Como Fica Uma Tartaruga Quando Hiberna?

Apesar de criação de animais ser algo comum dentro de casa, nem sempre estamos preparados para certas ocasiões.

Por exemplo, reparou que sua tartaruga está dentro do caso, imóvel, parecendo morta? Apesar de ser uma situação desesperadora, pode não ser o que você está pensando. Na verdade, pode ser que ela esteja apenas hibernando e não morta, e você pode estar se preocupando a toa.

Se isto está acontecendo com o seu bichinho, nós vamos te ensinar a diferenciar um estado do outro, assim você saberá o que fazer quando isso acontecer. 

Sobre a hibernação 

Primeiro de tudo, vamos saber mais sobre esse processo usado por muitas espécies. A hibernação é uma estratégia usada por muitos animais com o objetivo de se manter a salvo durante os meses mais frios na natureza.

E por mais que o seu pet não esteja vivendo neste local, ele pode usar esse truque para se manter aquecido em temperaturas baixas. Por não saber que o quelônio utiliza dessa habilidade, alguns donos podem achar que o seu bicho morreu.

E é por isso que vamos ensinar a como identificar entre um e outro.

Como Fica Uma Tartaruga Quando Hiberna?Tartaruga Hibernando

Hibernação ou morte? 

Apesar da tartaruga poder adotar essa atitude, seja ela aquática ou terrestre, não é algo muito comum entre elas. Isso porque ela nunca estão num nível de temperatura que a force a fazer isso. Na verdade, é mais comum que ele entre num tipo de semi hibernação, estado em que deixa de comer e se move com menos frequência, especialmente em ambiente abaixo dos 15 graus. 

Se isto estiver acontecendo, fique atento, pois nem sempre o animal se alimenta o suficiente nos meses de calor para suportar esse período com menos comida. Se este for o caso, ele pode adoecer e acabar morrendo, eventualmente. 

Como evitar a hibernação

Se você não quer que o seu bichinho entre em estação de hibernação ou semi hibernação é necessário ficar atento ao ambiente do seu animal. É importante proporcionar uma boa iluminação para ele, assim como um clima estável. Você pode usar um termostato para te ajudar nesta tarefa. 

Controle a temperatura da água para que ela fique sempre em torno de 26 graus. É importante não deixar que esta passe dos 3°c acima do clima ambiente. Caso utilize um aquaterrário simples, você pode utilizar de um candeeiro com uma lâmpada do tipo UV para direcioná-lo. 

Caso tenha comprado agora sua tartaruga ou ela ficou doente recentemente, não deixe que ele entre neste estado. Isso porque ela não está em condições físicas para tal feito. O bicho só pode fazer isso após completar um ano de idade. 

Como Fica Uma Tartaruga Quando Hiberna? Como Fica Uma Tartaruga Quando Hiberna? Como Fica Uma Tartaruga Quando Hiberna? Como Fica Uma Tartaruga Quando Hiberna? Como Fica Uma Tartaruga Quando Hiberna? Como Fica Uma Tartaruga Quando Hiberna?

Um forma bem fácil de saber se sua Tartaruga está hibernando ou se morreu – infelizmente – é tocá-la. Mesmo ela estando dentro do casco, se ela estiver saudável e viva, irá se mexer. Mesmo que minimamente. 

No caso das aquáticas, elas costumam ir para o fundo do aquário quando estão nesse estado e ficam por lá até o inverno acabar. Se esta for a situação do seu bicho, basta observar as bolinhas de ar que se formam em seu nariz, esse é o sinal de que o indivíduo está vivo. E se mesmo assim estiver na dúvida ou não tiver certeza de que ela está bem, leve-a ao veterinário. 

Não se precipite, o fato do bicho estar mais quieto não quiser que ele está prestes a morrer, às vezes realmente poder ser só a hibernação. De qualquer forma, procure um profissional para ter certeza e tirar eventuais dúvidas sobre a saúde do animal, entre outras coisas.

  • Quanto ao seu estado de saúde, basta observar alguns sinais para saber se ela está doente ou não. 
  • Se ela apresentar tosse ou espirro, olhos inchados, mudança de apetite e comportamento e diarréia, este são os sinais de que você precisa levá-la num especialista.  

Como Fica Uma Tartaruga Quando Hiberna? Como Fica Uma Tartaruga Quando Hiberna? Como Fica Uma Tartaruga Quando Hiberna?

Infecção respiratória: existem algumas mazelas comuns que atingem esse animal, como é o caso da infecção respiratória.

Isso pode ser causado por mudanças repentinas no clima, que são provocadas por um mau ajuste na temperatura da água ou por correntes de ar. Ambos podem fazem o pet contrair uma doença respiratória, como acontece com os seres humanos.

Neste caso, observe os seguintes sintomas: secreções nasais, respiração com a boca aberta, perda de apetite e letargia. 

Para evitar tais doenças fique atento a água do aquário do indivíduo, mantendo sempre a temperatura estável, isso irá reforçar o seu sistema imunológico. Caso ele não melhore dentro de alguns dias, leve-o ao veterinário, pois a doença pode evoluir para uma pneumonia. 

Constipação e diarréia: ambos transtornos intestinais são causados por uma má alimentação. A  constipação quer dizer que a dieta da tartaruga está com falta de fibra. Mas ele também pode ocorrer se o local onde ela vive é muito pequeno. 

No caso da diarréia está aparece por causa da alimentação em excesso, como o consumo muito grande de frutas, verduras ou de alguma comida em mau estado. 

Para curar a prisão de ventre, faça correções na dieta do seu pet. Você também pode recorrer a um banho de água morna, cobrindo a parte de baixo do seu casco. 

No caso da diarréia, para prevenir tal problema, mantenha sempre a água do aquário limpa e cuide da higiene da criatura. Diminua também a quantidade de líquido na alimentação até que a situação volte ao normal. 

Problemas nos olhos: as tartarugas são propensas a doenças oculares. Estás podem ser facilmente identificáveis, se perceber que o animal está de olhos fechados ou inchados, além da falta de apetite, quer dizer que algo está errado.

A causa mais comum dessa mazela é a falta de vitamina A ou por causa da água suja. O melhor tratamento é lavar o olhos do animal com soro fisiológico, duas vezes ao dia.

Caso os sintomas não melhorem, leve o bicho até o veterinário, talvez seja necessário o uso de antibióticos ou um complemento nutricional que regularize a quantidade de vitamina A. 

Minha Tartaruga Morreu o Que Fazer?

Sua tartaruga está recolhida dentro do casco, imóvel e parecendo não ter mais vida? Saiba que pode ser que ela esteja apenas hibernando e você esteja preocupado sem ter realmente um motivo para isso. A grande questão é saber diferenciar o estado de hibernação do estado de morte. A seguir vamos te dar dicas de como agir se achar que sua tartaruga morreu.

A Hibernação

Hibernar é um mecanismo de defesa usado por alguns animais com objetivo de mantê-los a salvo durante os meses mais frios. Mesmo que sua tartaruga não esteja vivendo na natureza pode usar esse ‘truque’ para se manter aquecida em temperaturas menos amistosas. Algumas pessoas se assustam com o comportamento adotado por esses quelônios acreditando que estão mortos.

Como Saber a Tartaruga Morreu ou Está Hibernando

Para quem tem uma tartaruga é crucial saber diferenciar a hibernação da morte, abaixo vamos apresentar dicas de como distinguir os dois estados.

– Hibernação Menos Provável

Embora as tartarugas criadas em aquários e aquaterrários possam hibernar não é exatamente comum que isso aconteça, pois não estão submetidas a temperaturas realmente baixas. O mais normal é que o quelônio entre no processo conhecido como semi-hibernação em que deixa de comer e se move com menos frequência em temperaturas ambiente abaixo de 15°C

Se a sua tartaruga estiver no estado de hibernação ou semi-hibernação é necessário ficar atento, pois em geral esses animais não se alimentaram o suficiente durante os meses mais quentes para suportar o período com menos comida. Nesses casos podem adoecer e eventualmente vir a falecer.

Como Fica Uma Tartaruga Quando Hiberna? Como Fica Uma Tartaruga Quando Hiberna? Como Fica Uma Tartaruga Quando Hiberna? Como Fica Uma Tartaruga Quando Hiberna? Como Fica Uma Tartaruga Quando Hiberna? Como Fica Uma Tartaruga Quando Hiberna?

– Evite a Hibernação ou a Semi-Hibernação

Para que a tartaruga não entre em estão de hibernação e nem de semi-hibernação é necessário ter atenção para o ambiente. Mantenha uma boa iluminação e a temperatura estável com o auxílio de um termostato.

Controle a temperatura da água para que fique sempre em torno de 26°C, cuidado para que não fique com mais de 3°C além da temperatura ambiente. Se o aquaterrário da sua tartaruga for simples você pode usar um candeeiro com uma lâmpada UV direcionada para o mesmo.

Não deixe que uma tartaruga recém-adquirida ou que esteja doente hiberne, pois ela provavelmente não tem condições físicas para passar por esse processo. As tartarugas não hibernam até completar um ano de idade.

– Teste

Uma forma de identificar se a tartaruga está em estado de hibernação ou faleceu é fazer o teste de tocá-la, pois se estiver viva e saudável, mesmo que dentro do casco, vai se mover ligeiramente.

As tartarugas aquáticas quando hibernam tendem a ir para o fundo do aquário e ficar ali até o inverno passar. Observe as bolinhas de ar que se formam a partir do seu nariz, esse é o sinal de que ela está viva.

Se tiver dúvida leve a sua tartaruga para se consultar com um veterinário para ter certeza.

Antes de ficar alarmado porque sua tartaruga está mais quietinha do que o habitual recomendamos que seja feita uma visita ao especialista, pois talvez ela esteja realmente só hibernando.

Categoria(s) do artigo:

Como saber uma tartaruga está hibernando – Tudo sobre!

Como Fica Uma Tartaruga Quando Hiberna?

Com o diferencial desses animais no comportamento em relação a animais mais comuns como gatos de cachorros, também vem outras peculiaridades que precisam ser entendidas a fim de conseguirmos cuidar corretamente desse bichinho me caso de adoção autorizada pelo IBAMA. Dentre as peculiaridades principais em relação a esses animais, encontramos a hibernação, que nada mais é do que um mecanismo de defesa próprio de alguns animais que lhes permite sobreviver aos meses mais frios. Quando uma tartaruga hiberna, ela se recolhe no interior da carapaça e entra em sono profundo, que pode ser confundido com morte. Se sua tartaruga tem vindo a apresentar um comportamento estranho, não se alimentando e ficando imóvel, continue lendo para descobrir se ela está hibernando ou adoecendo! Se você está preocupado e procura como saber se sua tartaruga está hibernando, neste artigo do umCOMO te ajudamos a obter respostas.

Leia também:  Como Saber O Que Vou Receber No Irs?

Também lhe pode interessar: Como limpar minha tartaruga

As tartarugas são animais com baixo metabolismo[1], o que as ajuda a sobreviver em ambientes bastante frios, possibilidade também viável em razão do mecanismo de hibernação, que as permite entrar num estado de inércia que calha na economia de energia.

Tartaruga e frio são uma combinação própria da natureza. Nos seus habitats naturais e gélidos, as tartarugas hibernam por necessidade, enquanto, quando se encontram em aquários ou aquaterrários no interior de nossas casas, é menos provável isso acontecer dado que as temperaturas não baixam assim tanto.

Caso você more em um local onde faz bastante frio em épocas do ano e onde não haja um sistema de aquecimento interno que permita manter a residência em temperatura amena durante os períodos de inverno, é possível que isso ocorra, entretanto, se você quer saber se tartaruga e jabuti hibernam no Brasil, saiba que as chances são muito baixas.

Em locais de frio moderado, o que você pode observar é o que se chama estado de semi-hibernação, que acontece geralmente em espaços abaixo dos 15-16ºC e no qual a tartaruga move-se com menos frequência e deixa de comer.

Esse estado não é aconselhado pois, muitas vezes, durante a primavera e verão as tartarugas não se alimentaram o suficiente para poderem passar os meses seguintes sem comer.

Por essa razão, o que muitas vezes acontece é que adoeçam e morram.

Para evitar a semi-hibernação ou hibernação, é necessário manter o aquecimento e a iluminação do local, usando um termostato para controlar a temperatura da água, que deverá rondar os 26ºC, não devendo exceder os 3-4ºC de diferença em relação à temperatura ambiente. Caso o aquaterrário seja simples, basta colocar um candeeiro com lâmpada UV direcionado para ele.

Jabuti hiberna?

Se você tem tiver outros animais semelhantes e quiser saber se cágado ou jabuti hiberna, saiba que a resposta também é afirmativa e que a hibernação também dependerá da temperatura do ambiente na qual o animal se encontra.

Importante: caso você more em um local frio que favoreça a hibernação, certifique-se de que a tartaruga está saudável logo antes da chegada do frio.

Um animal doente, caso comece a hibernar, poderá dificultar a percepção de que algo não vai bem com sua saúde, o que poderá até mesmo causar sua morte em casos mais graves.

Se você não faz ideia de como saber se o jabuti está doente mas desconfia da possibilidade, o melhor será levar o animal até um especialista.

Quando hibernam, as tartarugas adotam um comportamento característico que permite diferenciar esse estado da morte ou adoecimento delas: recolhem-se completamente no interior da carapaça e movem-se ligeiramente quando tocadas.

Caso você mexe um pouco em sua tartaruga e perceba que houve uma resposta você terá como saber se a tartaruga morreu com certeza, afinal, o estado de hibernação não é o mesmo que o de um sono profundo de forma que o animal é capaz de responder a estímulos, ainda que de forma limitada.

Caso se trate de uma tartaruga aquática e o acesso ao animal não estiver muito fácil, uma dica simples para descobrir o que se passa é saber que esses animais se refugiam no fundo do aquário ou lago e aí permanecerá durante todo o inverno, enquanto hibernam. É possível saber que ela ainda está viva e respirando através das bolhinhas de ar que se formarão no nariz dela, já que o animal seguirá respirando durante o processo de inércia.

Para se certificar de que a tartaruga hiberna com reservas suficientes para se manter viva, saiba como alimentar as tartarugas de água e como alimentar as tartarugas de terra. É importante providenciar-lhes uma alimentação nutritiva e variada.

Se você precisa entender como saber se o jabuti morreu, as dicas acima também são válidas.

Como Fica Uma Tartaruga Quando Hiberna?

Imagem: Reprodução/tartarugas.avph.com.br

Em razão das semelhanças físicas e de todas fazerem parte ordem Testudinata, é muito comum que acabemos por confundir tartarugas, cágados e jabutis.

As confusões podem ser simples e fazer apenas com que erremos o nome da espécie à qual estamos fazendo referência, entretanto, quando estamos efetivamente lidando com o animal, é necessário que façamos a diferenciação para ter certeza de que estamos tomando os cuidados necessários e não agindo de forma inapropriada.

Em relação à aparência, não existem grandes diferenciações entre as espécies, ainda que as tartaruga marinhas tenham um casco mais achatado para proporcionar maior facilidade no nado e também nadadeiras que substituem as patas. A outras diferenciações estéticas entre todas os tipos citados da ordem irá ocorrer de acordo com a espécie, já que cada uma tem cores e anatomias um pouco distintas.

A principal diferenciação que devemos fazer em relação a tartarugas, cágados e jabutis é em relação a seus habitats naturais.

As tartarugas são espécies unicamente aquática e vão para a terra apenas em momentos específicos como para tomar sol e botar ovos na areia[1], sendo assim, se você está se perguntando se tartaruga tigre d'água pode ficar fora da água, saiba que a resposta é que sim, entretanto, durante um período curto de tempo já que não é esse seu costume. É válido dizer que as tartarugas são divididas entre as de água doce e salgada.

Ao contrário das tartarugas, os jabutis são animais que apenas ficam no terrestre, sendo pouco adaptados a ambientes aquáticos, enquanto os cágados intercalam o tempo em ambos ambientes.

Como Fica Uma Tartaruga Quando Hiberna?

Imagem: br.vazlon.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se minha tartaruga está hibernando, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos

  • Não deixe hibernar uma tartaruga que tenha sido adotada há pouco tempo ou que esteja doente.
  • Para que a tartaruga hiberne, ao longo de um mês a temperatura ambiente e da água deve ser reduzida gradualmente, até atingir 10-11ºC.
  • Tartarugas provenientes de regiões quentes não hibernam, pelo que será útil se informar sobre a espécie da sua tartaruga.
  • As tartarugas não hibernam até completarem 1 ano de vida.
  • Em caso de dúvida, leve a tartaruga ao veterinário.

Referências

  1. Sumário executivo do plano de ação nacional para a conservação das tartarugas marinhas. Instituito Chico Mendes. Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/docs-pan/pan-tartarugas/1-ciclo/pan-tartarugas-sumario.pdf. Acesso em: 25/05/2020.

Quais animais hibernam? Por quê?

Como Fica Uma Tartaruga Quando Hiberna? 600px-Eptesicus_nilssonii_hibernating

Esquilos, morcegos, marmotas, ratos-silvestres, hamsters e ouriços são alguns dos animais que hibernam. Eles fazem isso para poupar energia durante o inverno, já que, nessa estação, a comida é escassa.

O fenômeno só acontece com animais homeotermos (que têm a temperatura corporal constante) e que vivem em regiões temperadas e árticas, onde o frio é muito rigoroso.

“Ao hibernar, o animal parece estar morto, mas o que acontece, na verdade, é uma brusca redução nas atividades do seu organismo”, diz a bióloga Cecília Pessutti, do Zoológico de Sorocaba, SP.

A temperatura do corpo cai, a respiração quase cessa e os batimentos do coração ficam tão lentos que se tornam praticamente imperceptíveis. “O estado de inatividade é tão profundo que o animal não desperta nem se for chacoalhado”, afirma Cecília.

A hibernação pode durar semanas e funciona também como um regime de dar inveja a qualquer ser humano em dieta: o animal consome a gordura acumulada em seu corpo ou acorda de tempos em tempos para comer alimentos estocados no ninho.

Algumas espécies chegam a perder metade do peso durante a hibernação! O bicho só abandona essa interminável soneca quando a temperatura do ambiente começa a subir. Ao contrário do que se costuma dizer, os ursos não hibernam, embora passem boa parte do inverno dormindo.

A temperatura corpórea do temido urso marrom, por exemplo, só cai de 38ºC para 34ºC, por isso, tecnicamente ele não se encontra em hibernação. Seu metabolismo fica um pouco mais lento, mas, diante de qualquer sinal de perigo, ele acorda na hora. O mesmo acontece com os castores.

Embora pouca gente saiba, muitos animais que vivem em regiões desertas, quentes e secas também entram num sono profundo para se defender das agressões da natureza.

É o caso dos caracóis e de alguns tipos de sapos e peixes, como a pirambóia, que chegam a se enterrar na lama quando os rios em que vivem começam a secar. Nesses casos, no entanto, o fenômeno recebe outro nome: estivação.

LEIA MAIS

– Qual é o animal mais forte do planeta?

Continua após a publicidade

– Animais sentem cóçegas?

Batdieta

Cavernas e minas são o abrigo preferido para a hibernação do Myotis sodaliss, espécie de morcego que habita altas latitudes. Com poucos gramas de gordura armazenada, eles perdem entre 25% e 50% do seu peso durante esse período de inatividade, que dura de cinco a seis meses.

Leia também:  Como É Que O Primeiro Rei De Portugal Morreu?

Siesta sem fim

As marmotas (Marmota caligata) fazem sua toca em árvores ocas, onde podem dormir nove meses sem parar, alimentando-se da gordura estocada em seu corpo. Nesse período, o coração do bichinho bate apenas três ou quatro vezes por minuto, contra os 90 a 130 batimentos normais.

Inércia congelante

Os esquilos do Ártico (Spermophilus undulatus) passam quase metade da vida em hibernação, embora nesses períodos acordem a cada três semanas para comer e evacuar. A queda de temperatura é radical: o corpo do esquilo pode chegar a 2ºC negativos.

Continua após a publicidade

  • animal
  • Comportamento animal
  • inverno
  • Mundo Animal
  • sono

ORIENTAÇÕES DE HIBERNAÇÃO PARA TARTARUGAS E JABUTIS – HIBERNATION GUIDELINES FOR TURTLES AND TORTOISES

ORIENTAÇÕES DE HIBERNAÇÃO PARA TARTARUGAS E JABUTIS –

HIBERNATION GUIDELINES FOR TURTLES AND TORTOISES

ORIENTAÇÕES DE HIBERNAÇÃO PARA TARTARUGAS E JABUTIS

A hibernação é um mecanismo da natureza para proteger suas criaturas de sangue frio (e alguns animais de sangue quente também) em clima frio ou quando comida e água são escassos.

Dormência também parece afetar os ciclos reprodutivos das espécies de quelônios, se a não-tropical ou tropical, e zoológicos muitas vezes fornecem um “período de reflexão” para estimular a atividade reprodutiva, quando as temperaturas normalizar. Para manter as informações gerais, estou dividindo as tartarugas e jabutis em apenas duas categorias: não-tropicais (aquelas espécies que hibernam) e tropical (aquelas espécies que não).

Tartarugas e jabutis podem hibernar até um total de oito meses do ano, dependendo da localização latitudinal. A regra de polegar para guiá-lo em sua pesquisa deve ser: quanto mais longe do equador a espécie ocorre naturalmente, o mais provável é para hibernar; quanto mais próximo do equador, o menos provável.

Quais espécies precisam de hibernação ou um período de dormência? Uma tartaruga Horsfields (Testudo horsfieldii) no Cazaquistão pode permanecer no subsolo para todos, mas três meses do ano, embora não seja necessariamente hibernando todo o período; emerge apenas para beber, quando chove e a vegetação se torna disponível, então cava de volta para o solo a uma profundidade onde a temperatura é estável e o nível de umidade confortável. De maneira semelhante, algumas espécies de tartarugas e de tartaruga vai fazer a mesma coisa durante os períodos de seca.

Seja como uma resposta ao frio ou calor extremo extremo, uma tartaruga ou cágado vai tentar criar para si um “microclima”, quando se escava no solo. 80% de umidade do solo parece ser a norma.

 Umidade do solo, NÃO deve ser confundido com o solo encharcado de nossos invernos Califórnia – é um fator crítico na sua capacidade de sobreviver na selva. Mas em cativeiro você está tendo uma chance permitindo que seus animais para hibernar no quintal.

 A combinação de chuva e frio vai matar uma escavação ou construção de galerias de quelônios, apesar de nossos invernos Califórnia são temperado para os padrões do país.

Algumas espécies comumente mantidas que vai tentar hibernar são as tartarugas do deserto (Gopherus); a tartaruga russo (T.

horsfieldii); as tartarugas de caixa; as tartarugas de madeira (Clemmys insculpta); as tartarugas manchados(Clemmys guttata); os Cágados (ilegal / protegida em vários estados, por sinal); e sliders (Trachemys scripta elegans) Vermelho-orelhudo.

Você deve ser capaz de determinar quais dos seus animais precisa de hibernação. O seu clube local ou qualquer número de fontes na internet pode ajudá-lo. Participar de um fórum dedicado à espécie você mantém também uma ótima maneira de aprender o que está trabalhando para os outros.

Espécies tropicais, como Red-foots (Geochelone carbonaria), amarelo-foots (Geochelone denticulata), Elongatas (Indotestudo elongata), as tartarugas do Sul-americano de madeira (Rhinoclemmys) e as espécies africanas não hibernam, mas podem retardar por um período de tempo quando o tempo esfria e reduz a luz do dia. Em climas não tropicais eles precisam ser mantidos dentro de casa artificialmente quentes e / ou úmidos. Um medidor de umidade no terrário irá ajudá-lo a manter o controle de seu conforto.

Arid-moradia, não hibernando espécies como tartarugas egípcias (Testudo kleinmanni), tartarugas irradiadas (Geochelone radiata), tartarugas panqueca (Malacochersus tornieri), Sulcata (Geochelone sulcata) e leopardos (Geochelone pardalis), para citar alguns, também deve ser protegido do frio e úmido e são particularmente vulneráveis ​​aos problemas respiratórios e infecção quando úmido. Eles nunca devem ser deixados de fora. Mas mesmo estas espécies têm uma exigência de umidade, embora não tão alta quanto as espécies tropicais. Você terá que configurar “microclimas” para eles que vai compensar o ressecamento causado pelo calor interior. Isso pode ser conseguido por meio de acesso a água para beber, de imersão e micção, além de uma área seca, onde há calor e abrigo. Um medidor de umidade boa e um termômetro são ferramentas valiosas, não importa qual espécie você está mantendo.

Como um entendido que você é responsável por determinar a distribuição geográfica das espécies que você tem, e se o seu animal deve hibernar.

 Você deve tomar providências com base na localidade e clima para seu sono seguro ou período de dormência.

 Mas se você tiver adquirido recentemente um animal, tem um que está doente ou em recuperação, ou um filhote que está com menos de três anos, não hibernam eles; este grupo é altamente vulnerável a morrer se for permitido para hibernar.

Qualquer espécie que está sendo mantido em um clima não endêmica para a sua evolução (que se aplica à maioria dos animais em cativeiro) vai exigir investigação de sua parte. Você tem algumas decisões cuidadosas para fazer com base nas espécies, sua saúde e peso, sua idade e sua história conhecida.

Saúde Exame por um ou outro você, um veterinário qualificado ou um entendido experiente é obrigatório.

 Se há alguma descarga a partir de qualquer nariz, boca, olhos ou cloaca você pode ter que hibernam o animal e colocá-lo em um regime de tratamento com antibióticos; desconforto respiratório é fatal em hibernação.

 Feridas ou lesões ou qualquer podridão casca também deve ser tratada até a cura antes da hibernação.

Se o animal é leve para seu tamanho ou não tem comido bem e tem reservas de gordura não adequados para vê-lo durante os meses de hibernação, ele deve ser mantido acordado ou de saco cheio com o peso suficiente.

 Você pode, então, permitir que um período de sono mais curto, geralmente várias semanas, em um lugar onde você pode monitorar o seu bem-estar.

 O sistema imunológico não é eficaz em hibernação e um animal dormindo não tem resistência a infecções, seja interno ou externo.

Se o animal tem olhos que aparecem afundados (enothalmic), é um sinal de maior desidratação ou um problema físico que tem reduzido o volume de sangue ou fluido nas células. A quelônios bem hidratado saudável tem olhos brilhantes e claras e membros e cauda gordas e flexíveis.

Dieta Certifique-se de alimentar os alimentos durante o verão, que contêm uma grande quantidade de vitamina A. A vitamina A, especialmente se esgota durante a hibernação; ele é armazenado nos tecidos do corpo, a gordura e do fígado, eo animal baseia-lo durante o sono.

 Oferecer alimentos que contêm carboidratos, como cenoura ralada, abóbora, alfafa, maçãs e pêssegos para seus onívoros (a fruta está tudo bem para as tartarugas, mas não para as tartarugas); todos contêm vitamina A.

Incentive seus herbívoros (tartarugas) para comer algumas cenouras e abóbora, além das ervas daninhas ricos em fibras secas, ervas, timothy e alfafa para o final do verão.

 Alfafa contém mais proteínas que o feno timothy feno ou pomar grama, de modo que o último é preferível, apesar de alfafa pode ser misturado com a forragem em pequenas quantidades. Na natureza uma tartaruga herbívoros vai ter alimentado sobre a vegetação seca pelo calor do verão; essa massa vai “sair fora” dos intestinos antes da hibernação.

Tartarugas e jabutis geralmente instintivamente parar de comer por conta própria antes de hibernação, mas é melhor se você regular a disponibilidade de alimentos.

 Andy Highfield desenha uma correlação entre o tamanho do animal e da sua taxa metabólica (determinado pela temperatura) e a quantidade de tempo que leva a começar a desacelerar a hibernação por meio de jejum.

 Um animal maior pode precisar de até três semanas para limpar o seu sistema, enquanto uma tartaruga de caixa ou uma tartaruga Horsfields pode precisar de apenas duas semanas. Dr. James Jarchow acredita que um pouco de grama ingerido antes da hibernação não é prejudicial, mas de grande quantidades de alimentos são.

 As espécies onívoras, como as tartarugas devem ser mantidos de alimentar pelo menos duas semanas antes de ser colocado em hibernação para evitar decomposição de alimentos na parte superior do sistema digestivo; gás timpânica irá formar e sufocar a tartaruga dormir. Frutas cujos açúcares fermento são particularmente perigosas.

Esportes aquáticos Tartarugas aquáticas podem hibernação ao ar livre, enquanto a água no seu habitat não congelar solidamente.

 A tartaruga vai procurar abrigo no fundo do seu tanque e reduzir a sua necessidade de oxigênio, reduzindo seus processos corporais, tendo em oxigênio através das membranas mucosas da sua garganta e cloaca.

 Em cativeiro um aquático pode hibernar confortavelmente em um mínimo de 18 centímetros de água para que a temperatura não flutua e causar um congelamento total.

 Keepers experientes em partes mais frias do país manter um pequeno aquecedor lagoa flutuante ativo para evitar que seus tanques de congelamento. Se sua lagoa é rasa e sua tartaruga não tem como proteger-se a uma temperatura estável hibernando, criou um aquário interior e aproveitar o inverno juntos.

Leia também:  Como Imprimir Uma Foto Do Tamanho Que Eu Quero?

Espécies exóticas e tropicais Ao contrário das espécies em climas mais frios, as espécies tropicais experimentar um período de inatividade associado com a estação seca. Este torpor termina com a chegada da estação das chuvas.

 Você pode incentivar esse período de inatividade dentro de casa, reduzindo a intensidade da luz e alimentação com menos freqüência.

 Este período dura cerca de seis semanas e pode estimular comportamento reprodutivo após um retorno aos níveis normais de luz e horário de alimentação acelerada. Pesquisas na Internet sobre o clima deve render a informação da estação seca para determinadas espécies exóticas.

 Você também pode pesquisar por “Geografia e clima de xxxxx” – basta digitar o país. Alguns sites mostram não apenas gráficos de precipitação anual, mas a temperatura também. Isto é muito útil quando impressos para referência.

Hibernação de terrestres e semi-Aquáticos dentro e para fora Congelamento e afogamento são os dois maiores perigos enfrentados por tartarugas e cágados hibernando exterior terrestres e semi-terrestres cativos, então guardas costumam oferecer recipientes em que os animais podem passar os invernos em ambientes fechados. A caixa-dentro-a-box, que é preenchido com jornal Wadded ou desfiado proporciona isolamento e escuridão. Coloque a caixa em um quarto pouco usado, closet, um galpão ou uma garagem e manter um termômetro na caixa. Verifique com freqüência, especialmente se houver alterações climáticas externas.

Em hibernação espécies podem tolerar uma temperatura entre 39 ° F e 50 ° F (3,8 ° C e 10 ° C), quando em estado de hibernação artificialmente.

 Uma temperatura acima de 50 ° F pode precipitar torpor, e não uma verdadeira hibernação, e sua tartaruga ou tartaruga pode usar até reservas de gordura preciosos com o seu metabolismo aumentado.

 Se isso acontecer e muita gordura tem sido dispendido, você vai ter que tirar a tartaruga ou a tartaruga fora do seu recipiente de hibernação e deixe-a vir gradualmente até uma temperatura mais quente. O animal deve ser alimentado e mantido a temperaturas de não-hibernação.

 Uma maneira de saber a sua tartaruga não é verdadeiramente hibernando é se ele está ativo em sua caixa de hibernação ou se você achar que tem urinado. Remova-o e hidratar-lo e mover a caixa para um local mais fresco protegido. Fornecer, substrato fresco seco e monitorá-lo para ter certeza de que ele vai dormir.

É fundamental para pesar sua tartaruga ou da tartaruga antes de hibernação e traçar o seu peso ao longo do período de hibernação. Invista em uma balança digital para pesar as espécies mais pequenas (com menos de 6 lbs.) Para melhor precisão.

 Com base na relação de tamanho e peso, o seu veterinário ou outro detentor pode dizer se a hibernação é seguro. Durante a hibernação suas verificações freqüentes pode ser usado como um momento de pesar cuidadosamente a sua tartaruga.

 Um excelente regra de polegar é que uma tartaruga ou tartaruga deve perder apenas 1% do seu peso corporal por mês de hibernação. Por exemplo, uma tartaruga de 400 gramas não deve perder mais de 4g por mês. Multiplique o peso do animal em gramas por 0,01: 0,01 X 400 = 4,0 gramas.

 Gráfico-lo em um pedaço de papel que você mantenha gravado perto do local  da hibernação como um guia para a hibernação do próximo ano.

Tartarugas selvagens e tartarugas irá selecionar uma toca que tem um pouco úmido do solo ou folha de maca para a perda de água por evaporação através da pele e pulmões. Cativeiro que estão sendo hibernados em condições não naturais dentro desidratação risco devido à baixa umidade.

 No entanto, porque eles são pecilotérmicos, não devem ser autorizados a ficar úmida e gelada, também; eles não serão capazes de se secar. Verifique a condição da pele de animais que passam o Inverno a dormir dentro de casa.

 Se a pele é mais seca do que o normal ou o animal perdeu massa corporal muito nesse período, acorda-o e mergulhe-o em águas rasas (abaixo da ponte), água à temperatura ambiente por duas horas para recuperar os líquidos perdidos. Seque-o bem (mas não aquecê-lo!) E devolvê-lo ao seu caixa.

 Jabutis e tartarugas (crias e juvenis) mais jovens devem ter este feito por eles a cada três semanas, se necessário.

Particionamento de água Corpo em hibernando tartarugas e cágados mudanças na queda, o que lhes permite armazenar mais água no inverno do que no verão, por isso, a hidratação é fundamental para uma hibernação de sucesso. Se sua tartaruga hibernando ou tartaruga anula suas lojas de água (pode encontrar o substrato estiver úmido), é absolutamente necessário trazê-lo para a reidratação em águas rasas como explicado anteriormente.

Se o seu animal é usado para hibernar ao ar livre, verifique se ele tem acesso à água potável em todos os momentos, mas não deixá-lo hibernante onde a chuva pode afogá-lo ou molhá-lo até o ponto que fica gelada. Verifique o local de hibernação com freqüência.

 Se você ver uma tartaruga ou tartaruga a tentar aquecer em um dia chuvoso ou nublado, é indicativo de que algo está errado com o processo de hibernação. Traga os animais para dentro de casa um exame para determinar se a hibernação devem ser autorizados a continuar.

 É melhor prevenir do que remediar!

Intimidado? Você deve ser. Atenção ao detalhe faz a diferença uma hibernação bem sucedido e um que prejudica o seu animal. Mas você tem várias boas ferramentas com as quais trabalhar: a escala, um termômetro, um medidor de umidade e recursos como o seu clube e da internet.

Melissa Kaplan’s

Fonte:  anapsid.org

HIBERNATION GUIDELINES FOR TURTLES AND TORTOISES

Hibernation is nature’s mechanism to protect its cold-blooded creatures (and some warm-blooded animals as well) in cold weather or when food and water are scarce.

Dormancy also seems to affect the reproductive cycles of chelonian species, whether non-tropical or tropical, and zoos often provide a “cooling period” to stimulate breeding activity when temperatures normalize. To keep the information general, I’m dividing turtles and tortoises into only two categories: non-tropical (those species that do hibernate), and tropical (those species that do not).

Quais tartarugas devem hibernar e quais não devem? • Tiendanimal Blog

A hibernação é um mecanismo da natureza para proteger os animais de sangue frio de baixas temperaturas ou da escassez de comida e água. 

De maneira geral, as tartarugas de origem subtropical hibernam em seu habitat natural, enquanto as tropicais não o fazem. Como sempre dizemos, é muito importante conhecer tudo sobre a espécie do teu animal de estimação para dar-lhe os cuidados mais adequados.

Entre as espécies de cativeiro que devem hibernar, as mais comuns são as tartarugas russas (Testudo horsfieldii), tartarugas americanas do deserto (Gopherus), as tartarugas pintadas (Clemmys guttata), tartaruga-da-madeira (Clemmys insculpta) e as tartarugas-de-orelha-vermelha (Trachemys scripta elegans).

As espécies tropicais que não hibernam naturalmente são o Jabuti-piranga (Geochelone carbonaria), o Jabuti-tinga

(Geochelone denticulata), a tartaruga alongada (Indotestudo elongata), a tartaruga terrestre americana (Rhinoclemmys) e as espécies africanas.

Estas tartarugas, no entanto podem diminuir a sua atividade durante os meses frios nos quais os dias são mais curtos.

Se manténs alguma destas tartarugas em um clima que não é tropical, deverás levá-las para dentro de casa, a criar-lhes um microclima artificial, com condições adequadas de temperatura, radiação UVB e humidade.

Os mesmos cuidados são necessários para as tartarugas originárias de regiões desérticas da África, como as egípcias (Testudo kleinmanni), as tartarugas irradiadas (Geochelone radiata), as tartarugas panqueca (Malacochersus tornieri),  as tartaruga-de-esporas africana (Geochelone sulcata) e as tartarugas-leopardo (Geochelone pardales), entre outras.

Estes quelônios de zonas áridas são especialmente sensíveis às doenças respiratórias quando em climas frios e húmidos. Deverás criar-lhes um recinto apropriado para que passem o inverno dentro de casa.

Estas tartarugas tropicais ficam naturalmente menos ativas no período da seca. Se queres estimular a reprodução, podes simular esta estação de aproximadamente 6 semanas, a diminuir a intensidade das luzes e alimentá-las com frequência menor.

Ainda sobre as tartarugas que hibernam, lembra-te que só devem hibernar os animais jovens adultos (a partir de 3 ou 4 anos de idade) que gozem de boa saúde. Outra ressalva é que cada espécie está preparada para sobreviver ao inverno do seu habitat natural.

Se o clima onde tu vives não é apropriado (longos períodos abaixo de 4º ou acima de 10º), ou se o inverno é demasiado longo, é melhor não deixar as tartarugas ao ar livre.

Podes deixá-las hibernar em um galpão ou garagem onde faça frio, mas que haja proteção contra a neve ou excesso de chuvas. As tartarugas aquáticas precisam de um tanque de pelo menos 60 cm de profundidade para poderem refugiar-se no fundo, onde a água é menos fria.

Se a superfície se congela, utiliza um aquecedor, ou para evitá-lo prepara um aquário dentro de casa para que passem o inverno.

Como saber se a tartaruga está realmente a hibernar? Se percebes que ela desperta-se, move-se ou que urina várias vezes durante o inverno, estes são sinais que o seu metabolismo não se reduziu ao nível mínimo de consumo de energia e líquidos e portanto, as reservas não foram suficientes até a chegada da primavera. Neste caso, o melhor é despertá-la lentamente, subindo pouco a pouco a temperatura até que ela se ative completamente. 

Dra. Isabel Iglesias

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*