Como Fazer Com Que A Menstruação Desça?

Os chás para descer a menstruação atrasada são aqueles que causam a contração do músculo uterino e que, por isso, estimulam a descamação do útero.

A maior parte dos chás usados para este fim não possuem comprovação científica em humanos, mas são utilizados muito frequentemente na medicina tradicional de alguns continentes, especialmente na América do Sul, África e Ásia. Além disso, algumas plantas também possuem resultados comprovados em investigações feitas em ratos.

Antes de tomar qualquer um destes tipos de chá, é necessário que a mulher faça um teste de gravidez para ter certeza que não está grávida, para não prejudicar o desenvolvimento do bebê, pois qualquer chá indicado para descer a menstruação pode afetar gravemente a gestação.

Confira as 9 principais causas para a menstruação estar atrasada.

1. Chá de gengibre

Como Fazer Com Que A Menstruação Desça?

O chá de gengibre é considerado seguro na gravidez, desde que utilizado em doses baixas de até 1 grama e por um máximo de 3 a 4 dias seguidos. Em doses mais altas, esta raiz parece ter a capacidade para levar o útero a contrair.

Dessa forma, o chá de gengibre pode ser utilizado perto do dia da menstruação para estimular o sangramento uterino.

Ingredientes

  • 2 a 3 cm de raiz fresca de gengibre fatiada;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar as fatias de gengibre na xícara com água e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois, coar e beber 2 a 3 vezes por dia.

As fatias de gengibre podem ser re-utilizadas para fazer 2 ou 3 xícaras de chá, sendo que, para isso, se pode fazer pequenos cortes nas fatias a cada utilização, para facilitar a liberação de mais substâncias.

2. Chá de sene

Como Fazer Com Que A Menstruação Desça?

O sene é uma planta com alto poder laxante, mas que também causa a contração do útero. Isso acontece porque contém substâncias que estimulam a contração da musculatura lisa, que é o tipo de músculo presente no intestino, mas também no útero.

Assim, além de tratar a prisão de ventre, este chá também pode ser usado por mulheres que desejam estimular a menstruação.

Ingredientes

  • 2 gramas de folhas de sene;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar as folhas de sene na xícara com água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois coar e beber 2 a 3 vezes por dia.

Por ser laxante, é normal que o chá de sene cause diarreia, especialmente se a pessoa não estiver sofrendo com prisão de ventre. Idealmente, este chá não deve ser usado por mais do que 3 dias, já que pode causar muito desconforto abdominal, além de contribuir para a perda de água e minerais pela diarreia.

3. Chá frio de folhas de rabanete

Como Fazer Com Que A Menstruação Desça?

Estudos feitos com o rabanete indicam que o chá frio das folhas tem ação estimulante do útero, facilitando a menstruação. Este efeito parece estar relacionado com a presença de saponinas e alcaloides que levam a musculatura lisa do estômago, intestino e útero a contrair.

Ingredientes

  • 5 a 6 folhas de rabanete;
  • 150 ml de água

Modo de preparo

Colocar as folhas de rabanete e a água num liquidificador. Depois bater bem até ficar com uma mistura homogênea e filtrar com um coador. Beber 2 a 3 copos por dia.

As folhas de rabanete são seguras para a saúde e bastante nutritivas, contendo grandes quantidades de vitamina C e outros antioxidantes que ajudam a manter o corpo saudável.

4. Chá de orégano

Como Fazer Com Que A Menstruação Desça?

O orégano é uma erva aromática que é usada em algumas culturas para aumentar a circulação sanguínea no útero e estimular a contração uterina, sendo usado na fase final da gestação para facilitar o trabalho de parto. No entanto, e devido Às suas propriedades, o orégano também pode ser capaz de estimular a menstruação.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de orégano;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar 1 xícara de água fervente sobre as folhas de orégano durante 5 minutos. Depois, deixar amornar, coar e beber 2 a 3 vezes por dia.

Quem não deve tomar estes chás

Os chás para ajudar a descer a menstruação causam alterações no fluxo sanguíneo uterino ou na contração dos músculos do útero e, por isso, não devem ser utilizados quando existe suspeita de gravidez, já que podem causar graves alterações no desenvolvimento do bebê.

Além disso, como alguns chás podem ter efeito laxante, devido às alterações na contração dos músculos lisos, também não devem ser usados em crianças ou idosos, sem orientação de um médico.

Por que a menstruação pode atrasar

A principal causa da menstruação atrasada é a gravidez, mas as alterações hormonais, estresse excessivo e o grande consumo de alimentos com cafeína, como chocolate, café e coca-cola também podem alterar o ciclo menstrual. Além disso, outras doenças como a síndrome do ovário policístico também pode levar a menstruação a atrasar ou adiantar. Saiba mais sobre as causas de menstruação atrasada.

Nos casos, em que a mulher está com dúvida se está grávida, não deve tomar nenhum destes chás. Faça o nosso teste online para saber qual o seu risco de estar grávida:

Quando ir ao médico

O atraso na menstruação é um acontecimento relativamente comum e que acontece pelo menos 1 vez na vida de quase todas as mulheres. Na maior parte das vezes esse atraso está relacionado com pequenas alterações no equilíbrio hormonal, que acabam se resolvendo naturalmente em poucos dias.

No entanto, se o atraso acontecer por mais de 1 semana ou se for acompanhado de cólica ou dor abdominal muito intensa, o ideal é consultar um ginecologista para identificar a possível causa.

Como fazer a menstruação descer ou parar antes do tempo? – Seleções

Que mulher nunca passou por um período menstrual inconveniente? E assim, buscou por métodos de como fazer a menstruação descer ou parar de descer antes do tempo?

Pode ser em razão da proximidade de uma festa, ou então de uma viagem muito aguardada. Bem, nesses casos, existem algumas formas de estimular o organismo a adiantar o período menstrual.

Mas, atenção, antes de seguir qualquer uma das dicas a seguir é importante sempre consultar uma ginecologista. E isso porque alguns dos métodos, como alguns chás, podem conter substâncias abortivas.

Já é de conhecimento universal que a medicina baseada em remédios naturais consegue realizar alguns feitos um tanto impressionantes. Os chás de ervas emenagogas, que estimulam o fluxo sanguíneo na região pélvica e no útero, são bastante famosos por provocar a menstruação.

Leia também:  Como Saber O Que Seguir No 10o Ano?

Como fazer a menstruação descer antes do tempo com chás:

Como Fazer Com Que A Menstruação Desça?(Imagem: ChamilleWhite/iStock)

1. Chá de gengibre

Essa raiz é quase um deus dos chás! Ajuda em muita coisa: artrite, má circulação, pressão alta, dores musculares, colesterol alto, resfriado, gastrite e até mesmo no emagrecimento.

Leia mais: Conheça os muitos benefícios do gengibre

Em certa quantidade ele também pode causar a contração do útero, estimulando a menstruação.

Os ingredientes são:

  • 2 a 3 cm de raiz fresca de gengibre fatiada
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo:

Coloque as fatias de gengibre na xícara com água e deixe repousar por 5 a 10 minutos. Depois, coe e beba de 2 a 3 vezes por dia.

2. Chá frio de folhas de rabanete

As folhas de rabanete têm saponinas e alcaloides que levam a musculatura lisa do estômago, intestino e útero a contrair. E assim, fazem com que a menstruação desça antes do tempo.

Os ingredientes são:

  • 5 a 6 folhas de rabanete
  • 150 ml de água

Modo de preparo:

Bata em um liquidificador as folhas de rabanete e a água até ficar com uma mistura homogênea. Em seguida, filtre com um coador. Beba de 2 a 3 copos por dia.

3. Chá de orégano

Quem pensa que o orégano é apenas um complemento da pizza está enganado. O chá da erva também traz muitos benefícios como controle de pressão arterial, auxílio em tratamentos de insônia, ação antibacteriana e anti-inflamatória, entre outras vantagens.

Os ingredientes são:

  • 1 colher (sopa) de orégano
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo:

Coloque 1 xícara de água fervente sobre as folhas de orégano durante 5 minutos. Espere ficar morno, coe, e beba de 2 a 3 vezes por dia.

4. Chá de sene

Apesar de não ser uma das ervas mais famosas desta lista, sene também entra aqui como uma das que estimulam a contração do útero. E, assim, a menstruação.

Os ingredientes são:

  • 2 gramas de folhas de sene
  • 1 xícara de água fervente

Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre o uso de laxantes

Modo de preparo:

Coloque as folhas de sene na xícara com água fervente e deixe repousar por 5 a 10 minutos. Depois coe e beba de 2 a 3 vezes por dia.

Atenção: por ter um efeito laxante, é normal que após tomar o chá ocorra episódios de diarreia, principalmente se essa pessoa não estiver sofrendo de prisão de ventre.

E quanto ao sexo?

Imagem: IStock

  • Além dos chás, para quem quer saber como fazer a menstruação descer antes do tempo, aqui vai outra artimanha: sexo!
  • Durante o ato, caso esteja sendo prazeroso, o útero tende a dilatar, criando um vácuo, o que pode estimular a menstruação a descer.
  • Caso você esteja sofrendo com atrasos em sua menstruação, é recomendável que procure uma ginecologista antes de que qualquer método seja aplicado, pois existem muitas causas para a irregularidade no ciclo menstrual, além da gravidez.

Leia mais: 6 doenças que podem tornar o ciclo menstrual irregular

Por outro lado, a causa do atraso pode também ser apenas emocional ou psicológica, portanto outro método é tentar relaxar. Exercícios com treinos de força pesados também podem ser a causa da irregularidade, portanto tente reduzir esses exercícios.

Também é possível parar a menstruação rapidamente, se necessário, mas é preciso deixar claro, mais uma vez, que qualquer interferência nesse processo natural é carente de um acompanhamento médico.

1. Compressa de gelo para parar menstruação

Um dos processos naturais para interromper a menstruação é a compressa de gelo. Assim como bolsas de calor dilatam os vasos sanguíneos e aliviam inchaços e dores, as compressas frias contraem os vasos, travando a menstruação.

Para aplicar o método basta colocar compressas de gelos na região do ventre de 15 em 15 minutos a cada 4 horas. Aos poucos, notará a quantidade de menstruação reduzindo até que finalmente pare.

2. Vinagre

Esse método não vai acabar com a menstruação por completo, mas pode reduzir o fluxo.

Os ingredientes são:

  • 2 colheres de vinagre de maçã
  • 1 copo de água

Modo de preparo:

Basta diluir o vinagre de maçã, misturar bem e beber esta mistura 2 ou 3 vezes ao dia.

3. Gelatina

  1. Este é um dos métodos mais famosos para interromper a menstruação.
  2. Os ingredientes são:
  3. Modo de preparo:

Bata os ingredientes até obter um bebida fácil de digerir. Em seguida, tome a mistura como se fosse um refresco e, em poucas horas, a sua menstruação será interrompida, mas apenas por algumas horas.

4. Infusão de tomilho

A infusão de tomilho ajuda a interromper a menstruação de forma rápida e efetiva. Para isso, prepare um chá com esta erva medicinal e tome depois das refeições. Se desejar, adicione um pouco de mel para adoça.

5. Limão

Essa fruta possui as propriedades ideais para parar a menstruação. Para esse método será necessário fazer um suco com 2 limões e beber durante o dia para que o sangramento seja reduzido de forma considerável.

Mas, atenção, limão é uma fruta ácida e pode trazer malefícios se ingerido em grande quantidade ou com muita frequência.

6. Chá de canela

Neste método de como fazer a menstruação parar de descer, basta preparar um chá de canela e ir tomando ao longo do dia em que você queira reduzir o sangramento.

A canela é adstringente e, por isso, ajuda a fechar os vasos sanguíneos, fazendo com que a menstruação diminua. Mas tome cuidado, pois ela também é conhecida por ter substâncias abortivas, portanto, sempre procure um médico.

Menstruação: Guia completo de como funciona o ciclo menstrual

Quando o ciclo menstrual da mulher é regular, todo mês a partir da menarca (primeira menstruação), ela ovula. Quando o óvulo não é fecundado, a mulher menstrua para limpar o útero e prepará-lo para uma possível gestação no mês seguinte.

Nessa ação fisiológica, o endométrio, uma membrana uterina interna, se desprende e sai pela vagina.

Leia também:  Como Se Chama A Ciencia Que Estuda A Populacao?

Logo, a menstruação nada mais é que a liberação de sangue e tecido uterino nesse processo natural de limpeza, que faz parte do ciclo reprodutivo da mulher, que tem três fases: a fase pré-ovulatória, a ovulatória e a fase pós-ovulatória.

“A menstruação representa os anos férteis da vida da mulher, que se iniciam na adolescência e duram até a menopausa”, esclarece a ginecologista, obstetra e especialista em saúde sexual Erica Mantelli.

A partir de qual idade se menstrua?

A primeira menstruação, conhecida como menarca, ocorre quando a menina chega ao período fértil, que alcança seu ápice por volta dos 20 anos e entra em declínio a partir dos 30. É como se o corpo estivesse dizendo: “Epa! Já estou pronto para engravidar” – mesmo que psicologicamente a garota não esteja.

Normalmente, a menarca ocorre entre os 10 e os 14 anos, e o corpo começa a dar alguns sinais que ficam mais intensos com a proximidade dela, como o aumento das mamas e dos pelos pubianos e nas axilas.

Mais que uma questão biológica, especialistas alertam sobre as questões psicológicas que vêm com a menstruação.

No artigo científico Significado da Menarca Segundo Adolescentes, essa carga simbólica é abordada: “O acontecimento da menarca, como um ritual de passagem, é vivenciado pela adolescente durante o período de seu desenvolvimento, considerado de extrema relevância.

Por meio da menarca, a menina descobre seu papel social, adquirindo subsídios como valores, atitudes, crenças, princípios e vontades que serão organizados e assumidos por ela, servindo de base para a para a consolidação de seu processo natural de desenvolvimento psíquico”.

Como se forma o ciclo menstrual?

Beatrice Nuto Nóbrega, ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana, explica que o ciclo menstrual é dividido em fase folicular (antes da ovulação) e fase lútea (depois da ovulação). “Esta segunda, em geral, é fixa em 14 dias.

Então, o dia da ovulação pode variar. Por exemplo: em um ciclo de 25 dias, a ovulação normalmente ocorre no 11º dia do ciclo.

Agora, em um ciclo de 28 dias, ela ocorre no 14º”, aponta a especialista, que faz parte da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro.

Exemplo de como funciona um ciclo de 28 dias; para descobrir de quantos dias é seu, calcule quantos dias tem entre o primeiro dia de uma menstruação e o primeiro dia da menstruação seguinte Juliana Dias/CAPRICHO

Durante as fases folicular e lútea, acontecem aquelas três etapas do ciclo reprodutivo da mulher, que citamos anteriormente. Na fase pré-ovulatória, o útero se prepara para receber o óvulo que está se desenvolvendo nos ovários, duas glândulas do sistema reprodutor feminino que produzem hormônios, além de produzir e armazenar os ovócitos (fase inicial dos óvulos).

Na ovulação, um dos ovários libera o óvulo pronto para ser coletado pela trompa, onde será ou não fertilizado. Isso geralmente acontece entre o 13º e o 15º dia antes da menstruação.

“É quando estamos mais propensas a engravidar. Mas os espermatozoides podem durar alguns dias dentro do trato genital feminino.

Por isso, dizemos que o período fértil compreende os cinco dias antes da ovulação, inclusive o próprio dia da ovulação”, reforça a Dra. Beatrice.

Quando o óvulo liberado não é fecundado por um espermatozoide, ocorre a fase pós-ovulatória, que é quando esse óvulo morre após cerca de 12h de vida útil. Daí vem a menstruação para limpar o útero, enquanto um novo ovócito é preparado, e todo o ciclo se repete.

Quais são os sintomas de TPM? Ela existe mesmo?

Apesar de algumas mulheres não sentirem os sintomas da tensão pré-menstrual, e de ela ser usada muitas vezes para reproduzir machismos, a TPM é biologicamente comprovada.

Isso porque o corpo enfrenta alterações hormonais no período que antecede a menstruação.

“Ela é considerada uma doença com mais de 200 sintomas e pode ocorrer em mais de 50% das mulheres”, explica a Dra. Erica Mantelli.

Essas alterações causam alguns sintomas, sendo os mais comuns inchaço e dor nos seios, cansaço, irritabilidade, dor de cabeça, constipação e as temidas cólicas.

Na maioria dos casos, a mulher consegue enfrentar esses dias aliviando tais sintomas com medicamentos e até alimentos, como chocolate, que realmente funciona, principalmente os mais amargos.

Outras, contudo, acabam precisando de ajuda médica, principalmente para aliviar as cólicas.

Nesses casos mais intensos, é importante que a mulher agende uma consulta com seu ginecologista e faça exames para entender se essas manifestações são ou não consequências de doenças como a endometriose. Vale aqui lembrar que é indicado que a garota visite o ginecologista depois da sua primeira menstruação, não somente quando perder a virgindade.

O que é corrimento e quais são os principais tipos?

O que as mulheres entendem como corrimentos são, na maioria das vezes, secreções naturais do corpo que mantém a vagina limpa, lubrificada e protegida de infecções.

“Se a secreção é clara, sem odor, livre de coceira e sem alterações na pele da vulva, como assaduras, fissuras ou até mesmo úlceras, não tem com o que se preocupar”, tranquiliza a ginecologista Liliane Herter.

Continua após a publicidade

Quando a mulher ovula e está no período fértil, é normal que saia pela vagina uma secreção elástica, com consistência de clara de ovo. É ela que facilita a locomoção dos espermatozoides dentro do corpo feminino.

Mulheres que tomam pílula anticoncepcional não produzem tal secreção. Já no período não-fértil, a secreção que pode sair não é tão transparente. Ela tende a ser mais esbranquiçada, com consistência de coalhada.

Se não tiver cheiro forte, vida que segue.

Agora, existem outros tipos de corrimento que não são naturais e costumam sinalizar que algo está errado.

Todo corrimento que não for claro e apresentar cheiro forte associado a sintomas como dor, coceira, ardência e sangramento, inclusive após as relações sexuais, deve ser avaliado, pois pode indicar infecções por fungos ou bactérias. Ou, ainda, secreções decorrentes de processos alérgicos”, explica a Dra. Liliane.

E existem corrimentos de todo tipo e cor, sabia? Os mais amarelados ou esverdeados costumam indicar infecções como a tricomoníase. Os mais acinzentados, uma vaginose.

Leia também:  Como Pedir Um Desejo Que Se Realize?

Os esbranquiçados que vêm acompanhados de cheiro forte e coceira podem sinalizar uma candidíase.

Em todo caso, uma visita ao ginecologista é indispensável, pois só o médico pode dar o diagnóstico correto baseado em exames e indicar o tratamento mais adequado.

Afinal, a cor da menstruação afeta algo na saúde?

A menstruação pode variar bastante entre as mulheres e até na mesma mulher, entre cada ciclo, como explica a ginecologista Beatrice Nuto Nóbrega. Em um mês desce menos e sem dor, no outro desce bastante e dá cólica.

Tem até meses em que, junto com o sangue, sai uns pedaços de pele, já reparou? Na verdade, são partes do endométrio descamado. Normal.

Só está rolando uma baita limpeza! “Contudo, se a menstruação está descendo em grande quantidade, com grandes coágulos e dor forte, é necessário uma investigação médica”, alerta a especialista.

Quando sai em maior quantidade, a cor da menstruação tende a ser mais vermelha. Até porque você precisa trocar a calcinha menstrual ou o absorvente com mais frequência, dando menos tempo para o sangue oxidar. A seguir, você encontra os tipos mais comuns de coloração:

  • Menstruação escura
    Quando a menstruação desce em menor quantidade ou está no finalzinho, o sangue tende a ser mais escuro, por sofrer oxidação. “Em geral, a maioria das variações na tonalidade acontecem devido ao tempo de exposição do fluxo à oxigenação do ar. O oxigênio reage com o sangue e o deixa mais escuro”, conta Victoria Castro, bióloga e educadora menstrual.
  • Menstruação marrom
    Aqui, vale a mesma explicação dada acima com um adendo: pode ser um sinalzinho de sangue que desce porque você vai menstruar em breve ou um escape, bastante comum em quem toma pílula anticoncepcional. Daí você só percebe que a calcinha está suja depois de um tempo que o sangue está lá reagindo com o ar, ganhando essa coloração amarronzada.
  • Menstruação preta
    Geralmente, indica que a menstruação demorou mais para descer do útero até a vagina. Ou seja, é um sangue mais antigo, como explica Victoria Castro no site da Herself. Se não vem acompanhada de sintomas desconhecidos e novos, como algum tipo de dor, não tem com o que se preocupar.

Como fazer a menstruação descer?

Afinal, existe alguma forma de fazer a menstruação vir mais rápido? – ISTOÉ Independente

Não tem erro: a menstruação adora aparecer nos momentos mais inoportunos. Quem nunca ficou menstruada um dia antes de sair para uma semana de férias?

Em momentos como esses, você poderia pensar “droga, se eu pudesse fazer minha menstruação vir quando quisesse…”. Mas será que isso é possível? Definitivamente parece loucura, mas existe alguma maneira de acelerar as coisas se você quer que sua menstruação venha?

Espere, como é um ciclo normal de menstruação?

Os ciclos menstruais geralmente duram 28 dias, mas qualquer coisa entre 24 e 38 dias é considerada “regular”. Contudo, é bom saber que períodos irregulares de vez em quando não são algo para se preocupar.

“Agora, se ele sempre varia, você deve ver seu ginecologista”, diz Dalia Davood, ginecologista no Advocate Lutheran General Hospital em Park Ridge, de Illinois (EUA).

“Dessa forma, seu médico pode descartar desequilíbrios hormonais causados pela síndrome do ovário policístico, a transição da menopausa (perimenopausa), menopausa, estresse ou um distúrbio da tireoide”, completa ela.

Mas regular ou irregular, às vezes você quer que sua menstruação apenas chegue antes. Mas isso é possível?
Primeira coisa: pergunte-se por que está tão ansiosa para a menstruação vir logo. Se é porque você tem férias planejadas, desculpe, mas você não está com sorte.

Leia mais

Por que meu sangue da menstruação está preto?
4 motivos que te levam a engordar durante a menstruação

Sim, uma pesquisa rápida na internet te mostrará uma longa lista de remédios que alegam induzir seu período.

suplementos de vitamina C, aspirina, gengibre, açafrão, chá de canela, técnicas de relaxamento, sexo ou uma compressa quente ou banho, para citar apenas alguns.

Mas, embora você provavelmente encontre alguém que possa atestar que cada um desses métodos funciona, para a ciência não é bem assim.

“Não há dados científicos que mostrem que qualquer um desses métodos induzirá seu período”, diz Davood. De fato, a profissional desaconselha tentar fazer com que sua menstruação venha mais rápido sem antes ser avaliada por um profissional qualificado.

Mas a resposta final é: sim, dá para antecipar sua menstruação. “Existem alguns medicamentos hormonais que podem ser usados para induzir a menstruação. Contudo, eles só devem ser usados se forem considerados necessários pelo seu médico em situações muito específicas”, diz ela.

Leia mais

Afinal, é possível engravidar durante a menstruação?

Veja alguém com síndrome do ovário policístico, por exemplo. O médico pode prescrever um medicamento para induzir um período para fins de saúde. “Podemos considerar que induzir um ciclo (como períodos prolongados sem menstruação) pode aumentar os riscos de espessamento anormal do revestimento”, diz Davood. Mas, novamente, isso é algo que precisa ser discutido com seu ginecologista.

Ah, uma última coisa: teoricamente, a profissional diz que se você parar sua pílula anticoncepcional aleatoriamente no meio do caminho, sua menstruação provavelmente virá mais cedo do que o normal devido à mudança hormonal.

Veja também

+ Receita simples de bolo Red Velvet + Yasmin Brunet comemora vitória de Gabriel Medina + Receita de panqueca americana com chocolate + Receita rápida de panqueca de doce de leite + Contran prorroga prazo para renovação da CNH + Receita de moqueca de peixe simples e deliciosa + 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer + Cinema, sexo e a cidade + Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais + Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz + Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago + Sucuris gigantes são flagradas em expedições de fotógrafos no MS

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*