Como Evitar Que Seu Cachorro Faça Necessidades No Lugar Errado?

Como Evitar Que Seu Cachorro Faça Necessidades No Lugar Errado?

O cachorro fazendo xixi fora do lugar pode acontecer por diferentes motivos. Saiba mais!

Chegar em casa depois de um longo dia na rua e ver xixi de cachorro fora do lugar tira paciência de qualquer um, né? Por isso, quem tem um cãozinho sabe bem da importância de aprender como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo logo nos primeiros meses de vida do animal. Mas, mesmo com treinamento, o cachorro pode voltar a fazer as necessidades fora do local indicado e isso pode estar relacionado à diferentes causas. É importante entendê-las para agir em relação a esse comportamento ou até mesmo prestar o suporte que o cãozinho precisa, caso o motivo seja algum problema de saúde. Pensando nisso, separamos 6 possíveis razões para o cachorro fazendo xixi no lugar errado. Dá só uma olhada!

1) Cachorro fazendo xixi fora do lugar pode ser falta de adestramento

Diferente dos gatos, que aprendem a usar a caixa de areia por instinto natural, os cachorros precisam ser ensinados a fazer as necessidades no lugar certo desde cedo.

Caso contrário, os bichinhos podem acabar fazendo xixi por toda a casa sem ter a mínima ideia de que aquilo é errado. Por isso, o adestramento de cães se torna a melhor alternativa para contornar esses inconvenientes.

O ideal é que o treinamento se inicie quando o cãozinho ainda é um filhote, mas é importante ter em mente que esse processo também não acontece do dia para a noite.

Pelo contrário, leva algum tempo para o cachorro aprender certinho, mas é importante não desistir e levar o adestramento até o final, ou seja, quando você perceber que o cachorro já criou a consciência de onde é o lugar certo para ele fazer as suas necessidades.

2) Cachorro marcando território pode ser a causa do xixi fora do lugar

Não é novidade que os cachorros – principalmente os machos – gostam de marcar o território como forma de reafirmar que é ele quem domina aquele espaço. Isso pode acontecer pelos mais diversos motivos: se o cãozinho convive com outros cães, às vezes pode ser uma disputa de ego para mostrar quem é o líder do local.

As fêmeas, principalmente as não castradas, também podem apresentar esse comportamento. Em outros casos, essa reafirmação de liderança pode ser destinada também aos tutores do animal, já que alguns cachorros são mais resistentes para receberem ordens e resolvem marcar território para “mostrar quem manda” na relação entre ele e o tutor.

Geralmente, a melhor forma de corrigir esse tipo de comportamento é com treinamentos.

Como Evitar Que Seu Cachorro Faça Necessidades No Lugar Errado?

Ensine o cachorro a fazer necessidades no lugar certo desde cedo

Como Evitar Que Seu Cachorro Faça Necessidades No Lugar Errado?

Cuidados dos animais

O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves.

Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar.

Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

Como Evitar Que Seu Cachorro Faça Necessidades No Lugar Errado?

Cuidados dos animais

Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária.

Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos.

No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

Como Evitar Que Seu Cachorro Faça Necessidades No Lugar Errado?

Cuidados dos animais

Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa.

O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí.

Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

Como Evitar Que Seu Cachorro Faça Necessidades No Lugar Errado?

Cuidados dos animais

Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

Se o seu cãozinho tinha o hábito de fazer o xixi no lugar certo e de repente isso mudou, é preciso ficar de olho em outros sinais, pois às vezes isso pode ser um indicativo de problema de saúde. Às vezes, o cachorro pode estar com uma incontinência urinária e, por isso, não consegue mais fazer as necessidades no banheirinho dele.

Esse é um problema que costuma afetar principalmente o cachorro idosos, mas que também pode acontecer em outras fases da vida do animal. Além disso, infecção urinária e doenças gastrointestinais também podem desencadear esse tipo de situação.

Por isso, caso o cãozinho seja treinado e passe a adotar esse tipo de comportamento, recomendamos uma visita ao veterinário para se certificar de que está tudo bem com a saúde do cachorro.

4) Cachorro que faz xixi quando está muito excitado

Às vezes o motivo do seu cãozinho fazer xixi no lugar errado pode ser nada mais nada menos do que felicidade! Os cachorros quando estão muito excitados e felizes podem acabar tendo um certo probleminha na hora de conter a bexiga, e por isso acabam urinando sem querer nessas horas.

São situações mais específicas, mas que pode acontecer, por exemplo, quando o tutor ou alguma visita chega em casa ou até mesmo quando o cãozinho está prestes a dar um passeio.

Para contornar o problema, é importante investir em técnicas de relaxamento para que ele aprenda a lidar com a felicidade em excesso.

5) Ansiedade de separação pode refletir no xixi de cachorro no lugar errado

Alguns cãezinhos acabam se tornando mais dependentes do tutor e da família do que outros. Por isso, quando são deixados sozinhos em casa, esses animais acabam apresentando um elevado nível de ansiedade devido à separação. Em alguns casos, isso pode acabar levando ao xixi de cachorro no lugar errado.

Outros comportamentos que também podem ser observados são uivos e latidos excessivos na ausência do tutor e até mesmo objetos destruídos.

Para contornar esse tipo de problema, o cãozinho precisa passar por um longo período de treinamento e aprendizado para se acostumar com as situações em que o tutor não está presente.

6) Cachorro pode estar com ciúmes e querendo chamar a atenção

Chegou um novo membro na família? Pois esse pode ser o motivo pelo qual o seu cãozinho se recusa a fazer xixi no lugar certo.

Assim com os humanos, os cachorros também sentem ciúmes e com a chegada de um outro cãozinho ou até mesmo de um bebê na família, os animais podem se sentir trocados e deixados de lado.

Para reverter isso, a maneira que eles encontram de chamar a atenção dos tutores é com o xixi de cachorro espalhado pela casa. Pode não ser a melhor maneira de demonstrar a insatisfação dos doguinhos, mas é o jeitinho que eles encontram de fazer isso.

Afinal, como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo?

Existem diversas técnicas que ajudam o tutor a como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo, mas o primeiro passo sempre deve ser o mesmo: definir exatamente qual vai ser o local do banheiro do cachorro.

Depois disso, é só escolher o melhor material para o processo, que pode ser um tapete higiênico ou um jornal velho. Já na hora de como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo, muitos tutores optam pelo retorno positivo.

Isto é, basta oferecer recompensas quando o cãozinho urinar no local adequado que o animal passa a associar esse tipo de atitude a um estímulo positivo e para de fazer xixi onde não deve.

Redação: Juliana Melo

Como Evitar Que Seu Cachorro Faça Necessidades No Lugar Errado?

Continuar Lendo

Xixi e cocô em lugar errado: motivos e soluções

Como Evitar Que Seu Cachorro Faça Necessidades No Lugar Errado?

leelee_smiles/Creative Commons

De cada dez atendimentos que eu faço, sete reclamam de xixi e/ou cocô em local errado. Isso não é apenas uma coincidência. 70% dos abandonos no Brasil estão relacionados à dificuldade do cão ou gato aprender a fazer xixi no local certo. Mas o mais grave é que 70% das eutanásias em gato, na Europa, são por felinos que fazem xixi ou cocô pela casa, roupas, móveis, cortinas, etc.

Não saber fazer as necessidades como nós, humanos, exigimos é questão de vida ou morte (literalmente) para muitos cães e gatos. Por isso, eu vou desvendar os mistérios que estão por trás desses erros fatais.

Leia também:  Quanto Se Deve Dar Em Dinheiro Como Prenda De Casamento?

Bebê usa fralda, e os animais?

Como Evitar Que Seu Cachorro Faça Necessidades No Lugar Errado?

thr3eSE7EN/Creative Commons

Quando um bebê fofinho nasce, já colocamos uma fraldinha nele. Isso porque ele não consegue controlar os esfíncteres, responsáveis por segurar o xixi e cocô. Aos poucos, ele aprende a controlar. Porém, algumas crianças, continuam a ter dificuldade, principalmente a noite, de segurar o xixi.

A solução, muitas vezes, é buscar um psicólogo para tentar entender o motivo desta situação, quase sempre, chata para os pais.

Os cães e os gatos também nascem com sem conseguir controlar o esfíncter. Dependendo do animal, pode demorar até 6 a 8 meses para amadurecer e controlar totalmente a vontade de fazer xixi.

Da mesma forma que uma criança, quando está brincando, tem dificuldade de parar para avisar seus pais que quer fazer xixi, o cão também não quer parar tudo, ir até a lavanderia, para se aliviar. Vai xixi para todo lado. Ele não faz isso por mal.

Neste caso, o ideal é restringir o espaço do animal, para facilitar o acerto, ou aumentar o número de tapetinhos higiênicos ou caixa de areia.

Tapete higiênico e seus similares

Como Evitar Que Seu Cachorro Faça Necessidades No Lugar Errado?

PETaPOTTY/Creative Commons

Cães são super higiênicos. Eles não gostam de encontrar um local sujo ou já usado, para se aliviar. Da mesma forma que gostam de ter conforto naquele momento sagrado.

Alguns tutores, para facilitar a limpeza, usam uma caixa com grade, para colocar o tapetinho higiênico dentro. Outros, compras caixas, sem nada dentro, que jogam xixi no ralo. Há ainda quem compre grama sintética, com caixa que escorre o xixi.

Se você utiliza uma dessas estratégias e seu cachorro se adaptou, meus parabéns! Se considere um caso raro. O mais comum é que o animal não tolere essas alternativas humanas. Além de deixar cheiro desagradável a eles, o toque com esses materiais não é agradável. Por isso, em alguns casos, o cão faz xixi ao lado desses engradados, mas não em cima.

O ideal, nos tempos atuais, é utilizar o tapetinho higiênico. Nada de jornal, viu?! Além de conter chumbo, pode não absorver o xixi adequadamente e deixar a pata do peludo úmida. Chumbo e umidade podem intoxicar e causar fungos, respectivamente.

Caixa sanitária e areia para gatos

Como Evitar Que Seu Cachorro Faça Necessidades No Lugar Errado?

Kerri Lee Smith/Creative Commons

Se os cães já são muito higiênicos, o que dizer dos gatos? Limpeza é sua marca registrada. Por isso mesmo, seu olfato é o sentido mais apurado. Para alguns, basta ter um restinho de xixi na areia, para que ele prefira o tapete mais próximo.

Por isso, o recomendável é limpar a caixinha de areia duas vezes por dia. Ah, e o número de caixas deve ser, no mínimo, o número de gatos + 1. Por exemplo, eu tenho três gatos e quatro caixas. Se você tem quatro gatos, deve ter cinco caixas. Tudo isso para aumentar a chance do bichano encontrar um banheirinho com menor odor de urina.

E se você está pensando “ah, mas eu uso sílica e não precisa limpar todos os dias, só tirar o cocô”; sinto lhe dizer: seu gato não te ama tanto, quanto poderia. A sílica é um dos piores materiais, na visão do gato.

Lembra que o olfato é o sentido mais apurado. Para você, a sílica absorveu o xixi e está sem cheiro. Porém, para ele, o xixi está mais do que presente e cheirando. Um prato cheiro para ele usar o seu tapete lindo, ou o seu sofá.

Outro campeão de reclamação dos gatos é o granulado grosso. Aquelas areias mais grossas, com os grãozinhos do tamanho de uma lentilha (ou maior). Não importa se for areia, madeira ou mesmo sílica, os gatos odeiam pisar e fazer suas necessidades neste tipo de substrato.

O ideal é buscar areias (nada de farinha de mandioca e afins!) próprias para gatos, que lembrem uma areia de construção ou mesmo uma terra. Isso porque os gatos em vida livre faziam suas necessidades em areia fina ou mesmo na terra fofa.

Ah, e não miguele na quantidade de areia. Se o gato não conseguir cobrir seus dejetos, sem deixar vestígio, ele também vai preferir o seu tapete. Por isso, coloque pelo menos 5 centímetros de areia na caixa.

  • E por falar em caixa, olha esse vídeo que eu fiz, falando dos 6 principais erros, em relação à caixa sanitária do gato.
  • Bronca!

Desde sempre, aprendemos a dar bronca quando o cachorro ou o gato faz xixi em lugar errado. Essa é a pior coisa que podemos fazer! Ao dar bronca, o animal pode se assustar ou ficar com medo e associar isso ao ato de fazer xixi. Ele pode começar a prender a urina e desenvolver uma doença por isso.

Mesmo que ele faça xixi na sua frente, no seu tapete persa, respire fundo, conte até dez e limpe o xixi. Depois que a raiva passar, reflita o que motivo deste erro.

  1. Demarcação de território
  2. Se a sua questão é demarcação de território, assista esse vídeo.
  3. Principais motivos
  4. – Será que ele ainda é novinho e não consegue controlar? Então devo deixar mais tapete

– Será que o substrato é o mais adequado para ele? Coloque outra opção de material em outro local da casa e faça o teste.

– Será que eu já dei muita bronca nele e agora ele está com medo? Recompense os acertos com carinho e petisco.

– Será que ele só faz xixi quando sozinho? Leve a um especialista em comportamento animal. Ele pode estar com ansiedade por separação.

Para entender melhor os motivos e como fazer o treino para aumentar os acertos, fiz esse vídeo.

5 dicas para seu cachorro nunca mais fazer xixi no lugar errado

Como Evitar Que Seu Cachorro Faça Necessidades No Lugar Errado?

  • Com a chegada de um novo cachorro na casa, muito provavelmente nos primeiros dias enfrentaremos muito xixi no lugar errado.
  • Devemos compreender que o filhote está chegando a um ambiente novo e ainda não aprendeu o local correto de fazer suas necessidades.
  • Por esta razão, devemos ensinar o pequeno onde é este local.
  • 1 Local
  • Primeiro, vamos otimizar o ambiente para que os acertos sejam facilitados.
  • Defina o lugar onde será o “banheirinho” dele e evite mudá-lo, pois o filhote pode se confundir e isso atrapalhará o treino.
  • Apenas relembrando que a caminha e os potes de água e comida devem ser colocados afastados deste local, pois os cães não gostam e evitam fazer suas necessidades onde comem ou dormem.

Como Evitar Que Seu Cachorro Faça Necessidades No Lugar Errado?Xixi do cachorro é problema frequente para os donos dos bichinhos | Foto: Reprodução

Caso estejam perto, o filhotinho escolherá outro lugar para se aliviar.

Os “banheirinhos” devem ter tamanho um adequado para que o filhote tenha espaço para se aliviar, então, procure garantir que este seja suficiente para que o cão se sinta confortável.

A escolha da superfície é também um fator que deve ser levado em consideração. Os cães têm preferência por superfícies absorventes para fazer o xixi.

  1. Por esta razão, no local definido como banheiro, disponibilize jornal, tapete higiênico ou ainda a grama sintética para estimular o amigo.
  2. 2 Umidade
  3. Alguns cães não gostam e se incomodam mais que outros em pisar em superfícies molhadas e esta pode ser a razão do seu filhotinho acertar os 1º xixi do dia e errar os demais.
  4. Procure sempre manter o banheirinho limpo.
  5. Com o banheirinho pronto, é hora de ensinarmos o filhote o local correto para se aliviar.

Os cães costumam fazer as necessidades quando acordam, depois que comem e após as brincadeiras. Fique atento a estes eventos e antecipe o xixi.

  • 3 Acompanhe
  • Percebendo que o cão está procurando um lugar para se aliviar, leve-o até o local correto.
  • Faça companhia a ele, tomando cuidado para não pressioná-lo, deixando-o à vontade, até que ele se alivie.
  • Recompense-o com elogios e carinho, reforçando este comportamento.
  • Com o treino, o cão aprenderá que este é o local correto.

Como Evitar Que Seu Cachorro Faça Necessidades No Lugar Errado?Dicas simples podem fazer a diferença no convívio com seu cãozinho | Foto: Reprodução

4 Nada de broncas

Durante o treinamento, erros podem acontecer. Nesta situação, dar broncas não é interessante e pode atrapalhar a evolução do treino.

Quando se deparar com o xixi errado, ignore-o, pois o cão pode associar a bronca com o fato de se aliviar, passando a fazer as suas necessidades apenas na sua ausência, o que dificultará o treino.

5 Limpeza

A limpeza do xixi errado deve ser feita da maneira correta. Existem produtos específicos para eliminar totalmente o odor da urina e das fezes.

  1. Este cuidado é importantíssimo, já que o olfato dos cães é bastante sensível e o resquício do odor, não percebido por nós humanos, é um atrativo para cão se aliviar naquele local.
  2. Evite realizar a limpeza na frente do filhote, pois o cão pode entender que urinando naquele local consegue a sua atenção.
  3. Ao ver você “recolher o xixi”, o animal também poderá entender o ato como uma disputa de recursos.

O treino requer paciência e persistência. Erros podem acontecer, porém, estes devem ser ignorados e os acertos valorizados.

  • Bons treinos!
  • Calor pra cachorro! Confira as MELHORES DICAS para refrescar seu pet
  • Acompanhe a Folha Z

Seu cão faz xixi no lugar errado? Veja onde você está errando

A primeira coisa que você precisa ter em mente quando o seu cachorro fizer xixi no lugar errado é que a culpa não é dele. Ele não sabe onde pode ou não fazer, a não ser que você o ajude a perceber isso. No artigo anterior, apresentei 3 passos para você ensiná-lo a fazer xixi no local certo.

Leia também:  Como Mudar Programas Que Iniciam Com O Windows?

Como Evitar Que Seu Cachorro Faça Necessidades No Lugar Errado?

Se o seu cachorro fizer xixi no lugar errado, a culpa não é dele. Lembre-se disso e vai ficar mais eficiente ensinar.

Se você mantém o banheirinho de casa limpo, sempre sequinho, longe da comida e da água, leva ele para passear com frequência, delimitou o espaço em que ele circula, mas mesmo assim o seu cão ainda faz xixi no lugar errado, pode ser por um dos fatores que listarei a seguir:

Punição

Quando eu falo sobre isso, não quero dizer apenas agressão física, mas também bronca, cara feia e elevação de voz. O seu cãozinho não entende que fez algo errado, pelo contrário, já que fazer xixi é algo realmente prazeroso e alivia o desconforto como se fosse uma auto recompensa.

Se você brigar com ele, muito provavelmente vai assustá-lo e em vez dele entender que a bronca é por ter feito xixi no lugar errado, ele vai achar que é por ter feito na sua frente e começará a fazer escondido. Justamente por isso você deve encontrar xixi atrás do sofá ou em outros locais “surpresas”. Entenda que ele não está te provocando, só tem medo de ser punido novamente.

Como Evitar Que Seu Cachorro Faça Necessidades No Lugar Errado?

Punição é a pior alternativa para corrigir o problema de educação sanitária do seu cão. Em vez de brigar, controle o ambiente para não haver o erro.

Dessa maneira, o que você pode fazer de melhor é não focar no local errado e sim explicar através de treinos o que quer que o seu cão faça. 

“Ah, mas eu sempre ouvi que esfregar o focinho dele no xixi funciona”. Isso está ERRADO. Repito: as formas de punição só vão atrapalhar e impedir que o cão aprenda a fazer xixi no local correto.

Se esfregar o focinho funcionou para algum cachorro, é porque provavelmente ele foi fazer xixi em um local longe como no fundo do quintal, onde, por sorte, era o lugar que você queria. Tudo isso, com medo de você.

Em resumo, para que o seu cão não faça xixi no lugar errado, você precisa parar de dar broncas, eliminar as chances dele errar e assumir as suas responsabilidades pelo comportamento do cão, o mais importante, quando ele acertar, dê muitas recompensas, que podem ser petiscos, carinho ou algo que ele goste muito.

Se você quer mais informações e orientações sobre o comportamento do seu cão, ou até mesmo aprender alguns truques, acompanhe a Tudo de Cão nas redes sociais e aqui no nosso blog. Sempre teremos um conteúdo novo que pode ser muito útil a você e ao vínculo que tem com o seu cãozinho!

Você também pode ensinar o seu cãozinho diversos outros comandos e até mesmo truques. Não é uma coisa do outro mundo, não. Você é capaz! Para você saber exatamente o que fazer, temos o Portal Tudo de Cão Transforma, com vídeos passo a passo para você ensinar o seu cãozinho, seguindo um tutorial por dia. Fica super fácil. Clique aqui e saiba mais!

E olha só, te ofereço 7 dias sem compromisso para conhecer o portal. Se você achar que não é o melhor para você, não tem problema, nossa amizade seguirá na mesma, é só cancelar! Mas eu tenho certeza que você vai adorar as palestras com convidados, aulas ao vivo, tira-dúvidas sobre educação sanitária e diversos outros assuntos interessantes.

Mas se você quiser a nossa ajuda pessoalmente, também estamos à disposição! Você pode receber suporte personalizado de um profissional que vai até a sua casa para te orientar e adestrar o seu cão com muito amor e sem punições. Para saber mais sobre o nosso serviço de adestramento em domicílio e para receber uma visita gratuita de um de nossos adestradores, clique aqui.

  • Espero que este artigo tenha te ajudado!
  • Abraços e até a próxima,
  • Marcelo Eckmann

Seu cachorro faz xixi no lugar errado? Veja como resolver

Logo que um cachorrinho chega à sua nova casa, uma das principais preocupações dos tutores é evitar que façam xixi no lugar errado. Porém, muitos donos encontram grande dificuldade nessa missão.

Se você está enfrentando dificuldades para ensinar seu cachorro a fazer as necessidades no lugar correto, fique tranquilo. Este artigo irá te explicar tudo o que você precisa saber para conseguir treinar seu cãozinho a não fazer xixi no lugar errado.

Motivos que podem levar o cachorro a fazer xixi no lugar errado

É muito comum que filhotes façam, vez ou outra, cocô e xixi no lugar errado. Entretanto, se esse comportamento permanece mesmo com você se dedicando para ensiná-lo a usar o local certo para as suas necessidades, é preciso investigar as razões que podem levar a esse comportamento indesejado.

Os motivos mais comuns para fazer xixi fora do lugar são:

Poucas idas até o banheiro

Algumas vezes, os cachorros acabam fazendo xixi no lugar errado pois seus tutores não o levam para fazer suas necessidades a quantidade de vezes necessária e eles acabam não conseguindo segurar por tanto tempo (principalmente os filhotinhos).

Quando estão aprendendo onde é o local correto, é importante que os donos dos animais os levem várias vezes ao dia até a área destinada para que possam fazer xixi e cocô.

Os horários principais para isso são logo depois que comem, pela manhã quando acordam, quando eles já ficaram um certo tempo sem fazer xixi, ou ainda quando eles começam a dar sinais de que estão procurando um lugar para fazerem suas necessidades, como ficar cheirando o chão ou dando volta em torno de si mesmo.

Má escolha do local

Cachorros evitam fazer suas necessidades perto de onde comem e dormem. Por isso, procure manter o banheiro do cãozinho longe de seu comedouro, bebedouro e caminha.

Além disso, é importante ter em mente que filhotes não conseguem segurar a vontade de fazer xixi e cocô por muito tempo. Então, esse local não deve ser muito longe de onde ele irá passar a maior parte de seu tempo brincando. Para evitar acidentes, o ideal é oferecer mais de um local como banheiro até que ele aprenda direitinho o local correto de fazer suas necessidades.

Banheiro pequeno

Algumas vezes o cachorro chega ao local correto para fazer suas necessidades, mas acabam fazendo um pouco fora do lugar exato. Isso pode acontecer se a área estipulada para ser o banheiro do animal for muito pequena. Tenha em mente que a área determinada para o cão fazer suas necessidades deve ser grande o suficiente para ele entrar e dar voltas.

Para resolver essa situação, é só aumentar o espaço definido como o banheiro do animal, cobrindo uma área maior com tapetes higiênicos, por exemplo.

Tipo errado de material

Cães preferem fazer suas necessidades em locais com uma superfície absorvente. Na natureza, eles irão escolher uma área com grama ou terra para se aliviarem.

Em sua casa, você pode oferecer ao seu bichinho uma área do gramado ou jardim destinada a essa finalidade.

Caso não haja esse espaço em sua casa, você pode utilizar tapetes higiênicos, grama sintética com caixa absorvente ou só a caixa com grade e jornal embaixo.

Caso seu animalzinho não esteja se adaptando a um tipo de material, você pode tentar outras opções e ver se ele se sente melhor com elas.

Higiene inadequada

Ninguém gosta de usar um banheiro sujo, nem os cachorros. Por isso, mantenha sempre limpa a área escolhida que o animal faça suas necessidades. Assim, você evita que ele procure outro lugar para fazer xixi e cocô.

Problemas comportamentais e de saúde

Em alguns casos, os cães fazem xixi no lugar errado por problemas comportamentais, como demarcação de território, ansiedade de separação ou excesso de submissão, ou até mesmo por problemas de saúde, como infecção ou incontinência urinária.

É preciso que os donos estejam atentos e avaliem os motivos que levam o cachorro a não conseguirem fazer suas necessidades no lugar adequado. Se observarem algum comportamento estranho ou fora do comum, procure um veterinário. Ele poderá te ajudar a identificar o que pode estar causando o problema.

Cuidado: xixi e cocô só fora de casa pode gerar problemas

Alguns tutores de animais preferem, por diversos motivos, levar seus cachorros para fazerem suas necessidades somente fora de casa. Entretanto, esse tipo de condicionamento pode acabar causando situações incômodas para os donos e problemas sérios de saúde para o cachorro.

Cães criam hábitos rápido. Se você começar a levar o animal para fazer suas necessidades na rua sempre no mesmo horário, ele irá se adaptar a essa rotina e cobrará que você o leve sempre naquele período.

Se por algum motivo você não puder cumprir esse cronograma, o cachorro poderá acabar fazendo suas necessidades fora do lugar ou pior! Ele poderá segurar o xixi por muito tempo e esse comportamento pode causar problemas sérios de saúde ao animal, como infecções ou outras doenças relacionadas ao trato urinário.

Por isso, por mais que você prefira que seu cão se alivie na rua, é muito importante que você também ofereça opções de banheiro para ele dentro de casa e o estimule-o a utilizá-lo de vez em quando. Assim, nem você e nem seu cachorro terão problemas.

Leia também:  Como É Que O Professor Pode Recorrer Da Sua Avaliação?

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo

A melhor forma de ensinar o cachorro a ter um comportamento que desejamos é recompensando-o quando ele age da forma esperada. Ou seja, sempre que seu cãozinho fizer xixi ou cocô no lugar certo, você deverá recompensá-lo com algum petisco e muito carinho. Assim, ele irá associar esse comportamento a algo agradável e irá repetir a ação esperando a recompensa.

Para que ele entenda corretamente qual comportamento está gerando sua reação positiva, você precisa agir na hora certa.

Então, quando você levar seu cachorro para o banheiro, fique com ele até ele terminar e, logo após ele fazer o que precisa, você deve recompensá-lo. Não faça uma festa muito barulhenta, pois isso pode assustar o animal e ter o efeito reverso do que você deseja.

Repita essa ação sempre que ver seu cachorro usando o banheiro da forma certa e, com o tempo, ele irá entender que é isso que você espera dele.

Se o cachorro fizer xixi no lugar errado, não brigue com ele, pois ele pode se assustar, ficar com medo de fazer suas necessidades na sua frente e começar a fazer escondido. O ideal é sempre se adiantar e levar o animal para fazer xixi antes que ele tenha vontade e faça no lugar errado.

Caso você chegue em casa e encontre um xixi fora do lugar, também não dê bronca no cãozinho, pois ele nem saberá o motivo pelo o qual você está bravo com ele.

Nesse caso, o que você deve fazer é limpar muito bem o local, sem que ele veja, para que não fique nenhum cheiro de urina ou fezes, o que pode estimular o bichinho a fazer suas necessidades no mesmo lugar outras vezes. Para essa limpeza, você pode usar um removedor enzimático, pois esse produto retira completamente o cheiro do xixi e cocô do cachorro das superfícies.

Pronto, agora que você já sabe tudo sobre como ensinar seu cachorro a não fazer mais xixi no lugar errado é só começar o treino e construir uma relação mais agradável com seu animalzinho.

Quer receber em seu e-mail informações como essa e muitos outros conteúdos sobre o mundo pet? Assine nossa newsletter e não perca nada do que postamos por aqui.

Free Download WordPress ThemesDownload Best WordPress Themes Free DownloadFree Download WordPress ThemesFree Download WordPress Themesudemy paid course free downloadFree Download WordPress Themeslynda course free download

Como ensinar o cachorro a fazer necessidades no lugar certo | DogHero

Escolha o cantinho que será o banheiro do seu cachorro. É importante que seja sempre o mesmo lugar e que ele esteja distante, de preferência em locais opostos, da caminha e dos potes de água e de comida.  

2. Crie uma rotina

É importante que o cachorro tenha hora para dormir, comer, brincar e principalmente para fazer xixi e cocô. Filhotes tendem a defecar e urinar logo após comer. Cães adultos costumam demorar de 15 a 30 minutos.

3. Escolha um caminho

Caminho A

Mantenha o filhote em um espaço pequeno desde o primeiro dia na sua casa. Pode ser na região da cozinha e da área de serviço, por exemplo, se por ali for seu local escolhido para ele fazer suas necessidades. Você pode deixá-lo também em um cercadinho. Como ele ainda é filhote, não é preciso espaços grandes.

Forre cerca de 80% do local com jornal ou tapete higiênico. Assim que o filhote comer, leve-o para o tapetinho e espere ele defecar e urinar. É importantíssimo que você o recompense pelo acerto: dê petisquinhos, faça festa e carinho. Isso ajuda a reforçar o bom comportamento.

Com o passar dos dias, ele vai se habituando com o local, e você pode ir reduzindo a quantidade de jornal. Esse período de maior contenção costuma durar três semanas, mas pode variar de animal para animal.

Vá liberando os demais cômodos da casa aos poucos e de acordo com os acertos do animal.

Caminho B

Se você preferir deixá-lo livre pela casa, uma dica é espalhar muitos tapetinhos ou jornais pela casa. Deixe alguns debaixo da mesa, em frente às portas, nos cantos da sala etc.

Como o cachorro ainda é novinho, ele não consegue segurar as necessidades e vai acabar fazendo ali por onde estiver. Por isso, não economize. Quando ele acertar e fizer as sujeirinhas no local certo, é importantíssimo que você o recompense.

Vale oferecer petiscos, fazer festa e dar muito carinho.

Conforme ele for assimilando o lugar certo para fazer suas necessidades, você pode ir reduzindo a quantidade do produto espalhado pela casa.

Após as refeições, é indicado que você coloque o animal em uma área cercada ou restrita e que tenha um tapetinho ou jornal. Dessa forma, ele entende mais rápido que precisa fazer xixi e cocô ali.

Mas é fundamental que você esteja por perto quando for prendê-lo. Com a sua presença, ele não associa esse momento com um castigo ou algo ruim.

4. Tenha paciência

A tríade do sucesso do treinamento é: paciência, persistência e consistência. É normal que o animal erre de vez em quando, mas não desista! Assim como as crianças, eles também estão desenvolvendo sua habilidade de segurar as necessidades para chegar a tempo no banheiro. Alguns cometem deslizes até os seis meses de idade.

5. Fique atento aos passeios

Se a ideia é que ele faça as necessidades fora de casa, saia para passear logo após a refeição do filhote que já tiver com o ciclo completo de vacinação. Dessa forma, no começo do treinamento, é mais seguro leva-lo no colo até a rua, para evitar deslizes pelo caminho.

Já com cães adultos, o recomendado é que você faça de quatro a cinco passeios por dia. O primeiro, logo pela manhã, deve ser antes da primeira refeição. Já os seguintes devem contemplar o pós-refeição. É importante lembrar que cães adultos costumam urinar e defecar cerca de 15 a 30 minutos após a refeição.

Caso você não consiga manter a rotina de passeios com seu cãozinho, conheça as pessoas que passeiam com ele para você, os dog walkers.

Mudança de rotina

Mas e se o cachorro já estiver acostumado a fazer as necessidades fora de casa e, por uma mudança de rotina, é necessário que ele as faça em casa? Se você deseja mudar essa associação que seu pet faz sobre a hora do passeio ser a única que ele tem para fazer suas necessidades, separamos algumas dicas que podem ajudar nesse momento.

Horário de passeio

Se o seu pet tem um horário de passeio mais ou menos estabelecido (por exemplo, se todos os dias, às 9h e às 16h você saia com ele), nesses horários estratégicos coloque-o em um espaço restrito e forrado de jornal ou tapete higiênico. Fique com ele no local até que ele faça as necessidades. Assim que ele fizer, parabenize ele através de um carinho ou dê um petisco. Aos poucos, ele vai começar a entender que ali ele pode fazer seu xixi e seu cocô;

Comportamento do animal

Outra possibilidade é observar o comportamento do animal. Quando eles estão apertados, costumam ficar inquietos e cheirando o chão. Nesse momento coloque ele no espaço restrito e de novo faça companhia a ele até que ele consiga fazer suas necessidades.

Textura do ambiente

Animais que estão acostumados com a textura da grama da rua para fazer xixi podem estranhar um jornal ou o tapete higiênico. Nesses casos, uma boa alternativa é o uso da grama sintética. A vantagem é que ela é atrativa para o animal, tem uma ótima absorção e é reutilizável. É só lavar que o material já está pronto para ser usado novamente.

6. Invista na associação positiva

SEMPRE recompense os acertos! Vale tudo: fazer festa, carinho e dar petiscos. Esse é o melhor caminho para ajudá-lo a acertar o local de fazer suas necessidades!

7. Nunca dê broncas

Muito menos esfregue o focinho do animal no xixi ou cocô feitos fora do lugar. Isso não ajuda em nada, já que ele não entende o que está acontecendo, nem aprende o local certo.

Na maioria dos casos, o cachorro acaba ficando com medo do dono e passa a procurar cantinhos escondidos da casa para fazer suas necessidades. Outros até começam a comer as fezes para esconde-las. Eles podem ainda desenvolver certa resistência às broncas e passam a fazer isso para ganhar atenção.

A dica é ignorar os erros e limpar a sujeira sem o cão ver – se for preciso, prenda-o em outro cômodo enquanto você faz a higienização.

8. Elimine o cheiro

Higienize o local do erro com produtos adequados para eliminar o cheiro e evitar que o cão volte a procurar aquela área. Remover o xixi e o cocô, passar um pano umedecido com água e só depois usar algum desinfetante é mais eficiente do que usar os produtos de limpeza diretamente. Como o Herbalvet, poderoso desinfetante bactericida, fungicida e protozoaricida.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*