Como Fazer Com Que Algo Aconteça?

por Maria Confort

Como Fazer Com Que Algo Aconteça?

Não, não é papo de autoajuda e nem jogo de pirâmide. Não queremos te fazer comprar produto algum e nem te vender qualquer curso.

  • Quando falamos do poder da mente, estamos falando da sua própria capacidade de mudar a sua vida.
  • A maioria de nós está ciente da existência de uma mente “subconsciente” – mas não sabemos necessariamente o que ela é, o que faz ou como a dominamos.
  • Como usar o poder da mente para conseguir tudo o que você quer!
  • A verdade é que seu poder mental subconsciente é um aliado incrível quando você o domina, mas se ele permanecer indomável, pode direcionar a direção de sua vida de maneiras indesejáveis.

O subconsciente e o poder da mente

Como Fazer Com Que Algo Aconteça?

O subconsciente não é algo imaginário. É muito real e uma parte integrante de você, que pode ajudá-lo a destravar o poder da sua mente.

Ele funciona como se fosse um computador cujo único objetivo é criar a forma com a qual você experiencia a vida.

Durante toda a sua vida, você programou seu subconsciente com hábitos e crenças de pensamento. Assim como qualquer um de seus outros hábitos, os pensamentos que você repetiu para si mesmo se tornaram hábitos.

Não há diferença entre um hábito, como a sequência de ações que você usa para amarrar seus sapatos e o hábito de pensar em si mesmo de uma determinada maneira.

O poder da repetição

Como Fazer Com Que Algo Aconteça?

A repetição cria hábito. Esses hábitos mentais são combinados com coisas que você ouviu de pessoas importantes para você (como seus pais) e suas próprias experiências pessoais para formar uma rede incrivelmente complexa de crenças que o ajudam a entender e a negociar o mundo.

A mente subconsciente não faz nenhum pensamento criativo. Esse não é o seu trabalho.

  1. Não consegue distinguir entre o que é “imaginário” e o que é “real”.
  2. Qualquer pensamento que você repita várias vezes e qualquer imagem visual que você cria e mantém em sua mente repetidas vezes são exemplos do “sistema operacional” sua mente subconsciente.
  3. Seu trabalho é armazenar, organizar e interpretar dados de seus pensamentos predominantes.
  4. Seu trabalho é atrair ou ajudá-lo a criar as circunstâncias que correspondem às imagens e pensamentos que você imprimiu nele e automatizar muito de seus comportamentos e padrões de pensamento.

Como Fazer Com Que Algo Aconteça?

É algo muito poderoso, quando você pensa sobre isso. O poder da mente – e do subconsciente – é algo incrível.

  • O problema é que muito do que foi impresso ou programado na mente subconsciente poderia ser chamado de “programação defeituosa”.
  • Exemplos de programação defeituosa são os hábitos de pensamento, como dizer a si mesmo que você não pode fazer algo, não pode ter algo, não merece algo, etc.
  • Quando você repetir isso com bastante frequência, ao ponto de se tornar parte de sua programação, você não consegue evitar criar situações em sua vida que validam e expressam o que você mantém em sua mente subconsciente.

A mente consciente é como se fosse “o programador”. É a mente pensante, a mente criativa.

  1. No entanto…a mente consciente é influenciada por filtros que seus pensamentos predominantes criaram e armazenaram no subconsciente.
  2. A mente subconsciente, assim como um computador, não julga nem discrimina entre o que pode e o que não pode ser alcançado ou obtido.
  3. No entanto, a mente consciente avalia uma situação e diz: “você não pode fazer isso ou ter isso” com base na programação em vigor dentro do subconsciente!
  4. Como você pode ver, pode ser um círculo vicioso.
  5. Quando você aprende a dominar sua mente consciente e imprime a programação certa no subconsciente, você será absolutamente imparável.
  6. Você terá então o controle total dos incríveis poderes da mente subconsciente para conscientizá-lo das oportunidades, pessoas, recursos e situações de que precisa para ter ou fazer algo, e isso tornará suas ações fáceis e naturais.
  7. Manifestando o que você quer realmente será fácil quando você aproveitar o poder de sua mente subconsciente.

Entendendo a realidade

Como Fazer Com Que Algo Aconteça?

A realidade física, assim como seus pensamentos e emoções, nada mais são que vibrações de energia. Esses “pacotes” de energia podem se comportar de qualquer forma que são influenciados por outros “pacotes” de energia. Isso basicamente significa que a energia de seus pensamentos pode influenciar o seu comportamento e as coisas que você atrai para a sua vida.

O que você focaliza (seus pensamentos predominantes) é o que você atrai.

Então, pense no seu discurso interior. O que sua mente teme? Em que ela acredita? O que você diz a si mesmo, dia após dia?

  • O que sua mente faz quando você introduz uma nova ideia que está em conflito com sua programação subconsciente?
  • Na maioria das vezes, não estamos conscientes do nosso discurso interior.
  • Passamos pelos nossos dias no piloto automático – a maioria de nossas ações e padrões de fala não são nada além de dados regurgitados armazenados no subconsciente.

Sim, isso facilita a vida. Imagine como seria difícil pensar em amarrar seus sapatos toda vez que você tivesse que fazer isso. É muito esforço mental. Por isso, a ação se tornou automatizada.

Guiando seu subconsciente através de exercícios

Como Fazer Com Que Algo Aconteça?

  1. Ter a consciência do seu discurso interior te dará a informação que você precisa para dominar sua mente.
  2. Se suas circunstâncias não são do seu agrado, é porque você tem pensado e se sentindo de uma maneira que apontou sua mente em uma certa direção, e é para onde sua vida está indo.
  3. Então, quando você se torna consciente da natureza do seu discurso interior, você pode imprimir uma nova programação e mudar totalmente a direção de sua vida.

Pode ser humilhante, mas excitante ao mesmo tempo, perceber quão poderosos são seus pensamentos em manifestar suas circunstâncias. A mente subconsciente opera com o hábito.

Então, imprimindo pensamentos positivos, otimistas, “sim, eu posso fazer” repetidamente até que se tornem hábitos, você irá substituir os velhos hábitos e criar caminhos neurais baseados no pensamento positivo “eu posso ser/fazer/ter…”.

Como Fazer Com Que Algo Aconteça?

Mudança vem de dentro. Você pode mudar de emprego, terminar relacionamentos, mas, a menos que “mude de ideia” dentro de você, atrairá mais do mesmo. Ou suas alterações serão temporárias na melhor das hipóteses.

  • A meditação é a melhor maneira de se sintonizar com o mundo interior e as imagens que você pinta.
  • Uma prática diária de meditação pode transformar sua vida, à medida que você se torna consciente desse mundo interior, domina sua mente e reprograma seus pensamentos dominantes.
  • Você pode se surpreender com quantos pensamentos você habitualmente acha que estão na verdade te afastando do que você quer.
  • Mas pela prática diária, você pode imprimir a programação certa.
  • Então, você notará a sincronicidade em todos os lugares.
  • A vida se tornará incrivelmente divertida quando seu mundo exterior se tornar um espelho para a nova grandiosidade que você mantém em seu mundo interior.

Um exercício prático para começar

Como Fazer Com Que Algo Aconteça?

1. Vá para um lugar calmo onde você não será perturbado.

Deite-se de costas com os pés ligeiramente afastados, os braços levemente estendidos do corpo, as palmas das mãos viradas para baixo e assegure-se de estar o mais confortável possível.

Você não quer que nada o distraia de relaxar (ou seja, som, temperatura, celular, etc).

2. Fixe os olhos em um ponto no teto e comece tomando três respirações longas e profundas.

Expire profunda e vagarosamente e sinta uma onda de relaxamento se aproximar de você ao soltar qualquer preocupação ou tensão que possa estar sentindo. Na terceira respiração, deixe suas pálpebras fecharem.

3. Tome 7 respirações mais profundas, cada vez imaginando-se afundar mais profundamente na cama.

Com cada respiração, pense consigo mesmo “cada vez mais fundo” à medida que seu corpo se torna mais e mais relaxado.

Após 7 respirações, você deve estar em um estado de relaxamento profundo. Se você não estiver, continue a respirar profundamente e espere até que todos os músculos do seu corpo se sintam completamente livres de tensão.

Leia também:  Como Posso Saber De Que Origem Sou?

Como Fazer Com Que Algo Aconteça?

Quando você alcança esse estado de relaxamento, seu subconsciente não precisa trabalhar tanto em coisas como mover músculos, rastrear funções motoras e regular a temperatura, por isso tem toda a sua atenção.

Em termos científicos, seu cérebro muda de produzir Beta Waves – que são produzidas em seu estado altamente consciente – e começa a produzir Theta Waves. Essas ondas naturalmente aliviam o estresse e nos permitem influenciar nossas mentes subconscientes.

4. Depois de ter alcançado o relaxamento completo, comece a visualizar seu dia perfeito.

Um onde você é a versão ideal de si mesmo. Você acorda e está imediatamente no topo do seu jogo.

Você tem foco e determinação inabaláveis. Passe o dia todo e todas as decisões importantes que você vai tomar como o ideal para você.

  1. Imagine-se como um atleta de ponta, passando pelo treino com intensidade e foco.
  2. Imagine-se trabalhando cedo, realizando seus objetivos e obtendo resultados.
  3. Esses são apenas alguns exemplos, então faça o que você acha que a melhor versão de si mesmo faria, mas concentre-se em tomar as decisões certas.

O que esse exercício fará?

Como Fazer Com Que Algo Aconteça?

  • Este exercício reforçará a sua mente subconsciente a ser a versão ideal de si mesmo.
  • Então, quando você chegar às decisões reais em seu dia como, por exemplo, realizar metas de vendas ou ir para a academia, sua mente subconsciente começará a se identificar com a melhor versão de si mesmo.
  • Isso não acontecerá da noite para o dia, mas praticando o bastante, as decisões serão automáticas.
  • Tente fazer este exercício por 20 minutos por dia e prepare-se para sentir a diferença.

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.

A felicidade não é uma meta, mas um estado de espírito. As pessoas esquecem que, embora seja verdadeiro que você se sinta feliz quando alcança seus objetivos, a felicidade diária é uma experiência.

Alcançar seus sonhos é uma maneira de como ser mais feliz, mas não substitui a tristeza. Na verdade, sentir felicidade ao alcançar seus sonhos é uma das chaves mais importantes para alcançar seus objetivos.

  • OBS: Preparamos uma apresentação com as principais dicas para ser feliz desse artigo. Confira a apresentação clicando na imagem abaixo
  • 10 coisas que podem impulsionar sua felicidade from Agendor
  • Veja também: 28 mensagens de incentivo e motivação para vendedores saírem da zona de conforto

Como ter uma vida feliz

Quer saber como viver para ser feliz?

Ora, se a felicidade gera mais felicidade e sucesso, como é que alguém chega lá, se eles não estão se sentindo felizes agora?

Felizmente, há uma resposta simples para isso. Tudo que as pessoas precisam fazer é desistir de certas coisas negativas que os arrastam para baixo.

  1. Existe uma grande quantidade de bagagem que as pessoas transportam que impede a experiência da alegria.
  2. Pense nessas coisas como bloqueios para o bem da felicidade que existe dentro de cada um.
  3. As pessoas podem e são bem sucedidas em suas tentativas para remover essas coisas prejudiciais de suas vidas.

E todos podem fazer isso. Contanto que ele ou ela saiba qual tipo de bagagem deve deixar de lado, certamente as pessoas vão descobrir que sempre foram felizes.

Para ajudar você a encontrar o caminho da felicidade, aqui estão 10 dicas de como impulsionar a sua felicidade.

Como Fazer Com Que Algo Aconteça?

10 coisas que podem impulsionar a sua felicidade

Veja mais: O valor de um vendedor feliz para os bons resultados de uma empresa

10 dicas para ser feliz

Confira nossas dicas, com elas vai ser fácil aprender a ser feliz:

#1. Esqueça a inveja

Algumas pessoas pensam que se comparar com os outros é algo bom. Poderia ser, se o objetivo fosse uma competição.

Tenha uma meta para se motivar. Mas ele começa a ser prejudicial quando as realizações dos outros trazem sentimentos invejosos. Não tem como ser feliz pensando assim.

Ao ter as suas próprias metas, você estará mais focado no que poderia acontecer com você mesmo do que simplesmente alcançar os outros.

#2. Perca o medo da mudança

Este é um importante segredo para ser feliz. Na maioria das vezes, mesmo que a situação atual seja como o inferno, muitas pessoas se recusam a ceder.

Elas sabem que não estão confortáveis onde estão. É que eles temem as novas coisas ainda mais do que as atuais – mesmo quando elas não são boas.

Eliminar esse sentimento de suas vidas vai abrir novos caminhos e um novo mundo para que você se descubra. Seja capaz de decidir mudar e enfrentar as coisas, esse é o sentimento mais emocionante que alguém poderia experimentar.

Como Fazer Com Que Algo Aconteça?

Não tenha medo da mudança. Quando nos abrimos para a mudança, coisas maravilhosas acontecem.

#3. Abra mão do controle

  • Embora muitas pessoas queiram ter o poder de controlar a forma como anda as suas vidas, e talvez até mesmo como a vida dos outros funciona, nem tudo pode ser controlado.
  • Às vezes, não importa o quanto eles tentem, nem tudo acontece do jeito que querem.
  • No entanto, uma vez que as pessoas começam a reconhecer que certas coisas e eventos estão fora de seu controle, eles podem começar aceitar melhor aquilo que a vida lhes dá: coisas para ser feliz!

#4. Diminua o excesso de trabalho

A realização profissional leva um monte de empreendedores e profissionais a trabalharem por longas horas.

Obviamente que esses sacrifícios acontecem para que possamos realizar nossos sonhos, mas precisamos de algum equilíbrio em nossas vidas, para que possamos ser felizes.

Alcançar as metas é muito bom, mas dar um tempo para outras partes importantes da nossa vida (amigos, família e passatempos) é melhor ainda. Não tem como ser feliz sem relaxar de vez em quando!

#5. Esqueça a culpa

Às vezes as coisas dão errado. Seja no trabalho, ou em alguma outra área da sua vida, as pessoas sentem a necessidade de colocar a culpa em alguém quando algo acontece.

É como um mecanismo de enfrentamento: as pessoas simplesmente não querem se sentir responsáveis por tudo de ruim que acontece.

Ao fazer isso, as pessoas podem se concentrar em soluções e sair de uma situação ruim.

Como Fazer Com Que Algo Aconteça?

Se você não se livrar da culpa, ela vai impedi-lo de seguir em frente e ser feliz.

#6. Pare de reclamar

  1. Esta é outra regra importante para quem quer descobrir como ser feliz.
  2. Pessoas que reclamam constantemente não apenas arruínam a sua própria felicidade, mas também a felicidade dos outros.

  3. A única coisa que as pessoas certamente poderiam controlar é a sua reação aos acontecimentos infelizes.

  4. Uma das melhores coisas que as pessoas poderiam fazer é parar de reclamar, e começar a olhar para os problemas com uma nova visão, e sentido de oportunidade.

#7. Pare de achar que você precisa estar certo o tempo todo

Ninguém detêm o poder de saber tudo o que há para saber. Então, por que algumas pessoas insistem que estão sempre certas?

Mesmo que estivessem certas, teria valido a pena discutir com os outros por causa disso? Às vezes é melhor investir nos relacionamentos do que achar que sempre tem que estar certo.

#8. Esqueça as crenças que limitam você

O sentimento de incapacidade, ou a crença de que nossa capacidade é limitada, é um dos maiores obstáculos até a felicidade.

Quando você simplesmente abre mão disso, o mundo vai começar a revelar as suas possibilidade ilimitadas para você.

Como Fazer Com Que Algo Aconteça?

Nem toda crença nos empurra pra frente. Algumas delas nos prendem à infelicidade.

#9. Desista das más companhias

As pessoas são facilmente influenciadas por seus pares. O ser humano é uma criatura social que adota os hábitos e valores das pessoas que o rodeia.

Leia também:  Como Se Escreve Porque Em Espanhol?

Maus amigos que influenciam as pessoas a serem menores do que poderiam ser irão impedi-lo de experimentar a felicidade que eles merecem.

Em vez disso, as pessoas devem se cercar de companhias que inspiram você a viver a sua vida ao máximo e te mostram como ser feliz.

#10. Esqueça o passado

É certo que o passado está cheio de experiências boas e ruins. Mas essas experiências são destinadas a construir quem somos.

O passado não deve ser uma gravação de arrependimento que as pessoas olham para trás a maior parte do tempo.

O passado deve ser uma fonte de sabedoria, para empurrar as pessoas para se tornarem ainda melhores, e assim continuarem a viver a vida feliz que eles merecem viver.

como ser feliz: dê espaço para a felicidade em sua vida

Quando você se preocupa demais, se cobra demais e não está aberto para a felicidade, ela simplesmente vai começar a se afastar de você.

Assim, a sua vida não terá espaço para a felicidade, já que você está envolto em tantos hábitos ruins que não tem tempo de apreciar as coisas boas.

Para receber a felicidade é preciso estar aberto à ela. Estar pronto para receber o que ela pode oferecer a você, e simplesmente saber que, se hoje as coisas não foram como você imaginou, elas podem ser melhores amanhã.

Quando você percebe que não precisa ter para ser feliz, mas sim ser você mesmo, a felicidade toma conta de sua vida.

Agora que você viu todas essas dicas para a felicidade e entendeu que a felicidade te ajuda a superar desafios, baixe nosso e-book gratuito: Desafios do profissional de vendas

Oração poderosa para conseguir algo impossível

Como Fazer Com Que Algo Aconteça?

Será que existem palavras chatas de pronunciar no nosso dia a dia, que tem uma conotação negativa? Sim, e como tem palavras negativas. Há muitas palavras que deviam até ser proibidas de dizer e até existir. Entre muitas, a palavra ”difícil” e “impossível” deviam ser eliminada do Universo.

Toda vez que falamos que algo e difícil ou impossível de fazer ou acontecer, tenha a certeza que estamos colocando mais “pedras” na sua concretização.

Mas, ainda bem que somos seres inteligentes e que podemos mudar nossos pensamentos, palavras e padrões vibratórios. Ao invés de dizer “é difícil”, vamos falar que “vou fazer”, “vou conseguir” e “vou vencer”.

Só que muitas vezes as palavras negativas estão tão enraizadas em nossas vidas e mente que temos que ser mais radicais e persistentes.

Há um dito popular que diz “que para Deus nada é impossível”. Será mesmo? Não seria só uma desculpa ou uma forma de nos enganar? Para quem não acredita em milagres ate pode ser verdade.

Mas, para todos aqueles que não acreditam em milagres ou Deus e estão passando problemas com soluções difíceis, eu tenho uma boa noticia para dar:

“ Deus acredita em você e na solução dos seus problemas.”

Logo, “nunca diga a Deus que você tem um grande problema e sim, diga ao problema que você tem um grande Deus!”. Nunca deixe de acreditar nas soluções e em milagres. Não feche sua mente e olhos para possíveis soluções.

Tem gente que fica brigando com Deus, a Vida e o Universo por que estão cheio de problemas e que não consegue resolver.

Brigar ou reclamar do problema num primeiro momento e normal. Mas, ficar o tempo todo reclamando do problema, só irá piorar a situação e não terá solução nenhuma.

  • Agora, quando paramos de reclamar e pedir ajuda através de orações ou mentalizações, começamos a captar saídas ou ter respostas e ate ajuda para resolver o problema.
  • Muitas pessoas fazem a Oração Poderosa para Conseguir algo Impossível e tem respostas rápidas e fantásticas.
  • Até milagres ocorrem no caso de situações que dizem não ter mais solução ou curas.
  • Mas, para ter esta cura, milagre, solução ou resposta para resolver o problema, terá que ter fé em si e em alguma energia superior ou em Deus.

Terá que se mexer, chegar ate Deus e pedir sua ajuda em uma situação impossível. Tenha a certeza que será atendida.

Que mal fará fazer a Oração? Não acredita em Deus ou não fé?

Não se preocupe. Deus e Universo iram atender seus pedidos e terá suas soluções.

Oração poderosa para conseguir algo impossível ou difícil

Criador do mundo, Tu que dissestes,  peça e receberás, inclinai Teus ouvidos a esta humilde criatura.  Na Glória do Teu Poder Ouve a minha prece  Ó Pai amado.

  Fazei que por Vossa Vontade  eu obtenha a graça que tanto almejo  e necessito para minha vida  (fazer o pedido) e que isto seja feito pelo Poder do Eu Sou.

Deus supre agora todas as minhas necessidades,  EU SOU a Sua abundância e riqueza  presentes em minha vida 

  1. e em todo o Universo. 
  2. EU SOU A SUA PERFEIÇÃO presente em minha agora.
  3. EU SOU a SUA Oportunidade presente em minha Vida Agora.
  4. EU SOU O PLENO AMOR presente em minha vida agora.

Fazer esta prece diariamente, 7 vezes seguida. Rezar também o Salmo 23. O Senhor é meu pastor  Nada me faltará.

Ele me faz repousar em pastos verdejantes Leva-me para junto das águas de descanso Refrigera-me a alma Guia-me pelas veredas da justiça Por amor do seu nome, Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, Não temerei mal algum, Porque Tu estás comigo.

A Tua vara e Teu cajado me consolam Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, Unges-me a cabeça com óleo, O meu cálice transborda Bondade e misericórdia certamente me seguirão Todos os dias da minha vida E habitarei na Casa do Senhor 

Para todo o sempre.

Ficou com dúvida? Quer saber mais sobre o trabalho de Franco Guizzetti? Orientação Pessoal, Feng Shui e Coaching Holístico?  Entrar em contato com ele, clique aqui.

Planejamentos e imprevistos: como lidar quando você se planeja mas algo inesperado acontece

Quando se fala em planejamento pessoal e das atividades, um problema que sempre emerge é: o que fazer quando a gente se planeja mas acontece algum imprevisto? “Imprevisto” aqui engloba qualquer coisa inesperada, desde o computador pifar até o seu chefe te chamar na sala dele para uma reunião de última hora que toma preciosas horas do seu dia.

Bem, o primeiro ponto é lembrar que os planejamentos não vão garantir que você saiba exatamente o que vai acontecer. A vida por si só é imprevisível. E querem saber? Ainda bem! Já pensou que chato que seria se a gente soubesse o que vai acontecer em 100% do tempo?

Em segundo lugar, acho que entra aqui a forma como nós encaramos os imprevistos. Se você passar a ver os imprevistos como oportunidades de aprendizado, o modo mental de lidar com aquilo até muda. Coisas inesperadas podem trazer oportunidades. Na pior das hipóteses, nos ensina sobre uma administração melhor da nossa rotina. Quer saber como? continue lendo.

Como Fazer Com Que Algo Aconteça?

David Allen, o autor do método GTD (que eu uso), diz que toda pessoa, não importa seu grau hierárquico ou tipo de atividade, tem três tipos de atividades em um dia de trabalho: as atividades já planejadas (que você já sabia que ia fazer), as atividades não planejadas e o tempo que você dedica a processar “entradas” (e-mails, mensagens, notas de reuniões etc). Logo, sabendo disso, precisamos entender que o dia precisa abrigar esses três tipos de atividades. Na prática, significa deixar tempo livre para abrigar o não planejado. É saber que ele vai acontecer, inevitavelmente, mas você tendo consciência disso não deixará que esse não planejado atrapalhe o que você se programou para fazer.

Veja, a vida muda o tempo todo. Quando passamos a nos organizar – e o planejamento das atividades faz parte disso – passamos na verdade a desenvolver uma mente mais presente, mais plena, mais engajada.

E, a cada dia que passa, vamos mantendo aquilo que for mais significativo, mais prioritário, mais coerente. Mas é uma jornada. E, como toda jornada, encontraremos obstáculos, desafios, dias melhores que os outros.

Leia também:  Como Esquecer Alguem Que Não Te Ama?

A gente precisa ser um pouco mais compassivo consigo mesmo e aprender a se perdoar caso as coisas não tenham saído exatamente como se tinha planejado. É perfeitamente normal não dar conta “de tudo”.

[Tweet “Ter uma vida organizada é uma jornada. Aprenda a se perdoar quando algo não sai conforme o planejado. É ok não dar conta de tudo!”]

Quando você se planeja para realizar uma determinada atividade e não consegue realizá-la por qualquer motivo, é inevitável se sentir frustrado.

Agora, o que pode ajudar a lidar com essa frustração é você pegar aquela atividade que não fez e aprender com ela. O que aconteceu? Por que não consegui fazer? Às vezes você abrigou outra atividade que era mais importante.

Então essa análise te permite ficar mais ok com aquilo que você deixou de fazer.

Quando eu não consigo fazer algo que tinha me proposto a fazer, não fico mais me martirizando por isso. Simplesmente acontece e faz parte da vida. Peço desculpas se envolvia outra pessoa, mas perdôo principalmente eu mesma.

Porque a lista de coisas a fazer é infinita, mas a minha vida não. E eu sei que faço o melhor uso do meu tempo, porque sou uma pessoa organizada.

Se não consegui executar aquilo por qualquer motivo, sei que não é para eu me culpar.

Eu tenho alguns outros textos aqui no blog que podem ajudar você a não se frustrar (ou a se frustrar menos) quando as coisas não saírem como o planejado:

A leitura dos textos acima certamente te ajudará a lidar melhor com o não planejado em seus planejamentos pessoais. ????

Arrependido de algo? 5 dicas para usar esse sentimento de forma positiva

Ser humano é tomar decisões erradas, propositalmente ou não. Fazer algo imprudente, ou para o qual não está devidamente preparado, negligenciando partes importantes, sob influência de drogas ou tudo isso junto, não importa: ser humano é ser imperfeito, é ter sido injusto ou até se acovardado. E arrepender-se é algo que nos faz humanos. Todo mundo se arrepende na vida. E tudo bem.

“Quando cometemos erros ou escolhas consideradas erradas, o arrependimento pode servir de um aprendizado sobre nós e sobre o outro, gerando um sentido de responsabilidade e cuidado”, afirma Audrey Setton, psicóloga e psicanalista, secretária-adjunta da diretoria da SBPSP (Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo).

Se o arrependimento for usado apenas como culpa e como autorrecriminação ele gera menos valia e depressão, não permitindo a expansão do que a psicanálise chama de “aprender com a experiência”. Pode ser que uma pessoa realmente arrependida pague caro com seus sentimentos por um bom tempo.

“O arrependimento pode ter a função de acabar como sua energia para vida ou te fazer melhor, dependerá do que você vai fazer com seu sentimento”, analisa Luiz Carlos Scocca, psiquiatra e médico colaborador pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP). Assim, complementa, dependendo do que faz, o arrependimento pode destruir sua saúde mental, mas pode também te deixar mais forte, na medida que mostra o quão humano você é e o quanto pode melhorar.

Quer usá-lo de um jeito positivo? Reunimos cinco dicas para isso a seguir:

1. Aceita que dói menos

Imagem: Istock

Um estudo feito por pesquisadores chineses, publicado no The Journal of General Psychology concluiu que o arrependimento gera um esgotamento mental, enquanto quando utilizado de forma positiva, acontece o oposto. O estudo mostrou que o arrependimento prejudicou o desempenho em tarefas subsequentes. Além disso, encontrar benefícios nos eventos que provocam arrependimentos melhorou o desempenho nas outras tarefas seguintes. Ou seja, após o primeiro sentimento de negação, a análise e compreensão do ocorrido, seguido pela aceitação e as possibilidades de mudança, mudaram os sentimentos das pessoas em relação aos acontecimentos que geraram os arrependimentos.

2. Desapegue e deixe ir

Arrependimentos podem ser torturantes. Ainda mais quando se tornam uma ideia ou pensamento fixo. “Uma pessoa presa em um ciclo de arrependimento devido à sua rigidez e inflexibilidade não sairá do lugar, tamanha a energia mental que isso exigirá”, explica Scocca.

Reconhecer que o que está feito está no passado e não existe a possibilidade de voltar no tempo é a maneira mais sensata de seguir em frente. Deixe o passado onde ele deve estar e deixe ir os sentimentos negativos: se não é possível voltar, é possível trilhar um novo caminho, com os aprendizados e sentimentos obtidos.

O arrependimento pode mostrar o que não fazer ou repetir no futuro.

3. Mude os hábitos para não cometer sempre os mesmos erros

Imagem: iStock

Já aconteceu com você de ter de acordar às 06h da manhã e ficar até às 03h navegando na internet ou assistindo TV? Ou ainda ir ao supermercado e comprar todas as besteiras que você sabe que irá devorar tudo de uma vez e que não te fazem bem? Aí depois você se arrepende e pensa: nunca mais faço isso. Mas não demora muito e lá está você novamente agindo da mesma forma. Essas condutas roubam enorme energia.

Analise esses comportamentos nocivos e aprenda como funcionam suas armadilhas. “Isso é aquisição de autocontrole e aqui o arrependimento pode te ajudar a gradualmente mudar esses hábitos que te incomodam ou prejudicam”, orienta Scocca.

4. Desconfie da negação

Quem diz que não tem arrependimentos, é possível que esteja perdendo uma grande oportunidade de ser melhor, pois está em negação. “Sempre desconfie da negação! É um dos mais primitivos mecanismos de defesa e pode impedir o crescimento”, diz Scocca.

Mesmo para grandes questões, exemplifica o psiquiatra, como “trabalhei demais e não vi meus filhos crescerem”, ou “comecei tarde demais a preparar minha aposentadoria”, ou ainda “fiquei tempo demais naquele relacionamento tóxico”, é importante lembrar que errar e se arrepender são fatos e emoções humanas e que nunca é tarde para você. “Ainda que só reste o arrependimento, é possível carregá-lo, porque, novamente, é humano. Acredite que sempre está aprendendo, mesmo quando for bem velhinho estará aprendendo. Acredite que é capaz. Você não acredita mesmo que só fez escolhas erradas na vida, não é?”, indaga.

5. Respeite o tempo

Imagem: iStock

Dar tempo para o arrependimento acontecer também é importante. Demora menos para se arrepender de não ter trazido o guarda-chuva do que ter alugado aquele apartamento que tem tanto barulho à noite. É muito difícil mudar hábitos, como ficar demais no computador, ou no celular, por exemplo. A dica do Scocca é agir como se você tivesse feito um trato: o de ir mais cedo para cama sem nenhum aparelho e tente pensar no conforto de fechar os olhos, ouvir uma música sua e a delícia de cair no sono. Mas tente fazer isso gradualmente. “Não vai te impedir de errar de novo. Mas, aos poucos, vai fazer uma mudança na maneira como você pensa, te ajudará a ganhar melhores hábitos e, talvez, quem sabe um pouco —é o que lhe desejo — se perdoar”, conclui.

Pare para pensar que todo mundo já errou, erra e errará, como você. Seus ídolos, seus heróis, todos erram. A soma de seus erros e arrependimentos é o que te trouxe até aqui, até onde você está agora e ajudaram a construir a pessoa que você é hoje.

Valeu a pena para você? Se sim, você conseguiu transformar o arrependimento de algo que não te agradou em algo positivo. Mas se a pessoa que você é ou se onde você está não te agrada, mude.

Reveja todos os seus arrependimentos e os utilize para ajudar a construir a pessoa que você quer ser ou em que lugar você quer estar no futuro.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*