Como Fazer Com Que O Cachorro Pare De Morder?

Como Fazer Com Que O Cachorro Pare De Morder?

Sean Long/Creative Commons

Quem tem filhotinho em casa sabe a dor de uma mordida. Por mais fofos que os cães bebês sejam, aqueles dentinhos afiados cortam mais que navalha. Mas fique tranquilo que é possível minimizar esse problema.

Os cães costumam brincar de morder com seus irmãos. Eles só param quando cansam ou quando um dá o limite através do choro ou rosnado. Essa é a primeira brincadeira aprendida pelo cão e a que ele mais gosta. Por isso, quando ele chega na sua casa, ele busca um pé, mão ou até barra de calça para morder. Com isso, ele quer dizer que é seu amigo, gosta de você e quer brincar.

Algumas pessoas acreditam que o fato de permitir que o cão brinque de morder, fará com que ele se torne agressivo. Isso não é verdade. A brincadeira de morder não está relacionada com a agressividade. Mas é importante ensinar ao cachorro qual o limite da brincadeira.

1) Mude a atenção dele

Como Fazer Com Que O Cachorro Pare De Morder?

Stuart Dootson/Creative Commons

Como morder é uma brincadeira, o cachorro busca sua mão ou pés para morder e lhe provocar a brincar. Quando ele fizer isso, dê a opção de outro tipo de brincadeira que ele goste muito. Pode ser jogar bolinha, brincar de cabo de guerra ou mesmo roer algo muito gostoso.

O ideal é você provoca-lo para brincar (sem ser de morder), antes que ele lhe procure. Assim, não corre o risco de haver mordidas doídas.

2) A pior punição é ser ignorado

Como Fazer Com Que O Cachorro Pare De Morder?

Shutter Fotos/Creative Commons

Se seu cachorro lhe provocou para brincar de morder e não parou, a melhor opção é ignorá-lo. Dar bronca, gritar, falar o nome dele só pioram as mordidas. Por isso, quando ele começar a morder, pare de olhar e falar com ele. Se precisar, se levante e vá fazer outra coisa. Passe uns dez minutos ignorando e depois volte a dar atenção.

3) Ofereça algo bem gostoso para ele roer

Como Fazer Com Que O Cachorro Pare De Morder?

Stuart Dootson/Creative Commons

Filhotes começam a trocar os dentes por volta dos três meses de idade. Assim como os bebês, os cães também sentem coceira na gengiva e gostam de roer/morder algo para aliviar essa sensação. Oferecer alimentos crocantes para eles roerem pode ajudar nessa fase.

Cenoura, maçã, pepino japonês, coco verde, abobrinha, pera e ossinhos são ótimas alternativas para que ele se mantenha saudável e entretido, sem morder.

4) Aumente a atividade dele

Como Fazer Com Que O Cachorro Pare De Morder?

Lennart Tange/Creative Commons

Cachorros cansados são mais bonzinhos. Isso é fato! Quanto mais atividades o cão tiver, mais tranquilo ele ficará dentro de casa. Pode ser passeio na rua, brincar com outros cães ou até ir a creche. Quanto mais ele gastar energia fora de casa, menor é a chance de querer brincar de morder.

5) Não faça a vontade dele

Como Fazer Com Que O Cachorro Pare De Morder?

Grace/Creative Commons

Cães são muito espertos e sabem que para nos livrarmos das mordidas, fazermos qualquer negócio. Por isso, quando eles querem algo e não damos, eles mordiscam mãos e pés para conseguirem nossa atenção, e, consequentemente, o que eles querem.

Para oferecer algo para seu cachorro, espere até que ele se acalme e sente. Se der o que ele quer enquanto ele estiver pulando ou mordendo sua mão, ele vai aprender que deve agir dessa forma para conseguir as coisas.

Se ele morder sua mão e você jogar a bolinha para ele ficar quieto, ele aprenderá que toda vez que ele morder, ganha uma brincadeira como recompensa. Se ele morder seu pé, quando você chega em casa, e você abaixar para falar com ele, ou der carinho, ele vai aprender que só receberá atenção quando mordicar seu pé. Por isso, só dê o que ele quer, quando ele estiver calmo e tranquilo.

Pode parecer difícil, mas são pequenas atitudes do dia a dia que fazem a diferença.

Como fazer o cachorro parar de morder tudo e todos? Confira as dicas de um adestrador

A chegada de um filhote de cachorro significa muita fofura e alegria na casa, mas esse momento especial pode vir acompanhado de um comportamento um pouco desagradável: as mordidas. Como fazer o cachorro parar de morder tudo que vê pela frente? Essa é uma pergunta comum entre os “pais de primeira viagem”.

É muito importante ter em mente que toda mudança precisa de adaptação e seu cãozinho ainda está conhecendo o mundo. Amor, técnicas corretas e paciência precisam ser aliados para corrigir esse comportamento. Conversamos com Max Pablo, adestrador do Rio de Janeiro, e ele deu algumas dicas de como ensinar o cachorro a não morder.

Chega mais e já comece a colocar em prática na sua casa!

Por que seu cachorro está mordendo tudo que vê pela frente?

Móveis, humanos, objetos e até outros animais: nada passa despercebido pelos dentinhos de um filhote.

Esse comportamento é muito comum nos primeiros meses de vida: “É um processo de tirar o animal do ambiente natural, onde ele conhece todas as coisas pela boca – normalmente roendo e lambendo – , e colocá-lo em um território humano.

Seus instintos permanecem! A questão é saber direcionar as necessidades naturais dele com regras e limites”, explica Max.

A principal causa desse comportamento nos cães pequenos é a troca de dentes. A dentição canina começa a se desenvolver por volta de 2 a 3 semanas depois do nascimento.

Com mais ou menos dois meses, o cão já possui 28 dentes temporários. A substituição ocorre entre os 4 e 7 meses: os dentes fininhos e pontiagudos dão lugar a dentes mais arredondados e resistentes.

São 42 dentes definitivos, entre molares, caninos, pré-molares e incisivos.

Como fazer filhote de cachorro parar de morder tudo?

É na troca de dentes que as mordidas atingem o auge. Isso porque o cãozinho sente dor e coceira na gengiva, então acaba buscando uma forma de aliviar esse desconforto roendo tudo o que vê pela frente. Oferecer brinquedos e mordedores específicos pode ajudar muito nesse processo.

Max alerta para a necessidade de “cansar” o cachorro. Sim, os cães também ficam entediados e é preciso identificar a motivação das mordidas: “Qualquer cachorro precisa gastar energia. É importante que eles se sintam cansados na maior parte do tempo para evitar esse tipo de comportamento”.

Se o cachorro ainda não estiver liberado para sair na rua por causa das vacinas, estimule ele a correr atrás da bolinha, desça e suba as escadas do prédio, dê brinquedos para mantê-lo entretido. No caso de um cachorro mais velho que ainda tem o costume de morder, faça caminhadas mais longas ou o leve a parques fechados e seguros para que possa correr com outros cãezinhos.

Como Fazer Com Que O Cachorro Pare De Morder?

Comportamento animal

A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem.

Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial.

Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

Como Fazer Com Que O Cachorro Pare De Morder?

Comportamento animal

Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar.

A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude.

Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

Como Fazer Com Que O Cachorro Pare De Morder?

Comportamento animal

Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

Como Fazer Com Que O Cachorro Pare De Morder?

Comportamento animal

Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem.

Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia.

Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

  • Dica 1: Se o cachorro estiver mordendo você ou outras pessoas, mesmo em momentos de brincadeira, a regra é sempre ignorá-lo. “Se você parar de brincar, ele não terá a resposta esperada”, diz Max;
  • Dica 2: A correção manual de um comportamento inadequado, como um “não” mais firme, pode ser muito eficaz, mas o especialista alerta para um cuidado: “Às vezes, o cão pode associar a repreensão como uma forma de conseguir a atenção do dono. É importante observar a reação dele”;
  • Dica 3: Não brigue ou grite com o cão: “Principalmente quando o cachorro é filhote, é preciso cautela. Dependendo da idade, você pode causar um trauma psicológico nele”;
  • Dica 4: Nunca bata no seu cachorro. Assim como os traumas psicológicos, repreender com violência pode deixá-lo mais medroso, inseguro e até agressivo;

Dica 5: Não converse e não faça carinho quando ele fizer algo errado. “O cão não entende português. Toda vez que você dá carinho ou conversa com ele em momentos inadequados, você está premiando aquele comportamento”, alerta o adestrador;

Dica 6: Se o cachorro estiver mordendo um móvel, você precisa restringir o acesso dele àquele cômodo, principalmente sem supervisão;

Leia também:  Como Saber O Pc Que Tenho?

Dica 7: Aposte no adestramento positivo. Esse método consiste em recompensar o cachorro sempre que ele obedecer um comando ou reconhecer uma repreensão. Um adestrador profissional pode te ajudar nesta tarefa.

Enriquecimento ambiental: brinquedos para cachorro morder resolvem o problema?

Mordedor para cachorro e brinquedos podem ser eficazes para tirar o foco das mordidas em móveis e objetos: “Ajudam bastante, desde que o cão entenda que aquilo serve para essa função”, explica o adestrador.

Por isso, é importante direcionar o cão para usar os brinquedos quando sentir a necessidade de morder.

Max indica que ossos também podem distrair o cão – mas, lembre-se de sempre supervisionar a brincadeira para evitar que o seu cãozinho engula pedaços ou se machuque.

Se o cachorro passa alguns períodos sozinho em casa, um dica é enriquecer o ambiente para que ele não fique entediado e destrua suas coisas.

Brinquedos que funcionam como dispenser de petiscos são ótimas opções para prender a atenção do cachorro. Para evitar mordidas, algumas pessoas recorrem a produtos específicos e receitas caseiras que agem como repelentes.

A melhor solução é sempre buscar um profissional para avaliar a melhor forma de inibir esse comportamento.

Redação: Luana Lopes

Como Fazer Com Que O Cachorro Pare De Morder?

Como fazer o cachorro parar de morder – MELHORES DICAS

Como Fazer Com Que O Cachorro Pare De Morder?

Como Fazer Com Que O Cachorro Pare De Morder?

Ver fichas de  Cachorros

Os filhotes de cachorros são animais ternos, dóceis e curiosos. Esta é uma fase muito importante da vida do pet na qual deve aprender como se comportar dentro do núcleo familiar, por exemplo, aprender a inibir a mordida para evitar machucar os tutores, crianças ou até mesmo outros animais.

Por essa razão, é importante ensinar ao cachorro a não morder móveis, plantas, brinquedos, mãos e etc.

Neste artigo do PeritoAnimal sobre como fazer o cachorro parar de morder, vamos nos centrar nos problemas dos dentes do seu cachorro e explicar porquê e como deve tratar esta situação.

Tal como os seres humanos, os cachorros nascem sem dentes. Na etapa que passa do período de transição com o período de socialização, ao redor de um mês de vida, é quando começam a sair os dentes de leite. Mais adiante, a partir dos 4 meses, esses dentes vão crescer e forma-se a arcada dentária definitiva.

Exatamente como ocorre com as crianças, os cachorros sofrem dores e desconforto que são aliviados mediante a mordida de objetos, mãos ou qualquer coisa que eles encontrem pela frente. Por isso, é comum ver um cachorro filhote mordendo o tempo todo.

Se o filhote de cachorro tiver sido separado da mãe muito cedo, antes das 8 semanas, por exemplo, é um problema adicional, uma vez que o filhote não teve a oportunidade de aprender a inibir a mordida junto da mãe e dos irmãos, por isso, não saberá controlar a força e pode machucar sem ter intenção. Além disso, o filhote de cachorro também pode morder por outros motivos associados ao seu comportamento natural e próprio da espécie. Por vezes, pode ser que quando estiver brincando com você, te morda um pouco nas mãos, mas fique tranquilo que isso é normal, principalmente quando são filhotes.

Como Fazer Com Que O Cachorro Pare De Morder?

Se o seu cachorro foi separado muito cedo da mãe, você deve começar a socializá-lo assim que tiver iniciado o calendário de vacinação e o veterinário liberar os passeios na rua. O contato com outros cachorros mais velhos será fundamental para que ele aprenda como deve brincar e consequentemente, com que força morder.

Esse processo é extremamente importante para o filhote de cachorro pois, além de aprender a administrar a força da mordida também saberá como é o comportamento de outros animais da sua espécie.

A socialização pode ser lenta mas é muito importante para o cachorro filhote uma vez que o seu futuro cachorro adulto vai se comportar de uma forma ou outra dependendo do que aprender nesta fase.

Não tenha medo de aproximar seu cachorro de cachorros maiores, apenas tenha certeza de se trata de um cachorro sociável, amigável e que não machucará o seu filhote de cachorro. Já que, se isso acontecesse, poderia causar um trauma em seu cachorro.

Se você estiver interessado em saber Como fazer o cachorro parar de latir leia também esse artigo do PeritoAnimal.

Antes de saber o que fazer para o cachorro parar de morder, é preciso ter em conta que apesar dos cachorros aprenderem com certa facilidade novas condutas e ordens, é certo que nem sempre são capazes de memorizar, por isso, é normal que esqueçam alguns detalhes. Ensine para o seu cachorro desde cedo quais são os brinquedos que ele pode morder e quais coisas ele não pode morder.

Durante o processo de socialização e a falta de uma mãe natural, você deve ser uma referência para o comportamento do cachorro. Por este motivo, recomendamos que em casa tenha uma atitude relaxada e calma, que não brinque de forma brusca e utilize sempre o reforço positivo, desta forma, terá um cachorro saudável e feliz.

  • Para que o seu cachorro deixe de morder mãos, sapatos e outros elementos que encontre em casa, é fundamental ter vários brinquedos e mordedores para ele, você pode encontrar à venda em lojas específicas para animais.
  • Vale ressaltar que o castigo não deve ser aplicado nos cachorros filhotes, evite repreender de maneira agressiva pois pode ter o efeito contrario, uma vez que assim você vai inibir o comportamento do cachorro e vai prejudicar a aprendizagem, podendo causar estresse, ansiedade e o pior de tudo, estregar a relação de vocês.
  • Continue lendo para saber como fazer o cachorro parar de morder passo a passo.

Como Fazer Com Que O Cachorro Pare De Morder?

Tenha em conta os seguintes fatores para saber como fazer o cachorro parar de morder objetos:

  1. É fundamental que, desde filhote, o seu cachorro relacione morder determinados objetos de forma positiva e, para isso deverá felicitá-lo com entusiasmo cada vez que o encontrar mordendo algum dos seus brinquedos, assim, ele fará uma melhor associação e na fase adulta terá esses comandos assimilados.
  2. Você deve ensiná-lo a soltar já que, além de evitar que morda objetos, esse comando ajuda a prevenir que ele coma alguma coisa na rua ou que roube brinquedos de outros cachorros, o que poderia desenvolver uma disputa ou briga.
  3. Uma vez que o cachorro compreendeu o significado da palavra “solta”, coloque em prática cada vez que encontrar o cachorro mordendo algo que não deva, a ideia é substituir o “não” pela palavra escolhida, para que ele entenda que está fazendo algo mal e solte imediatamente o objeto. Uma boa opção é aproximar dele um dos seus brinquedos para ele entender que morder isso é o correto.
  4. Evite repreender seu cachorro se ele mordeu algo há mais de 30 minutos, pois ele não se lembrará.
  5. À medida que seu cachorro aprenda a soltar os objetos, é fundamental começar a reforçar as condutas positivas, como por exemplo, quando ele morder os brinquedos corretos. Deixe brinquedos que ele possa morder pela casa e, cada vez que o vir fazendo, felicite o seu cachorro de forma calorosa, com um petisco, um “muito bem” ou um carinho.

Isto não se trata de um processo curto e depende da inteligência do cachorro e das repetições desses comportamentos. O cachorro relacionará mais cedo ou mais tarde o que é que tem ou não de morder. O mais importante é ter paciência e muito carinho para oferecer ao pet.

Fique atento pois existem alguns brinquedos não indicados para cachorro, veja mais no artigo Brinquedos não recomendados para cachorros.

Como Fazer Com Que O Cachorro Pare De Morder?

Você pode ter se perguntado algumas vezes o que fazer quando um cachorro morde o tutor, saiba que é normal esse comportamento quando ele está brincando, mas também pode fazê-lo em situações de nervosismo. Para evitar cachorro mordendo pés e mãos, siga essas dicas:

  1. No momento em que o cachorro te morder forte, você deve emitir um som de dor para que ele aprenda a identificar a dor nos humanos. Em seguida, deixe de brincar para que ele compreenda e associe o som com o final da brincadeira.
  2. Esse exercício deve ser repetido muitas vezes até que o cachorro assimile de forma correta o som com a dor e o final da brincadeira, assim, o cachorro entenderá o que está acontecendo.

Quando o cachorro aprender a controlar a força da mordida, evite jogos que deixem ele muito excitado porque nesses casos ele pode perder o auto controle. Premie com “muito bem” os jogos tranquilos e as atitudes positivas com você e outras pessoas.

Nesse ponto trabalhe como no caso anterior.

A chave é evitar que as situações que incentivam o cachorro a morder pés e mãos e, por outro lado, reforçar as atitudes positivas como morder o brinquedo correto com palavras, petiscos, carinhos e etc.

O mais importante é ter paciência e dar muito amor e carinho ao seu pet, afinal, esse tipo de comportamento não muda do dia para noite e requer tempo e esforço.

Saiba mais sobre a dentição canina neste artigo do PeritoAnimal.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer o cachorro parar de morder, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Como fazer cachorro parar de morder tudo: 6 dicas práticas

Seja um cão filhote ou um adulto, cachorros gostam de roer e morder. Além disso, usam a boca para pegar itens desde bolinhas até almofadas! Entretanto, é preciso ensinar para seu animalzinho o que ele pode e o que não pode morder. E o ideal é que você faça isso desde filhote. Essa é a primeira dica de como fazer um cachorro parar de morder tudo

Quando filhote o cão aprende mais rápido porque não tem comportamentos que precisam ser mudados. Ele apenas precisa criar comportamentos. É como uma página em branco. Não há nada para apagar.

Cães adultos possuem comportamentos definidos e para inserir o bom comportamento, muitas vezes é preciso se livrar, primeiro, de um mau comportamento.

Mas, não fique triste caso você tenha um cachorro adulto e precise aprender como fazer o cachorro parar de morder as coisas. As dicas de como fazer o cachorro parar de morder tudo, que listamos neste artigo, servem para cães filhotes e adultos

Confira!

Leia também:  Meditação O Que É Como Fazer?

Como fazer cachorro parar de morder tudo

A seguir, listamos 6 dicas de como fazer cachorro parar de morder tudo, confira abaixo: 

  1. Não estimule as mordidas
  2. Ofereça outros itens para morder
  3. Pare de brincar e tire o cachorro de perto
  4. Use o reforço positivo
  5. Gaste a energia do animal
  6. Domine técnicas de adestramento

1. Não estimule as mordidas

Pode parecer óbvio, mas fato é que quando um cachorro brinca de morder e você ri ou mesmo participa da brincadeira, você contribui para que ele associe essa mordida a algo legal, que faz ele estar próximo ao tutor. 

Como Fazer Com Que O Cachorro Pare De Morder?

Por isso, mesmo quando estamos lidando com filhotes muito novinhos é importante cortar esse tipo de brincadeira. Para isso, dizer não e se afastar do animal são boas dicas. 

Evite fazer muitos movimentos com as mãos para que não ache que você está brincando. Se o animal estiver mordendo a sua mão, por exemplo, tire-a com firmeza e solte um tremendo “NÃO”. Não é necessário gritar. Apenas falar com firmeza. 

  • O mesmo vale para quem está em busca de como fazer cachorro parar de morder móveis e  como fazer cachorro parar de morder chinelo. 
  • Ao ver o animal mordendo o que não deve, olhe para ele e use o não como comando. 
  • O seu tom de voz é o que vai fazer ele entender que você não está satisfeito. 

2. Ofereça outros itens para morder

Como dissemos, os cachorros gostam de morder e roer. Entretanto, é preciso ensiná-los o que pode e o que não pode ser roído ou mordido. Nesse sentido, os brinquedos para cães, bem como ossos que você compra em lojas especializadas, vão te ajudar muito a mostrar para seu cão o que ele pode morder e o que não. 

O processo é: quando seu cachorro começar a morder, seja sua mão, pé, um móvel ou qualquer coisa que não pode ser mordida, faça o que indicamos no passo anterior e quando o animal parar faça um carinho e dê o brinquedo certo para ele morder ou roer. 

3. Pare de brincar e tire o cachorro de perto

Se mesmo com as dicas acima o cachorro não parar de morder, você deve parar de brincar imediatamente e sair do lugar, deixando o cão sozinho por alguns minutos. 

Acredite, cachorros são animais sociáveis e eles querem agradar a todo custo. Entretanto, eles também vão te desafiar. Por isso, mantenha-se firme até que ele pare de fazer o que esta errado.

4. Use o reforço positivo

  1. Dentro do processo de como fazer cachorro parar de morder os pés e como fazer cachorro parar de morder móveis, elogiar quando o animal faz algo bom é tão importante quanto chamar a atenção de comportamentos errados. 
  2. Para isso você pode oferecer sua atenção e carinho, ou mesmo um petisco.

     

  3. Se o dog está brincando de roer o ossinho que você ofereceu ou está brincando com um brinquedinho é hora de dar um petisco, associando o ato da brincadeira com aquele item a algo ainda mais positivo para sua relação com ele. 

A ideia é simples, quando ele morde o móvel, você se afasta e é firme. Quando ele está com o ossinho você oferece carinho e petiscos.

A cada vez que isso é feito, mais fácil é fazê-lo entender o que é correto.

5. Gaste a energia do animal

  • Muitas vezes os animais mordem pés, mãos, móveis e chinelos porque estão nervosos, estressados, com muita energia acumulada ou querem chamar a atenção de seus tutores.
  • Tudo isso pode ser evitado com 30 a 60 minutos de passeio todos os dias. 
  • Ver a rua, gastar energia, socializar com outras pessoas ou cães, estar com o dono, são benefícios que um bom passeio traz. 

Se você tem medo ou dúvidas sobre como passear com o seu cachorro, indicamos que leia o artigo, 10 dicas para passear com cachorro! Hábitos simples para aproveitar ao máximo esse momento”. 

6. Domine técnicas de adestramento

Através de um curso de adestramento online você mesmo pode aprender algumas técnicas profissionais de adestramento. 

Não é obrigatória a contratação de um profissional para esse adestramento. Para comportamentos comuns, como latidos em excesso o mordidas, você mesmo, como tutor,  pode aplicar alguns treinamentos.

Aprender como adestrar um cachorro filhote e também adulto indicamos que realize um curso de adestramento, que pode ser adquirido a partir de R$49,90. 

Aprender como adestrar cachorro em casa vai ajudar não apenas em como fazer cachorro parar de morder tudo, mas também a evitar ou corrigir outros problemas como:

  • latidos em excesso, 
  • fazer coco ou xixi no lugar errado, 
  • agitação,
  • agressividade, 
  • necessidade de atenção o tempo todo. 

Um curso de R$49,90 vai evitar que você receba multas do condomínio, tenha problemas com vizinhos e mesmo que precise gastar para comprar um novo sofá e outros móveis. 

Aproveite e inscreva-se em um dos cursos de adestramento de cachorros online e livre-se desses problemas:

  • Escola para cães
  • Adoro Cães
  • Adestramento Caseiro para Cães
  • Escola de Filhotes.

Depois conte pra gente como está sendo sua experiência ao aplicar o que aprendeu. 

Como Fazer Com Que O Cachorro Pare De Morder?

Como ensinar o pet a não morder – Blog Mais Bichos

Eles são umas fofuras e, convenhamos, as mordidinhas dos filhotes não doem nada. Mas estimular esse hábito é uma péssima ideia — e nem é preciso listar os motivos.

Quando Bentinho tinha 3 meses, não havia um pedaço do meu braço que não tivesse um arranhão, provocado por aqueles dentinhos nervosos e afiados. Nem reza braba dava jeito. Quanto mais eu me escondia, mais ele avançava, porque pensava que aquilo era uma brincadeira MUITO divertida.

Com o tempo, ele parou. Pena que eu não conhecia essas dicas que o Jota, organizador do Guia de Adestramento Passo a Passo, compartilhou com o blog.

1 – Diga um “Não” bem firme

Quando o filhote morder você, simplesmente diga “Não” e então dê ao filhote algo que possa mastigar que seja dele como um brinquedo ou osso. Elogie o filhote assim que parar de morder.

2 – Evite tirar as mãos fora

Procure não tirar as mãos quando o filhote estiver mordendo. Embora essa seja a nossa resposta natural, para o filhote, o movimento de tirar a mão rapidamente torna-se um jogo divertido de “pegar a mão”. Em vez disso, deixe a sua mão onde está e diga um firme “Não”. De novo, assim que o filhote parar, elogie e dê alguma coisa em que possa mastigar.

3 – Pare de brincar

Se você estiver brincando com o filhote quando ele começar a morder você, pare de brincar imediatamente. É importante mostrar que o comportamento não é aceitável e que a diversão não irá continuar se ele morder.

4 – Mostre que dói

Alguns cães se assustam ao ouvir o dono gritar um “Aii!”. Se isso funcionar ótimo, de novo, elogie o seu cão quando ele parar de morder.

5 – Elogie o que não envolva mordida

Sempre elogie qualquer brincadeira que não envolva mordida. O seu cão precisa entender qual é o comportamento adequado, não apenas ser corrigido pelo inadequado.

6 – Separe-se do cão

Caso você tenha perdido controle total, e o seu cão não parar de morder, você deve separar-se dele. Se você tiver uma área fora, pode levá-lo para lá ou caso contrário apenas vá para outra sala.

7 – Dê alguma outra coisa para o seu cão

Dê ao filhote alguma outra coisa para fazer que você possa elogiá-lo por isso. Por exemplo, coloque a coleira e pratique adestramento, leve-o para caminhar ou simplesmente mude a situação para tirá-lo do pensamento de morder.

É importante ter em casa uma variedade de brinquedos de mastigar para o filhote. Ossinhos de couro, palitinhos de mastigar e outros tipos de partes desidratadas de animais são excelentes para o filhote mastigar.

Se você não gosta desse tipo de petisco ou o estômago do cão não pode tolerá-los, ossos sintéticos, brinquedos de corda também são ótimos. Você precisa encontrar algo que o seu cão realmente goste de mastigar de forma que ele realmente possa superar a fase.

Assim como tudo que você dá a um filhote, você deve regularmente verificar o brinquedo e monitorar o que estão comendo para garantir sua segurança e que não estão ingerindo algo que não é feito para engolir.

Em resumo, todo filhote de cão morde, alguns mais que outros. É importante lidar com isto e mostrar para o filhote que esse não é um comportamento adequado.

Você deve ser bem consistente com o seu cão e não permitir que ele morda a qualquer hora. Lembre que cães entendem apenas o certo ou errado.

Tenha uma boa variedade de coisas para o seu cachorrinho morder e sempre oferece a ele como alternativa para tudo que morder!

Como fazer o cachorro parar de morder | DogHero

Como fazer o cachorro parar de morder? Algumas brincadeiras por parte dos animais são toleradas até certo ponto, como no caso das mordidas. Quando filhotes, eles podem fazer disso um ato de carinho.

Chegam, pulam e… mordem! Mas e quando isso passa dos limites? Seus dentinhos já estão pontiagudos e podem ferir a pele, além de se tornar um hábito completamente inconveniente para quem convive com o pet.

A questão de como fazer o cachorro parar de morder não se resume à repressão. Nem é recomendável agir assim com ele, sem antes perceber as suas necessidades.

Alguns fatores como idade, dentição, necessidade de atenção e até mesmo problemas de saúde bucal podem fazer com que seu cachorro não pare de morder. Entenda que, antes de mais nada, é um sinal de carinho.

Mas, como todo comportamento desmedido, precisa ser reeducado pelo tutor – se possível, com o auxílio de um adestramento.

Cachorro mordendo tudo: o que fazer?

Se o seu cachorro não para de morder você e o que mais for, pode ser uma necessidade muito grande de atenção. Os pets possuem estímulos mecânicos acionados a partir das nossas atitudes com eles.

Por exemplo, se cada vez que o cachorro realiza determinada ação, que ao dono é satisfatória, ele ganha um petisco como recompensa, ficará claro que, se repetir o que fez, vai agradar e ser agradado.

E isso ocorre com as mordidas também, mas por outro viés.

Um cachorro mordendo quer atenção. Se você dá atenção às mordidas dele, certamente o ato vai se repetir. Isso porque ele entende como uma maneira de se entrosar com seu tutor e receber dele mais carinho.

Essa atitude é normal quando se é filhote, porque o animal está ainda aprendendo a viver.

A questão que deve ficar clara é: ou o tutor ensina seu cachorro a não morder qualquer um (com exceções em momentos de perigo) ou o ato se tornará, sem sombra de dúvidas, um problema.

Como fazer o cachorro parar de morder

Filhote, adulto ou idoso, o esquema de como fazer o cachorro parar de morder pode ser dividido em dois momentos: reprimir e ignorar. Quando o cachorro estiver mordendo além dos limites, reprima esta atitude com um “shhhh!”, bastante usado para outros propósitos de adestramento. Fale firme com seu pet, mas sem ser rude. Ele precisa saber quem manda nessa relação cheia de mordidas.

Se as mordidas ainda persistirem, passe a ignorá-las, mostrando a ele que essas não são as ferramentas mais eficazes para conseguir a sua atenção.

Mesmo assim ele continua mordendo e você se perguntando como fazer o cachorro parar de morder? Levante de onde estiver e deixe-o “mordendo o ar”. Faça isso toda vez em que o pet insistir nessa brincadeira.

E não precisa dar um petisco como recompensa, porque senão ele pode interpretar da maneira inversa, querendo morder o dono mais ainda.

A questão nesse caso não é reprimir grosseiramente, mas sinalizar ao cachorro que não para de morder que essa atitude de machucar por pura euforia pode ser contida e redirecionada a objetos específicos.

Como ensinar o cachorro a não morder

Antes de mais nada, o tutor deve observar a fase pela qual seu cachorro está passando. Filhotes costumam morder mais porque exigem maior atenção do que quando mais velhos. Ainda há a questão da dentição canina, que, como em qualquer espécie, vai gerar uma vontade tremenda de sair por aí mordendo tudo e todos a fim de parar o incômodo dos dentes que estão nascendo.

Nessa situação, substitua a parte do seu corpo que o filhote mais gosta de morder por um mordedor canino, facilmente encontrado em pet shops. Diversos formatos estão à disposição e o ideal é que não seja pequeno, para que o cachorro não o engula e possa mordê-lo até se cansar da brincadeira.

Mas, se o filhote não abriu mão das mordidas e insiste em levar este hábito à vida adulta, você pode colocá-lo num “cantinho reflexivo” toda vez em que ele morder despropositadamente.

Não é um castigo, é um lugar para se acalmar e retomar as atividades posteriormente! Quando as mordidinhas começarem, leve-o até um cômodo da casa onde ele esteja cercado e seguro, e deixe-o ali por alguns minutos.

Repita isso sempre que as mordidas começarem.

Para ajudar no processo de adestramento, dê ao seu cachorro que não para de morder o mordedor apropriado, adquirido especificamente para isso. Ao perceber que acaba sozinho ao morder o que não deve, ele logo parará de abocanhar tudo e todos. E você não precisará mais se preocupar em como fazer o cachorro parar de morder.

O artigo foi útil? Então veja opções de brinquedos incríveis que seu cachorro pode morder muito sem se preocupar!

Como fazer meu filhote parar de morder? | Comportamento | iG

Os filhotes tem a capacidade de derreter o coração de qualquer pessoa. São fofos, brincalhões, companheiros, fiéis e…

Mordem! Essa é uma mania bem comum entre cães jovens e, a princípio, você dá risada e permite e brincadeira. Mas, seus dentinhos afiados uma hora começam a machucar e o hábito se torna incômodo.

E é assim que os donos passam a se questionar: como fazer o filhote parar de morder?

Leia também: Cão comendo parede: por que o animal tem esse comportamento e como solucioná-lo?

Apesar de ser mais comum entre os jovens, cães adultos que não foram educados também podem ter esse hábito. Para evitar que isso se prolongue ao longo dos anos é importante cortar desde o início. Então, entenda o motivo dessa mania surgir e confira dicas para fazer o filhote parar de morder
.

Por que os filhotes têm a mania de morder?

reprodução shutterstock
Mordera é uma mania bem comum entre cães jovens e, a princípio, você dá risada e permite e brincadeira. Mas, seus dentinhos afiados uma hora começarão a machucar

Quando um bebê está com os dentes nascendo é comum morder tudo que vê pela frente. Isso acontece porque o surgimento da dentição incomoda e provoca dor, então morder é uma forma de aliviar. Com os filhotes é a mesma coisa. A diferença é que os cães já conseguem andar nessa época, tendo mais locais para morder. 

Apesar do nascimento dos dentes ser a causa principal, existem outros motivos que levam os filhote a morder e um deles é o tedio. Cachorros que gastam energia, não têm com o que brincar ao longo do dia e vivem entediados acham divertido morder. Destroçar algo com a boca é uma forma de ser distraírem. 

A ansiedade também está entre as razões para o hábito nascer. Um animal que passa muito tempo sozinho em casa pode desenvolver transtornos de ansiedade e morder é uma forma de canalizar isso. Além disso, de quebra já chama a atenção do dono. Dar mordidinhas na mão é um jeito eficaz de atrair o tutor e forçá-lo a brincar.

Leia também: Com qual frequência é preciso limpar os dentes do cachorro?

Por último, pode ser uma forma de explorar o entorno. Pense que o filhote acabou de chegar ao mundo e tudo ao seu redor é novo. Diferente de nós, eles não podem apalpar, tocar ou agarrar com as mãos, então fazem isso com a boca. Essa é a única maneira que os cães têm para conhecer o exterior. 

Como fazer o filhote parar de morder?

Reprodução Pinterest
Existem vários motivos que fazem os filhotes morderem, como dentição nascendo, tédio, ansiedade, etc

1. Direcione sua atenção para outra coisa

Para muitos filhotes, morder é uma forma de chamar atenção. Por isso vão atrás das mãos e dos pés para te provocar e induzir a brincadeira. Quando isso acontecer, tente direcionar sua atenção para outros tipos de diversão. Jogue uma bolinha, ofereça um brinquedo, vá até o quintal, etc. O importante é oferecer algo tão legal quanto à mordida. 

O ideal é você chamá-lo para brincar antes que ele te procure, assim você evita ser mordido e vai cortando a mania. Com o tempo ele irá se esquecer dessa brincadeira dolorida.

2. Ignore como forma de punição

Ignorar é sempre a melhor forma de punição, pois o filhote entenderá que a mordida não tem efeito. Gritar, dar bronca e olhar feito nunca funciona. Na verdade, na maioria das vezes gera o efeito contrário, pois você está reagindo à ação dele.

Então, quando as mordidas começarem, desvie o olhar, não fale com ele e se puder nem reaja. Se ele insistir, se levante e vá fazer outra coisa. Fique uns dez minutos o ignorando e só dê atenção depois. Repita esse processo toda vez que ele começar a morder.

3. Compre mordedores adequados

Para aliviar a vontade de morder, compre brinquedos feitos para isso. Ossos, cordas e até bonecos são exemplos de mordedores para cães. É importante deixar a peça a vista e oferecer toda vez que resolver brincar. Se o animal não gostar muito do brinquedo, compre outro até que se apegue. 

Leia também: Mordida de cachorro: todos os cuidados que precisam ser tomados

Outra opção é oferecer alimentos crocantes para matar a vontade. Em pet shops vendem petiscos com essa função, mas há também alternativas mais saudáveis. Cenoura, maçã, pepino japonês, coco verde, abobrinha, pera e ossinhos são ótimos alimentos para que ele se mantenha saudável e entretido.

4. Aumente a carga de exercícios

Como alguns cães mordem por causa de ansiedade ou tédio, aumentar a carga de exercícios costuma resolver o problema. Então, leve-o para passear todos os dias e brinque regularmente para gastar a energia acumulada. Ao final do dia, ele só pensará em descansar e não em morder. 

reprodução shutterstock
Fazer o filhote parar de morder não é fácil, mas com persistência, calma e paciência é possível

5. Não provoque mordidas a toa

Às vezes, durante uma brincadeira, irritamos o animal até ele ficar bravo, grunhir e tentar morder. Apesar de ser divertido, essa atitude só irá aumentar a vontade de atacar você ou outros objetos. Evite esse tipo de coisa, principalmente durante o adestramento.

6. Não faça da mordida uma chantagem

Os cães são muito espertos, por isso, quando querem algo e não damos, eles mordiscam a pele para conseguirem o que desejam. Se você ceder à chantagem, ele vai aprender que deve agir dessa forma para conseguir as coisas. 

Para evitar isso, espere o cachorro se acalmar, parar de mordiscar e, após alguns minutos, dê o que ele deseja. Com o tempo irá entender que sua forma de chantagem não funciona e deixará esse costume de lado.

Leia também: Aprenda a fazer pasta de dente para cachorro com itens caseiros

Para que o adestramento funcione você deve ser consistentes nos ensinamentos. Não adianta você achar legal e fofo as mordidinhas e logo depois ficar bravo pelo mesmo comportamento. Isso só deixará o animal confuso e o adestramento não funcionará. Fazer o filhote parar de morder
não é fácil, mas com persistência, calma e paciência é possível.

Leia tudo sobre:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*