Como Excluir Um Programa Que Esta Aberto?

Enquanto estiver usando Windows 10, você pode ter tentado excluir um arquivo ou movê-lo para outro local e encontrou um erro que indica “Ação não pode ser concluída porque o arquivo está aberto em outro programa”, mesmo que você não tenha aberto o arquivo em nenhum programa. Existem várias razões pelas quais esse erro pode surgir; portanto, existem maneiras de resolver cada uma dessas razões e resolver o erro:

Reinicie o seu computador

Desligue o computador e inicie-o novamente. Esse método encerrará todas as tarefas pendentes que possam estar causando o erro e permitirá que o Gerenciador de Arquivos reinicie seus processos internos a partir do zero, o que pode ajudar a resolver o problema que você está tendo. Caso contrário, passe para o próximo passo.

Localize o arquivo no Gerenciador de tarefas

Use o atalho Ctrl + Shift + Esc para abrir o Gerenciador de tarefas.

Como Excluir Um Programa Que Esta Aberto?

Procure o arquivo na guia Processos, que mostra todos os aplicativos que estão sendo usados ​​no momento, com ou sem o seu conhecimento.

Selecione o arquivo e toque na opção “Finalizar tarefa” na parte inferior da janela do Gerenciador para impedir que o arquivo seja usado por um programa.

Como Excluir Um Programa Que Esta Aberto?

Volte para o arquivo e tente excluí-lo novamente. Se ainda não funcionar, passe para a próxima etapa.

Reinicie o gerenciador de arquivos através do gerenciador de tarefas

Mais uma vez, abra o Gerenciador de tarefas e vá para a guia Processos.

Aqui você encontrará o Windows Programa Explorer atualmente em uso. Selecione o processo e toque na opção “Finalizar tarefa”.

Vá para Arquivo na parte superior da janela do Gerenciador e selecione “Executar nova tarefa”.

Na nova janela que é aberta, digite “explorer.exe” e pressione Enter.

Como Excluir Um Programa Que Esta Aberto?

Este processo será reiniciado Windows Explorer para solucionar quaisquer problemas com sua memória ou arquivos em cache que possam estar causando o problema.

Mais uma vez, vá para o arquivo e tente excluí-lo. Se ainda não funcionar, passe para a próxima etapa.

Desativar o cache de miniaturas em arquivos ocultos thumbs.db

A Microsoft admitiu no passado que o cache de miniaturas relacionado a arquivos e pastas pode causar o erro “O arquivo está aberto em outro programa”, portanto, lidar com o cache de miniaturas pode ajudar a resolver o erro.

1. Pressione Win + R.

2. Digite gpedit.msc e pressione Enter.

Como Excluir Um Programa Que Esta Aberto?

3. Na nova janela exibida, vá para “Configuração do usuário -> Modelos administrativos -> Windows Componentes -> File Explorer. ”

Como Excluir Um Programa Que Esta Aberto?

4. Vá para o painel direito e clique duas vezes em “Desativar o cache de miniaturas em arquivos thumbs.db ocultos”.

Como Excluir Um Programa Que Esta Aberto?

5. Selecione o botão ao lado de Ativado e, em seguida, Aplicar, seguido de OK.

Todas as miniaturas no File Explorer agora serão desativadas, permitindo que você execute a ação desejada no arquivo. Você pode reativar as miniaturas seguindo as etapas acima e alterando a política novamente para Não configurado.

Excluir arquivos temporários

Os arquivos temporários são armazenados no seu computador toda vez que você modifica um arquivo de qualquer maneira. Esses arquivos temporários impedem que você mova ou exclua os arquivos relacionados. Aqui está como você pode se livrar dos arquivos temporários do armazenamento do seu computador.

1. Pressione Win + R.

2. Digite% temp% na barra de entrada e pressione Enter.

Como Excluir Um Programa Que Esta Aberto?

3. Na nova pasta exibida, contendo todos os arquivos temporários armazenados no Gerenciador de Arquivos, pressione Ctrl + A para selecionar todos os arquivos e excluí-los juntos.

Como Excluir Um Programa Que Esta Aberto?

4. Ainda pode haver arquivos temporários armazenados em outro local. Novamente, pressione Win + R, digite temp e pressione Enter.

Como Excluir Um Programa Que Esta Aberto?

5. Mais uma vez, selecione todos os arquivos temporários na pasta que se abre e exclua todos.

Lixeira vazia

Às vezes, o envio de um arquivo para a Lixeira pode ser visto como uma ação do seu computador, o que resulta no erro que estamos tentando resolver.

Outra maneira de resolver o problema é ir para a Lixeira e esvaziar a pasta inteira, selecionando os arquivos e excluindo-os.

Lembre-se de que isso excluirá todos os arquivos da lixeira permanentemente; portanto, selecione apenas os arquivos dos quais você tem certeza absoluta de que não precisará mais.

Verifique se há vírus na pasta

Finalmente, se nenhum dos métodos acima funcionar, o problema pode ser mais sério. Pode haver um vírus associado ao arquivo que está impedindo que você faça alterações no arquivo. Execute o arquivo através do seu software antivírus para localizar qualquer vírus ou malware que ele possa conter.

Se esse for o caso, isole o arquivo usando o software antivírus e exclua-o antes que ele possa infectar outros arquivos.

Conclusão

O erro “O arquivo está aberto em outro programa” pode ser um problema frustrante. Felizmente, existem várias maneiras de resolver o problema, conforme mencionado nas seções anteriores. Se a causa do problema for um vírus, é melhor estar ciente do fato de que existe um vírus no seu computador para que você possa tomar as medidas necessárias para remover o malware do seu dispositivo.

Leia também:  Como Saber Qual Placa De Video?

Este artigo é útil?

Como Excluir Um Programa Que Esta Aberto?

O completo Windows 10 Guia de personalização

Neste e-book, exploraremos as inúmeras opções para personalizar totalmente Windows 10. No final deste e-book, você saberá como fazer Windows 10 você mesmo e torne-se um especialista Windows 10 usuário.

Obtê-lo agora! Mais e-books »

Download WordPress ThemesFree Download WordPress ThemesDownload Best WordPress Themes Free DownloadDownload WordPress Themes Freelynda course free downloadDownload Premium WordPress Themes Free

Erro no Windows: A ação não pode ser concluída porque o arquivo ou a pasta está aberto em outro programa | InfoWester Responde

Baixei uma pasta de fotos para a minha Área de Trabalho, mas não consigo apagá-la. Sempre recebo o aviso “A ação não pode ser concluída porque o arquivo ou a pasta está aberto em outro programa. Feche o arquivo ou pasta e tente novamente“.

Já reiniciei o computador e não deixei nenhum programa aberto, mas o sistema continua exibindo este aviso. O que eu faço? Uso o Windows 8 e o meu notebook é novo, tem uns três meses de uso.

Fernanda Nascimento, Marília – SP.

Este aviso aparece quando você tenta excluir uma pasta, mas mantém aberto algum arquivo dentro dela. O simples fechamento deste arquivo resolve o problema. Ou pelo menos deveria: é que, às vezes, uma falha ou outra faz com que o Windows (inclusive nas versões 7 e anteriores) entenda erroneamente que esta pasta continua sendo utilizada e, portanto, não pode ser deletada.

Como Excluir Um Programa Que Esta Aberto?

Como as causas não são únicas e, na maioria das vezes, nada claras, há uma série de procedimentos que você pode tentar. O jeito é testar um por um. Eis os que me vieram à mente:

:: Abra os arquivos dentro da pasta em questão (no seu caso, fotos) e feche-os novamente. Reinicie o computador. É possível que, depois disso, você consiga apagar a pasta;

:: Tente apagar os arquivos dentro da pasta primeiro, depois esta última;

:: Pressione simultaneamente as teclas Ctrl, Alt e Del, clique em Gerenciador de Tarefas e, na aba Processos, veja se não há algum processo ou aplicativo em segundo plano que possa estar “segurando” um arquivo dentro da pasta (no seu caso, pode ser algum visualizador de imagens). Se desconfiar de algum, selecione-o e clique em Finalizar Tarefa. Depois, tente deletar a pasta;

:: Vá à tela Inicial, digite CMD e, quando aparecer o ícone Prompt de Comando, clique nele com o botão direito e escolha Executar como administrador. Na janela que abrir, digite “sfc /scannow” (sem aspas) e pressione Enter.

Com isso, o Windows fará uma verificação criteriosa em todas as pastas e arquivos protegidos do sistema. O procedimento pode levar vários minutos.

Quando concluído, reinicie o computador e, em seguida, tente eliminar a pasta;

:: Se nada disso der certo, tente resolver o problema utilizando o programa Unlocker, que é gratuito e pode ser baixado em www.emptyloop.com/unlocker ou em sites de downloads.

Desinstalando programas de forma eficaz

Quem acredita que o Windows possui um desinstalador próprio está redondamente enganado. O item “Programas e Recursos”, presente no Painel de Controle, ou “Adicionar ou Remover Programas”, nas versões anteriores ao Vista, é simplesmente um atalho para o desinstalador que acompanha o software instalado.

Quando você utiliza o desinstalador próprio, sem qualquer complementação nas tarefas de remoção, raramente ele exclui todas as informações salvas pelo software durante seu uso.

Os tipos de arquivo variam entre dados de login e progressos de jogos. Depois de desinstalado o software, esses arquivos permanecem no computador, ocupando espaço em disco e reduzindo a performance geral do PC.

Da mesma forma, os programas desinstaladores não removem todas as entradas que criam no registro, deixando-o cada vez maior e tornando mais lenta a inicialização do sistema e a execução de tarefas corriqueiras do computador.

Desinstalar vs Deletar

Muitas pessoas ainda não entendem a diferença entre desinstalar e simplesmente excluir manualmente um programa do computador. Na verdade, desinstalar nada mais é do que a exclusão automatizada dos arquivos salvos pelos softwares durante a instalação.

A diferença é que, quando um programa é instalado, os arquivos são copiados para a pasta dele e para outras pastas do sistema, além de serem criadas entradas no registro do Windows.

Se você simplesmente apagar a pasta inteira de um programa, sua atitude será ainda pior do que usar o desinstalador próprio que veio com o software. Por isso, a melhor opção é sempre ter um bom programa desinstalador.

Os limpadores do registro também são ótimas opções para procurar entradas inválidas ou que já não são mais usadas por programa algum.

Dicas

Não há como falar em programa desinstalador sem mencionar o consagrado Revo Uninstaller. Considerado um dos melhores da categoria, ele tem diversas opções de ajuste, para que você defina o nível de limpeza desejado.

Leia também:  Como Fazer Com Que Os Pelos Demoram A Crescer?

Depois de remover os arquivos do programa usando a desinstalação que o acompanha, o Revo Uninstaller faz uma busca no sistema por arquivos deixados para trás e entradas de registro que não foram excluídas.

Para usá-lo, abra o Revo Uninstaller e clique no botão “Módulo de Caça”. Um alvo é aberto na sua tela para que você o arraste até a janela do programa a ser desinstalado. Quando solta o botão do mouse, você vê um menu de opções e pode clicar no item “Desinstalar” para que o Revo procure todos os arquivos relacionados àquele programa.

*Independente do programa usado, tenha sempre em mente que nada é infalível. Portanto, sempre passe os olhos pelas listas de arquivos e entradas de registro a serem removidos e desmarque aqueles que não tiverem relação com o programa desinstalado.

É raro acontecer, mas se uma entrada válida ou arquivo importante for removido, algum programa pode parar de funcionar corretamente, requerendo a reinstalação.

Outra ferramenta muito útil é o CCleaner, também campeão de downloads no Baixaki. E com motivo, já que ele é capaz de limpar todo tipo de sujeira presente no PC.

Desde arquivos da Lixeira e temporários da internet até aqueles restos de programas que você nem lembra mais que instalou, o CCleaner é capaz de fazer uma pesquisa profunda no sistema e efetuar a limpeza de tudo o que só ocupa espaço no PC e faz o desempenho piorar.

É importante enfatizar que ele também possui a função de desinstalação de programas, mas agrega alguns limpadores adicionais que não estão presentes no Revo Uninstaller. Portanto o CCleaner é mais completo, apesar de ter uma interface menos amigável que a do Revo.

Ambos os programas indicados neste artigo são extremamente fáceis de usar e possuem interface em português (consulte a lista de programas relacionados, no final desta página, para seus links de download e outras opções da mesma categoria).

Desinstalando manualmente

Existem casos em que programas estão no computador, mas não constam na lista do Painel de Controle, nem nas dos programas desinstaladores. Se for esse o seu caso, confira o passo a passo que o Baixaki produziu ensinando como remover o programa e seus vestígios.

Não se esqueça de desfragmentar

Pouco se fala hoje em dia sobre os desfragmentadores de disco, devido ao altíssimo desempenho dos computadores atuais. Porém, qualquer PC perde gradualmente seu desempenho conforme a fragmentação do HD aumenta.

Por isso, se no período de uma semana você instalar, desinstalar e excluir muitos programas e arquivos, convém utilizar um programa como o Defraggler para organizar os dados do disco rígido, facilitando e aumentando a velocidade do acesso a eles.

Procedendo conforme as dicas acima, você garante que seu computador esteja sempre com  desempenho máximo garantido e até tenha sua vida útil prolongada.

Download e instalação

Se uma tentativa anterior de instalar ou desinstalar um produto da Autodesk® falhou e agora você não pode instalar ou reinstalar o produto da Autodesk no sistema, é altamente recomendável que você limpe o sistema desinstalando todos os produtos da Autodesk e os aplicativos de suporte (complementos, utilitários, ativadores etc.) antes de tentar reinstalar o software.

Antes de iniciar

  • Faça backup de arquivos e configurações personalizados: Os procedimentos a seguir são projetados para remover completamente os produtos da Autodesk e os arquivos de suporte relacionados do computador, incluindo arquivos de personalização como menus, AutoLISP, arquivos PGP etc. Se você deseja preservar qualquer personalização existente, faça backup manual desses arquivos antes de iniciar.
  • Reinicie seu computador: Antes de iniciar a desinstalação dos produtos da Autodesk, recomendamos reiniciar o computador para verificar se alguma atualização pendente do sistema operacional Windows é aplicada primeiro.

Para a maioria dos produtos da Autodesk baseados no Windows, o processo de desinstalação pode ser conduzido através do Painel de Controle do Windows.

  1. Abra o Painel de Controle. O processo pode ser diferente, dependendo da sua versão do Windows.
  2. Selecione Desinstalar um programa (Windows 7, Windows Vista, Windows 8.1 e Windows 10) ou Adicionar ou Remover Programas (Windows XP).
  3. Desinstale os aplicativos periféricos, do menor para o maior. Selecione um programa e clique em Desinstalar/Alterar.

    Exemplo: Antes de desinstalar o 3DS Max Design, desinstale o complemento FBX do 3DS Max Design e todos os outros relacionados. Isso também se aplica a módulos como o VBA Enabler, os Subscription Advantage Packs e as bibliotecas de materiais da Autodesk.

    Observação sobre as Bibliotecas de materiais: Essas bibliotecas são compartilhadas por todos os produtos Autodesk e só devem ser removidas se você estiver removendo todos os produtos da Autodesk do sistema. Desinstale da maior para a menor. Desinstale a biblioteca de imagens de resolução média e, em seguida, a biblioteca de imagens de resolução base e a Autodesk Material Library.

  4. Após desinstalar os aplicativos complementares, selecione o produto principal a ser desinstalado.
  5. Clique em Desinstalar/Alterar (Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10) ou em Alterar/Remover (Windows XP).
  6. Clique em Desinstalar e em Avançar para confirmar que deseja remover o produto do computador. (Se você for solicitado a remover os arquivos compartilhados, clique em Sim para Todos.)
  7. Depois que a desinstalação for concluída, clique em Concluir para fechar o instalador.
Leia também:  Quando As Compras Online Não Saem Como O Esperado?

Observação: O procedimento de desinstalação para alguns produtos da Autodesk pode exigir que você reinicie o computador quando a desinstalação for concluída. Se esse for o caso, reinicie o computador como indicado e retorne para o Painel de Controle para continuar a remover quaisquer outros produtos da Autodesk remanescentes.

Voltar ao início

Aviso: as etapas a seguir orientam a excluir as pastas nas localizações que afetariam todos os produtos da Autodesk instalados. Essas etapas pressupõem que você já tenha desinstalado todos os produtos da Autodesk e periféricos relacionados e que seja seguro remover essas pastas.

  1. No Windows Explorer, localize e exclua a pasta de instalação para cada produto da Autodesk que foi desinstalado nos procedimentos anteriores. Por exemplo:

    • C:Arquivos de ProgramasAutoCAD 2015
    • C:Arquivos de ProgramasAutodeskAutoCAD 2016
  2. Exclua a seguinte pasta:

    • C:Arquivos de ProgramasCommon FilesAutodesk Shared

    Observação: Essas localizações poderão ser diferentes se o seu sistema operacional estiver configurado para armazenar a pasta Arquivos de Programas em uma unidade de disco diferente de C ou se você instalou o produto da Autodesk em outra unidade de disco e nome de pasta.

  3. Exclua as seguintes pastas de perfil de usuário (use seu nome de login no lugar de %username%):

    Windows 7, Vista, Windows 8.1 e Windows 10

    • C:Users\%username%AppDataRoamingAutodesk
    • C:Users\%username%AppDataLocalAutodesk
    • C:UsersPublicDocumentsAutodesk
    • C:ProgramDataAutodesk

    Windows XP

    • C:Documents and Settings\%username% Application DataAutodesk
    • C:Documents and Settings\%username%Local SettingsApplication DataAutodesk
    • C:Documents and SettingsAll UsersApplication DataAutodesk

Windows 7: dependendo das suas configurações de sistema, o Windows Explorer pode não exibir automaticamente todas as subpastas abaixo da pasta Usuários. Se não conseguir encontrar essas pastas, copie e cole as localizações anteriores da pasta na barra de endereços do Windows Explorer.

ir para o topo

Aviso: a edição incorreta do Registro do Windows pode tornar o sistema operacional inutilizável. Use o Editor do Registro da Microsoft® somente por sua própria conta e risco e somente depois de fazer backup do Registro.  A Microsoft fornece informações cruciais sobre o Registro na Base de Dados de Conhecimento da Microsoft em https://support.microsoft.com/pt-br/support.

Consulte: Como fazer backup e restauração do Registro do Windows

Para editar o Registro

  1. Faça logon na estação de trabalho como membro do grupo de Administradores locais.
  2. Inicie a caixa de diálogo Executar:

    • Windows 7, Vista, Windows 8.1 e Windows 10: tecla Windows + R
    • Windows XP: Iniciar > Executar
  3. Na caixa de diálogo Executar, digite REGEDIT no campo de edição Abrir e clique em OK.

  4. No Editor do Registro, localize e exclua as seguintes subchaves:

    – HKEY_CURRENT_USERSoftwareAutodesk – HKEY_LOCAL_MACHINESoftwareAutodesk

  5. Feche o Editor do Registro.

  6. Reinicie o computador.

Voltar ao início

Nesse momento, cada um dos produtos da Autodesk instalados anteriormente — junto com arquivos residuais, pastas e configurações do Registro — deve ser excluído do sistema. Antes de começar a instalar ou reinstalar produtos, é recomendável executar as tarefas a seguir para garantir uma instalação bem-sucedida:

  1. Reinicie o computador.

  2. No Windows Explorer, exclua o conteúdo da pasta Temp do Windows. Não exclua a pasta Temp em si.

    É possível localizar a pasta Temp inserindo %temp% na barra de endereços do Windows Explorer.

  3. Feche todos os aplicativos em execução.

  4. Desabilite o software de verificação antivírus em execução no sistema. Os aplicativos de verificação antivírus podem bloquear algumas atividades comuns detectadas como suspeitas, como acessar o Registro ou adicionar, remover ou atualizar arquivos DLL. Eles não só podem tornar mais lento o processo de instalação, como na verdade também podem introduzir a corrupção. Assim confira se o software de verificação antivírus está desativado antes de instalar e depois confira se o ativou de volta.

    Vários programas antivírus podem ser desativados clicando com o botão direito do mouse no ícone da barra do sistema e selecionando Desativar no menu de atalho.

    (Para obter mais informações sobre como desativar o software antivírus, consulte o fornecedor do software.

    ) Em alguns casos, pode ser necessário usar o gerenciador de tarefas para encerrar o processo para o software antivírus que ainda está em execução.

Para verificar se um programa antivírus ainda não está em execução em segundo fundo

  1. Pressione Ctrl + Alt + Delete.

  2. Clique em Gerenciador de tarefas.

  3. Na guia Processos do Gerenciador de Tarefas, selecione o processo do programa antivírus e clique em “Encerrar Processo”.

Agora você está pronto para instalar os produtos da Autodesk no computador.

Voltar ao início

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*