Como Gravar O Que Estamos A Fazer No Pc?

Como Gravar O Que Estamos A Fazer No Pc?

Muitas pessoas, principalmente Produtores, acabam precisando fazer tutoriais que ensinem a seus clientes como usar seus produtos. Nessas horas, uma grande vantagem da internet é poder criar um passo a passo em vídeo, por exemplo, e disponibilizá-lo no YouTube para que os usuários tenham acesso a esse material.

  • Essa é mesmo uma ideia muito boa, afinal, você não ajuda apenas seu cliente, como também pode acabar sendo visto como um especialista em seu nicho.
  • Porém, você sabe como gravar a tela do PC para poder criar um tutorial bem completo?
  • No post de hoje, vamos falar um pouco sobre os screencasts, esse tipo de conteúdo digital que tem se tornado cada vez mais comum na internet e que, definitivamente, possui grande potencial de vendas.

O que são screencasts?

Os screencasts são vídeos filmados a partir da tela do computador.

Algumas pessoas chamam esse tipo de conteúdo de vídeo onscreen ou vídeos capturados da tela. No entanto, o nome mais usado atualmente é screencast.

A grande vantagem dos screencasts é que eles permitem que você crie vídeos com custo baixíssimo, sem precisar de nenhum tipo de estúdio ou equipamentos especiais. Afinal, tudo o que você precisa para aprender como gravar a tela do PC é de um microfone e, principalmente, seu computador (de preferência, um notebook, para ficar ainda mais fácil).

Com os screencasts, você pode gravar tudo que está se passando em sua tela e, depois, expor isto para qualquer pessoa que esteja assistindo os vídeos. Consequentemente, é possível gerar muito conteúdo interessante utilizando essa técnica.

Veja alguns exemplos:

  • Você poderia criar um screencast que ensina as pessoas a utilizarem algum site ou serviço online;
  • Ensinar as pessoas a utilizarem um software, como, por exemplo, programas para edição de imagem, edição de vídeos, recursos avançados de processadores de texto;
  • Fazer uma palestra ou curso sobre determinado assunto. Você cria a apresentação no seu software de apresentações favorito (ex: Power Point e Keynote) e filma a tela enquanto percorre seu roteiro;
  • Criar demonstrações ou apresentações sobre seus produtos, aumentando muito a chance dos compradores se interessarem por eles e, então, adquiri-los.

Como criar um screencast?

Para aprender como gravar a tela do PC, o primeiro passo que você precisa tomar é escolher um software de captura de tela.

Existem vários no mercado, alguns gratuitos, muitos com versão trial, e vários pagos. Se você tem interesse em utilizar screencasts seja em sua estratégia de marketing, ou estratégia de produtos, vale a pena dar uma pesquisada mais a fundo a respeito de suas opções de software.

No entanto, aqui vão algumas dicas.

Software para captura de tela:

  • Open Broadcaster Software (OBS): o OBS é uma ótima ferramenta gratuita para quem deseja transmitir vídeos na internet e é muito fácil de usar, o que é uma vantagem para quem não tem conhecimentos profissionais sobre a área de vídeos.  
  • CamStudio: uma boa ferramenta para screencasts, porém, não possui muitas opções de customização, nem edição do vídeo. A boa notícia é que ela é 100% gratuita.
  • Webnaria: outra ferramenta gratuita e muito boa. Bem simples de se usar.
  • Camtasia: o melhor de todos os softwares de screencasts na opinião de muitos. Possui uma versão trial gratuita, porém, a versão completa é paga.
  • Microsoft Expression Encoder 4: muito bom software, também possui uma versão gratuita que permite gravação de screencasts de até 10 minutos de duração. Mas, assim como o software anterior, sua versão completa é paga.

Para efeitos didáticos, escolhemos ter ensinar como gravar a tela do PC com o OBS, uma ferramenta fácil de encontrar e te usar.

Passo a passo para gravar a tela do PC

  1. A partir de agora, você aprenderá o caminho para fazer screencasts.
  2. Em nosso canal no YouTube, temos um vídeo completo apresentado pela Stefânia, videomaker da Hotmart, mostrando todo o processo sobre como gravar a tela do PC, que você pode assistir a seguir.
  3. Mas se você preferir, pode acompanhar, a seguir, o passo a passo aqui mesmo.
  1. O primeiro passo, depois de escolher o software que você utilizará, é baixar o programa. Como vamos ensinar como gravar a tela do PC com o OBS, você só precisa acessar o site https://obsproject.com/ e clicar no botão verde que tem seu sistema operacional.

Como Gravar O Que Estamos A Fazer No Pc?

Feito o download, basta clicar no programa e instalá-lo em seu computador.

Não se esqueça de aceitar os termos de uso para começar a utilizar o OBS.

  1. Assim que o programa abrir, você receberá uma mensagem de ajuda do Assistente de configuração automática. Clique em Não e, em seguida, clique em OK.

Essa escolha deve ser feita para que você consiga configurar o programa manualmente e de acordo com suas preferências.

Como Gravar O Que Estamos A Fazer No Pc?

  1. Perceba que o OBS funciona com um esquema de Cenas e Fontes de imagem. Assim que você abrir a interface do programa, veja, no canto inferior esquerdo, que você já terá uma cena pronta.

Para criar uma nova cena, basta clicar no símbolo + (mais) localizado no canto inferior esquerdo. Ao criar uma nova cena, é possível renomeá-la da maneira que preferir.

Como Gravar O Que Estamos A Fazer No Pc?

  1. Assim que você criar uma nova cena, é possível adicionar uma fonte clicando no símbolo + (mais), localizado logo abaixo do quadrado com o nome Fonte, também no canto esquerdo inferior da tela.    

Dentre as diversas opções que serão oferecidas, escolha Captura de tela e clique em Ok.

Como Gravar O Que Estamos A Fazer No Pc?

  1. Na tela que abrir, você terá a resolução de tela de seu monitor. Salve esse número, pois você precisará dele mais tarde.

(Como estamos usando duas telas, o programa nos oferece 2 valores. Vamos utilizar, aqui,  o 1366 x 768.)

Como Gravar O Que Estamos A Fazer No Pc?

Pronto, o programa já está gravando a tela de seu PC.

  1. Antes de começar a realmente gravar, vá em Arquivo > Configurações, no canto superior esquerdo da interface do programa, e clique em Vídeo.   Como Gravar O Que Estamos A Fazer No Pc?
  2. Coloque o número da resolução de seu monitor (aquele que anotamos lá atrás) tanto na Resolução de base como na Resolução de saída.Como Gravar O Que Estamos A Fazer No Pc?
  3. Clique em Saída e, em seguida, na parte de Gravação, escolha: Caminho da gravação: em qual pasta você quer que seus vídeos sejam salvos;Qualidade da gravação: selecione a opção Alta qualidade, tamanho médio;Formato de gravação: escolha mp4;

E então, clique em OK.

Como Gravar O Que Estamos A Fazer No Pc?

  1. Para iniciar a gravação da tela, clique em Iniciar gravação, que está no canto inferior direito da interface do programa.

Como Gravar O Que Estamos A Fazer No Pc?

Depois disso, você pode minimizar o OBS, abrir um outro programa, fazer a demonstração que você precisa e voltar ao OBS para Parar gravação, localizado no mesmo local que você clicou para iniciar a captura de tela.

Ao terminar a gravação da tela, vá à pasta que você escolheu para salvar seus vídeos. Você terá acesso a tudo que foi gravado pelo programa, que estará salvo com a data e a hora de cada gravação.

Ao abrir os arquivos, você perceberá que eles vão começar com a tela do OBS. Então, é preciso editar o vídeo para cortar esse pedaço.

  • Você ainda não sabe como editar vídeos?
  • Veja, também, outras dicas que a Stefânia deixou para você no Hotmart Tips:
  • Com esse programa, é possível também:
  • mostrar apresentações de slide;
  • apresentar fotos;
  • capturar uma janela (para escolher uma tela já aberta em seu computador para mostrar);
  • colocar seu rosto e sua voz junto com a apresentação de slides;
  • e várias outras opções que você pode escolher clicando em Fontes (para escolher o tipo de arquivo que você quer mostrar em seu screencast).

O importante é você mexer bastante no programa para ver todas as possibilidade que ele tem para te oferecer.

Como ganhar dinheiro com screencasts?

  1. Agora que você já sabe como gravar a tela do PC, a próxima pergunta é:
  2. Como ganhar dinheiro com eles?
  3. Existem duas formas:
  • Você cria screencasts para vender, com conteúdo em forma de cursos ou ensinando pessoas a fazerem algo em seu computador;
  • Você cria screencasts para usar como ferramenta de marketing, e divulga seus vídeos gratuitamente no YouTube, por exemplo, fazendo apresentações ou promovendo algum produto.

Se você pretende vender screencasts, a Hotmart é a ferramenta ideal para você! Você pode associar a um mesmo produto quantos arquivos desejar, de até 250 MB e com isso aproveitar todos os recursos de infra-estrutura e automatização que a Hotmart provê para suportar suas vendas.

Além disso, você poderá contar com os benefícios de ter um programa de afiliados, no qual várias pessoas poderão vender seus cursos online em troca de comissões que você definir.

Quer criar um curso em screencasts ou vídeo, mas não sabe como começar? Conheça o Desafio 30 Dias, um curso gratuito com tudo o que você precisa para entrar no mercado de produtos digitais.

Este post foi originalmente publicado em abril de 2011 e atualizado para conter informações mais completas e precisas.

Fazer screencasts é uma ótima opção para quem está criando um curso online. Porém, utilizar essa ferramenta para gravar cursos de terceiros e comercializá-los é proibido e considerado pirataria. Por isso, só crie screencasts se for com seu próprio conteúdo.

Como gravar aulas utilizando o OBS Studio – AIX Sistemas

Estamos vivendo um momento onde, cada vez mais, se faz necessária a utilização de recursos online para dar continuidade nos processos educativos. Isso envolve a preparação do conteúdo, o planejamento das aulas com uma nova dinâmica de ensino, um ambiente virtual bem estruturado e as aulas gravadas para disponibilizar aos alunos. 

É sobre o último requisito que vamos falar neste artigo: como gravar as aulas de maneira fácil e prática. Acompanhe! 

Leia também:  Como Cada Signo Reage Quando Se Apaixona?

O programa OBS Studio

O OBS Studio (Open Broadcaster Software) é um programa gratuito para realizar gravação e transmissão de vídeos na internet. Para fazer o download, acesse o site oficial do OBS Studio aqui. 

O processo para baixar é simples e bem prático, você só precisa se atentar para escolher o sistema operacional do seu computador: Windows, Mac ou Linux. Depois de instalar o programa no seu computador, é hora de configurar os elementos.

  • Um outro diferencial desse software em relação aos outros disponíveis na internet, é a versão em português que facilita a utilização de todos os recursos. Confira o passo a passo para ajustar o OBS Studio: 
  • Como Gravar O Que Estamos A Fazer No Pc?
  • Ao abrir o programa, a primeira coisa a se fazer é criar uma Cena
  • Como Gravar O Que Estamos A Fazer No Pc?

Ela está localizada na parte inferior da esquerda. Clique no botão “+” para adicionar uma nova Cena. Para remover, é só utilizar o “-” e as setas “para cima” e “para baixo” servem para organizar as Cenas em ordem de relevância.

O segundo passo é escolher uma Fonte. Essa configuração está à direita do quadro Cenas e ao clicar no botão “+” irá abrir as seguintes opções:

Como Gravar O Que Estamos A Fazer No Pc?

Captura de Janela e Captura de Tela

Para gravar uma aula, existem várias opções dentro do programa. Os recursos mais indicados são a Captura de janela e a Captura de tela

Uma dica para os professores: monte uma apresentação em Powerpoint para ministrar as aulas online!

Na Captura de janela, você vai especificar um programa do seu computador para transmitir durante a gravação. Independente de você abrir outra janela (seja no navegador da internet ou outro programa instalado no computador), o OBS vai registrar apenas a tela que você selecionar. Para isso, é preciso estar com essa janela já aberta no seu computador no momento de configuração. 

A opção de Captura de tela é mais abrangente. Ela registra tudo o que está acontecendo na sua máquina.

Com isso, você pode abrir diversos programas e abas na internet durante a apresentação sem a necessidade de voltar ao OBS para configurar qual página será gravada.

Porém, requer um pouco mais de cautela para deixar aberto apenas o que for necessário para sua apresentação. Assim você evita possíveis imprevistos, inconvenientes, a exposição de informações pessoais e outras coisas que não estão relacionadas à sua aula. 

Como Gravar O Que Estamos A Fazer No Pc?

Selecione Capturar o Cursor para que você possa utilizar a seta do mouse durante a sua apresentação.

Captura de Áudio

Clique mais uma vez no “+” para selecionar mais uma fonte. Dessa vez, escolha a Captura de saída de áudio. Nessa opção você vai configurar a sua voz para a gravação.

Como Gravar O Que Estamos A Fazer No Pc?

O aconselhável é utilizar um microfone adaptado ou um fone de ouvido que tenha o microfone embutido. Com essas opções, a sua voz ficará em evidência e diminuirá a captura dos ruídos do ambiente. Verifique se o seu áudio está funcionando corretamente na aba Mixer de Áudio:

Como Gravar O Que Estamos A Fazer No Pc?

Os sensores vão se movimentar da cor verde ao vermelho quando você estiver falando ou algum som estiver sendo reproduzido no seu computador. 

Essas são as configurações básicas e essenciais para os professores gravarem suas aulas com os recursos mais práticos do programa.

Existem outros recursos dentro do OBS Studio para agregar ainda mais na qualidade e na personalização do seu vídeo, como: utilizar a webcam (Dispositivo de captura de vídeo), adicionar o logotipo da instituição (Imagem) e outras opções que aparecem ao clicar no botão “+” da aba Fontes.

Configurações Gerais do OBS Studio

Agora é hora de alinhar os últimos detalhes. Em Controles, no canto inferior da direita, clique em Configurações

Como Gravar O Que Estamos A Fazer No Pc?

Na aba do lado esquerdo, escolha a opção Saída para configurar o Caminho de gravação, que é onde o arquivo ficará salvo (pasta no seu computador) e o Formato de gravação, o recomendado é o formato “mkv” que abre em todos os tipos de programa de reprodução de vídeo.

Feito isso, o seu OBS estará pronto para gravar a aula. Você precisa estar com a sua apresentação aberta no computador e o microfone ou fone de ouvido conectado e bem posicionado. Ainda na aba Controles, clique em Iniciar gravação, vá para a tela de apresentação e comece a ministrar sua aula.

Ao terminar, volte ao OBS e clique em Parar Gravação. Pronto! O arquivo será gerado e ficará disponível na pasta em que você selecionou em Caminho de gravação. Se quiser dar mais uma personalizada, você pode fazer recortes no vídeo utilizando programas do seu computador para retirar a parte do início e do final onde aparece as configurações do OBS Studio. 

Disponibilize o vídeo para os seus alunos no ambiente virtual de aprendizagem da sua instituição de ensino! Para saber mais sobre esse recurso, assista o nosso Webinar disponível no YouTube, clicando aqui.

A AIX Sistemas oferece uma sala de aula virtual completa onde professores e alunos interagem de forma organizada e eficaz. Além dos vídeos que abordamos neste artigo, através dessa ferramenta é possível colocar exercícios, provas online, criar fóruns para debate e muitos outros recursos didáticos. 

Oferecemos, também, hospedagem do AVA – Ambiente virtual de aprendizagem, instalação inicial com a carga de todas as turmas, disciplinas, professores e alunos, treinamento e suporte para melhor utilização dos recursos disponíveis. Que tal conhecer? Clique aqui e solicite uma apresentação.

Os 10 melhores programas para gravar a tela do pc

Se você tem um computador e esta precisando gravar a tela do pc, seja para compartilhar na internet ou para explicar algo para alguém, será necessário um programa que tenha essa funcionalidade e consiga fazer isso de forma rápida e prática.

Existe uma quantidade considerável de softwares que podem fazer esse serviço. Porém, quais são os que trazem melhores resultados em qualidade para você? Para te ajudar a encontrar a melhor forma de gravar a tela do pc, separamos os melhores programas do mercado.

1. Movavi

O Movavi é responsável por desenvolver programas de alta qualidade, robustos e profissionais, voltados para edição de video, criação e principalmente gravar a tela do pc.

Apesar de parecer intimidador, quando falamos de criação profissional, o software de video da Movavi é extremamente intuitivo e de fácil entendimento. Possui ferramentas que permitem escolher áreas específicas da tela que deseja gravar, inclui gravador de áudio, corte de trechos e vem acompanhado de um editor.

Além disso, oferece pacotes complementares para o programa, aonde é possível gravar vídeos em Full HD ou ate mesmo 4k, para um resultado de maior qualidade e mais profissional.

Como Gravar O Que Estamos A Fazer No Pc?

2. Streamlabs OBS

Se estiver procurando um programa com uma interface extremamente amigável e moderna, o Streamlabs pode ser a solução. Com ele é possível gravar a tela do pc, realizar transmissões ao vivo, gravar vídeos e áudios.

O programa oferece diversas ferramentas para criadores de conteúdo, que ajudam na hora de utilizar recursos criativos e interativos, como, por exemplo, adicionar alertas, elementos audiovisuais únicos e designs super interessantes.

A configuração não é das mais difíceis, mas pode ser necessário dedicar um tempo para aprender a otimizar a ferramenta.

Como Gravar O Que Estamos A Fazer No Pc?

3. OBS Studio

Muito conhecido no mundo das transmissões ao vivo e entre criadores de conteúdo visual, O Open Broadcaster Software (OBS) Studio, é um excelente programa para você que deseja gravar a tela do pc.

O programa é completamente gratuito e com ele, é possível capturar áudio e video da tela do seu computador em qualidade Full HD. Seu visual não é muito atrativo igual do Streamlabs e um pouco menos intuitivo, mas o programa tem excelência quando falamos de qualidade.

Atualmente, o software oferece guias para ajudar novos usuários, além da possibilidade de poder escolher separadamente quais faixas de áudio, video ou ate mesmo telas você deseja gravar e alternar conforme necessário durante todo o processo.

Como Gravar O Que Estamos A Fazer No Pc?

4. Apowersoft

Para gravar a tela do pc com o Apowersoft é muito simples, basta entrar no site, clicar no botão “start recording”, a seguir, um programa será baixado e pronto, você já vai começar a capturar a tela do computador.

Essa ferramenta, permite você selecionar a área da tela que você quer gravar e oferece a opção de ao terminar, imediatamente já publicar em plataformas como o YouTube, por exemplo. Eles disponibilizam os formatos: MP4, WMV, AVI, FLV, MPEG, VOB, ASF e GIF.

Como Gravar O Que Estamos A Fazer No Pc?

5. Ezvid

O Ezvid, é um programa exclusivo para Windows, que diferente dos demais, além de gravar a tela do pc, tem embutido em sua interface, um editor de vídeos para facilitar todo o processo. Bem simples, entrega o que promete e permite gravar telas em qualidade FullHD

Como diferencial, conta com um modo Gamer simplificado, que procura facilitar o upload de vídeos de jogos em plataformas como YouTube e Twitch.

Como Gravar O Que Estamos A Fazer No Pc?

6. Camtasia

13 melhores aplicativos para gravar a tela do seu celular e computador

Você já pensou em usar vídeos na sua estratégia de Marketing de Conteúdo? Se sim, é provável que tenha procurado alguns equipamentos para isso. Mas sabia que você poderia começar agora mesmo com aplicativos para gravar a tela do computador ou do seu celular?

Talvez você não tenha considerado isso, mas existem muitas razões para gravar a tela dos seus dispositivos e usar esse conteúdo na sua estratégia de Marketing Digital.

Por exemplo, se o produto da sua empresa for um software, é possível mostrá-lo funcionando em toda a sua glória. Outra boa ideia é desenvolver tutoriais ensinando a acessar funções específicas, corrigir erros ou solucionar problemas do programa.

Mas, para tudo isso, você precisa dos aplicativos certos. E nós viemos ajudar com uma lista de 13 softwares perfeitos para essa função. Confira!

Leia também:  Como Saber Que Uma Amiga Gosta De Mim?

Melhores aplicativos para gravar a tela do computador

Começamos nossa lista com os softwares que capturar a tela do seu computador, seja um Windows ou um Mac. Veja!

1. Camtasia

O Camtasia é um dos softwares mais poderosos para gravar o conteúdo da tela do seu computador. Apesar disso, não precisa se assustar: a interface do programa é muito simples e intuitiva.

Além de permitir gravar a tela, o Camtasia também vem com um pequeno editor de vídeos, que permite fazer cortes e outras montagens no conteúdo.

Para completar, o software ainda permite importar vídeos em HD de outras fontes e adicionar links clicáveis para gerar um conteúdo dinâmico (mais ou menos como uma apresentação em PowerPoint).

Existem versões do programa para Windows e Mac. Tem uma versão gratuita com 30 dias de uso mas a versão completa é paga.

2. iSpring Free Cam

Para quem procura uma opção gratuita para gravar a tela do computador, o iSpring Free Cam é uma excelente pedida.

O programa faz a captura do conteúdo com facilidade e não pesa muito. Além disso, ele tem uma série de opções de edição muito importantes como remover barulhos do fundo e partes do vídeo ou adicionar faixas de áudio (como músicas para o fundo).

Ele salva os vídeos no formato HD (seja 720p ou 1080p, somente no formato .WMV) ou exporta diretamente no YouTube, além de gravar sons do microfone, do sistema do PC e do mouse.

A parte negativa é que o iSpring Free Cam não consegue gravar também a transmissão da webcam do computador. Em compensação, não tem nenhuma marca d’água na filmagem, nem limite de utilização ou anúncios.

O programa é 100% gratuito e exclusivo para Windows.

3. Screenflow

  • Com o Screenflow, você consegue gravar todos os canais de mídia do seu computador ao mesmo tempo: toda a área do monitor, o conteúdo da webcam, áudio do sistema do computador e do microfone.
  • Ele também vem com um software para montar o vídeo, permitindo cortes para remover certos trechos ou incluir pedaços de outras fontes.
  • Para completar, o Screenflow promete oferecer a melhor qualidade de imagem entre todos os softwares de captura de tela, exportando o conteúdo em uma variedade de formatos.

A parte negativa é que a versão gratuita do software só faz vídeos com marca d’água. Além disso, é necessário pagar para atualizar o software de versões anteriores.

O programa é exclusivo para Mac, tem versão gratuita sem limite de tempo, mas só a versão paga exporta vídeos sem marca d’água.

4. SmartPixel

O SmartPixel é um software que foi desenvolvido para gravar a tela do computador enquanto o usuário joga. Por causa disso, ele usa um sistema de compressão avançado para conseguir criar vídeos de alta qualidade, enquanto roda de maneira suave e imperceptível.

Mas não é porque ele foi feito para trabalhar com games, que obrigatoriamente precisa ser assim. Você pode se aproveitar da tecnologia avançada do software para facilitar as suas tarefas corporativas.

O aplicativo permite gravar vídeos em alta definição, além de capturar tanto o conteúdo do monitor, como da webcam também. Além disso, o software tem funções de edição para montar o vídeo, mesclar com outros clipes e adicionar legendas.

O software é exclusivo para Windows. Há uma versão gratuita do programa (que faz a gravação com marca d’água) e outra paga, sem a marca d’água e com a opção de gravar com taxa de frames maior.

5. CamStudio

Uma das opções mais famosas de aplicativos para gravar a tela do computador é o CamStudio. Open source e de utilização gratuita, o software é simples de usar e muito intuitivo (o seu site diz que qualquer um pode aprender a utilizar suas funções em poucos minutos).

Uma das suas vantagens é a capacidade de criar vídeos com grande qualidade, mas com peso menor que o de outros softwares. Além disso, é possível gravar também a webcam junto da tela e adicionar legendas ao conteúdo sem dificuldades.

O programa 100% gratuito só está disponível para Windows.

6. Screen Capture Studio

Um dos aplicativos para gravar a tela do Mac com melhor nota na App Store é o Screen Capture Studio, da Movavi. O software captura a tela do computador, mas também conta com um editor completo, com muitas funcionalidades (como transições, filtros e chroma key) para aperfeiçoar o conteúdo.

Além disso, o usuário pode também alterar configurações de resolução do vídeo, taxa de frames e até escolher um formato específico dentro de uma lista pré-definida. Por exemplo, é possível escolher entre exportar o vídeo para dispositivos móveis, TVs 4K ou YouTube.

O software tem uma versão de teste gratuita, mas a versão completa é paga.

7. Free Screen Video Recorder

Desenvolvido pela DVD Videosoft (que tem uma série de outros aplicativos para trabalhar com vídeos, como conversores de formatos, editores de áudio e até um GIF maker), esse aplicativo grava todo o conteúdo da tela do seu computador Windows.

Ele é totalmente gratuito (mas o usuário tem a possibilidade de fazer uma assinatura que oferece licenças para todos os outros softwares da DVD Videosoft) e permite exportar seus vídeos em vários formatos diferentes.

Como Gravar O Que Estamos A Fazer No Pc?

Além disso, ele não apresenta anúncios ao usuário e tem um tutorial bem explicativo para ensinar como usar as suas funções e tirar o máximo proveito das suas capacidades.

A parte negativa é que, no momento da instalação, é preciso selecionar para não baixar aplicativos não solicitados.

CONTEÚDOS RECOMENDADOS 8 métricas de vídeo para medir o sucesso do seu conteúdo Vídeos para empresas B2B: entenda os melhores formatos de vídeo para apostar em sua estratégia! Vídeos animados para empresas: como você ainda não adotou essa solução? Como criar um planejamento de conteúdo em vídeo?

Melhores aplicativos para gravar a tela do celular

Além de gravar pelo seu computador, é possível também capturar o conteúdo da tela do seu celular. Existem aplicativos de todos os tipos, com diferentes funções, seja para Android ou iOS. Confira a lista!

8. Record it!

  1. Esse aplicativo para iOS permite ao usuário gravar o conteúdo da tela do seu dispositivo móvel, seja um iPhone ou um iPad.

  2. Além de gravar a tela do smartphone, o software também captura as reações do usuário pela câmera frontal do aparelho e permite fazer edições para adicionar faixas de áudio (como comentários ou narrações), cortar partes indesejadas, inserir filtros de vídeo ou alterar a velocidade do vídeo.

  3. O aplicativo tem um sistema de exportação rápida para o YouTube, mas também permite exportar o conteúdo por e-mail ou outros aplicativos.
  4. A versão gratuita tem um limite de 3 minutos para os vídeos, mas a versão paga permite conteúdos de qualquer duração.

9. AZ Screen Recorder

  • Uma das principais opções para gravar o conteúdo da tela do seu smartphone ou tablet Android é o AZ Screen Recorder.
  • O aplicativo tem de tudo: uma interface fácil de usar (com botões que ficam em cima da tela, mas não interferem com o conteúdo gravado), um pequeno editor para montar o conteúdo e até a possibilidade de gravar o conteúdo da câmera frontal do aparelho.
  • Para melhorar, ele é muito leve e não consome muita memória RAM ou capacidade de armazenamento do seu dispositivo móvel.

Na sua versão gratuita, o aplicativo não coloca limite de tempo de uso e nem marcas d’água. Ele também tem uma versão profissional, com algumas vantagens extras.

10. Go Record

Outro aplicativo para capturar o conteúdo da tela do smartphone é o Go Record. Esse software é um dos mais populares na App Store e por uma boa razão: ele é muito leve e tem uma interface muito fácil de usar.

Com o recurso de Face Cam, ele também permite adicionar as reações do usuário ao conteúdo pela câmera frontal do aparelho.

O Go Record conta com um pequeno editor, com o qual o usuário pode fazer cortes rápidos para retirar trechos indesejados do vídeo, além de uma função para gravar áudio e adicionar faixas de comentários.

Ele permite exportar o vídeo diretamente no YouTube ou deixar gravado na galeria do aparelho. O aplicativo é gratuito, mas só é compatível com a versão 11 do iOS ou superior.

11. DU Recorder

O DU Recorder é um aplicativo gratuito para filmar a tela do smartphone ou tablet. O software se destaca por ter suporte a cerca de 20 idiomas (incluindo o português, claro), além de uma interface muito simples de usar.

Ele ainda tem um editor interno, que permite fazer pequenos cortes e remover trechos com erros ou falhas de gravação. Outras funções interessantes incluem gravar com a câmera frontal do aparelho e até mesmo fazer gifs com seus vídeos (e você sabe que a gente adora um gif!).

Por fim, o aplicativo para Android grava em 1080p com 60 frames por segundo e é totalmente gratuito.

12. Screen Recording Video Capture

Se você gosta de edições e adicionar muitos elementos gráficos no seu vídeo, esse é o aplicativo ideal para você.

Além das funções básicas (como gravar a tela, inserir reações pela câmera frontal, adicionar faixa de áudio), o Screen Recording Video Captura se destaca pelo suporte visual aos usuários.

São mais de 200 fontes (incluindo algumas de filmes famosos) para usar na hora de escrever alguma coisa no vídeo, 90 filtros específicos e centenas de stickers. Dá até para colocar um “joinha” ou outros gestos nas imagens.

O app está disponível para iOS e é gratuito.

13. RecMe Free Screen Recording

  1. O RecMe Free Screen Recording é um aplicativo exclusivo para Android com todas as funções que podemos querer.
  2. Ele grava vídeos em resolução Full HD (1080p), com 60 frames por segundo e captura áudio pelo microfone do usuário.
  3. O aplicativo vem em versão gratuita com todas essas funções e uma versão profissional, que tem como vantagem inserir a reação do usuário capturada pela câmera frontal do celular.
  4. Sua interface é muito simples de usar e, em poucos segundos, qualquer pessoa já pode começar a gravar seus vídeos.
  5. Um detalhe interessante é que o aplicativo tem um layout muito bonito, que mescla muito bem com o padrão do Android.
  6. Com esses aplicativos para gravar a tela do computador ou do celular, você conseguirá adicionar uma camada de vídeos para a sua estratégia de marketing, seja demonstrando seus produtos, tirando dúvidas ou simplesmente fazendo apresentações.
  7. Se você gostou da ideia e se empolgou para começar a trabalhar com vídeos, que tal conferir nossas 11 dicas para usar material audiovisual na sua estratégia de Marketing de Conteúdo?
  8. Como Gravar O Que Estamos A Fazer No Pc?

22 Programas para Gravar a Tela do Computador – ScreenCast – Blog Nespol

Neste artigo, quero mostrar uma lista dos Melhores programas para gravar a tela do Computador e Fazer uma Screencast.

ScreenCast – O que é?

Screencast é uma gravação digital de saída da tela do computador, também conhecida como captura de tela de vídeo, geralmente contendo narração em áudio.

OBS Studio – Gratuito

  • Veja o Passo a Passo para Gravar uma Vídeo Aula com o Powerpoint e sua webcam aparecendo no Cantinho da Tela com o Gravador de Screencast OBS Studio.
  • Site Oficial para Baixar o OBS Studio Gratuito.
  • O OBS Studio é um programa grátis para capturar a tela do seu computador ou do PowePoint e adicionar a webcam no canto da sua tela, deixando sua aula ainda mais personalizada e dinâmica.

OCAM – Gratuito e Pago

Em todos os meus cursos eu utilizo o Programa chamado OCAM. Para fazer o download do programa grátis, acesso o próprio site deles.

Veja abaixo o vídeo completo onde ensino qual site baixar o OCAM COMPLETO – Fazer o Download do Programa Original para gravar a tela do seu PC. O melhor software de screencast na minha opinião.

Download do OhSoft – OCAM Screen Record

Faça Vídeos para o Youtube ou Videoaulas sem aparecer na frente da Câmera. Apenas gravando a Tela do Seu computador com Screencast.

Veja o Artigo Completo sobre o OCAM que preparamos para você aqui no Blog.

Programa disponível para windows. Pode baixar no formato exe ou no formato Zip.

Instale no seu computador de modo simples e faça vídeos com duração ilimitada.

Camstudio

É uma ferramenta gratuita, mas não confunda com o Camtasia Studio (veja logo abaixo). O Camstudio permite criar vídeos e tutoriais gravando a tela do seu computador e também capturando o áudio. Tem uma interface fácil de usar e inclui um recurso de anotação de vídeo e cursores personalizados.

Camtasia Studio

Este software é o líder de mercado em screencasting e é para usuários de PC. Ele tem algumas características interessantes e uma grande quantidade de recursos oferecidos como editar o áudio e o vídeo de forma independente. Mas é uma ferramenta que tem uma curva de aprendizado.

Camtasia Mac

Camtasia Mac é diferente de Camtasia Studio, embora ambos sejam produzidos pela Techsmith. Camtasia Mac tem algumas características bem legais e é menos complicado de usar do que o Camtasia Studio, mas ainda exige um pouco de trabalho até que você se familiarize com ele.

Capture Fox

Ferramenta gratuita da Firefox, é bem fácil de usar para criar vídeos, tutoriais ou qualquer coisa que possa ser exibida em seu computador. Com dois cliques, você pode iniciar a captura de tela e também gravar sua voz.

Collaaj

Collaaj faz algo diferente. Não só funciona em Mac ou PC, mas há também um aplicativo para iPad. É uma ferramenta muito boa e permite que você grave sua tela e de sua webcam.

Os vídeos podem ficar nos servidores da Collaaj o que torna muito fácil compartilhar com alunos e vice-versa.

A versão gratuita só permite gravar por 2 minutos, mas há uma grande variedade de planos pagos, dependendo de sua necessidade.

Jing

Como gravar seu gameplay no PC [VÍDEO]

Você quer gravar um vídeo da tela durante o jogo? Ou talvez prepare um conselho para um amigo sobre como derrotar o inimigo em determinada fase do jogo? Ou apenas para comemorar um momento importante do final? Basta fazer o chamado screencast, ou seja, você gravará sua própria área de trabalho – explicamos por que e como fazer isso.

Existem várias maneiras de fazer uma captura de tela, mas também existem situações em que mais do que apenas uma captura de tela é necessária, ou seja, uma foto ou série de fotos.

 Uma sequência de vídeo geralmente é uma ideia muito melhor – mas como você grava tal vídeo, ou seja, realiza uma captura de tela? Um screencast é eficaz e faz você se destacar, além de ser fácil e rápido de configurar.

 Veja abaixo para mais detalhes.

Como gravar o gameplay

Para poder fazer a captura do gameplay em um computador você precisa de um programa especial – por exemplo, Open Broadcaster Software Studio (OBS). Este é um programa gratuito, de código aberto, utilizado para captura e streaming de imagens da área de trabalho do usuário.

É amplamente recomendado por YouTubers famosos e profissionais da indústria devido à infinidade de possibilidades e facilidade de uso e navegação no programa.

 Suas funções mais importantes incluem a opção de definir o número de quadros por segundo (FPS) ou selecionar o formato no qual o clipe de vídeo deve ser salvo.

Vamos usar este software como exemplo para mostrar o passo a passo sobre como gravar o gameplay. Primeiramente acesse este link para baixar o OBS. O software está disponível para o Windows, Linux e MacOS. Vamos utilizar a versão para Windows.

Como a gravação do jogo tem um comportamento bem diferente em relação a uma gravação de um tutorial, por exemplo, é importante fazer alguns ajustes para que você consiga ter o melhor resultado na gravação do seu jogo. Vamos passar por esse ponto também.

Apos abrir o software, vamos diretamente para essa área de configurações. Para isso, clique na opção configurações localizada no canto direito da tela. É possível mexer com os mais diversos parâmetros do OBS, mas o que importa para o nosso caso é a configuração de “gravação”.

Além de salvar um clipe previamente capturado, o OBS também pode fazer transmissões ao vivo, muitos Youtubers utilizam este software para essa finalidade, mas neste tutorial estamos focando na configuração para um cipe de vídeo gravado previamente, não uma transmissão.

Portanto, iremos alterar somente configurações de gravação. Para isso, clique na opção “sáida”, localizada no canto esquerdo da tela.

Em seguida, na primeira opção ao centro da tela – modo de saída, mude de simples para avançado, para que possamos ter acesso completo às configurações disponíveis.

Agora, você irá escolher logo abaixo a aba “gravação”.  O Obs define previamente o local em que seus clipes de vídeo ficarão salvos, mas você pode muito bem definir um diretório específico, isso é uma maneira de você se manter mais organizado. Ajuste essa saída para o arquivo final na seção “caminho de gravação”.

Outro ponto que você deve ajustar é no formato de gravação, selecionar o melhor container de vídeo para sua gravação. Essa decisão varia muito do que você irá fazer com esse vídeo, se o seu objetivo é upar posteriomente para o Youtube pode ser interessante alterar o MKV para o MP4. O Youtube considera o MP4 o formato ideal para a plataforma.

Seguindo o processo de configuração, é importante também selecionar o encoder. O recomendado no OBS para a parte de gravação – para transmissão a configuração adequada é outra – é a escolhe de um e, cncoder baseado na sua GPU. Escolha o NVIDIA NVEC H.264 ou QuickSync H.264, lembrando que a placa de vídeo da sua máquina precisa oferecer suporte.

Passamos agora para “Controle da Taxa de Bits”. Como não estamos fazendo uma transmissão, e sim uma gravação, altere de CBR para CQP, e em seguida vamos definir qual será o nível de CQ. Entre 16 e 22 é o ideal.

Quanto maior o número, maior espaço em armazenamento o arquivo final irá ocupar, e, consequentemente, terá uma maior qualidade. Você também pode ajustar a predefinição que OBS irá se balizar, como, por exemplo, a qualidade máxima.

É tudo uma questão de teste, vá gravando alguns clipes de vídeo, com diversos ajustes para você encontrar o ponto ideal na sua máquina.

Para finalizar, clique em vídeo e e escolha qual será a resolução da captura de vídeo e também defina o valor em FPS para a gravação. O último ajuste em termos de imagem faremos na guia avançado. Mude a faixa de cores de limitado para completo.

Pronto, agora podemos iniciar normalmente a gravação.

Na tela inicial do OBS, no grupo “Fontes” e no símbolo de + escolha a opção captura de jogo. Como você pode observar há diversas outras opções disponíveis no OBS, como captura de tela, apresentação de slides, captura de saída de áudio, entre outras.

Após escolher a captura de jogo, selecione em modo a opção “capturar janela específica”. Inicie seu jogo. Agora selecione a tela do seu jogo no OBS, confirme com o OK. Agora clique no botão iniciar gravação”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*