Como Fazer Com Que Nenhuma Pessoa Desconhecida Me Mande Mensagem?

Tudo sobre

Como Fazer Com Que Nenhuma Pessoa Desconhecida Me Mande Mensagem?

WhatsApp

Como Fazer Com Que Nenhuma Pessoa Desconhecida Me Mande Mensagem?

Saiba tudo sobre WhatsApp

Ver mais

Você acha que sabe tudo sobre o WhatsApp? Será que sabe mesmo? O mensageiro de propriedade do Facebook é um dos mais populares da atualidade, contando com mais de 1 milhão de usuários ativos, e traz alguns recursos que não ficam tão óbvios assim se você não tiver dado aquela boa fuçada.

Mas a gente está aqui para ajudá-lo a descobrir tudo o que o aplicativo oferece! Descubra 15 truques escondidos no WhatsApp que não são tão conhecidos assim.

Peça para a Siri ler, responder e enviar mensagens

Usuários de iPhones e iPads podem contar com a assistente da Maçã para usar o WhatsApp em seu lugar. A Siri consegue ler qualquer mensagem não visualizada, em alto e bom som, e também consegue respondê-las e redigir novas mensagens.

Como Fazer Com Que Nenhuma Pessoa Desconhecida Me Mande Mensagem?

Em seu dispositivo, acione a assistente dizendo “E aí, Siri, leia minha última mensagem do WhatsApp” para tal. Se quiser que ela responda alguma coisa, é só pedir “E aí, Siri, envie uma mensagem do WhatsApp para” e diga o nome do contato.

Não deixe saberem que você visualizou uma mensagem

Sabe quando o símbolo que mostra que a mensagem foi enviada fica azul, mostrando que ela já foi lida? Isso pode dar uma dor de cabeça e tanto para muitas pessoas que têm o hábito de ler as mensagens, mas que não respondem imediatamente. Se esse for o seu caso, você pode desativar essa marcação colorida e não deixar que saibam que você já leu o recado, só ainda não pôde (ou não quis) responder.

Como Fazer Com Que Nenhuma Pessoa Desconhecida Me Mande Mensagem?

É só abrir os “Ajustes” do WhatsApp, acessar o menu “Conta” e entrar em “Privacidade”. Lá, desabilite a opção “Recibos de leitura”.

Ative negritos, itálicos e tachados

Sabe quando você quer dar ênfase a alguma parte da mensagem, mas acha deselegante ficar escrevendo em caixa alta? Pois é possível escrever com palavras em negrito, itálico e tachado.

Como Fazer Com Que Nenhuma Pessoa Desconhecida Me Mande Mensagem?

Se quiser negritar alguma coisa, é só escrever as palavras entre *asteriscos*. Para itálico, basta fazer o mesmo, mas, no lugar do asterisco, colocar uma _sublinha_. E se quiser deixar uma ou mais palavras riscadas, para adicionar o tachado é só escrevê-la com o ~símbolo do til~.

Descubra os contatos com quem mais conversa

Essa serve somente para quem usa iOS: você pode descobrir quem são aqueles contatos com quem mais conversa, e, consequentemente, quais bate-papos consomem mais espaço no armazenamento de seu aparelho.

Como Fazer Com Que Nenhuma Pessoa Desconhecida Me Mande Mensagem?

É só acessar os “Ajustes” do aplicativo, tocar em “Uso de dados e armazenamento”, ir para “Uso de armazenamento” e descobrir quais conversas acumulam mais conteúdo. Clicando nesses chats, você descobre exatamente o quanto de textos, fotos, GIFs, vídeos, mensagens de voz e documentos essa pessoa ou grupo já enviou para você, e, tocando em “Gerenciar”, você pode limpar tudo de uma só vez.

Inclua automaticamente datas mencionadas nos chats ao seu calendário

Outro recurso disponível somente para dispositivos Apple é a possibilidade de incluir, automaticamente, datas mencionadas nas conversas a seu calendário.

Como Fazer Com Que Nenhuma Pessoa Desconhecida Me Mande Mensagem?

  • Quando receber uma mensagem dizendo, por exemplo, “vamos nos reunir no dia tal”, é só você tocar nessa essa parte da conversa para aparecer a opção “criar evento”.
  • Marque conversas como não lidas
  • Para não se esquecer de alguma informação passada durante uma conversa, você pode marcar a mensagem como não lida.

Como Fazer Com Que Nenhuma Pessoa Desconhecida Me Mande Mensagem?

No iOS, é só deslizar com o dedo em cima da mensagem para o lado direito, e escolher a opção de marcar como não lida. Já no Android, você precisa pressionar a mensagem para que surja o menu de opções e, ali, marcar como não lida.

Escolha se deseja baixar conteúdos de mídia automaticamente

Você pode configurar seu WhatsApp para baixar (ou não) automaticamente conteúdos de mídia, como fotos, áudios e vídeos.

Como Fazer Com Que Nenhuma Pessoa Desconhecida Me Mande Mensagem?

  1. É só acessar os “Ajustes”, tocar em “Uso de dados e armazenamento” e, ali, escolher item por item se nunca quiser fazer o download automático, se isso é permitido somente quando estiver conectado a uma rede Wi-Fi, ou se pode acontecer tanto no Wi-Fi quanto com a conexão de dados.
  2. Deixe as notificações mais discretas
  3. Sabe quando você deixa seu celular à mostra, por exemplo, na mesa do trabalho, e não quer que os olhos curiosos dos colegas avistem a prévia de suas mensagens quando chegar uma notificação?

Como Fazer Com Que Nenhuma Pessoa Desconhecida Me Mande Mensagem?

No iOS, você pode configurar para que somente o nome do contato apareça nesse alerta, sem a prévia do conteúdo. Basta acessar os “Ajustes” do aplicativo, ir em “Notificações” e desabilitar a opção “Mostrar pré-visualização”.

  • Já no Android o WhatsApp não oferece esse recurso, sendo necessário abrir as configurações de notificações do próprio sistema para impedir que os alertas do mensageiro apareçam na tela bloqueada.
  • Esconda sua foto de perfil
  • Para aqueles usuários mais discretos, que não gostam de estampar seu rosto em tudo quanto é foto de perfil, mas que também não deseja colocar uma imagem qualquer ali, o WhatsApp permite esconder sua foto de perfil.

Nos “Ajustes”, toque em “Conta” para abrir as opções de “Privacidade”. Em “Foto de perfil” você pode escolher se toda e qualquer pessoa visualizará essa imagem ou se deseja exibi-la para apenas para seus contatos, ou para ninguém.

Crie atalhos para conversas específicas

Já esta opção vale somente para Android: você, usuário do sistema do robôzinho verde, pode criar atalhos personalizados para algumas conversas, facilitando encontrá-las sempre que desejar sem perder tempo com essa busca.

Acesse as opções de “Conversas”, toque em “Conversas” específicas, “Menu” e, depois, “Criar atalhos”. Pressione o chat desejado para abrir o menu e, em seguida, adicione o atalho.

Veja as conversas mais recentes sem abrir o app

Mais um recurso disponível somente para iOS é este de poder ver as conversas recentes sem precisar abrir o aplicativo. Na verdade, quem faz isso é um widget chamado WhatsApp Recent Chats, que permite visualizar até oito de seus chats mais recentes

Na tela bloqueada, deslize com o dedo para o lado direito para abrir a tela onde, lá embaixo, há um botão “Editar”. Então, adicione o widget do WhatsApp que, em português, se chama “Conversas recentes”. Então, você verá a foto de perfil dos contatos que mandaram as últimas mensagens e, clicando em um deles, a conversa será aberta.

Envie a mesma mensagem para vários contatos

Você não precisa criar um grupo com todos os amigos para quem deseja perguntar se vai rolar o happy hour mais tarde. Muita gente não gosta muito de participar de trocentos grupos no WhatsApp, então o mensageiro permite que o usuário envie a mesma mensagem para vários contatos, separadamente.

  1. É só abrir a tela de conversas, e clicar em “Listas de transmissão”.
  2. Descubra há quanto tempo aquela pessoa está te ignorando
  3. Essa vai para quem tem um quê masoquista em seu coração: quando você enviar uma mensagem, e não obtiver resposta, você pode descobrir quando foi que o contato ingrato visualizou seu recado, mas escolheu não respondê-lo.

No iOS, é só deslizar com o dedo para a esquerda em cima da mensagem ignorada. Aparecerá uma tela mostrando o horário em que ela foi enviada, e a hora em que foi lida.

  • Já no Android, é só tocar no ícone “i” de informações daquela conversa.
  • Personalize as notificações
  • Para que as mensagens daqueles contatos mais importantes não fiquem perdidas no meio de tantas notificações de outras conversas, você pode personalizar esses alertas e dar uma atenção especial a determinados chats.

Ao clicar no nome do contato, dentro da conversa, abrirá um menu de opções de configurações especiais para aquela pessoa. Ali, existe a opção “personalizar toque”. Então, sempre que aquele amigo enviar mensagens, o toque da notificação será diferente.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Veja quais são os golpes mais comuns no WhatsApp e como se proteger – BBC News Brasil

  • Felipe Souza – @felipe_dess
  • Da BBC News Brasil em São Paulo

Como Fazer Com Que Nenhuma Pessoa Desconhecida Me Mande Mensagem?

Crédito, Reuters

Legenda da foto,

Fingir que teve o celular furtado para roubar um número de celular é um dos golpes mais comuns aplicados no Brasil

Uma oferta tentadora, uma ligação de um número desconhecido ou até um amigo muito próximo pedindo para que você pague um boleto. Também pode ser algum familiar pedindo um depósito bancário para ajudá-lo numa situação difícil. Essas são algumas das situações mais comuns que envolvem invasões a contas de WhatsApp.

A popularidade do aplicativo de troca de mensagens mais usado no mundo atrai a atenção de hackers e estelionatários.

A BBC News Brasil ouviu especialistas em segurança cibernética e policiais que atuam na área para entender como são aplicados alguns dos golpes mais comuns por meio do aplicativo no Brasil. Os especialistas e o próprio WhatsApp deram dicas para evitá-los.

Leia também:  Como Saber Quem Esta Conectado No Wifi?

Um dos golpes mais difíceis de serem identificados pelas vítimas é o do chip perdido. Isso porque o golpista rouba o número de telefone de uma pessoa, bloqueia a linha original e se passa pela vítima para extorquir dinheiros dos contatos dela.

Legenda da foto,

A principal maneira de se proteger de golpes e invasões no WhatsApp é ativar a autenticação em duas etapas

Primeiro, o golpista compra um chip novo e liga para a operadora se passando pelo dono do chip original. Ele diz que perdeu o celular ou teve o aparelho roubado. Assim, a central reativa o antigo número no novo chip. Com isso, o golpista tem acesso aos grupos e à lista de contatos da pessoa no WhatsApp.

Quando o novo chip é ativado, o original é bloqueado. Os criminosos fazem isso sem precisar invadir nenhum dispositivo e correndo pouco risco.

Com o controle do número, os bandidos entram em contato com amigos e familiares da vítima para extorqui-los. Na maior parte das vezes, o estelionatário diz que está precisando de dinheiro com urgência. Entre os argumentos, eles dizem que precisam pagar um tratamento médico ou quitar dívidas, por exemplo.

Como a foto e o número de telefone são de uma pessoa de confiança, muitos caem nesse golpe antes que a vítima consiga identificar o golpe e avisar seus conhecidos. Algumas vezes, o bandido ainda extorque o próprio dono do chip para devolver o número.

O especialista em segurança de dados e diretor de inovação da Mandic Cloud Bruno Almeida explica que a solução é ativar a verificação em duas etapas (saiba como abaixo). Com isso, a pessoa que ativa um novo chip precisará de uma segunda confirmação, por e-mail ou SMS, caso ela tente acessar o aplicativo de mensagens.

O especialista ressalta que esse golpe só é possível quando os bandidos tiveram acesso aos dados pessoais da vítima de alguma forma. Para evitar que isso ocorra, ele indica cuidado na hora de passar essas informações online.

“Os funcionários das operadoras pedem uma série de dados pessoais antes de ativar um novo chip. O ideal é fazer cadastros apenas em sites conhecidos para evitar que seus dados caiam em mãos erradas. Informações como nome, endereço, telefone e CPF são suficientes para cometer diversas fraudes”, afirmou.

Ao mesmo tempo, o presidente da SaferNet Brasil, Thiago Tavares, diz que essas informações podem ser conseguidas de outras maneiras pelos criminosos.

“Eles usam dados vazados encontrados na internet. Existem vários bancos de dados em que você consegue encontrar nome, CPF e data de nascimento de milhões de pessoas. O próprio governo já foi alvo disso. Um vazamento de dados do Departamento de Trânsito Estadual do Rio Grande do Norte (Detran) expôs as informações pessoais de 92 milhões de brasileiros em outubro de 2019”, afirmou.

Tavares diz ainda que esse golpe também pode ser facilitado por funcionários de empresas de telefonia envolvidas no esquema criminoso.

A autenticação de dois fatores é uma boa maneira de manter seus dados mais protegidos. Trata-se de uma camada extra de segurança que garante que as pessoas que estão tentando ter acesso a uma conta online são quem elas realmente afirmam ser.

Está disponível não só no WhatsApp, mas em diversos outros aplicativos.

No WhatsApp, a opção é chamada de “verificação em duas etapas”. Para acessá-la, vá até as configurações do app, entre na opção “conta” e em seguida “verificação em duas etapas” – tanto em Android como em iOS.

O aplicativo vai pedir para você escolher uma senha de seis dígitos, que será requisitada ocasionalmente.

Para ativá-la, primeiro é necessário digitar seu nome de usuário. Depois, em vez de ganhar acesso imediato à conta, é preciso fornecer uma segunda autenticação: a digital, um comando de voz, uma senha ou um código enviado por SMS para o seu celular.

7 dicas do WhatsApp que você talvez não conheça

Onipresente, nos celulares de crianças, jovens e do povo da terceira idade e até nas bancas de jornal, o WhatsApp é o embaixador do smartphone no Brasil, o motivo para muita gente ter aderido à versão esperta do bom e velho celular. Parte desse poder vem da sua simplicidade, mas mesmo um app tão intuitivo e fácil esconde alguns truques em suas poucas telas. Aqui estão sete dicas do WhatsApp que você talvez não conheça.

Os procedimentos são explicados com base no WhatsApp para Android, mas eles todos, com exceção da última dica, funcionam no iOS e Windows Phone com algumas variações nos locais onde as opções se encontram. Se tiver dificuldades em uma dessas outras plataformas, pergunte nos comentários.

Cadastre-se para receber a newsletter semanal gratuita:

1. Mais de um administrador no grupo

Sempre que alguém tem a brilhante ideia de dizer “vamos fazer um grupo no Whats!”, um dos amigos fica incumbido com a tarefa de criar o grupo e convidar o povo para ele. O bom, e algo que nem todos sabem, é que essa missão ingrata pode ser compartilhada por até cinco pessoas.

Para conceder privilégios de administração a alguém num grupo, entre nele, depois toque no nome do grupo para ver informações e a lista de membros. Localize o futuro administrador, toque e segure o dedo em cima do nome dele e, no menu que surge, toque em “Tornar admin do grupo”.

2. Download de fotos e vídeos sob demanda

Quanto menos memória sem smartphone tem, mais importante essa dica se torna. Por padrão o WhatsApp baixa fotos e vídeos automaticamente.

Isso pode ser um perigo para quem tem pouco espaço livre, já que, dependendo dos grupos de que você participa, a enorme vazão de imagens e vídeos enchem rapidinho a memória.

Outro cenário em que o download automático atrapalha é quando a franquia do 3G/4G é limitada. Sozinho, o WhatsApp pode acabar com ela num piscar de olhos.

Felizmente, existe uma opção que torna opcional o download de mídia. Isso evita que o app baixe todas as coisas que seus contatos compartilham. Feita essa mudança, você passa a escolher com um toque o que quer baixar.

Na tela principal, toque nos três pontinhos do canto superior direito, depois entre em “Configurações”. Na tela seguinte, toque em “Conversas e chamadas”. Agora, na outra tela que surgiu, em “Download automático”.

Existem duas opções, uma para a rede de dados (3G/4G) e outra para o Wi-Fi. O WhatsApp permite escolher o comportamento do download automático para imagens, vídeos e áudios, mas aquelas mensagens de voz push-to-talk (a de apertar, falar e soltar para mandar) são sempre baixadas automaticamente. Faça os ajustes da maneira que preferir.

3. Privacidade no WhatsApp

  • Caso seja reservado ou se preocupe com quem pode ter acesso às suas informações no WhatsApp, você pode praticamente restringi-las a apenas seus contatos e, esses, jamais saberem quando você está ou não online.
  • Entre novamente em “Configurações”, depois toque em “Conta” e, lá, na opção “Privacidade”.
  • O primeiro grupo de opções, “Quem pode ver meus dados pessoais”, engloba os seguintes itens:
  • Visto por último: exibe, abaixo do seu nome, o último horário em que você abriu o app do WhatsApp. Muita gente usa esse dado para aferir se uma mensagem enviada já foi vista e ignorada.
  • Foto do perfil: somente quem você adicionar à sua lista de contatos poderá ver sua foto.
  • Status: mesma coisa da opção acima, mas para sua mensagem de status.

Embora separada das demais, a última opção dessa tela se relaciona com as outras explicadas acima. É a “Confirmações de leitura”, aquele tique duplo azul que dedura quem já leu uma mensagem. Se você a desmarcar seus contatos não saberão mais quando você ler as mensagens deles e você não verá mais tiques duplos azuis nas suas mensagens quando elas forem lidas.

4. O que acontece ao bloquear alguém?

Ainda na mesma tela do item anterior, existe uma opção que lista os contatos bloqueados. Mas… o que acontece ao bloquear alguém no WhatsApp?

A pessoa que é bloqueada não recebe aviso algum, mas o contato se torna impossível e metadados de quem a bloqueou deixam de ser atualizados. A ajuda do WhatsApp explica as consequências que o bloqueio traz a quem o faz:

  • As mensagens do WhatsApp enviadas por um contato bloqueado não serão exibidas em seu smartphone e nunca serão entregues a você.
  • Suas informações de visto pela última vez e online não estarão mais visíveis aos contatos bloqueados.
  • Qualquer atualização feita à sua mensagem de status não será visível para seus contatos bloqueados.
  • Qualquer mudança na sua imagem de perfil não estará mais visível aos contatos bloqueados.
  • Você não poderá enviar mensagens ou fazer ligações a um contato bloqueado.

O texto ainda alerta que o bloqueio não remove o contato da lista do WhatsApp. Para fazer isso, só removendo ele da sua lista de contatos do celular, já que o app a utiliza como espelho para a sua própria lista.

Leia também:  Linkedin O Que É Como Funciona?

Para bloquear alguém, entre na tela de conversa com essa pessoa, toque no menu dos três pontinhos no canto superior direito, depois em “Mais”. A opção “Bloquear” aparecerá.

5. Arquivamento de mensagens

O conceito de arquivar mensagens é similar ao do Gmail. Para manter a aba de conversas limpa e organizada, pode-se arquivar conversas. Elas continuarão salvas no smartphone e acessíveis pela pesquisa, só não ficarão ali, visíveis na aba de conversas.

Para arquivar uma conversa (vale para contatos individuais e grupos), aperte e segure o dedo em cima dela e, no menu suspenso que surge, toque em “Arquivar conversa”.

Caso prefira arquivar todas as conversas, entre nas configurações do WhatsApp, depois em “Conversas e chamadas”, aí toque em “Histórico de conversas” e, por fim, em “Arquivar todas conversas”.

6. Listas de transmissão

Às vezes você precisa mandar uma mensagem para várias pessoas, mas não quer criar um grupo para isso. O WhatsApp oferece um recurso chamado lista de transmissão para casos assim. É como enviar um e-mail para vários destinatários em CCO, ou seja, você manda uma mesma mensagem para várias pessoas e cada uma delas a receberá como se fosse uma individual.

Para fazer isso, toque, na tela principal, no menu dos três pontinhos e, em seguida, em “Nova transmissão”. Na tela seguinte, use a pesquisa para encontrar os contatos a quem deseja mandar a mensagem. O WhatsApp alerta que apenas aqueles que têm você em suas listas de contato a receberá. Encontrados todos, toque no botão “Criar”.

A lista de transmissão se assemelha a um grupo ou contato qualquer. Escreva, mande, e todos os integrantes receberão a mensagem em conversas particulares, de onde poderão responder e dar continuidade ao papo.

A mensagem enviada dessa forma exibirá, ao remetente, o ícone de um alto-falante do lado.

A lista fica salva e pode ser usada mais de uma vez, tornando uma opção atraente para a divulgação de eventos, avisos e outros comunicados do tipo.

7. Backup do WhatsApp na nuvem

Se você discute questões importantes em grupos ou com alguns contatos pelo WhatsApp, utiliza ele como ferramenta de trabalho ou apenas gosta de manter tudo registrado, fazer backup do histórico de conversas é uma boa ideia.

No iPhone, há muito tempo o WhatsApp faz isso automaticamente via iCloud. Ao trocar de aparelho, basta solicitar a restauração do backup salvo na nuvem e tudo volta a ser como era antes.

O WhatsApp do Android faz backup diário no próprio smartphone. É meio inútil a menos que você use um cartão SD e pretenda reutilizá-lo num smartphone novo, afinal, a utilidade de um backup no próprio aparelho é mínima — se você o perde ou é roubado, não servirá de nada. Além disso, não é um processo trivial, como nos mostra a ajuda do app.

Centro de ajuda do WhatsApp – Como se manter seguro no WhatsApp

Sua segurança e proteção, assim como a de suas mensagens, são importantes para nós. Por isso, queremos que você conheça as ferramentas e os recursos que desenvolvemos para ajudar a manter sua segurança ao usar o WhatsApp. Nós também disponibilizamos alguns links para outros recursos que podem ser úteis para manter a sua segurança online.

Nossos Termos de Serviço

Os nossos Termos de Serviço são uma das formas de ajudar a manter a sua segurança no WhatsApp, e eles indicam as atividades proibidas no WhatsApp.

Por exemplo, enviar conteúdo (status, foto de perfil ou mensagens) que seja ilegal, obsceno, de ódio, difamatório, que contenha abuso, intimidação ou ameaça, que ofenda minorias raciais ou étnicas, que incite ou incentive comportamentos ilegais e que, em geral, seja inadequado, qualifica violação dos nossos Termos de Serviço. Nós baniremos usuários em caso de suspeita de violação dos nossos Termos de Serviço.

Para mais informações sobre quais tipos de atividades violam nossos Termos de Serviço, leia atentamente a seção “Uso aceitável de nossos serviços” em Termos de Serviço.

Recursos

No WhatsApp, nós criamos alguns controles básicos que você pode configurar como desejar para se proteger:

Controle quem vê suas informações

  • Você pode definir as opções de visto por último, foto de perfil e status da seguinte maneira:
  • Todos: visto por último, foto de perfil e status ficarão visíveis para todos os usuários do WhatsApp.
  • Meus contatos: visto por último, foto de perfil e status ficarão visíveis somente para quem está na sua lista de contatos.
  • Ninguém: visto por último, foto de perfil e status não ficarão visíveis para ninguém.

Se você desativar a confirmação de leitura, as marcas de tique azuis de confirmação de leitura não serão exibidas nas mensagens. Além disso, você também não poderá visualizar as confirmações de leitura de outros usuários.

Observação: as confirmações de leitura sempre serão exibidas em conversas em grupo, mesmo que você desative essa opção nas suas configurações de privacidade.

Saiba mais sobre as configurações de privacidade no: Android | iPhone

Controle o que você vê e com quem interage

Você pode impedir que números específicos entrem em contato com você no WhatsApp. Saiba mais sobre como bloquear e desbloquear um contato, e o que acontece quando você bloqueia um contato neste artigo.

Controle o que você compartilha

Você decide quais informações compartilha com quem no WhatsApp. Recomendamos que tenha cuidado quando decidir compartilhar qualquer tipo de informação. Pergunte a si mesmo: você gostaria que outras pessoas vissem esse conteúdo?

Ressaltamos que, no curso normal dos nossos serviços, nós não mantemos mensagens após a entrega ao destinatário. Para ajudar a garantir a segurança e a confidencialidade das mensagens, o WhatsApp não armazena as mensagens que você envia.

Entretanto, quando você compartilha uma conversa, uma foto, um vídeo, um arquivo ou uma mensagem de voz no WhatsApp, o destinatário passa a ter uma cópia dessa mensagem. Essa pessoa poderá compartilhar essa mensagem com pessoas dentro e fora do WhatsApp.

O WhatsApp também tem um recurso que permite compartilhar sua localização atual por meio de uma mensagem do WhatsApp. Compartilhe sua localização somente com pessoas em quem você confia.

Recursos avançados de segurança

Fazer denúncias ao WhatsApp

Você pode fazer denúncias por meio do próprio app.

  • No Android: abra o WhatsApp e toque em Mais opções > Configurações > Ajuda > Fale conosco.
  • No iPhone: abra o WhatsApp WhatsApp e toque em Configurações > Ajuda > Fale conosco.

Forneça o máximo possível de informações.

Importante: se você achar que sua integridade física ou psicológica (ou de qualquer outra pessoa) está sendo ameaçada, entre em contato com as autoridades policiais locais. Elas poderão prestar a assistência adequada para esses casos.

Denuncie ao WhatsApp o conteúdo que você considerar problemático. Observe que, para garantir a segurança e a confidencialidade das suas mensagens, geralmente não temos acesso ao conteúdo de nenhuma mensagem. Isso restringe a nossa capacidade de verificar a denúncia e de tomar as medidas cabíveis.

Se necessário, você pode tirar uma captura de tela que mostra o conteúdo e compartilhá-la, acompanhada das informações de contato disponíveis, com as autoridades responsáveis.

Denunciar

Ao receber uma mensagem de um número desconhecido pela primeira vez, você poderá denunciar o número diretamente na conversa.

Você também pode denunciar um contato ou grupo pelos dados do perfil. Para isso:

  1. Abra a conversa.
  2. Toque no nome do contato ou grupo para abrir os dados do perfil.
  3. Deslize até o final da página e toque em Denunciar contato ou Denunciar grupo.

Quando você faz uma denúncia, o WhatsApp recebe as mensagens mais recentes que o usuário ou grupo denunciado enviou para você, além de informações sobre as suas interações recentes com o usuário denunciado.

Banimento

Podemos banir contas se acreditarmos que elas violam nossos Termos de Serviço. Segundo nossos Termos de Serviço, podemos banir usuários sem notificá-los. É importante ressaltar que uma denúncia de violação dos nossos Termos de Serviço não necessariamente resulta no banimento do usuário ou em outras medidas contra ele.

Leia cuidadosamente a seção de “Usos aceitáveis de Nossos Serviços” em nossos Termos de Serviço para saber mais sobre como utilizar adequadamente o WhatsApp e quais atividades podem violar os Termos de Serviço.

Mensagens de conteúdo indesejado (spam) e de conteúdo duvidoso (hoaxes)

Nós trabalhamos de maneira diligente para reduzir o envio de qualquer tipo de conteúdo indesejado (spam) pelo nosso sistema. É nossa prioridade criar um ambiente no qual os usuários possam se comunicar com segurança.

Porém, assim como acontece com mensagens SMS e chamadas telefônicas, outros usuários do WhatsApp que têm seu número de celular podem entrar em contato com você.

Por isso, queremos ajudar você a identificar e saber como reagir a mensagens indesejadas e de conteúdo duvidoso.

As mensagens indesejadas e de conteúdo duvidoso podem vir de um de seus contatos e de outras pessoas. Essas mensagens espalham informações falsas e têm como objetivo enganar você, fazendo com que você se comporte de uma certa forma. Se uma mensagem parecer suspeita ou “boa demais para ser verdade”, não toque nela, não a compartilhe nem encaminhe.

Fique alerta caso a mensagem:

  • Apresente erros ortográficos ou gramaticais.
  • Peça que você toque em um determinado link.
  • Peça que você compartilhe informações pessoais, como número de cartão de crédito, conta bancária, data de aniversário, senhas etc.
  • Peça que você encaminhe a mensagem.
  • Peça que você abra um link para ativar um suposto novo recurso.
  • Diga que você vai precisar pagar para usar o WhatsApp. Lembre-se de que o WhatsApp é um app gratuito. Nós nunca pediremos que você pague para utilizar nossos serviços e você não precisa fazer nada além de criar uma conta para poder usar o WhatsApp gratuitamente.
Leia também:  Como Saber Que Tipo De Corpo Tenho?

O que fazer?

Ao receber uma mensagem de um número desconhecido, você tem a opção de denunciar o número ao WhatsApp pelo próprio app.

Se você receber conteúdo indesejado de um contato, apague a mensagem e não abra nenhum link nem forneça informações pessoais. Informe ao seu contato que o conteúdo da mensagem que ele enviou para você é indesejado (spam) e o direcione para esta página de segurança do WhatsApp.

Você também pode entrar em contato conosco pelo próprio app para fazer denúncias.

Recursos adicionais

  1. Se você acredita que você ou qualquer outra pessoa está em perigo iminente, entre em contato com as autoridades locais.
  2. Se você receber conteúdo que sugira que uma pessoa possa atentar contra a própria vida e estiver preocupado com a segurança dela, entre em contato com as autoridades locais ou com um centro de prevenção de suicídio.
  3. Se você receber ou encontrar conteúdos que indicam abuso ou exploração infantil, entre em contato com o National Center for Missing and Exploited Children (NCMEC – Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas em tradução livre).

Chega de chateação: veja como bloquear pessoas no WhatsApp

O WhatsApp é um aplicativo adorado por quase todos os brasileiros, mas, como tudo na vida, tem seu lado ruim. E as mensagens inconvenientes que vêm de estranhos ou de conhecidos que você não gosta fazem parte deste “lado negro”, junto com spam comercial e conteúdo desagradável (para alguns), como pornografia.

Mas isso pode ser facilmente resolvido. O WhatsApp te dá a opção de bloquear contatos e telefones inconvenientes de uma vez por todas.

  • Veja mais dicas de tecnologia

Só tem um porém: ela não funciona se você e o contato bloqueado fazem parte de um mesmo grupo. Neste caso, você deixa de receber as mensagens privadas dessa pessoa, mas continua recebendo as mandadas no grupo.

Como bloquear no celular Android

Para bloquear um contato salvo em seu telefone, você deve abrir o WhatsApp, tocar no botão Menu (aquele do canto superior direito da tela principal, com três pontinhos) e depois ir em Configurações > Conta > Privacidade > Contatos bloqueados.

Imagem: Reprodução

Toque no ícone de adicionar contato (um bonequinho com símbolo “+” no canto superior direito) para entrar na lista de contatos e buscar o indesejado que está te amolando. Selecione-o e pronto.

Para bloquear um contato que não esteja salvo no seu telefone, abra a conversa no WhatsApp com o tal contato e toque em “Bloquear”.

Quando você recebe uma mensagem de um número desconhecido, aparece a opção “Denunciar como spam e bloquear”, como na imagem que abre este tutorial. Ela faz com que esse usuário seja denunciado e bloqueado.

Imagem: Reprodução Mas e se, um dia, você quiser desbloqueá-lo? Só precisa repetir os passos e na tela de bloqueados, clicar e segurar o dedo em cima do contato bloqueado em questão. Vai aparecer uma opção “desbloquear (fulano)”. Clique nela e, daí por diante, vocês poderão voltar a trocar mensagens.

Como bloquear no iPhone

Os passos são parecidos, mas com nomes e visuais diferentes. Vá em Ajustes > Conta > Privacidade > Bloqueados > Adicionar Novo.

Selecione o contato que deseja bloquear.

Imagem: Reprodução Para desbloquear, vá em Ajustes > Conta > Privacidade > Bloqueados, deslize para a esquerda no nome do contato e toque em “Desbloquear”.

Para bloquear um contato que não esteja salvo no iPhone, abra a conversa com o número desconhecido e toque em Bloquear. Caso a mensagem seja um spam, você também terá a opção “Denunciar Spam”, e então toque em “Denunciar e Bloquear”.

Imagem: YVES HERMAN/REUTERS

Quais as consequências do bloqueio?

Bem, é uma via de mão dupla. O (a) bloqueado (a) não poderá mais te enviar mensagens, atualizações no WhatsApp Status nem ver aquelas suas informações “visto por último às tantas horas”, “online” ou mudança de foto de perfil.

E vice-versa. Portanto, se quiser distância da pessoa, lembre-se que você não conseguirá ver nada que venha dela também, a menos que faça o desbloqueio.

O bloqueio não remove o contato de sua lista do WhatsApp — nem você desaparece da lista de contatos da pessoa.

Para apagar um contato da sua lista do WhatsApp, você precisa apagá-lo da lista de contatos do seu telefone, indo no app Contatos, clicando na pessoa desejada e na opção “excluir”. No Android, esses passos variam conforme o modelo ou customização da fabricante do celular.

Perguntas Frequentes sobre Spam

P: O que aconteceu com a minha conta?

Quando os usuários tocam no botão “Denunciar spam” em um chat, eles enviam essas mensagens ao nosso time de moderadores para avaliação. Se os moderadores decidirem que essas mensagens são mesmo spam, a conta fica limitada temporariamente.

Isso significa que se você esteve enviando mensagens a desconhecidos ou postando spam em grupos você foi limitado.

P: Então eu não posso mais enviar mensagens?

Não é tão ruim assim. Usuários com contas limitadas podem enviar mensagens às pessoas que têm seu contato salvo. Você pode sempre responder a quem te enviar mensagens primeiro.

P: Por que eu fui denunciado?

A busca de usuários do Telegram não é uma ferramenta para fazer novos amigos. As pessoas normalmente não gostam quando algum desconhecido entram em contado com elas, e vão denunciar as suas mensagens se as acharem inconvenientes.

Por favor, certifique-se de que a pessoa está esperando uma mensagem sua antes de fazer contato. O mesmo vale para quem adiciona pessoas aleatóriamente a grupos e canais.

Em adição a tudo isso, administradores de grupos também podem denunciar aqueles que postam spam.

Naturalmente, todos as denúncias são verificadas por moderadores humanos. Se as mensagens conterem spam, a conta será limitada temporariamente.

P: Por quais motivos posso ser denunciado?

Em chats privados, o que você enviou não importa caso o recipiente não goste da mensagem. Pode ser uma foto, um link de convite ou um simples “olá”. Por favor, só entre em contato com quem você já sabe que está esperando uma mensagem sua.

Geralmente, as pessoas se incomodam ao receber anúncios irrelevantes, links, links de convite a grupos ou canais, fotos aleatórias e, sobretudo, qualquer coisa relacionada a comércio ou popularidade online. Se você enviar algo do tipo, será bloqueado e todos os outros ficarão felizes.

Os moderadores serão mais tolerantes em relação às mensagens em grupos, mas qualquer um que enviar spam ou anúncios irrelevantes será limitado.

P: O que eu faço agora?

Se isso aconteceu pela primeira vez (e você não fez spam em massa), muito provavelmente sua conta será limitada apenas por alguns dias. Por favor, espere e tente entender o lado das pessoas que querem ter paz ao usar o Telegram.

Limitações repetidas irão resultar em um período maior de bloqueio. Se você continuar a enviar mensagens não solicitadas para desconhecidos, pode perder a capacidade de fazer isso para sempre.

P: Eu li tudo acima e tenho certeza de que não quebrei nenhuma regra!

Se você tem certeza de que o limite foi aplicado injustamente à sua conta, por favor contate o nosso @SpamBot através do Telegram.

Desculpe-nos pelo inconveniente – mesmo os melhores sistemas, algorítmos e pessoas bem treinadas podem cometer erros às vezes.

P: Eu sei que estou errado. Por favor, me libere agora!

Desculpe, mas isso é impossível. Valorizamos muito a paz interior dos usuários do Telegram.

P: Eu acabei de me cadastrar e não enviei nenhuma mensagem ainda, mas minha conta está limitada

Alguns números podem desencadear uma resposta severa por parte de nosso sistema. Seja por conta das atividades dos donos anteriores ou porque os números vêm de certos serviços VOIP. Desculpe-nos se isso fez sua conta ser limitada sem motivo.

Se você acha que esse é seu caso, por favor contate o @SpamBot e conte sua história.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*