Como Fechar Um Programa Que Travou?

Alguns aplicativos ou processos em segundo plano podem interferir na instalação ou na atualização. Saiba como fechá-los para continuar a instalação ou a atualização.

Alguns aplicativos ou processos são executados em segundo plano, mesmo que você não veja nenhum arquivo ou aplicativo aberto. Eles podem interferir e fazer com que a instalação pare temporariamente. Você deve fechar os aplicativos ou processos conflitantes antes de continuar com a instalação ou atualização.

Por exemplo, você pode ver qualquer uma das seguintes mensagens de erro:

  • “Feche os seguintes aplicativos/processos para continuar: – LogTransport2,”.
  • “Salve seu trabalho e feche os seguintes programas e, a seguir, clique em Continuar:”

Antes de fechar um aplicativo, salve seu trabalho.

Clique com o botão direito no ícone do aplicativo na barra de tarefas e selecione Fechar janela.

Como Fechar Um Programa Que Travou?

Pressione Ctrl e clique no ícone do aplicativo no Dock e selecione Sair.

Como Fechar Um Programa Que Travou?

  1. Clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e selecione Gerenciador de tarefas.

    Como Fechar Um Programa Que Travou?

  2. Se o Gerenciador de tarefas não estiver totalmente expandido, selecione Mais detalhes.

    Como Fechar Um Programa Que Travou?

  3. Selecione a guia Detalhes.

    Como Fechar Um Programa Que Travou?

  4. Selecione o processo mencionado na sua mensagem de erro. Em seguida, selecione Finalizar tarefa.

    Como Fechar Um Programa Que Travou?

  5. Repita as etapas 3 e 4 para quaisquer processos conflitantes adicionais.

  1. No Finder, selecione Ir > Utilitários.

    Como Fechar Um Programa Que Travou?

  2. Clique duas vezes no Monitor de atividades.

    Como Fechar Um Programa Que Travou?

  3. Selecione Todos os processos no menu Exibir para garantir que todos os processos sejam listados.

    Como Fechar Um Programa Que Travou?

  4. Digite o nome do processo na caixa de pesquisa no canto superior direito da janela do Monitor de atividades. 

    Como Fechar Um Programa Que Travou? Um exemplo de processo em segundo plano da Creative Cloud

  5. Clique duas vezes no processo conflitante na lista e clique em Sair na janela de processos.

  6. Repita as etapas de 4 a 6 para quaisquer processos conflitantes adicionais.

Como fechar programas bloqueados do Windows em tela inteira

Deve-se ter em mente que os equipamentos atuais geralmente são usados ​​em ambientes domésticos e profissionais. Mas com tudo e com ele, tentamos tirar o máximo proveito do equipamento e sua software instalado em todos os momentos.

No entanto, ao longo dessas mesmas linhas, queremos nos concentrar em alguns problemas específicos que podemos encontrar em certas soluções de software.

Como mencionamos, eles podem ser usados ​​para uma infinidade de tarefas do dia-a-dia e cada um deles tem uma natureza e um modo de uso.

Como Fechar Um Programa Que Travou?

No entanto, esses programas aos quais nos referimos nem sempre funcionam bem como gostaríamos. Isso ocorre porque às vezes eles têm certos comportamentos que afetam o resto do trabalho que fazemos com o PC , como é o caso agora.

Em particular, vamos falar sobre os problemas que podemos encontrar ao trabalhar com programas que funcionam em tela cheia.

Dizemos tudo isso porque é mais do que provável que já nos tenha acontecido que um programa foi bloqueado no PC com Windows e não podemos fechá-lo.

Soluções para bloquear programas de tela inteira no Windows

Como muitos de vocês já sabem em primeira mão, caso isso aconteça com um aplicativo que estava rodando em uma janela, não há problema.

Neste caso, basta forçarmos o seu fechamento a partir do botão correspondente para fechar a janela, o tradicional X como sempre. Isso libera o bloqueio e nos permite continuar trabalhando em outras coisas no Windows.

Além do mais, também podemos optar por deixar a janela bloqueada em segundo plano e usar qualquer outro aplicativo.

Como Fechar Um Programa Que Travou?

Mas é claro que as coisas mudam substancialmente e fica um pouco complicado quando o que trava é um programa que roda em tela cheia. Além do mais, isso se torna ainda mais sério quando é configurado para ser executado em cima de todas as outras janelas abertas no Windows. Nesse caso, podemos ter outro problema ao fechar esse software e continuar trabalhando com o PC.

Forçar o desligamento do seu computador Windows

Na maioria dos casos, a fim de recuperar o controle do computador , tendemos a optar pela solução mais rápida, embora nem sempre seja a melhor.

Estamos nos referindo especificamente ao fato de que nesta situação o que normalmente fazemos é, se algo travar, optar por reiniciar o computador à força. Isso é conseguido pressionando e segurando o Botão ligar / desligar no equipamento por alguns segundos.

Mas isso nem sempre é o melhor, pois pode ser que percamos alguns dados importantes sem salvar, e até o Windows acabe danificado.

Assim, caso nos deparemos com o problema que estamos discutindo, sempre que um aplicativo for bloqueado em tela cheia , vamos tentar outras coisas. Desta forma, antes de optar pela solução drástica que mencionamos, é aconselhável tentar outras formas de recuperar o computador.

Feche a janela em tela inteira com esta combinação de teclas

Com isso, o que realmente queremos dizer é que sempre teremos a possibilidade de tentar encerrar o processo à força. Isso pode não ajudar muito quando você está travado na tela inteira. Portanto, para isso, basta usarmos a combinação de tachas Alt + F4 para tentar fechar o janela trancada .

Mas é claro que, como esperado, isso nem sempre é tão eficaz quanto gostaríamos no início. Assim, mesmo que pressionemos esta combinação de teclas várias vezes para fechar os aplicativos, ela continua ocupando a tela inteira, o processo continua sem fechar.

Feche um aplicativo bloqueado no Gerenciador de Tarefas

Portanto, se continuarmos como estávamos, o próximo passo é tentar acessar a funcionalidade do Windows chamada Gerenciador de tarefas . Para isso, basta pressionar a combinação Ctrl + Shift + Esc .

Como Fechar Um Programa Que Travou?

No caso de encontrarmos a versão reduzida deste elemento, só teremos de clicar no botão Mais detalhes no canto inferior esquerdo. Em seguida, aparecerá uma grande lista na qual vemos todos os processos e aplicativos abertos naquele momento no Windows. Claro, para não perdermos de vista naquele momento, clicamos em Opções / Sempre no topo do menu.

Como Fechar Um Programa Que Travou?

Desta forma conseguimos que este elemento fique em primeiro plano para poder operar com ele. Em seguida, o que fazemos é localizar o aplicativo de tela inteira que foi bloqueado no próprio Gerenciador de Tarefas.

Portanto, a fim de encerrá-lo à força, só temos que corrigir clique e selecione Finalizar tarefa.

Nesse momento o processo em questão deveria desaparecer e tudo funcionaria normalmente com o programa em tela cheia, já fechado.

Como Fechar Um Programa Que Travou?

Encerrar aplicativos bloqueados com programas externos

Estas soluções que expusemos são perfeitamente válidas na maioria dos casos para serem realizadas a partir do sistema operativo em si. Mas também podemos usar soluções externas na forma de aplicativos que nos ajudarão a fechar aplicativos bloqueados em todas as telas.

  • SuperF4: aqui encontramos um poderoso aplicativo que é responsável por forçar o fechamento de todos os tipos de programas bloqueados em Windows . Também em um projeto de código aberto que você pode baixar de este link e funciona de forma eficiente, uma vez instalado, com um único clique do mouse.
  • ProcessKO: aqui encontramos outra solução semelhante útil deste tipo que você pode baixar daqui . Vale ressaltar que para funcionar não requer instalação no Windows, pois é um aplicativo portátil para solucionar travamentos de programas no sistema operativo .

Computador travou? Como fechar programa sem usar o gerenciador de tarefas

Quando o computador trava, existem várias formas de fechar os programas “congelados” para restabelecer o funcionamento do PC. Usuários costumam abrir o gerenciador de tarefas no Windows, mas é possível configurar atalhos para encerrar apps mais rapidamente.

O truque economiza tempo e evita que o PC tenha que dispensar mais memória para abrir um processo extra antes de se livrar de uma aplicação problemática.

Veja, a seguir, duas formas de fechar um programa sem precisar teclar Ctrl+Alt+Del para acessar o painel de processos ativos do sistema da Microsoft.

1 de 5
Saiba como fechar programas travados com apenas um atalho — Foto: Carolina Oschendorf/TechTudo

Saiba como fechar programas travados com apenas um atalho — Foto: Carolina Oschendorf/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Passo 1. Clique com o botão direito do mouse em uma área vazia da área de trabalho e selecione a opção “Novo > Atalho”;

2 de 5
Crie um novo atalho no desktop — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Crie um novo atalho no desktop — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Digite o comando a seguir no campo em destaque e tecle “Avançar”;

taskkill /f /fi “status eq not responding” 3 de 5
Crie um atalho para encerrar programas travados — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Crie um atalho para encerrar programas travados — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 3. A partir daí, basta dar um duplo-clique no atalho sempre que houver um programa travado. O comando está configurado para encerrar apenas processos com status “Não responde”.

Dê um clique duplo no atalho para encerrar um programa congelado — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Para facilitar ainda mais a tarefa, é possível criar um atalho no teclado para lançar o comando sem precisar do mouse.

Passo 1. Assinale o atalho com o botão direito do mouse e acesse as propriedades;

4 de 5
Acesse as propriedades do atalho — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Acesse as propriedades do atalho — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. No campo “Tecla de atalho”, digite uma combinação de teclas para executar o comando rapidamente. No exemplo, utilizamos Ctrl+Alt+F. Outra opção é selecionar a opção “Minimizado” para evitar abrir a janela de prompt sempre ao rodar o task killer. Pressione “Ok” para finalizar.

5 de 5
Adicione um comando de teclado para fechar programas travados — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Adicione um comando de teclado para fechar programas travados — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Como Fechar Um Programa Que Travou?

Como programar um computador Windows para desligar sozinho

Como fechar um programa que não está respondendo

Muitas vezes, após um erro na execução de um programa, o mesmo trava, e resolve que não vai se fechar, nesta postagem vou ensinar como você pode encerrar este programa que está travado.

Passos

1º Passo: Abrir o gerenciador de tarefas do windows
O Gerenciador de tarefas é um programa do windows que mostra todas as tarefas (programas) em execução, sua função é muito importante para resolver os travamentos típicos que acontecem com vários programas do windows, para abrir o gerenciador de tarefas pressione em seqüência as teclas Control + Alt + Del, se você estiver utilizando o Windows 8,  8.1 ou 10, o resultado será a seguinte tela:

Nesta tela que foi aberta você deverá clicar em “Gerenciador de tarefas”, que está destacado em amarelo na imagem abaixo:

  • Ao clicar em Gerenciador de tarefas, o mesmo será aberto.
  • Alternativas ao Control+Alt+Del
    Caso você não consiga, ou não possa utilizar o Control+Alt+Del, Existem diversos modos de se abrir o gerenciador de tarefas, estes modos estão listados abaixo:
  • Atalho para o gerenciador de tarefas
    O windows possui um atalho nativo, que leva até o gerenciador de tarefas, para isto, basta pressionar as teclas Control+Shift+Esc simultaneamente.
  • Abrir o gerenciador de tarefas pela pesquisa ou pela Cortana do windows
    Outra forma é abrindo a pesquisa do windows, apertando ao mesmo tempo as teclas Windows+W, a barra de pesquisa lateral será exibida como na imagem abaixo:
  •    
  • Agora que a barra de pesquisa do windows está aberta, digite “Gerenciador de Tarefas” no espaço em branco e clique na lupa ou aperte enter, diversas opções vão aparecer, assim como na imagem abaixo:
  •    
  • Agora que a barra de pesquisa do windows está aberta, digite “Gerenciador de Tarefas” no espaço em branco e clique na lupa ou aperte enter, diversas opções vão aparecer, assim como na imagem abaixo:
  • Clique em “Gerenciador de Tarefas”, destacado em amarelo na imagem abaixo
  1. Ao clicar em gerenciador de tarefas, o programa será aberto.
  2. 2º Passo: Identificar o programa que não está respondendo
  3. Em um computador rodando Windows existem vários programas em execução, e cada programa é responsável pela execução de uma tarefa no sistema operacional, para identificar o programa que não está respondendo, olhe os nomes do programa, aquele que não está respondendo tem escrito a seguinte frase entre parenteses na frente do nome do programa: (Não respondendo), assim como na imagem abaixo:
  • Você também pode encontrar um programa que não esta respondendo procurando pelo processamento e pelo uso de memória do programa, os programas que estão utilizando mais recursos tem o fundo de seus dados com cores mais escuras, exemplo:
  • Repare na diferença da cor do fundo das células destacadas em vermelho e em amarelo, quanto mais desempenho um programa exige, mais escuro fica o fundo de sua célula.
  • 3º Passo: Encerrar o programa problemático

Dicas para encerrar todos os programas em execução ao mesmo tempo

Nada mais chato do que ficar fechando diversas janelas e programas antes de desligar o computador. Quando está com pressa então, parece que sempre aparece um aplicativo que pára de responder.

Existem algumas maneiras de fazer com que todos os programas em execução sejam encerrados ao mesmo tempo, fazendo com o que usuário ganhe um tempinho para desligar o computador mais rápido. Os truques servem também para aqueles momentos em que aparecem os amigos inconvenientes sempre querendo ler o que você está fazendo.

Gerenciador de tarefas do Windows

Claro que o bom e velho Gerenciador de tarefas do Windows não podia ficar de fora. Pressionando a famosa combinação de teclas “Ctrl+Alt+Del” é possível ter acesso a este recurso do sistema operacional.

Na aba “Aplicativos”, selecione o primeiro programa mostrado na lista. Em seguida pressione a tecla Shift e, sem soltar a tecla, clique sobre o último programa listado. Dessa maneira todos os aplicativos abertos serão selecionados. Agora é só clicar em “Finalizar tarefa”, confirmar o fechamento de todos os programas e pronto!

Utilizando um programa

Um programa muito útil para tarefas assim é o Close All Windows que, além de leve, executa a tarefa proposta com muita rapidez. Após fazer o download, descompacte o conteúdo do arquivo em uma pasta de sua preferência. Agora é só clicar sobre o aplicativo “CloseAll” que todos os programas abertos serão encerrados.

  • Se você se esquecer de salvar algum documento ou estava com alguma páginaimportante aberta em seu navegador, não se preocupe, o Close All Windows pergunta se deseja salvar as informações antes de encerrar o programa em questão.
  • Dicas extras
  • Uma boa opção pode ser colocar o programa citado acima na Barra de Inicialização rápida do Windows. Para fazer isso, abra a ferramenta Executar do sistema (você pode utilizar o atalho tecla do Windows+R) e digite o seguinte caminho:
  • C:Documents and Settings*usuário*Dados de aplicativosMicrosoftInternet ExplorerQuick Launch
  • onde *usuário* refere-se ao nome de usuário que você utiliza para acessas o computador.

Em seguida, copie e cole o executável CloseAll, descompactado do arquivos ZIP baixado, para dentro dessa pasta. Prontinho, agora está muito mais prático executar o programa, não acha?!

Existe um atalho de teclado para finalizar um aplicativo? (mais do que apenas alt + f4)

Sim existe. É Alt+ F4.

Esta é a combinação de teclas para finalizar um programa . O único motivo pelo qual não funciona como anunciado são os programadores ignorantes que se recusam a seguir as diretrizes de design da Microsoft.

Esse problema persistiria com qualquer outra tecla de atalho também. Você só pode criar uma solução personalizada com o AutoHotKey (ou ferramentas similares) que encerra o processo. Mas isso provavelmente faria você perder muito trabalho. Como esse é o método da força bruta para sair de um processo.

Eu quero saber mais!

OK, no meu entender, existem várias maneiras de finalizar um aplicativo do Windows.

A primeira maneira é a maneira limpa . A maneira como você pretende fechar um aplicativo. Esta é a mesma coisa que Alt+ F4obras. Pressionar Alt+ F4apenas enviará a WM_CLOSEmensagem para a janela do aplicativo.

Agora, vejamos as três maneiras na ordem inversa.

Terminando um processo

No Windows, um aplicativo vive em um processo . Dentro desse processo, o aplicativo pode criar uma janela . A janela é o que você verá na área de trabalho e com o qual irá interagir.

Portanto, se o processo for a raiz de um aplicativo, se você o encerrar, todo o resto também desaparecerá. Portanto, seria ótimo finalizar completamente um aplicativo. Mas isso matará o aplicativo tão abruptamente, que não haverá chance de salvar dados críticos em disco.

Portanto, isso não seria recomendado!

Destruindo a janela principal do aplicativo

Como acabamos de aprender, a janela principal do aplicativo é apenas parte do processo . Portanto, se destruirmos essa janela, ainda teremos o processo fedorento 🙁

E isso seria ainda mais difícil de se livrar do que o aplicativo teria sido.

Essa é provavelmente a abordagem mais desagradável para tentar finalizar um aplicativo. Fique longe!

Postando uma WM_CLOSEmensagem

O Windows é um sistema operacional baseado em mensagens. Ou seja, os componentes conversam entre si enviando pequenas mensagens.

Uma dessas mensagens é a WM_CLOSEmensagem.
Se um aplicativo receber essa mensagem, é acordado que esse aplicativo deve aproveitar todas as ações e a vida útil.

Mas todo programador pode decidir por si próprio como lidar com a mensagem.

Como a documentação nos disse anteriormente, o comportamento padrão seria chamar DestroyWindowe, assim, executar nossa abordagem de saída de aplicativo nº 2.
Com a pequena diferença de que, desta vez , é intencional e o programa tem todas as chances de salvar dados críticos.

Conclusão

Então, como você pode ver, estamos à mercê de todos os programadores aqui. Ou corremos o risco de perder dados (você não quer correr esse risco!).

Como monitorar e fechar processos e programas no Linux e no Windows

Basta você usar uma das alternativas abaixo:

1) Pressionar as teclas CTRL + ALT + DEL e escolher GERENCIADOR DE TAREFAS, escolher o programa/processo (clicando sobre ele), e clicar no botão FINALIZAR PROCESSO.

2) Mas se você curte a tela de comandos, clique no botão INICIAR, no campo de pesquisa, digite CMD e dê enter.

Na tela de comandos, digite tasklist e dê enter, vai aparecer uma lista de processos.

Observe o número IDENTIFI do processo que queira encerrar e digite: tskill iddoprocesso / e dê enter

Ex.: tskill 1624 / encerra o processo httpd.exe

Atenção: Alguns processos não encerram (porque fazem parte do sistema) e outros, se encerrados, reiniciam o sistema.

NO LINUX

  • No Linux normalmente somente o programa fica travado e você pode fecha-lo usando uma das opções abaixo:
  • 1) Pressione as teclas ALT + F2 e digite: gnome-system-monitor e dê enter
  • Na tela (IGUALZINHO NO WINDOWS…) selecione o processo e clique no botão TERMINAR PROCESSO ou clique com o botão direito sobre o processo e escolha MATAR.

Obs: Se você não usa o sistema gráfico GNOME, use a segunda opção!

2) Clique no DASH (botão principal da área de trabalho) e digite monitor que vai abrir como na imagem acima.

3) Pra quem curte terminal de comando no Linux… Abra o terminal. Pressione as teclas ALT + F2, digite bash e dê enter.

Na tela de comando, digite o comando: ps -ef | grep anydesk

  1. Explicação: Esse comando exibe todo processo que se chame anydesk.
  2. Agora basta matar o processo usando o comando: kill PID e enter.
  3. Ex.: kill 1838 e enter
  4. Observe que o processo 1838 já não está mais ativo.

Viu como é simples?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*