Como Formatar Pen Drive Que Não Aparece?

Embora o pen drive seja um dos dispositivos de armazenamento mais usados em todo o mundo, são também vários os problemas que podem surgir durante a sua utilização. Por exemplo, alguns usuários reportaram algo deste género:

“Tenho um problema com o meu pen drive. Quando conecto ao computador faz um som e a luz começa a piscar, mas depois o meu pen drive não aparece no computador. Já tentei várias vezes, mas acontece sempre o mesmo. Alguém sabe o que fazer quando um pen drive não aparece no list disk? Será que o pen drive está danificado?”

Isso também já aconteceu consigo? Neste artigo vamos ver como resolver esse problema quando dispositivo usb não aparece no pc e recuperar os seus dados.

Antes de mais, fique descansado por saber que provavelmente o pen drive não está danificado. Na maioria dos casos, o sistema detecta que foi conectado um dispositivo, mas ele não é reconhecido pelo sistema operativo como uma unidade de armazenamento, ou seja, o pen drive não aparece no PC. Assim sendo, não aparece listado junto com os outros discos. Por que isso acontece?

As causas podem ser muito variadas, mas têm um ponto em comum: provavelmente a partição está danificada, não tem nenhuma letra atribuída ou foi eliminada. Uma partição pode ficar nesse estado devido a vários motivos, por exemplo:

Retirar sem remover com segurança. Se o pen drive for retirado durante a leitura ou gravação de dados, esse processo será abruptamente interrompido.

Naturalmente, essa falha na transmissão de dados poderá originar danos nos próprios dados ou na partição. Ainda que você não esteja a ler ou salvar dados no pen drive, o sistema operativo pode estar executando alguma tarefa de manutenção em segundo plano.

Ao remover sem utilizar a opção de segurança, poderá colocar em risco o pen drive.

Formatação com falhas. Esta é uma causa comum, sendo a formatação um processo bastante sensível, se não for concluído com sucesso, poderá fazer com que o pen drive não seja reconhecido no sistema.

Mas seja qual for a causa, o maior problema é que os seus dados estão inacessíveis. Numa situação em que arquivos do pendrive sumiram, a prioridade deve ser, fazer o pen drive aparecer no PC e logo de seguida recuperar os dados importantes.

Parte 2. Como achar o USB no PC?

Meu pen drive não aparece no pc, o que fazer? Este processo é relativamente simples e rápido. Neste artigo vamos usar o Windows 10, mas o processo é semelhante nas versões anteriores do Windows.

    • Clique no botão “Iniciar”, no canto inferior esquerdo da tela, digite “Gerenciador de Disco” e selecione o resultado apresentado.
    • Será apresentada uma tela semelhante a esta:

Como Formatar Pen Drive Que Não Aparece?

    • Na parte inferior da tela é apresentada uma representação gráfica das unidades de armazenamento. Note que o pen drive não está lendo no pc porque não existe nenhuma letra atribuída, ao contrário das outras unidades.
    • Clique com o botão direito e selecione a opção “Alterar letra da unidade”, depois clique no botão “Adicionar” e escolha a letra pretendida. Isto serve apenas como uma espécie de identificador do pen drive no sistema operativo.
    • Quando finalizar os passos, a tela ficará assim:

Como Formatar Pen Drive Que Não Aparece?

  • Se, por outro lado, o pen drive for apresentado com a cor preta, isso significa que a partição está danificada ou inexistente. Clique com o botão direito e selecione a opção “Novo volume simples”.
  • Será apresentada uma nova janela onde poderá definir o tamanho, a letra a atribuir e o nome da nova partição. Poderá também selecionar um sistema de arquivos específico, caso deseje.

Quando todos os passos forem efetuados, a partição será criada com sucesso e o pen drive voltará a funcionar normalmente. Agora, a unidade USB será listada de novo com os restantes discos de armazenamento do sistema.

Vídeo tutorial de Soluções de Erro Dispositivo usb não reconhecido

Parte 3. Arquivos do pen drive sumiram, o que fazer?

No entanto, por vezes os usuários reportam que após atribuir a letra, o dispositivo começa a funcionar normalmente no pc, mas arquivos sumiram do pen drive, pen drive aparece vazio.

Isso significa que além da letra, os dados foram danificados, ou simplesmente eliminados junto com a partição.

E agora, o que fazer quando arquivos não aparecem no pen drive? Se esse é o seu caso, a solução é usar um software de recuperação de dados. Nós recomendamos o Recoverit.

O Recoverit é um software desenvolvido pela Wondershare e especializado em recuperar arquivos do pen drive.

Na verdade, ele suporta também muitos outros dispositivos como disco rígido, disco externo, cartão de memória, câmera digital, smartphone, gravador de som e muito mais, independentemente do fabricante, do modelo ou da tecnologia usada.

O Recoverit consegue recuperar praticamente todos os tipos de arquivos perdidos no pen drive de forma segura, eficaz e com elevada taxa de sucesso.

Note que o Windows e Mac são os sistemas operativos mais usados do mundo, mas não possuem uma solução nativa de recuperação de dados. É isso que o Recoverit promete: uma ferramenta robusta, eficiente e flexível para recuperar todos os seus dados, independentemente de como os perdeu.

Parte 4. Como recuperar dados sumidos e apagados de pen drive?

Então, como recuperar arquivos que sumiram do pen drive?

Primeiro, acesse o site oficial do Recoverit e baixe a versão correspondente para o seu sistema (também disponível para Mac). Depois instale e inicie normalmente o aplicativo.

Como Formatar Pen Drive Que Não Aparece?

Recoverit pode ajudá-lo a recuperar todos dados de uma unidade USB de forma fácil e eficaz. O aplicativo consegue efetuar isso desde que a unidade seja detectada no computador, mesmo que esteja danificada ou corrompida.

Baixar | Win Versão Windows Baixar | Mac Versão Mac

Passo 1 – Selecionar

Neste caso, sendo que pretendemos recuperar dados do pen drive, selecione a unidade correta no separador “Dispositivo Externo” e clique no botão “Iniciar”.

Como Formatar Pen Drive Que Não Aparece?

Passo 2 – Verificar

Automaticamente será iniciada uma verificação no pen drive, isto é, o Recoverit vai percorrer todos os sectores de armazenamento para achar os dados que ainda podem ser recuperados. Este processo é relativamente rápido. No entanto, caso se demore, pode confirmar o estado na barra de progressão.

Como Formatar Pen Drive Que Não Aparece?

Passo 3 – Recuperar

Quando a verificação for terminada, será apresentada a lista completa com os arquivos encontrados. Para simplificar a procura, é possível ordenar a lista por nome, tamanho, formato e data de modificação.

Também é possível pesquisar pelo nome do arquivo, caso ainda se recorde. Quando encontrar o ficheiro pretendido, marque a caixa de seleção à esquerda e clique no botão “Recuperar”.

Depois, escolha a localização onde pretende salvar definitivamente os dados recuperados.

Como Formatar Pen Drive Que Não Aparece?

Já está! Em 3 passos simples você recuperou os seus dados com sucesso.

Conclusão

O pen drive é um dispositivo simples e compacto que praticamente todos nós usamos para transportar arquivos importantes.

No entanto, assim como qualquer outra tecnologia, não é infalível, e mais cedo ou mais tarde, poderão surgir problemas, como quando o pen drive não aparece no pc.

Se isso também aconteceu consigo, siga as sugestões apresentadas neste artigo e use o Recoverit para recuperar os seus dados do pen drive em que não aparecem arquivos. O software é bastante simples, e a versão gratuita permite recuperar até 100MB.

Caso surja algum problema durante o processo, o aplicativo apresenta algumas dicas comuns. Se o problema persistir, não hesite em visitar o Centro de Suporte do Recoverit, onde poderá encontrar muitos artigos especialmente projetados para o ajudar.

Leia também:  Como Saber Os Carros Que Estão No Meu Nome?

Como tirar vírus que oculta pastas e recuperar arquivos do pen drive

Não é comum que você pegue um vírus no pen drive que oculta pastas e arquivos, ou os transforma em atalhos, deixando tudo o que você tinha dentro inacessível. Calma: tem como recuperar seu pen drive e os arquivos dentro com alguns truques, sem precisar formatá-lo.

Como Formatar Pen Drive Que Não Aparece?

Isso normalmente acontece quando você conecta o dispositivo em algum computador público e o pen drive pega o vírus desse computador.

Existem alguns tipos diferentes de vírus, mas o maior problema encontrado é quanto as pastas viram atalhos e você não consegue acessar nada que estava lá antes.

Se você clicar no pen drive com o botão direito do mouse, ir em Propriedades e ver que há espaço usado, provavelmente vai conseguir recuperar seus arquivos. Acontece que eles ainda estão no pen drive, mas em modo oculto.

Tirar vírus e recuperar pen drive no PC (Windows)

Como Formatar Pen Drive Que Não Aparece?

Antes de tirar o vírus e recuperar seus arquivos no pen drive, você precisa ver as pastas ocultas do sistema e do seu dispositivo. Para fazer isso, siga os passos abaixo:

  1. No Windows 8 ou 10, aperte o botão iniciar, procure por Opções de pasta e aperte Enter. No Windows 7 ou inferior, entre em Iniciar > Painel de controle > Aparência e personalização > Opções de pasta;
  2. Desmarque a opção “Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional” e selecione Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas abaixo de Pastas e arquivos ocultos;
  3. Clique em OK.

Agora, apague os atalhos que estão no pen drive (eles são feitos para imitar as pastas), mas tome cuidado para não confundi-los com seus arquivos de verdade. O segundo passo é deixar os arquivos não ocultos e acessá-los normalmente. Siga os passos abaixo:

Como Formatar Pen Drive Que Não Aparece?

  1. Aperte o botão iniciar, digite cmd e aperte Enter;
  2. Digite a letra que indica a unidade do seu pen drive seguido de dois pontos (:). Por exemplo, D:.
  3. Depois, digite attrib -r -s -h /s /d D:*.*, também trocando D: pela letra da sua unidade;
  4. Aperte Enter.

Depois, rode algum antivírus recomendado neste post para retirar o vírus do pen drive ou computador e pronto! Provavelmente já está tudo certo. Mas, para a sua segurança, é bom fazer umas checagens antes. Depois de rodar o antivírus, veja se não tem nenhum arquivo estranho no pen drive que você nunca colocou ou viu antes.

Se quiser ter certeza que seus arquivos não vão ser comprometidos, copie-os para o computador, formate o pen drive seguindo este tutorial e quando a formatação terminar copie os arquivos novamente para o pen drive.

Tirar vírus e recuperar pen drive no Mac

Também há a possibilidade de você usar algum Mac por perto para recuperar o pen drive. Siga os passos abaixo para recuperar os arquivos:

  1. Abra o aplicativo de Terminal pelo caminho Aplicativos > Utilitários > Terminal;
  2. Entre o comando defaults write com.apple.Finder AppleShowAllFiles TRUE;killall Finder. Agora você vai poder ver os arquivos ocultos no pen drive;

Como Formatar Pen Drive Que Não Aparece?

Agora procure todas as suas pastas e arquivos no meio de outras pastas e arquivos estranhas. No pen drive que acessei, todos os arquivos estavam dentro de uma pasta com o nome em branco, então só precisei copiar tudo para uma pasta dentro do meu computador, formatar o pen drive para me livrar do vírus e mover os arquivos novamente.

No entanto, também há a possibilidade de todos os arquivos estarem ocultos, em vez de ficarem localizados em uma pasta só. Caso isso aconteça, entre novamente no Terminal e siga os passos abaixo:

Como Formatar Pen Drive Que Não Aparece?

  1. Digite o comando chflags nohidden (isso mesmo, com um espaço depois do comando);
  2. Arraste os arquivos que estão escondidos para o Terminal e depois aperte Enter;
  3. Digite defaults write com.apple.Finder AppleShowAllFiles FALSE;killall Finder para desativar a visualização dos arquivos ocultos.

Pronto! Os arquivos não estão mais ocultos. Se você quiser ter certeza que não vai pegar algum vírus novamente, apague arquivos estranhos que você não se lembra de ter colocado, rode o pen drive em algum antivírus no Windows ou formate-o seguindo este tutorial (mas não se esqueça de mover os arquivos para fora do pen drive antes!).

Multilaser | Pendrive e mídia | Erro do dispositivo E/S. Como solucionar? | Suporte Multilaser

Olá! Veja alguns procedimentos para solucionar o problema. ????

O erro do dispositivo E/S (erro do dispositivo de entrada/saída) pode ocorrer em vários tipos diferentes de mídia e pendrive – enquanto você tenta ler, executar dados ou realizar uma formatação. 

É provável que apareça a mensagem: “A solicitação não pôde ser executada devido a um erro do dispositivo de E/S“.

* Você precisará ser o usuário administrador da máquina para realizar os procedimentos.

Se seu dispositivo foi reconhecido, antes de realizar qualquer outro procedimento, tente corrigir o erro pelos drivers. A falha pode estar ocorrendo devido aos drivers desatualizados do sistema.

Atualizando os drivers no Windows

1. Abra o “Gerenciador de dispositivos

Como Formatar Pen Drive Que Não Aparece? Nesta tela, você poderá ver os drivers que contém no sistema

2. Clique na opção de drivers que deseja atualizar. Ao expandir, pressione o botão direito do mouse e clique em “Atualizar driver“.

Como Formatar Pen Drive Que Não Aparece?

Cada driver fica em uma opção correspondente ao que se destina. 

Exemplo: os drivers das unidades de disco, ficam em “Controladores de armazenamento”.

Se o problema não for solucionado após a atualização, siga com o próximo procedimento.

Se certifique de que está colocando os comandos de forma correta – sem as aspas e sem nenhum caractere indevido, pois só desta forma o sistema entenderá o comando.

1. Na barra de tarefas do seu computador, faça a busca por “Prompt de comando“. Para abrir, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção: “Executar como administrador“. Depois, coloque seus dados e prossiga.

Irá aparecer esta tela de comando do Windows:

Como Formatar Pen Drive Que Não Aparece?

2. Digite o comando “chkdsk /f /r /x” (sem as aspas) e inclua no final a letra referente ao dispositivo de armazenamento conectado, finalizando com dois pontos ( : ) e pressione a tecla “Enter“.

* Você pode visualizar a informação sobre a letra abrindo a pasta do sistema “Este computador“, em “Dispositivos e Unidades“.

Como Formatar Pen Drive Que Não Aparece? No nosso caso, a letra correspondente é a “D”

3. Aguarde que a verificação seja finalizada. 

Se houver erro em algum setor do dispositivo, o assistente automático tentará conduzir soluções.

Como Formatar Pen Drive Que Não Aparece?

  • Algumas dicas para você não arrancar os cabelos na hora em que seu pendrive apresentar problemas
  • Os dispositivos de memória flash viraram acessórios comuns para muitas pessoas que precisam levar arquivos de um lado para o outro e não querem perder tempo gravando CDs.
  • Apesar de serem úteis e fáceis de usar, os pendrives podem apresentar alguns problemas por conta do tipo de armazenamento que não é protegido contra gravações e está sempre suscetível a uma série de riscos.
Leia também:  Indica Como Se Designam Dois Liquidos Que Formam Uma Mistura Heterogenea?

Quem nunca teve dificuldades com vírus, arquivos deletados sem querer, dados corrompidos ou outros contratempos tem muita sorte.

Os erros são comuns e muitas pessoas acabam sempre optando pela formatação para ter seu pendrive funcionando novamente.

A verdade é que nem todo problema indica algum defeito que exija a eliminação de todos os dados. Hoje, vamos apresentar algumas dicas e métodos para você resolver alguns erros e restaurar arquivos do seu pendrive corrompido.

Meu pendrive não é reconhecido

Antes de partirmos para a recuperação de arquivos, queremos dar uma dica útil para quem não consegue visualizar sua unidade de memória flash no computador. Normalmente, o problema está na falta de atribuição de um parâmetro que possibilita ao Windows exibir o pendrive junto aos demais discos dentro do item Meu Computador. Veja como proceder:

  1. Acesse o Painel de Controle;
  2. Certifique-se de que o Windows está mostrando todos os itens do Painel de Controle no modo clássico;
  3. Clique em “Ferramentas Administrativas”;
  4. Abra o item “Gerenciamento do computador”;
  5. Ao lado esquerdo da janela, clique em “Gerenciamento de disco” (este item fica dentro da opção Repositório);
  6. Na parte central da janela, o sistema mostrará todas as unidades de armazenamento. Clique com o botão direito sobre o pendrive e entre em “Alterar letra de unidade e caminho”;
  7. Uma nova janela é aberta. Pressione o botão “Adicionar”;
  8. Escolha a letra que deseja atribuir ao disco removível;
  9. Pronto. Seu pendrive deve ser exibido dentro do “Meu Computador”.

Recuperando arquivos deletados

Agora que você já consegue visualizar a unidade removível, vamos conferir como proceder para ter acesso a arquivos corrompidos ou apagados. Este procedimento pode ser realizado com diversos programas gratuitos que você encontra na seção de Recuperação de Arquivos no Baixaki, mas em nosso exemplo vamos usar o Recuva (que é uma excelente opção).

  1. Baixe, instale e abra o Recuva;
  2. Logo na primeira janela, você poderá usar um assistente de recuperação. O aplicativo necessita que você indique o tipo de arquivo que está tentando recuperar. Selecione qual você deseja encontrar;
  3. Na próxima etapa, marque o local em que pretende efetuar a busca. Em nosso caso, vamos marcar a opção “No meu cartão de mídia”;
  4. Por fim, basta clicar em “Iniciar” e aguardar até que o programa finalize a varredura;
  5. Normalmente, o processo é bem rápido. Quando o Recuva exibir a lista de itens disponíveis, basta você marcar os arquivos que quer salvar e clicar em “Recuperar”.

    Vale notar que, geralmente, apenas os arquivos indicados com o sinal verde são restaurados com sucesso, mas você pode tentar recuperar quaisquer itens;

  6. Indique uma pasta de destino para salvar seus documentos.

Moleza, não? Esse procedimento realizado com o Recuva também serve para recuperar arquivos de discos rígidos e itens apagados permanentemente da lixeira

Windows pede para formatar a unidade

Há casos em que algum erro aconteceu e somente uma formatação pode resolver, mas você não deve se precipitar e seguir as instruções do Windows. Antes de qualquer coisa, siga as dicas abaixo:

  1. Baixe, instale e abra o Authorsoft USB Disk Storage Format Tool;
    Como Formatar Pen Drive Que Não Aparece?
  2. Confira se o programa detectou seu pendrive corretamente;
  3. Marque as caixas “Correct errors”, “Scan drive” e “Check if dirty”;
    Como Formatar Pen Drive Que Não Aparece?
  4. Clique em “Check Disk” e aguarde enquanto o programa verifica a unidade;
  5. Caso o programa não detecte nenhum problema, então você deve formatar o pendrive. Use este software ou o formatador do Windows.

Conforme comentamos, esses são apenas alguns programas que podem resolver erros comuns em pendrives. Tente outras soluções ou verifique se a unidade não pode ser acessada em outro sistema operacional (como o Ubuntu, por exemplo). Esperamos que as dicas sejam úteis. Até a próxima!

Fonte: TecMundo

Como reparar um pendrive corrompido?

Um pendrive USB pode armazenar muitos dados em sua memória (dependendo da sua capacidade), semelhante a um disco rígido de um computador. O sistema operacional pode posteriormente buscar esses dados, quando necessário, para ser acessado.

Pode haver vários problemas que deixam os dados do seu pendrive inacessíveis, levando à corrupção dos mesmos. Um dos motivos para a corrupção de dados armazenados pode ser dados inválidos no registro mestre de inicialização (MBR) ou no Registro de inicialização de partição (PBR), ou ainda na estrutura de diretório na unidade USB.

Mas, independente do seu problema, o tutorial abaixo de como reparar um pendrive corrompido pode ajudar.

O pendrive pode ter sofrido também uma corrupção lógica, ou corrupção física. Alguns problemas comuns de corrupção física são hastes e conectores quebrados, unidades inativas (sem fonte de alimentação), circuito quebrado ou porta NAND não reconhecida, RAW, e unidades inativas. Além disso, se houver duas unidades no computador com a mesma letra de unidade, irão ocorrer problemas.

Normalmente, um computador atribuirá a letra de unidade E, F ou G ao seu pendrive, a fim de conectá-lo. Normalmente, se uma dessas letras de unidade já estiver em uso, uma outra diferente será atribuída.

Então, digamos que você tenha uma unidade de backup configurada na letra de unidade E.

O seu pendrive deverá ser nomeado de F: ou G: Mas, às vezes, isso simplesmente não acontece, e faz com que o pendrive não funcione.

Tente usá-lo em outro PC

Talvez o problema esteja especificamente no seu PC, e é por isso que você está tendo problemas para executar o seu pendrive USB. Tente conectar seu pendrive em outro computador. Isso pode funcionar, e você talvez consiga fazer backup dos seus dados a partir deste outro PC.

Tente outra porta USB

Embora possa parecer que você está desperdiçando seu tempo, a verdade é que pode ser que você esteja tentando repetidamente conectar seu pendrive a uma única porta USB no seu computador. Pode ser possível que a própria porta esteja danificada, ou que algum problema de software seja o responsável. Então, tente outras portas USB se o seu pendrive não estiver sendo reconhecido.

Altere a letra da unidade

Às vezes, o computador não consegue atribuir letras de unidade (como C, D, E) à mídia de armazenamento. Por esse motivo, os arquivos não podem ser acessados. Para resolver esse problema, você pode atribuir a letra da unidade ao seu dispositivo.

Aqui estão os passos simples para corrigir o pendrive corrompido, atribuindo uma letra de unidade correta:

  1. Conecte sua mídia de armazenamento ao seu computador.
  2. Clique com o botão direito do mouse no Menu Iniciar e depois clique em Gerenciamento de disco. Aguarde alguns segundos para que o Windows possa carregar o serviço de disco virtual.
  3. Clique com o botão direito na mídia de armazenamento e clique em Alterar letra da unidade de caminho.
  4. Clique na letra da unidade (ela ficará azul) e clique em Alterar .
  5. Selecione a letra da unidade na lista suspensa. Clique em Ok.

Reinstale os drivers

Há momentos em que os drivers que executam o seu pendrive ficam corrompidos, e o seu PC não consegue detectar a mídia de armazenamento. Você pode reinstalar os drivers seguindo estas etapas simples:

  1. Clique com o botão direito no Menu Iniciar. Clique em Gerenciador de Dispositivos.
  2. Clique duas vezes em unidades de disco na lista. Clique com o botão direito do mouse no nome do seu pendrive.
  3. Clique em desinstalar. Clique Ok.
  4. Desconecte sua mídia de armazenamento e reinicie seu PC.
  5. Conecte seu pendrive novamente. Seu PC irá detectá-lo.

Windows Explorer

Este é o procedimento mais comumente usado para reparar uma mídia de armazenamento conectada ao seu computador.

  1. Abra o meu computador ou este PC.
  2. Selecione a unidade corrompida e clique com o botão direito do mouse.
  3. Clique em Formatar no menu suspenso.
  4. Clique em Restaurar padrões do dispositivo, na janela pop-up.
  5. Clique em Iniciar para começar o processo de formatação. Você pode desmarcar a opção Formatação rápida se quiser que o computador escaneie a unidade / placa em busca de erros, mas isso levará tempo. Então, desmarque-o somente se você falhar na primeira tentativa.
  6. Clique em Ok na próxima caixa de diálogo, que irá avisá-lo que os dados serão perdidos. O processo de formatação será concluído em alguns instantes, e você terá seu pendrive sem erros.

CMD

Esse processo envolve o prompt de comando do Windows, que é comumente conhecido como CMD. Lá, você tem que digitar alguns comandos, e o Windows irá forçar a formatação do seu pendrive corrompido.

  1. Conecte o pendrive corrompido ao seu computador.
  2. Passe o mouse sobre o botão Iniciar e clique com o botão direito do mouse.
  3. Clique em Prompt de Comando (Admin) . Uma janela do CMD será aberta.
  4. Digite diskpart e pressione Enter.
  5. Digite list disk e pressione Enter. Uma lista de todos os dispositivos de armazenamento conectados ao seu computador será exibida.
  6. Digite select disk o número do seu disco e pressione Enter. (Exemplo: selecione o disco 1). Importante: Certifique-se de inserir o número corretamente. Caso contrário, você pode formatar seu disco rígido interno. Você pode digitar o disco de lista novamente para verificar se está executando o processo corretamente. Haverá uma estrela (símbolo de asterisco) antes do nome do disco selecionado.
  7. Digite clean e pressione Enter.
  8. Digite create partition primary e pressione Enter.
  9. Digite ativo.
  10. Digite select partition 1.
  11. Digite format fs = fat32 e pressione Enter. O processo de formatação terminará em alguns minutos. Você pode escrever NTFS em vez de fat32 se quiser carregar arquivos maiores que 4 gigabytes. Não feche o CMD até que o trabalho esteja concluído.

Como recuperar um pendrive corrompido com o Windows 10

Apesar de úteis e fáceis de usar, os pendrives podem apresentar alguns problemas por estarem vulneráveis a uma série de riscos.

Vírus, documentos deletados sem querer, dados corrompidos ou outros contratempos são os principais motivos para que os portáteis parem de funcionar. Os erros são comuns e muitas pessoas acabam sempre optando pela formatação para recuperar seu pendrive.

Para evitar que você tenha que apagar todo seu dispositivo e recomeçar, perdendo seus arquivos, vamos apresentar algumas dicas para você resolver os principais erros e restaurar seu pendrive corrompido. Este tutorial é original de 2011 e foi republicado em 24 de março de 2017 com adaptações para o Windows 10.

O pendrive não é reconhecido

Antes de partirmos para a recuperação de arquivos, queremos dar uma dica útil para quem não consegue visualizar sua unidade de memória flash no computador. Normalmente, o problema está na falta de atribuição de um parâmetro que possibilita ao Windows exibir o pendrive junto aos demais discos dentro do item Meu Computador. Veja como proceder:

  • No Menu Iniciar, abra as configurações do computador, representadas por uma engrenagem.

Na janela que se abriu, use a barra de busca para procurar por “Ferramentas Administrativas”. Clique na opção correspondente à consulta.

  1. Ao abrir, clique em “Gerenciamento do computador”.
  2. Ao lado esquerdo da janela, clique em “Gerenciamento de disco” (o item fica dentro da opção “Repositório”).

Na parte central da janela, o sistema mostrará todas as unidades de armazenamento. Clique com o botão direito sobre o pendrive e entre em “Alterar letra de unidade e caminho”.

Uma nova janela é aberta. Pressione o botão “Adicionar”.

Selecione a opção “Atribuir a seguinte letra de unidade”, escolha a que você deseja atribuir ao disco removível na lista suspensa e selecione “OK”.

Pronto. Seu pendrive deve ser exibido dentro do “Meu Computador”.

Recuperando arquivos deletados

Agora que você já consegue visualizar a unidade removível, vamos conferir como proceder para ter acesso a arquivos corrompidos ou apagados. Neste caso, vamos usar o programa Recuva, mas o procedimento pode ser realizado com diversos softwares gratuitos que você encontra na seção de Recuperação de Arquivos no Baixaki. 

Baixe, instale e abra o Recuva;

Logo na primeira janela, você poderá usar um assistente de recuperação. O aplicativo necessita que você indique o tipo de arquivo que está tentando recuperar. Selecione qual você deseja encontrar. Em nosso exemplo, marcamos “All Files” para procurar tudo que está presente no pendrive.

Na próxima etapa, aponte o local em que pretende efetuar a busca. Em nosso caso, vamos marcar a opção “No meu cartão de mídia”. Note que o idioma pode mudar; em nosso caso, a opção correspondente, em inglês, será “On my media card or iPod”.

Por fim, após seguir para o próximo passo, basta clicar em “Iniciar” e aguardar até que o programa finalize a varredura.

Normalmente, o processo é bem rápido. Quando o Recuva exibir a lista de itens disponíveis, basta você marcar os arquivos que quer salvar e clicar em “Recuperar”, ou “Recover”.

  • Vale notar que, geralmente, apenas os arquivos indicados com o sinal verde são restaurados com sucesso, mas você pode tentar recuperar quaisquer itens.
  • Indique uma pasta de destino para salvar seus documentos.

Feito! Esse procedimento realizado com o Recuva também serve para recuperar arquivos de discos rígidos e itens apagados permanentemente da Lixeira.

Quando o Windows pede para formatar a unidade

Há casos em que algum erro aconteceu e somente uma formatação pode resolver, mas você não deve se precipitar e aplicar as instruções do Windows. Antes de qualquer coisa, siga as dicas abaixo:

Baixe, instale e abra o Authorsoft USB Disk Storage Format Tool;

    1. Confira se o programa detectou seu pendrive corretamente.
    2. Marque as caixas “Correct errors”, “Scan drive” e “Check if dirty”.
    3. Clique em “Check Disk” e aguarde enquanto o programa verifica a unidade.

    Caso o programa não detecte nenhum problema, você deve formatar o pendrive. Para isso, use este software ou o próprio formatador do Windows.

    Esses são apenas alguns programas que podem resolver erros comuns nesses pequenos dispositivos. Tente outras soluções ou verifique se a unidade não pode ser acessada em outro sistema operacional (como o Ubuntu, por exemplo). Esperamos que as dicas tenham sido úteis.

    Colaborou para esta matéria: Vinicius Severiano

    Seja o primeiro a comentar

    Faça um comentário

    Seu e-mail não será publicado.


    *