Como Limpar A Lingua Quando Esta Branca?

Você já notou a presença repentina de uma camada branca sobre a língua? Ou quando você acorda e sente a língua grossa, meio melada – no espelho você vê uma camada branca que a cobre. Também pode acontecer após uma refeição – e não é resto de comida, não! A língua saburrosa indica que há um acúmulo de bactérias e toxinas – e é bom cuidar disso, claro!

A que se deve a pátina branca, ou saburra, na língua?

  • Entre as possíveis causas da língua saburrosa estão:
  • * inflamação das papilas gustativas
  • * má higiene oral
  • * tabagismo
  • * consumo de álcool
  • * dieta pobre em fibra
  • * irritação da língua (por uso de aparelho dentário ou piercing).
  • Ou talvez seja porque teu corpo está com dificuldades em digerir determinados alimentos, ou talvez você esteja “chocando” um estado gripal, ou até pode ser indicativo de algo mais complicado e sério (doenças hepáticas e gastrointestinais, do pâncreas e vesícula que vão requerer verificação clínica).
  • O revestimento branco sobre a língua também pode estar ligado à ingestão de medicamentos – antibióticos, antifúngicos – que afetam as funções hepáticas e gástricas assim como, à ocorrência de aftas, infecções fúngicas e candidíase oral ou estresse, estados febris, fadiga ou fome.

De todas formas, a presença da saburra na língua é um sinal do seu corpo, sinal de que algo não está tão bem quanto deveria estar. Aprenda aqui algumas formas simples e naturais de fazer a limpeza da língua e, se esta situação se prolongar por mais de 2 semanas, estiver associada a dor, odor ruim ou outros sintomas internos, não deixe de procurar um bom médico que te oriente e diagnostique.

Remédios naturais para limpar a língua branca

  1. Já falamos, em outro artigo, sobre os benefícios de se fazer, diariamente, a raspagem da língua para evitar que o corpo reabsorva as toxinas que nela se acumulam durante o sono.

  2. RASPAR A LÍNGUA: UMA TÉCNICA AYURVEDA PARA A DESINTOXICAÇÃO.

    CONHEÇA 10 BENEFÍCIOS

  3. Para a limpeza diária matinal você sempre poderá usar os limpadores da ayurveda – instrumentos de raspagem – ou até uma colher.

1. Raspador de língua

O raspador de língua é uma ferramenta pequena e simples da tradição ayurvédica que lhe permite remover suavemente o acúmulo de toxinas, a tal pátina saburrosa. Pode ser feito de aço inoxidável ou de cobre e pode ser encontrado em lojas de ervas ou de saúde alimentar. Use-o, diariamente, antes do desjejum e escove os dentes, em seguida.

2. Bochechar com óleo

Como Limpar A Lingua Quando Esta Branca?

Esta prática implica em você fazer, diariamente, em jejum, uma série de bochechos com algum óleo vegetal de tua preferência – girassol, gergelim, óleo de coco, azeite – para limpar o organismo. Leia mais sobre essa técnica no artigo indicado a seguir:

ÓLEO DE GIRASSOL: EM BOCHECHOS PARA DESINTOXICAR E REEQUILIBRAR O ORGANISMO

3. Suco de Aloe Vera

Como Limpar A Lingua Quando Esta Branca?

O suco de Aloe Vera pode ser útil para o tratamento de problemas bucais graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas que também ajudam a combater as bactérias que causam mau hálito e camada branca sobre a língua. A indicação é de se usar o suco como lavador bucal, diariamente. Bocheche e cuspa se o que pretende é limpar a saburra lingual ou, engula, se fizer o uso do suco de Aloe vera durante o dia (buscando efeito interno).

BABOSA: O QUE ACONTECE AO CORPO SE BEBER UM COPO DE ALOE VERA POR DIA?

4. Cúrcuma

Como Limpar A Lingua Quando Esta Branca?

A cúrcuma ou açafrão-da-terra, com sua poderosa ação antibacteriana e anti-inflamatória, pode ser usada como pasta, chá ou água de gargarejo, para limpar a cavidade bucal e a língua.

CÚRCUMA E SUAS EXTRAORDINÁRIAS PROPRIEDADES CURATIVAS

5. Bicarbonato de sódio

Como Limpar A Lingua Quando Esta Branca?

O bicarbonato de sódio pode ser usado na escova de dentes, como limpador físico, e na água, como enxaguante bucal.

BICARBONATO DE SÓDIO: O QUE É E PORQUE FUNCIONA

Especialmente indicado para você:

  • O QUE A LÍNGUA DIZ SOBRE O NOSSO ESTADO DE SAÚDE
  • ÓLEO DE COCO: EXTRAORDINÁRIOS USOS E BENEFÍCIOS PARA A IMUNIDADE E MUITO MAIS
  • LÍNGUA, ESPELHO DA SAÚDE: UM NOVO TESTE DETECTA 14 DOENÇAS

Língua branca: O que pode ser e o que fazer

  • A língua branca geralmente é sinal de um crescimento excessivo de bactérias e fungos na boca, que faz com que a sujeira e as células mortas da boca fiquem presas entre as papilas inflamadas, gerando o surgimento de placas brancas.
  • Assim, a língua branca é mais comum quando existem condições favoráveis para o crescimento de fungos, como acontece em pessoas que não fazem uma higiene bucal adequada ou que têm o sistema imune mais enfraquecido, como no caso de bebês, idosos ou pacientes com doenças autoimunes, por exemplo.
  • Como Limpar A Lingua Quando Esta Branca?
  • No entanto, existem outras doenças que podem provocar o surgimento de manchas brancas na língua, como:

1. Candidíase oral

A candidíase oral, também conhecida como sapinho, é a causa mais frequente do surgimento de manchas brancas na boca, especialmente em idosos acamados ou bebês, devido ao crescimento excessivo de fungos. No entanto, também pode surgir em adultos que não fazem uma higiene adequada da boca, que estiveram fazendo o tratamento com antibióticos ou que têm doenças autoimunes, como Lúpus ou HIV.

Esta infecção por fungos também pode ser acompanhada de mau hálito, ardência nas regiões afetadas e a sensação de algodão dentro da boca. Saiba como identificar a candidíase oral.

O que fazer: deve-se fazer uma higiene bucal adequada, escovando os dentes e a língua, pelo menos, 2 vezes por dia e utilizar um enxaguante bucal para evitar o desenvolvimento de bactérias. Se os sintomas não melhorarem após 1 semana, deve-se consultar o clínico geral para iniciar o uso de antifúngicos bucais, como a Nistatina.

2. Líquen plano

O líquen plano é uma doença autoimune que provoca a inflamação do revestimento da boca, podendo gerar manchas brancas frequentes na língua e até no interior das bochechas, além de pequenas feridas dolorosas semelhantes a aftas. É também comum sentir ardência na boca, assim como sensibilidade excessiva para comida quente, picante ou ácida.

Entenda melhor o que é o líquen plano oral e como é feito o tratamento.

O que fazer: é recomendado consultar o clínico geral, pois embora não exista um remédio capaz de curar o líquen plano, o médico pode receitar o uso de corticoides, como a triancinolona, para aliviar a inflamação e a dor. Além disso, usar uma pasta do dentes sem laurilsulfato de sódio também pode ajudar a evitar o surgimento dos sintomas.

3. Leucoplasia

Esta é uma doença crônica que provoca o surgimento de placas esbranquiçadas no interior das bochechas, gengivas e, em alguns casos, na superfície da língua. Este tipo de placas não melhora com a escovação da língua e, geralmente, não são dolorosas.

Embora não exista uma causa conhecida para esta alteração, é mais frequente em fumadores e pode estar relacionada com os primeiros sinais de câncer na boca.

O que fazer: se após 2 semanas de higiene bucal adequada as placas não começarem a desaparecer é importante consultar um clínico geral ou dentista para avaliar o risco de serem sinais iniciais de câncer. Caso sejam placas benignas, o médico pode recomendar o uso de antivirais ou fazer uma pequena cirurgia para remover as placas.

Como Limpar A Lingua Quando Esta Branca?

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível que pode afetar a boca quando se faz sexo oral desprotegido, sendo que os primeiros sintomas podem demorar até 3 meses para surgir. Nestes casos, também podem aparecer feridas na boca, características da primeira fase da doença. Saiba mais sobre os sintomas e as fases da sífilis.

O que fazer: o tratamento precisa ser feito com uma injeção de penicilina e, por isso, deve-se consultar um clínico geral para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento. Caso o tratamento não seja feito, os sintomas podem melhorar após 3 semanas, mas a doença irá evoluir para sua segunda fase, na qual se poderá espalhar pelo resto do corpo.

Quando ir ao médico

  1. Na maioria dos casos este sintoma não é sinal de uma doença grave, podendo ser facilmente tratado com escovagem adequada da língua e ingestão frequente de água.

  2. Assista o vídeo seguinte e saiba o que fazer para limpar corretamente a língua:

Como Limpar A Lingua Quando Esta Branca?

Porém, se a língua branca durar mais de 2 semanas ou surgir acompanhada de dor ou ardência, por exemplo, é aconselhado consultar um clínico geral para avaliar se existe alguma doença e iniciar o tratamento adequado, se necessário.

Língua branca: como limpar? Veja os cuidados com a higiene bucal para eliminar o problema

Como Limpar A Lingua Quando Esta Branca?

A língua branca pode ser um sinal de que a sua higiene bucal precisa de reforços. Saiba como surge o problema e os cuidados necessários para eliminá-lo!

Como Limpar A Lingua Quando Esta Branca?

Especialista em Dentística e Odontologia Estética. Cursos de Toxina Botulínica e Preenchimento orofacial , Lifting não Cirúrgico , curso de Peeling e de dermarroler. Atualização de Endodontia , curso de Escultura dental , Resina Composta para dentes posteriores, participação de 3 Contox e participação do Simpósio de Toxina Botulínica e Preenchimento Orofacial.

Você tem notado a sua língua branca? Então, é importante ligar o sinal de alerta! Geralmente, o quadro pode estar ligado ao acúmulo de placa bacteriana e outros microorganismos na cavidade bucal devido à má higiene bucal, o que pode ser um grande problema a longo prazo.

A boa notícia é que eliminar o aspecto branco e áspero da superfície da língua pode ser uma tarefa mais fácil do que se imagina, já que na maioria das vezes alguns cuidados simples com a escovação podem reverter a situação.

Para entender melhor o assunto, o Sorrisologia conversou com a dentista Kalina Diniz que revelou os tratamentos para essa condição.

Língua branca: é normal?

Você pode até achar que ter a língua branca é normal, mas o quadro – que também é conhecido como saburra lingual – pode ser um alerta para outros problemas, como a má higiene bucal.

Nesse caso, a profissional afirma que o problema pode resultar em outros ainda maiores: “o acúmulo de sujeiras e restos alimentares que ficam presos nas papilas associados à ação das bactérias existentes na boca podem provocar diversas doenças, como a halitose”.

Por isso, ao notar qualquer sinal do aspecto esbranquiçado e áspero na região, é importante consultar um dentista para avaliar o quadro e rever os cuidados básicos, como escovar a língua e os dentes da maneira correta. “O ideal é ter uma língua de coloração rosada e com as papilas higienizadas”, afirma a especialista.

É possível remover o aspecto branco da língua? Entenda a importância da higiene bucal nesse caso

Se a causa da língua branca for a má higiene bucal, nem tudo está perdido. Isso porque a higiene bucal mais detalhada na região pode ser capaz de reverter o quadro. “Nesse caso, o tratamento mais indicado é a utilização do kit de prevenção bucal, que inclui uma escova de dentes de cerdas macias, pasta de dente, fio dental e enxaguante bucal”, revela Kalina.

Além desses produtos, é importante que o paciente faça uso de um raspador de língua, que ajuda a tirar a tal saburra que fica na superfície do órgão. “Dessa forma, é possível garantir uma boa higienização bucal, prevenindo possíveis doenças ligadas à falta de cuidados de limpeza, como halitose, cárie e outras”, conta a dentista.

Língua branca: saiba como limpar a região da maneira correta

Para evitar o aspecto de língua branca, é importante manter uma rotina de higiene bucal adequada.

“Recomenda-se iniciar o processo pelo fio dental, depois utilizar o raspador de língua e, por fim, realizar a escovação dos dentes”, conta a dentista.

Isso porque o uso da pasta de dente antes do raspador pode dificultar a remoção da saburra lingual, que é a camada branca acumulada na língua onde ficam as bactérias e os restos alimentares.

Quanto ao uso do limpador de língua, o ideal é começar a limpeza da parte de trás em direção a ponta da língua, passando duas vezes em cada lado da cavidade bucal.

“O ideal é realizar a limpeza lingual duas vezes por dia. Caso não seja possível, o paciente deve fazer, pelo menos, uma vez e de preferência à noite antes de dormir”, aconselha.

Dessa forma, a língua ficará higienizada e a saúde bucal em dia.

Este artigo tem a contribuição do especialista:Kalina Diniz – Dentística e Odontologia EstéticaSão Paulo – SPCRO-SP: 110560

Língua branca: causas e remédios naturais para tratar a saburra – greenMe

Você já notou a presença repentina de uma camada branca sobre a língua? Pois é, além de causar desconforto e mau hálito, a língua branca pode ser sintoma de problemas de saúde. Veja por que é bom evitar esse incômodo.

Quando você acorda, sente a língua grossa, meio melada?  E quando se olha no espelho, vê uma camada branca que a cobre?

Às vezes acontece de a língua ficar com esse aspecto após uma refeição – e não se trata de resto de comida, não!

A língua saburrosa indica que há um acúmulo de bactérias e toxinas – e é bom cuidar disso, claro!

As causas da língua branca

Mas a que se deve a pátina branca, ou saburra, na língua?

Entre as possíveis causas da língua saburrosa estão:

  • inflamação das papilas gustativas
  • má higiene oral
  • tabagismo
  • consumo de álcool
  • dieta pobre em fibra
  • irritação da língua (por uso de aparelho dentário ou piercing).
  • Mas também pode ser que a língua branca esteja indicando que o teu corpo está com dificuldades em digerir determinados alimentos, ou talvez você esteja no início um estado gripal.
  • Infelizmente, língua branca também pode ser indicativo de algo mais complicado e sério (como doenças hepáticas, gastrointestinais, do pâncreas ou da vesícula biliar), o que requerer atenção e diagnóstico médico.
  • O revestimento branco sobre a língua também pode estar ligado à ingestão de medicamentos – antibióticos, antifúngicos – que afetam as funções hepáticas e gástricas assim como, à ocorrência de aftas, infecções fúngicas e candidíase oral ou estresse, estados febris, fadiga ou fome.
  • De todas formas, a presença da saburra na língua é um sinal do seu corpo, sinal de que algo não está tão bem quanto deveria estar.
  • Aprenda aqui algumas formas simples e naturais de fazer a limpeza da língua e, se esta situação se prolongar por mais de 2 semanas, e estiver associada à dor, odor ruim ou outros sintomas internos, não deixe de procurar um bom médico que te diagnostique e te oriente.

Remédios naturais para limpar a língua branca

Já falamos, em outro artigo, sobre os benefícios de se fazer, diariamente, a raspagem da língua para evitar que o corpo reabsorva as toxinas que nela se acumulam durante o sono:

Para a limpeza diária matinal você sempre poderá usar os limpadores da ayurveda – instrumentos de raspagem – ou até uma colher.

Raspador de língua

  1. O raspador de língua é uma ferramenta pequena e simples da tradição ayurvédica que lhe permite remover suavemente o acúmulo de toxinas, a tal pátina saburrosa.

  2. Pode ser feito de aço inoxidável ou de cobre e pode ser encontrado em lojas de ervas ou de saúde alimentar.
  3. Use-o, diariamente, antes do desjejum e escove os dentes, em seguida.

Bochechar com óleo

Como Limpar A Lingua Quando Esta Branca?

Esta prática implica em você fazer, diariamente, em jejum, uma série de bochechos com algum óleo vegetal de tua preferência – girassol, gergelim, óleo de coco, azeite – para limpar o organismo. Leia mais sobre essa técnica no artigo indicado a seguir:

  • ÓLEO DE GIRASSOL: EM BOCHECHOS PARA DESINTOXICAR E REEQUILIBRAR O ORGANISMO

Suco de Aloe Vera

  • O suco de Aloe Vera pode ser útil para o tratamento de problemas bucais graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas que também ajudam a combater as bactérias que causam mau hálito e camada branca sobre a língua.
  • A indicação é de se usar o suco como lavador bucal, diariamente.
  • Bocheche e cuspa se o que pretende é limpar a saburra lingual ou, engula, se fizer o uso do suco de Aloe vera durante o dia (buscando efeito interno).
  • BABOSA: O QUE ACONTECE AO CORPO SE BEBER UM COPO DE ALOE VERA POR DIA?

Cúrcuma

Como Limpar A Lingua Quando Esta Branca?

A cúrcuma ou açafrão-da-terra, com sua poderosa ação antibacteriana e anti-inflamatória, pode ser usada como pasta, chá ou água de gargarejo, para limpar a cavidade bucal e a língua.

  • CÚRCUMA E SUAS EXTRAORDINÁRIAS PROPRIEDADES CURATIVAS

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio pode ser usado na escova de dentes, como limpador físico, e na água, como enxaguante bucal.

  • BICARBONATO DE SÓDIO: O QUE É E PORQUE FUNCIONA
  1. Talvez te interesse ler também:
  2. O QUE A LÍNGUA DIZ SOBRE O NOSSO ESTADO DE SAÚDE
  3. ÓLEO DE COCO: EXTRAORDINÁRIOS USOS E BENEFÍCIOS PARA A IMUNIDADE E MUITO MAIS
  4. LÍNGUA, ESPELHO DA SAÚDE: UM NOVO TESTE DETECTA 14 DOENÇAS

Entenda a importância da limpeza da língua e aprenda como fazer

É muito bom sentir segurança para conversar de pertinho com os amigos, não é mesmo? Pois a higiene bucal é uma grande aliada nesse sentido. Graças a ela, conseguimos cuidar da saúde da boca, evitando infecções e garantindo um hálito sempre fresco. Para tanto, porém, precisamos saber como manter a língua limpa.

Apesar de ser um passo constantemente recomendado pelos dentistas, a limpeza da língua ainda gera muitas dúvidas, questionamentos e até mesmo confusão. Afinal, por que devemos tomar esse cuidado? Como fazer a higienização adequada dessa região?

A seguir, traremos diversas informações a esse respeito, no intuito de demonstrar a importância desse procedimento e ensinar de que forma ele deve ser realizado. Ao final de nossa conversa, você estará devidamente informado sobre todos esses pontos. Vamos lá? Boa leitura!

Você sabe o que é saburra lingual?

Já parou para pensar que a boca é a primeira fase do sistema digestivo? O detalhe é que, funcionando como meio para a ingestão dos alimentos, os resíduos se acumulam ali durante as refeições. Com o passar do tempo, forma-se uma massinha (branca ou amarelada) na região posterior da língua. Já notou?

  • Essa massa se chama saburra lingual (popularmente conhecida como língua branca) e é formada a partir do acúmulo de células mortas e de muco produzido naturalmente pela boca, gerando, assim, uma condição bastante propícia para o alojamento e a formação de placas bacterianas.
  • O seu surgimento pode estar relacionado não só à falta de higiene na região, mas também a alguns problemas diferentes, que podem incluir desequilíbrios no trato gastrointestinal e até mesmo doenças hepáticas ou renais.
  • Para eliminá-la, independentemente de sua causa original, basta escovar bem a região da língua e adotar hábitos saudáveis, como tomar mais água ao longo do dia e, claro, cuidar bem da saúde e da alimentação.

Por que se preocupar?

A saburra lingual e o mau hálito não são, quando vistos isoladamente, um problema de saúde. Tendo como principal consequência o desenvolvimento acentuado de bactérias, a língua branca geralmente é inofensiva, sendo, na verdade, uma manifestação clínica de que algo está errado no organismo.

Por essa razão, é fundamental atentarmos a essa ocorrência para investigar qual é o problema de saúde pelo qual estamos passando e, assim, tratá-lo adequadamente. Esses problemas podem ir desde a presença de fungos causadores de infecções a alguma ocorrência mais grave. O ideal é entrar em contato com um especialista para verificar a necessidade de tratamento.

A não escovação da língua também pode facilitar o desenvolvimento de gengivite ou periodontite, complicações que surgem devido a uma inflamação da gengiva. A periodontite é um estágio mais grave da gengivite, podendo levar até mesmo à perda dos dentes, pela fragilidade óssea gerada na região da mandíbula.

Além disso, a halitose é responsável por uma série de problemas sociais, que se iniciam com a redução da autoestima e da segurança e podem culminar até mesmo no isolamento social completo. Por isso, é muito importante acabar com o mau hálito.

De que forma evitar complicações?

Uma higiene bucal adequada é a principal forma de se prevenir contra esses problemas, sabia? Existem, sim, outros fatores que contribuem, como a desidratação, que leva a uma baixa produção de saliva, podendo acentuar a saburra e a halitose, além de outros pontos já citados acima. No entanto, muitas vezes, apenas a higienização correta é o suficiente para acabar com o problema.

Por isso, para entender se basta a higiene ou se há necessidade de algum tipo de tratamento específico, é importante visitar o dentista regularmente. Nesses casos, ele o encaminhará para outro especialista, mas da área médica.

No fim das contas, no entanto, o mais importante é sempre estarmos em alerta em relação à qualidade da nossa limpeza bucal, bem como no que diz respeito aos produtos que usamos durante a escovação da língua. Também é recomendável trocar as escovas de dente com frequência, além de mantê-las sempre em um local limpo e com proteção das cerdas.

Como fazer uma boa limpeza da língua?

Antes de mais nada, vale ressaltar a importância de passar o fio dental com periodicidade, assim como escovar bem toda a arcada dentária, claro. O ideal é que o creme dental usado no dia a dia contenha flúor, produto que ajuda a controlar o tártaro e a cárie. Dito isso, bola para frente!

O primeiro passo para a limpeza da língua pode ser feito com um limpador específico, a fim de retirar o excesso de massa branca. Depois, se sentir necessidade, passe as cerdas da própria escova por toda a superfície da língua, até remover os detritos acumulados. Tome cuidado com a maciez das cerdas, para não machucar a gengiva ou a língua, que são bem sensíveis.

Com o limpador específico, puxe a massa branca da parte posterior para a anterior da língua, repetindo o procedimento até retirar toda a placa. Com a escova, execute o movimento de vaivém até que a superfície esteja completamente limpa.

Para facilitar o deslizamento da escova na língua, você pode usar um pouco da sua pasta de dente, mas não é necessário, ok? Para finalizar, sempre lave a boca com água corrente depois de cada procedimento, de modo a facilitar a remoção da sujeira. Simples, não?

​Com que frequência repetir?

A limpeza da língua deve ser feita todas as vezes que escovamos os dentes, ou seja, pelo menos três vezes ao dia. Em dias atípicos, no entanto, é recomendado pelo menos limpá-la pela manhã e logo antes de dormir.

Que tal montar um kit especial para higiene bucal e deixá-lo na bolsa ou na mochila? Basta incluir um enxaguante pequeno, um fio dental, uma escova, um limpador de língua e, claro, um creme dental. É o suficiente para manter a higiene bucal e ainda conservar o hálito fresco!

Como a alimentação tem a ver?

Lembra que mencionamos causas gastrointestinais como uma das origens da saburra lingual? Assim como em todo o resto do organismo, a alimentação influencia nossa saúde bucal. O consumo excessivo de doces, por exemplo, contribui para a rápida proliferação das bactérias na boca. As fibras, por outro lado, ajudam na autolimpeza dos dentes, evitando a formação de placas bacterianas.

Cálcio e vitamina C também estão na listinha de bons elementos para incluir na dieta, sendo responsáveis pela fortificação dos dentes e pela proteção da gengiva, respectivamente. O consumo regular de água, como já vimos, é essencial por evitar a formação de placas. Afinal, a água ajuda na produção de saliva.

Para atacar o sempre indesejado mau hálito, existem alguns alimentos que podem contribuir bastante. Entre eles, estão a maçã, a cenoura, o pepino, o chá de boldo e o gengibre. Já tem um preferido?

A saúde é sempre um tema muito sério e relevante. Por isso, devemos ter precaução até mesmo com as menores partes do nosso corpo, como a língua. Como você pôde ver, pequenos gestos de cuidado já são capazes de nos defender de complicações futuras e garantir uma maior tranquilidade no presente. Pronto para colocar nossas dicas em prática?

Quais são os benefícios de manter a língua limpa?

Agora, veremos algumas vantagens do hábito de escovar a língua todos os dias.

Combate a halitose

Um dos primeiros pontos positivos de manter a língua higienizada é, sem dúvidas, a redução do mau hálito. A remoção da saburra possibilita um hálito mais fresco.

Evita o surgimento das cáries

A ocorrência das cáries (e de vários outros problemas, como a gengivite) pode estar relacionada ou ser potencializada pela falta de escovação da língua. Afinal, muitas bactérias fazem morada nessa estrutura, o que contribui para a sua proliferação na cavidade oral.

Melhora o aspecto da língua

Outra vantagem facilmente perceptível com a escovação frequente da língua é a melhora do aspecto geral da mesma. Sem a saburra, esse órgão fica muito mais bonito e saudável, o que acaba fazendo muito pela autoestima!

Previne a diminuição do fluxo salivar

Problemas na região bucal podem ocasionar a redução do fluxo salivar. Esse tipo de problema altera o pH da boca e possibilita uma proliferação exagerada de bactérias, o que pode acabar contribuindo para o aparecimento de cáries e outros problemas.

Melhora o paladar

Você sabia que a redução da saburra lingual pode contribuir para uma melhora na sua percepção de sabores? Por isso, manter a língua limpa é uma ótima maneira de fazer com que os alimentos se tornem muito mais saborosos, o que tornará o momento da refeição ainda mais satisfatório para você!

Como manter a língua limpa?

Chegamos ao fim de nosso bate-papo! Para resumir tudo o que falamos, vamos mostrar, em tópicos breves, as principais dicas para manter a sua língua sempre limpa e saudável. Vamos lá?

  • realize a limpeza da região sempre que escovar os dentes ou, pelo menos, duas vezes ao dia;
  • cuide da alimentação;
  • aumente a ingestão de água;
  • consulte-se periodicamente com um dentista de sua confiança e faça check-ups odontológicos.

Seguindo esses passos, toda a sua região bucal estará bem cuidada e devidamente livre de problemas relacionados à falta de higiene!

Não custa ressaltar: a higiene bucal é fundamental para termos sorrisos radiantes, que nos ajudem na comunicação e no ganho de autoconfiança, além, é claro, de garantirem bocas saudáveis! Como mostramos, saber como manter a língua limpa evita uma série de complicações e doenças decorrentes da má higiene bucal.

Quer continuar aprendendo sobre a sua saúde bucal? Então, confira o nosso post sobre como acabar com o mau hálito e tenha acesso a ainda mais dicas e informações importantes sobre esse assunto!

Como higienizar a língua? | Blog MetLife Brasil

Nosso dia a dia costuma ser agitado, porém, não podemos deixar de cuidar da nossa saúde.

Nós da MetLife sabemos que com a higiene bucal em dia, muitas doenças são evitadas. Normalmente, as pessoas escovam os dentes, mas esquecem de limpar a língua. Então, saiba porque higienizar a língua é tão importante e como fazer esse procedimento da forma correta.

Por que é importante higienizar a língua?

É comum que muitas pessoas convivam com o problema de mau hálito. Esse mau cheiro pode ter algumas causas, como fumo, ingestão de alimentos específicos como alho e cebola, infecções respiratórias, refluxo ácido ou higiene bucal inadequada. 

Essa última causa está relacionada com a escovação dos dentes e da língua. Apesar da língua fazer parte da boca, ela costuma ser deixada de lado na hora da limpeza bucal. 

Dessa forma, com alguns minutos a mais ao escovar os dentes, você cuidará mais da sua saúde bucal.

Como limpar a língua? 

A língua, com seus sulcos e protuberâncias, abriga muitas bactérias. Elas esperam receber mais comida para continuar vivendo ali. Por isso, é necessário limpá-la. Só assim as bactérias e restos de comida são removidos.

Então, além de escovar os dentes e passar fio dental, é recomendado ter no seu kit de higiene bucal um raspador de língua. Ele pode ser de plástico ou borracha, com a cabeça redonda e formato em V. Caso você não tenha um raspador, é possível utilizar sua escova dental para higienizar a língua.

É importante comprar um raspador que seja adequado ao tamanho da sua boca. Por exemplo, um raspador para criança deve ser menor que para um adulto. Além disso, evite os que têm a base muito fina, pois eles podem machucar a língua. Na dúvida, consulte sempre o dentista para lhe orientar sobre o melhor modelo e forma de utilização

Na hora de limpar, alguns dentistas recomendam iniciar pelo fio dental, depois utilizar o raspador e por fim escovar os dentes. Isso não é um consenso, mas a utilização da pasta de dente antes do raspador pode dificultar a remoção da saburra (a camada branca da língua onde ficam as bactérias e os restos de alimentos).

Para fazer a raspagem, comece pela parte de trás em direção à ponta da língua. Passe o raspador duas vezes, uma do lado direito e outra do lado esquerdo. Não é necessário aplicar muita força.

Também é possível limpar a língua com a própria escova de dentes. Para isso, escove a língua. É possível que você sinta ânsia de vômito. Nesse caso, é recomendado segurar a língua do lado de fora da boca e passar a escova. Assim, reduz a sensação de ânsia.

O ideal é fazer a limpeza da língua uma vez por dia. Isso pode ser feito na parte da noite, antes de dormir. Assim, sua língua ficará limpa e sua saúde bucal ficará melhor.

É muito importante manter uma boa higiene bucal para evitar mau hálito, cáries e outras doenças causadas nos dentes. Por isso, comece a criar o hábito de limpar a sua língua, além dos dentes.

Língua branca, o enigma do mau hálito

Mau hálito – todo mundo já passou por isso antes. Muitas pessoas acham que o mau hálito se dá por comer certas comidas ou por não escovar os dentes regularmente.

É verdade que você não consegue sentir o seu próprio hálito, aí vale a dica de um amigo. Um jeito de checar o seu caso sem ter que passar por esta situação é prestar atenção para a cor da sua língua.

Geralmente, língua branca e mau hálito andam de mãos dadas. Vejamos alguns pontos a respeito.

  • Causas do mau hálito
  • Algumas são óbvias, mas outras nem tanto. A seguir, cinco razões porque o seu hálito pode necessitar da sua atenção:
  • Higiene bucal deficiente: não manter um bom cuidado com a higiene da boca, ocasiona devido a restos alimentares e bactérias problemas em seus dentes e gengiva, causando o mau hálito.

Tabaco: mais um estímulo para você parar de fumar. Evite o tabaco e outros problemas relacionados ao seu consumo.

Boca seca: a diminuição do fluxo salivar inibe a habilidade de a sua boca remover o excesso de partículas de comida. O mau hálito pode ser resultado da existência dessas partículas.

  1. Comida: a causa mais comum se dá por conta dos suspeitos mais esperados, o alho e a cebola.
  2. Condições médicas: algumas condições como sinusite pode deixar uma película sobre a língua que causa mau hálito.
  3. Causas da língua branca

De acordo com a Mayo Clinic, uma conceituada clínica dos Estados Unidos, a língua branca é resultado do crescimento de bactérias e células mortas que se alojam entre as papilas, causando esse revestimento de coloração branca.

Inúmeros casos contribuem para a ocorrência da língua branca, incluindo álcool, uso de tabaco, febre, boca seca e respiração pela boca, desidratação e cuidado insuficiente com a higiene bucal.

Muitas causas coincidem com as causas do mau hálito, dentre elas a existência de bactérias na boca, de modo que é fácil ver como essas condições estão conectadas.

Tratamento para a língua branca

Quando você se der conta de que está com a língua branca, marque com o seu dentista uma consulta para que ele faça uma avaliação mais adequada da situação da sua saúde bucal e lhe dê orientações direcionadas a seu histórico de saúde bucal.

Alguns tratamentos vão abordar diretamente as causas mais comuns, eliminando o álcool e o uso do tabaco, bem como recomendando a ingestão de muita água para que você se mantenha hidratado.

Certifique-se também de escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia com um creme dental como o Colgate Total ® 12 para manter o seu hálito fresco e limpo, e não esqueça de passar fio dental para eliminar os pedacinhos de comida que tenham escapado na hora da escovação.

Ainda de acordo com a Mayo Clinic, você também pode tentar escovar a sua língua para remover a película que se criou sobre ela.

A prevenção do mau hálito como decorrência da língua branca começa com uma boa higiene bucal. Certifique-se de estar seguindo as recomendações do seu dentista para reverter a língua branca, o mau hálito ou até mesmo ambos, e mantenha a sua rotina de higiene bucal para se precaver da reincidência desses problemas no futuro.

Como se Livrar da Camada Branca sobre a Língua

  1. 1

    Agende uma consulta com o médico ou dentista se tiver outros sintomas além da saburra, pois podem indicar um problema mais sério. Estes podem ser:[2]

    • Dor na língua.
    • Desidratação.
    • Febre.
    • Camada branca que dure mais de uma semana.
  2. 2

    Saiba a diferença entre língua branca e língua geográfica. Tenha em mente que nenhum dos dois problemas é grave.[3]

    • Língua geográfica é o nome dado para várias lesões superficiais na língua, que dão uma aparência de que as bolinhas estão gastas.
    • Alimentos com sabor forte (apimentados, salgados demais, cítricos, etc.) podem causar dor.
  3. 3

    Descubra se você tem sapinho. A candidíase oral, mais conhecida por sapinho, é uma infecção causada por um fungo chamado Cândida e pode resultar em saburra. É comum isso acontecer depois de tratamentos com antibióticos.[4]

    • Outros sintomas de sapinho são sensação de queimação na língua, ressecamento e rachaduras nos cantos da boca, algo bem dolorido.
    • Tratamentos eficazes contra sapinho são os remédios antifúngicos, em forma de enxaguantes bucais ou pílulas. Não interrompa o tratamento sem informar o médico.
    • Tomar suplementos probióticos ou iogurtes pode ajudar a restaurar o equilíbrio da flora bucal.
    • Use temperos antifúngicos. Entre eles estão o alho, orégano, canela, sálvia e cravo-da-índia.
    • Evite alimentos como laticínios (exceto iogurte), álcool e açúcar. Tenha uma dieta rica em oleaginosas, grãos integrais e alimentos ricos em vitamina C.
  4. 4

    É importante saber mais sobre as doenças que causam saburra, mas não encane tanto. Na maioria dos casos não é nada demais e costuma desaparecer por si só mas, se você acha que pode ser algo grave, vá ao médico; as razões podem ser muitas para você tentar se diagnosticar sozinho:[5]
    [6]

    • A leucoplaquia é uma doença em que placas brancas aparecem na língua, resultado de uma superprodução de células e proteínas. Não costuma ser nada sério, mas deve ser analisada por um médico para descartar a possibilidade de câncer.
    • O líquen oral é uma doença autoimune, comumente acompanhada de dor ou ardor.
    • A sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST) que pode causar saburra à medida em que o quadro evolui; se acha que pode ser o seu caso vá a um médico, pois ela pode ser facilmente tratada com penicilina.
    • Câncer na boca ou na língua.
    • HIV/AIDS.
  1. 1

    Não fique desidratado. A desidratação e a boca seca também fazem com que a língua fique branca. Beba água e livre-se desse mal!

    • A quantidade diária de água que seu corpo precisa depende de seu peso, intensidade das atividades que você desempenha e do clima em que vive. Beba água sempre, pois sentir sede já é sinal de desidratação.
    • Procure outros sinais, como urinar poucas vezes por dia, urina escura, cansaço excessivo ou dores de cabeça.
  2. 2

    Pare de fumar. O tabagismo contribui para a inflamação da língua, facilitando o acúmulo de restos de comida e células mortas — um ambiente muito propício para as bactérias viverem!

    • A fumaça do cigarro contém substâncias químicas prejudiciais para a mucosa bucal.
  3. 3

    Consuma pouco álcool. Beber em excesso também pode inflamar as bolinhas na superfície da língua, o que retém os detritos entre elas.

    • O álcool também causa desidratação, um famoso fator para a saburra.
  4. 4

    Intensifique a higiene oral. Isso ajudará na redução da quantidade de bactérias bucais.

    • Escove os dentes e a língua sempre que acabar de comer.
    • Faça isso antes de ir dormir, também.
    • Use sempre um antisséptico bucal.
  1. 1

    Escove a língua com a escova de dentes. Isso amolecerá o conteúdo preso entre as bolinhas da língua.

    • Com ou sem o creme dental é escolha sua, mas usá-lo deixará seu hálito melhor.
    • Vá devagar, não use força: a língua não deve doer.
  2. 2

    Esfregue-a gentilmente com um limpador de língua. Algumas escovas dentais vêm com ele embutido atrás.

    • Passe o limpador do fundo à frente da língua, não deixando nenhuma parte de fora. Cuidado para não vomitar, pois é um reflexo comum quando se empurra a língua para baixo.
    • Se doer é porque você está pressionando demais. Não é uma boa ideia causar ferimentos na língua: ela é bastante vulnerável a infecções.
  3. 3

    Enxágue bem a boca. Isso levará os restos de comida e tudo mais embora.

    • Boca seca também causa saburra, por isso o enxágue é duplamente benéfico.
  4. 4

    Use um enxaguante bucal forte, ou uma solução de água com sal. Não é das sensações mais agradáveis do mundo, mas eliminará uma boa parte das bactérias que estão por ali.

    • Dissolva ½ colher de chá de sal em uma xícara com água morna.[7]
    • Para resultados melhores, segure o enxaguante ou solução na boca e bocheche por dois minutos. Os mais fortes queimam um pouco.
    • Incline a cabeça para trás, gargareje por mais ou menos um minuto e cuspa o que sobrar. Isso eliminará as bactérias que ficam no fundo da garganta, parte difícil de alcançar com a escova.
  5. 5

    Esfregue a língua com substâncias naturais. Isso não é cientificamente comprovado, mas muita gente diz que funciona.

    • Faça uma pasta de suco de limão com açafrão e esfregue a mistura na língua com uma escova de dentes. O açafrão tem propriedades antibacterianas, já o suco do limão dissolverá a pele morta e matará as bactérias.
    • Tente fazer essa pasta com bicarbonato de sódio no lugar do açafrão, pois ele serve como esfoliante.

O wikiHow é uma “wiki”; ou seja, muitos de nossos artigos são escritos em parceria com várias pessoas. Para criar este artigo, 31 pessoas, algumas anônimas, editaram e melhoraram o texto desde sua criação. Este artigo foi visualizado 449 099 vezes.

Categorias: Higiene e Saúde Bucal

Esta página foi acessada 449 099 vezes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*