Como Excluir Programas Do Pc Que Nao Querem Ser Excluidos?

O Windows conta com uma central própria de desinstalação de programas que normalmente permanece a mesma, apesar das inovações que o sistema apresenta de modo geral a cada atualização. Porém, para o benefício dos usuários do sistema operacional da Microsoft, há um número considerável de desinstaladores que podem suprir qualquer ausência nesse sentido.

Entretanto, ter muitas opções às vezes também pode trazer alguns problemas, como não saber qual a melhor. Dizer qual a melhor de todas é algo realmente difícil, mas nós preparamos uma lista com alguns dos principais softwares do gênero, incluindo aí um aplicativo online para você desinstalar mais de um programa de uma só vez no Windows.

Confira a nossa seleção:

1. Revo Uninstaller

Como Excluir Programas Do Pc Que Nao Querem Ser Excluidos?

Provavelmente o grande nome dos desinstaladores, o Revo Uninstaller é um daqueles programas pagos cuja versão gratuita não deve quase nada para outros programas do gênero. A edição free do programa não apenas desinstala basicamente qualquer software instalado no Windows como também vasculha o sistema em busca de restos deixados por ele — além de criar um ponto de restauração antes de todo o processo iniciar.

Como Excluir Programas Do Pc Que Nao Querem Ser Excluidos?

Outro nome clássico do gênero, o IObit Uninstaller também vasculha todo o Windows em busca dos restos deixados pelos programas — algo comum de acontecer e que, com o passar do tempo, ocupa espaço desnecessário no seu disco. Além disso, este aplicativo oferece um recurso para desinstalar vários programas de uma só vez e para destruir arquivos por completo, eliminando qualquer chance de recuperação.

Faça o download no site oficial do programa

3. Advanced Uninstaller Pro

Como Excluir Programas Do Pc Que Nao Querem Ser Excluidos?

Um pacote completo para gerenciar seu computador, o Advanced Uninstaller Pro é a opção mais indicada para quem quer um software capaz de realizar outras tarefas além da desinstalação. Um dos destaques do desinstalador é a avaliação que os usuários podem fazer sobre cada software que remove de suas máquinas, oferecendo, assim, um placar de uma a cinco estrelas para identificar se um programa é confiável ou suspeito.

Faça o download no site oficial do programa

4. Ashampoo Uninstaller

Como Excluir Programas Do Pc Que Nao Querem Ser Excluidos?

Outra opção para quem quer remover programas sem deixar restos para trás, o Ashampoo Uninstaller traz a chancela de uma marca já bastante conhecida, responsável por diversos programas de qualidade oferecidos gratuitamente (ou não) na internet. Este programa limpa registro e rastros de softwares, além de ser capaz de identificar arquivos que já não são mais úteis, mas que ainda assim ocupam espaço no disco rígido.

Como Excluir Programas Do Pc Que Nao Querem Ser Excluidos?

A quinta dica é o Wise Program Uninstaller, um programa que dispensa instalação e consegue remover basicamente qualquer coisa do seu computador, inclusive aqueles aplicativos que insistem em não sair. E, assim como todos os citados anteriormente nesta lista, ele também apaga os rastros do programa, limpa o registro e deixa tudo em perfeito funcionamento.

Faça o download no site oficial do programa

6. Ninite

Como Excluir Programas Do Pc Que Nao Querem Ser Excluidos?

A mais diferente de todas as ferramentas citadas nesta lista é o Ninite. Ele serve para remover mais de um programa ao mesmo tempo no Windows, então você começa acessando o site oficial da ferramenta para selecionar quais softwares quer desinstalar — obviamente que ele não conta com todos os programas do mundo ali, mas a lista é extensa. Depois, baixa um programa específico para concluir o processo e não ter muito trabalho para remover diversos softwares de uma só vez.

Acesse a página oficial do aplicativo

7. CCleaner

Como Excluir Programas Do Pc Que Nao Querem Ser Excluidos?

Talvez você não saiba, mas o CCleaner faz bem mais do que apenas livrar o seu computador de conteúdos desnecessários. Um dos recursos presentes no aplicativo de limpeza mais famoso do mundo é justamente o desinstalador, que apenas repete aquilo que o Windows já faz, mas não deixa de ser algo prático: você pode, por exemplo, fazer uma limpeza geral logo após desinstalar um programa, tudo sem trocar de janela.

Faça o download no site oficial do programa

Conhece algum ótimo programa que ficou fora da lista? Não deixe de registrar sua dica nos comentários!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Como identificar e se livrar de aplicativos desnecessários no seu PC

Aqui, mostraremos como identificar aplicativos que talvez você não precise manter no computador. Falaremos sobre bloatware, junkware, adware e todas os outros “wares”, além de explicar por que você definitivamente não quer nenhum desses arquivos inúteis entupindo o seu disco rígido.

Sabe aqueles programas e aplicativos no seu PC que você nunca quis que viessem instalados? Barras de ferramentas, versões de teste pré-instaladas… Isso é o bloatware. Ele inclui:

Versões de teste pré-instaladas

Quando você comprou o PC, é possível que ele tenha vindo com algumas versões de teste de programas pré-instaladas pelo fabricante. Elas depois expiraram e começaram a pedir dinheiro. Softwares de antivírus, aplicativos de reprodução de vídeo e ferramentas do Office são alguns dos mais comuns.

Junkware

Mais programas pré-instalados que servem um pouco ou nada para você. “Centros de soluções”, atualizadores ou outras ferramentas que talvez você não precise (ou apenas em casos extremamente raros).

Veja um exemplo: O meu PC para jogos Alienware veio com um aplicativo para baixar programas, que posso ter comprado junto com o computador, e um atualizador de software que acha uma atualização gigante (!) por ano.

Ambos eram inúteis para mim, mas continuavam em execução no segundo plano.

Como Excluir Programas Do Pc Que Nao Querem Ser Excluidos?

Quem precisa de um arquivo de uso único como esse, que pode atualizar apenas alguns aplicativos? Desinstale!

Se você tiver interesse em manter os aplicativos mais populares atualizados automaticamente, faça como nós e use o PC TuneUp.

Adquira para Android, Mac

Adquira para Mac, Android

Adquira para Android, Mac

Adquira para Mac, Android

Adware e barras de ferramentas

Você precisa deles da mesma maneira que precisa de um resfriado antes das férias. Esses aplicativos se acomodam no navegador ou na barra de tarefas e não oferecem nada de valor além de exibir anúncios.

Como Excluir Programas Do Pc Que Nao Querem Ser Excluidos?

(Fonte: Superuser)

Ok, evidentemente, essa imagem acima é o apocalipse absoluto da barra de ferramentas. Mas vemos amigos e familiares usarem navegadores com barras de ferramentas hediondas suficientes para fazer o diabo chorar.

Aplicativos perigosos

Lembra-se do Superfish? Alguns programas que você pode ter no PC podem representar um risco de segurança, e devem ser tratados imediatamente.

Programas que você não lembrava ou nunca usou

Provavelmente, você tem programas escondidos no seu disco rígido dos quais não precisa mais. Eles não são normalmente considerados bloatware.

Leia também:  Como Saber Quem Usa Meu Wifi?

Como um velho par de jeans comprado e usado apenas uma vez, provavelmente você queria esses aplicativos em algum momento antes de esquecer que eles existiam.

Mas o efeito deles no PC é praticamente o mesmo: eles ocupam espaço no disco rígido e na memória principal e, às vezes, continuam em execução no segundo plano, diminuindo a velocidade.

Na verdade, removê-los é uma das primeiras etapas que recomendamos ao recuperar um PC mais antigo.

Menos bloatware = mais espaço e um PC com melhor funcionamento

Obviamente, a quantidade pode variar aqui, dependendo de quanto lixo digital está entupindo seu computador. No entanto, uma limpeza completa do PC pode facilmente resultar em um espaço de armazenamento extra, já que você se livra de centenas de megabytes, ou mesmo gigabytes, de arquivos indesejados.

Um benefício adicional muito bem-vindo é que muitos dos aplicativos removidos também poderiam estar sendo executados em segundo plano no PC. Depois de removidos, eles não atrapalharão seu processador ou RAM, o que geralmente resulta em um PC com melhor funcionamento.

Como encontrar e desinstalar programas que você não usa

Existem algumas maneiras fáceis de identificar os aplicativos que você não precisa mais:

1. Desinstalação regular

Vá para o Painel de Controle no Windows, clique em Programas e Programas e Recursos. Você verá uma lista de tudo o que está instalado no computador. Percorra a lista e pergunte-se: eu *realmente* preciso deste programa? Se a resposta for não, clique no botão Desinstalar/Alterar e livre-se dele.

Como Excluir Programas Do Pc Que Nao Querem Ser Excluidos?

Mas, às vezes, nem tudo é tão simples. Como saber o que cada programa faz e se você precisa dele ou não? Alguns deles permitem que você execute outros programas ou jogos. Se você se livrar deles, alguns de seus aplicativos podem parar de funcionar. Exemplos disso são o Microsoft Visual C ++ Redistribuível (de 2005 a 2017), o Adobe Flash Player, o Componente de Edição DHTML ou o Java.

Outros aplicativos, como drivers e programas de suporte, estão relacionados ao hardware. Descobrir quais são aqueles que você realmente precisa é difícil: alguns drivers de áudio não instalam simplesmente o software necessário para a saída de áudio (que você precisa), mas também programas de controle de volume (que você não precisa, já que o Windows tem seu próprio controle de volume).

Revo Uninstaller Download para Windows em Português Grátis

Livre-se de vez dos programas indesejados e deixe seu PC mais limpo após as desinstalações

Nem todos os programas instalados no computador são úteis o tempo todo. Muitas vezes, um aplicativo é utilizado pelo usuário para uma necessidade específica e, após isso, transforma-se em peso morto, ocupando espaço no HD e deixando entradas desnecessárias no registro do Windows.

O próprio sistema operacional possui uma ferramenta para desinstalar aplicativos, que pode ser acessada por meio do Painel de Controle.

Esta função, porém, funciona apenas como um atalho ao desinstalador de cada um dos programas.

Caso o software não possua um ou não seja capaz de remover os arquivos completamente, sua máquina ficará cheia de rastros indesejáveis, sinônimo de problemas e desperdício de espaço.

Limpeza completa

Antes de mais nada, não confunda. O ícone-padrão do Revo Uninstaller realmente se parece com a imagem de um desinstalador, mas clicar sobre ele não vai iniciar esse tipo de processo, e sim ativar o programa.

Sem enrolação, o Revo Uninstaller exibe, logo na primeira tela, a lista de todos os aplicativos instalados no computador em forma de ícones. Para iniciar o processo de remoção, basta clicar duas vezes sobre qualquer um deles para exibir as opções de desinstalação, todas em português e com uma descrição precisa dos passos que serão realizados.

Como Excluir Programas Do Pc Que Nao Querem Ser Excluidos?

No modo “Moderado”, o processo ocorre em etapas. Na primeira, o desinstalador-padrão do aplicativo selecionado é executado. A seguir, o Revo Uninstaller faz uma varredura no sistema, buscando por arquivos e entradas deixadas no registro, e apresenta os resultados para o usuário, que decide por excluir ou não os dados encontrados.

Desta forma, além de evitar problemas com arquivos importantes sendo apagados automaticamente, o aplicativo permite que alguns dados sejam armazenados caso o usuário deseje. A opção é útil, por exemplo, no caso de saves de jogos, que podem ser armazenados mesmo após a desinstalação do game.

Como Excluir Programas Do Pc Que Nao Querem Ser Excluidos?

O ideal, caso o usuário não saiba se deve apagar as entradas do registro localizadas pelo aplicativo, é deixá-las lá. Se ainda assim decidir por apagá-las, o Revo Uninstaller cria um ponto de restauração do sistema, de forma que o computador pode ser retornado ao estado anterior caso o processo cause danos à máquina.

Cace seus programas

Para auxiliar os usuários leigos, o Revo Uninstaller possui uma opção de “Caça”, que habilita uma espécie de alvo que, quando colocado sobre qualquer aplicativo, dá acesso a uma série de opções além da desinstalação. O atalho também pode impedir que certos programas sejam iniciados com o Windows ou forçar o encerramento deles caso estejam causando problemas ao sistema.

Canivete suiço

Apesar de ser basicamente um desinstalador, como o nome já diz, o Revo Uninstaller possui também uma série de opções adicionais para limpeza e manutenção preventiva do PC. Na função “Limpador de Rastros”, é possível:

  • Apagar os históricos e arquivos temporários dos browsers de internet, aplicativos do Microsoft Office ou do próprio Windows;
  • Deletar permanentemente os arquivos que não foram sobrescritos no disco rígido;
  • Apagar de forma completa os arquivos que ainda estão presentes no HD, sem necessidade de colocá-los na lixeira.

Download e instalação

Se uma tentativa anterior de instalar ou desinstalar um produto da Autodesk® falhou e agora você não pode instalar ou reinstalar o produto da Autodesk no sistema, é altamente recomendável que você limpe o sistema desinstalando todos os produtos da Autodesk e os aplicativos de suporte (complementos, utilitários, ativadores etc.) antes de tentar reinstalar o software.

Antes de iniciar

  • Faça backup de arquivos e configurações personalizados: Os procedimentos a seguir são projetados para remover completamente os produtos da Autodesk e os arquivos de suporte relacionados do computador, incluindo arquivos de personalização como menus, AutoLISP, arquivos PGP etc. Se você deseja preservar qualquer personalização existente, faça backup manual desses arquivos antes de iniciar.
  • Reinicie seu computador: Antes de iniciar a desinstalação dos produtos da Autodesk, recomendamos reiniciar o computador para verificar se alguma atualização pendente do sistema operacional Windows é aplicada primeiro.

Para a maioria dos produtos da Autodesk baseados no Windows, o processo de desinstalação pode ser conduzido através do Painel de Controle do Windows.

  1. Abra o Painel de Controle. O processo pode ser diferente, dependendo da sua versão do Windows.
  2. Selecione Desinstalar um programa (Windows 7, Windows Vista, Windows 8.1 e Windows 10) ou Adicionar ou Remover Programas (Windows XP).
  3. Desinstale os aplicativos periféricos, do menor para o maior. Selecione um programa e clique em Desinstalar/Alterar.

    Exemplo: Antes de desinstalar o 3DS Max Design, desinstale o complemento FBX do 3DS Max Design e todos os outros relacionados. Isso também se aplica a módulos como o VBA Enabler, os Subscription Advantage Packs e as bibliotecas de materiais da Autodesk.

    Observação sobre as Bibliotecas de materiais: Essas bibliotecas são compartilhadas por todos os produtos Autodesk e só devem ser removidas se você estiver removendo todos os produtos da Autodesk do sistema. Desinstale da maior para a menor. Desinstale a biblioteca de imagens de resolução média e, em seguida, a biblioteca de imagens de resolução base e a Autodesk Material Library.

  4. Após desinstalar os aplicativos complementares, selecione o produto principal a ser desinstalado.
  5. Clique em Desinstalar/Alterar (Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10) ou em Alterar/Remover (Windows XP).
  6. Clique em Desinstalar e em Avançar para confirmar que deseja remover o produto do computador. (Se você for solicitado a remover os arquivos compartilhados, clique em Sim para Todos.)
  7. Depois que a desinstalação for concluída, clique em Concluir para fechar o instalador.
Leia também:  Como Ver Quem Usa A Minha Net?

Observação: O procedimento de desinstalação para alguns produtos da Autodesk pode exigir que você reinicie o computador quando a desinstalação for concluída. Se esse for o caso, reinicie o computador como indicado e retorne para o Painel de Controle para continuar a remover quaisquer outros produtos da Autodesk remanescentes.

Voltar ao início

Aviso: as etapas a seguir orientam a excluir as pastas nas localizações que afetariam todos os produtos da Autodesk instalados. Essas etapas pressupõem que você já tenha desinstalado todos os produtos da Autodesk e periféricos relacionados e que seja seguro remover essas pastas.

  1. No Windows Explorer, localize e exclua a pasta de instalação para cada produto da Autodesk que foi desinstalado nos procedimentos anteriores. Por exemplo:

    • C:Arquivos de ProgramasAutoCAD 2015
    • C:Arquivos de ProgramasAutodeskAutoCAD 2016
  2. Exclua a seguinte pasta:

    • C:Arquivos de ProgramasCommon FilesAutodesk Shared

    Observação: Essas localizações poderão ser diferentes se o seu sistema operacional estiver configurado para armazenar a pasta Arquivos de Programas em uma unidade de disco diferente de C ou se você instalou o produto da Autodesk em outra unidade de disco e nome de pasta.

  3. Exclua as seguintes pastas de perfil de usuário (use seu nome de login no lugar de %username%):

    Windows 7, Vista, Windows 8.1 e Windows 10

    • C:Users\%username%AppDataRoamingAutodesk
    • C:Users\%username%AppDataLocalAutodesk
    • C:UsersPublicDocumentsAutodesk
    • C:ProgramDataAutodesk

    Windows XP

    • C:Documents and Settings\%username% Application DataAutodesk
    • C:Documents and Settings\%username%Local SettingsApplication DataAutodesk
    • C:Documents and SettingsAll UsersApplication DataAutodesk

Windows 7: dependendo das suas configurações de sistema, o Windows Explorer pode não exibir automaticamente todas as subpastas abaixo da pasta Usuários. Se não conseguir encontrar essas pastas, copie e cole as localizações anteriores da pasta na barra de endereços do Windows Explorer.

ir para o topo

Aviso: a edição incorreta do Registro do Windows pode tornar o sistema operacional inutilizável. Use o Editor do Registro da Microsoft® somente por sua própria conta e risco e somente depois de fazer backup do Registro.  A Microsoft fornece informações cruciais sobre o Registro na Base de Dados de Conhecimento da Microsoft em https://support.microsoft.com/pt-br/support.

Consulte: Como fazer backup e restauração do Registro do Windows

Para editar o Registro

  1. Faça logon na estação de trabalho como membro do grupo de Administradores locais.
  2. Inicie a caixa de diálogo Executar:

    • Windows 7, Vista, Windows 8.1 e Windows 10: tecla Windows + R
    • Windows XP: Iniciar > Executar
  3. Na caixa de diálogo Executar, digite REGEDIT no campo de edição Abrir e clique em OK.

  4. No Editor do Registro, localize e exclua as seguintes subchaves:

    – HKEY_CURRENT_USERSoftwareAutodesk – HKEY_LOCAL_MACHINESoftwareAutodesk

  5. Feche o Editor do Registro.

  6. Reinicie o computador.

Voltar ao início

Nesse momento, cada um dos produtos da Autodesk instalados anteriormente — junto com arquivos residuais, pastas e configurações do Registro — deve ser excluído do sistema. Antes de começar a instalar ou reinstalar produtos, é recomendável executar as tarefas a seguir para garantir uma instalação bem-sucedida:

  1. Reinicie o computador.

  2. No Windows Explorer, exclua o conteúdo da pasta Temp do Windows. Não exclua a pasta Temp em si.

    É possível localizar a pasta Temp inserindo %temp% na barra de endereços do Windows Explorer.

  3. Feche todos os aplicativos em execução.

  4. Desabilite o software de verificação antivírus em execução no sistema. Os aplicativos de verificação antivírus podem bloquear algumas atividades comuns detectadas como suspeitas, como acessar o Registro ou adicionar, remover ou atualizar arquivos DLL. Eles não só podem tornar mais lento o processo de instalação, como na verdade também podem introduzir a corrupção. Assim confira se o software de verificação antivírus está desativado antes de instalar e depois confira se o ativou de volta.

    Vários programas antivírus podem ser desativados clicando com o botão direito do mouse no ícone da barra do sistema e selecionando Desativar no menu de atalho.

    (Para obter mais informações sobre como desativar o software antivírus, consulte o fornecedor do software.

    ) Em alguns casos, pode ser necessário usar o gerenciador de tarefas para encerrar o processo para o software antivírus que ainda está em execução.

Para verificar se um programa antivírus ainda não está em execução em segundo fundo

  1. Pressione Ctrl + Alt + Delete.

  2. Clique em Gerenciador de tarefas.

  3. Na guia Processos do Gerenciador de Tarefas, selecione o processo do programa antivírus e clique em “Encerrar Processo”.

Agora você está pronto para instalar os produtos da Autodesk no computador.

Voltar ao início

Desinstalando programas de forma eficaz

Quem acredita que o Windows possui um desinstalador próprio está redondamente enganado. O item “Programas e Recursos”, presente no Painel de Controle, ou “Adicionar ou Remover Programas”, nas versões anteriores ao Vista, é simplesmente um atalho para o desinstalador que acompanha o software instalado.

Quando você utiliza o desinstalador próprio, sem qualquer complementação nas tarefas de remoção, raramente ele exclui todas as informações salvas pelo software durante seu uso.

Os tipos de arquivo variam entre dados de login e progressos de jogos. Depois de desinstalado o software, esses arquivos permanecem no computador, ocupando espaço em disco e reduzindo a performance geral do PC.

Da mesma forma, os programas desinstaladores não removem todas as entradas que criam no registro, deixando-o cada vez maior e tornando mais lenta a inicialização do sistema e a execução de tarefas corriqueiras do computador.

Desinstalar vs Deletar

Muitas pessoas ainda não entendem a diferença entre desinstalar e simplesmente excluir manualmente um programa do computador. Na verdade, desinstalar nada mais é do que a exclusão automatizada dos arquivos salvos pelos softwares durante a instalação.

Leia também:  Quem Quando Como Onde O Quê Por Quê?

A diferença é que, quando um programa é instalado, os arquivos são copiados para a pasta dele e para outras pastas do sistema, além de serem criadas entradas no registro do Windows.

Se você simplesmente apagar a pasta inteira de um programa, sua atitude será ainda pior do que usar o desinstalador próprio que veio com o software. Por isso, a melhor opção é sempre ter um bom programa desinstalador.

Os limpadores do registro também são ótimas opções para procurar entradas inválidas ou que já não são mais usadas por programa algum.

Dicas

Não há como falar em programa desinstalador sem mencionar o consagrado Revo Uninstaller. Considerado um dos melhores da categoria, ele tem diversas opções de ajuste, para que você defina o nível de limpeza desejado.

Depois de remover os arquivos do programa usando a desinstalação que o acompanha, o Revo Uninstaller faz uma busca no sistema por arquivos deixados para trás e entradas de registro que não foram excluídas.

Para usá-lo, abra o Revo Uninstaller e clique no botão “Módulo de Caça”. Um alvo é aberto na sua tela para que você o arraste até a janela do programa a ser desinstalado. Quando solta o botão do mouse, você vê um menu de opções e pode clicar no item “Desinstalar” para que o Revo procure todos os arquivos relacionados àquele programa.

*Independente do programa usado, tenha sempre em mente que nada é infalível. Portanto, sempre passe os olhos pelas listas de arquivos e entradas de registro a serem removidos e desmarque aqueles que não tiverem relação com o programa desinstalado.

É raro acontecer, mas se uma entrada válida ou arquivo importante for removido, algum programa pode parar de funcionar corretamente, requerendo a reinstalação.

Outra ferramenta muito útil é o CCleaner, também campeão de downloads no Baixaki. E com motivo, já que ele é capaz de limpar todo tipo de sujeira presente no PC.

Desde arquivos da Lixeira e temporários da internet até aqueles restos de programas que você nem lembra mais que instalou, o CCleaner é capaz de fazer uma pesquisa profunda no sistema e efetuar a limpeza de tudo o que só ocupa espaço no PC e faz o desempenho piorar.

É importante enfatizar que ele também possui a função de desinstalação de programas, mas agrega alguns limpadores adicionais que não estão presentes no Revo Uninstaller. Portanto o CCleaner é mais completo, apesar de ter uma interface menos amigável que a do Revo.

Ambos os programas indicados neste artigo são extremamente fáceis de usar e possuem interface em português (consulte a lista de programas relacionados, no final desta página, para seus links de download e outras opções da mesma categoria).

Desinstalando manualmente

Existem casos em que programas estão no computador, mas não constam na lista do Painel de Controle, nem nas dos programas desinstaladores. Se for esse o seu caso, confira o passo a passo que o Baixaki produziu ensinando como remover o programa e seus vestígios.

Não se esqueça de desfragmentar

Pouco se fala hoje em dia sobre os desfragmentadores de disco, devido ao altíssimo desempenho dos computadores atuais. Porém, qualquer PC perde gradualmente seu desempenho conforme a fragmentação do HD aumenta.

Por isso, se no período de uma semana você instalar, desinstalar e excluir muitos programas e arquivos, convém utilizar um programa como o Defraggler para organizar os dados do disco rígido, facilitando e aumentando a velocidade do acesso a eles.

Procedendo conforme as dicas acima, você garante que seu computador esteja sempre com  desempenho máximo garantido e até tenha sua vida útil prolongada.

Como apagar um Arquivo ou Pasta que Não Quer Deletar

Baixar XMouse Button Control para criar macros com os botões do mouse O X-Mouse Button

Baixar ApowerMirror para espelhar a tela do Telefone e PC ApowerMirror é um dos principais

Baixar PDFChef – Um programa recheado de ferramentas de edições PDFChef é um programa com

DS4Windows – Baixar grátis para Windows 32 e 64 Bits em Português DS4Windows é um

Baixar AutoClicker grátis para Windows AutoClicker é um programa portátil onde é possível configurá-lo para

Baixar Grátis NTLite 32 e 64 bits para Windows Com o NTLite será possível fazer

Como desinstalar programas por completo no Windows

Sempre que instalamos algum programa em nosso computador, o mesmo cria uma dezena de pastas para armazenar os dados necessários para que o programa funcione, e além disso cria chaves no registro do Windows, para que o sistema autorize o mesmo a funcionar.

Até aí tudo bem, praticamente todos os programas fazem isso, o problema começa quando existem aqueles programas mal intencionados que persistem em relutar contra a desinstalação.

É o caso de Baidus, Chromiums e Hao123 da vida, que muitas vezes não se permitem desinstalar.

Outro problema é também a própria ferramenta de desinstalação do Windows, que pode ser acessada através do painel de controle, com ela é possível desinstalar os programas instalados no Windows, porém ela apaga apenas os arquivos que o programa usa para funcionar, muitas vezes sequer apaga as pastas do programa, mantendo uma quantidade enorme de pastas vazias e sem falar no registro, praticamente todas as chaves registradas permanecem lá.

Para solucionar essas deficiências que o desinstalador do Windows possui é necessário usar programas de terceiros. O que vamos utilizar hoje é o Revo Uninstaller.

Então se liga no passo a passo.

Depois de instalar o Revo, abra-o normalmente e espere a lista de programas carregar. 

Selecione o programa no qual você deseja desinstalar e clique em desinstalar no canto superior, ou clique com o botão direito e selecione Desinstalar. 

O programa irá então criar um ponto de restauração, aguarde alguns instantes e depois confirme que deseja desinstalar. 

A desinstalação padrão será executada, assim que terminar, você pode selecionar entre os tipos de escaneamento que o Revo irá realizar, Seguro, Moderado e Avançado. Para programas normais o indicado é o Moderado, porém no caso de programas que você considera maliciosos use o scan Avançado.

O programa então irá verificar todas as chaves de registro e pastas relacionadas ao programa desinstalado e então irá lhe fornecer uma lista dos arquivos encontrados, selecione todos e clique em excluir. 

Depois disso, está completo o processo de desinstalação do programa. E você não corre mais riscos com arquivos maliciosos, pois todos os registros da sua existencia foram deletados.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*