Como Formatar Pen Drive Quando O Windows Não Consegue?

Atualmente, é alta a quantidade de arquivos que os usuários acabam armazenando. Podem ser fotos, documentos que atualmente já não têm serventia, ou itens que foram salvos temporariamente e acabaram ficando esquecidos por lá.

Fato é que, às vezes, pode ser necessário precisar formatar os pen drives que utilizamos em nosso cotidiano. Além de obter mais espaço para poder armazenar novos arquivos, esta ação pode retirar algum malware que esteja no hardware e que os usuários podem nem ter conhecimento.

Confira neste tutorial como formatar um pen drive de forma segura utilizando o PC Windows ou o Mac para liberar espaço e poder armazenar novas informações.

Como formatar um pen drive no PC Windows

Passo 1: abra a aba “Este Computador” (“Meu Computador”) no Windows 10 e clique com o botão direito em um dos ícones do pen drive que você quer formatar.

Como Formatar Pen Drive Quando O Windows Não Consegue? Abra a aba “Este Computador” no Windows 10 e clique com o botão direito do mouse em cima do pen drive (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: com o menu de opções aberto, selecione o item “Formatar”.

Como Formatar Pen Drive Quando O Windows Não Consegue? Com o menu aberto, clique em “Formatar” (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: no item “Sistema de arquivos” e mantenha a opção “FAT32 (Padrão)” caso precise utilizar este pen drive em um Mac. Para transferir arquivos maiores que 4 GB, troque para “NTFS (Padrão)”. Dê um nome para o pen drive e clique em “Iniciar”.

Como Formatar Pen Drive Quando O Windows Não Consegue? Preencha os dados, dê um nome e clique em “Iniciar” (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: com a pop-up aberta indicando que todos os arquivos serão deletados, clique em “Ok” para dar continuidade ao procedimento.

Como Formatar Pen Drive Quando O Windows Não Consegue? Com a pop-up aberta, clique em “Ok” para dar continuidade ao procedimento (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 5: com a formatação concluída, clique em “Ok” para fechar a aba.

Como Formatar Pen Drive Quando O Windows Não Consegue? Finalizado o processo, clique em “Ok” para fechar a aba (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Como formatar um pen drive no Mac

Passo 1: na aba “Aplicativos” de seu Mac, encontre a pasta “Utilitários” e abra a ferramenta “Utilitário de Disco”. Nesta aba, selecione o pen drive que você quer formatar no canto esquerdo e clique em “Apagar” no menu superior.

Como Formatar Pen Drive Quando O Windows Não Consegue? Abra o menu “Utilitário de Disco”, selecione o pen drive e clique em “Apagar” no menu superior (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: com a pop-up aberta, dê um nome para o pen drive e troque o formato para “MS-DOS (FAT)” caso você vá utilizar este pen drive em um PC Windows. Para transferir arquivos maiores que 4 GB, troque para “ExFAT”.

Como Formatar Pen Drive Quando O Windows Não Consegue? Dê um nome para o pen drive e troque o formato para “MS-DOS (FAT)” (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: finalizados os ajustes nas configurações, clique em “Apagar”.

Como Formatar Pen Drive Quando O Windows Não Consegue? Clique em “Apagar” para que o pen drive seja formatado (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: espere o processo finalizar e clique em “Ok” para fechar a aba.

Como Formatar Pen Drive Quando O Windows Não Consegue? Finalizado o processo, clique em “Ok” para fechar a aba (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Pronto! Agora você pode formatar um pen drive utilizando um PC Windows ou Mac para liberar espaço e até mesmo se prevenir contra malwares.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Erro “windows não conseguiu completar a formatação” | Soluções

“Tenho um pen drive há cerca de 1 ano, mas ultimamente começou a ficar muito lento. Tinha muitos arquivos desnecessários, então resolvi formatar. No entanto, qual não é o meu espanto ao constatar que o pen drive não formata! Já várias vezes apareceu este erro ao formatar pen drive no meu Windows, mas não consigo resolver. Algum técnico pode me ajudar?”

Como Formatar Pen Drive Quando O Windows Não Consegue?

Podemos encontrar um disco rígido em praticamente todos os computadores da atualidade. Existem em várias formas e com várias tecnologias diferentes, mas todos têm um objetivo: armazenar o sistema operativo e os dados do usuário permanentemente.

Existem também dispositivos de armazenamento mais portáteis e convenientes, como o cartão SD e o pen drive. No entanto, um ponto em comum é que, com o passar do tempo, todos as unidades de armazenamento acumulam arquivos desnecessários, ficam fragmentadas e acabam por ficar mais lentas.

Quando isso acontece, a solução é fazer uma formatação.

Em circunstancias normais, a formatação é um processo bastante simples e rápido. Mas, infelizmente, isso nem sempre é assim tão fácil.

Em alguns casos, como apresentado acima, o pen drive não formata de jeito nenhum, através do Windows.

Muitos usuários acabam concluindo que o pen drive deve ter algum problema de hardware e compram um novo. Mas será isso realmente necessário?

As razões pelas quais o Windows não consegue formatar pen drive podem ser muito variadas.

O primeiro passo é verificar se o dispositivo possui chave física de bloqueio. Alguns pendrive possuem uma pequena ranhura lateral, onde você pode bloquear contra escrita. Essa proteção física não pode ser evitada através de software, assim, tenha em atenção este detalhe.

Na maioria dos casos, porém, o pen drive não quer formatar no Windows porque tem o sistema de arquivos danificado, talvez por ter sido removido sem segurança. Outra situação comum é quando o pen drive tem um sistema de arquivos diferente, não compatível com o Windows, por exemplo, pen drive não formata em ntfs.

Vírus alojados no pen drive também podem ser responsáveis por este problema, então é recomendável fazer uma verificação ao dispositivo quando o windows não formata pen drive.

Um outro motivo que pode impedir a formatação é a proteção contra escrita, via software no pen drive.

Pode ser também um ou mais arquivos, e não o pendrive propriamente dito, com restrições de acesso que impedem o Windows de formatar.

Mantenha-se atento e tente solucionar o problema tendo em atenção estes pontos. No entanto, caso o problema persista, sem precisa de usar um programa especializado em formatações, saiba que o Windows tem mais um “truque na manga”: o diskpart.

Parte 2. Como formatar um pen drive quando o Windows não conseguir formatar?

Quando seu pen drive não quer formatar no windows 7, o diskpart é uma ferramenta muito útil, que funciona através do Prompt de Comando. Na verdade, este simples utilitário consegue resolver a maioria dos problemas quando o pendrive não quer formatar. Não se assuste com a interface DOS, os comandos são bem simples e vamos explicar em detalhes.

Passo 1: Clique no botão “Iniciar” e digite “cmd”. Na lista de resultados, selecione “Prompt de Comando” com o botão direito e escolha a opção “Habilitar como Administrador”. Isto vai iniciar a janela o aplicativo com permissões especiais.

Passo 2: Agora, na interface de texto, digite Diskpart (pressione Enter após todos os comandos apresentados).

Passo 3: Será apresentada uma lista com as unidades de armazenamento conectadas ao sistema através do comando list disk .

Como Formatar Pen Drive Quando O Windows Não Consegue?

Passo 4: Neste caso, o pen drive que queremos formatar é o disco 1. Note que o número pode ser diferente no seu caso. Primeiro, confirme qual é a unidade de disco correta, e depois digite o seguinte comando: select disk 1.

Passo 5: Agora vamos usar o comando clean para limpar todas as definições

Passo 6: Agora é hora de voltar a criar o particionamento. Digite create partition primary.

Passo 7: Após o diskpart criar a partição com sucesso, é hora de definir o sistema de arquivos a usar. Neste caso vamos escolher o FAT32. Digite format fs=fat32 quick

Passo 8: Por último, vamos executar o comando assign que vai atribuir uma letra à unidade.

No final, a janela do CMD terá uma aparência semelhante a esta:

Como Formatar Pen Drive Quando O Windows Não Consegue?

Este conjunto de comandos é umas das suas mais valias para tentar resolver o problema. Se todos os passos foram concluídos com sucesso e não foram apresentados quaisquer erros, isso significa que o pen drive foi formatado com sucesso.

Caso o erro persista, pode tentar um programa para formatar pen drive com erro, como o Rufus. Este é um software leve e muito simples, indicado para fazer uma formatação geral no pen drive.

Leia também:  Como Saber Que Tipo De Memoria Ram Tenho?

Ele é o preferido de muitos técnicos de informática porque suporta todos os sistemas de arquivos e apresenta várias opções de formatação e configurações adicionais.

Possui também outras funções relacionadas, como fazer um pen drive inicializável com um arquivo ISO.

Parte 3. Como recuperar arquivos apagados do pen drive formatado sem querer?

No entanto, o que fazer se formatar sem querer o pen drive, ou caso se esqueça de fazer uma cópia dos arquivos antes de formatar? Felizmente, também existe uma solução. Neste artigo vamos apresentar um software especializado em recuperar dados formatados: o Recoverit.

Como Formatar Pen Drive Quando O Windows Não Consegue?

Recoverit pode ajudá-lo a recuperar arquivos de pen drive formatado de forma fácil e eficaz. O aplicativo consegue efetuar isso desde que a unidade seja detectada no computador, mesmo que esteja danificada ou corrompida.

Baixar | Win Versão Windows Baixar | Mac Versão Mac

Primeiro, acesse o site oficial do Recoverit e baixe a versão correspondente para o seu sistema (disponível para Windows e Mac). Depois instale e inicie normalmente o aplicativo.

Passo 1 – Selecionar o pen drive

Como pretendemos recuperar dados do pen drive, selecione a unidade correta no separador “Dispositivo Externo” e clique no botão “Iniciar”.

Como Formatar Pen Drive Quando O Windows Não Consegue?

Passo 2 – Verificar o pen drive

Automaticamente será iniciada uma verificação no pen drive, isto é, o Recoverit vai verificar cuidadosamente todas as partes da unidade de armazenamento para achar os dados que ainda podem ser recuperados. Este processo é relativamente rápido, no entanto, caso se demore, pode confirmar o estado na barra de progressão, conforme ilustrado na imagem abaixo.

Como Formatar Pen Drive Quando O Windows Não Consegue?

Passo 3 – Recuperar os dados

Quando a verificação for terminada, será apresentada a lista completa com os arquivos encontrados. Para simplificar a procura, é possível ordenar a lista por nome, tamanho, formato e data de modificação.

Se preferir, pode pesquisar pelo nome do arquivo. Quando encontrar o ficheiro pretendido, marque a caixa de seleção à esquerda e clique no botão “Recuperar”.

Depois, escolha a localização onde pretende salvar definitivamente os dados recuperados.

Como Formatar Pen Drive Quando O Windows Não Consegue?

Com apenas 3 passos você recuperar seus arquivos de pen drive formatado de forma eficaz.

Parte 4. Vídeo Tutorial sobre Como Recuperar Arquivos Formatados da USB

Assim como qualquer outro dispositivo de armazenamento, o pen drive também precisa de manutenção. Quando são acumulados muitos arquivos, vírus ou o pen drive fica lento, você sabe que está na hora de formatar. Este deveria ser um processo relativamente simples, mas podem surgir alguns erros pelo caminho.

Se o Windows não conseguiu concluir com sucesso a formatação, nós recomendamos que siga as dicas apresentadas neste artigo. Caso formate o pen drive acidentalmente, ou se tenha esquecido de algum arquivo importante, lembre-se que pode usar o Recoverit para reaver esses dados. A versão gratuita permite recuperar até 100MB.

Com o Recoverit, a perda de dados será coisa do passado.

Pendrive não formata? Veja Aqui 5 Soluções Para Resolver o Problema

Recentemente, publiquei uma série de conteúdos complementares ao intitulado “Pendrive bootável Linux: conheça 9 programas para criar o seu”, na qual foram destrinchadas as principais ferramentas da categoria. No entanto, há um problema recorrente que impede o usuário de testá-los: o pendrive não formata.

A formatação é uma etapa importante para a criação de pendrive bootável, pois a escolha do formato para o sistema de arquivos, por exemplo, se faz necessária na maioria dos casos — o que só pode ser feito por meio da formatação.

Fora isso, a formatação é, muitas vezes, o melhor método para remover vírus do dispositivo, cuja propagação é bastante comum quando o pendrive é utilizado em várias máquinas, como nos ambientes de universidade e LAN house.

Mas o que fazer se o pendrive não formata? É necessário adquirir um novo? Felizmente, não. No presente artigo, apresento cinco soluções providenciais para eliminar o problema. Vamos a eles?

Como Formatar Pen Drive Quando O Windows Não Consegue?
Como Formatar Pen Drive Quando O Windows Não Consegue?

Pendrive não formata? Solução #01: Utilize um Live CD do Linux

Há situações onde o pendrive não formata e, também, nem chega a ser reconhecido pelo sistema operacional. Para muitos, este seria um caso perdido; um motivo para comprar outro dispositivo.

Contudo, existe uma solução eficaz até mesmo para esses casos: iniciar o sistema a partir de um live boot do Linux ou de sistemas de recuperação de sistema, como o

System Rescue, ou o GParted, excelente gerenciador de partições de disco.

Você pode fazer isso usando outro pendrive ou, se preferir, queimando um disco. Ao fazê-lo, insira o CD / DVD ou dispositivo USB no leitor e desligue a máquina. Depois, conecte o pendrive à porta USB, ligue o computador e dê o boot de acordo com o método escolhido.

Se você gravou alguma distro do Linux, execute o GParted (que costuma acompanhar o Linux por padrão) assim que a tela inicial for carregada. Do contrário, surgirá uma tela do programa que você escolheu e procure localize o pendrive corrompido.

Como Formatar Pen Drive Quando O Windows Não Consegue?

Encontrou? Ótimo! Isso significa que o pendrive está funcionando a ponto de poder ser formatado. Para isso, navegue até a aba “Dispositivo”, no menu superior, clique em “Criar tabela de partição” e a grave em MS-DOS.

Em seguida, formate o pendrive usando o sistema de arquivos FAT32 — lembrando que ele é incompatível com dados superiores a 4 GB — e, assim que concluir, encerre o GParted.

A próxima etapa é verificar se o procedimento solucionou o problema de vez. Sendo assim, retire o CD do drive e inicie o sistema operacional normalmente. Se o pendrive estiver disponível, você pode criar um boot a partir dele ou voltar a armazenar os seus arquivos.

Pendrive não formata? Solução #02: Execute o Disk Utility no Ubuntu

Por padrão, o Ubuntu fornece um utilitário com interface gráfica para solucionar problemas de pendrive que não formata: o Disk Utility. Você consegue encontrá-lo no Ubuntu ao digitar disks na pesquisa do sistema.

Com a ferramenta aberta, selecione o seu dispositivo USB, com os devidos cuidados, e selecione a opção Format Disk (localizada no menu superior direito). Em seguida, em Partitioning, escolha o método MBR / DOS. Confirme o procedimento.

Agora o seu pendrive está praticamente zerado e sem um sistema de arquivos. Então adicionaremos uma partição clicando no botão + e, quando surgir a janela Create Partition, basta selecionar o tipo de formatação e, opcionalmente, digitar um nome para o dispositivo. Para concluir a operação, clique no botão Create.

Pendrive não formata? Solução #03: Formate o pendrive usando o terminal

No terminal do Linux também é possível fazer a formatação. Insira o pendrive na entrada USB, abra o terminal e digite o comando df -h. Aparecerá uma lista com todos os drives disponíveis — certifique-se de que identificou o dispositivo corretamente.

Supondo que o pendrive tenha sido identificado como /dev/sdc2, o próximo passo é desmontá-lo, pois eles são montados automaticamente pelo Linux e, enquanto montados, não há como formatá-los.

sudo umount /dev/sdc2

Ao concluir a etapa, formate o pendrive de acordo com o sistema de arquivos que deseja utilizar (no exemplo, o FAT32).

sudo mkfs.vfat /dev/sdc2

Muito fácil, não é mesmo?

Solução #04: Instale o GParted em seu sistema operacional

Uma solução bastante prática é instalar o GParted no sistema operacional. Sendo assim, por que na primeira dica expliquei a necessidade de usar o modo Live? Simplesmente por ser um caso em que o pendrive não foi reconhecido.

Portanto a instalação do GParted só resolverá o problema quando o sistema ao menos reconhecer o dispositivo. Vale ressaltar que o programa está disponível tanto para Linux quanto para Windows, ou seja, é uma solução multiplataforma.

No mais, após instalar o GParted, o pendrive que não formata aparecerá na interface gráfica do programa. Isso significa que o dispositivo terá condições de ser formatado e, então, voltar a funcionar normalmente.

Solução #05: Use o File System Check

Esteja usando um pendrive, esteja usando um cartão de memória, é possível reparar o dispositivo usando uma ferramenta padrão do Linux: o File System Check (FSCK).

O FSCK é um recurso capaz de checar a integridade dos dados presentes no pendrive ou em uma partição específica. Caso falhas sejam detectadas na varredura, o programa faz as devidas correções.

Em outras palavras, o que o FSCK faz, entre outras tarefas, é remover os blocos corrompidos do pendrive, evitando impedimentos de leitura.

Para iniciar o processo, é preciso localizar o pendrive que apresenta defeito, então use o comando lsblk. Esse comando o retornará uma lista contendo todos os discos conectados ao sistema, não apenas os que estão plugados na porta USB.

Ao identificar o pendrive em questão, marque o respectivo diretório (exemplo: /dev/sdc2) e, então, execute o comando fsck aplicando a seguinte sintaxe:

Leia também:  Como Saber Onde Uma Pessoa Está Pelo Número Do Celular?

sudo fsck dev/sdc2

A ferramenta iniciará o processo imediatamente e informará o usuário de cada procedimento realizado, bastando somente aguardar o seu encerramento.

Conforme as dicas abordadas ao longo do post, são várias as maneiras de recuperar um pendrive que não formata. Em muitos casos, nota-se a simplicidade com que podemos resolver um problema aparentemente complexo.

Agora quero saber de você, caro leitor: qual dos métodos foi a solução mais eficiente para o seu caso?

Agora que o seu pendrive está apto a realizar boot de distribuições do Linux, aproveite para baixar (gratuitamente) este ebook do curso Linux Ubuntu e utilizá-lo como guia para o início do aprendizado!

Como Formatar Pen Drive Quando O Windows Não Consegue?

Pendrive não formata? Saiba o que fazer

1 de 11
Pendrive não formata? Conheça soluções no Windows 10 — Foto: Barbara Mannara/TechTudo

Pendrive não formata? Conheça soluções no Windows 10 — Foto: Barbara Mannara/TechTudo

App do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Há vários motivos que levam o Windows a recusar a formatação de um pendrive. O dispositivo pode ter sido corrompido por ejeção incorreta ou ele pode usar um sistema de arquivos não suportado pelo computador ─ como é o caso do NTFS da Microsoft em um MacBook. Aprenda como solucionar esse tipo de erro no Windows 10.

Passo 1. Digite “disco” na busca do Windows 10 e abra o Gerenciador de Disco selecionando a opção “Criar e formatar partições do disco rígido”;

2 de 11
Abra o gerenciador de disco — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Abra o gerenciador de disco — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Verifique na parte inferior da janela todos os discos do computador e os que estão conectados a ele. O seu pendrive será um deles. Em unidades com erro de formatação, é comum que haja espaços não alocados (não utilizados), como na imagem abaixo;

3 de 11
Encontre o seu pendrive entre os discos — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Encontre o seu pendrive entre os discos — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 3. De volta na busca do Windows, digite “diskpart” e abra a ferramenta correspondente;

4 de 11
Acesse a ferramenta diskpart — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Acesse a ferramenta diskpart — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 4. Digite o comando “list disk” e veja todos os discos do computador. Identifique o seu pendrive verificando o tamanho total da unidade. Com a certeza de qual dos discos é o seu pendrive, digite o comando “select disk” seguido do número do disco. Em seguida, use o comando “list partition” para ver as partições do seu pendrive;

5 de 11
Liste as partições do pendrive — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Liste as partições do pendrive — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 5. Selecione a partição 1 do seu pendrive digitando “select partition 1”. Em seguida, digite “delete partition override” para apagar. Depois repita o processo selecionando outras partições, se houver;

6 de 11
Apague partições uma a uma — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Apague partições uma a uma — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 6. De volta ao Gerenciador de Disco, veja que o espaço inteiro do pendrive agora diz “Não alocado”. Clique com o botão direito sobre ele, selecione “Novo volume simples” e siga os passos na tela para formatar o pendrive e utilizá-lo normalmente do zero.

7 de 11
Crie um novo volume completo no pendrive — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Crie um novo volume completo no pendrive — Foto: Reprodução/Paulo Alves

O que fazer quando o pendrive está protegido?

Quando o motivo da dificuldade em formatar é a proteção contra gravação, é preciso tomar outras medidas. As soluções abaixo visam contornar erros que deixam o pendrive protegido por engano e estão exclusivamente relacionados a software. Se o dispositivo tiver uma chave física de bloqueio ativada, é impossível liberar a memória flash e formatar.

8 de 11
Cheque a disponibilidade de espaço — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Cheque a disponibilidade de espaço — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Antes de tudo, verifique se o pendrive está cheio clicando com o botão direito sobre ele e selecionando “Propriedades”. Em alguns casos, a memória cheia pode impedir a formatação por segurança. Tente usar o passo a passo acima com o diskpart para liberar espaço e formatar o pendrive.

Cheque a existência de vírus

9 de 11
Faça uma varredura no pendrive — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Faça uma varredura no pendrive — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Vírus podem impedir a formatação do pendrive para mantê-lo sempre um vetor de infecção. Clique com o botão direito sobre o dispositivo no Windows e faça uma varredura com um antivírus.

Busque por arquivos somente leitura

10 de 11
Desative somente leitura de arquivos — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Desative somente leitura de arquivos — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Em alguns casos, um único arquivo marcado como “Somente leitura” pode impedir a formatação do dispositivo. Navegue pelos itens guardados na memória externa e procure por arquivos com essa opção marcada nas propriedades. Se encontrar algum assim, desmarque a caixa de seleção e tente formatar o pendrive.

11 de 11
Limpe o pendrive para tentar liberá-lo — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Limpe o pendrive para tentar liberá-lo — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Por último, há uma providência final que o diskpart pode tomar para liberar o pendrive para uso se o erro for somente um caso de software. Abra a ferramenta, digite “list disk” e “select disk” com o número do disco associado ao seu pendrive. Com o dispositivo selecionado, use o comando “attributes disk clear readonly” e dê Enter. Em seguida, tente formatar o pendrive normalmente.

[Resolvido] O Windows Não Consegue Concluir a Formatação do Pendrive

Ao conectar um cartão SD, um pen drive ou outro cartão de memória ao computador, tente abri-lo, mas receberá uma mensagem dizendo que “Formate o disco na unidade X: para poder usá-lo. Deseja formatar?”

Nesse caso, se você clicar em Cancelar, verá “X: não está acessível”.

Se você escolher formatar a unidade USB, terá o problema sobre o qual falaremos hoje “O Windows não conseguiu completar a formatação”, conforme mostrado na imagem abaixo.

Quando precisamos consertar os setores defeituosos em uma unidade de disco, remover a maioria dos vírus, limpar o espaço em disco e assim por diante, gostaríamos de realizar uma formatação de disco.

No entanto, às vezes, quando formatamos um cartão SD, unidade flash USB ou outros cartões de memória, o computador pode exibir uma mensagem de erro “O Windows não conseguiu concluir a formatação do cartão SD”.

Para solucionar o problema, use os métodos comprovados neste artigo.

3 Soluções úteis para o Windows não conseguiu completar a formatação do cartão SD

Se o Windows não consegue concluir a formatação de cartão SD, unidade USB ou CD/DVD, dê o primeiro passo para remover o vírus a partir da unidade de armazenamento. Se o erro de formatação permanecer, agora você deve voltar-se para algumas ferramentas de formatação avançada.

Solução 1. Usar uma ferramenta de formatação de terceiros (mais simples e eficaz)

Baixe e use uma ferramenta de formatação de disco rígido especialmente projetada quando o Windows não conseguiu completar a formatação do cartão SD é uma ótima escolha.

EaseUS Partition Master é um dos melhores softwares de partição para usuários de Windows. Ele permite que você formate uma partição do disco rígido com alguns cliques. Você pode formatar seu cartão SD ou unidade USB em NTFS, FAT32, EXT2 ou EXT3 conforme necessário.

Teste Gratuito

Para Windows 10/8/7/Vista/XP

 

Passo 1. Execute o EaseUS Partition Master, clique com o botão direito do mouse na partição do disco rígido que você deseja formatar e escolha “Formatar”.

Passo 2. Na nova janela, defina a etiqueta da partição, o sistema de arquivo (NTFS/FAT32/EXT2/EXT3) e o tamanho do cluster para a partição a ser formatada, depois clique em “OK”.

Leia também:  Como Dizer A Um Rapaz Que Gostamos Dele?

Passo 3. Então você verá uma janela de aviso, clique em “OK” para continuar. Se você tiver dados importantes, faça backup dos dados com antecedência.

Passo 4. Clique no botão “Executar operação” no canto superior esquerdo para revisar as alterações e clique em “Aplicar” para começar a formatar a partição no disco rígido.

Além da formatação do disco rígido, o EaseUS Partition Master oferece outras soluções de gerenciamento de disco para o seu computador Windows, por exemplo:

  • Redimensionar/mover partições, criar, excluir e mesclar partições
  • Copiar e clonar um disco inteiro para outro, mesmo que a partição de destino seja menor do que a origem
  • Converter uma partição lógica em primária ou partição primária em lógica, partição FAT em NTFS, disco MBR em GPT ou disco GPT em MBR
  • Migrar o sistema operacional para SSD para acelerar o Windows

Teste Gratuito

Para Windows 10/8/7/Vista/XP

Solução 2. Usar o utilitário de Gerenciamento de Disco do Windows

Se você não gosta de usar software de formatação de terceiros, pode executar o Gerenciamento de Disco interno do Windows. Ele permite que você execute operações básicas de gerenciamento de disco, incluindo formatação, criação, exclusão, redução, extensão e muito mais.

Nota:
O Gerenciamento de Disco do Windows não permite que você formate um cartão SD com mais de 32 GB para FAT 32. Se desejar, use o gerenciador de partição da EaseUS do Windows.

Etapa 1. Clique no ícone do computador no Windows 7 ou Este PC no Windows 10/8 e selecione “Gerenciar”. Na janela pop-up, a partir do painel direito, vá para “Repositório” -> Gerenciamento de disco.

Etapa 2. Agora encontre o cartão SD ou unidade USB mostrando o erro que não consegue concluir a formatação. Se existir alguma partição no disco, exclua todas elas, e então você terá um único volume.

Etapa 3. Clique com o botão direito na unidade e clique em “Formatar“. Escolha o sistema de arquivos NTFS se o dispositivo for maior do que 4 GB, ou escolha o sistema de arquivos FAT32.

Solução 3. Usar o Diskpart no prompt de comando

Se você não resolver que  o Windows não consegue completar a formatação do pendrive com o Gerenciamento de Disco do Windows, o comando de formatação do Diskpart também pode ajudá-lo a concluir a formatação com as etapas a seguir.

Este método é adequado para usuários que têm algum conhecimento de computadores. Se você for um iniciante em computador, é melhor usar uma ferramenta de formatação de disco rígido para evitar danos aos dados devido a operação incorreta.

Etapa 1. Digite cmd em caixa de Pesquisar, clique com o botão direito do mouse em Prompt de Comando e selecione “Executar como administrador”.

Etapa 2. Digite diskpart no prompt de comando e pressione Enter.

Etapa 3. Pressione Enter toda vez que digitar as linhas de comando abaixo no DiskPart para formatar rapidamente o disco rígido:

  • list disk
  • select disk 2 (substitua 2 pelo número do seu disco)
  • list volume
  • select volume 10 (substitua 10 pelo número do volume do dispositivo que você deseja formatar)
  • format fs=ntfs quick (se você precisar formatar um dispositivo de armazenamento para FAT32 ou outros sistemas de arquivos, substitua NTFS por FAT32, exFAT, etc.)

Etapa 4. Digite exit e pressione Enter para fechar o programa quando o DiskPart relatar que formatou o volume com sucesso.

Para Resumir

Para consertar o Windows não conseguiu completar a formatação do pendrive/cartão SD, você tem três maneiras de fazer, usando a ferramenta de formatação da EaseUS, o Gerenciamento de Disco do Windows ou o Prompt de Comando.

Caso o Gerenciamento de Disco do Windows não permita que você formate a partição da unidade do cartão SD acima de 32 GB para FAT32 ou você não saiba como usar a linha de comando, é altamente recomendável usar uma ferramenta de formatação simples – EaseUS Partition Master. Ele pode fazer muito mais na organização da partição do disco para obter o máximo do seu computador.

Teste Gratuito

Para Windows 10/8/7/Vista/XP

Como Formatar um Pendrive Se o Windows Não Conseguir

  1. 1

    Conecte o USB e abra o utilitário Gerenciamento de Disco, que permitirá que o usuário possa realizar alterações em todos os discos conectadas. O pendrive deverá aparecer nele, mesmo se formatado incorretamente.

    • Use o atalho da tecla Windows + R e digite diskmgmt.msc para abrir o utilitário.
    • Procure pelo pendrive na lista de dispositivos conectados. Se ele estiver listado, é possível que sua formatação esteja incorreta; clique aqui para saber como realizar esse processo. Caso não encontre o dispositivo na lista, continue lendo para solucionar o problema.
  2. 2

    Conecte o pendrive em outra entrada USB. Antes de continuar, a melhor forma de solucionar problemas é inserindo o dispositivo em outra entrada USB, se houver. O ideal é que a entrada seja direta, e não de um extensor ou hub USB.

    • Se ele funcionar normalmente, a outra entrada USB deve estar com defeito. A única solução é substituir a placa-mãe, mas se você possuir outras entradas USB, basta não utilizar a que está com problemas.
  3. 3

    Conecte o pendrive em outro computador e verifique o que ocorre. Se ele não exibir seu conteúdo, provavelmente o aparelho está quebrado; compre outro.

    • O problema pode ser dos drivers de seu computador se o pendrive aparecer ao ligá-lo em outro PC. Leia a próxima seção para saber como solucionar esse transtorno.
  1. 1

    Pressione . a tecla Windows + R e digite devmgmt.msc para abrir o Gerenciador de Dispositivos.

  2. 2

    Expanda a categoria “Drivers de Disco” para consultar todos os drivers instalados, inclusive do disco rígido e dispositivos USB.

  3. 3

    Clique com o botão direito no USB e escolha “desinstalar”, removendo os drivers do pendrive do sistema.

  4. 4

    Desconecte e reconecte o aparelho USB; o Windows tentará instalar os drivers automaticamente.

  5. 5

    Atualize os drivers USB. Se houver uma exclamação amarela ao lado de qualquer dispositivo, é sinal de que há algum problema com os drivers; quando o ícone estiver ao lado dos controladores USB, o erro é dos drivers deles.

    • Clique com o botão direito no dispositivo defeituoso e escolha “Atualizar drivers do software”. Siga as instruções para fazer a reinstalação.[1]
  1. 1

    Pressione . a tecla Windows + R e digite diskmgmt.msc para abrir o utilitário Gerenciador de Discos.

  2. 2

    Clique com o botão direito na partição do pendrive. Todas as partições , de cada disco, aparecerão no quadro inferior do utilitário.

  3. 3

    Selecione “Formatar” para abrir a ferramenta de formatação.

  4. 4

    Escolha “FAT32” como arquivo de sistema para que o pendrive possa ser lido no Windows, OS X, Linux e consoles.

  5. 5

    Desmarque “Realizar formatação rápida”. O processo demorará mais, porém o Windows conseguirá corrigir erros no drive.

  6. 6

    Clique em .OK para iniciar a formatação do pendrive. Ela demorará um pouco, mas se for bem sucedida, o pendrive deverá aparecer no Windows; do contrário, continue lendo para experimentar um novo método.

    • Formatar o pendrive apagará todos os dados do USB.
  1. 1

    Abra o Prompt de Comando no menu “Iniciar” ou com o atalho tecla Windows + R. Depois, digite cmd.

  2. 2

    Insira .diskpart e pressione Enter. Talvez seja necessário fornecer acesso de administrador. O Prompt mudará para DISKPART>.

  3. 3

    Digite .list disk e pressione Enter. Todos os discos conectados serão exibidos.

  4. 4

    Escolha .select disk # e aperte Enter. Substitua o “#” pelo número associado com o drive USB.

  5. 5

    Insira a palavra .clean e pressione Enter. Serão verificados os erros do disco.

  6. 6

    Digite .create partition primary e tecle Enter para criar uma nova partição no disco.

  7. 7

    Agora insira .active e aperte Enter para fazer com que a nova partição seja a ativa no pendrive.

  8. 8

    Digite .format fs=fat32 e tecle Enter. A nova partição será formatada ao sistema de arquivos FAT32, compatível com Windows, Linux, OS X e outros.

    • Provavelmente, a formatação demorará um pouco para ser finalizada.
  9. 9

    Finalmente, insira .exit e pressione Enter. O utilitário DiskPart será fechado.[2]

    • Caso o USB continue não aparecendo no Windows após utilizar o DiskPart, ou se ainda houver erros ao tentar formatá-lo, é mais provável que o pendrive esteja com algum dano físico e não possa mais ser utilizado.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*