Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça?

Você tem a impressão que seu cabelo demora a crescer? Cortou, se arrependeu e quer que ele cresça logo? Seu sonho é ter um cabelão estilo Rapunzel? Se a sua resposta foi sim para qualquer uma dessas perguntas, nós temos algumas dicas — que funcionam mesmo — de como fazer o cabelo crescer!

Descubra a seguir o que pode afetar o ritmo de crescimento do seu cabelo, quais mudanças você pode aplicar no seu dia a dia para mudar isso e também, claro, quais produtos para crescer cabelo usar.

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça?

O que afeta o crescimento do cabelo?

Antes de mais nada, é importante você saber que cabelos crescem, em média, 1 a 1,5 cm por mês — alguns mais, outros menos. Esse ritmo de crescimento é determinado geneticamente, mas depende também de outros fatores, como a condição do cabelo e até mesmo a idade (após os 50, cai pela metade).

Ah, é comum que pessoas de cabelo cacheado e crespo achem que o cabelo cresce mais lentamente. Isso não é verdade! Esses cabelos crescem normalmente, mas sofrem com o “fator encolhimento” que ocorre devido à curvatura dos fios. Ou seja, para as cacheadas e crespas pode demorar mais para ser perceptível o crescimento.

Quer saber o que faz o cabelo crescer de verdade? Fortalecer o organismo e cuidar bem dos fios para que eles possam crescer sem antes quebrar ou cair.

E muitas coisas afetam, positivamente e negativamente, esse crescimento.

Na gravidez, por exemplo, o cabelo cresce e fica mais volumoso, porém após o parto é comum que caia muito cabelo, pois há uma queda brusca de hormônios.

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça?

Já pensando nos fatores que podem afetar negativamente, podemos citar alguns exemplos:

  • Menopausa;
  • Doenças como artrite, diabetes, hipotireoidismo, hipertireoidismo e lúpus;
  • Doenças no couro cabeludo, como alopecia, dermatite seborreica e foliculite;
  • Má alimentação;
  • Carência de vitaminas;
  • Problemas hormonais;
  • Estresse;
  • Ficar muitos dias sem lavar o cabelo.

O que fazer para o cabelo crescer?

Agora que você já sabe que existe um ritmo de crescimento médio para o cabelo e que alguns fatores podem influenciá-lo, vamos a algumas dicas de como fazer o cabelo crescer que você pode aplicar no dia a dia:

Dê mais atenção à alimentação

Como já dissemos, a má alimentação e a carência de vitaminas podem fazer com que o cabelo cresça mais lentamente. Por isso, é importante manter uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e proteínas, além de beber muita água para manter o corpo e o cabelo hidratados.

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça?

Para evitar as deficiências nutricionais que afetam o crescimento do cabelo, recomendamos consumir alimentos ricos em: 

  • Proteínas: os fios de cabelo são feitos desse nutriente;
  • Vitamina C: protege de agressões externas e evita que o couro cabeludo fique irritado com o sebo produzido pelo próprio corpo;
  • Biotina: faz parte da queratina, a proteína que auxilia na formação da fibra capilar, mantém a hidratação dos fios, os deixa mais resistentes e previne queda prematura;
  • Ferro: estimula a circulação sanguínea e melhora a saúde dos fios;
  • Zinco: equilibra a qualidade do sebo e deixa os fios mais fortes;
  • Silício: reestrutura fibras de colágeno e elastina, aumentando a resistência dos fios e reduzindo a quebra e a queda.

Alguns exemplos de alimentos que você pode consumir são os vegetais verde escuros, leite, iogurte, ovo, carne, peixe, legumes, grãos integrais, castanhas, aveia, gérmen de trigo, dentre outros.

Pare de fumar

O tabagismo reduz a oxigenação e o fluxo sanguíneo nos bulbos capilares, o que diminui a força e a velocidade de crescimento do cabelo. Por isso, uma nossas dicas de como deixar o cabelo crescer é parar de fumar.

Evite exposição excessiva ao sol

A exposição excessiva ao sol resseca os fios, deixando o cabelo danificado e sem brilho. Além disso, se o couro cabeludo ficar queimado, pode acontecer também queda de cabelo.

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça?

Evite fazer química e usar ferramentas de calor

Procedimentos como alisamento, coloração e descoloração afetam o cabelo, assim como o uso frequente de secadores e modeladores. O cabelo pode ficar fraco, o crescimento desacelera e pode haver quebra nos fios e irritação do couro cabeludo.

A recomendação é, realmente, evitar fazer química e usar ferramentas de calor. Porém, caso vá fazer algum desses procedimentos que citamos, a nossa dica é cuidar bastante dos fios antes e depois, de preferência fazendo o cronograma capilar. E, no caso de secador, chapinha, babyliss e afins, use sempre protetor térmico.

Lave bem — e frequentemente — o cabelo

Como dissemos anteriormente, ficar muitos dias sem lavar o cabelo pode afetar o crescimento dos fios. O excesso de oleosidade e sujeira pode acabar obstruindo o folículo piloso e inflamando o couro cabeludo.

Por isso, uma das dicas mais fáceis de colocar em prática de como fazer o cabelo crescer rápido é: mantenha uma rotina de lavagem. Dessa forma, você também protege seu cabelo de agressões externas, como a poluição, que também pode afetar o crescimento.

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça?

Outras dicas relacionadas são:

  • Use shampoo anti-resíduos ou dilua o seu shampoo para evitar acúmulo de produto no couro cabeludo;
  • Não aplique condicionador e máscara na raiz, use-os somente do comprimento às pontas;
  • Massageie bem o couro cabeludo, isso aumenta a circulação sanguínea no local, favorecendo o crescimento do cabelo — mas não esfregue os fios, pois isso pode danificá-los;
  • Faça o cronograma capilar para manter seu cabelo sempre saudável.

Tente evitar estresse

Sabemos que é difícil evitar se estressar, mas o estresse aumenta a produção de cortisol, que pode levar ao atrofiamento do bulbo capilar e, consequentemente, à paralisação do crescimento e ao aumento de queda de cabelo. É por esse motivo que uma das nossas dicas do que fazer para o cabelo crescer é tentar evitar se estressar.

Tenha cuidado ao prender o cabelo

Em um país tropical, com dias tão quentes, é praticamente impossível não se render ao rabo de cavalo, ao coque ou a algum outro tipo de penteado do tipo. Porém, é importante que você não prenda o cabelo muito forte, com muita pressão, pois isso pode quebrar os fios e até causar queda.

Aliás, nada de prender enquanto o cabelo estiver molhado! Ele fica mais frágil quando molhado e é ainda mais fácil danificá-lo.

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça?

Evite usar chapéus e bonés por muitas horas

Os chapéus e bonés podem ser bem úteis para proteger o cabelo da incidência solar direta, mas não é recomendável usar direto durante muitas horas. Eles abafam o couro cabeludo, aumentando a transpiração e a oleosidade no local. Isso pode causar inflamações, desenvolvimento de fungos e até lesões.

7 dicas de produto para crescer cabelo

Existem vários produtos para cabelo que estimulam o crescimento dos fios. A seguir vamos recomendar os melhores.

Óleo de rícino

O óleo de rícino é um clássico para quem procura produto para crescer cabelo. Ele nutre o couro cabeludo, diminui a oleosidade, elimina bactérias e ativa a circulação na região, acelerando o crescimento dos fios.

Para garantir todos esses benefícios, aplique o óleo diretamente no couro cabeludo e massageie. Em seguida, prenda o cabelo com uma touca e deixe agir.

E, para quem está se perguntando o que colocar no shampoo para o cabelo crescer mais rápido, o óleo de rícino é também uma opção. Você pode adicionar uma colher de sopa do óleo a um shampoo de 200 ml. Se quiser turbinar ainda mais o tratamento, pode acrescentar também babosa e cravo da índia à mistura.

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça?

Chá verde

Outra dica do que colocar no shampoo para o cabelo crescer mais rápido é chá verde. Esse chá é rico em antioxidantes e parece estimular os folículos capilares.

Leia também:  Como Evitar Que O Cachorro Estrague O Jardim?

Para desfrutar dessa vantagem do chá verde, faça uma infusão com um a dois saquinhos em água fervente e deixe por cinco minutos. Quando esfriar, adicione o líquido ao seu shampoo.

L’Oréal Professionnel Serie Expert Pro Longer

Se você procura um shampoo para crescer o cabelo, temos uma indicação melhor ainda com uma linha inteira de produtos, a Pro Longer, da L’Oréal Professionnel.

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça?

Linha Kérastase Resistance Extensioniste

Pensada para estimular o crescimento, a linha Kérastase Resistance Extensionist é perfeita para quem procura produto para crescer cabelo.

Linha Kérastase Genesis

A linha Genesis, da Kérastase, é outra super dica com shampoo para crescer o cabelo, máscara, sérum e mais.

Linha Lee Stafford Hair Growth

Outra linha que conta com shampoo para crescer cabelo e também outros produtos para esse objetivo é a Hair Growth, da Lee Stafford.

Suplemento Truss Pharmacy + Caps

Outra possibilidade de como fazer o cabelo crescer rápido é consumir suplementos. A Truss tem uma opção, o suplemento alimentar Truss Pharmacy + Caps, que é um tratamento intensivo para crescimento capilar e prevenção de queda.

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça?

Esse suplemento é um complexo vitamínico com fórmula nutritiva de fácil absorção que promove o aumento da resistência dos fios e prolonga a vida dos cabelos. Ele é enriquecido com biotina, ácido fólico, vitaminas, magnésio, selênio, silício orgânico e peptídeos de colágeno marinho.

Bom, essas são as nossas super dicas do que faz o cabelo crescer de verdade. Bastante coisa, né? Caso, mesmo seguindo essas nossas recomendações, você não perceba crescimento, é importante procurar um médico. E, se quiser ler mais sobre assuntos relacionados, continue lendo nossos textos de dicas de cuidados com o cabelo!

Como fazer o cabelo crescer e evitar pontas afinadas: 5 dicas para manter os fios sadios sem ter que cortar

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça?

Para evitar o afinamento das pontas, reduza o uso de ferramentas de calor no dia a dia

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça?

Para fazer o cabelo crescer sem pontas afinadas é preciso manter uma alimentação equilibrada

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça?

Quer um cabelo longo sem pontas afinadas? Aposte em ampolas preenchedoras de pontas

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça?

Para fazer o cabelo crescer sem ter que cortar, evite o atrito durante a escovação

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça?

Evite o cabelo com pontas ralas usando produtos fortalecedores no dia a dia

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça?

O cabelo cresce mais rápido e sem quebrar nas pontas quando recebe nutrientes e proteínas no dia a dia

As ampolas preenchedoras de pontas são produtos fortalecedores que oferecem um tratamento profundo e concentrado às extremidades.

Perfeitas para quem quer deixar o cabelo crescer sem ter que cortar as pontas com frequência, elas ajudam a reparar a saúde da região de dentro para fora, diminuindo a necessidade de retirar a parte danificada.

Assim, as ampolas não só recuperam a aparência volumosa e macia dos fios como também protegem contra a formação de novos danos, pontas duplas e afinamento capilar, dando a resistência necessária à fibra para crescer sem quebrar.

A fórmula de Pro Longer conta com uma tecnologia exclusiva que penetra no núcleo do fio para densificar as pontas e deixá-las muito mais sedosas, maleáveis e brilhosas. Lembre-se de conversar com seu cabeleireiro de confiança para estabelecer a frequência ideal de aplicação no seu caso e tratar o cabelo comprido de forma individualizada.

Quem busca dicas do que fazer para o cabelo crescer tem que estar disposta a investir mais tempo no tratamento dos fios.

Para ter cabelos compridos e saudáveis, a hidratação semanal com uma máscara capilar é um cuidado que não pode faltar na rotina, pois proporciona aquela dose de hidratação profunda que a fibra capilar necessita para repor água e outros nutrientes perdidos no dia a dia.

Com uma máscara voltada para o crescimento capilar e preenchimento de pontas ralas, o tratamento fica ainda mais completo, conferindo mais força aos fios. A máscara renovadora de comprimento Pro Longer é enriquecida com aminoácidos que revitalizam a aparência dos cabelos longos, além de hidratar e dar mais densidade ao comprimento e às pontas.

Como usar: aplique o produto nos cabelos limpos e úmidos e deixe agir de 3 a 5 minutos. Na sequência, enxágue e finalize com o leave-in.

Outra precaução que você pode tomar para conquistar cabelos compridos sem pontas afinadas e ralas é reduzir o uso de calor no dia a dia.

Ferramentas como secador, chapinha e babyliss podem fazer com que as extremidades fiquem minguadas a longo prazo porque retiram a oleosidade natural que funciona como uma camada protetora, fazendo com que o cabelo fique danificado, quebradiço e enfraquecido com facilidade.

O mesmo vale para os banhos com água quente: por mais que sejam uma ótima opção para relaxar, eles devem ser reservados para os dias em que você não for lavar a cabeça, porque a alta temperatura pode ressecar a fibra e impulsionar o surgimento de pontas duplas.

Dê preferência à água morna ou quente durante as lavagens e sempre use um bom protetor térmico antes de estilizar as madeixas com aparelhos de calor.

O leave-in de Pro Longer é uma aposta certeira nesse caso: além de oferecer proteção até 230°C, ele ainda ajuda a encorpar as pontas, facilita o desembaraço e confere 24h de ação antifrizz.

O resultado é um cabelo longo com toque sedoso, volumoso e macio da raiz às pontas.

Quando o assunto é deixar o cabelo crescer sem ficar com pontas afinadas, evitar o atrito é fundamental. Durante a escovação, os fios tendem a ficar mais elásticos e propensos à quebra por conta da tração entre a fibra e o pente.

Caso você tenha o hábito de pentear com muita força, por exemplo, pode ser que as mechas estejam se partindo e não atinjam o comprimento que você deseja. Com isso, as pontas também tendem a ficar mais ralas e perder densidade, prejudicando a saúde das madeixas de forma geral.

“Às vezes a mulher diz que o cabelo não cresce, mas a verdade é que ele cresce na raiz, mas vai afinando, pulverizando e quebrando, então não aumenta de comprimento nas pontas”, explica a hairstylist Brunna Fabricio. Além de usar um bom leave-in para facilitar a escovação, faça movimentos suaves para desembaraçar com cuidado.

Comece retirando todos os nós das pontas com cuidado e só depois suba para o comprimento, e então passe a escova pelo cabelo inteiro no final. Seguindo esse cuidado durante o manuseio dos fios, você evita quebra e pontas afinadas, além de desfrutar de mais maciez e toque sedoso.

A alimentação também é um dos fatores que podem te ajudar a fazer o cabelo crescer saudável, denso e sem pontas ralas. Muitas das substâncias que compõem a estrutura capilar são adquiridas através da comida.

Quando não estamos consumindo quantidades adequadas de alguma proteína ou vitamina, por exemplo, o corpo entende que precisa redirecionar energia para outras funções vitais do organismo, o que tende a deixar a fibra enfraquecida e quebradiça.

A longo prazo, as pontas podem ficar ainda mais afetadas e apresentar sintomas como ressecamento e perda de volume.

Por isso, se o seu objetivo é preservar o comprimento que já conquistou sem ter que cortar com tanta frequência, monte um cardápio balanceado com o auxílio de um nutricionista para garantir a ingestão de todos os nutrientes de que o cabelo precisa para se manter saudável. Consumir no mínimo 2 litros de água diariamente também ajuda a manter o couro cabeludo equilibrado e os fios hidratados, o que estimula o crescimento capilar contínuo.

Leia também:  Como Saber Que Programas Arrancan Con Windows 7?

Encontre um salão de beleza perto de você!

Cadastro realizado com sucesso

}

5 dicas para fazer o cabelo crescer mais em um ano

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça?

Como já explicamos aqui quando falamos do ciclo de crescimento de um cabelo, cada pessoa possui um ritmo natural de crescimento capilar, mas em média, um fio cresce cerca de 1 centímetro ao mês. Isso quer dizer que em uma pessoa saudável, o cabelo cresce  em média 12 centímetros por ano. Vale lembrar que essa velocidade de crescimento dos fios não está condicionada à característica do cabelo, mas sim a fatores genéticos e metabólicos do funcionamento de cada organismo.

Olhando assim, 12 centímetros ao ano parece muito pouco, especialmente para quem deseja que o seu cabelo cresça de forma mais rápida. É nessas horas que dá vontade de entender o que fazer para que o cabelo cresça mais rápido. E por isso resolvi reunir algumas dicas.

Como fazer com o que o cabelo cresça mais rápido?

Conseguir que o cabelo cresça de forma mais rápida pode ser um grande desafio, mas algumas atitudes podem ajudar o processo.

1 – Aceite que o que você está fazendo não funciona

Se você está fazendo de tudo ( penteados protetores, hidratação e co-wash), e ainda assim não conseguiu aumentar o cabelo em alguns centímetros, é hora de encarar os fatos: a sua rotina atual, apesar de ter todas as coisas boas realmente não funciona.

É hora de uma avaliação crítica. Você protege seu cabelo tempo suficiente para garantir que você não tem quebras? Você hidratar os fios nos pontos críticos? Ou você está fazendo tanta coisa no seu cabelo, que ao invés de ajudar, está causando desgaste e comprometendo o comprimento?

Se você quer deixar o cabelo crescer, e faz de tudo, mas não vê resultados dentro de 2-3 meses, você precisa fazer esta avaliação crítica novamente. E considerar a visita a um dermatologista. Não espere por um ano para passar.

2. Saiba quando seu cabelo quebra

A principal razão para que um cabelo fique estagnado em apenas um comprimento é porque ele está quebrando tão rápido quanto ele está crescendo.

Por isso, é bastante importante saber quando o seu cabelo é mais vulnerável à quebra e isso varia de pessoa para pessoa, dependendo da espessura do fio, e escolha de estilo. Os pontos de ruptura mais comuns são:

  • Durante o desembaraçamento (use condicionador pentear e desembaraçar seco)
  • Enquanto usa o cabelo livre (nós e manuseio normal)

Depois de identificar o motivo e o momento em que seu cabelo é mais vulnerável à quebra, você será capaz de saber exatamente quando deve protege-lo dos danos.

3. Experimente algo novo

Depois de aceitar que o que você está fazendo não funciona, é hora de tentar fazer algo novo. Se você tiver usado o condicionador para pentear, tente diferentes maneiras, com o cabelo seco ou úmido, para ver como ele funciona para você.

Compare seus resultados após 2-3 meses e decida qual deles realmente funciona melhor para você. Se você nunca hidratou profundamente seu cabelo, tente fazê-lo por 2-3 meses e veja se o seu cabelo melhora ou não.

Se você só usa óleos pesados ​​ou manteigas em seu cabelo, tente óleos leves e veja se o seu cabelo ficará feliz com isso. Experimente.

4. Saiba quando parar

Eu sou aberta a tudo que é novo, mas igualmente vvcê deve saber quando parar. Se a técnica faz com que seu cabelo sofra uma ruptura imediata, é hora de parar de usá-lo. Se você está hidratando profundamente seu cabelo e ele ainda não está hidratado, pare e reavalie a técnica.

5. Tenha expectativas realistas

Finalmente, tenha consciência que um cabelo leva um longo tempo para crescer. Mas não desanime. 🙂

E você: o que tem feito para o crescimento do seu cabelo? Compartilhe as dicas nos comentários!

Como Fazer o Cabelo Crescer em Uma Semana

Baixe em PDF
Baixe em PDF

Você pode querer que o seu cabelo cresça rápido por diversos motivos: desfazer um corte mal pensado, ir a um evento importante, etc. Seja o que for, há alguns meios práticos de estimular o crescimento dos fios.

Experimente métodos como fazer uma massagem com um óleo natural, ajustar a sua rotina de cuidados para evitar o estresse e ingerir nutrientes que contribuam com a saúde capilar (como proteínas e biotina).

Embora o cabelo tenha um limite de crescimento semanal, dá para fazer algumas coisas para maximizar o processo.

  1. 1

    Faça uma massagem capilar com um óleo. Você pode usar óleos naturais (como de coco, oliva, jojoba e argão) para melhorar a saúde do couro cabeludo e incentivar o crescimento dos fios. Entenda apenas que não existem provas científicas de que esse método ajuda a estimular o processo.[1]

    • Comece esquentando o óleo em uma tigela de água quente. Faça um teste antes de usá-lo para ver se não está quente demais; a temperatura deve estar confortável para não machucar e danificar o seu couro.
    • Use as pontas dos dedos (não as unhas) para espalhar o óleo no couro cabeludo em movimentos circulares lentos. Se houver algum amigo seu por perto, peça ajuda na hora da massagem. Fique assim por cerca de três minutos.
    • Depois, passe o óleo no cabelo e deixe-o agir por 30 minutos. Em seguida, passe shampoo (se possível, mais de uma vez) para tirar o produto.
    • Faça a massagem com o óleo nos dias que você lavar o cabelo com shampoo para não ter que lavá-lo mais que o necessário.
  2. 2

    Faça uma máscara capilar. Use a máscara uma ou duas vezes por semana para cuidar bem do cabelo e estimular o crescimento dos folículos capilares. Você pode fazê-la com um óleo natural ou comprar algo comercial em drogarias ou lojas de cosméticos.[2]

    • Misture uma xícara de óleo de coco com uma colher de sopa de óleo de amêndoas, macadâmia e jojoba. Aplique a máscara nos fios úmidos e deixe-a agir por dez minutos. Depois, passe shampoo e condicionador no cabelo normalmente.
    • Use a máscara capilar nos dias que você lava o cabelo para não passar produtos demais nele.
  3. 3

    Use óleo de mamona. O óleo de mamona é famoso pelos efeitos benéficos na pele e no cabelo.[3]
    A máscara feita com ele pode melhorar a saúde e incentivar o crescimento dos fios.[4]

    • Passe o óleo de mamona e espalhe-o pelo couro cabeludo. Depois, ponha uma toca de banho na cabeça para o produto agir. Parte dele provavelmente vai escorrer pelo seu pescoço; ponha uma toalha em cima do travesseiro para protegê-lo da bagunça.
    • Deixe o óleo agir por uma noite inteira. Na manhã seguinte, passe shampoo e condicionador no cabelo normalmente para tirar todos os resíduos.
  4. 4

    Enxague o cabelo com um vinagre de maçã. O vinagre de maçã pode ser bastante eficaz na remoção de sujeira, impurezas e acúmulos de óleos no cabelo, assim como resíduos de produtos de beleza. Use-o nos dias que você não passar shampoo ou aplique-o no dia seguinte ao tratamento com o condicionador.[5]

    • Misture duas colheres de sopa de vinagre e duas xícaras de água e passe no cabelo para enxaguá-lo. Embora o cheio do vinagre seja forte, ele vai passar com o tempo.
  1. 1

    Passe shampoo duas ou três vezes por semana. Os óleos naturais vão penetrar melhor o seu couro se você reduzir a frequência com que passa o produto. Assim, os fios vão ficar mais saudáveis e hidratados.[6]

    • Se o couro ficar muito oleoso ou irritado depois que começar a passar shampoo só duas ou três vezes por semana, tente aumentar a frequência de novo.
    • Passe o shampoo massageando o couro cabeludo. Depois, deixe-o escorrer pelos fios durante o enxague.
  2. 2

    Passe condicionador toda vez que você tomar banho. Ao contrário do shampoo, o condicionador é essencial toda vez que o cabelo fica molhado. Ele ajuda a repor os lipídios e as proteínas nas hastes capilares, estimulando o seu crescimento.

  3. 3

    Enxague o cabelo com água fria no fim do banho. Isso ajuda a selar a cutícula e deixa os penteados mais estáveis.[7]

    • É muito importante enxaguar o cabelo com água fria depois de passar condicionador. A água sela as cutículas capilares e retém o efeito hidratante do produto.
  4. 4

    Não cubra o cabelo molhado com uma toalha. Se tem o hábito de colocar a toalha na cabeça e de apertar o cabelo quando sai do banho, elimine-o da sua rotina. Isso deixa os fios mais quebradiços e tensos. O cabelo molhado é muito frágil; por isso, passe a secá-lo com batidinhas leves de uma toalha seca.[8]

    • Você pode trocar as toalhas normais por toalhas mais finas ou de microfibra. Elas são feitas de materiais que não agridem e nem ressecam o cabelo.
  5. 5

    Penteie o cabelo antes de se deitar. Passar o pente ou a escova nos fios muitas vezes ao dia faz mal e retarda o crescimento. Você pode passar a usar uma escova de cerdas de javali algumas vezes por semana antes de se deitar para ajudar a distribuir os óleos no couro cabeludo — para mantê-lo naturalmente hidratado.[9]

    • Comece no couro cabeludo, fazendo movimentos uniformes em cada mecha de cabelo pelo menos uma vez.
    • Você também pode estimular o crescimento dos fios e a circulação no couro cabeludo se só pentear o cabelo uma vez por dia. Apesar de não haver comprovação científica, esse processo melhora a saúde capilar de forma geral.
  6. 6

    Não use acessórios e equipamentos quentes. Uma das formas mais comuns de danificar o cabelo e retardar o crescimento é usar equipamentos como secador, prancha alisadora e babyliss. Tente evitar esses acessórios ao máximo e opte por looks mais naturais, que não prejudiquem a saúde capilar.[10]

    • Se você tiver que usar esses equipamentos, diminua ao máximo a temperatura e passe um gel, creme ou spray de proteção.
  7. 7

    Apare as pontas. Por mais que pareça contraproducente, aparar as pontas do cabelo pode estimular o crescimento e melhorar a saúde dos fios. Além disso, isso impede que as pontas duplas avancem até a haste capilar — o que, por sua vez, reduz a necessidade de cortar o cabelo. As pontas duplas deixam os fios quebradiços e frágeis.[11]

    • Peça para o cabeleireiro cortar cerca de 3 mm de cabelo a cada seis a oito semanas para evitar as pontas duplas. Além disso, marque horários consistentes para cuidar da saúde dos fios.
    • A frequência do corte depende da velocidade com a qual o cabelo cresce e do quanto ele está danificado.

    DICA DE ESPECIALISTA

    Yan Kandkhorov

    Hair Stylist Yan Kandkhorov é Hair Stylist e Proprietário da K&S Salon, um salão em Nova Iorque. Yan tem mais de 20 anos de experiência no ramo e é conhecido por consolidar alguns dos cortes mais icônicos da indústria. Trabalha em seu salão desde 2017. O salão de Yan foi eleito o melhor salão de Nova Iorque pela Expertise em 2019. Yan e o K&S Salon colaboram com algumas das celebridades e revistas de moda mais conhecidas do mercado, como Marie Claire USA, Lucy Magazine e Resident Magazine.

    Yan Kandkhorov Hair Stylist

    Nosso especialista concorda: “O cabelo geralmente cresce 1 cm por mês, então se o aparar um pouco a cada três meses, ainda assim ele crescerá mais rapidamente do que você o corta. No entanto, aparar o cabelo constantemente evitará pontas duplas, tornando assim o cabelo mais bonito e saudável durante o crescimento.”

  1. 1

    Tome suplementos que estimulem o crescimento dos fios. Você pode tomar um multivitamínico feito para melhorar a saúde do cabelo se não conseguir tantos benefícios só com a alimentação normal. Busque algumas vitaminas específicas, como biotina e vitaminas C e B. Esses produtos ajudam a melhorar a saúde e o desenvolvimento capilar.[12]

    • Consulte um médico antes de comprar qualquer suplemento para saber qual a dose certa e se ele não vai interagir negativamente com os medicamentos que você tenha que tomar.
    • A biotina e outras vitaminas que incentivam o crescimento dos fios podem ter efeitos diferentes em cada pessoa.
    • Só compre suplementos aprovados pela Anvisa.
  2. 2

    Consuma alimentos ricos em proteínas. Aumente o seu consumo de proteínas para estimular o crescimento e reduzir a queda dos fios. Adote uma alimentação balanceada, com carnes, peixe, feijão, nozes e cereais integrais. Se você é vegetariano, troque as carnes por soja, feijão, nozes e cereais.[13]

    • Se quiser adotar uma dieta com alto teor proteico, escolha bem quais as fontes dos nutrientes quer consumir. Evite as carnes processadas ou os laticínios muito gordurosos, que podem gerar outros problemas de saúde.
    • Ingira também carboidratos saudáveis e que sejam ricos em fibras e nutrientes, como cereais integrais, frutas, verduras e legumes.[14]
  3. 3

    Use o método da “inversão”. Nele, você tem que rebaixar a cabeça para que ela fique em uma altura inferior à do coração — o que incentiva a circulação e o crescimento dos fios. Deite-se e pendure a cabeça da beirada da cama pelo pescoço. Fique nessa posição por quatro ou cinco minutos por dia. Embora não existam provas de que o método funciona, não faz mal tentar.[15]

    • Você também pode simular algumas posturas da yoga, como o cachorro olhando para baixo, a vela e o pouso sobre a cabeça. O objetivo é rebaixar a cabeça em relação ao coração para estimular a circulação até o local.
    • Você pode massagear o couro cabeludo com óleo de coco antes de adotar a posição invertida por cerca de quatro minutos por dia.
    • Tente medir o comprimento do seu cabelo no início da semana para acompanhar o seu progresso.
    • Volte à posição normal devagar para não ficar tonto ou desorientado. No fim da semana, meça o comprimento do seu cabelo de novo para ver o quanto ele cresceu.
  • Em média, o cabelo cresce cerca de 1,3 cm por mês. Mesmo com os métodos listados acima, você provavelmente só vai ver um progresso mínimo (de poucos milímetros) em uma só semana.
Leia também:  Como Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?

Este artigo foi coescrito por Yan Kandkhorov. Yan Kandkhorov é Hair Stylist e Proprietário da K&S Salon, um salão em Nova Iorque. Yan tem mais de 20 anos de experiência no ramo e é conhecido por consolidar alguns dos cortes mais icônicos da indústria. Trabalha em seu salão desde 2017. O salão de Yan foi eleito o melhor salão de Nova Iorque pela Expertise em 2019. Yan e o K&S Salon colaboram com algumas das celebridades e revistas de moda mais conhecidas do mercado, como Marie Claire USA, Lucy Magazine e Resident Magazine. Este artigo foi visualizado 2 046 557 vezes.

Categorias: Cabelo

Esta página foi acessada 2 046 557 vezes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*