Como Fazer Quando O Rato Do Computador Bloqueia?

Experimente estes passos para resolver problemas com o rato, teclado ou trackpad sem fios Apple.

Siga estes passos se o Mac não reconhecer o rato, teclado ou trackpad.

Os ratos Magic Mouse e Magic Mouse 2 têm um interruptor na parte de trás do dispositivo. Deslize o interruptor para ligar o dispositivo. No rato Magic Mouse, o LED verde acende momentaneamente. No rato Magic Mouse 2, aparece a cor verde por baixo do interruptor.

O teclado Magic Keyboard, o Magic Keyboard com teclado numérico e o Magic Trackpad 2 têm um interruptor na extremidade posterior do dispositivo.

Deslize o interruptor para ligar o dispositivo (a cor verde torna-se visível). Os modelos anteriores do teclado sem fios Apple Wireless Keyboard têm um botão de alimentação no lado direito do dispositivo.

Prima o botão para ver um LED verde na parte superior do dispositivo, perto do botão.

Quando liga estes dispositivos, aparecem como ligados nas preferências de Bluetooth e no menu Bluetooth na barra de menus. Se um determinado dispositivo não aparecer aqui, certifique-se de que está carregado ou substitua as pilhas e veja se o mesmo foi emparelhado com o Mac.

Utilize o trackpad integrado do portátil Mac ou um rato USB para selecionar o menu Apple  > Preferências do sistema e, em seguida, clique em Bluetooth. Verifique se o Bluetooth está ativo.

Consulte a tabela abaixo para obter mais informações sobre como determinar o estado do Bluetooth. Se o ícone do Bluetooth não aparecer ou se o estado da barra de menus continuar a assinalar que o Bluetooth está desativado, reinicie o computador e, em seguida, tente ativar o Bluetooth novamente.

Ícone do menu Bluetooth
Estado do Bluetooth
O Bluetooth está ligado, mas não existem dispositivos sem fios ligados ao Mac. Consulte a secção Verificar se o rato, teclado ou trackpad sem fios está ligado deste artigo.
O Bluetooth está ligado e existe pelo menos um dispositivo sem fios ligado.
Quando este ícone pisca, há pelo menos um dispositivo sem fios com pouca carga. Clique no ícone do Bluetooth para identificar o dispositivo afetado e, em seguida, recarregue o dispositivo ou substitua as pilhas.
O Bluetooth está desativado. Clique no ícone do Bluetooth utilizando um rato USB ou trackpad integrado e selecione Ativar Bluetooth.
O Bluetooth está offline ou indisponível. Reinicie o Mac. Se o estado do Bluetooth não mudar, desligue todos os dispositivos USB e volte a reiniciar o Mac.

O Magic Mouse 2, o Magic Keyboard, o Magic Keyboard com teclado numérico e o Magic Trackpad 2 têm baterias recarregáveis integradas.

Pode carregar estes dispositivos ao ligá-los a um Mac ou adaptador de corrente USB utilizando um cabo Lightning para USB.

 Para um carregamento de bateria mais rápido, certifique-se de que o dispositivo está ativado quando estiver ligado ao cabo Lightning para USB.

Para verificar o nível da bateria destes dispositivos, clique no ícone do Bluetooth na barra de menus do Mac e, em seguida, selecione o dispositivo pelo nome. Se o nível de bateria de um dispositivo estiver baixo, recarregue-o. Se o dispositivo não aparecer, siga os passos acima para se certificar de que está ligado.

Se o Mac não reconhecer o rato, teclado ou trackpad sem fios Apple após seguir as sugestões acima, experimente desligar o dispositivo sem fios, aguardar alguns segundos e, em seguida, voltar a ligá-lo.

Como Fazer Quando O Rato Do Computador Bloqueia? Como Fazer Quando O Rato Do Computador Bloqueia? Como Fazer Quando O Rato Do Computador Bloqueia?

O rato sem fios Apple e os ratos Magic Mouse e Magic Mouse 2 podem ser utilizados na maioria das superfícies suaves. Contudo, se verificar problemas com a resposta do cursor, experimente estas opções:

  • Selecione o menu Apple  > Preferências do sistema e, em seguida, clique em Rato. Defina o nivelador “Velocidade do cursor” para ajustar a rapidez com que o ponteiro se move quando desloca o rato.
  • Experimente utilizar outra superfície para ver se a velocidade do cursor melhora.
  • Vire o rato ao contrário e verifique a janela do sensor. Utilize ar comprimido para limpar com cuidado a janela do sensor, se existirem resíduos ou pó.
  • Se estiverem a ser utilizados vários dispositivos Bluetooth nas proximidades, experimente desligá-los um de cada vez para verificar se isso resolve o problema. 

Saiba o que fazer se o trackpad não estiver a funcionar corretamente.

Como Fazer Quando O Rato Do Computador Bloqueia?

Utilize a Disposição do teclado para testar se as teclas respondem corretamente quando são premidas.

  1. Escolha o menu Apple  > Preferências do sistema e clique em Teclado.
  2. Clique no separador Tipos de teclado.
  3. Certifique-se de que o idioma do teclado que utiliza se encontra listado no lado esquerdo. Se não estiver, clique no botão de adicionar (+) e escolha um dos idiomas que aparecem.
  4. Selecione a opção assinalável “Mostrar menu “Tipo de teclado” na barra de menus”.
  5. Clique no separador Teclado e, em seguida, selecione a opção assinalável “Mostrar visualizadores de teclado e de emoji na barra de menus”, se estiver presente.
  6. No menu Tipo de teclado  na barra de menus, selecione Mostrar disposição do teclado. A Disposição do teclado, que mostra a disposição das teclas, é apresentada no ecrã.
  7. Prima a tecla que não responde e verifique se a tecla correspondente aparece realçada na Disposição do teclado. Caso apareça, essa tecla está a funcionar corretamente.

Se ativar a funcionalidade Teclas‑rato, muitas teclas poderão não responder conforme esperado. Para desativar a opção Teclas-rato, selecione o menu Apple > Preferências do sistema e, em seguida, clique em Acessibilidade. Escolha Rato e trackpad na lista do lado esquerdo e, em seguida, desmarque a opção assinalável Ativar teclas‑rato.

Obrigado pelos seus comentários.

O que fazer se o computador bloquear

Se o seu computador bloqueou a meio de um jogo ou da preparação daquele trabalho que tem mesmo de entregar amanhã, veja como pode recuperá-lo e evitar que isso aconteça no futuro.

Às vezes é preciso dar-lhe tempo

Se o computador estiver a executar uma tarefa particularmente pesada, por vezes pode parecer que fica bloqueado, mesmo que não esteja. Por isso, o primeiro conselho que lhe podemos dar é que espere um pouco para ver se ele acaba o que está a fazer e começa a responder normalmente.

Este conselho funciona na grande maioria dos casos, especialmente se se tratar de uma coisa que aconteceu uma única vez e não recorrentemente.

Verifique também se o apontador do rato está a funcionar, também se pode dar o caso do rato se ter desligados, ou, se for sem fios, ter ficado sem energia, o que pode dar a impressão de que o computador está mesmo bloqueado, quando, na verdade, está a funcionar.

“Mate” o programa que está a bloquear o computador

Se o Windows não recuperar, ou se começar a bloquear depois de ter recuperado, está na hora de usar a combinação de teclas CTRL+ALT+DEL. Prima estas teclas ao mesmo tempo e depois escolha o ‘gestor de Tarefas’ a partir do menu que aparece. Abre-se uma janela que lhe mostra uma lista dos programas que estão a ser executados nesse momento no computador.

Se tiverem a indicação de que não estão a responder, clique em cima do nome e depois no botão ‘Terminar tarefa’. Se for um incidente isolado isto resolve-lhe o problema. O Windows deve começar a funcionar normalmente assim que fechar a janela do ‘Gestor de Tarefas’.

Se o computador bloquear quando utiliza um programa específico, pode ser necessário desintalá-lo e encontrar uma alternativa, ou fazer uma actualização do hardware se o programa deixar de funcionar porque a sua máquina não dispõe dos recursos necessários.

Leia também:  Rak sutka u mężczyzn

Reiniciar e tentar de novo

Se o CTRL+ALT+DEL não resolver o problema é porque o computador está mesmo bloqueado e a única maneira de o pôr a funcionar outra vez é através de um reset. Prima o botão de energia e não o largue até o computador se desligar. Depois volte a permi-lo para o ligar outra vez.

Se estava a trabalhar em algo importante quando o bloqueio aconteceu, pode ser necessário recuperar o ficheiro onde está o seu trabalho. O sucesso deste processo depende muito da forma como o programa em que estava a trabalha gere a gravação de documentos.

Por exemplo os programas da Microsoft, como o Word, Excel e PowerPoint gravam automaticamente os ficheiros em que se está a trabalhar de tempos a tempo e eles são recuperados automaticamente quando volta a abrir o programa.

Pode ainda aceder a ‘Ficheiro’, Informações’, ‘Gestão de documentos’, ‘Recuperar documento não gravado’. Isto pode não funcionar sempre, mas vale a pena tentar.

Noutros programas terá de investigar, se não houver uma funcionalidade de recuperação, infelizmente terá mesmo de recomeçar o trabalho do zero.

Veja o ‘Histórico de fiabilidade’

Se não conseguir descobrir a causa dos bloqueios, terá de fazer alguma investigação. Neste caso recomendamos a utilização ‘Histórico de fiabilidade’ do Windows que lhe pode dar informação preciosa acerca de que software é que não se está a portar bem.

  • Como Fazer Quando O Rato Do Computador Bloqueia?
  • Para o usar faça o seguinte:
  • No menu ‘Iniciar’ escreva ‘Painel de controlo’ e escolha a primeira opção que surgir.

No ‘Painel de controlo’ clique em ‘Ver por:’ e escolha a opção ‘Ícones grandes’ ou ‘Ícones pequenos’. Isto vai mostrar-lhe todas a opções presentes no ‘Painel de controlo’ em vez de as agrupar por assuntos.

Clique em ‘Segurança e manutenção’ e depois expanda a secção ‘Manutenção’.

Clique em ‘Histórico de fiabilidade’.

Na janela poderá ver um gráfico que mostra a fiabilidade do computador ao longo do tempo, relatórios de erros e outra informação. Se conseguir encontrar um erro mais ou menos na hora e dia em que o computador deixou de funcionar clique em ‘Detalhes técnicos’ para ver um resumo da informação que o Window reuniu acerca desse erro.

Depois pode utilizar um qualquer motor de busca para tentar encontrar mais informação acerca do problema e como solucioná-lo.

Nesta janela também pode usar o gráfico para ver que aplicações ou actualizações forma instaladas imediatamente antes dos bloqueios começarem a acontecer. Se lhe parecer que uma actualização do sistema ou de um programa é a culpada do computador não funcionar, utilize o restauro de sistema para devolver o sistema operativo a um estado anterior aos erros.

Verifique se há vírus

Quando os computadores começam funcionar mal é sempre bom procurar pela existência de vírus, porque nunca se sabe se é essa a raiz dos problemas. Use um programa de busca de vírus como o Malwarebytes e ponha-o a verificar todos os ficheiros que estão no(s) disco(s) do seu computador. Se for o caso, o Malwarebytes também é capaz de remover os vírus.

Verifique a temperatura

Quando os componentes dos computadores sobreaquecem param de funcionar para evitar que queimem, o que, naturalmente, faz com que o computador bloqueie.

O excesso de temperatura fica-se a dever, na maioria dos casos, à acumulação de pó e cotão nas entradas e saídas de ar da caixa e nos dissipadores de calor.

Em menor escala podem ficar a dever-se a falhas nas ventoinhas que forçam o ar a circular dentro da caixa.

Para despistar este problema se o seu computador não tiver um programa de monitorização de temperaturas incluído, pode instalar um programa como o Core Temp e configurá-lo para que lhe mostre a temperatura do sistema na ‘Área de notificação’ para que esteja sempre visível.

Como Fazer Quando O Rato Do Computador Bloqueia?

Assim, da próxima vez que o computador bloquear pode olhar para o ícone do Core Temp para ficar a saber qual era a temperatura do computador quando bloqueou. Se estiver perto, ou acima, de 90 graus, quase de certeza que o computador está sobreaquecer.

A melhor coisa a fazer é comprar uma lata de ar comprimido e usá-la para limpar as entradas de ar do computador. Se a situação se mantiver terá de ver se as ventoinhas estão a funcionar, isso pode-se verificar facilmente se as não conseguir ouvir.

Se o computador for um desktop a substituição é simples, se for um portátil, aconselhamos a recorrer a um serviço de reparação profissional, porque desmontar um portátil é um processo um pouco mais complexo e as hipóteses de algo correr mal são mais altas.

Teste a memória RAM

  1. Os problemas de hardware relacionados com a memória RAM também são muitas vezes culpados pelos bloqueios nos computadores pessoais.
  2. Como Fazer Quando O Rato Do Computador Bloqueia?
  3. O Windows tem uma ferramenta chamada ‘Diagnóstico de memória do Windows’ que, como nome indica, serve para testar toda a memória RAM do computador à procura de chips que possam estar com problemas que contribuem para a instabilidade do sistema.

Para a utilizar aceda ao menu ‘Iniciar’ e escreva ‘Diagnóstico’ e abra a ferramenta. Em primeiro lugar, será informado de que o sistema terá de reiniciar para fazer o teste.

No final se não houverem erros é porque, provavelmente, tem pouca memória no computador e convém ampliá-la para evitar futuros bloqueios.

Para o verificar quando o computador bloquear prima a combinação de teclas para aceder ao ‘Gestor de tarefas’, clique no separador ‘Desempenho’, se a memória RAM estiver toda ocupada é porque a que computador tem já não chega e está na hora de fazer um upgrade.

4 maneiras de bloquear um computador com Windows 10 | Computador

Se você usa um computador ou notebook com Windows no trabalho sabe que nem sempre pode deixar sua tela desbloqueada com o PC sozinho. Pessoas não autorizadas podem ver suas informações ou mesmo mexer nas suas coisas. E não é só no trabalho, é importante também proteger sua máquina de curiosos em casa. Por isso, veja como bloquear o computador com Windows 10.

Como Fazer Quando O Rato Do Computador Bloqueia?

A seguir, vamos explicar quatro maneiras práticas para fazer isso.

1. Usando o atalho Windows + L

Essa é a forma mais rápida de todas para bloquear seu computador.

  • Pressione e segure o botão com o logotipo do Windows, no seu teclado e, depois, pressione a tecla com a letra L;
  • Seu PC será bloqueado e irá para uma tela de espera. Para desbloqueá-lo basta pressionar qualquer tecla ou clicar com o mouse, inserir a senha ou PIN novamente e pronto.

2. Usando o atalho Ctrl + Alt + Del

A combinação dessas três teclas proporcionam várias funções, sendo a de fechar programas uma das mais conhecidas. Mas ela também pode ser usada para bloquear a tela do PC.

  • Pressione Ctrl + Alt + Del (nessa ordem);
  • Na janela de menu que abrir (na cor azul e cobrindo toda a tela) é só clicar em Bloquear, que é logo a primeira opção.

3. Pelo botão de Iniciar

  • Clique no botão Iniciar, localizado no canto inferior esquerdo da tela;
  • Clique no ícone do seu usuário e, depois, em Bloquear.
Leia também:  Como Ocultar As Pessoas Que Eu Sigo No Instagram?

Como Fazer Quando O Rato Do Computador Bloqueia?

4. Pela janela de Proteção de Tela

Caso não queira fazer sempre os procedimentos acima manualmente, você pode programar o PC para bloquear a tela assim que a proteção de tela (screen saver) for ativada.

  • Clique no botão Iniciar e, no campo de busca, digite Alterar a Proteção de Tela. Clique na opção que aparecer;
  • Na janela que abrir, marque o quadradinho onde está escrito: Ao reiniciar, exibir tela de logon;
  • É possível, inclusive, escolher por quanto tempo o seu computador deve esperar até ativar a proteção de tela;
  • Agora clique em Aplicar e, depois, em OK.

Como Fazer Quando O Rato Do Computador Bloqueia?

Dessa forma, toda vez que a proteção de tela for interrompida você terá que inserir a sua senha ou PIN para logar.

Problemas de rato, touchpad e teclado no Windows

Windows 10 Windows 7 Windows 8.1 Mais…Menos

Está a ter problemas com um dispositivo? Certifique-se de que todos os componentes estão corretamente ligados, que o dispositivo está a receber energia e que está corretamente configurado.

  • Desligue os cabos USB e aguarde um pouco até o Windows descarregar o controlador do dispositivo e, em seguida, volte a ligar o dispositivo.
  • Tente utilizar outra porta USB do PC.
  • Se utilizar um concentrador USB entre o dispositivo e o PC, certifique-se de que o concentrador está a receber energia. Se o dispositivo ainda não estiver a funcionar, tente remover o concentrador USB e ligar o dispositivo diretamente à porta USB do PC.
  • Certifique-se de que os cabos do dispositivo não se encontram danificados.
  • Verificar quaisquer dispositivos alimentados a pilhas para confirmar que estão carregados ou que têm pilhas novas.
  • Certifique-se as teclas ou sensores não estão a ser bloqueados por sujidade.
  • Procure um botão Repor no parte inferior do dispositivo sem fios. Repor o dispositivo irá desligar e voltar a ligar a ligação sem fios. Também poderá existir um botão Repor no recetor USB do dispositivo.
  • Para dispositivos sem fios USB, tal poderá ser tão simples como desligar o recetor USB, aguardar cerca de 10 minutos e, em seguida, voltar a ligar o recetor USB à porta USB. A ligação sem fios deverá ser restabelecida.

Se o dispositivo não funcionar de todo (se não forem apresentadas luzes no dispositivo quando está ligado ou se o cursor não se mover ou não aparecer no ecrã), ligue o dispositivo a outro PC e verifique se funciona nesse PC. Se o dispositivo não funcionar no outro PC, poderá necessitar de substituição.

Nota: Alguns dispositivos não funcionarão sem que instale um controlador. Ao testar o dispositivo noutro PC, certifique-se de que tem o controlador correto para o dispositivo instalado nesse PC.

Para executar o hardware e o resolução de problemas de dispositivos em Windows 7:

  1. Abra a resolução de problemas de Hardware e Dispositivos clicando no botão Iniciar  e, em seguida, clicando em Painel de Controlo.

  2. Na caixa de pesquisa, escreva resolução de problemas e, em seguida, selecione Resolução de Problemas.

  3. Em Hardware e Som, selecione Configurar um dispositivo.

  1. Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, escreva procurar atualizações e selecione Procurar atualizações na lista de resultados.

  2. Em Windows Update, selecione Procurar atualizações. O Windows Update informará se são necessárias quaisquer atualizações, e se as atualizações mais recentes foram instaladas com êxito.  

    Pode não haver nenhuma atualização do motorista disponível.

  1. Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, tipo gestor de dispositivos,selecione o Gestor de Dispositivos da lista de resultados.

  2. Na lista de categorias de hardware, localize o dispositivo que quer atualizar e, em seguida, faça duplo clique no nome do dispositivo.

  3. Clique no separador Controlador, clique em Atualizar Controlador e, em seguida, siga as instruções apresentadas.

E se o seu portátil bloquear?

Certamente já aconteceu estar a trabalhar no seu portátil e de uma tarefa para outra, a meio caminho “congela” e não responde a qualquer das suas instruções, e ter que reiniciar à força para voltar ao trabalho com ele.

Isso é muito comum, e infelizmente, ocorre com muito mais frequência do que gostaríamos, mas tudo é explicado,  os portáteis geralmente  têm menor capacidade de RAM do que desktops, o que leva a que quando nós trabalhamos intensamente com eles, temos muito mais probabilidade para bloquear, ficar em espera ou congelar, podemos chamá-lo da maneira que quisermos.

Também influencia o congelamento ou o bloqueio do equipamento, provavelmente o super-aquecimento dos portáteis, que por sua própria natureza quando estão a trabalhar continuadamente, podem sobreaquecer excessivamente e acabam bloqueando.

Normalmente, os principais sintomas que encontramos quando o computador congela são os seguintes:

  • O Windows não responde a nada, incluindo o rato, o ponteiro não se move no ecrã do nosso computador portátil.
  • Aparece uma mensagem de erro, e não a conseguimos eliminar de nenhuma maneira.
  • Quando abres um dos programas no PC portátil e ele bloqueia o rato e não faz nada nem responde.

Pode haver muitos outros sintomas, mas esses três são os que encontramos com maior assiduidade. Se isso lhe aconteceu recentemente, não deve pensar que o seu computador morreu e é hora de mudá-lo de novo, pelo menos por agora. É comum e geralmente não deve ser um problema muito sério, nós vamos dizer-lhe como deve agir nesta situação .

Como deve agir? 

Gerir o gestor de tarefas

Quando têm problemas no funcionamento do computador, o gestor de tarefas pode se tornar um dos seus melhores aliados. Nem sempre funciona e nem sempre o problema pode ser resolvido através dele, mas muitas vezes dá-nos a oportunidade de erradicar o problema.

Para aceder, deve pressionar as teclas de ambos os “Ctrl + Alt + Del” no seu computador . Automaticamente, se o administrador está a trabalhar, irá abrir a uma janela onde aparece as seguintes opções:  fechar, alternar utilizadores, log off , alterar um gestor de senhas e tarefa.

Uma vez no gestor de tarefas, tente fechar todas as tarefas abertas no computador . Depois sair do gestor de tarefas e confirmar se está a funcionar tudo bem novamente. Se continuar a bloquear, pressione as teclas “Ctrl + Alt + Del” e desta vez clique em Log Off para desligar o computador e começar do zero.

Arranque rápido

Se o nível de congelamento do seu portátil é tal que nem mesmo responder à combinação “Ctrl + Alt + Delete”, deve escolher a opção de arranque rápido . Não é o mais aconselhável, mas um dos mais eficazes quando os seus níveis de desespero nada fazem além de aumentar.

Para fazer isso, só tem que pressionar e segurar por um alguns segundos a tecla de energia no seu portátil . Se tudo correr bem ele deve reiniciar automaticamente, e quando ligar novamente, deve funcionar corretamente. Mas nem sempre funciona, pois há momentos em que o botão de arranque nem sequer responde.

Remova a bateria e desligue da corrente

Se o reinício rápido não serviu para descongelar o computador, a próxima opção, e a mais drástica, é remover a bateria do seu portátil e desconecte-lo diretamente da rede elétrica . Desta forma, vai desligar. Quando voltar, quase certamente encontrará uma janela a avisá-lo que da última vez o computador não foi desligado corretamente. Pressione OK para iniciar o modo de recuperação.

Leia também:  Como Se Chama O Som Que Os Grilos Fazem?

Como evitar o bloqueio do seu equipamento?

Já revemos as três opções disponíveis em caso do seu portátil ficar bloqueado, mas agora vamos ver o que pode fazer para evitar tal congelamento e pode usar o seu computador sem ter que se preocupar com nada.

Comprova se tens vírus

Normalmente, o congelamento é devido a sobreaquecimento ou a RAM não está a dar, mas para encontrar com certeza, vamos verificar se o computador está livre de vírus . Deduzimos que tem um antivírus instalado no seu computador, se não, não sei o que esperas para obteres um.

Examine todos o equipamento e certifica-te de que nenhum vírus está escondido. Se costuma trabalhar com algum dispositivo USB, CD ou DVD externo, assegura-te de que eles também não contêm vírus.

Não trabalhe com o PC em cima da mesa

Já dissemos que os portáteis por sua própria natureza, são muito mais propensos a super aquecimento, e, portanto, também podem ficar bloqueados. Por isso, é importante deixar um espaço entre o computador e a superfície de trabalho , para existir circulação ar e assim sofrer menos aquecimento.

Existem diferentes possibilidades de refrigeração , como ventiladores externos e placas que vêm  instaladas de fábrica, que está no computador e dá-lhes uma ventilação extra que irá reduzir as chances de super aquecimento. Se costuma trabalhar com um portátil, sugerimos que opte por uma destas opções.

Aumenta o rendimento da tua memória RAM

A RAM dos portáteis , pelo menos na grande maioria, são geralmente menor do que o de computadores desktop . Muitas vezes ignoramos este fator e trabalhamos com o nosso portátil sem prestar atenção, o que depois acaba por o bloquear.

Recomendamos que não abra um número infinito de janelas no seu computador, e somente as aplicações ou programas que precisa realmente usar . Quanto menos janelas tem abertas, melhor funcionará o teu portátil.

Se está habituado a trabalhar com muitas aplicações ou programas,  recomendamos que a RAM seja maior do que 4 GB e que tenha ranhuras de ventilação mais amplas do que o habitual . Se já tem o seu portátil, pode obter uma memória RAM e substituir a atual.

Espero que tenha prestado atenção e tenha tomado nota, porque com tudo o que te dissemos, não deve voltar a ter problemas com o seu portátil bloqueado.

Aproveita ao máximo o teu portátil

Como resolver quando o touchpad do notebook para de funcionar?

Embora os notebooks permitam que você o utilize com um mouse, há muitas pessoas que preferem usar o touchpad, pelos mais variados motivos. E se o touchpad do seu notebook parou de funcionar, não precisa entrar em pânico. Há vários casos em que ele parou por problemas de configuração ou outros problemas simples. Aqui vamos abordar algumas soluções.

O computador travou?

Isso parece um pouco bobo, mas vale a pena conferir. Se o seu touchpad parou de funcionar e seu computador estiver totalmente bloqueado, nem o touchpad nem o teclado funcionarão.

Para testar isso, pressione a tecla Windows para abrir o Menu Iniciar e, em seguida, pressione Ctrl + Alt + Delete, para abrir as Opções de Segurança.

Se nenhum destes comandos tiverem resultados, dê ao seu computador um tempo, para ver se ele retorna.

Após alguns minutos, se ele ainda está congelado, você precisa pressionar e segurar o botão físico Power para reiniciar a máquina.

Touchpad desativado

Uma das causas mais comuns de um touchpad do notebook não funcionar é que você o desativou acidentalmente com uma combinação de teclas. A maioria dos notebooks tem uma tecla Fn, que combina com as teclas F para executar operações especiais.

Muitos deles, como alterar o brilho ou desativar a funcionalidade sem fio, são úteis. No entanto, uma dessas combinações de teclas desativará o touchpad do notebook. Já que é fácil de clicar na combinação por engano, você pode sim ter feito isso.

A combinação exata depende do modelo do seu notebook (isso será diferente entre a Dell, Asus, HP, Lenovo e outros modelos), mas geralmente tem um ícone quadrado com aparência de touchpad, às vezes com um X ao lado. Alguns teclados mostram uma luz nessa tecla, para que você saiba que o touchpad está desativado.

Abaixo, você pode ver a tecla F5 em um HP Elitebook, que desliga o mouse quando combinado com Fn. Procure por esse símbolo no seu teclado.

HP Elitebook

Remova o mouse

Seguindo em frente, outra etapa de solução de problemas simples, mas importante, é desconectar os mouses USB e Bluetooth que você conectou ao notebook.

A razão para isso é que alguns notebooks têm um recurso que desativa automaticamente o touchpad quando você conecta um mouse externo. Pode ser por isso que o touchpad parou de funcionar. Para obter melhores resultados, desligue o computador, desconecte todos os dispositivos não essenciais e inicialize novamente.

Se você reiniciar e seu touchpad funcionar, você encontrou o problema. Você pode ajustar essa configuração para manter seu touchpad ativo mesmo com o mouse conectado.

Rever as configurações do mouse no Windows

Dê uma olhada nas configurações do mouse no Windows. Para isso, vá em Configurações > Dispositivos > Touchpad.

Configurações > Dispositivos > Touchpad

Verifique as configurações de sensibilidade do touchpad e veja se ele não está com a sensibilidade muito baixa, o que pode estar impedindo ele de fazer a seta andar pela tela quando você toca.

Você pode ir em “Configurações Adicionais”, e verificar se o touchpad está sendo reconhecido. Dê uma olhada nas outras opções do touchpad para ter certeza de tirar o máximo proveito do touchpad, e de que ele se comporte conforme o esperado.

Gerenciador de Dispositivos

Se o seu touchpad d seu notebook ainda não estiver funcionando, você terá que entrar em uma solução de problemas mais profunda. Abra o Painel de Controle > Hardware e Sons > Gerenciador de Dispositivos.

Mouse e outros dispositivos apontadores

Clique em Mouse e outros dispositivos apoiadores, abra a aba e escolha a opção touchpad. Dê um duplo clique nesta opção até que sejam abertas as configurações.

Mouse e outros dispositivos apontadores

Se você vir algum dispositivo nesse cabeçalho que tenha um ponto de exclamação amarelo ou um X vermelho , isso indica um problema no driver.

Clique com o botão direito do mouse e escolha Desativar dispositivo e Ativar dispositivo novamente.

Desativar dispositivo e Ativar dispositivo novamente.

Em seguida, clique com o botão direito do mouse e selecione Atualizar driver e, em seguida, procure automaticamente por software de driver atualizado. É improvável que isso realmente encontre um novo driver para corrigir o problema, mas às vezes dá certo.

Atualizar driver

Finalmente, vale a pena acessar o site do fabricante do seu notebook e baixar o driver mais recente. Geralmente o driver da fabricante funciona melhor do que os drivers genéricos que o Windows usa, e podem resolver seus problemas.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*