aspecto de recém-compradas, mesmo um longo período após a aquisição.

Como a umidade também é uma das razões por que a prata escurece, ao armazenar seus adornos escolha um local limpo e seco, longe da exposição solar e da umidade. Uma boa ideia é optar por porta-joias ou caixas organizadoras, preferencialmente revestidos com veludo ou outro tecido, para manter as peças em segurança.

5. Guarde cada item separadamente

Seria bastante desagradável se porventura você encontrasse a sua aliança de compromisso riscada, não é mesmo? Para evitar esse desapontamento o aconselhável é guardar cada peça separadamente.

É indicado guardar brincos, anéis, relógios e correntes em compartimentos isolados ou utilizar saquinhos individuais confeccionados em tecidos macios para impedir o atrito com outros acessórios, o que pode ocasionar os temidos riscos e outros danos.

6. Distancie-se do contato com cosméticos

Passar por uma sessão de beleza é revigorante e indispensável para manter a autoestima elevada. Sempre que for fazer um procedimento químico no salão ou aplicar algum cosmético em casa, como perfume, cremes e maquiagens, não deixe que a prata dos seus acessórios tenha contato com os produtos.

Evite usar brincos colares e anéis nessas situações e ao passar cremes e perfume sobre o corpo, espere o cosmético secar completamente antes de colocar suas joias a fim evitar que estraguem ou manchem.

7. Não entre no mar ou piscina usando acessórios de prata

Se você não abre mão de usar peças de prata na praia ou à beira da piscina é preciso seguir algumas recomendações para não se frustrar depois.

Tanto a água do mar quanto o cloro são agentes relacionados ao por que a prata escurece. Para evitar que isso ocorra não entre no mar ou na piscina utilizando as joias, visto que elas podem ter as características originais alteradas, ser corroídas e se tornar opacas.

8. Dê um banho de ródio

Como já aprendemos nesse texto a prata é um metal nobre com muita sensibilidade as reações químicas, o que acaba influenciando no seu escurecimento. Para reverter esse estado é comum recorrer a algumas técnicas com o intuito de prolongar a vida útil das joias.

O ródio é um elemento químico da família da platina, possui alta resistência a riscos e oferece uma camada extra de proteção contra a oxidação. O banho de ródio é um processo de acabamento das joias de prata que tem também como função deixá-las brilhando.

Se achar apropriado, procure uma joalheira de confiança para solicitar o serviço. Mas atenção, o efeito do banho não é permanente e precisa ser refeito de tempos em tempos!

Como limpar alianças e joias em prata?

A maneira mais prática de limpar a sua joia em prata é utilizando creme dental, o flúor presente na pasta é um excelente para dissolver a camada escura na peça. Utilize uma boa quantidade de creme dental, espalhe utilizando os dedos e com um papel higiênico tire o excesso e enxague em água, secando bem logo em seguida.

Infelizmente é inevitável impedir o escurecimento da prata, porém, agora que você sabe por que a prata escurece e tem 8 dicas para evitar essa consequência, possivelmente você já deve ter chegado a conclusão que investir em uma joia de prata é um bom negócio, basta manter os cuidados apropriados. Quer conhecer outras dicas? Aprenda a como limpar e polir alianças de prata!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*