Como Evitar Que O Vidro Do Carro Embacie?

Além dos problemas clássicos que aumentam o perigo de dirigir em dias de chuvas, como aquaplanagens, enchentes e assim por diante; carros que não têm ar-condicionado ainda contam com um tormento a mais: os malfadados vidros embaçados.

Isso porque, para não ensopar com a água da chuva, o motorista precisa fechar os vidros e do carro e a temperatura corporal e de sua respiração, em contraste com a temperatura mais fria do ambiente, acabam deixando os vidros embaçados.

Bom, para você que não sabia mais como fazer para evitar esse problema, nós temos a solução! Abaixo, aliás, você vai conhecer duas técnicas infalíveis e extremamente simples, de como evitar vidros embaçados em dias de chuva se seu carro não tem ar-condicionado. Veja, abaixo, como aposentar de vez o paninho usado para limpar os vidros embaçados:

Veja como o detergente líquidos pode melhorar sua vida em dias de chuvas e evitar vidros embaçados, se seu carro não tem ar-condicionado:

Como Evitar Que O Vidro Do Carro Embacie?

2. Depois disso, você está apto para fazer o teste. Dê um passeio com seu carro na chuva ou ligue o ventilador. O local onde foi espalhado do detergente não vai embaçar

Como Evitar Que O Vidro Do Carro Embacie?

De acordo com o canal Manual do Mundo, no YouTube, essa técnica evita vidros embaçados porque o sabão quebra a tensão superficial da água. Dessa forma, as gotículas de vapor ficam impedidas de se acumular no vidro. Abaixo, você vê o vídeo com essa experiência:

Sabe aquela areia sanitária que você comprar para seu gato? Pois é, ela também serve para evitar vidros embaçados em dias de chuva, caso seu carro não tenha ar-condicionado. Tudo que você vai precisar fazer é criar uma espécie de bolsa, usando meia e um rolo de fita adesiva. Veja como é simples esse truque:

1. Use um rolo de fita adesiva na abertura da meia como suporte para evitar bagunça na hora de colocar os cristais de silica, da areia higiênica para gatos, dentro da meia

Como Evitar Que O Vidro Do Carro Embacie?

2. Despeje a areia ate a altura do calcanhar e dê um nó na meia. Envolva esse pacote com o outro pé da meia, para evitar que a bolsa se rompa e suje seu carro de areia higiênica

Como Evitar Que O Vidro Do Carro Embacie?

3. Depois, sem mistérios, coloque essa bolsa de silica em seu carro. Perto do para-brisa, vai evitar que vidros embaçados, no chão do carro, vai ajudar a eliminar a umidade dos bancos ou dos carpetes, caso eles estejam molhados

Como Evitar Que O Vidro Do Carro Embacie?

A única coisa ruim dessa técnica é que seu efeito não é instantâneo. Conforme o canal DaveHax, leva alguns dias para que os resultados sejam percebidos. O vídeo, abaixo, mostra como fazer tudo isso, passo-a-passo. Não esqueça de ajustar as legendas para o português, já que o áudio original está em inglês:

E então, já deu adeus aos seus vidros embaçados?

Como desembaciar os vidros do carro? Aprenda já – Compra Segura

Como Evitar Que O Vidro Do Carro Embacie?

Fruto da condensação e humidade existente nos dias de chuva, é normal os vidros embaciarem. Saiba como desembaciar vidros do carro rapida e eficazmente.

  • É um clássico todos os invernos: chegamos de manhã ao carro e temos que esperar alguns minutos até poder arrancar, porque os vidros do carro estão embaciados.
  • Isto acontece por uma razão simples: devido à amplitude térmica entre o interior e o exterior da viatura, o vapor de água acumula-se no vidro, originando pequenos cristais a que chamamos condensação.
  • Apesar deste fenómeno ser mais recorrente durante as noites frias de inverno em que o carro fica exposto à condição ambiente, os vidros podem embaciar simplesmente devido à respiração, enquanto estamos a conduzir, podendo até comprometer a visibilidade e, por consequência, a segurança.
  • Embora o instinto possa dizer-lhe para limpar imediatamente o vidro com um pano ou, até, com a própria manga da camisa, esta não é de todo a melhor solução e deve ser evitada.
  • Remover a condensação do vidro com o recurso a alguma fibra apenas vai fazer com que o vapor de água se transforme em gotas que se voltarão a libertar, iniciando novamente o processo, o que fará com que o vidro ainda fique sujo, incomodando a sua visibilidade e desconcentrado-o da sua principal tarefa enquanto conduz: a segurança.
  • Saiba, então, como desembaciar os vidros do carro de uma forma rápida e eficaz e conheça, também, alguns truques para evitar que os vidros do carro se embaciem com tanta facilidade.

Como desembaciar os vidros do carro em 5 passos

Como Evitar Que O Vidro Do Carro Embacie?

Segundo Mark Rober, um antigo engenheiro da NASA, existe uma fórmula infalível para desembaciar os vidros do carro em poucos segundos. Ora, experimente.

  1. 1. Ligue a ventilação no máximo;
  2. 2. Ligue de seguida o ar condicionado (caso o seu carro esteja equipado com este opccional);
  3. 3. Coloque o circuito de ar em modo “aberto” (circulação do ar exterior);
  4. 4. Abra um pouco as janelas do carro para facilitar a circulação de ar;

5. Depois de ter efectuado todos estes passos e ter iniciado a marcha, deve procurar manter sempre o carro a uma temperatura inferior a 20ºC. Deste modo, a diferença entre as temperaturas interna e externa não provocarão a condensação do ar e, como tal, os vidros não deverão embaciar.

Caso seja uma pessoa mais “friorenta” e goste de circular com o carro a uma temperatura bem mais agradável, poderá experimentar uma destas dicas que deverá impedir que o vidro do seu carro se embacie com tanta facilidade.

Como evitar que os vidros do carro se embaciem: 4 dicas

Como Evitar Que O Vidro Do Carro Embacie?

1. Lave o carro com regularidade

Se lavar o seu automóvel com alguma regularidade, deverá conseguir impedir que este se embacie com tanta intensidade. Isto, porque os pós, óleos e gorduras que ficam acumuladas no vidro servem de base para a humidade se acumular.

Lavar o carro, pelo menos uma vez por semana, deverá ajudá-lo na tarefa de impedir que os vidros se embaciem com tanta facilidade.

2. Use uma batata crua

Embora possa parecer estranho e pouco usual, a terra pode mesmo dar-lhe um dos melhores antídotos que existem para desembaciar os vidros do carro.

Para isso, deve apenas pegar numa batata, descascá-la e lavá-la e, de seguida, cortá-la aproximadamente a meio, garantindo que fica com uma superfície lisa e uniforme. De seguida, deve apenas passar a batata por toda a superfície do vidro e esperar que seque.

Ao contrário do que possa pensar, a batata não manchará o vidro nem tampouco deixará qualquer odor. Na verdade, ao passar a batata crua sobre o vidro criará uma camada que impedirá que a humidade se cole directamente no vidro.

3. Areia de sílica

Conhecida na gíria como “areia para gatos”, a areia de sílica é também uma forma muito eficaz de prevenir que os vidros do seu carro fiquem embaciados.

A areia de sílica é um tipo de areia extremamente absorvente e irá, por isso, absorver toda a humidade existente no interior do automóvel, evitando assim que se esta se “cole” ao vidro, fazendo com que estes embaciem.

Para isso, basta encher um par de meias com esta areia (ou outro tipo de areia também absorvente) e atar a meia com um nó. Posteriormente, coloque o par de meias sob o tablier, durante a noite. Verá que ao amanhecer, o vidro frontal do seu carro estará totalmente desembaciado.

4. Cera automóvel

A cera automóvel terá um modo de actuação e um efeito semelhante àquele produzido pela batata. No entanto, este deverá ser mais duradouro, visto tratar-se de um material sintético.

Tal como faria com a batata, coloque um pouco de cera automóvel sob um pano e espalhe uniformemente a cera sobre a superfície do vidro.

De seguida, usando outro pano limpo, remova o excesso de cera do vidro e deixe secar. Repita este processo de 2 em 2 semanas. Tal como referimos, a cera automóvel é um produto um pouco mais eficaz a longo prazo do que a batata e, talvez, o possa considerar também um processo menos caricato. No entanto, tenha em conta que, provavelmente, será também mais caro.

Recorde que nenhuma destas dicas eliminará para sempre os vidros do carro embaciados, mas qualquer uma delas o ajudarão a garantir melhor visibilidade, durante mais tempo.

Leia também:

Como evitar que o vidro do carro fique embaçado

Como Evitar Que O Vidro Do Carro Embacie?

Dirigir em dias de chuva sempre requer mais atenção já que os riscos nas ruas e estradas aumentam e é preciso lidar também com o vidro embaçado que junto com a chuva atrapalham a visibilidade. Essa situação incomoda qualquer motorista, mas hoje trouxemos dicas para você aprender como resolver esse problema! 

Por que o vidro do carro fica embaçado? 

Quando começa a chover, é comum fecharmos todos os vidros do carro, criando um ambiente quente. Assim, a diferença de temperatura interna e externa do veículo deixa o vidro embaçado. 

Isso acontece porque quando o ar quente entra em contato com o vidro, que está frio devido a temperatura mais baixa do lado de fora, ele se condensa e forma pequenas gotículas que se acumulam no vidro e atrapalham a visibilidade, podendo atrapalhar a condução do motorista. 

O que fazer para que o vidro do carro não fique embaçado?

Antes de tudo, é importante lembrar de não utilizar a mão ou o braço para desembaçar os vidros. Isso pode piorar a situação já que a gordura da pele pode deixar tudo ainda mais embaçado. 

Assim, para carros que possuem ar-condicionado, o ideal é deixá-lo ligado para que o ar de dentro do veículo fique mais frio que o ar externo, evitando a condensação que deixa o vidro embaçado. É o modo mais fácil e comum de evitar esse problema. 

Já para carros que não possuem ar-condicionado, existem técnicas que evitam que o vidro embace, como:

Produtos específicos

Existem produtos específicos que ajudam a impedir que o vidro embace, como flanelas químicas que podem e devem ser passadas em todos os vidros do carro.

Para isso, é preciso que o vidro esteja limpo, então utilize um pano limpo e seco para limpar e depois passe a flanela química, isso pode ajudar a evitar o choque térmico e nova condensação.

Calhas de chuva

Outra opção para evitar o acúmulo de ar quente dentro do veículo, é instalar calhas de chuva nos vidros laterais do carro. A calha permite abrir até 4 cm da janela, sem molhar, ajudando a passagem do ar o que ajuda a refrigerar o interior e evitar que o vidro fique embaçado.

Leia também:  Como Ficar Calmo Quando Esta Nervoso?

Use compressas de sílica

A sílica é capaz de absorver umidade, por isso, é muito útil para evitar que o vidro do carro embace. Assim, coloque os cristais de sílica dentro de um recipiente de pano, como uma bolsa simples ou até mesmo uma meia e deixe no interior do veículo. Desse modo, quando estiver chovendo, ela irá absorver a umidade interior do carro.

Além dessas técnicas, há algumas práticas que também ajudam a evitar problemas de visibilidade. São elas:

Manter a limpeza em dia

Dirigir na chuva já é algo difícil, quando o vidro está sujo essa tarefa fica ainda mais complicada. O acúmulo de sujeira e poeira seca combinado com a chuva e o vidro embaçado podem prejudicar bastante a visibilidade, por isso, mantenha o carro sempre limpo, especialmente o para-brisa.

Ter cuidado com o limpador de para-brisa

  • É preciso ter atenção redobrada com o limpador de para-brisa, ele deve sempre estar funcionando perfeitamente, por isso, verifique regularmente se as palhetas não estão ressecadas. 
  • Além disso, é importante utilizar um produto de boa qualidade no esguicho do limpador, ele vai ajudar a remover sujeiras que podem atrapalhar a dissipar a água. 
  • Lembre-se também de utilizar um produto específico para carros, detergentes e sabões comuns podem danificar a pintura e manchar o vidro.

Reduzir a velocidade na chuva

Outra atitude que sempre deve ser tomada ao dirigir com chuva é reduzir a velocidade. Quando o asfalto está molhado a aderência costuma ser menor que no solo seco. Além disso, há também a possibilidade de aquaplanagem, por isso, é essencial reduzir pela metade a velocidade que você normalmente andaria no asfalto seco.

Dicas simples como essas podem ajudar muito a evitar que o vidro embace e atrapalhe a visibilidade. Conte para gente se você gostou dessas dicas e como você evita que os vidros do seu carro fiquem embaçados!

Como evitar ter os vidros do carro embaciados no inverno: saiba tudo

A condensação e humidade que resultam dos dias de chuva ou frio frequente provocam situações de incómodo a todos os que circulam na estrada. Entre outras, o embaciamento dos vidros é um problema recorrente. Por isso, e no sentido de promover uma condução mais segura, é importante saber como evitar ter os vidros do carro embaciados no inverno.

Embora seja uma situação frequente, se não atuar de imediato e eficazmente, a visibilidade fica comprometida e, consequentemente, a segurança na condução.

Para além disso, mais do que solucionar o problema, há que o prevenir e, para tal, existem produtos, truques e dicas bastante simples para contornar esta situação.

Compreender o fenómeno

Porque é que os ficam os vidros embaciados

A explicação para esse fenómeno é fácil de perceber: resulta do choque térmico entre os ambientes do interior e exterior. Ou seja, a ocorrência da condensação ocorre especialmente quando o ar no interior do automóvel está mais quente do que o ar no exterior.

O aumento deste fenómeno intensifica-se quando a humidade entra em contacto com o vidro frio. Ao mesmo tempo, a respiração das pessoas, o cabelo, a roupa e os itens molhados intensificam o risco térmico e o fenómeno agrava-se.

Como evitar ter os vidros do carro embaciados no inverno

Limpeza regular dos vidros

A primeira boa dica sobre como evitar ter os vidros do carro embaciados no inverno ou em qualquer outra altura do ano é limpar frequentemente esta superfície.

A acumulação de sujidade nos vidros, como pós e óleos derivados do uso diário do carro, é um aliado na acumulação de humidade, o que promove e facilita o embaciamento dos vidros. Desta forma, um dos melhores truques para evitar ter os vidros do carro embaciados é mesmo limpá-los pelo menos uma vez por semana.

Recorra a produtos hidrofóbicos, cujo efeito é a prevenção do embaciamento. Estes líquidos repelem a água e criam um género de película anti-aderente à humidade.

Cera automóvel

A cera automóvel não serve apenas para deixar o carro brilhante e bonito.

Aplique uma camada fina de cera no interior e no exterior dos vidros do carro de forma uniforme. Depois, use um pano limpo para tirar excessos até não ver qualquer vestígio de cera automóvel.

Assim, será criada uma camada que repele a humidade e evita, consequentemente, o embaciamento dos vidros.

O aconselhável é repetir o processo de duas em duas semanas.

Batata crua

O “truque da batata às rodelas” pode parecer algo inventado para o sujeitar às risadas dos seus amigos, mas a verdade é que é um método frequentemente utilizados nos ralis e tem uma base científica que explica porque é que esta ação resulta.

Recorra a uma batata crua e parta-a ao meio. Esfregue a metade pelo interior do vidro e, depois, passe um pano húmido. O que acontece é que o amido da batata vai criar um tipo de película que repele a humidade, evitando, assim, a condensação e o embaciamento dos vidros. Pode, igualmente, repetir o processo no exterior do vidro, para uma melhor visibilidade.

Para além disso, e ao contrário do que se possa pensar, este processo não deixa os vidros sujos ou marcados.

Outras formas de evitar o embaciamento

Como Evitar Que O Vidro Do Carro Embacie?

Para além das apresentadas acima, há ainda outros truques referidos quando a questão é a prevenção do embaciamento dos vidros.

Por exemplo, diz-se que recorrer à areia 100% sílica que, normalmente, associamos aos gatos, pode funcionar. Isto porque a sílica impede que as gotículas de água se acumulem, absorvendo a humidade do ar. Assim, os vidros não embaciam tão facilmente.

Neste caso, deve encher um par de meias com areia absorvente para gatos 100% sílica. Depois, basta colocar a meia de baixo do banco de passageiro.

Mais ainda, e como resposta à questão “como evitar ter os vidros do carro embaciados no inverno”, há também quem recorra ao truque da barra de sabão. Ao aplicar uma camada de sabão em barra nos vidros e secar, de seguida, com um pano, vai criar-se uma espécie de película que irá proteger o vidro da acumulação de humidade.

Já tem os vidros embaciados? Saiba como desembaciar

A forma mais usada pelos condutores é, certamente, a ventilação do carro. Direcione a saída do ar para o pára-brisas e acione a opção para desembaciar. Acione esta opção também para o óculo traseiro.

Ao secar o ar, a humidade é fortemente reduzida e o embaciamento não será mais um problema dentro do seu carro.

Pode, também, recorrer a líquidos desembaciadores, facilmente disponíveis em lojas.

A sugestão de um expert

Mark Rober, ex-engenheiro da NASA, explicou um poucos passos como conseguir desembaciar mais rapidamente os vidros do carro.

  1. Ligar a ventilação no máximo;
  2. Ligar o ar condicionado;
  3. Desligar o botão de circulação de ar;
  4. Abrir um pouco as janelas do carro.

A partir daqui, recomenda-se que programe o ar condicionado para manter o ambiente a 18 ou 19 graus (a partir dos 20 graus, normalmente, aumentará o consumo de combustível);

O que não fazer quando isso acontece?

  • Normalmente, a preocupação primária dos condutores limita-se a passar um pano, um lenço ou as próprias mãos sobre as pequenas gotas de água já acumuladas nas zonas húmidas sobre o vidro.
  • Contrariamente ao que é comum, saber como desembaciar vidros não deve passar por limpá-los com um pano ou ouro tecido.
  • Não é uma boa solução, pois apenas vai transformar a humidade em gotas de água (que se voltarão a libertar, iniciando novamente o processo) e provocar sujidade nos vidros.

O pó, a poluição e a própria humidade e gordura das mãos criam uma película oleosa invisível.

Ao espalhar sujidade, os vidros ficam ainda mais embaciados, obrigando os condutores a repetir o mesmo processo.

Em alguns casos, a operação de limpeza é já feita com o carro em movimento, colocando em risco iminente a segurança na condução.

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro.

O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões.

A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].

Descubra como evitar vidros embaçados no carro em dias de chuva

Como Evitar Que O Vidro Do Carro Embacie?

No verão, época mais quente do ano, a incidência de chuva é muito maior, o que dificulta a vida de pedestres e motoristas. No carro, a maior dificuldade enfrentada são os vidros embaçados, que dificultam a visão e podem até causar acidentes.

O embaçamento ocorre porque, em dias de chuva, a temperatura dentro do automóvel fica maior do que a de fora e, combinado ao vapor de água que sai junto com a nossa respiração, cria o efeito de condensação no vidro.

Isso significa que, com vidros fechados e pouca circulação de ar, a temperatura dentro do carro se eleva, e a externa, devido à chuva, diminui. Quando a água em estado gasoso encosta no para-brisa, ela volta em estado líquido, formando gotículas e água e embaçando os vidros do carro.

Mas então, o que fazer quando você estiver no trânsito e o vidro embaçar? Confira algumas dicas da Jacar:

Evitando vidros embaçados com ar-condicionado

O ar-condicionado ainda é a melhor opção para evitar que os vidros do carro se embacem. Essa é uma das suas funções mais importantes dentro do veículo. O ar condicionado é eficiente porque sua finalidade é puxar o ar úmido de dentro do veículo, mantendo o ambiente com uma temperatura adequada e com os vidros limpos.

Existem pessoas que não são fãs do ar condicionado, seja pelo fato de aumentar o consumo de combustível ou porque não se adapta a temperaturas mais baixas. Para essas pessoas, a Jacar separou outra dica que também é eficaz contra vidros embaçados.

Mistura milagrosa para evitar vidros embaçados

Coloque um pouco de detergente sem cor em um pedaço de pano ou papel e espalhe pelo para-brisa do veículo e nos demais vidros e espelhos. Isso ocorre porque o detergente quebra a tensão superficial da água. Dessa forma, as gotículas de vapor ficam impedidas de se acumular no vidro.

Leia também:  Como Saber Que O Telemovel Esta Sob Escuta?

Agora que você já sabe como evitar vidros embaçados em seu automóvel, vai poder pegar a estrada nesse verão bem mais tranquilo! Além dessas, você já usou alguma técnica diferente para desembaçar os vidros do seu carro? Conta pra gente nos comentários!

Blog Connect Parts

8 de julho de 2019

Imagine a cena: enquanto a chuva cai lá fora, você, dentro do
carro, tenta enxergar o trânsito com o vidro embaçado.
Infelizmente, isso é normal. Mas, aqui no Blog da Connect Parts,
você vai ter dicas de como desembaçar os vidros do carro com
facilidade
. Quer aprender? Então fica ligado!

Por
que os vidros do carro embaçam?

Pode
notar, é só começar a chover que os vidros do automóvel começam
a embaçar e não dá para enxergar mais nada. Mas, afinal, por que
isso acontece? Simples. Os vidros costumam embaçar por causa da
diferença de temperatura entre o lado de dentro e o lado de fora do
veículo.


fora, a chuva deixa o ar mais frio, fazendo com que o vapor de água
dentro do carro causado pela respiração dos ocupantes condense e se
fixe nos vidros. O ponto chave é descobrir como evitar essa
condensação. Então, fica de olho nas nossas dicas!

Como desembaçar os vidros do carro?

Como Evitar Que O Vidro Do Carro Embacie?

O jeito
mais simples de desembaçar os vidros é ligando o ar
condicionado
. O sistema de ar do carro retira o ar quente e
diminui a umidade dentro do veículo. Como fazer? Acione o
desembaçador; coloque a ventilação no máximo, voltada para o
para-brisa e acione a passagem de ar externa. Pronto! Fácil, né?

Mas aí
você me fala… “espera aí, meu carro não tem ar condicionado”.
Temos dicas para você também! Usar o ar quente e o ar frio pode
ajudar a evitar que os vidros do carro embacem
.

O ar quente
espalha as gotas de vapor, facilitando a evaporação. Ao ligar o ar
frio, a temperatura fica mais equilibrada em comparação com o lado
de fora. Mas é bom que você saiba: ligar o ar quente e frio para
desembaçar os vidros é uma solução temporária.

Logo, ao
desligar, os vidros voltarão a embaçar novamente.

Mais
dicas para desembaçar os vidros do carro

Você é a favor de receitas caseiras? Se a resposta é sim, nós vamos te dar algumas ideias para desembaçar os vidros. Lembrando que essas soluções não foram testadas, mas muita gente garante que dá certo. Se você não tem medo de arriscar, anote aí:

  • Faça uma mistura de água com vinagre com medidas iguais e espalhe pelo vidro com uma toalha de papel. Depois é só secar bem;
  • Outra opção para evitar que o para-brisa embace é passar uma barra de sabão neutro e secar com um pano. Ele impede que o vapor chegue até o vidro do carro;
  • Você também pode tentar usar meia batata. Isso mesmo! Ao passar a batata no para-brisa do carro, uma camada protetora é feita sobre o vidro para impedir que ele embace.

Cuidados com a visibilidade no trânsito durante as chuvas

Já que estamos falando sobre vidros embaçados, nada melhor do que
unir o útil ao agradável. Por isso, reunimos dicas importantes de
cuidados com a visibilidade em dias de chuva. Olha só!

A limpeza do para-brisa é fundamental para garantir a visibilidade do motorista. Ao lavar o carro, retire toda a sujeira do vidro dianteiro.

Uma dica para quem quer sair com segurança durante as chuvas é a impermeabilização do vidro.

Aplicar um impermeabilizador ou cristalizador de vidro faz com que as gotas escorram, evitando que elas acumulem e prejudiquem a visão do motorista.

Outra dica importante é cuidar das palhetas do limpador de para-brisa. Se elas trepidam ou estão ressecadas, impedindo a limpeza correta, é preciso trocar esse componente. Você também precisa conferir o reservatório do limpador de para-brisa e completar sempre que necessário.

A iluminação também precisa estar em dia. Afinal, sem uma boa iluminação você não consegue trafegar com segurança, seja nos dias de chuva ou de sol. Mantenha os faróis regulados e, assim que começar a chover, acenda os faróis baixos. Cuide também das lanternas traseiras e luz de neblina, ligando-as só quando for realmente necessário.

E aí, curtiu as nossas dicas? Então aí vai mais uma: se a chuva
estiver muito forte, parar para esperar é uma solução
. É
melhor dirigir com segurança do que enfrentar a chuva sem
visibilidade nenhuma e correr risco de acidente. Se você tem alguma
dica de como desembaçar os vidros do carro, conta para a gente. É
só deixar um comentário aí embaixo!

Aprenda como desembaçar vidro de carro

Como Evitar Que O Vidro Do Carro Embacie?

O verão chegou e, com ele, os dias chuvosos. Quem dirige sabe que, nesse período, a atenção tem que ser redobrada na pista. É preciso evitar distrações e ter muito cuidado, afinal, na hora de conduzir na pista molhada, qualquer deslize pode proporcionar uma aquaplanagem.

Mas não são só os pneus e freios que merecem atenção quando está chovendo. Os vidros de carro também podem atrapalhar muito o motorista. Afinal, quem nunca teve que recorrer à flanela para desembaçar os vidros de carro, não é mesmo?

Continue a leitura para entender porque os vidros embaçam e como resolver este problema.

Afinal, por que os vidros de carro embaçam?

Os vidros de carro costumam embaçar por causa da diferença de temperatura entre o interior e o exterior do veículo. A chuva deixa a parte de fora mais fria, fazendo com que o vapor de água presente dentro do carro e proveniente da nossa respiração condense e se fixe no vidro.

Para resolver esse problema, o grande trunfo é equilibrar a ventilação interna com o ar externo, evitando que o ar condense. Sabendo disso, fica mais fácil entender porque abrir a janela faz com que os vidros desembacem. Mas como a gente bem sabe, abrir a janela não é a melhor das opções em um dia de chuva, por isso, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a resolver esse fenômeno.

Como desembaçar o vidro?

Uma das técnicas mais conhecidas e utilizadas pelos motoristas é ligar o ar-condicionado. O sistema faz a troca do ar, retirando o ar quente e, consequentemente, diminuindo a umidade dentro do veículo.

Mas fique de olho na manutenção do seu ar-condicionado, há casos em que o sistema passa umidade para dentro do veículo, o que dificulta o processo de desembaçar. Se você não quiser optar por esse recurso ou não tem ar-condicionado no seu carro, não se preocupe. Temos mais algumas dicas para você.

O ar quente e o ar frio podem ser uma solução para te tirar do sufoco, caso você não tenha ar-condicionado. O ar quente espalha as gotas de vapor que se encontram no vidro, facilitando a evaporação. Já o ar frio possibilita que o vidro fique com uma temperatura mais equilibrada com o ambiente externo, evitando o choque térmico que condensa o ar.

  • O ar frio é um pouco mais demorado de fazer efeito que o quente, e ambas as soluções são temporárias, sendo assim, quando você os desligar, o vidro voltará a embaçar.
  • Cada motorista tem uma dica infalível para desembaçar o vidro, e essas são algumas delas: passar sabão (em barra ou detergente líquido), assim como uma batata cortada na parte interna do vidro faz com que se crie uma camada protetora, evitando que o vapor d’água entre em contato com o vidro e, assim, não ocorra a condensação.
  • Essas técnicas, por mais estranhas que possam parecer, ajudam a evitar que o vidro embace, mas é preciso lembrar que elas devem ser feitas um tempo antes de você começar a dirigir e com o vidro ainda normal, caso contrário, você vai deixar o vidro todo sujo, prejudicando ainda mais a sua visão.

E então, gostou das dicas? Se você também tem alguma técnica para desembaçar os vidros de carro, conta para a gente nos comentários.

Como evitar vidro embaçado no carro

Certamente você já passou pela experiência de dirigir em dias chuvosos e não conseguir ver quase nada em sua frente. Essa sensação é horrível e gera uma pressão constante para que se evite acidentes. Para evitar esse desgaste, confira essas dicas para prevenir vidro embaçado no carro e torne seus passeios mais tranquilos e seguros.

Dicas para evitar vidro embaçado no carro

Essas não são dicas para a estética do seu carro, nem para aprimorar o desempenho de sua máquina… Porém, essas são dicas que podem salvar a sua vida. O índice de acidentes em dias de chuva é altíssimo, pois o pneu escorrega, o freio não funciona tão bem e a visibilidade é péssima.

O principal responsável por essa má visibilidade, é o vidro embaçado, fator que torna muito importante que se saiba como prevenir esse problema.

1. Detergente

Essa técnica é muito simples e eficaz, pois necessita apenas de detergente e um pano apropriado de microfibra. Para isso, aplique o detergente no vidro do carro e espalhe com o pano. Faça isso até que o detergente se espalhe completamente, até não poder ser mais visto e estará pronto.

O grande segredo dessa técnica reside em explicações químicas, pois o detergente cria uma camada apolar que não se solubiliza na água que é polar. Assim, o detergente consegue quebrar a tensão superficial da água, o que faz com que o vidro não embace.

2. Areia de sílica

Sabe aquela areia utilizada nas caixinhas sanitárias dos gatos? Ela também é útil para evitar vidro embaçado no carro. Porém, não tenha a preocupação de que o seu carro ficará sujo de areia, pois você verá no passo a passo abaixo que essa técnica é muito higiênica e não suja seu carro.

  • Preencha a meia com areia de sílica até o calcanhar;
  • Dê um nó na meia;
  • Cubra essa meia com areia com outra meia, para evitar vazamentos;
  • Coloque o saquinho no painel do carro, próxima ao vidro.
Leia também:  Como Saber Que Tipo De Letra Tem Um Texto?

Esse método levará alguns dias para surtir efeito, o que significa que ele deve ser preparado previamente a alguma viagem. O seu poder reside na sílica que é excelente para a retenção de umidade, o que previne que o vidro embace.

3. Vinagre e água

Essa é uma boa opção para passar no vidro do carro durante a noite, para que o orvalho não gere o vidro embaçado característico de início de manhã. Para essa técnica, aplique um pano macio, de preferência de microfibra, com vinagre de álcool e passe por toda a extensão do vidro. Assim, será criada uma camada protetora contra esse fenômeno, quebrando a tensão da água.

4. Sabão neutro com álcool

Para essa técnica, você irá solubilizar um sabão neutro em barra em uma porção com álcool suficiente. A quantidade irá depender do tamanho do seu automóvel, o que torna os critérios de medida a sua escolha. Esse produto irá agir de modo parecido com o do detergente, através da quebra da tensão superficial da água. O álcool é importante para evitar que o sabão engordure o vidro depois.

5. Ligar o circulador ao nível máximo

Como Evitar Que O Vidro Do Carro Embacie?Crédito: Wikimedia Commons

Essa técnica não consiste em nenhum método caseiro para desembaçar vidros, mas em uma atitude simples que pode ser feita no meio do trânsito. Ao ligar o circulador, você promove um equilíbrio nos índices de umidade externa e interna, o que acaba com o vidro embaçado. Assim, você irá evitar esse problema ao direcionar o fluxo em direção ao painel.

6. Abrir as janelas

Se o dia não estiver chuvoso, uma boa opção é abrir os vidros. Isso fará com que haja uma troca de ar entre o meio externo e interno que propicia a remoção desse fenômeno no vidro. Porém, essa técnica possui duas desvantagens: o resultado não é rápido e só se limita a dias sem chuvas, o que é muito ruim, pois nos dias chuvosos é que os perigos são maiores.

7. Folha de jornal

Essa é uma daquelas técnicas antigas que funcionam de verdade. Ao contrário da velha técnica de usar fumo em vidros de fusca para não embaçar, o que gera gordura depois e só funciona a curto prazo, a do jornal é realmente eficaz.

O jornal já é usado para limpeza de vidros em casas e além de limpar as janelas do carro de uma maneira magnífica, ajuda a não embaçar. Isso se deve por conta de sua textura arenosa e da tinta que é liberada em pequena quantidade e não atrapalha na direção. Essa mistura contribui para que se forme uma camada protetora que quebra a tensão superficial da água.

O que fazer quando o vidro do carro embaça

Ligue o ar condicionado na potência máxima (temperatura mínima) com a intenção de desembaçar o mais rápido possível. Isso fará com que as temperaturas internas e externas se igualem, o que acaba com o vidro embaçado depois de algum tempo.

Não passe a famosa flanelinha no vidro. Embora muitas pessoas façam isso, você estará apenas quebrando a camada de água e transformando em gotículas, além de adicionar gordura ao vidro. Ou seja, esse método apenas tornará a visibilidade ainda pior.

Por que o vidro do carro embaça

Essa é uma explicação ligada à química e à física. Para começar, o vidro do carro embaça por conta da condensação da água (quando a água passa do estado gasoso, o ar, para o líquido) nesse material, o que prejudica a visão do motorista.

Essa condensação é gerada pela diferença de temperatura interna com a temperatura externa, quando o interior do carro se encontra mais quente que o exterior. Essa troca de temperaturas faz com que o vapor de água condense e se torne líquido, o que gera o vidro embaçado.

Como evitar vidro embaçado no carro

Para nos prevenir de algo, precisamos saber de sua origem e como funciona. Em seguida, buscamos descobrir a melhor forma de combater o problema. Com o vidro embaçado é assim.

Quem não odeia quando esta dirigindo e o vidro embaça, atrapalhando sua visão e trazendo uma grande dor de cabeça e perigo para a direção do veículo? Esta é uma situação super chata que incomoda todos motoristas e você vai aprender como resolver.

Por que o vidro do carro fica embaçado? Posso impedir que o vidro do carro embace?

O embaçamento dos vidros acontece porque o ar que esta dentro do veículo está mais quente que o de fora.

Este ar mais quente que é expelido por nossos corpos ou do próprio veículo, ao entrar em contato com o vidro que esta frio devido a temperatura do lado de fora, é resfriado e se transforma em pequenas gotinhas que acumulam no vidro.

Limpar o vidro com um pano, papel higiênico, ou lenços, além de atrapalhar o motorista, é muito incomodo, e você terá que fazer isso várias vezes durante a direção, o que pode atrapalhar que o motorista dedique sua atenção a conduzir o veículo com segurança.

O vidro embaçado no carro pode ser ótimo para fazer desenhos, mas é péssimo para a segurança da direção e visibilidade. (Foto: blog.allstate.com)

Como evitar que o vidro do carro fique embaçado?

Para aqueles que possuem um carro mais equipado, que tenha ar condicionado, o ideal é mantê-lo ligado para que o ar no interior do carro fique mais frio que o de fora. Este é o método mais indicado por ser o mais fácil e comum. Para quem não tem o privilégio do ar condicionado, há também os métodos caseiros para evitar que o vidro do carro embace.

A mais conhecida é passar sabão no vidro, mas esta não é uma das melhores soluções porque o sabão pode manchar o vidro do carro, fazendo com que além de você se preocupar com o vidro embaçado, tenha que se preocupar em limpar os vidros depois. Para desembaçar os vidros, pode-se usar flanelas ou jornais, fumo, ou mesmo deixar uns dois dedos da janela aberta.

Para quem gosta de coisas mais práticas, convém passar em um posto de gasolina e comprar um dos produtos vendidos lá que impedem que o vidro fique com aquela aparência um pouco esbranquiçada. Vale a pena também, na hora de comprar um kit de lavagem a seco para seu carro, incluir a compra de um produto que impeça que o vidro fique embaçado.

Cuidado com o vidro embaçado do carro

A dica para não passar raiva, e poder circular em seu carro tranquilamente, é prevenir antes de remediar. Sempre que for lavar seu carro, seja ao lavar seu carro em casa ou em um lava jato, aplique uma película de antiembaçante, evitando esse problema e evitando que você e seus passageiros corram riscos na estrada.

Como você faz para evitar que os vidros do carro fiquem embaçados? Quais produtos você usa e recomenda?

Assuntos

Dicas para desembaçar o parabrisa do carro

Não da uma raiva misturada com desespero quando você está viajando, ou andando pela cidade com o seu carro e começa a chover e embaçar todos os vidros, principalmente o para-brisa, dificultando totalmente a sua visão? A causa do seu vidro embaçar, é por conta do vapor de água presente dentro do carro, misturado com a sua expiração, que faz com que o ar condense e se fixe na superfície do vidro. Quanto mais gente dentro do carro, mais rápido o vidro embaça e maior a dificuldade para enxergar e eliminar o problema.

Mas não fique preocupado, hoje vamos ensinar dicas para desembaçar os vidros do seu carro, sendo que uma delas é impecável, girando em torno dos jogos de ar, e algumas dicas caseiras de como desembaçar o para-brisa.

Como desembaçar os vidros do carro?

Quando tocamos neste assunto, cada um tem uma técnica diferente.

Alguns colocam álcool, detergente, entre outras soluções misturadas com água no injetor do para-brisa, mas saiba que nada que você atacar por fora irá solucionar o problema que ocorre na verdade dentro do seu carro.

A não ser que o problema do embaçado seja sujeira, ai sim, injetar água com uma pequenina quantidade de detergente pode fazer a diferença juntamente com os limpadores. Mas como o assunto é desembaçar os vidros, vamos ao que interessa, as dicas:

A primeira e mais eficaz dica, é o uso do Ar condicionado para desembaçar os vidros, somente essa dica tem a capacidade de desembaçar e manter os vidros livre da umidade, durante toda a sua viagem. O ar condicionado do seu carro tem a finalidade de puxar o ar úmido de dentro, mantendo o ambiente livre e o vidro sem embaçar.

Não tenho ar condicionado e agora?

Quem não tem ar condicionado deve apelar para o ar quente ou o ar frio do carro. O ar quente, evapora as gotículas de água que se acumulam no vidro. Mas ele somente espalha a água pelo ar, e quando for desligado, irá embaçar novamente.

Já o ar frio resfria o vidro, impedindo o choque térmico entre o vapor quente e o vidro do carro, tornando o ambiente mais estável. É um pouco mais demorado do que o ar quente, mas também ajuda um pouco.

Mas infelizmente essas duas técnicas são temporárias, assim que desligados o ar, ou um longo período, faz com que o vidro embace novamente.

Dicas “diferentes” para desembaçar o para-brisa

O que seria do mundo se não fossem as pessoas criativas não é mesmo? Confira 3 dicas diferentes para desembaçar os vidros do carro.

Vinagre com água. Dilua um pouco de vinagre em água e agite ou misture bem a solução. Passe com um papel higiênico ou jornal pelo vidro. Ajuda bastante.

Barra de sabão. Sabe aqueles sabão de pedra? Passe no para-brisa. Ele impedirá que o vapor chegue ao vidro, devido a uma camada que se forma por conta do sabão. Mas não ligue o ar quente, pois poderá fazer uma meleca e embaçar mais ainda.

Meia batata. Por mais bizarra que seja essa técnica, passar uma batata cortada ao meio no vidro, cria uma camada protetora, por conta do seu “suco”, que ajuda a evitar o embaçamento.

Mas lembramos que essas técnicas devem ser feitas antes da viagem.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*