Como Fazer Quando A Comida Fica Salgada?

Como Fazer Quando A Comida Fica Salgada?

Foto: iStock

Quem nunca passou apuros na cozinha, não é mesmo? E não seria exagero dizer que o sal é responsável por muitos deles: seja na comida que ficou muito salgada, seja no ingrediente que precisa ter o excesso de sal removido antes do consumo.

E é exatamente para tornar os seus dias na cozinha um pouco mais fáceis que trouxemos algumas técnicas de como dessalgar alimentos. Confira!

1. Com água quente

Como Fazer Quando A Comida Fica Salgada?

Foto: iStock

Quando compramos a carne seca e o charque, eles vêm bastante salgados. Assim, se faz necessário sua dessalgação antes da utilização e consumo. Por isso, selecionamos especialmente para você essa técnica para dessalgar a carne de forma prática.

Passo a passo: O primeiro passo é limpar e cortar a carne seca ou charque no tamanho desejado. Então você deve colocar a carne em uma panela e cobri-la com água.

Depois de 10 minutos, aproximadamente, jogue cuidadosamente a água fora e repita esse procedimento por mais duas vezes.

Depois é só preparar a sua carne normalmente – geralmente as pessoas cozinham na pressão por mais ou menos meia hora, para deixá-la mais macia.

2. Com água gelada

Como Fazer Quando A Comida Fica Salgada?

Foto: iStock

Quando falamos em preparar uma receita com bacalhau, a primeira coisa que vem a nossa mente é como faremos a dessalgação dessa carne. Pensando nisso, trouxemos para você essa técnica que utiliza água gelada.

Passo a passo: Coloque uma vasilha com água na geladeira e espere gelar. Coloque algumas pedras de gelo nessa água gelada e então insira o bacalhau de molho nela. Deixe dentro da geladeira. Depois de aproximadamente 4 horas, repita o procedimento.

Lembre-se de trocar o bacalhau de vasilha (com água gelada e gelo) e não de apenas trocar a água da vasilha em que está o bacalhau.

Esse processo deve ser repetido a cada 4 horas em postas menores e a cada 8 horas em postas maiores até a dessalgação do bacalhau, que pode levar de 6 a 72 horas, dependendo da altura e corte das postas.

3. Com água corrente

Como Fazer Quando A Comida Fica Salgada?

Foto: iStock

Já aconteceu com você de, na hora de ver o ponto do macarrão, notar que exagerou no sal na hora do cozimento? Pois é, pode acontecer e a solução para este problema é bem mais simples do que pensamos!

Passo a passo: Lave o macarrão em água fria corrente e pronto! Por se tratar de uma massa fina, o sódio não penetra tanto, ficando na camada externa – o que torna mais fácil a sua eliminação na “lavagem”.

4. Com sal

Como Fazer Quando A Comida Fica Salgada?

Foto: iStock

Pode parecer estranho sugerirmos a dessalgação de um alimento utilizando sal, não é mesmo? Mas calma, a ciência explica: trata-se do processo físico da osmose, em que a água saturada (com sal) faz com que a umidade do alimento saia, trazendo consigo o sal em excesso.

Passo a passo: Primeiro, por 10 minutos, coloque o alimento dentro de uma vasilha e deixe-o embaixo de um fio de água corrente.

Depois disso, escorra o líquido e coloque a carne em uma panela com água até cobri-lo. Coloque 3 colheres (sopa) de sal para cada 1kg do alimento e leve a panela ao fogo médio.

Quando a espuma surgir, desligue o forno, marque 1 minuto e então jogue a água fora e lave a carne até tirar toda a espuma.

5. Com batata

Como Fazer Quando A Comida Fica Salgada?

Foto: iStock

Quem nunca “errou a mão” no preparo do almoço e exagerou na hora de salgar o arroz, por exemplo? Pois é, pode acontecer e, antes de pensar em descartar seu preparo, tente a técnica que utiliza batatas.

Passo a passo: Para corrigir a quantidade de sal em excesso de um cozido ou preparo à base de caldo, podemos colocar nele uma batata inteira (bem lavadinha e com casca) que irá absorver uma parte do sal. Quando a batata estiver cozida, é só retirá-la, que ela já terá cumprido essa “tarefa”.

6. Com leite

Como Fazer Quando A Comida Fica Salgada?

Foto: iStock

Utilizar leite para dessalgar o bacalhau, por exemplo, é uma das maneiras mais práticas de fazer isso.

Passo a passo: Primeiro, mergulhe o que deseja dessalgar em uma vasilha com leite frio e deixe de molho nele por 3 horas. Escorra o leite e pronto, seu alimento está pronto para o preparo. Vale lembrar que há pessoas que não descartam, mas utilizam esse leite depois, no preparo da receita escolhida.

7. Com folhas de couve

Como Fazer Quando A Comida Fica Salgada?

Foto: iStock

Folhas de couve para dessalgar o feijão? Isso mesmo! As folhas “sugam” o sal colocado em excesso.

Passo a passo: Coloque as folhas de couve dentro do preparo (feijão, caldo, sopa) e leve ao fogo. Quando ferver, retire as folhas e pronto!

Viu só como, às vezes, a solução para o que consideramos um “problema culinário” pode ser mais simples do que imaginamos? Ufa, a comida fica muito mais saborosa quando a temperamos com sal na medida certa, livre de excessos – como acontece em muitas coisas da vida.

5 formas de consertar o excesso de sal na comida

Quem nunca errou a mão no sal – seja para mais, seja para menos -, que atire a primeira pedra! No segundo caso o problema todo se resolve acrescentando mais um pouquinho do tempero, mas e quando o assunto é consertar o excesso de sal na comida, você realmente sabe o que fazer?

A maioria das pessoas diria para você que não tem solução. O pior disso é que muita gente acaba desperdiçando boas quantidades de alimento por achar que não é possível corrigir esse tipo de erro.

Como Fazer Quando A Comida Fica Salgada?

Hoje, no entanto, você vai perceber que até mesmo a comida salgada tem solução. E o melhor de tudo é que todas as formas de consertar o excesso de sal que listamos abaixo são absolutamente simples de se colocar em prática e são também muito eficientes.

Como Fazer Quando A Comida Fica Salgada?

Se o molho ou o ensopado ficaram salgados, não entre em pânico. Uma forma simples de consertar o excesso de sal no caldo, e até mesmo no arroz; é colocando uma ou duas batatas cruas e descascadas, em rodelas ou partidas ao meio, na panela.

Assim que a batata começar a cozinhar, vai absorver um pouco do sal do preparo, corrigindo o erro.

Como Fazer Quando A Comida Fica Salgada?

Outra forma de corrigir o excesso de sal na comida é adicionando uma mistura de açúcar (1 colher de sopa, em média) e vinagre de maçã (a mesma medida) ao preparo.

Claro que a quantidade vai depender de quanta comida você está preparando e precisa ser corrigida. Qualquer coisa é só acrescentar mais um pouquinho da mistura, ou do próprio sal, caso fique insossa demais.

3. Pão

Como Fazer Quando A Comida Fica Salgada?

Outra forma simples de consertar o excesso de sal é utilizando pão. Pode ser o francês ou qualquer outro que você tiver em casa, especialmente se estiver amanhecido.

Daí, é só espalhar um pouco sobre o preparado. O pão vai sugar parte do líquido da panela e absorver o excesso de sal.

4. Amido de milho

Como Fazer Quando A Comida Fica Salgada?

Além de ajudar a engrossar pratos ensopados, o amido de milho diluído na água também ajuda a consertar o excesso de sal da comida.

A medida ideal – embora dependa muito do tamanho da panela – é uma colher de chá de amido de milho dissolvido em mais ou menos 200 ml de água. Daí é só mexer para garantir que a mistura vai dissolver e se misturar completamente ao alimento.

5. Limão

Como Fazer Quando A Comida Fica Salgada?

Além de temperar os alimentos, algumas gotinhas de limão na comida também salvam o prato, caso tenha errado no sal. Basta gotejar um pouquinho de limão no arroz, por exemplo; tampar a panela e deixar cozinhando por alguns minutinhos.

Dica de ouro:

Como Fazer Quando A Comida Fica Salgada?

Para não errar no sal, não tem segredo: o ideal é ir acrescentando o tempero aos poucos, e experimentar sempre. Adicionar outros temperos ao prato, como alho e especiarias também ajudam a ressaltar o sal, sem que você tenha que colocar muito.

E então, gostou das dicas? Já colocou alguma delas em prática? Se conhecer alguma outra dica que ajuda a consertar o excesso de sal da comida, não deixe nos contar nos comentários!

Agora, falando em dicas úteis na cozinha, essa outra também é muito boa: Como acabar com o cheiro de cebola e de alho das mãos.

Fonte: Tudo Gostoso

A comida ficou salgada? Veja o que fazer para consertar isso

Como Fazer Quando A Comida Fica Salgada?

Foto: shutterstock

Salgou demais? Calma que nem tudo está perdido!

Uma das maiores tristezas que podemos passar ao fazer uma comidinha saborosa é descobrir que, no final de todo o preparo, a comida ficou salgada — ai, que dor! Pois é, é de partir o coração, além de nos dar a sensação de que todo esforço foi em vão. Mas se você acha que o fim desta comida é o lixo, pode ir parando por aí! Sabe por quê? Porque tem solução!

Leia também:  Como Saber Que Profissão Eu Quero Seguir?

Sem desperdícios, a solução é mais simples do que você imagina. No mundo culinário, alimento sempre se salva, e não é por causa de um salzinho a mais que essa história será diferente.

Existem alguns ingredientes que podem dar uma “mãozinha” nesta tarefa, ajudando a controlar a medida de sal.

Afinal, errar nesta quantidade é algo beeem normal, pois nunca conseguiremos ter a noção exata de quanto aquele prato precisa para ficar saboroso — e não salgado e digno de ser comido com um copão de água do lado.

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

Como Fazer Quando A Comida Fica Salgada?

Foto: shutterstock

A batata pode ser uma solução poderosa!

Então levanta essa cabeça e vem ver como salvar, de maneira bem simples, aquele prato gostoso que você fez!

É batata!

Você fez um molho saboroso, uma sopa, refogado, ensopado, feijão, canja, estrogonofe ou até mesmo arroz, e descobriu que errou na mão quanto ao sal? É bem simples solucionar isso. Pegue 1 ou 2 batatas cruas — a quantidade pode variar de acordo com o tanto de comida que você está fazendo —, descasque-as e parta ao meio ou em rodelas.

Em seguida, acrescente os pedaços na panela e deixe que a batata cozinhe, mas não muito. Ela irá absorver o sal em excesso, trazendo um sabor equilibrado ao prato. Depois de cozida, basta tirá-la da panela, e prontinho!

A dupla açúcar e vinagre vai te salvar

O processo aqui é bem simples também. A combinação de 1 colher (sopa) de açúcar + 1 colher (sopa) de vinagre de maçã, quando adicionada ao prato salgado, podem trazer de volta a sua comida saborosa e sem aquele exagero de sal.

Como Fazer Quando A Comida Fica Salgada?

Foto: shutterstock

O vinagre de maçã e o açúcar podem ser grandes aliados na tarefa de dessalgar a comida.

Solução? Pão

Isso mesmo, o pão. Esta delícia que temos vontade de comer quase todos os dias! As qualidades deste alimento se estendem até na hora de salvar a sua comida. Seja aquele pão fresco ou aquele pão amanhecido, ambos podem absorver o sal em excesso no prato! Uma boa dica para adicionar na sopa, no ensopado ou no caldo.

Amido de milho diluído, sal corrigido

O amido de milho participa de diversas receitas saborosas, além de possuir várias utilidades. E quando o assunto é fazer com que uma receita fique menos salgada, diluir 1 colher (chá) de amido de milho em água pode ser uma boa solução para deixar o sal na medida certa.

Como Fazer Quando A Comida Fica Salgada?

Foto: shutterstock

O amido de milho diluído em água pode dar um jeito nos pratos salgados.

Sal na tampa da panela

“Sal na tampa?” — isso mesmo! Para isso, basta tampar a panela na qual está o seu ensopado ou outro prato salgado, e, enquanto está cozinhando, colocar sobre a tampa um pouco de sal seco em forma de círculo. Isso fará com que esse sal absorva a umidade e o sal em excesso.

Limão para todas as horas

Esta fruta cítrica que dá um sabor pra lá de especial aos pratos também pode te ajudar a salvá-los. Caso seu arroz, por exemplo, esteja com sal demais, basta colocar algumas gotas de limão. Em seguida, é só tampar a panela novamente e prolongar por mais alguns minutinhos o tempo de cozimento.

Como Fazer Quando A Comida Fica Salgada?

Foto: shutterstock

Reaproveite o pão! Ele irá absorver o excesso, deixando o prato com o sal na medida certa.

Algumas dicas para você adotar para o dia a dia

Convenhamos: uma refeição sem sal é mais fácil de consertar do que um prato salgado, não é mesmo? Basta adicionar um salzinho ao prato e voilà.

Para evitar um prato salgadão, a chave do sucesso é ficar de olho no preparo mesmo! Enquanto estiver fazendo seu prato, vá adicionando o sal aos poucos e experimentando. Isso vai fazer com que você tenha uma noção se é necessário ou não acrescentar mais do condimento.

Tem alguma outra dica? Conta pra gente!

Como tirar o sal da comida? Confira a solução!

O sal pode ser seu melhor amigo na cozinha. Além de ter o poder de realçar o sabor dos ingredientes e transformar um prato monótono em vibrante com apenas uma pitada, é um elemento essencial para o nosso organismo.

Mas, o que acontece se você erra a mão e coloca mais sal do que deveria? Como Fazer Quando A Comida Fica Salgada?

Primeiro de tudo: respire fundo e não se desespere. Pode ter solução. Existem várias maneiras de como tirar o sal da comida e resgatar pratos.

DOBRAR A RECEITA

Em caso de dúvidas, dobre a receita sem adicionar sal e tempere a gosto. Essa é uma solução especialmente boa quando é algo que você pode congelar facilmente mais tarde.

O MITO DA BATATA

A teoria diz que, se você adicionar alguns pedaços de batata a alimentos muito salgados e removê-los, eles absorverão o excesso de sal. Mas, a ciência já provou o contrário. Robert Wolke, químico americano que faz experimentos na cozinha e autor do livro “O que Einstein disse a seu cozinheiro: a ciência da cozinha”, explicou: se você colocar uma batata para dessalgar algum alimento realmente não vai funcionar. De acordo com Wolke, embora a batata absorva parte do líquido e, portanto, tenha gosto de sal, ela não remove o excesso de sal. O químico testou a concentração de sal antes e depois da batata e pôde comprovar que não houve diferença com a adição dos legumes. Wolke concluiu, então, que o truque da batata simplesmente não funciona.

Felizmente, isso não significa que não há nada que você possa fazer. Dependendo da receita e da forma como certos ingredientes interagem, há algumas dicas que podem te ajudar a sair da situação salgada em que está.

  • SIMPLESMENTE, ÁGUA
  • RESSURREIÇÃO CREMOSA
  • TRUQUE DA ABSORÇÃO
  • A VIDA É UM DOCE
  • UMA DOSE DE ÁCIDO, POR FAVOR
  • PARA EVITAR QUE VOCÊ NÃO REPITA O ERRO

Em sopas, ensopados e outras receitas à base de líquidos, adicionar um pouco de água será o suficiente para diluir a concentração de sal. Cuidado, porém, para não deixar aguado demais. Para evitar isso, adicione um pouco de amido de milho à sopa como espessante. Além disso, alguns alimentos, como arroz, carne e legumes, podem ficar menos salgados lavando qualquer sal que já não tenha absorvido. Ingredientes cremosos podem ajudar a neutralizar a salinidade de certos alimentos e, quando adicionados em forma líquida a uma receita líquida, podem até diluí-lo também. Se você estiver fazendo um molho, pode adicionar leite ou creme de leite para diluir – você pode até transformar molhos de tomate e pestos em cremes para resgatá-los. Leite de coco, creme de leite ou ricotta podem ser uma solução para cozinheiros que têm receio de que a água tire os demais sabores da comida. As batatas não funcionam para remover o sal, mas adicionar ingredientes sem sal extra pode distribuir melhor o sal ou neutralizar a salinidade. Adicione legumes extras (sim, incluindo batatas), feijão com baixo teor de sódio e arroz sem sal cozido. Um pãozinho francês ou de qualquer outro tipo que você tenha em casa – principalmente se for amanhecido – é um ótimo truque para sugar o sal em excesso de alguns pratos. Às vezes você pode neutralizar alimentos levemente salgados com um pouco de açúcar. Sim, açúcar mesmo. Uma pitada de açúcar (marrom ou branco), mel ou melaço, ou mesmo a adição de um ingrediente doce, às vezes, pode equilibrar alimentos salgados. Algo ácido, como suco de limão ou vinagre, também pode equilibrar as coisas quando elas estão levemente exageradas. Assim como o sal, o ácido é um fator importante para o tempero. De fato, muitas vezes as pessoas pensam que a comida precisa de sal quando tudo o que realmente precisa é de um pouco de ácido. O ácido não corrige a salinidade por si só, mas pode mascará-la. Obviamente, a melhor aposta é evitar salgar demais a comida. Preste atenção aos ingredientes que você está usando. Ingredientes muito salgados significam que você pode não precisar de tanto sal adicionado. Nunca substitua um tipo de sal por outro diretamente ao seguir as receitas. O sal kosher, por exemplo, possui grânulos maiores que o sal de mesa, portanto, se a receita exigir kosher, use kosher ou meça muito menos sal do que o necessário.
Claro, vá provando aos poucos a receita antes de adicionar todos os temperos de uma vez. Não se esqueça dos ingredientes com sabores salgados que você vai usar na hora da finalização, que podem ser ainda mais salgados, como queijos e alcaparras, por exemplo.

Leia também:  Como Saber Qual A Chave Do Windows?

Conteúdo relacionado:

Como Fazer Quando A Comida Fica Salgada?

Todo mundo vai querer

Como Fazer Quando A Comida Fica Salgada?

É muito fácil de fazer

Errou a mão no
tempero e salgou demais? Saiba como corrigir o sal da comida – Receitas – iG

Errar a mão e exagerar nos temperos, em especial no sal, pode tornar qualquer alimento difícil de engolir, por mais delicioso que ele seja – ou pareça ser.

Esse deslize acontece e não é impossível de resolver, pelo contrario, com algumas dicas é fácil saber como corrigir o sal da comida e evitar desperdícios.

Essa é a missão de hoje na série do iG Receitas
que vai ao ar às quintas-feiras com sugestões para não passar perrengue na cozinha.

Leia também: Sequinha e crocante! Saiba como fazer batata frita sem erros e arrase na cozinha

Como Fazer Quando A Comida Fica Salgada?

shutterstock
Tirar o excesso de sal da comida é importante para a saúde e ajuda a melhorar os sabores dos alimentos

A chef Malu Mello conta que um descuido pode ocasionar o erro na quantidade da especiaria e ensina truques de como corrigir o sal da comida
. Ela diz que a melhor forma de prevenir esses deslizes é usar “a técnica de ajustar o sal no andamento da cocção”.

Malu conta que “recuperar” um prato com excesso de sal
exige criatividade e muito conhecimento. “O problema em si não é quantidade usada e, sim, o quanto este sal se concentrou na receita e é isso que precisa ser combatido”, afirma ela.

Como corrigir o sal da comida

A chef esclarece que cada tipo de alimento possui uma alternativa mais viável para reduzir o sal.

No caso de arroz, feijão e outros grãos, o processo fica mais fácil se eles ainda estiverem cozinhando porque a água ainda não evaporou por completo.

“Pode [ainda no cozimento, colocando na água] usar um tubérculo – batata, cenoura e raízes – ou frutos – como abóboras e chuchu – para que este componente absorva o sal”, explica.

Outra técnica é a “dobra de receita”, que consiste em cozinhar as mesmas quantidades da receita que deu errado, mas sem o sal, e recuperar gradativamente a anterior com a nova para a sensação salgada diminuir.

Além disso, no caso de grãos ou carnes, também é possível lavar os ingredientes cozidos e submetê-los a outro processo de cocção. Contudo, a chef alerta que isso pode comprometer o sabor do prato. O truque da lavagem é mais eficaz se o alimento estiver cru ou apenas parcialmente cozido.

Salguei demais o molho… Tem solução?

Como Fazer Quando A Comida Fica Salgada?

shutterstock
Se errou a mão e colocou sal demais no molho de tomate, um truque simples e fácil promete ajudar

Os molhos também estão suscetíveis a receberem uma quantidade exagerada de sal, porém, é possível corrigir isso também. Malu ressalta que, em caso de molhos de tomate, colocar mais unidades da fruta ou optar por cenouras e abóboras são boas alternativas. A chef enfatiza que não se pode usar batata em hipótese alguma.

“O amido da batata
é um polissacarídeo insolúvel e comprometerá o molho, já a abóbora e cenoura – que são beta caroteno solúvel – e os tomates – licopeno solúvel – conseguem dissipar as moléculas de sal que ainda não se dissolveram”, esclarece.

Para facilitar, Malu Mello indica uma lista de alimentos que ajudam a corrigir o sal da comida:

  • Batata (sem casca em cortes grandes para que depois sejam fáceis de retirar da cocção);
  • Cenoura;
  • Mandiocas (cará, inhame, etc.);
  • Mandioquinha;
  • Chuchu;
  • Abobrinha;
  • Abóboras;
  • Tomate (com casca e cortado ao meio);
  • Pepino;
  • Nabo;
  • Rabanetes.

Leia também: Glitter, pão rosa e divas pop: conheça a hamburgueria “mais gay de São Paulo”

É fundamental saber como corrigir o sal da comida
visto que, além de prejudicar o sabor do prato, esse excesso pode ocasionar problemas à saúde.

“Quando você salga demais, é exatamente a concentração de sal não dissolvido pelo volume da receita que fica e dá a sensação de salgado. Este é o “vilão” que precisa ser combatido”, conta a chef.

Dessa forma, ele é consumido em estado puro, e isso compromete o organismo.

Truques para consertar comida salgada – 6 passos

Como Fazer Quando A Comida Fica Salgada?

Imagem: planetaenjoy.com

Não há nada mais desesperante do que passar uma manhã ou tarde inteira cozinhando para depois se dar conta de que a comida ficou salgada.

Em umComo queremos que detalhes como estes não estraguem as suas receitas e por isso oferecemos a você uns simples e úteis truques para consertar comida salgada.

Mas fique desde já sabendo que é preferível que prepare a comida com falta de sal do que com excesso de sal, pois se faltar sal facilmente podemos adicioná-lo, agora se faltar já é mais complicado de corrigir o erro. Por isso, tenha isto em conta na hora de preparar os seus pratos.

Passos a seguir:

1

Nem todo mundo sabe que a batata é uma hortaliça que absorve o sal. Se o seu refogado, verdura ou molho ficou salgado, descasque uma batata crua, corte-a em rodelas grossas e deixe-a cozinhar durante uns 10 minutos. Depois retire as batatas.

Se foi a sopa que salgou, você pode utilizar este truque da batata. Basta juntar duas ou três batatas descascadas, cruas e partidas ao meio na sopa e deixar ferver para que elas absorvam o excesso de sal.

Depois você até as pode aproveitar na sopa ou retirar, como achar melhor. Este método da batata também pode ser utilizado no feijão.

Se ver que ainda assim, a sopa continua salgada então outra solução é adicionar mais quantidades de ingredientes na sopa.

Como Fazer Quando A Comida Fica Salgada?

Imagem: recetascomidas.com

2

Outro truque bastante conhecido para consertar a comida salgada consiste em adicionar uma colher de chá de açúcar e outra de vinagre, isso vai cortar o excesso de sal da comida. Experimente e comprove por si mesma os resultados.

3

Acrescentar um pedaço de pão cortado ao meio é outro truque para consertar comida salgada. O pão, tal como a batata, absorverá o sal se o deixar cozinhar durante alguns minutos.

4

Se tem maisena em casa, também pode diluir uma colher de chá em água e adicionar ao seu refogado.

5

Adicionar mais quantidade de água também fará com que se reduza o excesso de sal do seu prato. Este método em nenhum caso alterará o sabor do seu refogado se deixar cozinhar até que a água evapore.

6

Existem também algumas dicas que você pode seguir para evitar que a sua comida fique salgada:

  • Use sal kosher. Este sal não é tão compactado como o sal de mesa, sendo por cima mais fácil de controlar. Além disso, você precisará de uma quantidade maior do sal kosher, então fica mais fácil de não errar e acabar por salgar demais a comida.
  • Vá salgando a comida. Outra dica para que você não erre na quantidade de sal é ir adicionando o sal pouco a pouco e, sempre que adicionar um ingrediente que não seja salgado, adicione mais um pouco.
  • Prove sempre. Nada melhor que ir provando sempre a sua comida para ter a noção do sabor e se está no ponto ideal de sal.

Agora que você já sabe estas dicas, da próxima vez controle a sua mão de sal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Truques para consertar comida salgada, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Comida salgada é paixão ou vingança?

Como Fazer Quando A Comida Fica Salgada?

Minha avó sempre diz que comida salgada é porque a cozinheira está apaixonada, eu sempre achei que fosse distração mesmo, que de certa forma uma mulher apaixonada pode se distrair e não lembrar que colocou sal e colocar de novo, faz algum sentido. Mas, e quando a comida está salgada e você certamente não está mais apaixonada?

Eu não estou aqui pra levantar nenhuma bandeira do feminismo, mas convenhamos que o homem na cozinha de sua própria casa é quase raro. A mulher luta pela igualdade de direitos e acaba tendo que fazer o triplo do trabalho do homem, casa, filhos e emprego. O homem fica com emprego.

Depois de chegar em casa num dia estafante de trabalho, seria maravilhoso tomar um banho, comer uma jantinha fresquinha e deitar na cama pra descansar, talvez ler um livro.

Eu nem vou dizer que esta é a jornada do meu companheiro (se tirar a parte do livro e colocar um futebol ou até um YouTube se encaixaria melhor na rotina masculina), mas vou dizer que nunca consegui fazer isso, eu tenho que dar atenção aos filhos ao mesmo tempo que preciso cozinhar, lavar louça, ver as tarefas pro dia seguinte… Quem sabe conseguirei tomar um banho bem rápido e deitar na cama antes da meia-noite, exausta!

Leia também:  Como Dizer A Uma Amiga Que Gosto Dela?

E o homem? Chega com as mãos cheia de dedos fazendo carinho?! Me diz aí você mulher casada e com filhos, consegue ter uma noite gostosinha com seu marido depois disso? Consegue esquecer que ele fez absolutamente NADA pra te conquistar naquele dia?

  • Meu marido passou a elogiar minha comida, pra tentar controlar meu humor, e eu passei a salgar a comida.
  • Paixão ou vingança?
  • Com certeza vingança, quero muito mais que elogios, quero companheirismo, afinal foi isso que ele me prometeu quando me pediu pra morarmos juntos, fazermos tudo juntos, não somente um de nós.

Se ele não gostasse da minha comida, talvez passasse a cozinhar, certo? Errado! Ele parou de elogiar e eu continuei cozinhando.

Se todos os meus problemas se resumissem numa boa janta (que não tivesse sido feita por mim), eu estaria muito mais tranquila. Mas posso afirmar, com toda certeza, a janta pode não resolver meus problemas, mas garante uma boa noite na cama, de sono ou não.

Vingança é um prato que se come frio ou salgado? Vingança é um prato que só o vingador come, amargo. E salgado.

Como Consertar Quando a Comida Fica Salgada Demais

  1. 1

    Substitua um pouco do líquido. Caso esteja fazendo uma sopa, uma canja ou qualquer outra receita similar, a opção mais fácil para consertar a adição exagerada de sal é acrescentar ainda mais líquido. Primeiro, pegue um pouco do líquido salgado e jogue fora. Em seguida, adicione água, caldo (sem sal) ou leite, dependendo do prato.[1]

  2. 2

    Acrescente ácido ou açúcar. Esse procedimento é um desafio, mas pode valer muito a pena. Os sabores ácido e doce são escolhas muito bacanas para complementar ou disfarçar a salmoura.[2]

    • Os ingredientes ácidos funcionam muito bem em quase todas as receitas. Experimente suco cítrico, vinagre, vinho, tomate ou alimentos em conserva.[3]
    • Além do açúcar puro, é possível também acrescentar mel ou leite condensando. A dica é combinar um item doce com um ácido. Experimente, por exemplo, adicionar 1 colher de chá (5 g) de açúcar e a mesma quantidade de vinagre de maçã. Vá repetindo o processo até que o prato fique com o gosto desejado.[4]
  3. 3

    Aumente a receita. Caso tenha ingredientes e tempo, essa dica é ótima! Por exemplo, coloque mais carne e legumes no ensopado ou manteiga sem sal no molho. Isso certamente vai reduzir a proporção de sal em comparação aos outros itens do prato. No caso de uma massa, este Passo descreve a única maneira de salvá-la.

    • Se preferir sabores mais neutros, moa um pouco de couve-flor até virar uma farinha e, depois, misture no líquido.
  4. 4

    Sirva com um carboidrato. Pode ser arroz, macarrão ou batatas. Essa dica funciona para quase todos os pratos! O carboidrato por si só não anula o sal, mas é uma maneira muito fácil de aumentar o tamanho da receita.

    • Não acredite no mito de colocar uma batata dentro do caldo para absorver o sal e depois jogá-la fora. O legume vai absorver tanto o líquido quanto o sal. Ou seja, a porcentagem de sal continuará a mesma.[5]
  5. 5

    Enxágue os legumes salgados. No entanto, apenas se estiverem parcialmente cozidos em água. Caso tenham sido preparados no vapor, assados ou refogados, o sabor e a textura ficarão horríveis. Contudo, se você perceber o erro a tempo, pode até dar certo.

  6. 6

    Sirva a uma temperatura mais alta. Esse fator afeta o sabor de maneiras muito complexas, mas é certo que um prato frio se torna mais salgado do que um quente.[6]
    Se não for possível aquecer a receita, experimente servi-la com uma bebida quente, tal como café ou chá.

    • No entanto, esteja ciente de que o efeito deste Passo é quase imperceptível. O segredo é combiná-lo com outras soluções.
  1. 1

    Comece a usar o sal kosher. O sal de mesa tem grãos muito pequenos e, por isso mesmo, acaba saindo muito facilmente do saleiro. Já os cristais de sal kosher são muito mais simples de se controlar. No entanto, você precisará de um volume muito maior do ingrediente, pois o sal kosher não é tão compactado.[7]

    • Se estiver fazendo algum tipo de massa, utilize o sal de mesa comum para que os cristais se dissolvam.[8]
  2. 2

    Fique de olho na altura da mão na hora de acrescentar o sal. A dica é polvilhar o tempero a uns 25 cm de distância da comida. Com isso, ele vai se distribuir de maneira mais uniforme. Além do mais, a falta de torrões de sal será muito apreciada.[9]

  3. 3

    Vá salgando o prato de pouquinho em pouquinho. Corrija o sal sempre que acrescentar um ingrediente que não seja salgado, por exemplo. Outra dica é provar com frequência para ter ideia de como o sabor está ficando. É muito mais fácil corrigir o sal no meio da preparação do que apenas cinco minutos antes de servir!

  4. 4

    Lembre-se sempre da redução de líquido. Sopas, canjas e molhos vão reduzir durante o preparo e, consequentemente, o gosto de sal ficará muito mais evidente depois do prato ter fervido por meia hora. Por isso, a princípio, salgue aos poucos e, no fim do cozimento, acrescente mais um pouco de sal a gosto.

  • Adicionar ervas e condimentos pode ajudar um pouco, embora a adição de ácido ou açúcar seja mais eficaz. No entanto, cuidado para não acrescentar temperos que contenham ainda mais sal!

O wikiHow é uma “wiki”; ou seja, muitos de nossos artigos são escritos em parceria com várias pessoas. Para criar este artigo, 13 pessoas, algumas anônimas, editaram e melhoraram o texto desde sua criação. Este artigo foi visualizado 146 757 vezes.

Categorias: Preparação de Alimentos

Esta página foi acessada 146 757 vezes.

Seis truques culinários para remendar o excesso de sal

Quem cozinha diariamente sabe o quão desgostoso é provar a comida que ainda está ao lume e ficar com a sensação que bebeu um gole de água do oceano. E quando a comida está já servida na mesa e temos convidados em casa? O 'drama'.

Usar sal em excesso na confeção culinária pode ser um defeito, mas também um mero azar. Contudo, em qualquer um dos casos, é importante saber remediar a situação o mais rapidamente possível.

De acordo com o site Pure Wow, existem algumas estratégias para tirar o salgado em excesso da comia e uma delas, como não poderia deixar de ser, é recorrer à água.

Se se tratar de uma comida com molho, tentar diluir o sal em água é sempre uma opção a te em conta, devendo-se adicionar a água fria aos poucos para que não fique em excesso e estrague a textura dos alimentos que estão a ser cozinhados.

Para quem receia que a água acabe por tirar os restantes sabores da comida, adicionar uma fonte de gordura (como o abacate, leite de coco, natas de soja ou ricotta) é também uma alternativa a ter em conta.

Apostar nos alimentos mais ácidos – sumo de limão, mostarda dijon, vinagre, etc. – ou recorrer a alimentos com o efeito esponja também resulta.

Nesta última alternativa, escreve a publicação, o segredo está em usar quinoa, arroz, couscous ou massa para que consigam absorver o máximo de sal que está na comida.

Estes alimentos devem ficar alguns minutos na panela e depois removidos, não comprometendo o sabor final do prato (salvo o controlo do sal).

  • Nos casos mais extremos – ou mais desesperados -, usar açúcar, mel ou algum tipo de picante intenso também pode resultar caso esteja em causa um guisado, estufado ou assado, por exemplo.
  • Se o sal em excesso for aplicado na carne, no peixe ou numa proteína vegetal antes de ser cozinhada, dar um banho ao alimento ajuda a tirar o excesso.
  • O consumo diário de sal não deve exceder os cinco gramas por dia, uma quantidade que inclui o sal que usamos no tempero das refeições, mas também aquele que vem (muitas vezes escondido) nos alimentos processados e industrializados que comemos, como é o caso do pão e das bolachas.

ACOMPANHE AQUI O

Seja sempre o primeiro a saber.Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.

  1. Descarregue a nossa App gratuita.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*