Como Limpar A Banheira Da Casa De Banho Quando Nos Cantos Fica Preto?

ZAP em Casa

Atualizado em: 19 de maio de 2017

Muito mais do que manter a aparência do banheiro em dia, a limpeza do rejunte contribui para evitar o surgimento de fungos e germes, tornando-se essencialmente uma questão de higiene e saúde.

Mas para muita gente a hora de limpar estes pequenos espaços entre os azulejos é um verdadeiro pesadelo, já que eles acumulam muita gordura expelida do corpo e dos cosméticos e às vezes não há produto que resolva.

+Baixe o App de Faça Você Mesmo do ZAP em Casa

+ Siga nosso perfil no Pinterest

A boa notícia é que a solução para limpar o rejunte do banheiro de maneira muito mais fácil pode estar em ingredientes caseiros mesmo, que formam misturas potentes e ajudam a amolecer todo o mofo e a gordura. O ZAP em Casa te ensina como lançar mão de alguns desses segredos e tornar a limpeza do banheiro muito mais prática.

Como Limpar A Banheira Da Casa De Banho Quando Nos Cantos Fica Preto?Muito mais do que manter a aparência do banheiro em dia, a limpeza do rejunte contribui para evitar o surgimento de fungos e germes (Foto: Shutterstock)

Use vinagre de vinho branco

“Misturas feitas com água e bicarbonato de sódio ou vinagre de vinho branco são ótimas aliadas caseiras para esse tipo de limpeza”, começa explicando Renato Ticoulat, fundador do Limpeza com Zelo, que ainda indica outros materiais indispensáveis para a higienização dessas áreas: “panos para limpeza, escova de dentes (para esfregar áreas menores), detergente neutro, água sanitária em borrifador, esponjas de limpeza, balde e luvas de borracha para proteção das mãos”.

Como Limpar A Banheira Da Casa De Banho Quando Nos Cantos Fica Preto?Misturas feitas com água e bicarbonato de sódio ou vinagre de vinho branco são ótimas aliadas caseiras para esse tipo de limpeza (Foto: Shutterstock)

O vinagre de álcool (ou vinho) branco é realmente unanimidade entre os especialistas em limpeza.

Luciana Tebar, consultora da rede Mary Help, explica que aplicar o ingrediente com uma escola de unha ou de dente e deixá-lo agir por 20 minutos sobre o rejunte é a técnica mais eficaz para a remoção do mofo.

Mas, ela completa a dica: “após a aplicação, costumo usar um desinfetante com uma boa fragrância para aromatizar o banheiro, pois o vinagre tem um odor bem característico”.

Use bicarbonato de sódio

Com ótimo custo-benefício, o bicarbonato de sódio age de forma eficiente na remoção de gorduras e manchas do rejunte. Ele pode ser misturado à água oxigenada, na proporção de 1 parte de bicarbonato para 2 de água, e aplicado com uma escova de dentes. Depois de esfregar, é só enxaguar e enxugar, segundo Tebar ensina.

Como Limpar A Banheira Da Casa De Banho Quando Nos Cantos Fica Preto?Com ótimo custo-benefício, o bicarbonato de sódio age de forma eficiente na remoção de gorduras e manchas do rejunte (Foto: Shutterstock)

Ao misturar uma colher de sopa do produto com meio limão, esfregar e deixar agir por 5 minutos, os rejuntes também tendem a ficar limpos mais facilmente.

Já para a limpeza dos azulejos, box, pias e banheiras, o bicarbonato deve ir em uma esponja e ela deve ser esfregada com movimentos leves na superfície, enxaguando e secando bem ao final.

Mas, “se estiver precisando de uma limpeza mais profunda, faça uma pasta com bicarbonato, sabão líquido e sal, passe por toda o local e deixe por 5 minutos, esfregando e enxaguando a seguir”, orienta Renato Ticoulat.

Crie uma rotina de limpeza

Como Limpar A Banheira Da Casa De Banho Quando Nos Cantos Fica Preto?Para evitar que todo o excesso de sujeira que acarreta mofo e germes se forme, o ideal é criar uma rotina de higienização semanal do banheiro (Foto: Shutterstock)

Para evitar que todo o excesso de sujeira que acarreta mofo e germes se forme, o ideal é criar uma rotina de higienização semanal do banheiro com pano úmido e de remoção diária do pó. “Outra dica importante, é procurar limpar os respingos o mais rápido possível para evitar que as manchas se tornem permanentes”, complementa Ticoulat, do Limpeza com Zelo.

Como Limpar A Banheira Da Casa De Banho Quando Nos Cantos Fica Preto?

  • + Kit pode ajudar nos pequenos reparos do dia a dia de uma casa
  • + Saiba como instalar um olho mágico. Assista ao vídeo
  • + Nova série do ZAP em Casa dá dicas de pequenos reparos para casa
  • + Sinal digital: tire suas dúvidas sobre a transição
  • + Microondas exige atenção quando o assunto é limpeza
  • + Aprenda a organizar a casa utilizando prateleiras e nichos

Como limpar o seu espaço de banho: manutenção dos produtos Roca │Roca Life

Passou vários meses a preparar a sua renovação e a escolher, cuidadosamente, os materiais… Agora, quando pensa em como vai limpar o seu espaço de banho, tem medo de o danificar.

Para garantir que os seus produtos Roca o acompanhem durante muitos anos, hoje queremos aconselhá-lo sobre como limpar a sua divisória, deixar a sua base de duche como nova, ou deixar a sua sanita a brilhar.

Saiba como obter a máxima higiene e durabilidade, enquanto descobre novos produtos especialmente desenhados para transformar o seu espaço de banho num templo de bem-estar.

Antes de procurar saber quais os truques para um espaço de banho limpo, precisa conhecer os materiais de que é feita a sua banheira ou a base de duche.

Uma solução de porcelana vitrificada é completamente diferente de uma fabricada em acrílico, ou em qualquer outro material novo no mercado.

Em todo o caso, todas estas soluções serão mais fáceis de limpar se, depois de cada utilização, dedicar algum tempo a remover os vestígios de sabão e água, de forma a evitar a formação de calcário.

Como Limpar A Banheira Da Casa De Banho Quando Nos Cantos Fica Preto?

Conhecido por ser o material mais higiénico, a porcelana vitrificada também se destaca por ser o material mais resistente de todos, aquele que apresenta resultados fantásticos até com os produtos mais abrasivos.

Graças à sua composição original, pode parecer difícil descobrir como limpar uma base de duche em resina da Roca, mas a verdade é que uma simples lavagem com água deixará todas as soluções Stonex® como novas. O mesmo acontece com as soluções fabricadas em Surfex®.

Para manter a sua agradável textura antiderrapante intacta, também pode usar detergentes neutros ou lixívia doméstica, aplicando-os sempre com um pano de algodão em movimentos circulares e, depois, passando a superfície por bastante água quente.

O calcário é o seu maior inimigo, no que diz respeito à limpeza da sua divisória de duche ou banheira. Por essa razão, logo depois de tomar duche, deve passar a superfície por água, começando sempre pela parte superior.

Use uma espátula de borracha para remover todas as gotas de água e todos os vestígios de sujidade. Para manter o vidro em ótimo estado, limpe-o regularmente com um pano molhado e, ocasionalmente, com um sabão neutro.

Se não se vir a repetir este processo a toda a hora, a Roca oferece divisórias que incluem o tratamento Maxiclean®, especialmente desenvolvido para prevenir a formação de calcário no vidro.

Como Limpar A Banheira Da Casa De Banho Quando Nos Cantos Fica Preto?

Aprender a limpar o seu espaço de banho implica aprender a limpar a sua sanita, o elemento que mais facilmente se suja e provoca maus odores.

Na superfície, use panos de limpeza descartáveis ou um pano previamente desinfetado com lixívia, sem se esquecer de recorrer a uma pequena escova para que o produto de limpeza cheguem a todos os cantos.

Para remover o calcário, pode recorrer à lixívia, mas uma mistura natural composta por vinagre e limão também funcionará.

Com o objetivo de facilitar ainda mais a limpeza da sua sanita, a Roca continua a desenvolver novos materiais como o Supralit®, uma resina utilizada para fabricar assentos e tampas de sanitas sem porosidade, e que inclui um tratamento antibacteriano revolucionário.

O novo design Rimless também contribui para a maior limpeza do seu espaço de banho, uma vez que elimina o pedestal da sanita e, consequentemente, lugares onde se pode acumular sujidade.

Se falarmos de produtos específicos, a placa de acionamento eletrónica EP1 apresenta um sistema de ativação da descarga touchless, e permite que os utilizadores a programem para que, a cada 24 horas, execute uma descarga extra.

Como Limpar A Banheira Da Casa De Banho Quando Nos Cantos Fica Preto?

Por último, limpar o seu lavatório não será diferente de limpar a sua banheira ou base de duche. Contudo, dado que é utilizado com mais frequência, talvez precise de lhe dedicar mais atenção.

Para que o lavatório fique impecável, pode escolher entre uma mistura composta por bicarbonato e água oxigenada, um produto de limpeza convencional, ou lixívia, no caso de manchas mais difíceis.

Deposite a sua confiança em materiais como o Fineceramic®, que dá forma a lavatórios extrafinos e leves, ao mesmo tempo que é especialmente resistente a produtos abrasivos.

Se estes truques para limpar o seu espaço de banho não lhe proporcionarem uma solução adequada às manchas e aos riscos dos seus produtos Roca, o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente estará sempre disponível para o ajudar a resolver quaisquer problemas de manutenção, mesmo no caso de fissuras ou ruturas.

Como Limpar A Banheira Da Casa De Banho Quando Nos Cantos Fica Preto?

5 dicas para retirar e evitar mofo do banheiro

Como Limpar A Banheira Da Casa De Banho Quando Nos Cantos Fica Preto?

Foto: Shutterstock

Dicas fáceis que vão retirar e evitar o mofo no seu banheiro, confira esses truques maravilhosos de limpeza!

O banheiro é um dos lugares da casa mais afetados pela umidade, por ser um ambiente em constante contato com água e produtos de higiene.

Para evitar o mofo, problema muito comum neste cômodo da casa, você precisa limpar constantemente essa área e não deixar que as pequenas manchas cresçam.

Além das dicas práticas para não deixar os alimentos da sua casa criarem bolor, confira como retirar e evitar este problema, especialmente no banheiro.

Leia também:  Como Saber Que Musica Passou Na Antena 3?

Evite mofo nos armários do banheiro

Arejar o espaço é a melhor maneira para diminuir a umidade. Limpe constantemente os armários com um pano úmido e não esqueça dos cantinhos! Ao finalizar esse processo, deixe as portas abertas até que seque todo o armário. Se preferir, use uma mistura de água com água sanitária.

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

A água sanitária te ajuda na limpeza e retirada do mofo

A água sanitária é um dos produtos mais econômicos de limpeza que você precisa ter na sua casa! Ela é super útil para remoção de manchas de mofo, para isso, misture 1 xícara (chá) de água sanitária com 2 xícaras (chá) de água em um borrifador. Espirre na área afetada pelo mofo, esfregue e depois é só esperar secar. Se necessário, repita o processo.

Como Limpar A Banheira Da Casa De Banho Quando Nos Cantos Fica Preto?

Foto: Shutterstock

Descubra como limpar seu banheiro e retirar esse hóspede indesejado!

O bicarbonato de sódio é um grande aliado na hora da limpeza do banheiro

O bicarbonato de sódio é outro produto de limpeza super eficaz se o seu banheiro tiver com problemas de mofo.

Basta misturá-lo com detergente líquido, óleo essencial e uma quantidade água até formar uma mistura pastosa.

Passe na região mofada com o auxílio de uma esponja ou escova e deixe o produto agir por alguns minutos. Então é só enxaguar e você terá de novo um banheiro limpo e super higienizado.

A acidez do vinagre o mofo da sua casa irá desaparecer

O vinagre é um produto da cozinha que, como o sal, é excelente para a limpeza do seu banheiro e remoção do mofo. Basta despejar vinagre branco em um recipiente vaporizador e deixar o produto agir por aproximadamente 1 hora. Não esqueça de manter o banheiro bem arejado durante esse período. Despeje água quente na área do mofo e seque o local com um pano limpo.

Cuidados se o mofo aparecer no banheiro

É muito importante que o seu banheiro tenha uma janela ou, quando estiver tomando banho, deixar a porta semi-aberta para que circule ar e evite o aparecimento de fungos.

Ao encontrar mofo na região, utilize luvas para retirá-lo e proteja sua boca e o nariz, a fim de evitar doenças, caso os esporos sejam liberados no ar.

Não misture produtos ácidos com vinagre, como limpadores de banheiro, pois a mistura desses produtos pode geral gases perigosos.

Como limpar o chuveiro e outras áreas da casa de banho

A casa de banho é uma divisão da sua casa que exige atenção redobrada, ao ter um ambiente húmido e propício ao aparecimento de bactérias e mofo. Se não tiver uma rotina de limpeza regular, em pouco tempo os azulejos e o piso vão ficar encardidos, e quando for limpar o chuveiro vai ter uma surpresa desagradável chamada bolor.

Mantenha a casa de banho bem ventilada, para que o excesso de humidade seque logo após o banho, tornando a sua tarefa de limpeza de chuveiro e outras áreas mais fácil, ao impedir também a acumulação de mofo. Agende um dia por semana para limpar em profundidade.

Se seguir as nossas dicas de limpeza vai conseguir deixar a sua casa de banho higienizada e livre de germes e sujidade. Lembre-se de usar luvas para proteger as mãos, e de testar todos os produtos de limpeza numa área pequena e impercetível antes de os usar, para evitar o aparecimento de manchas indesejadas.

Para mais dicas, descubra como limpar o chuveiro nesse vídeo passo-a-passo: 

Na limpeza da casa de banho, a higiene é sempre uma prioridade. Por isso, recomendamos que opte por um produto de limpeza de qualidade como o Cif Power&Shine Casa de Banho, para remover manchas de calcário, marcas de água e resíduos entranhados de forma eficaz.

Limpe o vidro do seu chuveiro semanalmente. Passe uma esponja humedecida numa solução de 2 litros de água com 20ml de um produto desinfetante e, opcionalmente, 5 colheres de vinagre. Se o chuveiro for revestido com acrílico passe antes uma esponja com sabão neutro e enxague.

Para limpar as zonas encardidas do chuveiro, use um produto próprio para remover a sujidade difícil na casa de banho. Também pode limpar com uma solução caseira de bicarbonato de sódio com sumo de limão. Aplique nas áreas mais sujas e deixe agir por 10 minutos, esfregando depois com uma escova de cerdas duras. De seguida, enxague e seque as superfícies.

Se souber como limpar um chuveiro também vai conseguir limpar uma banheira – a única diferença são as quantidades na solução de limpeza. Mergulhe uma esponja numa mistura de 500ml de água, 20ml de desinfetante e, opcionalmente, 250ml de vinagre. Vai conseguir desengordurar e higienizar bem a banheira com esta solução.

No caso de encontrar manchas de bolor no seu chuveiro ou no rebordo da banheira, aplique diretamente um produto específico para o efeito, como o Cif Anti Bolores. Deixe agir durante alguns minutos e esfregue depois com uma escova, enxaguando e secando bem a área no final.

Se quer saber como limpar um chuveiro entupido, remova a tampa do ralo e use uma destas técnicas para remover a fonte do bloqueio: um arame ou cabo de aço próprio, um desentupidor de ralos ou uma solução de bicarbonato de sódio com vinagre e água quente. Em último caso, consulte um canalizador.

Limpe a sanita diariamente.

Tenha uma esponja ou pano reservado apenas para limpar a sanita, tal como um bom produto desinfetante para o efeito – como o Domestos Lixívia em Gel, com um aplicador próprio para chegar a todos os cantos interiores e garantir a eliminação de germes e remoção de manchas. Aplique o produto, deixe-o agir durante alguns minutos e esfregue bem com uma escova própria para limpar sanitas. Finalize puxando o autoclismo.

Coloque filtros em todos os ralos da casa de banho, e limpe-os todos os dias para que não acumulem cabelos nem sujidade.

Limpe as janelas da casa de banho regularmente com um produto limpa-vidros, para mantê-las a brilhar. Basta borrifar o produto na superfície, esfregando depois com um pano limpo e húmido.

Finalize limpando o chão. Primeiro, varra ou aspire a sujidade e, de seguida, misture num balde com 3 litros de água, 20ml de desinfetante e 5 colheres de vinagre branco. Mergulhe um pano na solução e passe-o sobre o piso.

Para saber mais sobre como limpar o chuveiro e outras áreas da sua casa de banho, pode também consultar o nosso guia prático. Com as dicas da Cleanipedia, a casa de banho será sempre a divisão mais limpa e higienizada da sua casa.

originalmente publicado 21 de novembro de 2018

Saiba como limpar a banheira e os cuidados necessários com cada modelo

A banheira é um item considerado chique e, para alguns, um sonho de consumo, pois é ótima para relaxar. No entanto, antes de ter uma em casa é preciso saber dos cuidados com a limpeza da banheira. A higienização correta é necessária para evitar bactérias e germes, além de manchas de gordura.

Para fazer a limpeza da banheira é fundamental identificar de qual material ela é feita. Dessa forma, você poderá realizar uma higienização mais eficaz. Os tipos mais comuns de banheira são de porcelana, acrílico e esmalte. Cada um desses modelos apresenta uma característica diferente e, por isso, exigem cuidados específicos.

Confira abaixo como fazer a limpeza da banheira da sua casa semanalmente.

Esse tipo de banheira é extremamente resistente. Nesse caso, o ideal é despejar um pouco de limpador líquido em uma esponja de fibra sintética umedecida e aplicar o produto sobre a superfície da banheira. Em seguida, enxágue bem a área com água morna e seque a banheira.

O acrílico é muito semelhante ao plástico, correndo o risco de ficar deformado ou riscar. Sendo assim, evite o uso de materiais de limpeza abrasivos como pedra-pome ou esponjas de aço durante a limpeza. A lavagem desse tipo de banheira pode ser a mesma que a de porcelana.

2 de 3
Higienização das banheiras requer cuidados específicos — Foto: Pixabay/Divulgação

Higienização das banheiras requer cuidados específicos — Foto: Pixabay/Divulgação

As banheiras esmaltadas são mais raras de se encontrar e, por isso, exigem mais cuidados. Produtos com água sanitária ou soda cáustica não devem ser utilizado neste material, pois podem causar ferrugem ou manchas permanentes.

Você pode utilizar uma mistura de água quente e detergente líquido ou desengordurante para a limpeza. Use o lado liso da esponja ou um pano macio e esfregue com cuidado a superfície.

Depois de enxaguar, seque a banheira para evitar a formação de calcário.

Esses modelos devem ser limpos com produto específico ou com limpador não-abrasivo. O ideal é aplicar o produto com uma esponja úmida. Sempre após o uso, enxágue bem a banheira com água morna e passe uma esponja para remover os resíduos do banho.

Caso haja sujeira grudada nos acessórios de metais da banheira, o ideal é limpá-los com algum produto que contenha amoníaco, por exemplo. Para mais resultados, esfregue a superfície com água e vinagre. Seque com um pano e esfregue para dar brilho.

Diferente das demais, a limpeza desse acessório deve ser mais cautelosa. Por isso, confira o passo a passo para a limpeza da banheira de hidromassagem:

  • Encha a banheira com água quente até que cubra todas as saídas de jatos;
  • Em seguida, coloque duas colheres de sopa de detergente neutro na banheira de hidromassagem. Feito isso, ligue os jatos por cerca de 15 minutos;
  • Quando acabar, esvazie a banheira totalmente. Agora, encha a banheira somente com água fria;
  • Repita o processo com os jatos por 15 minutos. Esse sistema vai remover todos os resíduos de sabão que possam ter ficado dentro dos canos;
  • Esvazie a banheira de novo. E está pronta para uso!
Leia também:  Como Saber Que Ele Me Ama De Verdade Teste?

3 de 3
Limpeza da banheira de hidromassagem deve ser mais cautelosa — Foto: Divulgação

Limpeza da banheira de hidromassagem deve ser mais cautelosa — Foto: Divulgação

Quem não quer perder tempo preparando soluções caseiras ou dinheiro comprando mais de três produtos na hora da limpeza da banheira, UM® é a solução. Ele é o primeiro produto de limpeza Smartclean do mundo.

UM® é o limpa tudo da casa inteira, desde as banheiras até as roupas. UM® substitui mais de 20 produtos de limpeza, incluindo o limpa limo, limpador perfumado, multiuso para banheiro, entre outros. Para isso, basta diluir o UM® com água.

Confira as medidas abaixo:

  • Multiuso – Coloque 2 ml de UM®, equivalente a meia colher de chá, em uma garrafa de 500 ml. Complete o recipiente com água e chacoalhe. Seu multiuso está pronto para ser usado.
  • Desengordurante – Meça 4 ml de UM® com a tampa do produto em uma garrafa de 500 ml, misture com água e chacoalhe bem. Pronto! É só usar o seu desengordurante.
  • Detergente – Coloque aproximadamente meio litro de água em um recipiente e adicione 5 ml de UM®. Mexa com uma esponja e está pronto para o uso.
  • Limpa limo – Para a remoção do limo presente no rejunte, basta aplicar o UM® puro sobre a superfície e deixar agir por alguns minutos.
  • Limpeza pesada – Em um balde com 5 litros de água, adicione 40ml de UM®. Após este processo, basta misturar bem.

Limpeza de hidro: como limpar e higienizar sua banheira

É impossível resistir a um bom banho de imersão, certo?! Mas para poder relaxar com tranquilidade em sua banheira ou ofurô depois de um dia cansativo, é preciso garantir que a limpeza e higienização estejam em dia – e que sua hidro esteja livre de sujeiras e germes.

Por que é importante higienizar a minha banheira?

Como o banheiro é um lugar onde há muita umidade e uma temperatura elevada, a proliferação de microrganismos e germes indesejados é mais propensa do que em outros cômodos da casa. Já se sua hidro ou spa fica em área externa, isso significa exposição a todo tipo de sujeira. Em ambos os casos, é necessário tomar alguns cuidados para que tudo fique sempre limpinho e ideal para uso.

As banheiras e ofurôs precisam ser limpas periodicamente para evitar a proliferação de fungos e bactérias, e o recomendado é semanal ou quinzenalmente, dependendo da frequência de uso e da ocasião. Mas a boa notícia é que limpar uma banheira não exige muito tempo e nem prática: é uma tarefa simples e rápida, que pode ser feita em poucos minutos!

Como fazer a limpeza de sua banheira – Passo a passo!

Quer ver a sua banheira brilhando? Então siga as dicas da Serras Banheiras:

1- Materiais

Isso depende do material que sua banheira é feita. As da Serras Banheiras são de fibra de vidro, por isso devem ser limpas com itens de superfície não abrasiva: procure utilizar um limpador líquido e uma esponja macia, nunca uma esponja áspera.

2 – Produtos

Dentre os produtos que serão utilizados na limpeza de sua banheira, estão: 

  • Esponja
  • Água morna
  • Sabão neutro
  • Vinagre branco
  • Sapólio cremoso
  • E um pano macio.

3 – Como limpar?

Umedeça a esponja e limpe a superfície da banheira, removendo sujeiras, cabelos e outros resíduos que estejam em seu interior. Aproveite e limpe também as áreas mais estreitas e cantos, onde pode haver água acumulada.

Para retirar manchas, utilize o sapólio cremoso em uma esponja e deixe agir por cerca de 10 minutos. Em seguida, enxágue com água morna.

Na sequência, prepare uma mistura com água morna e vinagre branco e, com um borrifador, aplique para retirar a gordura da banheira. Depois, utilize um pano de microfibra para secar as torneiras e a superfície da banheira.

4- Desobstruindo os jatos de hidromassagem

Para fazer uma limpeza completa, incluindo os jatos da banheira de hidromassagem, comece por este passo: encha-a com água quente em uma altura acima do jato mais alto.

Despeje uma quantidade razoável de vinagre branco na água (a quantidade exata depende do tamanho da banheira), e ligue os jatos de 10 a 15 minutos.

A razão é clara: o vinagre é potente e ajuda a desobstruir jatos que possam estar entupidos!

Feito isso, esvazie a banheira e faça o procedimento de limpeza indicado acima, na superfície. Depois, é só usar e relaxar! 

Lembrando: a limpeza dos jatos pode ser feita a cada 3 ou 4 meses de uso, não é preciso realizar sempre que limpar a superfície de sua hidro.

Agora que já sabe cuidar de sua hidro, só resta aproveitar muito. Se ainda não tem a sua, confira nossos produtos: a Serras certamente tem um modelo de banheira ou ofurô que é perfeita para suas necessidades! 

Como limpar a casa de banho em 30 minutos

Quando está à espera de visitas e tem apenas alguns minutos para limpar a casa de banho, o tempo é essencial.

Mas não precisa de entrar em pânico; com algumas dicas de limpeza fáceis de seguir, como tirar manchas da banheira, vai conseguir limpar a casa de banho rapidamente.

Se deseja saber como limpar a casa de banho em 30 minutos ou menos, as sugestões que se seguem vão ajudar muito.

1. Antes de começar

Em primeiro lugar: se deseja saber como limpar a casa de banho rapidamente e divertir-se ao mesmo tempo, escolha uma playlist animada para o acompanhar nesta tarefa.

Antes de começar a limpeza propriamente dita, é importante organizar-se.

Isto significa preparar o seu esquadrão de limpeza (duas pessoas para agilizar a limpeza) e o equipamento, incluindo escovas, esponjas, panos, papel de cozinha, luvas de borracha e detergentes.

2. Como limpar a banheira, chuveiro e lavatório

Só porque tem pouco tempo para limpar, não significa que não possa fazer uma limpeza profunda. O lavatório, banheira e chuveiro precisam de uma limpeza adequada e, com as nossas dicas e um par extra de mãos, pode fazê-lo com eficiência redobrada.

Como tirar manchas da banheira requer detergentes fortes, calce as luvas de proteção, pulverize detergente específico para limpeza de casas de banho nas áreas relevantes (certifique-se de seguir as instruções do rótulo) e chame os seus ajudantes (seja um parceiro ou as crianças), para começarem a esfregar enquanto avança para a próxima tarefa.

3. Como limpar a casa de banho

Saber limpar a casa de banho rapidamente é mais simples do que imagina. Basta pulverizar a sanita, lavatórios e outras loiças com um detergente específico para casa de banho e deixar atuar durante um tempo – algumas horas é o ideal. Enquanto isso, pode limpar o exterior da sanita com papel de cozinha e detergente. Quando terminar, pode esfregar a sanita com o piaçaba.

usar papel de cozinha é uma maneira higiénica e conveniente de limpar a casa de banho. Escolha um que seja forte quando molhado, como o Colhogar Pro-Expert Jumbo – que se mantém firme para torcer, esfregar e limpar até os cantos mais difíceis de alcançar. Basta pô-lo diretamente no lixo quando terminar.

4. Dicas de limpeza para deixar a casa de banho a brilhar

De seguida, passe rapidamente para o polimento de espelhos e vidros com um detergente específico. Como limpar os vidros do poliban pode ser difícil, opte por detergentes específicos para o efeito.

Uma das melhores dicas de limpeza para espelhos é limpar com detergente e papel de cozinha seco, para não deixar pedaços na superfície do vidro ou espelho.

Peça às crianças que o ajudem a puxar o lustre às torneiras e aos vidros, como a limpar as portas do poliban.

5. Enxague e repita

Agora que concluiu a maior parte da rotina rápida de limpeza da casa de banho pode enxaguar o detergente com que pulverizou a banheira, o chuveiro e o lavatório. Use um esfregão leve para ajudar a remover as manchas mais difíceis e depois enxague novamente e limpe para garantir que todo o detergente foi removido.

Se preferir pode experimentar métodos de limpeza caseiros como limpar a banheira com bicarbonato ou limpar o chuveiro com vinagre. Para isso, basta fazer uma pasta com bicarbonato de sódio e água e deixar atuar sobre as manchas ou pulverizar com vinagre e deixar atuar. Depois enxague bem, repetindo o processo se necessário.

6. Limpe profundamente o chão da casa de banho

Se ainda tiver tempo, pode fazer uma limpeza profunda do chão. O chão da casa de banho pode ficar muito sujo, por isso, se conseguir esfregue muito bem! Se estiver a ficar sem tempo, uma de nossas dicas favoritas para a limpeza da casa de banho é aplicar um detergente em spray e esfregar com papel de cozinha resistente e forte quando molhado.

Leia também:  Como Descobrir Que Tipo De Pele Eu Tenho?

7. Reabasteça o papel higiénico

Esta é uma rotina para limpar a casa de banho em pouco tempo. Tudo o que resta agora é repor o que usou na limpeza. A última coisa que deseja é ficar sem papel higiénico quando as visitas chegarem, portanto, tenha sempre papel higiénico macio na casa de banho, como o Colhogar Ultra Suave.

Limpar a casa de banho pode consumir muito tempo, mas agora já sabe que não precisa de passar horas a esfregar. De ideias caseiras para limpar a banheira com bicarbonato ou para limpar o chuveiro com vinagre, até como limpar os vidros do poliban, siga as nossas dicas de como limpar a casa de banho rapidamente e vai impressionar até as visitas mais exigentes.

6 conselhos para eliminar a sujidade na cabine de duche

As divisões onde a água é muito usada criam uma sujidade diferente do resto da casa.

Quem já não lutou contra aquelas manchas negras provocadas pela humidade que são super difíceis de remover? Um dos lugares mais susceptíveis de ter este problema é a casa de banho.

A pensar nisso, decidimos partilhar consigo seis conselhos para que possa resolver a questão o quanto antes. Deixar acumular é mesmo o pior que se pode fazer!

Ora veja lá.

Primeiro, é necessário diferenciar e descrever os dois tipos de sujidade que afectam a casa de banho. Por um lado, está a cal que é um mineral que impede que as torneiras e outras superfícies metálicas brilhem. Por outro, está o mofo que se acumula nas juntas e nas esquinas devido à fraca manutenção do espaço. A diferença entre a cal e o mofo é que este último pode ser prejudicial à saúde. 

Em bom rigor, tanto se pode usar amoníaco como água oxigenada. Contudo, é preciso saber que o amoníaco é tóxico e a água oxigenada não.

Para se utilizarem estes produtos, sugerimos que os misture com água em partes iguais, por exemplo, 500 ml de água e 500 ml de água oxigenada. O ideal é realizar a mistura num pulverizador para um uso mais cómodo.

Para aplicar, basta borrifar as superfícies, deixar actuar por alguns minutos e depois remover com um pano húmido. 

O vinagre é um excelente aliado de limpeza e retira a cal no primeiro contacto. Num pulverizador, misture água, sal e vinagre em partes iguais e use a mistura para aplicar sobre os pontos de luz, torneiras e azulejos.

A cabine de duche é um dos espaços que mais cal acumula, pelo que sugerimos que aplique o produto várias vezes. Para terminar, basta passar um pano seco.

Para uma cabine de duche reluzente, pode ainda rematar o trabalho com um limpa vidros. 

O aço clorídrico é um químico que deve ser usado com muita cautela. Desde já, sugerimos que o use quando os seus filhos não estiverem em casa e num espaço muito bem ventilado.

Para além disso, compre luvas resistentes já que o contacto com a pele pode provocar queimaduras. Para aplicar, sugerimos que use o dobro da quantidade de água para a de ácido.

As manchas negras desaparecerão de imediato da superfície, mas deixe actuar meia hora antes de retirar com água abundante. 

Há outros produtos que podem ser úteis nesta tarefa. Entre eles, está o detergente da roupa. Este líquido não acabará com o problema de raiz, mas é um excelente aliado para manter a limpeza e a casa de banho a brilhar! 

E porque mais vale prevenir do que remediar, lembre-se que a melhor forma de evitar estes problemas é manter o espaço asseado. Ainda assim, não desespere.

A água que cai do chuveiro vai sempre criar estes problemas, por isso basta recorrer aos conselhos acima mencionados.

Por fim, se puder obter bórax (também conhecido como borato de sódio ou tetraborato de sódio) também o poder usar para limpar as superfícies com regularidade.

– Quer descobrir mais? Visite a nossa loja!

– Veja mais projectos assinados pelos designers de casa de banho registados na homify.

Sabe manter e cuidar as juntas dos azulejos na casa de banho? Evita as manchas pretas!

A casa de banho é uma das divisões mais utilizadas numa casa e possui um ambiente húmido, por isso mesmo é uma área propícia ao aparecimento de microrganismos que devem ser eliminados. Assim sendo, limpar a casa de banho é uma tarefa importante para o nosso bem-estar e a sua higienização deve ser regular.

As divisões onde a água é muito usada criam uma sujidade diferente do resto da casa. Quem é que nunca lutou contra aquelas manchas negras provocadas pela humidade e depósitos minerais que tiram o brilho às loiças e torneiras? Um dos lugares mais susceptíveis de ter este problema é a casa de banho.

Por estas razões, a casa de banho exige atenção redobrada e a falta de limpeza regular resulta, em pouco tempo, na acumulação de sujidade nos azulejos e no piso e tenderá a aparecer bolor no chuveiro.

Para evitar a acumulação de sujidade, agende um dia por semana para limpar em profundidade e no quotidiano mantenha a casa de banho bem ventilada, para eliminar o excesso de humidade que se cria após o banho, que facilita a sua limpeza, ao impedir o aparecimento de fungos.

  • Existem 2 tipos de sujidade que afectam a casa de banho:
  • – Os depósitos de calcário, que se acumulam nas superfícies e impedem que as torneiras e outras superfícies metálicas brilhem;
  • – Os bolores, que se acumulam nas juntas e nas esquinas, dando origem a manchas escuras e um odor característico (mofo) devido à fraca manutenção do espaço.
  • Deixar acumular é mesmo o pior que se pode fazer!
  • Se seguir os nossos conselhos de limpeza, vai conseguir deixar a sua casa de banho higienizada e livre de germes e sujidade.
  • Conselhos importantes:
  • – Reserve um pano (preferencialmente de microfibra), escova ou esponja exclusivamente para limpar a sanita, de modo a não contaminar o resto da casa de banho;
  • – Substitua os panos e esponjas para limpeza do WC com bastante frequência;
  • – Para os cantos mais difíceis, use uma escova de dentes que já não use;
  • – Antes de lavar a banheira ou chuveiro retire o tapete de banho e limpe-o com água morna e desinfectante, enxaguando de seguida;
  • – Limpe regularmente os ralos do lavatório e da banheira ou chuveiro.
  • Lembre-se de usar luvas para proteger as mãos e de testar todos os produtos de limpeza numa área pequena e imperceptível antes de os usar, para evitar o aparecimento de manchas indesejadas.

As juntas dos azulejos acumulam sujidade de todos os tipos: gordura, manchas, bolor e poeira. Se não fizermos nada, essas juntas vão acumulando sujidade, ficando escuras. Por isso, convém fazer uma limpeza em profundidade com frequência para não chegar a esse ponto!

  1. Existem alguns alertas sobre limpeza de juntas:
  2. – Em primeiro lugar, utilize uma solução de água e detergente com desinfectante para limpar as juntas com água e deixe secar;
  3. – Utilize uma escova dura para esfregar as juntas, evitando escovas de metal porque desgastam a argamassa;
  4. – Não use lixívia na limpeza das juntas com argamassas coloridas, visto resultar na descoloração das mesmas;
  5. – Quando necessário, utilizar produtos de limpeza mais agressivos como lixívias e produtos contendo ácido clorídrico, use óculos de protecção e luvas e abra as janelas e portas e, se possível, ligue o ventilador, para assegurar uma ventilação adequada;

– Faça um teste com o produto a usar numa pequena área antes de iniciar a limpeza completa. Isso irá garantir que a argamassa não seja danificada ou corroída.

Nunca misture produtos de limpeza! Alguns produtos podem reagir entre si, originando vapores nocivos ou mesmo tóxicos!

O ácido clorídrico é uma substância utilizada para resolver situações mais críticas, quando a limpeza regular foi descurada e já não resolve o problema. É extremamente corrosivo, pelo que deve ser usado com muita cautela.

Desde já, sugerimos que o use quando os seus filhos não estiverem em casa e num espaço muito bem ventilado, visto que liberta vapores corrosivos.

Para além disso, adquira luvas resistentes, já que o contacto com a pele pode provocar queimaduras.

Para aplicar, sugerimos que use o dobro da quantidade de água para a de ácido.

Tenha atenção, adicione sempre o ácido concentrado lentamente à água e não o contrário, pois a mistura liberta calor e pode provocar a projecção do líquido, podendo dar origem a queimaduras na pele e lesões oculares graves! As manchas negras desaparecerão de imediato da superfície, mas deixe actuar por alguns minutos antes de enxaguar com água abundante.

  • Na Seta Verde Higiene, Lda estamos preparados para indicar, aconselhar e orientar para uma solução de higiene e limpeza que se adapta melhor à sua realidade.
  • Contacte-nos para mais informações:
  • Telefone:+291 930 500
  • E-mail: [email protected]

Consulte www.setaverde.pt para conhecer os nossos produtos e serviços.

Boas Limpezas!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*