Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Rapido?

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Rapido? Imagem: Averie Woodard no Unsplash

Como fazer o cabelo crescer rápido e naturalmente? Basicamente, você precisa se alimentar de maneira saudável, consumir bastante água e evitar o consumo de alimentos processados e acúmulo de toxinas. Mas existem outras dicas adicionais que ajudam o cabelo crescer mais rápido.

  • Sete dicas de alimentação saudável e sustentável

Comer alimentos ricos em proteínas

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Rapido? Imagem de HomeMaker por Pixabay

Os alimentos ricos em proteínas ajudam o cabelo crescer mais rápido, pois são essenciais para a formação dos fios. Se você for vegetariano estrito, consuma fontes diversificadas de proteína para obter todos os aminoácidos essenciais para o corpo.

  • Benefícios de ser vegetariano
  • O que são aminoácidos e para que servem

Máscara caseira de abacate

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Rapido? Imagem de Juraj Varga por Pixabay

Para fazer o cabelo crescer mais rápido, aplique nele uma máscara caseira de abacate batido com azeite de oliva na proporção de meio para meio. Massageie no couro cabelo e ao longo dos fios. Deixe agir por 20 minutos e lave o cabelo naturalmente, como de costume.

  • Os benefícios do abacate
  • Benefícios dos diferentes tipos de azeite de oliva

Massageie o couro do cabelo

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Rapido? Imagem de Tim Mossholder em Unsplash

Ao lavar o cabelo, massageie todo o couro cabeludo com as pontas dos dedos. Dessa forma você ativa a circulação sanguínea, favorecendo naturalmente o crescimento do cabelo. Se você não lava o cabelo todos os dias, faça massagem com ele seco.

Babosa

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Rapido? Imagem de Olesia Misty em Unsplash

Para fazer o cabelo crescer rápido, pegue uma folha grande de babosa, descasque-a, armazene a gelatina que há no interior, corte-a em cubinhos e coloque para congelar. O congelamento conserva a babosa por mais tempo. Uma vez por semana você pode bater um cubinho desses com um pouco de azeite de oliva e passar nos cabelos. Além disso, a babosa é um ótimo hidratante natural.

Jaborandi

A casca da árvore do jaborandi é um ótimo fortificante para quando o cabelo está enfraquecido por estresse, poluição ou doenças, além de fazer o cabelo crescer mais rápido.

Óleos para hidratar

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Rapido? Imagem de Steve Buissinne por Pixabay

Para fazer o cabelo crescer mais rápido, recomenda-se o uso de um óleo vegetal uma vez por semana para a hidratação dos fios, dentre eles estão o azeite de oliva, o óleo de semente de uva e o óleo de amêndoas – você pode utilizar o óleo de sua preferência, já que todos os óleos vegetais são bons para essa finalidade. O óleo de coco também é uma ótima alternativa para fazer o cabelo crescer rápido e naturalmente. Confira seus benefícios na matéria: “Óleo de coco no cabelo: benefícios e como usar”.

Para preparar o óleo, basta misturar o óleo vegetal escolhido em um vidro com alecrim ou com sálvia (pode ser a essência, o chá ou as folhas) e deixá-lo descansar em um local escuro. Depois é só colocar o óleo na palma da mão e passar por todo o cabelo, da raiz até as pontas, massageando bem o couro cabeludo. Faça este tratamento apenas quando o cabelo estiver limpo.

  • Sálvia: para que serve, tipos e benefícios

Outra opção é o óleo de rícino, que pode ser aplicado sozinho. Ele ajuda no fortalecimento do couro cabeludo e no crescimento dos fios.

Devido à sua elevada composição de ácido ricinoleico, o óleo de rícino apresenta propriedades antibacterianas e antifúngicas, combatendo infecções e crescimento de bactérias e fungos que poderiam impedir o crescimento capilar.

Ele também serve para queda de cabelo, cabelos ressecados, pontas duplas e coceira.

Esse óleo pode ser utilizado na umectação. Nesse caso, com o óleo nas mãos, massageie o couro por cinco minutos e deixe agir nos cabelos por cerca de 30 minutos.

Massagear o couro ativa a circulação e ajuda a estimular o crescimento por causa da presença de ácido linoleico (ômega 6), que fortalece e nutre os fios.

Você pode aplicá-lo de duas a três vezes por semana, usando continuamente por um período de tempo prolongado.

Água pura

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Rapido? Imagem de rony michaud por Pixabay

Uma dica para fazer o cabelo crescer mais rápido é lavá-lo com água pura, ou seja, da fonte, pois a água que recebemos em casa contém cloro. Você também pode utilizar um sabão neutro para tirar o excesso de gordura. Uma boa opção é lavar o cabelo uma vez por semana com sabão de coco ou xampu neutro e nas outras vezes lavar com água pura. Conheça as técnicas no e low poo na matéria: “No Poo e Low Poo: o que é e como fazer”.

Influência da lua

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Rapido? Imagem de Ponciano por Pixabay

O planeta é afetado diretamente pela variação das forças da gravidade, que é alterada de acordo com as fases da lua. Assim, há crenças, como na astrologia, que acreditam que, se você cortar seu cabelo quando for lua nova ou no começo da lua crescente, a tendência é que ele cresça mais rápido.

Vinagre de maçã

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Rapido? Imagem disponível em rawpixel.com

Para fazer o cabelo crescer mais rápido, você pode misturar o vinagre de maçã com um pouco de água e usar para lavar os cabelos; em seguida, lave o cabelo com shampoo (de preferência caseiro) normalmente. Isso estimula os folículos capilares, fazendo o cabelo crescer mais rápido. Veja com mais detalhes como usar o vinagre de maçã no cabelo na matéria: “Como usar vinagre de maçã no cabelo”.

Fontes: WikiHow, USN, WebMD

Veja também:

Cadastre-se e receba nosso conteúdo em seu email. Comunicar erro

Como fazer o cabelo crescer mais rápido

Para algumas sortudas, ter um cabelo estilo rapunzel é bastante fácil: o cabelo simplesmente cresce. Para outras como nós, é preciso paciência, esforço, e algumas mudanças na rotina.

Se você também está procurando a fórmula de como fazer o cabelo crescer mais rápido, saiba que não existe mágica, mas algumas atitudes podem te ajudar certamente.

Eu conto todas elas neste post!

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Rapido?

20 atitudes que fazem o cabelo crescer mais rápido

Se parece que o seu cabelo não passa de certo comprimento, não importa o que você faça, saiba que essas dicas vão te ajudar a ter melhores resultados. Confira como fazer para que o seu cabelo cresça mais rapidamente.

1 – Corte as pontas regularmente

Por mais irônico que pareça, as tesouras são amigas do seu cabelo.

Embora na prática, o corte não influencie diretamente no crescimento do fio, na verdade, cortar as pontas do cabelo vai prevenir pontas duplas ou ressecadas (vilãs de quem quer ter um cabelo grande e saudável).

Por muitas vezes, as pontas do nosso cabelo estão tão danificadas que nos obrigam a fazer um corte maior do que a gente gostaria de fazer. Se você apara as pontas com frequência, e cuida da saúde do fio por inteiro, você não vai ter esse problema.

2 – Use condicionar e algum creme hidratante todas as vezes que você lavar o cabelo com shampoo

Há quem lave o cabelo apenas com o shampoo, mas esse é um erro. Os condicionadores e cremes hidratantes servem para amenizar o fator desgastante dos shampoos.

Além disso, com o passar do tempo, a coloração ou outros tratamentos químicos, e o excesso de chapinhas e secadores começam a deixar os nossos fios mais finos nas pontas. O condicionador e a hidratação ajudam a substituir os lipídios e as proteínas  do fio do cabelo, selando a cutícula para evitar que ocorram mais danos.

3 – Não lave a cabeça com shampoo todos os dias

O objetivo do shampoo é lavar a sujeira e o acúmulo de produtos do nosso cabelo. Acontece que sua ação detergente também pode tirar os óleos naturais essenciais presentes em nosso fio. São esses óleos que mantêm os fios macios e saudáveis junto com ele.

Por isso, se possível, evite lavar a cabeça com shampoo todos os dias; e quando você realmente precisar de shampoo, seja mais gentil usando apenas uma parte do produto no seu couro cabeludo.

O enxague vai cuidar da limpeza do restante do fio quando a espuma deslizar para baixo.

5 – Faça tratamentos com óleos naturais ou mascaras capilares

Eu já falei aqui no blog e você deve saber que na aromaterapia, vários óleos essenciais  são utilizados para o crescimento dos fios de cabelo. Eu até tenho um post falando sobre os melhores óleos para o crescimento do cabelo.

Leia também:  Como Se Chama Quem Faz Autópsia?

6 – Considere tomar vitaminas

Como você deve saber, seu corpo requer muitos nutrientes vitais para que os novos cabelos nasçam saudáveis. Isso inclui proteínas e uma série de minerais essenciais.

Antes de qualquer coisa, é bem interessante dar uma olhada em sua dieta.

Se você vem seguindo uma dieta equilibrada, e mesmo assim não estar conseguindo obter a quantidade adequada de todos os nutrientes necessários para que novos fios nasçam mais fortes e rapidamente.

Se você percebe que isso está acontecendo, converse com o seu médio e verifique com ele a necessidade de tomar suplementos que ajudam no crescimento do cabelo.

7 – Tome cuidado ao desembaraçar o seu cabelo

Acho que já falei aqui, mas não custa nada reforçar: o penteado, se feito de forma incorreta, pode danos físicos aos cabelos.

Por isso, se você vai desembaraçar o cabelo, certifique-se de começar a partir das pontas e calmamente ir desembaraçando até a raiz do cabelo.

Aliás, se você quer aprender a pentear seu cabelo da maneira correta, dá uma olhada no post que eu fiz sobre como desembaraçar o cabelo.

8 – Durma com fronhas de seda

Cetim também serve. Na verdade, o ideal é que você escolha uma fronha que tenha uma superfície macia, pra não criar atrito entre os seus fios (que podem gerar nós e quebras). A seda garante que você acorde com menos nós nos fios.

9 – Evite secar o cabelo com toalha felpuda

O atrito dos fios com a toalha pode causar muita quebra, especialmente quando você a enrola na cabeça. É que na hora de secar, nosso cabelo fica preso nas fibras da toalha e todo aquele movimento pode puxar os fios mais sensíveis e frágeis.

10 – Se você usa muito “rabo de cavalo”, mude a posição do laço de tempos em tempos

Essa é uma dica que não ouço muito por aí, mas se trata de um movimento fácil que pode ajudar a manter a integridade de seus fios. É que se você prende o cabelo sempre no mesmo lugar, o laço de cabelo pode enrolar nos fios, deixando-os mais propícios a quebra. Mudando a posição do rabo de cavalo, você garante que os fios continuarão a crescer forte e livre de dano.

11 – Evite prender os fios de forma muito apertada

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Rapido?

Especialmente se você descoloriu o cabelo recentemente (ou fez algum outro processo químico), e está sentindo que ele está muito frágil, evite prendê-lo. É que o seu cabelo pode passar por uma quebra bem comum, onde o fio se parte onde a tensão do laço de cabelo está.

Se você precisa prender o cabelo, e está passando por um período em que ele está muito frágil, trate-o e  gentilmente torça seu cabelo em um coque, prendendo com um grampo.

12 –  Enxague o cabelo com água fria

hÁ quem não acredite, mas isso realmente ajuda fazer com que os cabelos cresçam saudáveis por mais tempo. A água fria assenta a camada externa do fio, selando o cabelo mais suavemente, o que ajuda a evitar a perda de umidade. Você não precisa ficar muito tempo na água fria, alguns segundos já fazem diferença.

13 – Faça massagens no seu couro cabeludo

Massagear o couro cabeludo é excelente porque aumenta o fluxo sanguíneo para os folículos pilosos, estimulando o crescimento do cabelo. Você pode massagear durante o banho, ou tentar o método de inversão para crescimento dos cabelos.

14 – Beba mais água

Como já falei por aqui no blog, água representa hidratação de dentro pra fora. Beber água ajuda a manter o cabelo hidratado e ajuda o nosso corpo a eliminar as toxinas indesejadas.

Se o seu cabelo está ressecado, pode ser um indício de que você precisa tomar mais água.

Isso com certeza vai ajudar o seu cabelo ficar mais forte e menos propensos a quebra, o que é essencial para o crescimento do cabelo.

15 – Tenha uma dieta saudável

Essa é aquela dica que vale pra tudo, né? Você já deve imaginar que Comer uma dieta rica em proteínas, vitaminas e minerais vitais é um pré-requisito essencial para o crescimento saudável do cabelo.

Para que os fios cresçam mais rápido, opte por alimentos ricos em vitaminas A, B, C e E, ferro, zinco, cobre, magnésio e selênio. O complexo de vitamina B, em particular, é extremamente importante para ver fios mais longos rapidamente.

Peixe, sementes de linho, nozes, feijões, abóbora, azeite e outros alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3 são ótimos para estimular o crescimento do cabelo, pois cerca de 3% da composição dos nossos fios é feita de ácidos graxos ômega-3.

Na sua dieta para nutrir seu cabelo e couro cabeludo, também inclua alimentos como leite, queijo, iogurte, frango, ovos, grãos inteiros, salmão, espinafre, brócolis, pimentões, repolho, salsa, toranja, abacate, pão integral, aveia e alfafa em sua dieta . Além disso, tome sucos de frutas e vegetais frescos, como laranja, toranja, cenoura, beterraba e suco de alface.

16 – Livre-se do estresse

Talvez essa seja uma das dicas mais importantes, já que o estresse é um dos principais fatores que causam queda de cabelo. Acredita-se que o estresse é capaz de alterar o ciclo de crescimento capilar, fazendo com que os nossos fios passem mais tempo na fase telógena ( que é a fase em que perdemos fios).

17 – Compre produtos ricos em Aloe vera

Aloe vera auxilia no crescimento do cabelo e previne a perda de cabelo. Ele é um composto que também reduz a caspa e ajuda a restaurar o brilho natural do seu cabelo. Só coisa boa!

18 – Evite chapinhas e secadores

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Rapido?

Para evitar danos causados pelo calor, use seu secador, chapinha e baby liss nas menores temperaturas dos aparelhos, ou só use quando você tiver aplicado protetores de calor para proteger seus fios. No fundo, no fundo, você sabe que aquele cheiro de cabelo queimado que sobe quando você usa chapinha não pode ser boa coisa…

19 – Consulte seu médico para verificar problemas maiores

Não adianta nada se esforçar para fazer o cabelo crescer se você tiver problemas que você desconhece em sua saúde. A queda frequente dos fios pode ser consequência de outros distúrbios, e só um médico pode te dizer com certeza.

Certos medicamentos, como pílulas anticoncepcionais ou antidepressivos, e outros, também podem contribuir para problemas como desbaste do cabelo e perda do fio. Não bastasse isso, existem dermatites e infecções do couro cabeludo que podem causar a perda capilar. Um médico pode te ajudar a identificar tudo isso e encontrar bons tratamentos.

20 – Tenha paciência

Lembre-se que você não vai conseguir um cabelo de Rapunzel da noite pro dia. Na prática, a maior dica que eu posso te dar é ter um pouco de paciência.

E é isso. Se você está tentando fazer o cabelo crescer mais rápido, siga essas dicas para um resultado satisfatório.

Se você tem alguma dúvida, pode deixar nos comentários!

 Aproveita e me segue lá no instagram @stephanienpereira.

Como fazer o cabelo crescer rápido?

Certamente você já ouviu (ou disse) algumas das seguintes frases pelo menos uma vez na vida: “meu cabelo não cresce”, “meu cabelo demora para crescer”, “você sabe como fazer o cabelo crescer rápido?”.

Quem nunca? Todas nós já tivemos (ou ainda temos!) esse desejo um dia, não é verdade?!

Portanto, se você é do time que quer aprender como fazer o cabelo crescer mais rápido e saudável, aqui é o lugar certo.

Vamos dar todas as dicas necessárias e, claro, falar também o que prejudica esse crescimento capilar, certo?! Então vamos lá!

O que afeta o crescimento do cabelo?

Gravides e menopausa

  • Muitos são os fatores que afetam o crescimento do cabelo.
  • Dentre eles, podemos citar a gravidez e a menopausa, por exemplo.
  • Durante a gestação a mulher está cheia de estrógeno e progesterona – hormônios femininos – que fazem com que os fios cresçam mais e com volume.
  • Porém, após o parto há uma intensa e brusca alteração hormonal, que é quando o cabelo cai acentuadamente.
  • Esse fenômeno é conhecido como eflúvio telógeno pós-parto e, geralmente é passageiro.
  • Já na menopausa, a mulher para de produzir o estrógeno e a progesterona, e o cabelo tende a diminuir a velocidade de crescimento e afinar.
  • Após os 50 anos ainda, essa velocidade cai pela metade tanto em homens quanto em mulheres.
  • Além disso, doenças como hipotireoidismo, hipertireoidismo, artrite reumatóide, diabetes e lúpus também podem fazer o cabelo crescer menos.
Leia também:  Como Se Chama O Espaço Onde Vive A Família De Gibões Do Jardim Zoológico?

Alimentação é um dos principais motivos de como fazer o cabelo crescer 

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Rapido?

  1. Acredite, uma má alimentação pode custar caríssimo para o organismo e fazer com que a deficiência nutricional afete o crescimento dos fios.
  2. Por isso, é muito importante ingerir alimentos ricos em proteínas como carne, peixe, leite, ovo, iogurte, entre muitos outros.
  3. Para quem não sabe, a proteína ajuda a formar a matriz capilar que dá origem ao cabelo (e barba) e, quanto maior a quantidade ingerida, mais rápido as madeixas tendem a crescer.

Prender o cabelo com muita força afeta o crescimento capilar

  • Se você tem o hábito de prender as madeixas com muita força, é bom deixar isso de lado já!
  • Afinal, muita pressão pode causar quebra e até mesmo a queda capilar.
  • O hábito de prender o cabelo molhado também é péssimo e deve ser evitado.
  • Mas atenção: um rabo de cavalo ou uma trança bem feita ajuda a exercer uma pressão moderada nos fios e, pode sim, contribuir para o crescimento dos cabelos.

Vícios como cigarro afetam no crescimento do cabelo

Deixar de fumar e de ficar perto de quem fuma também é importante porque o cigarro prejudica à saúde e danifica os cabelos, deixando-os mais fragilizados e quebradiços.

O hábito de usar chapéus e bonés pode abafar a raiz dos cabelos, dificultando o seu crescimento, e aumentam o risco de desenvolvimento de fungos e, por isso, devem ser evitados.

Chapinha e químicas prejudicam o crescimento do cabelo

  1. O uso com frequência de aparelhos como secador, chapinha e modelador, ou de químicas como coloração, descoloração e relaxamento, faz com que os fios se partam e percam a força.

  2. Para botar um ponto final neste problema, além de tratar a saúde do cabelo através de um bom cronograma capilar, é necessário mudar alguns hábitos.

  3. Sendo assim, reduza o máximo que puder o uso de ferramentas de calor e, quando for utilizar, não esqueça de aplicar um protetor térmico – ele ajuda a proteger as madeixas das altas temperaturas.

Como fazer o cabelo crescer rápido naturalmente?

Algumas práticas são decisivas para fortalecer o organismo e criar boas condições de crescimento.

Dessa forma, é importante focarmos em hábitos que diminuem não apenas a quebra, mas também a queda prematura dos fios.

1- Lave o cabelo com o Shampoo Cresce Fios G Hair

Confira os cuidados diários Cresce Fios G Hair!

  • A Linha Ghair Cresce foi especialmente desenvolvido para todos os tipos cabelos.
  • Hidrata o cabelo, fortalece os fios, proporciona um crescimento saudável.
  • Além disso auxilia no combate a queda repondo os nutrientes necessários em deixar os cabelos pesados
  • Sua fórmula exclusiva contém Biotina e Pantenol que agem na fibra capilar limpando e hidratando os cabelos.
  • E também controlando a oleosidade e deixando os fios saudáveis.

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Rapido?

2- Não esfregue os fios quando lavar

Quando lavar os cabelos, use as pontas dos dedos para aplicar movimentos de massagem no couro cabeludo.

O atrito pode danificar e até mesmo, quebrar a fibra e deixá-los mais opacos com o tempo, além de reduzir a densidade das pontas, deixando-os ralos e sem vida.

3- Use protetor térmico

  1. Seja para fazer uma escova, um penteado com babyliss, ir à piscina ou se expor ao sol.
  2. Hoje, existem produtos destinados para cada tipo de atividade, sendo muito importante utilizá-los.
  3. Dessa forma, você protege o couro cabeludo e a fibra capilar, melhorando não apenas o crescimento, mas também a aparência do cabelo.

4- Corte regularmente

  • É fato que a saúde dos fios começa no couro cabeludo, mas manter o corte em dia também ajuda bastante.
  • As pontas finas e duplas, que aparecem com o tempo, podem atrapalhar o crescimento dos fios e o ganho de peso na estrutura dele.
  • Por isso, o corte regular é indispensável, a cada três meses, para manter a densidade.

Vitaminas que fazem o cabelo crescer rápido

As vitaminas são excelentes para fazer o cabelo crescer porque nutrem a raiz dos cabelos e melhoram a circulação sanguínea da região, o que leva o cabelo a crescer mais rápido. 

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Rapido?

Vitamina C

  1. A vitamina C é um importante antioxidante que ajuda a manter a pele e os cabelos saudáveis.
  2. Ela protege as madeixas de agressões diárias e evita que o sebo produzido naturalmente pelo corpo irrite o couro cabeludo.
  3. Sem contar que ainda deixa os fios super brilhantes.

Biotina

  • A biotina atua na formação da queratina, uma importante proteína que auxilia na formação de fibras capilares saudáveis.
  • Ela também ajuda mantendo a hidratação da pele, do couro cabeludo e dos fios, deixando-os mais resistentes.
  • Previne também a queda prematura do cabelo e o surgimento dos fios brancos.

Ferro

Certamente é um dos nutrientes mais benéficos e completos para o corpo.

Ele evita a anemia – importante causa de queda de cabelo – estimula a circulação sanguínea e melhora a saúde dos fios.

Zinco

  1. Garantido também por meio de suplementos, a deficiência de zinco faz com que os fios fiquem enfraquecidos e demorem para crescer novamente.
  2. Ele é importante para equilibrar a qualidade do sebo que, dependendo, provoca diversos problemas capilares.
  3. Um exemplo é a dermatite do couro cabeludo.

Procurar um profissional da área dependendo do caso

Caso você siga rigorosamente qualquer um destes procedimentos e não note nenhuma diferença no crescimento, o mais indicado é procurar um médico especializado no assunto, certo?!

  • O quanto antes for diagnosticado qualquer tipo de problema, mais fácil e eficaz será o tratamento.
  • Importante: pessoas com cabelos cacheados e crespos tendem a achar que seu fio demora muito para crescer.
  • Mas, isso só acontece por conta do fator encolhimento que é característico desses tipos de curvaturas.

Na real eles crescem normalmente, só é preciso ter um pouquinho mais de paciência, viu?! 

7 dicas para fazer o cabelo crescer mais forte e rápido – Cabelo bom é o meu

Seu sonho é ter madeixas compridas, mas sente que  o seu cabelo não está cooperando? Ou, por acaso, foi ao cabeleireiro para cortar os famosos “dois dedos” e voltou de lá faltando quase uma mão de comprimento? Se uma das duas opções já aconteceu com você, provavelmente sua maior vontade é ver seu cabelo crescer rapidamente.

Independente do motivo, é comum fazermos pesquisas sobre métodos para fazer o cabelo crescer rapidamente. A impaciência em relação ao ritmo de crescimento capilar é algo que muitas de nós compartilhamos. Se esse é o seu caso, não se preocupe que hoje vamos te ajudar.

O cabelo comprido faz parte do imaginário feminino, e muitas mulheres recorrem a técnicas diversas na tentativa de fazer o cabelo crescer mais rápido. Além das mulheres que sonham com o projeto Rapunzel, há aquelas que sofreram na mão de um cabeleireiro.

Sabemos que, em muitos casos, o único jeito de arrumar um corte ruim é esperando o cabelo crescer. Mas, para algumas pessoas, essa é uma solução que parece demorar meses ou anos. Antes de saber como fazer o cabelo crescer, é preciso entender como funciona o crescimento capilar.

Como funciona o crescimento do cabelo

O ciclo de vida do nosso cabelo ocorre no folículo piloso. É dentro dessa estrutura que nosso cabelo é produzido. No fundo dela há a raiz, repleta de células que se multiplicam constantemente.

Quando essas células se multiplicam, empurram o fio de cabelo para fora, fazendo, assim, com que ele cresça. A fase de crescimento é seguida pela de transição e regressão e, então, vem a etapa de repouso, que é a fase em que o fio de cabelo cairá e o crescimento irá reiniciar. A média de crescimento capilar é de 1,5 cm por mês.

É possível fazer com que esse crescimento ocorra de forma mais rápida, sempre respeitando os limites de cada tipo de cabelo.

É importante ressaltar, também, que o ritmo de crescimento capilar é uma herança genética, o que significa que, se as madeixas do seu pai e da sua mãe crescem devagar, as chances de que a sua tenha o mesmo ritmo são grandes. Mas não se desespere, estamos aqui para te socorrer!

7 dicas para fazer o cabelo crescer

Apesar de não existir nenhuma fórmula mágica que fará seu cabelo crescer 10 centímetros em um mês, há algumas coisas que podem ser feitas para dar aquela ajudinha extra para as nossas madeixas. Basta seguir as dicas abaixo.

Leia também:  O Que É Hemorroidas E Como Tratar?

1. Usar babosa no cabelo

Você provavelmente já ouviu falar das propriedades mágicas da babosa, ou aloe vera. Essa planta é recomendada para variados usos que envolvem o universo da beleza. Um desses usos é, exatamente, para fazer o cabelo crescer.

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Rapido?Se joga na babosa, faça misturinhas, é tudo de bom!

Para usá-la no cabelo, basta abrir a folha de babosa e, com o auxílio de uma colher, retirar o recheio gelatinoso de dentro. Pode-se passar esse recheio no couro cabeludo sozinho ou misturá-lo com um óleo apropriado para o cabelo.

2. Cortar o cabelo

Essa dica provavelmente soa muito estranha, não é mesmo? Se o objetivo é fazer o cabelo crescer, como cortá-lo irá ajudar?

O importante é fazer o corte certo para retirar as pontas duplas sem alterar o comprimento do cabelo. Isso porque as pontas duplas são grandes responsáveis pela quebra da fibra capilar, o que torna mais difícil perceber seu crescimento.

Corte as pontinhas ????

3. Aplicar óleo vegetal

Outro queridinho no cuidado capilar é o óleo vegetal. O ideal é aplicar este óleo nas pontas do cabelo antes de lavá-los, para que eles funcionem como uma camada de proteção contra o ressecamento do fio.

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Rapido?Invista nos óleos vegetais – @belezaesaude

Desse modo, ele impedirá que o cabelo quebre, tornando mais fácil perceber seu crescimento.

4. Massageie o couro cabeludo

Massagear o couro cabeludo por alguns minutos é um simples método para estimular a região e fazer o cabelo crescer. Isso porque a massagem aumentará o fluxo sanguíneo na região da raiz, fazendo com que ela receba mais oxigênio, fator que ajudará a fazer com que o fio cresça rapidamente.

Massagem??

Como fazer o cabelo crescer rápido e saudável? – Revista Seleções

Quer ter um cabelão, mas acha que os seus fios estão demorando para crescer? Saiba que é possível fazer com que eles cresçam mais rápido – e, melhor ainda, de forma totalmente saudável. Confira as nossas dicas a seguir:

Dicas para acelerar o crescimento do cabelo

1. Tenha uma boa alimentação

Não é possível controlar todos fatores que afetam o crescimento do cabelo. No entanto, existem coisas que podemos evitar que podem causar crescimento prejudicado e aumento da queda.

Se alimentar mal, tendo uma dieta restritiva, por exemplo, pode diminuir consideravelmente a quantidade de recursos e nutrientes necessários para o crescimento do cabelo.

2. Experimente produtos com cafeína

Todos nós sabemos que a cafeína é ótima para dar aquele up de energia, mas ela também pode ter efeitos no crescimento capilar.

A cafeína pode ajudar a promover o crescimento de novos cabelos nos níveis molecular, celular e orgânico, tanto em homens quanto em mulheres.

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Rapido?(Imagem: IgorBukhlin/iStock)

3. Teste óleos essenciais

Os óleos essenciais não apenas cheiram bem, como também podem ajudar a promover o crescimento do cabelo. O óleo de rícino, por exemplo, é usado até para sobrancelhas e cílios, por suas propriedades.

4. Dê um tempo do secador

O calor de equipamentos como secadores de cabelo, pranchas e babyliss pode danificar seu cabelo e causar quebras. Embora evitar estes aparelhos por completo possa não ser uma opção, você pode tentar limitar a frequência de uso dessas ferramentas.

Diminuir a temperatura ao usar também pode ajudar a reduzir os danos ao cabelo, como pontas duplas e frizz.

Além disso, usar um produto antitérmico antes de submeter o cabelo ao ar quente pode reduzir significativamente a quebra dos fios.

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Rapido?(Imagem: DeanDrobot/iStock)

5. Faça massagens no couro cabeludo

Uma massagem no couro cabeludo pode ajudar a promover o relaxamento e aliviar o estresse, e também pode ajudar a dilatar os vasos sanguíneos sob a pele.

Isso, por sua vez, pode levar a cabelos mais grossos e fortes, que têm menos probabilidade de se partir ou serem danificados. Você pode receber uma massagem profissional no couro cabeludo ou desfrutar de uma massagem “faça você mesmo” em casa.

6. Evite descolorir o cabelo

Por mais estiloso que seja um cabelo platinado, ir de um tom mais escuro para um loiro claro pode te prejudicar na busca pelo crescimento saudável dos seus fios.

Quando a cutícula do cabelo é danificada pelo descolorante, você fica mais suscetível a ter quebra ou pontas duplas. Quanto menos procedimentos químicos você fizer, melhor seu cabelo crescerá.

Como fazer o cabelo crescer mais rápido. Seis super dicas

O cabelo cresce em média cerca de meia polegada por mês. “Algumas pessoas têm cabelos que crescem mais rápido que a média e outros mais lentos”, explica o médico Dominic Burg, cientista-chefe da évolis Professional, em entrevista à revista Glamour.

“O crescimento do cabelo é complexo, com uma série de fatores que influenciam, incluindo hormonas, stress, genética e envelhecimento. Isso significa que seu cabelo cresce a quantidades diferentes em momentos diferentes da sua vida”.

Por exemplo, durante a gravidez, o seu crescimento acelera, graças a uma onda de estrogénio e progesterona, especialmente após o primeiro trimestre. Mas depois que a mulher dá à luz, os níveis hormonais caem, geralmente levando à perda de cabelo pós-parto.

Evite danos e quebras.

“Danos devem ser evitados se estiver a tentar crescer o cabelo”, diz Lars Skjoth, fundador e cientista chefe da Harklinikken. “Os cabelos danificados não crescerão tão rapidamente, porque normalmente  quebram antes mesmo de terem a hipótese de crescer até ao comprimento desejado.

” Esqueça as ferramentas quentes (secador ou alisador) o máximo possível e mantenha o cabelo bem hidratado com máscaras e tratamentos de condicionamento. Deixe os rabos de cavalo e coques por um tempo também.

Já que estes penteados podem puxar os cabelos ao redor da linha da raiz e enfraquecê-los. 

Comer alimentos que melhoram a saúde do cabelo.

No caso do cabelo, o ditado é verdadeiro: você é o que come. Por outras palavras, uma dieta saudável equivale a cabelos saudáveis. “Se a sua dieta está desequilibrada e há défices de nutrientes e vaitaminas, o crescimento do cabelo pode sofrer”, diz Burg. “Opte por comer muitos vegetais folhosos, vegetais variados, grãos integrais, nozes e carnes magras.

A carne e o marisco são uma grande fonte de zinco, e a biotina pode ser encontrada em ovos, carnes, nozes, abacate, batata doce e laticínios. Assim como os suplementos, estes alimentos não fazem o seu cabelo crescer mais rápido do que o normal, mas ajudam a restaurá-lo. Se o seu crescimento for inferior há um desequilíbrio alimentar, stress ou doença”.

 

Lavar o cabelo adequadamente.

Como e quando lava o cabelo faz uma grande diferença. “O seu couro cabeludo abriga os folículos capilares, os minúsculos órgãos que fazem os fios crescer”, explica o Dr. Burg.

“Um couro cabeludo inflamado, irritado ou danificado pode atrapalhar a sinalização nos folículos e, por sua vez, alterar a saúde do ciclo capilar e potencialmente levar à redução do crescimento e/ou disfunção do ciclo capilar”. 

  • Corte o cabelo?
  • Cortar o cabelo na verdade não faz o cabelo crescer mais rápido, “mas cortes regulares ajudam a manter o crescimento”, diz Skjoth. 
  • Penteie sabiamente.

O cabelo molhado é quando este se encontra mais vulnerável; portanto, tenha cuidado à forma como lida com ele. “Para evitar quebras, tente não escovar os cabelos quando estiverem molhados”, alerta Burg.

“Em vez disso, desembaraçar o cabelo antes de tomar banho com um pente largo e pentear novamente quando estiver pelo menos parcialmente seco”. As ferramentas certas também podem ajudar.

Para iniciantes, invista numa boa escova desembaraçadora com cerdas almofadadas feitas com ingredientes naturais, como cerdas de madeira e javali, que são mais suaves nos fios. 

Mude a fronha.

Opte por dormir em almofadas com fronhas de seda. “A seda não pega e puxa o cabelo, além de não retirar a humidade como o algodão”, sublinha Burg. Da mesma forma, elásticos de cabelo de baixa qualidade também podem danificar o cabelo. Procure por laços de plástico em espiral, sem costuras, e evite grampos de metal que possam prender e quebrar os cabelos.

Seja sempre o primeiro a saber.Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.

  1. Descarregue a nossa App gratuita.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*