Como Formatar Uma Partição Que Tem Windows Instalado?

Formatar um disco rígido significa apagar toda a informação na unidade e criar um novo sistema de dados, para o sistema operativo. Por mais complicado que isso possa parecer, não é difícil formatar um disco rígido e nós vamos-te mostrar como o fazer.

Todos os sistemas operativos permitem usar esse recurso e o Windows também facilita isso. O tempo necessário para formatar um disco rígido no Windows depende do tamanho total do disco, e claro da performance da tua máquina.

Como Formatar Uma Partição Que Tem Windows Instalado?

Sistema Windows

Existem duas opções muito conhecidas e usadas para formatar o PC e instalar o Windows 10:

  • Unidade USB (Pen USB): ao selecionares esta opção a pen será formatada para um formato que permita leitura do sistema, durante o boot.
  • Imagem ISO (Suporte Físico – DVD): ao escolheres este método, terás que “gravar” a imagem num DVD vazio, para ser reconhecido durante o boot.

Dica: Faz um backup dos teus dados, ao instalar o Windows 10, tudo será apagado do disco rígido.

Após teres o sistema pronto, num DVD ou Pen USB do Windows 10, segue o próximo procedimento.

  • Insere o DVD ou Pen USB com a instalação do Windows 10.
  • Deves iniciar o boot através do leitor de DVD ou a partir do USB (caso não saibas como o fazer, deves verificar o manual da tua motherboard, de modo a alterares a ordem do boot).
  • Após o boot irão ser apresentadas as opções de Instalação do Windows 10.
  • Deves selecionar qual o teclado, formato da hora e da data e o idioma a instalar.
  • Após aceitares todos os procedimentos e termos, tens duas opções. Atualizar ou Personalizado, selecionando a opção atualizar não irás formatar o disco e todos os teus dados serão mantidos. Para formatar, seleciona a opção Personalizado.

Como Formatar Uma Partição Que Tem Windows Instalado?

  • Antes de avançares, certifica-te que estás a selecionar a partição que pretendes formatar e instalar o sistema. Deves escolher a unidade (normalmente é o C:). Seleciona essa partição e clica em excluir partição. Se houver uma partição com o nome ” Reservado para o Sistema”, exclui também.

Como Formatar Uma Partição Que Tem Windows Instalado?

  • Clica na partição não alocada e seleciona Novo, em de seguida Formatar. Após isso, clica no botão Avançar.
  • O processo de instalação irá iniciar.

Como Formatar Uma Partição Que Tem Windows Instalado?

  • No final do processo, o sistema irá reiniciar automaticamente. Quando o computador reiniciar, desliga a Pen USB que contém o sistema, caso uses um DVD não pressiones nenhuma tecla.

Quando concluíres este processo, o sistema irá iniciar e terás que realizar a configuração inicial do teu computador. Após a configuração inicial, a tua máquina está formatada e pronta a ser usada.

Não te esqueças que a segurança é importante, e por isso, recomendamos que faças todas as atualizações disponíveis, o quanto antes.

Como Formatar Uma Partição Que Tem Windows Instalado?

Sistema macOS – Apple

O Utilitário de discos permite formatar os discos, adicionar volumes, verificar se o disco tem erros e muito mais. Ao formatar um disco ou volume permanentemente, apagamos todos os ficheiros nele contidos.

Dica: Antes de continuares, certifica-te de que tens uma cópia de segurança dos ficheiros que pretendes manter.

  • Abre o Utilitário de discos na janela “Utilitários” do macOS.

Como Formatar Uma Partição Que Tem Windows Instalado?

  • Seleciona Ver – Mostrar todos os dispositivos, na barra do menu.
  • Na barra lateral no Utilitário de discos, seleciona o disco que pretendes formatar.
  • Clica no botão ou separador Apagar e, em seguida, deves preencher os dados pedidos.
    • Nome: nome para o disco ou volume, como por exemplo “4gnews Mac“.
    • Formato: seleciona APFS ou MacOS expandido (o Utilitário de discos apresenta um formato compatível por predefinição).
  • Usa o botão Apagar para começar a formatar o disco ou unidade.
  • Quando o processo terminar, deves fechar o Utilitário. Agora, já pode instalar o macOS, se pretenderes.

Reinstalar a partir da Recuperação do macOS

Para efetuar o arranque a partir da Recuperação do macOS, ao ligar o teu Mac, mantém premido no teclado uma das seguintes combinações. De um modo geral, a combinação recomendada é Comando (⌘) +R.

  • Como Formatar Uma Partição Que Tem Windows Instalado?
  • Comando (⌘) + R – Instala o macOS mais recente que estava instalado no Mac.
  • Opção + ⌘ + R – Atualiza para o macOS mais recente.
  • Shift + Opção + ⌘ + R – Instala o macOS incluído com o Mac.

Podes soltar as teclas quando vires o logótipo Apple, ou um pedido para introduzir uma palavra-passe. Quando surgir a janela Utilitários, significa que conseguiste efetuar o arranque a partir da Recuperação do macOS.

Instalar o macOS

Após efetuares o arranque a partir da Recuperação do macOS, segue estes passos para instalar o macOS:

  • Na janela Utilitários, seleciona Reinstalar macOS (ou Reinstalar OS X).
  • Clica em Continuar e segue as instruções no ecrã para escolher o disco e iniciar a instalação.
    • Se o instalador solicitar o desbloqueio do disco, introduz a palavra-passe que utilizas para iniciar sessão no Mac. Se o disco não for detetado, podes ter um problema ou necessita de ser formatado primeiro.

Como Formatar Uma Partição Que Tem Windows Instalado?

  • Deixa que a instalação seja concluída sem que suspendas o Mac ou feches a sua tampa. Durante a instalação, o Mac pode reiniciar, mostrar uma barra de progresso e o ecrã pode ficar branco durante alguns minutos.

Se o teu objetivo for vender ou oferecer o Mac a alguém, prime Comando + Q para sair do assistente, sem concluir a configuração. Em seguida, desliga a máquina.

O novo proprietário, ao efetuar o arranque do Mac, poderá utilizar as informações dele para concluir a configuração.

Formatação elimina os dados, mas nem sempre os apaga

Quando formatas uma unidade no Windows, os dados podem ou não, ser realmente apagados. Dependendo da versão do Windows e do tipo de formato de formatação, é possível que os dados ainda estejam lá, ocultos do Windows e de outros sistemas operativos, mas ainda acessíveis em determinadas situações.

Por esse motivo, existe software disponível para recuperação dos dados. Normalmente estas aplicações para funcionarem custam dinheiro, em alguns casos muito dinheiro. Com as versões free consegues ter acesso aos dados, mas não consegues recuperá-los. Se estiveres disposto a pagar por essa ferramenta e ela for extremamente útil para ti, aconselhamos que a adquiras.

Tens o computador lento? Conhece a melhor solução para voltares a ter um ótimo desempenho e poderás evitar a formatação e instalação do sistema operativo.

Leia também:  Como Fazer Quando A Comida Está Salgada?

Instalar o Windows 10 no Mac com o Assistente do Boot Camp

Com o Boot Camp, pode instalar o Microsoft Windows 10 no Mac e alternar entre o macOS e o Windows quando reiniciar o Mac.

O Boot Camp requer um Mac com um processador Intel.

  • iMac lançado em 2012 ou posteriormente1
  • iMac Pro (todos os modelos)
  • Mac Pro lançado em 2013 ou posteriormente
     

64 GB ou mais de espaço de armazenamento livre no disco de arranque do Mac:

  • O Mac tem de ter, pelo menos, 64 GB de espaço de armazenamento livre. Para usufruir da melhor experiência, deve ter, pelo menos, 128 GB de espaço de armazenamento livre. As atualizações automáticas do Windows requerem essa quantidade de espaço ou mais.
  • Se tiver um iMac Pro ou Mac Pro com 128 GB de memória (RAM) ou mais, o disco de arranque precisa que o espaço de armazenamento livre corresponda, no mínimo, à quantidade de memória do Mac.2

Como Formatar Uma Partição Que Tem Windows Instalado?

Para instalar o Windows utilize o Assistente do Boot Camp, que está incluído no Mac.

Saiba como verificar a definição de Arranque seguro. A predefinição do Arranque seguro é a Segurança total. Se a alterou para Sem segurança, altere-a novamente para Segurança total antes de instalar o Windows. Após instalar o Windows, pode utilizar qualquer definição de Arranque seguro sem afetar a sua capacidade de arrancar a partir do Windows.

Abra o Assistente do Boot Camp, que se encontra na pasta Utilitários da pasta Aplicações. Siga as instruções apresentadas no ecrã.

  • Se lhe for solicitado que insira uma unidade USB, ligue a unidade flash USB que está a utilizar no Mac. O Assistente do Boot Camp vai utilizá-la para criar uma unidade USB de arranque para a instalação do Windows.
  • Quando o Assistente do Boot Camp lhe pedir para definir o tamanho da partição do Windows, lembre-se dos requisitos mínimos do espaço de armazenamento mencionados na secção anterior. Defina um tamanho de partição que vá ao encontro das suas necessidades, pois não poderá alterá-lo posteriormente.

Quando o Assistente do Boot Camp terminar, o Mac é reiniciado e o instalador do Windows é aberto. Se o instalador lhe perguntar onde pretende instalar o Windows, selecione a partição BOOTCAMP e clique em Formatar. Na maioria dos casos, o instalador seleciona e formata automaticamente a partição BOOTCAMP.

Desligue todos os dispositivos externos que não sejam necessários durante a instalação. Clique em Seguinte e siga as instruções apresentadas no ecrã para começar a instalar o Windows.

Após a conclusão da instalação do Windows, o Mac arranca no Windows e abre uma janela ”Bem-vindo ao instalador do Boot Camp”. Siga as instruções no ecrã para instalar o Boot Camp e o software de suporte do Windows (controladores). Ser-lhe-á pedido para reiniciar quando terminar.

  • Se o instalador do Boot Camp não abrir, abra-o manualmente e utilize-o para concluir a instalação.
  • Se tiver um monitor externo ligado a uma porta Thunderbolt 3 no Mac, o ecrã ficará em branco (preto, cinzento ou azul) até 2 minutos durante a instalação.

Como Formatar Uma Partição Que Tem Windows Instalado? Como Formatar Uma Partição Que Tem Windows Instalado?

Se tiver um destes modelos de Mac com processador Intel a utilizar o OS X El Capitan ou posterior, não necessita de uma unidade flash USB para instalar o Windows:

  • iMac lançado em 2015 ou posteriormente
  • iMac Pro (todos os modelos)
  • Mac Pro lançado em finais de 2013 ou posteriormente
     

Como Formatar Uma Partição Que Tem Windows Instalado?

1. Se estiver a utilizar um iMac (Retina 5K, 27 polegadas, finais de 2014), iMac (27 polegadas, finais de 2013) ou iMac (27 polegadas, finais de 2012) com um disco rígido de 3 TB e o macOS Mojave ou posterior, saiba mais acerca de um alerta que pode surgir durante a instalação.

2. Por exemplo, se o Mac tiver 128 GB de memória, é necessário que o disco de arranque tenha, pelo menos, 128 GB de espaço de armazenamento disponível para o Windows. Para ver a quantidade de memória do Mac, selecione o menu Apple  > Acerca deste Mac. Para ver o espaço de armazenamento disponível, clique no separador Armazenamento na mesma janela.

3. Estes modelos de Mac foram fornecidos com discos rígidos de 128 GB opcionais. A Apple recomenda discos rígidos de 256 GB ou mais para que possa criar uma partição do Boot Camp de, pelo menos, 128 GB.   

As informações sobre os produtos não fabricados pela Apple ou os sites independentes não controlados ou testados pela Apple são disponibilizadas sem recomendações nem aprovação.

A Apple não assume qualquer responsabilidade no que diz respeito à seleção, ao desempenho ou à utilização dos sites ou produtos de terceiros. A Apple não garante a precisão nem a fiabilidade dos sites de terceiros.

Contacte o fornecedor para obter mais informações.

Obrigado pelos seus comentários.

Como formatar uma unidade de estado sólido

A formatação (na verdade, reformatação) de uma unidade de estado sólido (SSD) é um processo simples e rápido de restaurar o disco para o estado de novo, sem uso. Se você quer vender ou doar seu disco antigo, o ideal é não só formatá-lo, mas sim apagar todos os dados com uma outra ação específica. 

Reformatar um disco apaga os dados armazenados para ajudar na praticidade, mas isso acontece de forma que os dados possam ser recuperados com alguns métodos sofisticados. Não se esqueça de salvar todos os arquivos do disco que quer formatar em outra unidade antes de iniciar esse processo. 

Como Formatar Uma Partição Que Tem Windows Instalado?

Se você está acostumado a formatar discos rígidos (HDD), vai perceber que a formatação de um SSD é um pouco diferente. Os SSDs usam uma tecnologia diferente dos HDDs, por isso, cada um tem seu processo de formatação. 

É por esse motivo que é importante marcar a caixa Formatação rápida antes de iniciar a formatação do SSD. Se você não marcar a caixa, o computador vai realizar uma Formatação completa, que é segura para HDDs, mas faria o computador realizar um ciclo de leitura/gravação completo, o que pode encurtar a vida útil do SSD. 

Se o seu sistema operacional oferece suporte ao TRIM, caso você o ative, seu computador começará a gerenciar os dados salvos no seu SSD da forma correta.

A reformatação e o TRIM podem ser vistos como o processo de desfragmentação do disco rígido, porque, embora a tecnologia seja diferente, o processo atinge um resultado similar: remover arquivos salvos que não são mais necessários. É importante notar que as unidades de estado sólido não precisam de desfragmentação, o comando TRIM tem efeito similar à desfragmentação. 

Leia também:  Como Saber Qual Memoria Ram Comprar?

Como Formatar Uma Partição Que Tem Windows Instalado?

Ao reformatar um SSD, o processo enche as células com uns e zeros (1 e 0), substituindo os dados originais. Em seguida, o TRIM, um outro comando, informa ao controlador da unidade que as informações não são reais. Então, enquanto os dados fictícios estão lá, o SSD entende que há espaço disponível. 

Se você quer apagar dados para vender ou doar o disco, a “Limpeza segura” apaga todos os dados de um SSD, mas não reformata o disco nem executa uma limpeza permanente.

Para apagar os dados do SSD permanentemente de forma que não possam ser recuperados depois, acesse o site do fabricante para baixar o software necessário.

Para SSDs Crucial®, baixe a nossa ferramenta gratuita Crucial Storage Executive.

  • Para formatar ou reformatar sua unidade de estado sólido no Microsoft® Windows®, siga as instruções abaixo:
  • 1.     Clique em Iniciar ou no botão Windows, selecione Painel de Controle e Sistema e Segurança
  • 2.     Selecione Ferramentas administrativas e, em seguida, Gerenciamento do computador e Gerenciamento de disco

Como Formatar Uma Partição Que Tem Windows Instalado?

  1. 3.     Clique com o botão direito no disco que você quer formatar e selecione Formatar
  2. 4.     Na janela aberta, selecione o Sistema de arquivos (normalmente NTFS) e defina o Tamanho da unidade de alocação (normalmente 4096) e marque Realizar uma formatação rápida
  3. 5.     Clique em Ok
  4. Com seu disco recém-formatado, você pode instalar o sistema operacional ou começar pelos programas.

Como formatar uma única partição do disco rígido?

  • Além de permitir uma maior organização para os arquivos utilizados pelo usuário e aumentar a proteção contra ataques de vírus, particionar o disco rígido também traz como vantagem facilitar o processo de formatação da máquina.
  • Especialmente quando há uma divisão do disco rígido que tem como objetivo armazenar somente o sistema operacional, não é preciso reinstalar o Windows toda vez que uma formatação for necessária – basta selecionar somente as partições problemáticas para em poucos minutos o desempenho da máquina seja aprimorado.
  • Confira abaixo as etapas necessárias para formatar somente uma partição do disco rígido, sem que o processo influa nas demais.

Partição sem o sistema operacional

  1. 1) Abra o diretório “Computador”;
  2. 2) Na janela que abre, serão exibidas todas as unidades de disco presentes no computador;
  3. 3) Clique com o botão direito do mouse sobre aquela que deve ser formatada e, em seguida, selecione a opção “Formatar”;

4) Na janela que abre, serão exibidos detalhes como o sistema de arquivos utilizado, o tamanho da unidade de alocação e o Rótulo do volume (Nome que o sistema operacional utiliza para identificá-lo). Caso deseje restaurar o dispositivo aos padrões de fábrica, clique em “Restaurar padrões do dispositivo”. Caso contrário, deixe os campos da maneira como estão;

  • 5) Ao selecionar a opção “Formatação rápida”, o sistema operacional não vai realizar a remoção completa dos arquivos, simplesmente irá permitir que o usuário os sobrescreva. Desmarcar a opção faz com que o processo total leve mais tempo, porém garante um resultado final mais satisfatório;

6) Ao finalizar as configurações, clique em “Iniciar” para que o processo de formatação comece. O tempo total de espera dependerá basicamente do tamanho da partição selecionada – quanto maior, mais tempo será necessário para a formatação terminar.

Partição na qual o sistema operacional está instalado

Caso a partição que deve ser formatada seja aquela na qual o sistema operacional está instalado, o processo ocorre de forma diferente. Note que os passos mostrados estão relacionados a uma máquina que utiliza o Windows 7.

  1. 1) Certifique-se de que o boot via CD/DVD está habilitado na BIOS. Caso nunca tenha mexido nisso, não se preocupe – a maioria dos computadores já vem com a opção ativada;
  2. 2) Coloque o disco de instalação do Windows no drive de leitura e reinicie a máquina;
  3. 3) Na página Instalar o Windows, selecione o idioma e outras preferência, e em seguida clique em “Avançar”;
  4. 4) Após ler e aceitar os termos do sistema, na página “Que tipo de instalação você deseja?”, clique em “Personalizada”;

5) Na página “Onde deseja instalar o Windows?”, clique em “Opções de unidade (avançadas)”. Em seguida, clique na partição que deve ser alterada, selecione a opção de formatação desejada e siga as instruções mostradas na tela;

6) Ao finalizar a formatação, clique em “Avançar” e prossiga normalmente com a instalação do sistema operacional.

Formatar HD sem tirar arquivos é alternativa para quem não pode fazer backup externo

Em alguns casos incomuns, usuários podem não ter meios de fazer um backup fora do próprio computador. Um HD externo nem sempre é uma solução tão barata; gravar dezenas de CDs e DVDs é uma tarefa que demorará horas dependendo da quantidade de gigabytes guardados no disco; o gravador óptico pode ter pifado, etc.

Para essas situações, é possível criar uma partição no disco rígido (mesmo que ele não tenha sido particionado anteriormente) e passar seus arquivos pessoais para ele. As partições são divisões de um mesmo disco rígido e ficam indicadas por letras diferentes (C:, D:, E:, etc).

Essa opção só é válida, no entanto, se a quantidade de arquivos que você tiver couber na parte livre do HD. Por exemplo, você tem um disco de 80GB e usou até o momento 30GB para guardar seus arquivos. Sobraram 50GB livres. Você pode criar uma partição de até 50GB e transferir seus arquivos para lá.

Para usuários do Windows Vista e 7, a tarefa pode ser feita pelo próprio sistema, através do menu Sistema e Segurança>Ferramentas Administrativas>Criar e formatar partições do disco rígido. Acompanhe o passo a passo do UOL Tecnologia, com ajuda da equipe da FEI.

Já no Windows XP, a tarefa é mais complicada. A equipe do Laboratório de Usabilidade da FEI recomenda o software gratuito Gparted para particionar o HD. Há outros softwares que também desempenham a tarefa, mas pagos, como o Norton PartitionMagic 8.0 (US$ 69,95).

Leia também:  Como Fazer Com Que As Borbulhas Desaparecem?

Após fazer o download do Gparted, é necessário gravar um CD com o arquivo ISO do programa. Ele servirá como um disco de boot: ao reiniciar o computador com ele no driver, o Gparted será iniciado. Veja os detalhes da configuração do programa.

Em ambos os casos, ao salvar seus arquivos pessoais na partição nova, bastará formatar apenas a partição onde está o sistema operacional. Preste atenção durante o processo de formatação: formate apenas o disco onde está o sistema, para não perder os seus arquivos (em geral, o Windows é instalado em C:, vale a pena conferir as configurações em Meu Computador).

Depois de formatar a partição onde está o sistema, será necessário reinstalá-lo, conforme explica o tutorial do UOL Tecnologia. Vale lembrar ainda que o processo de formatação e reinstalação do sistema operacional pode demorar horas e exige paciência do usuário.

Ainda, se não se sente seguro para realizar a tarefa, melhor deixar a formatação para um técnico em informática especializado. E, mesmo que manter um backup externo não seja barato, nem um processo rápido, vale a pena o investimento e a paciência para copiar e deixar seus dados a salvo fora do seu próprio computador.  

Como formatar o PC e instalar o Windows 10 com a ISO em pendrive

Boa tarde pessoal! Hoje resolvi instalar Windows 10 em uma máquina virtual e aproveitei para registrar o momento para os amigos que possuem dúvidas ou curiosidades sobre este processo! Utilizei o programa Virtual Box da Oracle para fazer esta instalação, porém você pode fazer o mesmo procedimento em seu computador pessoal caso não tenha dados importantes em seu próprio HD.

Para quem pretende fazer no Virtual Box, utilizei 2GB de memória e 35GB de HD.

Neste artigo vamos do processo de download até a finalização da instalação do sistema. Lembrando que este procedimento só deve ser feito se você não quer esperar a atualização automática ou caso queira instalar o Windows 10 a partir do zero, sem manter os dados atuais. De qualquer forma, recomendamos fazer tudo em uma máquina virtual antes de mais nada.

Vamos ao que interessa!

Processo de download do Windows

1) Faça o Download do Arquivo de Instalação do Windows 10. Acesse o link: https://www.microsoft.com/en-us/software-download/windows10

2) Execute o arquivo baixado.

3) Crie uma Mídia de Instalação.

4) Selecione as opções de idioma de sua preferência.

5) Use um pendrive ou crie um arquivo ISO. Em nosso tutorial utilizei a opção de ISO para instalar em uma maquina virtual.

6) Selecione o local em seu computador para que o programa de instalação crie a ISO do Windows 10 para a futura instalação.

7) O programa iniciará o download de sua ISO para que você possa usá-la para instalação em uma maquina virtual ou grava-la em um DVD para instalação em seu próprio disco rígido.

Processo de Instalação do Windows

8) Selecione a opção de Instalação do Windows de acordo com o suporte de seu processador.

9) Selecione a opção de Idiomas de sua preferência e o layout de seu teclado.

10) Selecione “Instalar Agora”.

Aguarde o início da instalação.

11) Será solicitado a chave do produto, porém para testarmos o Windows 10 poderemos clicar no botão “Ignorar” e fazer isso em momento posterior.

12) Aceite os termos de licença que são obrigatórios, marcando a opção e clicando em avançar.

13) Selecione a opção de instalação pertinente à sua necessidade. Em nosso caso utilizamos uma máquina virtual com um HD novo (sem dados), por isso faremos a instalação personalizada.

14) Escolha o disco em que você instalará o Windows 10. Perceba que em nosso HD não há dados, logo o Windows poderá utilizar o espaço por completo. (Se você estiver instalando em seu próprio HD e não fez o backup de seus arquivos em outra mídia, esta pode ser a opção incorreta para sua instalação, pois apagará todos os dados do disco).

15) O Windows iniciará a instalação do Sistema em seu HD.

16) O sistema  reiniciará o seu computador automaticamente para concluir o processo de instalação.

17) Novamente será solicitado a chave do produto, porém como o objetivo é testá-lo, poderemos fazer isso em outro momento, clique em “Fazer isso mais tarde”.

18) O novo Windows 10 possui algumas opções de configurações, como não pretendemos nos aprofundar nisso no momento, seguiremos clicando em “Usar configurações Expressas”.

19) Pronto! O Windows estará encerrando o processo de instalação e preparando a área de trabalho, só será necessário responder algumas perguntinhas e inserir outras nformações.

20) Responda a pergunta à seguir de acordo com o seu perfil.

21) Se você possui contas de email Microsoft, esta será sua oportunidade de deixa-las configuradas automaticamente em seu computador. Isso influenciará no menu Iniciar para notícias e email. Todavia você pode clicar em “Ignorar esta etapa”.

22) Uma novidade é o PIN, uma passe para utilizar no Windows. Você pode defini-lo através de uma senha de pouca complexidade ou apenas clicar em “Ignorar esta etapa”.

23) Pronto, agora você poderá utilizar o Windows 10.

Este é o plano de fundo inicial do Windows.

Este é o menu iniciar.

24) Não há informação sobre à validade do sistema, visto que não utilizamos nenhuma chave de serial original do Windows. Portanto, nosso período de testes pode variar de acordo com o interesse da Microsoft. Acredito que será possível utilizá-lo por 30 dias. No momento não pesquisei a informação correta.

Espero que tenham gostado do artigo, deixo aqui meu conhecimento compartilhado! Abraços!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*