Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Mais Rapido?

iStock

Ter cabelos longos e fortes pode ser uma tarefa um tanto quanto frustrante para algumas mulheres. Isso porque muitas delas sentem dificuldade com o processo de crescimento dos fios. Em condições normais, os cabelos geralmente crescem de 1 a 1,5 cm por mês, mas não precisamos fazer disso uma regra. Tem como fazer o cabelo crescer rápido de maneira bastante saudável.

Então, se você deseja um tratamento que dê resultados, mas ainda tem dúvidas sobre como fazer o cabelo crescer rápido, saiba que existem inúmeras práticas e ingredientes que ajudam nesse processo. Quer cabelos brilhantes e do tamanho que mais deseja, além de fios nutridos da raiz às pontas? Veja nossa seleção de dicas, que incluem hábitos e cuidados especiais.

Para aquelas que sonham com madeixas dignas de uma Rapunzel, algumas práticas são decisivas para fortalecer o organismo e criar boas condições de crescimento. Dessa forma, é importante focarmos em hábitos que diminuem não apenas a quebra, mas também a queda prematura dos fios. Confira as orientações do tricologista Kevin Porto, da clínica Mais Excelência Médica.

Além de economizar água para a retirada do shampoo no banho, a prática também evita o acúmulo de produto em apenas uma região da cabeça. “Quando isso ocorre, chamamos de tamponamento, ou seja, um acúmulo de produto no óstio folicular (na entrada do folículo), causando assim, um bloqueio natural no crescimento dos fios”, comenta Kevin.

Quando lavar os cabelos, use as pontas dos dedos para aplicar movimentos de massagem no couro cabeludo. O atrito pode danificar e até mesmo, quebrar a fibra e deixá-los mais opacos com o tempo, além de reduzir a densidade das pontas, deixando-os ralos e sem vida. Segundo o tricologista, nos fios somente a espuma é necessária.

Seja para fazer uma escova, um penteado com babyliss, ir à piscina ou se expor ao sol. “Hoje, existem produtos destinados para cada tipo de atividade, sendo muito importante utilizá-los. Dessa forma, você protege o couro cabeludo e a fibra capilar, melhorando não apenas o crescimento, mas também a aparência do cabelo”, complementa Kevin Porto.

4. Invista em produtos naturais veganos
Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Mais Rapido?

iStock

Para o tricologista, essa é sempre uma boa pedida! Aplique um pouco de óleo vegetal de abacate com cinco gotas de óleo essencial de alecrim em todo o couro cabeludo. Deixe agir por 20 minutos e lave com shampoo e condicionador. “Essa misturinha é supernatural, ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo do couro cabeludo, o que auxilia no crescimento dos fios”.

5. Corte regularmente

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Mais Rapido?

iStock

É fato que a saúde dos fios começa no couro cabeludo, mas manter o corte em dia também ajuda bastante. Segundo o tricologista Kevin Porto, “as pontas finas e duplas, que aparecem com o tempo, podem atrapalhar o crescimento dos fios e o ganho de peso na estrutura dele”. Por isso, o corte regular é indispensável, a cada três meses, para manter a densidade.

O que se percebe é que, mais importante do que fazer o cabelo crescer rápido, é fazê-lo com saúde e segurança. Assim, essas dicas e truques, além de mais baratos que os tratamentos convencionais, protegem os fios a partir do momento em que criam condições para que fiquem cada vez mais longos e fortes.

Como fazer o cabelo crescer mais rápido: vitaminas

Que o cabelo precisa de uma variedade de nutrientes para crescer rápido, saudável e bonito, nós sabemos. Nesse caso, a ingestão de vitaminas ou até mesmo o uso delas diretamente nos fios pode ser um procedimento complementar ao crescimento. As dermatologistas Andreia Sampaio e Carolina Peçanha, da Clínica Dermasense recomendam as que mais fazem sucesso.

6. Vitamina C

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Mais Rapido?

iStock

Segundo a dermatologista Carolina Peçanha, a vitamina C é um excelente antioxidante que ajuda a manter a pele e os cabelos saudáveis. Ela protege os fios das agressões diárias, evitando que o sebo naturalmente produzido pelo corpo irrite o couro cabeludo. Além disso, a vitamina C também permite que os fios fiquem superbrilhantes!

7. Biotina

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Mais Rapido?

iStock

A biotina atua na formação da queratina, “uma importante proteína que auxilia na formação de fibras capilares saudáveis”, comenta Andreia Sampaio. Ela também ajuda mantendo a hidratação da pele, do couro cabeludo e dos fios, deixando-os mais resistentes. Previne também a queda prematura do cabelo e o surgimento dos fios brancos.

8. Ferro

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Mais Rapido?

iStock

Considerado como um dos nutrientes mais completos e benéficos para o corpo, Carolina Peçanha menciona que o ferro evita a anemia, importante causa de queda de cabelo. Além disso, como ele estimula a circulação sanguínea, melhora a saúde dos fios, que tendem a ficar mais leves, sedosos e brilhantes.

9. Zinco

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Mais Rapido?

iStock

Garantido também por meio de suplementos, a deficiência de zinco faz com que os fios fiquem enfraquecidos e demorem para crescer novamente. Por isso, segundo as dermatologistas Carolina e Andreia, ele é importante para equilibrar a qualidade do sebo que, dependendo, provoca diversos problemas capilares. Um exemplo é a dermatite do couro cabeludo.

10. Silício orgânico

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Mais Rapido?

iStock

Presente em alimentos como aveia, milho, arroz e cevada, o silício orgânico também auxilia no crescimento rápido dos cabelos e na manutenção da qualidade da fibra capilar. “Ele age no tecido conjuntivo, reestruturando as fibras de colágeno e elastina, facilitando assim a formação das proteínas importantes para os fios”, comenta Carolina.

Note que, pequenos cuidados com a alimentação permitem cabelos ainda mais bonitos e saudáveis. Isso porque o desenvolvimento dos fios não se relaciona apenas com os produtos e hidratações realizadas (que são também essenciais), mas principalmente com o bem-estar do corpo.

Como fazer o cabelo crescer mais rápido: tratamentos caseiros

Além das formas já citadas, os tratamentos caseiros também aparecem como uma opção para crescer as madeixas. Nutrindo os fios e combatendo possíveis infecções prejudiciais, contribuem não apenas com o fortalecimento do couro cabeludo, como também estimulando sua circulação. Confira algumas dicas de procedimentos que podem ser feitos facilmente em casa.

11. Máscara de ovo

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Mais Rapido?
Veja também
8 hábitos diários que podem estar danificando seus cabelos

Considerado como um dos alimentos mais completos em termos de nutrientes, o ovo é rico em biotina e outras vitaminas que ajudam com o crescimento do cabelo. Uma unidade dele, misturada com algumas colheres de azeite de oliva e óleo de coco, é o suficiente para hidratar e perceber mudanças no visual das suas madeixas.

12. Máscara com óleo de rícino

O óleo de rícino tem vários fatores benéficos para o cabelo, mas um dos principais é a ativação da circulação do couro cabeludo, que acelera o crescimento dos fios. Além disso, ele também nutre de maneira intensa e diminui a oleosidade, colaborando com o fortalecimento dos cabelos.

13. Massagem com óleo de alecrim

Uma das formas mais simples de estimular o crescimento dos cabelos em casa. A massagem aumenta o fluxo do sangue na região, potencializando a força da raiz e a penetração dos nutrientes no couro cabeludo. Ela é geralmente feita com os fios secos, sendo que o alecrim complementa estimulando os folículos a produzirem mais cabelos.

14. Finalizador de vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um ótimo ingrediente para selar a cutícula dos fios, aumentando seu brilho e a hidratação. Misture 25 ml de vinagre de maçã, com 100 ml de água e uma colher de condicionador. Aplique depois de lavar os fios com shampoo, como um finalizador. Use a receita de uma a duas vezes por semana.

15. Suco de cenoura com limão

A combinação é um excelente remédio caseiro para o crescimento dos cabelos, isso porque a cenoura é rica em vitamina A, E e K, além de betacaroteno. Enquanto o limão contém vitamina C, que ajuda com a elasticidade dos fios. A principal recomendação é que se beba o suco sem açúcar, bem natural mesmo.

Lembrando que, todos os tratamentos são complementares. É claro que as máscaras proporcionam ótimos resultados, mas também devem ser combinadas com uma boa alimentação. Uma dieta balanceada é uma das melhores formas de garantir que tudo o que você precisa esteja de fato no seu organismo. E nas quantidades certas.

Produtos que podem ajudar seu cabelo a crescer

Se antigamente as misturinhas eram tidas como a única maneira de estimular o crescimento dos cabelos, hoje inúmeras empresas de cosméticos investem em pesquisas para a criação de produtos cada vez mais eficientes em relação aos fios. São óleos, máscaras, shampoos e condicionadores, geralmente vendidos em kits de tratamento.

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Mais Rapido?

Dicas de Mulher

  1. Kit Jaborandi Bio Extratus, na Loja Americanas
  2. “Achei a linha muito boa! Usando há um mês e meio mais ou menos, meu cabelo deu uma crescida diferente do que ele costuma crescer.” – Maraisa Fidelis

Como fazer o cabelo crescer rápido e naturalmente

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Mais Rapido? Imagem: Averie Woodard no Unsplash

Como fazer o cabelo crescer rápido e naturalmente? Basicamente, você precisa se alimentar de maneira saudável, consumir bastante água e evitar o consumo de alimentos processados e acúmulo de toxinas. Mas existem outras dicas adicionais que ajudam o cabelo crescer mais rápido.

  • Sete dicas de alimentação saudável e sustentável

Comer alimentos ricos em proteínas

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Mais Rapido? Imagem de HomeMaker por Pixabay

Os alimentos ricos em proteínas ajudam o cabelo crescer mais rápido, pois são essenciais para a formação dos fios. Se você for vegetariano estrito, consuma fontes diversificadas de proteína para obter todos os aminoácidos essenciais para o corpo.

  • Benefícios de ser vegetariano
  • O que são aminoácidos e para que servem

Máscara caseira de abacate

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Mais Rapido? Imagem de Juraj Varga por Pixabay

Para fazer o cabelo crescer mais rápido, aplique nele uma máscara caseira de abacate batido com azeite de oliva na proporção de meio para meio. Massageie no couro cabelo e ao longo dos fios. Deixe agir por 20 minutos e lave o cabelo naturalmente, como de costume.

  • Os benefícios do abacate
  • Benefícios dos diferentes tipos de azeite de oliva
Leia também:  Quando As Compras Online Não Saem Como O Esperado?

Massageie o couro do cabelo

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Mais Rapido? Imagem de Tim Mossholder em Unsplash

Ao lavar o cabelo, massageie todo o couro cabeludo com as pontas dos dedos. Dessa forma você ativa a circulação sanguínea, favorecendo naturalmente o crescimento do cabelo. Se você não lava o cabelo todos os dias, faça massagem com ele seco.

Babosa

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Mais Rapido? Imagem de Olesia Misty em Unsplash

Para fazer o cabelo crescer rápido, pegue uma folha grande de babosa, descasque-a, armazene a gelatina que há no interior, corte-a em cubinhos e coloque para congelar. O congelamento conserva a babosa por mais tempo. Uma vez por semana você pode bater um cubinho desses com um pouco de azeite de oliva e passar nos cabelos. Além disso, a babosa é um ótimo hidratante natural.

Jaborandi

A casca da árvore do jaborandi é um ótimo fortificante para quando o cabelo está enfraquecido por estresse, poluição ou doenças, além de fazer o cabelo crescer mais rápido.

Óleos para hidratar

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Mais Rapido? Imagem de Steve Buissinne por Pixabay

Para fazer o cabelo crescer mais rápido, recomenda-se o uso de um óleo vegetal uma vez por semana para a hidratação dos fios, dentre eles estão o azeite de oliva, o óleo de semente de uva e o óleo de amêndoas – você pode utilizar o óleo de sua preferência, já que todos os óleos vegetais são bons para essa finalidade. O óleo de coco também é uma ótima alternativa para fazer o cabelo crescer rápido e naturalmente. Confira seus benefícios na matéria: “Óleo de coco no cabelo: benefícios e como usar”.

Para preparar o óleo, basta misturar o óleo vegetal escolhido em um vidro com alecrim ou com sálvia (pode ser a essência, o chá ou as folhas) e deixá-lo descansar em um local escuro. Depois é só colocar o óleo na palma da mão e passar por todo o cabelo, da raiz até as pontas, massageando bem o couro cabeludo. Faça este tratamento apenas quando o cabelo estiver limpo.

  • Sálvia: para que serve, tipos e benefícios

Outra opção é o óleo de rícino, que pode ser aplicado sozinho. Ele ajuda no fortalecimento do couro cabeludo e no crescimento dos fios.

Devido à sua elevada composição de ácido ricinoleico, o óleo de rícino apresenta propriedades antibacterianas e antifúngicas, combatendo infecções e crescimento de bactérias e fungos que poderiam impedir o crescimento capilar.

Ele também serve para queda de cabelo, cabelos ressecados, pontas duplas e coceira.

Esse óleo pode ser utilizado na umectação. Nesse caso, com o óleo nas mãos, massageie o couro por cinco minutos e deixe agir nos cabelos por cerca de 30 minutos.

Massagear o couro ativa a circulação e ajuda a estimular o crescimento por causa da presença de ácido linoleico (ômega 6), que fortalece e nutre os fios.

Você pode aplicá-lo de duas a três vezes por semana, usando continuamente por um período de tempo prolongado.

Água pura

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Mais Rapido? Imagem de rony michaud por Pixabay

Uma dica para fazer o cabelo crescer mais rápido é lavá-lo com água pura, ou seja, da fonte, pois a água que recebemos em casa contém cloro. Você também pode utilizar um sabão neutro para tirar o excesso de gordura. Uma boa opção é lavar o cabelo uma vez por semana com sabão de coco ou xampu neutro e nas outras vezes lavar com água pura. Conheça as técnicas no e low poo na matéria: “No Poo e Low Poo: o que é e como fazer”.

Influência da lua

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Mais Rapido? Imagem de Ponciano por Pixabay

O planeta é afetado diretamente pela variação das forças da gravidade, que é alterada de acordo com as fases da lua. Assim, há crenças, como na astrologia, que acreditam que, se você cortar seu cabelo quando for lua nova ou no começo da lua crescente, a tendência é que ele cresça mais rápido.

Vinagre de maçã

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Mais Rapido? Imagem disponível em rawpixel.com

Para fazer o cabelo crescer mais rápido, você pode misturar o vinagre de maçã com um pouco de água e usar para lavar os cabelos; em seguida, lave o cabelo com shampoo (de preferência caseiro) normalmente. Isso estimula os folículos capilares, fazendo o cabelo crescer mais rápido. Veja com mais detalhes como usar o vinagre de maçã no cabelo na matéria: “Como usar vinagre de maçã no cabelo”.

Fontes: WikiHow, USN, WebMD

Veja também:

Cadastre-se e receba nosso conteúdo em seu email. Comunicar erro

7 dicas para o cabelo crescer mais rápido

Geralmente, o cabelo, os pelos e a barba crescem 1 centímetro por mês, mas existem alguns truques e dicas que podem fazê-los crescer mais rápido, como garantir todos os nutrientes que o corpo precisa para formar os fios e melhorar a circulação sanguínea local.

Ao seguir estas dicas, o cabelo e a barba devem crescer mais rápido, no entanto, existem casos em que o cabelo não cresce devido a doenças ou ao acúmulo de toxinas no organismo e, por isso, se não notar nenhuma mudança em 3 meses, é aconselhada uma consulta com um dermatologista.

1. Comer mais alimentos ricos em proteínas

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Mais Rapido?

Os alimentos ricos em proteínas, como carne, peixe, leite, ovos e iogurte, são necessários para formar a matriz capilar que dá origem ao cabelo e a barba, por isso, ao ingerir uma maior quantidade deste nutriente os fios tendem a crescer mais rápido e mais bonitos. Veja remédios caseiros para promover o crescimento do cabelo.

Confira uma receita simples para facilitar o crescimento do cabelo e da barba em: Suco de cenoura para o cabelo crescer mais rápido.

2. Massagear o couro cabeludo ou pentear o cabelo

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Mais Rapido?

Durante a lavagem dos fios, deve-se fazer uma boa massagem em todo o couro cabeludo com as pontas dos dedos porque isto aumenta a circulação sanguínea local favorecendo o crescimento dos cabelos. Quem não lava os cabelos todos os dias pode pentear os cabelos durante alguns bons minutos, diariamente, porque este hábito também melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo.

Quando se deseja que a barba cresça o que se pode fazer é 'pentear' a região com um pente fino, por exemplo.

3. Usar corretamente o condicionador

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Mais Rapido?

Não se deve colocar condicionador na raiz porque isso dificulta a circulação sanguínea no couro cabeludo e o crescimento dos fios. Por isso deve-se aplicar o condicionador e o creme sem enxágue, no mínimo, 4 dedos após a raiz do cabelo.

4. Deixar de fumar e evitar usar bonés

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Mais Rapido?

Deixar de fumar e de ficar perto de quem fuma também é importante porque o cigarro prejudica à saúde e danifica os cabelos, deixando-os mais fragilizados e quebradiços. O hábito de usar chapéus e bonés pode abafar a raiz dos cabelos, dificultando o seu crescimento, e aumentam o risco de desenvolvimento de fungos e, por isso, devem ser evitados.

5. Prender o cabelo

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Mais Rapido?

Prender o cabelo fazendo um rabo de cavalo ou uma trança, por exemplo, exerce uma pressão moderada nos fios que pode facilitar o crescimento, mas é preciso ter cuidado porque, se houver muita pressão, o cabelo pode quebrar ou cair.

No entanto, não é recomendado prender o cabelo quando ele estiver molhado porque isso também pode facilitar o desenvolvimento de fungos, fragilizando o cabelo e deixando um cheiro menos agradável.

6. Hidratar o cabelo 1 vez por semana

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Mais Rapido?

Hidratar os fios semanalmente com uma máscara adequada para o seu tipo de cabelo é importante para que o cabelo cresça bonito e não fique danificado. Após lavar os fios com shampoo e condicionador, deve-se enxaguar muito bem, até que não fique nenhum vestígio de creme nos cabelos porque os resíduos podem dificultar o crescimento dos cabelos. Para fazer uma hidratação adequada veja como saber seu tipo de cabelo.

Pessoas com cabelos muito crespos ou afro podem achar que seus cabelos demoram muito tempo para crescer, porque eles vão se enrolando naturalmente desde a raiz, mas isso não quer dizer que não cresçam normalmente. Todas estas dicas também podem ser utilizadas para facilitar o crescimento da barba e de outros pelos do corpo.

Além disso, se tem cabelo claro mas gostaria de clarear naturalmente ainda mais os seus fios mas não sabe como, aprenda como usar a camomila para clarear o cabelo.

7. Tomar vitaminas para o cabelo crescer

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Mais Rapido?

As vitaminas, como Pantogar e Innéov nutricare, são excelentes para fazer o cabelo crescer porque nutrem a raiz dos cabelos e melhoram a circulação sanguínea da região, o que leva o cabelo a crescer mais rápido. Veja como usar Pantogar contra a queda de cabelo. Saiba também como usar a biotina para o cabelo crescer mais rápido.

Veja também a receita desta deliciosa vitamina para fortalecer o cabelo:

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Mais Rapido?

Cabelo crescer mais rápido: 10 dicas simples de seguir

Os segredos para fazer o cabelo crespo crescer rápido incluem cuidar da alimentação e da hidratação dos fios, além de estimular o couro cabeludo com massagens para ativar a circulação e favorecer o surgimento de novas células. Confira, a seguir, as melhores dicas se você quer que seus cabelos cresçam fortes e saudáveis.

Cabelos saudáveis de qualquer textura crescem um centímetro ao mês, ou 12 cm por ano, em média. Esse número pode variar de acordo com genética, hormônios, saúde, dieta, falta de vitaminas e minerais, entre outros fatores. Listamos 10 dicas para ajudar no crescimento dos fios simples de serem seguidas.

1. Não lave o cabelo com água quente

Lavar o cabelo com água quente faz com que a oleosidade natural da região seja retirada e, assim, prejudicar do cabelo crescer mais rápido.

Leia também:  Como Saber Qual É O Nome Da Lente?

Sem a oleosidade natural do cabelo, acontece o efeito rebote: o cabelo passa a produzir ainda mais sebo e entope os folículos. Resultado: queda capilar.

Enfim, o calor é mesmo inimigo do seu couro cabeludo! Melhor usar água gelada ou, no máximo, morna na hora de tomar banho.

2. Utilize shampoos para o seu tipo de cabelo

Acredite ou não, usar shampoos para o seu tipo cabelo faz uma grande diferença na saúde dos fios. Isso porque esse tipo de produto trata o couro cabeludo. Os shampoos para cabelos oleosos, por exemplo, possuem elementos como o enxofre, que equilibram a produção de sebo. Já os shampoos para cabelos secos possuem proteínas reparadores que auxiliam o fio a crescer mais forte.

Sugestão de produtos: se a sua ideia é fazer com que o cabelo cresça, a nossa sugestão é a dupla de shampoo e condicionador TRESemmé Crescimento Máximo.

3. Alimentação saudável

Quando a saúde está 10/10, o cabelo cresce mais rápido, não tem muito mistério. Ou seja, nessa equação já se sabe: fundamental é manter uma alimentação balanceada e rica em proteínas boas.

É fácil encontrá-las em carnes, leite, ovos, iogurte, grão-de-bico, feijão,etc), vitaminas A, B, C, E e D, além de micronutrientes como ácido fólico, biotina (vitamina H) e sílica presentes em frutas e vegetais.

São indicados alimentos como salmão, sardinha, nozes e sementes de linhaça (ricos em Ômega 3); cenoura, tomate e mamão (ricos em Vitamina A); morango, laranja, limão e kiwi (ricos em Vitamina C); beterraba, feijão e fígado (ricos em Ferro); sementes de abóbora, amendoim e amêndoa (ricos em Zinco).

Também é possível complementar a dose dessas vitaminas com suplementos nutracêuticos específicos para crescimento e fortalecimento dos cabelos e unhas. O recomendado é você procurar um tricologista (médico especialista em cabelos) ou nutrólogo para entender se você precisa dessa ajudinha extra.

Sugestão de produtos: shampoo e condicionador Seda Recarga Natural Biotina e Bambu.

4. Massageie o couro cabeludo

Pode parecer bobagem, mas não é! A massagem é um dos grandes truques para ajudar o cabelo crescer mais rápido. Massagear o couro cabeludo na hora do banho, enquanto você lava com shampoo, aumenta a circulação sanguínea da região e, consequentemente, faz com que o sangue leve mais nutrientes para a raiz dos fios. Massageie com as pontas dos dedos, fazendo movimentos circulares.

5. Hidrate!

Você precisa cuidar propriamente dos fios para que não fiquem danificados e prejudique o crescimento. Só um cabelo saudável e hidratado consegue crescer ao seu máximo. Além do condicionador, use pelo menos uma vez por semana uma máscara mais potente para um tratamento profundo.

Dica ATH: Máscara de Tratamento Seda Boom Nutre.

6.  Xô pontas duplas!

Sempre que notar a presença de pontas duplas ou fios quebradiços, apare as pontas ou corte o cabelo. Alguns salões já oferecem uma ferramenta que elimina apenas as pontas duplas, sem interferir no comprimento dos fios. O intervalo entre os cortes pode ser maior se a saúde do cabelo estiver intacta.

7. Quanto menos atrito, melhor

Cada fio de cabelo é composto por proteínas mortas (queratina), o que significa que, se ele estiver danificado, não vai se curar sozinho.

Então, evite hábitos que comprometem a saúde dos fios, como calor excessivo e a escovação a seco.

Lembre-se também de protegê-los com óleos que ajudam a selar as cutículas e troque a fronha do travesseiro por uma de cetim para evitar o atrito dos fios e a consequente quebra durante o sono.

8. Evite usar secador na raiz

Você sabia que o excesso de calor na raiz do cabelo pode aumentar a oleosidade na região? A oleosidade, por sua vez, causa o entupimento e o enfraquecimento dos folículos capilares. Melhor manter certa distância do calor do secador na região.

9. Não use condicionador na raiz

Aplicar condicionador na raiz é um dos maiores erros de beleza que existe! Isso porque, quando aplicado no couro cabeludo, o condicionador pode entupir os folículos capilares, onde os fios crescem.

Além de aumentar a oleosidade da região, o produto ainda pode provocar o enfraquecimento dos folículos e causar a queda de cabelo. Dica: aplique condicionador apenas no comprimento, da metade do cabelo às pontas, ok?

Sugestão de produto: use o Super Condicionador TRESemmé Crescimento Máximo para fios ainda mais fortalecidos e hidratados.

10. Evite penteados muito apertados

Penteados com o elástico muito apertado, como coques e rabos de cavalo  puxam os fios e prejudicam o crescimento do seu cabelo.

Colocar essa pressão no couro cabeludo pode inibir o fluxo de sangue e causar quebra e queda de cabelo, além de falhas locais permanentes.

Pare e pense: você já deve ter ouvido falar em casos de modelos e bailarinas que acabaram com falhas seríssimas após anos de penteados muito justos.

Como fazer o cabelo crespo crescer mais rápido com receitas caseiras?

Diversas receitas caseiras são divulgadas na internet com a promessa de estimular o crescimento dos fios. No entanto, a maioria delas não tem comprovações científicas de que realmente ajudam nesse sentido e, por isso, é preciso ter cautela. Nós, de All Things Hair, aconselhamos sempre a usar produtos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça Mais Rapido?

A dupla de shampoo e condicionador Seda Crescimento Saudável, por exemplo, tem biotina na fórmula, que colabora com o fortalecimento dos fios para um crescimento melhor.

Como fazer seu cabelo crescer mais rápido – ISTOÉ Independente

Esperar crescer o cabelo pode ser uma tarefa exaustiva. Mas antes de desistir e cortá-lo novamente, há algumas coisas que você pode fazer para maximizar a rapidez com que seus fios crescem. Como fazer seu cabelo crescer mais rápido? Aqui está o que os profissionais recomendam:

Leia mais

Estes são os 5 principais motivos para seu cabelo estar caindo
4 cuidados com cabelo loiro que você precisa adicionar à rotina
Descubra como é possível evitar pontas duplas no cabelo

Como fazer seu cabelo crescer mais rápido

Saiba o que é o crescimento normal do seu cabelo.

O cabelo cresce a uma taxa média de cerca de meia polegada por mês. “Algumas pessoas têm cabelos que crescem mais rápido que a média e outros mais lentos”, explica o Dr. Dominic Burg, cientista-chefe da évolis Professional.

“O crescimento do cabelo é complexo, com uma série de fatores que influenciam, incluindo hormônios, estresse, genética e envelhecimento. Isso significa que seu cabelo cresce a quantidades diferentes em momentos diferentes da sua vida.

” Por exemplo, durante a gravidez, seu crescimento acelera, graças a uma onda de estrogênio e progesterona, especialmente após o primeiro trimestre. Mas depois que você dá à luz, os níveis hormonais caem, geralmente levando à perda de cabelo pós-parto.

Evite danos e quebras.

“Dano deve ser evitado se você estiver tentando crescer seu cabelo”, diz Lars Skjoth, fundador e cientista chefe da Harklinikken. “Os cabelos danificados não crescerão tanto tempo, porque normalmente se quebram antes mesmo de ter a chance de crescer até o comprimento desejado.

” Esqueça as ferramentas quentes (secador, chapinha, babyliss…) o máximo possível e mantenha o cabelo bem hidratado com máscaras e tratamentos de condicionamento. Deixe os rabos de cavalo e coques por um tempinho também.

Eles podem puxar os cabelos ao redor da linha da raiz, ao longo do tempo.

Como fazer seu cabelo crescer mais rápido: Suplementos (Gummy Hair, Iluminus Hair etc)

Quando se trata de aumentar o crescimento do cabelo, os suplementos podem não ser a pílula milagrosa que afirmam ser, adverte Skjoth.

“Suplementos e vitaminas só podem ajudá-lo com o crescimento do cabelo se você realmente é deficiente desses nutrientes”, diz ele.

“Seu corpo só pode ingerir uma certa quantidade de nutrientes e, uma vez que essas necessidades sejam atendidas, qualquer coisa extra simplesmente se torna desperdício.

Portanto, se você já é saudável e consome alimentos ricos em nutrientes diariamente, não verá muitos benefícios com vitaminas e suplementos extras.

” Moral da história: se você sente que pode ser deficiente ou estar com uma dieta desequilibrada, não faz mal tomar uma vitamina.

“As vitaminas e nutrientes mais importantes para cabelos saudáveis ​​são as vitaminas B, especificamente biotina, além de zinco e ferro”, diz Burg.

Comer alimentos que melhoram a saúde do cabelo.

No caso do seu cabelo, o ditado é verdadeiro: você é o que você come. Em outras palavras, uma dieta saudável é igual a cabelos saudáveis. “Se sua dieta está desequilibrada e há deficiências, o crescimento do cabelo pode sofrer”, diz Burg.

“É melhor comer uma dieta bem equilibrada, com muitos vegetais folhosos, vegetais variados, grãos integrais, nozes e carnes magras. A carne e o marisco são uma grande fonte de zinco, e a biotina pode ser encontrada em ovos, carnes, nozes, abacate, batata doce e laticínios.

Assim como os suplementos, eles não fazem seu cabelo crescer mais rápido do que o normal, mas ajudam a restaurá-lo. Se o seu crescimento for inferior há um desequilíbrio alimentar, estresse ou doença “.

Como fazer seu cabelo crescer mais rápido: Faça o caminho certo.

Como e quando você lava o cabelo faz uma grande diferença. “Seu couro cabeludo abriga seus folículos capilares, os minúsculos órgãos que fazem seus cabelos crescem”, explica o Dr. Burg.

“Um couro cabeludo inflamado, irritado ou danificado pode atrapalhar a sinalização nos folículos e, por sua vez, alterar a saúde do ciclo capilar e potencialmente levar à redução do crescimento e / ou disfunção do ciclo capilar.”

Então, o que causa inflamação? O shampoo a seco é um dos principais culpados, junto com outros produtos do mesmo tipo. Se você usa regularmente shampoo a seco como substituto de uma lavagem real, obterá acúmulo de silicones de condicionadores, sprays de cabelo e produtos de modelagem.

Leia também:  Como Dormir Quando Se Esta Ansioso?

“É importante limpar regularmente com produtos de limpeza suaves e sem sulfato para manter o couro cabeludo em boa saúde”, diz Burg. “Ingredientes anti-inflamatórios adicionados, como óleo de alecrim e ácido salicílico do salgueiro, podem atenuar os processos inflamatórios.

Como regra, você deve limpar duas vezes por semana ou mais, dependendo do seu tipo de cabelo e couro cabeludo. ”

Condicionamento profundo

O condicionamento profundo é essencial para evitar quebras e pontas duplas, portanto, faça isso uma vez por semana. O Dr. Burg sugere procurar ingredientes para a construção e reparação de cabelos, como queratina hidrolisada e proteína de trigo, bem como óleos hidratantes naturais, como baobá e linhaça.

Evite silicones (procure dimeticona no rótulo), porque, embora eles façam com que seu cabelo pareça brilhante, eles realmente o revestem, levando a acumulações ao longo do tempo que podem impedir a penetração de umidade, tornando os cabelos mais quebradiços e propensos a quebrar.

Para maximizar as vantagens, use um condicionador profundo que possa ser deixado durante a noite.

Se você colorir, tratar quimicamente, aquecer seu cabelo regularmente ou tomar muito sol, as fibras capilares são mais fracas, portanto, será necessário um TLC extra.

“O cabelo hidratado é mais elástico e, portanto, mais protegido e menos propenso a quebrar”, diz Skjoth. “Infundir seu cabelo com muita umidade ajudará a mantê-lo longo e forte.

Corte o cabelo?

Nós vamos acabar com esse mito agora – cortar o cabelo na verdade não faz o cabelo crescer mais rápido, “mas cortes regulares ajudam a manter o crescimento”, diz Skjoth. “Os becos sem saída fazem o cabelo parecer mais curto, para quem quer que ele seja mais comprido, aparar as pontas regularmente é sempre uma boa ideia.”

Como fazer seu cabelo crescer mais rápido: Penteie sabiamente.

O cabelo molhado é o cabelo mais vulnerável; portanto, tenha cuidado ao lidar com ele. “Para evitar quebras, tente não escovar os cabelos quando estiver molhado”, diz Burg.

“Em vez disso, desembaraçar o cabelo antes de tomar um banho com um pente largo e escovar novamente quando estiver pelo menos parcialmente seco.” As ferramentas certas também podem ajudar.

Para iniciantes, invista em uma boa escova desembaraçadora com cerdas almofadadas feitas com ingredientes naturais, como cerdas de madeira e javali, que são mais suaves em seus fios.

Mude sua fronha.

Você se sentirá uma princesa – e terá o cabelo de uma – quando dormir em uma fronha de seda. “A seda não pega e puxa seu cabelo, além de não retirar a umidade como o algodão”, diz Burg.

Da mesma forma, elásticos de cabelo de baixa qualidade também podem danificar o cabelo.

Procure por laços de plástico em espiral, sem costuras, e evite grampos de metal que possam prender e quebrar os cabelos.

Veja também

+ Receita de bolinho de costela com cachaça + Cientistas descobrem nova camada no interior da Terra + Receita de panqueca americana com chocolate + Receita rápida de panqueca de doce de leite + Contran prorroga prazo para renovação da CNH + Receita de moqueca de peixe simples e deliciosa + 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer + Cinema, sexo e a cidade + Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais + Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz + Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago + Sucuris gigantes são flagradas em expedições de fotógrafos no MS

Como fazer o cabelo crescer mais rápido?

O cuidado com o cabelo vai além da hidratação e truques de internet. A alimentação, exercícios físicos e até mesmo nosso sono podem interferir na saúde dos fios. Separamos algumas dicas sobre como fazer o cabelo crescer mais rápido e deixá-los mais fortes.

COMO FAZER O CABELO CRESCER MAIS RÁPIDO

Cuide da alimentação e beba muita água

É possível ter um impacto positivo no crescimento e saúde dos fios ao adotar uma alimentação saudável e balanceada que supra todas as necessidades do corpo, apesar de ser algo muito particular de cada organismo. Os nutrientes, quando ingeridos na quantidade correta evitam a queda, além de garantir o brilho, hidratação, força e resistência.

Há diversos nutrientes que favorecem e são fortes aliados quando o assunto é cabelo:

  • proteínas,
  • zinco (constituinte do DNA, sendo responsável pela multiplicação das células para formação do fio do cabelo),
  • ferro (está envolvido na divisão celular que interfere na formação de novos fios),
  • vitamina D, vitamina A, vitamina E, vitamina C
  • biotina (cofator de enzimas no processo de proliferação celular e formação de novos fios de cabelo)

E outros. Mas proteína e o zinco são fundamentais.

A nutricionista Lícia D’Ávila diz que alimentos como castanha do Pará (rica em selênio, um mineral que dá suporte à função tireoidiana e ao sistema imunológico), tangerinas ou laranjas, (fontes de vitamina C e B12, que favorecem a absorção de ferro), goiaba (fruta rica em vitamina C e as do complexo B, que facilita a produção de colágeno para a densidade dos fios e favorece o crescimento capilar), abacate (fonte de vitaminas A, C e E e é rico em vitaminas do complexo B, além de cobre e betacaroteno, que combate a ação dos radicais livres, evitando a queda.) são indispensáveis no cotidiano alimentar para auxiliar o crescimento dos fios. E proteínas, presentes em carnes, vegetais verdes escuros, oleaginosas e feijões também devem ganhar destaque no prato.

Segundo a nutricionista Débora Palos a falta de proteínas (que equivalem a 97% de composição da fibra), vitaminas e minerais em conjunto com a  baixa ingestão de água podem enfraquecer os fios e aumentar a perda além do considerado normal.

Por isso uma alimentação restritiva, que exclua qualquer grupos de alimentos como por exemplo frutas, vegetais, proteínas, lácteos, pode levar à carência de nutrientes a longo prazo, produzindo efeitos negativos ao organismo como um todo.

 O excesso de alimentos inflamatórios (processados, embutidos, frituras, álcool, açúcar refinado, carboidratos refinados como massas e pães brancos ) pode prejudicar a boa vascularização do couro cabeludo, dificultando o surgimento de novos fios e o crescimento.

O excesso de chás e café próximos as refeições também podem prejudicar, pois diminuem a absorção dos nutrientes.

A ingestão de água merece destaque no processo, pois a sua baixa ingestão pode alterar o teor de umidade dos cabelos e aparência do couro cabeludo; além de enfraquecer os fios e aumentar a perda além do normal, e estar relacionada com a absorção de vitaminas e minerais. 

Continua após a publicidade

E as vitaminas e suplementos?

Para Licia, embora tenha uma ampla variedade de multivitamínicos e suplementos alimentares no mercado, não há evidência científica de melhora em casos capilares.

 A dermatologista Juliana Toma completa, dizendo que dificilmente um produto vai conseguir interferir na rapidez de crescimento dos fios e que os mesmos levam em média um mês para crescer de 1 a 1,5 cm, mas que há uma forma de ajudar: cuidando da saúde dos fios, fazendo com que fiquem mais fortes.

Para casos onde a queda do cabelo é acentuada e há indícios da necessidade de reposição de nutrientes, esses suplementos são mais indicados. Mas consultar um profissional é essencial para que seja ingerido adequadamente a quantidade (e o nutriente) certo, pois o excesso pode causar a queda dos fios (assim como a falta).

COMO FAZER O CABELO CRESCER MAIS RÁPIDO

Cuidados e truques

Shampoo Bomba, óleo de Rícino, Monovin-A… Todos esses nomes são conhecidos quando o assunto é cabelo, mas nem sempre são os mais indicados.

O shampoo bomba promete fortalecer os fios do cabelo e aumentar o seu crescimento.  Geralmente sua fórmula inclui shampoo sem sal e Bepantol. Segundo especialistas, o shampoo não exerce influência alguma no crescimento do cabelo e o Bepantol, apesar de ser benéfico, por possuir vitamina B5, que ajuda a hidratar e dar brilho, também não estimula o crescimento dos fios.

Já sobre o óleo de rícino, a dermatologista Ana Carolina Sumam conta que é, sim, benéfico para o cabelo, mas não ajuda no crescimento.

Por ser um óleo, ele atua nutrindo os fios, ajudando a melhorar seu aspecto, deixando as madeixas mais maleáveis, com bastante brilho e sem frizz.

Ele é indicado no sentido de deixar o cabelo mais bonito e mais nutrido, principalmente para aquelas que possuem os cabelos cacheados. O único risco é deixar o couro cabeludo oleoso.

Sem autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o uso em humanos, o Monovin A é vendido para uso veterinário e por sua alta concentração de vitamina A se tornou um nome conhecido – e querido por muitos- quando se trata do crescimento capilar.

Para a dermatologista Antonella Murad, é um erro acreditar que o produto faz os cabelos crescerem.

Além disso, a alta dosagem da vitamina presente na sua composição pode causar o efeito contrário, provocando a queda do cabelo quando adicionado algum outro produto, ou problemas como zumbidos, dores de cabeça, vertigens, ressecamento da pele e até dores ósseas, quando consumido via oral.

Para o dia-a-dia é importante ter uma rotina de cuidados.

Lavar os fios de forma adequada, com produtos específicos para seu tipo de cabelo e evitar chapinha e secador, que causam o afinamento das pontas e a quebra, dando a impressão de que seus fios não estão crescendo.

Para aqueles que possuem um estilo de vida ativo, ou suam de maneira excessiva, ou com certa propensão a queda de cabelo, é recomendado lavar os fios após os exercícios físicos, pois assim, evita uma possível dermatite seborreica.

Continua após a publicidade

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*