Como Funciona O Instagram E Para Que Serve?

  • Com mais de 800 milhões de usuários ativos, o Instagram é hoje uma das principais redes sociais em todo o mundo.
  • Isso não é diferente no Brasil: de acordo com a Social Media Trends 2018, ele é a segunda rede social mais usada tanto pelas empresas quanto pelos usuários, além de apresentar o maior crescimento em relação ao relatório de 2017.
  • Com tantos números relevantes, nada mais natural que usar o Instagram para sua empresa, não é mesmo?

Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas de como engajar nessa rede. Afinal, como funciona o Instagram?

Neste post, vamos explicar para você tudo sobre o algoritmo do Instagram e o que você precisa fazer para que o seu perfil seja um sucesso!

Como funciona o algoritmo do Instagram?

No começo, o Instagram funcionava cronologicamente, ou seja, os posts eram exibidos para os usuários de acordo com a ordem de postagem.

Isso mudou quando o Instagram desenvolveu seu algoritmo em meados de 2016. O objetivo era que os posts mais relevantes para a experiência de cada usuário aparecesse em seus feeds.

Apesar de inúmeras queixas na época, a rede vem observando números crescentes, tanto de usuários, quanto de postagens e nos níveis de engajamento. Aliás, o Instagram é a rede que mais engaja atualmente.

O algoritmo do Instagram tem um objetivo claro: que o usuário encontre o que ele mais deseja em primeiro lugar.

E como isso funciona na prática? Bom, o algoritmo é baseado em três princípios básicos:

1. Temporalidade

Embora o Instagram tenha abandonado a ordem cronológica das postagens, isso não significa que a temporalidade não importa mais. A rede leva em consideração que os usuários querem ver conteúdo novo e recente a cada vez que usam o aplicativo.

Por isso, os posts não aparecem em uma ordem cronológica mais, mas ainda seguem uma lógica temporal, sendo um dos critérios do algoritmo.

2. Engajamento

O engajamento que uma postagem recebe indica seu potencial para engajar mais pessoas na rede. Por isso, a chance de posts com muitas curtidas e, principalmente, comentários, serem exibidos para mais usuários é maior, principalmente posts que recebem muito engajamento nos primeiros instantes de sua postagem.

3. Relacionamentos

Você já deve ter percebido que os posts de amigos mais próximos ou de suas marcas preferidas sempre aparecem logo que você abre o aplicativo, não é mesmo?

Isso tem um motivo: o Instagram analisa os perfis com os quais você se relaciona mais para entender a relevância das postagens feitas para a sua experiência.

Como essa análise é feita? Por meio dos comentários que você faz, de quem você busca no aplicativo e até mesmo das postagens e Stories que você compartilha com outros usuários.

Quer saber mais sobre esse algoritmo e aproveitar para conhecer algumas dicas rápidas de como performar melhor no Instagram? Então confira também o nosso vídeo sobre o assunto:

Como o algoritmo do Instagram impacta marcas?

Sabemos que as redes sociais são uma das mais importantes estratégias online para as marcas atualmente. Elas são importantes canais para marketing e vendas, divulgação de conteúdo e contato e atendimento ao público.

  1. Entender as particularidades de cada rede é fundamental para performar um bom trabalho e conseguir resultados positivos para os objetivos do seu negócio.
  2. O algoritmo do Instagram deixa muito claro a intenção da rede em criar um ambiente propício a proximidade entre marcas e usuários.
  3. Basicamente, o maior impacto do algoritmo do Instagram para as marcas é que elas precisam esforçar-se para ser relevantes para sua audiência.

E porque isso é tão positivo? Simples: porque aumenta o engajamento! O Instagram é a rede social em que as pessoas mais engajam!

Para as marcas na rede, isso é especialmente vantajoso pois:

  • seus esforços serão recompensados: no Instagram, se você faz um bom trabalho ao longo do tempo e desenvolve uma conta interessante, com seguidores engajados, seus números crescerão exponencialmente;
  • maior tempo de relevância das postagens: antes do algoritmo seu post era relevante apenas nas primeiras horas de postagem, já que a maioria das pessoas não desliza pelo feed por dias seguidos. Com o algoritmo, boas postagens aparecem para mais usuários por mais tempo, o que implica e um maior tempo de relevância para aquela postagem.

Quer saber mais sobre o Instagram e como usá-lo para a sua empresa? Confira o ebook Marketing no Instagram.

Como Funciona O Instagram E Para Que Serve?

Como usar o algoritmo do Instagram a seu favor?

Ok, agora que você já entendeu como o algoritmo funciona e como ele pode ser positivo para sua marca, é hora de descobrir como conseguir resultados melhores no Instagram.

Confira agora 17 dicas para o sucesso do seu Instagram:

1. Descubra os melhores horários de postagem

  • Descobrir o horário de postagem significa entender qual horário mais seguidores acessam o aplicativo.
  • Isso é fundamental para garantir o engajamento inicial do post que, como já falamos, é um dos fatores que fazem com que o algoritmo interprete positivamente a postagem e mostre-a para mais usuários.
  • Atenção: para descobrir os melhores horários de postagem, é importante fazer testes e analisar o comportamento da sua audiência.

Além disso, o melhor horário de postagem pode variar de acordo com o tipo de conteúdo.

Talvez um infográfico performance melhor em um horário diferente que um vídeo, por exemplo.

2. Desenvolva um relacionamento duradouro com seus seguidores

Como já falamos, um dos fatores que o algoritmo analisa é o relacionamento entre os usuários, postagens e páginas. Por isso, desenvolver um relacionamento duradouro, baseado em engajamento constante e com crescimento saudável, deve ser seu objetivo principal.

Mas como fazer isso? Entenda as preferências de sua audiência, descubra o que eles querem ver em seu perfil, ofereça conteúdo de qualidade e tenha uma boa frequência de postagens.

Aprenda mais sobre como estabelecer uma presença forte no Instagram com os melhores:19 marcas para seguir no Instagram e inspirar sua estratégia

3. Crie conteúdo que as pessoas falam sobre (e queiram compartilhar)

O Instagram valoriza não apenas conteúdo que engaja os seguidores, mas também conteúdos que despertam o desejo de compartilhar.

Leia também:  Como Descobrir Que Uma Pessoa Gosta De Mim?

Sinais importantes de conteúdos relevantes são as marcações de outros usuários em comentários e o compartilhamento privado (por meio das mensagens diretas) de posts e stories. Isso mostra que as pessoas consideram suas postagens relevantes a ponto de convidarem outras a vê-las!

As dicas nesse tópico valem para o anterior: crie conteúdo relevante e o compartilhamento será uma consequência. Outra boa tática é fazer postagens que levem as pessoas a pensarem em amigos e familiares.

4. Desenvolva uma identidade visual

Em meio a tantas imagens no feed, uma boa identidade visual vai garantir que você se destaque para seus seguidores e que eles sempre identifiquem que aquele post é seu.

Isso faz com que os seguidores realmente interessados em suas postagens parem e consumam o conteúdo produzido, além de uniformizar sua comunicação pela rede.

5. Produza boas imagens e vídeos

O Instagram é uma rede baseada no visual, por isso, nada mais lógico do que ter boas imagens e vídeos no seu perfil. Um conteúdo visual de qualidade gera mais curtidas, engajamento e compartilhamentos, ou seja, um engajamento que será positivo para a sua marca.

Além disso, boas imagens e vídeos atraem novos seguidores e destacam-se no feed de exploração.

6. Conheça e entenda seus seguidores

Saber quem são seus seguidores é fundamental para oferecer a eles o que eles buscam. Entenda o perfil de quem acompanha sua marca, ou seja, conheça sua persona e entenda quais as particularidades de seu comportamento quando se trata do Instagram.

Uma boa forma de fazer isso é usando o Instagram Insights, que permite descobrir informações demográficas como gênero, idade e localização. Ele também permite entender o impacto de suas postagens e quem está sendo impactado.

7. Não se esqueça do bom conteúdo

Muitas pessoas lembram do conteúdo visual quando trata-se do Instagram, mas acabam deixando de lado o conteúdo escrito. Não cometa esse erro!

Como Funciona O Instagram E Para Que Serve?

Um bom conteúdo para o Instagram é aquele que conecta e encanta as pessoas. Não adianta ter um perfil incrível se você só posta conteúdo sobre sua marca. Invista no relacionamento e ofereça conteúdo relevante e compartilhável.

Como fazer isso?

  • crie boas legendas;
  • faça posts informativos e/ou descritivos;
  • conte uma história;
  • se possível, invista no humor e em uma linguagem mais leve.

8. Use o Instagram Stories

O Instagram Stories, com seu próprio algoritmo, é um excelente recurso para as marcas. Por ser um conteúdo efêmero de consumo diário, ele te dá a oportunidade de um contato mais próximo e recorrente com seus seguidores, fortalecendo seu contato com eles.

O Stories conta com cada vez mais recursos, que permitem que maior customização e um visual mais interessante, estimulando a relação com seus seguidores. O engajamento no Stories faz com que tanto as histórias quanto as postagens apareçam antes para os seguidores.

Como criar bons conteúdos para suas histórias? Aqui vão algumas ideias!

  • Conteúdos dos bastidores, os famosos “behind the cameras”;
  • Detalhes do produto ou serviço.
  • Fazer perguntas (use as “Enquetes”!).
  • Conteúdo produzido pelos usuários.
  • Criar uma série para o Instagram Stories (o que estimulará que seus seguidores te acompanhem diariamente).

Além disso, a mais nova possibilidade de salvar suas histórias nos “Destaques” do perfil e disponibilizá-las por mais tempo cria uma nova seção de postagens, permitindo que você produza conteúdos com diferentes temáticas e objetivos!

Como Funciona O Instagram E Para Que Serve?

9. Invista nos vídeos ao vivo

Os vídeos ao vivo são um adicional valioso do Stories. Quando você inicia um vídeo ao vivo, todos seus seguidores são notificados sobre sua atividade. Além disso, é um sinal para o algoritmo que você está empenhado em usar a rede e convidando seguidores a fazer o mesmo.

Explorar a possibilidade de histórias em conjunto com outros perfis pode também ser interessante para trazer novas pessoas e experiências relevantes para seus seguidores, além de aparecer para mais pessoas, já que a notificação é mostrada para os seguidores do outro perfil também.

10. Faça uma boa bio

Uma boa bio para o Instagram deve oferecer informações completas sobre sua marca, esclarecendo para o usuário o que ele precisa saber, como: descrição da marca, site, contato (email, telefone, WhatsApp), endereço (em caso de negócios locais) e outras informações relevantes para as particularidades do seu negócio. A bio deve ser objetiva, clara e não pode ser muito longa.

E por que isso importa?

Uma boa bio garante que as pessoas sempre recorram ao seu perfil para acessar as informações da sua marca. Ou seja, elas buscarão seu perfil na barra de busca ou sempre acessá-lo, o que é um sinal positivo para o algoritmo.

11. Use as hashtags

As hashtags são importantes elementos do Instagram, pois ajudam a comunidade a conectar-se. Com o novo recurso do Instagram, que permite que os usuários sigam hashtags, isso fica ainda mais evidente.

Mas atenção! Não basta colocar todas as hashtags na sua postagem de uma só vez. Para usar a hashtag na rede, as melhores dicas são:

  • tenha bom senso: o Instagram permite até 30 hashtags por comentário, mas não abuse disso. O excesso de hashtags pode poluir seu conteúdo e incomodar o usuário;
  • seja específico e relevante: use hashtags que tenham relação com a postagem, além de escolher aquelas que tenham mais a ver com seu negócio e com quais comunidades você quer conectar-se;
  • observe as tendências: acompanhe os assuntos do momento, as hashtags da vez e observe o que seus concorrentes andam postando. Isso é fundamental para estar atualizado e manter-se relevante;

Dez funções do Instagram que poucas pessoas conhecem

Entre outras funções curiosas, estão a possibilidade de visualizar todos os posts que você já curtiu, usar várias contas ao mesmo tempo e alternar entre elas, remover marcações de fotos que os amigos publicaram, além de encontrar filtros interativos para os Stories em um catálogo mundial. Confira, a seguir, uma lista com dez recursos do Instagram pouco conhecidos dos usuários.

Como Funciona O Instagram E Para Que Serve?

Como fazer quiz e perguntas no Instagram Stories: Eu nunca, Stop e mais

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Leia também:  Como Evitar Que O Bebe Morda A Mama?

1. Silenciar Stories de pessoas que você não quer ver

O Instagram permite ocultar os Stories de pessoas indesejadas. Desta forma, as histórias desses contatos deixarão de aparecer no carrossel superior do aplicativo quando publicarem algo, sendo levadas para o final da fila e apresentando uma cor esmaecida. Esse recurso é útil para ignorar contatos irritantes, mas sem deixar seguir no aplicativo.

1 de 8
Instagram Stories podem ser ocultados — Foto: Carolina Oliveira/TechTudo

Instagram Stories podem ser ocultados — Foto: Carolina Oliveira/TechTudo

Para ocultar as histórias de alguém, basta pressionar o ícone de sua foto de perfil nos Stories e escolher a opção “Silenciar”, que surgirá no menu inferior. Também é possível realizar o procedimento diretamente no perfil da pessoa, tocando em “Seguindo” e depois em “Silenciar”. Além dos Stories, é permitido silenciar os posts do feed.

2 de 8
Tag de Nome do Instagram é um código de barras que identifica o perfil do usuário — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Tag de Nome do Instagram é um código de barras que identifica o perfil do usuário — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

A tag de nome do Instagram é um código de barras virtual capaz de identificar o seu perfil na rede social.

Através dessa imagem, outros usuários conseguem encontrar sua conta para começar a seguir, lendo o código com a câmera do celular.

Cada pessoa pode personalizar sua Tag de Nome, colocando seu nome de usuário, selfies ou emojis diferentes. Para criar o seu código, acesse o menu de configurações e vá em “Tag de Nome”.

3. Receber notificações de posts

3 de 8
Instagram envia notificações de novas publicações — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Instagram envia notificações de novas publicações — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Se você não quiser perder novas publicações de um contato muito querido, basta ativar as notificações de posts.

Assim, quando essa pessoa adicionar novas fotos e vídeos, você receberá um alerta no celular avisando que há novos conteúdos no perfil dela. Para ativar a função, abra o perfil do contato, toque em “Seguindo” e vá em “Notificações”.

Além dos posts do feed, o Instagram também é capaz de enviar notificações de novos Stories, vídeos ao vivo e do IGTV.

4 de 8
Instagram permite salvar posts para ver depois — Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo

Instagram permite salvar posts para ver depois — Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo

Sabe quando você gostou de um post, mas está ocupado e não pode visualizar a imagem com atenção naquele momento? O Instagram permite que você salve qualquer foto ou vídeo para acessar posteriormente com facilidade.

Para salvar uma publicação, basta tocar no ícone de bandeirinha que fica abaixo de cada imagem. O dono da foto não é notificado da ação.

Todos os posts salvos ficam armazenados no seu perfil e podem ser organizados em pastas separadas, chamadas de coleções.

5. Remover suas marcações de fotos dos amigos

Caso você tenha sido marcado em uma foto de um amigo, mas não gostou, pode remover a marcação de forma fácil.

Basta acessar a foto, tocar na tag com seu nome de usuário e escolher a opção “Remover-me da publicação”.

Depois disso, a foto não exibirá mais o link para a usa conta, nem aparecerá na página de marcações do seu perfil. Também é possível remover uma marcação pelo computador.

6. Ver todas as fotos que você curtiu

O Instagram permite visualizar todas as fotos e vídeos que você já curtiu na rede social. A plataforma exibe o histórico completo em ordem cronológica, da mais recente para a mais antiga. Para acessar, vá no seu perfil e abra o menu de configurações. Depois, vá em “Conta” e abra a seção “Publicações que você curtiu”.

5 de 8
Instagram também permite seguir hashtags — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Instagram também permite seguir hashtags — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Além de seguir amigos e perfis de marcas, o Instagram também permite seguir hashtags. Assim, você visualizará no feed fotos vinculadas àquela tag para encontrar imagens interessantes relacionadas ao assunto. Para isso, basta tocar na hashtag e escolher a opção “Seguir”. Depois, você pode ver todas as tags que está seguindo no seu perfil.

8. Usar várias contas ao mesmo tempo

6 de 8
Instagram permite usar até cinco contas no mesmo celular — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Instagram permite usar até cinco contas no mesmo celular — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

O Instagram permite que você fique logado com até cinco contas diferentes ao mesmo tempo no mesmo celular. Assim, você pode usar diferentes perfis, como uma conta dix, por exemplo, no mesmo dispositivo.

Para adicionar um perfil, acesse o menu de configurações e toque em “Adicionar conta”. Para alternar entre eles, basta tocar no nome de usuário que fica localizado acima do seu ou pressionar a sua foto de perfil do menu inferior.

Depois, é só escolher a conta desejada para trocar imediatamente.

9. Ajudar o algoritmo a mostrar só o que você gosta

7 de 8
Aba Explorar tem diferentes “categorias” — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Aba Explorar tem diferentes “categorias” — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

A aba Explorar exibe fotos e vídeos que o Instagram julga ser interessante para o seu perfil, baseado nas suas interações na rede social.

No entanto, caso você encontre algo que não goste nesta seção, poderá informar à rede social que não quer que esse tipo de imagem apareça. Para isso, basta abrir a imagem indesejada, tocar nos três pontinhos de opções e escolher “Ver menos publicações como essa”.

Desta forma, o algoritmo entenderá que aquela imagem não agradou e não mostrará mais conteúdos do tipo, deixando o feed com a sua preferência.

10. Procurar filtros para Stories em um catálogo mundial

8 de 8
Acesse a biblioteca de efeitos do Instagram Stories — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Acesse a biblioteca de efeitos do Instagram Stories — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Os filtros interativos e de jogos para Stories do Instagram viraram febre e muitos deles são disponibilizados em perfis de influenciadores digitais, amigos, marcas ou até pela própria plataforma.

Leia também:  Como Ocultar A Hora Que Entrei No Whatsapp?

No entanto, é possível acessar uma biblioteca com filtros de usuários de todo o mundo para encontrar novas opções de efeitos interessantes. Além dos mais famosos, é possível descobrir filtros organizados por tema, como “selfies”, “amor” e “efeitos de câmera”.

Para acessar a galeria, abra a câmera de Stories, toque no ícone de filtros faciais e deslize o carrossel para a esquerda, até chegar ao final. Então, toque em “Procurar efeitos”.

Como vender no instagram: dicas essenciais para quem está começando

Resumo do texto

  • Descubra porque o Instagram é tão importante para seu negócio;
  • Confira dicas básicas para configurar seu perfil e fazer suas primeiras postagens;
  • Veja algumas ideias para vender direto pelo Instagram e conseguir bons resultados.

Baixe grátis o super app e abra uma conta PagBank

Que tal colocar seu negócio onde mais de 500 milhões de pessoas olham todos os dias? Parece impossível juntar tanta gente no mesmo lugar, mas esse lugar existe e está dentro do seu celular. Sabe qual é o nome dele? Instagram! 

São muitas pessoas de olho em produtos, prontas para conhecer mais sobre eles, e o seu negócio não pode deixar de lado a oportunidade de despertar o interesse delas e mostrar o melhor que você pode oferecer.

Quer saber como vender com sucesso no Instagram? Veja algumas dicas básicas para montar seu perfil e saiba o que fazer para vender com qualidade e segurança e, ainda, interagir com seus clientes.

Como Funciona O Instagram E Para Que Serve?

Por que vender no Instagram?

Se você ainda não está convencido que o Instagram é uma poderosa ferramenta para vender, veja esses dados:

  1. O Instagram tem 1 bilhão de usuários, sendo que 500 milhões entram na rede social todos os dias;
  2. 50% das contas cadastradas no Instagram seguem pelo menos uma marca;
  3. 80% dos usuários já usaram a rede social para decidir sobre a compra de um produto em uma determinada loja;
  4. 85% das pessoas entrevistadas em uma pesquisa já usaram o Instagram para descobrir um novo produto ou marca.

Essas estatísticas provam que o Instagram está em alta. São muitos usuários online todos os dias, e boa parte deles usa a rede social para comprar, pesquisar produtos e conhecer novos negócios.

Além de ajudar nas vendas, o Instagram serve para você conhecer melhor o seu público e entender suas preferências. Poucas coisas são tão importantes para vender mais quanto conhecer bem os clientes, por isso, você não pode abrir mão de divulgar seu negócio na rede social.

Se você não estiver presente lá, seu negócio vai estar na contramão do que as pessoas querem, e você vai abrir espaço para os concorrentes conquistarem o seu cliente. É preciso entender de uma vez por todas que o jeito de comprar está mudando, e um negócio que está começando agora precisa considerar e adotar essas mudanças.

Dicas básicas para começar suas vendas no Instagram

Usar o Instagram para vender não é complicado e dá resultado, mas antes da primeira venda você precisa preparar o perfil e deixar tudo em ordem. Veja quais são os primeiros passos.

1. Crie um perfil comercial

Você não deve vender usando o seu perfil pessoal. O certo é criar um perfil comercial para o seu negócio. Esse tipo de perfil tem alguns recursos que você não encontra nos perfis pessoais. Somente as contas comerciais conseguem:

  1. Verificar quantas pessoas viram uma publicação;
  2. Saber quem interagiu com a publicação;
  3. Analisar a quantidade de pessoas que visitaram o perfil;
  4. Contar a quantidade de cliques em suas postagens e links.
  5. Fazer anúncios.

Uma conta comercial é preparada para mostrar informações relevantes que te levam a entender melhor o seu público e analisar quais postagens fazem mais sucesso. Você pode criar uma nova conta ou transformar o perfil pessoal que você usa em um perfil comercial. Fazer isso é bem simples:

  1. Acesse as configurações do Instagram;
  2. Escolha a opção Alternar para perfil comercial;

¿Qué es Instagram y para qué sirve esta red social?

¿Aún no sabes qué es Instagram y para qué sirve? Tranquilo, al igual que tú, hay miles de personas que todavía desconocen las ventajas de incluir esta plataforma social de imágenes en su estrategia de marketing digital.

Es principalmente por ello, que hoy quiero definirte más detalladamente posible qué es Instagram y cuáles fueron sus inicios hasta convertirse, hoy en día, en una de las redes sociales más importantes del mundo.

Además, te mostraré por qué deberías utilizarla ya mismo en tu estrategia digital, si aún no lo estás haciendo:

¿Qué es Instagram?

Instagram es una red social y una aplicación móvil al mismo tiempo, que permite a sus usuarios subir imágenes y vídeos con múltiples efectos fotográficos como filtros, marcos, colores retro, etc., para posteriormente compartir esas imágenes en la misma plataforma o en otras redes sociales.

Esta aplicación o red, es actualmente una de las que mayor crecimiento tiene en el mundo.

Un poco de historia: ¿cuáles fueron los orígenes de Instagram?

La historia de Instagram es realmente impactante, ya que cuatro años después de su lanzamiento ya se la consideraba como la red social de fotografía más importante del mundo.

El desarrollo de Instagram fue en San Francisco de la mano de su fundador, Kevin Systrom, compañero de universidad de Mark Zuckerberg.

Kevin creó una herramienta para fotografía hecha a la medida de la cámara del iPhone 4. El producto fue lanzado en el Apple Store 6 de octubre de 2010 bautizado como Instagram.

En el 2011 se añadieron los ya famosos “hashtags” para ayudar a los usuarios a encontrar imágenes de una misma temática.

La primera fotografía subida a Instagram fue de la mano de su fundador, con el objetivo de hacer la primera prueba de la App.

En el 2012 salió la versión abierta al público para Android, que consiguió más de un millón de descargas en menos de 24 horas.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*