Como Fazer Avioes De Papel Que Voam Muito Alto?

Como Fazer Avioes De Papel Que Voam Muito Alto?

Aprenda como fazer um avião de papel passo a passo simples e divirta as crianças que aparecerem em sua vida ou divirta-se quando estiver só e sem nada para fazer.

Vale também fazer avião de papel para decorar o seu quarto, a área de convívio social ou a festinha de sua criança que aceite este tipo de elemento decorativo na decoração.

Qualquer tipo de papel pode ser usado na confecção dos aviões, até mesmo os papéis mais diferenciados, como os papéis estampados e bem trabalhados.

Use estes papéis mais requintados se estiver fazendo aviões para a decoração.

Como Fazer Avião de Papel

Para fazer avião de papel você irá precisar de:

  • Papel de sua preferência e com a cor ou com a estampa também de sua preferência.

Comece separando todos os materiais que você vai utilizar em seu avião de papel. Dobre um retângulo de papel ao meio, pelo sentido do comprimento. Dobre os cantos superiores para dentro. Dobre o bico até quase chegar ao outro lado. Dobre os cantos superiores para dentro. Eleve o biquinho. Dobre ao meio. Para finalizar a sua peça, Dobre as asas para baixo. E está pronto!

Como Fazer Avioes De Papel Que Voam Muito Alto?Invista no avião de papel (Foto: taringa.net)

Veja outros modelos de aviões de papel que você pode fazer no conforto da sua casa.

Como Fazer Avioes De Papel Que Voam Muito Alto?(Foto: taringa.net)
Como Fazer Avioes De Papel Que Voam Muito Alto?(Foto: taringa.net)
Como Fazer Avioes De Papel Que Voam Muito Alto?(Foto: taringa.net)
Como Fazer Avioes De Papel Que Voam Muito Alto?(Foto: taringa.net) Como Fazer Avioes De Papel Que Voam Muito Alto?(Foto: taringa.net)
Como Fazer Avioes De Papel Que Voam Muito Alto?(Foto: taringa.net)
Como Fazer Avioes De Papel Que Voam Muito Alto?(Foto: taringa.net)
Como Fazer Avioes De Papel Que Voam Muito Alto?(Foto: taringa.net)
(Foto: taringa.net)

Como Fazer Avião de Papel Planador

Assista ao vídeo do canal Manual do Mundo e veja como fazer um avião planador de papel passo a passo. Confira os outros vídeos bem interessantes do canal Manual do Mundo.

Como Fazer Avião de Papel Simples

Faça um modelo mais simples dobrando o papel ao meio e dobrando as pontas superiores. Dobre as laterais para dentro. Dobre o bico para baixo e dobre tudo para fora. Dobre as asas.

(Foto: taringa.net)

Como Fazer Avião de Papel Passo a Passo

Dobre a ponta superior de um retângulo até o meio. Dobre os cantos superiores para dentro. Dobre a parte superior e vinque o meio. Dobre ao meio e dobre a pontinha. Coloque a parte interna para fora e dobre as asas.

(Foto: taringa.net)

Como Fazer Avião de Papel Normal

Assista ao vídeo do canal Easy Origami e confira como fazer avião de papel rápido passo a passo. Veja os outros vídeos bem legais do canal Easy Origami.

Como Fazer Avião de Papel de Longa Distância

Assista ao vídeo do canal do Alex Amorim e veja como fazer avião de papel e voa muito longe passo a passo. Confira os outros vídeos bem bacanas do canal do Alex Amorim.

Como Fazer Avião de Papel Profissional

Assista ao vídeo do canal Easy Origami e confira como fazer avião de papel para competição passo a passo. Veja os outros vídeos bem legais do canal Easy Origami.

Como Fazer Avião de Papel que Voe Longe

Assista ao vídeo do canal Mundo dos Toys e veja como fazer avião de papel que voa longe passo a passo. Confira os outros vídeos bem interessantes do canal Mundo dos Toys.

Como Fazer Avião de Papel que Voa

Assista ao vídeo do canal The Master Invenções e confira como fazer avião de papel que voa passo a passo. Veja os outros vídeos bem interessantes do canal The Master Invenções.

A ciência dos aviões de papel

Ah, os aviões de papel… Quem nunca se divertiu, se surpreeendeu ou se frustrou com essas incríveis dobraduras que desafiam as leis da gravidade?

Sem cockpit, turbinas e trem de pouso, mas com muita adrenalina, Belo Horizonte sediará, no final de abril, a etapa qualificatória do torneio mundial de avião de papel, Red Bull Paper Wings.

Embora a participação no evento esteja restrita aos estudantes universitários, todos podem assistir, se divertir e aprender! Afinal, há muita ciência nesta brincadeira desafiadora.

Ficou curioso/a? Então vamos lá descobrir como os conhecimentos de física podem ajudar a construir aviõezinhos de fazer inveja!

Por que o avião de papel voa?

Primeiro, é importante entender que há quatro forças de voo: impulso, sustentação, arrasto e peso. Essas quatro forças afetam quase tudo que voa, de avião a passarinhos!

Impulso é a força que coloca o avião em movimento. Em um avião de verdade, vem do motor. Já uma asa delta ganha empuxo no salto, correndo de um penhasco ou colina. No avião de papel, o empuxo vem dos nossos braços no momento do arremesso.

Sustentação é aquela força de ar que mantém o avião no ar. Para isso, servem as asas de um aviãozinho de papel.

Já o Arrasto, é a força do ar que está se movendo na direção oposta do objeto voador e responsável por diminuir a velocidade.

O Peso é a força da gravidade, que está sempre puxando o avião de volta à Terra.

Em outras palavras, há duas coisas que fazem o avião ir adiante e voar: empurrar e levantar. E duas coisas que fazem o avião desacelerar e cair: arrasto e peso.

Para entender melhor a explicação científica, o vôo de um avião está baseado nas três Leis de Newton.

1º Lei de Newton: Princípio da Inércia – o avião permaneceria parado, se não houvesse a aplicação de uma força sobre ele, no caso, força do lançamento.

Leia também:  Como Saber Que Alguém Gosta De Você?

2º Lei de Newton: Princípio Fundamental da Dinâmica – não é possível aplicar a mesma força em dois modelos de avião de papel. Por terem massas diferentes, a aceleração não seria igual nos dois aviões.

3º Lei de Newton: Princípio da Ação e Reação – para toda ação existe uma reação, ação do lançamento do modelo resultando na reação do voo.

Melhores dicas!

Depois de conhecer a ciência por trás destes Origamis, fica tudo mais fácil! A grande maioria dos projetos bem sucedidos de aviões de papel possuem alguns pontos em comum, segundo o  aplicativo paper airplanes

  • Asas largas – o suficiente para capturarem o ar necessário para manter a sustentação.
  • Centro de gravidade do avião o mais à frente possível – o centro de gravidade (CG) precisa estar localizado um pouco à frente para balancear corretamente a sustentação fornecida pelas asas em voos longos.
  • Pontas das asas anguladas – para maximizar sustentação e estabilidade; winglets (dobras nas pontas laterais) diminuem os efeitos de turbulência nas pontas das asas e dobras nas partes traseiras também auxiliam na manutenção da estabilidade de voo
  • Dobras extras tornando-o mais comprido e fino – um formato mais aerodinâmico diminui a resistência do ar, fazendo voar bem mais rápido e diminuindo a perda de velocidade
  • Nariz compacto – muito papel dobrado, torna  o avião mais seguro e menos propenso a amassar em impactos

Além disso, o lançamento deve ser diagonalmente para cima, mas não pode ser com muita força nem muito fraco.

Os principais modelos

Está pensando que se trata apenas de brincadeira? Há muitas competições profissionais acontecendo pelo mundo e os modelos já foram até batizados! Conheça os mais famosos.

Como Fazer Avioes De Papel Que Voam Muito Alto?Modelos de aviões de papel. Fonte: Aplicativo Paper Airplanes

Aprenda com quem entende!

Iberê Thenório, do Manual do Mundo, maior canal de ciência e tecnologia do Brasil, tem vídeos muito legais, onde explica passo-a-passo a construção de alguns destes modelos.

Voos e recordes

O Canal no YouTube É Incrível Saber fez um vídeo bem legal mostrando as curiosidades no universo dos aviõezinhos de papel.

“Atualmente, o recorde mundial de distância com avião de papel é de 69,14 metros, conquistado em 2012 pelos norte-americanos Joe Ayoob e John Collins”

  • Agora que já entende tudo sobre aviões de papel, programa-se para este evento superlegal, que acontecerá em Beagá.
  • Red Bull Paper Wings Belo Horizonte
  • Quando: 27 de abril; 

Onde: Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) – Av. Professor Mário Werneck, 1685, Buritis.

Horário: a partir das 13h;

Saiba mais: https://paperwings.redbull.com

Aprenda a fazer o melhor avião de papel do mundo

Quem nunca fez um avião de papel, independente da finalidade, que atire a primeira pedra. E, se por acaso você nunca fez, deve saber mais ou menos qual é a “receita”. Agora o que pouca gente sabe é como fazer o melhor avião de papel de todos os tempos.

  • Calma, nós vamos facilitar a sua vida e explicar, passo a passo, como é que você pode usar seu tempo livre para fazer um brinquedinho simples, mas que vai deixar as pessoas à sua volta com a boca a aberta.
  • O passo a passo original em inglês você pode encontrar neste link. Se você achar que está muito complicado, assista ao vídeo ao final da matéria e tente fazer o seu
  • Fonte da imagem: Reprodução/Zurqui

1 – O primeiro passo é pegar uma folha de papel de tamanho A4, aquele que usamos nas impressoras. O importante mesmo é que seja um papel retangular, não quadrado.

  1. 2 – Em seguida, dobre o canto esquerdo, como é possível ver na imagem.
  2. 3 – Depois, faça aquela pressão nas dobras, que a sua avó chama de “vincar”.
  3. Fonte da imagem: Reprodução/Zurqui
  4. 4 – Sua folha ficará assim.
  5. 5 – Dobre o canto direito.
  6. 6 – Hora de vincar.
  7. Fonte da imagem: Reprodução/Zurqui
  8. 7 – Sua folha ficará assim.
  9. 8 – Com cuidado, vá dobrando os lados, como mostra a imagem.
  10. 9 – Dobre a linha central no sentido da frente para trás.
  11. Fonte da imagem: Reprodução/Zurqui
  12. 10 – Dobre a ponta esquerda resultante para cima, como está na imagem.
  13. 11 – Faça um vinco ao longo da borda inferior.
  14. 12 – Repita o mesmo procedimento do lado direito.
  15. Fonte da imagem: Reprodução/Zurqui
  16. 13 – Dobre novamente a ponta que está na sua mão esquerda.
  17. 14 – Hora de vincar.
  18. 15 – Faça as mesmas dobras do lado direito.
  19. Fonte da imagem: Reprodução/Zurqui
  20. 16 – Dobre a parte esquerda, como você vê na imagem.
  21. 17 – Faça vincos no sentido de trás para frente, mas apenas até um pouco mais da metade do caminho.

18 – Preste bastante atenção nas fotos seguintes. Os passos 17 e 18 são difíceis de descrever. Você pode clicar aqui se quiser vê-los mais detalhadamente.

  • Fonte da imagem: Reprodução/Zurqui
  • 19 – Espelhe as dobras no lado direito.
  • 20 – Vire o avião e dobre a sua ponta, como mostra a figura.
  • 21 – Vire o avião para a posição anterior e verifique se ele está como na foto.
  • Fonte da imagem: Reprodução/Zurqui
  • 22 – Faça os vincos nas asas, como mostra a figura.
  • 23 – Cuidadosamente, molhe o vinco com a língua.

24 – Retire cuidadosamente a tira do papel, mas não a jogue fora. Ela será usada na cauda do avião.

Leia também:  Como Fuder Com Esposa Quando Ela Esta Dormindo?

Fonte da imagem: Reprodução/Zurqui

25 – Para fazer a cauda, dobre a tira de papel para baixo, formando uma calha.

26 – Rasgue, como mostra a figura. As dobras devem ser paralelas à parte inferior da calha.

27 – Dobre as asas para cima.

Fonte da imagem: Reprodução/Zurqui

28 – Dobre a asa para baixo, como se pode ver nas fotos 28 e 29. A ponta da asa deve ser um pouco maior do que a borda.

  1. 29 – Repare, nesta foto, que a dobra não está paralela à borda, como é indicado na foto 28.
  2. 30 – É assim que o avião deve estar nesse ponto.
  3. Fonte da imagem: Reprodução/Zurqui
  4. 31 – Dobre as asas para cima.
  5. 32 – Insira a cauda na asa, como mostra a imagem.
  6. 33 – Preparado para a decolagem?
  7. Se você precisar de ajuda, confira o vídeo abaixo:

Como Fazer um Avião de Papel que Voa Por Muito Tempo

Baixe em PDF
Baixe em PDF

Toda criança sempre quis fazer o melhor aviãozinho de papel, o que voasse mais alto, mais longe e mais rápido. Saiba que você pode, agora, fazer o avião que voa mais por mais tempo. Tempo ilimitado para ser mais preciso.

  1. 1

    Compre papel e vela. Serão necessários pelo menos uma folha de papel A4 e seis velas. Caso você queira colocar mais de um avião para voar, você pode adquirir mais velas e usar mais folhas de papel.

  2. 2

    Faça o avião de papel. Você pode fazer qualquer avião que desejar.

  3. 3

    Posicione as velas. A disposição das velas deve ser no formato de um círculo, com um diâmetro de cerca de 30 centímetros. Uma boa referência para o diâmetro o círculo é um pé adulto ou um pouco mais que uma mão aberta.

    • Caso você queira fazer com mais velas, faça uma circunferência menor e, em torno dela, faça uma circunferência maior.
  4. 4

    Acenda as velas. Para esquentar o ar, acenda as velas que você posicionou e espere alguns segundos.

  5. 5

    Jogue o avião. Para que o avião voe infinitamente, você deve jogá-lo suavemente sobre a região das velas. Provavelmente, serão necessárias algumas tentativas.

    • A direção do lançamento deve ser horizontal ou próxima disso;
    • Não use força. O lançamento deve ser suave, quase como se você apenas soltasse o avião.
  6. 6

    Aprecie o seu avião. Se você seguiu todos os passos, o seu avião deve estar voando em círculos na região acima das velas. Agora você pode colocar quantos aviões conseguir para voar.

    • Caso queira colocar mais aviões, é recomendável usar mais velas.

O wikiHow é uma “wiki”; ou seja, muitos de nossos artigos são escritos em parceria com várias pessoas. Para criar este artigo, autores voluntários trabalharam para editá-lo e melhorá-lo desde seu início. Este artigo foi visualizado 1 862 vezes.

Categorias: Origami e Outras Dobraduras

Esta página foi acessada 1 862 vezes.

Como fazer aviãozinho de papel que voa bem? 15 Modelos!

Seu filho pediu para você fazer um avião em papel e você notou que perdeu a habilidade dos seus tempos de juventude? Não se preocupe neste tutorial completo, vou-lhe mostrar como fazer aviãozinho de papel passo a passo em 15 modelos diferentes e que tem um bom desempenho durante o voo…

Vamos lá?!

Para que saiba um avião de papel não é um simples brinquedo, é muito mais do que isso. É uma peça de aerodinâmica e emoção de alto desempenho em formato A4!

Quem é que nunca brincou em criança dobrando dezenas de modelos de aviões de papel para ver qual deles voava melhor?

Quem nunca se maravilhou com um voo planador digno das maiores viagens de Antoine de Saint-Exupéry? Quem nunca quis dominar a arte delicada e precisa de dobrar um bom avião de papel?

Criança lançando avião em papel

Sim, se forem como eu, sabem do que estou a falar. Mesmo assim, a arte de voar origami está longe de ser assim tão simples! Há muitos modelos de aviõezinhos mais ou menos eficientes.

Alguns são fáceis de fazer, outros não tanto. Alguns são rápidos como foguetes, outros voam por longas distâncias e outros são ases da acrobacia! Em suma, há algo para todos neste tutorial de como fazer aviãozinho de papel.

Assim, o que vos proponho, é que descubram os 15 modelos de aviões em papel a serem habilmente dobrados, para você brilhar à frente dos seus filhos ou no escritório.

Mas antes de começar: algumas dicas importantes a considerar!

Como fazer aviãozinho de papel – Dicas importantes antes de começar.

O papel

Como já devem ter adivinhado, para fazer aviões de papel, vão precisar de papel! Sim, mas qual escolher? A resposta é simples:

Qualquer folha A4 não perfurada serve perfeitamente. Ainda assim, alguns modelos ainda necessitam de uma folha de papel quadrado, por isso pegue um par de tesouras e as deixe prontas, podem sempre ser precisas.

  • Se pretende obter longas distâncias com seu aviãozinho, esteja ciente de que a densidade do papel pode ser muito importante. É melhor testar com o modelo de que mais gosta, mas há uma regra simples:
  • Quanto mais pesado/grosso for o papel e quanto mais eficiente for a fase de lançamento, mais rápido e preciso ele voará.
  • Por isso as folhas grossas são particularmente adequadas para aviões de combate (tipo caças) e outros aviões de asa curta.
  • Em contrapartida, quanto mais leve/fino for o papel e quanto mais longa for a fase de voo, mais lento e menos preciso voará.
  • Esse tipo de papel é mais adequado para aviões planadores que não precisem voar rápido.
Leia também:  Quem Faz Perfume Como Se Chama?

A dobradura

  1. Mais do que uma simples história em papel, a arte de voar em formato A4 requer, acima de tudo, uma dobra meticulosa e precisa.
  2. É este passo importante que vai fazer toda a diferença entre um voo bem sucedido e um acidente digno dos maiores filmes de catástrofe de Hollywood.

  3. Afinal de contas, um avião de papel não é mais do que um origami aerodinâmico. O meu conselho:

Siga cuidadosamente as instruções, leve o seu tempo e prefira precisão à velocidade.

Este último virá com o hábito e sem dúvida que a realização do seu planador favorito em breve demorará menos tempo do que o necessário.

15 modelos diferentes de como fazer aviãozinho de papel!

1# Avião de papel para iniciantes – Avião Caça.

Este tipo de aviãozinho de papel é aquele que quase todos nós conhecemos. É fácil de fazer, voa bem mesmo que não percorra grandes distancias e sem duvida é um bom começo para você começar.

2# O Planador

Se você gosta de aviões que planam durante mais tempo e sem muito esforço, então este avião de papel é para você! Simples de fazer, fácil e cheio de boa vontade… vai encantar tanto jovens como idosos.

como fazer um avião de papel estilo planador

3# O Planador (duas vezes)

Se você está à procura de um planador de papel com um estilo um pouco mais aerodinâmico? Então este modelo é para si.

Instruções para fazer o avião planador duas vezes

4# O Silke

Um modelo original com uma asa voadora de outro tempo. Experimente!

instruções para fazer um aviãozinho em papel o silke

5# O Pato

como fazer avião de papel – O Pato

Um nome engraçado, com um design original, este origami voador tem tudo para agradar!

6# O Asa Delta

como fazer uma asa delta de papel

Gosta de andar de asa-delta ao ar livre? Bem, este é um pouco pequeno… mas vai servir na mesma!

7# O Vaivém Espacial

como fazer um vaivém espacial de papel

Certamente, que este tipo de aviãozinho será o preferido de um fã do espaço. Um vaivém espacial de papel… que também voa! Não se pode dizer não a isso.

8# O Gomez

como fazer um aviãozinho de papel

Esta eu lembro-me de fazer na bancada da escola! Boas memórias…

9# O Fechado (Locked)

como fazer aviãozinho de papel planador – O Locked

O Locked, é um modelo de avião de papel um pouco mais difícil de fazer, mas… particularmente eficiente!

10# O Olho do Falcão

como fazer aviao de papel planador

Esta é uma dobradura original que dá a impressão de um navio direto de um filme de ficção científica. Este avião em papel é um desafio para os amadores!

11# O Triplano

como fazer aviao de papel simples o triplano

O avião Triplano é um modelo de aeronave com três pares de asas. É difícil dizer de onde vem o nome para este modelo, mas… é mais uma opção interessante.

12# O Agulha

como fazer aviãozinho de papel passo-a-passo

Uma agulha voadora, que mais se pode pedir? Bem, o melhor é ter cuidado com os olhos, de qualquer maneira… nunca se sabe. ????

13# Little Nicky

Para algumas pessoas, este modelo pode não ser necessariamente muito fácil de ser feito, mas com o seu aspecto de caçador interestelar, não há dúvida de que terá seguidores!

14# O Concorde

Sim, porque se vais fazer um avião de papel, mais vale fazer um avião lendário. Não concorda?

15# O Suzanne: o avião de papel que bate recordes!

Pode não o saber, mas sim… há concursos de aviões de papel! Este modelo é o de John Collins, The Paper Airplane Guy, (O Cara do Avião de Papel) e é chamado de “Suzanne”.

Em 2012, Joe Ayoob, o antigo Quarterback da equipa de futebol americano Berkeley nos Estados Unidos, ajudou este modelo a obter o recorde mundial de distância de voo mais longo para um avião de papel.

Um modelo que requer um pouco de destreza humana, mas de qualquer maneira… o que você quer?! Desempenho tem um preço!

BONUS de como fazer aviãozinho de papel – O PowerUp 3.0, o avião de papel nerd

Você é um fã de aviões de papel e um nerd furioso? Bem, nesse caso encontramos o que precisa: O PowerUp 3.0!

Imagine um drone de papel equipado com uma pequena hélice e controlável com o seu Smartphone… Não direi mais nada e deixarei você descobrir por si mesmo.

Bem, agora você já sabe como fazer aviãozinho de papel, desejo-lhe apenas “boas dobragens” e estaremos no ar para uma verdadeira batalha aérea! ???? Quando fizer seu primeiro avião em papel, compartilhe conosco essa sua experiência, aqui nos comentários. É isso aí espero ter ajudado você…

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*