Como Evitar Que O Peixe Agarre Na Grelha?

Com a chegada do verão, os convites para curtir um churrasquinho com a galera com certeza aumentarão. E para variar a carne, um saboroso peixe na brasa pode ser uma ótima opção.

Para te ajudar, o Guia da Semana reuniu 10 dicas simples para fazer um delicioso peixe na churrasqueira. Confira:

Como Evitar Que O Peixe Agarre Na Grelha? Como Evitar Que O Peixe Agarre Na Grelha? Como Evitar Que O Peixe Agarre Na Grelha? Foto: Shutterstock

Deixe o peixe na grelha por pelo menos 30 minutos. Neste período, vire a peça de ambos os lados para que ela asse igualmente.

Como Evitar Que O Peixe Agarre Na Grelha? Como Evitar Que O Peixe Agarre Na Grelha? Foto: Shutterstock

Para evitar que seus filés se desmanchem, considere deixar a pele do peixe. Isso ajudará a manter o peixe unido em uma única peça.

Como Evitar Que O Peixe Agarre Na Grelha? Como Evitar Que O Peixe Agarre Na Grelha? Foto: Shutterstock

Pincele os dois lados do peixe com uma fina camada de óleo vegetal. Tempere com sal e pimenta. Coloque a pele do peixe com o lado para baixo na grelha – isso impede que o peixe grude.

Como Evitar Que O Peixe Agarre Na Grelha? Como Evitar Que O Peixe Agarre Na Grelha? Foto: Shutterstock

É muito importante exagerar na gordura ao preparar um peixe na churrasqueira. Isso ajuda para que ele não fique com a carne seca e nem grude na grelha. Ao colocá-lo no fogo, passe bastante azeite em volta dele.

Como Evitar Que O Peixe Agarre Na Grelha? Foto: Shutterstock

As melhores opções de peixes para serem preparados na churrasqueira são os mais gordos e firmes. Vale apostar em sardinha, anchova, tainha, dourado-do-mar, pintado, atum e salmão.

Foto: Shutterstock

Use uma faca ou garfo para testar o ponto do peixe. Se o utensílio entrar facilmente na carne do peixe, ele já está pronto para virar e grelhar do outro lado.

Foto: Shutterstock

Isso se refere a peixes e frutos do mar pequenos, como camarão e vieiras.

Claro que você pode grelhá-los diretamente nas grades, mas há o risco deles caírem na brasa e temos certeza que você não quer isso. Com os espetos você evitará perdê-los.

Além disso, é mais prático, pois você precisará girar os espetos apenas uma ou duas vezes ao invés de cuidar de cada camarão ou vieira individualmente.

Foto: Shutterstock

Para limpar o peixe, abra-o ao meio e retire os órgãos e a espinha dorsal. Assim, o peixe assa mais rápido. Mas atenção: esta dica não vale para a sardinha! Este peixe deve ser assado com a barrigada intacta – o que deixará a receita mais saborosa e suculenta.

Foto: Shutterstock

Para assegurar que o peixe está fresco e sua receita ficará saborosa e saudável, confira os olhos do peixe. Eles precisam estar brilhantes e límpidos.

Atualizado em 5 Nov 2019.

Como fazer para o peixe não grudar na grelha – 7 passos

Como Evitar Que O Peixe Agarre Na Grelha?

Muitas pessoas gostam de fazer o peixe na grelha para comer, no entanto, nem sempre o resultado fica como desejam porque é bastante comum que o alimento grude no acessório. No entanto, é possível preparar um delicioso peixe grelhado sem esse inconveniente. Para saber como fazer para o peixe não grudar na grelha aprenda alguns truques com as dicas que o umComo.com.br tem para dar sobre o assunto.

Passos a seguir:

1

O peixe é um alimento saudável que pode ser preparado de uma série de maneiras, inclusive, grelhado. Para tanto, é possível usar uma grelha, que deve ser colocada na churrasqueira.

Mas não raro o peixe gruda na mesma, fazendo com que parte do alimento seja desperdiçada. Para evitar isso, existem alguns truques para o peixe não grudar na grelha.

A primeira dica é usar um papel alumínio entre a grelha e o peixe, assim, o alimento gruda apenas no papel.

Como Evitar Que O Peixe Agarre Na Grelha?

2

Ao usar o papel alumínio, o melhor é que o peixe esteja aberto e seja colocado sobre ele o lado onde está a pele. Assim, é ela quem gruda no alumínio, evitando o desperdício, já que essa parte do alimento não costuma ser consumida.

3

Outra dica para evitar que o peixe grude na grelha é usando uma batata, assim, quando a grelha aquecer, antes de ser disposto o alimento sobre ela, basta passar uma batata sobre o acessório. A batata funciona para evitar que o alimento grude na grelha porque ao ser passada no aramado é liberado o seu amido, sendo que essa substância em combinação com o calor funciona como um antiaderente.

Como Evitar Que O Peixe Agarre Na Grelha?

4

Outra forma de evitar que o peixe grude é lavando bem a grelha antes de usar e depois deixar que ela seque por completo no calor da brasa por 10 minutos, já que restos de alimentos sobre as grades podem facilitar que o peixe grude. Para garantir o sucesso do preparo do peixe é possível unir ambas as dicas, lavando bem e depois passando a batata.

5

Além disso, o peixe pode ser levemente untado com óleo, mas não muito, pois se a substância pingar no fogo pode fazer com que haja labaredas que vão prejudicar o preparo do alimento.

O peixe também não deve ser mexido ou virado cedo demais, mesmo que ele não tenha ficado na melhor posição sobre a grelha. Nesse caso, as chances dele grudar são melhores.

Assim, espere que a carne já esteja selada e mais firme para mexer ou virá-lo, sendo que ao mudar a sua posição é preciso fazer isso de maneira firme e ágil, usando, preferencialmente, uma espátula de metal.

6

Esses truques funcionam também para evitar que outros alimentos que sejam grelhados grudem nas grades. Além disso, o peixe pode grudar até mesmo em formas, quando for preparado no forno, por exemplo. Para evitar isso, basta untar a forma com óleo ou azeite. Também é possível colocar batatas embaixo do peixe, embora sejam as batatas que podem grudar.

7

O papel alumínio pode ser usado ainda na forma que vai servir para assar o peixe no forno. Nesse caso, além de evitar que ele grude, o papel ajuda a facilitar o cozimento do peixe, de maneira semelhante quando é usado no cozimento de outros alimentos.

Nesse caso, é preciso que o papel envolva todo o alimento, permitindo que a temperatura dentro dele seja maior, agilizando a preparação do peixe. Mas antes de servir vale a pena tirar o papel e voltar o alimento para o forno para que dê uma dourada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer para o peixe não grudar na grelha, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conheça o truque para não deixar a sua comida grudar na grelha da churrasqueira!

Na hora de preparar um churrasco, seja de carne vermelha, frango ou peixe, não é surpresa se a carne grudar na grelha.

O problema é que além de deixar a carne com um visual menos atrativo, também vai queimar aquele pedaço que ficou grudado e o churrasco vai desandar. É sempre um incômodo, mas que pode ser evitado.

Veja o que se pode fazer para a comida não grudar na grelha.

Veja também: receitas de molhos para churrasco

O que fazer para a comida não grudar na grelha do churrasco

Como Evitar Que O Peixe Agarre Na Grelha?Crédito: Freepik

Quanto mais você usa a sua grelha de churrasco, mais precisa cuidar para mantê-la sempre limpa e protegida. Assim, vai evitar que as carnes grudem e o churrasco queime. Então, veja quais são as melhores dicas para manter a sua grelha em bom estado e nunca ter sua carne despedaçada porque grudou.

Truque da batata para carne não grudar na grelha

Essa primeira dica é bastante conhecida e muito simples de fazer. Você só vai precisar cortar uma batata crua ao meio e esfregá-la na sua grelha antes de começar a fazer o churrasco.

O amido contido na batata vai criar uma camada protetora, como se a grelha fosse untada, e aí a carne não vai colar no metal. É só isso.

Apenas tenha o cuidado de não deixar pedaços de batata grudados na grelha, pois quando ela for ao fogo essa batata vai queimar e pode prejudicar o sabor da sua carne.

Truque para fazer peixe na churrasqueira

Quem já viu o preparo de peixes na churrasqueira, provavelmente percebeu que o melhor método para a carne não grudar na grelha é envolvê-la em papel-alumínio. De fato, é o melhor jeito.

Mas, caso não tenha, outra dica é deixar o peixe com as escamas, pois elas servirão de proteção para que a pele e a carne do peixe não grudem na grelha. Na hora de comer é só tirar a parte da pele, e isso cada um faz no seu prato.

Dica para carne não grudar na grelha de porcelana

Além da grelha tradicional, de metal, tem também o modelo de porcelana que é mais fácil de limpar. Mas, também existe o risco de a carne grudar nessa grelha, principalmente o peixe.

Nesse caso, a saída é passar um pouco de óleo na grelha ou na própria carne, se for peixe, pois o óleo vai untar a grelha e manter a carne soltinha sobre ela.

É a mesma coisa que se faz com as formas antes de levar uma massa de bolo ao forno.

Manter a grelha sempre limpa

Além de usar algum desses truques simples, também é muito importante manter a sua grelha sempre limpa. Então, depois de cada churrasco, faça aquela faxina na sua grelha para evitar que as carnes grudem ou que os restos do churrasco anterior queimem ali na próxima vez, e acabem estragando o sabor da sua carne.

Leia também:  Como Descobrir Musicas Que Nao Sei O Nome?

Essa limpeza pode ser feita com água e sabão neutro mesmo. Pode ser água quente para ajudar a soltar a sujeira mais grossa. Outra dica é passar um pedaço de pão duro, esfregando bem por toda a grelha ainda seca, e só depois lavar bem com água morna, detergente e uma boa esponja.

Como grelhar peixe corretamente? O passo a passo perfeito

05 Set, 2017 – 09:31

Se quer aprender a grelhar peixe corretamente, não vai querer perder as nossas indicações para que o resultado seja sempre perfeito: verifique já e renda-se aos resultados.

Como Evitar Que O Peixe Agarre Na Grelha?

Para saber como grelhar peixe corretamente e conseguir sempre um resultado perfeito, siga as nossas dicas e escolha a técnica que mais se adapta ao peixe que quer cozinhar. Estas formas de cozinhar o peixe são algumas das mais saborosas e garantem uma receita saudável e equilibrada. Experimente e comprove como é fácil de conseguir um prato de peixe gralhado delicioso.

Peixe grelhado com muito sabor

Para grelhar bem o peixe é fundamental que eles seja bem temperado e, também, que a grelha esteja quente – mas, também, não pode ser demasiado quente.

Outro aspeto importante é o tipo de peixe: se estiver a grelhar lombos de peixe com pele, deve sempre começar por grelhar o lado que tem a pele e garantir que ela fique estaladiça, mas, se o lombo ou posta não tiverem pele, deve ter em atenção que ambos os lados cozinhem de igual modo.

Siga as nossas duas sugestões para grelhar peixe na perfeição.

Peixe grelhado ao natural

Ingredientes
2 filetes ou lombos de peixe ou peixe inteiro
Sal e pimenta q.b.
Azeite
Sumo de limão

Modo de preparação

  1. Tempere o peixe com sal, pimenta e sumo de limão. Reserve cerca de 10 a 15 minutos.
  2. Aqueça uma grelha até estar bem quente e pincele-a com um pouco de azeite.
  3. Coloque o peixe na grelha e reduza o lume para médio.
  4. Não mexa no peixe até que comece a ficar com aspeto de cozinhado do lado da grelha.
  5. Vire o peixe com a ajuda de uma espátula, com cuidado para não desfazer. Se o peixe estiver cozinhado, deve soltar-se com alguma facilidade da grelha, embora seja normal que, com alguns peixes possa ficar um pouco colado na grelha.
  6. Deixe cozinhar do outro lado até sentir o centro do peixe firme.

Filetes grelhados com farinha

Fonte: Foof NDTV

Ingredientes
2 filetes de peixe
Sal e pimenta q.b.
Sumo de limão
Azeite
1 c. sopa de farinha

Modo de preparação

  1. Tempere o peixe com sal, pimenta e sumo de limão e deixe repousar cerca de 15 minutos.
  2. Depois, passe o filete num pouco de farinha e retire o excesso, pressionando o filete entre as mãos.
  3. Numa frigideira aqueça bem um fio de azeite e coloque o peixe, passando o lume para brando.
  4. Deixe cozinhar até que o peixe se solte com facilidade do fundo da frigideira.
  5. Vire com a ajuda de uma espátula e deixe cozinhar do outro lado até que o centro do peixe esteja firme.
  6. Se tiver que repetir o processo para grelhar outros filetes, lembre-se que deve limpar cuidadosamente a frigideira com papel de cozinha antes de recomeçar o processo.

Estas duas formas de grelhar peixe podem ser usadas tanto para filetes ou lombos, como para peixes inteiros – sendo que, no caso dos peixes inteiros, o tempero deve ser colocado também no interior do peixe. Experimente as nossas dicas valiosas e grelhe peixe mais vezes.

Veja também:

Filomena Morais

Autora do blog Princípio Meio e Fi e apaixonada pela escrita e leitura. Gosta de inventar e contar histórias – criatividade que põe ao serviço de tudo quanto faz. Adora moda, cozinhar, viajar e partilhar tudo com a família e os amigos. Divertida e sempre com vontade de abraçar novos projetos.

Recomendamos

Como evitar que a carne grude na grelha? Dicas e truques imperdíveis!

Um bom churrasco a qualquer hora é sempre bem-vindo e se você trabalha vendendo espetinhos de churrasco, provavelmente também sofre com este problema comum. Hoje você irá aprender aqui como evitar que a carne grude na grelha.

É um problema quase que inevitável, e não há coisa mais desagradável para o churrasqueiro e para quem compra. Pode comprometer o sabor dos espetinhos, queimar o churrasco, sem contar que é um desperdício.

Ter cuidados com a limpeza da grelha é também essencial para evitar este e outros problemas com seu negócio.

Mas, sabia que existe um truque super simples de fazer? Vou te ensinar agora como evitar que a carne grude na grelha. Confira só que você irá gostar de saber!

Como evitar que a carne grude na grelha?

Sempre que as carnes ou qualquer tipo de alimento grudam na grelha, o churrasco vira uma bagunça. Isso pode despedaçar toda sua carne, sem contar que não deixa sua carne visivelmente bonita.

Este é um truque culinário muito simples que funciona mesmo e você pode começar a fazer sempre sem gastar nada a mais. Você precisará apenas de ½ batata. Isso mesmo, o amido contido na batata cria uma super proteção na grelha, evitando que qualquer alimento grude. Aposto que você não sabia disso.

Antes de começar a grelhar sua carne e após sua grelha estiver higienizada, pegue a metade de 1 batata, e se achar mais fácil, espete um garfo na batata. Passe por toda a grelha, aguarde alguns minutinhos e pode começar a churrascada.

É sempre bom repetir este processo para garantir que nada vai grudar. Ah! E o amido não altera em nada o sabor do seu churrasco viu? Só tome cuidado para não deixar pedaços da batata na grelha, poderá queimar e aí sim comprometer o gosto do seu churrasco.

Como evitar que o peixe grude na churrasqueira?

O peixe é também outro tipo de alimento que causa dores de cabeça na hora de grelhar. Principalmente se você quer somente grelhar um belo pedaço de peixe, a pele fica toda grudada na grelha e isso é sem dúvidas, muito triste.

Já pensou em usar um papel alumínio para proteger o seu peixe? Desta maneira, você pode grelhar o seu peixe ou fazer um delicioso espetinho de peixe tranquilamente que não irá grudar. Se você quiser pode até colocar aspargos embaixo do peixe para não grudar no papel.

Outra forma que muitos churrasqueiros fazem é não retirar as escamas e coloca-las para baixo. As escamas irão proteger a carne e não deixará grudar. É muito simples e eficaz, tente fazer.

Lembrando que o truque da batata também funciona para o churrasco de peixes. Ela não deixará nem que a pele do peixe grude, funcionando como um excelente antiaderente.

Como evitar que a carne grude na grelha de porcelana?

A maioria das pessoas preferem a grelha de porcelana por ser mais fácil de limpar e preservar. Porém, alguns alimentos como o peixe, por exemplo também podem grudar na grelha.

E aí um truque infalível para isso não acontecer é sempre mantê-la lubrificada. Você pode passar óleo nas grelhas antes de preparar qualquer alimento ou pode ao temperar a carne ou peixe, colocar um pouco de azeite.

Assim, você conseguirá aproveitar um bom churrasco na grelha de porcelana também sem grudar nenhum alimento. Tome cuidado com altas temperaturas, elas podem ocasionar que os alimentos grudem. Equilibre sempre a temperatura.

Como evitar que a carne grude na grelha através da limpeza?

Manter sua grelha sempre limpa, também é uma maneira de evitar que os alimentos grudem. Se você trabalha com espetinhos, manter a higiene de sua grelha fará com que aumente ainda mais a qualidade do seu churrasquinho.

Lave bem a sua grelha sempre após finalizar a churrascada para que não acumule gordura. Se estiver com muita sujeira acumulada, você pode deixá-la de molho em água e detergente. A gordura irá se desprender, facilitando a lavagem.

Porém, lavar a grelha sempre é um grande desafio para todo mundo. Já vi na internet alguns truques bacanas para limpar em minutos a grelha sem dar muito trabalho.

O primeiro deles é esfregar um pedaço de tijolo com detergente. Basta esfregar bem sobre a sujeira. É impressionante como sai tudinho. Mas se você não quiser passar tijolo, pode ser também um pedaço de pão duro. Ele funcionará da mesma forma.

Outro truque que funciona como um milagre é esfregar a boca de uma latinha (de cerveja, Coca-Cola, guaraná, etc.) sem o anel. Ela irá remover tudinho a sujeira e não deixará resíduo nenhum. Passe dos dois lados da grelha e repita a operação.

Leia também:  Como Responder A Pergunta Quem Sou Eu?

Após isso, passe um detergente e lave bem em água corrente. Este cuidado é imprescindível para evitar que qualquer alimento grude.

E para que sua grelha sempre fique impecável outro truque também é válido. Basta passar um pouco de óleo de cozinha para lubrifica-la, ela ficará brilhando como nova!

Espero ter ajudado a encontrar uma solução prática de como evitar que a carne grude na grelha. Tente estes truques, depois volte aqui para me contar qual deles deram certo, combinado? E não esqueça de compartilhar estas informações para ajudar mais pessoas que também têm essa dúvida.

Como Grelhar Peixe

  1. 1

    Ligue sua grelha em calor máximo. Se você estiver aquecendo a grelha, cubra-a com uma folha de alumínio. O calor intenso fará com que qualquer detrito se quebre e se dissolva, começando o processo de limpeza para você. Isso também minimiza a aderência. Na temperatura mais alta, durará cerca de 10 a 15 minutos. [1]

    • Ativar a grelha na temperatura mais alta realmente quer dizer que você trabalhará com um calor extremo. Nós estamos falando de 288 °C ou mais.[2]
      Obviamente, cubra sua grelha enquanto o processo estiver ocorrendo. O calor irá tostar o peixe ao primeiro contato, evitando aderências. Se você o colocasse em uma grelha pouco quente, ele grudaria.
    • Se você estiver usando um grelha a carvão, o material deverá ficar cinza, e não preto.
  2. 2

    Limpe a grelha. Se você usou folhas de alumínio no passo anterior, remova-as agora. Usando uma escova para grelhas, limpe o utensílio. Faça um pequeno quadrado de papeis-toalha dobrados. Pegando os papeis-toalha com uma pinça, mergulhe-os em azeite (vegetal ou de oliva) e esfregue-os sobre as barras da grelha.

    • Continue a limpar a grelha com os papeis-toalha untados em azeite até ela parecer lustrosa. Faça isso cerca de cinco vezes. É uma boa ideia mergulhar novamente os papeis-toalha no azeite para cada aplicação. [1]
  1. 1

    Escolha seu filé. Quando escolher um peixe para grelhar, leve em consideração a grossura — o quanto ele pode aguentar a tortura de um fogareiro vivo. Peixes delicados ou flocosos — como o linguado — não ficarão bons. Você quer filés mais grossos de peixes mais resistentes, como: [3]

    • Halibute.
    • Atum.
    • Peixe-espada.
    • Eglefim.
    • Salmão.
    • Mahi-mahi.
    • Garoupa.
    • Se você optar por peixes delicados, é melhor colocá-lo em uma folha de alumínio ou usar um cesto de grelha – caso contrário, o peixe pode acabar escorregando por entre a grelha e caindo nas chamas.
      • É claro, sempre há a opção de pegar o peixe inteiro e produzir filés por conta própria.
  2. 2

    Corte os filés em porções melhores. Não apenas será mais fácil administrá-los na grelha, como também garantirá um cozimento uniforme — a extremidade mais magra da cauda não precisa cozinhar tanto tempo quanto a parte mais grossa do filé. Corte seu peixe em porções que tenham grossura semelhante para garantir que não haja partes secas ou cruas em uma porção.

  3. 3

    Tempere ou marine o peixe. Caso você esteja louco de vontade de experimentar uma marinada, mande ver. Apenas mantenha o peixe na marinada por, no máximo, 30 minutos — independentemente da mesma ser salgada ou açucarada. A exposição prolongada à marinada terá um efeito negativo sobre a carne.

    • No entanto, o peixe realmente precisa apenas de uma camada de azeite de oliva (ou de coco) e um pouco de sal e pimenta. A arte está no preparo: tempere ambos os lados uniformemente.
  4. 4

    Coloque-o com o lado da pele virado para baixo e diagonalmente na grelha.

    Isso não apenas criará aquelas marquinhas de grelha que você vê em restaurantes como também facilita o processo de virar o peixe por conta do ângulo.

    [1]
    A regra geral é que 8 minutos de preparo serão necessários para cada 2,5 centímetros de grossura do peixe. Isso geralmente significa cerca de 3 a 5 minutos de preparo por lado. [4]

    • Reduza o calor para médio, cubra a grelha e deixe o processo continuar naturalmente! Não tente mover o peixe enquanto ele não parecer tostado e crocante no lado da pele — se você o fizer, é possível que a carne se desfaça. Se você não souber como verificar se o lado está bom, pegue uma espátula de ponta fina e erga o peixe gentilmente após alguns minutos. Se ele não sair da grelha facilmente, permita que ele cozinhe por mais tempo e continue verificando em intervalos de 20 segundos. [1]
  5. 5

    Vire o peixe. Ótimo, então o peixe está saindo da grelha facilmente e tem a cor certa no fundo. Hora de virar. Primeiro, você precisa da ferramenta certa.

    Uma espátula ampla com extremidade fina deve fazer bem o serviço, pois escorregará debaixo do baixe e será grande o suficiente para segurá-lo completamente.

    Para facilitar ainda mais sua vida, combine-a com um virador flexível que possa ajudar a segurar o peixe no lugar enquanto a espátula maior desliza por baixo da carne.

    • Caso sinta muita resistência na hora de tentar a virada, pare e afaste-se. Se você limpou e untou apropriadamente a grelha, o peixe demonstrará que está pronto para ser virado ao soltar-se do equipamento. [3]
  6. 6

    Cubra, cozinhe e verifique se está pronto. Quando cozinhada apropriadamente, a carne permanecerá firme ao toque, se desmanchará facilmente com um garfo e parecerá totalmente opaca.

    • Pegue um garfo e puxe gentilmente a parte central do peixe. Se o peixe estiver opaco com um centro um tanto transparente, ele estará pronto para ser consumido. Se usar um termômetro de leitura instantânea, o peixe deverá ser retirado da grelha quando registrar entre 54 e 57 ºC. Ele deve alcançar 60 °C enquanto descansa. [3]
  1. 1

    Pegue um peixe fresco inteiro da sua feira ou supermercado locais. Procure por escamas brilhosas, olhos claros e guelras vermelhas e brilhantes. Os pescadores entre nós, ou aqueles que não se importam de um trabalho a mais, podem gostar de limpar, carnear e retirar as escamas do peixe por si próprios. O resto de nós pode pedir para que isso seja feito no balcão da peixaria. Assim, ao chegar em casa, você poderá começar a preparar o peixe.

    • É muito mais difícil queimar um peixe inteiro do que um filé: a pele protege a carne delicada do calor e retém a umidade do produto. Os ossos adicionam um sabor a mais, também. Jogar o peixe sobre calor direto na grelha é um método rápido e fácil de preparo que sempre termina em uma carne úmida, crocante e salgada. [5]
  2. 2

    Faça cortes na carne. Produza cortes profundos — cada um a 3 cm de distância um do outro e em ambos os lados do peixe. Faça, no mínimo, de três a cinco cortes perpendiculares na carne, na região da espinha dorsal do peixe. Você fará isso para abrir o interior do peixe ao calor, de maneira que ele cozinhe uniformemente.

    • Faça mais cortes perto da cabeça, onde o peixe é mais grosso. Em seguida, faça cortes perto da cauda, que normalmente cozinha primeiro. Corte barbatanas afiadas com tesouras ou facas. [6]
  3. 3

    Tempere a cavidade interna. Espalhe uma leve camada de sal e pimenta. Não há muito espaço dentro de peixes pequenos — porém, no mínimo, você pode adicionar algumas fatias de limão e alguns pedaços de seus temperos prediletos. Outras combinações de tempero que você pode experimentar: [5]

    • Alho e alecrim picados.
    • Fatias de laranja e de páprica.
    • Fatias de lima e cominho.
    • Cebola verde fatiada e tamari.
    • Cebola vermelha fatiada e manjericão.
    • Alho picado amassado com manteiga.
  4. 4

    Unte o peixe com azeite. O azeite de coco ou de oliva funcionam bem. Sua grelha já deve ter sido untada — porém, seu peixe também terá de ser untado para impedir que ele grude no equipamento.

  5. 5

    Aqueça a grelha em temperatura média-alta. Espere até a grelha ficar boa e quente antes de começar a posicionar o peixe. Se você não esperar a temperatura se elevar, a carne se grudará à grelha.

    Calor médio e estável é o melhor — caso contrário, a pele queimará antes do peixe ficar pronto.

    Se possível, mantenha a cauda longe das chamas, já que essa extremidade mais fina cozinhará mais rapidamente que o resto. [5]

  6. 6

    Coloque-o na grelha e espere. O passo crucial aqui ocorre após a colocação do peixe na grelha quente. Lute contra a vontade de mexer no peixe, o que acabaria estragando-o — você poderia rasgar a pele, perder carne e prejudicar o processo. Em vez disso, fique parado por 3 a 4 minutos. O peixe estará pronto para ser virado quando a pele não se grudar mais à grelha. [7]

    • Geralmente, cada lado de um peixe que pesa entre 200 e 450 gramas demorará de cinco a sete minutos para cozinhar. Peixes maiores, de 7 a 9 kg, podem demorar o dobro do tempo. Você também pode adotar como prática o preparo de 10 minutos para cada 2,5 centímetros de grossura. [5]
  7. 7

    Vire o peixe. Para virar o peixe, pegue uma espátula grande (untada em ambos os lados) com a mão dominante e uma pinça com a outra. Gentilmente, vire o peixe. Ele deve sair da grelha em provocar sujeira. Caso contrário, não force.

    Permita que o tempo fique mais tempo na grelha e aplique pressão com a espátula para remover a carne gentilmente. Você não quer puxar totalmente o peixe da grelha e ver metade da pele e da carne se prendendo a ela.

    Assim que o peixe for virado, deixe-o cozinhar por mais cinco a seis minutos. [6]

    • Se a pele se grudar na grelha, o que ocasionalmente é difícil de evitar, não se incomode. A aparência não ficará tão bonita, mas o sabor da carne permanecerá igual.
  8. 8

    Examine a carne para saber se ela está pronta. Insira um palito de dente ou grafo na parte mais grossa do peixe. O utensílio deve penetrá-lo facilmente. Quando o peixe estiver pronto, a carne se desmanchará facilmente com um garfo e parecerá completamente opaca. A carne também deve sair facilmente dos ossos. ref name=mark/>

    • Coloque em um prato com acompanhamento de salada e desfrute!
  • É possível cozinhar filés com o lado da pele virado para baixo (caso o filé tenha pele) em uma grelha untada. A pele será de fácil remoção quando o peixe estiver pronto.
  • Outro jeito de examinar se o processo acabou é colocar um pequeno garfo de metal na parte mais grossa do peixe por 10 segundos, tocando a ponta do mesmo ao fim desse tempo. Caso o garfo ainda esteja frio, o peixe não está pronto. O peixe estará pronto quando o garfo ficar um pouco quente.
  • Use espetos, gravetos ou cestos caso queira evitar virar o peixe.
  • Para adicionar um pequeno sabor de defumado ao peixe, é possível usar, para aquecer a grelha, lascas de Amieiro Dourado (peixes brancos) ou Cedro Branco Nortenho (salmão). Em se tratando de carvão, jogue um punhado de lascas diretamente nele antes de adicionar o peixe. Para grelhas a gás, coloque tais lascas na superfície do equipamento. Quando eles começarem a produzir fumaça, adicione o peixe.
  • Tente não queimar o peixe. Ele não demora muito para cozinhar — portanto, fique de olho. O peixe fica duro quando passa do ponto.
  1. ↑ 1,01,11,21,3http://www.delish.com/entertaining-ideas/parties/barbecue-grilling/grilling-fish#slide-4
  2. ↑ http://honest-food.net/2011/08/07/simple-grilled-fish-with-basil/
  3. ↑ 3,03,13,2http://www.seriouseats.com/2012/07/how-to-grill-fish.html
  4. ↑ http://www.huffingtonpost.com/2012/06/08/tips-for-grilling-fish_n_1578866.html#s1068770&title=Cutting_The_Fish
  5. ↑ 5,05,15,25,3http://www.marksdailyapple.com/how-to-grill-a-whole-fish/#ixzz2WyAhr0Pv
  6. ↑ 6,06,1http://honest-food.net/2011/08/07/simple-grilled-fish-with-basil/
  7. ↑ http://www.bonappetit.com/blogsandforums/blogs/badaily/2011/07/how-to-cook-grill-whole-fish.html#ixzz2WyCriMMm
  8. http://www.great-salmon-recipes.com

Este artigo foi escrito em parceria com nossa equipe treinada de editores e pesquisadores que validaram sua precisão e abrangência.

O wikiHow possui uma Equipe de Gerenciamento de Conteúdo que monitora cuidadosamente o trabalho de nossos editores para garantir que todo artigo atinja nossos padrões de qualidade. Este artigo foi visualizado 71 070 vezes.

Categorias: Peixes e Frutos do Mar

Esta página foi acessada 71 070 vezes.

Dicas e Truques

CHAMUSCAR

Para chamuscar com eficiência as carnes (porco e aves), em vez de utilizar o bico do fogão, coloque um pouco de álcool num prato e chamusque. O truque é bom, pois suja menos e chamusca melhor.

CHÁ FORTEÉ amante de chá bem forte? Então acrescente uma colher de açúcar na água antes de levantar fervura. Parece que o açúcar ajuda a dar mais cor e sabor ao chá.CONGELAR CAMARÕESSe quiser conservar, durante bastante tempo, camarões no congelador sem que estes percam o sabor, deve congelá-los dentro de um recipiente de plástico cheio de água.DEMOLHAR BACALHAUSe quiser um bacalhau alto e saboroso, deve ser demolhado, primeiramente, em água fria e depois em leite.TIRAR A PELE ÀS AMÊNDOAS

Tirar a pele às amêndoas é muito fácil. Baste fervê-las e depois espremer uma a uma. No final, passe-as por água fria para que elas fiquem mais claras.

PARA NÃO FICAR COM AS MÃOS A CHEIRAR A ALHO

Para não ficar com as mãos a cheirar a alho, coloque-as debaixo da torneira mas sem esfregar uma na outra. A água corrente tira o cheiro.

COZER ESPARGOS

Cozer espargos de forma homogénea é muito fácil. Ate os espargos com fio de cozinha e coloque-os a cozer na vertical (com a flor para cima). Enquanto que a água coze o pé, o vapor libertado coze a flor, zona mais sensível do espargo.

CONTROLAR AS LABAREDAS DO BARBECUE

As carnes (picanha, pato ou frango do campo) e peixes gordos (sardinhas ou salmão) são muitas vezes complicados de grelhar no barbecue por causa das labaredas que provocam. Há várias técnicas de “combate às chamas”, desde o simples borrifador de água, à colocação de rodelas de cebola ou batata sobre o carvão.

No entanto, quando o lume está incontrolável, o melhor é espalhar um pouco de cinza (resultantes do carvão queimado) sobre as brasas. O truque é muito fácil de explicar. Em vez da gordura cair directamente em cima do carvão e provocar a labareda, cai em cima das cinzas antes de atingir o carvão.

Está técnica só tem uma pequena desvantagem: a carne ou o peixe levam um pouco mais tempo a grelhar.

REFRESCAR UMA BEBIDA EM POUCOS MINUTOS

Refrescar uma bebida em poucos minutos é também um processo muito fácil. Antes de a colocar no congelador, passe a garrafa por água e coloque-a molhada. Em 15/20 minutos a bebida está fresca.

Aproveite e coloque também os copos (secos) no congelador antes de os colocar na mesa.Há outra forma de refrescar ainda mais rápida. Coloque a garrafa dentro de um balde de gelo e encha-o com muito gelo. depois coloque sobre as pedras de gelo 500 gramas de sal.

O gelo derrete depressa e gela a garrafa em muitos poucos minutos.

SALADA FRESCASabia que a salada mantém o seu ar muito fresco e até perdura mais tempo no frigorífico se salpicar as suas folhas com sumo de limão.

DESCASCAR E CORTAR CEBOLAS SEM CHORAR

Descascar e cortar cebolas sem chorar é um processo fácil. Basta fazê-lo debaixo de água da torneira. O legume fica molhado e acaba por libertar menos gás (um composto que em contacto com o globo ocular irrita e provoca o choro).

ASSAR PIMENTOS

Assar pimentos, tirar-lhes a pele com facilidade e não ficar a arrotar horas a fio é um processo muito simples.

Depois de assar os pimentos no barbecue (directamente sobre as brasas), coloque-os num saco de plástico, feche bem e ponha-os no congelador do seu frigorífico durante cinco minutos.

Enquanto o impacto térmico ajuda a separar a pele sem ter de o lavar e perder todas as suas vitaminas, a oxidação do legume leva a que a digestão do mesmo seja feita sem problemas.

LEGUMES VERDESSabia que os legumes verdes mantêm sua cor quando cozidos destapados?MAÇÃ ASSADA

A maçã assada é um espectáculo, no entanto, perde um pouco a graça quando a casca racha. Sabia que isto pode ser evitado se cortarmos uma tira de 2 cm do meio da maçã antes de a colocarmos no forno?

MILAGRES DO VINAGRESabia que o queijo dura mais tempo se o guardar dentro de um pano embebido em vinagre?Sabia que se adicionar uma colher de vinagre à água onde está a cozer a couve-flor, ela ficará mais branca.Sabia que para eliminar o cheiro característico da couve cozida, podemos adicionar algumas gotas de vinagre à água da cozedura?Sabia que se adicionar uma colher de vinagre ao arroz ele ficará solto?

Sabia que se passar as mãos por vinagre antes e depois de cortar cebola, o cheiro da cebola desaparece?

MIOLO DE NOZ

Sabia que se deixar uma noz (com casca) em água salgada durante uma noite antes de a quebrar, é muito mais fácil conseguir tirar o miolo inteiro da casca? É obvio que esta dica serve para quem precisa do miolo inteiro da noz para enfeitar bolos, tartes e outros pratos.

COR DOS OVOS

Sabia que as gemas de ovos cozidos não perdem a cor quando os ovos são colocados, depois de cozinhados, no frigorífico?

Se a nódoa for de café, esfregue o local com uma mistura de água quente e gema de ovo ou um pano com álcool e vinagre branco;Caso se sente em cima de uma pastilha elástica, a solução passa por tentar congelar a pastilha, passando com uma pedra de gelo por cima d

a pastilha;Se a roupa for suja com carvão, passe com miolo de pão fresco sobre a nódoa;

Caso a roupa seja manchada com vinho, o melhor é colocar açúcar sobre a mancha, molhar com água fria e esfregar.

ESPREMER FACILMENTE O LIMÃOPara espremer mais facilmente o limão e retirar mais quantidade de sumo do citrino, coloque-o 15 segundos no micro-ondas.GRELHAR PEIXE SEM PEGAR À GRELHA

Grelhar peixe sem que este pegue à grelha é um processo muito simples. A grelha do barbecue deve estar limpa e bem quente. Quanto ao peixe, antes de o colocar na grelha deve secá-lo (de ambos os lados) com um pano ou guardanapos de papel.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*