Como Fazer Quando Se Esquece De Tomar A Pilula?

Como tomar anticoncepcional? Pode parecer um questionamento ingênuo, talvez até associado às mulheres mais jovens e que ainda estão passando pelas mudanças da puberdade. Mas, na realidade, muitas mulheres já adultas ainda não sabem o modo correto de utilizar a pílula anticoncepcional. E isso, como todos sabemos, pode gerar uma gravidez indesejada.

A fim de desvendar esse método já tão conhecido, hoje vamos falar sobre o modo correto de tomar a pílula. Entender o que é esse método e também dar dicas para não esquecer de tomar o comprimido.

O que é a pílula anticoncepcional ¹

A pílula é um comprimido que a mulher toma uma vez ao dia com a finalidade de evitar a gravidez. Existem basicamente dois tipos de pílula. A mais comum, ou mais utilizada, é pílula a combinada.

Como Fazer Quando Se Esquece De Tomar A Pilula?

Outro tipo de pílula é a chamada minipílula, esta contém apenas um hormônio, no caso a progesterona. A minipílula é uma alternativa para mulheres onde o uso do estrogênio é contraindicado, como no caso de mulheres que estão amamentando, por exemplo.

Antes de falarmos dos tipos de pílula, vejamos a lista de vantagens que esse método tão tradicional oferece:

Vantagens do uso da pílula anticoncepcional ¹

  • Altamente eficaz quando utilizada conforme indicação;
  • Possibilita a não interrupção da vida sexual, permitindo desfrutá-la com espontaneidade;
  • Algumas pílulas podem reduzir o fluxo e a dor nas menstruações;
  • Algumas pílulas podem ter efeito positivo no controle da acne;
  • Pode ser tomada durante muito tempo.

Além disso, a pílula é um método simples, fácil de usar. Contudo, requer alguns cuidados para que seja de fato efetiva. Veremos isso mais adiante. Continue a leitura.

Tipos de pílula anticoncepcional ²

Basicamente, as pílulas são divididas em duas categorias:

  • Pílulas de progesterona (minipílula): apresentam uma carga hormonal mais baixa, impedindo a entrada das células do esperma no útero ou “enganando” os sensores localizados no hipotálamo que verificam que as quantidades de progesterona no sangue a fim de inibir a maturação dos folículos, ou seja, nesse caso não ocorre a ovulação.
  • Pílulas combinadas: apresentam a combinação de progesterona e estrogênio, sendo divididas em monofásica, bifásica e trifásica.

Tipos de pílulas anticoncepcionais combinadas

  • Monofásicas: trazem uma dose de esteroides constante em todos os comprimidos da cartela.
  • Bifásicas: apresenta dois tipos de comprimidos com os mesmos hormônios, porém, em proporções diferentes.
  • Trifásicas: pílulas que trazem três tipos de comprimidos com os mesmos hormônios em proporções diferentes.

Existe ainda a variação no tempo de pausa, existência de menstruação ou não e de período em que a mulher toma a pílula.

A mais comum dura 21 dias, mas existem também pílulas de 22, 24 e 28 dias. ³

Como Fazer Quando Se Esquece De Tomar A Pilula?

Todos esses fatores influenciam no como tomar esse anticoncepcional, portanto, a escolha deve ser feita pelo ginecologista de acordo com as características da mulher.

Como tomar o anticoncepcional pela primeira vez

As mulheres têm várias opções de contraceptivos para evitar uma gravidez indesejada. O que torna a decisão por um método uma escolha difícil e até um risco, se não houver informação adequada. Por isso, a importância do apoio e orientação do médico ginecologista já no início da idade reprodutiva.

Assim, ao iniciar o uso do anticoncepcional, a mulher deve tomar o primeiro comprimido da cartela no 1º dia da menstruação e continuar a tomar uma pílula por dia no mesmo horário até o fim da cartela, sempre seguindo as instruções presentes na bula.

Anticoncepcional de 21 dias

Deve-se tomar um comprimido por dia até o final da cartela, sempre no mesmo horário, totalizando 21 dias com o uso da pílula. Ao fim da cartela, deve-se fazer então uma pausa de 7 dias, que é quando ocorre a menstruação, e iniciar uma nova cartela no oitavo dia da pausa, independente da menstruação.

Anticoncepcional de 22 dias

Do mesmo modo, deve-se tomar um comprimido por dia até o final da cartela, sempre no mesmo horário, totalizando 22 dias tomando a pílula. Ao fim da cartela, faz-se uma pausa de 6 dias, então, no sétimo dia, inicia-se uma nova cartela, independente da menstruação.

Anticoncepcional de 24 dias

Assim como ocorre com a pílula de 21 dias, mulher deve tomar um comprimido por dia até o terminar a cartela, cuidando para tomar sempre no mesmo horário, totalizando 24 dias com pílula. Em seguida, é feita uma pausa de 4 dias, quando normalmente ocorre a menstruação, então, no quinto dia, inicia-se a nova cartela, independente da menstruação ter aparecido ou de ter teminado.

Como Fazer Quando Se Esquece De Tomar A Pilula?

Anticoncepcional de 28 dias

Como nos outros anticoncepcionais, no de 28 dias a mulher toma um comprimido por dia até o final da cartela, sempre no mesmo horário, totalizando assim 28 dias com uso da pílula. Quando terminar a cartela, deve-se iniciar outra logo no dia seguinte, sem pausa entre elas.

A pausa pode estar embutida em quatro comprimidos de placebo ou pode ser contínua para suspender a menstruação.

“Esqueci de tomar o anticoncepcional”, e agora??

A correria do dia a dia, estar fora de casa, viajar e até o estresse causado pelo trabalho ou pelos estudos estão entre os principais fatores que podem levar ao esquecimento ou atraso na ingestão da pílula anticoncepcional, afetando a sua eficácia e, consequentemente, aumentando a chance de uma gravidez indesejada.

Como Fazer Quando Se Esquece De Tomar A Pilula?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), se a pílula for tomada conforme as indicações da bula, seu índice de falha é de 0,3% em média, ou seja, é um método muito seguro.

No entanto, na prática, o chamado índice de falha real, que é influenciado pelo comportamento da mulher, pode chegar até 8% por causa de esquecimentos ou desrespeito ao horário de ingestão do comprimido. 4

Além de uma possível gravidez, esquecer a pílula pode gerar efeitos importantes sobre o bem-estar emocional da mulher, levando a busca de orientação médica e à utilização de pílulas anticoncepcionais de emergência. Por isso, também a importância de se usar o preservativo, afinal, a camisinha previne não só a gravidez, mas ainda as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), incluindo o vírus da Aids.

Mas, afinal, o que fazer se esquecer de tomar o anticoncepcional? Como voltar a tomar a pílula de modo correto?

Como voltar a tomar anticoncepcional depois de esquecer? 5

Por regra, a mulher deve tomar assim que se lembrar. Porém, os anticoncepcionais não funcionam todos da mesma forma.

Como Fazer Quando Se Esquece De Tomar A Pilula?

As pílulas anticoncepcionais combinadas de estrogênio e progesterona oferecem certa flexibilidade em caso de esquecimento, ou seja, a mulher pode tomar até 3 a 4 horas depois do horário estabelecido. Há ainda pílulas que na bula trazem a informação de até 12 horas de tolerância em caso de atraso.

Por outro lado, esses atrasos no horário de ingestão da pílula não devem se tornar um hábito, pois a eficácia do método é comprometida gradativamente conforme passam as horas, mesmo que a mulher se mantenha dentro do limite de atraso.

Caso o tempo de esquecimento ou atraso da ingestão da pílula ultrapasse as 12 horas, será necessário que a mulher inicie todo o ciclo novamente, como se fosse a primeira pílula da cartela, pois, nesse caso, não é possível estimar com precisão o risco de gravidez. Nestes casos a menstruação poderá vir irregular com fluxo anormal.

Já o anticoncepcional que contém somente progesterona devem ser tomado rigorosamente no mesmo horário.

Como não esquecer de tomar anticoncepcional?

Esquecer de tomar o anticoncepcional não trará problemas na saúde da mulher, mas pode levar a uma gravidez indesejada. Quanto mais fiel ao horário, menos chances de engravidar.

Como Fazer Quando Se Esquece De Tomar A Pilula?

Então, para não esquecer de tomar o anticoncepcional, o melhor é adotar algumas estratégias. Anote essas dicas!

Dicas para não esquecer de tomar o anticoncepcional

  • Dê preferência ao período da manhã para tomar o anticoncepcional, assim, mesmo que esqueça, ainda terá dia todo para lembrar e, com isso, o tempo do esquecimento será inferior a 12 horas.
  • Escolha um horário em que você já está habituada a fazer alguma outra atividade, a fim de associar aquela situação ao horário de tomar o medicamento.
  • Coloque alarmes no seu celular. Se estiver ocupada, não desative o alarme, simplesmente, coloque-o em modo soneca e só desligue depois de tomar o anticoncepcional.
  • Faça uso de algum aplicativo de controle do ciclo menstrual e cadastre nele o lembrete para tomar a pílula, isso funcionará não só como os alarmes do celular, mas também para controle das falhas no uso do medicamento.
  • Leve o comprimido com você, assim, caso esteja fora de casa, não corre o risco de perder o horário de tomar o anticoncepcional.

Se mesmo com essas dicas o esquecimento acontecer, é importante saber que existes uma variedade de métodos contraceptivos, inclusive, de longo prazo e que desobrigam a mulher de ter de tomar pílulas diariamente. Uma possível troca no método pode ser benéfica, contudo, requer avaliação e orientação médica, sempre.

Leia também:  Homem Que Gosta De Homem Como Se Chama?

Gostou dessas dicas? Acompanhe a Supera e compartilhe este artigo. Assim, você ajuda a levar mais informação e bem-estar para as mulheres a sua volta!

Colaborou com esse artigo:

Dra. Karen Rocha De Pauw
Ginecologista – CRM-SP 106923

Site: www.doutorakaren.com

Você esqueceu sua pílula — #LIBERDADEVEMDEDENTRO

Isso pode parecer simples, mas, para muitas mulheres, é mais fácil falar do que de fato lembrar de tomar a pílula todos os dias. Não importa se você esqueceu de tomar sua pílula por causa do trabalho, de uma viagem, da família ou de outras distrações. Queremos que saiba que você não é a única. Se você esqueceu de tomar a pílula recentemente, aqui você encontra orientações.

Veja aqui algumas breves recomendações sobre o que fazer se você esqueceu de tomar uma ou mais pílulas.

Isso acontece com muitas de nós; não entre em pânico por ter esquecido sua pílula. Mesmo assim, apesar de algumas pílulas continuarem a agir quando você esquece de tomar uma ou duas delas, você pode correr o risco de engravidar.

Consulte a bula que vem junto com a sua pílula. Ela contém muitas informações importantes que lhe dirão o que fazer em seguida.

Se você esqueceu de tomar mais de uma pílula ou se tiver dúvidas que não são respondidas na bula, é melhor consultar seu médico. Ele poderá lhe aconselhar sobre como retomar a sua rotina das pílulas ou lhe recomendar métodos anticoncepcionais alternativos.

Se você perceber que esquece de tomar sua pílula com frequência, talvez seja melhor você considerar métodos anticoncepcionais alternativos:

O DIU hormonal é uma pequena estrutura plástica macia, em forma de T, que libera baixos níveis do hormônio progestina por cinco anos. Ele é colocado no seu útero por um médico e é custeado pelos planos de saúde.

Ver Método

O DIU de cobre é uma pequena estrutura plástica em forma de T que contém um fio de cobre. Ele é colocado no seu útero por um médico e  evita a gravidez por até dez anos. Está disponível no SUS e é custeado pelos planos de saúde.

Ver Método

Pequeno bastão flexível de silicone que libera hormônios por até três anos. É colocado no seu braço, por baixo da sua pele, por um médico e é comprado com a apresentação da receita médica.

Ver Método

Injeção contendo hormônio(s) que é aplicada uma vez a cada um ou três meses e é comprado com receita médica.

Ver Método COMPARE MÉTODOS

Marque uma consulta com o seu médico para melhor atender às suas necessidades.

Como Fazer Quando Se Esquece De Tomar A Pilula? Como Fazer Quando Se Esquece De Tomar A Pilula? Como Fazer Quando Se Esquece De Tomar A Pilula?

Esqueci de tomar a pílula anticoncepcional. E agora?

  • 20 de outubro de 202021 de dezembro de 2020

Esqueceu de tomar a pílula anticoncepcional? Você não está sozinha! É bem comum mulheres esquecerem de tomá-la.

Tomar remédio todos os dias é uma imposição que demora um pouco até que este compromisso se torne um hábito e fique automático.

Quando isso acontece, é tão natural tomar a pílula quanto dirigir ou andar de bicicleta – a mulher o faz sem perceber.

Mas até o cérebro estar condicionado a este hábito, é certo que vez ou outra você vai esquecer de tomar a pílula anticoncepcional pelo menos uma vez. Quando isso acontece, muitas de vocês pensam que é só tomar a pílula esquecida e pronto. Só que na realidade, não é tão simples assim.

Como Fazer Quando Se Esquece De Tomar A Pilula?

O que fazer nessa situação de esquecimento, vai depender de alguns fatores:

Se você esquecer na primeira semana de uso e tiver tido relação sexual em até sete dias antes do esquecimento, avise seu médico. Se não tiver tido relação neste prazo, segue a cartela normalmente. Use camisinha nos próximos sete dias.

Se você esquecer na segunda semana de uso, tudo certo também. Tome o comprimido esquecido e segue a cartela.

E se você esquecer na última semana de uso, emenda a próxima cartela. Se for pílula contínua, tome quando lembrar e use preservativo nos próximos sete dias.

Esqueceu dois dias seguidos ou mais? Desencana! Pare de tomar e reinicie o uso quando menstruar de novo!

Só lembrar de tomar o anticoncepcional não é suficiente: é necessário tomar sempre no mesmo horário (a tolerância aproximada para o esquecimento é de quatro horas do horário correto).

Esquecê-lo não pode ser frequente. Se você esquece sempre, que tal pensar em outro método contraceptivo, como o Dispositivo Intrauterino (DIU)? Ele fica guardado em você por anos, sem haver preocupação com esse compromisso!

É fundamental lembrar que a pílula não evita infecções sexualmente transmissíveis! Associe camisinha quando for um parceiro novo ou sem exames que comprovem ausência destas doenças!

Converse com seu ginecologista sobre qual método se adapta melhor a você!

Como Fazer Quando Se Esquece De Tomar A Pilula?

  • Dr. Rodrigo FerrareseGinecologista e Obstetra – CRM-SP 149403

Esqueci de tomar a pílula! O que fazer?

Atire a primeira pedra quem nunca se esqueceu de tomar a pílula. De acordo com uma pesquisa realizada pela Bayer em 9 países, 38% das mulheres esquecem de tomar o anticoncepcional. Se considerarmos só os números do Brasil, o “esquecimento” é ainda maior: 58% das brasileiras afirmam falhar em pelo menos um dia durante o mês.  

Para funcionar perfeitamente, a pílula precisa ser tomada diariamente nos mesmos horários e isso dificulta um pouco mais a tarefa. Por isso essa lista foi feita para que você tome sempre a melhor decisão caso tenha se esquecido de tomar a pílula. 

Antes de qualquer coisa

É sempre importante ir ao médico antes de começar a tomar a pílula. Existem diferentes tipos de anticoncepcional e a forma de agir em caso de “esquecimento” varia entre um e outro.

Por isso é importante saber a maneira correta de tomar o seu medicamento antes de qualquer coisa. Além disso, para evitar a gravidez, o método duplo é sempre o mais confiável: anticoncepcional e camisinha.

Esta última também protege contra doenças sexualmente transmissíveis.

12 horas

Muitas pílulas avisam ter uma tolerância de 12 horas. Ou seja, se você tomava às 8 da manhã e esqueceu, precisa se lembrar até as 8 horas da noite sem falta. Mas lembre-se de não se acostumar com o atraso. Cada vez que você esquece de tomar, mesmo que dentro do período de 12 horas, a eficácia do medicamento tende a diminuir. 

Diferentes pílulas

Há outros tipos de pílula que são mais rigorosas em relação ao horário e não se pode falhar, aquelas que contém apenas progesterona. Outras, com dois hormônios diferentes, estrogênio e progesterona, podem ser “esquecidas” entre 3 e 4 horas depois do horário habitual. 

Como Fazer Quando Se Esquece De Tomar A Pilula?

Qual semana?

Se você esqueceu de tomar um comprimido em um dia, é possível tomar dois de uma vez no dia seguinte. Mesmo assim, o ideal é usar preservativo pelo menos ao longo de toda a próxima semana até que a dosagem se estabilize. Lembre-se que quando a dosagem não é adequada, o risco de ovulação existe.

Além disso, se você esqueceu de tomar na primeira semana do ciclo a chance de gravidez aumenta ainda mais.

Para alguns tipos de pílula, se o esquecimento se deu na segunda ou terceira semana, é possível interromper o uso e voltar a tomar o anticoncepcional sete dias depois recomeçando uma nova cartela. 

Pílula do dia seguinte

Se você não tomou a pílula e a camisinha estourou, há também a possibilidade de tomar a pílula do dia seguinte.

Mas não se esqueça: quanto mais rápido você tomar a pílula do dia seguinte, maior são as chances de que ela funcione. Depois de 72 horas a eficácia diminui bastante.

E também é bom não se acostumar com o esquecimento porque a pílula do seguinte diminui sua eficiência a cada nova dose. 

Planeje

Para evitar o esquecimento, você pode programar as suas doses diárias em horários importantes do seu dia: café da manhã, hora do almoço, depois da ginástica. O importante é fazer do ato de tomar a pílula um ritual que se encaixe em sua rotina.

Use também a tecnologia: despertadores e lembretes no celular ajudam a refrescar sua memória. Agora, se você realmente é uma esquecida crônica, talvez seja o caso de conversar sobre outros métodos com um médico.

DIU e implantes de hormônio podem ser alternativas.

Esqueci de tomar o anticoncepcional, o que fazer?

Quem toma a pílula de uso contínuo tem até 3 horas depois do horário habitual para tomar a pílula esquecida, mas quem toma qualquer outro tipo de pílula tem até 12 horas para tomar o comprimido esquecido, sem precisar se preocupar.

Leia também:  Como Mostar Que O Periodo Positivo Minimo Da Funçao?

Se costuma esquecer de tomar a pílula, é importante considerar a possibilidade de usar outro método contraceptivo. Veja mais como escolher o melhor método anticoncepcional para não correr o risco de uma gravidez indesejada.

Em caso de esquecimento indicamos o que precisa fazer na seguinte tabela:

Até 12h de esquecimento Mais de 12h de esquecimento (1, 2 ou mais)
Pílula de 21 e 24 dias (Diane 35, Selene, Tamisa 20, Yasmin, Mínima, Mirelle) Tomar assim que lembrar. Não tem risco de engravidar. – Na 1ª semana: Tomar assim que lembrar e a outra no horário habitual. Usar camisinha nos próximos 7 dias. Existe risco de engravidar se tiver tido relação sexual na semana anterior.- Na 2ª semana: Tomar logo que lembrar, mesmo que tenha que tomar 2 pílulas juntas. Não é preciso usar camisinha e não tem risco de engravidar.- No final da cartela: Tomar a pílula logo que lembrar e seguir a cartela normalmente, mas emendar com a próxima cartela, logo a seguir, ficando sem menstruar.
Até 3h de esquecimento Mais de 3h de esquecimento (1, 2 ou mais)
Pílula de 28 dias (Micronor, Adoless e Gestinol) Tomar assim que lembrar. Não tem risco de engravidar. Tomar assim que lembrar mas usar camisinha nos próximos 7 dias para não engravidar.

Além disso, é preciso seguir algumas recomendações do que fazer de acordo com a quantidade de pílulas da cartela, como por exemplo:

1. Se esquecer de tomar a 1ª pílula da cartela

  • Quando é preciso começar uma nova cartela, tem até 24 horas para iniciar a cartela sem ter que se preocupar. Não precisa usar camisinha nos próximos dias, mas há risco de engravidar caso tenha tido relação sexual na semana anterior.
  • Caso só se lembre de começar a cartela com 48 horas de atraso, existe o risco de engravidar, por isso deve usar camisinha nos próximos 7 dias.
  • Se o esquecimento for maior que 48 horas não deve iniciar a cartela e esperar pela vinda da menstruação e nesse primeiro dia da menstruação iniciar uma nova cartela. Durante esse período de espera pela menstruação deve usar camisinha.

2. Se esquecer 2, 3 ou mais pílulas seguidas

  • Ao esquecer 2 pílulas ou mais da mesma cartela existe o risco de engravidar e por isso deve-se usar a camisinha nos próximos 7 dias, também existe o risco de engravidar se tiver tido relação sexual na semana anterior. Em todo caso, deve-se continuar as pílulas normalmente até acabar a cartela.
  • Se esquecer 2 comprimidos na 2ª semana, pode-se abandonar a cartela durante 7 dias e no 8º dia iniciar uma nova cartela.
  • Se esquecer 2 comprimidos na 3ª semana, pode-se abandonar a cartela durante 7 dias e no 8º dia iniciar uma nova cartela OU continuar com a cartela atual e depois emendar com a cartela seguinte.

O esquecimento do anticoncepcional no dia certo é uma das maiores causas da gravidez indesejada, por isso, confira no nosso vídeo o que fazer em cada situação, de forma clara, simples e divertida:

Como Fazer Quando Se Esquece De Tomar A Pilula?

Quando tomar a pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte é uma contracepção de emergência que pode ser usada até 72 horas depois da relação sexual sem camisinha. Entretanto ela não deve ser usada habitualmente porque tem alta concentração hormonal e altera o ciclo menstrual da mulher. Alguns exemplos são: Dia D e Ellaone.

Como saber se fiquei grávida

Caso tenha esquecido de tomar a pílula, dependendo do tempo de esquecimento, da semana e de quantas pílula esqueceu de tomar no mesmo mês, existe o risco de engravidar. Por isso, é indicado tomar a pílula assim que lembrar e seguir as informações indicadas na tabela acima.

No entanto, a única forma de confirmar se está grávida é fazendo um teste de gravidez. O teste de gravidez pode ser feito, no mínimo, 5 semanas depois do dia em que esqueceu de tomar a pílula, porque antes, ainda que esteja grávida o resultado pode ser um falso negativo devido a pequena quantidade de hormônio Beta HCG no xixi. 

Outra forma mais rápida de saber se está grávida é observar os 10 primeiros sintomas de gravidez que podem vir antes do atraso menstrual. Pode ainda fazer o nosso teste de gravidez online, para saber se existe alguma chance de poder estar grávida:

Esqueceu de tomar a pílula? Veja o que fazer – Emais – Estadão

Como Fazer Quando Se Esquece De Tomar A Pilula?

Quando a dosagem hormonal das pílulas varia, pode ser preciso descartar os comprimidos esquecidos. Fique de olho na bula! Foto: GabiSanda/Pixabay

Um dos grandes pesadelos das mulheres que confiam apenas na pílula como método anticoncepcional é pegar a cartela e perceber que o medicamento do dia anterior ainda está ali, esquecido. 

A situação acontece com a maioria das mulheres, mas poucas sabem como agir ao se darem conta do erro. A ginecologista Mariana Maldonado ressalta que, antes de tudo, é preciso olhar a bula do medicamento nesses casos. Confira as instruções da marca e siga essas recomendações. 

No entanto, as orientações dos fabricantes costumam ser similares e, salvo exceções, seguem certo padrão, como descreve Mariana. Esqueceu de tomar um único comprimido? “Nessas horas, o ideal é tomar a pílula esquecida assim que lembrar e seguir tomando a cartela normalmente”, explica a ginecologista.

“Se a pílula esquecida só for lembrada no momento da próxima tomada, pode-se tomar as duas pílulas ao mesmo tempo. Não é necessário usar métodos adicionais, como, por exemplo, a pílula de emergência ou do dia seguinte.

” Apesar de não haver motivo para pânico, vale usar proteção extra no primeiro mês em que você estiver tomando uma nova pílula.

Já nos casos de esquecimento de duas pílulas ou mais, a proteção extra, como uso da camisinha, é essencial.

Assim que perceber, tome um comprimido esquecido e, depois, siga a cartela normalmente – mas é preciso tomar muito cuidado para não se perder nos dias da semana.

Se a pílula tiver dosagens hormonais diferentes em cada comprimido, é preciso descartar as que foram esquecidas. Por isso, é muito importante ler a bula antes.

Há algumas diferenças quando se esquece de tomar mais de uma pílula na última semana da cartela, ou seja, nos últimos sete dias.

Nesses casos, “os comprimidos restantes deverão ser tomados até o final, descartando-se os esquecidos [quando a dosagem hormonal varia em cada pílula]. Uma nova cartela deve ser iniciada logo em seguida, sem intervalos”, avisa a ginecologista.

É preciso tomar cuidado extra e usar preservativos por pelo menos uma semana depois do esquecimento. E, no caso de qualquer dúvida, consulte um ginecologista.

E se eu me esquecer de tomar uma ou mais pílulas?

Para que a pílula seja eficaz, é importante tomá-la todos os dias à mesma hora mas pode ser tomada várias horas antes ou várias horas depois sem alterar a eficácia de formar significativa.

Considera-se um 'esquecimento de pílula' quando a mulher a toma mais de 24 horas depois da hora habitual. Mesmo que a mulher se esqueça de tomar uma pílula, o importante é não parar de tomar os comprimidos.

Não há problema se a mulher se esquecer de tomar um comprimido em qualquer altura do ciclo ou se iniciar uma nova embalagem com um dia de atraso. Nestes casos, a mulher ainda está protegida.

No entanto, se a mulher se esquecer de tomar duas ou mais pílulas ou iniciar o pacote com dois ou mais dias de atraso, isto pode afectar a sua protecção anticoncepcional e a eficácia da pílula contraceptiva combinada.

Se a mulher se esquecer de tomar um comprimido, a mulher deve continuar a tomar os comprimidos normalmente e não é necessário nenhum método adicional de protecção. Se tiverem passado mais de 24 horas desde que a mulher se esqueceu de tomar a pílula, ela deve tomar 2 comprimidos de uma vez.

  • Se a mulher se tiver esquecido de duas ou mais pílulas (a última pílula foi tomada à 48h ou mais), então deve:
  • – Se a embalagem ainda tiver 7 ou mais pílulas para tomar, a mulher deve tomar 2 comprimidos imediatamente (o que foi esquecido e o que deveria ser tomado no dia em que se lembrou), e depois deve continuar a tomar a pílula, como de costume.
  • – Se a embalagem tem menos de 7 comprimidos, a mulher deve terminar a embalagem e começar uma nova no dia seguinte, sem fazer a habitual pausa de sete dias de entre embalagens.
  • – Se a mulher se tiver esquecido de duas ou mais pílulas, deve usar preservativos ou não ter relações sexuais durante os próximos 7 dias (nove dias se ela estiver  tomando pílulas de Valerato de estradiol / dienogest), porque neste caso ela não está protegida.
  • Precauções adicionais se a mulher se esquecer de tomar duas ou mais pílulas, precauções a tomar de acordo com a semana do esquecimento:
Leia também:  Como Ver Quanto Dinheiro Tenho Na Steam?

– Se a mulher se esquecer de tomar as pílulas na primeira semana (pílulas 1-7), deve usar Contracepção de Emergência, caso o sexo desprotegido tenha ocorrido no intervalo entre embalagens de pílulas ou durante a primeira semana de toma da pílula. As mulheres devem usar preservativos ou abster-se de sexo durante os 7 dias seguintes (nove dias se ela está tomando Valerato de estradiol / dienogest) para evitar uma gravidez indesejada.

– Se a mulher se esquecer de tomar duas ou mais pílulas na segunda semana (comprimidos 8-14) e se, na primeira semana, a mulher usou as pílulas regularmente, durante 7 dias, ela não precisa usar a contracepção de emergência, mas deve usar preservativos ou  abster-se de sexo durante os 7 dias seguintes (nove dias, se ela estiver a tomar estradiol valerate/ dienogest) para evitar uma gravidez indesejada. 

– se a mulher se esquecer de tomar a pílula na terceira semana (pílula 15-21) e na segunda semana a mulher usou de forma regular nos últimos 7 dias ela não precisa de usar contracepção de emergência.

No entanto ela deve usar preservativos ou abster-se de ter relações sexuais nos próximos 7 dias (nove dias, se ela estiver a tomar estradiol valerate/ dienogest) para evitar uma gravidez indesejada.

Ela também é aconselhada a terminar a embalagem e começar uma nova no dia seguinte, sem fazer a pausa habitual de 7 dias entre ambas embalagens.53

contracepção de emergência

Programa Nacional Saúde Reprodutiva

Contracepção / Como me posso proteger de uma gravidez?

Contraceptivo oral combinado “Pílula”

  • O que é um contraceptivo oral combinado?

É um “pílula” que contém estrogénios e um progestativo. Existem vários tipos de “pílulas” que diferem entre si na dose de estrogénios e no tipo de progestativo.

  • Quando se inicia ou muda de pílula, começa-se a embalagem no primeiro dia da menstruação.
  • Depois a toma da pílula faz-se da seguinte maneira:
  • 1 comprimido por dia
  • 21 dias seguidos
  • Pára-se 7 dias (é neste intervalo que aparece a menstruação)
  • Recomeça-se ao 8º dia (mesmo que ainda se esteja menstruada)
  • Qual a melhor forma de não se esquecer?

A melhor forma é associar este hábito a um hábito diário que já exista.

Por exemplo, tendo o hábito de escovar os dentes à noite, pode-se colocar a embalagem da pílula num copo com a escova e a pasta de dentes. A toma à noite tem a vantagem que na manhã seguinte ainda tem uma nova hipótese de se voltar a lembrar, quando voltar a escovar os dentes… Um alarme no telemóvel também pode ser outra ideia.

  • O que fazer nos esquecimentos?

Se esqueceu de tomar a pílula fora da hora habitual, mas ainda durante as 12 horas seguintes, deve-se tomar nessa altura a pílula esquecida e a seguinte na hora habitual. Mesmo que isto corresponda a tomar 2 pílulas no mesmo dia. Neste caso não é preciso mais nenhum cuidado.

Se o esquecimento ultrapassar as 12 horas, deve-se continuar a tomar a embalagem normalmente. Porém, durante os 7 dias seguintes (sem novos esquecimentos) tem de ter também outro cuidado contraceptivo, por exemplo, o preservativo.

Se o esquecimento foi logo no início da embalagem e já teve relações sexuais, deve ser feita contracepção de emergência.

  • Quando começa a ser eficaz?

Quando se inicia a primeira embalagem no primeiro dia da menstruação, a inibição da ovulação fica assegurada logo nessa embalagem. Ou seja, a mulher não necessita de utilizar outro “cuidado contraceptivo” na primeira embalagem, se tiver respeitado a regra de começar imediatamente no primeiro dia de menstruação.

  • Quando deixa de ser eficaz?

Quando se interrompe uma embalagem o efeito contraceptivo passa. A mulher pode engravidar logo de seguida, sem qualquer problema, caso assim o deseje. Não é preciso aguardar nenhum tempo para poder engravidar em segurança.

  • O que interfere na sua eficácia?
  1. Esquecer-se de tomar, nem que seja um comprimido;
  2. Tomar simultaneamente antibióticos;
  3. Vomitar;
  4. Ter diarreia;
  5. Tomar outros medicamentos, como por exemplo, os anti-epilépticos.
  6. O chá de hipericão que é um produto “natural” diminui a eficácia da pílula.
  • O que são os “descansos da pílula”?

Muitas mulheres continuam ainda a fazer aquilo a que chamam “descanso da pílula”, ou seja, não a tomam durante um ciclo…

Está cientificamente demonstrado que não é necessário interromper a toma da pílula, excepto quando se quer engravidar. Não diminui a ocorrência de efeitos secundários, nem altera a fertilidade (ou seja, não torna mais difícil vir a engravidar se se fizer a pílula vários anos sem pausa).

Saiba que muitas mulheres engravidam quando fazem “descansos”.

É um “velho mito” o de que as pílulas “engordam”. O aumento de peso é pouco frequente. O que acontece mais frequentemente, é as mulheres aumentarem de peso por outras causas e depois “culparem” a pílula por isso. Quando se pára a pílula e o peso não volta ao normal, mostra que a variação de peso não tinha a ver com a sua toma.

  • Faz mal menstruar pouco quando estou a tomar a pílula?

Não tem qualquer risco para a saúde, nem diminui a fertilidade.

Significa apenas que o endométrio – o “forro” do útero – se tornou mais fino sob o feito da pílula. Não fica nenhum “sangue retido” como algumas mulheres ainda acreditam (“o sangue subia então à cabeça”, como se dizia antigamente…).

É até um efeito benéfico e confortável da pílula. Por isso, as pílulas são muitas vezes usadas para tratar as mulheres que perdem muito sangue na menstruação.

  • Se tomar muitos anos a pílula, será que terei dificuldade em engravidar?

Não, a pílula não diminui a fertilidade, mesmo quando é feita durante muitos anos seguidos. Algumas mulheres fazem “descansos ” da pílula com a ideia errada de que a toma mantida da pílula pode diminuir a fertilidade. Não tem qualquer base científica.

  • Terei algum problema se tiver uma perda de sangue pelo meio da embalagem?

Se tiver ocorrido alguma das situações que diminuem a eficácia da pílula, a perda de sangue deve-se muito provavelmente apenas a este facto. Deve-se manter a toma da pílula regular.

Lembre-se que devia ter tomado cuidados contraceptivos adicionais…tomou?

Se não ocorreu nada, não deve parar a toma da pílula, mas deve procurar um médico caso a perda de sangue se mantenha ou repita.

  • E se não menstruar no fim da embalagem?

Se houve alguma situação de interferência e não tomou cuidados contraceptivos extra, deve fazer um teste de gravidez. Se for negativo, recomeça-se a nova embalagem na altura prevista.

Se não aconteceu nada que interferisse com a eficácia da pílula, pode ser normal. Nalgumas pílulas mais recentes, o fluxo menstrual pode ser muito escasso ou nulo, sem problemas para a saúde da mulher. Se se sentir mais segura, pode realizar um teste de gravidez e recomeçar uma nova embalagem na altura prevista.

  • Estou protegida de engravidar nos 7 dias de intervalo de uma embalagem?

Se a toma da pílula foi regular e sem falhas, nos 7 dias de intervalo estará protegida

  • Se não estiver com o meu namorado ou companheiro durante alguns meses, paro de tomar a pílula durante esse período de tempo?

Não, não há necessidade de suspender a pílula.

A pílula além do seu efeito contraceptivo também tem outros benefícios como a regularização dos ciclos menstruais, a melhoria da dismenorreia (dores muitos fortes durante a menstruação)e da tensão pré-menstrual.

O uso da pílula também contribui para a prevenção de uma série de doenças como o cancro do ovário e do endométrio, os quistos funcionais do ovário, a doença fibroquística da mama e a doença inflamatória pélvica.

  • Terei algum problema se, por engano, tomar dois comprimidos no mesmo dia?

Não. Actualmente as pílulas têm doses muito pequenas, pelo que tomar duas pílulas não afecta a saúde. Há alguns anos, as pílulas tinham doses mais elevadas. Ainda hoje em dia, em algumas situações especiais, podem ser tomados 2 comprimidos diariamente sem que isso acarrete problema.

  • Quais as contra-indicações da pílula?

As contra-indicações para o uso da pílula são: Gravidez, hipertensão arterial,hemorragia genital anormal, doença hepática, tabagismo nas mulheres com mais de 35 anos, neoplasia hormonodependente, cefaleias tipo enxaqueca, trombose venosa profunda ou troboflebite em curso, diabetes Mellitus com complicações vasculares,doença vascular cerebral ou coronária, hiperlipidémia, colelitíase e outras doenças cujo terapêutica possa interferir com a pílula (epilepsia, tuberculose).

  • Quando é que devo contactar o meu médico sobre a pílula?

Quando há o diagnóstico de alguma doença ou situação acima referidas ou sempre que surja alguma dúvida ou queixa. Nunca interromper o método sem antescontactar os profissionais de saúde da consulta onde o método foi prescrito.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*