Como Lavar Roupa Que Foi Tingida?

Como Lavar Roupa Que Foi Tingida?

Imagem: tabloideaescmamao.blogspot.com

Tingir roupas por acidente é mais comum do que parece! Esse problema pode acontecer de diferentes formas: espirrando produtos químicos, derramando alguma substância de difícil remoção e até lavando roupa colorida que solta muita tinta junto às outras.

Esse problema pode se agravar se você utilizar um removedor de manchas de forma incorreta ou mesmo tentar reparar de maneiras que estraguem sua roupa.

Apesar de nem toda a roupa poder ser salva, neste artigo, o umComo.com.br separou dicas especiais para que você aprenda truques de como salvar roupa tingida.

Pegue a roupa tingida por acidente e coloque-a em um balde com suco de limão concentrado puro. É importante que você não tente qualquer lavagem antes deste processo. Deixe a roupa de molho durante a noite. Após 24 horas submersa no balde com limão, poderá lavá-la.

Durante esta lavagem, adicione um removedor de cor à água caso você esteja lavando uma roupa branca manchada ou tingida por acidente. Dependendo do quão grande e profunda é a mancha, o processo deverá se repetir.

Isso porque a primeira lavagem poderá clarear porém, na maioria dos casos, não irá remover por completo alguns pontos.

Se suas roupas foram tingidas por acidente devido ao contato com algum objeto enferrujado ou barro, a água gelada poderá retirar a mancha ao mudar do tom avermelhado para um amarelo descolorido. Em seguida, aplique removedor de manchas em um balde e as deixe de molho. Depois, você poderá lavar a roupa normalmente.

Como Lavar Roupa Que Foi Tingida?

Imagem: blogdovaldes.wordpress.com

Se a sua roupa foi tingida com tinta, jogue spray para cabelo em uma esponja. Passe suavemente sobre a mancha. Cuidado para não esfregar e danificar sua roupa. Em seguida, enxague-a e lave-a como faria normalmente, adicionando um antimanchas. Caso o spray não resolva, existem outros truques para remover manchas feitas com tinta.

Lavar roupa com vinagre é ótimo quando se trata de remover manchas de todo o tipo nas roupas. Isso porque seu nível de acidez é alto. O mesmo vale para qualquer outro tipo de produto que possua esta característica, caso você esteja buscando por uma alternativa.

Para salvar sua roupa tingida usando vinagre, aplique-o em um pano e esfregue os pontos manchados. Em seguida, mergulhe a roupa na água com vinagre e deixe de molho por algum tempo. Fique de olho e perceba a mancha desaparecer.

Quando isso acontecer, lave a roupa normalmente.

Caso a sua roupa tingida não tenha sido salva, isso porque as manchas são muito grandes, profundas ou feitas de forma permanente, não se preocupe. Você ainda poderá usar sua roupa.

Para isso, basta tingir o tecido em casa, da forma que achar melhor.

Há diversos truques, aplicações e cores que você pode usar para não só disfarçar o problema, mas transformar sua roupa danificada em uma nova peça da moda!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como salvar roupa tingida, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos

  • Uma roupa manchada por acidente é mais fácil de salvar se ela não estiver seca. Ou seja, não espere muito tempo para lavar.

Como tirar mancha de roupa manchada por outra roupa?

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

É comum, dependendo da cor e do tipo de tecido, que suas roupas manchem durante a lavagem. Isso pode acontecer por vários fatores, desde a mistura de roupas claras com escuras até a forma como o tecido foi tingido, fazendo com que a tinta se solte durante o processo de lavar a roupa.

Independente do motivo, o resultado é você com uma de suas peças de roupa favoritas danificada, não é mesmo? Mas, não se preocupe, somos especialistas em limpeza e te daremos algumas dicas sobre como tirar mancha de roupa manchada por outra roupa.

Quer saber como tirar mancha de roupa manchada por outra roupa? Confira o conteúdo que preparamos e livre-se daquelas manchas que parecem impossíveis.

Como Lavar Roupa Que Foi Tingida?

Para resolver este problema você pode recorrer a uma empresa especialista em lavagem de roupas ou você mesmo pode tentar retirar a mancha. A boa notícia é que é possível utilizar ingredientes que você já tem em casa, sem recorrer a produtos específicos ou ter muito trabalho.

Na maioria das vezes, coisas que você usa em seu dia a dia, como vinagre, álcool, bicarbonato ou água quente são peças-chave para tirar a mancha de modo rápido e eficiente.

Não acredita? Confira essas dicas práticas que reunimos aqui e saiba como tirar mancha de roupa manchada por outra roupa:

Como tirar mancha de roupa manchada na lavagem?

O segredo para ter roupas que durem muito, além da qualidade dos tecidos, é a forma como você lava cada peça. Algumas vêm, inclusive, com instruções de lavagem, para que não tenha erro na hora de limpá-las.

Algumas precisam de limpeza delicada, outras de ficar mais tempo de molho e há até as que não podem ter certos tipos de produtos envolvidos no processo – como é o caso de roupas coloridas com alvejantes.

Deslize para mais itens

Mesmo seguindo todas as devidas recomendações, acontece de as roupas saírem da máquina com manchas. Isso acontece durante a própria lavagem e, geralmente, por conta da mistura de roupas tingidas com as que têm tom mais claro.Confira algumas dicas para não deixar que isso aconteça:

  • Lave as roupas brancas separadamente das coloridas;
  • Considere também o tom da roupa na hora da lavagem. Um azul claro, por exemplo, pode ser vibrante e soltar tinta da mesma forma que uma roupa vermelha. Procure lavar tons parecidos na mesma leva;
  • Não deixe as roupas escuras tanto tempo de molho. Quando elas ficam na água e com produtos químicos por muito tempo, a tendência é soltar mais tinta, o que pode ocasionar manchas em outras roupas;
  • Se a roupa é tingida e é a primeira vez que você vai lavá-la, lave-a separadamente, sem contato com outras roupas. Como é sua primeira lavagem, é possível que ela solte mais tinta que o previsto;
  • Não utilize alvejantes em roupas coloridas;
  • Fique atento à temperatura da água na hora de lavar. Água quente ou morna, por exemplo, pode contribuir para que a tinta das roupas saia;
  • Use a quantidade de sabão indicada nas instruções da sua máquina de lavar. O sabão em excesso contribui para que manchas aconteçam;
  • Para saber se a roupa solta tinta, molhe um pedaço do tecido, pegue um pedaço de papel toalha e encoste na parte molhada. Se o papel toalha ficar colorido, a roupa solta tinta com certeza.

Se suas roupas já estão manchadas, as dicas acima servirão apenas para o futuro, por isso, veja abaixo alguns métodos úteis para se livrar das manchas!

Como tirar mancha de outra roupa depois de seca?

Pode ser que a mancha que está tentando remover já esteja seca. A boa notícia é que ainda existe solução para isso. Veja algumas receitas caseiras:

Detergente

Para esse caso, você pode fazer uma mistura de água e detergente. Em seguida, borrifar sobre a mancha e esfregar com uma escova de cerdas macias até clarear.

Sabão em pó

Outra solução é deixar a peça ferver em um pouco de água com sabão em pó durante cerca de 5 minutos. Depois, enxaguar a roupa manchada.

Como tirar manchas de roupas coloridas com vinagre?

O vinagre é capaz de fazer milagres quando o assunto é tirar manchas e é utilizado em muitas tarefas domésticas. O processo é simples:

  • Misture em um balde água e vinagre – a porção deve ser de metade de água e metade de vinagre;
  • Coloque a roupa manchada na mistura;
  • Deixe de molho por meia hora;
  • Retire a roupa da mistura e despeje álcool diretamente na parte manchada;
  • Coloque a roupa novamente na mistura e deixe de molho por três horas;
  • Após esse período, lave a roupa novamente na máquina apenas com sabão.
Leia também:  Como Desbloquear Uma Pessoa No Instagram Que Me Bloqueou Também?

Confira outras dicas de limpeza usando vinagre:

Como tirar mancha de roupa manchada por outra roupa usando água fervida?

O tecido manchado recentemente costuma reagir bem à água quente para retirar a nódoa. Por isso, faça uso desta dica para tentar reparar o estrago:

  • Com a roupa manchada ainda molhada, aplique álcool no local manchado;
  • Coloque a água para ferver em uma panela;
  • Acrescente a roupa na panela quando estiver fervendo;
  • Deixe ferver por cinco minutos;

Outra solução para remover manchas de roupa manchada por outra roupa é misturar uma colher de sopa de açúcar em água fervida e mergulhar a peça de roupa. Aguarde alguns minutos e avalie os resultados.

Como tirar mancha de outras roupas em roupa branca com água oxigenada?

O uso da água oxigenada também vai além do medicinal. Essa dica é válida apenas para roupas brancas que mancham, ok? Então veja como tirar mancha de roupa branca:

  • Coloque em um balde um pouco de água com quatro medidas de água oxigenada;
  • Deixe a roupa de molho de um dia para o outro;
  • Passado o período, enxágue a roupa normalmente e coloque para secar.

Como tirar manchas de roupas usando sabão de coco?

O sabão de coco é um ingrediente importante em casa para tirar manchas ou simplesmente lavar suas roupas sem produtos químicos que as agridam severamente. Ele também pode te ajudar a resolver o problema de como tirar mancha de roupa manchada por outra roupa.Confira o passo a passo:

  • Corte o sabão de coco em pedacinhos – você pode optar por ralar o sabão também;
  • Coloque o sabão em pedaços em uma panela com água;
  • Coloque a roupa manchada na mistura;
  • Ferva a mistura com a roupa dentro por cinco minutos;
  • Enxágue a roupa.

Obs: ao ver que a roupa manchou, não espere secar para fazer o procedimento. As chances de resolver o problema enquanto a roupa ainda está molhada são maiores!

Confira nosso vídeo de dicas de como tirar mancha de roupa manchada por outra roupa:

Como tirar manchas de roupas coloridas com bicarbonato?

O bicarbonato pode te ajudar em inúmeras tarefas dentro de casa, desde a limpeza da cozinha, até o desentupimento de ralos. Ele também pode ser um aliado para quem quer saber como tirar mancha de roupa manchada por outra roupa.Veja como é simples:

  • Separe um recipiente médio, quatro colheres de bicarbonato e água quente;
  • Reúna tudo no recipiente e coloque a roupa manchada;
  • Deixe agir por duas horas;
  • Lave a roupa normalmente.

Agora você tem várias opções sobre como tirar mancha de roupa manchada por outra roupa!

Como tirar mancha de roupa listrada preta e branca?

Outro problema comum de roupa manchada na lavagem são as peças listradas, principalmente as que têm listras brancas. Caso você lave-as com outra peça de cor mais forte, elas também podem ficar manchadas. A solução aqui é simples, tudo que precisa é de água fervida. Mergulhe a peça em uma panela com água, deixe ferver durante 30 minutos e pronto!

Como tirar mancha vermelha de roupa branca?

A água fervida também é ótima para resolver esse problema de mancha vermelha na lavagem. Assim como na dica anterior, coloque a peça em uma panela para ferver e acrescente sabão em pó ou sabão ralado. Deixe por cerca de 10 minutos.

Mas essa dica é válida apenas para peças de algodão ou linho. Outros tecidos podem ser danificados.

Como tirar mancha azul de roupa branca?

Mais uma vez, vamos apostar na água fervida. Mas agora, vamos dar uma incrementada nessa mistura.

  • Coloque as roupas em uma panela com água;
  • Adicione sabão em pó até que fique azul;
  • Coloque mais 3 colheres de sopa de bicarbonato e deixe ferver por alguns minutos;
  • Desligue o fogão e deixe a peça de molho por umas 6 horas aproximadamente;
  • Lave a peça normalmente.

Aprendeu como tirar mancha de roupa manchada por outra roupa? Se precisar de ajuda com outros tipos de limpeza em sua casa, como sofás, cadeiras, colchões e desinfecção de ambientes, conte com a gente! Somos especialistas em limpeza e conservação e contamos com uma equipe altamente capacitada!

Como tirar o tingido da roupa?

Atualmente, há quem diga que tingir roupa é chic, pois dá mais personalidade à peça. Mas, também é sinal de acidente. Hoje vamos explicar como tirar o tingido da roupa, deixando-a como antes.

Tingir é bem simples, pode ser lavando a peça com roupas que soltem tinta; pode ser com produtos químicos; ou até mesmo com substâncias de difícil remoção. Mas, saber como tirar o tingido da roupa é um pouquinho mais complicado.

  • Assim como existem várias formas para solucionar o problema, ele também pode piorar, principalmente se você se utilizar de produtos e procedimentos inadequados.
  • Como Lavar Roupa Que Foi Tingida?
  • Vale ressaltar que nem toda mancha tem solução, mas vamos exemplificar algumas das maneiras mais simples de como tirar o tingido da roupa.
  • Veja como tirar o tingido da roupa com esse produto que você usa no dia a dia em sua casa:

Em um recipiente coloque a peça de roupa e cubra com água. Coloque para ferventar. Depois de fervida, coloque açúcar e mexa até perceber que a mancha saiu.

Esse procedimento não é indicado para peças de algodão e tecidos sintéticos, tão pouco para roupas que encolhem.

Há a possibilidade de roupas muito coloridas ficarem um pouco desbotadas. Se quiser, faça um teste antes.

Coloque a roupa manchada de molho por cerca de 24 horas em um recipiente com suco de limão bem concentrado. Lave-a depois para ver se a mancha saiu, caso contrário, repita o processo.

O ideal é que esse procedimento seja feito antes de qualquer tipo de lavagem.

Confira como tirar o tingido da roupa com outro produto comum que provavelmente você tem em casa:

Pegue a roupa manchada e coloque submersa em um recipiente com água fria. Coloque algumas folhas de louro e mexa. Deixe de molho por algumas horas, até a mancha desaparecer. Depois, lave a peça normalmente.

Você pode usar spray de cabelo para salvar sua roupa que porventura tenha sido tingida com tinta.

Passe o spray de cabelo na mancha e esfregue delicadamente com a ajuda de uma esponja macia. Enxágue normalmente e repita a operação quantas vezes achar necessário, desde que esteja surtindo efeito.

Recomenda-se o uso de um antimanchas durante o enxágue antes da lavagem normal.

  • Produto com acidez alta, como vinagre ou Sonasol Verde

Produtos com acidez alta são ótimos para remover manchas. Você pode despejá-los em um pano limpo e esfregar a roupa tingida.

Depois, deixe a roupa de molho por alguns minutos, conferindo se a mancha já saiu. Se sim, leve-a normalmente.

Verifique antes na etiqueta se o tecido ‘aceita’ mistura com produtos mais ácidos.

Pode parecer brincadeira, mas é verdade. Veja como tirar o tingido da roupa usando água de chuva:

Coloque a peça manchada em um recipiente com água fria e depois coloque-a na chuva por até dois dias. Sempre que possível, troque a água do recipiente.

  1. A água da chuva é ácida, então tende a agir da mesma forma que o vinagre, eliminando as manchas.
  2. Depois que constatar que a mancha saiu, lave a peça normalmente.
  3. Hoje, você viu como tirar o tingido da roupa usando soluções baratas e caseiras. Antes de terminar, vamos deixar mais uma dica especial:
Leia também:  Nao Trate Como Primeira Opção Quem Te Trata Como Segunda?

É mais fácil remover as manchas de roupas tingidas e salvá-las se ela ainda estiver molhada. Depois de seca, o processo fica mais dificultoso e a possibilidade de desbotar a peça é maior.

Se mesmo depois de você tentar isso tudo nada surtir efeito, você vai precisar de uma lavanderia profissional. Então entre em contato conosco que daremos um jeito na sua roupa tingida com nossa estrutura de lavagem de última geração: contato

Dicas para evitar que a roupa solte tinta em diferentes tipos de lavagem

Uma coisa é certa: pelo menos uma vez na vida você comprou uma roupa colorida (geralmente vermelha ou azul) que soltasse muita tinta durante a lavagem.

Isso geralmente ocorre quando o corante não está bem fixado no tecido e, por isso, a tinta se desprende da roupa com facilidade – principalmente quando fica muito tempo de molho.

Só que é possível evitar esse problema de um jeitinho bem simples, sabia? Para te ajudar, a gente separou algumas dicas para impedir o surgimento de manchas e desbotamentos. É só continuar lendo!

Nas primeiras lavagens, deixe a peça de molho com sal

A principal dica para evitar que a roupa solte tinta é, sem dúvidas, usar o sal como neutralizador nas primeiras lavagens. Esse truque é um dos mais antigos e eficientes que existem: basta colocar a roupa dentro de um balde com água e sal de cozinha.

Depois de deixar uns 15 minutos de molho, enxágue bem e lave normalmente esfregando o tecido e, então, estenda no varal. O mais indicado é usar o sal pelo menos nas três primeiras lavagens. Assim, você garante que a tinta fique bem fixada, sem correr o risco de a roupa desbotar.

Em algumas situações, o sal também consegue fixar de primeira o corante no tecido – ou seja, apenas uma lavagem já funciona superbem.

Ressalva: Antes de esfregar a roupa com as mãos, lembre-se de tirar o sal na água corrente. Isso porque os grãos podem machucar o tecido devido ao atrito. Então, para evitar isso, você precisa enxaguar bem a peça e, depois, é só adicionar o produto para lavagem que preferir: sabão em pó, de coco etc.

Para lavar as roupas na máquina de lavar você pode seguir o mesmo procedimento. Encha a máquina com água e, depois, despeje o sal de cozinha.

Geralmente, três colheres de sopa de sal já são mais que suficientes para lavar as roupas na máquina.

Mesmo assim, não custa nada prestar atenção nas proporções: para cada 2 litros de água, por exemplo, você pode adicionar duas colheres de sopa rasas de sal. Não tem erro!

Existem fixadores próprios para isso

Além da solução caseira com sal de cozinha (que é superfácil de fazer), você também pode recorrer aos fixadores de corante prontos.

Geralmente, eles são indicados para quem quer tingir roupas em casa, de forma artesanal: você pode colorir tecidos com os corantes que quiser e, depois, é só usar o fixador para que a tinta fique bem impregnada.

Apesar de serem indicados para essa finalidade, os fixadores também servem para evitar que as roupas soltem tinta. No entanto, diferentemente do sal (que você só precisa usar nas primeiras lavagens) eles devem ser usados com maior frequência – geralmente a cada 6 lavagens da peça.

Lave as roupas separadamente

Além de usar os truques que citamos acima, você também não pode se esquecer de que as roupas coloridas devem ser sempre lavadas separadamente.

As brancas, por exemplo, precisam ser lavadas à parte – justamente para não correrem o risco de ficarem manchadas pelo corante de alguma peça colorida. Já as roupas tingidas (pretas, vermelhas, rosas, azuis etc.) podem ser lavadas juntas.

Não se esqueça de também verificar o tipo de tecido da peça – pois alguns são mais delicados (como os de seda e com renda) e, por isso, devem ser lavados à mão e nunca colocados dentro da máquina.

Como lavar roupa que solta tinta – OMO

Quer saber como lavar roupa que desbota? Como identificar uma roupa que solta tinta? A seguir, respondemos essas e outras dúvidas através de dicas úteis e fáceis sobre como lavar e como tirar mancha de roupa que solta tinta. Confira!

Saber como identificar uma roupa que solta tinta é essencial para garantir a durabilidade de algumas peças e evitar manchas indesejadas durante a lavagem. Com um simples teste é possível descobrir a roupa que solta tinta:

  • Umedeça uma pequena parte do tecido.
  • Coloque um pedaço de papel toalha ou tecido branco por cima e passe o ferro.
  • Se a cor se transferir ao papel/tecido, é provável que a roupa solte tinta na lavagem.
  • Se você fez o teste de firmeza das cores e descobriu que a roupa solta tinta, é recomendável fazer a lavagem da peça separadamente para não manchar as demais.
  • Roupas novas também estão mais propensas a soltar tinta. Pelo menos na primeira lavagem, prefira lavar essas peças à parte.
  • Outra boa dica de como lavar roupa que desbota é separar as peças coloridas por tonalidades diferentes. Essa triagem evita que uma roupa de cor vibrante, por exemplo, manche outra de tom mais claro durante a lavagem.

Conferir durabilidade às roupas coloridas não é uma tarefa difícil, mas sim uma questão de boas práticas. Com essas instruções de como lavar roupa colorida na máquina, você vai ver que aprender como lavar roupa que desbota é mais fácil do que parece. Vamos às dicas:

  • Faça a triagem das roupas separando as peças coloridas por tonalidades.
  • Verifique a etiqueta das roupas e leia as instruções de lavagem. Os símbolos da etiqueta informam se a peça pode ou não ser lavada na máquina.
  • Escolha um detergente para roupas adequado: OMO Roupas Delicadas tem fórmula especial que não agride as fibras dos tecidos, ajudando a preservar o colorido das malhas.
  • Definir o programa de lavagem certo é importante: sempre lave as roupas coloridas em água fria e no modo suave.

Quando se trata de roupas que soltam tinta, os cuidados vão além da lavagem:

  • Preserve o colorido das roupas propensas ao desbotamento secando as malhas à sombra.
  • Expor uma roupa que solta tinta ao sol ou à altas temperaturas na secadora pode acelerar o processo de desbotamento.
  • Refira-se as instruções da etiqueta para escolher a temperatura do ferro.
  • Preserve a estampa de algumas malhas guardando a roupa do avesso.

Gostou destas dicas sobre como lavar roupa que solta tinta? Se você ainda têm dúvidas sobre como lavar roupas que desbotam, veja mais informações aqui.

Compartilhar

CompartilharSalvarCompartilhar

Esse artigo foi útil?

Como limpar roupas que mancharam por transferência de cor?

A correria é tanta que na hora de lavar roupas é comum pegar tudo rapidamente e colocar na máquina. Às vezes, mesmo misturando peças coloridas com as mais claras dá certo. Porém, nem sempre isso acontece. Algumas peças soltam tinta e é preciso correr para  limpar roupas que mancharam com as cores das outras.

Leia também:  Como Saber Quem É O Dono Do Apartamento?

Vale lembrar que algumas peças soltam tanta tinta, que você precisa ter cuidado até na hora de estender. Se colocar elas ainda molhadas perto de outra roupa mais clara ou de outra cor, corre o risco de manchar.

Seja qual for o motivo da mancha, é necessário tentar corrigir o problema. Confira dicas e veja como limpar roupas que mancharam por transferência de cor.

Use vinagre para limpar roupas que mancharam

Claro que cada tipo de tecido vai reagir de uma forma à tinta de outras roupas, mas uma das formas eficientes de salvar as peça manchada é com o vinagre.

O melhor de tudo é que o vinagre não agride o tecido, ou seja, você pode tentar salvar a roupa sem danificá-la.

Para limpar roupas que mancharam por transferência de cor, coloque em um balde meio litro da água e a mesma quantia de vinagre. Depois disso, pegue a peça e deixe de molho na mistura por pelo menos meia hora.

Ao retirar da água, ainda sem enxaguar, coloque álcool em cima da mancha e volte com a peça para o balde por mais três horas. Já deixou de molho? Hora de colocar novamente na máquina de lavar e fazer o processo normal. Use apenas o sabão em pó ou líquido.

Como limpar roupas que mancharam por transferência de cor com água quente

Caso você tenha visto que a roupa manchou assim que a lavagem terminou, provavelmente vai conseguir limpar com água quente. Dá certo na maioria dos tecidos, mas caso não consiga, você poderá tentar a técnica anterior.

Veja como limpar roupas que mancharam por transferência de cor com água fervida:

  1. Comece colocando álcool em toda área que manchou. Encharque bem;
  2. Enquanto isso, ferva água em uma panela que caiba as roupas manchadas;
  3. Quando a água estiver fervendo, coloque as roupas dentro da panela. Para evitar acidentes, desligue o fogo, coloque a roupa e ligue o fogo novamente. Lembre-se de que o álcool é inflamável e colocar a roupa com o fogo ligado pode ser perigoso;
  4. Deixe ferver por aproximadamente cinco minutos;
  5. Lave normalmente e deixe secar.

Técnica da água oxigenada para limpar roupas que mancharam

Manchou uma roupa branca?  Então essa pode ser a melhor maneira de você agir. Veja como fazer:

  1. Coloque água oxigenada em um balde e um pouquinho de água, de modo que ela fique dissolvida e suficiente para a roupa ficar de molho;
  2. Coloque a peça manchada na mistura e deixe até o dia seguinte;
  3. Tire a roupa da mistura, enxágue e coloque para secar. A mancha deve sumir.

Use sabão de coco

Quando a mancha for muito suave ou a roupa estiver apenas precisando de uma limpeza especial, pique um sabão de coco e coloque em uma panela com água. Deixe esquentar a água, até que o sabão derreta. Coloque a roupa dentro e deixe ferver por cinco minutos. Prontinho. É só enxaguar e secar!

Está com receio de não dar certo? Então entre em contato conosco. Estamos prontos para fazer isso da melhor forma!

FAQ

A fibra do tecido suporta uma quantidade de corante, quando o tecido não é pesado a quantidade de corante pode ser colocada em demasia ou escassez. Interferindo na cor final do tingimento. Caso sua peça seja 100% natural, você pode utilizar o produto TIRACOR, retirar todo excesso de corante e recomeçar o tingimento.

  • – Identificação da fibra
  • – Quantidade de corante: cada frasco tinge 300g de tecido seco
    – Temperatura da água: durante todo processo a água deve ser mantida sob fervura (apenas no VIVACOR que a água deve ser mantida quente quase fervendo), após o tempo solicitado a peça é enxaguada em água corrente.
  • -Tempo: a peça sempre deve ficar durante 30 minutos no tingimento, sendo movimentada para não ocasionar manchas.

Algumas peças são mistas e não há indicação na etiqueta, quando isso ocorre, queime um pequeno pedaço do tecido e observe que:

Algodão, linho, rami, juta e viscose: queima e cheira como um pedaço de papel.

Poliamida (nylon): forma na ponta uma bolinha plástica clara assim como a fumaça
Poliéster: forma uma bolinha escura e cheira a plástico queimado com cheiro de queima de borracha
Seda e lã natural: cheiro característico de cabelo queimado formando fuligem na ponta

– algodão, linho, rami, juta e viscose = TINGECOR
– lycra, nylon, lã e seda naturais = VIVACOR
– acrílicos e acetato = SINTEXCOR
– trabalha com peças 100% jeans = COLORJEANS

Obs.: O poliéster é o único tecido que nossos corantes não tingem. Muitos de nossos clientes têm conseguido bons resultados com o SINTEXCOR, porém como este corante não é indicado para este tipo de fibra, aconselhamos um teste prévio.

Sim, temos uma cartela de cores a disposição. A cartela indica as misturas de corantes para se chegar a novas tonalidades.

O corante é uma formulação química e o resultado dessa formulação (cor do pó) não significa que o resultado do tingimento não será a cor indicada na embalagem, pois será. Não se deve associar a cor do pó ao resultado final.

Para se obter um resultado perfeito no tingimento as instruções de uso contidas na embalagem do produto sempre devem ser seguidas.

  1. Sim, porém é importante primeiramente identificar a causa das manchas.
  2. Os motivos geralmente são:
  3. – utilização do corante inadequado para o tipo de fibra que está sendo tingida.
  4. – tempo incorreto do banho de tingimento recomendado no frasco do produto.
  5. – quantidade excessiva de corante no banho de tingimento.
  6. – corante mal dissolvido.
  7. – recipiente pequeno para o tamanho da peça que está sendo tingida, não permitindo que a mesma se movimente livremente no banho de tingimento.

– enxágue inadequado da peça que foi tingida. Identificado o motivo pelo qual surgiram as manchas, no caso de tecidos de fibras 100% naturais aconselha-se a descoloração prévia com o TIRACOR e um novo tingimento.

Sim, eventualmente haverá uma leve mudança na cor da estampa ou bordado, proporcionando efeitos interessantes.

A utilização do FIXACOR é recomendada após o tingimento com o TINGECOR (corante para fibras celulósicas), para uma melhor fixação do corante. Também é recomendada a utilização em roupas novas para evitar o desbotamento das mesmas.

Sim, se for devidamente lavado.

Não, apenas retira o excesso de corante, deixando o tecido adequado para um novo tingimento na mesma ou em outra cor. A utilização do TIRACOR é aconselhada também para reavivar a cor branca dos tecidos brancos, que foi perdida com o tempo.

Não, são processos separados. Primeiro deve ser feito o tingimento com o TINGECOR e depois, em outro banho, utiliza-se o FIXACOR para uma melhor fixação do corante na peça que foi tingida.

Sim, a água deve sempre cobrir com folga toda a peça a ser tingida.

Sim, desde que o tecido seja composto de fibras naturais. Nesse caso pode-se fazer a descoloração prévia com o TIRACOR e realizar o tingimento normal. Se a descoloração não for feita o resultado do tingimento ficará prejudicado no local afetado pela água sanitária.

  • Sim, desde que a composição do fio apresente maior porcentagem de fibras tingíveis como: algodão, poliamida (nylon), linho, juta, etc.
  • Tanto o “Tingecor” como o “Vivacor” não tingem acetato, acrílico e poliéster.
  • Para tingir acetato e acrílico, utilize o Sintexcor.

Sim, para obter um melhor resultado utilize o Tingecor juntamente com o Vivacor em um único banho.

Sim, para tingir jeans possui um corante específico chamado COLORJEANS.

Não, pois este procedimento pode manchar o tecido.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*