Como Fazer O Cachorro Parar De Chorar Quando Fica Sozinho?

Como Fazer O Cachorro Parar De Chorar Quando Fica Sozinho?

O cachorro chorando pode ser um sinal de uma série de coisas: descubra as possibilidades e saiba como agir

Mesmo que seja muito comum ver filhote de cachorro chorando, os gemidos característicos do choro canino podem acontecer em qualquer fase da vida do animal — e nunca são sem motivos. Assim como os diferentes tipos de latidos, conforme o tempo vai passando e você conhece a personalidade do seu cãozinho, vai ficando mais fácil de identificar a razão e, assim, resolver o problema. Mas para isso acontecer, primeiro você vai precisar saber quais são as mais comuns e o que cada uma das motivações do seu amigo pedem como solução. Para te ajuda a descobrir como fazer o cachorro parar de chorar, nós juntamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

O cachorro chorando não costuma ter lágrimas como os humanos

Instintivamente, quando se fala em choro do seu cãozinho, é comum que muita gente imagine as lágrimas escorrendo nos olhos dele, assim como acontece com os humanos, mas não é bem assim que a banda toca no mundo canino. O som de cachorro chorando é o que deve chamar a sua atenção quando o animal estiver nessa situação.

O barulho se assemelha ao de gemidos que podem ser pequenos ou mais alongados e, geralmente, é bem agudo (mesmo nos cães de latido grave) e se repete.

Geralmente, quando você ver uma secreção saindo dos olhos do animal, o organismo dele está tentando tentando expulsar da região algum corpo estranho, como um grão de poeira, por exemplo. 

Os motivos do choro de filhote de cachorro costumam ser diferentes dos adultos

Assim como acontece com os bebês humanos, ter um filhote de cachorro chorando em casa é comum. A explicação, para eles, é basicamente a mesma: ele acabou de ser separado da mãe e dos irmãos da ninhada e foi para um lugar completamente novo, ou seja: está morrendo de medo.

No caso dos filhotinhos, o processo de adaptação costuma ser suficiente para que o choro pare. É bem comum que isso aconteça com mais frequência à noite, na hora em que todos os moradores da casa forem dormir e ele se vir sozinho.

Para aumentar a sensação de segurança do animal, vale a pena deixar na caminha dele um brinquedo, como um ursinho de pelúcia, para que ele sinta que está acompanhado. Ou, ainda, deixar ele dormir junto com você!

Como Fazer O Cachorro Parar De Chorar Quando Fica Sozinho?

O cachorro chorando não tem lágrimas como os humanos – fique atento ao som dos gemidos do animal

Como Fazer O Cachorro Parar De Chorar Quando Fica Sozinho?

Cuidados dos animais

O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves.

Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar.

Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

Como Fazer O Cachorro Parar De Chorar Quando Fica Sozinho?

Cuidados dos animais

Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária.

Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos.

No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

Como Fazer O Cachorro Parar De Chorar Quando Fica Sozinho?

Cuidados dos animais

Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa.

O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí.

Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

Como Fazer O Cachorro Parar De Chorar Quando Fica Sozinho?

Cuidados dos animais

Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

Para os cachorros adultos, a falta de costume com o lugar onde vive não costuma ser um problema — mesmo que ele seja adotado depois dos primeiros meses de vida —, mas um filhote pode chorar pelos mesmos motivos que os mais velhos.

Geralmente, o que causa o som de cachorro chorando é um pedido de atenção. Ele pode estar carente e pedindo carinho depois de um dia em que ficou sozinho: nesse caso, fazer um carinho, brincar ou até mesmo dar um passeio com o animal é suficiente para resolver a questão.

O cachorro também pode estar tentando te persuadir para conseguir um pedacinho do que quer que você esteja comendo e, nesse caso, é importante não se deixar manipular pelo choro de um cachorro que está pedindo algo que não pode ter.

Em outros momentos, o cachorro chorando também pode estar apenas fazendo manha. Identificar o motivo é essencial antes de agir.  

Em todos esses casos, tanto em filhotes quanto em adultos, o adestramento positivo pode melhorar o costume que o seu cachorro tem de chorar sempre.

Quando os momentos de choro se tornarem muito frequentes ou em momentos específicos, além do adestrador, você pode contar com a ajuda de um especialista em comportamento animal para identificar qual é o gatilho e qual trauma causa isso no seu amigo. 

Analise a postura e o corpo do cachorro chorando para saber se ele está com alguma dor

Além das questões emocionais, o choro de cachorro também pode estar relacionado a uma dor ou um desconforto. Nesses casos, é comum que ele chore com uma postura mais retraída, deitado, sem se movimentar muito.

Quando isso acontecer, tanto com os filhotes quanto com os mais velhos, vale a pena dar uma observada mais criteriosa no corpinho do animal em busca de algum machucado.

Encontrando alguma coisa ou não, esse é o quadro em que você precisa da opinião e ajuda de um veterinário para descobrir e tratar o incômodo do animal. 

Redação: Ariel Cristina Borges 

Como Fazer O Cachorro Parar De Chorar Quando Fica Sozinho?

Continuar Lendo

Por que o meu cachorro chora quando está sozinho?

Como Fazer O Cachorro Parar De Chorar Quando Fica Sozinho?

Como Fazer O Cachorro Parar De Chorar Quando Fica Sozinho?

Ver fichas de  Cachorros

Por vezes quando saímos de casa para ir trabalhar ou para ir fazer um simples recado, os cachorros ficam muito tristes e começam a chorar, mas você sabe por que isso acontece? Os cachorros são animais sociais e não se sentem bem passando o dia sozinho.

Além de chorarem, alguns cachorros quando ficam sozinhos costumam morder e fazer pequenos destroços na casa. Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe dar alguns conselhos para evitar que isso aconteça e ensinar a gerir a sua solidão.

Continue lendo e descubra por que o meu cachorro chora quando está sozinho.

Tal como os seus parentes mais próximos, os lobos, o cachorro é um animal social que na natureza vive em matilha. Mesmo estando em uma casa, o cachorro sente que nós somos parte desse círculo social e ao sairmos e ficar completamente sozinho o cachorro costuma ficar sozinho e em casos muito extremos sofrer da conhecida ansiedade por separação.

Isso deve-se a um excesso de apego que o cachorro tem conosco perante o medo que sente de não voltarmos para ele. Pelo contrário, um cachorro mentalmente saudável é capaz de gerir a sua solidão e aprender a não chorar quando você vai embora. O que pode fazer? Continue lendo.

Como Fazer O Cachorro Parar De Chorar Quando Fica Sozinho?

É muito importante que o seu cachorro aprenda a ficar sozinho para não sofrer de estresse e possa se manter entretido sempre que você sair. A ansiedade por separação ou simplesmente chorar é uma atitude negativa que não é desejada em nenhum ser vivo.

O primeiro passo para ensinar o sue cachorro a gerir a solidão e a ficar sozinho é deixá-lo com diferentes brinquedos para que o animal comece a desfrutar de ficar sozinho, entretendo-se:

  • jogos de inteligência
  • ossos
  • brinquedos
  • mordedores

A ferramenta mais apropriada é, sem dúvida o kong, que trata a ansiedade por separação de forma eficaz. Não sabe como funciona? É um brinquedo totalmente seguro e fiável no qual introduz patê ou ração seca no interior. O animal não pode colocar a boca inteiro dentro do kong, pelo que colocará a língua pouco a pouco para ir tirando o alimento.

Não é uma atividade simples, o cachorro vai precisar de muito tempo para retirar toda a comida do brinquedo e isso leva-o a sentir-se entretido e ocupado durante mais tempo. Este é um truque muito utilizado em todo o mundo incluindo nos refúgios, onde os cachorros sofrem da falta de estabilidade emocional que precisam.

Como Fazer O Cachorro Parar De Chorar Quando Fica Sozinho?

Além do uso do kong e dos vários brinquedos que deve repartir pela zona onde o cachorro vai ficar, existem outros truques que podem funcionar (ou pelo menos ajudar) neste momento tão complicado:

  • Um ambiente confortável, quente e com barulho de fundo vai fazê-lo sentir-se confortável e seguro. Deixe um rádio ou um relógio que faça barulho ligado para não se sentir completamento sozinho.
  • Passeie-o sempre antes de ir embora para se sentir cansado e para dormir quando você for embora, pode inclusive pensar em praticar exercício ativo com o seu pet.
  • Dê-lhe de comer antes de sair e sempre depois do passeio, nunca antes, para evitar uma possível torção gástrica.
  • Adotar outro cachorro de um refúgio para que ambos interajam e se relacionem pode ser o melhor remédio de todos. Além disso, dedique tempo às apresentações entre ambos para que a adoção seja um êxito e se convertam nos melhores amigos.
  • Uma cama confortável e inclusive uma em forma de caverna também vão ajudar a que ele fique mais confortável passando este momento só.
Leia também:  Como Saber Quando Vou Receber O Fundo De Garantia Salarial?

Como Fazer O Cachorro Parar De Chorar Quando Fica Sozinho?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que o meu cachorro chora quando está sozinho?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Como Fazer o Cachorro Dormir Sozinho? Aprenda Aqui

Como fazer o cachorro dormir sozinho é um dilema para quem acabou de adotar um filhote. Como todos sabemos, principalmente quando filhotes, eles são muito sentimentais e sentem-se sozinhos. Isso ocorre principalmente pelo desmame e a falta da mãe. Entretanto, em algum momento o cachorro precisa aprender a dormir sozinho, não é? Acompanhe o texto para entender melhor.

Como Fazer O Cachorro Parar De Chorar Quando Fica Sozinho?

Como fazer o cachorro dormir sozinho

Um dos principais problemas que encontramos quando recém adotamos um cachorro, é a choradeira dele durante a noite. Isso é muito normal e faz parte do sentimento do filhote. Entretanto, pode ser extremamente cansativo, pois muitas vezes os donos não conseguem dormir e precisam levantar cedo no outro dia para ir trabalhar.

No entanto, é importante deixar claro que não existe fórmula mágica para entender como fazer o cachorro dormir sozinho. O que existe, é um processo de amadurecimento e costume. No entanto, algumas situações precisam ser levadas em consideração. Entenda um pouco mais sobre este assunto a seguir.

Por que o cachorro chora durante a noite?

Como já falamos, o motivo mais comum para um cachorro chorar durante a noite, é sentir-se sozinho. Quando um cão é separado de sua mãe e irmãos, tudo que ele tem é a companhia do seu novo dono. E quando o seu novo dono precisa ir dormir, ele chora, pois sente-se sozinho e abandonado.

Como sabemos, um cão pode ser tão sentimental quanto um ser humano. Eles são sensíveis e possuem alto grau de lembrança e senso de companheirismo. E quando tudo parece estar certo na vida do filhote, ele é separado de sua mãe. O que pode ser um grande choque para ele.

Assim sendo, é sempre importante respeitar o período de desmame e separação dos filhotes da mãe. Muitos lugares comercializam cachorros de forma completamente equivocada. É importante entender que estes animais não são objetos que podem ser criados e vendidos.

O mínimo recomendado que um filhote fique próximo da mãe e irmãos, é de 60 dias. Assim, ele começa a ter forças suficientes e o seu corpo já está mais equilibrado e mais preparado para uma vida longe da mãe. No entanto, é importante entender que isto não significa que ele não irá chorar durante a noite.

Como Fazer O Cachorro Parar De Chorar Quando Fica Sozinho?

Acostume seu cachorro aos poucos

Entender como fazer o cachorro dormir sozinho requer alguns poréns. O primeiro deles, como já falamos, é entender que não vai acontecer do dia para a noite, literalmente. Você precisará ter calma, paciência e acostumá-lo aos poucos. Mas, como fazer isso?

A primeira coisa que você poderá fazer para acostumar o seu cão a dormir sozinho, é não respondê-lo enquanto chora. Pode ser difícil e sofrido no começo, mas será para o bem dele.

Um cachorro estabelece formas de contato e comunicação com o seu dono humano. E o choro é uma delas. Pois é através do choro, que ele entende estar chamando o responsável por ele. E se toda vez que ele chorar, você for acudi-lo, acredite, ele não irá parar, pois ele vai entender que isto funciona.

Agora, se você deixá-lo chorar até ele cansar e somente ir interagir com ele depois que ele parar, o entendimento dele será diferente. Desta forma, ele entenderá que toda vez que ele para de chorar, vai receber carinho. E, aos poucos, a técnica vai se consolidando e funcionando. Dê tempo ao tempo.

Como Fazer O Cachorro Parar De Chorar Quando Fica Sozinho?

Não brigue com ele enquanto ele chora

Para entender como fazer o cachorro dormir sozinho, além de ser um processo de paciência, é de equilíbrio emocional. Brigar com ele enquanto ele está chorando não vai funcionar. Mantenha a calma e leve em consideração o que falamos: dê tempo a o tempo.

Desta forma, ao invés de brigar com ele quando ele não dorme, você pode elogiar ele depois que ele parar de chorar. Como falamos, os cães buscam se comunicar a todo momento. E quando ele estão quietos e você dá atenção, eles entenderão que desta forma, receberão mais elogios e carinho. E acredite, um cão adora receber elogios.

A melhor coisa que você poderá fazer, é entender o lado dele, manter a calma, deixá-lo ficar próximo de você e não deixar que ele se acostume com a ideia de que para ganhar você, ele deverá chorar. Se isto acontecer, será mais difícil de reverter. Boa sorte!

Meu pet chora quando eu saio e agora?

Pode ter certeza que não é a toa que alguns donos se sentem como pais dos seus pets. Criar os nossos melhores amigos, nem sempre é fácil, ás vezes eles também dão alguns trabalhos.

Falamos isso no sentido de educação mesmo, há cachorros com problemas comportamentais que precisam ser vistos e revistos pelos seus donos para um crescimento saudável.

Temos como exemplo, cachorros que choram quando os donos saem de casa. Dá um aperto no coração enorme se deparar com uma cena dessas, não?

Mas é mais comum do que pensamos, principalmente quando o pet é um filhote. O dono tem sentimentos de culpa, é normal, porém, é preciso fazer com que isso não tome conta de você.

Há estratégias que podem te ajudar a eliminar esse problema. Para conferir quais são elas você deve ler o artigo que preparamos para você.

Mas por que os cachorros choram?

A primeira coisa é tentar entender de onde vem esse comportamento do cachorro. Podemos começar citando até mesmo sua origem.

Para quem ainda não sabe, os cachorros são parentes bem próximos dos lobos, um animal social que está sempre em bando. Indicando uma necessidade de ter alguém próximo.

Mesmo depois de ficar mais domesticado, o cachorro precisa estar em convívio, assim, percebe a todos em seu lar como parte do círculo social.

Há outros que apresentam comportamentos, como por exemplo, chorar quando estão sozinhos.

Quando seu cachorro chora, na verdade, ele está deixando claro que está se sentindo solitário. O sentimento de solidão pode causar reações diferentes e você vai conferir agora algumas.

Como Fazer O Cachorro Parar De Chorar Quando Fica Sozinho?

1 – Tédio

  • Alguns cães se sentem menos entediados ou acabam arrumando algo para fazer, tudo isso depende da raça que estamos falando e também da personalidade do próprio cachorro.
  • A criação também diz muita coisa, por exemplo, há cães habituados desde cedo a estarem sozinhos, enquanto outros, nem tanto.
  • Há diversas formas de acabar com o tédio do seu cachorro durante o dia, para que ele não tenha esse sentimento ao ficar sozinho.

2 – Tristeza

Nós humanos, diversas vezes choramos por tristeza e o mesmo pode acontecer com o pet. Claro que é uma tristeza diferente, mas não deixa de ser real.

O cão costuma reagir ao seu ambiente e as experiências que o mesmo proporcionar pra ele de forma imediata, ficando fácil detectar.

Em casa o pet pode chorar por uma experiência negativa, quando alguém da família morre ou se muda, quando muda de casa ou até de rotina. Dessa forma, ficar sozinho em casa é visto como algo ruim que ocasiona muita ansiedade no animal.

3 – Ansiedade

A ansiedade também é um sentimento presente nos cachorros, um sentimento bem grave, inclusive.

É uma condição considerada mais graves, ainda mais quando se apresenta de forma intensa.

Como Fazer O Cachorro Parar De Chorar Quando Fica Sozinho?

Dicas para que que os seu cão pare de chorar

  1. Importante ressaltar que alguns cachorros choram, mas logo depois se acalmam e arrumar algo para fazer dentro de casa.

  2. Porém, há cachorros que ficam o dia inteiro chorando, provavelmente algum vizinho vai te alertar sobre ou você mesmo vai ouvir quando estiver chegando em casa depois de horas fora.

  3. Nesses casos é importante tentar seguir algumas dicas para acabar com esse problema.

1 – Defina uma rotina diária que seja confiável para seu pet

Quando um cão está chegando em uma família ele pode sofrer com a falta de rotina, o mesmo acontece quando há alguma mudança na vida da família.

Já citamos algumas delas, mas saiba que pequenas mudanças podem deixar seu cachorro desconfortável e estressado, como por exemplo, uma mudança de horário em seu trabalho.

Em pouco tempo seu cachorro vai estar adaptado a sua casa ou mesmo a nova mudança que aconteceu e provavelmente, os choros vão passar a não existir.

2 – Passeios, caminhadas e exercícios diários

  • A maioria dos cachorros precisam gastar energia acumulada, principalmente se moram em um casa pequena ou em um apartamento.
  • Nesse caso a dica é investir em algum exercício, brincadeira ou mesmo passeio antes de você sair de casa.
  • Como resultado, o sistema nervoso do pet vai liberar serotonina, assim como acontece conosco depois da academia.
  • A serotonina é um neurotransmissor que causa sensação de calma e de felicidade, é uma ótima forma de preparar o seu cachorro para ficar sozinho.

3 – Deixe algo ligado quando sair

Uma dica bem legal e válida para que o seu cachorro não fique o dia todo chorando, é deixar o rádio ou a tv ligado quando estiver fora.

O ideal é colocar em um volume mais alto, para que realmente o pet possa ouvir. Alguns cachorros, inclusive, se sentem mais entretidos olhando a TV e acabam esquecendo que não há ninguém em casa.

4 – Brinquedo ‘’enigma de comida’’

Lembra que mencionamos que os cachorros chora muitas vezes porque está entediado? Uma das formas de acabar com isso é com um brinquedo interessante.

Leia também:  Como Se Escreve Preterito Mais Que Perfeito?

Hoje há uma opção bem interessante no mercado que serve para colocar pedaços de comida ou mesmo petiscos dentro.

Por isso, entregue um brinquedo como esse assim que sair. Claro que essa é uma dica mais temporária ou que pode ser alinhada com as outras, porque assim que o cachorro descobre o tal ‘’enigma’’ isso perde a graça pra ele.

5 – Dessensibilização

Esse processo com certeza é uma dos mais funcionais, já que você vai estar treinando o psicológico do seu cachorro de alguma forma.

Quando você realmente sair para trabalhar ou ficar mais horas foras, ele vai associar com outras experiências e a chance de chorar é menor.

6 – Cuidado com o barulho ao sair

Outra dica que pode ser sua aliada durante esse processo, é o silêncio quando estiver para sair de casa.

Ou seja, sem abraçar, beijar ou se despedir do seu cachorrinho. Todo esse ‘’drama’’ que você pode estar fazendo ao deixar seu cachorro, pode estar contribuindo para o comportamento de choro que ele anda tendo.

7 – Sem muito barulho quando chegar em casa

O mesmo acontece quando você chega em casa, o ideal é não fazer muito barulho. Temos a mania de fazer uma grande festa, de adorar quando nosso pet pula em nós e afins.

Porém, reforçar que você chegou pode fazer com que seu cachorro continue chorando quando você tiver que ir embora.

8 – Tenha outro cachorro

Por que não ter outro companheiro? Se você tem condições financeiras, amor aos animais e espaço para isso, pode ser uma boa ideia dar de ‘’presente’’ a si mesmo e ao seu pet outro cachorro.

Seu cachorro vai se sentir menos sozinho, pois vai ter uma companhia durante o dia todo.

É uma ideia a ser considerada, principalmente em algumas raças (por exemplo, há cães que realmente tem uma grande dificuldade em estar sozinho).

9 – Não volte

A pior coisa que você pode fazer para um cachorro é voltar porque ele está chorando.

Além disso, você vai estar reforçando para o seu cachorro que chorar faz com que você volte. Esse comportamento é um dos piores em um momento como esse.

Portanto, deixe sua dó de lado e siga as outras estratégias para que o seu cachorro pare de chorar.

10 – Creche para cachorros

Essa não é uma opção que todos os donos podem, financeiramente falando. Porém, é uma forma de socializar seu cachorro, fazer com que ele se divirta, fique feliz e não chore.

  1. Creches para cachorros tem feito um sucesso enorme e pode ser uma solução para quem não sabe mais o que fazer com o choro do seu cachorro.
  2. Porém, o lado ‘’ruim’’ desses locais é que não são acessíveis para todos os donos, há períodos e pacotes, como se fosse realmente uma escola para cachorros.
  3. Vale a pena dar uma pesquisada em como funciona esse serviço em sua cidade.

11 – Medicamentos

  • Medicamentos com certeza não é o ideal em casos como esses, o certo é sempre tentar mudar o comportamento do cachorro.
  • Porém, alguns donos ficam realmente desesperados com essa situação e acabam apelando para remédios.
  • Há florais e outros tipos de medicamentos que podem sedar o cachorro ou mesmo aliviar a ansiedade, claro que o veterinário deve receitar e constatar a necessidade disso.
  • Alguns tutores já tiveram sucesso com isso, enquanto outros, perceberam efeitos colaterais, com o pet ficando mais agressivo por exemplo.
  • Por isso é sempre uma última possibilidade.

Gostou das dicas de hoje? Então continue em nosso site e confira muito mais.

6 dicas para deixar o cachorro sozinho em casa

Tudo Sobre Cachorros > Saúde > Cuidados > 6 dicas para deixar o cachorro sozinho em casa

Aqui reunimos dicas para que seu cão não sofra tanto ao ficar sozinho em casa ou apartamento. Para entender o que é a Síndrome de Ansiedade de Separação e principalmente como diagnosticá-la em seu cachorro, leia o artigo da psicóloga Juliana Dias Pereira sobre o assunto.
 

Dicas para deixar seu cachorro sozinho em casa

 
Atitudes importantes pro seu cachorro não sofrer
 

Você pode adotar hábitos para diminuir a ansiedade de separação quando seu cachorro vai ficar sozinho em casa durante muito tempo. Cães que não conseguem ficar sozinhos entram em depressão, procuram ocupar o tempo destruindo móveis e objetos e fazem besteiras pra chamar a atenção.

 Como Fazer O Cachorro Parar De Chorar Quando Fica Sozinho?
 
 

1 – NUNCA diga “tchau”, dê beijos, fale fininho… Isso significa (para ele) que existe alguma situação que está te incomodando, te fazendo sofrer.

Consequentemente ele fica angustiado e poderá chorar, latir, se auto-mutilar, etc. Quando for sair, simplesmente vire as costas e saia. Sem despedidas, sem voltas (para dar uma “espiadinha”), sem dó.

Quanto mais “normal” parecer a situação, mais rápido ele se acostuma a ela.

 

2 – Quando voltar espere um pouco para fazer “festinhas”. Caso abra a porta já passando a mão nele, fazendo carinho e pegando no colo, ele ficará te esperando todos os dias, muito ansioso por sua volta. Chegue em casa, troque de roupa, aja normalmente e só aí faça festinha pro seu cão. É tentador, mas você estará fazendo o melhor pra ele.

 

3 – Deixe brinquedos para mastigar, bolinhas e petiscos escondidos. Existem brinquedos inteligentes que fazem com que ele tenha o que fazer por algum tempo. Deixe dois ou três brinquedos “especiais” guardados. Esses brinquedos nunca ficarão a disposição dele o tempo todo.

São brinquedos que você brinca com ele, estimula bastante e quando ele estiver doidinho pelo objeto, você guarda. Esses brinquedos servem também para ajudar nessas horas de solidão prolongada.

Você também pode adaptar, pegar uma garrafa pet, colocar petiscos que ele adore dentro, vedar bem e fazer furos mínimos pela garrafa.

 

4 – Se puder, deixe uma camiseta sua com ele. Seu cheiro faz com que ele não se sinta tão sozinho.

 

5 – Cuidado com coisas como brinquedos que soltam partes, pelúcia, ossos, etc. Caso ele engasgue com um pedaço, você não estará perto para ajudar. Tire também fios e objetos quebráveis.

Desligue equipamentos eletrônicos das tomadas para o caso dele mastigar. O ideal é que você delimite um espaço, assim você diminui os riscos de ele se machucar.

Por exemplo, fechar as portas dos banheiros, quarto de hóspedes, enfim.

 

6 – Caso seja filhote, ele deve ficar preso em uma área restrita enquanto não estiver habituado com a nova casa, com a rotina de ficar sozinho e com as necessidades no jornal ou tapetinho. Saiba como ensiná-lo a fazer xixi e cocô no lugar certo e aprenda a preparar a sua casa para a chegada do filhote.

 

Aproveite e veja esse vídeo com dicas para o seu cachorro ficar sozinho em casa sem sofrer:

Como Fazer O Cachorro Parar De Chorar Quando Fica Sozinho?

Seu cachorro é filhote, não gosta de ficar sozinho e chora muito? Entenda por que isso acontece

Como Fazer O Cachorro Parar De Chorar Quando Fica Sozinho? Folhapress

Tem filhote de cachorro que chora muito, e alguns fazem mais barulho quando ficam sozinhos -o que pode até resultar em reclamações dos vizinhos. Mas por que eles fazem isso?

Para os cães, nós fazemos parte da sua matilha e, quando ficam sozinhos, alguns desses animais podem achar que foram abandonados, diz Rita de Cássia de Vasconcelos, adestradora e franqueada da Cão Cidadão.

Segundo ela, é preciso ficar atento para que o animal não sofra com uma dependência de companhia. Por isso, o comportamento do tutor influi na hora de sair e de chegar em casa.

Voltar para casa quando o cachorro chora não é uma opção, afirma a adestradora. A dica é brincar ou passear com o pet para que ele se canse e não estranhe a ausência do tutor por algumas horas e preparar um cantinho especial para que o filhote se sinta confortável, com comida, brinquedo, roupas com cheiro dos tutores, TV ou música ligadas.

  • Se o comportamento não melhorar, o cãozinho precisará de treino, com ajuda de um especialista, para evitar que ele desenvolva ansiedade de separação.
  • ENTENDA
  • O blog falou com Rita para tentar entender um pouco esse comportamento chorão dos pets. Confira:
  • Por que filhotes choram quando ficam sozinhos?

Os cachorros são animais sociáveis que, na natureza, vivem em matilha, ou seja, eles literalmente sentem que fazemos parte da sua matilha. Alguns desses animais, quando ficam sozinhos, podem achar que foram abandonados e que não iremos retornar. Uma dependência de companhia pode ser gerada se eles não forem acostumados a ficarem sozinhos.

Voltar e ficar ao lado dele prejudica a aprendizagem?

Voltar quando o cachorro chora não é uma boa dica, pois ele vai aprender que isso é o correto a se fazer (para conseguir sua atenção) e vai aumentar esse comportamento. Isso acaba prejudicando bastante o aprendizado, porque reforça um comportamento indesejado.

Da mesma forma, é preciso analisar o que ocorre antes de o tutor sair de casa, se ele está estimulando o pet a ficar ansioso. Por exemplo, será que o tutor ficar fazendo carinho com voz chorosa e dando “adeus” antes da partida? Ter sempre a mesma rotina na saída poderá fazer com que o cachorro perceba antecipadamente que está sendo “abandonado”.

Isso também vale para quando o tutor chega em casa. Qual o estímulo que ele dá para o cachorro? Por exemplo, se ele faz muita festa e deixa o animal com um nível elevado de excitação, possivelmente o pet poderá sofrer aguardando ansiosamente a sua chegada.

  1. Se o tutor não ensinar o filhote chorão adequadamente, ele pode se tornar um adulto com problemas de comportamento?
  2. Se o filhote tem esse comportamento será necessário fazer um treino para evitar pioras mais para a frente, pois se o problema não for corrigido quando novinho, ele pode desencadear ansiedade de separação.
  3. O que pode ser feito para que o cachorro não chore demais enquanto o tutor está fora, em horário de trabalho, por exemplo?
  4. Podemos fazer um cantinho especial para o filhote, onde ele se sinta confortável e tenha bastante enriquecimento ambiental, tais como a sua caminha, potes de água e banheirinho, brinquedos, roupas ou toalhas com o cheiro dos tutores, música ou TV ligados, brinquedos dispensadores de alimento – onde o cachorro vai ficar entretido bastante tempo, entre outros que fará o pet se manter ocupado e não chorar ou latir.
  5. Além disso, fazer passeios ou brincadeiras com o cão antes de sair pode ajudar, pois o cachorro vai ficar cansado e provavelmente vai dormir quando seu tutor sair.
  6. Isso se aplica também a cães que fazem xixi na cama ou sofá quando ficam sozinhos em casa?
Leia também:  Como Saber Quanto Ganha Um Youtuber?

Tem alguns motivos para o filhote fazer xixi no lugar errado.

Alguns estão ligados à não saber onde fazer (falta de aprendizado), medo ou insegurança ou para deixar o seu cheiro perto dos odores do tutor (o que justifica a destruição do chinelo preferido do tutor, por exemplo.

Além disso, o cão também pode querer marcar o seu cheiro nos locais onde o tutor costuma ficar, na intenção de “facilitar” o retorno do tutor para aquele local. É como se ele marcasse um caminho de volta.

Como fazer um filhote de cachorro parar de chorar

(Foto: Animal e natureza)

O primeiro que pensamos quando escutamos um filhote de cachorro chorando é que ele está sofrendo; este som pode ser tão desconcertante e triste que gera em nós o desejo de proteger e mimá-lo. Mas os animais, assim como nós, não choram só por dor, pois através do choro expressam uma grande variedade de emoções que devemos aprender a detectar para saber como atuar.

  • Por que os cães choram?
  • O primeiro que devemos ter muito claro são as razões que normalmente fazem um filhote de cachorro chorar, deste modo poderemos atuar adequadamente.
  • Entre as causas habituais temos:
  • O filhote de cachorro se sente sozinho e desprotegido porque foi separado da matilha; o choro ocorre nos primeiros dias, principalmente à noite.

Quando o animal sofre de ansiedade por separação ou medo de ficar sozinho também é normal que chore. Ele tenta com isto captar a atenção de seu tutor para que o acompanhe e atenda.

  1. Também é uma via para expressar a dor, mal-estar, a sede ou a fome.
  2. Por último, o choro é uma forma de manipulação que aplicam alguns cães quando sabem que ao chorar obterão carinho e atenção.
  3. Como fazer um filhote parar de chorar durante a noite

Os cães são animais que crescem e convivem em matilha, por isso quando seu animal é separado de sua mãe e irmãos é normal que se sinta sozinho e desprotegido. Isto gera no cão uma sensação de insegurança que deve ser adequadamente atendida por nós.

Para fazer um filhote de cachorro parar de chorar nestes casos, é bom que a cama do animal esteja à vista e não muito afastada do lugar onde dorme, para dar a ele segurança.

Em sua cama é conveniente que coloque pelo menos um ursinho de pelúcia de um bom tamanho que simule o corpo de sua mãe ou de outro filhote, proporcionando a ele calor e conforto.

Um bom truque também é colocar um despertador sob a colcha da sua cama; o tique-taque das agulhas simulará o batimento do coração de outro animal, acalmando seu bichinho.

Você deverá ensinar o cão que agora ele é parte de sua matilha, por isso dê muito carinho e passe com ele pelo menos meia hora por dia brincando, isto ajudará a combater o tédio e a estreitar laços.

Evitar que o cachorro chore quando está sozinho

A ansiedade por separação e a ansiedade no geral são dois dos motivos que podem fazer com que o animal passe uma tarde inteira chorando enquanto está sozinho em casa. Isto pode se transformar em um grande problema para os vizinhos e também para você, por isso é preciso atuar o quanto antes.

Para começar é importantíssimo passear seu animal sempre que for possível levando-o à rua. O exercício físico é fundamental para diminuir a ansiedade do cachorro e evitar este choro nervoso.

Deixar o rádio ligado é uma estratégia que muitos usam para que o animal não se sinta tão sozinho ao escutar vozes, e a verdade é que funciona muito bem, mas não é a única coisa que podemos fazer.

Também é importante que o cão tenha brinquedos à mão para se entreter durante a sua ausência, caso contrário seus móveis e objetos se converterão nas vítimas de sua solidão e tédio. Deixar um brinquedo que ele adora apenas nos momentos que passa sozinho ajudará a que ele associe esse momento com algo positivo, diminuindo o mal-estar.

E se o choro do filhote de cachorro for repentino e constante?

Se seu cachorro não chorava ou você tinha conseguido acalmar esse comportamento e, de forma repentina, começa a fazer isso, é importante se aproximar e examiná-lo para ter a certeza de que está bem.

Revise muito bem suas patas e todo o seu corpo; se ao tocar em alguma área o animal chorar ou se queixar com mais força, então é possível que tenha se machucado.

Neste caso o melhor é visitar um veterinário.

Da mesma forma, se o choro aparecer e o animal não quiser comer ou beber água, também é bom visitar um especialista.

Fonte: Umcomo

Como ensinar seu cachorro a ficar sozinho em casa

Seu cachorro fica se lamentando, uiva, sai fazendo escavações, morde, destroça objetos ou destrói tudo o que vê pela frente quando você sai de casa?  Isso acontece porque ele não sabe ficar sozinho.

Os cães necessitam de atenção e cuidados, todavia, também precisam aprender a permanecer em casa sem a presença de qualquer membro da família.

Agora vamos lhe mostrar alguns truques para ensinar seu cachorro a ficar sozinho em casa.

Por que um cachorro não quer ficar sozinho?

A resistência a ficar sozinho em casa pode se originar de um cachorro inseguro ou mesmo por traumas do passado. Os cães nascidos e criados em lugares perigosos são filhos de mães medrosas e infelizes que não puderam ensinar suas crias a serem animais equilibrados.

Também é possível que não tenham amamentado as suas crias por tempo suficiente, uma vez que os criadores tiraram os filhotes muito cedo. Isso os tornou cachorros medrosos e inseguros por natureza.

Além disso, os filhotes abandonados ou maltratados sofrem de pânico crônico e às vezes o excesso de atenção por parte dos donos também provoca no cachorro certa resistência a permanecer sozinho.

Os grandes traumas, inseguranças ou maus-tratos podem dar lugar a uma síndrome chamada ansiedade de separação.

Como ensinar seu cachorro a ficar sozinho e tranquilo em casa?

  • Se dermos pouca liberdade e vigilância aos cachorros durante suas primeiras semanas de vida, uma série de problemas de comportamento podem ser desenvolvidos, como fazer suas necessidades dentro de casa, mastigar objetos, escavar ou latir continuamente.
  • Para evitar isso, devemos seguir uma série de normas quando estivermos em casa com o cão e certos procedimentos quando deixarmos o local.

O primeiro deles é exercitar o cachorro, levá-lo para passear todos os dias, com tempo e dedicação, e brincar com ele para que seu animal de estimação possa liberar e descarregar toda a energia acumulada. Assim, quando ficar sozinho, estará feliz para aninhar-se e descansar.

Você não deve ensinar seu cachorro a ser excessivamente dependente de você.  Quando estiver em casa com ele, deverá dedicar algum tempo para brincar e fazer mimos, porém, deverá deixar tempo para que ele se entretenha sozinho enquanto você faz outras coisas. Assim que ele vier pedindo mais mimos e você já tenha lhe dedicado tempo, o ignore.

Além disso, o ignore quando sair de casa e quando chegar. Tem que ensinar seu cachorro que o fato de sair e voltar não são uma coisa de grande importância e não devem ser motivo para celebração ou preocupação.

Não se despeça nem faça algo caso ele vem lhe saudar muito calorosamente na chegada. Espere que se tranquilize antes de cumprimentá-lo.

Outra coisa importante é não repreendê-lo por cada coisa errada que faça, pois isso apenas criará desconfiança, estresse crônico e dependência de seu dono, uma vez atenção negativa, de qualquer maneira, ainda é atenção.

O que deve fazer é ser um exemplo de tranquilidade e segurança para seu cachorro e cumprir sempre a mesma rotina. Os cachorros são animais de costumes, que aprendem pela repetição.

  1. Dessa maneira , assim que se acostumarem que você vai fazer as mesmas coisas todos os dias, se adaptarão rapidamente a ficar sozinhos, pois saberão que ainda que se vá, irá sempre voltar.
  2. Para acostumá-lo pouco a pouco ao fato de que você irá sair todos os dias, comece deixando a casa por espaços curtos e vá ampliando a duração das saídas até que deixe a residência durante o período de tempo que vá ficar fora habitualmente.
  3. É conveniente que o alimente antes de sair, pois depois de comer ele ficará com sono e poderá tirar uma soneca enquanto você não estiver em casa.
  4. Também é importante que exista um lugar para o cão aconchegar-se e sentir-se seguro, onde possa refugiar-se quando você não estiver.
  5. Seria interessante se existir um cômodo que possa ser fechado quando você sair para que ele não fique distraído com tudo que há pela casa.

Simplesmente tranque-o em um quarto com três brinquedos, sua cama, água e leve-o para passear quando chegar e já tenha se acalmado. Outra possível solução, ainda que não necessariamente boa e recomendável, é introduzir outro cachorro na casa para que um faça companhia ao outro e se entretenham.

No entanto, isso depende de suas possibilidades econômicas e da disponibilidade de tempo que tenha, uma vez que dois cães requerem o dobro de atenção,  não a metade.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*