Como Fazer Com Que O Cabelo Fique Menos Oleoso?

  1. Como Fazer Com Que O Cabelo Fique Menos Oleoso? Pele oleosa: sérum, água micelar e mais produtos que você não pode deixar de usar no outono

    Pele oleosa: sérum, água micelar e mais…

  2. Como Fazer Com Que O Cabelo Fique Menos Oleoso? Corte pixie: confira as 6 questões que deve se perguntar antes da transformação

    Corte pixie: confira as 6 questões que deve se…

  3. Como Fazer Com Que O Cabelo Fique Menos Oleoso? Ruivo escuro: saiba as diferenças entre os tons marsala, borgonha, acobreado e cereja antes de apostar no cabelo vermelho

    Ruivo escuro: saiba as diferenças entre os tons…

  4. Como Fazer Com Que O Cabelo Fique Menos Oleoso? Penteados para cabelos cacheados e crespos: 100 fotos do Instagram para inspirar – com coques, tranças, semi-presos e mais!

    Penteados para cabelos cacheados e crespos: 100…

  5. Como Fazer Com Que O Cabelo Fique Menos Oleoso? 80 fotos de cabelos curtos: cortes pixie, bob, joãozinho; escolha o seu estilo

    80 fotos de cabelos curtos: cortes pixie, bob,…

  6. Como Fazer Com Que O Cabelo Fique Menos Oleoso? Creme para área dos olhos com ácido hialurônico: como usar para amenizar olheiras e rugas na pele

    Creme para área dos olhos com ácido…

  7. Como Fazer Com Que O Cabelo Fique Menos Oleoso? Box braids: + de 55 fotos e dicas profissionais para quem quer trançar o cabelo

    Box braids: + de 55 fotos e dicas profissionais…

  8. Como Fazer Com Que O Cabelo Fique Menos Oleoso? Franja cortina: 15 fotos para inspirar + dicas para usar em cada corte de cabelo

    Franja cortina: 15 fotos para inspirar + dicas…

  9. Como Fazer Com Que O Cabelo Fique Menos Oleoso? 6 nomes de cortes de cabelo feminino para pedir no salão

    6 nomes de cortes de cabelo feminino para pedir…

  10. Como Fazer Com Que O Cabelo Fique Menos Oleoso? Rotina skincare com ácido hialurônico: saiba quais produtos usar para limpar, hidratar e proteger a pele

    Rotina skincare com ácido hialurônico: saiba…

Cabelo oleoso: 12 formas para acabar com a oleosidade dos fios

Você acorda, lava os cabelos, seca, se prepara para o dia e quando chega a hora do almoço já dá para ver aquela oleosidade começando a aparecer. No final do dia, ela aumentou e no dia seguinte a forma e volume já estão comprometidos, e é bem capaz que o efeito “escorrido” seja a definição do visual.

Para não desanimar, é preciso entender que a oleosidade não é algo ruim, pelo menos não quando ela está em uma quantidade normal. “O sebo é o óleo natural produzido na região do couro cabeludo. Ele protege todo o cabelo contra quebra e contra a poluição”, diz Joana Tebar Figueira, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Contudo, quando ela aparece em excesso, além de ser prejudicial para o visual, pode ocasionar diversas complicações como dermatites, caspa e até a queda de cabelo. Entre as possíveis causas da oleosidade em excesso temos primeiramente as questões fisiológicas e alterações hormonais, que levam as glândulas a produzirem maior oleosidade.

Além disso, fatores externos como banho muito quente, uso de secador em temperaturas elevadas e também influências de cosméticos, como xampus não compatíveis com o tipo de cabelo e o uso exagerado de condicionadores e cremes também podem contribuir.

Outro fator que estimula a oleosidade, muitas vezes, está ligado ao ambiente de trabalho da pessoa, por exemplo, locais como cozinha e oficinas mecânicas onde há contato constante com substâncias oleosas.

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

As causas que favorecem a oleosidade excessiva dos fios são muitas, mas não se desespere, é possível se livrar desse problema com alguns cuidados.

Como Fazer Com Que O Cabelo Fique Menos Oleoso? Mulher lavando os cabelos oleosos – Foto: GettyImages

Quem tem cabelo oleoso não pode descuidar da rotina de lavagem dos fios. Lavar pouco aumenta a oleosidade e vezes demais pode ter o mesmo efeito. É melhor lavar os cabelos em dias alternados.

Não é indicado ficar dois ou três dias sem lavar ou lavar três vezes ao dia.

“Se você não tira a oleosidade na medida ideal a glândula sebácea fica muito estimulada a produzir mais”, explica Adriano Almeida, tricologista e presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo.

Como Fazer Com Que O Cabelo Fique Menos Oleoso? Mulher lavando o cabelo com xampu para fios oleosos – Foto: GettyImages

Segundo o tricologista Almeida, xampus específicos para cada tipo de cabelo não são um mito, há um estudo para desenvolver cada produto e eles tendem a ser melhores para este tipo de fio.

Os para cabelo oleosos possuem tensoativos, ou seja, substâncias encarregadas de se ligarem em gorduras e sujeiras e levá-las embora com o enxague. “O Lauril Sulfato de Sódio é um tensoativo que age como um potente agente desengordurante”, afirma Lucas Portilho, farmacêutico e especialista em cosmetologia.

Presente em xampus e sabonetes líquidos, o Lauril Sulfato de Sódio, proporciona limpeza e remoção do óleo dos cabelos.

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

Porém, é importante lembrar que da mesma forma que o tensoativo remove a oleosidade dos fios, também acaba 'limpando' a gordura natural que mantém, por exemplo, a pele hidratada.

Essa gordura natural, formada por cerâmicas, ácidos graxos e colesterol age como uma barreira, retendo a água na pele.

Ao remover esses componentes, a pele perde muita água e o couro cabeludo fica ressecado.

Como Fazer Com Que O Cabelo Fique Menos Oleoso? Espuma de sulfato em banheira – Foto: GettyImages

De um tempo para cá, alguns grupos que defendem o uso de produtos naturais para cuidar da pele e cabelos vem levantando a questão de que o Lauril Sulfato de Sódio poderia ter ação cancerígena.

Segundo o National Cancer Institute dos Estados Unidos, o Lauril Sulfato de Sódio pode causar irritação nos olhos, pele e mucosas, mas isso depende da concentração utilizada, não estando, também associado ao câncer.

Em comunicado a Agência de Vigilância Sanitária, Anvisa afirma que: “alguns tensoativos apresentam potencial de irritação à pele, no entanto, em formulações cosméticas, essa característica pode ser atenuada em função da concentração utilizada, da associação entre os mesmos, bem como das características da formulação pretendida para o produto final”.

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

“Antigamente fazíamos um xampu muito diferente do de hoje, nele só tinha o detergente, um óleo para proteger e água. Hoje temos muitos aditivos para a espumação, para diminuir a irritação normal do tensoativo e vários outros.

Então existem substâncias, como as gomas de origem vegetal, silicones e polímeros, que protegem o couro cabeludo e estão junto com o xampu”, diz Vânia Rodrigues Leite, farmacêutica e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Para Almeida, apesar de o Lauril Sulfato de Sódio ser considerado um vilão atualmente, no caso do cabelo oleoso ele pode ajudar, uma vez que ele resseca mais e ajuda a reduzir a oleosidade.

Como Fazer Com Que O Cabelo Fique Menos Oleoso? Mulher com o cabelo oleoso por causa do efeito rebote – Foto: gettyImages

O efeito rebote, neste caso, seria quando o xampu removeria o sebo capilar em excesso, fazendo com que o organismo entenda que ele precisa produzir mais óleo para suprir aquela necessidade.

Contudo, segundo explica o farmacêutico e cosmetólogo Portilho, não há evidências que comprovem a ocorrência desse efeito.

Além disso, nem o lauril ou outro tensoativo mais suave vão atuar nas glândulas sebáceas, portanto a produção de oleosidade será a mesma, o que significa que o efeito neste sentido é um mito.

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

Como Fazer Com Que O Cabelo Fique Menos Oleoso? Chuveiro ligado com água muito quente – Foto: GettyImages

A água quente pode gerar um maior ressecamento da pele e couro cabeludo e acabar estimulando as glândulas a produzirem mais oleosidade.

Por isso, a recomendação dos especialistas é que a pessoa tome banho com a água morna, o mais fria que ela conseguir, para evitar este efeito.

Segundo a dermatologista Joana, não adianta tomar um banho quente e depois apenas finalizar com um jato frio, “pois a glândula já foi estimulada a produzir mais, então a pessoa acaba se enganando achando que apenas com um jato frio conseguiria reverter este estímulo”.

Como Fazer Com Que O Cabelo Fique Menos Oleoso? Mulher escolhendo xampu e condicionador – Foto: GettyImages

O condicionador é para quem precisa, e abusar deste produto pode ser uma das causas da oleosidade excessiva do cabelo. “Quem tem cabelo curto e não precisa desembaraçá-lo, não precisa de condicionar. Quem tem cabelos longos deve usar o produto apenas nas pontas.

Se houver uma necessidade maior, ou seja, cabelos descoloridos ou tingidos, pode ser necessário usar uma máscara capilar, que nestes casos pode ser passada desde a raiz se a pessoa utilizá-la até uma vez por semana.

Mais do que isso, a partir da segunda vez, se deve usar apenas da altura da orelha para baixo”, ensina o tricologista Almeida.

A farmacêutica Vânia ainda afirma que existem muitos condicionadores em forma de géis, que podem ser muito úteis para quem tem esse tipo de cabelo, uma vez que a fórmula dos cremes é naturalmente mais oleosa.

Como Fazer Com Que O Cabelo Fique Menos Oleoso? Mulher lavando o cabelo com xampu anti-resíduos – Foto: GettyImages

A resposta rápida é que sim, se aplicados com os devidos cuidados os xampus anti-resíduos podem ajudar a reduzir a oleosidade do cabelo. Isso porque os condicionantes presentes nos xampus e condicionadores possuem carga elétrica positiva e quando são aplicados nos cabelos ficam aderidos aos fios através de atração eletrostática.

Leia também:  Como É Que Os Peixes Respiram?

Ao neutralizarem a carga elétrica na superfície dos fios, os cabelo fica condicionado e fácil de pentear. Mas estes produtos começam a se acumular nos fios causando um efeito pesado e 'lambido'.

As pessoas com cabelos oleosos já tem naturalmente uma quantidade de sebo nos fios, o que associado a este acúmulo aumenta o efeito oleoso, aí entra o xampu anti-resíduo, que é um produto com uma carga negativa muito grande, capaz de remover o acúmulo de agentes condicionantes dos fios, além de tirar o excesso de oleosidade”, diz.

Sobre os cuidados, o tricologista Almeida orienta para que se use os xampus anti-resíduos apenas uma vez por semana e avisa que ele pode acabar removendo um pouco mais de tinta (no caso de cabelos tingidos) que o xampu comum, justamente por seu poder de limpeza ser maior.

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

Como Fazer Com Que O Cabelo Fique Menos Oleoso? Mulher usando creme sem enxague para pentear os cabelos – Foto: GettyImages

Uma das possíveis causas da oleosidade são os resíduos que ficam nos cabelos e podem gerar a proliferação de fungos, aumentando a quantidade de sebo no local.

“O uso de condicionador em excesso, ou de cremes sem enxague, geram alguns destes resíduos que podem ajudar a obstruir os poros de saída das glândulas na região do couro cabeludo, que quando não são retiradas corretamente podem evoluir para um quadro de dermatite.

Além disso, como essas glândulas não são obstruídas de forma homogênea, isso pode fazer com que as glândulas que não estão com a sua saída obstruída produzam mais óleo para suprir a ausência das demais, o que acaba aumentando a oleosidade”, explica a dermatologista Joana.

Portanto, o uso de cremes sem enxague no geral deve ser avaliado, assim como o condicionador, se realmente há necessidade de uso e, de qualquer forma, somente o utilizar nas pontas.

Como Fazer Com Que O Cabelo Fique Menos Oleoso? Adolescente separando o limão para passar no cabelo – Foto: GettyImages

Métodos caseiros amplamente divulgados, como usar álcool, vinagre ou limão para retirar a oleosidade, podem não ser uma boa ideia e, em alguns casos, até ser um perigo para os fios.

“Esses produtos só irão secar os fios, o que pode causar uma irritação e até uma dermatite de contato”, diz Joana.

“Para se comercializar um produto para os cabelos ou pele são feitos vários estudos e testes, além da necessidade de aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), então deixar de usar o que foi aprovado para utilizar algo feito em casa, sem nenhum tipo de estudo ou teste, pode ser perigoso. A pessoa deve procurar um produto feito por uma empresa idônea, registrada na Anvisa e que tenha um farmacêutico clínico responsável por ele se quer realmente se livrar da oleosidade com segurança”, opina a farmacêutica e professora Vânia.

Como Fazer Com Que O Cabelo Fique Menos Oleoso? Mulher passando xampu a seco – Foto: GettyImages

O xampu a seco é uma espécie de talco que ajuda a retirar o excesso de sebo do couro cabeludo e é o melhor amigo de quem tem cabelo oleoso.

Mas, atenção, ele só deve ser usado em emergências ou compromissos de última hora – como uma reunião de urgência, um encontro no final do dia que o cabelo já está sem volume e outros imprevistos. “O uso do xampu a seco nunca deve ser estimulado como um hábito de vida diário.

A substância utilizada para a sua formulação é o amido de alumínio, que ajuda a absorver a oleosidade e melhorar o brilho dos cabelos, mas não substitui uma lavagem por não remover a sujeira”, diz a dermatologista Gabriella Albuquerque, coordenadora da Sociedade de Dermatologia do Rio de Janeiro. Usar este tipo de produto constantemente também gera resíduos que podem ajudar a obstruir a saída dos poros de oleosidade, o que pioraria o quadro.

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

Homem fazendo tratamento de longa duração contra a oleosidade – Foto: GettyImages

Apesar da maioria dos produtos contra oleosidade só funcionarem durante o seu uso, hoje já existem tratamentos que têm uma duração maior. Portanto, quando a oleosidade incomoda ou já surgiu a caspa, é importante procurar um tricologista ou dermatologista, que são as especialidades médicas mais habilitadas para lidar com o problema.

O especialista poderá avaliar o tipo de cabelo e outros sintomas que a pessoa tenha e prescrever o que é melhor para tratar o problema no caso dela, o que é muito individual, ou seja, o que funciona para uma pessoa não necessariamente será a solução para outra.

“Por exemplo, quando a pessoa tem caspa podemos passar um xampu com remédio e fazer o desincruste, uma lavagem mais profunda, como se fosse um peeling do couro cabeludo.

No consultório temos um xampu com composição diferente e fazemos uma massagem para soltar as 'casquinhas', depois enxaguamos e lavamos com xampu normal, além de fazer uma hidratação quando necessário.

Se a pessoa tiver coceira também é importante tratar o quanto antes, pois isso pode causar feridas e avulsão, que é quando a pessoa perde cabelo pelo ato de coçar o couro cabeludo. Nestes casos pode ser usado um laser de baixa potência (LED), que ajuda a tirar o processo inflamatório, assim como máscaras de argila, que também acalmam o couro cabeludo”, diz o tricologista Almeida.

Mulher com caspas – Foto: GettyImages

Não, não são todas as pessoas com cabelos oleosos que apresentam caspa, nem todas as pessoas com caspa têm cabelos oleosos. Contudo, “o excesso de oleosidade pode prejudicar e causar doenças, como dermatite seborreica, que é a caspa”, diz Almeida.

Ela pode vir acompanhada de coceira e passar uma impressão de falta de higiene, pois ela fica visível nos fios e roupas da pessoa.

A caspa pode estar relacionada com a queda de cabelo e demanda tratamento, então, se você está com o problema, busque um especialista para trata-la.

Como Deixar o Cabelo Menos Oleoso [GARANTIDO]

Como Deixar o Cabelo Menos Oleoso – Nessa matéria você vai aprender passo a passo como resolver essa situação. Confira!

Como Deixar o Cabelo Menos Oleoso

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

Os cabelos oleosos dão dor de cabeça para a mulherada, pois quando o fio capilar possui demasiada oleosidade, o cabelo acaba ficando com um aspecto “sujo”, o que não é nada agradável.

Neste artigo separamos algumas dicas de como deixar o cabelo menos oleoso. Confira!

Como Deixar o Cabelo Menos Oleoso – Melhores Dicas e Truques

Como Fazer Com Que O Cabelo Fique Menos Oleoso?

Causas da oleosidade capilar

Existem alguns fatores determinantes que explicam a oleosidade capilar.

Mas, o fato é que a oleosidade surge quando há uma excessiva produção de gordura através das glândulas sebáceas do couro cabeludo, e isso pode surgir em decorrência de fatores, tais como:

  • Fator natural: este é o mais comum, pois algumas pessoas começam a desenvolver oleosidade capilar ainda na puberdade, devido a maior produção de hormônios androgênicos;
  • Estresse;
  • Existência de cistos nos ovários;
  • Condição adquirida por falta de higiene;
  • Utilização de produtos capilares de maneira inadequada;
  • Exposição a ambientes com muita umidade ou altos teores de gordura.

Como tratar os fios oleosos?

  • Existem alguns cuidados básicos que possibilitam um controle maior sobre a oleosidade capilar.
  • Com apenas algumas mudanças de hábitos ou utilizando alguns produtinhos básicos, você poderá notar melhoras significativas nas suas madeixas.
  • Porém, algumas pessoas são acometidas por este problema por uma questão genética, o que pode causar oleosidade excessiva, e neste caso não há cura, mas é possível procurar clínicas especializadas que podem tratar o problema para amenizar seus efeitos sobre o cabelo.
  • Leia também como deixar o cabelo hidratado depois de descolorir

Condicionar apenas as pontas das madeixas

Parece óbvio, mas muitas pessoas não sabem que jamais devemos passar condicionador no nosso couro cabeludo. Apenas o shampoo é indicado para esta região, já que o mesmo é feito justamente para limpeza do couro cabeludo.

Quando passamos shampoo nos fios capilares e nas pontas, nosso cabelo começa a ressecar-se. O mesmo ocorre com a utilização do condicionador no couro cabeludo, só que o efeito é inverso, ou seja, gera oleosidade.

Neste sentido, como o condicionador é um produto muito pesado, faça aplicação do mesmo apenas da metade às pontas do cabelo. Assim é possível evitar que o cabelo fique oleoso.

Como Fazer Com Que O Cabelo Fique Menos Oleoso?

Leia também as melhores hidratações para cabelos lisos.

Shampoo seco

O shampoo seco é uma versão que se assemelha ao talco para bebê, e pode ser eficiente contra a oleosidade.

Além de diminuir a oleosidade das suas madeixas, o shampoo seco também é responsável pela limpeza da raiz dos fios. Mas deve ser usado com moderação, apenas quando não puder lavar, pois ele resseca os fios.

Evite enxaguar o cabelo com água quente

Fazer higienização das madeixas com água quente é uma péssima ideia, uma vez que a água em temperatura alta estimula ainda mais a produção de óleo, e ainda por cima, deixa o cabelo mais ressecado e opaco.

Leia também:  Como Imprimir Uma Foto Do Tamanho Que Eu Quero?

Como Fazer Com Que O Cabelo Fique Menos Oleoso?

A dica para obter um cabelo bonito e brilhoso é sempre lavar as madeixas com água morna, para que se possa retirar a oleosidade dos fios, e encerrar o processo com água fria.

Como Fazer Com Que O Cabelo Fique Menos Oleoso?

Evite utilizar secador de cabelo

Infelizmente até mesmo o secador de cabelo está entre os inimigos das nossas madeixas quando o assunto é oleosidade capilar.

Assim como devemos evitar lavar o cabelo com água quente, também devemos evitar expor nossas madeixas a quaisquer outras temperaturas elevadas, e isso inclui o secador de cabelo.

O ideal, neste caso, é sempre deixar o cabelo secar naturalmente e fazer um esforcinho para aposentar de vez o secador. Se precisar usar, use em temperatura morna e longe do couro cabeludo, sempre em movimentos circulares.

Como Fazer Com Que O Cabelo Fique Menos Oleoso?

Creme de pentear também pode ser prejudicial

Prefira um leave-in de textura leve (líquida). Os finalizadores em cremes podem pesar os fios oleosos e finos.

Lave o cabelo uma vez ao dia

Se você possui madeixas muito oleosas, lavar os cabelos todos os dias é imprescindível e mesmo assim talvez seja preciso aplicar em conjunto com outras dicas que apresentamos aqui.

Geralmente quem mora em lugares de clima quente e úmido tem uma tendência maior a ficar com excesso de óleo no cabelo. Logo, a lavagem diária será a solução mais imediata para evitar este problema.

Evite ficar tocando no cabelo toda hora

  1. Esse é um hábito comum da mulherada, ficar jogando o cabelo de um lado para o outro, passar os dedos sobre os fios, jogar a franja para o lado, etc.

  2. Acontece que esse hábito pode ser prejudicial para quem têm tendência a oleosidade capilar, uma vez que esse tipo de movimento faz com que a oleosidade que temos em nossas mãos, seja passada aos fios capilares, aumentando ainda mais o problema.

  3. Como Fazer Com Que O Cabelo Fique Menos Oleoso?

Umectação com óleos vegetais

Esse processo pode ser feito toda semana ou a cada 15 dias, somente para equilibrar a oleosidade do couro cabeludo.

Os óleos mais indicados para cabelos oleosos são os vegetais de: coco, alecrim, semente de uva e semente de maracujá.

Quando aplicamos óleos vegetais na raiz, nosso organismo não produz mais tanto sebo, parece estranho, mas funciona. Nosso organismo não precisa mais produzir esse sebo quando aplicamos óleos vegetais na raiz.

Aplique o óleo da raiz às pontas, deixe agir por até 3 horas, depois lave com shampoo para cabelos oleosos e finalize como de costume.

Pelling Capilar Regularmente

Ele vai remover todo excesso de células mortas e pele que vão se acumulando no couro cabeludo. Ele pode ser feito a cada 15 ou 30 dias apenas para equilibrar a oleosidade em excesso do couro cabeludo.

  • Além de combater a queda, a caspa ele acelera o crescimentos dos fios.
  • Veja como fazer aqui no Passo a Passo: Como fazer Peeling Capilar em casa Passo a Passo 
  • Espero que tenha gostado da matéria.
  • Se tiver alguma dúvida deixe um comentário.
  • Me siga no Instagram Julia Doorman, sempre estou postando dicas nos stories.
  • Beijos

O que você achou do artigo Como Deixar o Cabelo Menos Oleoso? Comente

Como Fazer Com Que O Cabelo Fique Menos Oleoso?

10 dicas para lidar com o cabelo oleoso sem drama

Pode até parecer que não tem jeito de se dar bem com o cabelo oleoso, mas você sabia que seguindo alguns cuidados fica muito mais fácil lidar com ele? Não acredita? A CH separou 10 dicas que vão te ajudar a diminuir esse tanto de oleosidade!

1. Aposte em produtos específicos
Muitas vezes o xampu e o condicionador escolhidos é que deixam seu cabelo pesado. Por isso, opte por produtos próprios para os seus fios. Argila, jaborandi e calêndula são ativos que você pode procurar no rótulo. Eles limpam o couro cabeludo e retiram o excesso de óleo.

2. Fique de olho na temperatura do banho
A água muito quente estimula a produção das glândulas sebáceas, o que contribui para o aumento da oleosidade do cabelo – e da pele também, vale dizer. Mesmo no inverno, tente tomar banho em uma temperatura mais morna.

3. Lavar muito não resolve o problema
Na tentativa de retirar demais o óleo dos fios, você tende a agravar a situação. Isso porque pode ocorrer um efeito rebote, ou seja, seu corpo pode entender que é preciso produzir mais oleosidade para repor o que foi perdido. O ideal é alternar os dias de lavagem.

Como Fazer Com Que O Cabelo Fique Menos Oleoso? Gif/Reprodução

4. Pegue leve com seu couro cabeludo
Esfregar a raiz com muita força ou usar as unhas pode machucar seu couro cabeludo e até incentivar as glândulas sebáceas a produzirem mais óleo para proteger a região.

5. Lembre-se: cabelo oleoso precisa de hidratação
É só usar produtos específicos e não exagerar – uma vez por semana é o suficiente. Aplique a máscara mais na região das pontas, para não pesar (nunca na raiz, ok?). E, se for apostar em um leave-in ou em qualquer outro finalizador hidratante, prefira as versões líquidas, que são mais leves do que as cremosas.

Continua após a publicidade

6. Não seque demais a raiz
O secador com o jato muito quente pode aumentar a oleosidade da raiz, assim como manter o aparelho muito tempo na mesma área do couro cabeludo – a região fica ressecada e as glândulas produzem mais sebo para hidratá-la. Na hora de secar, alterne as posições do secador e invista no jato de temperatura média.

Como Fazer Com Que O Cabelo Fique Menos Oleoso? GIF/Reprodução

7. Torne o xampu seco seu aliado
Já que não é bom lavar o cabelo todos os dias, aposte no xampu seco. Ele é ótimo para controlar a oleosidade da raiz e garante uma textura legal aos fios. #truque

8. Evite passar a mão no cabelo toda hora
A oleosidade dos seus dedos vai parar no couro cabeludo e aí não tem jeito, os fios vão pesar. Se você tem franja, é ainda mais fácil que isso aconteça. Segura a mão, gata!

Como Fazer Com Que O Cabelo Fique Menos Oleoso? GIF/Reprodução

9. Invista em penteados práticos
Prender o cabelo ajuda a disfarçar a oleosidade – e fica superlindo, né? Se jogue em semipresos com nozinho, em tranças e em coques, que são bem fáceis de fazer.

10. Tome cuidado com acessórios de cabelo
Bonés, faixas de cabelo e tiaras são perfeitos para driblar o bad hair day, mas podem abafar a raiz e deixar os fios mais oleosos. Melhor não usá-los todos os dias, certo?

Bora acabar com o excesso de oleosidade?

Continua após a publicidade

Como Tirar A Oleosidade Do Cabelo: 11 dicas poderosas

Se você é da turminha que sofre com o cabelo oleoso e não sabe mais o que tentar para controlar esse problema, fique calma! Aqui trouxemos as principais dicas sobre como tratar desse tipo de cabelo sem passar nervoso! Quer descobrir dicas de como tirar a oleosidade do cabelo? Vem com a gente!

Qual o melhor shampoo para cabelos oleosos?

O melhor shampoo para cabelo oleoso é aquele indicado especialmente para esse tipo de fio. Ou seja, aquele que promove uma limpeza mais profunda, adstringente e que purifica a raiz. Geralmente quem apresenta fios mais oleosos são as lisas e, se esse é o seu caso, aposte no shampoo Meu Liso Limão Detox da Salon Line.

Como tirar a oleosidade do cabelo já seco?

O que fazer naqueles dias em que o cabelo está com aspecto mega ensebado, você tem um compromisso depois do trabalho ou faculdade, mas nenhum minutinho a mais para voltar para casa e lavar o cabelo? Fique calma, porque existe uma mágica chamada shampoo a seco! Ele é um spray que funciona para disfarçar as partículas de óleo no couro cabeludo, conferindo uma aparência de fio limpíssimo em apenas alguns segundos. Se você gostou da ideia, aposte no shampoo a seco Meu Liso #semoleosidade da Salon Line. Apenas lembre-se de que ele serve apenas para situações de emergência, ok? A lavagem convencional é indispensável para a saúde do fio.

O que mais eu posso fazer para disfarçar a oleosidade do cabelo?

Existe uma outra dica bem legal que serve para disfarçar os fios oleosos, além daquelas que já falamos, e ela se chama: penteado! É isso mesmo! Não deu tempo de lavar o cabelo? O shampoo a seco acabou? Sem problemas, invista em um coque podrinho, um rabo de cavalo alto, um penteado com tiara ou até mesmo usar alguns grampos para prender de lado aquela franja que está “daquele” jeito. Pronto! Essas são maneiras simples de disfarçar a oleosidade em poucos segundos e deixando você pronta para encarar as atividades do dia sem se preocupar se as pessoas estão reparando no seu cabelo oleoso.

Existe hidratação para cabelo oleoso?

Existe sim! É claro que o cabelo oleoso já possui um excesso de óleo natural e que qualquer hidratação mais pesada pode deixá-lo ainda mais oleoso. Porém, a hidratação é um tratamento essencial para todos os tipos de cabelo.

Leia também:  Como Saber Onde Votar Europeias 2019?

Sendo assim, a dica aqui é que ela seja mais espaçada, uma vez a cada 15 dias. Se o seu cabelo for muito oleoso mesmo você pode tornar essa hidratação mensal. Além disso, opte por uma máscara mais leve e aplique apenas nas pontas e nunca na raiz. O mesmo vale para o condicionador.

Confira mais sobre esse assunto no vídeo abaixo!

Pessoas com cabelos oleosos podem usar óleos de umectação?

Podem sim, inclusive, alguns óleos vegetais podem ajudar a regularizar a oleosidade do cabelo. Porém, a dica ao usá-los é evitar a aplicação no couro cabeludo, dando preferência às pontas, e repetir a operação em um tempo mais espaçado. Além disso, procure óleos indicados para cabelos oleosos como o óleo de alecrim, de semente de uva e de jojoba.

Há outras maneiras de como deixar o cabelo menos oleoso?

Confira abaixo mais algumas dicas sobre como evitar a oleosidade nos fios.

  • Lavar os fios dia sim, dia não (confira o vídeo que fizemos falando exatamente sobre isso aqui;
  • Não usar toucas ou chapéus todo dia e por muitas horas;
  • Não dormir com o cabelo molhado;
  • Não mexer muito no cabelo com as mãos durante o dia;
  • Apostar em um finalizador de cabelo leve;
  • Aplicar camomila no cabelo para a redução da oleosidade nos fios.

Agora que você já sabe todos os segredos sobre como tirar a oleosidade do cabelo, pode dizer adeus aos fios ensebados!

Cabelo oleoso – o que fazer?

Com o cuidado adequado, o seu cabelo em breve terá um aspeto mais saudável

Apesar de todos os esforços e os penteados mais elaborados, madeixas oleosas e sem forma podem-se tornar uma condição permanente que causa muita frustração entre as mulheres que têm este problema. O cabelo oleoso parece negligenciado.

Mas na realidade, é apenas o resultado de um processo natural. Nas raízes do cabelo existem glândulas sebáceas que segregam uma substância oleosa chamada sebo. Na realidade, esta substância é benéfica para o cabelo.

Este permite que o cabelo se mantenha saudável e suave e evita que fique demasiado seco e quebradiço. 

A produção excessiva desta substância é a causa do cabelo oleoso. No pior cenários, as glândulas sebáceas bloqueiam as raízes do cabelo e podem causar excesso de queda de cabelo e caspa.

As causas podem ser hereditárias, hábitos de alimentação pouco saudáveis, medicação ou cuidado inadequado do cabelo.

A oleosidade também podem variar com as estações, alterações climatéricas, flutuações hormonais ou períodos prolongados de stress.

Um dermatologista irá ajudar em casos extremos de oleosidade. Alguns medicamentes podem ajudar a controlar a produção de secreções pelas glândulas sebáceas. No entanto, na maioria dos casos, produto de cuidado especiais são suficientes. Estes produtos irão restabelecer o equilíbrio na produção de substâncias oleosas.

Algas marinhas ou plantas como alecrim, urtigas, camomila ou salva ajudam a regular a produção de oleosidade e a apaziguar o couro cabeludo.

 Não use produtos que contenham substâncias que ajudem a repôr proteínas ou lípidos como os óleos ou silicones! Eles apenas tornarão a situação ainda pior ao tornarem o cabelo mais pesado e oleoso do que antes.

Para além do cuidado adequado, a aplicação correta dos produtos também tem um papel importante. Alguns acreditam que a lavagem frequente estimula a produção de mais oleosidade. No entanto, não existem bases para sustentar este facto. O contrário é verdade. O cabelo oleoso deve ser lavado frequentemente, diariamente se necessário.

  • Use champôs com um aspeto translúcido e evite champôs cremosos
  • De vez em quanto, deve remover o excesso de oleosidade do cabelo e couro cabeludo usando um produto específico. Pode encontrar este tipo de produtos em lojas especializadas ou farmácias. Estes produtos absorvem grandes quantidades de substâncias oleosas e são por isso ideiais para combater o cabelo oleoso 
  • Lave o cabelo de manhã. As glândulas sebáceas são mais ativas durante a noite
  • O cabelo oleoso irrita o couro cabeludo e torna-o mais sensível. Deve evitar causar mais stress e por isso tente não expor o cabelo a água quente ou usar o secador frequentemente. Outras irritações desnecessárias são tranças muito apertadas ou chapéus
  • Use apenas água morna. A água quente estimula a produção de oleosidade
  • Não use escova. Assim irá distribuir a oleosidade desde a raiz até às pontas. Pentear o cabelo com um pente é suficiente.
  • Não use produtos de cuidado intensivo. O cabelo oleoso necessita de menos ingredientes de cuidado do que o cabelo seco. A regra número um para o cabelo oleoso é “Menos é mais!”

Cabelo oleoso: o que é? Como acabar com a oleosidade do couro cabeludo? Quais produtos usar?

A oleosidade não é um problema que está presente apenas na pele. Ela também pode afetar o seu cabelo e causar bastante incômodo à saúde do couro e dos fios – como coceira, caspa e aquela sensação de estar sempre sujo.

Mas fique bem tranquila, pois existe uma maneira de dar um jeito nas madeixas oleosas: basta montar um cronograma capilar com os produtos certos que vão controlar a produção de sebo do couro cabeludo e deixá-lo limpo e saudável por muito mais tempo! O DermaClub bateu um papo com a dermatologista Betina Stefanello, do Rio de Janeiro, que indicou os melhores cuidados para os cabelos oleosos!

1. O que é um cabelo oleoso?

Antes de montar um cronograma, você precisa descobrir se o seu cabelo é realmente oleoso e a médica cita as principais características desse tipo: “A principal é o excesso de oleosidade no couro cabeludo, que, por sua vez, vai se espalhando até as pontas dos fios”. Essa característica pode estar associada à dermatite seborreica (caspa), além do uso do shampoo incorreto para o seu tipo de cabelo ou o excesso de máscaras e condicionadores a cumulados na região.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

2. Sinais que indicam que o seu cabelo é oleoso:

– Muita oleosidade na raiz até as pontas;- Sentir os fios sujos um dia depois de lavar;- Aspecto pesado;- Surgimento de caspa;

– Coceira.

3. Qual é o maior cuidado que o paciente deve ter com o cabelo oleoso?

A prioridade aqui é manter o cabelo limpo, garantindo uma raiz limpa, com equilíbrio, e fios sedosos.

“Às vezes é difícil preservar essa aparência, pois muitos shampoos que tratam o couro cabeludo oleoso acabam ressecando os fios.

Ou o inverso também pode acontecer, quando usamos muitas máscaras que tratam os fios e deixam a raiz oleosa”, atentou. Para evitar essa situação, é importante encontrar o equilíbrio e acertar nos produtos para as madeixas oleosas.

4. Como manter uma rotina de cuidados com o cabelo oleoso:

– É muito importante o uso dos produtos corretos (shampoo, condicionador e tratamento);- Apostar em um shampoo antioleosidade para uso diário ou dias alternados;- Utilizar condicionador, apenas nas pontas;- Pelo menos uma vez por semana utilizar um shampoo antiresíduos ou fazer um detox capilar;

– Usar máscaras ou ampolas equilibrantes uma vez por semana.

5. Shampoo para cabelo oleoso: qual é o melhor produto? Conheça as opções!

O melhor produto é um shampoo antioleosidade para uso diário ou dias alternados. Vale a pena investir também no shampoo antiresíduos ou no esfoliante capilar uma vez por semana para dar aquela revitalizada na raiz e nos fios!

O uso do condicionador também é importante na rotina de cuidados do cabelo oleoso, pois é ele que vai dar emoliência, segurar a hidratação dos fios e selar as cutículas.

Além disso, a Drª Betina garante que o produto não interfere na produção de óleo, mas, sim, na textura das madeixas.

“Sendo assim, o ideal é apostar em um condicionador que não pese e nem deixe as pontas oleosas”, explicou.

As ampolas também podem ser uma boa opção para o cabelo oleoso. Escolha as mais leves, indicadas para quem já faz tratamento antioleosidade e que não pesem os fios. Elas devem ser aplicadas apenas no comprimento dos fios para evitar a oleosidade na raiz e o acúmulo do produto na região.

– Peelings para couro cabeludo feito no consultório;- Não lavar o cabelo com água quente;- Evitar ficar muito tempo sem lavar o cabelo;

– Evitar passar condicionador ou máscara de hidratação na raiz

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 13 de Junho de 2019 Modificada em: 25 de Junho de 2020

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

  • #Cabelo
  • #Cabelo oleoso
  • #Couro cabeludo

continuar lendo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*