Como Excluir Arquivos Do Pc Que Não Querem Ser Excluidos?

OneDrive (trabalho ou escola) OneDrive (home ou personal) O OneDrive (trabalho ou escola) operado pela 21Vianet Mais… Menos

Você pode excluir arquivos ou fotos específicos no Microsoft OneDrive ou pode excluir pastas inteiras e todos os itens. Se for necessário, você poderá restaurar arquivos excluídos da lixeira do OneDrive.

  1. Acesse o site do OneDrive. Pode ser necessário entrar na sua conta Microsoft ou na conta corporativa ou de estudante.

  2. Selecione os arquivos ou pastas que você deseja excluir apontando para cada item e clicando na caixa de seleção de círculo exibida. (A imagem abaixo à esquerda mostra itens no modo de exibição de lista; a imagem à direita mostra itens no modo de exibição de blocos ou fotos.)

    Como Excluir Arquivos Do Pc Que Não Querem Ser Excluidos?   Como Excluir Arquivos Do Pc Que Não Querem Ser Excluidos?

  3. Para selecionar todos os arquivos de uma pasta, clique no círculo à esquerda da linha do cabeçalho ou pressione Ctrl+T no teclado. (Você também pode selecionar vários arquivos ao mesmo tempo; para isso, escolha um arquivo, role até a parte de baixo da lista e mantenha pressionada a tecla Shift e clique com o botão esquerdo do mouse no último item que deseja selecionar.)

    Como Excluir Arquivos Do Pc Que Não Querem Ser Excluidos?

  4. Na barra na parte superior da página, selecione excluir. (Você também pode clicar com o botão direito do mouse no arquivo ou pasta selecionada e selecionar excluir.)

    Observação: Se você não vir o ícone excluir na barra de navegação superior ou ao clicar com o botão direito do mouse em um item selecionado, pode ser que você não tenha permissão para excluir esse arquivo ou pasta.

  5. Para excluir uma pasta, em vez de apenas seu conteúdo, talvez seja necessário subir ou voltar um nível para selecionar a pasta inteira.

    Como Excluir Arquivos Do Pc Que Não Querem Ser Excluidos? Como Excluir Arquivos Do Pc Que Não Querem Ser Excluidos?

    Observações: 

    • Uma pasta de OneDrive pessoal não precisa estar vazia antes de ser excluída. No entanto, talvez você queira verificar antecipadamente se não há arquivos ou subpastas dentro dele que você queira manter.
    • Uma pasta de trabalho ou escolar OneDrive corporativo ou de estudante deve estar vazia para que você possa excluí-la.

Seus arquivos e pastas excluídos vão para a lixeira do OneDrive da qual você pode restaurar arquivos se precisar.

Primeiro, selecione Lixeira no OneDrive navegação no lado esquerdo.

Como Excluir Arquivos Do Pc Que Não Querem Ser Excluidos?

  • Para excluir permanentemente arquivos ou pastas específicos da lixeira, selecione esses itens e, em seguida, selecione excluir na navegação superior.
  • Para excluir permanentemente a lixeira inteira de uma só vez, selecione Esvaziar Lixeira na navegação superior.

Observação: Depois de excluir arquivos da lixeira da OneDrive, pode haver um pequeno atraso para ver que se reflete na disponibilidade de armazenamento da sua conta de OneDrive.

Excluir do seu OneDrive mas não do seu disco rígido

Se você quiser manter um arquivo, uma foto ou uma pasta em seu computador, mas não no OneDrive, use o explorador de arquivos (ou o Mac Finder, se você estiver em um Mac) para mover o arquivo de fora da pasta OneDrive para uma pasta diferente em seu disco rígido.

Como Excluir Arquivos Do Pc Que Não Querem Ser Excluidos?

Excluir do seu disco rígido, mas não do seu OneDrive

Se você quiser manter um arquivo, uma foto ou uma pasta no seu OneDrive, mas não no seu computador (porque você não quer que ele ocupe espaço), coloque o arquivo na pasta OneDrive e ative os arquivos sob demanda (ou Windows) (ou arquivos sob demanda (Mac)). Você ainda verá o arquivo na pasta OneDrive em seu computador, mas ele ocupará espaço zero em disco rígido.

Excluir do seu OneDrivee do disco rígido

Se você sincronizou o seu OneDrive com seu disco rígido/unidade de disco, use o explorador de arquivos (ou Mac Finder, se estiver em um Mac) para localizar e excluir o arquivo, a foto ou a pasta.

Os itens não podem ser excluídos de dentro da sua lista recentes , apenas removidos.

Observação: Estas instruções se aplicam apenas se você estiver conectado com uma conta da Microsoft (OneDrive for Home). Elas não se aplicam ao OneDrive para trabalho ou escola.

  • Para remover itens da exibição recente , selecione os arquivos ou pastas que você deseja remover apontando para cada item e clicando na caixa de seleção de círculo exibida. Na barra na parte superior da página, selecione remover.
  • Para excluir um item na sua lista recentes , vá para a pasta em que o item está localizado. Para localizar a pasta, examine os detalhes do item para ver o caminhoexato.
  • Abra a exibição compartilhada e selecione os arquivos ou pastas que você deseja remover apontando para cada item e clicando na caixa de seleção de círculo exibida.
  • Para remover um item compartilhado por outros usuários, selecione o item e, em seguida, selecione remover da lista compartilhada na barra na parte superior da página.
  • Para remover um item de compartilhado por mim, selecione o item, selecione informações no canto superior direito para abrir o painel detalhes e selecione gerenciar o acesso.
  • Para arquivos compartilhados com um link, selecione qualquer pessoa com este link… e, em seguida, selecione remover link.
  • Para arquivos compartilhados com outras pessoas, selecione pode editar ou pode exibir em seus nomes e, em seguida, selecione interromper compartilhamento.
  1. Na barra de tarefas, selecione Explorador de arquivos .

  2. Selecione a pasta OneDrive, selecione os itens que você deseja excluir e pressione a tecla Delete no teclado.

    Como Excluir Arquivos Do Pc Que Não Querem Ser Excluidos?

  1. Abra uma janela do Mac Finder .

  2. Navegue até a pasta correta OneDrive e selecione o item ou itens que você deseja excluir.

  3. Clique com o botão direito do mouse no item ou itens e selecione mover para o lixo. Você também pode arrastar e soltar o item ou itens da pasta para a lixeira.

Enviar email para o suporte Se ainda precisar de assistência, agite o dispositivo móvel quando estiver conectado ao aplicativo do OneDrive ou envie um email para a equipe de suporte do OneDrive.

Para entrar em contato com o suporte do OneDrive no PC ou no Mac, selecione o ícone do OneDrive na área de notificação ou na barra de menus e selecione Mais > Enviar Comentários > Não gosto de algo.

Administradores doOneDrive podemcontatar o suporte do Microsoft 365 para empresas.

Tem comentários? OneDrive No UserVoice, você pode sugerir os recursos que gostaria que fossem adicionados ao OneDrive. Embora não seja possível garantir períodos ou recursos específicos, responderemos a todas as sugestões que receberem pelo menos 500 votos.

Acesse a UserVoice do OneDrive.

Observação:  Esta página foi traduzida automaticamente e pode apresentar erros gramaticais ou imprecisões. Nosso objetivo é que este conteúdo seja útil para você. Você pode nos dizer se as informações foram úteis? Use o artigo em inglês como referência.​

Windows: impossível remover um arquivo ou uma pasta

Última modificação: 28 de agosto de 2020 às 14:10 por Pedro Muxfeldt
.

Há uma série de razões para você não conseguir remover um arquivo ou pasta no Windows. Entre os motivos, podemos citar arquivo ou pasta sendo utilizado por um processo do sistema, arquivo com conteúdo ocultos, arquivo ou pasta em modo leitura, erros no sistema de arquivos do HD, sistema infectado por vírus, disco rígido com defeito, arquivo ou pasta pertence a outro usuário. Como Excluir Arquivos Do Pc Que Não Querem Ser Excluidos? Há tantas razões para que um arquivo não possa ser excluído pelo Windows que o sistema operacional possui diversas mensagens de erro para esse problema, tais como 'Erro durante a remoção do arquivo ou da pasta', 'Impossível de remover o arquivo: acesso negado' e 'Ocorreu uma violação de compartilhamento', entre outras. Assim, existem diversos procedimentos que você pode realizar para contornar esse obstáculo. Nesse sentido, o ideal é que a cada ajuste feito você teste se o arquivo já pode ser excluído até que tudo seja resolvido. Para que o Windows mostre os arquivos ocultos do sistema, abra o Explorador de Arquivos. Clique na aba Exibir e depois marque a caixa Itens ocultos: Como Excluir Arquivos Do Pc Que Não Querem Ser Excluidos?
Em alguns casos, usar o computador em modo de segurança é o suficiente para conseguir eliminar arquivos e pastas com exclusão bloqueada. O procedimento para acessar o modo de segurança é feito através das ferramentas de restauração do Windows. Assim, siga o caminho Configurações > Atualização e segurança > Recuperação (na coluna à esquerda) > botão Reiniciar agora: Como Excluir Arquivos Do Pc Que Não Querem Ser Excluidos?

Para saber como reiniciar o computador em modo de segurança, clique aqui.

A primeira solução pode ser a de colocar um nível a mais na árvore, criar uma pasta ou arquivo com o mesmo nome e, em seguida , fazer um copiar/colar no lugar onde se encontra o arquivo a ser eliminado. Por exemplo, você quer remover o arquivo C:Filmemeu_arquivo.avi.

Para isso, vá em C, crie um novo arquivo de texto e dê o nome de meu_arquivo.avi (o sistema vai perguntar se você quer trocar a extensão, diga que sim). Arraste esse novo arquivo para a pasta c:filme. Quando o sistema solicitar, diga que quer substituir o arquivo existente. Tente remover o arquivo novamente.

Outra solução pode ser acessar o Gerenciador de tarefas (Ctrl + Shift + Esc) e, na guia Detalhes, clicar com o botão direito do mouse sobre o processo explorer.exe e interrompê-lo em Finalizar tarefa. Os ícones e a barra de tarefas desaparecerão: Como Excluir Arquivos Do Pc Que Não Querem Ser Excluidos?

Em seguida, clique em Arquivo > Nova Tarefa e execute o cmd. Vá até a pasta onde está o arquivo a ser excluído com a ajuda do comando cd e remova o arquivo com Del. Refaça Arquivo > Nova Tarefa e, desta vez, execute explorer.exe. Se funcionar, o arquivo desaparecerá.

É aconselhável analisar o seu disco rígido com o Scandisk. Para fazê-lo, vá em Meu computador, clique direito no disco rígido, selecione Propriedades e clique na guia Ferramentas. Na seção de Verificação dos erros, clique em Verificar. Tente remover o arquivo quando a análise terminar: Como Excluir Arquivos Do Pc Que Não Querem Ser Excluidos?
Tente refazer o Scandisk (procedimento logo acima) com o computador em modo de segurança e depois faça o processo de eliminação do arquivo ou pasta.
Nunca é demais realizar uma varredura com um antívirus para se certificar de que a dificuldade de excluir arquivos ou pastas não está ligada a uma infecção por vírus ou outro tipo de malware. Quando essa é a causa do problema, em geral não é possível excluir nenhum arquivo. Clique aqui para ver uma lista de antivírus gratuitos para PC.
Se nenhuma dessas manipulações funcionar, é possível usar ferramentas especiais, como o Unlocker. Com um simples clique direito, o Unlocker desbloqueia arquivos e pastas que o Windows não consegue desbloquear. Se o arquivo não estiver sendo usado por algum processo, o software pode renomeá-lo, removê-lo ou movê-lo. Você também pode utilizar outros programas, tais como Total Commander e Eraser.

Foto: © Manojkumar Madhusoodananpillai – 123RF.com

Como excluir um arquivo ou uma pasta que não quer ser excluído no Windows 10?

Utilize software de recuperação de dados para recuperar os arquivos ou as pastas excluídos acidentalmente

Aqui, recomendamos que utilize Renee Undeleter com seis características!Renee Undeleter – Software de dados de recuperação poderoso

  • Fácil de utilizar conclua a operação com passos simples.
  • Três modo de recuperação recuperação de arquivo/partição rápida/partição completa.
  • Tipos de arquivo recuperados imagem, vídeo, áudio, documento, e

Baixar GrátisBaixar GrátisBaixar GrátisJá 800 pessoas baixaram!

Aqui estão os passo para utilizar Renee Undeleter:

① Baixe e instale o Renee Undeleter. Atenção: Por causa de a instalação de software é possível cobrir os dados, é recomendável instalá-lo na outra unidade.

② Abra Renee Undeleter e escolha “Scan de Partição Rápido”.

Como Excluir Arquivos Do Pc Que Não Querem Ser Excluidos?

③ 3. Escolha a unidade que existes arquivos e clique em “Seguinte”.

Como Excluir Arquivos Do Pc Que Não Querem Ser Excluidos?

④ Escolha “Digitalização Rápida” e clique em “Seguinte”. Caso você não encontre o seu arquivo com digitalização rápida, é recomendável escolher “Digitalização Profunda”.

Como Excluir Arquivos Do Pc Que Não Querem Ser Excluidos?

⑤ Após a conclusão, você poderia clicar nos arquivos para pré-visualizar, e clique em “Recuperar”.

Como Excluir Arquivos Do Pc Que Não Querem Ser Excluidos?

Seis pastas e arquivos que você nunca deve deletar do Windows

Abaixo, vamos listar pastas e arquivos que você não deve apagar ou mesmo alterar, como a famosa System32 e bibliotecas DLL, sob pena de ter muita dor de cabeça ao ter que reinstalar o sistema e fazer backup dos seus dados.

1 de 7
Conheça arquivos que não devem ser apagados no Windows — Foto: Divulgação/Microsoft

Conheça arquivos que não devem ser apagados no Windows — Foto: Divulgação/Microsoft

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

2 de 7
System32 é uma pasta essencial para que o Windows funcione — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

System32 é uma pasta essencial para que o Windows funcione — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

Pasta famosa por aparecer em brincadeiras de mal gosto da Internet, que sugerem às vítimas deletá-la para deixar o PC mais rápido, a System32 é um dos componentes centrais do Windows.

É nela que o sistema operacional abriga alguns arquivos executáveis de programas nativos, como Bloco de Notas e Calculadora, além de arquivos vitais para que uma série de recursos funcionem corretamente, da reprodução de som à exibição de imagens na tela.

Apagar a System32 irá deixar o sistema instável e impedirá o usuário de acessá-lo depois de reiniciar o computador. Para corrigir o problema, só restaurando o Windows ou reinstalando o sistema completamente.

2. System Volume Information

3 de 7
Pasta armazena pontos de recuperação do sistema e informações sobre discos — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Pasta armazena pontos de recuperação do sistema e informações sobre discos — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Localizada na raiz da unidade C:, a pasta System Volume Information serve a diversos propósitos: ela guarda pontos de restauração do sistema, dados sobre os discos e partições instaladas no computador e recursos para backup dos seus dados.

Oculta por padrão, a pasta não pode ser acessada normalmente — por bons motivos. Se você interferir nos seus conteúdos, o sistema pode perder a habilidade de realizar buscas rápidas de arquivos e apps instalados, perder a capacidade de restaurar seu sistema em caso de algum incidente e mesmo comprometer a integridade de seus backups.

3. Arquivos de Programas (Program Files)

4 de 7
Pastas guardam aplicativos e seus componentes — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Pastas guardam aplicativos e seus componentes — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Arquivos de Programas é a pasta em que os aplicativos vão instalados por padrão. Nela estão os executáveis e arquivos de apoio que permitem que os diferentes softwares que você têm instalados no computador funcionem corretamente. Se você tentar removê-la, simplesmente perderá a capacidade de rodar boa parte daquilo que está instalado no seu computador.

Como essa não seria uma forma “limpa” de remover aplicativos, seriam deixados recursos desses programas no sistema, algo que pode comprometer a performance geral do Windows e obrigar o usuário a uma formatação para colocar tudo em ordem.

5 de 7
Arquivos DLL são peças importantes para o funcionamento do Windows — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Arquivos DLL são peças importantes para o funcionamento do Windows — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

De uma forma resumida, um arquivo DLL é um conteúdo que oferece uma série de recursos e instruções que podem ser usadas por softwares que rodam no seu computador.

Um mesmo arquivo DLL pode ser encarregado de gravar dados no disco e ser usado pelo navegador de Internet quando você baixa um arquivo, pelo game que você curte quando salva seu progresso ou mesmo pelo Word na hora de salvar um documento.

Isso significa que os DLL são componentes essenciais para que o Windows funcione corretamente. Remover algum arquivo deste tipo pode impedir que partes do sistema desempenhem suas tarefas ou mesmo comprometer o funcionamento de apps.

5. Pagefile.sys e Swapfile.sys

6 de 7
pagefile.sys e swapfile.sys são parte da gestão de memória e disco do Windows — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

pagefile.sys e swapfile.sys são parte da gestão de memória e disco do Windows — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

A extensão .sys vem de “system” (sistema, em inglês) e isso, por si só, já devia servir de indicativo para não mexer com o arquivo. O pagefile.sys é o arquivo em que o Windows guarda dados quando não há mais espaço na memória RAM.

Suponha que seu computador tem 2 GB de memória e você já ocupou todo esse espaço. Se precisar guardar mais coisas, o Windows desloca esses dados para o pagefile.sys.

Sem ele, seu computador deve começar a travar quando a memória RAM esgotar.

O swapfile.sys é parecido. Ele é usado pelo Windows para preservar dados na memória RAM quando o computador entra em hibernação. Sem o swapfile.sys, você perderia dados toda vez que voltasse ao PC depois de tê-lo deixado em descanso.

7 de 7
WinSxS conta com diversas versões de arquivos DLL usados pelo Windows ao longo dos anos — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

WinSxS conta com diversas versões de arquivos DLL usados pelo Windows ao longo dos anos — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Uma das grandes qualidades do Windows é sua capacidade de funcionar corretamente com softwares de décadas atrás. Essa grande retrocompatibilidade, entretanto, começou a virar um problema depois das versões 8 e 8.

1 do sistema, por conta de conflitos entre os arquivos DLL que uma aplicação antiga precisava para funcionar e os mais novos oferecidos pelos sistemas recentes. A solução encontrada pela Microsoft foi empacotar inúmeras versões diferentes de cada DLL dentro do WinSxS.

Dessa forma, os problemas e conflitos provocados pela falta de um DLL específico acabaram diminuindo no Windows 10.

Apagar WinSxS não vai impedir o Windows de funcionar, mas irá criar uma série de problemas na hora de rodar aplicativos mais antigos e mesmo softwares mais recentes que tenham sido desenvolvidos com alguma ferramenta desatualizada.

Como Excluir Arquivos Do Pc Que Não Querem Ser Excluidos?

Como programar um computador Windows para desligar sozinho

Como apagar um Arquivo ou Pasta que Não Quer Deletar

Baixar BurnAware Grátis para Windows em português BurnAware é um programa gratuito para Windows e

Baixar Grátis Free Download Manager para Windows 32 e 64 Bits Free Download Manager é

Baixar Grátis CrystalDiskInfo para Windows – Veja a saúde do seu HD/SSD CrystalDiskInfo é um

Baixar PointoFix – Marcador de tela para apresentações em Windows PointoFix é um programa gratuito

Baixar Sumatra PDF em Português para Windows 32 e 64 Bits Sumatra PDF é uma

Baixar Microsoft Teams grátis para Windows 32 e 64 Bits Microsoft Teams é uma plataforma

Como excluir arquivos ou pastas do Dropbox

Você pode excluir permanentemente qualquer arquivo ou pasta da sua conta do Dropbox, mesmo que estiver compartilhada, desde que seja o proprietário. Descubra como saber quem é o proprietário de um arquivo ou pasta.

Ainda não está usando o Dropbox? Veja como o Dropbox simplifica a recuperação e o histórico de arquivos.

Excluir um arquivo ou pasta

Siga as instruções abaixo para excluir um arquivo ou pasta da sua conta do Dropbox no dropbox.com, no aplicativo Dropbox para desktop ou no aplicativo para dispositivos móveis. Arquivos ou pastas excluídos podem ser restaurados dentro de um determinado prazo, dependendo do seu plano do Dropbox.

No dropbox.com

  1. Acesse o site dropbox.com.
  2. Clique em Todos os arquivos na barra lateral esquerda.
  3. Passe o mouse sobre o arquivo ou pasta e clique em “” (reticências).
  4. Clique em Excluir.
  5. Clique em Excluir novamente para confirmar.

No aplicativo para desktop

Para excluir um arquivo ou pasta na janela do aplicativo do Dropbox para desktop:

  1. Abra a janela do aplicativo do Dropbox para desktop.
  2. Clique no arquivo ou pasta que deseja excluir.
  3. Passe o mouse sobre o arquivo ou pasta e clique em “…” (reticências).
  4. Clique em Excluir.

Para excluir um arquivo ou pasta no Explorador de Arquivos (Windows) ou no Finder (Mac), clique com o botão direito do mouse no arquivo ou pasta e clique em Excluir (Windows) ou Mover para a Lixeira (Mac).

No aplicativo do Dropbox para dispositivos móveis

  1. Abra o aplicativo Dropbox para dispositivos móveis.
  2. Toque em “⁝” ou “” (reticências verticais ou reticências comuns) ao lado do arquivo ou pasta que deseja excluir.
  3. Toque em Excluir.

Excluir permanentemente um arquivo ou pasta

Siga as instruções abaixo para excluir permanentemente um arquivo ou pasta no dropbox.com. Arquivos e pastas excluídos permanentemente não podem ser restaurados.

Você pode excluir permanentemente qualquer arquivo ou pasta de que seja o proprietário. Você só pode excluir permanentemente arquivos e pastas de que não seja o proprietário se:

  • For o administrador de uma equipe do Dropbox Business.
  • Não for o administrador, mas for a única pessoa que tenha executado qualquer ação ou editado o arquivo ou pasta.

Observações: 

Para excluir permanentemente um arquivo ou pasta no dropbox.com: 

  1. Siga as instruções da seção acima para excluir o arquivo ou pasta no dropbox.com.
  2. Clique em Arquivos excluídos na barra lateral esquerda.
  3. Marque a caixa ao lado do arquivo ou pasta que deseja excluir permanentemente.
  4. Clique em Excluir permanentemente.
  5. Clique em Excluir permanentemente novamente para confirmar.

Apagar arquivos permanentemente no Windows 10 pode ser mais fácil do que você imagina

Clique para copiar https://computerworld.com.br/plataformas/apagar-arquivos-permanentemente-no-windows-10-pode-ser-mais-facil-do-que-voce-imagina/

A maioria dos usuários do Windows sabe que quando você apaga um arquivo, ele não é realmente apagado. Na primeira vez, ele é armazenado na Lixeira, que te dá uma segunda chance nas vezes em que você não queria realmente deletar o arquivo.

Caso você esvazie a Lixeira, então os arquivos são “desalocados” do seu disco rígido (HD). Mais uma vez, no entanto, eles não são apagados: o espaço que eles ocupam é simplesmente marcado como disponível para uso.

É por isso que os aplicativos de “undelete” para recuperação de dados funcionam: você pode ter suas fotos e arquivos de volta sem muitos problemas se agir rapidamente.

Mas e aquelas vezes em que você quer garantir que ninguém possa recuperar um arquivo específico? É aí que os utilitários para exclusão segura entram em cena.

Como apago um arquivo de forma permanente?

Muitas pessoas não sabem disso, mas o Windows possui a sua própria ferramenta embutida para exclusão segura de arquivos. Chamada de Cipher, a funcionalidade está presente no sistema da Microsoft desde o lançamento do Windows XP>

Se você prefere não baixar nenhum software ou aplicativo de terceiros, então esse será o melhor método para fazer o serviço. E, apesar de estarmos focando no Windows 10 aqui, a ferramenta funciona em todas as versões anteriores do software até o XP.

  • A Cipher não possui uma interface gráfica, por isso não é exatamente amigável aos usuários, mas os comandos que você precisa digitar são simples o bastante.
  • Em primeiro lugar, abra o PowerShell (que substituiu o Command Prompt) ao clicar com o botão direito do mouse no menu Iniciar – com o símbolo do Windows – e escolher a opção Windows PowerShell a partir do menu.
  • Agora digite o seguinte: “cipher /w:C:”

Esse comando irá sobrescrever de forma segura todos os dados do drive C: que foram “desalocados”. Em outras palavras: não irá tocar nenhum dados que ainda esteja em uso, então não irá apagar nada do seu drive C:. Apenas os arquivos que foram apagados.

Esse processo pode levar bastante tempo. Se quiser acelerar as coisas, é possível especificar a pasta exata que quer apagar de vez ao digitar o caminho complete.

  1. Por exemplo, se você quisesse apagar tudo na sua pasta Documentos, é preciso digitar o seguinte comando (obviamente substituindo Jim pelo seu nome de usuário): “Cipher /w:C:UsersJimDocuments”.
  2. Como apagar arquivos de forma segura com o Eraser
  3. Caso não queira usar a Cipher, existem diversos utilitários gratuitos que farão um serviço parecido de sobrescrever os arquivos deletados para impedir a recuperação dos mesmos.
  4. Recomendamos usar o Eraser, que é um aplicativo open-source totalmente gratuito que você pode baixar pelo site da Heidi.

Clique em Download no menu superior, depois selecione a versão mais recente (normalmente ela fica no topo da lista). Isso deverá fazer com que o download seja iniciado imediatamente.

Caso escolha a opção Typical durante o processo de instalação, o Eraser será adicionado ao menu que é aberto com o botão direito do mouse. Isso significa que você pode selecionar um ou mais arquivos no Explorar (File Explorer), clicar com o botão direito do mouse sobre eles e então selecionar o Eraser. Essa é a maneira mais fácil de usar a solução.

Caso você abra o aplicativo, é preciso clicar com o botão direito do mouse no espaço Erase Schedule, depois em New Task e Add Data. Então você poderá escolher o que quer apagar: arquivos, pastas, espaço de disco não usado, Lixeira e mais.

Materiais para Download

É possível nomear e salvar essas tarefas e rodá-las de acordo com um cronograma. Existe até uma opção para escolher alguns arquivos inofensivos para usar na hora de sobrescrever os seus arquivos.

Caso você não faça isso, alguém com conhecimento analisando os conteúdos do drive veria os padrões de uma exclusão segura e perceberia que você não queria que determinados arquivos fossem encontrados. Essa pessoas não poderia recuperar os arquivos, mas se você sobrescrever os seus dados sensíveis com outros arquivos, isso esconde o fato que eles foram apagados em primeiro lugar.

Programas que ajudam a excluir arquivos bloqueados pelo Windows

Eu tenho certeza absoluta que você já passou por essa situação irritante: imagine que você está utilizando o seu computador e tenta apagar um arquivo ou pasta — esteja em alguma outra pasta ou na própria Área de Trabalho.

E então, quando você pressiona delete (ou arrasta para a lixeira), uma mensagem aparece na tela: “O programa parece estar em uso”, ou então, “Você precisa de permissão para executar essa função”.

Enfim, é um “Acesso negado” — e isso irrita bastante.

Às vezes isso acontece quando você acaba de instalar um programa e quer excluir o instalador, mas ele continua em uso. Ou então o Windows simplesmente invoca que você não vai apagar tal arquivo e ponto final. Isso acontece principalmente porque ele realmente está em uso — mas em segundo plano.

Excluindo os arquivos na marra

Para solucionar de uma vez por todas esse problema e mostrar quem é que manda no seu PC, fazemos aqui uma seleção com vários arquivos que prometem ajudá-lo na árdua tarefa (que pode até nem ser tão árdua assim, mas é realmente irritante).

Pocket KillBox — Aqui a sua leveza definitivamente não é um ponto negativo. Com apenas 90 KB o programa traz uma porção de opções para ajudá-lo a “matar” os arquivos que insistem em não deixar que você os exclua.

O programa oferece várias opções diferentes, bastando escolher uma pasta ou um arquivo e definir o que você quer fazer: matar o arquivo, excluir/substituir ao reiniciar, fechar o Explorer enquanto mata o arquivo. Você ainda pode ver qual processo está executando o arquivo para então fechá-lo.

Dr Delete — Esse programa busca realmente a simplicidade. Ao abri-lo você logo entende o que eu estou querendo dizer. É que basta abrir o Dr Delete, procurar pelo seu arquivo “supostamente” bloqueado e clicar no botão Delete. E quando você reiniciar o PC, a primeira coisa que o programa vai fazer para você é excluir o arquivo.

Unlocker — Muito prático, adiciona uma nova função ao menu de contexto do Windows Explorer. Ou seja, é só você clicar com o botão direito sobre o arquivo que está bloqueado e selecionar a opção “Unlocker”. Depois disso, o arquivo ficará livre do que estava usando ele e você poderá excluí-lo normalmente. (Altamente aprovado pelos usuários do Baixaki, então vale a pena conferir.)

OpenedFilesView — Como mencionado logo acima, às vezes os programas gostam de esconder de nós o que estão fazendo ou acessando. Com o OpenedFilesView você pode visualizar todos os arquivos que estão em uso no momento, e porque estão abertos. Aí, se você quiser, é só finalizar o processo do arquivo para poder excluí-lo.

File Folder Unlocker — O aplicativo é muito semelhante ao Gerenciador de Tarefas do Windows, o que acaba até mesmo ajudando na utilização.

Com ele você pode localizar todos os processos que estão em funcionamento (até mesmo os escondidos), além dos arquivos que estão sendo usados por eles.

Dessa forma fica fácil encerrar quem está usando o arquivo “bloqueado”. Ótima opção para solucionar o problema.

Boot Deleter — A intenção do aplicativo é deletar o arquivo que está bloqueado quando o computador for reiniciado. Entretanto, oferece várias maneiras para fazer isso. Você pode somente soltar o arquivo para dentro do atalho do programa ou adicionar uma função no menu de contexto do Explorer. Assim, basta clicar com o botão direito sobre o arquivo e escolher a opção “Delete on Reboot”.

● ● ● ● ● ●

É possível que mesmo assim você não tenha conseguido apagar aquele arquivo ou pasta que está bloqueado. Uma solução simples e fácil também é a de iniciar o Windows no Modo de Segurança. Assim, é provável que o arquivo não esteja em uso por nenhum processo e você possa finalmente excluí-lo.

Um abraço e até a próxima!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*